Quando eu tinha uns 15 ou 16 anos, minha professora de português escreveu prolixo em uma redação que eu fiz. Na hora eu pensei "Será que sou um aluno tão ruim assim que a professora pediu pra eu mandar minha redação 'prolixo' ? ". Depois perguntei à professora sobre isso e ela me explicou kkkkkk.
eu sou uma pessoa bem concisa. eu posso garantir que socialmente é melhor ser prolixo. a concisão é frequentemente entendida como antipatia e grosseria
Concordo, meu namorado é mais conciso e eu sou mais prolixa. As pessoas acabam não gostando de falar muito com ele, eu costumo ser mais aceita. Mas tbm entendo que eu tenho muita confusão na mente e que ele me ajuda a ser melhor.
sou prolixa mas me disfarço de objetiva, portanto conheço bem os dois mundos pra te dizer que, socialmente, é melhor ser igual a todo mundo: os extremos (nós) sempre se fod&%.
Acabei me tornando prolixo por conta dos constantes episódios em que as pessoas exigem uma resposta simples, desconsideram contexto, e depois te cobram e são injustos com você por que a sua resposta simples e superficial não correspondeu 100%. É muito fácil para um médico dizer "Não, não é grave", dai a pessoa se descuida, o problema agrava, e a pessoa além de se revoltar contra você, ainda faz questão de te difamar por ter "errado". É muito difícil "simplificar" informações profissionais num mundo com tantas pessoas intelectualmente desonestas que não aceitam que aquela resposta foi apenas superficial, que há mais informações importantes a se considerar
Concordo. Eu justamente trabalho escrevendo artigos científicos e realmente a ciência e a medicina não são ciências exatas. Não dá pra resumir tudo em poucas palavras, pois isso pode colocar o paciente em risco. O ideal é explicar detalhadamente para o paciente o quadro dele para que ele tome uma decisão informada sobre sua saúde.
Vc foi certeiro. Fui um adolescente e um jovem adulto de poucas palavras, mas fui ficando mais velho e cada vez mais prolixo, tanto por causa de experiências pessoais quanto profissionais que me forçaram a ser assim, para me resguardar. Se vc é curto e objetivo, muitas vezes há uma falha absurda na comunicação, então é melhor falar ou escrever muito e deixar tudo bem explicado.
acho q vc foi um pouco prolixo... rsrs faça um teste... se tivesse q reescrever em somente 4 linhas isso tudo... "as vezes nos medicos somos prolixos pra tirar o nosso da reta"
Conteúdo muito bom. Mas quero deixar um relato, há algum tempo eu estava tão obcecado em ser menos prolixo que comecei a achar irritante as pessoas que eram proxilas, porém eu não vivo só de trabalho, eu não vivo só de ser assertivo o tempo todo e de querer economizar o máximo de tempo em tudo, com isso eu percebi que eu estava achando minha mãe chata por ser prolixa, sendo que tudo que ela estava me fornecendo era afetividade, amor, cuidado, mesmo sendo prolixa. Então, parei de me irritar/chatear quando as pessoas próximas estão sendo prolixas e passei a valorizar mais o tempo gasto com ela.
Hoje em dia quando somos sucintos somos considerados "grossos" e quando somos prolixos ninguém quer nos ouvir. O melhor é ficar calado e ler um livro ha ha ha ha.
93% da nossa comunicação é não verbal. Preste atenção na velocidade e tom da sua fala, expressão corporal e facial... é isso que gera o desconforto nas outras pessoas e não o que você diz.
Jornalismo de TV enche o saco mesmo pra segurar o público e manter audiência. Mas matérias escritas são feitas com uma técnica chamada Pirâmide invertida. Isso significa que a notícia deve escrita respondendo no primeiro parágrafo 6 perguntas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? e Por que? Nem sempre se responde todas, mas boa parte delas precisa ser respondida. Os outros parágrafos são para explicar melhor cada detalhe dessas perguntas.
Tudo depende do meio e do objetivo. As vezes é necessário explicar detalhadamente, noutras é necessário ser direto. A graça está em saber entender quando usar um e outro, incluindo o tipo de personalidade com quem está interagindo.
O comentário mais sensato! Não gosto quando as pessoas puxam sardinha mais pra um lado do que para outro...mas sim quando sabem falar de ambas as posições com moderação
Muito importante ensinar a Língua Portuguesa em canais de grande alcance, como o TH-cam! Ainda mais no Brasil de hoje! Sempre foi - mas atualmente é ainda mais - um serviço de utilidade pública. Parabéns!
@@mariapacheco7995Não achei o vídeo prolixo. Ela explicou o termo, possíveis causas, exemplos e demonstrou formas de não ser. É diferente de ficar falando e falando de forma desnecessária.
Você explica muito bem e de forma clara nossa como foi bom assistir este conteúdo. Entendi perfeitamente. Obrigada. "verborrágica" ( palavra nova pra mim). 😁
Reflexo do sistema educacional que valida textos por quantidade de palavras/páginas/linhas. Quanto mais, melhor. Quando vamos pro mercado aprendemos que o cliente e o consumidor querem entender tudo se possível sem que seja dito.
Literalmente as 3 dicas que ela falou eu já tinha ouvido falar, mas em contextos diferentes e aplicada a coisas diferentes. Gostei do modo como ela passou e como usou.
E por isso o Primo Pobre conseguiu ajudar milhares de pessoas. Ele deixou os termos financeiros de lado e foi direto ao ponto, com clareza e simplicidade, atingindo o público mais humilde que é o foco do canal dele.
O Primo Pobre é simplesmente um dos melhores e mais sensacionais canais do TH-cam. Cara ensina de uma forma que além de aprender, vc se sente amigão dele.
@@josemagalhaes1566 Não, esse é o Primo Rico, que ja era famosos bem antes do primo pobre e inspirou o canal do primo pobre, o nome primo pobre é justamente uma sacada com o canal do primo rico. O primo pobre é totalmente o contrário a essas ideias absurdas de "fique milionário ganhando um salário mínimo".
@@vitorsousa4412 eu vi que "prolixo" pode ser quem fala demais também. Realmente, ele fala muuuuito, mas ele explica tudo várias e várias vezes, de uma forma fácil de entender.
No meu primeiro ano de Direito, na matéria de Linguagem Jurídica, a professora nos introduziu um tema chamado “Ruídos Comunicacionais” que, de certa forma, me chamou muito a atenção e eu captei o conteúdo rapidamente. E esse tema disse basicamente o que a professa Lara acabou de dizer no vídeo: “saber nos expressar de acordo com o nosso público/cliente ou o meio social ao qual estamos inseridos”. O engraçado é que esse tema hora ou outra sempre vem à tona, porém, raramente sabemos aplicá-lo. P.s: Professora Tatiane, obrigado.
