Na minha cidade ocorreu um fator estranho, até os fins dos anos 90 havia 3 livrarias e sebos. Na atualidade apenas 1 sebo. Mas do Centro ao subúrbio, você tropeça nos botecos que se multiplicaram exponencialmente.
Olá, estou conhecendo a leitura e estou amando me dedicar aos livros ,excluir minhas redes sociais para me aprofundar, quero ler pelo menos um livro por mês ,se Deus quiser vou conseguir muito mais!🙏
com todo respeito, acho que essa estimativa de que o brasileiro lê um livro por mês é muito otimista. A maioria das pessoas que conheço não lêem nem três livros por ano. Quando digo à elas que eu leio em média três livros por mês, sou tachado de metido à intelectual. É triste!
Minha média mensal de livros: 0 Nunca tive livros, nunca tive nenhum incetivo para ler, logo, nunca tive o ato de ler como um objetivo. Agora, com 21 anos, conheci um amigo que tinha o livro "Sapiens: Uma breve história da humanidade", achei curiosa a capa e também o nome e pedi emprestado. Como sou aficionado por biologia esse livro me fez um "mind blow" literário kkk. Agora to aqui procurando recomendações de livro e dicas sobre como ler mais em tudo que é tipo de blog e canal no youtube possível kkkkk. O mundo ganhou mais um leitor!!
E como está a sua leitura atualmente? Está lendo o que atualmente? Eu gostaria muito de saber. Nesse mês de dezembro de 2023 eu tenho ficado um pouco mais focado à leitura. Estou quase lendo 3 livros só esse mês, que seriam 3 livros de Harry Potter.
Marcos, eu tento me organizar e consigo ler 1 livro por semana. Em minhas ferias, procuro ler mais. Meu genero e policial e minha autora favorita, Agatha Christie, e alguns classicos. Nesse momento, estou finalizando a leitura de Madame Bovary, e agora vou me policiar, procurando diversificar, voltando para outros generos. Confesso a vc que estou em debito com a literatura nacional, agora com suas sugestoes em outras TAGs que tenho acompanhado, vou me centrar mais nos classicos e nos nacionais. Grato pelas suas dicas, que pra mim estao sendo muito valiosas.
+Jonas Chaves, meu amigo, da literatura brasileira leia Capitães de areia de Jorge Amado, você vai amar. É uma leitura agradável, mas muito prazeroza. Abraços.
Aceito a dica. Acredite... alguns anos tive esse livro e ficou em minha estante por meses e deixei de lado, indo para outros titulos. Agora, vou seguir mais confiante, e estarei acompanhando outras dicas suas, pq sei que vou amar, como vc falou rsrsr. Desse autor, cheguei a ler Tereza Batista Cansada de Guerra, depois que assisti a minisserie com a Patricia Franca e, realmente, o livro e muito bom... grato e estamos contigo, Marcos. Abc
Boa noite . Seu vídeo me fez lembrar Monteiro Lobato que dizia que um país se faz com homens e com livros. Um povo que lê pouco ou nada é um prato feito pra políticos corruptos.
O que você disse sobre estabelecermos prioridades para que nosso tempo seja mais valioso é muito pertinente. Acredito que o incentivo à leitura seja importante e até mesmo determinante. Mas acredito também que a leitura pode ser apresentada a qualquer momento na vida de uma pessoa. Eu, por exemplo, comecei a ler aos 27 anos. Um dos problemas que vejo é esse eterno direcionamento do incentivo à leitura somente aos jovens. Vamos incentivar os jovens, mas vamos também lembrar dessa galera que não teve oportunidade lá atrás e que agora também estão sendo esquecidos. Mamães, papais, titios, vovôs, sempre é hora de começar a ler.
+Ana Cléia, você está certíssima. Não há idade para a leitura. Eu tenho tido a experiência de ter vivido momentos de alegria em relação a esse incentivo. Algumas pessoas, mais próximas, por estarem sempre me vendo com livros e também falando deles têm adquirido o gosto por ela. A leitura é para todos. Obrigado pela visita. Abraços.
Sou muito grato a Deus por me fazer incentivar minha mãe a mãe. Ela começou depois dos 55 anos de idade, hoje está com 69 e continua lendo. Motivo de orgulho, felicidade e exemplo.
Marcos. Sei que o gosto de gêneros literários é muito pessoal, mas gostaria de te indicar a leitura de dois livros que me deixaram encantadas. Um deles acabei de ler. São livros curtos que são possíveis de serem lidos em uma tarde. "O homem que lia as pessoas" (infanto-juvenil) e "Diário das coincidências". Ambos do João Anzanello Carrascoza. Adoro quase tudo que ele escreve. Ele é de uma sensibilidade e escreve de forma tão poética que me encanta. Se desejar fazê-lo, leia os livros na ordem que citei. Veja só uma das frases do segundo livro: "Assim também, na alva espuma do tempo, nós somos nós e os outros em nós, os outros são eles próprios e a parte que nele nos cabe."
Renata Ziliotto Nossa! Já amei! Eu adoro os livros dele. Eu concordo com você que o gosto literário é pessoal. No entanto, quando conhecemos um pouco do outro vale a pena indicar. Eu sou muito emotivo. Então, tudo que traz sensibilidade me atrai. Obrigado de coração.
Não importa a quantidade e sim a qualidade de leitura. O bom é ter um livro norteador, o meu a Bíblia, que vai puxando outras leituras. É muito valioso ter prazer em ler e conversar sobre as leituras com as pessoas queridas.
Voltei aqui pois lembrei de algo, eu trabalhei durante uns anos em uma pousada aqui na minha cidade q 80/ do público é estrangeiro como eu era camareiratinha acesso as suítes e todos eu disse todos os hóspedes estrangeiros em especial os americanos trazem livros na bagagem e leee até às crianças gente lem bastante é sério eles ensinam desde cedo às crianças elas né sabem falar e os pais já estão lá com livros para elas já os brasileiro apenas uns 30/ liam aliás foi por esse motivo q me despertou a vontade de ler mais nunca tinha feito isso de fato até um dia q uma hóspede me deu um livro chamado ,memórias de um sargento de milícias eu ainda não li pois não conseguir mais depois disso comprei 2 livros já li um e estou muito feliz pois eu conseguir terminar um livro até o fim e entender e agora estou lendo o diareo de Anne Frank estou gostando muito e estou esperando chegar mais 12 livros q comprei dentre eles alguns q vc indicou ainda e estou de verdade amando ler sei q estou um pouco devagar mais posso dizer q descobrir q eu amo ler aos 27 anos mais sei q nunca é tarde 🥰obg por tudo
'Use seu tempo precioso com coisa necessárias' disse tudo ! Vamos ler mais e pronto. Eu estou sempre falando dos livro que leio com meus alunos . Esse bimestre pedi para que minha turma de 9 ano lesse pó menos um capítulo dos Sertões do Euclides da Cunha. Estamos estudando o período da Republica velha . Achei que seria melhor do que uma pesquisa 'copiar e colar' tirada da internet. Obrigada professor vamos juntos nessa batalha. beijão
Minha meta para o final do ano era ler 70 livros, estamos em agosto e eu já li 47. O fato de não poder comprar os livros que tenho interesse, e a biblioteca da minha escola estar fechada pioraram minha rotina. Li apenas dois livros no mês, e por mais que tenha vontade de ler mais, não consigo te-los.
Akio, eu fiquei assim também por conta do trabalho em casa. Felizmente, tenho minhas técnicas. Então, li um livro em três dias. Terminei hoje. Estou pensando em gravar um vídeo sobre o assunto.
Oi, Marcos! Adoro vídeos sobre o hábito de leitura. Eu sempre vejo essas pesquisas sobre leitura e fico incomodada com os resultados porque não condizem com minha realidade, eu leio em média 7 livros por mês e para mim a leitura já é algo necessário no meu dia-a-dia; preciso do meu momento de leitura para me sentir bem e isso já acontecia muito antes de me tornar blogueira literária. Como você destacou o maior problema do brasileiro é realmente dar prioridade para hábitos supérfluos. As desculpas para não ler é que são mais engraçadas, daria um vídeo legal! 😂😘 Beijos!
