Sempre que clico pensando em impressões muito grandes, ou trabalhos que vão exigir muito ajuste na imagem, trabalho no raw sem compressão, no restante do dia a dia uso o raw comprimido mesmo.
Aquele vídeo pra bagunçar a cabe;ca hahaa! Brincadeiras a partes, é uma provocação que serve para mim neste momento, onde avalio entre uma Fuji XT3 e uma RP. Lembrando que pensei em pegar até uma X-Pro 3, e depois de lhe ouvindo, preferi deixar pra lá! Um abraço!
Vou dizer algo aqui que é importante: tanto faz. Sério, EOS RP, Fuji X-T3, T4, EOS R, R6, Nikon Z alguma coisa, Sony A alguma coisa... isso de verdade não importa. As diferenças entre sistemas só são realmente significativas com anos de fotografia e testes. Uma coisa são preferências, outra radicalmente diferente é o equipamento ser capaz. Eu faria a imensa maioria dos meus trabalhos dos meus últimos 25 anos de profissão com X-T3, RP, R, A7 III, A7 IV, X-T4 (e poderia citar outros modelos) caso qualquer um desses modelos existisse nos últimos 25 anos da minha vida... cada show que cliquei, teria clicado bem com qualquer uma dessas câmeras, cada paisagem, cada cena de rua, cada retrato, cada produto, eu teria sido igualmente capaz com cada uma dessas câmeras citadas acima, não há, quando olho para minha carreira inteira, um click que eu não faria com qualquer uma dessas câmeras de hoje, e eu fiz boa parte da minha carreira com câmeras notadamente inferior às que uso hoje, o que dizer das Pentax K1000 e MZ-M que tive e nem auto foco tinham? O que dizer da longa fila de digitais aps-c em tempos que o ISO não ia além de 800 com qualidade, como 10D e 30D? Ou num ISO ali nos 1600 máximo como tive com 7D, 70D, Sony A6000... então desse ponto de vista, quando olho para trás e penso que qualquer foto que fiz em pelo menos uns vinte e poucos anos de carreira ficaria igual ou melhor tanto com X-T3, 4, Sony A7 III, IV, EOS R, RP, Z5, Z6, Z7, entendo que essas câmeras de hoje são tão capazes, mas tão capazes, que tanto faz. Aí resta só gosto, preferência, não é mais uma questão técnica há um tempo.
@@ArmandoVernagliaJunior É bom ler isso com toda essa isenção... além do mais, eu imagino, que a mística da melhor qualidade no Full Frame se deve ao poder de anúncio e marketing das marcas que querem vender (assim como você salientou). Acho eu.Nós que iniciamos agora temos opções a perder de vista, e cada vez mais, a vontade de resolver pra ontem em qual câmera colocar o nosso dinheiro, o que é uma amardilha. Um abraço.
Ótimo ouvir alguém que realmente sabe o que está falando. Eu tenho uma câmera básica e fui comprando lentes. Tenho uma Canon 50mm, Sigma 17-70, Sigma 18-35 e Canon 10-18. As três últimas são específicas para sensores APSC. Se eu fosse migrar para full frame eu teria de comprar lentes novas e gastar mais de 50 mil reais para ter um resultado próximo do que eu já tenho. Por isso estou pensando seriamente em trocar minha t6i por uma R7. Vou ter um equipamento de nível profissional sem precisar assaltar um banco.
A EOS R7 é uma belíssima câmera, tem vários conteúdos sobre ela aqui no canal pois tenho uma, depois dê uma olhada aqui pelo canal que tem bastante coisa.
Quais foram os modelos envolvidos, na saída da marca anterior e na entrada da nova marca, conta a sua história, sempre tem uma galera que lê todos os comentários e vai ter gente curiosa para saber.
Armando Vernaglia Jr olá, mestre!!! Sempre um prazer assistir a seus matérias! Uma grande aula! 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 trabalhamos com foto e filme de casamento, tínhamos um conjunto Canon, com 6D’s e 60D’s e nesse ano iríamos migrar pra algo mais atual! Pesquisamos muito e o melhor custo benefício foram as Fuji XT-3 e conjunto de lentes! A Canon parece que “amarra” a suas dslr’s por conta de outras linhas mais tops! Já a Fuji não tem disso! Estamos satisfeitos demais saindo da FF para as APS-C. Como disse o mestre Vernaglia... se seu trabalho não está bom como dos profissionais citados... o problema não tá no tamanho do sensor!! Abçs.
Ótimo vídeo p variar. E tocou em um ponto importante. Alugar! Se o cliente quer um trabalho que exige muita informação, como publicidade e moda... alugue e coloque o valor do aluguel no orçamento.
Obrigado. :) Eu faço isso direto, alugo bastante equipamento e tenho poucas coisas, mas é aquilo, quem mora em cidades menores não tem essa opção, infelizmente.
Não é o equipamento que te define e não é o equipamento que define sua qualidade, na verdade é você e sua qualidade que definirão qual a ferramenta certa para você.
Isso vale pra qualquer coisa. Na minha cabeça (pode ser que eu esteja errado) a full frame pode facilitar o resultado. Ou seja, vai exigir menos clicks para se chegar ao que se quer. Nos exemplos citados, esses fotógrafos de micro 4/3 devem ter optado por sair do full frame pela questão da portabilidade uma vez que muito do trabalho deles é em ambiente externo e às vezes em locais muito afastados. Em um ambiente urbano e indoor essa questão da portabilidade não seria tão problemática. Hoje, uma Canon RP full frame custa 8.000 reais o corpo. Pra mim, da música, esse valor não assusta. Um sintetizador moog, analógico, custa 30 mil reais assim como os teclados da Nord e Sequential. São equipamentos montados à mão. Uma flauta de prata, maciça, custa 16 mil reais. Tem as de ouro... e as de.platina, acima de 100 mil reais. Uma guitarra Gibson passa fácil dos 20 mil reais, sem contar a caixa de som e pedais. Fechando, um piano de cauda da SteinWay passa de 1.000.000 de reais. Mas é importante ficar alerta. Estamos em uma sociedade de consumo de iphones caríssimos em uma cultura com pouco incentivo à leitura e aos estudos. Estudar é preciso, gastar não.
No caso das câmeras médio formato , tbm passam pelo cálculo de pixels para impressão de grandes fotos como as outras , full frame e DSLR ??? Ou independente do número de pixels posso imprimir do tamanho que quiser sem perder nitidez...???
Independente do tamanho do sensor (aps-c, full frame ou médio formato), a questão da resolução versus tamanho de impressão é a mesma, que expliquei nesse vídeo aqui - th-cam.com/video/mzl__cHzw0c/w-d-xo.html
Vídeo caiu como uma luva em um momento que estava indecisa. Para o que eu faço hoje, meu equipamento é maravilhoso. E assim ficará Obrigada pelo vídeo.
Olá Armando, eu preciso de uma fullframe por que não existe lente ultra grande ângular sem ser olho de peixe, ou existe? A minha lente tokina de 11mm com o crop vai para uns 16mm. Ainda sonho em encontrar uma lente 7mm que não seja olho de peixe para minha sl3. Abraço e parabéns pelo canal
Se você usa uma SL3, você já tem ultra grande angular justamente nas lentes que chegam em 10mm, 11mm, e isso já é extremamente aberto em ângulo, acontece que sensores maiores criam a possibilidade de obter maior ângulo de visão das lentes em lentes retilineares, em full frame existe a EF 11-24mm da Canon por exemplo, retilinear em 11mm sem ser fisheye, th-cam.com/video/x5QzdRqJLGg/w-d-xo.html , mas para aps-c, o limite provavelmente gira em torno de 10mm para lentes retilineares mesmo, mais que isso o índice de aberrações cromáticas d distorções tende a ser muito alto. Isso é menos relação do comprimento (uma fisheye pode ser 15mm, e uma 11mm pode ser retilinear), é mais o como é construída mesmo.
Não sou fotógrafo, mas descobri na fotografia um complemento para meu estilo de vida, uso duas Samsung NX com uma com 20-50mm e outra com 50-200mm e sou feliz com elas, no meu ponto de vista nada adianta o sensor se não saber compor, o que muda é dar uns passo para trás ou para frente, se não enquadrar pouco importa se é Full frame ou micro...
Obrigado. :) Apareça sempre no canal, tem muito conteúdo aqui, para quem está começando pensa em câmeras de entrada como EOS Rebel SL2 e SL3 (tem review delas aqui no canal), é um caminho melhor para começar, com um equipamento mais simples mas que já é tecnologicamente bem suficiente.