O problema é que os operadores do direito e os juristas, adoram a encheção de linguiça, sendo prolixos e pior ainda, pernósticos. O que dificulta ao extremo estudar pra concursos, pq na maioria das vezes a gente não tem muito tempo, tem o dia corrido, tem que conciliar com trabalho e tem pressa porque é muito conteúdo pra ver de uma só vez. E geralmente quem está estudando pra concurso, é pq ta lascado e tem pressa. Mas parece que a ideia é justamente essa, de forma proposital, manter esses cargos nas mãos de quem tem tempo de sobra pra perder com textos gigantescos, prolixos, livros e mais livros e muito blá blá blá. Não é a toa que vc raramente vê alguém que ja não venha de família muito rica nos altos cargos do judiciário.
- Atualmente vivemos em um paradoxo. exemplo: se você descrever algum argumento de forma simplistas dizem que você não tem conteúdo, já na contra mão disso, se você buscar analisar vários pontos para minar equívocos e erros de intepretações - você é prolixo.
Há momentos em que é necessário detalharmos as coisas. Porém, atribuo ao atual momento de imediatismo das pessoas em taxar qualquer coisa extensa de prolixa, mesmo ela não sendo. Há de se cuidar quando escrevemos coisas desnecessárias. Mas, é injusto quando temos que escrever muito e, por si só, já taxam o texto de prolixo. Parece desculpa esfarrapada. Essas pessoas que reclamam disso conseguem ler um livro?
@@evertondossantos5202 Eu conversando com minha irmã sobre esse vídeo,dei o exemplo de uma entrevista de emprego. Se vc não for prolixo,vão deduzir que lhe falta conhecimento.
Interessante é que eu costumo escrever melhor do que falo. Se fico nervosa eu falo com a língua pesada, mas se estou com raiva e escrevo… as palavras fluem. Que aula!
Tenho mais duas dicas: falar mais devagar, e não ter medo do silêncio. 1. Falando devagar, você se dá mais tempo para pensar nas palavras certas e ser mais claro. Falar rápido demais pode "atropelar as coisas". 2. Não ter medo do silêncio: pode acontecer de ter um período breve sem falas que pode trazer desconforto, aí a pessoa tenta preencher ele com qualquer coisa - o que é ruim pra comunicação. O silêncio pode ser muito importante durante o diálogo/apresentação pra pausas, reflexões etc. Dicas sobre oratória podem ajudar muito a ser mais assertivo na fala. Recomendo esse vídeo sobre isso: th-cam.com/video/5mu285wPHWA/w-d-xo.htmlsi=i2C9XAJ-m4_ef70D
A diferença é as pessoas conseguem entender porque lhes falta conhecimento ?acredito que essa geração não tem bagagem. Pra entender o que muitos falam .....
Parabéns Lara, você é tão boa no que faz como qualquer pessoas que faz bem, o que nasceu para fazer; você trabalha para o público mas parece que você fez essa aula para mim objetivamente: Grato.
Eu não tinha o hábito de escrever em um diário até que em 2022 comprei um pequeno caderno e decidi começar a registrar minha vida. Isso me ajudou muito e como ela disse acima, você cria uma pequena terapia para sí e com o passar do tempo vc percebe que muitas coisas vão melhorando, desde o seu pensamento, sua escrita fica mais bonita pelo hábito de escrever manualmente e sem contar que para o cerebro é maravilhoso e existem relatos da neurociência sobre isso (é melhor que digitar) enfim... esse vídeo veio num momento certo pois tem tempo que não pego no diário.
Cai no canal de " paraquedas" por ter esse problema a vida toda e em poucos minutos compreendi com agir a partir de agora ao escrever e principalmente falar com outros ... excelente. Obs: usei a técnica neste texto.
discordo, ele não é prolixo porque apesar de falar muitas palavras entrega igualmente muito conteúdo. Acho ele um porre e principalmente muito devagar, mas, fo-#ˆ, só vejo vídeo no 2x mesmo...
Pensei exatamente isso! Ele fala com se tivesse falando para profissionais de medicina ou bioquímica. As vezes é algo bem simples e o homem transforma em uma aula cheia de termos técnicos. Não sei se é ingenuidade ou exibicionismo narcisista para mostrar que é o Dr. Super inteligente, nível superior, culto, bonitão, sarado e "natural" que você jamais vai ser ou entender.
Os dois aspectos são inconvenientes. Ser muito conciso também aborrece. É como se a pessoa tivesse preguiça de falar ou de escrever. Ontem, por exemplo, uma lutadora foi a vencedora. A repórter perguntou pra ela: " Você venceu a luta. Parabéns! Na luta em pé, você levou desvantagens. E aí, encontrou dificuldade"? A lutadora: " É, mas tudo bem, o importante é que ganhei". A repórter ficou frustrada e encerrou logo a conversa. Quanto a ser prolixo, também cansa. Às vezes, escrevo de forma mais curta e, outras, vezes, me alongo mais, porque preciso explicar as razões do que afirmei. Ou por vezes, há um assunto importante que se encaixa no tema. Gosto de ser analítico e às vezes, me aproximo da prolixidade. Nas redes sociais, como aqui no TH-cam, não existe o número de palavras. Gosto mais daqui do que no "X" (Twiter ) que estabelece um número reduzido de palavras. Uma " titica de galinha". Sai do Twiter por causa disso. Kkkk, já me alonguei um pouco. Pra finalizar, o mais famoso prolixo foi o magnífico Rui Barbosa. Tendo paciência, aprendia -se muito com ele. Toda regra tem exceção, pois!
Exatamente. O exemplo que ela deu do médico e do paciente: se fosse comigo, acharia o médico incompetente e distante, pois meu raciocínio é muito lógico e analítico, então nesse caso apenas um sim ou não pra mim não serve. Quero o conhecimento, fundamento.
Tema muito interessante. Eu sou uma pessoa prolixo e estou me policiando nisso para aprender a ser uma pessoa mais objetiva Quando se faz necessário. Porém eu sou uma pessoa que ama saber dos processos então eu amo saber de causa e efeito, mas , entendo que tem horas que temos que aprender a ser mais objetivos. Porém não acredito aue devo parar de ser assim prolixo pois quando se trata de aprender e ensinar eu sou muito bom nisso , quando eu me disponho a ensinar alguém de algum processo eu sou fera nisso. Então isso na vdd apenas precisa ser dosado para que eu não seja assim em todo momento.
