Obrigado pelo conteúdo de sempre professor! Faça fotografia de rua, paisagem, uso somente por hobby mesmo. Comprei essa câmera por ser pequena, super discreta, ela cabe no meu bolso, kkkkk. Já tive uma t6i, 77d e 80d, no entanto, ficava muito desconfortável com o tamanho delas, chamava muita atenção nas ruas. A m200 supre todas as minhas necessidades, principalmente o seu sistema digic 8 que foca absurdamente rápido.
Ótimo review. Aparência de uma camera digital baratinha, porém namora alguns recursos das mirroless. Eu jamais compraria, mas pra algumas pessoas ela pode ter o suficiente, nem todos precisam de tantas funções de câmeras mais completas.
Ela é perfeita pra mim, pq quero a qualidade de uma sl3, pra vídeo de comercial e n preciso do áudio direto da câmera, nem de flash, o fraco dela é a bateria, mas é so ter uma bateria extra, o a diferença do preço entre a m50 e a sl3q tem sapata e entrada de fone, eu compro uma lente melhor, pq de fato oq transforma seus trabalho é a lente, e ela com a 16mn 1.4 sigma art, fica impecável.
3 ปีที่แล้ว +3
Essa lente do kit eu gostei muito pelo fato de começar em 15mm pena ser um pouco escura
Uma boa camera de entrada da Canon, se trabalhar com tripé trabalhará tão bem quanto as outras, principalmente se for utilizado com o software de controle remoto pelo wi-fi. Somente essa falta de conector de microfone que foi um pequeno tiro no pé. Para quem faz vlog externo utilizar ela com a Ef-m 22mm f2 seria uma combinação bem interessante.
Pensando bem, se vc tivesse o conector, onde você colocaria o microfone? Senti um cheiro de camera que não vai dar muito retorno pra Canon. Compensa gastar um pouco mais e levar a M50.😅
Boa noite Vernaglia, ótimo vídeo, saberia dizer se esta câmera M200 grava enquanto o cartão ou a bateria durar, ou somente 30min??? Obrigado por seu vídeo.
Fala meu caro, SL3 tem entrada de mic, só nessa já pesa pro lado da SL3 para quem produz conteúdo, mas como câmera de férias, o tamanho da M200 favorece...
Agradeço muito pelo video e didática na explicação. Eu tinha uma Sony a37 que durante anos usei para viagens e que ainda vence a qualidade ao comparar com celulares. Faço parte do público que, mesmo se tivesse opção, não usa viewfinder e flash é só em último caso. Me lembro que na época, talvez em 2012, paguei 1450 na A37 pelo submarino. Como a coisa mudou... A m200 cabe no bolso do shorts ou na bolsa da esposa, voce liga e já está pronta para usar e ainda transfere as fotos para o celular com facilidade. Para essa finalidade, eu descartei a M50mkii que possui uma aparencia de camera muito mais cara que te colocam num grupo de baixa expectativa de vida em locais como Sé, RJ, Olinda...
É, ter um equipamento mais econômico é muito importante na hora de clicar alguns lugares, inclusive clicar com uma câmera nesses locais é menos perigoso que clicar com o celular, que é um item bem mais visado para roubo nos tempos atuais.
Boa ideia, hoje tem cabo e adaptador de todo tipo então sempre acaba tendo um jeito de resolver esses problemas. Seria preferível a câmera ter um P2, mas já que não tem, esse é o caminho.
Eu adquiri uma M6 no fim de 2019 pra substituir uma S95 e pra ter um backup para a minha 6DmkII com uso do adaptador EF/EF-M. Pra passear tenho usado bastante ela. É leve e bem compacta e a lente do kit tem uma qualidade bem decente. Durante a pandemia consegui até usá-la como webcam no Linux (o software da Canon não funciona com ela, uma pena). Enfim, fiquei bem satisfeito com ela e já deu pra ter uma ideia do que esperar de uma mirrorless. Qualidade de DSLR num corpo ultracompacto.
Bom te ler por aqui meu caro. E é isso mesmo, uma mirrorless nada mais é que uma DSLR sem o espelho, qualidade é a mesma, apenas encolhe o tamanho e abre a possibilidade para novas evoluções, como melhores sistemas de foco no plano da imagem, que é na verdade onde as mirrorless estão deixando as DSLR para trás.
Me arrependi até o ultimo fio de cabelo de ter pego essa camera. Só me deu problema, mal consigo gravar 15, 20 minutos com ela que ja aparece um aviso de super aquecimento e deve ser desligada. Assistencia da Canon com descaso, nao só comigo mas com outras pessoas que ja vi reclamando na internet. Alegaram que ela nao tem defeito e que esse super aquecimento é uma caracteristica da camera, que ate esta no manual dela. Estou falando de gravações somente em full HD, nem usei o 4k pra exigir tanto da camera. Canon nao quer me reembolsar e nem trocar por outra. Decepcionado com o produto e com a marca. Fica a dica ai pra quem for comprar
Sim, ela mostra na própria câmera, que em HD e FHD grava no máximo 29:59 minutos e em 4k no máximo 9:59 minutos isso se não tiver usando cartão micro usb e adaptador e se o ambiente de gravação não estiver já muito quente, se não esse tempo acaba caindo ainda mais. Todas as câmeras acabam sofrendo com esse problema mesmo as mais profissionais seguram 1h em 4k e desligam. par alguns modelos de câmera existem até coolers para se usar e amenizar esse problema.
Sim, cheguei a colocar a informação em texto na tela, mas com as limitações de qualquer sistema óptico como limitado alcance, em situações de alto brilho vai falhar etc. Num estúdio, colocando o flash interno em manual para não ter pré flash, e se o brilho que ele gerar não interferir na cena (como por exemplo ao fotografar produtos metálicos), se as condições forem essas, funciona.
Seria ela uma boa indicação pra fazer vídeos e livess e fotos em viajem?
