Curso de Fundamentos para o Desenvolvimento Mediúnico. Começou hoje, mas ainda dá tempo. Solicite mais informações e a ficha de inscrição com o Sombra: bit.ly/UmbandBoaZap
Boa tarde a todos!! Infelizmente ainda hoje acontece isso Pois eu já sei que tenho médicos espírituais que me acompanham.....já aconteceu de eu psicografar , mesmo estando na Umbanda eu resolvi fazer uma visita, não fui vista com bons olhos no local , então eu sigo a Umbanda pois amo estar a serviço da espiritualidade ajudando meu próximo GRATIDÃO,PAI MÁRCIO, SOMBRA ÓTIMA EXPLICAÇÃO COMO SEMPRE!!! AXÉ
Bom dia Pai Márcio a sua bênção. Quando iniciei meu desenvolvimento mediúnico foi numa Casa Espirita. Tudo ia muito bem, ate que comecei a sentir a presença do Preto Velho que mais tarde vim a descobrir que é o meu Guia de frente. Isso há 12 anos atrás. A Dirigente do curso na época havia feito uma cirurgia e tinha dificuldade com a cicatriz. Então o Pai Joaquim que vinha se manifestando, passou um unguento para ela passar e assim ela fez e disse que havia melhorado. Passado mais alguns meses , ela me chamou e disse "Stela aqui não trabalhamos com este tipo de espiritos, voce precisa buscar outro lugar. Então sai e estou na Umbanda ate hoje , Gracas a Deus! Gratidão por tanto ensinamento.
Há uns 2 anos eu estava frequentando um centro kardecista e gostava muito, mas numa aula, um preletor disse que na umbanda se manifestavam espíritos inferiores, daí nunca mais voltei. E depois disso foi que tive mais vontade de conhecer a umbanda.
Aconteceu o mesmo comigo, foi o que abriu meus olhos para a vaidade e ego daqueles que conhecia, daí resolvi sair e seguir sozinha até que conheci a umbanda que me mostrou o que é amor e humildade.
Eu nem imaginava um fato tão negativo ter vindo do Kardec, confesso que fiquei profundamente triste, mas ao mesmo tempo tenho a convicção que nós seres humanos encarnados estamos sempre aprendendo de uma forma ou de outra.
frequentei por anos o centro kardecista, lá ouvia que banho de ervas não tinha efeito nenhum, que espíritos da umbanda eram inferiores porque precisavam beber e comer, que exus trabalhavam para o mal. Por conta disso eu tinha um preconceito enorme com a umbanda, jurei para mim que nunca frequentaria. Ainda bem que ao invés de só julgar eu quis conhecer pra ter minha própria opinião e hoje sou Cambone ❤️ me encontrei demais na religião.
Sou espírita desde 2006, aprendi muito com a doutrina, trabalhei em uma livraria espírita onde muitos espíritas iam atrás de livros de umbanda, nas casas onde participei nunca presenciei nenhum preconceito, pelo menos não explícito. Em 2020 conheci a Umbanda, gostei muito, mas acabei sentindo falta dos estudos que fazia no centro espírita, por esse motivo voltei a frequentar o centro espírita, tive uma longa conversa com o dirigente da casa, o qual me disse respeitar muito a umbanda e todas as manifestações que lá acontecem, inclusive exú, mas na opinião dele faltava mais preparação e estudos em alguns terreiros, pois acabam colocando pra "girar" pessoas que nem conhecem a umbanda ainda e não tem noção do que estão fazendo, vivenciei isso no terreiro que frequentei, sou muito grato, pois me ajudaram muito, mas tinham a mania de querer colocar todo mundo da assistência na corrente mediúnica, sem preparo nenhum, e muitos acabavam entrando quase que pressionados, isso causou um grande problema, que poderia ter sido pior se medidas drásticas não fossem tomadas, enfim, eu decidi que vou estudar no centro espírita e continuar frequentando o terreiro e tentando colocar os ensinamentos em prática. Outra coisa, muitas pessoas tem preguiça de estudar, de ler, querem resultados imediatos, mas não se propõem a trabalhar para alcançar esses resultados, outras só querem ver os fenômenos mediúnicos, sem absorver nenhum ensinamento e sem se propor uma mudança de atitudes, vi pessoas tratando uma "gira" como um espetáculo, uma diversão, um "rolê", pessoas assim não conseguem ler um livro e estudar seriamente, quanto mais se melhorar como pessoa! Ah, na última "sessão" espírita que fui quem deu o passe coletivo foram os Pretos-Velhos Parabéns pelo canal, pois vocês sempre prezam por conhecimento e aprendizado!
Sou espírita e acompanho o Umband'boa desde o primeiro ano do canal, não perco um vídeo lançado, tenho muito carinho por vocês, e sou muito grata por tudo o que aprendi com vocês sobre essa maravilhosa religião. Fui criada numa família católica, e desde pequena foi me colocado muito medo das religiões de matriz africana, virei espírita depois de adulta. Na minha experiência pessoal, as pessoas que me passaram esse medo e essa aversão, na verdade se baseavam em casos conhecidos em nossa cidade de terreiros que, colocavam o nome de "Umbanda" na porta , mas seus trabalhos nada tinham a ver com caridade. Eram locais que faziam amarrações, feitiços e sacrifícios de animais (como costurar nomes na boca de sapos) para destruir casamentos, até para adoecer e matar pessoas, e mesmo pessoas que procuravam esses lugares, não com a intenção de fazer mal a ninguém, mas para conseguir apenas uma graça pessoal como um emprego,ou a cura de alguma doença, tinham que pagar verdadeiras fortunas aos supostos pais de santo. Quando criança e adolescente era isso que eu achava que era Umbanda, e as pessoas que eu conheço que não gostam da Umbanda fazem esses mesmos tipos de acusações. Com o conhecimento que eu tenho hoje, eu me esforço para esclarecê-las, mas em geral elas permanecem bastante desconfiadas preferindo manter distância. Quando digo a Umbanda é caridade, elas me dizem que não conhecem terreiros que funcionam sem cobrar grandes somas de dinheiro para fazer trabalhos. Graças a Deus e ao trabalho de esclarecimento do Umband'boa, sei que a Umbanda não é nada disso, mas é uma religião de muita Luz e Caridade. Já tive a oportunidade de visitar terreiros sérios, onde me senti muito bem. Mas, infelizmente, há locais de magia negativa que usam o nome da sagrada Umbanda para mascarar os seus maus feitos. Na minha experiência particular, esse é o principal obstáculo que a religião de Umbanda enfrenta para ser aceita pelas pessoas de outras religiões que não a conhecem bem. Sobre o texto de Kardec eu realmente acho inaceitável o que ele escreveu, e fiquei muito chocada quando li esse texto pela primeira vez. O que mais me espanta, não é ele, um homem bem intencionado mas ainda imperfeito, nascido e criado em uma sociedade preconceituosa chegar a essas infelizes conclusões, o que me intriga é que, aparentemente, a espiritualidade superior que orientava o trabalho dele, não ter lhe dado nenhuma advertência sobre tal texto, lhe esclarecendo que se tratava de um grave erro de julgamento, e prova do atraso moral e científico das sociedades tidas como "mais evoluídas" do planeta na época. Para mim, espiritismo e umbanda são religiões irmãs. As barreiras e divisões foram colocadas pela ignorância e dureza de coração dos homens, não pela espiritualidade superior, onde só há a religião do Amor Maior em todas as suas formas. Um forte abraço!
A benção Pai Márcio !!! Parabéns ❤️. Vídeo extremamente esclarecedor e importante. Fui criada em meio espírita, meu pai era kardecista e impunha a religião aos filhos. Tive experiências muito negativas que me fizeram correr pra Umbanda assim que me vi independente. Na Umbanda encontrei a paz, o acolhimento, e trabalho. Não somente o falatório hipócrita a título de evangelização.
Fui espírita por 10 anos. Eu estudava o espiritismo na época, e esse foi justamente o tema relatado na nossa aula: sobre os indígenas... que estavam na condição de indígenas porque tinham que evoluir. Eu achei um absurdo! E questionei o doutrinador dizendo: ''Se os índios não fossem tão evoluídos, não saberiam tanto sobre a natureza, a cura com as ervas, cascas de árvores, cultivo de alimentos etc...'' Comecei a refletir sobre muitas coisas e parei de frequentar o Kardecismo. Hoje sou UMBANDISTA e acredito que quem me intuiu na resposta para o doutrinador, foi a minha linda Cabocla Jandira. Oke Caboclos!!
Eu trabalho em centro kardecista e lá na mesa recebemos todos os irmãos que vem vem pra nós ajudar com muito respeito. Precisamente os pretos velhos que sempre nos emociona . Muito gratidão a todos. Nós trAbalhos todos vem com muitos encinamentos 🙏🏿
Eu frequentei um tempo, depois de muitos anos lendo sobre o Espiritismo, um centro espírita em minha cidade, mas a frieza, o bairrismo e “elitismo”, me mostraram uma realidade diferente da que eu imaginava… Hoje estou começando a frequentar um terreiro maravilhoso, pequeno, simples, mas com um amor que paira no ar.
Passei pelo mentor no centro que frequento..ele mesmo me disse q lá existe..caboclos..boiadeiros..preto velhos..ele disse que eles são muito evoluídos e que fazem parte da sustentação da casa..que são peças fundamentais pra evolução e dos ensinamentos do espiritismo..sou espírita.. minha esposa é médium da umbanda e vivemos muito bem..um respeitando a religião do outro..e evoluímos espiritualmente juntos...pai Márcio o sr é muito sábio...admiro muito o seu trabalho no canal...parabéns
Comecei a estudar no Centro Espírita, e hoje sou umbandista de coração. Mas ao longo de estudos feitos por mim mesmo,me deparei com um vídeo do Divaldo,falando sobre a Umbanda.Julgando os guias como espíritos inferiores. Fiquei chocada.Mesmo pq ,com tanto conhecimento, (na minha opinião),o Divaldo sempre me passou mta arrogância, não me sinto bem,qdo o vejo,ou o ouço, mesmo antes dele falar da Umbanda.Como uma grande amiga me falava na época,"NÃO, SIGA OS ESPÍRITAS, SIGA A DOUTRINA.Qdo acontecia de eu ir ao ,ficava observando o comportamento dos dirigentes. Não sentia verdade neles,tudo mto forçado..Na espiritualidade não existe preconceito......isso vem de nós, aqui da terra.
Eu sou “kardecista” e minha noiva é candomblecista, e vivemos muito bem com nossas espiritualidades. Não posso dizer por todos os “kardecistas” mas essas divisões são criadas pelos próprios homens e não pelas doutrinas do candomblé ou do espiritismo de Alan Kardec. Veja, a umbanda, candomblé e o espiritismo são linhas de trabalhos diferentes mas com o mesmo objetivo, de amor, de caridade, empatia com aquele que busca ajuda. Assim como Jesus acolheu quem o procurou, assim como vovô (preto velho) acolhe quem o procura. São maneiras diferentes de amar o próximo, assim como Jesus disse, a casa de meu pai tem muitas moradas. Acho que o mal se pague com o bem. Como já presenciei, olhares maldosos a minha noiva quando estávamos no supermercado, ela estava com as vestimentas de gira, eu dizia a ela; “Amor, a maldade é deles, não sua. Pague o preconceito deles com educação”. Essa é lição que aprendi com as obras de Alan Kardec e isso que aprendi com vovô. Desculpe-me pelo texto longo mas sinto que tenho o dever de mostrar que essas inimizades só nos afastam do amor e que isso nos aproxima dos obsessores. Abraço a todos! 🙏
Fui kardecista muitos anos e hoje sou umbandista com muito orgulho, muita fé e muito amor aos meus guias e Orixás. Confesso que também não compreendia muitas coisas, mas o estudo é fundamental para vencer preconceitos e a própria ignorância. Parabéns ao Umband' Boa por compartilhar o conhecimento tão necessário para todo o ser. Se me permite uma sugestão para o próximo vídeo. Falar sobre o Carnaval, e o estouro do Axé nos desfiles das escolas de samba de 2022. Foi lindo de ver. Axé 🙏🏼
Minha mãe frequenta um centro espírita e quando eu ouço ela lendo os capítulos da lição do dia, perguntei: entendeu o que do texto?, Ela diz: pouco, muito difícil. Concordo com você Márcio,é necessário deixar a soberba na escrita e escrever de forma elegível um livro com muita informação valiosa. Tê-lo dito ei isso, concluo (três séculos atrás falar assim era lindo, hoje, inútil).
Eu frequentava um centro Espírita que destratou uma Preta Velha na seção mediúnica, me afastei desse centro pelas atitudes extremamente hipócrita de alguns membros. O Centro que frequento hoje, recebe de bom grado a todos, inclusive com Preto Velhos como guia de mediuns.
Bom dia, eu e meu marido trabalhamos por 12 anos em um centro kardecista, muito aprendemos e somos gratos por tudo que conquistamos, mas vimos que não era nosso intuito e nós encontramos na nossa querida umbanda. Hoje temos um pequeno terreiro e continuamos em aprendizado constante... nossos santos Orixás, nossas entidades muito nos ensinam e agradecemos muito por tudo sempre. Salve nossa amada umbanda. Hj em especial, salve nosso amado Ogum. Muito axé a todos do Umband'boa... gratidão pai Márcio por todos os seus esclarecimentos tos, dos quais me identifico. Sou de São Paulo e espero poder, brevemente, conhecer vossa casa.
