Olá! Que bom encontrar seu vídeo. Eu tenho 22 anos e descobri minha fobia social há bem pouco tempo, mesmo vivendo com os sintomas desde os 12/13 anos. Só passando uma geral em minha experiência, sofri bullying por muitos anos na escola, acompanhei a separação dos meus pais e tive a repressão da minha minha irmã mais velha por quase toda minha vida. É muito complicado falar sobre isso com outras pessoas, porque como foi mencionado num outro comentário, isso é tratado como uma 'frescura'. A ideia de estar com outras pessoas é insuportável para mim. Meu coração acelera, minhas pernas tremem e eu tenho a sensação de que estão zombando de mim, por qualquer motivo. Eu tenho dentro de mim um artista aprisionado, inibido por este medo de ser maculado, ferido. Deixo de frequentar lugares que me fazem feliz, deixo de fazer coisas que eu gosto, deixo de aflorar a personalidade enorme que existe em mim. Queria muito poder encontrar algum grupo de pessoas que têm o mesmo problema, pois apesar da fobia eu me sinto muito sozinho, e essa é uma das sensações mais horríveis que existem. Sei que algum dia conseguirei me encontrar, porque eu preciso ter esperança. Obrigado novamente pelo material.
Olá Gabriel, obrigado por contar um pouco da sua história. Entendo bem como você se sente. Uma característica de quem tem Fobia Social é tentar fazer Leitura Mental - Como evitamos conversar com as pessoas, estamos sempre "deduzindo" o que eles estão pensando ou vão pensar de nós. A verdade é que podemos nos surpreender muito ao colocar essas impressões à prova. Eu mesmo me surpreendi muito quando comecei a conversar sobre minhas limitações com as pessoas próximas - achei que seria rejeitado, zoado, etc... Mas para minha surpresa fui muito bem compreendido e acolhido. Sempre quando alguém me pede para descrever como é ter Fobia Social, falo exatamente algo bem parecido com o que você descreveu - é como estar em uma prisão, sem muros e sem grades - uma prisão criada pela nossa própria mente. A boa notícia é que é sim possível sair dessa prisão e libertar todo o nosso potencial. Há alguns anos era impossível para mim imaginar que um dia apresentaria um programa de humor no rádio, faria centenas de amizades, casaria, daria palestras, comandaria empresas com dezenas de funcionários... E eu consegui. Fiz isso tudo e espero fazer muito mais. E olha que houve um tempo que eu nem colocava o pé pra fora de casa. Enfim... Continue acompanhando os videos mas não só assistindo (assim será apenas entretenimento), mas faça um esforço para colocar as dicas em prática, desafiar-se. Talvez você precise de mais um tempo... ok... mas quando sentir que está preparado para encarar esse desafio, volte, assista novamente e coloque em prática. Há grupos de fobia social no Facebook e o pessoal conversa bastante por lá. Dá uma pesquisada. No mais, estou por aqui... Quando precisar trocar uma ideia. Abraço e boa sorte na sua jornada!!
Nossa a sua história é muito parecida com a minha... também tenho 22 anos, percebi esse incômodo a partir dos 13 anos, também sofri bullying na adolescencia e parece que minha verdadeira personalidade está presa querendo se libertar. Parece que tudo o que eu amava fazer agora é um tormento, sei que poderia aproveitar muito mais as situações e as oportunidades e não consigo simplesmente por esse medo das pessoas. Parece que estou sendo julgada a todo momento, ou como se as pessoas estivessem reparando tudo o que eu faço.. Tem algumas coisas que tem me ajudado um pouco quanto a isso, como por exemplo a prática de exercícios físicos, ouvir música clássica ou relaxante, falar com Deus, desenhar, pintar, dormir ( para mim é o melhor remédio, pena que não podemos tomá-lo quando mais precisamos, ou seja, quando estamos nas situações sociais embaraçosas). Porém apesar dessas coisas que amenizam essa "fobia", se assim pode-se dizer, não consegui me libertar disso.. tudo o que eu quero mas é ser livre como eu era tempos atrás...
Ñ consigo falar com as pessoas de uma forma normal, eu penso tanto no q elas vão pensar de mim, q acabo sendo outra pessoa, uma falsa versão de mim. Me sinto presa na timidez
Verdade! Tenho 50 anos e todo ano desejo viajar, ate junto dinheiro pra viajar, mas não concigo viajar porque tenho medo de falar com as pessoas! É terrível isso.
