😂😂😂😂😂 Eu defendo o Baptista, com o seguinte argumento ,no interior de Angola muitas famílias têm lavras que são pequenas porções de terra para o cultivo de produtos agrícolas ,talvez é daí que ele afirma que o pai dele seja camponês, mas ainda assim ele ser militar.
Cara, o continente asiático tinha q ser adicionado a este programa 100%, acho que traria ainda mais choques de cultura e o programa ficaria ainda mais interessante.
@@jonastravassos7390 Já encontrei alguns perfis normais no youtube com a mesma foto da minha mas nunca vi algum canal. Peguei no Pinterest então é bem normal ter várias pessoas com a mesma foto hahaha
quer dizer que minha amiga de infância quando me convidava pra brincar de casinha era coisa proibida nunca fui crl perdi 😢😢 por isso perdi a virgindade com 20 lerdo demais kkkkk
Saber que a criança francesa aprendeu brincadeiras durante várias guerras e que as brincadeiras em Ângola ensinavam a criança a cantar e se distrair da realidade, é PURO SUCO DE CULTURA. Taí pra somar !! 🇦🇴🇨🇵🇧🇷👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Esse programa me faz tão bem! Eu tenho depressão refratária (depressão resistente), tomo 6 antidepressivos e 4 medicamentos de tarja-preta, inclusive eu faço tratamento também com eletroconvulsoteria (eletrochoque no cérebro através de um aparelho) Tenho 35 anos e moro em Belém do Pará (vou ao seu seu Show, Paul). Vocês me trouxeram a alegria de viver, depois de ter tentado suicido 5 vezes, a última foi no final de abril quando eu me injetei altas doses de Morfina e Paracetamol. Esta última foi tão complicada que quase foi preciso amputar o antebraço, porque eu entupi as veias devido ao pó do Paracetamol e que estava bloqueando o fluxo de sangue para o corpo todo. Vocês não tem não noção o quanto a comédia salva, o quanto o ato de rir, de contar uma piada é mágico, é divino! Vocês 3 formam uma sinergia única e eu tenho certeza absoluta que vocês 3, pelos vídeos,pela leveza estão salvando muitas pessoas, seja no Brasil, na França, na Angola, em qualquer parte do mundo!!! Obrigado, pessoal! Vocês me salvaram. Mas acho que uns 50 minutos de programa cai muito bem hehehehe! Grande Abraço!!!
Os "Enzo" já ficaram ouriçados 😂. Viveu mais quer dizer que ele curtiu mais. Teve uma infância mais "raiz". Não foi criado à leite de pera jogando bolinha de gude no carpete!
@@kaucuscuz É uma infância com mais brincadeiras de criança, onde as regras (realmente eu não faço ideia de quem ensina kkk) são passadas por outras crianças, não existe a mediação de um adulto, não existe um adulto falando, "não faz isso" "cuidado" "isso é perigoso" "papai e mamãe não é brincadeira de criança" e vai por aí. As crianças brincam, brigam e se resolvem sozinhas, então aproveitam mais a infância.
O Paul tá tão brasileiro, parece aqueles moleques zueiros da turma do fundão da sala 😂😂😂Eu tenho que trazer na memória que ele é francês qdo tá "rachando o bico" com a inocência do Batista 😂😂😂
Papai e mamãe na brincadeira, certamente não existe mais. Nas gerações mais velhas ( os sessentões de hoje) chamavam isso de "brincar de casinha" e era uma boa brincadeira, tinham as visitas também...e os cafezinhos em xicaras de btonquedo...as panelinhas, etc.
@@K18log Sim, verdade, ainda bem q isso ocorre no interior ainda.. mas no caso destas que filmei foi mesmo na capital do país, nas capitais do Brasil infelizmente o tikoeteko é quem manda, as crianças mal saem de casa, mas q bom q no interior do Brasil ainda ocorre, é necessário essa infância ativa
@@CanalTiagoBorbao negócio tbm nem é só o cell, tbm tem a questão da violência e a falta de segurança nas ruas. Sou nova e lembro q quando eu era criança tinha mais crianças e inclusive eu brincando na rua, mas os pais foram mandando ficar mais em casa por causa do aumento da criminalidade
Papai e mamãe também é uma brincadeira de criança no Brasil. É uma brincadeira de fazer de conta que junta brincadeira de casinha e outras onde as crianças imitam o cotidiano dos adulto. Ainda se brincava assim nos anos oitenta. Capuchinho vermelho é mais um nome para a mesma história e também era utilizado o mesmo nome no Brasil
Essa brincadeira do Baptista que toca no objeto e o resto se esconder, aqui no ceará chama "garrafão". A pessoa sai pra procurar e deixa uma garrafa, toda vez q achar algm tem q voltar a garrafa e dizer "1, 2, 3 fulano", mas tem um porém, se alguém escondido chegar primeiro na garrafa e chuta-la ela salva todo mundo! e a manja (a pessoa q procura) tem q começar de novo.
@@thiehit pse, era assim aqui na minha rua e a gente começou a achar chato, daí a gente começou a parar de deixar o salve todos e era cada um por si. Pra deixar claro que isso era a maneira que a gente brincou na minha rua fx
Corredor polonês faz alusão a uma região da Polônia que separava a Alemanha de um esclave alemão no período da Segunda guerra, por causa da Alemanha atravessar esse corredor se iniciou o maior conflito da história humana.
Tem uma outra "versão" dessa de apanhar que se chama Parafuso, onde a pessoa não pode falar nenhuma palavra com P senão apanha, mas essa é mais legal Tipo na sala de aula, onde todos ficam confinados e vale pra todo mundo. Gesuis o Ser Humano é um trem custoso.