Olá!Amei a o vídeo.Existe uma falta de incentivo... Estudei em uma escola onde a professora queria fazer um projeto de leitura com os alunos e infelizmente não aprovaram pq eles n enderam o quanto a leitura é importante. Li obras que foram indicações de livros didáticos fora da escola, porque ela não tinha estrutura para suprir essa necessidade. Cheguei até no final do ano a deixar isso relatado na minha avaliação sobre a escola, faltaram se preocupar com algo primordial... À biblioteca! Hoje estudo biblioteconomia e fiquei admirada sobre a importância de um bibliotecário em uma escola! Eles devem trabalhar em parceria com os professores e com a instituição, mas infelizmente não vemos muito isso. Bom... Amei o seu vídeo! Espero que as pessoas vejam e pensem.Um abraço!
Marcos. Não sei onde viu os dados que mencionou porque o números que conheço é que o brasileiro lê 4 livros por ano, ou seja, menos ainda do que citou. Acho que um livro por mês não é pouco. A realidade dos booktubers é que é muito diferente. Ler um livro por semana acho um número bem grande. Eu tenho lido, nos últimos anos mais do que isso, mas sou quase um "alien" perto das pessoas que conheço. Consigo ler tanto porque tenho tempo. Meus amigos não têm a disponibilidade que eu tenho e acho um livro por mês algo bom. A constância eu acho importante. Até no final do mês quero ter lido 50 livros neste semestre, mas acho uma meta fora do comum e bastante difícil de manter. Nunca tinha lido tanto e já teve época que fiz parte desta média baixa dos brasileiros leitores. Quanto à leitura obrigatória na infância e na adolescência eu acho necessária, porém se a partir da obrigatoriedade e desta introdução, a leitura se tornar um prazer, a tarefa terá alcançado o objetivo. Não é porque o livro é obrigatório, que tem de ser ruim ou chato. Depende de como a missão é conduzida. Normalmente a introdução de hábitos não é natural e tranquila, mas sim exige esforço.
Renata Ziliotto passando só pra lhe parabenizar por esse olhar tão realista e nada egocentrico!!!! Perceber que vc é privilegiada, que nem todos são e claro, e mais importante, não sair apontando o dedo naqueles que não conseguem ler o mesmo volume que vc!!!! SOU PROFESSORA, UNIVERSITÁRIA, LEIO NO MÁXIMO 10 LIVROS POR ANO E NAO VOU CARREGAR CULPA POR ISSO!!!!!
Renata Ziliotto, esses dados não são precisos, pois foram calculados com base em constante observação. Na verdade, segundo pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 4 livros por ano. Em relação a ler um livro por mês, eu concordo que é razoável. No entanto, tendo em vista as boas obras e a falta de opções melhores, poderíamos ler muito mais. Eu já li 8 livros por mês. Hoje, leio em média 4 ou 5. Dentre eles há sempre um calhamaço. Kkkk Obrigado pela visita.
G M, você não é culpada de nada. Essa pesquisa serve para nos lembrar que há ainda no Brasil poucos leitores. Felizmente, não é o seu caso. A questão é que se a pesquisa fosse mais rígida, com certeza, os números seriam piores. Há leitores com média de 8, 7, 6, 5 e até 1 livro por mês. Porém, são raros. Nós somos e seremos leitores. E isso é um fato. Precisamos, na verdade, incentivar os não leitores. Obrigado pela visita.
Eu tenho só o Ensino Médio Técnico. Porém, me considero uma pessoa com bom nível intelectual. às vezes me perguntam como eu, sendo um operário sem graduação adquiri estes conhecimentos.Respondo que gosto de ler e a cara de espanto é geral. Quando digo que compro em torno de dez livros por ano, aí é que não conseguem entender mesmo!
Essa média aí deve ser da classe rica a empregada da minha casa me contou que nunca leu um livro na vida. Só parte de revista e jornais populares. E ela tem 50 anos. A minha ex cunhada lia no máximo 1 livro por ano. E ela era da classe média alta e foi criada nos Estados Unidos e não lia nem inglês e nem em português. Eu leio mais ou menos 5 livros por ano e sou a pessoa que mais lê que eu conheço. Todo mundo diz que eu leio "demais". Sua pesquisa aí está fora da realidade.
Já seguia no Insta e agora aqui. É sempre inspirador seguir canais que falam de livros e do amor por eles! Sobre o conteúdo do vídeo em questão, acho sempre mais proveitoso se ater a qualidade das leituras do que a quantidade em si. Há livros que demandam mais concentração e dedicação do que outros, seja pelo tema, linguagem e/ou quantidade de páginas. Eu, por exemplo, sou contemplativo em certas leituras. Gosto de fechar o livro, após ler determinados capítulos, e ir fazer outras coisas, para ter tempo de refletir sobre aquilo e, então, dá um passo adiante. Não gosto da ideia de ler livros numa sentada... sou maçante. Dependendo do tema em questão, gosto de buscar filmes, séries, documentários, podcast's, entrevistas, etc., que abordem aquela temática e/ou contexto, durante o período em que estou lendo o livro. Assim, vou passando por camadas que sobrepõe ao ato ler, abraçando o todo disponível que há em volta, mas jamais tirando o livro do seu eixo central. Esse "ritual" faz com que a leitura se prolongue, seja por dias ou meses além do que seria "normal" se eu estivesse apenas lendo o livro.
Paulo Ricardo, você é mais que um leitor comum. É um apreciador da arte de ler e um pesquisador incansável. Somos muito parecidos neste contexto. Vejo a leitura como um mar que preciso navegar calmamente para compreendê-lo, mas na certeza de que necessitarei velejar novas águas, vistas como fontes de pesquisa, no intuito de me aproximar ao máximo da compreensão do todo. Parabéns pelo excelente comentário. Obrigado pela visita. Abraços.
nos últimos 5 anos minha média tem sido de 35 livros por ano, esse ano já li 16, sei que tenho lido pouco, tô querendo esses ano passar dos 50. moro em um cidade que tem quase 70 mil pessoas, a única livraria aqui é um evangélica, e a banca que vende revistas e alguns livros, fiquei sabendo que vai fecha por esses dias. salvos pela americana que acabou de abri aqui. Conheço muita gente e não leem nada, na maioria evangélica que não ler nem a bíblia ! moro em Dias D'ávila interior da Bahia. obrigado pelo ensentivo, abraços!
Existem outras mídias como: cinema, vídeo game, quadrinho e etc... Então na atualidade há mais opções de entretenimento, desculpa a minha sinceridade; mais interessante, do que antigamente. Também tem esse fator. Muitos falam do "PRAZER" de ler, mas quando tento ler Machado de Assis me da sono e não prazer.
Acredito que seja a falta de divulgação da existência do Kindle. Eu descobri nessa pandemia. E vou mim presentear com um. O mundo ganhará mais uma leitora. Eu!!!!
Acho que é por falta de incentivo,eu tomei gosto pela leitura na metade do ano passado até hoje já li uns 60 a 70 .Eu não vivo sem um livro,tenho alguns livros de bolso que carrego pra todo canto. Mas decidir começar a ler sozinha,porque sempre achei ler um saco,mas falta sim incentivos nas escolas.
Andressa, a escola precisa melhorar muito ainda. Os meus alunos de Produção Textual leem muito! O incentivo de minha parte é constante. Parabéns pela força. Abraços literários.