@Nedsk Warlock Panhead não faz isso rapaz, tente mudar. Com força, fé e coragem conseguimos vencer este mal. Eu também me sentia muito anti-social a pouco tempo atrás, consegui superar muito esta fobia, ficava nervoso até de ir fazer uma compra em uma loja. Graças a Deus consegui superar muitas coisas.
Sempre tive sintomas, mas parece que agora aos 20 anos e na faculdade eles aumentaram em um grau muito maior, que eu não consigo lidar, você se sente preso dentro de si mesmo, parece que todos estão te excluindo mas na verdade você mesmo está se excluindo e não tem controle disso.
Também estou morrendo de medo Ano que vem entro na faculdade e tenho muito medo de não conseguir interagir e ficar o resto da minha vida assim É foda saber que você tem potencial e não conseguir desenvolve-lo
Tenho 20 anos e convivo com a fobia social há uns 3. Sinto que perdi metade da minha personalidade ao me reprimir devido ao nervosismo, ao medo, à tremedeira e ao suor. Sempre quis ajudar mas não tenho condições de pagar por terapias em psicólogos mas, hoje, fico feliz de ter achado um canal de alguém que tenha passado, exatamente, pelos mesmos sintomas que eu!
Parabéns pela iniciativa! Sofro desse mal há 31 anos, durante esse tempo me privei de muitas coisas, como por exemplo; ser padrinho de casamento de um amigo, desisti de alguns objetivos profissionais. Por 17 anos encontrei no álcool o alívio pra tanto sofrimento. Aos 33 anos decidi mudar minha vida e enfrentar todos os desafios , mas dessa vez, sóbrio. Atualmente faço TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental ), aulas de teatro, enfim, estou aberto para qualquer tipo de tratamento, desde que não seja a base de remédios. Retomei o meu sonho profissional, e questiono todos os dias quaisquer pensamentos de ansiedade e medo. Não estou curado, mas estou enfrentando! Aos que sofrem com esse problema, não desistam! Procurem ajuda! E se quiserem trocar uma ideia, deixe um recado, vamos conversar, compartilhar! Abraços, LH.
Olá Leandro, Vivo com esse transtorno há muitos anos e me identifiquei com o seu comentário principalmente quando você menciona sobre o álcool, esse transtorno me ocasionou em muitas perdas, empregos, cursos superiores, relacionamentos, eu não sei qual foi o seu grau de uso de álcool mas sobre mim... eu usava e ainda uso o álcool como uma porção libertadora que fazia eu perder as minhas inseguranças, hoje tenho 31 anos e luto muito contra isso...enfim. Gostaria muito de falar abertamente sobre isso, mas não tenho amigos nem psicologo. Se você tiver afim de conversar, acho que seria construtivo. Meu e-mail carlla.tavares2014@gmail. Espero que me responda, mesmo se não responder desejo sucesso na sua luta!
Olá, Leandro. Faz um tempo que fez esse comentário, porém eu só pude chegar até ele hoje. Gostaria muito que pudéssemos conversar sobre... Vou deixar aqui meu email, caso tenha interesse. Agradeço muito desde ja! Email: carolie.godoi@gmail.com
Quero lhe parabenizar pelo vídeo, quem sofre com isso se identifica muito com sua história. "Só quem passa por isso, sabe". Já vi muitas dicas e macetes dadas por profissionais aqui no TH-cam, mas vejo como superficiais, claro que são profissionais, estudaram para isso, e suas dicas são válidas. Porém, nada mais incentivador do que assistir alguém que passou por este processo e conseguiu vencer. Isso além de me deixar muito feliz por você, automaticamente você trás uma luz, uma direção, um norte, para todos nós que precisamos de ajuda e incentivo. Parabéns.
Quando fico nervoso ou ansioso falo rápido(como se quisesse terminar logo a conversa)as vzs até travo. E por sentir vergonha disso eu evito falar muito com as pessoas.
Olhando os comentários aqui, eu vejo que não estou sozinho nessa. Eu fico vermelho quando vou falar com as pessoas, quando me fazem uma pergunta que me deixa constrangido ou algo assim. O pior é que eu imediatamente começo a suar. Chego num lugar tipo em um restaurante, e tenho a impressão que todos estão me olhando, já fico vermelho e começo a suar. É horrível, não aguento mais isso. E eu não era assim.
