Estamos matriculando para o curso de Teologia da Umbanda, que se inicia no dia 10 de setembro. Solicite mais informações e a ficha de inscrição com o Sombra: bit.ly/UmbandBoaZap.
Saudações, Márcio. Permita-me que me identifique. Sou Jorge Caetano, dirigente do Núcleo de Estudos Umbandistas, casa sediada em Brasília. Nossa casa segue a doutrina do Caboclo das Sete Encruzilhadas e de Zélio; nós também mantemos um curso superior livre de Teologia de Umbanda com duração de oito semestres, que tem como principal objetivo separar "o joio do trigo" em questões teológicas e litúrgicas. Seu vídeo está excelente, muito didático e objetivo. Uma síntese perfeita. Como você pediu sugestões, eu tenho uma pequena (muito pequena mesmo) divergência quanto à questão da Era Vargas, porque não entendo que tenha havido perseguição à Umbanda propriamente dita naquele período. Em minha opinião, a perseguição se direcionava às macumbas e similares, como casas de baixo espiritismo. Acho que, em um ambiente declaradamente ditatorial, seria muito difícil uma religião perseguida e proscrita realizar abertamente um congresso em plena capital da república. Eu sustento que sempre houve uma espécie de legitimação tácita à Umbanda, por motivos diversos que não cabe elencar aqui, até para que este texto não fique imenso. Contudo, essa é uma questão aberta e você pode estar certo. Gostaria de manter contato com vocês, pois entendo que é muito importante que casas de Umbanda Tradicional possam trocar experiências e se unirem em prol da Umbanda verdadeira. Caso haja interesse, deixo o e-mail: jorgecaetano1964@gmail.com. PS: Sou autor do livro Umbanda: O Transtorno de Identidade de uma Religião Violentada, onde trato da história da Umbanda e das deturpações que a religião sofreu ao longo do tempo. Gostaria de lhe enviar enviar um exemplar para sua apreciação.
Que pai Oxalá abençoe irmão de Fé há um trecho no livro de Leal de Souza que fala sobre está época se refere quando um delegado de Niterói ao tentar impedir a gira que acontecia simplesmente desmaia ao colocar o primeiro pé na porta da Tenda Nossa Senhora da Piedade e acorda quando os trabalhos acabam segundo este fato o tal delegado virou até amigo de Pai Zélio . No entanto devemos também lembrar que tanto os médiuns, quanto os frequentadores das tendas fundadas por Zélio eram também alguns políticos e militares de alta patente como o caso de um dos dirigentes de uma das sete tendas fundadas era um capitão. Mas também vejo que de fato a Umbanda não tenha sido tão perseguida pelos militares da época mas sim perseguida pelo preconceito religioso que nos afeta até hoje .
Pai Márcio, boa noite. Eu tenho 50 anos e nasci e vivi até os meus 23 anos na Rua Senador Pompeu 152 no Centro do RJ ( pois meu pai era Ferroviário na Central do Brasil). Em frente ao prédio ( 2 andares) que eu morava era o Palácio do Itamaraty e onde foi construído o meu prédio era um cemitério da época de Dom Pedro l . Eu nasci com mediunidade e sofri morando naquele lugar. Eu via todos os dias espíritos de toda classe espíritual, principalmente os sofredores. Meu pai era Umbandista e eu nasci na Umbanda. E creio que os guias da Umbanda amenizavam os fenômenos que ocorriam naquele local. Tinha um cortiço na rua de trás, onde morava uma senhora amiga de minha mãe, e quando eu ia com mamãe visitar ela via muitos espíritos que trabalhavam na macumba carioca, da qual essa senhora fazia parte, e ela praticava magias para o mal. Tudo o que o senhor falou é verdade. Tenho visto aqui no TH-cam vários canais ( não posso citar nomes ) dizendo ser umbanda, e o pior é que essas pessoas enganam aqueles que não conhecem a verdadeira Umbanda. Um grande abraço, ⭐❤️
A verdadeira Umbanda prega a caridade, como foi dito em sua fundação. Mas o termo 'umbanda' ainda é confundido , hoje em dia,, após muitos anos, com algumas denominações e práticas diferentes dos seus fundamentos. Ótimo vídeo! Valeu, Márcio.
ESPETACULAR AULA Pai Márcio tenho esse livro, e nunca li...começarei hj! Conheço dirigente de terreiro e médiuns que repetidamente dizem que a Umbanda já existia antes do Zelio e do Caboclo das Sete Encruzilhadas... que o mesmo não fundou nada... que era kardecismo que ele praticava.... Claramente para mim usam esses argumentos para justificar práticas como: cobrança, matança, exploração dos médiuns, não cumprimento de preceitos, uso de ejé em sacramentos, vida pública duvidosa. Essa sua aula, fundamenta meus argumentos, pois sou sua aluna há 3 cursos já completos e aprendi "onde aprender". GRATIDÂO!!!! Espero que esclareça aos irmãos consulentes e iniciantes que assistirem, para começarem a questionar sobre os "Terreiros" e TERREIROS que frequentam. Axé!
Boa tarde, pai Márcio! Falo do Rio de Janeiro. Meu nome é Alberto. Hoje é dia 22/08/2022. Sou umbandista e frequento um Centro de Umbanda chamado "Cantinho de Pai Benedito e Ogum Matinata (CPBOM). EXCELENTE vídeo. Verdadeira aula sobre a Umbanda e história. O canal UMBANDBOA é diferenciado dos demais por levar informações úteis, verdadeiras e relevantes a todos os umbandistas que desejam absorver conhecimento e desmistificar conceitos errôneos e preconceituosos sobre a Umbanda. Realmente, estudar é fundamental! Parabéns por sua dedicação e pelo vídeo! Forte abraço! Axé!