Eu acho que leitura é um hábito. Quando tomamos gosto por ler, deixamos outras coisas de lado para nos dedicarmos aos livros, deixamos TV, internet, redes sociais e afins, ou ao menos manejamos nosso tempo para encaixar a leitura em nossa rotina. Eu sou adepta que lendo já tá bom, independente de quantidade e acho q existem casos e casos. Já houve épocas na minha vida em que li pouquíssimo, outras em que li mais até do que leio agora. Cada fase com a sua particularidade, mas como sempre fui apaixonada pelos livros, sempre estava às voltas com alguma coisa ou outra, nem que fosse um gibi. rs O que me deixa triste é quando a gente que ama os livros e tenta disseminar esse amor é criticado por ler demais. Sério mesmo, tanta coisa ruim nessa vida, a gente podia estar fazendo outras coisas menos saudáveis e ainda tem gente que critica pq lemos bastante, ao invés de se alegrarem e se sentirem motivados e tals, infelizmente é a mentalidade de um país onde a cultura não é prioridade na vida das pessoas. Outra coisa, livros são caros, fato! Mas existem bibliotecas, hoje em dia existem os ebooks que dá pra ler até no celular, então eu não vejo isso mais como desculpa para não ler. Isso foi realidade na minha vida por muito tempo, era muito pobre e não tinha dinheiro para comprar livros, meus pais nunca me deram um livro na vida e qdo comecei a ler muito, só faziam criticar. Está entendendo como as coisas funcionam em muitos lares? Lares de pessoas que não leem e veem isso como algo ruim. Eu tenho 2 filhos, uma é adolescente e é leitora voraz, totalmente focada em estudar e se manter informada. Quero acreditar que isso vem de mim e do meu amor pelos livros e incentivo que dou desde antes mesmo de saber ler sozinha. Você levantou muitos pontos interessantes para analisarmos, principalmente revermos nossos hábitos e prioridades. Amei o vídeo. Grande abraço
Leila Cardoso - Livros & Scrap Levantei sim. No entanto, o que me preocupa é o fato de muitos não lerem nada. E daí chegamos a conclusão de que não estão habituados à leitura. E isso é tudo. Obrigado pela visita.
Ano passado li 40 livros. Já vou completar essa meta agora no meio do ano. Eu aproveito cada pausa do dia, conciliar leitura com Universidade e estagio é complicado.
Leio em média 5 por mês, hábito esse adquirido em 2016 após vê um vídeo do menino literário dizendo exatamente que lia 5 livros por mês, aí disse impossível! Só que isso ficou martelando na minha cabeça e então resolvi tentar lê 5 por mês e agora tento sempre manter essa quantidade. Aí também em 2016 conheci o grupo tenho mais livros que amigos e aí veio a oportunidade de participar das leituras coletivas e assim aumentei a quantidade de lidos de 25 para 93. E agora sigo você e suas dicas e assim vamos tentando disseminar o hábito da leitura.
Olá Geth, vc poderia me indicar esse grupo de leitura que vc faz parte? Como faz para ler 5 livros por mês? Vc divide o número de páginas? Se puder me responder eu agradeço muito 😘
Amaro, não lembro a fonte de uma pesquisa que dizia que o brasileiro tem lido mais. Fui gerente de livraria e podia comprovar que era verdade. Mas isto não me causou ânimo. Sempre digo às pessoas q dizem não gostarem de ler, q isso não é verdade. Digo: "experimente por gênero, certeza q irá descobrir". Às vezes dá certo. O problema é que depois de trilhões de livros, a pessoa não consegue sair dos Conquenta Tons de Cinza, a Sylvia Day e por aí ladeira abaixo.Eu me distanciei bastante do Facebook. Às vezes vc não quer, mas aí fica gente te marcando, ou aniversariantes e por aí vai. Mas resolvi deixar p lá. Não concordo com a célere frase em O pequeno príncipe que diz: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Neste mundo em que as noias e gente vampiresca querem te atacar, fujo desta citação. Cativo o q me faz bem.Leio em média três livros simultaneamente, então depende da espessura e complexidade do livro. Mas tenho certeza que pouco mais de cinco. Depende. O importante é a constância. Muito boa reflexão, Amaro. Abs.
+Astronaut Acchi, é uma tristeza saber que não há bibliotecas em sua cidade. Isso é muito triste. Contudo, não é motivo para não ler. Você disse tudo: livros online são tesouro para você. Parabéns!
Amaro, dá dicas de como como conciliar os textos da faculdade com a literatura. Curso história e tenho um pouco de dificuldade em harmonizar bem essas leituras, especialmente quando é final de período.
EU ok ...apenas eu...Leio sim mas literaturas adquiridas ou de sebos ou tb de Biblioteca pública...Livros dos mais variados um conto,um gibi,e um livro ou biográfico(drama,romance histórias reais ou tb as fábulas q são atualmente minha paixão)...assim como música p mím hj são as instrumentais como jazz,blues,bossa nova "instrumental sim",clássica AMOOOO,trilha sonora e músicas de reike tb,sinos,sons de natureza...E sim as obras clássicas são muito chatas e difícil p compreender(mas leio sim só q devagar pq requer mais capacidade de compreenção)...HJ eu ,aqui, no meu particular não assisto mais tv(vdd nem tenho mais em casa),internet é p estudar e trabalhar apenas(com tempo de limitação EU ME COBRO e utilizo até 3 hrs dia ,,,dividindo entre estudos,trabalhos e informações como jornal)
Eu acho que o grande problema é a falta de incentivos à leitura por parte dos pais e das escolas. Estas, quando incentivam a leitura a um aluno, indicam uma obra do século XIX para adolescentes onde as realidades dessas obras não são as mesmas dos futuros leitores e isso não é legal, o jovem vai abandonar o livro. Os pais, preferem dar eletrônicos a seus filhos e deixar que os mesmos dominem as mentes aguçadas das crianças para que estas não tomem o tempo corrido dos pais. É uma realidade preocupante, mas a solução está na educação e nos incentivos às leituras, mas leituras que agradem aos futuros leitores e não as que agradam a escola. Minha mãe ainda acha estranho eu comprar tantos livros, preferia que eu comprasse outra coisa mais "viável" como um celular novo ou uma outra tecnologia, é preocupante que pessoas como ela pensem assim.
eu lia muito na minha escola antiga em vez de eu ir ao recreio eu ficava na biblioteca lendo a cada 1 semana eu levava um livro para casa e entao a biblioteca fechou e eu fiquei menos interresado de ler
papoulagameplays, que maravilha! O problema é que livro é muito caro e que nem todos conseguem comprá-lo. Fico muito triste quando uma biblioteca é fechada. Isso é um crime que se comete com a Literatura. A minha dica é que busque na escola atual ou até mesmo tente trocar livros com os colegas leitores. Tente visitar sebos porque lá há livros mais baratos. Tudo bem que eles andam cobrando mais que o necessário. Obrigado pela visita. Abraços.
Professor Marcos, acho que o problema não é só o valor do livro...e sim as escolas que precisam descobri no s futuros leitores, livros que o deixe encantado com a leitura, livros fascinante e que desperte esse interesse pelos os livros. Em relação aos clássicos, deverá ter o tempo certo para leitura mais profunda, o importante é de alguma forma aumentar o número de leitores. Coisa que os booktubers estão fazendo .Pelo menos, essa a leitura que faço no momento.
Jair Ferreira Dantas, concordo plenamente com você, mas tem gente que usa o valor do livro como desculpa. Por isso, as bibliotecas são muito importantes. Abraços.
Olá Marcos, orientações como essas são importantíssimas. Veja no link abaixo; o Brasil perdeu muitos pontos em QI. O brasileiro médio não lê, não estuda ... Enfim esse gráfico é dinâmico e você pode a acrescentar outros países... ourworldindata.org/grapher/change-in-average-fullscale-iq-by-country-1909-2013?country=BRA+SWE+USA
Eu leio muito! Tendo disponibilidade e sendo do meu gosto pessoal. O que está acontecendo é, que eu não tenho acesso aos livros porque os livros são caríssimos. É muito triste não ler, não por não ancear e sim por não ter condições de comprar livros... 😔
to tentando fazer cálculos e vendo possibilidades!!! Eu sou professora de história e tbm universitária (to na segunda facul). Não tenho TV em casa, não tenho rede social, uso apenas TH-cam e na boa, leituras de lazer só consigo fazer umas 30 páginas por dia, dando uma média de 8 a 10 livros por ano!!!! Depois do seu vídeo imagino que eu tenha algum deficiência ou um grande retardo pra não conseguir ler 5 livros por mês!!!!! 😒😒😒
Como voce mesma disse, vc eh professora e também estuda em faculdade. É bem dificil ter a disposição e concentração para ler todo dia, mesmo que seja por prazer, quando temos muitas coisas para fazer. 8 a 10 livros por ano eh um bom numero.