3 ปีที่แล้ว +1
Acabei de comprar uma M2 antiga usada (com o adaptador para lentes EF EFs) , paguei R$1500,00 reais, ela tem entrada para microfone e flash e me custo bem menos da metade dela. por isso se eu for botar na ponta do lápis acabo achando essa um preço um pouco caro perto de outras possibilidades
Cara, vc pagou muito barato, valeu à pena. Hoje estou interessado nela porque tenho 3 câmeras e todas com lente 18-55 e outra lente zoom 55-250 e o que sinto falta hoje é de mais espaço para fotografar em algumas situações. Nesse caso, uma lente 15-85mm canon seria perfeita, ela é super versátil, mas, está rara aqui no Brasil e os poucos sotes que tem elas, estão vendendo por um preço muito alto. Daí vi que a M2 ja vem com uma lente 15-45, o que supriria minha necessidade de uma grande angular maior que que a 18-55, sendo que vou ter uma camera a mais pra emergência e ela custa muito menos que uma lente 15-85mm.
Professor Bom dia Você indica esta câmera para viagens? Fotografar paisagens inclusive com zoom? O que você me diz da sony 6400? Alguma máquina que você indica que as baterias durem mais? obrigada
A M200 é bacana para viagens, a A6400 também, mas ambas possuem baterias "curtas", baterias de cargas mais longas são maiores então as câmeras serão maiores também, como EOS R7 na Canon, A6600 na Sony, ou modelos DSLR que por natureza consomem menos bateria.
Fotografei por anos com celular, depois comprei uma T3. Tive dificuldades para fotografar fora do modo automático e voltei a clicar quase exclusivamente com o Smartphone. Qdo conheci a M200 através do unboxing de uma blogueira, me interessei logo, paguei 4200 reais por ela com a lente do kit em agosto/2021 em uma loja que vende alguns gadgets importados e aprendi a manipulá-la com muita facilidade. Depois comprei o adaptador, algumas lentes EF e EF e o tripé ( como comprei as lentes usadas e o adaptador na Shopee rsrs, o custo total ficou em torno de 6900). Olha, para quem usa a câmera praticamente 100% das vezes para fotografar amadoristicamente como eu, se não fosse a falta do visor EVF, ela seria quase perfeita. Estou muito satisfeito com ela, mas penso no futuro em adquirir uma EOS RP ou Fuji por causa da falta do referido EVF e tb da sapata para flash( vai que um dia eu resolva ter a fotografia como mais que um hobby...) Excelente review professor 👏🏽👏🏽
Obrigado. O seu relato mostra o exemplo do público que a Canon pensou para a M200, que é quem está hoje clicando com celular e quer tentar uma câmera, é bem por aí.
Mesmo aqui amigo, mas não cheguei a comprar justamente pela falta do visor EVF... Mas usei por um fim de semana e gostei bastante, estava com um 50mm 1.8 e a única coisa que me deixou incomodando foi justamente a falta do visor, mas hoje o pessoal foca mais em vídeo, então acho que tá valendo e o marketing está forte, td canal está falando sobre e já tem boas ofertas, hoje encontrei abaixo de 4 com o kit
Não é uma câmera que eu escolheria para eventos, foto de produto em estúdio, especialmente com luz contínua, sim, aí ela serve bem, mas eventos não acho ela ideal, a M50 Mark II na mesma linha é um modelo bem mais adequado num evento.
O procedimento é o que está descrito no manual, apertar o botão de liberação da lente, e girar o corpo da lente, se estiver realmente travada, pode ser que o botão está danificado não fazendo a liberação, aí tem que levar numa assistência técnica.
Cara, Hoje estou interessado nela porque tenho 3 câmeras e todas com lente 18-55 e outra lente zoom 55-250 e o que sinto falta hoje é de mais espaço para fotografar em algumas situações. Nesse caso, uma lente 15-85mm canon seria perfeita, ela é super versátil, mas, está rara aqui no Brasil e os poucos sotes que tem elas, estão vendendo por um preço muito alto. Daí vi que a M2 ja vem com uma lente 15-45, o que supriria minha necessidade de uma grande angular maior que que a 18-55, sendo que vou ter uma camera a mais pra emergência e ela custa muito menos que uma lente 15-85mm.
Alguma equivalente com audio direto na câmera e foco contínuo? Tenho uma T3i mas quase não utilizei por conta do tamanho, quero voltar a utilizar mas quero adequar apenas uma para viagens e trabalho. Obrigada pelo vídeo!
Olpa querido, poderia me ajudar? Eu queria usar essa camera para gravar no youtube, mas queria uma lente EF-m que me desse um desfoque de fundo. Pensei numa ef-m 50mm para ela, mas nao achei pra comprar. isso existe? atenciosamente
Manda para assistência, é o que tem para fazer, infelizmente.
3 ปีที่แล้ว +2
Eu não achei ela tão interessante, ainda sou bem mais uma M50, pelo fato dela não ter entrada para microfone (o que já complica para quer trabalhar com vídeos de forma bem prática) e não ter entrada para o flash. Então acaba sendo uma câmera mais simples mesmo e acho que não vale o preço. Com a m50 eu faço tudo, até casamento fiz e funciona de boa.
Acho que isso depende muito de cada um e das necessidades que tem, sabe, vai mudar muita coisa, DSLR ara mirrorless, Nikon para Canon, antiga para nova... já pensou na Z50 da Nikon? Seria uma progressão mais natural pois aproveita teus conhecimentos com a câmera atual mantendo a marca.
Não no momento. Mirrorless de entrada a Nikon ainda não tem, tem só as intermediárias como Z50 e Zfc, que já são equivalentes à M6 Mark II na linha da Canon.
M200, como mencionou "para viagem", portabilidade é fundamental na minha opinião. Agora, se nessa viagem for ficar muito tempo longe de uma tomada, aí SL2 e SL3, que por serem DSLR economizam mais bateria que as mirrorless.