8:56 nunca presenciei uma cena tão bonita e tão cativante esse redondo foi oque mais me chamou atenção misturando força volume da para ver que nos treinos de glúteos o cariano tá te ajudando muito que valorizada
Brincadeiras de infância de Angola: Bika bidon Garrafinha 35 Ego Kuna ndembo Há dá lá, fechado Lata latinha Semalha Stop, ninguém se meche Não territes Papá e mamã Fika fiko Gueims Corrida de jantes Mete e tira Passaram passaram Olha o lenço Fisga Kafuku fuku Corrida de pneus Pedrinhas Elástico Já se passaram mais de 20 anos, essas são as brincadeiras de infância que me recordo. BONS TEMPOS!!!
É queimada, mas ele n sabe muitas coisas ainda, comi são chamados aqui no BR, aí acaba n falando como se chama aqui, mas lá no momento q vai ficar no meio, para encher as garrafas, vão jogando a bola aí tu vai esquivando, se vc agarrar a bola pode jogar longe ou se a bola q eles jogarem for longe, a pessoa vai aproveitando esvaziando a garrafa! se a bola tocar em vc, se grupo perde e entra outro.
@@sihanoukmanuel9149 Esvaziando? Não era pra encher a garrafa? Só não entendi quem ganha esse jogo. É quem enche a garrafa e não é queimado ou o time que queima todos os adversários? Porque aqui o objetivo é eliminar todos do time adversário. Aqueles que são queimados, ficam do outro lado atrás do oponente que chamamos esse lugar de cemitério. São eles quem pegam as bolas que caem fora do campo e podem tanto queimar o adversário ou devolver a bola para o seu time.
é um time abaixado no meio enchendo garrafa e o outro de pé, os de pé tentam eliminar o outro time antes que eles terminem de encher as garrafas; dps provavelmente o time que tava enchendo garrafa fica de pé e os de pé ficam nas garrafas, provavelmente o time que tiver enchido mais garrafas ganha, ou oq tiver mais areia dentro de todas garrafas sl... e ai no caso o objetivo dos de pé é eliminar os que tão enchendo que ai basicamente quanto menos pessoas enchendo as garrafas mais demora pra encher enquanto no inicio antes de serem eliminados o trabalho em equipe iam enchendo mais... acho que faz sentido
@@littlerei1 a partir do momento que o Paul está falando dos efeitos da guerra na vida cotidiana dos franceses, isso já é geopolítica. Tudo o que envolve os efeitos históricos das políticas dos países é geopolítica.
@@littlerei1 geografia pura em qual momento? Quando eles falam as capitais de seus países? Categorizam seus relevos e climas? Ou quando estruturam suas vegetações?
Eu acho válido esse vídeo ter uma parte dois pq esse trem aí tá muito pouco, tem tantas brincadeiras , o proximo eu quero então com as histórias macabras que contam pras crianças dormirem , musica popular de infância.
Deveria ter pelo menos 2 episodio por semana e ser no minimo uns 30 minutos, muito top o conteudo pra ser muito rapido.... esse junção é muito foda, próximo tema " COMO É VISTO O LIVRO KAMA SUTRA "
11:43 em Alagoas tem uma brincadeira parecida, se chama cuzcuz, cada um vai tirando u pouco da areia , quem tirar e derrubar a vareta que está fincada no cuscuz de areia , tem que correr e is outros correm atras dele para bater.
O Baptista deveria escutar o conselho do Danilo Gentili e começar a construir um carreira de comediante. Ele tem um timing do humor Baptista muito bom 😂😂😂 vc vê q ele já é naturalmente engraçado. Se estudar a técnica se tornará sem dúvidas um dos maiores comediantes do país.
O “Taco” também é chamado de bet. E da mesma forma que pelada é brincar de jogar futebol, taco é brincar de jogar críquete (o esporte inglês) popular na Índia e Paquistão.
Melhor quadro do TH-cam, e do mundo eu acho. Não parem com esse quadro. Assisto no carro enquanto vou pra trabalho e é a melhor coisa. Obrigado, vcs merecem o nobel
Adendo do meu achismo sobre corredor polones: Ele normalmente não é uma brincadeira que vem soziinha, normalmente tem alguma outra brincadeira e a punição por perder é passar pelo corredor e apanhar do pessoal que estava na brincadeira
Na Ordem DeMolay, ao final de qualquer reunião, os membros se alinham em duas filas em ordena específicas no corredor na porta da Sala Capitular. Nas cerimônias de elevação de grau dos membros, ou nas cerimônias onde alguém assumia um cargo de importância, depois que todos os convidados, Tios e autoridades saíam da sala, os últimos a serem chamados a sair eram os elevados ou que a assumiram cargos, e SEMPRE tinha corredor polonês.
Aqui na Paraíba tem cuscuz ( a brincadeira ) faz um montinho de terra e põe um graveto, cada um vai tirando a terra com o dedo, quem derrubar o graveto apanha.
Também me lembrei da brincadeira "Tundawale", era boa porque fazia cócegas e o objetivo era não rir. Aqui em Luanda tinha outro nome, mas não consigo me lembrar. A garrafinha é super divertida, mas eu também não encontro uma forma de explicar como funciona por completo. A brincadeira de mamãe e papai...não tinha nada de brincadeira infantil. Nem se podia dizer perto de um adulto que se está a brincar disso.
