Concordo. Porém, o André sempre que estava deslanchando, ocorria problemas com as bandas, a exemplo da saída do angra (em 1999 o angra estava voando alto) e o fim do Shaman
Era um talento absurdo, mas uma personalidade meio instável, ele não conseguia seguir em linha reta, quando um projeto dava certo, ele tinha um inside que mudava tudo, o cara estava sempre recomeçando!
Concordo em partes , pois Shaman teve uma canção na novela O Beijo do Vampiro da rede globo , chamada Fairy Tale que fez um baita sucesso na época, o grande problema foi a falta de continuidade dos seus projetos! Mas para os fãs de Heavy Metal ele nunca foi e será esquecido, fez história! E na boa não lembro nenhuma outra banda de metal que teve música em novela
A história foi o seguinte: O André saiu da banda pq estava fortemente desconfiado do empresário, o Toninho. O kiko e Rafael resolveram ficar com o empresário, pois acreditavam nele, inclusive o Toninho tinha sido padrinho de casamento kiko. Logo descobriu-se q o Toni havia registrado o nome angra como dele, na surdina e passado um tempo o kiko e Rafael começaram a desconfiar tb dele, contratam uma empresa para fazer uma sindicancia na banda e sim, o Toninho havia cometido várias irregularidades em nome da banda, q inclusive tinha dívidas. Kiko e Rafael resolveram pagar pelo nome e quitaram as dívidas do empresário, foi um processo longo e complicado. Moral da história: o André Mattos sempre esteve certo com relação ao empresário e infelizmente a banda se rompeu ali, por causa dele.
Mais ou menos ne. Teve a história do empresário piratear o próprio Angra, coisa que nunca foi comprovada mas o André e os outros dois acreditaram e saíram. Inclusive corre boatos que o André acreditou que o Kiko e o Rafael faziam parte do esquema. E o mais bizarro de tudo isso é que quem divulgou essa história da pirateada é o empresário do Angra até hoje.
André Matos foi dos melhores cantores do mundo e ainda é difícil acreditar que ele se foi 😞 Que falta ele faz e que orgulho do seu legado e que previlégio poder ouvir a sua voz mesmo com muita saudade 🖤
@@GabrielOlympic é isso. O cara é muito bom e foda no Rhapsody, mas o lance dele é um canto mais épico, não combina com o Angra. Desejo sucesso pra banda, independentemente disso.
Eu vi esse video como se voltasse ao tempo relembrando as comunidades do orkut das “Viúvas de André Matos” , as rixas de muleques (nem tão moleques muitas vezes) tentando dizer qual chegava em tais notas, riffs e vou ser sincera que foi uma das coisas que deram uma desanimada na menina, fã de metal que brilhou os olhos ao escutar pela primeira vez o álbum Angels Cry até entoar coro nos shows com “Toca Saint Seiya” e ver as avalanches de hate no Edu. Acho que guardo um pouco de mágoa por ter sido duvidada algumas vezes por esses marmanjos se eu era “boa o suficiente” pra ouvir metal até perder coragem de falar sobre metal, vertis camisetas de banda e descobrir outras bandas. Fora isso guardo lembranças maravilhosas do melhor momento do Metal brasileiro e internacional e olha só como era bom ter tanta música boa ne? Acho que a morte do André foi um balde de água fria em todo mundo sobre mágoa, rancor e principalmente ego. Não somos melhores que ninguém não e no final a vida é um sopro. Poderíamos ter melhores lembranças de uma época tão boa? Com deuses e deusas do rock unidos potencializando sua arte ao máximo em terra? Fica a reflexão e a saudade😞
Pena que eu não peguei essa época, quando conheci o Andre Matos ele já tinha falecido, mas sinto saudades dele escutando as suas músicas, dá um aperto no coração mas ao mesmo tempo um prazer enorme e alegria por ele ter deixado o seu legado, é muito doido como sinto saudades de uma pessoa que nunca conheci pessoalmente e nem sabia sobre a sua existência por um tempo, hoje vejo trechos dos seus Shows ou entrevistas e vejo o qual lindo ele era tanto, fisicamente ^^ kkk como no seu interior, e o seu sorriso era tão lindo, apaixonante e tão marcante nunca vou esquecer além de ser um gentleman . Descanse em Paz Maestro
Adorava as 2 bandas! Quando Shaman tocou em Salvador, o show estava atrasado, eu começei a puxar o coro: "Angra, Angra, Angra". Não demorou muito pra escutar o André com microfone no camarim: "Angra é o caralho" O show começou rapidinho depois disso!
Quando o André morreu o Rafael chorou muito e se arrependeu de não buscar o André para se desculpar e deixar essa rixa pra lá, o que nos mostra que nao vale a pena guardar mágoa.
Mas se André não tivesse morrido? Será que esse arrependimento aconteceria? É o mesmo que acontece quando morre a bisavó que era abandonada pelos bisnetos, netos e filhos e todo mundo fica chorando na tampa do caixão... as vezes eu penso como o Ser Humano consegue ser genial e idiota ao mesmo tempo!
O edu deu a volta por Sima e ainda conversa com Rafael só bomba para sua voz ,cara é humilde foi praticamente chutado fico feliz por edu grande pessoa e vocal
Sou da região norte e na primeira oportunidade que tive, viajei 1000km para o show do Shaman Ritual live em Cuiabá . Só boas lembranças, melhores músicos, melhores companhias ...
Sou fã boy assumido do André Matos, mas o que o Edu fez no "Live via Funchal", foi glorioso, inclusive cantando as músicas do André! Principalmente Metal Icarus, Carry on e Nothing to Say!
Quanto a Metal Icarus e Nothing to Say eu não digo nada, pois nunca ouvi o Edu cantando essas, mas em Carry on ele não da nem pro cheio comparado ao André, o próprio Fabio que é umas duas vezes mais cantor que o Edu não peita o André em Carry on.
@@ricardolimasena2241 Sim, Carry é on é muito difícil, porém, ele conseguiu cantar, mas o foda é que como não é na região dele, as vezes a voz fica anasalada. Aconteceu em umas partes de Nothing to say, principalmente na parte que sobe o tom no refrão.
@@ricardolimasena2241 ai já é meio subjetivo. Antes do Edu cagar a voz dele, eu acho a interpretação dele de Carry on 10mil vezes melhor que a do Lione.