Oi Armando... Estou com um probleminha de super aquecimento na M200... Nem preciso estar gravando que depois de uns 20 minutos ligado ela mostra o símbolo de temperatura alta e informa que vai desligar... e desliga mesmo... kkk... O curioso é que não sinto calor em nenhuma parte... nem na bateria, nem no cartão SD (que aliás já experimentei de todas as velocidades) e nem em qualquer parte do corpo da câmera e lente!!! Já experimentei também o eliminador de baterias e continua igual!!! Procurei bastante essa informação, mas não encontrei ninguém reclamando. Aliás, muito pelo contrário, muitos elogios para a pequena!!! Já busquei por atualização de firmware e nada consta para esse modelo!!! Será que é defeito??? Pode me ajudar???
@@caiqueamorim7112 ... resolver de vez mesmo, não... kkk... mas amenizou muuuito quando comecei a trabalhar com o visor de LCD aberto... e também não utilizar sd card com velocidade de gravação menor que 200Mbps... com essas 2 precauções, está aceitável para gravações em 1080 (full HD).
Há muito tempo que a Canon parou de lançar novas lentes M. Por isso acho que qualquer investimento em qualquer camera M, pode ser um mau investimento. Há 2 ou 3 anos que a Canon só faz lentes RF e corpos FF. Já há até certos rumores que a marca lançará corpos APS-C com mont RF. Por isso, porquê estar a gastar dinheiro numa máquina sem futuro? Numa máquina com os dias contados? Acho que não haverá nenhuma M6 mkiii, nem nenhuma M50 MKiii. A M50 MKII só foi lançada porque a versão original foi um tremendo sucesso de vendas. Mas na prática a versão II não teve nenhuma melhoria que justifice alguém vender a original M50 para comprar a MKII. Eu pessoalmente não concordo com a estratégia da Canon ao ter abandonado a linha M. Como até aqui nas DSLR tínhamos as lentes EF e as EF-S, nas mirrorless podíamos ter as RF para FF e as M para os sensores crop. Mas a verdade é que a canon abandonou, pelo menos até agora, a linha M. Pois a oferta de lentes M parou há muito e as que há são muito poucas. Acho também que a única vantagem das M200 e M6 II é o tamanho do sensor comparado com os dos telefones. De resto, quem é que vai pôr uma lente 70-300 ou uma 100-400 numa M200? Além do mais se eu quiser pôr uma lente destas numa camera M, preciso dum adaptador, além do custo desse adaptador a camera fica muitíssimo desequilibrada, face ao tamanho minúsculo dela.
Acho que tudo depende de necessidades. O encaixe RF não permite nenhuma câmera do tamanho da M200, o menor que fica é a RP mesmo e não fica muito menor que aquilo, e as lentes ficam grandes o que pode deixar lentes para uma possível câmera aps-c RF muito caras. Isso são fatores restritivos para esse rumor da RF aps-c que até onde eu soube, não vai acontecer justamente por não poder ter benefício de portabilidade nem de custo. Voltando para a M200, conheço muita gente que clica imóveis e que hoje usa uma T5i com EF-s 10-18, a M200 é bastante superior em qualidade de arquivo então essa pessoa pode dar um bom upgrade de qualidade comprando uma M200 e usando uma 10-18 adaptada nela, gastando relativamente pouco, ocupando pouco espaço no porta luvas do carro etc. Conheço quem só quer uma boa câmera para viagens e com lente do kit está satisfeito e essas pessoas trocam de câmera como trocam de celular num prazo de uns 2 a 4 anos, então se comprar hoje e em 2 anos sair de linha, ali na frente a pessoa vai comprar outra coisa... usuários que investem em sistemas são entusiastas, são os profissionais, são aqueles para quem a fotografia é um hobby mais sério ou o ganha pão, essas pessoas vão investir em sistema R e lentes RF, certamente, mas tem um público muito maior de gente que não são nem entusiastas nem profissionais, para cada profissional no mercado tem uns dez mil clicando as férias e passeios com o celular, a M200 mira esse público muito mais que o entusiasta e muito menos o profissional, mas mesmo para profissionais, tem gente que conheço usando ela em trabalhos e fazendo bons trabalhos. Tudo depende.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, você tem razão em certos pontos. Claro que com um sensor APS e 24 mega pix. e com uma lente de 10mm vai tirar boas fotos ! Isso não está em causa. Mas para mim o uso principal é o vídeo. E em vídeo ela tem pontos que eu nunca os aceitaria nem que tivesse ela de borla. O que eu queria mesmo era uma M6 MKII num corpo de uma 90D, ou uma M5. E isso você não tem nada dentro da linha M ! A M50 mkII continua a ser uma camera "pequena" em tecnologia em relação á M6 mkII embora tenha um corpo muito melhor do que esta última. Se eles fizessem uma M5 mkII com a tecnologia dentro dela de uma M6 mkII, você podia fazer casamentos com ela (tou a falar no vídeo) e ela podia bem chamar-se uma M7 para substituir a Velhinha e muito competente DSLR 7D mkII. Se você tiver uma 7D mkII ou 80D e quiser comprar uma mirrorless o que vai fazer? Compra uma R? Uma "básica" RP? Tanto a R como a RP foram as primeiras cameras a sério mirrorless da Canon e já estão ultrapassadas. Em mirrorless e em APS, você não tem nada parecido com as DSLR equivalente a uma 80D, 90D ou 7d mkII. Em FF sim, tem a R6 que é a irmã da 6D e tem a R5 que substitui a última 5D, e agora a R3 que está ao mesmo preço da 1DX mkIII e é bem mellhor. Mas a linha M está parada e é fraquinha . A começar pelas lentes. É a minha humilde opinião.
São equipamentos diferentes para fazer coisas diferentes, tem situações em que o iphone será melhor e tem situações onde câmera é imbatível... depende, depende das lentes que vai usar, da luz que vai usar, dos movimentos de câmera que vai fazer, não é possível objetivamente dizer para alguém compre X ou compre Y pois depende.
@@ArmandoVernagliaJunior opa, obrigado pela atenção. Se possível, me esclareça a respeito de um caso mais específico então. Eu gostaria de compor um visual como o russo Dmitry Leeo usa na Live com uma Nikon Z30. Sabe se aquele visual em uma transmissão de live, com sombras, iluminação indireta, seria possível com um iPhone 12? Ou aquela imagem, em transmissão (não é foto, não tem edição, é ao vivo) só seria possível com uma câmera como a M200?