Eu estou lendo esse livro que o Maurício mencionou e claro q ele está exagerando a respeito do livro. Eu sou baba nos EUA de uma criança de pai Indiano e mãe Russa e como brasileira eu fui questionar a mãe o ponto de vista dela do livro, ja q foi ela q me indicou. Enfim, como europeia e residente nos EUA ela concordou 99% com.o q diz a escritora. Eu brasileira apegada a família, discordei de grande parte do que está escrito. A escritora Americana escreveu sobre o ponto de vista dela criando os filhos na França. E tudo q ela elogiava na educação das crianças, me deixava em dúvidas pq ela se referia aos adultos francesas como pessoas frias e nada friendly e me fazia lembrar de tudo o que o Paul fala dos franceses não terem e serem péssimos amigos. Enfim, mais um vez o livro fala da educação do filho em culturas completamente diferentes do brasileiro.
Meu pai é mineiro e vem de uma criançao bem rigida e disso de nao chorar, ele enterrou os país, as irmãs e um irmão e não saiu uma lagrima.... em nenhum destes momentos, vc o via triste mas nada de choro...
É a dificuldade de interpretar nossa língua, ironia e a malícia dos outros dois. Perceba que o Batista é mais puro e tenta voltar todo o tempo ao que foi proposto inicialmente que é falar das brincadeiras de infância, enquanto o Paul e o Meirelles estão apenas zoando.
Aqui chamamos macaca(amarelinha), pega-pega,boca de forno, pular de corda, carrinho de rolemão, camaleão, brincar em balanços,pendurados em árvores, subir em árvores, cabra ou cobra cega, cobre-se os olhos de uma que vai tentar encontrar os demais, são tantos... fora as brincadeiras de boneca e os meninos com seus carros e caminhões para fazer a mudança das "casinhas" de boneca e as caterias de cigarros, que antes não eram em formato de "caixinhas ", juntava-se, abria e era o dinheiro, pois abertas, ficava parecendo uma cédula e cada marca de cigarro, era o valor. O cigarro mais caro era a maior cédula. O futebol, não poderia faltar entre os meninos. As crianças e adolescentes já aproveitaram mais a vida. Também, o perigo nas ruas, nos dias atuais...
Aqui no RS a gente brincava de família. Como os primos e primas. Fazíamos a casa com uma fileira de tijolos, como se fosse uma planta baixa, que "as vezes na imaginação" virava um motorhome (acho que vem daí a vontade de viver viajando por aí num motorhome 😅)
Sugestão de tema para o próximo vídeo, política de cada continente (campanha eleitoral, políticos atrapalhados, casos de corrupção e escândalos em geral, como o povo de cada continente lida com a política)
Na minha cidade, a brincadeira que o Maurício disse (taco) se chama "bets", geralmente era duas pessoas contra outras duas pessoas. Foi uma das minhas brincadeiras favoritas. Tem outras brincadeiras muito legais também, como "rouba-bandeira", "mês", "esconde-esconde", "queimada", "papai e mamãe", "dança das cadeiras" e muitas outras. ❤️🇧🇷
Esse pique esconde do Batista existe aqui na região norte Chamamos de “Pé na lata” O princípio da brincadeira é igual ao pique esconde, porém o ponto de apoio é uma lata. Pra começar a brincadeira, alguém chuta a garrafa pet pra longe, quem está procurando deve buscar a garrafa andando enquanto os outros se escondem. Quando começa a procurar, se por exemplo tiver encontrado 4 pessoas é falta 3 ainda, as 4 ficam esperando, se um dos que estão escondidos conseguir chegar na garrafa antes de quem está procurando, ela pode chutar novamente e todos que já haviam sido achados podem se esconder novamente
o Ego eu aprendi a pular cela, sou do MS e era bem pesado porque quem pulava tinha que falar uma termo da brincadeira e fazer o ato do termo como exemplo mais tinham um monte era "um tapa e soco" que ele saltava sobre as suas costas com uma mão aberta e outra fechada
Nos 17:25 o Baptista mostra uma brincadeira que aqui em SC a gente chamava de pé na lata, muito parecida, só que a gente não cantava. Era um pique-esconde, só que ao invés de apenas chegar no pique o que se esconde ou o que fecha tinha que chegar na lata primeiro, e se o que se escondeu chegasse primeiro, ele pegava a lata e jogava longe e voltava a se esconder enquanto o que fecha tinha que ir buscar a lata e voltar pra procurar os demais jogadores.
Salve Baptista, também sou benguelese e o "Ego" na minha zona chamava-se "Weco" kkkkk e trocavam de vez quando a pessoa que pulava batia com o perna na outra e não conseguia pular. Gosto muito do teu trabalho.
Aqui no Pará a 30 anos atrás chamávamos amarelinha de macaca. E havia também o papai e mamãe chamávamos de casinha e casinha também era a brincadeira de taco. Hoje casinha é emboscada
Tem uma outra "versão" dessa de apanhar que se chama Parafuso, onde a pessoa não pode falar nenhuma palavra com P senão apanha, mas essa é mais legal Tipo na sala de aula, onde todos ficam confinados e vale pra todo mundo. Mas normalmente é só entre meninos.
Uma ideia legal de tema seria falar da relação com os pais, sobre criação dos filhos, educação que dão em casa...Por exemplo, eu tenho uma visão de que os pais Europeus são muito mais liberais que os nossos, tipo apoiam o filho a seguir carreira artística se eles quiserem, não implicam tanto com fumar ou beber, namorar cedo, essas coisas...na minha cabeça é assim
Meu pai é camponês
Tá mais pra colonizador
Agora é militar 😂😂😂
😂😂😂😂😂
Eu defendo o Baptista, com o seguinte argumento ,no interior de Angola muitas famílias têm lavras que são pequenas porções de terra para o cultivo de produtos agrícolas ,talvez é daí que ele afirma que o pai dele seja camponês, mas ainda assim ele ser militar.