Lembro até hoje quando o Ceará Music abriu uma enquete perguntando quais bandas queríamos no festival e tinha Angra e Shaman lá, eu e meus amigos quando íamos diariamente na Lan house da nossa rua votavamos nas duas, e em novembro de 2004 eles vieram, foi a minha primeira realização na vida
Acho que é ponto comum pra todos que estudam CANTO, independente do estilo... O André Mattos é um extraterrestre... um dos melhores de todos os tempos... difícil dizer se foi "o melhor" do Brasil, mas um dos melhores do mundo, com certeza... mas é uma das vozes mais marcantes que já ouvi.
Eu vivi essa época, gostava muito do Angra mas depois que ouvi o ritualalive, até meu modo de.tocar.guitarra mudou, vlw André Hugo Luis e Ricardo, imagina se o ritualalive tivesse todas as faixas
Angra é MARAVILHOSO!!!! Um amigo meu me recomendou e eu simplesmente adorei! O Heavy Metal Brasileiro é demais! Ps: Gosto da época onde o André Matos era o vocalista
Ter vivido essa que, na minha opinião, foi a era de ouro do metal nacional, foi fantástico... na ocasião, pude ver o Angra 2x (incluindo um jam com autografo) e o Shaman, ambos na minha cidade que nunca foi caminho pras grandes bandas... mas o melhor show da minha vida ainda foi o 20 Anos do Angels Cry...... CARA, QUE SHOW DO ANDRÉ!!!!
Essa foi a melhor fase do metal. Tinhamos 2 excelentes bandas. Mas hoje temos tbm com Edu e Angra uma boa oportunidade de ouvir dois otimos trabalhos. Omni e Vera Cruz sao excelentes. O mesmo com Nervosa e Crypta, duas excelentes bandas
A Diferença é que claramente o Angra ROMPEU DE VEZ com a sua própria identidade musical e o tipo de música que faziam até o Aqua. Foi uma traição a própria história para ""inovar""(fazer a mesma coisa que dezenas de bandas Européias já fazem a uns 10 anos) O Edu, propositalmente, resgata o VERDADEIRO ANGRA, que não é apenas 1 membro ou um CNPJ, mas uma identidade musical única até hoje. Enquanto o Rafael, com os membros novos, deixou eles trazerem um monte de influências merdas e alienígenas a lógica do próprio Angra e desmontaram a banda Sempre que tem show do Angra e do Edu no mesmo lugar pouco tempo depois, quem faz o Sold Out é o Edu e nunca o contrário.
Rapaz, pra quem viveu aquela época o André faz tanta falta. Eu me debulhei em lágrimas quando me contaram da morte dele. Foi cedo demais, mas vai viver eternamente.
As melodias de André Matos são ótimas e a interpretação é impressionante. Conheci primeiro o Viper no disco Theatre of Fate e ali já é de arrepiar! No Angels Cry a versão da Wulthering Heights é impressionante! Vi ao vivo o Shaman na turne do Ritual, bom também, mas esse repertório do início dos anos 90 é bom demais!
Cara, que canal! Descobri seu canal hoje, depois do show do Maiden. Teu conteúdo me fez viajar nas histórias da adolescência como essas tretas de Angra e Shaman.
Pra mim esse rompimento gerou duas obras-primas do metal nacional: Ritual e Temple of Shadows. O peso dos riffs do Shaman e a voz do André me agradam mais, mas Angra é bão demais também.
Mano eu fiquei triste quando houve o rompimento do Angra, eu tinha acabado de conhecer a banda e tava muito empolgado. Mas no final das contas, apesar das mágoas, foi ótimo pros fãs, essas bandas proporcionaram momentos incríveis pra que gosta de heavy metal, eu tive o grande prazer de ver 2 show de cada banda naquela época, no auge, curti demais, eu tinha uma certa preferência pelo Angra, Running Alone até hoje me causa arrepios ao ouvir, mas Distant Thunder é foda demais! Então pra mim o saldo dessa época é extremamente positivo.
As duas bandas eram excelentes. Adoro a fase do André Matos e do Edu. O André tinha um agudo insuperável e o Edu um timbre belíssimo na época. O Edu até hoje é o músico do metal nacional que compõe mais hits, tanto no Angra, Almah e na carreira solo, embora eu curta mais o Almah. Atualmente os álbuns do Angra com o Lione, são insuportáveis.
Cara, sinceramente, vendo seu canal eu me transporto aos anos áureos de mtv onde podíamos acompanhar programas falando sobre o cenário de metal brasileiro, muito bom, parabéns.
ANGRA 100% RAÍZ com álbuns com a identidade ""Angrística"" VS Angra Nutella que de Angra só tem o nome, com cantor Europeu e 2 álbuns novos que são totalmente genéricos e que não inovam porra nenhuma, só imitam o que dezenas de bandas Européias vem fazendo nos últimos 10 anos
Quando comecei a escutar Metal, foi com Iron Maiden e Metallica principalmente, isso com 11 ou 12 anos de idade, logo após conheci Rhapsody of Fire, Sonata Arctica e Nightwish, e logo se montou um Top 3 difícil de eu mexer, Metallica me trazia muito a sensação de poder expressar uma raiva reprimida, Rhapsody era a banda mais deliciosa trantando-se de fantasia medieval, comecei a aprender inglês pra entender e cantar as do Rhapsody, e Sonata Arctica era foda simplesmente por existir. Como era na época de começo de internet, era meio complicado de encontrar as músicas novas, e também conhecer bandas novas, ficava tudo na recomendação de meu primo e seus amigos que já eram mais velhos e tinham banda, dai consumiam muito e eu acabei convivendo e conhecendo muito por conta disso... Eis que conheci o Angra e o Shaman junto, justamente ali na época do lançamento do Ritual, cara, era muito bom saber que aqueles caras eram Brasileiros e faziam uma mistura foda de tudo aquilo que eu via nas outras bandas que eu curtia. Se Metallica, Rhapsody of Fire e Sonata Arctica eram o Top 3, eu tinha conhecido o 4° lugar das minhas bandas favoritas quando ouvi o Ritual pela primeira vez. O Angra eu aprendi a gostar depois, mas o Shaman já bateu no coração logo de cara! De qualquer forma, excelentes Bandas, é uma felicidade mesmo ter conhecido essas bandas enquanto eu ainda era jovem, todo ano ouço algumas deles, de todos que citei
Tive oportunidade de ir a shows das duas, eram de igual grandeza. Maravilhosas!! Mas quem é fã do André iria vê-lo em qualquer lugar o cara era especial mesmo, só nasce uma pessoa assim por era.