Muito bom pai Márcio. Conheço um terreiro aqui na minha cidade em que o dirigente já foi expulso de uma local alugado, em função de denúncias dos vizinhos, por sacrifícios de animais, dá aula aos filhos da corrente de como quebrar as proteções das pessoas, diversas pessoas que se "desentenderam" com seus protegidos, tiveram diversos problemas, até trabalhos fora com velas em formato de órgãos genitais, já aconteceram. Pessoas bem próximas a mim já tiveram problemas graves de saúde, quase caíram com o carro na ribanceira, perderam a sua empresa e hoje não tem mais nada. Presumo que seja desse lugar, porque muitas pessoas que se desentenderam lá, tiveram muitos problemas. Filhos de santo que saem da casa e sofrem demandas. Quando o pai de santo se sente desafiado, dá o famoso aviso "você não sabe com quem está mexendo". Ao que me parece, ele demanda contra os filhos que saem da casa e os demais, ao constatarem isso, tem medo de sair. Sempre assisto seus vídeos e concordo que as vezes a demanda pega quando somos imprudentes e insistimos no erro, mas ainda sim, não consigo conceber as pessoas se entenderem como agentes da justiça universal, como se elas fossem aptas e destinadas a "castigar" as pessoas. E pior é que o cidadão nem cobra. Faz as maldades por gosto. Gostaria muito de entender a sobrevida desses lugares, porque parece que eles realmente são investidos de um poder superior, o que pode fazer até pensar que a pessoa que ali atua está agindo investido do bem e não pela mais pura vaidade.
Vídeo maravilhoso!!! Consegue desmistificar esse verdadeiro massacre que está acontecendo contra a "Umbanda de Zélio", sem desrespeitar ninguém. Eu fiquei chocada com certos vídeos que vi na internet que acabam com a imagem e relevância de Zelio de Morais. Gravados por Pai de Santo que aparenta ser experiente e demonstra bastante conhecimento, mas que se mostra superficial na hora de justificar o porquê da alegada "lenda da Umbanda". O Umband'Boa mostrando a verdade, citando fontes, é uma referência confiável.
Pai Márcio, continue fazendo esses vídeos com a dinâmica de desmitificar a história da umbanda pois até hoje por falta de informação as pessoas ainda tem muito preconceito por não saber a verdadeira história da nossa religião, esses vídeos sobre histórias, mitos, acontecimentos é muito importante pra aumentar o nível de conhecimento e lapidar a umbanda da forma que ela deveria ser, levar a informação correta para todos e que todos possam passar essa informação e assim mudar a realidade da nossa religião, um abraço e que pai oxalá continue te abençoando sempre, axé!! 🙏
Pai Márcio, sou apenas uma consulente, mas agradeço de coração pelo seu trabalho e o trabalho de todos que estão contigo. A Umbanda merece todo o amor que plantou ♥️ eu sabia de tudo isso e foi isso que me levou a conhecer a vontade de mudar de verdade ♥️ Admiro quem tenta de verdade mudar em ações a vida que levamos nessa terra. Um grande abraço 🤗
Canal esclarecedor, inteligente que explica quem é quem, sofremos muitos preconceitos por falta de informação verdadeira, Parabéns toda direção Umband' Boa. SARAVA Umbandistas! 🙌🕯
Bom dia! Salve! São pessoas que usa da religião para ganhar dinheiro, se Nós ajudarmos as pessoas sem interesse, receberemos bênçãos das entidades. Que Oxalá abençoe vocês.
Eu conheço é vários Eu ainda não fui no terreiro que não cobrasse e muito dinheiro saí do terreiro porque eu não tinha condições de pagar o que eles me cobravam toda semana era aquele absurdo e eu ia duas vezes na semana o menos que eu gastava era r$ 300 saí porque não tinha condições de pagar
Ninguém faz maldade sem saber o que está fazendo, não é a falta de estudos somente causa de tantos pais de santo enganador e maligno. Vai muito mais além , está no caráter ou na falta dele . No candomblé também se encontra muita malandragem e má fé no atendimento ao público. Falo com conhecimento de causa infelizmente, pois já sofri na umbanda, que eu tanto tenho em estima , já sofri com enganação no candomblé quando, no pior momento de minha vida , fui buscar socorro pra minha filha, e vi como algumas destas casas tratam pessoas como ignorantes do santo e por isso “merecem” serem enganados. Sei que , graças à Deus , NÃO são todos que procedem assim , mas pobre das pessoas que caem nas mãos desses tipos . Então eu julgo que não é só a falta de estudos e sim , a falta de caráter mesmo , pois isso se vê em todo o ambiente espiritual incluindo as igrejas evangélicas, que já viraram um palco de filme de terror, mediante as canalhices praticadas (falo com conhecimento de causa) . Então o que nos resta é temer tão somente à Deus e a Ele servir seja na religião que for, mas ao menor sinal de malícia contra a sua vida , SAIA FORA.
Pai Márcio, sua bênção! Ao sombra e a todos e a todas que fazem a Umband'boa. Não conhecia todos esses detalhes, mas, venho de uma doutrina de umbanda com nagô, onde a cobrança e o sacrifício animal é normal e praticamente diário. Não me sinto confortável e agora com o meu próprio terreiro não pratico "essa umbanda" e sou questionado por isso. Depois de 12 anos nessa casa me preparo para sair e cuidar do meu próprio terreiro.
UMBANDA e CANDOMBLÉ é AMOR. Se praticar maldade ou algo negativo, não é nenhuma das duas, infelizmente tentam de todas as formas justificar para cobrar ou sentir-se menos culpados quando cobra... lamentável isso! Se cobrar e faz maldade, não é Umbanda e nem Candomblé. UMBANDA e CANDOMBLÉ é AMOR.
Amamos os vídeos de sábado é um ensinamento maravilhoso. Um Salve a Todos do Umband'Boa, estou registrando o carinho e a confiança no maravilhoso trabalho que este canal realiza, ótimo trabalho, Gratidão e Axé!!!