Excelente vídeo. Sou espírita a mais de 20 anos e desconhcia esse texto . O racismo que ainda existe é o estrutural,a pessoa já é preconceituosa e ataca o que não conhece. Eu dou aulas e já vi aluno qualificar a Umbanda como religião de gente ignorante. Sempre esclareço e mostro que os espíritos trabalham em todas as casas e que na nossa ,os caboclos, pretos velhos fazem parte das equipes espirituais da casa.
Creio como Márcio disse, que Kardec não era preconceituoso, mas vivia sob a influência de seu tempo. Não tem como escapar dessa influência, da educação familiar, da sociedade, dos costumes, da moral da época. Alguma marca iria deixar... Mas Kardec deu sua vida pela Doutrina dos Espíritos, alguns chegam até a dizer que ele se suicidou de tanto trabalhar e porque não descansava, dormia muito pouco, o que é um absurdo é claro!!! Imagine a pressão sobre ele, teve até de arrumar um pseudônimo para tentar proteger sua família e carreira como pedagogo. Se a gente sente e se ressente muito hoje com o preconceito, escárnio, desprezo, imagine naquela época, as perseguições... Com certeza Kardec abriu mão de muita coisa para codificar a Doutrina Espírita, sofreu muito, deixou de ter prestígio, fortuna, por uma missão, um ideal...Pessoas idealistas se sacrificam!!! Então Kardec tem todo o meu respeito e admiração!
Sou Kardecista e Umbandista. Estudo as obras de Kardec, inclusive, foram elas que evitaram que eu caísse no ateísmo, já que as explicações do Protestantismo onde eu nasci, não saciavam as minhas indagações. A Casa Kardecista que eu frequento nunca teve uma postura de ir contra os preceitos da Umbanda, pelo contrário, eles têm consciência de que há tarefas diferentes a serem executadas, neste plano terreno, ainda tão carente de evolução. OBS.: Num dos trabalhos de ajuda para uma pessoa que eu estava ajudando, o Preto Velho, Pai Benedito de Aruanda, no final do trabalho, me disse: "Aqui, o serviço foi feito; agora, você vai na casa do Kardec pra eles receberem os conselhos que precisam." E acrescentou: "Lá eu atendo por outro nome minha filha. Lá eu me chamo irmão João." Eu vejo o qto esse trabalho da Espiritualidade é lindo e sem fronteiras! Nós humanos é que somos o problema!!! Que a Espiritualidade continue nos amparando nessa caminhada tão difícil! 🙏 Axé para todos!🌻🌻🌻
Fui kardecista durante anos e admito, fui preconceituoso, assumi o discurso racista vestido de branco do kardecismo até que aos poucos fui despertando para o quão preconceituoso e racista é o kardecismo. Agradeço os conhecimentos adquiridos nós centros que frequentei, mas não os frequento mais. Ainda não encontrei um centro umbandista , mas sigo meu caminho até que um dia a espiritualidade me aponte um lugar que me receba.
Eu trabalhava em um centro espírita. Aplicava passe, participava de reunião mediúnica, fazia palestras, até que um dia fui convidado a participar de uma festividade a Oxossi no dia 21 de janeiro. O centro me bloqueou de todos os trabalhos e o presidente me chamou a atenção, disse que eu era muito inteligente pra andar "por estes lugares" disse que eu estava misturando as energias. Mal sabia ele que eu já conhecia a umbanda desde criança. Hoje estou desenvolvendo num terreiro de umbanda.
Boa tarde meu irmão,sou Kardecista e estudei a liturgia e a umbanda.Vc está certíssimo em suas palavras,sou filho de médiuns umbandistas meus pais já desencarnados foram médiuns de umbanda por mais de 40 anos. E eu decidi estudar e ler livros da umbanda e estudar admiro seu trabalho e o nível de conhecimento que o senhor tem. Fica aqui meu abraço a todos umbandistas e desejo toda luz a vc e meus irmão espíritas. Fiquei muito contente o com o video esclarecedor. Precisamos acabar como pré conceito de alguns que não estudam. Já sou seguidor do canal e agora admirador. Parabéns.
Já cheguei a ouvir de uma kardecista "Exu e Pombagira faz trabalho para o bem???", muito surpresa e perplexa. Pra ela os trabalhos de esquerda são voltados para o mal. Esta mesma pessoa, achava absurdo acender velas, pois as velas chamavam espíritos ruins. Difícil até tentar dialogar com alguém assim..... triste realidade. Grata pelo vídeo e todo o conhecimento sempre repassado. Sou fã e amo o canal. 😍
Sou espírita mas acho um absurdo essa parte do texto. Aliás, na casa espírita que trabalhei tinha dois passistas que incorporaram pretos velhos. Na mesa mediunica a passista que incorporava preto velho aparecia sempre. Um dos mediuns de cura também incorporava o preto velho. Estou maratonando seus vídeos, muito bons, ensinam de forma simples e muito clara! Parabéns!
Eu frequentava o Santo Daime há uns 19 anos atrás e fui num Centro Espírita que já conhecia há muitos anos, desde os 14 anos e comentei que eu estava tomando Ayahuasca com o dirigente, uma pessoa muito inteligente, que lia uns 4 livros por mês, as aulas deles eram fantásticas, tinha uma mediunidade maravilhosa, mas disse para mim que o Daime era droga, que não tinha nada de espiritual, que era perigoso, e era melhor eu me afastar de lá! Qual conhecimento que ele tinha a respeito? Nenhum!!!! Depois de falecido esse dirigente apareceu pra mim numa visão e disse, se corrigindo: " Lá também é bom!!! " As vezes é preciso a pessoa mudar de plano para poder ver as coisas de uma maneira mais correta!!! Fica a lição pra gente, que nunca devemos opinar sobre o que não conhecemos! Eu por exemplo, o que posso falar sobre o Candomblé ou Wicca, nada!!! Conheço apenas o Espiritismo, a Umbanda e o Santo Daime.
Quero deixar aqui o que aconteceu comigo. Hoje tenho 54 anos. Minha familia era misto de catolica e umbanda. Minha mae ate tinha um terreiro familiar. Quando meu pai falceu ela nao quis mais continuar . Entao andei por igrejas evangelicas e catolica . E fui parar no Kardec. Onde fiquei por mais de 20 anos. Dava palestras, era de piscigrafia e desobecao. Enfim . Fui parar na umbanda e me apaixonei. E onde estou por 8 anos. Quando informei que iria frequentar umbanda fui praticamente,fui espulso da centro. E todos me viraram o rosto . Hoje um ou dois ainda falam comigo. Lamentavel convivi com estas pessoas, e nunca achei que sofreria tal preconceito. Hoje estou bem melhor e com melhores amigos. Aprendidi muito e aprendo muito todos os dias com as entidades. Principalmente com Pai Tomé e Maria Padilha, que sempre dizem: Pai Tome : agua que passou na ponte nao volta mais. Padilha : perdoar e se libertar . Bencao a todos irmaos
Salve pai Márcio!! A sua bênção meu pai!! Eu vim do espiritismo e cheguei a presenciar esse tipo der preconceito em mesa mediúnica. Triste porém sei que muitos centros, e poderíamos dizer "vertentes" do espiritismo são abertas para os caboclos e pretos velhos hoje em dia. Eu creio que muito em breve não teremos mais essas divisões. Somos todos irmãos na fé. Que Oxalá abençoe a todos
As vezes acho estranho qd falam q os "kardecistas" não aceitam a umbanda, fui medio de um centro, onde nas aulas, o professor faziam comparações com a umbanda.. unindo uma a outra...tipo água fruidificada : frutas nas oferendas (q são ricas em agua)... e ele sempre falava... "para espiritualidade não existe distinção... apenas amor e caridade, vcs acham mesmo q eles se importam com religião?" Dando a entender q, os espiritos evoluidos q trabalham nos terreiros auxiliam os espiritos evoluidos do kardecismo, q auxilia os da umbanda como tb os espiritos evoluidos da igreja catolica auxilia os da evangelica... ou seja... todos os espiritos evoluidos trabalham juntos não importa em qual "igreja ele esta"... então, concluo q os seres encarnados q são os verdadeiros preconceitosos
Engraçado que estava comentando justamente sobre isso com minha mãe no nosso café da manhã ontem… o quanto o Espiritismo perde de expandir por se manter enclausurado no ego de se achar a “última religião pela qual o espírito passa”. E quero deixar claro que Kardec não disse isso, são os espíritas, com seus egos enormes, que interpretaram de tal maneira e espalham isso como se fosse a maior verdade. Passei 7 anos no espiritismo e aprendi muito. Sou muito grata a tudo o que aprendi e vivi, mas tbm adquiri muitos preconceitos, infelizmente. Quando entrei na Umbanda foi muito difícil desfazer essas visões preconceituosas sobre as entidades (principalmente as de esquerda). Faz 5 anos que estou Umbandista e hoje eu reflito sobre quantas realidades existem para além daquelas apresentadas pelo espiritismo! Quão rico e diverso é o mundo espiritual! E na minha opinião, o Sr. Caboclo das 7 Encruzilhadas deixou muito clara a diferença da Umbanda para o Espiritismo daquela época: “Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho, para dar início a um culto em que estes pretos e índios poderão dar sua mensagem e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. Com os que sabem mais aprenderemos, aos que sabem menos ensinaremos e a ninguém viraremos as costas!(…)” 🥲❤️
Como um eterno aprendiz espírita, posso dizer que, no início do aprendizado, fiquei um pouco assustado com alguns textos de Kardec. Mas, como o irmão Márcio explicou muito bem no vídeo, todos "estamos humanos" e, por isso, estamos passíveis a erros. Somos seres espirituais vivenciando uma experiência material e só de "estarmos carne", sofremos as mais diversas influências, sejam elas espirituais ou físicas. Mas, óbvio que foi um erro feio de Kardec à época. E corroboro do mesmo pensamento do irmão Márcio onde ele diz que se Kardec ainda estivesse encarnado, reveria seus atos antigos e, possivelmente, corrigiria a Doutrina Espírita - o que seria mais prudente. Obrigado por mais um conteúdo esclarecedor, meu irmão! Axé a todos/as!🙌
Ótimo vídeo e muito esclarecedor. Eu sempre frequentei o espiritismo e fiz cursos, trabalhei de passista e hoje estou em um terreiro de Umbanda. Mas confesso que pra mim as duas religiões se complementam e eu não vivo sem estar entre as duas. Com relação a Kardec existe um texto dele onde ele se diz totalmente fiel à ciência e ainda diz que se no futuro se a ciência comprovar algo diferente do que ele disse e escreveu, era para as pessoas ficarem com a ciência e esquecer o que ele disse. Desta maneira pra mim já está bem explicada essa questão do video e tantas outras. Gratidão Pai Márcio por tantos esclarecimentos e ensinamentos. Muita luz!
No século passado, estávamos passando por um processo escravagista, no Século XIX, havia muito preconceito, racismo, vaidade, o espiritismo, não foi poupado, Kardec também sofreu essas influências...muito bem Pai Márcio., um forte abraço e muito Axé...Aínda bem que essa realidade mudou.
Eu passei quatro anos em um centro espírita, para desenvolver a mediunidade, sou grata pelos ensinos que recebi, mas não me encontrei, só na umbanda aprendi a me equilibrar e mesmo fazendo tratamento na umbanda, ainda tentei assistir palestras no centro espírita que eu fazia parte, mas a dirigente do centro espírita,soube que eu estava frequentando um terreiro e falou que eu estava retroagindo....porque a umbanda era baixo espiritismo...vê se pôde...pessoas que se dizem espiritualizadas...cultas...cheias de si, só porque falam um monte de palavras bonitas, mas fazias...não tocam o coração da gente, diferente de uma conversa com um preto velho ou preta velha, que com a sua simplicidade,nos toca de emoção, de amor, de coragem, lágrimas de alegria rolam pelo nossos olhos por tanta bondade....ah! benditos sejam os trabalhadores da luz!
Minha família sempre foi umbandista, e entrei para o espiritismo a mais de 25anos gosto da doutrina, mais sei que nada é perfeito e o que hoje temos, pessoas que são radicais assim como em todo lugar , mais as pessoas se esclarece e veem acabar com este preconceito, hoje frequento imbanda , mais não deixo o centro pois acho que podemos agregar o que e bom , eo que é ruim descartar . Evolução sempre devemos lembrar que tudo chega na hora certo e errado amo a doutrina espírita.
Eu era médium de um centro kardecista, mas sentia que ali seria o meu começo para trabalhar com a espiritualidade, quando fui para a umbanda me senti completa como médium, apesar de já terem se passado tantos anos, ainda me sinto como aprendiz. Mas, dei sorte pois no centro kardecista que eu trabalhei tinha muito respeito pela umbanda.