Se quer fazer um upgrade na SL2 investe em lentes. Porque a nitidez e o sensor dessa câmera chega a ser surreal de perfeito. Digo isso porque também tenho uma. Eu já fotografei com FullFrame e pôs lado a lado com as imagens da SL2 e não dá para diferenciar qual é qual de tão perfeito que esse sensor é. Sobre investir, eu investi na 50mm 1.8 e a melhora na minha fotografia ficou nítida. Fora que a edição ficou muito melhor agora. Eu investi na 50mm por ser um mililitro que se adequa ao que já fazia com a 18-55. Veja qual mm combina mais com sua fotografia (há vários vídeos do próprio Vergalia pra te ajudar) e investe em lentes! Confie em mim, eu investi e não me arrependo do dinheiro gasto.
Tenho uma SL2 há quase 1 ano, minha primeira DSLR. É minha xodozinha, só acho que ela dá pra trás em 1 quesito: Pontos de autofoco. Infelizmente já perdi algumas boas fotos por conta de lentidão e imprecisão para focar assuntos em movimento, o que me faz pensar numa 77D, 80D ou 90D.
Uma dúvida boba, mas que tem certa relevância pra mim: uma Fuji XT-2/3/4 é bem menor que uma Canon R/R6? Faz muita diferença pra quem quer ter uma câmera sempre na bolsa?
X-T4 pesa, sem lente, 526g, R6 pesa, sem lente, 680g, os tamanhos das duas você pega no site da B&H mas são parecidas com a R6 sendo pouco maior... a diferença vai residir mais na escolha de lentes que são maiores na R6 pelo sensor full frame e menores na X-T4 pelo APS-C, agora, a R6 é uma câmera imensamente mais robusta que qualquer modelo da Fuji. Se pegarmos os dados da R, aí fica mais no mesmo tamanho de corpo, e fica valendo a observação que fiz das lentes.
Desde 2012 a utilizar camaras Lumix da serie GX( GX1 e agora GX80) e nunca senti necessidade de mudar para cameras ´´Full Frame``. As MFT ou micro 4/3 são cameras leves com establização optica e no própio corpo , lentes mais leves e compactas e com grande variadade de marcas e opções no mercado de lentes para além da Olympus e da Panasonic.
Muito bom! Sou fotógrafo amador com maior foco em vida selvagem e uso uma câmera ASP-C e uma lente 55-250mm numa boa. Existem dificuldades? Sim, claro, mas acho que não muito pelo tamanho do sensor. Obrigado pelos vídeos. Abraço.
Pois é, para vida selvagem eu acho que o aps-c ajuda bastante, e aí o que sobra é a dificuldade natural desse estilo de foto, andar muitos km atrás de foto, tomar chuva nas trilhas, sermos comidos por insetos enquanto tentamos clicar etc. 😂
@@ArmandoVernagliaJunior Verdade! Mas quem faz esse tipo de foto até gosta desses perrengues. Adorei o seu canal... Tô vendo vários vídeos e comecei a te seguir no Instagram também. Se puder dá uma olhada lá. Talvez você goste de algumas fotos. Valeu.
Eu preciso de full pois trabalho com esportes e preciso de ISO alto, porém peguei uma D700 e agora preciso de mais MP para cortar a foto auemtando o zoom sem perder qualidade. Normalmente MP não importa na maioria dos trabalhos. Antes eu tirava com menos zoom na aps-c 24mp e cropava pra "aumentar" o zoom, agora tiro com full frame e nao posso dar zoom pra nao perder qualidade.
Armando, muito obrigado por partilhar essa importante reflexão! É impressionante como a gente é levado a priorizar equipamento. Eu sou apenas entusiasta da fotografia e já me peguei gastando tempo e energia mental planejando ter isso ou aquilo que, no final das conta, sei que não faria diferença para o meu dia a dia de "fototerapia".
Pois é, isso é normal, o mundo foi moldado dessa forma para qualquer coisa, carros novos todos os anos, smartphones novos quase semestralmente, câmeras e lentes novas, a moda muda, os aparelhos mudam, a ideia é drenar o fruto do nosso trabalho para o consumo e assim seguimos com pouco dinheiro no bolso e muitas coisas guardadas nas prateleiras, temos que aprender a inverter um pouco isso, focar nas vivências, é mais importante viajar ou jantar fora do que trocar de câmera, e digo isso mesmo do ponto de vista profissional, eu que trabalho com isso prefiro por meu dinheiro numa boa viagem e ficar mais um ano com a câmera antiga, sem problemas.
Armando excelente vídeo, tenho uma T3 e uma T6, tenho muito evento noturno e percebo bastante ruído mesmo com flash externo, mesmo em ensaios durante o dia tem o ruído, sempre com ISO baixo, outra coisa é a falta do micro ajuste de foco, pois uso uma Sigma 17-50 2.8 sempre com Back Focus. Qual APS-C você recomenda para contornar esses "probleminhas", levando em conta o alto valor de uma Fullframe? Sempre quiz uma 6D Markll. Obrigado.
Cara, eu tenho a 17-50 e nunca tive esse problema de back focus. De qualquer forma, uma SL2, SL3 ou 80D te atenderão bem pra eventos noturnos. Tenho a 80D e a SL2, uso em ambientes com pouca luz e não tenho problema.
Modos de multi fotos (Panasonic tem e vários outros equipamentos) tem só um pequeno problema de só serem realmente utilizáveis em coisas absolutamente estáticas... e a Fuji de 100mp é médio formato e não aps-c.
Vídeo muito elucidativo! Eu sou usuário de Olympus e Panasonic e sinto na prática como o tamanho do sensor não é o elemento de maior diferencial na qualidade das minhas fotos. Além disso, penso que o design geralmente é menosprezado na hora de escolher uma câmera, isso, falando de ergonomia, de agilidade de configuração do equipamento no ato fotográfico e de facilidade de acesso a recursos importantes para a sua criação. Eu, por exemplo, após ter meia dúzia de modelos de diferentes marcas, encontrei a câmera mais prazerosa e ágil de fotografar na Olympus E-M5 mark II. Mesmo sabendo que ela possui um sensor mais antigo, estou satisfeito com o resultado que estou alcançando e com o prazer de fotografar.
Cara tbm estou apaixonado pela minha Olympus M10 M3. Que delícia de câmera,prática,estilo retrô dela e linda. Comprei faz 1mes. Queria te perguntar uma coisa sobre lentes para esse sistema M4/3. Qro uma lente com melhor nitidez pois a minha lente do kit 14-42 sinto falta de nitidez. Vc recomenda alguma lente com boa nitidez? Estava pensando em adquirir a 45mm 1.8 Ou a Panasonic 20mm 1.7
@@rafalovemumys2 as lentes que eu mais uso são a Olympus 45mm 1.8 e a DJI 15mm 1.7 (clone da Lumix 15mm). Quando passei da 14-42mm para elas, senti um grande avanço de qualidade, tanto pela nitidez, quanto por serem lentes mais claras. Inclusive as duas são muito nítidas com o diafragma mais aberto. A 20mm eu nunca usei, mas é uma lente muito elogiada, acho que é um ótimo custo-benefício!
Estava pensando em ter uma fullframe pq a maioria das minhas fotos são em condiçõe de pouca luz, seja pq são noturnas ou pq preciso usar disparos acima de 1/1000, me fazendo sempre apelar para isos altos... Tenho uma Fuji X100V e não estou mto satisfeitos com a qualidade nos isos altos..
canal incrível! Enfim um canal confiável. Gostaria de sanar uma dúvida. Quero começar a trabalhar com curtas metragens. Até o momento penso em um iphone com lentes anamórficas, juntando o fato que cansei de Android pela lentidão e falta de atualizações, pois quero um estilo hollywoodiano. Posso ir de uma APS-C? Se sim, qual câmera; e existe lentes anamórficas para elas?
Existem lentes anamórficas e adaptadores para usar essas lentes em variados sistemas, full frame, aps-c, micro quatro terços, todos possuem opções. Na Canon modelos como EOS M50, M6 Mark II, na Sony A6400, 6500, 6600, todas aps-c excelentes. Na Panasonic, micro quatro terços, a GH5 e a GH5s são modelos absolutamente queridos no meio áudio visual, com muita produção de vídeo de grandes produtoras sendo feitas com GH5 e GH5s... então opção tem muitas.