Ja estava aguardando este video demais. Muito profissional Marcio, legal a informação e a seriedade. Um grande dirigente de outra religião diz pra mim que um dia alguém ía colocar luz sobre as trevas da nossa amada umbanda. Um abraço forte desde a Argentina 🇦🇷
Muito interessante , quando entrei para umbanda , comecei a estudar , para saber responder as pessoas que falam mal dessa religião , para saber se defender e defender a umbanda tem que saber , estudar parabéns
Mukuiu Pai Marcio. Sou seu aluno e gostaria de dar meu comentário sobre esse assunto de hoje. Sou Maçom e queria deixar bem entendido que Maçonaria nunca foi, não é e nunca será religião. A Instituição Maçônica é uma Filosofia e respeita todas as religiões. Desde que a Maçonaria existe, sempre foi perseguida pelas religiões Católica, Protestante e Evangélica, pregando mentiras sobre a Maçonaria. Sei que é um assunto polêmico, mas não poderia deixar de dar minha opinião e me coloco à disposição para qualquer dúvida. GEANDE ABRAÇO
Marcio, vc é incrível. Assisto todos os seus vídeos, há 7 anos. Mas esse… foi um dos melhores. Faça mais desse tipo, contando histórias. Seja nosso griot! Axé, que Oxalá continue te abençoando!
SHOW! MARAVILHOSO VÍDEO! Eu e meu marido, AMAMOS O VIDEO! Continue nessa linha, trazendo a história, e mostra a verdade. Pra mim, o Senhor , já é um Historiador. Não precisa de faculdade, mas sim de estudo, e isso p Senhor faz acontecer. MA-RA-VI-LHO-SO. PARABÉNS! OXALÁ ILUMINE VCS CADA DIA MAIS !🙌🏻🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️
Pois é, isso que foi dito é verdade mesmo, porque quando eu estava procurando uma casa de Umbanda para me ingressar, passei por muitos terreiro que fugiam dos fundamentos da Umbanda, um dos mais comuns era o sacrifício de animais que eles chamam de “corte”.
Uma coisa que temos que entender é que o sacrifício animal acontece somente no candomblé, e não é errado, afinal o animal é tratado com muito respeito antes de tudo e é passado por rituais de consentimento (e acredite, ele consente). Coisa que nenhum abatedouro animal pra fins de comércio de carne faz, tantos carnívoros por aí falando sobre sacrifício animal sendo que comem carne 3/4 vezes por semana....
Gratidão pelo vídeo. Tirou dúvidas que eu tinha, como em que momento a macumba carioca passou a ser chamada de Umbanda. E também sobre o Primeiro Congresso. Eu vi um vídeo desmerecendo esse evento. Aqui ficou claro a sua importância. Valeu!!!
Acho que o senhor poderia ter acrescentado o início vindo da África, contando sobre Samuel Crowther e a influência do bantu e Iorubá para a criação da Umbanda, de como a tradução que ele fez da Biblia para Iorubá manchou totalmente a imagem do Orixá Esu (e consequentimente Exu entidade/catiço)até os dias de hoje. Também a origem de Exu entidade vindo das Kimbandas! Mas no geral achei muito boa a sua explicação!
Me deixei levar por uma "mae de santo" que entrou na minha mente falamdo que tinha trabalhos pra minha família e eu paguei , paguei muito me endividei ,peguei empréstimos morria de medo, tive paralisia do sono foi terrível, mas tenho um carinho enorme por seu Zé, preto veio , iemanja , mas tenho muito medo de voltar a ter contato (sou medium ) e cair de novo em falcatruas. Pensei que nao era do mau e fui pega igual uma presa fácil 😢
Boa tarde Pai Márcio e família Umband Boa , nossa que coisa mais rica que é o conhecimento Pai Márcio e só agradecimentos e muita gratidão por tantos esclarecimentos. , com 34 anos de Umbanda e descobrindo e aprendendo tanto . Obrigada muito Axé
E sendo assim, nosso conhecimento aumenta e nosso preconceito diminui... apesar que pessoas abusando de outras sofredoras existem em qualquer religião. Obrigada pela aula. Vc pode não se achar historiador, porém é um professor e tanto com sua linguagem de fácil entendimento.
Tem coisas muito interessantes nisso que muita gente não percebe Tem umbandista que quer que a verdade seja aquilo que ele desejaria que fosse Tem umbandista que fala que se fizer maldade não é umbanda Tem gente que fala que se exu fizer maldade não é exu, mas sim kiumba e por aí vai Grande esclarecimento, nossa crença precisa de verdade, só assim evoluíremos e afastaremos o preconceito e intolerância
Pai Márcio e Nilton, salve! Benção! Inicialmente, parabéns pelo vídeo! A capa do vídeo ficou horrivel! Kkkk!!! Mas, falando sério, agora, é muito triste que, em nome da sobrevivência, muitos tiveram que "vender" certos ritos e procedimentos da religião. Eu mesma vim de um terreiro onde cobrava-se consulta e trabalhos de pessoas de fora. Também me lembro muito da ideia de que o grupo tinha que "manter" o pai da casa, assim criando a visão de que quem se dedicava à religião seria sempre pobre, sem prosperidade material, dependente dos fieis. Me lembro de um caso comentado por você num PTD onde a mãe de santo obrigava a cambone a faxinar a casa dela. O mais grave é que hoje, ainda, muito disso ainda existe por aí. Ganhemos nosso pão de cada dia honestamente, para que possamos nos dedicar com mais retidão, desprendimento e gratidão, a nossa religião, revendo conceitos e nos aprofundando. E, Pai Márcio, se ainda não fez bacharelado em História, já não é sem tempo. E se especialize em Ciências da Religião e Culto Afro-Brasileiro, por favor. Continue engrandecendo a Umbanda! Orgulho de ser sua aluna de Teologia! Abraço!
Olá, boa tarde tudo bem? Eu gostei muito do conteúdo desse vídeo. Eu não sabia dessas histórias, do início de tudo. E gostaria muito de novos vídeos assim. Super bjuxxx
Boa tarde com muita alegria, pai Marcio, que vídeo gostoso, muito interessante, instrutivo, isso só nos faz bem e nos agrega mais conhecimentos a nossa caminhada Sacerdotal!!!! Gratidão!!! Axé e que Pai Oxalá abençoe a todos vcs. Excelente final de semana.