@@ArmandoVernagliaJunior po vlw o esclarecimento tenho um iphone 13 e tava pensando se a camera faria mt diferença pois to começando a ficar apaixonado por fotografia como hobby, acho q pela praticidade é melhor fazer um upgrade de celular mesmo
Fala, mestre! Vídeo bom, como sempre! Eu acho essa câmera irrelevante com a Sony ZV-E10 no mercado. A M200 seria mais pautada se aceitasse lentes RF ou tivesse mais e melhores lentes pra ela, sem contar que ela não tem entrada de microfone nem sapata para acessórios externos (coisa que até as NX mais portáteis tinham, se bem me lembro). A Sony ZV-E10 é completíssima, tem toda linha de lentes Sony e sigma a disposição. Eu realmente não consigo entender algumas coisas que a Canon faz, entendo que o público alvo é outro, mas creio que sejam as mesmas pessoas que consomem a ZV-E10. O corpo dela está aproximadamente 5.300 no Brasil. Acho que um leigo não pagaria a diferença e talvez a Canon ganhe nesse ponto, mas com uma breve pesquisa em câmeras portáteis a M200 ao meu ver faz nenhum sentido pelo preço cobrado hoje até pra quem, quer pra viagens e vlogs, uma vez que tem algumas concorrentes bem mais legais e completas a frente. Obrigado pelo conteúdo
Acho que tudo tem vantagens e desvantagens, o parque de lentes compatíveis com as EOS M é imenso, tem muita EF e EF-s no mercado, nenhuma marca vendeu mais lente que a Canon na história então como plataforma para ópticas, Canon sempre ganha da Sony, mesmo com lentes RF não podendo ser usadas nelas. Outra coisa que pega é a Sony ter fechado operações no Brasil e quem comprar da marca não tem certeza de assistência, agora voltou a ter importação oficial com a Merlin mas não há muita definição sobre assistência, então a Canon vai ter outro trunfo nesse assunto, então como falei, concordo que a Sony tenha uma excelente câmera na linha, mas a Canon tem uns trunfos na mão e isso dá vantagens e desvantagens pros dois lados.
@@ArmandoVernagliaJunior precisa do adaptador né :/ penso que na diferença de preço do adaptador da pra pegar uma Fuji ou uma sony com lente do kit já.. mas como eu disse entendo o ponto de vista, é que pra mim ela faz zero sentido com coisas tão melhores no mercado por 1000 reais de diferença. A câmera é legal, só não vale o preço. Um abraço man o/
Recentemente comprei uma m200 usada, com a lente 15-45mm do kit e o adaptador. Posteriormente comprei a lente Canon EF-M 22mm, o que deixou a câmera bem pequena (m200 + 22mm), com o kit pesando 400g, fácil de levar pra qualquer lugar pois cabe no bolso. Porém uma coisa que me incomoda bastante é a ergonomia, ela tem um corpo péssimo pra segurar (ou mexer nas configurações com a mesa mão que segura o corpo - no caso da 22mm), e se colocar uma 24-105mm fica terrível pra usar. Enfim, considerando essas observações (uso de 22mm / 24-105mm) e a ergonomia, acha que vale a pena trocar a m200 por uma m50, ou compensaria pegar um equipamento acima da m50? Obrigado.
Obrigado pelo conteúdo de sempre professor!
Faça fotografia de rua, paisagem, uso somente por hobby mesmo. Comprei essa câmera por ser pequena, super discreta, ela cabe no meu bolso, kkkkk. Já tive uma t6i, 77d e 80d, no entanto, ficava muito desconfortável com o tamanho delas, chamava muita atenção nas ruas. A m200 supre todas as minhas necessidades, principalmente o seu sistema digic 8 que foca absurdamente rápido.
Eu tenho essa camera e estou gostando bastante!!
Eu amo seus review cara, mto objetivo e explicativo! Parabens!
Obrigado pelo elogio
A minha não filma em 4K... por que será?
Ótimo review.
Aparência de uma camera digital baratinha, porém namora alguns recursos das mirroless.
Eu jamais compraria, mas pra algumas pessoas ela pode ter o suficiente, nem todos precisam de tantas funções de câmeras mais completas.
Like antes de assistir, a qualidade aqui sempre excepcional.
Obrigado. :)
parabéns pelo conteúdo, essa camera da certo usar ela em um podcast, ou vc recomenda outra com um preço maior?
Ela é perfeita pra mim, pq quero a qualidade de uma sl3, pra vídeo de comercial e n preciso do áudio direto da câmera, nem de flash, o fraco dela é a bateria, mas é so ter uma bateria extra, o a diferença do preço entre a m50 e a sl3q tem sapata e entrada de fone, eu compro uma lente melhor, pq de fato oq transforma seus trabalho é a lente, e ela com a 16mn 1.4 sigma art, fica impecável.
Essa lente do kit eu gostei muito pelo fato de começar em 15mm pena ser um pouco escura
De fato, ser 15mm deixa ela incrivelmente mais útil do que se fosse 18mm.
Uma boa camera de entrada da Canon, se trabalhar com tripé trabalhará tão bem quanto as outras, principalmente se for utilizado com o software de controle remoto pelo wi-fi. Somente essa falta de conector de microfone que foi um pequeno tiro no pé. Para quem faz vlog externo utilizar ela com a Ef-m 22mm f2 seria uma combinação bem interessante.
A falta de entrada de mic é imperdoável, economia que não fez sentido.
Pensando bem, se vc tivesse o conector, onde você colocaria o microfone? Senti um cheiro de camera que não vai dar muito retorno pra Canon. Compensa gastar um pouco mais e levar a M50.😅
Vídeo muito bom a minha Samsung dv100 vai ficar de enfeite kkk curti muito essa m200 😍
Essa câmera é boa só para fzr fotos? Por exemplo, usar adaptador e a famosa lente cinquentinha?? Nesse quesito qual vale a pena, o M200 ou SL3???