Ai, mestre... meu problema é o que eu gastaria numa 80D, mais um pouquinho eu pego uma full frame, e pra ensaio interno usar a 50mm numa apsc fica um aperto, já que quase sempre fotografo num quarto, acabo usando a 24mm
Eu fico impressionado quanto o assunto roda, roda, roda... para no final falar “mas eu tenho duas FF...” kkkkkkk... eu posso falar, troquei duas Sony A7RIII por duas Fujifilm. Isso sim indica coragem, e distancia da fantasia do FF. O resto é faça o que eu digo, não o que eu faço.
Eu saí da APS-C para uma FF justamente para ter aproveitamento de imagem e ganho de ISO. Para o tipo de uso que faço que é Shows/Palco e Arquitetura, FF PRA MIM é melhor. Excelente vídeo, mestre.
Puxa se eu tivesse visto esse video mais cedo não teria me desfeito da minha olympus omd mark 3 mirrorles para comprar uma d610! Agora quero fazer fotografia de rua e tenho que carregar uma camera grande!
Um fotografo mais experiente me disse uma vez, que uma lente fixa só atinge uma qualidade superior de imagem quando é usada numa câmera Full frame, e que uma lente fixa na camera APS-C a qualidade de imagem seria igual a uma lente zoom. Não sei se procede a informação.
Não procede a informação, segundo meus testes, não é isso que acontece, boas lentes irão desempenhar melhor que lentes medianas, seja lá qual sensor estiver sob elas. Tenho um vídeo aqui no canal sobre lentes zoom versus fixas que ajuda também a entender que nem sempre lente fixa é sinônimo de melhor qualidade que uma lente zoom.
Dá uma olhada na seção "comunidade" aqui do canal que tem um debate lá sobre isso, e sim, devo fazer um vídeo a respeito pois é extremamente relevante, e preocupante, esse assunto.
Este vídeo na semelhança do todos os outros (neste canal) é fabuloso, não só pela desmistificação do tema, mas pela prova de que devemos dominar técnica, olhar (cultura) e acima de tudo objetividade, parabéns pelo vídeo e pelo canal !
Baita explicação. É bom ouvir alguém falar com propriedade sobre um assunto, pq o marketing é muito forte e poucos fotógrafos ousam expressar suas opiniões com sinceridade
Parabéns pelo vídeo!! Muito bom!! Adorei seu canal!! Me dá um help? Sou fotógrafa de newborn (com luz cont e flash), gestante (externo) e festas. Estou sentindo falta de mais foco, principalmente em baixa luz. Minhas fotos granulam muito e sofro na edição. Tenho uma Nikon D5300. Vc me indicaria qual câmera com bom custo/benefício hj? D7500? Canon 90D, 6D mark 2, EOS RP? E quais lentes? Se puder me ajudar dando sua opinião... Muito obrigada, desde já!!! Abraço!!
Armando Vernaglia atualmente está sendo minha referência em se tratando de escolha de equipamentos, técnicas, ideias e caminhos a seguir... rs Parabéns pela generosidade e excelência em nos ensinar meu caro! Gratidão 🙏
Opa assistindo em 2022 e dando minha opinião: entendi claramente o que ele quis dizer... acho que para as pessoas amadoras que amam fotografia não tem necessidade alguma em comprar uma câmera full pq ele não irá ganhar dinheiro com fotografia para pagar um equipamento tão caro quanto. Câmeras cropadas fazem ótimas fotos, mais ótimas fotos vai depender principalmente de quem as fazem eu fiz alguns cursos de fotografia e depois disso consegui fazer ótimas fotos com uma nikon d3100 e uma 50mm. Acho que uma lente boa dá mais resultado que a própria câmera em si e claro fazer um curso nem que seja básico ajuda e muito a melhorar suas fotos.
Bela discussão meu amigo! Eu falo isso para meus alunos também que tanto faz o tamanho de sensor se você sabe fotografar... sabe compor, sabe iluminar e sabe a técnica da fotografia em si. No meu portfolio eu tenho diversas fotos feitas com sensor APS-C e fullframe e ninguém sabe distinguir qual sensor foi usado se olhar as fotos sem o exif.. O buraco é mais embaixo minha gente! Como sempre digo: "Invista mais em conhecimento que em equipamento"
Ok, Armando. Trabalho com produção audiovisual por mais de três décadas e hoje me dedico à fotografia e estou me reciclando. Vou verificar seus cursos. Obrigado pela aula!
Em pleno 2023, por não poder investir em uma Mirrorless top de linha.... Estou saindo da minha 5D MKiii e indo para uma 7D mk ii !!! Fotografo exclusivamente exportes de rua ..Corridas, ciclicsmo, automobilismo, etc etc etc por tudo que estudei achei muito mais adequado o APS-C da 7D MK ii do que o Full Frame da 5D MK iii .... Muitos me chamaram de doido mas tenho convicção de que foi uma escolha acertada tendo em vista que só fotografo esportes.
Realmente...muitas vezes é mais o QUERER que o PRECISAR...e não há nada errado com isso, desde que, claro, não "torre" o cartão...fotografo por hobby, tenho uma t5i e queria comprar outra câmera com melhor sistema de foco...estava entre a 90D e a RP...Mas o preço da 90D estava mais alto que o da RP, por isso optei pela full frame e sendo mirrorless ainda por cima, tem um sistema de foco incrível...não me arrependi. Uma sugestão de tema para vídeo, vi esses dias uma aula do fotógrafo Thales Trigo, e ele falou que Full Frame não tem relação com o tamanho do sensor e sim como a forma que ele é feito...nunca tinha ouvido falar disso...poderia ser um bom tema...obrigado...
Obrigado. :) Sobre o termo full frame, discordo do Thales nessa, conheço ele há anos, fui aluno dele, mas o termo full frame é aplicado comercialmente a um tamanho de sensor, em nível mundial, então não adianta brigar contra, entendo a visão dele do tema e o preciosismo dele nesse aspecto, mas discordo pois o termo acaba tendo como significado aquele que for usado por todo mundo, inclusive as marcas, então não tem muito para onde discutir.
O problema de usar APSc pra mim é exclusivo da CANON (não sei bem a NIKON como é). Mas as APSc da Canon não tem um bom desempenho de qualidade de imagem e ISO, dá pra trabalhar? SIM! Mas qualquer APSc SOny ou Fuji dá um banho em todas APSc canon. E o mais triste, em relação as CANONs, são as lentes voltadas pra esse segmento, não tem por exemplo lentes com ângulos wide ou grande angular claras. Nem uma 16mm 2.8, coisa que encontramos fácil na sony....na fuji não dá nem pra contar, porque são inúmeras opções. Migrei da 6D pra fuji xt20 e XT30 e estou muito satisfeito, principalmente pelo custo/benefício final. Hoje eu tenho uma 13mm 1.4 (R$2000), uma 35mm 2,0 (de 1000 a 2000), uma 85mm 1,8 (2000) e uma 16-80mm 4,0 (2500)...se fosse montar esse kit de lentes na Canon nem sei qual rim eu ia ter que vender kkkkkk
Fiz o caminho contrário Sai de uma Sony a7III par uma Fuji X-S10 com jogo de lentes para várias situações, o que tenho a dizer?!?! fui surpreendido pelo que as cameras APS-C conseguem fazer hoje em dia, dão conta do recado tranquilamente em praticamente qualquer situação, não me senti defasado ou inseguro em nenhum instante e ainda saí com grana no bolso da diferenças dos valores das câmeras. As vezes queremos mesmo é suprir nossos próprios caprichos de profissional com equipamentos caríssimos sendo que hoje em dia até mesmo um celular já faz coisas incrívies, e no fim o cliente só quer o resultado, não importa com o equipamento que você fez.
Eu preciso,vernagia,sonho com um,o problema é grana e local.Nesses tempos desde que chegou o vírus eu penso mais ainda!Nem sabemos oq virá depois dessa pandemia?T6 sem esperança de conseguir alguma melhor dq a que eu tenho.Dizem que a Sony vai embora do Brasil?!
4 ปีที่แล้ว
Tb já gravei um vídeo mostrando pq eu vendi uma 5Dmk 2 e comprei uma APSC.
Como sempre ótimo, o que chama atenção é criação de câmeras FF de baixo custo, como a RP, depois a Sigma e as da Nikon e a nova da Sony. O que chama atenção que no Brasil a loja oficial da Cânon praticamente não tem lentes RF, como também não lançarem a T7i, M50, M5, M6, T8i a 90d e nem RP.
Importar pro BR com o dólar atual, considerando que cada câmera nova passa por certificação na Anatel (por conta do wi fi) e outras burocracias, eu entendo por que a marca não traz a linha completa...