Saravá fraterno, pai Márcio, Nilton e todos do Umband'boa! Mui muito bom esse vídeo. Como diriam os acadêmicos, dá uma ótima tese. :) Parabéns, pai Márcio!
Que vídeo maravilhoso. Só agora pude ver seu vídeo Paí Márcio. Sua benção 🙌 Fiz seus cursos, TDS possíveis. E estou terminando o CURSO de SACERDÓCIO. Super indico para TDS fazerem os cursos pois, assim como esse vídeo, seu conhecimento na UMBANDA é de uma grande valia para nós. Vc é uma pessoa muito sábia. Sou grata ao Pai Oxalá por ter conhecido pessoas tão importante em minha vida que é vc e o padrinho Nilton. Gratidão 🙌
Excelente vídeo pai Márcio, sempre tem motivos e razões para algumas coisas contextos sempre tem que ser levados em consideração, mas a verdadeira umbanda sempre será amor e caridade
Que aula de História! Que aula sobre a Umbanda! Não faz muito tempo que me APAIXONEI por essa doutrina linda e venho buscando conhecimentos a respeito, mas posso dizer que, até o momento, foi o melhor e mais esclarecedor vídeo que assisti sobre as origens dessa religião. Agora entendo porque existem tantas ‘divergências’ no modo de pratica-la. Parabéns pelo conhecimento, pesquisa e boa vontade em compartilhar conosco! Contextualização maravilhosa.
Salve pai Márcio!!! A sua benção meu pai!!! Video muito esclarecedor. Eu acredito muito que o conhecimento de umbanda vem atrelado ao conhecimento da nossa história e da história dos povos que constituíram a nossa religião. Muito esclarecedor, meu pai. Que Oxalá os abençoe sempre!!!
🎶delegado Chico Palha.sem alma sem coração!não quer samba nem curimba na sua jurisdição. Ele não prendiaa só batiaaa Era um homem muito fortecom.um gênio violento acabava a festa a pau e ainda quebrava os instrumentos..... Top! Pai Marcio! Que aula! 👏👏👏👏👏👏👏👏 parabéns! Queremos mais !👊❤
Estamos matriculando para o curso de Teologia da Umbanda, que se inicia no dia 10 de setembro. Solicite mais informações e a ficha de inscrição com o Sombra: bit.ly/UmbandBoaZap.
Cheguei nesse canal para obtwr esse conhecimento pois conheci um pai de santo que cobra por tudo dizendo ser uma exigência das entidades.
Esse vídeo merece ser compartilhado. Inclusive para todos nossos irmãos de outras religiões. Somos chamados de Macumbeiros do mal.
Depois de 20 anos encontrei um terreiro que é umbanda de verdade . Voltei pra essa religiao maravilhosa tem 2 meses. To muito feliz
Saudações, Márcio. Permita-me que me identifique. Sou Jorge Caetano, dirigente do Núcleo de Estudos Umbandistas, casa sediada em Brasília. Nossa casa segue a doutrina do Caboclo das Sete Encruzilhadas e de Zélio; nós também mantemos um curso superior livre de Teologia de Umbanda com duração de oito semestres, que tem como principal objetivo separar "o joio do trigo" em questões teológicas e litúrgicas.
Seu vídeo está excelente, muito didático e objetivo. Uma síntese perfeita. Como você pediu sugestões, eu tenho uma pequena (muito pequena mesmo) divergência quanto à questão da Era Vargas, porque não entendo que tenha havido perseguição à Umbanda propriamente dita naquele período. Em minha opinião, a perseguição se direcionava às macumbas e similares, como casas de baixo espiritismo. Acho que, em um ambiente declaradamente ditatorial, seria muito difícil uma religião perseguida e proscrita realizar abertamente um congresso em plena capital da república. Eu sustento que sempre houve uma espécie de legitimação tácita à Umbanda, por motivos diversos que não cabe elencar aqui, até para que este texto não fique imenso. Contudo, essa é uma questão aberta e você pode estar certo.
Gostaria de manter contato com vocês, pois entendo que é muito importante que casas de Umbanda Tradicional possam trocar experiências e se unirem em prol da Umbanda verdadeira. Caso haja interesse, deixo o e-mail: jorgecaetano1964@gmail.com.
PS: Sou autor do livro Umbanda: O Transtorno de Identidade de uma Religião Violentada, onde trato da história da Umbanda e das deturpações que a religião sofreu ao longo do tempo. Gostaria de lhe enviar enviar um exemplar para sua apreciação.
Boa tarde! Peço a gentileza de entrar em contato com o Nilton pelo WhatsApp 15 981 19. 1061. E poderemos estreitar a nossa relação.
Que pai Oxalá abençoe irmão de Fé há um trecho no livro de Leal de Souza que fala sobre está época se refere quando um delegado de Niterói ao tentar impedir a gira que acontecia simplesmente desmaia ao colocar o primeiro pé na porta da Tenda Nossa Senhora da Piedade e acorda quando os trabalhos acabam segundo este fato o tal delegado virou até amigo de Pai Zélio .
No entanto devemos também lembrar que tanto os médiuns, quanto os frequentadores das tendas fundadas por Zélio eram também alguns políticos e militares de alta patente como o caso de um dos dirigentes de uma das sete tendas fundadas era um capitão.
Mas também vejo que de fato a Umbanda não tenha sido tão perseguida pelos militares da época mas sim perseguida pelo preconceito religioso que nos afeta até hoje .
Pai Márcio, boa noite.
Eu tenho 50 anos e nasci e vivi até os meus 23 anos na Rua Senador Pompeu 152 no Centro do RJ ( pois meu pai era Ferroviário na Central do Brasil).
Em frente ao prédio ( 2 andares) que eu morava era o Palácio do Itamaraty e onde foi construído o meu prédio era um cemitério da época de Dom Pedro l .