Então, há anos eu tento ler, mas lei muito pouco... eu tenho 30 anos e li 33 livros durante toda a minha vida. Eu leio artigos científicos, livros da faculdade, livros da minha área, notícias, mas livros de romance, eu li muito poucos. Beijos!
Eu adoro ler professor, mais infelizmente só consigo ler um livro Porl mês, porque sou sega de uma vista, e tenho só vinte por cento da outra.abrco adoro te seguir desculpe os erros a vista na da para escrever melhor.
pra mim o mais importante é meu celular. porem livro atualmente é de tamanho igual . eu tive interesse em lviros sozinhos,meu portugues,tanto lido com escrito é uma merda até hoje e agora que estou interessado em livros pra valer. meu celular é mais importante pra mim por gostar de tecnologia,mas se eu fosse abandonado em uma ilha,seria livros que eu levaria,afinal sem internet é só um monte de sucata.
infelizmente só consegui separar 1h por dia pra ler... tenho filha pequena e estou estudando para concurso.. a média está muito baixa por isso (tb... ler só 1h por dia de um livro como IT... não eh tão rápido rs) ah! e tb tiro de 30min a 1h para ler com minha pequena todo dia.. ela adora!
Vou discordar de você quando fala sobre a importância do "tipo de leitura". Se eu na adolescência não tivesse lido romances de banca, com certeza hoje não ía querer me aproximar de Machado de Assis, Gabriel Garcia Marquez, Clarice Lispector, Saramago, etc. Acho que o importante é ler, e o conteúdo da leitura se aprimora naturalmente com o tempo e as experiências dessas mesmas leituras. 😉Mas bem importante a discussão que você está tentando levantar no vídeo.
Ana Cristina, talvez eu não tenha me expressado tão bem. Afinal, sou a favor da leitura, não importando qual seja. Na verdade, eu falava da escolha por prazer e não a obrigatória. Sabe quando você lê porque alguém exigiu isso de você? Esse tipo de leitura não tem valor algum. Ela serve apenas para nos irritar. Obrigado pela visita. Abraços.
+Robson Airom, preste atenção ao vídeo e entenderá que o comentário da Ana Cristina está equivocado. Inclusive, já respondi a ela sobre isso. Eu valorizo a leitura e jamais seria contra qualquer tipo ou gênero. Afinal, o que importa é o hábito. Abraços.
Sobre as possíveis razões para o povo brasileiro ler tão pouco, recomendo este vídeo aqui: th-cam.com/video/RTVFEX91Ah4/w-d-xo.html Traz uma perspectiva que eu nunca tinha visto antes.
Prof. um bom leitor começa pela família. E não existe uma cultura de leitura no Brasil. Eu mesmo sempre adorei ler, mas nunca recebi da minha família um livro de presente. Eu acho que há povos que leem menos que nós. E não podemos esquecer que estamos em crise, e as pessoas precisam pagar suas contas e não pode fazer estripolia com seu dinheiro. Elas precisam comer, pagar água, luz, etc. E cortar o que é supérfluo. E o que as pessoas julgam supérfluo? Livros(cinema, teatro etc). Livros no Brasil são muito caros. Eu mesmo leio mais em PDF gratuitamente que em papel. O governo também é culpado: Falta de bibliotecas públicas por exemplo. Em Itabaiana na Paraíba, não existem bibliotecas públicas. Mesmo as bibliotecas de João Pessoas, os livros não são acessíveis. Existem escolas que os alunos nem bibliotecas têm! Enfim, livros no Brasil, é pra poucos. E crescer num país assim faz as pessoas não terem o hábito de ler. Principalmente os mais pobres. Um abraço prof.
Brasileiro lendo um livro por mês???? Quem dera! Esse dado está completamente errado.
1 livro por mês? Rapaz eu conheço gente que nunca leu 1 na vida.
Na minha cidade ocorreu um fator estranho, até os fins dos anos 90 havia 3 livrarias e sebos. Na atualidade apenas 1 sebo. Mas do Centro ao subúrbio, você tropeça nos botecos que se multiplicaram exponencialmente.
Um vídeo já antigo, mas um tema ainda atual. Como sempre, tudo continua praticamente igual no Brasil.
Olá, estou conhecendo a leitura e estou amando me dedicar aos livros ,excluir minhas redes sociais para me aprofundar, quero ler pelo menos um livro por mês ,se Deus quiser vou conseguir muito mais!🙏
com todo respeito, acho que essa estimativa de que o brasileiro lê um livro por mês é muito otimista. A maioria das pessoas que conheço não lêem nem três livros por ano. Quando digo à elas que eu leio em média três livros por mês, sou tachado de metido à intelectual. É triste!
Acho que a maioria, 95%, não leem nem um livro por ano; basta observarmos o nosso meio.
Minha média mensal de livros: 0
Nunca tive livros, nunca tive nenhum incetivo para ler, logo, nunca tive o ato de ler como um objetivo. Agora, com 21 anos, conheci um amigo que tinha o livro "Sapiens: Uma breve história da humanidade", achei curiosa a capa e também o nome e pedi emprestado. Como sou aficionado por biologia esse livro me fez um "mind blow" literário kkk.
Agora to aqui procurando recomendações de livro e dicas sobre como ler mais em tudo que é tipo de blog e canal no youtube possível kkkkk. O mundo ganhou mais um leitor!!
Olá Mario... dá uma olhadinha no canal livros e bichos... traz um apanhado sobre obras de zoologia
E como está a sua leitura atualmente? Está lendo o que atualmente? Eu gostaria muito de saber. Nesse mês de dezembro de 2023 eu tenho ficado um pouco mais focado à leitura. Estou quase lendo 3 livros só esse mês, que seriam 3 livros de Harry Potter.
Eu leio uns 40 títulos/ano. Mas busco ler ainda mais e melhor.
Marcos, eu tento me organizar e consigo ler 1 livro por semana. Em minhas ferias, procuro ler mais. Meu genero e policial e minha autora favorita, Agatha Christie, e alguns classicos. Nesse momento, estou finalizando a leitura de Madame Bovary, e agora vou me policiar, procurando diversificar, voltando para outros generos. Confesso a vc que estou em debito com a literatura nacional, agora com suas sugestoes em outras TAGs que tenho acompanhado, vou me centrar mais nos classicos e nos nacionais. Grato pelas suas dicas, que pra mim estao sendo muito valiosas.
+Jonas Chaves, meu amigo, da literatura brasileira leia Capitães de areia de Jorge Amado, você vai amar. É uma leitura agradável, mas muito prazeroza. Abraços.
Aceito a dica. Acredite... alguns anos tive esse livro e ficou em minha estante por meses e deixei de lado, indo para outros titulos. Agora, vou seguir mais confiante, e estarei acompanhando outras dicas suas, pq sei que vou amar, como vc falou rsrsr. Desse autor, cheguei a ler Tereza Batista Cansada de Guerra, depois que assisti a minisserie com a Patricia Franca e, realmente, o livro e muito bom... grato e estamos contigo, Marcos. Abc
+Jonas Chaves, vamos com força total porque o tempo nos é propício. Abraços.
Boa noite . Seu vídeo me fez lembrar Monteiro Lobato que dizia que um país se faz com homens e com livros. Um povo que lê pouco ou nada é um prato feito pra políticos corruptos.