É alemão
Irmão para de fazer piada toda hora vc não tá num show de stand up!
O Batista explicando é sempre uma experiência! KKKKK
Batista: "Tô fazendo terapia."
Amigos do Batista: "Hããã, tá branco!"
Bem que é assim 😂😂😂
Angolano não faz terapia isso é coisa de branco
Rachei nessa hora.
@@NarcisoAlex Terapia é uma coisa recente aqui no Brasil também. A geração dos meus pais acha que é coisa de louco ou fresco.
Ri demais nessa parte 🤣🤣🤣
😂😂😂
Cara, o continente asiático tinha q ser adicionado a este programa 100%, acho que traria ainda mais choques de cultura e o programa ficaria ainda mais interessante.
Tbm acho
Convidar sla,a katiusha pra representar a asia era uma boa
Concordo
Essa foto de perfil, eu já vi num canal gringo.
@@jonastravassos7390 Já encontrei alguns perfis normais no youtube com a mesma foto da minha mas nunca vi algum canal. Peguei no Pinterest então é bem normal ter várias pessoas com a mesma foto hahaha
O "papai e mamãe" do Baptista é o nosso "brincar de casinha".
quer dizer que minha amiga de infância
quando me convidava pra brincar de casinha
era coisa proibida
nunca fui
crl
perdi 😢😢
por isso perdi a virgindade com 20
lerdo demais kkkkk
@@julianogomes8591 Bruhh, eu brincava de papa e mamã de semana em semana
Real, altas loucuras brincando de casinha com amigas kkkkkkk
Isso mesmo
Brincar de casinha aqui não tinha nada d+
Era igual lá, fingir q era uma família tbm
Saber que a criança francesa aprendeu brincadeiras durante várias guerras e que as brincadeiras em Ângola ensinavam a criança a cantar e se distrair da realidade, é PURO SUCO DE CULTURA. Taí pra somar !! 🇦🇴🇨🇵🇧🇷👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
"ta branco" me quebrou muito akakakakakakakaakaka
Esse programa me faz tão bem! Eu tenho depressão refratária (depressão resistente), tomo 6 antidepressivos e 4 medicamentos de tarja-preta, inclusive eu faço tratamento também com eletroconvulsoteria (eletrochoque no cérebro através de um aparelho) Tenho 35 anos e moro em Belém do Pará (vou ao seu seu Show, Paul). Vocês me trouxeram a alegria de viver, depois de ter tentado suicido 5 vezes, a última foi no final de abril quando eu me injetei altas doses de Morfina e Paracetamol. Esta última foi tão complicada que quase foi preciso amputar o antebraço, porque eu entupi as veias devido ao pó do Paracetamol e que estava bloqueando o fluxo de sangue para o corpo todo.
Vocês não tem não noção o quanto a comédia salva, o quanto o ato de rir, de contar uma piada é mágico, é divino! Vocês 3 formam uma sinergia única e eu tenho certeza absoluta que vocês 3, pelos vídeos,pela leveza estão salvando muitas pessoas, seja no Brasil, na França, na Angola, em qualquer parte do mundo!!!
Obrigado, pessoal! Vocês me salvaram.
Mas acho que uns 50 minutos de programa cai muito bem hehehehe!
Grande Abraço!!!
Lembra que você nunca tara sosinha, por mais que não pareça. Arranje sempre alguém pra conversar é muito bom.
@@LeonelVieira-cq6qv muito obrigado, meu irmão! Te todo o meu coração. Muito sucesso pra você!!!!!
❤❤❤
Vai dá certo, irmão. Está ruim para todo mundo. Assiste o achismo, Varanda Gourmet e Roda Solta.
Por isso que ninguém colonizou o branco! Ia ser um escravo problemático pá karaii
22 minutos família?? A meta é no mínimo meia hora de vídeo
SIIIM!! s2
Achei pouco tbm, bando de sem futuro
É melhor qualidade doq quantidade
Vagabundos, não querem trabalhar 😡
E 10 minutos é de propaganda!!
O batista é o tipo de cara que todos gostariam de ter como amigo .muito carismático
Concordo.
Perceptível que o Batista teve muito mais infância que os outros dois.... Parabéns Batista... você viveu a sua infância...
Pqp, todo mundo tem infância irmão, como assim viveu mais?
Acho que ele só lembra mais por ser mais recente pra ele
Os "Enzo" já ficaram ouriçados 😂. Viveu mais quer dizer que ele curtiu mais. Teve uma infância mais "raiz". Não foi criado à leite de pera jogando bolinha de gude no carpete!
Foi mais feliz, apesar q pode ser q é pq ele é o mais novo ali
@@kaucuscuz É uma infância com mais brincadeiras de criança, onde as regras (realmente eu não faço ideia de quem ensina kkk) são passadas por outras crianças, não existe a mediação de um adulto, não existe um adulto falando, "não faz isso" "cuidado" "isso é perigoso" "papai e mamãe não é brincadeira de criança" e vai por aí. As crianças brincam, brigam e se resolvem sozinhas, então aproveitam mais a infância.
O Paul tá tão brasileiro, parece aqueles moleques zueiros da turma do fundão da sala 😂😂😂Eu tenho que trazer na memória que ele é francês qdo tá "rachando o bico" com a inocência do Batista 😂😂😂
Capuchinho vermelho é o certo pra mim agora kkkkkkkk
faz mais sentido kkk afinal ela não usa chapéu, usa capuz
mano pois é kkkkk quando eu tiver filho vou ensinar capuchinho agora
Faz muito mais sentido. kkkk
Inclusive capuccino tem esse nome por causa do capuz daqueles padres de manto marrom. Capuccino é capuchinho em italiano
Aí eu sou obrigado a brigar com a lingua portuguesa:
O diminutivo de capuz era pra ser capuzinho, não?