Curtia o Angra e o Shaman da mesma forma, era muito fã do André Mattos e quando conheci Edu Falaschi, também fiquei apaixonada. Angels Cry, Rebirth e Ritual são obras de arte atemporal!!?
Incluo o Temple Of Shadows nessa lista. E o Reason envelheceu muito bem, na época eu não curti muito ele, mas depois de uns anos, parei pra ouvir novamente e é fantástico.
Vídeo que trouxe muitas lembranças, graças a essas bandas tive uma adolescencia incrível, uma pena André ter ido tão cedo. Edu tá aí voando e trazendo essas memórias pra nós, sucesso a todos os outros também, vida longa a eles 🙏🏻
Eu vi o Shaman tocando aqui na minha cidade. O evento nao foi bem divulgado, e o local era um Ginásio antigo. Mas eles simplesmente não deram a mínima para a estrutura e fizeram um show que foi ANIMAL! Pra quem gostava da epoca antiga do Angra, ver praticamente os principais caras da banda ali tocando na sua frente, principalmente o André Matos era algo assim surreal. O nível deles era altíssimo, e a qualidade vocal do André era algo perfeito! o cara era muito FODA!!! ficou marcado na minha memória para sempre, principalmente quando eles tocaram Carry On que eu fiquei pendurado na borda do palco a uns 4 metros dos caras vendo aquele show histórico. Foi um show pequeno, poucas pessoas assistindo devido a divulgação na epoca, mas foi muito especial pq tive a oportunidade de ver eles tocando bem de perto. Inclusive tenho ainda guardado (só não lembro onde está rsrs) o CD do Ritual autografado por toda a banda. Todos eram mto gente fina e tratavam os fãs com bastante simpatia.
É difícil discutir que como músico e cantor o André era imbatível, mas o repertório do Angra é forte demais, não tem jeito. Angra é aquela banda highlander que apanha mas não cai, sempre entrega, já o Shaman é obra de arte. É até difícil comparar.
De maneira geral, o rompimento do Angra e criação do Shaman gerou excelentes frutos, a medida que o Angra lançou grandes obras, assim como o próprio Shaman, fazendo, inclusive, um DVD icônico e até hoje aclamado como um dos melhores (senão o melhor) do metal brasileiro, o RituAlive. Contudo, é de se lamentar profundamente as consequências da crise no Angra para os próprios músicos. Kiko Loureiro, à época do tristíssimo falecimento do nosso amado André Matos, relatou, em vídeo, que ficou mais de 20 anos sem falar com o ex-colega de banda, o que é uma pena, tendo em vista que viveram uma série de coisas juntos e compartilharam muitos momentos felizes, de realização, que moldaram até mesmo as suas personalidades. Ou seja, tanto Kiko quanto Rafael e André cultivaram mágoas a vida inteira por conta do ocorrido e é muito triste de se imaginar que uma mera conversa, recheada de humildade e amadurecimento, poderia ter resolvido essa situação e gerado resultados muito felizes, não só para os próprios músicos em suas vidas pessoais, afinal de contas a rixa durou irracionais longos anos, mas também para os fãs, que poderiam ter tido o prazer de rever André Matos se apresentar junto do Angra, ou mesmo realizarem alguma espécie de trabalho juntos. Por fim, o grande problema dessa crise foi o fato de, por terem histórias mal resolvidas entre si, os membros do conflito se envenenaram e nutriram maus sentimentos mútuos por toda uma vida. André Matos morreu e nada disso foi resolvido. Rafael Bittencourt, que embora eu admire enquanto artista, para mim, carrega uma maior parcela de culpa em tudo isso, como se pode observar até mesmo por declarações recentes sobre o André, onde em algumas entrevistas faz duras críticas ao maestro, chegando a "explicar" as desavenças que levaram ao rompimento do Angra, basicamente o rotulando de inflexível e conspiracionista, desconfiado e teimoso, o que, diga-se de passagem, foi bastante covarde da parte dele, que decidiu expor detalhes do caso agora, depois que André se foi e não pode se defender ou dar a versão dele dessa infeliz saga
O Edu, além de tremendamente talentoso, é uma pessoa bem incrível. Consigo imaginar o tanto de hate que ele recebeu pelo simples fato de não ser o André.
A vida é muito curta para guardar rancor e mágoa de alguém. E se a vida fosse longa, ter esses sentimentos não faz você viver melhor. Peça perdão e o mais difícil, aprenda a perdoar.
Tive o privilégio de ver o André Mattos ao vivo em um roça' n roll em Varginha com sua banda solo , cantor magnífico! Depois um outro ano vi o Shaman, mas sem ele nos vocais , o Angra não tive oportunidade de ver ao vivo, foi ótimo o show que assisti do Shaman e com certeza as duas bandas perderam com a sua saída , mas acredito que o Shaman perdeu muito mais !
@@williantorga8411 Espero que seja zoeira hahahaha comparar André Matos com Edu Falaschi é de cair o c* da bunda. Edu é muito bom, mas André está em outra prateleira. André entra nos melhores cantos de todos os tempos a nível mundial. Edu não entra nessa lista
O André era grande demais pro Brasil! André é daqueles artistas únicos que nunca haverá ngm equivalente na cena! Nunca mais! Infelizmente... 😢 Um dos últimos shows do André foi com Shaman em Brasília, meses antes do triste fato, eu lembro que o vôo dele atrasou, foi no msm dia que ocorreu um acidente aeroportuário em SP e por isso do atraso, o André Matos ja chegou passando mt mal, vomitava e transpirava mt! Estava mt mal msm, ali se tivesse buscado ajuda médica quem sabe... Não da pra supor e acho que o Confessori estava com febre tmb, acho que estava com dengue, eu ouvi alguém comentando algo sobre... Ate comentei que no show q parecia alguma virose que os caras tinham. No começo o show estava mt zoado e do meio pro fim, mesmo assim, eles entregaram um puta show! Show inesquecível! A última memoria que tenho do André era dele acenando pra gente e saindo rapido pq precisa ir. É uma perca imensurável.
parabéns pelo conteúdos de extrema qualidade amigo! aproveitando o conteúdo do vídeo, seria interessante falar sobre outra banda o qual tbm foram pioneiros no estilo, o VIPER.