Neudson Penha, leia 11 por ano e seja feliz. Afinal, você é leitor. A única coisa que desejo é que não faça parte dos não leitores. Abraços.
Tudo bem.😁
O que você disse sobre estabelecermos prioridades para que nosso tempo seja mais valioso é muito pertinente.
Acredito que o incentivo à leitura seja importante e até mesmo determinante.
Mas acredito também que a leitura pode ser apresentada a qualquer momento na vida de uma pessoa. Eu, por exemplo, comecei a ler aos 27 anos. Um dos problemas que vejo é esse eterno direcionamento do incentivo à leitura somente aos jovens. Vamos incentivar os jovens, mas vamos também lembrar dessa galera que não teve oportunidade lá atrás e que agora também estão sendo esquecidos.
Mamães, papais, titios, vovôs, sempre é hora de começar a ler.
+Ana Cléia, você está certíssima. Não há idade para a leitura. Eu tenho tido a experiência de ter vivido momentos de alegria em relação a esse incentivo. Algumas pessoas, mais próximas, por estarem sempre me vendo com livros e também falando deles têm adquirido o gosto por ela. A leitura é para todos. Obrigado pela visita. Abraços.
Sou muito grato a Deus por me fazer incentivar minha mãe a mãe.
Ela começou depois dos 55 anos de idade, hoje está com 69 e continua lendo. Motivo de orgulho, felicidade e exemplo.
Maravilhoso essa reflexão do vídeo 👏👏👏
Marcos. Sei que o gosto de gêneros literários é muito pessoal, mas gostaria de te indicar a leitura de dois livros que me deixaram encantadas. Um deles acabei de ler. São livros curtos que são possíveis de serem lidos em uma tarde. "O homem que lia as pessoas" (infanto-juvenil) e "Diário das coincidências". Ambos do João Anzanello Carrascoza. Adoro quase tudo que ele escreve. Ele é de uma sensibilidade e escreve de forma tão poética que me encanta. Se desejar fazê-lo, leia os livros na ordem que citei. Veja só uma das frases do segundo livro: "Assim também, na alva espuma do tempo, nós somos nós e os outros em nós, os outros são eles próprios e a parte que nele nos cabe."
Renata Ziliotto Nossa! Já amei! Eu adoro os livros dele. Eu concordo com você que o gosto literário é pessoal. No entanto, quando conhecemos um pouco do outro vale a pena indicar. Eu sou muito emotivo. Então, tudo que traz sensibilidade me atrai. Obrigado de coração.
Não importa a quantidade e sim a qualidade de leitura. O bom é ter um livro norteador, o meu a Bíblia, que vai puxando outras leituras. É muito valioso ter prazer em ler e conversar sobre as leituras com as pessoas queridas.
Uma amiga que é Alemã me disse uma vez; Fran o brasileiro perdi muito tempo com coisas inuteis,vendo seu video lebrei-me dela.
Voltei aqui pois lembrei de algo, eu trabalhei durante uns anos em uma pousada aqui na minha cidade q 80/ do público é estrangeiro como eu era camareiratinha acesso as suítes e todos eu disse todos os hóspedes estrangeiros em especial os americanos trazem livros na bagagem e leee até às crianças gente lem bastante é sério eles ensinam desde cedo às crianças elas né sabem falar e os pais já estão lá com livros para elas já os brasileiro apenas uns 30/ liam aliás foi por esse motivo q me despertou a vontade de ler mais nunca tinha feito isso de fato até um dia q uma hóspede me deu um livro chamado ,memórias de um sargento de milícias eu ainda não li pois não conseguir mais depois disso comprei 2 livros já li um e estou muito feliz pois eu conseguir terminar um livro até o fim e entender e agora estou lendo o diareo de Anne Frank estou gostando muito e estou esperando chegar mais 12 livros q comprei dentre eles alguns q vc indicou ainda e estou de verdade amando ler sei q estou um pouco devagar mais posso dizer q descobrir q eu amo ler aos 27 anos mais sei q nunca é tarde 🥰obg por tudo
Parabéns, Dani!! A leitura surge no momento certo e propício a cada leitor. Abraços literários. 👏👏👏
Sou apaixonado por leitura. Leio em media 4 livros por mes e tenho uma rica biblioteca.👍✌
N to conseguindo ler tanto tempo
eu leio em média 4 capítulos de one piece por mês, coincidentemente são lançados 4 capítulos por mês.
Um a três livros por ano.
Sei que preciso melhorar! Vou melhorar!
🙌🏽🙌🏽
O que eu ouvi falar é que o brasileiro lê em média 5 livros p ano. Isso a parcela que leem.
'Use seu tempo precioso com coisa necessárias' disse tudo ! Vamos ler mais e pronto. Eu estou sempre falando dos livro que leio com meus alunos . Esse bimestre pedi para que minha turma de 9 ano lesse pó menos um capítulo dos Sertões do Euclides da Cunha. Estamos estudando o período da Republica velha . Achei que seria melhor do que uma pesquisa 'copiar e colar' tirada da internet. Obrigada professor vamos juntos nessa batalha. beijão
li esse comentario na hora que ele falou SOCORRO kkkakskksj
Tenho mais de 100 livros em casa...amo lê
Minha meta para o final do ano era ler 70 livros, estamos em agosto e eu já li 47. O fato de não poder comprar os livros que tenho interesse, e a biblioteca da minha escola estar fechada pioraram minha rotina. Li apenas dois livros no mês, e por mais que tenha vontade de ler mais, não consigo te-los.
Ainda pior aqueles que não leem nada...negam-se. Sinto muito por esses...
eu nao leio um livro faz uns 3 meses
Akio, eu fiquei assim também por conta do trabalho em casa. Felizmente, tenho minhas técnicas. Então, li um livro em três dias. Terminei hoje. Estou pensando em gravar um vídeo sobre o assunto.
Oi, Marcos! Adoro vídeos sobre o hábito de leitura. Eu sempre vejo essas pesquisas sobre leitura e fico incomodada com os resultados porque não condizem com minha realidade, eu leio em média 7 livros por mês e para mim a leitura já é algo necessário no meu dia-a-dia; preciso do meu momento de leitura para me sentir bem e isso já acontecia muito antes de me tornar blogueira literária. Como você destacou o maior problema do brasileiro é realmente dar prioridade para hábitos supérfluos. As desculpas para não ler é que são mais engraçadas, daria um vídeo legal! 😂😘
Beijos!
Rafaelle Vieira, você tem razão. As desculpas são muito divertidas mesmo. Obrigado pela visita.
Olá!Amei a o vídeo.Existe uma falta de incentivo... Estudei em uma escola onde a professora queria fazer um projeto de leitura com os alunos e infelizmente não aprovaram pq eles n enderam o quanto a leitura é importante. Li obras que foram indicações de livros didáticos fora da escola, porque ela não tinha estrutura para suprir essa necessidade. Cheguei até no final do ano a deixar isso relatado na minha avaliação sobre a escola, faltaram se preocupar com algo primordial... À biblioteca! Hoje estudo biblioteconomia e fiquei admirada sobre a importância de um bibliotecário em uma escola! Eles devem trabalhar em parceria com os professores e com a instituição, mas infelizmente não vemos muito isso. Bom... Amei o seu vídeo! Espero que as pessoas vejam e pensem.Um abraço!
Kethlyn Galdino, seria tão bom se todos entendessem o óbvio, mas é impossível. Obrigado pela visita.