Da pra usar o flash dela para disparar outros flash
Boa noite Vernaglia, ótimo vídeo, saberia dizer se esta câmera M200 grava enquanto o cartão ou a bateria durar, ou somente 30min???
Obrigado por seu vídeo.
30 minutos, como quase todas as câmeras dessa geração e faixa de preço.
Entre essa e a g7x Mark III tem muita diferença? Sou influencer, estou em dúvida entre elas
ela tem desligamento automático se deixar gravando direto e fonte de energia para deixar na tomada sempre ligada?
E aí Vernaglia parabéns pelo Conteudo, essa M200 será que vai virar um sl3 em vendas, vamos ? Grande abraço
Fala meu caro, SL3 tem entrada de mic, só nessa já pesa pro lado da SL3 para quem produz conteúdo, mas como câmera de férias, o tamanho da M200 favorece...
A qualidade do vídeo dela é parecida com a Cannon G7x mark ii?
A m200 com adaptador e uma lente 24mm poderia ser usada em fotografia de rua com qualidade?
Eu uso, e gosto bastante do resultado.
Bom dia Armando, conteúdos sempre muito bons! Por favor, vale a pena mudar uma t6i por essa?
Muito obrigada por seu conteúdo! Inscrita e já toma aqui meu engajamento o/
Obrigado 😀
Agradeço muito pelo video e didática na explicação.
Eu tinha uma Sony a37 que durante anos usei para viagens e que ainda vence a qualidade ao comparar com celulares.
Faço parte do público que, mesmo se tivesse opção, não usa viewfinder e flash é só em último caso.
Me lembro que na época, talvez em 2012, paguei 1450 na A37 pelo submarino. Como a coisa mudou...
A m200 cabe no bolso do shorts ou na bolsa da esposa, voce liga e já está pronta para usar e ainda transfere as fotos para o celular com facilidade.
Para essa finalidade, eu descartei a M50mkii que possui uma aparencia de camera muito mais cara que te colocam num grupo de baixa expectativa de vida em locais como Sé, RJ, Olinda...
É, ter um equipamento mais econômico é muito importante na hora de clicar alguns lugares, inclusive clicar com uma câmera nesses locais é menos perigoso que clicar com o celular, que é um item bem mais visado para roubo nos tempos atuais.
Tem um cabo para adaptador para usar microfone nela comprei na shopee é micro Usb para P2 funciona perfeitamente no meu microfone sem fio.
Boa ideia, hoje tem cabo e adaptador de todo tipo então sempre acaba tendo um jeito de resolver esses problemas. Seria preferível a câmera ter um P2, mas já que não tem, esse é o caminho.
Sobre a EOS M200 gostaria de saber sobre o zoom dela . pode informar por favor ? Obrigada
OBRIGADO POR ESSE VIDEOOOOO😍😍🙏🏾🙏🏾
De nada. :)
Oi, Vernaglia! Tem alguma versão mais atual da M200? A Nikon não tem nada parecido né? Abraço!
Eu adquiri uma M6 no fim de 2019 pra substituir uma S95 e pra ter um backup para a minha 6DmkII com uso do adaptador EF/EF-M.
Pra passear tenho usado bastante ela. É leve e bem compacta e a lente do kit tem uma qualidade bem decente. Durante a pandemia consegui até usá-la como webcam no Linux (o software da Canon não funciona com ela, uma pena). Enfim, fiquei bem satisfeito com ela e já deu pra ter uma ideia do que esperar de uma mirrorless. Qualidade de DSLR num corpo ultracompacto.
Bom te ler por aqui meu caro. E é isso mesmo, uma mirrorless nada mais é que uma DSLR sem o espelho, qualidade é a mesma, apenas encolhe o tamanho e abre a possibilidade para novas evoluções, como melhores sistemas de foco no plano da imagem, que é na verdade onde as mirrorless estão deixando as DSLR para trás.
Me arrependi até o ultimo fio de cabelo de ter pego essa camera. Só me deu problema, mal consigo gravar 15, 20 minutos com ela que ja aparece um aviso de super aquecimento e deve ser desligada. Assistencia da Canon com descaso, nao só comigo mas com outras pessoas que ja vi reclamando na internet. Alegaram que ela nao tem defeito e que esse super aquecimento é uma caracteristica da camera, que ate esta no manual dela. Estou falando de gravações somente em full HD, nem usei o 4k pra exigir tanto da camera. Canon nao quer me reembolsar e nem trocar por outra. Decepcionado com o produto e com a marca. Fica a dica ai pra quem for comprar
Sim, ela mostra na própria câmera, que em HD e FHD grava no máximo 29:59 minutos e em 4k no máximo 9:59 minutos isso se não tiver usando cartão micro usb e adaptador e se o ambiente de gravação não estiver já muito quente, se não esse tempo acaba caindo ainda mais. Todas as câmeras acabam sofrendo com esse problema mesmo as mais profissionais seguram 1h em 4k e desligam. par alguns modelos de câmera existem até coolers para se usar e amenizar esse problema.
Da pra colocar microfone o uSB na entrada USB da câmera a câmera aceita como entrada de microfone?
Se tem flash interno pode usar flash profissional no modo sensor. As tochas vão detectar o flash dela e disparar
Sim, cheguei a colocar a informação em texto na tela, mas com as limitações de qualquer sistema óptico como limitado alcance, em situações de alto brilho vai falhar etc. Num estúdio, colocando o flash interno em manual para não ter pré flash, e se o brilho que ele gerar não interferir na cena (como por exemplo ao fotografar produtos metálicos), se as condições forem essas, funciona.
Em estúdio, é com o Ronaldo Nenê. Abraçps!
Essa câmera tem a opção de desabilitar a redução de ruído, pois acho que essa função deixa a imagem com menos detalhes em ISO mais alto.
Seria ela uma boa indicação pra fazer vídeos e livess e fotos em viajem?