Papai e mamãe na brincadeira, certamente não existe mais. Nas gerações mais velhas ( os sessentões de hoje) chamavam isso de "brincar de casinha" e era uma boa brincadeira, tinham as visitas também...e os cafezinhos em xicaras de btonquedo...as panelinhas, etc.
Brinquei um pouquinho no pátio da escola kkkk só que os meninos não brincavam os "papais" eram meninas msm
12:22 "meuDeus, tô a falar muito angolano.." KKKKKKK
O Baptista pra mim é o melhor kkk parece aquelas pessoas que a gente sempre quer ter por perto, uma vibe boa, mt legal 😄❤
A bunda do baptista me quebrou no meio e me jogou pro outro ponto do universo 😂😂😂😂
😂😂A mím também
Não entendi
@@Lindo.e.GostosoQue porra é essa marreco?!?
Eu estive em Angola por 47 dias e filmei crianças a brincar pelas ruas de uma maneira que eu só via no Brasil nos anos 90
Mas em regiões do interior do nordestino brasileiro você ainda vê muitas crianças brincando nas ruas.
@@K18log Sim, verdade, ainda bem q isso ocorre no interior ainda.. mas no caso destas que filmei foi mesmo na capital do país, nas capitais do Brasil infelizmente o tikoeteko é quem manda, as crianças mal saem de casa, mas q bom q no interior do Brasil ainda ocorre, é necessário essa infância ativa
Você fala como se fosse uma coisa ruim, celular bem melhor
@@CanalTiagoBorbao negócio tbm nem é só o cell, tbm tem a questão da violência e a falta de segurança nas ruas. Sou nova e lembro q quando eu era criança tinha mais crianças e inclusive eu brincando na rua, mas os pais foram mandando ficar mais em casa por causa do aumento da criminalidade
@@Marir-k9l Sim, eu entendo.. É como aconteceu com o Brasil há algumas décadas..
Papai e mamãe também é uma brincadeira de criança no Brasil. É uma brincadeira de fazer de conta que junta brincadeira de casinha e outras onde as crianças imitam o cotidiano dos adulto. Ainda se brincava assim nos anos oitenta. Capuchinho vermelho é mais um nome para a mesma história e também era utilizado o mesmo nome no Brasil
é incrível como que o paul sabe usar o portugues melhor que muitos brasileiros
Por favor, voltem com os programas maiores, a cada video voces tem 10 min a menos kkk
Né isso akksksksksks
up
S/ contar as propagandas que só aumenta aff 😢
Essa brincadeira do Baptista que toca no objeto e o resto se esconder, aqui no ceará chama "garrafão". A pessoa sai pra procurar e deixa uma garrafa, toda vez q achar algm tem q voltar a garrafa e dizer "1, 2, 3 fulano", mas tem um porém, se alguém escondido chegar primeiro na garrafa e chuta-la ela salva todo mundo! e a manja (a pessoa q procura) tem q começar de novo.
É exactamente assim aqui em angola.
Aqui em Manaus se salva só que derrubou
@@tu7765 Me lembrei aqui, so salvava quem derrubou mesmo, a menos que seja o ultimo que falta, só o ultimo pode salvar todos
Aqui no RS é "pé na bola", a mesma dinâmica só que com uma bola
@@thiehit pse, era assim aqui na minha rua e a gente começou a achar chato, daí a gente começou a parar de deixar o salve todos e era cada um por si. Pra deixar claro que isso era a maneira que a gente brincou na minha rua fx
Corredor polonês faz alusão a uma região da Polônia que separava a Alemanha de um esclave alemão no período da Segunda guerra, por causa da Alemanha atravessar esse corredor se iniciou o maior conflito da história humana.
Tem uma outra "versão" dessa de apanhar que se chama Parafuso, onde a pessoa não pode falar nenhuma palavra com P senão apanha, mas essa é mais legal Tipo na sala de aula, onde todos ficam confinados e vale pra todo mundo. Gesuis o Ser Humano é um trem custoso.
Que criança linda era o Meirelles. O tempo foi-lhe cruel😂.
Na angola.
@@young_raffzz8060ué kkkkkkkkk
Meu Deus 😂😂😂😂😂 pegou pesado 😂😂😂😂
Esse poug poug (bocha) do paul foi criado para jogar as granadas com mais eficiência
8:56 nunca presenciei uma cena tão bonita e tão cativante esse redondo foi oque mais me chamou atenção misturando força volume da para ver que nos treinos de glúteos o cariano tá te ajudando muito que valorizada
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PQP
Estou com medo desse treinamento do batista
que video curto.... to ficando puto com a duração desse quadro, é literalmente o único que a galera assiste e eles fazem isso
Capuchinho vermelho foi demais! O Batista é um fofo!!
Esse quadro é maravilhoso, amo essa sintonia dos 3
Petição para não ter tanto corte e deixar por 30 minutos ou mais. Melhor programa do youtube!
Salada mista existia tbm em Angola, era uma brincadeira dos anos 90.
Na Angola-.
@@young_raffzz8060Em Angola
Em angola é o certo@@young_raffzz8060
Que lindinho ver o Baptista cantando na língua dele 🥰
Sinceramente capuchinho vermelho faz mais sentido, e as escondidas é o auge da infância todo mundo brincou 😂😂😂😂😂❤
Pois é, chapeuzinho vermelho não faz sentido nenhum kkkkkk, até porquê a personagem usa um capuz e não um chapéu.