Marcos. Não sei onde viu os dados que mencionou porque o números que conheço é que o brasileiro lê 4 livros por ano, ou seja, menos ainda do que citou. Acho que um livro por mês não é pouco. A realidade dos booktubers é que é muito diferente. Ler um livro por semana acho um número bem grande. Eu tenho lido, nos últimos anos mais do que isso, mas sou quase um "alien" perto das pessoas que conheço. Consigo ler tanto porque tenho tempo. Meus amigos não têm a disponibilidade que eu tenho e acho um livro por mês algo bom. A constância eu acho importante. Até no final do mês quero ter lido 50 livros neste semestre, mas acho uma meta fora do comum e bastante difícil de manter. Nunca tinha lido tanto e já teve época que fiz parte desta média baixa dos brasileiros leitores. Quanto à leitura obrigatória na infância e na adolescência eu acho necessária, porém se a partir da obrigatoriedade e desta introdução, a leitura se tornar um prazer, a tarefa terá alcançado o objetivo. Não é porque o livro é obrigatório, que tem de ser ruim ou chato. Depende de como a missão é conduzida. Normalmente a introdução de hábitos não é natural e tranquila, mas sim exige esforço.
Renata Ziliotto concordo plenamente, um livro por mês é bem razoável. A média do brasileiro, pelo menos foi o q soube, é de quatro livros por ano.
Renata Ziliotto passando só pra lhe parabenizar por esse olhar tão realista e nada egocentrico!!!! Perceber que vc é privilegiada, que nem todos são e claro, e mais importante, não sair apontando o dedo naqueles que não conseguem ler o mesmo volume que vc!!!! SOU PROFESSORA, UNIVERSITÁRIA, LEIO NO MÁXIMO 10 LIVROS POR ANO E NAO VOU CARREGAR CULPA POR ISSO!!!!!
Então os europeus têm mais disponibilidade de tempo que nós? de 12 (ou 4) para mais de 30 é uma diferença e tanto.
Renata Ziliotto, esses dados não são precisos, pois foram calculados com base em constante observação. Na verdade, segundo pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 4 livros por ano. Em relação a ler um livro por mês, eu concordo que é razoável. No entanto, tendo em vista as boas obras e a falta de opções melhores, poderíamos ler muito mais. Eu já li 8 livros por mês. Hoje, leio em média 4 ou 5. Dentre eles há sempre um calhamaço. Kkkk Obrigado pela visita.
G M, você não é culpada de nada. Essa pesquisa serve para nos lembrar que há ainda no Brasil poucos leitores. Felizmente, não é o seu caso. A questão é que se a pesquisa fosse mais rígida, com certeza, os números seriam piores. Há leitores com média de 8, 7, 6, 5 e até 1 livro por mês. Porém, são raros. Nós somos e seremos leitores. E isso é um fato. Precisamos, na verdade, incentivar os não leitores. Obrigado pela visita.
Cheguei agora ao canal
Concordo
Parabens
Obrigado, Mauro.
A média do país é de 10 a 12 por ano? Se me perguntassem na rua diria que era de 2 a 3 por ano...🤷🏻♂️
livro é muito caro...acho que essa pesquisa tá sendo bem generosa...
Eu tenho só o Ensino Médio Técnico. Porém, me considero uma pessoa com bom nível intelectual. às vezes me perguntam como eu, sendo um operário sem graduação adquiri estes conhecimentos.Respondo que gosto de ler e a cara de espanto é geral. Quando digo que compro em torno de dez livros por ano, aí é que não conseguem entender mesmo!
Essa média aí deve ser da classe rica a empregada da minha casa me contou que nunca leu um livro na vida. Só parte de revista e jornais populares. E ela tem 50 anos.
A minha ex cunhada lia no máximo 1 livro por ano. E ela era da classe média alta e foi criada nos Estados Unidos e não lia nem inglês e nem em português.
Eu leio mais ou menos 5 livros por ano e sou a pessoa que mais lê que eu conheço. Todo mundo diz que eu leio "demais".
Sua pesquisa aí está fora da realidade.
Já seguia no Insta e agora aqui. É sempre inspirador seguir canais que falam de livros e do amor por eles!
Sobre o conteúdo do vídeo em questão, acho sempre mais proveitoso se ater a qualidade das leituras do que a quantidade em si. Há livros que demandam mais concentração e dedicação do que outros, seja pelo tema, linguagem e/ou quantidade de páginas. Eu, por exemplo, sou contemplativo em certas leituras. Gosto de fechar o livro, após ler determinados capítulos, e ir fazer outras coisas, para ter tempo de refletir sobre aquilo e, então, dá um passo adiante. Não gosto da ideia de ler livros numa sentada... sou maçante. Dependendo do tema em questão, gosto de buscar filmes, séries, documentários, podcast's, entrevistas, etc., que abordem aquela temática e/ou contexto, durante o período em que estou lendo o livro. Assim, vou passando por camadas que sobrepõe ao ato ler, abraçando o todo disponível que há em volta, mas jamais tirando o livro do seu eixo central. Esse "ritual" faz com que a leitura se prolongue, seja por dias ou meses além do que seria "normal" se eu estivesse apenas lendo o livro.
Paulo Ricardo, você é mais que um leitor comum. É um apreciador da arte de ler e um pesquisador incansável. Somos muito parecidos neste contexto. Vejo a leitura como um mar que preciso navegar calmamente para compreendê-lo, mas na certeza de que necessitarei velejar novas águas, vistas como fontes de pesquisa, no intuito de me aproximar ao máximo da compreensão do todo. Parabéns pelo excelente comentário. Obrigado pela visita. Abraços.
nos últimos 5 anos minha média tem sido de 35 livros por ano, esse ano já li 16, sei que tenho lido pouco, tô querendo esses ano passar dos 50. moro em um cidade que tem quase 70 mil pessoas, a única livraria aqui é um evangélica, e a banca que vende revistas e alguns livros, fiquei sabendo que vai fecha por esses dias. salvos pela americana que acabou de abri aqui. Conheço muita gente e não leem nada, na maioria evangélica que não ler nem a bíblia ! moro em Dias D'ávila interior da Bahia.
obrigado pelo ensentivo, abraços!
Adailton Santana, parabéns pelo esforço. Tendo em vista as suas dificuldades, você é um guerreiro. Continue firme, meu amigo. Abraços.
Excelente! É isso mesmo! Eu como professora discuto o mesmo com meus alunos! Mas infelizmente apenas lêem o que eu exijo! Uma pena!
Marcia, ao menos assim está fazendo a sua parte. Abraços.
Eu não consigo fazer uma média de leitura. Tem meses que já leio uns 2 ou 3 livros, tem mês que não leio. Depende muito.
Em 2024 ainda está muito pior,falo por mim mesmo. Não li nenhum livro esse ano e estou para terminar a "revolução dos bichos há um mês" kkk
Existem outras mídias como: cinema, vídeo game, quadrinho e etc... Então na atualidade há mais opções de entretenimento, desculpa a minha sinceridade; mais interessante, do que antigamente. Também tem esse fator. Muitos falam do "PRAZER" de ler, mas quando tento ler Machado de Assis me da sono e não prazer.
4 livros mensais, minha média
Acredito que seja a falta de divulgação da existência do Kindle. Eu descobri nessa pandemia. E vou mim presentear com um. O
mundo ganhará mais uma leitora. Eu!!!!
O mais importante o cell ou o livro , hum cell desculpa só to conseguindo ler últimamete em pdf
ENTÃO ESTOU NA MÉDIA POIS LEIO UM LIVRO POR MÊS.
Ano passado li 38 livros.
Acho que é por falta de incentivo,eu tomei gosto pela leitura na metade do ano passado até hoje já li uns 60 a 70
.Eu não vivo sem um livro,tenho alguns livros de bolso que carrego pra todo canto.
Mas decidir começar a ler sozinha,porque sempre achei ler um saco,mas falta sim incentivos nas escolas.
Andressa, a escola precisa melhorar muito ainda. Os meus alunos de Produção Textual leem muito! O incentivo de minha parte é constante. Parabéns pela força. Abraços literários.