Infelizmente o preconceito existe fortemente no mundo todo, preconceito de religião, de cor, de raça. Fui "kardecista" por vinte anos e a pouco mais de um ano frequento a umbanda, no Centro que frequentava jamais ouvi falar mal da umbanda, nosso dirigente inclusive dizia que gostava muito do trabalho umbandista e que a escolha era uma questão de afinidade, que ambas as doutrinas praticam a caridade. Por diversas vezes ouvimos as palavras de um Caboclo e Um Preto Velho que faziam parte dos trabalhadores espirituais da casa. Eu mesma antes de conhecer melhor a umbanda não me arriscava a opinar sobre o que não conhecia em nada, mas tinha certo receio por conta da minha ignorância . Vejo que de tudo que aprendi no Kardecismo não me desfiz de nada, a Umbanda está sendo um acréscimo enorme aos conhecimentos que já havia adquirido nos estudos espíritas. Na Umbanda aprendi que todas as religiões são fragmentos da verdade e nenhuma religião detém a realidade absoluta. No fim das contas o que importa é o respeito, amor e caridade. Axé🙏🙏
Acho q TODOS deveriam estudar as obras de Kardeck, independente de religião!! Eu leio o Evangelho, livros dia Espíritos explica TUDO, livro dos médium tbm ! excelentes obras! porém confesso q são livros um pouco difíceis de ler, mas p quem é espírita da sim p ter compreensão!
Sobre ciências: na época dos escravos, o senhor da fazenda tinha como parteira a negra da senzala, o Negro mais velho, também da senzala, como curandeiro por conhecer os poderes da plantas e as Negras, também mais velhas, como benzedeira... Os espíritos Pretos Velhos e Caboclos são muito evoluídos e sofrem esse preconceito por não expressarem de forma rebuscadas com trejeitos Europeus.
Fui kardecista de frequentar cursos e trabalhar por 17 anos seguidos e cansei de ouvir essas orientações preconceituosas e ignorantes, dentro das casas que frequentei. Pura verdade suas palavras!
Tive oportunidade de conhecer o Kardecismo antes da Umbanda. Tive um problema com obsessor e só levaram 6 meses pra encaminhar , na Umbanda hoje resolvemos esse problema muitas vezes numa consulta. Essa é a diferença. Na Umbanda nada é escondido é tudo feito aa claras.
Boa tarde pai Marcio! Amo a umbanda! Já frequentei e também já li muito sobre o cardecismo, amo Gaspareto, Robinson Pinheiro e outros!! Mas foi na umbanda que me encontrei pelo o amor e pela humildade que são praticados! Que esse preconceito acabe logo! Axé a todos aí!!
Salve irmão ...É verdade , fiz um curso num centro espírita e em várias oportunidades ouvi o professor dizendo que os espíritos que se manifestam em Terreiros são de baixa evolução pois ainda se mantém apegados a vícios matériais!
Já ouvi isso também. No canal ARCAS,TEM UM vídeo onde o palestrante disse que espíritos de baixa vibração estão em todos os lugares, até no KARDECISMO há espíritos de todo jeito. Há os que se passam por evoluídos, esclarecidos mas são os famosos Kiumbas e há os materialistas também. Não existe isso tal religião, tal seita só há espíritos superiores.
Eu frequentava uma casa espírita. Comentei que estava sofrendo ataques espirituais. O dirigente da casa, não acreditou no que eu dizia, e no dia de estudo, questionei que outros de nossos irmãos tinham livre arbítrio de mudar de religião. Ele me olhou irritado, e disse principalmente pessoas evangélicas e umbandistas gostavam de tudo pronto, sem ter que estudar. Que eram pessoas ignorantes. Fiquei boquiaberta, percebi como a vaidade, e o ego alimentava as opiniões daquele senhor. Era como se a Doutrina espírita era só para aqueles, que pensavam como ele. Por isso, adoro a umbanda, nunca vi um terreiro de umbanda fechar suas portas para aqueles, que buscavam JESUS. Já testemunhei verdadeiros milagres em um terreiro de umbanda em Minas Gerais. A UMBANDA É PAZ E AMOR!!!🙌🔯✨🙏 SALVE A FORÇA DE TODOS OS ORIXÁS E GUIAS NO SEGUIMENTO UMBANDISTAS. SALVE A UMBANDA E TODA REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO!!!🔯🙏 ADORO SUA ALEGRIA PAI MÁRCIO!!!✨✨✨✨✨🙌
Eu a pouco tempo passei por algo assim, uma pessoa me disse que a umbanda é uma religião atrasada... posso com isso. Sendo uma pessoa que trabalha com a cura espiritual kardecista, acabou de perder mais uma cliente e mais eu era kardecista por 5 anos e sai de lá pq sempre achei que faltava algo e que graças a Deus e os orixás encontrei na umbanda
sou kardecista e realmente eu ja vi muito preconceito envolvendo a umbanda e o candoblé, graças a Deus eu sou projetor astral e durante as minhas saidas espirituais ja encontrei entidades de umbanda e candomblé que me ajudaram em diversas áreas da minha vida. Continuo frequentando centro espirita, que nao fala sobre umbanda mais tbm nao a julga. Obrigado a todos os amigos de umbanda e Deus abensoe todos voces...
Fui kardecista de 23 a 60 anos. Aprendi lá que a umbanda não tinha fundamento e recebiam qualquer espírito. Há dois anos frequentando o mesmo terreiro aprendi que perdi muito tempo. Nada contra o kardecismo mas sim contra a pessoa bitolada que me "ensinava". Hj sei que para ser "atrasada" como um preto velho, tenho que evoluir muito. O importante é entendermos que longe da caridade não tem salvação.
Esse PTD é magnífico, é bem assim que eu penso sobre Cardek, ele fez o bastante e deu o seu melhor no qual como homem teve seus erros tentando acertar, também desmascarou tanto a ciência de sua época, coisas que não havia resposta e estabilidade lhe mostrou. Ele dúvida de tudo até realmente vivenciar suas experiências. Eu amei pai Márcio e um beijo a toda equipe.
Boa tarde Pai Márcio e Sombra então melhor não dar eco e nem comentar os absurdos que ouvi e já passei por ser kardecista e trabalhar com o preto velho e as crianças, meus guias. Por isso sou Espiribanda 😂😂 sou espírita e acredito e trabalho com espíritos desde que eles ajudem ao próximo com caridade e bondade. Fui criada pra ter medo da umbanda, eu escutava tambor e já ficava arrepiada eu achava que era de medo, e já eram os guias próximos, Allan Kardec era de uma época diferente, infelizmente tem gente absurda até hj no Kardecismo, eu já li doutrina kardecista e umbanda os espíritos são os mesmos só se apresentam de forma diferente e trabalham de formas singulares porque cada encarnado é um e cada espírito também. A diferença é o culto aos orixás. Mas Kardecista é tão doido que tem até medo de vela😂😂😂 eu uso erva, defumo a casa. E quando o bicho pega nada melhor que um Exu pra te acudir, um preto velho pra te acalmar, e tamo junto 😂
Acho complicado dizer que Kardec não era racista, que só seguiu o que se falava na época. Não vivemos lá, não falamos com ele, não podemos afirmar que sim ou que não Existiram outros homens com acesso ao mesmo material científico e que eram antirracistas.
Um dos motivos que Eu me afastei do kardecismo justamente pro Tom de superioridade. Além do que hoje o espiritismo basicamente não trata o espírito de forma tão incisiva, nem todos querem ir num centro centro espírita assistir opinião alheia, apenas - ser doutrinado. Eu não queria ser doutrinado, mas foi o que ocorreu.
Boa noite, amigos. Há muitos anos, uma querida preta velha, querida Maria Conga, me aconselhou a ler sobre o espiritismo. Desde então, sou tipo, acho que raro, de espirita-umbandista. Para mim, é uma coisa só, não consigo separar, pois ambas as religiões nos põem em contato com os espíritos. Amo as duas, sem distinção e sem esse preconceito horroroso. Tenho fé que um dia, não muito distante, umbanda e espiritismo vão se fundir por um bem comum. Grande abraço.
O próprio Allan Kardec no livro " O Que é Espiritismo ", diz para um crítico que para se criticar qualquer coisa, se deveria ler tudo sobre aquele assunto, conhecer a fundo aquilo que se quer criticar, para não correr o risco de ser leviano e dizer bobagens. Uma pessoa séria e consciente não fala daquilo que não conhece a fundo!!! O problema são os Espíritas Formadores de opinião, os palestrantes ou professores que por ter um conhecimento muito grande da Doutrina Espírita se acham no direito de darem opiniões sobre qualquer assunto que não conhecem, com ar de superioridade, para não dizer com arrogância. O problema não é da Doutrina Espírita que é linda e maravilhosa é o ser humano leviano e arrogante, preconceituoso e sem muita consciência!!!
Estarrecida , essa realmente é a palavra! Apesar de possivelmente ter sido influenciado pela ciência da época, era um homem muito inteligente, guiado por espíritos superiores, falha incondizente, né?De qualquer forma, é pra constatarmos que não há ser perfeito realmente. Tive a oportunidade de relembrar uma vida em que fui escrava, e entendi que escolhi aquela difícil vida para aplacar a minha consciência, que estava pesadíssima diante de muitos erros. Povo alegre, povo forte, salve todos os meus antepassados! Que a caridade E amor imperem na Doutrina Espírita que é uma religião linda, que trouxe muito amor e transformação na minha vida, assim como na Umbanda, que hoje faz tão feliz meu coração.
@Aila Virtanen confesso que antes de fazer parte da Umbanda eu tb tive preconceito, preconceito é algo ensinado e Kardec tropeçou nisso tb, claro, fiquei chocada, até por ter conhecido o Espiritismo de perto, fiz parte por 15 anos e nunca tinha ouvido falar sobre isso, mas posso lhe dizer que no contexto geral é uma religião linda. Que seu coração sempre lhe guie pelo caminho que trouxer alegria à sua alma!
No centro espirita que meu marido trabalha como médium,lá tem uma cigana da casa,tem pai Joaquim,um baiano,e de vez em quando aparecem os nossos amigos exus,pra ajudar nos trabalhos principalmente de desobessessão. Lá tem muitos médicos,filósofos,professores e.etc,mas as entidades de pretosvelhos,ciganos,baianos e exus são bem vindos. Lá um centro muito amoroso,eles aceitam a ajuda dessas falanges tbm. Lá Centro espírita Jardim da Esperança se faz a caridade sem olhar a quem.... Mas eu frequento a Umbanda há 9 meses,lá me sinto mais sintonizada.
Fui espírita kardecista por 15 anos, li toda a Codificação Kardecista ( O livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese), mas frequentava a Umbanda desde criança, pois minha avó materna e uma tia eram médiuns umbandistas ( minha avó já faleceu, minha tia ainda é). E eu passei a estudar a Umbanda a partir de um vídeo do Umbandboa em dezembro de 2019. A partir do conhecimento, fiz o curso de Teologia do Umbandboa (só falta fazer a prova), entendi os fundamentos da religião, que antes, com minha mentalidade de Espírita kardecista, eu achava muito material, questionava por que acender vela?, por que as entidades bebiam e fumavam?, Por que oferecer alimentos?... Hoje, com a compreensão dos porquês, sou umbandista com muito orgulho e estou procurando um terreiro para desenvolver minha mediunidade. Em tempo, a tradução com linguagem mais simples é a do Salvador Gentile, Editora Ide.
Até começar a pandemia,eu era espírita,trabalhadora,estudante,por 15 anos!Mas no começo da pandemia,do nada,apareceu um vídeo de uma música de umbanda,com o Sandro Luis cantando ,achei lindo,senti uma afinidade incrível,logo após conheci o umbanda'Boa!Comecei a assistir todas os vídeos, a estudar mesmo em casa sobre a umbanda,adorei tanto,sinto hj em dia uma afinidade muito grande,mta emoção,quando ouço as músicas, comecei a ter um enorme respeito!O centro espírita já voltou a funcionar e não tive vontade de voltar,estou procurando uma casa de umbanda para poder conhecer pessoalmente,mas moro no litoral do Rio Grande do Sul,estou tendo dificuldade em achar uma casa séria,mas assim que achar, vou ir! Gratidão ao Pai Márcio,a Umbanda D'Boa,por passar tantos conhecimentos sobre a umbanda!
Existe sim muito preconceito. Inclusive algumas casas bem conhecidas aqui no RJ só recebem mensagens psicografadas de gente famosa ou de frequentadores da própria casa que já desencarnaram. É triste mas existe. Lamentável que Kardec tenha escrito isso. Espero que ele tenha melhorado através das reencarnações e hoje não seja racista e preconceituoso.
Um bom dia com muita alegria família e equipe do Umband'boa. Eu frequentei a doutrina espírita por muitos anos, até uns dois anos atrás, e tbm sofri preconceito por gostar e seguir a umbanda. Na época não trabalhava em nenhum terreiro ainda, só frequentava na assistência no centro de umbanda q iniciei há 20anos. Uma vez, em uma aula teórica do curso da doutrina, tive uma leve discussão com a palestrante q dava aula, pois tbm disse que na umbanda, são só espíritos inferiores, q ao invés de auxiliar nós encarnados para o caminho do bem, leva-nos para as regiões umbralinas bem densas, e ser escravo de Exu e Pombagira. Tbm tinha opinião sobre q preto velho era um espírito de um irmão q foi escravizado e ainda não evoluiu, bem como, dizer q o inaceitável eram os erês, pois foi comprovado via psicografia, explicado na novela a viagem, que não existem crianças até 7anos de idade, pois, crianças q desencarnaram ainda bebês, logo após a gestação ou até os 5 anos, automaticamente, voltaram a assumir sua aparência da encarnação anterior. P.s.: não gostava de ser chamada de professora, dizendo q profissionalmente, não era educadora). Tem até vídeos na internet q fala sobre isso. Centro espírita não aceitando preto velho e irmãos espíritas preconceituosos ao extremo. Muito obrigado pelas sábias palavras e vídeo esclarecedor. Eu já li algumas obras do Kardec, ainda tenho quase como livro de cabeceira (faz tempo q não leio, RS) o "evangelho segundo o espiritismo" e "o livro dos espíritos". Tbm muitos do Chico.