Faz um vídeo sobre lendas urbanas ou folclore de cada país pra nós
Brincadeiras de infância de Angola:
Bika bidon
Garrafinha
35
Ego
Kuna ndembo
Há dá lá, fechado
Lata latinha
Semalha
Stop, ninguém se meche
Não territes
Papá e mamã
Fika fiko
Gueims
Corrida de jantes
Mete e tira
Passaram passaram
Olha o lenço
Fisga
Kafuku fuku
Corrida de pneus
Pedrinhas
Elástico
Já se passaram mais de 20 anos, essas são as brincadeiras de infância que me recordo.
BONS TEMPOS!!!
E acrescento:
Olha a belezura
Jardineira
O arroz se queimou
A boela
Meus filhos
O jogo da galinha
É a dama
Zera ou tchau
Canhe
Buraquinho
@@ildavirgilio4254 Acho que essas eram mais as brincadeiras das miúdas. Não me recordo de nenhuma das que acrescentou. 😅😅😅😅
tambem brinquei de stop,sou do sul do brasil,acho que tem em todo o brasil tambem.
Mete e tira 🤔
@@felipedearaujoco lá ele
Acho que a brincaderira "garrafinha" do Baptista é igual a nossa queimada, só que com a garrafa de areia pra dificultar mais kkkk🤷♀
É queimada, mas ele n sabe muitas coisas ainda, comi são chamados aqui no BR, aí acaba n falando como se chama aqui, mas lá no momento q vai ficar no meio, para encher as garrafas, vão jogando a bola aí tu vai esquivando, se vc agarrar a bola pode jogar longe ou se a bola q eles jogarem for longe, a pessoa vai aproveitando esvaziando a garrafa! se a bola tocar em vc, se grupo perde e entra outro.
@@sihanoukmanuel9149 Esvaziando? Não era pra encher a garrafa? Só não entendi quem ganha esse jogo. É quem enche a garrafa e não é queimado ou o time que queima todos os adversários? Porque aqui o objetivo é eliminar todos do time adversário. Aqueles que são queimados, ficam do outro lado atrás do oponente que chamamos esse lugar de cemitério. São eles quem pegam as bolas que caem fora do campo e podem tanto queimar o adversário ou devolver a bola para o seu time.
é um time abaixado no meio enchendo garrafa e o outro de pé, os de pé tentam eliminar o outro time antes que eles terminem de encher as garrafas; dps provavelmente o time que tava enchendo garrafa fica de pé e os de pé ficam nas garrafas, provavelmente o time que tiver enchido mais garrafas ganha, ou oq tiver mais areia dentro de todas garrafas sl... e ai no caso o objetivo dos de pé é eliminar os que tão enchendo que ai basicamente quanto menos pessoas enchendo as garrafas mais demora pra encher enquanto no inicio antes de serem eliminados o trabalho em equipe iam enchendo mais... acho que faz sentido
Me lembrou uma que chamamos "sete pedrinhas" na Bahia. No lugar da garrafa, ficam sete pedrinhas empilhadas.
Me lembrou uma que chamamos de "sete pedrinhas" na Bahia. No lugar da garrafa ficam sete pedrinhas empilhadas.
Esses vídeos são melhores do que qualquer aula de geopolítica.
seria geografia no caso
@@littlerei1 na minha opinião, se encaixa em uma área específica da geografia, a geopolítica.
@@Jana-ff2ws na sua opnião, mas factualmente isso é pura geografia pq em nenhum momento eles focaram em política e relações internacionais
@@littlerei1 a partir do momento que o Paul está falando dos efeitos da guerra na vida cotidiana dos franceses, isso já é geopolítica. Tudo o que envolve os efeitos históricos das políticas dos países é geopolítica.
@@littlerei1 geografia pura em qual momento? Quando eles falam as capitais de seus países? Categorizam seus relevos e climas? Ou quando estruturam suas vegetações?
Eu acho válido esse vídeo ter uma parte dois pq esse trem aí tá muito pouco, tem tantas brincadeiras , o proximo eu quero então com as histórias macabras que contam pras crianças dormirem , musica popular de infância.
é ta faltando mt brincadeira ai, msm q n tenha sido parte da infancia do mauricio ele podia ressucitar umas
Deveria ter pelo menos 2 episodio por semana e ser no minimo uns 30 minutos, muito top o conteudo pra ser muito rapido.... esse junção é muito foda, próximo tema " COMO É VISTO O LIVRO KAMA SUTRA "
11:43 em Alagoas tem uma brincadeira parecida, se chama cuzcuz, cada um vai tirando u pouco da areia , quem tirar e derrubar a vareta que está fincada no cuscuz de areia , tem que correr e is outros correm atras dele para bater.
Por favor Maurício não acaba com esse quadro!!! Viu como a piada depois de tanto tempo ainda é boa. Para o Sommelier de piada....
O Baptista deveria escutar o conselho do Danilo Gentili e começar a construir um carreira de comediante. Ele tem um timing do humor Baptista muito bom 😂😂😂 vc vê q ele já é naturalmente engraçado. Se estudar a técnica se tornará sem dúvidas um dos maiores comediantes do país.
Salve Baptista! Aqui de 🇦🇴. Se vocês fizessem um episódio mostrando essas brincadeiras de criancinhas seria legal mano.
Mauricio é muito inteligente. Ele não perde uma piada!
O “Taco” também é chamado de bet. E da mesma forma que pelada é brincar de jogar futebol, taco é brincar de jogar críquete (o esporte inglês) popular na Índia e Paquistão.