Acabei de comprar uma M2 antiga usada (com o adaptador para lentes EF EFs) , paguei R$1500,00 reais, ela tem entrada para microfone e flash e me custo bem menos da metade dela. por isso se eu for botar na ponta do lápis acabo achando essa um preço um pouco caro perto de outras possibilidades
Cara, vc pagou muito barato, valeu à pena.
Hoje estou interessado nela porque tenho 3 câmeras e todas com lente 18-55 e outra lente zoom 55-250 e o que sinto falta hoje é de mais espaço para fotografar em algumas situações. Nesse caso, uma lente 15-85mm canon seria perfeita, ela é super versátil, mas, está rara aqui no Brasil e os poucos sotes que tem elas, estão vendendo por um preço muito alto.
Daí vi que a M2 ja vem com uma lente 15-45, o que supriria minha necessidade de uma grande angular maior que que a 18-55, sendo que vou ter uma camera a mais pra emergência e ela custa muito menos que uma lente 15-85mm.
Professor
Bom dia
Você indica esta câmera para viagens?
Fotografar paisagens inclusive com zoom?
O que você me diz da sony 6400?
Alguma máquina que você indica que as baterias durem mais?
obrigada
A M200 é bacana para viagens, a A6400 também, mas ambas possuem baterias "curtas", baterias de cargas mais longas são maiores então as câmeras serão maiores também, como EOS R7 na Canon, A6600 na Sony, ou modelos DSLR que por natureza consomem menos bateria.
Fotografei por anos com celular, depois comprei uma T3. Tive dificuldades para fotografar fora do modo automático e voltei a clicar quase exclusivamente com o Smartphone. Qdo conheci a M200 através do unboxing de uma blogueira, me interessei logo, paguei 4200 reais por ela com a lente do kit em agosto/2021 em uma loja que vende alguns gadgets importados e aprendi a manipulá-la com muita facilidade. Depois comprei o adaptador, algumas lentes EF e EF e o tripé ( como comprei as lentes usadas e o adaptador na Shopee rsrs, o custo total ficou em torno de 6900).
Olha, para quem usa a câmera praticamente 100% das vezes para fotografar amadoristicamente como eu, se não fosse a falta do visor EVF, ela seria quase perfeita. Estou muito satisfeito com ela, mas penso no futuro em adquirir uma EOS RP ou Fuji por causa da falta do referido EVF e tb da sapata para flash( vai que um dia eu resolva ter a fotografia como mais que um hobby...)
Excelente review professor 👏🏽👏🏽
Obrigado. O seu relato mostra o exemplo do público que a Canon pensou para a M200, que é quem está hoje clicando com celular e quer tentar uma câmera, é bem por aí.
Mesmo aqui amigo, mas não cheguei a comprar justamente pela falta do visor EVF... Mas usei por um fim de semana e gostei bastante, estava com um 50mm 1.8 e a única coisa que me deixou incomodando foi justamente a falta do visor, mas hoje o pessoal foca mais em vídeo, então acho que tá valendo e o marketing está forte, td canal está falando sobre e já tem boas ofertas, hoje encontrei abaixo de 4 com o kit
Por um acaso vc teve algum problema de aquecimento com ela ou não?
@@caiqueamorim7112 , nunca tive problema de aquecimento, mas só usei para filmagem uma vez, e foi uma filmagem curta.
Eu consigo começar a trabalhar com essa câmera? Fazer alguns eventos de dia, fotos de produtos e etc?
Não é uma câmera que eu escolheria para eventos, foto de produto em estúdio, especialmente com luz contínua, sim, aí ela serve bem, mas eventos não acho ela ideal, a M50 Mark II na mesma linha é um modelo bem mais adequado num evento.
não conseguirá nada além de 20 minutos em FHD e 9 minutos em 4k. desliga por super aquecimento.
Não consigo trocar a lente. Não consigo tirar a lente da câmera. Tem algum truque?
O procedimento é o que está descrito no manual, apertar o botão de liberação da lente, e girar o corpo da lente, se estiver realmente travada, pode ser que o botão está danificado não fazendo a liberação, aí tem que levar numa assistência técnica.
Essa é uma boa opção para gravar vídeos para o TH-cam ???
Sim, desde que tenha como gravar o áudio externamente, como mencionei no vídeo.
Cara, Hoje estou interessado nela porque tenho 3 câmeras e todas com lente 18-55 e outra lente zoom 55-250 e o que sinto falta hoje é de mais espaço para fotografar em algumas situações. Nesse caso, uma lente 15-85mm canon seria perfeita, ela é super versátil, mas, está rara aqui no Brasil e os poucos sotes que tem elas, estão vendendo por um preço muito alto.
Daí vi que a M2 ja vem com uma lente 15-45, o que supriria minha necessidade de uma grande angular maior que que a 18-55, sendo que vou ter uma camera a mais pra emergência e ela custa muito menos que uma lente 15-85mm.
Compre a lente 10-18 !!!
Alguma equivalente com audio direto na câmera e foco contínuo?
Tenho uma T3i mas quase não utilizei por conta do tamanho, quero voltar a utilizar mas quero adequar apenas uma para viagens e trabalho. Obrigada pelo vídeo!
Pesquise a nova EOS R10 (review em breve aqui no canal) e a M50 Mark II, são bem pequenas, maiores que a M200, mas menores que sua T3i.
Qual o zoom optico dela?
Olpa querido, poderia me ajudar? Eu queria usar essa camera para gravar no youtube, mas queria uma lente EF-m que me desse um desfoque de fundo. Pensei numa ef-m 50mm para ela, mas nao achei pra comprar. isso existe? atenciosamente
Minha m200 com erro 70. Que devo fazer?
Manda para assistência, é o que tem para fazer, infelizmente.
Eu não achei ela tão interessante, ainda sou bem mais uma M50, pelo fato dela não ter entrada para microfone (o que já complica para quer trabalhar com vídeos de forma bem prática) e não ter entrada para o flash. Então acaba sendo uma câmera mais simples mesmo e acho que não vale o preço. Com a m50 eu faço tudo, até casamento fiz e funciona de boa.