Sou extremamente prolixo e vejp as pessoas deixando de prestar atenção quando falo. Isso porque tenho um pensamento muito acelerado e bagunçado. Agora estou em processo de diagnóstico de TDAH e tudo está fazendo sentido pra mim do possível motivo de ser assim.
Felipe, boa tarde. O que percebo em oradores atuais, é uma dificuldade com pausas no discurso, importantíssimas. E deixar os ouvintes captar e completarem as entrelinhas. UM discurso prolixo e detalhista é muito maçante. Ainda bem que voçê é consciente do fato.
Quer saber numa boa? Isso tem mais a ver com personalidade e respeito ao jeito de ser de cada um. Se conversar com alguém q fala demais, respeite e deixe ela falar. É só não fazer mais perguntas ou mudar um pouco o assunto q ela irá se acalmar e diminuir a ansiedade ou outro motivo q está fazendo ela falar mais do q vc gostaria. E o contrário tb pode acontecer, quem é mais minucioso e gosta de dar detalhes pode acabar achando quem fala pouco ser uma pessoa meio sem graça etc. Cada um deve respeitar o jeito de ser e de falar do outro.
Lembro-me da época de escola, minha professora cobrava muito que desenvolvessemos mais as respostas. Até certo ponto, isso me influencia até os dias de hoje. Esse vídeo caiu como uma luva !
Ahm se os vídeos do TH-cam fossem assim!! Direto ao assunto, sem vinhetas, sem “ pediçao” de like, compartilhamento e comentário antes mesmo do vídeo rolar. Pelo vídeo não ser prolixo ganhou compartilhamento like e inscrição! Parabéns!
A pessoa prolixa se preocupa em não dar margens para interpretações estranhas. A pessoa assertiva se preocupa em ser objetiva e direta. Saber com quem se fala faz toda a diferença. A linha, muitas vezes, é tênue. Ótimo vídeo!
Vc sabe e o que diz. E fala com muita propriedade e clareza! Aprendi em minutos algo profundamente relevante na comunicação! Estou muito agradecida pelo conteúdo enriquecedor ❤️
A forma prolixa parece mais poética 😂 Prolixa com orgulho aqui (tenho TDAH, a confusão está na fonte)! Eu tenho que fazer um esforço descomunal para ser mais sintética, mas sempre acho que ficou faltando alguma coisa, gosto de detalhes
Lara, você poderia dar dicas a respeito da profissão de professor, estou começando nessa área, e seu sucesso como professora, mesmo sendo formada em Direito, é admirável -- sendo empreendedora nos próprios cursos. Dicas de como professor pode arrumar trabalho, por exemplo. Quais caminhos você percorreria depois de tantas experiências. Muito obrigado, você é um tesouro.
O TH-cam é umas das melhores coisas já criadas pelo homem. Aqui podemos ver tantas pessoas inteligentes ensinando tantas coisas boas como esta aula por exemplo. Obrigado professora.
Você que é assim: eu amo vc, continue dando atenção aos detalhes, eles fazem a diferença. Isso é papo de gente preguiçosa que não quer entender exatamente oque o outro quis dizer. Se contenta com achismos.
Excelente, professora. De fato, tenho essa tendência um tanto quanto desagradável. Em meu caso, percebi que pendo para a insegurança e, por isso, estou focando em desenvolver a escrita como forma de lidar melhor com essa questão. Abraços!
@@AlexanderPR2 E ele ainda é feminista, e acredita que para lutar por um mundo mais justo não se precisa apenas entender de justiça, precisa pensar como determinado grupo pensa. eles possuem uma mente pequena os filosofos atuais.
Certa vez, meu professor de processo civil disse: “A única diferença de prolixo e ‘pro lixo’ é um espaço. Não sejam prolixos principalmente em audiências ou sustentações orais”
Acho que a melhor história sobre prolixidade que já vi foi uma crônica de Millôr Fernandes criticando o livro "Dependência e Desenvolvimento na América Latina", de Fernando Henrique Cardoso. O livro é quase ininteligível, mas Millôr consegue dissecar e expor o truque do ex-presidente de usar verborragia para disfarçar a falta de de conteúdo.
"Pense antes e fale tudo com três palavras." - PAI, Meu. Nada pior do que ficar enrolando e enfeitando muito as frases. Tempo é dinheiro, tempo é escasso.
E assim ocorrem as guerras mundiais. É importante sempre definir bem os conceitos e preencher todos os contextos com o maximo de detalhes possível. Ninguem tem tempo, é o tempo que nos tem, a pressa é inimiga da fidedigna e excelente execução.
@@gus.persil, eu não disse em nenhum momento para que haja abstenção do que for necessário à comunicação, mas que seja evitada a prolixidade. O "fale tudo com três palavras" é uma maneira figurada de tentar pedir que não nos enrolem porque existem situações e situações. Não convém dar uma de Zé Bonitinho com o seu "nos mínimos detalhes" 100% do tempo, você se torna extremamente chato e pedante. Sem esquecer de mencionar que, na maioria das vezes, quem muito fala não tem nada a dizer.
@@linnaknudsen4471 adequar o discurso à mensagem e suas circunstâncias é muito diferente de buscar sempre a objetividade e enxutez de toda intenção de comunicação, que é o que sua postulação inicial parece se propor a passar
@@gus.persil, qualquer pessoa compreenderia que foi uma conotação para evitar a prolixidade, só expressei de maneira diferente: "Pense antes de falar, e só então diga o que deseja comunicar." O intuito da frase é indicar que as ideias se organizam melhor na nossa mente antes de as colocarmos para fora em vez de simplesmente começarmos a falar sem seguir uma ordem necessária para que sejamos entendidos. A palavra extrai ordem do caos, como bem diz a Lara. A meu ver, adequar a mensagem às suas circunstâncias é exatamente a mesma coisa que buscar, ou não, a concisão do discurso. Você analisa a situação e identifica se fazem-se necessárias mais ou menos detalhes a serem transmitidos; ninguém precisa ser preciosista a ponto de ficar dando informações desnecessárias em toda mensagem que exprime, são situações e situações. Aposto que, em uma palestra, você iria preferir alguém mais conciso para ouvir a alguém que enchesse o discurso com firulas. Menos é mais. O vídeo da Lara é perfeito. Ela explana como não enrolar e age conforme ensina.
Prolixidade é, por definição, ruim: é o emprego de mais palavras do que o necessário. Se a ocasião exige o emprego de muitas palavras e o indivíduo o faz, não estará sendo prolixo.
@@larabrenner concordo com proverbios 10 19, no entanto, o próprio Olavo sempre utilizou do máximo do seu arsenal léxico pra estilhaçar o muro de falsidade e engano q separava o seu público da verdade.