Onde eu nasci, era chamado de pau no litro
Aqui no norte do Paraná chamamos de bets
Melhor quadro do TH-cam, e do mundo eu acho. Não parem com esse quadro. Assisto no carro enquanto vou pra trabalho e é a melhor coisa. Obrigado, vcs merecem o nobel
Adendo do meu achismo sobre corredor polones: Ele normalmente não é uma brincadeira que vem soziinha, normalmente tem alguma outra brincadeira e a punição por perder é passar pelo corredor e apanhar do pessoal que estava na brincadeira
Na Ordem DeMolay, ao final de qualquer reunião, os membros se alinham em duas filas em ordena específicas no corredor na porta da Sala Capitular.
Nas cerimônias de elevação de grau dos membros, ou nas cerimônias onde alguém assumia um cargo de importância, depois que todos os convidados, Tios e autoridades saíam da sala, os últimos a serem chamados a sair eram os elevados ou que a assumiram cargos, e SEMPRE tinha corredor polonês.
Aqui na Paraíba tem cuscuz ( a brincadeira ) faz um montinho de terra e põe um graveto, cada um vai tirando a terra com o dedo, quem derrubar o graveto apanha.
Assistindo vocês eu consigo deixar a tristeza de lado. Muito bom.
Esse está sendo o melhor programaaaaaaaaaaaaaa. Por favor, não parem hahahaa
Acho tão maneiro como o Paul(Francês), em diversos momentos explica ao Baptista os trocadilhos que o Maurício faz.
Também me lembrei da brincadeira "Tundawale", era boa porque fazia cócegas e o objetivo era não rir. Aqui em Luanda tinha outro nome, mas não consigo me lembrar.
A garrafinha é super divertida, mas eu também não encontro uma forma de explicar como funciona por completo.
A brincadeira de mamãe e papai...não tinha nada de brincadeira infantil. Nem se podia dizer perto de um adulto que se está a brincar disso.
Na angola.
Mesmo o tempo estando diminuindo eu ainda amo assistir vcs. Comei a ver do começo ontem kkkk e to viciada mto bom esses três
Maurício se vc divulgasse o Varanda aqui, será que não atrairia muita gente? É disparado o melhor quadro do canal kkkkkkk
é um projeto que não é do achismos é de outra galera se não me engano
@@Vitorborqge simm, é que vivem falando que precisam crescer lá, acho que divulgar aqui ajudaria
Loucura msm Paul. No velorio so meu pai, que sempre foi meu herói, eu não chorei. Mto ruim isso
Gente! O Baptista é uma graça.
Eu estou lendo esse livro que o Maurício mencionou e claro q ele está exagerando a respeito do livro. Eu sou baba nos EUA de uma criança de pai Indiano e mãe Russa e como brasileira eu fui questionar a mãe o ponto de vista dela do livro, ja q foi ela q me indicou. Enfim, como europeia e residente nos EUA ela concordou 99% com.o q diz a escritora. Eu brasileira apegada a família, discordei de grande parte do que está escrito. A escritora Americana escreveu sobre o ponto de vista dela criando os filhos na França. E tudo q ela elogiava na educação das crianças, me deixava em dúvidas pq ela se referia aos adultos francesas como pessoas frias e nada friendly e me fazia lembrar de tudo o que o Paul fala dos franceses não terem e serem péssimos amigos. Enfim, mais um vez o livro fala da educação do filho em culturas completamente diferentes do brasileiro.
22 minutos é muito poucoooo!! to rindo sem parar do começo ao fim, quero mais!!
Meu pai é mineiro e vem de uma criançao bem rigida e disso de nao chorar, ele enterrou os país, as irmãs e um irmão e não saiu uma lagrima.... em nenhum destes momentos, vc o via triste mas nada de choro...
É incrível como o Babitista não consegue formular um argumento para explicar algo, ele não consegue explicar nada 😂😂😂😂
algumas coisas ele se perde! outra n deixam ele concluir o q quer explicar. 😊
Mas isso é o engraçado.
É a dificuldade de interpretar nossa língua, ironia e a malícia dos outros dois. Perceba que o Batista é mais puro e tenta voltar todo o tempo ao que foi proposto inicialmente que é falar das brincadeiras de infância, enquanto o Paul e o Meirelles estão apenas zoando.
Aqui chamamos macaca(amarelinha), pega-pega,boca de forno, pular de corda, carrinho de rolemão, camaleão, brincar em balanços,pendurados em árvores, subir em árvores, cabra ou cobra cega, cobre-se os olhos de uma que vai tentar encontrar os demais, são tantos... fora as brincadeiras de boneca e os meninos com seus carros e caminhões para fazer a mudança das "casinhas" de boneca e as caterias de cigarros, que antes não eram em formato de "caixinhas ", juntava-se, abria e era o dinheiro, pois abertas, ficava parecendo uma cédula e cada marca de cigarro, era o valor. O cigarro mais caro era a maior cédula. O futebol, não poderia faltar entre os meninos. As crianças e adolescentes já aproveitaram mais a vida. Também, o perigo nas ruas, nos dias atuais...
Quero episódios de pelo menos 40 min, vamos trabalhar ai Mauricio
Essa do Batista de esconder o objeto e outro procurar, é chamado "chicotinho queimado" aqui em MG
Sugestão de tema: Como é o cinema em cada país. Os gêneros e quais filmes que mais deram bilheteria.