Excelente ! Neste ano, várias Escolas de Samba, do Rio e de SP, trouxeram o tema da nossa Umbanda para a avenida, jogando luz sobre o assunto e tentando desmistificar preconceitos.
Como um Preto Velho pode ser inferior com toda sabedoria q eles apresentam ! Eu precisava fazer uma ressonância magnética pra saber exatamente da onde vem minhas dores mas não posso, pq corro risco de vida ! Pai Joaquim das Almas ele fez o exame com uma a cinza do cachimbo q jogou no papel esfregou com as mãos abriu e me mostrou o exame ! Depois ele fez uma carta .. fexo com a parafina da vela branca e enviou o exame ao Plano Espiritual 🙏🏼 Axé 🙏🏼
No meu humilde pensamento, na espiritualidade não existe etnias e sim fraternidades ,aprendi muito com Allan Kardec e aprendo até hoje, maravilhosa explicação professor Márcio 🙏🙌🌻🌼🙌
Excelente video!! Na minha parca visão,existem hoje algumas possibilidades da abordar na Umbanda caminhos para explicar o plano espiritual , a cosmogonia bantu ( Dikenga) e a cosmovisão Yoruba … que quase não sao abordados estes temas dentro de terreiros de Umbanda seja de tradição Bantu( Angola) Nkissis… seja de tradição Yoruba ( Nagô/ Ketu) ou Gege, ou Daomesiana ( Voduns) …caminhamos firmes para estes resgates ancestrais!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Bom dia meus irmãos e irmãs... Bom dia pai Márcio!!! Salve a nossa querida umbanda que tanto amo. Concordo com o senhor pai Márcio, e aqueles que se dizem espíritas, porém critica a umbanda, nem espírita são, até porque o verdadeiro espiritismo respeita e muito qualquer outra religião, e sabe a importância de cada uma delas, isto é devido ao grau de evolução de cada um. Aqui no youtube tem o canal espírita Portal Paz, e o Jordelei sempre cita a importância da Umbanda, até porque ele começou na Umbanda. E na verdade não importa em que religião estamos, as entidades são as mesmas , só muda de arquétipo, de acordo com cada religião , porém infelizmente isto muitos que se dizem espíritas não consegui entender. Gratidão pai Márcio 🙏🙌
Bom fico muito feliz meu querido irmão por tantos esclarecimentos. Mas infelizmente muitos lider do espiriimo tem sustentado e sentenciado pretos velhos e caboclos como manifestações de baixo espiritismo. Lamentável.... Aprendei..aprendei e ensinar Caridade e amor, não faz mal a ninguém Aprendei..Aprendei e ensinai Caridade e amor, vem de nosso Senhor Canonizada por mim e irradiada por Pai Benedito das almas Meu mentor e Preto Velho Axe a todos..Sarava Umbanda
Salve família Umband Boa . Sou espírita e acompanho seu canal desde 2013. A casa espírita que eu frequento, amo e trabalho tem um índio como mentor e guia e todos os espíritos que se manifestam são tratados com toda dignidade. Infelizmente aonde houver seres humanos aí também irão manifestar suas mazelas. Não podemos generalizar e sim saber escolher. Quanto a fala de Kardec vc disse tudo, como cientista esboçou a ideia da ciência e da sociedade daquela época, o que hoje vemos como contradição pq como discriminar um homem, sendo que o homem é espírito e espírito não tem cor, sexo e passa por várias experiências humanas? Os pretos velhos são as almas mais evoluídas que conheço depois de Jesus, pq depois de tanto sofrimento só aconselham amor e perdão...se isso não for evolução não sei o que é. Amo o espiritismo, amo as religiões de matriz africana....amo minha ancestralidade.
Pai Márcio, o Sr é demais! Não tiro nem coloco nada além do que foi falado aqui.. Obrigada por suas colocações e seus ensinamentos. Temos vivido experiências que exemplificam tudo o que o Sr falou. Mas creio no plano maior de Deus, e na espiritualidade superior que está cuidando de tudo... 🙏🙏🙏
Conheço os dois ambientes. Espíritas não entendem quase nada da dinâmica real do plano astral. Quando a coisa complica, ninguém procura kardecistas pra resolver.
Exatamente, pois não vai resolver grandes coisas. Qdo eu saí do espiritismo e fui pra umbanda, na primeira gira quase desmaiei de fraqueza, estava com sofredores me acompanhando 🤷 levo no bom humor dizendo que até eles preferiram ir pra umbanda.
Trabalhei em um terreiro de Umbanda alguns anos onde as entidades não usam bebidas e cigarros ou charutos. Um certo dia visitei um centro espírita e lá comentei com o médium que me atendeu que eu trabalhava com uma entidade Zé Pilintra e que ele pedia um pouco de marafo e cigarro para usar nos atendimentos. Saí do local arrasado 😭, disseram que se tratava de um espírito totalmente atrasado. Hoje dou risada de tudo isso, conheço muito melhor e aceito a entidade da forma que ela é 🙏
Lembro que vi uma palestra do Divaldo Franco, e não estou o diminuindo o trabalho dele é fantástico, onde ele falava sobre entidades de umbanda em especial sobre petro-velho. Onde ele dizia que preto-velho não precisava mais plasmar assim já que ele não era mais escravo. Achei uma tremenda hipocrisia, já que sua mentora Joana de Angelis se apresenta como freira. Pela lógica dele, ela não precisava mais se apresentar como freira, já que não é mais, assim como preto-velho escravo. No fim, parece que apresentar como freira é melhor que escravo. Parece que a antiga posição social tem peso. No fim é o que sabemos. Eles vêem no arquétipo que terá impacto no grupo de pessoas que eles vão orientar.
Eu também vi esse vídeo. Ele ainda diz que somos de certa forma racistas, ao pedir coisas para os pretos velhos, os colocando em posição de serviçais. Por aí se percebe que ele não entendia que essas entidades trabalham pela caridade e em como amamos e respeitamos essas falanges. Mas também há um palestra posterior em que essa mesma pessoa diz que as entidades de umbanda são elevadas e prestam bons trabalhos, porém os ritos de umbanda e kardecista não devem se misturar, mostrando assim uma evolução de concepção. Eu só não entendo porque os espíritos que trabalham nas mesas brancas não trouxeram o esclarecimento para os irmãos kardecista desde o início. E quando falo desde o início, me refiro a terem explicado ao Alan Kardec que a frenologia e a questão étnica estavam equivocadas.
@Lucas, e como saberemos se não falaram? Veja que Kardec selecionou as perguntas e as respostas. Ele enviou a mesma pergunta para dezenas de médiuns da época, ao receber as respostas, se havia uma "maioria" de respostas, ele então aceitava como verdade e colocou na obra. Como na época todos acreditavam na inferioridade e superioridade entre as raças, acredito que nem deva ter perguntado sobre o tema. Seria como hoje você perguntar a espírito se o céu é azul. De nossa óptica é azul, para a espiritualidade não.
@@DouglasDamame Boa noite, Douglas. Não eram todas as pessoas que apoiavam a eugenia. Isso seria equivalente a dizer que todas as pessoas eram racistas, e não é bem por aí, embora fosse algo comum. E se o Kardec foi orientado a respeito pelas entidades mas ainda assim preferiu tomar por verdade e publicar essa informação, significa que ele preferiu o senso comum à espiritualidade, e isso abre precedentes para questionarmos toda sorte de coisas ruins a respeito do caráter dele. Também não faz sentido, na minha opinião, que as entidades não tenham esclarecido a respeito porque o racismo era comum e ninguém perguntou a elas se era algo certo ou errado. Acredito que as entidades estão aí para nos mostrar as coisas que não conseguimos assimilar tão facilmente sozinhos, ainda mais se tratando de algo tão perverso como o racismo. É uma discussão complexa.
Bom dia! Aqui no terreiro que frequento , tem aulas; só que o professor veio do kardecismo, e ele usa muito que tudo tem que ser explicado pela forma científica. Descordo , estou aprendendo com o sr para depois ver como faço.
Boa noite! Adoro os seus vídeos explicativos e falo para as pessoas que são da Umbanda assistirem, muitas Casas não procuram dar conhecimento aos seus médios. Acho muito triste a falta do conhecimento espiritual dentro das religiões e casas espíritas que tem como objetivo o ensino espiritual ao seus médiuns. Sou da Doutrina Espírita, Chico Xavier nos deixou palavras as quais não existe este tipo de preconceito, parece -me que a evolução sobre o véu de preconceitos já caíram por terra. Na casa espírita que frequento existe muitos umbandistas que vão estudar junto a nós, e acho esta integração fantástica pela troca de conhecimento de espíritas de linhas diferentes. Procure no TH-cam vídeo de Chico Xavier falando da Umbanda. 🕊🙏🙏
Incrível isso né, eu me afastei de centro espírita por muitas vezes o preconceito tem voltado à tona. Eu busco estudar em casa mesmo, maratono os vídeos aqui do canal. E tento filtrar o que sinceramente chega até ser absurdo. Achar que uma "raça" é melhor que a outra, somos todos espíritos eternos. Eu como descendente direto de negros, e nasci branca, vejo o preconceito de perto, e isso nunca que vai ser bom. Eu fico de cara sim, é espírito de pessoas que sofreram tanto e voltam aqui para nos ajudar, e trantam com tanto carinho. Chico estava a frente do seu tempo com certeza, amo estudar ele e o Divaldo.
Todo preconceito vem do ser humano. Todas as religiões pregam amor e caridade para alcançar a graça, mas o humano não sabe fazer nada sem colocar suas ideologias sobre tudo. Todos estamos no plano terreno para evoluir, estamos todo no mesmo barco.
Eu fui procurar o ano passado o kardecismo..mas ao mesmo tempo a umbanda, e ouvi de uma medium do centro e me disse que na umbanda eram só espíritos atrasados!! Infelizmente, quase perguntei quais médiuns negros tem no kardecismo? Não tem!! Infelizmente..
Eu frequentei por muito tempofundação Allan Kardec aqui em Manaus mas nunca aceite esses conceitos por isso estou tentando encontrar um terreiro sério para eu frequentar e me afirma na religião, gratidão pai Márcio.
Parabéns pai Márcio, sou espírita também, mas acho ridículo esse termo "kardecista" já disse para várias pessoas que esse termo não existe. Ótima explanação, preconceito nada agrega e só atrasa... Não cabe na minha cabeça a gente no Brasil, um país misigenado onde nossos antepassados são negros e indígenas, como só espíritos "brancos" e "europeus" são aceitos nos centros. Mas enfim seguimos nosso caminho fazendo o bem sempre da melhor forma possível, combatendo o preconceito. Luz a todos!!!
Amamos os vídeos de sábado é um ensinamento maravilhoso. Um Salve a Todos do Umband'Boa, estou registrando o carinho e a confiança no maravilhoso trabalho que este canal realiza, ótimo trabalho, Gratidão e Axé!!!
Curso de Fundamentos para o Desenvolvimento Mediúnico. Começou hoje, mas ainda dá tempo. Solicite mais informações e a ficha de inscrição com o Sombra: bit.ly/UmbandBoaZap
Boa tarde a todos!! Infelizmente ainda hoje acontece isso
Pois eu já sei que tenho médicos espírituais que me acompanham.....já aconteceu de eu psicografar , mesmo estando na Umbanda eu resolvi fazer uma visita, não fui vista com bons olhos no local , então eu sigo a Umbanda pois amo estar a serviço da espiritualidade ajudando meu próximo
GRATIDÃO,PAI MÁRCIO, SOMBRA ÓTIMA EXPLICAÇÃO COMO SEMPRE!!! AXÉ
Tenho mais de 15 anos de umbanda mais não consigo ler os livros de alacardek porque
Bom dia Pai Márcio a sua bênção.
Quando iniciei meu desenvolvimento mediúnico foi numa Casa Espirita. Tudo ia muito bem, ate que comecei a sentir a presença do Preto Velho que mais tarde vim a descobrir que é o meu Guia de frente. Isso há 12 anos atrás. A Dirigente do curso na época havia feito uma cirurgia e tinha dificuldade com a cicatriz. Então o Pai Joaquim que vinha se manifestando, passou um unguento para ela passar e assim ela fez e disse que havia melhorado. Passado mais alguns meses , ela me chamou e disse "Stela aqui não trabalhamos com este tipo de espiritos, voce precisa buscar outro lugar. Então sai e estou na Umbanda ate hoje , Gracas a Deus! Gratidão por tanto ensinamento.