Eu nasci com mediunidade e sofri morando naquele lugar.
Eu via todos os dias espíritos de toda classe espíritual, principalmente os sofredores.
Meu pai era Umbandista e eu nasci na Umbanda. E creio que os guias da Umbanda amenizavam os fenômenos que ocorriam naquele local.
Tinha um cortiço na rua de trás, onde morava uma senhora amiga de minha mãe, e quando eu ia com mamãe visitar ela via muitos espíritos que trabalhavam na macumba carioca, da qual essa senhora fazia parte, e ela praticava magias para o mal.
Tudo o que o senhor falou é verdade.
Tenho visto aqui no TH-cam vários canais ( não posso citar nomes ) dizendo ser umbanda, e o pior é que essas pessoas enganam aqueles que não conhecem a verdadeira Umbanda.
Um grande abraço, ⭐❤️
A verdadeira Umbanda prega a caridade, como foi dito em sua fundação.
Mas o termo 'umbanda' ainda é confundido , hoje em dia,, após muitos anos, com algumas denominações e práticas diferentes dos seus fundamentos.
Ótimo vídeo!
Valeu, Márcio.
ESPETACULAR AULA
Pai Márcio tenho esse livro, e nunca li...começarei hj!
Conheço dirigente de terreiro e médiuns que repetidamente dizem que a Umbanda já existia antes do Zelio e do Caboclo das Sete Encruzilhadas... que o mesmo não fundou nada... que era kardecismo que ele praticava....
Claramente para mim usam esses argumentos para justificar práticas como: cobrança, matança, exploração dos médiuns, não cumprimento de preceitos, uso de ejé em sacramentos, vida pública duvidosa.
Essa sua aula, fundamenta meus argumentos, pois sou sua aluna há 3 cursos já completos e aprendi "onde aprender". GRATIDÂO!!!!
Espero que esclareça aos irmãos consulentes e iniciantes que assistirem, para começarem a questionar sobre os "Terreiros" e TERREIROS que frequentam.
Axé!
Boa tarde, pai Márcio! Falo do Rio de Janeiro. Meu nome é Alberto. Hoje é dia 22/08/2022. Sou umbandista e frequento um Centro de Umbanda chamado "Cantinho de Pai Benedito e Ogum Matinata (CPBOM). EXCELENTE vídeo. Verdadeira aula sobre a Umbanda e história. O canal UMBANDBOA é diferenciado dos demais por levar informações úteis, verdadeiras e relevantes a todos os umbandistas que desejam absorver conhecimento e desmistificar conceitos errôneos e preconceituosos sobre a Umbanda. Realmente, estudar é fundamental! Parabéns por sua dedicação e pelo vídeo! Forte abraço! Axé!
Que propriedade!!! Parabéns! Precisamos de conhecimento para quebrar o preconceito!!
Muito bom pai Márcio. Conheço um terreiro aqui na minha cidade em que o dirigente já foi expulso de uma local alugado, em função de denúncias dos vizinhos, por sacrifícios de animais, dá aula aos filhos da corrente de como quebrar as proteções das pessoas, diversas pessoas que se "desentenderam" com seus protegidos, tiveram diversos problemas, até trabalhos fora com velas em formato de órgãos genitais, já aconteceram. Pessoas bem próximas a mim já tiveram problemas graves de saúde, quase caíram com o carro na ribanceira, perderam a sua empresa e hoje não tem mais nada. Presumo que seja desse lugar, porque muitas pessoas que se desentenderam lá, tiveram muitos problemas. Filhos de santo que saem da casa e sofrem demandas. Quando o pai de santo se sente desafiado, dá o famoso aviso "você não sabe com quem está mexendo". Ao que me parece, ele demanda contra os filhos que saem da casa e os demais, ao constatarem isso, tem medo de sair. Sempre assisto seus vídeos e concordo que as vezes a demanda pega quando somos imprudentes e insistimos no erro, mas ainda sim, não consigo conceber as pessoas se entenderem como agentes da justiça universal, como se elas fossem aptas e destinadas a "castigar" as pessoas. E pior é que o cidadão nem cobra. Faz as maldades por gosto. Gostaria muito de entender a sobrevida desses lugares, porque parece que eles realmente são investidos de um poder superior, o que pode fazer até pensar que a pessoa que ali atua está agindo investido do bem e não pela mais pura vaidade.
😮
Vídeo maravilhoso!!! Consegue desmistificar esse verdadeiro massacre que está acontecendo contra a "Umbanda de Zélio", sem desrespeitar ninguém. Eu fiquei chocada com certos vídeos que vi na internet que acabam com a imagem e relevância de Zelio de Morais. Gravados por Pai de Santo que aparenta ser experiente e demonstra bastante conhecimento, mas que se mostra superficial na hora de justificar o porquê da alegada "lenda da Umbanda". O Umband'Boa mostrando a verdade, citando fontes, é uma referência confiável.
Pai Márcio, continue fazendo esses vídeos com a dinâmica de desmitificar a história da umbanda pois até hoje por falta de informação as pessoas ainda tem muito preconceito por não saber a verdadeira história da nossa religião, esses vídeos sobre histórias, mitos, acontecimentos é muito importante pra aumentar o nível de conhecimento e lapidar a umbanda da forma que ela deveria ser, levar a informação correta para todos e que todos possam passar essa informação e assim mudar a realidade da nossa religião, um abraço e que pai oxalá continue te abençoando sempre, axé!! 🙏
Pai Márcio, sou apenas uma consulente, mas agradeço de coração pelo seu trabalho e o trabalho de todos que estão contigo. A Umbanda merece todo o amor que plantou ♥️ eu sabia de tudo isso e foi isso que me levou a conhecer a vontade de mudar de verdade ♥️
Admiro quem tenta de verdade mudar em ações a vida que levamos nessa terra.