@@tritioferreiralima6674 Nosso amado professor estava explicando coisas altamente complexas para nossas cabeças tão obtusas hehe! Ele precisava de infinitas palavras. Saudade dele e delas, aliás.
Me sinto prolixo. E creio que isso também possua elementos genéticos. E diariamente conhecemos pessoas naturalmente objetivas, sintéticas, e outras prolixas, analíticas, Mas. E a prática? Há exercícios, .... além da caracterização, por meio destes três aspectos identificadores?
Como é bom assistir a um vídeo que já começa de cara, sem aquele tanto de apresentações desnecessárias! Que aula, meus senhores, que aula!!!!
Sim! As introduções são prolixas por si só! 😂
Uma alegria ler isso!
Foi a primeira coisa que percebi, sem enrolação! Parabéns @larabrenner
@@larabrenner demais, muito bom!
E exatamente o que ela abordou no vídeo kkk
Coerência, é o nome dessa mulher! Falou de prolixidade sem prolixidade nenhuma! Clara e precisa! Parabéns!
Mas era só o que faltava a professora dar uma aula sobre isso sendo prolixa 🙄
@@LTO784 kkkkkkkkkkkkkkkkkk Ops rs.....
@@LTO784 isso é oq mais acontece na sala de aula.
quando se fala muito, muita coisa vai pro lixo pq tudo fica prolixo.
Quando eu tinha uns 15 ou 16 anos, minha professora de português escreveu prolixo em uma redação que eu fiz. Na hora eu pensei "Será que sou um aluno tão ruim assim que a professora pediu pra eu mandar minha redação 'prolixo' ? ". Depois perguntei à professora sobre isso e ela me explicou kkkkkk.
😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂
Ôh dó kkkkkk
Kk tem uns 4 anos que conheci essa palavra, mas anterior a isso, se passasse por usa experiência também pensaria igualmente.
😂😂😂😂😂
eu sou uma pessoa bem concisa. eu posso garantir que socialmente é melhor ser prolixo. a concisão é frequentemente entendida como antipatia e grosseria
Concordo, meu namorado é mais conciso e eu sou mais prolixa. As pessoas acabam não gostando de falar muito com ele, eu costumo ser mais aceita. Mas tbm entendo que eu tenho muita confusão na mente e que ele me ajuda a ser melhor.
Muito pelo contrário: o pessoal de hoje não ouve a gente por mais de 10 segundos.
concordo tb
sou prolixa mas me disfarço de objetiva, portanto conheço bem os dois mundos pra te dizer que, socialmente, é melhor ser igual a todo mundo: os extremos (nós) sempre se fod&%.
Com certeza é grossa.
Acabei me tornando prolixo por conta dos constantes episódios em que as pessoas exigem uma resposta simples, desconsideram contexto, e depois te cobram e são injustos com você por que a sua resposta simples e superficial não correspondeu 100%. É muito fácil para um médico dizer "Não, não é grave", dai a pessoa se descuida, o problema agrava, e a pessoa além de se revoltar contra você, ainda faz questão de te difamar por ter "errado". É muito difícil "simplificar" informações profissionais num mundo com tantas pessoas intelectualmente desonestas que não aceitam que aquela resposta foi apenas superficial, que há mais informações importantes a se considerar
Cirúrgico e real seu comentário!
Concordo. Eu justamente trabalho escrevendo artigos científicos e realmente a ciência e a medicina não são ciências exatas. Não dá pra resumir tudo em poucas palavras, pois isso pode colocar o paciente em risco. O ideal é explicar detalhadamente para o paciente o quadro dele para que ele tome uma decisão informada sobre sua saúde.
Melhor não abrir margem para suposições aí colocamos todas as informações
Vc foi certeiro. Fui um adolescente e um jovem adulto de poucas palavras, mas fui ficando mais velho e cada vez mais prolixo, tanto por causa de experiências pessoais quanto profissionais que me forçaram a ser assim, para me resguardar. Se vc é curto e objetivo, muitas vezes há uma falha absurda na comunicação, então é melhor falar ou escrever muito e deixar tudo bem explicado.
acho q vc foi um pouco prolixo... rsrs
faça um teste... se tivesse q reescrever em somente 4 linhas isso tudo...
"as vezes nos medicos somos prolixos pra tirar o nosso da reta"
Conteúdo muito bom. Mas quero deixar um relato, há algum tempo eu estava tão obcecado em ser menos prolixo que comecei a achar irritante as pessoas que eram proxilas, porém eu não vivo só de trabalho, eu não vivo só de ser assertivo o tempo todo e de querer economizar o máximo de tempo em tudo, com isso eu percebi que eu estava achando minha mãe chata por ser prolixa, sendo que tudo que ela estava me fornecendo era afetividade, amor, cuidado, mesmo sendo prolixa. Então, parei de me irritar/chatear quando as pessoas próximas estão sendo prolixas e passei a valorizar mais o tempo gasto com ela.
Entendo o que quer dizer, é difícil não querer aplicar isso para os outros tb
comentário necessário
@Jhordanlima...ufa...! vc falou tanto..........
Vdd! Meu marido e minha mãe são prolixos, fico super irritada😢
a Brenner, L. ensinou haver sentido diferente nas palavras assertivo , e certo , pois ambas são antônimas.
Eu li "pare de ser lixo" aehiuehiue
Bom vídeo
😂😂😂😂
@@renancostavenancio3495 😂😂😂😂
Achei que tinha sido o único
Hahaha eu também
Eu entendi: “pare de ser (em prol) do lixo” 🤭
Hoje em dia quando somos sucintos somos considerados "grossos" e quando somos prolixos ninguém quer nos ouvir. O melhor é ficar calado e ler um livro ha ha ha ha.
O ideal é ser sucinto e objetivo mesmo, se os outro considerarem isso grosseria ae é problema deles.
Ja falei muito. Hoje prefiro ficar calado, observar e só me manifestar se solicitado. Silêncio é ouro.
@@Delcimar_BezerraExatamente isso irmão! Conquiste o direito de ser ouvido.
93% da nossa comunicação é não verbal. Preste atenção na velocidade e tom da sua fala, expressão corporal e facial... é isso que gera o desconforto nas outras pessoas e não o que você diz.
Boa 😅
O JORNALISMO É CAMPEÃO NISSO, TELEMARKTING TB, POLÍTICOS NO DISCURSO. É A FAMOSA ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA.
aquele ESGOTO chamado UOL é impossível de LER, para quem tem mais de 2 neurônios, me dar de cabeça
As sentenças judiciais, começando pelas do STF são ridículas de tão desnecessariamente longas.