Show eu vivenciei toda essa Era já que venho da década de 70 e tive o privilégio de ouvir todas essas bandas desde os anos 80,90,2000 e por aí vai e curto tanto Angra quanto Shaman, de mais.
Caralho, mano, que canal ótimo, descobri recentemente por causa dos shows do Iron 2022. Eu estava totalmente alienado ao metal nos últimos 5-6 anos, mas agora voltei a querer me informar por causa do seu canal! Muito bom mesmo, continue na mesma pegada que vai crescer muito!
Em primeiro lugar: VTNC! Que video foda da PORRA! Mano, sempre fui mais ligado no thrash e heavy, mas sempre curti Amgra, "especialmente" FireWorks. Já fui no show do Shaman mas pq a banda principalmente era KREATOR. Mas que sensacional esse vídeo! Uma emoção em relembrar essa fase do nosso cenário, hj tenho 40 anos e foi uma puta viagem no tempo. Cara o seu canal é muito bom, e antes minha referencia era o canal barbonico. Mas já achei minha casa para o Rock aqui no YouToba! Parabéns demais irmão!
Eu, ainda, sou fã do André Mattos. "André Mattos foi o Martelo de Thor que o brasil não levantou!!!" O cara era fantástico!!!
Concordo. Porém, o André sempre que estava deslanchando, ocorria problemas com as bandas, a exemplo da saída do angra (em 1999 o angra estava voando alto) e o fim do Shaman
Era um talento absurdo, mas uma personalidade meio instável, ele não conseguia seguir em linha reta, quando um projeto dava certo, ele tinha um inside que mudava tudo, o cara estava sempre recomeçando!
Concordo 100%
Problema é que André nunca se permitia frutificar em um lugar, quando parecia que ele ia focar em se grande com uma banda, ele saia
Concordo em partes , pois Shaman teve uma canção na novela O Beijo do Vampiro da rede globo , chamada Fairy Tale que fez um baita sucesso na época, o grande problema foi a falta de continuidade dos seus projetos! Mas para os fãs de Heavy Metal ele nunca foi e será esquecido, fez história! E na boa não lembro nenhuma outra banda de metal que teve música em novela
A história foi o seguinte:
O André saiu da banda pq estava fortemente desconfiado do empresário, o Toninho. O kiko e Rafael resolveram ficar com o empresário, pois acreditavam nele, inclusive o Toninho tinha sido padrinho de casamento kiko. Logo descobriu-se q o Toni havia registrado o nome angra como dele, na surdina e passado um tempo o kiko e Rafael começaram a desconfiar tb dele, contratam uma empresa para fazer uma sindicancia na banda e sim, o Toninho havia cometido várias irregularidades em nome da banda, q inclusive tinha dívidas. Kiko e Rafael resolveram pagar pelo nome e quitaram as dívidas do empresário, foi um processo longo e complicado. Moral da história: o André Mattos sempre esteve certo com relação ao empresário e infelizmente a banda se rompeu ali, por causa dele.
Toninho boicotava o symbols (banda do Edu antes do angra) pra n tocar músicas nas rádios rock de SP nem ngm contratar os caras kkkkk
Infelizmente não, felizmente. Porque no fim todo mundo ganhou
Queria entender esse novo dogma: a infantilidade mattozal! 😅😅😅
@@begonbassMuito louco, a gente nunca saberá como teria sido… Mas pro fã, foi bom
Mais ou menos ne. Teve a história do empresário piratear o próprio Angra, coisa que nunca foi comprovada mas o André e os outros dois acreditaram e saíram.
Inclusive corre boatos que o André acreditou que o Kiko e o Rafael faziam parte do esquema.
E o mais bizarro de tudo isso é que quem divulgou essa história da pirateada é o empresário do Angra até hoje.
André Matos foi dos melhores cantores do mundo e ainda é difícil acreditar que ele se foi 😞 Que falta ele faz e que orgulho do seu legado e que previlégio poder ouvir a sua voz mesmo com muita saudade 🖤
Ele morreu como?
@@wendelllife3665 ataque cardíaco
Todos os vocais do Angra são excelentes, mas o André era genial.
@@wendelllife3665 ataque cardíaco infelizmente 😢
@@ericacostalongaoliveira3849 André Matos é uma porcaria
o Angra nunca errou na escolha de seus vocalistas, todos que passaram por lá são monstruosamente talentosos!
Ahh ate hj não curto o atual não... A voz do cara pra mim não é muita coisa não nao chega aos pés dos últimos 2...
@@igorfs12 Lione é monstro porém não combina com o Angra isso é fato ...
@@GabrielOlympic é isso. O cara é muito bom e foda no Rhapsody, mas o lance dele é um canto mais épico, não combina com o Angra. Desejo sucesso pra banda, independentemente disso.
Erraram na escolha do italiano
Curto todos, nenhum era ou é igual ao outro e isso é bom, diversificar!
Eu vi esse video como se voltasse ao tempo relembrando as comunidades do orkut das “Viúvas de André Matos” , as rixas de muleques (nem tão moleques muitas vezes) tentando dizer qual chegava em tais notas, riffs e vou ser sincera que foi uma das coisas que deram uma desanimada na menina, fã de metal que brilhou os olhos ao escutar pela primeira vez o álbum Angels Cry até entoar coro nos shows com “Toca Saint Seiya” e ver as avalanches de hate no Edu. Acho que guardo um pouco de mágoa por ter sido duvidada algumas vezes por esses marmanjos se eu era “boa o suficiente” pra ouvir metal até perder coragem de falar sobre metal, vertis camisetas de banda e descobrir outras bandas. Fora isso guardo lembranças maravilhosas do melhor momento do Metal brasileiro e internacional e olha só como era bom ter tanta música boa ne? Acho que a morte do André foi um balde de água fria em todo mundo sobre mágoa, rancor e principalmente ego. Não somos melhores que ninguém não e no final a vida é um sopro. Poderíamos ter melhores lembranças de uma época tão boa? Com deuses e deusas do rock unidos potencializando sua arte ao máximo em terra? Fica a reflexão e a saudade😞
Pena que eu não peguei essa época, quando conheci o Andre Matos ele já tinha falecido, mas sinto saudades dele escutando as suas músicas, dá um aperto no coração mas ao mesmo tempo um prazer enorme e alegria por ele ter deixado o seu legado, é muito doido como sinto saudades de uma pessoa que nunca conheci pessoalmente e nem sabia sobre a sua existência por um tempo, hoje vejo trechos dos seus Shows ou entrevistas e vejo o qual lindo ele era tanto, fisicamente ^^ kkk como no seu interior, e o seu sorriso era tão lindo, apaixonante e tão marcante nunca vou esquecer além de ser um gentleman . Descanse em Paz Maestro
🤟👏👏👏👏👏👏🤟🤟🤟🤟🤟🙌👏👏👏
Adorava as 2 bandas! Quando Shaman tocou em Salvador, o show estava atrasado, eu começei a puxar o coro: "Angra, Angra, Angra". Não demorou muito pra escutar o André com microfone no camarim: "Angra é o caralho" O show começou rapidinho depois disso!