@@ArmandoVernagliaJunior com certeza, com toda essa complicação e o dólar nas alturas, cabe apenas os modelos mais simples da gama e com preços relativamente caros.
Tenho vontade de ter, futuramente, uma câmera da linha R. Mas não necessariamente por ser full frame, mas devido à tecnologia embarcada nas Mirrorless, como, por exemplo, ter pontos de foco em quase todo o quadro, o foco no olho, os três dials que devem vir de agora pra frente, e algumas outras coisas. É para onde a tecnologia vai evoluir. Se houvesse uma apsc mirrorless da linha R, com boa construção e um preço condizente, seria algo que eu poderia considerar. Atualmente pra mim não é vantagem. Teria que me desfazer das minhas lentes e gastar bastante para ter as EF ou RF. Ainda que essa mudança compense no caso das lentes L. Mas meu trabalho atualmente não absorve esses custos. Por enquanto, fico com minha 80D. Não tenho do que reclamar.
A Z50 é excelente, é uma versão mirrorless aprimorada da D7500 que tem review aqui no canal, especialmente nas funções de vídeo ela foi melhorada sobre a D7500, em foto elas são parecidas no desempenho.
Tô contando os dias pra eu ter duas Z50... Câmera dos meus sonhos. Até lá, a Nikon faz uma D500 Mirroless com IBIS e foco pra vídeo bom, aí sim seria show!
Em estúdio eu conheço, eu uso uma 7D em estúdio de moda e conheço outros que usam 80D, D7200 e até Gh4 da panasonic. Os mais famosos sempre vão utilizar full frame, muitos até para editoriais fora do ambiente controlado.
Olha, já vi gente clicando moda com smartphone, e com MFT, com aps-c, com médio formato, com filme... tem de tudo no mercado, moda geralmente usa ISO baixo, então é um setor menos impactado pelo tamanho do sensor.
Eu saí da DSLR Full frame e fui para a Mirrorless APS-C. Qualidade de imagem igual ou melhor, nesse caso, e carrego a metade do peso e volume de antes.
Grandes obras da nossa história nasceram de improviso, com equipamentos abaixo do ideal, digo sempre que os grandes gênios fotográficos do passado fizeram suas genialidades com equipamentos que hoje não serviriam para equipamento de entrada.
Mais um video excelente. Reflexões extremamente importantes, ainda mais agora com esse rio de lançamentos e com esse dólar doido. Eu quase comprei outra câmera, mas vou ficar com a sl2 mesmo. Abs grande
Eu diria que agora é momento de ficar com o que tem e esperar as turbulências passarem, equipo dura fácil 5, 6 ou mais anos, então dá tempo da loucura atual passar.
As pessoas desprezam o micro 4/3 mas não sabem o que estão perdendo (apesar da zero representatividade da Olympus e um pouco melhor das Panasonic no BR), as lentes são bem menores , leves e baratas, com o fator de multiplicação, o zoom fica maior , por isso muita gente q faz vida selvagem usa.
O problema do MFT sempre foi mais comercial e menos fotográfico, o fato de apenas duas empresas abraçarem o formato (sendo duas que não eram majoritárias no mercado), competindo diretamente com o aps-c das marcas grandes (Canon, Nikon e Sony) definiu o destino do MFT... com a venda da operação de câmeras da Olympus, a marca tem futuro incerto, deixando apenas nas mãos da Panasonic o formato, sendo que esta vem gastando boas granas em full frame... mas o formato em si tem muitos pontos positivos como você bem disse, lentes menores, que tem potencial de serem mais baratas.
4 ปีที่แล้ว
Tenho duas câmeras apsc da Canon e uma mirrorless da Sony antigona (Nex) que é minha câmera pra usar em lentes manuais. E com um kit de 600 reais da Nex; consigo fazer fotos incríveis tão boas quanto as novas ASPC SL2 e T5i ; fora minhas APSC da Canon que entregam, virtualmente, os mesmos resultados. Meus equipamentos já se pagaram. Trabalhei com FF, e não penso em migrar, o APSC me atende perfeitamente.
As mirrorless e FF são um caminho sem volta
Obrigado Armando!!! Você já teve alguma situação que justifique usar 14bit no arquivo raw? Abraço!!
Sempre que clico pensando em impressões muito grandes, ou trabalhos que vão exigir muito ajuste na imagem, trabalho no raw sem compressão, no restante do dia a dia uso o raw comprimido mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior Show!!!!!!
Muito bom! Vídeo salvo como favorito com sucesso! O cérebro até explodiu agora! Excelente vídeo!
Muito obrigado. 😊👍
Excelente...pra variar
Muito bom mesmo essa sua orientação
Aquele vídeo pra bagunçar a cabe;ca hahaa! Brincadeiras a partes, é uma provocação que serve para mim neste momento, onde avalio entre uma Fuji XT3 e uma RP. Lembrando que pensei em pegar até uma X-Pro 3, e depois de lhe ouvindo, preferi deixar pra lá! Um abraço!
Vou dizer algo aqui que é importante: tanto faz. Sério, EOS RP, Fuji X-T3, T4, EOS R, R6, Nikon Z alguma coisa, Sony A alguma coisa... isso de verdade não importa. As diferenças entre sistemas só são realmente significativas com anos de fotografia e testes. Uma coisa são preferências, outra radicalmente diferente é o equipamento ser capaz. Eu faria a imensa maioria dos meus trabalhos dos meus últimos 25 anos de profissão com X-T3, RP, R, A7 III, A7 IV, X-T4 (e poderia citar outros modelos) caso qualquer um desses modelos existisse nos últimos 25 anos da minha vida... cada show que cliquei, teria clicado bem com qualquer uma dessas câmeras, cada paisagem, cada cena de rua, cada retrato, cada produto, eu teria sido igualmente capaz com cada uma dessas câmeras citadas acima, não há, quando olho para minha carreira inteira, um click que eu não faria com qualquer uma dessas câmeras de hoje, e eu fiz boa parte da minha carreira com câmeras notadamente inferior às que uso hoje, o que dizer das Pentax K1000 e MZ-M que tive e nem auto foco tinham? O que dizer da longa fila de digitais aps-c em tempos que o ISO não ia além de 800 com qualidade, como 10D e 30D? Ou num ISO ali nos 1600 máximo como tive com 7D, 70D, Sony A6000... então desse ponto de vista, quando olho para trás e penso que qualquer foto que fiz em pelo menos uns vinte e poucos anos de carreira ficaria igual ou melhor tanto com X-T3, 4, Sony A7 III, IV, EOS R, RP, Z5, Z6, Z7, entendo que essas câmeras de hoje são tão capazes, mas tão capazes, que tanto faz. Aí resta só gosto, preferência, não é mais uma questão técnica há um tempo.
@@ArmandoVernagliaJunior É bom ler isso com toda essa isenção... além do mais, eu imagino, que a mística da melhor qualidade no Full Frame se deve ao poder de anúncio e marketing das marcas que querem vender (assim como você salientou). Acho eu.Nós que iniciamos agora temos opções a perder de vista, e cada vez mais, a vontade de resolver pra ontem em qual câmera colocar o nosso dinheiro, o que é uma amardilha. Um abraço.
Você incrível, muito obrigado por isso !!
Ótimo vídeo!!! Muito esclarecedor!
Muito bom o conteúdo dos vídeos!
Obrigado. :)
Muito bom.
A cada vídeo eu admiro mais o seu trabalho de youtber. Parabéns!
Obrigado 😊😊😊😊
Ótimo ouvir alguém que realmente sabe o que está falando. Eu tenho uma câmera básica e fui comprando lentes. Tenho uma Canon 50mm, Sigma 17-70, Sigma 18-35 e Canon 10-18. As três últimas são específicas para sensores APSC. Se eu fosse migrar para full frame eu teria de comprar lentes novas e gastar mais de 50 mil reais para ter um resultado próximo do que eu já tenho. Por isso estou pensando seriamente em trocar minha t6i por uma R7. Vou ter um equipamento de nível profissional sem precisar assaltar um banco.
A EOS R7 é uma belíssima câmera, tem vários conteúdos sobre ela aqui no canal pois tenho uma, depois dê uma olhada aqui pelo canal que tem bastante coisa.
Otima informação. Isso que e uma explicação perfeita. Valeu
Muito obrigado. :)
Muito bom!
Muito bom o vídeo e as dicas. Parabéns! Me inscrevi.
Trabalhei com minha D300 até 2 meses atrás. Sempre atendeu para minha fotografia. Agora foi necessario fazer um upgrade.