Um grande abraço 🤗
EU AGRADEÇO POR CONHECER A UMBANDA E SUAS VERDADES...GRATIDÃO PELO CONHECIMENTO SOBRE A UMBANDA....GRATIDÃO MÁRCIO
QUE AULA! Que Aula! Parabéns pelo trabalho. Para mim Sr. É UM HISTORIADOR SIM. Não sabia essa história.
Canal esclarecedor, inteligente que explica quem é quem, sofremos muitos preconceitos por falta de informação verdadeira, Parabéns toda direção Umband' Boa. SARAVA Umbandistas! 🙌🕯
BOM DIA PAI MÁRCIO, GRATA PELO APRENDIZADO, ORIENTAÇÃO . LUZ E PAZ A FAMÍLIA UMBAND' BOA
Bom dia! Salve! São pessoas que usa da religião para ganhar dinheiro, se Nós ajudarmos as pessoas sem interesse, receberemos bênçãos das entidades. Que Oxalá abençoe vocês.
Pai Márcio, sou professor de História posso dizer que a sua fala dentro da perspectiva historiográfica está corretíssima . Parabéns pelo vídeo. Asé
Hoje, depois de ter passado pelo Candomblé e Migrando pra Umbanda. Entendo que a Umbanda é Evolução...🙏
Sensacional! Salve Umband'boa, salve Zélio de Morais!
Boa tarde. Tenho muita gratidão por este canal. Sou umbandista e quero aprender cada vez mais
Eu conheço é vários Eu ainda não fui no terreiro que não cobrasse e muito dinheiro saí do terreiro porque eu não tinha condições de pagar o que eles me cobravam toda semana era aquele absurdo e eu ia duas vezes na semana o menos que eu gastava era r$ 300 saí porque não tinha condições de pagar
Usar a fé pra tirar dinheiro dos outros é uma tradição que é bem rentável até hoje. Não só em religiões de matriz africana mas em tudo!😢
Verdade, nada parece passar longe do dinheiro.
Ninguém faz maldade sem saber o que está fazendo, não é a falta de estudos somente causa de tantos pais de santo enganador e maligno. Vai muito mais além , está no caráter ou na falta dele . No candomblé também se encontra muita malandragem e má fé no atendimento ao público. Falo com conhecimento de causa infelizmente, pois já sofri na umbanda, que eu tanto tenho em estima , já sofri com enganação no candomblé quando, no pior momento de minha vida , fui buscar socorro pra minha filha, e vi como algumas destas casas tratam pessoas como ignorantes do santo e por isso “merecem” serem enganados. Sei que , graças à Deus , NÃO são todos que procedem assim , mas pobre das pessoas que caem nas mãos desses tipos . Então eu julgo que não é só a falta de estudos e sim , a falta de caráter mesmo , pois isso se vê em todo o ambiente espiritual incluindo as igrejas evangélicas, que já viraram um palco de filme de terror, mediante as canalhices praticadas (falo com conhecimento de causa) . Então o que nos resta é temer tão somente à Deus e a Ele servir seja na religião que for, mas ao menor sinal de malícia contra a sua vida , SAIA FORA.
Pai Márcio, sua bênção!
Ao sombra e a todos e a todas que fazem a Umband'boa.
Não conhecia todos esses detalhes, mas, venho de uma doutrina de umbanda com nagô, onde a cobrança e o sacrifício animal é normal e praticamente diário.
Não me sinto confortável e agora com o meu próprio terreiro não pratico "essa umbanda" e sou questionado por isso.
Depois de 12 anos nessa casa me preparo para sair e cuidar do meu próprio terreiro.
Aqui onde temos pai Joaquim a frente dos trabalhos, aqui praticamos apenas o amor e a caridade.
Pois aqui temos uma outra doutrina.
Axé meu Pai, mais uma aula incrível e tão necessária para o momento que estamos passando dentro da religião axé Pai Márcio.
Axé pai Marcio!
Gratidão pelos ensinamentos...Sensacional esse levantamento de informações!
UMBANDA e CANDOMBLÉ é AMOR.
Se praticar maldade ou algo negativo, não é nenhuma das duas, infelizmente tentam de todas as formas justificar para cobrar ou sentir-se menos culpados quando cobra... lamentável isso!
Se cobrar e faz maldade, não é Umbanda e nem Candomblé.
UMBANDA e CANDOMBLÉ é AMOR.
Raramente comento em vídeos mas essa aula merece total reconhecimento ! Muito obrigado Umband'Boa não fazia menor ideia destes fatos.
Mais uma jóia de vídeo. Bênção pai Márcio. Agradecemos sempre. 🌻
Amamos os vídeos de sábado é um ensinamento maravilhoso. Um Salve a Todos do Umband'Boa, estou registrando o carinho e a confiança no maravilhoso trabalho que este canal realiza, ótimo trabalho, Gratidão e Axé!!!
Ja estava aguardando este video demais. Muito profissional Marcio, legal a informação e a seriedade. Um grande dirigente de outra religião diz pra mim que um dia alguém ía colocar luz sobre as trevas da nossa amada umbanda. Um abraço forte desde a Argentina 🇦🇷
AXÉ a todos abraço do Canal Casa de Preto Velho no TH-cam
Gratidão Pai Márcio
AXÉ
Que vídeo maravilhoso quanta informação de peso cultural e religioso. Gratidão, sua benção pai Márcio. Axé 🙏
Esses vídeos com fatos históricos mostrando as raízes e períodos que antecedem a Umbanda são incríveis. Muito esclarecedor!!!
Muito interessante , quando entrei para umbanda , comecei a estudar , para saber responder as pessoas que falam mal dessa religião , para saber se defender e defender a umbanda tem que saber , estudar parabéns
Vídeo maravilhoso! 👏👏👏 Uma aula de história que todo mundo deveria assistir.
É uma enorme satisfação assistir os vídeos do umband'boa... parabéns pelo trabalho!
Mukuiu Pai Marcio.
Sou seu aluno e gostaria de dar meu comentário sobre esse assunto de hoje.