Fui num show do shaman no RJ e a gente começou a gritar: o Angra não atrasa. Rapidinho eles apareceram.
KKKKK
Kkkkkkkkkk vocês brincam com a brincadeira
Eu tava nesse show! Um dos melhores da minha vida
Boa kkkkkm
Quando o André morreu o Rafael chorou muito e se arrependeu de não buscar o André para se desculpar e deixar essa rixa pra lá, o que nos mostra que nao vale a pena guardar mágoa.
Mas se André não tivesse morrido? Será que esse arrependimento aconteceria? É o mesmo que acontece quando morre a bisavó que era abandonada pelos bisnetos, netos e filhos e todo mundo fica chorando na tampa do caixão... as vezes eu penso como o Ser Humano consegue ser genial e idiota ao mesmo tempo!
Ele só quis aparecer, como todo bom oportunista
@@lazman5516 exatamente, o sujeito é falso e cínico no último.
@@lazman5516Concordo plenamente percebi isso na parte 2 do documentário do André falso demais affs.
Falso Rafael Bruce disse q as músicas do André emocionou muitas pessoas! Chora Rafa invejo
O Brasil não te merecia, André! Você era grande demais 💔
Como não amar o Andre? O Edu é incrível, sou fã do trabalho dele, respeito demais ele e o Angra. Mas o Andre é de outro mundo.
O edu deu a volta por Sima e ainda conversa com Rafael só bomba para sua voz ,cara é humilde foi praticamente chutado fico feliz por edu grande pessoa e vocal
Sou da região norte e na primeira oportunidade que tive, viajei 1000km para o show do Shaman Ritual live em Cuiabá . Só boas lembranças, melhores músicos, melhores companhias ...
Acho que é a terceira vez que escuto sobre o falecimento do Andre e ainda não acredito. Eu era apaixonada por ele. 😢 .
Nem eu, André Matos ainda faz parte da minha vida.
Sou um fã recente do Angra e esse canal tem me ajudado a conhecer mais da história e mitologia da banda!
Sou fã boy assumido do André Matos, mas o que o Edu fez no "Live via Funchal", foi glorioso, inclusive cantando as músicas do André! Principalmente Metal Icarus, Carry on e Nothing to Say!
Quanto a Metal Icarus e Nothing to Say eu não digo nada, pois nunca ouvi o Edu cantando essas, mas em Carry on ele não da nem pro cheio comparado ao André, o próprio Fabio que é umas duas vezes mais cantor que o Edu não peita o André em Carry on.
@@ricardolimasena2241 Sim, Carry é on é muito difícil, porém, ele conseguiu cantar, mas o foda é que como não é na região dele, as vezes a voz fica anasalada. Aconteceu em umas partes de Nothing to say, principalmente na parte que sobe o tom no refrão.
@@ricardolimasena2241 ai já é meio subjetivo. Antes do Edu cagar a voz dele, eu acho a interpretação dele de Carry on 10mil vezes melhor que a do Lione.
@@cavaleironerd9823minha bunda cagando é melhor q o Lioni...
2x mais cantor kkkkk, seu comentário deixa nítido a sua falta de conhecimento e o seu gosto pessoal, posto acima da realidade...
Parabéns por esse mini-doc incrível! Que época incrível foi essa que o METAL BR viveu! ANGRA E SHAMAN, entre riffs e farpas, fizeram história!
Lembro até hoje quando o Ceará Music abriu uma enquete perguntando quais bandas queríamos no festival e tinha Angra e Shaman lá, eu e meus amigos quando íamos diariamente na Lan house da nossa rua votavamos nas duas, e em novembro de 2004 eles vieram, foi a minha primeira realização na vida
Acho que é ponto comum pra todos que estudam CANTO, independente do estilo... O André Mattos é um extraterrestre... um dos melhores de todos os tempos... difícil dizer se foi "o melhor" do Brasil, mas um dos melhores do mundo, com certeza... mas é uma das vozes mais marcantes que já ouvi.
fato. Ele era fantástico como compositor, como cantor, como Maestro e, nunca o vi ignorando um fã. Uma voz absurda
Mas se ele foi um dos melhores do mundo, claro que era do Brasil... 😅
Descanse em paz Andre Mattos 🙏
Eu vivi essa época, gostava muito do Angra mas depois que ouvi o ritualalive, até meu modo de.tocar.guitarra mudou, vlw André Hugo Luis e Ricardo, imagina se o ritualalive tivesse todas as faixas
Angra é MARAVILHOSO!!!! Um amigo meu me recomendou e eu simplesmente adorei! O Heavy Metal Brasileiro é demais!
Ps: Gosto da época onde o André Matos era o vocalista
Onde o Andre Matos passou em magia transformou ... ;-)
O bonde passoooooou a novinha observou 🎵❤
Que lindooooo , pura verdade 🤩
No inferno tbm 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Exatamente
@@ricardosalviano4780
Muitas pessoas que diz DEUS...fala por falar.
O coração que tem que ser puro Bro.
Ter vivido essa que, na minha opinião, foi a era de ouro do metal nacional, foi fantástico... na ocasião, pude ver o Angra 2x (incluindo um jam com autografo) e o Shaman, ambos na minha cidade que nunca foi caminho pras grandes bandas... mas o melhor show da minha vida ainda foi o 20 Anos do Angels Cry...... CARA, QUE SHOW DO ANDRÉ!!!!