Está usando qual agora? A minha D300 quebrou e quero comprar outra câmera, só que mais atual
@@annalemosfotografia123 agora comprei uma sony a7rII usada. Estou amando, mas ainda me adaptando.
Mudei de uma FF CANON pra uma Fuji Crop e to feliz da vida!!!!!!!
Quais foram os modelos envolvidos, na saída da marca anterior e na entrada da nova marca, conta a sua história, sempre tem uma galera que lê todos os comentários e vai ter gente curiosa para saber.
Armando Vernaglia Jr olá, mestre!!! Sempre um prazer assistir a seus matérias! Uma grande aula! 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 trabalhamos com foto e filme de casamento, tínhamos um conjunto Canon, com 6D’s e 60D’s e nesse ano iríamos migrar pra algo mais atual! Pesquisamos muito e o melhor custo benefício foram as Fuji XT-3 e conjunto de lentes! A Canon parece que “amarra” a suas dslr’s por conta de outras linhas mais tops! Já a Fuji não tem disso! Estamos satisfeitos demais saindo da FF para as APS-C. Como disse o mestre Vernaglia... se seu trabalho não está bom como dos profissionais citados... o problema não tá no tamanho do sensor!! Abçs.
Muito bom! adorei esse vídeo!
Obrigado. :)
Excelente vídeo parabéns.
Obrigado 👍
Hj so tenho minha aps-c e uma point and shot avançada que se encaixam perfeitamente para o q eu preciso.
Pois é, quando a gente supera a equipamentite é uma alegria só. :)
@@ArmandoVernagliaJunior verdade,kkk
Fera demais.
Ótimo vídeo p variar. E tocou em um ponto importante. Alugar! Se o cliente quer um trabalho que exige muita informação, como publicidade e moda... alugue e coloque o valor do aluguel no orçamento.
Obrigado. :) Eu faço isso direto, alugo bastante equipamento e tenho poucas coisas, mas é aquilo, quem mora em cidades menores não tem essa opção, infelizmente.
Armando Vernaglia Jr Pode crer. Olhei mais p minha bolha. Deixa claro o quão é importante este vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽
Completamente inspirada e esclarecida após esse vídeo! Me vi desmotivada por pensar que deveria ter x ou y equipamento e agora estou mais tranquila.
Não é o equipamento que te define e não é o equipamento que define sua qualidade, na verdade é você e sua qualidade que definirão qual a ferramenta certa para você.
Isso vale pra qualquer coisa. Na minha cabeça (pode ser que eu esteja errado) a full frame pode facilitar o resultado. Ou seja, vai exigir menos clicks para se chegar ao que se quer.
Nos exemplos citados, esses fotógrafos de micro 4/3 devem ter optado por sair do full frame pela questão da portabilidade uma vez que muito do trabalho deles é em ambiente externo e às vezes em locais muito afastados. Em um ambiente urbano e indoor essa questão da portabilidade não seria tão problemática.
Hoje, uma Canon RP full frame custa 8.000 reais o corpo. Pra mim, da música, esse valor não assusta. Um sintetizador moog, analógico, custa 30 mil reais assim como os teclados da Nord e Sequential. São equipamentos montados à mão. Uma flauta de prata, maciça, custa 16 mil reais. Tem as de ouro... e as de.platina, acima de 100 mil reais. Uma guitarra Gibson passa fácil dos 20 mil reais, sem contar a caixa de som e pedais. Fechando, um piano de cauda da SteinWay passa de 1.000.000 de reais.
Mas é importante ficar alerta. Estamos em uma sociedade de consumo de iphones caríssimos em uma cultura com pouco incentivo à leitura e aos estudos. Estudar é preciso, gastar não.
No caso das câmeras médio formato , tbm passam pelo cálculo de pixels para impressão de grandes fotos como as outras , full frame e DSLR ??? Ou independente do número de pixels posso imprimir do tamanho que quiser sem perder nitidez...???
Independente do tamanho do sensor (aps-c, full frame ou médio formato), a questão da resolução versus tamanho de impressão é a mesma, que expliquei nesse vídeo aqui - th-cam.com/video/mzl__cHzw0c/w-d-xo.html
Vídeo caiu como uma luva em um momento que estava indecisa. Para o que eu faço hoje, meu equipamento é maravilhoso. E assim ficará
Obrigada pelo vídeo.
Só sinto falta do Full frame só em locais pequenos.
No vídeo da semana que vem falo de fotografia de arquitetura e aí vou entrar um pouco nesse aspecto. :)
Que massa! Arquitetura. Minha vida!!
Dica: Os vídeos antigos do Armando são tão bons quanto os novos, vale muito a pena assistir.
Obrigado. :)
Percebi isso. Cheguei faz pouco tempo, vou precisar maratonar.
Os únicos vídeos dele que ficam datados são os reviews de equipamentos
seria bom se tivesse uma playlist por ano :)
Muito bom!! Racional e equilibrado!! Permanecerei com minha t7i por um bom tempo!! 🙂
Obrigado. :)
Olá Armando, eu preciso de uma fullframe por que não existe lente ultra grande ângular sem ser olho de peixe, ou existe? A minha lente tokina de 11mm com o crop vai para uns 16mm.
Ainda sonho em encontrar uma lente 7mm que não seja olho de peixe para minha sl3.
Abraço e parabéns pelo canal
Se você usa uma SL3, você já tem ultra grande angular justamente nas lentes que chegam em 10mm, 11mm, e isso já é extremamente aberto em ângulo, acontece que sensores maiores criam a possibilidade de obter maior ângulo de visão das lentes em lentes retilineares, em full frame existe a EF 11-24mm da Canon por exemplo, retilinear em 11mm sem ser fisheye, th-cam.com/video/x5QzdRqJLGg/w-d-xo.html , mas para aps-c, o limite provavelmente gira em torno de 10mm para lentes retilineares mesmo, mais que isso o índice de aberrações cromáticas d distorções tende a ser muito alto. Isso é menos relação do comprimento (uma fisheye pode ser 15mm, e uma 11mm pode ser retilinear), é mais o como é construída mesmo.
Não sou fotógrafo, mas descobri na fotografia um complemento para meu estilo de vida, uso duas Samsung NX com uma com 20-50mm e outra com 50-200mm e sou feliz com elas, no meu ponto de vista nada adianta o sensor se não saber compor, o que muda é dar uns passo para trás ou para frente, se não enquadrar pouco importa se é Full frame ou micro...
precisamos mesmo ver você bebendo agua?
Show... 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Estou estudando fotografia... Ainda não tenho uma câmera 😬
Estou na luta para comprar minha Dslr...
Gostei muito do seu vídeo.
Obrigado. :) Apareça sempre no canal, tem muito conteúdo aqui, para quem está começando pensa em câmeras de entrada como EOS Rebel SL2 e SL3 (tem review delas aqui no canal), é um caminho melhor para começar, com um equipamento mais simples mas que já é tecnologicamente bem suficiente.
Tenho buscado uma razão para fazer upgrade da minha SL2 mas está difícil.
não faça isso.
Se quer fazer um upgrade na SL2 investe em lentes. Porque a nitidez e o sensor dessa câmera chega a ser surreal de perfeito. Digo isso porque também tenho uma. Eu já fotografei com FullFrame e pôs lado a lado com as imagens da SL2 e não dá para diferenciar qual é qual de tão perfeito que esse sensor é. Sobre investir, eu investi na 50mm 1.8 e a melhora na minha fotografia ficou nítida. Fora que a edição ficou muito melhor agora. Eu investi na 50mm por ser um mililitro que se adequa ao que já fazia com a 18-55. Veja qual mm combina mais com sua fotografia (há vários vídeos do próprio Vergalia pra te ajudar) e investe em lentes! Confie em mim, eu investi e não me arrependo do dinheiro gasto.
Tenho uma SL2 há quase 1 ano, minha primeira DSLR. É minha xodozinha, só acho que ela dá pra trás em 1 quesito: Pontos de autofoco. Infelizmente já perdi algumas boas fotos por conta de lentidão e imprecisão para focar assuntos em movimento, o que me faz pensar numa 77D, 80D ou 90D.
Jojo Seixas até tenho essas lentes, é que é tanto review de câmera e equipamentos q ficamos na dúvida
Excelente câmera!
Composição em fotografia é um dos melhores cursos quer assisti
Obrigado, fico muito feliz. :D
Que vídeo!!! Que vídeo!!!Que vídeo bom!!! Parabéns, Vernaglia.
Obrigado. :)
Excelente comentário... tem fotógrafos que acham que apenas o equipamento dará excelentes fotos... fotografia é muito mais que isso... !
