Um dos melhores canais que traz uma ótima abordagem sobre a psicanalise, parabéns!! Poderia trazer como funciona o complexo de édipo em pessoas trans, seria interessante.
Não hesitamos em comparar que os processos oníricos - e, por extensão, todo o inconsciente - já está implícito no uso contemporâneo da interpretação transferencial que a Mulher não existe.
Então, se no lar, as pessoas não reagem ameaçando a criança de "castração", ela não passa pelo complexo de Édipo?! Ou essa "ameaça" se dá de outras formas?! Uma outra dúvida: a psicanálise tem alguma explicação para a perseguição masculina contra mulheres?!
Meio tarde pra responder mas enfim kkkk Na sua última pergunta essa "perseguição" pode ser explicada por essa fase do complexo de édipo onde o menino nao teve o "não" da figura paterna, ele não teve esse medo da castração, ele nao teve limites impostos a ele que a mãe nao é só dele, então ele cresce exercendo esse poder sobre outras mulheres. A ameaça da castração pode vir de outras formas também mas todas as crianças tem que passar por essa fase dos limites, do "não", e caso não ocorra a criança pode acabar desenvolvendo algum transtorno psíquico, como, por exemplo, a perversão que é quando o indivíduo não tem essa lei presente. Mas todas as crianças passam pelo complexo de édipo, só é diferente pra cada indivíduo
@@atlasinstrucoes7674 Não entendi muito bem sua pergunta, mas esse pensamento da castração é inconsciente, ninguém nunca lembra de ter pensado sobre isso quando criança
Interessante! Acho que faltou um vídeo específico sobre o complexo de Édipo. Seria interessante relacionar esses conceitos com o caso retratado no livro "Uma neurose demoníaca do século xvii", por Freud, e conecta-lo com as circunstâncias atuais do fenômeno religioso e/ou sobrenatural brasileiro.
120 anos. Freud sistematizou a psicanálise faz todo esse tempo. Era completamente louco a 120 anos. As pessoas continuam tendo resistência até hoje. No mínimo intrigante essa teoria tão longeva não?
🤣🤣🤣 sim é uma história maluca, mas ela se confirma e reafirma na clínica! Quem convive com crianças pequenas também conseguem presenciar essas fases, principalmente se tem conhecimento prévio percebe com mais clareza! E sim centenas de pessoas já pararam para pensar que pode não ser nada disso... mas como a Milena falou, é mais de um século e a psicanálise não cai... e sempre terá quem continuará tentando derruba-lá... e é isso que mantém ela viva!
O órgão dela não é o clitóris e sim a vagina ??? Mas tudo não está preso no corpo da menina ... ( tem menina que têm clitóris bem pequeno e aí ??? Não acha muito pensamento relacional para uma criança????
Nao vou muito nesse entendimento de freud, com todo respeito a teoria, as crianças não possui noção validada sobre ter ou nao pênis. São crianças! Caso essas aberturas existam, ao ponto de gerar raiva da mãe ou do pai, ou de quem os cria, pode ser um indício de algum ser humano estar apresentando algo para a criança. Nao entendo, (apenas a minha opinião ate o momento) que ter ou nao pênis será motivo de castração e angústia. Muitas famílias ainda mantém a história de que vieram da sementinha ou cegonha e etc..onde menino usa uma cor e menina outra, além de um ter piupiu e outra pepeca, etc. Essa postura existe de forma centenária e, somente no seculo xxl, que estão ordenando novos entendimentos. Gosto muito dos vídeos porém este é uma interpretação que eu não consigo assinar como certo. A castração pode ocorrer por separação de algo concreto ou fantasia gerando angústia.
Andressa eu quero tanto ficar sein a bola passar o canivete 🔪 no meu saco tirar a minha duas bola foram dó meu saco deixar o meu saco mucho sein a bola serei feliz ser capadinho pôr mulher
Sem firulas, sem rodeios, tudo o que eu queria saber de forma bem direta e fácil de absorver. Obrigado
Nossa, graças a deus encontrei alguem que explica numa lingagem fácil e acessivel de enternder sobre esse assunto!