Sou Maçom e queria deixar bem entendido que Maçonaria nunca foi, não é e nunca será religião. A Instituição Maçônica é uma Filosofia e respeita todas as religiões. Desde que a Maçonaria existe, sempre foi perseguida pelas religiões Católica, Protestante e Evangélica, pregando mentiras sobre a Maçonaria. Sei que é um assunto polêmico, mas não poderia deixar de dar minha opinião e me coloco à disposição para qualquer dúvida.
GEANDE ABRAÇO
Perfeito sua colocação e acredito que necessite ser melhor explicado isso no vídeo
Marcio, vc é incrível. Assisto todos os seus vídeos, há 7 anos.
Mas esse… foi um dos melhores. Faça mais desse tipo, contando histórias. Seja nosso griot!
Axé, que Oxalá continue te abençoando!
Fale sobre Tata Tancredo, irá entender melhor nossa umbanda carioca com a vertente mais africana.
Muito conhecimento e uma aula de história rica do nosso povo...gratidão 🙏
Fantástica explanação do assunto.Adorei....parabéns Pai Márcio
SHOW! MARAVILHOSO VÍDEO! Eu e meu marido, AMAMOS O VIDEO! Continue nessa linha, trazendo a história, e mostra a verdade. Pra mim, o Senhor , já é um Historiador. Não precisa de faculdade, mas sim de estudo, e isso p Senhor faz acontecer.
MA-RA-VI-LHO-SO. PARABÉNS! OXALÁ ILUMINE VCS CADA DIA MAIS !🙌🏻🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️
Tava esperando por esse! Parabens e viva a Umbanda verdadeira!
Pois é, isso que foi dito é verdade mesmo, porque quando eu estava procurando uma casa de Umbanda para me ingressar, passei por muitos terreiro que fugiam dos fundamentos da Umbanda, um dos mais comuns era o sacrifício de animais que eles chamam de “corte”.
Uma coisa que temos que entender é que o sacrifício animal acontece somente no candomblé, e não é errado, afinal o animal é tratado com muito respeito antes de tudo e é passado por rituais de consentimento (e acredite, ele consente). Coisa que nenhum abatedouro animal pra fins de comércio de carne faz, tantos carnívoros por aí falando sobre sacrifício animal sendo que comem carne 3/4 vezes por semana....
Bom dia ! Ótimo aula , não tinha conhecimento , mais um aprendizado p mim . Gratidão e axé 👏👏🙏🏻🌹
Grande sabedoria pai Márcio gratidão 🙏🙏
Os conteúdos históricos que vc tem trazido são muito interessante Pai Márcio.
Uma aula de história das religiões de matrizes africanas, gostei D+,.
Eu aprendi estudando sou católica mas respeito a Umbanda com muito Amor
Bons diasssss diretamente de Portugal um AXÉ muito grande...
sou aluno do curso de sacerdotes! super recomendoo, pai Marcio nos ensina demais
Gratidão pelo vídeo. Tirou dúvidas que eu tinha, como em que momento a macumba carioca passou a ser chamada de Umbanda. E também sobre o Primeiro Congresso. Eu vi um vídeo desmerecendo esse evento. Aqui ficou claro a sua importância.
Valeu!!!
Pai Márcio, essa caracterização da sobrancelha de 'capa' do vídeo ficou ótima! Kkkkkk
Acho que o senhor poderia ter acrescentado o início vindo da África, contando sobre Samuel Crowther e a influência do bantu e Iorubá para a criação da Umbanda, de como a tradução que ele fez da Biblia para Iorubá manchou totalmente a imagem do Orixá Esu (e consequentimente Exu entidade/catiço)até os dias de hoje.
Também a origem de Exu entidade vindo das Kimbandas!
Mas no geral achei muito boa a sua explicação!
Bom dia, Pai Márcio!! Excelente vídeo, sempre trazendo informações importantes.
Muito interessante, Márcio! Sempre aprendo muito com o canal! Obrigada!
Me deixei levar por uma "mae de santo" que entrou na minha mente falamdo que tinha trabalhos pra minha família e eu paguei , paguei muito me endividei ,peguei empréstimos morria de medo, tive paralisia do sono foi terrível, mas tenho um carinho enorme por seu Zé, preto veio , iemanja , mas tenho muito medo de voltar a ter contato (sou medium ) e cair de novo em falcatruas. Pensei que nao era do mau e fui pega igual uma presa fácil 😢
Muito obrigada por mais um vídeo no qual vc transmite muito conhecimento ... adoro aprender com vocês. Axé 💞
Sugestão: faça um vídeo sobre Tatá Tancredo da Silva Pinto, contemporâneo de Zélio Fernandino.
Boa tarde Pai Márcio e família Umband Boa , nossa que coisa mais rica que é o conhecimento Pai Márcio e só agradecimentos e muita gratidão por tantos esclarecimentos. , com 34 anos de Umbanda e descobrindo e aprendendo tanto . Obrigada muito Axé
E sendo assim, nosso conhecimento aumenta e nosso preconceito diminui... apesar que pessoas abusando de outras sofredoras existem em qualquer religião.
Obrigada pela aula. Vc pode não se achar historiador, porém é um professor e tanto com sua linguagem de fácil entendimento.
Tem coisas muito interessantes nisso que muita gente não percebe
Tem umbandista que quer que a verdade seja aquilo que ele desejaria que fosse
Tem umbandista que fala que se fizer maldade não é umbanda
Tem gente que fala que se exu fizer maldade não é exu, mas sim kiumba e por aí vai
Grande esclarecimento, nossa crença precisa de verdade, só assim evoluíremos e afastaremos o preconceito e intolerância
Que legal!!! Informação séria nunca é demais!!!! Conhecimento nunca sobra!!!! Só acrescenta!!!! Muito bom!!!! Obrigada!!!