@@alexedelweiss3267 É porque eles tem de justificar os altos salários...
Jornalismo de TV enche o saco mesmo pra segurar o público e manter audiência. Mas matérias escritas são feitas com uma técnica chamada Pirâmide invertida. Isso significa que a notícia deve escrita respondendo no primeiro parágrafo 6 perguntas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? e Por que? Nem sempre se responde todas, mas boa parte delas precisa ser respondida. Os outros parágrafos são para explicar melhor cada detalhe dessas perguntas.
Políticos são prolixos e pior, na maioria analfabetos, falam muito e não dizem nada
Adoro quando não existe uma introdução cansativa. Arrasou❤
A Lara é a melhor professora de Português. Ela une todas as qualidades que nos convidam a ouvi-la.
A Lara é muito elegante ao falar, é tão bom ver e ouvir alguém assim, simples e objetiva. Parabéns professora 👏🏻 😊
E linda.
Obrigada pelo carinho!
Tudo depende do meio e do objetivo. As vezes é necessário explicar detalhadamente, noutras é necessário ser direto. A graça está em saber entender quando usar um e outro, incluindo o tipo de personalidade com quem está interagindo.
Disse tudo!
Verdade
O comentário mais sensato! Não gosto quando as pessoas puxam sardinha mais pra um lado do que para outro...mas sim quando sabem falar de ambas as posições com moderação
Quando você ouve alguém com uma dicção primorosa, passando informações realmente relevantes, fica sempre um..aroma de inteligência no ar.
Muito importante ensinar a Língua Portuguesa em canais de grande alcance, como o TH-cam! Ainda mais no Brasil de hoje! Sempre foi - mas atualmente é ainda mais - um serviço de utilidade pública. Parabéns!
O vídeo poderia ser resumido numa frase. "Não enrole pra falar, isso enche a paciência"
Ainda bem que você resumiu, irmão, porque, po#a, que vídeo prolixo
@@mariapacheco7995 Também achei. kkkk
@@mariapacheco7995Não achei o vídeo prolixo.
Ela explicou o termo, possíveis causas, exemplos e demonstrou formas de não ser. É diferente de ficar falando e falando de forma desnecessária.
@@milenavalenzedaria pra resumir em menos de 5 minutos e ela usou quase 9
Prolixo
Boa!
Conhecer a audiência: esse é o ponto de partida na boa comunicação.
Você explica muito bem e de forma clara nossa como foi bom assistir este conteúdo. Entendi perfeitamente. Obrigada.
"verborrágica" ( palavra nova pra mim). 😁
Reflexo do sistema educacional que valida textos por quantidade de palavras/páginas/linhas. Quanto mais, melhor. Quando vamos pro mercado aprendemos que o cliente e o consumidor querem entender tudo se possível sem que seja dito.
Sou prolixa. Já fiz teste de personalidade. Sou assim desde criança. Acredito nessa explicação da insegurança. Obrigada pela explicação!
Eu tbm
Adoraria melhorar isso
Eu tb
Creio que também seja prolixo desde novo. Vivia recebendo broncas da minha mãe pra eu ir direto ao ponto. Ela não estava errada kkkkkkkkk!
Amo cada aula!
Literalmente as 3 dicas que ela falou eu já tinha ouvido falar, mas em contextos diferentes e aplicada a coisas diferentes. Gostei do modo como ela passou e como usou.
Conteúdo bom
E por isso o Primo Pobre conseguiu ajudar milhares de pessoas. Ele deixou os termos financeiros de lado e foi direto ao ponto, com clareza e simplicidade, atingindo o público mais humilde que é o foco do canal dele.
não foi esse mesmo que disse que dá pra viver só com 300 reais de mercado e ainda investir em livros recebendo um salário-mínimo?
O Primo Pobre é simplesmente um dos melhores e mais sensacionais canais do TH-cam. Cara ensina de uma forma que além de aprender, vc se sente amigão dele.
@@josemagalhaes1566 Não, esse é o Primo Rico, que ja era famosos bem antes do primo pobre e inspirou o canal do primo pobre, o nome primo pobre é justamente uma sacada com o canal do primo rico. O primo pobre é totalmente o contrário a essas ideias absurdas de "fique milionário ganhando um salário mínimo".
primo pobre é prolixo em seus vídeos.
@@vitorsousa4412 eu vi que "prolixo" pode ser quem fala demais também. Realmente, ele fala muuuuito, mas ele explica tudo várias e várias vezes, de uma forma fácil de entender.
No meu primeiro ano de Direito, na matéria de Linguagem Jurídica, a professora nos introduziu um tema chamado “Ruídos Comunicacionais” que, de certa forma, me chamou muito a atenção e eu captei o conteúdo rapidamente.
E esse tema disse basicamente o que a professa Lara acabou de dizer no vídeo: “saber nos expressar de acordo com o nosso público/cliente ou o meio social ao qual estamos inseridos”.
O engraçado é que esse tema hora ou outra sempre vem à tona, porém, raramente sabemos aplicá-lo.
P.s: Professora Tatiane, obrigado.
O problema é que os operadores do direito e os juristas, adoram a encheção de linguiça, sendo prolixos e pior ainda, pernósticos.
O que dificulta ao extremo estudar pra concursos, pq na maioria das vezes a gente não tem muito tempo, tem o dia corrido, tem que conciliar com trabalho e tem pressa porque é muito conteúdo pra ver de uma só vez. E geralmente quem está estudando pra concurso, é pq ta lascado e tem pressa.
Mas parece que a ideia é justamente essa, de forma proposital, manter esses cargos nas mãos de quem tem tempo de sobra pra perder com textos gigantescos, prolixos, livros e mais livros e muito blá blá blá. Não é a toa que vc raramente vê alguém que ja não venha de família muito rica nos altos cargos do judiciário.
… NO qual estamos…
@@francis1961 acredito que caiba a preposição “em” tbm, por se referir a lugar.
Mas, de qualquer forma, obrigado.
@@victorsoares1614 NO = contração EM + O
- Atualmente vivemos em um paradoxo.
exemplo: se você descrever algum argumento de forma simplistas dizem que você não tem conteúdo, já na contra mão disso, se você buscar analisar vários pontos para minar equívocos e erros de intepretações - você é prolixo.
Daniel Galera já matou essa charada. Em entrevista: sou prolixo mesmo e não estou nem aí...:
Há momentos em que é necessário detalharmos as coisas. Porém, atribuo ao atual momento de imediatismo das pessoas em taxar qualquer coisa extensa de prolixa, mesmo ela não sendo. Há de se cuidar quando escrevemos coisas desnecessárias. Mas, é injusto quando temos que escrever muito e, por si só, já taxam o texto de prolixo. Parece desculpa esfarrapada. Essas pessoas que reclamam disso conseguem ler um livro?