Você já passou por isso 😉
Um dos melhores canais que traz uma ótima abordagem sobre a psicanalise, parabéns!! Poderia trazer como funciona o complexo de édipo em pessoas trans, seria interessante.
Seria interessante. Nunca parei pra pensar nisso.
Apenas um jovem que acha que a mãe é eterna,forte e que sempre vai estar com ele.
Ótima explicação. Obrigado!!
Agora eu entendi...Obrigado!
Bela explicação
Maravilhosa explicação , por uma pessoa fascinante 💙💜🤍🏳️⚧️💐‼️
Exelente explicação.
Que aulão, meu deus! Obg ❤
Gosto muito das suas explicações, e gostaria de pedir se vc poderia falar um pouco do caso Ana O.
Muito obrigada.
O melhor vídeo que achei!
Belo vídeo, professora! Obrigado!
Muito boa a explicação, sugiro que você coloque a bibliografia dos livros para aprofundar esses conceitos tão importantes na Psicanálise.
Olá Jacqueline, obrigada pela devolutiva.
Na descrição do vídeo estão os livros citados 😉.
Obrigada pelo vídeo cheio de informações e referências 🥰🤍🌸
Muito boa a explicação, obrigada!
Gostei muito das explanações !!!
Gostei muito das explicações.
Adorei sua explicação, muito clara e bem embasada, muito obrigada!!!
Não hesitamos em comparar que os processos oníricos - e, por extensão, todo o inconsciente - já está implícito no uso contemporâneo da interpretação transferencial que a Mulher não existe.
Bem claro, grata!
Muito interessante!!!👏
No caso por não ter síndrome da castração, é que ele se sente, muito poderoso,um homem com desvio.
Muito bem explicado!
Perfeito!!!
Muito obrigada por compartilhar!
Muito obrigada pela explicação, perfeita.
Ótimo canal! Parabéns
Perfeita! Amei sua forma de explicar.
Muito boa explanação! Obrigada!
Muito obrigada!!
Obrigadaaaaaaaaaaa ❤
O pai tem o falus maior que o dele ,e o menino por amar a mãe,decide larga-la ,para ser igual o pai e conseguir assim o amor da mãe.
Dra. há um roteiro específico para se entender a prática masturbatória, indo da saudável ao psicopatológico?
Parabéns!
Muito interessante
E quando esse complexo de castração passa para a adulta?
Por minha culpa ,meu caçula não passou pela síndrome da castração.Nesta idade sofri um acidente.
O conceito de "angústia " se relaciona ao conceito de "castração ", então?
E se temos como pais pessoas do mesmo sexo? Como ficaria o complexo de Édipo?
EM si só a Antitese do casamento homoafetivo. Na minha opinião.
Não existe pai e mãe, existe função paterna e materna, portanto não importa se o casal é hetero ou homo, alguém vai fazer a função na vida da criança.
Então, se no lar, as pessoas não reagem ameaçando a criança de "castração", ela não passa pelo complexo de Édipo?! Ou essa "ameaça" se dá de outras formas?!
Uma outra dúvida: a psicanálise tem alguma explicação para a perseguição masculina contra mulheres?!
Meio tarde pra responder mas enfim kkkk Na sua última pergunta essa "perseguição" pode ser explicada por essa fase do complexo de édipo onde o menino nao teve o "não" da figura paterna, ele não teve esse medo da castração, ele nao teve limites impostos a ele que a mãe nao é só dele, então ele cresce exercendo esse poder sobre outras mulheres.
A ameaça da castração pode vir de outras formas também mas todas as crianças tem que passar por essa fase dos limites, do "não", e caso não ocorra a criança pode acabar desenvolvendo algum transtorno psíquico, como, por exemplo, a perversão que é quando o indivíduo não tem essa lei presente.
Mas todas as crianças passam pelo complexo de édipo, só é diferente pra cada indivíduo
@@julia.2925 Mais tem menino que acha que mulheres são castradas?