Pai Márcio e Nilton, salve! Benção! Inicialmente, parabéns pelo vídeo! A capa do vídeo ficou horrivel! Kkkk!!! Mas, falando sério, agora, é muito triste que, em nome da sobrevivência, muitos tiveram que "vender" certos ritos e procedimentos da religião. Eu mesma vim de um terreiro onde cobrava-se consulta e trabalhos de pessoas de fora. Também me lembro muito da ideia de que o grupo tinha que "manter" o pai da casa, assim criando a visão de que quem se dedicava à religião seria sempre pobre, sem prosperidade material, dependente dos fieis. Me lembro de um caso comentado por você num PTD onde a mãe de santo obrigava a cambone a faxinar a casa dela. O mais grave é que hoje, ainda, muito disso ainda existe por aí. Ganhemos nosso pão de cada dia honestamente, para que possamos nos dedicar com mais retidão, desprendimento e gratidão, a nossa religião, revendo conceitos e nos aprofundando. E, Pai Márcio, se ainda não fez bacharelado em História, já não é sem tempo. E se especialize em Ciências da Religião e Culto Afro-Brasileiro, por favor. Continue engrandecendo a Umbanda! Orgulho de ser sua aluna de Teologia! Abraço!
Gostei muito não sabia dessa história da umbanda carioca ✍️ gostei também da história do Zé do Rio isso e um preconceito de fato
Olá, boa tarde tudo bem?
Eu gostei muito do conteúdo desse vídeo. Eu não sabia dessas histórias, do início de tudo. E gostaria muito de novos vídeos assim.
Super bjuxxx
Tô amando esses vídeos que contam os fatos 😍 Pode trazer mais!
Obrigada pelos esclarecimentos 🙏🏿❤
O conhecimento salva 🙏🏻🥰💓
Bom dia Família Umband 'Boa. Que aula maravilhosa hj de manhã gostei muito Gratidão 🙏
Boa tarde com muita alegria, pai Marcio, que vídeo gostoso, muito interessante, instrutivo, isso só nos faz bem e nos agrega mais conhecimentos a nossa caminhada Sacerdotal!!!! Gratidão!!! Axé e que Pai Oxalá abençoe a todos vcs. Excelente final de semana.
Parabéns Márcio!!!!!Um perfeito professor de História.....maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Salve pai Márcio!!! Agradecida pelos ensinamentos!!!
Saravá fraterno, pai Márcio, Nilton e todos do Umband'boa! Mui muito bom esse vídeo. Como diriam os acadêmicos, dá uma ótima tese. :)
Parabéns, pai Márcio!
Que PDT maravilhoso, englobou tudo, parabéns, pai Márcio, por esse compromisso com nossa umbanda.
Bom dia!
Bença pai!
Que aula de história, parabéns, um dos melhores vídeos. 👏👏👏
Que vídeo maravilhoso. Só agora pude ver seu vídeo Paí Márcio. Sua benção 🙌
Fiz seus cursos, TDS possíveis. E estou terminando o CURSO de SACERDÓCIO. Super indico para TDS fazerem os cursos pois, assim como esse vídeo, seu conhecimento na UMBANDA é de uma grande valia para nós. Vc é uma pessoa muito sábia. Sou grata ao Pai Oxalá por ter conhecido pessoas tão importante em minha vida que é vc e o padrinho Nilton. Gratidão 🙌
Excelente vídeo pai Márcio, sempre tem motivos e razões para algumas coisas contextos sempre tem que ser levados em consideração, mas a verdadeira umbanda sempre será amor e caridade
Que aula de História! Que aula sobre a Umbanda! Não faz muito tempo que me APAIXONEI por essa doutrina linda e venho buscando conhecimentos a respeito, mas posso dizer que, até o momento, foi o melhor e mais esclarecedor vídeo que assisti sobre as origens dessa religião. Agora entendo porque existem tantas ‘divergências’ no modo de pratica-la. Parabéns pelo conhecimento, pesquisa e boa vontade em compartilhar conosco! Contextualização maravilhosa.
Qto conhecimento nesse video. Amei.
Sabia de parte da história. Mais sua explicação foi ótima. Parabéns pela explanação. Grande abraço.
Bom dia. Obrigada por sempre nos ensinar.
Não sabia e olha que sou repórter. Muito interessante. gratidão por esses ensinamentos.
Muito bem explicado. Como sempre um vídeo de muita qualidade.
Muito bem esplicado sempre tive duvida macuba carioca
Bom dia. PAI MÁRCIO...Gratidão...
Uma verdadeira aula de História! Parabéns e obrigada pela explicação, Pai Márcio!
Estudei isto nu meu 4 ano escolar!! Que ensinamentos Pai Márcio!!
Salve pai Márcio!!! A sua benção meu pai!!! Video muito esclarecedor. Eu acredito muito que o conhecimento de umbanda vem atrelado ao conhecimento da nossa história e da história dos povos que constituíram a nossa religião. Muito esclarecedor, meu pai. Que Oxalá os abençoe sempre!!!
Boa noite!..Não conhecia esta história. Gratidão por mais este ensinamento!. Axé, Márcio e Sombra!..😊🙏🌹🦋💕✨
🎶delegado Chico Palha.sem alma sem coração!não quer samba nem curimba na sua jurisdição. Ele não prendiaa só batiaaa
Era um homem muito fortecom.um gênio violento acabava a festa a pau e ainda quebrava os instrumentos.....
Top! Pai Marcio!
Que aula! 👏👏👏👏👏👏👏👏 parabéns!
Queremos mais !👊❤
Já sabia algumas coisas dessa fase da história da Umbanda. Sua colocação é muito boa e necessária para abrir a mente das pessoas. Parabéns!!!!
Suas histórias são aulas. Aprendo muito com vc. O preconceito vai se ralando em mim. Sou grata!!
O PRETO SOFRE MUITO ATÉ HOJE 😢😢😢 E JESUS ERA PRETO 🙏🙏🙏
Bom dia Pai Marcio gratidão pelo ensinamentos, é mto esclarecedor seus vídeos.
Bom dia Pessoal.
Bom dia a todos axé !! Ótimo vídeo 👏