Concordo em gênero,número e grau. Isso tudo que ela disse é realmente lindo na teoria,porém na prática o efeito é outro.
@@evertondossantos5202 Eu conversando com minha irmã sobre esse vídeo,dei o exemplo de uma entrevista de emprego. Se vc não for prolixo,vão deduzir que lhe falta conhecimento.
@@jpsdgc Sim, também tem essa que é horrível.
Não posso deixar de te ouvir nunca mais..... Tô amando e preciso ver todos os vídeos.... Obrigada
Interessante é que eu costumo escrever melhor do que falo. Se fico nervosa eu falo com a língua pesada, mas se estou com raiva e escrevo… as palavras fluem. Que aula!
Tenho mais duas dicas: falar mais devagar, e não ter medo do silêncio.
1. Falando devagar, você se dá mais tempo para pensar nas palavras certas e ser mais claro. Falar rápido demais pode "atropelar as coisas".
2. Não ter medo do silêncio: pode acontecer de ter um período breve sem falas que pode trazer desconforto, aí a pessoa tenta preencher ele com qualquer coisa - o que é ruim pra comunicação. O silêncio pode ser muito importante durante o diálogo/apresentação pra pausas, reflexões etc.
Dicas sobre oratória podem ajudar muito a ser mais assertivo na fala.
Recomendo esse vídeo sobre isso:
th-cam.com/video/5mu285wPHWA/w-d-xo.htmlsi=i2C9XAJ-m4_ef70D
Excelente, Lara! Esta capacidade de ser direto não é fácil de alcançar, todavia, de extrema importância. Obrigado pelo conteúdo.
Maravilhosa, já me inscrevi.
Eu sou sucinta e direta demais. Acho que também não é muito bom. Saber florear e ser uma boa contadora de história conectada mais com as pessoas.
No seu caso, você é lacônica, que é tão ruim quanto ser prolixo.
A diferença é as pessoas conseguem entender porque lhes falta conhecimento ?acredito que essa geração não tem bagagem. Pra entender o que muitos falam .....
Isso é ser lacônico e é tão ruim quanto ser prolixo.
Parabéns Lara, você é tão boa no que faz como qualquer pessoas que faz bem, o que nasceu para fazer; você trabalha para o público mas parece que você fez essa aula para mim objetivamente: Grato.
Eu não tinha o hábito de escrever em um diário até que em 2022 comprei um pequeno caderno e decidi começar a registrar minha vida. Isso me ajudou muito e como ela disse acima, você cria uma pequena terapia para sí e com o passar do tempo vc percebe que muitas coisas vão melhorando, desde o seu pensamento, sua escrita fica mais bonita pelo hábito de escrever manualmente e sem contar que para o cerebro é maravilhoso e existem relatos da neurociência sobre isso (é melhor que digitar) enfim... esse vídeo veio num momento certo pois tem tempo que não pego no diário.
É usar o bom senso. Lara sempre humilde em suas explicações, assim como a vida tem que ser e nossa comunicação também.
"A palavra extrai ordem do caos". Fantástico! Parabéns pelo vídeo! Uma aula de sabedoria e bom senso. Obrigado!
Cai no canal de " paraquedas" por ter esse problema a vida toda e em poucos minutos compreendi com agir a partir de agora ao escrever e principalmente falar com outros ... excelente.
Obs: usei a técnica neste texto.
Me lembrei da máxima " quem fala demais tem nada a dizer"
O que eu não concordo. Fala isso de um médico?
@@jonatanalmeida2221vai caçar o que fazer
@@jonatanalmeida2221 Ela respondeu no vídeo.
A mulher é bela como a natureza e linda como as flores do campo, que lindo presente 🎁 o senhor Deus fez para o homem ❤. Marco Braga
Alguem precisa fazer esse vídeo chegar no Paulo Muzy urgentemente !!
discordo, ele não é prolixo porque apesar de falar muitas palavras entrega igualmente muito conteúdo. Acho ele um porre e principalmente muito devagar, mas, fo-#ˆ, só vejo vídeo no 2x mesmo...
😂
Pensei exatamente isso! Ele fala com se tivesse falando para profissionais de medicina ou bioquímica. As vezes é algo bem simples e o homem transforma em uma aula cheia de termos técnicos. Não sei se é ingenuidade ou exibicionismo narcisista para mostrar que é o Dr. Super inteligente, nível superior, culto, bonitão, sarado e "natural" que você jamais vai ser ou entender.
Concordo. Fui ver um vídeo dele onde ele tentava se fazer entender 😂. Prolixo d+!@@Hectorplasma1232
Não sei o que é melhor, o conteúdo ou a maneira de passá-lo! Parabéns!!!
Sou prolixo e tenho exatamente essas três questões que você mencionou, mas apenas falando. Quando escrevo, é o contrário, mas por motivos parecidos.
Percebi que em alguns textos do enem há prolixidade. E pra mim era difícil entender e raciocinar.
Os dois aspectos são inconvenientes. Ser muito conciso também aborrece. É como se a pessoa tivesse preguiça de falar ou de escrever. Ontem, por exemplo, uma lutadora foi a vencedora. A repórter perguntou pra ela: " Você venceu a luta. Parabéns! Na luta em pé, você levou desvantagens. E aí, encontrou dificuldade"? A lutadora: " É, mas tudo bem, o importante é que ganhei". A repórter ficou frustrada e encerrou logo a conversa. Quanto a ser prolixo, também cansa. Às vezes, escrevo de forma mais curta e, outras, vezes, me alongo mais, porque preciso explicar as razões do que afirmei. Ou por vezes, há um assunto importante que se encaixa no tema. Gosto de ser analítico e às vezes, me aproximo da prolixidade. Nas redes sociais, como aqui no TH-cam, não existe o número de palavras. Gosto mais daqui do que no "X" (Twiter ) que estabelece um número reduzido de palavras. Uma " titica de galinha". Sai do Twiter por causa disso. Kkkk, já me alonguei um pouco. Pra finalizar, o mais famoso prolixo foi o magnífico Rui Barbosa. Tendo paciência, aprendia -se muito com ele. Toda regra tem exceção, pois!
Perfeito! Gostei da sua forma de pensar.....e o comentário ficou longo....e bem escrito!
Exatamente. O exemplo que ela deu do médico e do paciente: se fosse comigo, acharia o médico incompetente e distante, pois meu raciocínio é muito lógico e analítico, então nesse caso apenas um sim ou não pra mim não serve. Quero o conhecimento, fundamento.