Sou Kardecista, e amo todos os ensinamentos, amo os pretos velhos e respeito as entidades 🙏
Há uns 2 anos eu estava frequentando um centro kardecista e gostava muito, mas numa aula, um preletor disse que na umbanda se manifestavam espíritos inferiores, daí nunca mais voltei. E depois disso foi que tive mais vontade de conhecer a umbanda.
Nem isso acontece, onde frequento, tinha palestras espíritas até que veio a pandemia.
Aconteceu o mesmo comigo, foi o que abriu meus olhos para a vaidade e ego daqueles que conhecia, daí resolvi sair e seguir sozinha até que conheci a umbanda que me mostrou o que é amor e humildade.
Eu também...
Eu nem imaginava um fato tão negativo ter vindo do Kardec, confesso que fiquei profundamente triste, mas ao mesmo tempo tenho a convicção que nós seres humanos encarnados estamos sempre aprendendo de uma forma ou de outra.
muito triste isso né , minha irmã já falou várias vezes isso ... não concordo eu ♥️ a umbanda .
frequentei por anos o centro kardecista, lá ouvia que banho de ervas não tinha efeito nenhum, que espíritos da umbanda eram inferiores porque precisavam beber e comer, que exus trabalhavam para o mal. Por conta disso eu tinha um preconceito enorme com a umbanda, jurei para mim que nunca frequentaria. Ainda bem que ao invés de só julgar eu quis conhecer pra ter minha própria opinião e hoje sou Cambone ❤️ me encontrei demais na religião.
Só diz isso quem nunca tomou um passe de preto velho.
Sou espírita desde 2006, aprendi muito com a doutrina, trabalhei em uma livraria espírita onde muitos espíritas iam atrás de livros de umbanda, nas casas onde participei nunca presenciei nenhum preconceito, pelo menos não explícito. Em 2020 conheci a Umbanda, gostei muito, mas acabei sentindo falta dos estudos que fazia no centro espírita, por esse motivo voltei a frequentar o centro espírita, tive uma longa conversa com o dirigente da casa, o qual me disse respeitar muito a umbanda e todas as manifestações que lá acontecem, inclusive exú, mas na opinião dele faltava mais preparação e estudos em alguns terreiros, pois acabam colocando pra "girar" pessoas que nem conhecem a umbanda ainda e não tem noção do que estão fazendo, vivenciei isso no terreiro que frequentei, sou muito grato, pois me ajudaram muito, mas tinham a mania de querer colocar todo mundo da assistência na corrente mediúnica, sem preparo nenhum, e muitos acabavam entrando quase que pressionados, isso causou um grande problema, que poderia ter sido pior se medidas drásticas não fossem tomadas, enfim, eu decidi que vou estudar no centro espírita e continuar frequentando o terreiro e tentando colocar os ensinamentos em prática.
Outra coisa, muitas pessoas tem preguiça de estudar, de ler, querem resultados imediatos, mas não se propõem a trabalhar para alcançar esses resultados, outras só querem ver os fenômenos mediúnicos, sem absorver nenhum ensinamento e sem se propor uma mudança de atitudes, vi pessoas tratando uma "gira" como um espetáculo, uma diversão, um "rolê", pessoas assim não conseguem ler um livro e estudar seriamente, quanto mais se melhorar como pessoa!
Ah, na última "sessão" espírita que fui quem deu o passe coletivo foram os Pretos-Velhos
Parabéns pelo canal, pois vocês sempre prezam por conhecimento e aprendizado!
Sou espírita e acompanho o Umband'boa desde o primeiro ano do canal, não perco um vídeo lançado, tenho muito carinho por vocês, e sou muito grata por tudo o que aprendi com vocês sobre essa maravilhosa religião. Fui criada numa família católica, e desde pequena foi me colocado muito medo das religiões de matriz africana, virei espírita depois de adulta. Na minha experiência pessoal, as pessoas que me passaram esse medo e essa aversão, na verdade se baseavam em casos conhecidos em nossa cidade de terreiros que, colocavam o nome de "Umbanda" na porta , mas seus trabalhos nada tinham a ver com caridade. Eram locais que faziam amarrações, feitiços e sacrifícios de animais (como costurar nomes na boca de sapos) para destruir casamentos, até para adoecer e matar pessoas, e mesmo pessoas que procuravam esses lugares, não com a intenção de fazer mal a ninguém, mas para conseguir apenas uma graça pessoal como um emprego,ou a cura de alguma doença, tinham que pagar verdadeiras fortunas aos supostos pais de santo. Quando criança e adolescente era isso que eu achava que era Umbanda, e as pessoas que eu conheço que não gostam da Umbanda fazem esses mesmos tipos de acusações. Com o conhecimento que eu tenho hoje, eu me esforço para esclarecê-las, mas em geral elas permanecem bastante desconfiadas preferindo manter distância. Quando digo a Umbanda é caridade, elas me dizem que não conhecem terreiros que funcionam sem cobrar grandes somas de dinheiro para fazer trabalhos. Graças a Deus e ao trabalho de esclarecimento do Umband'boa, sei que a Umbanda não é nada disso, mas é uma religião de muita Luz e Caridade. Já tive a oportunidade de visitar terreiros sérios, onde me senti muito bem. Mas, infelizmente, há locais de magia negativa que usam o nome da sagrada Umbanda para mascarar os seus maus feitos. Na minha experiência particular, esse é o principal obstáculo que a religião de Umbanda enfrenta para ser aceita pelas pessoas de outras religiões que não a conhecem bem. Sobre o texto de Kardec eu realmente acho inaceitável o que ele escreveu, e fiquei muito chocada quando li esse texto pela primeira vez. O que mais me espanta, não é ele, um homem bem intencionado mas ainda imperfeito, nascido e criado em uma sociedade preconceituosa chegar a essas infelizes conclusões, o que me intriga é que, aparentemente, a espiritualidade superior que orientava o trabalho dele, não ter lhe dado nenhuma advertência sobre tal texto, lhe esclarecendo que se tratava de um grave erro de julgamento, e prova do atraso moral e científico das sociedades tidas como "mais evoluídas" do planeta na época. Para mim, espiritismo e umbanda são religiões irmãs. As barreiras e divisões foram colocadas pela ignorância e dureza de coração dos homens, não pela espiritualidade superior, onde só há a religião do Amor Maior em todas as suas formas. Um forte abraço!
A benção Pai Márcio !!! Parabéns ❤️. Vídeo extremamente esclarecedor e importante. Fui criada em meio espírita, meu pai era kardecista e impunha a religião aos filhos. Tive experiências muito negativas que me fizeram correr pra Umbanda assim que me vi independente. Na Umbanda encontrei a paz, o acolhimento, e trabalho. Não somente o falatório hipócrita a título de evangelização.
Fui espírita por 10 anos. Eu estudava o espiritismo na época, e esse foi justamente o tema relatado na nossa aula: sobre os indígenas... que estavam na condição de indígenas porque tinham que evoluir. Eu achei um absurdo! E questionei o doutrinador dizendo: ''Se os índios não fossem tão evoluídos, não saberiam tanto sobre a natureza, a cura com as ervas, cascas de árvores, cultivo de alimentos etc...'' Comecei a refletir sobre muitas coisas e parei de frequentar o Kardecismo. Hoje sou UMBANDISTA e acredito que quem me intuiu na resposta para o doutrinador, foi a minha linda Cabocla Jandira. Oke Caboclos!!
Eu trabalho em centro kardecista e lá na mesa recebemos todos os irmãos que vem vem pra nós ajudar com muito respeito. Precisamente os pretos velhos que sempre nos emociona . Muito gratidão a todos. Nós trAbalhos todos vem com muitos encinamentos 🙏🏿
Eu frequentei um tempo, depois de muitos anos lendo sobre o Espiritismo, um centro espírita em minha cidade, mas a frieza, o bairrismo e “elitismo”, me mostraram uma realidade diferente da que eu imaginava… Hoje estou começando a frequentar um terreiro maravilhoso, pequeno, simples, mas com um amor que paira no ar.
Passei pelo mentor no centro que frequento..ele mesmo me disse q lá existe..caboclos..boiadeiros..preto velhos..ele disse que eles são muito evoluídos e que fazem parte da sustentação da casa..que são peças fundamentais pra evolução e dos ensinamentos do espiritismo..sou espírita.. minha esposa é médium da umbanda e vivemos muito bem..um respeitando a religião do outro..e evoluímos espiritualmente juntos...pai Márcio o sr é muito sábio...admiro muito o seu trabalho no canal...parabéns
Comecei a estudar no Centro Espírita, e hoje sou umbandista de coração. Mas ao longo de estudos feitos por mim mesmo,me deparei com um vídeo do Divaldo,falando sobre a Umbanda.Julgando os guias como espíritos inferiores. Fiquei chocada.Mesmo pq ,com tanto conhecimento, (na minha opinião),o Divaldo sempre me passou mta arrogância, não me sinto bem,qdo o vejo,ou o ouço, mesmo antes dele falar da Umbanda.Como uma grande amiga me falava na época,"NÃO, SIGA OS ESPÍRITAS, SIGA A DOUTRINA.Qdo acontecia de eu ir ao ,ficava observando o comportamento dos dirigentes. Não sentia verdade neles,tudo mto forçado..Na espiritualidade não existe preconceito......isso vem de nós, aqui da terra.
Eu sou “kardecista” e minha noiva é candomblecista, e vivemos muito bem com nossas espiritualidades. Não posso dizer por todos os “kardecistas” mas essas divisões são criadas pelos próprios homens e não pelas doutrinas do candomblé ou do espiritismo de Alan Kardec. Veja, a umbanda, candomblé e o espiritismo são linhas de trabalhos diferentes mas com o mesmo objetivo, de amor, de caridade, empatia com aquele que busca ajuda. Assim como Jesus acolheu quem o procurou, assim como vovô (preto velho) acolhe quem o procura.
São maneiras diferentes de amar o próximo, assim como Jesus disse, a casa de meu pai tem muitas moradas.
Acho que o mal se pague com o bem.
Como já presenciei, olhares maldosos a minha noiva quando estávamos no supermercado, ela estava com as vestimentas de gira, eu dizia a ela; “Amor, a maldade é deles, não sua. Pague o preconceito deles com educação”. Essa é lição que aprendi com as obras de Alan Kardec e isso que aprendi com vovô.
Desculpe-me pelo texto longo mas sinto que tenho o dever de mostrar que essas inimizades só nos afastam do amor e que isso nos aproxima dos obsessores.
Abraço a todos! 🙏
Salve nossa umbanda! E todos os seres que trabalham para a elevação espiritual e caridade! Sejamos nós o milagre.
Fui kardecista muitos anos e hoje sou umbandista com muito orgulho, muita fé e muito amor aos meus guias e Orixás.
Confesso que também não compreendia muitas coisas, mas o estudo é fundamental para vencer preconceitos e a própria ignorância.
Parabéns ao Umband'
Boa por compartilhar o conhecimento tão necessário para todo o ser.
Se me permite uma sugestão para o próximo vídeo. Falar sobre o Carnaval, e o estouro do Axé nos desfiles das escolas de samba de 2022.
Foi lindo de ver.
Axé 🙏🏼
Minha mãe frequenta um centro espírita e quando eu ouço ela lendo os capítulos da lição do dia, perguntei: entendeu o que do texto?, Ela diz: pouco, muito difícil. Concordo com você Márcio,é necessário deixar a soberba na escrita e escrever de forma elegível um livro com muita informação valiosa. Tê-lo dito ei isso, concluo (três séculos atrás falar assim era lindo, hoje, inútil).
Eu frequentava um centro Espírita que destratou uma Preta Velha na seção mediúnica, me afastei desse centro pelas atitudes extremamente hipócrita de alguns membros. O Centro que frequento hoje, recebe de bom grado a todos, inclusive com Preto Velhos como guia de mediuns.
Salve! A verdade é que quando a "coisa" tá feia recorrem a nós. Parabéns Márcio vídeo esclarecedor que com certeza vou compartilhar.
Bom dia, eu e meu marido trabalhamos por 12 anos em um centro kardecista, muito aprendemos e somos gratos por tudo que conquistamos, mas vimos que não era nosso intuito e nós encontramos na nossa querida umbanda. Hoje temos um pequeno terreiro e continuamos em aprendizado constante... nossos santos Orixás, nossas entidades muito nos ensinam e agradecemos muito por tudo sempre. Salve nossa amada umbanda.
Hj em especial, salve nosso amado Ogum. Muito axé a todos do Umband'boa... gratidão pai Márcio por todos os seus esclarecimentos tos, dos quais me identifico. Sou de São Paulo e espero poder, brevemente, conhecer vossa casa.
Gratidão pelo conhecimento transmitido ...axé a todos do umbandboa 🙏
Excelente vídeo. Sou espírita a mais de 20 anos e desconhcia esse texto . O racismo que ainda existe é o estrutural,a pessoa já é preconceituosa e ataca o que não conhece. Eu dou aulas e já vi aluno qualificar a Umbanda como religião de gente ignorante. Sempre esclareço e mostro que os espíritos trabalham em todas as casas e que na nossa ,os caboclos, pretos velhos fazem parte das equipes espirituais da casa.
Creio como Márcio disse, que Kardec não era preconceituoso, mas vivia sob a influência de seu tempo. Não tem como escapar dessa influência, da educação familiar, da sociedade, dos costumes, da moral da época. Alguma marca iria deixar...