Essa foi a melhor fase do metal. Tinhamos 2 excelentes bandas. Mas hoje temos tbm com Edu e Angra uma boa oportunidade de ouvir dois otimos trabalhos. Omni e Vera Cruz sao excelentes. O mesmo com Nervosa e Crypta, duas excelentes bandas
A Diferença é que claramente o Angra ROMPEU DE VEZ com a sua própria identidade musical e o tipo de música que faziam até o Aqua. Foi uma traição a própria história para ""inovar""(fazer a mesma coisa que dezenas de bandas Européias já fazem a uns 10 anos)
O Edu, propositalmente, resgata o VERDADEIRO ANGRA, que não é apenas 1 membro ou um CNPJ, mas uma identidade musical única até hoje. Enquanto o Rafael, com os membros novos, deixou eles trazerem um monte de influências merdas e alienígenas a lógica do próprio Angra e desmontaram a banda
Sempre que tem show do Angra e do Edu no mesmo lugar pouco tempo depois, quem faz o Sold Out é o Edu e nunca o contrário.
@@brunocardoso1512 concordo. Impossível ouvir os últimos álbuns do Angra e identificar a banda
@@narciso717 Impossível mesmo e dá nojo, dá raiva. Virou um prog/Power genericozão bem europeu.
A influência do Lione foi horrível pra banda
Siiim cara!
@@brunocardoso1512 Esse chororo tem desde o Rebirth, vai ser sempre o mesmo discurso
Rapaz, pra quem viveu aquela época o André faz tanta falta. Eu me debulhei em lágrimas quando me contaram da morte dele. Foi cedo demais, mas vai viver eternamente.
As melodias de André Matos são ótimas e a interpretação é impressionante. Conheci primeiro o Viper no disco Theatre of Fate e ali já é de arrepiar! No Angels Cry a versão da Wulthering Heights é impressionante! Vi ao vivo o Shaman na turne do Ritual, bom também, mas esse repertório do início dos anos 90 é bom demais!
Que história massa , parabéns 🎉
Cara, que canal! Descobri seu canal hoje, depois do show do Maiden. Teu conteúdo me fez viajar nas histórias da adolescência como essas tretas de Angra e Shaman.
Esse rompimento equivale ao Mustaine saindo do Metallica. Ganhamos duas bandas maravilhosas.
Eu pensei a mesma coisa
Uma muito boa e outra bem mais ou menos.
Sua vida deve ser uma merda imensa pra achar Angra e Shaman maravilhosos...
E hoje o Kiko Loureiro tá no Megadeth
André Matos desde o viper, criou bandas top d linha . Se estivesse vivo tinha outra banda eu carai brasileira
Na verdade isso foi um documentário parabéns!!!!!!! Ameiiiiiiii
Eu conheci todas as fases desde os anos 90, la se vão 30 anos, que saudades dessa época, maravilhosos músicos.
Conheci angra no rebirth, mas amo o trampo do André.
Pra mim esse rompimento gerou duas obras-primas do metal nacional: Ritual e Temple of Shadows. O peso dos riffs do Shaman e a voz do André me agradam mais, mas Angra é bão demais também.
Angra lançou foi o Rebirth na época. TOS foi só depois, em 2004.
Quatro obras primas!
Ritual / Reason
Rebirth / Temple of Shadows
O ritual live é insuperável ❤️
Mano eu fiquei triste quando houve o rompimento do Angra, eu tinha acabado de conhecer a banda e tava muito empolgado. Mas no final das contas, apesar das mágoas, foi ótimo pros fãs, essas bandas proporcionaram momentos incríveis pra que gosta de heavy metal, eu tive o grande prazer de ver 2 show de cada banda naquela época, no auge, curti demais, eu tinha uma certa preferência pelo Angra, Running Alone até hoje me causa arrepios ao ouvir, mas Distant Thunder é foda demais! Então pra mim o saldo dessa época é extremamente positivo.
Onde o Andre pisar pra abençoar eu vou lá pra ouvir a benção kk
Quem teve a chance maravilhosa como eu tive de ver de perto o nascimento da carreira do André não tem como ter outra opinião, André era demais!!!
As duas bandas eram excelentes. Adoro a fase do André Matos e do Edu. O André tinha um agudo insuperável e o Edu um timbre belíssimo na época. O Edu até hoje é o músico do metal nacional que compõe mais hits, tanto no Angra, Almah e na carreira solo, embora eu curta mais o Almah. Atualmente os álbuns do Angra com o Lione, são insuportáveis.
Malandro . Fiquei triste com a morte do André lá atrás . Mas esse fim de semana me bateu uma tristeza ( beeemmm atrasada 😢), mas uma tristeza …
Muito bom o vídeo. Retratou muito bem a disputa na época. Shaman forever 🤟
Que documentário top! Excelente redação, ótima fotografia, vídeo do tamanho certo e com opiniões acertadas. Parabéns!
Já fui pro show das duas bandas em Fortaleza saudades viva o Metal Nacional 🎸🤘🎸👏👏
Queria ouvir a versão de Fairy Tale que teria saído no Fireworks, fico curioso de como teria sido
Felipe, parabéns pelo canal! Muito bom ter algum elevando o Heavy Metal!!!!
Poxa, estou louco aguardando você contar história do TOOL e impressão de toda discografia.
Cara, sinceramente, vendo seu canal eu me transporto aos anos áureos de mtv onde podíamos acompanhar programas falando sobre o cenário de metal brasileiro, muito bom, parabéns.
agora a nova geração tem a disputa de Angra vs Edu kkkkkkkkkkk
ANGRA 100% RAÍZ com álbuns com a identidade ""Angrística"" VS Angra Nutella que de Angra só tem o nome, com cantor Europeu e 2 álbuns novos que são totalmente genéricos e que não inovam porra nenhuma, só imitam o que dezenas de bandas Européias vem fazendo nos últimos 10 anos
@@brunocardoso1512 Fala merda não cara, quem fez e gravou as linhas de bateria do Angels Cry foi um baterista europeu do próprio Rhapsody
Nada haver né mano
Quando comecei a escutar Metal, foi com Iron Maiden e Metallica principalmente, isso com 11 ou 12 anos de idade, logo após conheci Rhapsody of Fire, Sonata Arctica e Nightwish, e logo se montou um Top 3 difícil de eu mexer, Metallica me trazia muito a sensação de poder expressar uma raiva reprimida, Rhapsody era a banda mais deliciosa trantando-se de fantasia medieval, comecei a aprender inglês pra entender e cantar as do Rhapsody, e Sonata Arctica era foda simplesmente por existir. Como era na época de começo de internet, era meio complicado de encontrar as músicas novas, e também conhecer bandas novas, ficava tudo na recomendação de meu primo e seus amigos que já eram mais velhos e tinham banda, dai consumiam muito e eu acabei convivendo e conhecendo muito por conta disso...