Muito bom! Sucesso para o canal :)
Tema muito interessante. Eu sou uma pessoa prolixo e estou me policiando nisso para aprender a ser uma pessoa mais objetiva Quando se faz necessário. Porém eu sou uma pessoa que ama saber dos processos então eu amo saber de causa e efeito, mas , entendo que tem horas que temos que aprender a ser mais objetivos. Porém não acredito aue devo parar de ser assim prolixo pois quando se trata de aprender e ensinar eu sou muito bom nisso , quando eu me disponho a ensinar alguém de algum processo eu sou fera nisso. Então isso na vdd apenas precisa ser dosado para que eu não seja assim em todo momento.
Creio que seu texto foi "vibe". kkk não? Se não, você foi muito prolixo, amigo Felipe
Isso que eu chamo de objetividade.
Temos que combater a prolixidade nos videos do you tubil.
Você é a MELHOR, mais fina, mais chique professora.
Que vídeo maravilhoso! Acabei de chegar e já me inscrevi na hora que escutei os primeiros minutos.
Sou extremamente prolixo e vejp as pessoas deixando de prestar atenção quando falo. Isso porque tenho um pensamento muito acelerado e bagunçado. Agora estou em processo de diagnóstico de TDAH e tudo está fazendo sentido pra mim do possível motivo de ser assim.
Felipe, boa tarde. O que percebo em oradores atuais, é uma dificuldade com pausas no discurso, importantíssimas. E deixar os ouvintes captar e completarem as entrelinhas. UM discurso prolixo e detalhista é muito maçante. Ainda bem que voçê é consciente do fato.
@@gersondelimadacosta4160 entendo, faz todo sentido. No meu caso eu faço pausa e esqueço de onde tenho que recomeçar kkkk
@@feliperoceng5634 👍👍👍
Eu sou prolixo, não consigo deixar de ser. Quando deixo um ambiente eu fico me martirizando por ter falado demais. Sou muito chato.
Tem q ser objetivo, assertivo, claro, até com seu cônjuge. Depois paga um terapeuta pra poder ser espontâneo e falar da forma q seu coração pede.
Quer saber numa boa? Isso tem mais a ver com personalidade e respeito ao jeito de ser de cada um. Se conversar com alguém q fala demais, respeite e deixe ela falar. É só não fazer mais perguntas ou mudar um pouco o assunto q ela irá se acalmar e diminuir a ansiedade ou outro motivo q está fazendo ela falar mais do q vc gostaria. E o contrário tb pode acontecer, quem é mais minucioso e gosta de dar detalhes pode acabar achando quem fala pouco ser uma pessoa meio sem graça etc. Cada um deve respeitar o jeito de ser e de falar do outro.
Lembro-me da época de escola, minha professora cobrava muito que desenvolvessemos mais as respostas. Até certo ponto, isso me influencia até os dias de hoje. Esse vídeo caiu como uma luva !
Ahm se os vídeos do TH-cam fossem assim!! Direto ao assunto, sem vinhetas, sem “ pediçao” de like, compartilhamento e comentário antes mesmo do vídeo rolar. Pelo vídeo não ser prolixo ganhou compartilhamento like e inscrição! Parabéns!
Essa mulher é simplesmente excelente no que faz. Quanta clareza ao se expressar.
Têm muita gente chamando os outros de prolixo, porquê exige explicações no nível Tik Tok. Tudo que leva mais de 15 segundos é entediante...🙄
Alguns chamam outros de prolixo por ter um nível de anteção que foi pro lixo.
o vídeo começa dando um exemplo do que é ser prolixo...lindo!!!!
A pessoa prolixa se preocupa em não dar margens para interpretações estranhas. A pessoa assertiva se preocupa em ser objetiva e direta. Saber com quem se fala faz toda a diferença. A linha, muitas vezes, é tênue. Ótimo vídeo!
A linha, muitas vezes, é tênue, ou então, A linha muitas vezes é tênue.
@@francis1961 🙂👍🏻
Perfeito! Mas com tanta gente com déficit de interpretação atualmente, fica difícil a gente não se preocupar em ser mal interpretado...
Vc sabe e o que diz. E fala com muita propriedade e clareza! Aprendi em minutos algo profundamente relevante na comunicação! Estou muito agradecida pelo conteúdo enriquecedor ❤️
Lara, os vídeos têm sido tão proveitosos! Continue, por favor 🙏🏻 😅
Como se expressa bem... E quanta classe. ❤
E nunca é só uma “aula de português”! Conteúdo incrível ❤✨
É sempre uma experiência prazerosa ouvir suas colocações. Obrigado pela aula impecável!.
Eu sou tão, mas tão prolixo que até a forma prolixa do texto do Nelson Rodrigues eu gostei. Preciso de socorro. Kkkkkk...
Eu também 😂
eu gostei também kkkk, acho que é por causa da redação do Enem essa mania
A forma prolixa parece mais poética 😂
Prolixa com orgulho aqui (tenho TDAH, a confusão está na fonte)! Eu tenho que fazer um esforço descomunal para ser mais sintética, mas sempre acho que ficou faltando alguma coisa, gosto de detalhes
Por que vc acha que é assim? Também me acho prolixo...
@@LeilaDantas1 enemspeak é muito característico, você ouve até o tom de redação do enem na reprodução que ela fez.
Digressões é outro nível de linguagem, comunicação . Amo!! Mas infelizmente apenas alguns tem estofo para tal.
Lara, você poderia dar dicas a respeito da profissão de professor, estou começando nessa área, e seu sucesso como professora, mesmo sendo formada em Direito, é admirável -- sendo empreendedora nos próprios cursos. Dicas de como professor pode arrumar trabalho, por exemplo. Quais caminhos você percorreria depois de tantas experiências. Muito obrigado, você é um tesouro.
É uma ótima sugestão! Organizarei isso!
@@larabrenner
O TH-cam é umas das melhores coisas já criadas pelo homem.
Aqui podemos ver tantas pessoas inteligentes ensinando tantas coisas boas como esta aula por exemplo.
Obrigado professora.
organização de pensamento é a grande palavra-chave
Que benção que a internet tem maravilhas como essa.
Quando se fala muito, muita coisa vai pro lixo, porque tudo fica prolixo.
Você que é assim: eu amo vc, continue dando atenção aos detalhes, eles fazem a diferença. Isso é papo de gente preguiçosa que não quer entender exatamente oque o outro quis dizer. Se contenta com achismos.
Desculpe, não entendi o comentário. O que é papo de gente preguiçosa que se contenta com achismos?