Uma dúvida boba, mas que tem certa relevância pra mim: uma Fuji XT-2/3/4 é bem menor que uma Canon R/R6? Faz muita diferença pra quem quer ter uma câmera sempre na bolsa?
X-T4 pesa, sem lente, 526g, R6 pesa, sem lente, 680g, os tamanhos das duas você pega no site da B&H mas são parecidas com a R6 sendo pouco maior... a diferença vai residir mais na escolha de lentes que são maiores na R6 pelo sensor full frame e menores na X-T4 pelo APS-C, agora, a R6 é uma câmera imensamente mais robusta que qualquer modelo da Fuji. Se pegarmos os dados da R, aí fica mais no mesmo tamanho de corpo, e fica valendo a observação que fiz das lentes.
Desde 2012 a utilizar camaras Lumix da serie GX( GX1 e agora GX80) e nunca senti necessidade de mudar para cameras ´´Full Frame``.
As MFT ou micro 4/3 são cameras leves com establização optica e no própio corpo , lentes mais leves e compactas e com grande variadade de marcas e opções no mercado de lentes para além da Olympus e da Panasonic.
Tenho uma Nikon D7000 estou pensando em comprar uma Nikon D750 não vou pra mirrorless por que não tenho lentes... Seria um grande upgrade ou é ilusão?
Disse tudo. Eu tenho uma t5i e estou satisfeito
Muito bom! Sou fotógrafo amador com maior foco em vida selvagem e uso uma câmera ASP-C e uma lente 55-250mm numa boa. Existem dificuldades? Sim, claro, mas acho que não muito pelo tamanho do sensor. Obrigado pelos vídeos. Abraço.
Pois é, para vida selvagem eu acho que o aps-c ajuda bastante, e aí o que sobra é a dificuldade natural desse estilo de foto, andar muitos km atrás de foto, tomar chuva nas trilhas, sermos comidos por insetos enquanto tentamos clicar etc. 😂
@@ArmandoVernagliaJunior Verdade! Mas quem faz esse tipo de foto até gosta desses perrengues.
Adorei o seu canal... Tô vendo vários vídeos e comecei a te seguir no Instagram também. Se puder dá uma olhada lá. Talvez você goste de algumas fotos. Valeu.
Eu preciso de full pois trabalho com esportes e preciso de ISO alto, porém peguei uma D700 e agora preciso de mais MP para cortar a foto auemtando o zoom sem perder qualidade. Normalmente MP não importa na maioria dos trabalhos.
Antes eu tirava com menos zoom na aps-c 24mp e cropava pra "aumentar" o zoom, agora tiro com full frame e nao posso dar zoom pra nao perder qualidade.
Excelente vídeo.
Excelente vídeo mestre Armando! Parabéns e muito obrigado!!
Obrigado. :)
Sábias palavras 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Se precisa ou não, é algo relativo, mas que duplica a qualidade, ah!!! Isso melhora sim, não é somente uma questão tecnológica, mas também de ciência.
Grande Armando!!
Realista. Ótimo vídeo.
Armando, muito obrigado por partilhar essa importante reflexão!
É impressionante como a gente é levado a priorizar equipamento. Eu sou apenas entusiasta da fotografia e já me peguei gastando tempo e energia mental planejando ter isso ou aquilo que, no final das conta, sei que não faria diferença para o meu dia a dia de "fototerapia".
Pois é, isso é normal, o mundo foi moldado dessa forma para qualquer coisa, carros novos todos os anos, smartphones novos quase semestralmente, câmeras e lentes novas, a moda muda, os aparelhos mudam, a ideia é drenar o fruto do nosso trabalho para o consumo e assim seguimos com pouco dinheiro no bolso e muitas coisas guardadas nas prateleiras, temos que aprender a inverter um pouco isso, focar nas vivências, é mais importante viajar ou jantar fora do que trocar de câmera, e digo isso mesmo do ponto de vista profissional, eu que trabalho com isso prefiro por meu dinheiro numa boa viagem e ficar mais um ano com a câmera antiga, sem problemas.
Armando excelente vídeo, tenho uma T3 e uma T6, tenho muito evento noturno e percebo bastante ruído mesmo com flash externo, mesmo em ensaios durante o dia tem o ruído, sempre com ISO baixo, outra coisa é a falta do micro ajuste de foco, pois uso uma Sigma 17-50 2.8 sempre com Back Focus. Qual APS-C você recomenda para contornar esses "probleminhas", levando em conta o alto valor de uma Fullframe? Sempre quiz uma 6D Markll. Obrigado.
Cara, eu tenho a 17-50 e nunca tive esse problema de back focus.
De qualquer forma, uma SL2, SL3 ou 80D te atenderão bem pra eventos noturnos.
Tenho a 80D e a SL2, uso em ambientes com pouca luz e não tenho problema.
@@aureliomoraes7852 obrigado, o sensor da 80D tem pouco ruído, vc consegue chegar em qual ISO com qualidade?
Cara, com boa iluminação e fotometria correta, vou até 4000 numa boa, em locais de pouca luz e usando direitinho o flash..
Adoro sua objetividade. 👏👏
A fujifilm têm uma apsc com 102mpx e capaz de fazer 400 mpx com empilhagem de 16 fotos
Modos de multi fotos (Panasonic tem e vários outros equipamentos) tem só um pequeno problema de só serem realmente utilizáveis em coisas absolutamente estáticas... e a Fuji de 100mp é médio formato e não aps-c.
@@ArmandoVernagliaJunior OK obrigado pelo esclarecimento pensava que era apsc
Vídeo muito elucidativo! Eu sou usuário de Olympus e Panasonic e sinto na prática como o tamanho do sensor não é o elemento de maior diferencial na qualidade das minhas fotos. Além disso, penso que o design geralmente é menosprezado na hora de escolher uma câmera, isso, falando de ergonomia, de agilidade de configuração do equipamento no ato fotográfico e de facilidade de acesso a recursos importantes para a sua criação. Eu, por exemplo, após ter meia dúzia de modelos de diferentes marcas, encontrei a câmera mais prazerosa e ágil de fotografar na Olympus E-M5 mark II. Mesmo sabendo que ela possui um sensor mais antigo, estou satisfeito com o resultado que estou alcançando e com o prazer de fotografar.
Cara tbm estou apaixonado pela minha Olympus M10 M3. Que delícia de câmera,prática,estilo retrô dela e linda.
Comprei faz 1mes.
Queria te perguntar uma coisa sobre lentes para esse sistema M4/3.
Qro uma lente com melhor nitidez pois a minha lente do kit 14-42 sinto falta de nitidez.
Vc recomenda alguma lente com boa nitidez?
Estava pensando em adquirir a 45mm 1.8
Ou a Panasonic 20mm 1.7
@@rafalovemumys2 as lentes que eu mais uso são a Olympus 45mm 1.8 e a DJI 15mm 1.7 (clone da Lumix 15mm). Quando passei da 14-42mm para elas, senti um grande avanço de qualidade, tanto pela nitidez, quanto por serem lentes mais claras. Inclusive as duas são muito nítidas com o diafragma mais aberto. A 20mm eu nunca usei, mas é uma lente muito elogiada, acho que é um ótimo custo-benefício!
Estava pensando em ter uma fullframe pq a maioria das minhas fotos são em condiçõe de pouca luz, seja pq são noturnas ou pq preciso usar disparos acima de 1/1000, me fazendo sempre apelar para isos altos... Tenho uma Fuji X100V e não estou mto satisfeitos com a qualidade nos isos altos..
canal incrível! Enfim um canal confiável. Gostaria de sanar uma dúvida. Quero começar a trabalhar com curtas metragens. Até o momento penso em um iphone com lentes anamórficas, juntando o fato que cansei de Android pela lentidão e falta de atualizações, pois quero um estilo hollywoodiano. Posso ir de uma APS-C? Se sim, qual câmera; e existe lentes anamórficas para elas?
Existem lentes anamórficas e adaptadores para usar essas lentes em variados sistemas, full frame, aps-c, micro quatro terços, todos possuem opções. Na Canon modelos como EOS M50, M6 Mark II, na Sony A6400, 6500, 6600, todas aps-c excelentes. Na Panasonic, micro quatro terços, a GH5 e a GH5s são modelos absolutamente queridos no meio áudio visual, com muita produção de vídeo de grandes produtoras sendo feitas com GH5 e GH5s... então opção tem muitas.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado por responder irmão. Muito sucesso pra você!