@@atlasinstrucoes7674 Não entendi muito bem sua pergunta, mas esse pensamento da castração é inconsciente, ninguém nunca lembra de ter pensado sobre isso quando criança
Interessante! Acho que faltou um vídeo específico sobre o complexo de Édipo. Seria interessante relacionar esses conceitos com o caso retratado no livro
"Uma neurose demoníaca do século xvii", por Freud, e conecta-lo com as circunstâncias atuais do fenômeno religioso e/ou sobrenatural brasileiro.
Tive um sonho que minha ex namorada dizia que eu castrava ela, acordei confuso e aqui estou
😃
Com que idade a menina se volta novamente para a mãe?
Isso é literal? Ou inconsciente? A criança não se dá conta que tem seus medos e outros sentimentos. O edipo é inconsciente?
Completamente inconsciente!
Nada literal!
O menino larga a mãe ,por uma reação natural , quando menino ,pois a mãe ama o pai.
Mas afinal a teoria de freud e 100% verdadeira ????
É uma teorização, não uma ciência em si
Gente, sentido = nenhum. Fica parecendo que a vida gira entorno de ter um pênis ou não.
Ótimo o vídeo! E sobre a autocastração?
Quem garante uma história maluca dessas? Ninguém nunca parou pra pensar que pode não ser nada disso?
120 anos. Freud sistematizou a psicanálise faz todo esse tempo. Era completamente louco a 120 anos. As pessoas continuam tendo resistência até hoje. No mínimo intrigante essa teoria tão longeva não?
🤣🤣🤣 sim é uma história maluca, mas ela se confirma e reafirma na clínica! Quem convive com crianças pequenas também conseguem presenciar essas fases, principalmente se tem conhecimento prévio percebe com mais clareza!
E sim centenas de pessoas já pararam para pensar que pode não ser nada disso... mas como a Milena falou, é mais de um século e a psicanálise não cai... e sempre terá quem continuará tentando derruba-lá... e é isso que mantém ela viva!
Marcelo, trabalho como psicanalista e vejo isso na clínica.
@@alexandrevieira766 q interessante, fascinante a Psicanálise...Uma viagem Para dentro do ser humano não orgânico.
Castrado detectado.
O órgão dela não é o clitóris e sim a vagina ??? Mas tudo não está preso no corpo da menina ... ( tem menina que têm clitóris bem pequeno e aí ??? Não acha muito pensamento relacional para uma criança????
Nao vou muito nesse entendimento de freud, com todo respeito a teoria, as crianças não possui noção validada sobre ter ou nao pênis. São crianças! Caso essas aberturas existam, ao ponto de gerar raiva da mãe ou do pai, ou de quem os cria, pode ser um indício de algum ser humano estar apresentando algo para a criança. Nao entendo, (apenas a minha opinião ate o momento) que ter ou nao pênis será motivo de castração e angústia. Muitas famílias ainda mantém a história de que vieram da sementinha ou cegonha e etc..onde menino usa uma cor e menina outra, além de um ter piupiu e outra pepeca, etc. Essa postura existe de forma centenária e, somente no seculo xxl, que estão ordenando novos entendimentos. Gosto muito dos vídeos porém este é uma interpretação que eu não consigo assinar como certo. A castração pode ocorrer por separação de algo concreto ou fantasia gerando angústia.
Quando eu era pequeno que eu fazia arte sempre falavam que ia me capa no canivete
Noossa cara, q dureza. VC deve ter tido muito medo. Isso te causou alguma fobia ou Trauma? Abracos ai.
Porque é sempre voltado para o Pênis? Pela explicação, menino tem medo de perder e a menina quer ter. Pq?
Andressa eu quero tanto ficar sein a bola passar o canivete 🔪 no meu saco tirar a minha duas bola foram dó meu saco deixar o meu saco mucho sein a bola serei feliz ser capadinho pôr mulher
@@vitoriasa6502 kkķkkkkk
Queria saber tbm!!!
Não dá pra mim
Castração é?kkkkkkk
Freud é complexo de mais
Essa parte é terrível
Parabens pela forma terna de ensinar.
sucesso ;))
@psicanaliseminuto
Janio rj
Excelente explicação
Excelente explicação!!
Muito boa explicação!