Eis que conheci o Angra e o Shaman junto, justamente ali na época do lançamento do Ritual, cara, era muito bom saber que aqueles caras eram Brasileiros e faziam uma mistura foda de tudo aquilo que eu via nas outras bandas que eu curtia. Se Metallica, Rhapsody of Fire e Sonata Arctica eram o Top 3, eu tinha conhecido o 4° lugar das minhas bandas favoritas quando ouvi o Ritual pela primeira vez. O Angra eu aprendi a gostar depois, mas o Shaman já bateu no coração logo de cara! De qualquer forma, excelentes Bandas, é uma felicidade mesmo ter conhecido essas bandas enquanto eu ainda era jovem, todo ano ouço algumas deles, de todos que citei
Tive oportunidade de ir a shows das duas, eram de igual grandeza. Maravilhosas!! Mas quem é fã do André iria vê-lo em qualquer lugar o cara era especial mesmo, só nasce uma pessoa assim por era.
Curtia o Angra e o Shaman da mesma forma, era muito fã do André Mattos e quando conheci Edu Falaschi, também fiquei apaixonada. Angels Cry, Rebirth e Ritual são obras de arte atemporal!!?
Incluo o Temple Of Shadows nessa lista.
E o Reason envelheceu muito bem, na época eu não curti muito ele, mas depois de uns anos, parei pra ouvir novamente e é fantástico.
Vídeo que trouxe muitas lembranças, graças a essas bandas tive uma adolescencia incrível, uma pena André ter ido tão cedo. Edu tá aí voando e trazendo essas memórias pra nós, sucesso a todos os outros também, vida longa a eles 🙏🏻
Canal formidável, viajei até os 2 mil aqui. Abraços
Eu vi o Shaman tocando aqui na minha cidade. O evento nao foi bem divulgado, e o local era um Ginásio antigo. Mas eles simplesmente não deram a mínima para a estrutura e fizeram um show que foi ANIMAL! Pra quem gostava da epoca antiga do Angra, ver praticamente os principais caras da banda ali tocando na sua frente, principalmente o André Matos era algo assim surreal. O nível deles era altíssimo, e a qualidade vocal do André era algo perfeito! o cara era muito FODA!!! ficou marcado na minha memória para sempre, principalmente quando eles tocaram Carry On que eu fiquei pendurado na borda do palco a uns 4 metros dos caras vendo aquele show histórico.
Foi um show pequeno, poucas pessoas assistindo devido a divulgação na epoca, mas foi muito especial pq tive a oportunidade de ver eles tocando bem de perto. Inclusive tenho ainda guardado (só não lembro onde está rsrs) o CD do Ritual autografado por toda a banda. Todos eram mto gente fina e tratavam os fãs com bastante simpatia.
O maestro é diferenciado!! Sempre será!! Aonde estiver!!! Adoro o Angra também!! Maaaaas!! O Shaman me atrai mais!!!
É difícil discutir que como músico e cantor o André era imbatível, mas o repertório do Angra é forte demais, não tem jeito. Angra é aquela banda highlander que apanha mas não cai, sempre entrega, já o Shaman é obra de arte. É até difícil comparar.
Não tem DVD melhor que o Ritual no Brasil!
De maneira geral, o rompimento do Angra e criação do Shaman gerou excelentes frutos, a medida que o Angra lançou grandes obras, assim como o próprio Shaman, fazendo, inclusive, um DVD icônico e até hoje aclamado como um dos melhores (senão o melhor) do metal brasileiro, o RituAlive. Contudo, é de se lamentar profundamente as consequências da crise no Angra para os próprios músicos. Kiko Loureiro, à época do tristíssimo falecimento do nosso amado André Matos, relatou, em vídeo, que ficou mais de 20 anos sem falar com o ex-colega de banda, o que é uma pena, tendo em vista que viveram uma série de coisas juntos e compartilharam muitos momentos felizes, de realização, que moldaram até mesmo as suas personalidades. Ou seja, tanto Kiko quanto Rafael e André cultivaram mágoas a vida inteira por conta do ocorrido e é muito triste de se imaginar que uma mera conversa, recheada de humildade e amadurecimento, poderia ter resolvido essa situação e gerado resultados muito felizes, não só para os próprios músicos em suas vidas pessoais, afinal de contas a rixa durou irracionais longos anos, mas também para os fãs, que poderiam ter tido o prazer de rever André Matos se apresentar junto do Angra, ou mesmo realizarem alguma espécie de trabalho juntos.
Por fim, o grande problema dessa crise foi o fato de, por terem histórias mal resolvidas entre si, os membros do conflito se envenenaram e nutriram maus sentimentos mútuos por toda uma vida. André Matos morreu e nada disso foi resolvido. Rafael Bittencourt, que embora eu admire enquanto artista, para mim, carrega uma maior parcela de culpa em tudo isso, como se pode observar até mesmo por declarações recentes sobre o André, onde em algumas entrevistas faz duras críticas ao maestro, chegando a "explicar" as desavenças que levaram ao rompimento do Angra, basicamente o rotulando de inflexível e conspiracionista, desconfiado e teimoso, o que, diga-se de passagem, foi bastante covarde da parte dele, que decidiu expor detalhes do caso agora, depois que André se foi e não pode se defender ou dar a versão dele dessa infeliz saga
CAra vc é muito bom nas resenhas! Parabéns!
Excelente esse documentário! 👍
O Edu, além de tremendamente talentoso, é uma pessoa bem incrível. Consigo imaginar o tanto de hate que ele recebeu pelo simples fato de não ser o André.
A vida é muito curta para guardar rancor e mágoa de alguém.
E se a vida fosse longa, ter esses sentimentos não faz você viver melhor.