Perfeito. Só fale, opine ou escreva sobre o que realmente domina. Nos intervalos, estude.
Excelente, professora. De fato, tenho essa tendência um tanto quanto desagradável. Em meu caso, percebi que pendo para a insegurança e, por isso, estou focando em desenvolver a escrita como forma de lidar melhor com essa questão.
Abraços!
Me too
@@jottacavalcanti349 sucesso, meu caro. Siga em frente!
Sensacional!Esse canal é um exemplo que existem pessoas nas redes sociais prestando um extraordinário serviço pra humanidade!
Muito Obrigado! Lara
Sempre muito pontual na fala! Obrigada, Lara!
Muito útil esse vídeo! E é maravilhoso ver um vídeo com tanta elegância e objetividade!
O problema é que eu sou do Direito, está ciência é prolixa e a gente acaba ficando assim😂
Pior que sim 😮💨
Maravilha de aula, direta só assunto.
0:57 me lembrou o Mário Sérgio Cortella kkkk
Infelizmente esses "filósofos" tem audiência e são famosos até 🤦♂️
@@AlexanderPR2 E ele ainda é feminista, e acredita que para lutar por um mundo mais justo não se precisa apenas entender de justiça, precisa pensar como determinado grupo pensa. eles possuem uma mente pequena os filosofos atuais.
Deixei de ser prolixo, aprendendo a jogar xadrez , operar no mercadop fianceiro e a trabalhar com TI, me ajudou muito. melhorei 90%.
Certa vez, meu professor de processo civil disse: “A única diferença de prolixo e ‘pro lixo’ é um espaço. Não sejam prolixos principalmente em audiências ou sustentações orais”
eu literalmente lendo "pró lixo" mds auhsuahsuah
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Hahaha!
Quem nunca chamou se amiguinho de prólixo kkkkkkkkkk
Falou a dona da verdade.
Vamos às aulas de Português! Obrigada professora Lara.
Acho que a melhor história sobre prolixidade que já vi foi uma crônica de Millôr Fernandes criticando o livro "Dependência e Desenvolvimento na América Latina", de Fernando Henrique Cardoso. O livro é quase ininteligível, mas Millôr consegue dissecar e expor o truque do ex-presidente de usar verborragia para disfarçar a falta de de conteúdo.
maravilha, Professora Lara.
Lara, como é bom te ouvir falar. É perceptível como você domina a língua portuguesa!
Muito obrigada!
"Pense antes e fale tudo com três palavras."
- PAI, Meu.
Nada pior do que ficar enrolando e enfeitando muito as frases. Tempo é dinheiro, tempo é escasso.
E assim ocorrem as guerras mundiais. É importante sempre definir bem os conceitos e preencher todos os contextos com o maximo de detalhes possível. Ninguem tem tempo, é o tempo que nos tem, a pressa é inimiga da fidedigna e excelente execução.
@@gus.persil, eu não disse em nenhum momento para que haja abstenção do que for necessário à comunicação, mas que seja evitada a prolixidade. O "fale tudo com três palavras" é uma maneira figurada de tentar pedir que não nos enrolem porque existem situações e situações.
Não convém dar uma de Zé Bonitinho com o seu "nos mínimos detalhes" 100% do tempo, você se torna extremamente chato e pedante. Sem esquecer de mencionar que, na maioria das vezes, quem muito fala não tem nada a dizer.
@@linnaknudsen4471 adequar o discurso à mensagem e suas circunstâncias é muito diferente de buscar sempre a objetividade e enxutez de toda intenção de comunicação, que é o que sua postulação inicial parece se propor a passar
@@gus.persil, qualquer pessoa compreenderia que foi uma conotação para evitar a prolixidade, só expressei de maneira diferente: "Pense antes de falar, e só então diga o que deseja comunicar."
O intuito da frase é indicar que as ideias se organizam melhor na nossa mente antes de as colocarmos para fora em vez de simplesmente começarmos a falar sem seguir uma ordem necessária para que sejamos entendidos. A palavra extrai ordem do caos, como bem diz a Lara.
A meu ver, adequar a mensagem às suas circunstâncias é exatamente a mesma coisa que buscar, ou não, a concisão do discurso. Você analisa a situação e identifica se fazem-se necessárias mais ou menos detalhes a serem transmitidos; ninguém precisa ser preciosista a ponto de ficar dando informações desnecessárias em toda mensagem que exprime, são situações e situações.
Aposto que, em uma palestra, você iria preferir alguém mais conciso para ouvir a alguém que enchesse o discurso com firulas. Menos é mais.
O vídeo da Lara é perfeito. Ela explana como não enrolar e age conforme ensina.
Meu deus que mentalidade de merda
Lara querida, o vídeo e o conteúdo são maravilhosos❤ Mas e esse escritório?!!!🥰 Querua ver tudo! Que lindeza!!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👏🏻CARAMBA!👏🏻👏🏻
👏🏻SENSACIONAL!👏🏻
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quando escrevo, consigo ser mais objetivo, consigo me fazer entendido com poucas palavras.
Já conversando não é assim🤷🏻♂️
Suas aulas são Maravilhosas e simples para se entender! Obrigada 🍀
Quando você deu o exemplo do médico, imediatamente me veio a mente os vídeos do Paulo Muzy. hahaha
😂😂😂 Também.
Sim!!!
Que maravilha, eu com quase 60 anos agradeço imensamente está aula❤
Eu estava esperando um vídeo de 3 minutos.
😂😂😂😂 Brincadeira, brincadeira, brincadeira...
Prender alguém com muitas palavras é uma arte!
Ser prolixo é importante na busca da verdade em tempos de culto à mentira e o fingimento.
Prolixidade é, por definição, ruim: é o emprego de mais palavras do que o necessário. Se a ocasião exige o emprego de muitas palavras e o indivíduo o faz, não estará sendo prolixo.
@@larabrenner concordo com proverbios 10 19, no entanto, o próprio Olavo sempre utilizou do máximo do seu arsenal léxico pra estilhaçar o muro de falsidade e engano q separava o seu público da verdade.
@@tritioferreiralima6674 Nosso amado professor estava explicando coisas altamente complexas para nossas cabeças tão obtusas hehe! Ele precisava de infinitas palavras. Saudade dele e delas, aliás.
Conteúdo excepcional. Explanação fluida e de fácil compreensão, mesmo por leigos.
Me sinto prolixo. E creio que isso também possua elementos genéticos. E diariamente conhecemos pessoas naturalmente objetivas, sintéticas, e outras prolixas, analíticas, Mas. E a prática? Há exercícios, .... além da caracterização, por meio destes três aspectos identificadores?