Mas Kardec deu sua vida pela Doutrina dos Espíritos, alguns chegam até a dizer que ele se suicidou de tanto trabalhar e porque não descansava, dormia muito pouco, o que é um absurdo é claro!!!
Imagine a pressão sobre ele, teve até de arrumar um pseudônimo para tentar proteger sua família e carreira como pedagogo. Se a gente sente e se ressente muito hoje com o preconceito, escárnio, desprezo, imagine naquela época, as perseguições...
Com certeza Kardec abriu mão de muita coisa para codificar a Doutrina Espírita, sofreu muito, deixou de ter prestígio, fortuna, por uma missão, um ideal...Pessoas idealistas se sacrificam!!!
Então Kardec tem todo o meu respeito e admiração!
Sou Kardecista e Umbandista. Estudo as obras de Kardec, inclusive, foram elas que evitaram que eu caísse no ateísmo, já que as explicações do Protestantismo onde eu nasci, não saciavam as minhas indagações. A Casa Kardecista que eu frequento nunca teve uma postura de ir contra os preceitos da Umbanda, pelo contrário, eles têm consciência de que há tarefas diferentes a serem executadas, neste plano terreno, ainda tão carente de evolução. OBS.: Num dos trabalhos de ajuda para uma pessoa que eu estava ajudando, o Preto Velho, Pai Benedito de Aruanda, no final do trabalho, me disse: "Aqui, o serviço foi feito; agora, você vai na casa do Kardec pra eles receberem os conselhos que precisam." E acrescentou: "Lá eu atendo por outro nome minha filha. Lá eu me chamo irmão João." Eu vejo o qto esse trabalho da Espiritualidade é lindo e sem fronteiras! Nós humanos é que somos o problema!!! Que a Espiritualidade continue nos amparando nessa caminhada tão difícil! 🙏 Axé para todos!🌻🌻🌻
Fui kardecista durante anos e admito, fui preconceituoso, assumi o discurso racista vestido de branco do kardecismo até que aos poucos fui despertando para o quão preconceituoso e racista é o kardecismo. Agradeço os conhecimentos adquiridos nós centros que frequentei, mas não os frequento mais. Ainda não encontrei um centro umbandista , mas sigo meu caminho até que um dia a espiritualidade me aponte um lugar que me receba.
Procure algo fora do eixo cristao umbanda-espiritismo. Mas se não quiser, indico o centro luz de oxalá no RJ, vila isabel
Eu trabalhava em um centro espírita. Aplicava passe, participava de reunião mediúnica, fazia palestras, até que um dia fui convidado a participar de uma festividade a Oxossi no dia 21 de janeiro. O centro me bloqueou de todos os trabalhos e o presidente me chamou a atenção, disse que eu era muito inteligente pra andar "por estes lugares" disse que eu estava misturando as energias. Mal sabia ele que eu já conhecia a umbanda desde criança. Hoje estou desenvolvendo num terreiro de umbanda.
Boa tarde meu irmão,sou Kardecista e estudei a liturgia e a umbanda.Vc está certíssimo em suas palavras,sou filho de médiuns umbandistas meus pais já desencarnados foram médiuns de umbanda por mais de 40 anos. E eu decidi estudar e ler livros da umbanda e estudar admiro seu trabalho e o nível de conhecimento que o senhor tem. Fica aqui meu abraço a todos umbandistas e desejo toda luz a vc e meus irmão espíritas. Fiquei muito contente o com o video esclarecedor. Precisamos acabar como pré conceito de alguns que não estudam. Já sou seguidor do canal e agora admirador. Parabéns.
Já cheguei a ouvir de uma kardecista "Exu e Pombagira faz trabalho para o bem???", muito surpresa e perplexa. Pra ela os trabalhos de esquerda são voltados para o mal. Esta mesma pessoa, achava absurdo acender velas, pois as velas chamavam espíritos ruins. Difícil até tentar dialogar com alguém assim..... triste realidade. Grata pelo vídeo e todo o conhecimento sempre repassado. Sou fã e amo o canal. 😍
Sou espírita mas acho um absurdo essa parte do texto. Aliás, na casa espírita que trabalhei tinha dois passistas que incorporaram pretos velhos. Na mesa mediunica a passista que incorporava preto velho aparecia sempre. Um dos mediuns de cura também incorporava o preto velho.
Estou maratonando seus vídeos, muito bons, ensinam de forma simples e muito clara! Parabéns!
Eu frequentava o Santo Daime há uns 19 anos atrás e fui num Centro Espírita que já conhecia há muitos anos, desde os 14 anos e comentei que eu estava tomando Ayahuasca com o dirigente, uma pessoa muito inteligente, que lia uns 4 livros por mês, as aulas deles eram fantásticas, tinha uma mediunidade maravilhosa, mas disse para mim que o Daime era droga, que não tinha nada de espiritual, que era perigoso, e era melhor eu me afastar de lá!
Qual conhecimento que ele tinha a respeito?
Nenhum!!!!
Depois de falecido esse dirigente apareceu pra mim numa visão e disse, se corrigindo: " Lá também é bom!!! "
As vezes é preciso a pessoa mudar de plano para poder ver as coisas de uma maneira mais correta!!!
Fica a lição pra gente, que nunca devemos opinar sobre o que não conhecemos!
Eu por exemplo, o que posso falar sobre o Candomblé ou Wicca, nada!!!
Conheço apenas o Espiritismo, a Umbanda e o Santo Daime.
Sou Espírita, respeito todas as doutrinas e procuro conhecer para não falar bobagem. Gosto muito desse canal.
Quero deixar aqui o que aconteceu comigo. Hoje tenho 54 anos. Minha familia era misto de catolica e umbanda. Minha mae ate tinha um terreiro familiar. Quando meu pai falceu ela nao quis mais continuar . Entao andei por igrejas evangelicas e catolica . E fui parar no Kardec. Onde fiquei por mais de 20 anos. Dava palestras, era de piscigrafia e desobecao. Enfim . Fui parar na umbanda e me apaixonei. E onde estou por 8 anos. Quando informei que iria frequentar umbanda fui praticamente,fui espulso da centro. E todos me viraram o rosto . Hoje um ou dois ainda falam comigo. Lamentavel convivi com estas pessoas, e nunca achei que sofreria tal preconceito. Hoje estou bem melhor e com melhores amigos. Aprendidi muito e aprendo muito todos os dias com as entidades. Principalmente com Pai Tomé e Maria Padilha, que sempre dizem: Pai Tome : agua que passou na ponte nao volta mais. Padilha : perdoar e se libertar . Bencao a todos irmaos
Salve pai Márcio!! A sua bênção meu pai!! Eu vim do espiritismo e cheguei a presenciar esse tipo der preconceito em mesa mediúnica. Triste porém sei que muitos centros, e poderíamos dizer "vertentes" do espiritismo são abertas para os caboclos e pretos velhos hoje em dia. Eu creio que muito em breve não teremos mais essas divisões. Somos todos irmãos na fé. Que Oxalá abençoe a todos
As vezes acho estranho qd falam q os "kardecistas" não aceitam a umbanda, fui medio de um centro, onde nas aulas, o professor faziam comparações com a umbanda.. unindo uma a outra...tipo água fruidificada : frutas nas oferendas (q são ricas em agua)... e ele sempre falava... "para espiritualidade não existe distinção... apenas amor e caridade, vcs acham mesmo q eles se importam com religião?" Dando a entender q, os espiritos evoluidos q trabalham nos terreiros auxiliam os espiritos evoluidos do kardecismo, q auxilia os da umbanda como tb os espiritos evoluidos da igreja catolica auxilia os da evangelica... ou seja... todos os espiritos evoluidos trabalham juntos não importa em qual "igreja ele esta"... então, concluo q os seres encarnados q são os verdadeiros preconceitosos
Engraçado que estava comentando justamente sobre isso com minha mãe no nosso café da manhã ontem… o quanto o Espiritismo perde de expandir por se manter enclausurado no ego de se achar a “última religião pela qual o espírito passa”. E quero deixar claro que Kardec não disse isso, são os espíritas, com seus egos enormes, que interpretaram de tal maneira e espalham isso como se fosse a maior verdade.
Passei 7 anos no espiritismo e aprendi muito. Sou muito grata a tudo o que aprendi e vivi, mas tbm adquiri muitos preconceitos, infelizmente. Quando entrei na Umbanda foi muito difícil desfazer essas visões preconceituosas sobre as entidades (principalmente as de esquerda).
Faz 5 anos que estou Umbandista e hoje eu reflito sobre quantas realidades existem para além daquelas apresentadas pelo espiritismo! Quão rico e diverso é o mundo espiritual!
E na minha opinião, o Sr. Caboclo das 7 Encruzilhadas deixou muito clara a diferença da Umbanda para o Espiritismo daquela época: “Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho, para dar início a um culto em que estes pretos e índios poderão dar sua mensagem e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. Com os que sabem mais aprenderemos, aos que sabem menos ensinaremos e a ninguém viraremos as costas!(…)”
🥲❤️
Quando eu estava no kardecismo eu não concordava com muita coisa porisso sai e fui pra umbanda hoje sou feliz.
Como um eterno aprendiz espírita, posso dizer que, no início do aprendizado, fiquei um pouco assustado com alguns textos de Kardec. Mas, como o irmão Márcio explicou muito bem no vídeo, todos "estamos humanos" e, por isso, estamos passíveis a erros. Somos seres espirituais vivenciando uma experiência material e só de "estarmos carne", sofremos as mais diversas influências, sejam elas espirituais ou físicas. Mas, óbvio que foi um erro feio de Kardec à época.
E corroboro do mesmo pensamento do irmão Márcio onde ele diz que se Kardec ainda estivesse encarnado, reveria seus atos antigos e, possivelmente, corrigiria a Doutrina Espírita - o que seria mais prudente.
Obrigado por mais um conteúdo esclarecedor, meu irmão!
Axé a todos/as!🙌
Ótimo vídeo e muito esclarecedor. Eu sempre frequentei o espiritismo e fiz cursos, trabalhei de passista e hoje estou em um terreiro de Umbanda. Mas confesso que pra mim as duas religiões se complementam e eu não vivo sem estar entre as duas. Com relação a Kardec existe um texto dele onde ele se diz totalmente fiel à ciência e ainda diz que se no futuro se a ciência comprovar algo diferente do que ele disse e escreveu, era para as pessoas ficarem com a ciência e esquecer o que ele disse. Desta maneira pra mim já está bem explicada essa questão do video e tantas outras. Gratidão Pai Márcio por tantos esclarecimentos e ensinamentos. Muita luz!
No século passado, estávamos passando por um processo escravagista, no Século XIX, havia muito preconceito, racismo, vaidade, o espiritismo, não foi poupado, Kardec também sofreu essas influências...muito bem Pai Márcio., um forte abraço e muito Axé...Aínda bem que essa realidade mudou.
Eu passei quatro anos em um centro espírita, para desenvolver a mediunidade, sou grata pelos ensinos que recebi, mas não me encontrei, só na umbanda aprendi a me equilibrar e mesmo fazendo tratamento na umbanda, ainda tentei assistir palestras no centro espírita que eu fazia parte, mas a dirigente do centro espírita,soube que eu estava frequentando um terreiro e falou que eu estava retroagindo....porque a umbanda era baixo espiritismo...vê se pôde...pessoas que se dizem espiritualizadas...cultas...cheias de si, só porque falam um monte de palavras bonitas, mas fazias...não tocam o coração da gente, diferente de uma conversa com um preto velho ou preta velha, que com a sua simplicidade,nos toca de emoção, de amor, de coragem, lágrimas de alegria rolam pelo nossos olhos por tanta bondade....ah! benditos sejam os trabalhadores da luz!
Minha família sempre foi umbandista, e entrei para o espiritismo a mais de 25anos gosto da doutrina, mais sei que nada é perfeito e o que hoje temos, pessoas que são radicais assim como em todo lugar , mais as pessoas se esclarece e veem acabar com este preconceito, hoje frequento imbanda , mais não deixo o centro pois acho que podemos agregar o que e bom , eo que é ruim descartar . Evolução sempre devemos lembrar que tudo chega na hora certo e errado amo a doutrina espírita.
Eu era médium de um centro kardecista, mas sentia que ali seria o meu começo para trabalhar com a espiritualidade, quando fui para a umbanda me senti completa como médium, apesar de já terem se passado tantos anos, ainda me sinto como aprendiz. Mas, dei sorte pois no centro kardecista que eu trabalhei tinha muito respeito pela umbanda.
Infelizmente o preconceito existe fortemente no mundo todo, preconceito de religião, de cor, de raça. Fui "kardecista" por vinte anos e a pouco mais de um ano frequento a umbanda, no Centro que frequentava jamais ouvi falar mal da umbanda, nosso dirigente inclusive dizia que gostava muito do trabalho umbandista e que a escolha era uma questão de afinidade, que ambas as doutrinas praticam a caridade. Por diversas vezes ouvimos as palavras de um Caboclo e Um Preto Velho que faziam parte dos trabalhadores espirituais da casa. Eu mesma antes de conhecer melhor a umbanda não me arriscava a opinar sobre o que não conhecia em nada, mas tinha certo receio por conta da minha ignorância . Vejo que de tudo que aprendi no Kardecismo não me desfiz de nada, a Umbanda está sendo um acréscimo enorme aos conhecimentos que já havia adquirido nos estudos espíritas. Na Umbanda aprendi que todas as religiões são fragmentos da verdade e nenhuma religião detém a realidade absoluta. No fim das contas o que importa é o respeito, amor e caridade. Axé🙏🙏
Na verdade não sabemos de tudo, ainda há muito q se entender.