Peça perdão e o mais difícil, aprenda a perdoar.
Rebirth, Ritual, Temple of Shadows e até Reason e Aurora Consurgens são mesmo obras primas
Parabéns, pelo seu trabalho e sua análise!!!.
Que vídeo legal, deu pra atualizar e entender o rolê. valeu, mto bom, engrandeceu, hehe
Tive o privilégio de ver o André Mattos ao vivo em um roça' n roll em Varginha com sua banda solo , cantor magnífico! Depois um outro ano vi o Shaman, mas sem ele nos vocais , o Angra não tive oportunidade de ver ao vivo, foi ótimo o show que assisti do Shaman e com certeza as duas bandas perderam com a sua saída , mas acredito que o Shaman perdeu muito mais !
Video completíssimo! Parabéns!!!
Ritualive o Andre estava no auge da voz, os dois primeiros álbum do Shamam foram perfeitos.
Ótimo vídeo.
Ps: o Edu mora na minha cidade e é quase um desconhecido aqui(???), Andradas-MG
Video MUITO legal! Detalhe para os trechos de declarações dos caras ilustrando a sua informação... parabens e obrigado!
Cara, que canal excelente, que texto bem escrito e com rigor jornalístico! Parabéns de verdade!
Andre Matos, o melhor cantor do Brasil, de todos os tempo. Não tem.jeito.
O Edu é oq? Japonês ? Ata po
Edu não chega nem aos pés do Andre. Comparação bizarra viu 🤦🏻♀️.
@@lucianavieira5250 kakakakak bizarra e vc ne onde q ele não chega nos pés do André ? Fala aí em todos os aspectos e o mesmo nível ou ele supera
@@williantorga8411 faz-me rir viu KKKKKKKKKKKKKKK
@@williantorga8411 Espero que seja zoeira hahahaha comparar André Matos com Edu Falaschi é de cair o c* da bunda. Edu é muito bom, mas André está em outra prateleira. André entra nos melhores cantos de todos os tempos a nível mundial. Edu não entra nessa lista
Esse vídeo é sensacional. Essa época eu batia boca na rua kkkk A briga era boa
Shaman é uma obra de arte que nunca deve ser esquecido ❤
O André era grande demais pro Brasil! André é daqueles artistas únicos que nunca haverá ngm equivalente na cena! Nunca mais! Infelizmente... 😢
Um dos últimos shows do André foi com Shaman em Brasília, meses antes do triste fato, eu lembro que o vôo dele atrasou, foi no msm dia que ocorreu um acidente aeroportuário em SP e por isso do atraso, o André Matos ja chegou passando mt mal, vomitava e transpirava mt! Estava mt mal msm, ali se tivesse buscado ajuda médica quem sabe... Não da pra supor e acho que o Confessori estava com febre tmb, acho que estava com dengue, eu ouvi alguém comentando algo sobre... Ate comentei que no show q parecia alguma virose que os caras tinham. No começo o show estava mt zoado e do meio pro fim, mesmo assim, eles entregaram um puta show! Show inesquecível! A última memoria que tenho do André era dele acenando pra gente e saindo rapido pq precisa ir. É uma perca imensurável.
Eu sempre digo que o mundo acabou nos anos 2000, este é mais um exemplo 😅. Sdds, André.
Eu me "gabo", porque vi o André ao vivo aqui em Hellcife do Viper até a fase solo....que front man!!!🤘🤩
Parabéns você teve a oportunidade que eu não tive, ❤ORGULHE-SE❤
Que conteúdo TOP!
Melhor fase do metal nacional, felizmente consegui curtir essa época.
parabéns pelo conteúdos de extrema qualidade amigo!
aproveitando o conteúdo do vídeo, seria interessante falar sobre outra banda o qual tbm foram pioneiros no estilo, o VIPER.
Parabéns pelo ótimo conteúdo! A cena precisa de mais documentários sérios como este. Sucesso
Show eu vivenciei toda essa Era já que venho da década de 70 e tive o privilégio de ouvir todas essas bandas desde os anos 80,90,2000 e por aí vai e curto tanto Angra quanto Shaman, de mais.
bom video e respeitoso também, bacana!
Muito legal a matéria, parabéns!!
Obrigada you tube por ter me recomendado este canal!
Excelente conteúdo 🖤🤟
Caralho, mano, que canal ótimo, descobri recentemente por causa dos shows do Iron 2022. Eu estava totalmente alienado ao metal nos últimos 5-6 anos, mas agora voltei a querer me informar por causa do seu canal! Muito bom mesmo, continue na mesma pegada que vai crescer muito!
Eu sou do Team Shaman. O álbum Ritual é uma obra de arte, um dos melhores - se não o melhor - álbum de metal Brasileiro.
Em primeiro lugar: VTNC!
Que video foda da PORRA! Mano, sempre fui mais ligado no thrash e heavy, mas sempre curti Amgra, "especialmente" FireWorks. Já fui no show do Shaman mas pq a banda principalmente era KREATOR. Mas que sensacional esse vídeo! Uma emoção em relembrar essa fase do nosso cenário, hj tenho 40 anos e foi uma puta viagem no tempo. Cara o seu canal é muito bom, e antes minha referencia era o canal barbonico. Mas já achei minha casa para o Rock aqui no YouToba! Parabéns demais irmão!
Bemmm massaaa esse vídeo seu parabéns 👏🏼
Vídeo muito rico! Parabéns!
Adorei o vídeo, concordo 100%, mas para opinar, falo com o coração... André destoa no planeta, esteja em paz gênio
Vídeo sensacional.
Meu fofoqueiro do metal preferido. Muito bom seu canal man!
Cara, seus vídeos são bons demais!
O canal está excelente!!! Nivel cada vez maior! Parabéns pelo trabalho
Tem uma entrevista do André falando dessa reunião e até mesmo o Kiko Loureiro em uma entrevista.
Da hora... bem saudoso esse assunto
Eu vivi essa época, fui no show do Angra e Shaman em bh. Dois grandes shows!
Ótimo canal, estou adorando, espera que siga fazendo o conteúdo, obrigado!
Seus vídeos são incríveis! Parabéns
Eu até hj não consigo me esquecer da sensação da primeira vez que eu escutei temple os shadows.
Conheci Shaman pela novela o Beijo do Vampiro