Fala sobre as lendas urbanas de cada país
Baptista se enrola muito na explicação 😂😂 e as brincadeiras são muito simples de explicar
Aqui no RS a gente brincava de família. Como os primos e primas. Fazíamos a casa com uma fileira de tijolos, como se fosse uma planta baixa, que "as vezes na imaginação" virava um motorhome (acho que vem daí a vontade de viver viajando por aí num motorhome 😅)
Sugestão de tema para o próximo vídeo, política de cada continente (campanha eleitoral, políticos atrapalhados, casos de corrupção e escândalos em geral, como o povo de cada continente lida com a política)
Na minha cidade, a brincadeira que o Maurício disse (taco) se chama "bets", geralmente era duas pessoas contra outras duas pessoas. Foi uma das minhas brincadeiras favoritas. Tem outras brincadeiras muito legais também, como "rouba-bandeira", "mês", "esconde-esconde", "queimada", "papai e mamãe", "dança das cadeiras" e muitas outras. ❤️🇧🇷
As brincadeiras do Batista com certeza são mais divertidas e legais ❤😊
Baptista e "não saber explicar" têm uma relação muito forte.
Esse pique esconde do Batista existe aqui na região norte
Chamamos de “Pé na lata”
O princípio da brincadeira é igual ao pique esconde, porém o ponto de apoio é uma lata.
Pra começar a brincadeira, alguém chuta a garrafa pet pra longe, quem está procurando deve buscar a garrafa andando enquanto os outros se escondem.
Quando começa a procurar, se por exemplo tiver encontrado 4 pessoas é falta 3 ainda, as 4 ficam esperando, se um dos que estão escondidos conseguir chegar na garrafa antes de quem está procurando, ela pode chutar novamente e todos que já haviam sido achados podem se esconder novamente
Sim moço é exatamente isso, sou angolana
Em Portugal também é "Capuchinho Vermelho". Baptista é muito bom.
Cá em Angola é Capuchinho Vermelho!😂
9:29 na minha terra (Maceió/AL) nós chamamos de estrelinha nova cela
Seria bom se em um momento, aparecesse, outros convidados de outros países, pelo menos algumas vezes participando com o trio.
Eu queria mto que levassem alguém do leste europeu pra ver as diferenças
Um estadounidense tbm seria foda kkk
Ou da Ásia
o Ego eu aprendi a pular cela, sou do MS e era bem pesado porque quem pulava tinha que falar uma termo da brincadeira e fazer o ato do termo como exemplo mais tinham um monte era "um tapa e soco" que ele saltava sobre as suas costas com uma mão aberta e outra fechada
Olha a cara do Batista! Hahahahhaha
Sim ksksksks parece que ele tava sorrindo só pra foto sem gostar de tirar foto, tenho um primo q era assim
Parece o Mussum criança
Esse quadro ficou muito bom! Estou maratonando desde ontem...
Melhor programa da internet brasileira!
Nos 17:25 o Baptista mostra uma brincadeira que aqui em SC a gente chamava de pé na lata, muito parecida, só que a gente não cantava. Era um pique-esconde, só que ao invés de apenas chegar no pique o que se esconde ou o que fecha tinha que chegar na lata primeiro, e se o que se escondeu chegasse primeiro, ele pegava a lata e jogava longe e voltava a se esconder enquanto o que fecha tinha que ir buscar a lata e voltar pra procurar os demais jogadores.
Esses três são hilários!!!!Morro de rir!
Salve Baptista, também sou benguelese e o "Ego" na minha zona chamava-se "Weco" kkkkk e trocavam de vez quando a pessoa que pulava batia com o perna na outra e não conseguia pular. Gosto muito do teu trabalho.
A energia deles 3 juntos e boa de mais 🤠
Vi tanto reels engraçado deste quadro que me deu vontade de assistir, vou maratonar kkkkk
Nao é possivel Que essa criança linda é o mauricio.
Ou vc é bonito quando criança ou quando fica adulto. Não pode ser bonito a vida toda (De Cultura, Choque) kkkkkkk
Aqui no Pará a 30 anos atrás chamávamos amarelinha de macaca. E havia também o papai e mamãe chamávamos de casinha e casinha também era a brincadeira de taco. Hoje casinha é emboscada
Esse Baptista é uma figura!!!!🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
19:55 Tem "dono da rua" tbm.
Aqui, Portugal 🇵🇹
Tem uma outra "versão" dessa de apanhar que se chama Parafuso, onde a pessoa não pode falar nenhuma palavra com P senão apanha, mas essa é mais legal Tipo na sala de aula, onde todos ficam confinados e vale pra todo mundo. Mas normalmente é só entre meninos.
Estou a espera do dia que vocês vão lançar uma camisa com a estampa '' Mas o meu pai é camponês'' .
Ou colonizador 😂
Gente pelo amor de Deus esse quadro deveria ter no mínimo 1 hora .... amo tanto ❤
Vim toda animada achando que era episódio novo e é só chamada para a estreia. :(
AUMENTA o tempo dos vídeos, Mauricio.
Tô assistindo o episódio do ALAMBAMENTO. Rindo muito. Melhor até agora.
@@norisouza3202engraçado demais 🤣🤣🤣
Adoro as histórias do Baptista! Sempre nos ensinam mais sobre os costumes angolanos, legal demais!! :D
amo esse quadro, façam mais!!!!
Indescritível o quanto sou apaixonada pelo Batista!!
Capuchinho vermelho! Rachei! Kkkkkk
Faz mais sentido, ela usa capuz e não chapéu
@@JessyNel24Concordo e muito com você! Mas foi engraçado
Capuchinho é palavra usual em Portugal. Não é por acaso q angolano segue o idioma.
Até porque ela na história usa um chapéu, não é. 😅
Caperucita roja en español
Uma ideia legal de tema seria falar da relação com os pais, sobre criação dos filhos, educação que dão em casa...Por exemplo, eu tenho uma visão de que os pais Europeus são muito mais liberais que os nossos, tipo apoiam o filho a seguir carreira artística se eles quiserem, não implicam tanto com fumar ou beber, namorar cedo, essas coisas...na minha cabeça é assim