Acho q TODOS deveriam estudar as obras de Kardeck, independente de religião!! Eu leio o Evangelho, livros dia Espíritos explica TUDO, livro dos médium tbm ! excelentes obras! porém confesso q são livros um pouco difíceis de ler, mas p quem é espírita da sim p ter compreensão!
Sobre ciências: na época dos escravos, o senhor da fazenda tinha como parteira a negra da senzala, o Negro mais velho, também da senzala, como curandeiro por conhecer os poderes da plantas e as Negras, também mais velhas, como benzedeira... Os espíritos Pretos Velhos e Caboclos são muito evoluídos e sofrem esse preconceito por não expressarem de forma rebuscadas com trejeitos Europeus.
Sou Espírita e achei ótimo a sua explicação. Respeito a Umbanda e acredito que podemos trabalhar juntos.
Fui kardecista de frequentar cursos e trabalhar por 17 anos seguidos e cansei de ouvir essas orientações preconceituosas e ignorantes, dentro das casas que frequentei. Pura verdade suas palavras!
Tive oportunidade de conhecer o Kardecismo antes da Umbanda. Tive um problema com obsessor e só levaram 6 meses pra encaminhar , na Umbanda hoje resolvemos esse problema muitas vezes numa consulta. Essa é a diferença. Na Umbanda nada é escondido é tudo feito aa claras.
Boa tarde pai Marcio! Amo a umbanda! Já frequentei e também já li muito sobre o cardecismo, amo Gaspareto, Robinson Pinheiro e outros!! Mas foi na umbanda que me encontrei pelo o amor e pela humildade que são praticados! Que esse preconceito acabe logo! Axé a todos aí!!
Salve irmão ...É verdade , fiz um curso num centro espírita e em várias oportunidades ouvi o professor dizendo que os espíritos que se manifestam em Terreiros são de baixa evolução pois ainda se mantém apegados a vícios matériais!
Já ouvi isso também. No canal ARCAS,TEM UM vídeo onde o palestrante disse que espíritos de baixa vibração estão em todos os lugares, até no KARDECISMO há espíritos de todo jeito. Há os que se passam por evoluídos, esclarecidos mas são os famosos Kiumbas e há os materialistas também. Não existe isso tal religião, tal seita só há espíritos superiores.
Obaaaa hoje fui o primeiro a dar o like no vídeo
AXÉ
Casa de Preto Velho
Eu frequentava uma casa espírita. Comentei que estava sofrendo ataques espirituais. O dirigente da casa, não acreditou no que eu dizia, e no dia de estudo, questionei que outros de nossos irmãos tinham livre arbítrio de mudar de religião. Ele me olhou irritado, e disse principalmente pessoas evangélicas e umbandistas gostavam de tudo pronto, sem ter que estudar. Que eram pessoas ignorantes.
Fiquei boquiaberta, percebi como a vaidade, e o ego alimentava as opiniões daquele senhor. Era como se a Doutrina espírita era só para aqueles, que pensavam como ele.
Por isso, adoro a umbanda, nunca vi um terreiro de umbanda fechar suas portas para aqueles, que buscavam JESUS. Já testemunhei verdadeiros milagres em um terreiro de umbanda em Minas Gerais. A UMBANDA É PAZ E AMOR!!!🙌🔯✨🙏
SALVE A FORÇA DE TODOS OS ORIXÁS E GUIAS NO SEGUIMENTO UMBANDISTAS. SALVE A UMBANDA E TODA REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO!!!🔯🙏
ADORO SUA ALEGRIA PAI MÁRCIO!!!✨✨✨✨✨🙌
Parabéns pela coragem de abordar esse tema. Sugiro a leitura de textos sobre o racismo estrutural no nosso país. Axé, meu irmão. Saravá!
Eu a pouco tempo passei por algo assim, uma pessoa me disse que a umbanda é uma religião atrasada... posso com isso. Sendo uma pessoa que trabalha com a cura espiritual kardecista, acabou de perder mais uma cliente e mais eu era kardecista por 5 anos e sai de lá pq sempre achei que faltava algo e que graças a Deus e os orixás encontrei na umbanda
sou kardecista e realmente eu ja vi muito preconceito envolvendo a umbanda e o candoblé, graças a Deus eu sou projetor astral e durante as minhas saidas espirituais ja encontrei entidades de umbanda e candomblé que me ajudaram em diversas áreas da minha vida. Continuo frequentando centro espirita, que nao fala sobre umbanda mais tbm nao a julga. Obrigado a todos os amigos de umbanda e Deus abensoe todos voces...
Nossa, conheci a umbanda assim também. Não conhecia a religião e eles me deram seus nomes e me ajudaram muito ❤ Muita gratidão
Fui kardecista de 23 a 60 anos. Aprendi lá que a umbanda não tinha fundamento e recebiam qualquer espírito. Há dois anos frequentando o mesmo terreiro aprendi que perdi muito tempo. Nada contra o kardecismo mas sim contra a pessoa bitolada que me "ensinava".
Hj sei que para ser "atrasada" como um preto velho, tenho que evoluir muito.
O importante é entendermos que longe da caridade não tem salvação.
Esse PTD é magnífico, é bem assim que eu penso sobre Cardek, ele fez o bastante e deu o seu melhor no qual como homem teve seus erros tentando acertar, também desmascarou tanto a ciência de sua época, coisas que não havia resposta e estabilidade lhe mostrou. Ele dúvida de tudo até realmente vivenciar suas experiências. Eu amei pai Márcio e um beijo a toda equipe.
Que vídeo esclarecedor.
Não tenho como tecer mais elogios e esclarecimentos que nos foi passado em menos de 30'.
Meu respeito.
Boa tarde Pai Márcio e Sombra então melhor não dar eco e nem comentar os absurdos que ouvi e já passei por ser kardecista e trabalhar com o preto velho e as crianças, meus guias. Por isso sou Espiribanda 😂😂 sou espírita e acredito e trabalho com espíritos desde que eles ajudem ao próximo com caridade e bondade. Fui criada pra ter medo da umbanda, eu escutava tambor e já ficava arrepiada eu achava que era de medo, e já eram os guias próximos, Allan Kardec era de uma época diferente, infelizmente tem gente absurda até hj no Kardecismo, eu já li doutrina kardecista e umbanda os espíritos são os mesmos só se apresentam de forma diferente e trabalham de formas singulares porque cada encarnado é um e cada espírito também. A diferença é o culto aos orixás. Mas Kardecista é tão doido que tem até medo de vela😂😂😂 eu uso erva, defumo a casa. E quando o bicho pega nada melhor que um Exu pra te acudir, um preto velho pra te acalmar, e tamo junto 😂
Acho complicado dizer que Kardec não era racista, que só seguiu o que se falava na época. Não vivemos lá, não falamos com ele, não podemos afirmar que sim ou que não Existiram outros homens com acesso ao mesmo material científico e que eram antirracistas.
AXÉ a todos abraço do Canal Casa de Preto Velho
Gratidão Pai Márcio
Um dos motivos que Eu me afastei do kardecismo justamente pro Tom de superioridade. Além do que hoje o espiritismo basicamente não trata o espírito de forma tão incisiva, nem todos querem ir num centro centro espírita assistir opinião alheia, apenas - ser doutrinado. Eu não queria ser doutrinado, mas foi o que ocorreu.
Boa noite, amigos. Há muitos anos, uma querida preta velha, querida Maria Conga, me aconselhou a ler sobre o espiritismo. Desde então, sou tipo, acho que raro, de espirita-umbandista. Para mim, é uma coisa só, não consigo separar, pois ambas as religiões nos põem em contato com os espíritos. Amo as duas, sem distinção e sem esse preconceito horroroso. Tenho fé que um dia, não muito distante, umbanda e espiritismo vão se fundir por um bem comum. Grande abraço.
O próprio Allan Kardec no livro " O Que é Espiritismo ", diz para um crítico que para se criticar qualquer coisa, se deveria ler tudo sobre aquele assunto, conhecer a fundo aquilo que se quer criticar, para não correr o risco de ser leviano e dizer bobagens. Uma pessoa séria e consciente não fala daquilo que não conhece a fundo!!!
O problema são os Espíritas Formadores de opinião, os palestrantes ou professores que por ter um conhecimento muito grande da Doutrina Espírita se acham no direito de darem opiniões sobre qualquer assunto que não conhecem, com ar de superioridade, para não dizer com arrogância.
O problema não é da Doutrina Espírita que é linda e maravilhosa é o ser humano leviano e arrogante, preconceituoso e sem muita consciência!!!
PERFEITO👏👏👏👏👏
Estarrecida , essa realmente é a palavra! Apesar de possivelmente ter sido influenciado pela ciência da época, era um homem muito inteligente, guiado por espíritos superiores, falha incondizente, né?De qualquer forma, é pra constatarmos que não há ser perfeito realmente. Tive a oportunidade de relembrar uma vida em que fui escrava, e entendi que escolhi aquela difícil vida para aplacar a minha consciência, que estava pesadíssima diante de muitos erros. Povo alegre, povo forte, salve todos os meus antepassados! Que a caridade E amor imperem na Doutrina Espírita que é uma religião linda, que trouxe muito amor e transformação na minha vida, assim como na Umbanda, que hoje faz tão feliz meu coração.
@Aila Virtanen confesso que antes de fazer parte da Umbanda eu tb tive preconceito, preconceito é algo ensinado e Kardec tropeçou nisso tb, claro, fiquei chocada, até por ter conhecido o Espiritismo de perto, fiz parte por 15 anos e nunca tinha ouvido falar sobre isso, mas posso lhe dizer que no contexto geral é uma religião linda. Que seu coração sempre lhe guie pelo caminho que trouxer alegria à sua alma!
No centro espirita que meu marido trabalha como médium,lá tem uma cigana da casa,tem pai Joaquim,um baiano,e de vez em quando aparecem os nossos amigos exus,pra ajudar nos trabalhos principalmente de desobessessão.
Lá tem muitos médicos,filósofos,professores e.etc,mas as entidades de pretosvelhos,ciganos,baianos e exus são bem vindos.
Lá um centro muito amoroso,eles aceitam a ajuda dessas falanges tbm.
Lá Centro espírita Jardim da Esperança se faz a caridade sem olhar a quem....
Mas eu frequento a Umbanda há 9 meses,lá me sinto mais sintonizada.
Fica em São Paulo? Se sim pode passar endereço e telefone? Grato.
Fui espírita kardecista por 15 anos, li toda a Codificação Kardecista ( O livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese), mas frequentava a Umbanda desde criança, pois minha avó materna e uma tia eram médiuns umbandistas ( minha avó já faleceu, minha tia ainda é). E eu passei a estudar a Umbanda a partir de um vídeo do Umbandboa em dezembro de 2019. A partir do conhecimento, fiz o curso de Teologia do Umbandboa (só falta fazer a prova), entendi os fundamentos da religião, que antes, com minha mentalidade de Espírita kardecista, eu achava muito material, questionava por que acender vela?, por que as entidades bebiam e fumavam?, Por que oferecer alimentos?... Hoje, com a compreensão dos porquês, sou umbandista com muito orgulho e estou procurando um terreiro para desenvolver minha mediunidade. Em tempo, a tradução com linguagem mais simples é a do Salvador Gentile, Editora Ide.
Do texto de Kardec... Eu chorei muito, como sentindo a dor do preconceito que o negro da epoca e de hoje sente. Dificil demais esse texto.
Kardec ...sem comentários!!
Graças a Deus estamos vencendo esse preconceito. Salve nossos pretos e pretas velhas!!
Até começar a pandemia,eu era espírita,trabalhadora,estudante,por 15 anos!Mas no começo da pandemia,do nada,apareceu um vídeo de uma música de umbanda,com o Sandro Luis cantando ,achei lindo,senti uma afinidade incrível,logo após conheci o umbanda'Boa!Comecei a assistir todas os vídeos, a estudar mesmo em casa sobre a umbanda,adorei tanto,sinto hj em dia uma afinidade muito grande,mta emoção,quando ouço as músicas, comecei a ter um enorme respeito!O centro espírita já voltou a funcionar e não tive vontade de voltar,estou procurando uma casa de umbanda para poder conhecer pessoalmente,mas moro no litoral do Rio Grande do Sul,estou tendo dificuldade em achar uma casa séria,mas assim que achar, vou ir! Gratidão ao Pai Márcio,a Umbanda D'Boa,por passar tantos conhecimentos sobre a umbanda!
Existe sim muito preconceito. Inclusive algumas casas bem conhecidas aqui no RJ só recebem mensagens psicografadas de gente famosa ou de frequentadores da própria casa que já desencarnaram. É triste mas existe. Lamentável que Kardec tenha escrito isso. Espero que ele tenha melhorado através das reencarnações e hoje não seja racista e preconceituoso.
Um bom dia com muita alegria família e equipe do Umband'boa.