@@ArmandoVernagliaJunior encontrei esta lente: SIRUI 35mm f/1.8 Anamórfica. Bem interessante. Serve em câmeras aps-c.
Ai, mestre... meu problema é o que eu gastaria numa 80D, mais um pouquinho eu pego uma full frame, e pra ensaio interno usar a 50mm numa apsc fica um aperto, já que quase sempre fotografo num quarto, acabo usando a 24mm
Tem ótimas 24, 28 e 35 fixas para usar em aps-c ocupando esse lugar de uso da 50, tudo depende de necessidades e de recursos técnicos desejados.
Eu fico impressionado quanto o assunto roda, roda, roda... para no final falar “mas eu tenho duas FF...” kkkkkkk... eu posso falar, troquei duas Sony A7RIII por duas Fujifilm. Isso sim indica coragem, e distancia da fantasia do FF. O resto é faça o que eu digo, não o que eu faço.
Acho que você não prestou atenção no que eu disse no vídeo todo.
Sempre muito coerente e sólido nos assuntos. Te admiro, cara. Grato por tanto estudo e sinceridade.
Abraço grande!
Muito obrigado. :)
Eu saí da APS-C para uma FF justamente para ter aproveitamento de imagem e ganho de ISO. Para o tipo de uso que faço que é Shows/Palco e Arquitetura, FF PRA MIM é melhor. Excelente vídeo, mestre.
Sem contar que é decepcionante comprar uma lente (que em sua maioria são para ff) e perder boa parte do range dela no sensor aps-c.
@@thiagodias1621 Pois é, não adianta nada. APS-C só sinto falta do desfoque!!!
Mais um vídeo top
Obrigado. :)
Puxa se eu tivesse visto esse video mais cedo não teria me desfeito da minha olympus omd mark 3 mirrorles para comprar uma d610! Agora quero fazer fotografia de rua e tenho que carregar uma camera grande!
Muito bom vídeo 📹 não sei quem foi o filmeiker que criou esta lenda urbana que um sensor APS'- C não é profissional.
Um fotografo mais experiente me disse uma vez, que uma lente fixa só atinge uma qualidade superior de imagem quando é usada numa câmera Full frame, e que uma lente fixa na camera APS-C a qualidade de imagem seria igual a uma lente zoom. Não sei se procede a informação.
Não procede a informação, segundo meus testes, não é isso que acontece, boas lentes irão desempenhar melhor que lentes medianas, seja lá qual sensor estiver sob elas. Tenho um vídeo aqui no canal sobre lentes zoom versus fixas que ajuda também a entender que nem sempre lente fixa é sinônimo de melhor qualidade que uma lente zoom.
Professor, viu que a SONY não vai produzir mais câmeras no Brasil? É isso mesmo? Você vai falar sobre isso? Ótimo vídeo, como sempre! Obrigado!
Dá uma olhada na seção "comunidade" aqui do canal que tem um debate lá sobre isso, e sim, devo fazer um vídeo a respeito pois é extremamente relevante, e preocupante, esse assunto.
@@ArmandoVernagliaJunior Ok, Professor! Vou verificar e aguardo o vídeo! Abraço!
Armando Vernaglia sempre trazendo à luz o uso da maior e melhor ferramenta que o fotógrafo têm à sua disposição: o cérebro....
Este vídeo na semelhança do todos os outros (neste canal) é fabuloso, não só pela desmistificação do tema, mas pela prova de que devemos dominar técnica, olhar (cultura) e acima de tudo objetividade, parabéns pelo vídeo e pelo canal !
Obrigado. :)
Eu uso uma T7 e sendo muito sincero, minhas fotos são incríveis
Baita explicação. É bom ouvir alguém falar com propriedade sobre um assunto, pq o marketing é muito forte e poucos fotógrafos ousam expressar suas opiniões com sinceridade
PARABÉNS ! BATEU TUDO ! EXATAMENTE O QUE EU PENSO É FALO ! TMJ !
Obrigado. :)
Parabéns pelo vídeo!! Muito bom!! Adorei seu canal!! Me dá um help? Sou fotógrafa de newborn (com luz cont e flash), gestante (externo) e festas. Estou sentindo falta de mais foco, principalmente em baixa luz. Minhas fotos granulam muito e sofro na edição. Tenho uma Nikon D5300. Vc me indicaria qual câmera com bom custo/benefício hj? D7500? Canon 90D, 6D mark 2, EOS RP? E quais lentes? Se puder me ajudar dando sua opinião... Muito obrigada, desde já!!! Abraço!!
Armando Vernaglia atualmente está sendo minha referência em se tratando de escolha de equipamentos, técnicas, ideias e caminhos a seguir... rs
Parabéns pela generosidade e excelência em nos ensinar meu caro! Gratidão 🙏
Opa assistindo em 2022 e dando minha opinião: entendi claramente o que ele quis dizer... acho que para as pessoas amadoras que amam fotografia não tem necessidade alguma em comprar uma câmera full pq ele não irá ganhar dinheiro com fotografia para pagar um equipamento tão caro quanto. Câmeras cropadas fazem ótimas fotos, mais ótimas fotos vai depender principalmente de quem as fazem eu fiz alguns cursos de fotografia e depois disso consegui fazer ótimas fotos com uma nikon d3100 e uma 50mm. Acho que uma lente boa dá mais resultado que a própria câmera em si e claro fazer um curso nem que seja básico ajuda e muito a melhorar suas fotos.
Bela discussão meu amigo! Eu falo isso para meus alunos também que tanto faz o tamanho de sensor se você sabe fotografar... sabe compor, sabe iluminar e sabe a técnica da fotografia em si. No meu portfolio eu tenho diversas fotos feitas com sensor APS-C e fullframe e ninguém sabe distinguir qual sensor foi usado se olhar as fotos sem o exif.. O buraco é mais embaixo minha gente! Como sempre digo: "Invista mais em conhecimento que em equipamento"
Legal. Precisar, num preciso, querer..... Eu quero kkkkkk. Tô vendo sua aula da, fotografia em preto e branco. Muito bom! Obrigado. Abs
Você e quase todo mundo. :D :D :D
Sempre pertinente nos comentários...ótimo vídeo!
Depois que vc começei a ler o livro do Flusser, A Filosofia da Caixa Preta. Não queremos mais saber de equipamentos.
Bons livros, que é o caso, sempre fazem a gente se preocupar mais com a mensagem das imagens do que com o como as imagens foram feitas. :)
@@ArmandoVernagliaJunior exato!
Ok, Armando. Trabalho com produção audiovisual por mais de três décadas e hoje me dedico à fotografia e estou me reciclando. Vou verificar seus cursos. Obrigado pela aula!
Muito bom Armando. Video excelente. Tenho a Nikon D610 e a Fuji Xt2. Confesso que gosto muito das duas, mas a Fuji roubou meu coração.
Em pleno 2023, por não poder investir em uma Mirrorless top de linha.... Estou saindo da minha 5D MKiii e indo para uma 7D mk ii !!! Fotografo exclusivamente exportes de rua ..Corridas, ciclicsmo, automobilismo, etc etc etc por tudo que estudei achei muito mais adequado o APS-C da 7D MK ii do que o Full Frame da 5D MK iii .... Muitos me chamaram de doido mas tenho convicção de que foi uma escolha acertada tendo em vista que só fotografo esportes.
Pelo sistema de foco super bem ajustado da 7D Mark II, pela velocidade dela e pelo alcance extra em lentes tele com uma aps-c, não acho maluquice não.
@@ArmandoVernagliaJunior Sou espectador assíduo do canal .... Obrigado pelo retorno.
Top, uso uma 80D. Vendeu sua 5Dmk3 a quanto ?
Se não me engano 5.500 @@FelipeDiniz20
Realmente...muitas vezes é mais o QUERER que o PRECISAR...e não há nada errado com isso, desde que, claro, não "torre" o cartão...fotografo por hobby, tenho uma t5i e queria comprar outra câmera com melhor sistema de foco...estava entre a 90D e a RP...Mas o preço da 90D estava mais alto que o da RP, por isso optei pela full frame e sendo mirrorless ainda por cima, tem um sistema de foco incrível...não me arrependi. Uma sugestão de tema para vídeo, vi esses dias uma aula do fotógrafo Thales Trigo, e ele falou que Full Frame não tem relação com o tamanho do sensor e sim como a forma que ele é feito...nunca tinha ouvido falar disso...poderia ser um bom tema...obrigado...