Vale apena subistuir minha D7000 / lente 17/50 por ela usando profissionalmente professor?
Acho que isso depende muito de cada um e das necessidades que tem, sabe, vai mudar muita coisa, DSLR ara mirrorless, Nikon para Canon, antiga para nova... já pensou na Z50 da Nikon? Seria uma progressão mais natural pois aproveita teus conhecimentos com a câmera atual mantendo a marca.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito grato pelo esclarecimento
Olá, Vernaglia! A Nikon tem alguma câmera equivalente à M200?
Não no momento. Mirrorless de entrada a Nikon ainda não tem, tem só as intermediárias como Z50 e Zfc, que já são equivalentes à M6 Mark II na linha da Canon.
Indicaria está câmera para gravar Shorts?
Sim, é uma câmera interessante para isso pois tem suporte para vídeo vertical.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigado, parabéns pelo seu trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A pergunta q não quer calar rsrs...SL2 ou M200 p viagem?
M200, como mencionou "para viagem", portabilidade é fundamental na minha opinião. Agora, se nessa viagem for ficar muito tempo longe de uma tomada, aí SL2 e SL3, que por serem DSLR economizam mais bateria que as mirrorless.
Oi Armando...
Estou com um probleminha de super aquecimento na M200...
Nem preciso estar gravando que depois de uns 20 minutos ligado ela mostra o símbolo de temperatura alta e informa que vai desligar... e desliga mesmo... kkk... O curioso é que não sinto calor em nenhuma parte... nem na bateria, nem no cartão SD (que aliás já experimentei de todas as velocidades) e nem em qualquer parte do corpo da câmera e lente!!! Já experimentei também o eliminador de baterias e continua igual!!!
Procurei bastante essa informação, mas não encontrei ninguém reclamando. Aliás, muito pelo contrário, muitos elogios para a pequena!!!
Já busquei por atualização de firmware e nada consta para esse modelo!!!
Será que é defeito???
Pode me ajudar???
Conseguiu resolver?
@@caiqueamorim7112 ... resolver de vez mesmo, não... kkk... mas amenizou muuuito quando comecei a trabalhar com o visor de LCD aberto... e também não utilizar sd card com velocidade de gravação menor que 200Mbps... com essas 2 precauções, está aceitável para gravações em 1080 (full HD).
No caso essa aí seria melhor que a Sony zv1
Tem Review da M50?
Tem, só colocar na busca M50 e Vernaglia que acha o vídeo.
Há muito tempo que a Canon parou de lançar novas lentes M. Por isso acho que qualquer investimento em qualquer camera M, pode ser um mau investimento. Há 2 ou 3 anos que a Canon só faz lentes RF e corpos FF. Já há até certos rumores que a marca lançará corpos APS-C com mont RF. Por isso, porquê estar a gastar dinheiro numa máquina sem futuro? Numa máquina com os dias contados? Acho que não haverá nenhuma M6 mkiii, nem nenhuma M50 MKiii. A M50 MKII só foi lançada porque a versão original foi um tremendo sucesso de vendas. Mas na prática a versão II não teve nenhuma melhoria que justifice alguém vender a original M50 para comprar a MKII. Eu pessoalmente não concordo com a estratégia da Canon ao ter abandonado a linha M. Como até aqui nas DSLR tínhamos as lentes EF e as EF-S, nas mirrorless podíamos ter as RF para FF e as M para os sensores crop. Mas a verdade é que a canon abandonou, pelo menos até agora, a linha M. Pois a oferta de lentes M parou há muito e as que há são muito poucas. Acho também que a única vantagem das M200 e M6 II é o tamanho do sensor comparado com os dos telefones. De resto, quem é que vai pôr uma lente 70-300 ou uma 100-400 numa M200? Além do mais se eu quiser pôr uma lente destas numa camera M, preciso dum adaptador, além do custo desse adaptador a camera fica muitíssimo desequilibrada, face ao tamanho minúsculo dela.
Acho que tudo depende de necessidades. O encaixe RF não permite nenhuma câmera do tamanho da M200, o menor que fica é a RP mesmo e não fica muito menor que aquilo, e as lentes ficam grandes o que pode deixar lentes para uma possível câmera aps-c RF muito caras. Isso são fatores restritivos para esse rumor da RF aps-c que até onde eu soube, não vai acontecer justamente por não poder ter benefício de portabilidade nem de custo. Voltando para a M200, conheço muita gente que clica imóveis e que hoje usa uma T5i com EF-s 10-18, a M200 é bastante superior em qualidade de arquivo então essa pessoa pode dar um bom upgrade de qualidade comprando uma M200 e usando uma 10-18 adaptada nela, gastando relativamente pouco, ocupando pouco espaço no porta luvas do carro etc. Conheço quem só quer uma boa câmera para viagens e com lente do kit está satisfeito e essas pessoas trocam de câmera como trocam de celular num prazo de uns 2 a 4 anos, então se comprar hoje e em 2 anos sair de linha, ali na frente a pessoa vai comprar outra coisa... usuários que investem em sistemas são entusiastas, são os profissionais, são aqueles para quem a fotografia é um hobby mais sério ou o ganha pão, essas pessoas vão investir em sistema R e lentes RF, certamente, mas tem um público muito maior de gente que não são nem entusiastas nem profissionais, para cada profissional no mercado tem uns dez mil clicando as férias e passeios com o celular, a M200 mira esse público muito mais que o entusiasta e muito menos o profissional, mas mesmo para profissionais, tem gente que conheço usando ela em trabalhos e fazendo bons trabalhos. Tudo depende.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, você tem razão em certos pontos. Claro que com um sensor APS e 24 mega pix. e com uma lente de 10mm vai tirar boas fotos ! Isso não está em causa. Mas para mim o uso principal é o vídeo. E em vídeo ela tem pontos que eu nunca os aceitaria nem que tivesse ela de borla. O que eu queria mesmo era uma M6 MKII num corpo de uma 90D, ou uma M5. E isso você não tem nada dentro da linha M ! A M50 mkII continua a ser uma camera "pequena" em tecnologia em relação á M6 mkII embora tenha um corpo muito melhor do que esta última. Se eles fizessem uma M5 mkII com a tecnologia dentro dela de uma M6 mkII, você podia fazer casamentos com ela (tou a falar no vídeo) e ela podia bem chamar-se uma M7 para substituir a Velhinha e muito competente DSLR 7D mkII. Se você tiver uma 7D mkII ou 80D e quiser comprar uma mirrorless o que vai fazer? Compra uma R? Uma "básica" RP? Tanto a R como a RP foram as primeiras cameras a sério mirrorless da Canon e já estão ultrapassadas. Em mirrorless e em APS, você não tem nada parecido com as DSLR equivalente a uma 80D, 90D ou 7d mkII. Em FF sim, tem a R6 que é a irmã da 6D e tem a R5 que substitui a última 5D, e agora a R3 que está ao mesmo preço da 1DX mkIII e é bem mellhor. Mas a linha M está parada e é fraquinha . A começar pelas lentes. É a minha humilde opinião.