Eu frequentei a doutrina espírita por muitos anos, até uns dois anos atrás, e tbm sofri preconceito por gostar e seguir a umbanda. Na época não trabalhava em nenhum terreiro ainda, só frequentava na assistência no centro de umbanda q iniciei há 20anos.
Uma vez, em uma aula teórica do curso da doutrina, tive uma leve discussão com a palestrante q dava aula, pois tbm disse que na umbanda, são só espíritos inferiores, q ao invés de auxiliar nós encarnados para o caminho do bem, leva-nos para as regiões umbralinas bem densas, e ser escravo de Exu e Pombagira. Tbm tinha opinião sobre q preto velho era um espírito de um irmão q foi escravizado e ainda não evoluiu, bem como, dizer q o inaceitável eram os erês, pois foi comprovado via psicografia, explicado na novela a viagem, que não existem crianças até 7anos de idade, pois, crianças q desencarnaram ainda bebês, logo após a gestação ou até os 5 anos, automaticamente, voltaram a assumir sua aparência da encarnação anterior.
P.s.: não gostava de ser chamada de professora, dizendo q profissionalmente, não era educadora).
Tem até vídeos na internet q fala sobre isso. Centro espírita não aceitando preto velho e irmãos espíritas preconceituosos ao extremo.
Muito obrigado pelas sábias palavras e vídeo esclarecedor. Eu já li algumas obras do Kardec, ainda tenho quase como livro de cabeceira (faz tempo q não leio, RS) o "evangelho segundo o espiritismo" e "o livro dos espíritos". Tbm muitos do Chico.
Excelente ! Neste ano, várias Escolas de Samba, do Rio e de SP, trouxeram o tema da nossa Umbanda para a avenida, jogando luz sobre o assunto e tentando desmistificar preconceitos.
Sério, vou ver
Como um Preto Velho pode ser inferior com toda sabedoria q eles apresentam ! Eu precisava fazer uma ressonância magnética pra saber exatamente da onde vem minhas dores mas não posso, pq corro risco de vida !
Pai Joaquim das Almas ele fez o exame com uma a cinza do cachimbo q jogou no papel esfregou com as mãos abriu e me mostrou o exame ! Depois ele fez uma carta .. fexo com a parafina da vela branca e enviou o exame ao Plano Espiritual 🙏🏼
Axé 🙏🏼
No meu humilde pensamento, na espiritualidade não existe etnias e sim fraternidades ,aprendi muito com Allan Kardec e aprendo até hoje, maravilhosa explicação professor Márcio 🙏🙌🌻🌼🙌
Excelente video!! Na minha parca visão,existem hoje algumas possibilidades da abordar na Umbanda caminhos para explicar o plano espiritual , a cosmogonia bantu ( Dikenga) e a cosmovisão Yoruba … que quase não sao abordados estes temas dentro de terreiros de Umbanda seja de tradição Bantu( Angola) Nkissis… seja de tradição Yoruba ( Nagô/ Ketu) ou Gege, ou Daomesiana ( Voduns) …caminhamos firmes para estes resgates ancestrais!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Bom dia meus irmãos e irmãs... Bom dia pai Márcio!!!
Salve a nossa querida umbanda que tanto amo.
Concordo com o senhor pai Márcio, e aqueles que se dizem espíritas, porém critica a umbanda, nem espírita são, até porque o verdadeiro espiritismo respeita e muito qualquer outra religião, e sabe a importância de cada uma delas, isto é devido ao grau de evolução de cada um.
Aqui no youtube tem o canal espírita Portal Paz, e o Jordelei sempre cita a importância da Umbanda, até porque ele começou na Umbanda.
E na verdade não importa em que religião estamos, as entidades são as mesmas , só muda de arquétipo, de acordo com cada religião , porém infelizmente isto muitos que se dizem espíritas não consegui entender.
Gratidão pai Márcio 🙏🙌
Bom fico muito feliz meu querido irmão por tantos esclarecimentos.
Mas infelizmente muitos lider do espiriimo tem sustentado e sentenciado pretos velhos e caboclos como manifestações de baixo espiritismo.
Lamentável....
Aprendei..aprendei e ensinar
Caridade e amor, não faz mal a ninguém
Aprendei..Aprendei e ensinai
Caridade e amor, vem de nosso Senhor
Canonizada por mim e irradiada por Pai Benedito das almas
Meu mentor e Preto Velho
Axe a todos..Sarava Umbanda
Pai Márcio, que serenidade nesse vídeo que o senhor fez. Perfeito.
Que Oxalá nos abençoe a todos
Salve a família Umbadboa
Salve suas forças!!!!
Ogunhê, Patacori Ogum
Edson da Casa Verde na área!!!
Salve família Umband Boa . Sou espírita e acompanho seu canal desde 2013. A casa espírita que eu frequento, amo e trabalho tem um índio como mentor e guia e todos os espíritos que se manifestam são tratados com toda dignidade. Infelizmente aonde houver seres humanos aí também irão manifestar suas mazelas. Não podemos generalizar e sim saber escolher. Quanto a fala de Kardec vc disse tudo, como cientista esboçou a ideia da ciência e da sociedade daquela época, o que hoje vemos como contradição pq como discriminar um homem, sendo que o homem é espírito e espírito não tem cor, sexo e passa por várias experiências humanas? Os pretos velhos são as almas mais evoluídas que conheço depois de Jesus, pq depois de tanto sofrimento só aconselham amor e perdão...se isso não for evolução não sei o que é. Amo o espiritismo, amo as religiões de matriz africana....amo minha ancestralidade.
Pai Márcio, o Sr é demais!
Não tiro nem coloco nada além do que foi falado aqui..
Obrigada por suas colocações e seus ensinamentos. Temos vivido experiências que exemplificam tudo o que o Sr falou. Mas creio no plano maior de Deus, e na espiritualidade superior que está cuidando de tudo... 🙏🙏🙏
Conheço os dois ambientes. Espíritas não entendem quase nada da dinâmica real do plano astral. Quando a coisa complica, ninguém procura kardecistas pra resolver.
Exatamente, pois não vai resolver grandes coisas.
Qdo eu saí do espiritismo e fui pra umbanda, na primeira gira quase desmaiei de fraqueza, estava com sofredores me acompanhando 🤷 levo no bom humor dizendo que até eles preferiram ir pra umbanda.
Trabalhei em um terreiro de Umbanda alguns anos onde as entidades não usam bebidas e cigarros ou charutos. Um certo dia visitei um centro espírita e lá comentei com o médium que me atendeu que eu trabalhava com uma entidade Zé Pilintra e que ele pedia um pouco de marafo e cigarro para usar nos atendimentos. Saí do local arrasado 😭, disseram que se tratava de um espírito totalmente atrasado. Hoje dou risada de tudo isso, conheço muito melhor e aceito a entidade da forma que ela é 🙏
Nossa estou passada !
Lembro que vi uma palestra do Divaldo Franco, e não estou o diminuindo o trabalho dele é fantástico, onde ele falava sobre entidades de umbanda em especial sobre petro-velho. Onde ele dizia que preto-velho não precisava mais plasmar assim já que ele não era mais escravo. Achei uma tremenda hipocrisia, já que sua mentora Joana de Angelis se apresenta como freira. Pela lógica dele, ela não precisava mais se apresentar como freira, já que não é mais, assim como preto-velho escravo. No fim, parece que apresentar como freira é melhor que escravo. Parece que a antiga posição social tem peso. No fim é o que sabemos. Eles vêem no arquétipo que terá impacto no grupo de pessoas que eles vão orientar.
Eu também vi esse vídeo. Ele ainda diz que somos de certa forma racistas, ao pedir coisas para os pretos velhos, os colocando em posição de serviçais. Por aí se percebe que ele não entendia que essas entidades trabalham pela caridade e em como amamos e respeitamos essas falanges. Mas também há um palestra posterior em que essa mesma pessoa diz que as entidades de umbanda são elevadas e prestam bons trabalhos, porém os ritos de umbanda e kardecista não devem se misturar, mostrando assim uma evolução de concepção. Eu só não entendo porque os espíritos que trabalham nas mesas brancas não trouxeram o esclarecimento para os irmãos kardecista desde o início. E quando falo desde o início, me refiro a terem explicado ao Alan Kardec que a frenologia e a questão étnica estavam equivocadas.
@Lucas, e como saberemos se não falaram? Veja que Kardec selecionou as perguntas e as respostas. Ele enviou a mesma pergunta para dezenas de médiuns da época, ao receber as respostas, se havia uma "maioria" de respostas, ele então aceitava como verdade e colocou na obra.
Como na época todos acreditavam na inferioridade e superioridade entre as raças, acredito que nem deva ter perguntado sobre o tema.
Seria como hoje você perguntar a espírito se o céu é azul. De nossa óptica é azul, para a espiritualidade não.
@@DouglasDamame Boa noite, Douglas. Não eram todas as pessoas que apoiavam a eugenia. Isso seria equivalente a dizer que todas as pessoas eram racistas, e não é bem por aí, embora fosse algo comum.
E se o Kardec foi orientado a respeito pelas entidades mas ainda assim preferiu tomar por verdade e publicar essa informação, significa que ele preferiu o senso comum à espiritualidade, e isso abre precedentes para questionarmos toda sorte de coisas ruins a respeito do caráter dele.
Também não faz sentido, na minha opinião, que as entidades não tenham esclarecido a respeito porque o racismo era comum e ninguém perguntou a elas se era algo certo ou errado. Acredito que as entidades estão aí para nos mostrar as coisas que não conseguimos assimilar tão facilmente sozinhos, ainda mais se tratando de algo tão perverso como o racismo.
É uma discussão complexa.
Bom dia! Aqui no terreiro que frequento , tem aulas; só que o professor veio do kardecismo, e ele usa muito que tudo tem que ser explicado pela forma científica. Descordo , estou aprendendo com o sr para depois ver como faço.
Boa noite!
Adoro os seus vídeos explicativos e falo para as pessoas que são da Umbanda assistirem, muitas Casas não procuram dar conhecimento aos seus médios. Acho muito triste a falta do conhecimento espiritual dentro das religiões e casas espíritas que tem como objetivo o ensino espiritual ao seus médiuns.
Sou da Doutrina Espírita, Chico Xavier nos deixou palavras as quais não existe este tipo de preconceito, parece -me que a evolução sobre o véu de preconceitos já caíram por terra. Na casa espírita que frequento existe muitos umbandistas que vão estudar junto a nós, e acho esta integração fantástica pela troca de conhecimento de espíritas de linhas diferentes.
Procure no TH-cam vídeo de Chico Xavier falando da Umbanda. 🕊🙏🙏
Incrível isso né, eu me afastei de centro espírita por muitas vezes o preconceito tem voltado à tona. Eu busco estudar em casa mesmo, maratono os vídeos aqui do canal. E tento filtrar o que sinceramente chega até ser absurdo. Achar que uma "raça" é melhor que a outra, somos todos espíritos eternos. Eu como descendente direto de negros, e nasci branca, vejo o preconceito de perto, e isso nunca que vai ser bom. Eu fico de cara sim, é espírito de pessoas que sofreram tanto e voltam aqui para nos ajudar, e trantam com tanto carinho. Chico estava a frente do seu tempo com certeza, amo estudar ele e o Divaldo.
Todo preconceito vem do ser humano. Todas as religiões pregam amor e caridade para alcançar a graça, mas o humano não sabe fazer nada sem colocar suas ideologias sobre tudo. Todos estamos no plano terreno para evoluir, estamos todo no mesmo barco.
E temos inclusive palestrantes espíritas famosos cheios de preconceito contra Umbanda.
Nossa fiquei chocada com essa visão dele, só pq eles tem cor diferente preconceito.
Eu fui procurar o ano passado o kardecismo..mas ao mesmo tempo a umbanda, e ouvi de uma medium do centro e me disse que na umbanda eram só espíritos atrasados!!
Infelizmente, quase perguntei quais médiuns negros tem no kardecismo? Não tem!! Infelizmente..
Eu frequentei por muito tempofundação Allan Kardec aqui em Manaus mas nunca aceite esses conceitos por isso estou tentando encontrar um terreiro sério para eu frequentar e me afirma na religião, gratidão pai Márcio.
Minha família como católica sempre procurou umbanda e manteve segredo por causa do preconceito
Parabéns pai Márcio, sou espírita também, mas acho ridículo esse termo "kardecista" já disse para várias pessoas que esse termo não existe. Ótima explanação, preconceito nada agrega e só atrasa... Não cabe na minha cabeça a gente no Brasil, um país misigenado onde nossos antepassados são negros e indígenas, como só espíritos "brancos" e "europeus" são aceitos nos centros. Mas enfim seguimos nosso caminho fazendo o bem sempre da melhor forma possível, combatendo o preconceito. Luz a todos!!!
Parabéns por abordar um assunto muito sério sem desrespeitar ninguém por isso que eu sou seu fã
Muito bom. O ensinamento .gratidão!
Amamos os vídeos de sábado é um ensinamento maravilhoso. Um Salve a Todos do Umband'Boa, estou registrando o carinho e a confiança no maravilhoso trabalho que este canal realiza, ótimo trabalho, Gratidão e Axé!!!
Bom dia pai Márcio. sou de Natal -RN e estou gostando muito dos seus vídeos.
estão me ajudando muito a esclarecer certas dúvidas. gratidão 🙏🙏