Ganhou um inscrito❤
Eu acho que leitura é um hábito. Quando tomamos gosto por ler, deixamos outras coisas de lado para nos dedicarmos aos livros, deixamos TV, internet, redes sociais e afins, ou ao menos manejamos nosso tempo para encaixar a leitura em nossa rotina. Eu sou adepta que lendo já tá bom, independente de quantidade e acho q existem casos e casos. Já houve épocas na minha vida em que li pouquíssimo, outras em que li mais até do que leio agora. Cada fase com a sua particularidade, mas como sempre fui apaixonada pelos livros, sempre estava às voltas com alguma coisa ou outra, nem que fosse um gibi. rs
O que me deixa triste é quando a gente que ama os livros e tenta disseminar esse amor é criticado por ler demais. Sério mesmo, tanta coisa ruim nessa vida, a gente podia estar fazendo outras coisas menos saudáveis e ainda tem gente que critica pq lemos bastante, ao invés de se alegrarem e se sentirem motivados e tals, infelizmente é a mentalidade de um país onde a cultura não é prioridade na vida das pessoas.
Outra coisa, livros são caros, fato! Mas existem bibliotecas, hoje em dia existem os ebooks que dá pra ler até no celular, então eu não vejo isso mais como desculpa para não ler. Isso foi realidade na minha vida por muito tempo, era muito pobre e não tinha dinheiro para comprar livros, meus pais nunca me deram um livro na vida e qdo comecei a ler muito, só faziam criticar. Está entendendo como as coisas funcionam em muitos lares? Lares de pessoas que não leem e veem isso como algo ruim.
Eu tenho 2 filhos, uma é adolescente e é leitora voraz, totalmente focada em estudar e se manter informada. Quero acreditar que isso vem de mim e do meu amor pelos livros e incentivo que dou desde antes mesmo de saber ler sozinha.
Você levantou muitos pontos interessantes para analisarmos, principalmente revermos nossos hábitos e prioridades.
Amei o vídeo.
Grande abraço
Leila Cardoso - Livros & Scrap Levantei sim. No entanto, o que me preocupa é o fato de muitos não lerem nada. E daí chegamos a conclusão de que não estão habituados à leitura. E isso é tudo. Obrigado pela visita.
Sim meu amigo, infelizmente não tem o hábito mesmo.
Mas tb pode-se usar o cel p leituras agradáveis... basta q p isto se tenha foco! Abç
Ano passado li 40 livros. Já vou completar essa meta agora no meio do ano. Eu aproveito cada pausa do dia, conciliar leitura com Universidade e estagio é complicado.
Daniela Medeiros, o esforço também conta muito. Parabéns.
Leio em média 5 por mês, hábito esse adquirido em 2016 após vê um vídeo do menino literário dizendo exatamente que lia 5 livros por mês, aí disse impossível! Só que isso ficou martelando na minha cabeça e então resolvi tentar lê 5 por mês e agora tento sempre manter essa quantidade. Aí também em 2016 conheci o grupo tenho mais livros que amigos e aí veio a oportunidade de participar das leituras coletivas e assim aumentei a quantidade de lidos de 25 para 93. E agora sigo você e suas dicas e assim vamos tentando disseminar o hábito da leitura.
Geth Sousa, é isso mesmo. Precisamos focar em nossos objetivos. Parabéns!
Olá Geth, vc poderia me indicar esse grupo de leitura que vc faz parte? Como faz para ler 5 livros por mês? Vc divide o número de páginas? Se puder me responder eu agradeço muito 😘
A maioria das pessoas q conheço nem lêem... Isso é muito triste ...
A internet é com certeza um agravante.
Amaro, não lembro a fonte de uma pesquisa que dizia que o brasileiro tem lido mais. Fui gerente de livraria e podia comprovar que era verdade. Mas isto não me causou ânimo. Sempre digo às pessoas q dizem não gostarem de ler, q isso não é verdade. Digo: "experimente por gênero, certeza q irá descobrir". Às vezes dá certo. O problema é que depois de trilhões de livros, a pessoa não consegue sair dos Conquenta Tons de Cinza, a Sylvia Day e por aí ladeira abaixo.Eu me distanciei bastante do Facebook. Às vezes vc não quer, mas aí fica gente te marcando, ou aniversariantes e por aí vai. Mas resolvi deixar p lá. Não concordo com a célere frase em O pequeno príncipe que diz: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Neste mundo em que as noias e gente vampiresca querem te atacar, fujo desta citação. Cativo o q me faz bem.Leio em média três livros simultaneamente, então depende da espessura e complexidade do livro. Mas tenho certeza que pouco mais de cinco. Depende. O importante é a constância. Muito boa reflexão, Amaro. Abs.
Andréa Karla, são diversos os fatores que implicam nessa contagem. Contudo, o que importa é a constância. Obrigado pela visita e pelo carinho.
Eu mesmo não lia nada agora estou me aventurando mais nunca li 1livro em um mês em média demoro mais estou tentando mudar essa realidade
Na minha cidade não tem biblioteca, não tenho dinheiro para comprar livros, tenho que me contentar com livros gratuitos online.
+Astronaut Acchi, é uma tristeza saber que não há bibliotecas em sua cidade. Isso é muito triste. Contudo, não é motivo para não ler. Você disse tudo: livros online são tesouro para você. Parabéns!
Marcos Amaro Obrigada!
Conheci seu canal hoje.
Amaro, dá dicas de como como conciliar os textos da faculdade com a literatura. Curso história e tenho um pouco de dificuldade em harmonizar bem essas leituras, especialmente quando é final de período.
Eu leio em média 10 - 12, livros por ano e achava que estava muito bom. :/
Ádila Milfont, está muito bom porque sabemos que você lê. A questão é quando isso se torna a média de um país. Obrigado pela visita.
já fiz competição de leitura. hoje não dá mais. trabalho MUITO. Mas continuo lendo.
EU ok ...apenas eu...Leio sim mas literaturas adquiridas ou de sebos ou tb de Biblioteca pública...Livros dos mais variados um conto,um gibi,e um livro ou biográfico(drama,romance histórias reais ou tb as fábulas q são atualmente minha paixão)...assim como música p mím hj são as instrumentais como jazz,blues,bossa nova "instrumental sim",clássica AMOOOO,trilha sonora e músicas de reike tb,sinos,sons de natureza...E sim as obras clássicas são muito chatas e difícil p compreender(mas leio sim só q devagar pq requer mais capacidade de compreenção)...HJ eu ,aqui, no meu particular não assisto mais tv(vdd nem tenho mais em casa),internet é p estudar e trabalhar apenas(com tempo de limitação EU ME COBRO e utilizo até 3 hrs dia ,,,dividindo entre estudos,trabalhos e informações como jornal)
Eu acho que o grande problema é a falta de incentivos à leitura por parte dos pais e das escolas. Estas, quando incentivam a leitura a um aluno, indicam uma obra do século XIX para adolescentes onde as realidades dessas obras não são as mesmas dos futuros leitores e isso não é legal, o jovem vai abandonar o livro. Os pais, preferem dar eletrônicos a seus filhos e deixar que os mesmos dominem as mentes aguçadas das crianças para que estas não tomem o tempo corrido dos pais. É uma realidade preocupante, mas a solução está na educação e nos incentivos às leituras, mas leituras que agradem aos futuros leitores e não as que agradam a escola. Minha mãe ainda acha estranho eu comprar tantos livros, preferia que eu comprasse outra coisa mais "viável" como um celular novo ou uma outra tecnologia, é preocupante que pessoas como ela pensem assim.
Vedson Dyno, você resumiu o que penso. É exatamente isso. Precisamos de incentivo desde a infância. Obrigado pela visita.
Vedson Dyno Realmente, e alguns aparelhos inteligente nos deixam "burros" ... :/
3 a 4 livros
Gislaine Marquezi, uma média muito boa. Parabéns.
eu lia muito na minha escola antiga em vez de eu ir ao recreio eu ficava na biblioteca lendo a cada 1 semana eu levava um livro para casa e entao a biblioteca fechou e eu fiquei menos interresado de ler
papoulagameplays, que maravilha! O problema é que livro é muito caro e que nem todos conseguem comprá-lo. Fico muito triste quando uma biblioteca é fechada. Isso é um crime que se comete com a Literatura. A minha dica é que busque na escola atual ou até mesmo tente trocar livros com os colegas leitores. Tente visitar sebos porque lá há livros mais baratos. Tudo bem que eles andam cobrando mais que o necessário. Obrigado pela visita. Abraços.