Obrigado. :) Sobre o termo full frame, discordo do Thales nessa, conheço ele há anos, fui aluno dele, mas o termo full frame é aplicado comercialmente a um tamanho de sensor, em nível mundial, então não adianta brigar contra, entendo a visão dele do tema e o preciosismo dele nesse aspecto, mas discordo pois o termo acaba tendo como significado aquele que for usado por todo mundo, inclusive as marcas, então não tem muito para onde discutir.
Faz tempo que já deixo o like antes mesmo de assistir o vídeo. Sempre excelente com o conteúdo, obrigado pelo vídeo! Abraço!
Ouvir o problema do cliente...Já fui seu cliente e você não apenas me ouviu, como ainda uso seus conselhos até hoje.
Obrigado. :)
O problema de usar APSc pra mim é exclusivo da CANON (não sei bem a NIKON como é). Mas as APSc da Canon não tem um bom desempenho de qualidade de imagem e ISO, dá pra trabalhar? SIM! Mas qualquer APSc SOny ou Fuji dá um banho em todas APSc canon. E o mais triste, em relação as CANONs, são as lentes voltadas pra esse segmento, não tem por exemplo lentes com ângulos wide ou grande angular claras. Nem uma 16mm 2.8, coisa que encontramos fácil na sony....na fuji não dá nem pra contar, porque são inúmeras opções.
Migrei da 6D pra fuji xt20 e XT30 e estou muito satisfeito, principalmente pelo custo/benefício final. Hoje eu tenho uma 13mm 1.4 (R$2000), uma 35mm 2,0 (de 1000 a 2000), uma 85mm 1,8 (2000) e uma 16-80mm 4,0 (2500)...se fosse montar esse kit de lentes na Canon nem sei qual rim eu ia ter que vender kkkkkk
Fiz o caminho contrário Sai de uma Sony a7III par uma Fuji X-S10 com jogo de lentes para várias situações, o que tenho a dizer?!?! fui surpreendido pelo que as cameras APS-C conseguem fazer hoje em dia, dão conta do recado tranquilamente em praticamente qualquer situação, não me senti defasado ou inseguro em nenhum instante e ainda saí com grana no bolso da diferenças dos valores das câmeras. As vezes queremos mesmo é suprir nossos próprios caprichos de profissional com equipamentos caríssimos sendo que hoje em dia até mesmo um celular já faz coisas incrívies, e no fim o cliente só quer o resultado, não importa com o equipamento que você fez.
Excelente vídeo, Armando, um dos melhores do TH-cam. Sem dúvida alguma é o melhor conselho da vida de muita gente. Me serviu bastante. Obrigado.
Eu preciso,vernagia,sonho com um,o problema é grana e local.Nesses tempos desde que chegou o vírus eu penso mais ainda!Nem sabemos oq virá depois dessa pandemia?T6 sem esperança de conseguir alguma melhor dq a que eu tenho.Dizem que a Sony vai embora do Brasil?!
Tb já gravei um vídeo mostrando pq eu vendi uma 5Dmk 2 e comprei uma APSC.
Como sempre ótimo, o que chama atenção é criação de câmeras FF de baixo custo, como a RP, depois a Sigma e as da Nikon e a nova da Sony. O que chama atenção que no Brasil a loja oficial da Cânon praticamente não tem lentes RF, como também não lançarem a T7i, M50, M5, M6, T8i a 90d e nem RP.
Importar pro BR com o dólar atual, considerando que cada câmera nova passa por certificação na Anatel (por conta do wi fi) e outras burocracias, eu entendo por que a marca não traz a linha completa...
@@ArmandoVernagliaJunior com certeza, com toda essa complicação e o dólar nas alturas, cabe apenas os modelos mais simples da gama e com preços relativamente caros.
Tenho vontade de ter, futuramente, uma câmera da linha R. Mas não necessariamente por ser full frame, mas devido à tecnologia embarcada nas Mirrorless, como, por exemplo, ter pontos de foco em quase todo o quadro, o foco no olho, os três dials que devem vir de agora pra frente, e algumas outras coisas. É para onde a tecnologia vai evoluir.
Se houvesse uma apsc mirrorless da linha R, com boa construção e um preço condizente, seria algo que eu poderia considerar.
Atualmente pra mim não é vantagem. Teria que me desfazer das minhas lentes e gastar bastante para ter as EF ou RF. Ainda que essa mudança compense no caso das lentes L. Mas meu trabalho atualmente não absorve esses custos. Por enquanto, fico com minha 80D. Não tenho do que reclamar.
Rapaz...eles te ouviram 😳 olha aí a R7 e R 10
@@jordanfirmino3120 pois é! Demanda do mercado, e não é recente.
@@leondiasg mas e agora, supre seus anseios!? Visto que no caso da lentes o adaptador resolve
A Nikon tem a mirrorless Z50 APS-C que é uma tremenda câmera, vide reviews de grandes fotógrafos mundo à fora...
A Z50 é excelente, é uma versão mirrorless aprimorada da D7500 que tem review aqui no canal, especialmente nas funções de vídeo ela foi melhorada sobre a D7500, em foto elas são parecidas no desempenho.
Tô contando os dias pra eu ter duas Z50... Câmera dos meus sonhos. Até lá, a Nikon faz uma D500 Mirroless com IBIS e foco pra vídeo bom, aí sim seria show!
Mestre Armando! Por favor! Cite algum Fotógrafo de moda ou de retratos que utilize sensor APS-C. Pra fortalecer o embasamento!
Em estúdio eu conheço, eu uso uma 7D em estúdio de moda e conheço outros que usam 80D, D7200 e até Gh4 da panasonic. Os mais famosos sempre vão utilizar full frame, muitos até para editoriais fora do ambiente controlado.
Poderia me add no Instagram pra eu ver teu trabalho? @ramarysstudio
Olha, já vi gente clicando moda com smartphone, e com MFT, com aps-c, com médio formato, com filme... tem de tudo no mercado, moda geralmente usa ISO baixo, então é um setor menos impactado pelo tamanho do sensor.
instagram.com/benjaminkanarek?igshid=1r4zujqdjx0oz
Eu saí da DSLR Full frame e fui para a Mirrorless APS-C. Qualidade de imagem igual ou melhor, nesse caso, e carrego a metade do peso e volume de antes.
Vinícius de Moraes escreveu a letra da música garota de Ipanema em um papel de pão.
Grandes obras da nossa história nasceram de improviso, com equipamentos abaixo do ideal, digo sempre que os grandes gênios fotográficos do passado fizeram suas genialidades com equipamentos que hoje não serviriam para equipamento de entrada.
Aproveitei a pandemia e me libertei desse vicio da equipamentite, ja dei tchau p minha RP e mais duas Fujis, assim como varias lentes, foi libertador.
É prá glorificar de pé! :D :D :D
Mais um video excelente. Reflexões extremamente importantes, ainda mais agora com esse rio de lançamentos e com esse dólar doido. Eu quase comprei outra câmera, mas vou ficar com a sl2 mesmo. Abs grande
Eu diria que agora é momento de ficar com o que tem e esperar as turbulências passarem, equipo dura fácil 5, 6 ou mais anos, então dá tempo da loucura atual passar.
@@ArmandoVernagliaJunior com certeza! 🙌🏻
As pessoas desprezam o micro 4/3 mas não sabem o que estão perdendo (apesar da zero representatividade da Olympus e um pouco melhor das Panasonic no BR), as lentes são bem menores , leves e baratas, com o fator de multiplicação, o zoom fica maior , por isso muita gente q faz vida selvagem usa.
O problema do MFT sempre foi mais comercial e menos fotográfico, o fato de apenas duas empresas abraçarem o formato (sendo duas que não eram majoritárias no mercado), competindo diretamente com o aps-c das marcas grandes (Canon, Nikon e Sony) definiu o destino do MFT... com a venda da operação de câmeras da Olympus, a marca tem futuro incerto, deixando apenas nas mãos da Panasonic o formato, sendo que esta vem gastando boas granas em full frame... mas o formato em si tem muitos pontos positivos como você bem disse, lentes menores, que tem potencial de serem mais baratas.
Tenho duas câmeras apsc da Canon e uma mirrorless da Sony antigona (Nex) que é minha câmera pra usar em lentes manuais. E com um kit de 600 reais da Nex; consigo fazer fotos incríveis tão boas quanto as novas ASPC SL2 e T5i ; fora minhas APSC da Canon que entregam, virtualmente, os mesmos resultados. Meus equipamentos já se pagaram. Trabalhei com FF, e não penso em migrar, o APSC me atende perfeitamente.
O dois cursos são excelentes.
Obrigado meu caro! :D
Vídeo esclarecedor e sensato, obrigador professor!
Obrigado. :)