Mestre, me tire uma dúvida, “M200 Branca tem diferença da M200 preta?”
Pesquisei a M200 no site chinês, é mais barato, só que só tem na cor branca.
Pequenina que cabe em praticamente em qualquer lugar, menos no bolso.
Equipamento fotográfico hoje no BR precisa de bolso com forração, com boa forração, infelizmente é nossa realidade...
O preço caiu. Hoje sai a 3.900 reais. Me diga, essa M200 oferece melhor resultado em vídeo que o iphone 12 que está a 3.800reais?
São equipamentos diferentes para fazer coisas diferentes, tem situações em que o iphone será melhor e tem situações onde câmera é imbatível... depende, depende das lentes que vai usar, da luz que vai usar, dos movimentos de câmera que vai fazer, não é possível objetivamente dizer para alguém compre X ou compre Y pois depende.
@@ArmandoVernagliaJunior opa, obrigado pela atenção. Se possível, me esclareça a respeito de um caso mais específico então. Eu gostaria de compor um visual como o russo Dmitry Leeo usa na Live com uma Nikon Z30. Sabe se aquele visual em uma transmissão de live, com sombras, iluminação indireta, seria possível com um iPhone 12? Ou aquela imagem, em transmissão (não é foto, não tem edição, é ao vivo) só seria possível com uma câmera como a M200?
@@ArmandoVernagliaJunior po vlw o esclarecimento tenho um iphone 13 e tava pensando se a camera faria mt diferença pois to começando a ficar apaixonado por fotografia como hobby, acho q pela praticidade é melhor fazer um upgrade de celular mesmo
Fala, mestre! Vídeo bom, como sempre! Eu acho essa câmera irrelevante com a Sony ZV-E10 no mercado. A M200 seria mais pautada se aceitasse lentes RF ou tivesse mais e melhores lentes pra ela, sem contar que ela não tem entrada de microfone nem sapata para acessórios externos (coisa que até as NX mais portáteis tinham, se bem me lembro). A Sony ZV-E10 é completíssima, tem toda linha de lentes Sony e sigma a disposição. Eu realmente não consigo entender algumas coisas que a Canon faz, entendo que o público alvo é outro, mas creio que sejam as mesmas pessoas que consomem a ZV-E10. O corpo dela está aproximadamente 5.300 no Brasil. Acho que um leigo não pagaria a diferença e talvez a Canon ganhe nesse ponto, mas com uma breve pesquisa em câmeras portáteis a M200 ao meu ver faz nenhum sentido pelo preço cobrado hoje até pra quem, quer pra viagens e vlogs, uma vez que tem algumas concorrentes bem mais legais e completas a frente. Obrigado pelo conteúdo
Acho que tudo tem vantagens e desvantagens, o parque de lentes compatíveis com as EOS M é imenso, tem muita EF e EF-s no mercado, nenhuma marca vendeu mais lente que a Canon na história então como plataforma para ópticas, Canon sempre ganha da Sony, mesmo com lentes RF não podendo ser usadas nelas. Outra coisa que pega é a Sony ter fechado operações no Brasil e quem comprar da marca não tem certeza de assistência, agora voltou a ter importação oficial com a Merlin mas não há muita definição sobre assistência, então a Canon vai ter outro trunfo nesse assunto, então como falei, concordo que a Sony tenha uma excelente câmera na linha, mas a Canon tem uns trunfos na mão e isso dá vantagens e desvantagens pros dois lados.
A linha M não pode usar as lentes RT. É verdade. Mas pode usar todas outras. E não são poucas!
Agora, concordo imenso que a falta de conexão para microfone é imperdoável.
@@ArmandoVernagliaJunior precisa do adaptador né :/ penso que na diferença de preço do adaptador da pra pegar uma Fuji ou uma sony com lente do kit já.. mas como eu disse entendo o ponto de vista, é que pra mim ela faz zero sentido com coisas tão melhores no mercado por 1000 reais de diferença. A câmera é legal, só não vale o preço. Um abraço man o/
@@CaioPTV O adaptador custa 380 reais da Viltrox, os preços das lentes Sony são um absurdo, tem tudo isso
Recentemente comprei uma m200 usada, com a lente 15-45mm do kit e o adaptador. Posteriormente comprei a lente Canon EF-M 22mm, o que deixou a câmera bem pequena (m200 + 22mm), com o kit pesando 400g, fácil de levar pra qualquer lugar pois cabe no bolso. Porém uma coisa que me incomoda bastante é a ergonomia, ela tem um corpo péssimo pra segurar (ou mexer nas configurações com a mesa mão que segura o corpo - no caso da 22mm), e se colocar uma 24-105mm fica terrível pra usar. Enfim, considerando essas observações (uso de 22mm / 24-105mm) e a ergonomia, acha que vale a pena trocar a m200 por uma m50, ou compensaria pegar um equipamento acima da m50? Obrigado.
Essa câmera boa para igreja para tira fotos 📸
É uma boa câmera para uso geral, como um passo acima dos smartphones, se é isso que busca, então sim, seria uma boa opção.