Professor Marcos, acho que o problema não é só o valor do livro...e sim as escolas que precisam descobri no s futuros leitores, livros que o deixe encantado com a leitura, livros fascinante e que desperte esse interesse pelos os livros.
Em relação aos clássicos, deverá ter o tempo certo para leitura mais profunda, o importante é de alguma forma aumentar o número de leitores. Coisa que os booktubers estão fazendo .Pelo menos, essa a leitura que faço no momento.
Jair Ferreira Dantas, concordo plenamente com você, mas tem gente que usa o valor do livro como desculpa. Por isso, as bibliotecas são muito importantes. Abraços.
A leitura é a academia do cérebro!
Olá Marcos, orientações como essas são importantíssimas. Veja no link abaixo; o Brasil perdeu muitos pontos em QI. O brasileiro médio não lê, não estuda ... Enfim esse gráfico é dinâmico e você pode a acrescentar outros países...
ourworldindata.org/grapher/change-in-average-fullscale-iq-by-country-1909-2013?country=BRA+SWE+USA
Semana CARAVANA, que bacana! Adorei a sua iniciativa em nos ajudar a mostrar às pessoas o que temos enfrentado. Obrigado.
Eu leio muito! Tendo disponibilidade e sendo do meu gosto pessoal. O que está acontecendo é, que eu não tenho acesso aos livros porque os livros são caríssimos. É muito triste não ler, não por não ancear e sim por não ter condições de comprar livros... 😔
Verdade Lâne
to tentando fazer cálculos e vendo possibilidades!!! Eu sou professora de história e tbm universitária (to na segunda facul). Não tenho TV em casa, não tenho rede social, uso apenas TH-cam e na boa, leituras de lazer só consigo fazer umas 30 páginas por dia, dando uma média de 8 a 10 livros por ano!!!! Depois do seu vídeo imagino que eu tenha algum deficiência ou um grande retardo pra não conseguir ler 5 livros por mês!!!!! 😒😒😒
G M, não é nada disso. Priorize a leitura e defina horários. Assim, você terá uma grande mudança. Obrigado pela visita.
Como voce mesma disse, vc eh professora e também estuda em faculdade. É bem dificil ter a disposição e concentração para ler todo dia, mesmo que seja por prazer, quando temos muitas coisas para fazer.
8 a 10 livros por ano eh um bom numero.
Então, há anos eu tento ler, mas lei muito pouco... eu tenho 30 anos e li 33 livros durante toda a minha vida. Eu leio artigos científicos, livros da faculdade, livros da minha área, notícias, mas livros de romance, eu li muito poucos. Beijos!
Eu adoro ler professor, mais infelizmente só consigo ler um livro Porl mês, porque sou sega de uma vista, e tenho só vinte por cento da outra.abrco adoro te seguir desculpe os erros a vista na da para escrever melhor.
LEIAM A BÍBLIA , ELA NOS CONDUZ À VIDA ETERNA , ATRAVÉS DE JESUS CRISTO !
Uma pena não ter como dar um joinha duas vezes.
Kkkk. Obrigado!
pra mim o mais importante é meu celular. porem livro atualmente é de tamanho igual .
eu tive interesse em lviros sozinhos,meu portugues,tanto lido com escrito é uma merda até hoje e agora que estou interessado em livros pra valer.
meu celular é mais importante pra mim por gostar de tecnologia,mas se eu fosse abandonado em uma ilha,seria livros que eu levaria,afinal sem internet é só um monte de sucata.
infelizmente só consegui separar 1h por dia pra ler... tenho filha pequena e estou estudando para concurso.. a média está muito baixa por isso (tb... ler só 1h por dia de um livro como IT... não eh tão rápido rs)
ah! e tb tiro de 30min a 1h para ler com minha pequena todo dia.. ela adora!
EU LEIO UNS 5 LIVROS POR MÊS !
Eu leio 4 livros por mês!
+Tiago Gonçalves, você está de parabéns. É uma ótima marca de leitura. Obrigado pela visita. Abraços.
Faz-se necessário repensar nossos hábitos.
Mauro Guedes, sempre. E isso é inteligente e saudável. Obrigado pela visita.
Vou discordar de você quando fala sobre a importância do "tipo de leitura". Se eu na adolescência não tivesse lido romances de banca, com certeza hoje não ía querer me aproximar de Machado de Assis, Gabriel Garcia Marquez, Clarice Lispector, Saramago, etc. Acho que o importante é ler, e o conteúdo da leitura se aprimora naturalmente com o tempo e as experiências dessas mesmas leituras. 😉Mas bem importante a discussão que você está tentando levantar no vídeo.
Ana Cristina, talvez eu não tenha me expressado tão bem. Afinal, sou a favor da leitura, não importando qual seja. Na verdade, eu falava da escolha por prazer e não a obrigatória. Sabe quando você lê porque alguém exigiu isso de você? Esse tipo de leitura não tem valor algum. Ela serve apenas para nos irritar. Obrigado pela visita. Abraços.
Marcos Amaro, não dá bola, não. Como diz minha irmã, a culpa é do signo. Sou aquariana e adoro uma discussão. Rsrsrs
Ana Cristina, então somos dois. Kkk.. Sou ariano. Kkk
Ana Cristina concordo com vc...
+Robson Airom, preste atenção ao vídeo e entenderá que o comentário da Ana Cristina está equivocado. Inclusive, já respondi a ela sobre isso. Eu valorizo a leitura e jamais seria contra qualquer tipo ou gênero. Afinal, o que importa é o hábito. Abraços.
oiiii
Cheguei a ler 3 livros por mês, e Hj parei totalmente, perdi a linha
Leio 15 livros por mês. Acho que é uma média até muito boa.
Ótimo vídeo!
Como você faz essa proeza?
Klkkkkkkk
bem, de todas as pessoas que já conheci pessoalmente, só 3 são leitores. 😰
Meiriellen Nascimento kkkkkkkkkkkkk... Amei a sua sinceridade. Obrigado pela visita.
Você ta no lucro, eu conheci apenas uma.
Somos 3
O livro!
vc é religioso? as vezes seu jeito de falar parece de alguém religioso...rsrs
+Universo Particular, acredito em Deus. Minha família é cristã, inclusive eu. Mas sempre falei assim. Kkkk. Obrigado pelo elogio. Abraços.
Sobre as possíveis razões para o povo brasileiro ler tão pouco, recomendo este vídeo aqui: th-cam.com/video/RTVFEX91Ah4/w-d-xo.html
Traz uma perspectiva que eu nunca tinha visto antes.
Prof. um bom leitor começa pela família. E não existe uma cultura de leitura no Brasil. Eu mesmo sempre adorei ler, mas nunca recebi da minha família um livro de presente. Eu acho que há povos que leem menos que nós. E não podemos esquecer que estamos em crise, e as pessoas precisam pagar suas contas e não pode fazer estripolia com seu dinheiro. Elas precisam comer, pagar água, luz, etc. E cortar o que é supérfluo. E o que as pessoas julgam supérfluo? Livros(cinema, teatro etc). Livros no Brasil são muito caros. Eu mesmo leio mais em PDF gratuitamente que em papel. O governo também é culpado: Falta de bibliotecas públicas por exemplo. Em Itabaiana na Paraíba, não existem bibliotecas públicas. Mesmo as bibliotecas de João Pessoas, os livros não são acessíveis. Existem escolas que os alunos nem bibliotecas têm! Enfim, livros no Brasil, é pra poucos. E crescer num país assim faz as pessoas não terem o hábito de ler. Principalmente os mais pobres. Um abraço prof.