Meu maior problema é ficar vermelha por qualquer situação, é horrível, eu travo qnd tenho q falar com alguém que não conheço, não consigo me socializar naturalmente. Fico mais confortável em casa do que em qualquer outro lugar. Sempre penso que sou pior que todos, que todos são bons e eu sou um lixo!
Cara,eu fico também,o pior é q n é só o rosto,o pescoço tbm,e n é aquele ficar vermelho normal,eu fico com manchas vermelhas no rosto e pescoço, parece q tomei bofetadas. É muito constrangedor. :/
Eu também acho que tenho fobia, porque não consigo fazer amigos em lugar nenhum. Me acho chato, sem graça, na sala de aula sou muito calado. Eu me acho um cara inteligente, já passei em vários concursos, mas não consigo me expressar direito no meio das pessoas.
Eu acho q tenho essa fobia, sempre desmarco compromissos sociais com 'medo" de interagir com as pessoas e quando vou a esses eventos eu sempre fico quieto e quase ñ falo nada, ñ converso, quando tento entrar na conversa eu simplesmente ñ consigo, a mente dá um branco eu fico sem assunto nenhum e sem nada p falar. Daí começo a ficar nervoso e com um único pensamento, o de ir embora logo... Mto triste isso 😪
Carlos Daniel Machado eu tbm sou assim. E o pior é q as vezes sei o sobre o assunto q estão conversando,mas quando vou abrir a boca some tudo, dá um branco q parece q sou retardada e burra :/ :/
Carlos Daniel Machado eu também sou assim veiii me dá umas Estar até com a família me sinto mal por não ser uma pessoa alegre como era antigamente eu não tinha isso criei isso depois de um problema emocional e não sei o que faço pq véi tudo o que eu vou fazer eu fico nervosa de falar com as pessoas me dá branco não sei o que responder mais e tenho em mente que sou muito burra por conta de não conseguir expressar e falar com as pesssoas não gosto de sair quando saio penso que todo mundo está me olhando me achando sonsa não gosto que as pessoas vêm falar comigo com medo delas perceberem isso 😔
Também sou assim, foi a pior coisa que aconteceu na minha vida, e pior que eu nem era assim antes, acho que foi de tanto ficar trancado no meu quarto sem socializar, agr tenho medo por faltar assunto com qualquer pessoa
@Rafael Carreiro, Eu também tenho essa coisa parecida com você, só que comentar eu até comento, só tenho muito medo/ansiedade de ver se alguém me respondeu, e também não consigo discutir com ninguém, pois me sinto mal, pior ainda se alguém me xingar... 😞
Olá, eu sofro com a fobia social desde a infância. As pessoas me humilharam muito durante a vida e hoje me tornei uma adulta mais reservada e seletiva. Tenho poucos amigos mas me sinto feliz em saber que eles me aceitam do jeito que sou. Quero superar a fobia social pois eu acredito que uma boa comunicação auxilia no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Sou divertida e alegre, mas poucas pessoas conhecem esse meu lado justamente porque tenho medo de ser eu mesma. Estou ansiosa para assistir todos os vídeos desta série, vou aplicar estes conselhos no dia a dia e acredito que vou superar meu medo de encarar as pessoas. 😊
Diouglas venho do workshop comentar aqui, pois não tenho Facebook e gostaria muito de dar minha opinião. Muito obrigada por tudo que você tá fazendo, no mundo ainda existe boas pessoas que compartilham informações que constrói boas novas e não ao contrário. Eu sempre tive um nível de timidez não muito severa. Até consegui me soltar um pouco ano passado que foi o mesmo ano que me formei da escola. Mas se passou apenas sete meses de pandemia aqui no Brasil que parece que tudo voltou com mais força, muito tempo trancada em casa acabou me condicionando a isso. Já conhecia seu canal um tempo por causa do vídeo sobre estoicismo, mas como nunca pensei que pudesse ter fobia social demorei um pouco a assistir, vir a fazê-lo essa semana. Assisti e me surpreendi com o tanto de pessoas que sofrem da mesma coisa quando tudo o que parece ao nosso redor é que todo mundo é louco por atenção. Muitas coisas do que você disse é verdade, eu também tenho, mas ainda percebo que não sou tão severa só talvez um pouco pior que antes (não sei se dá pra entender). O que eu quero realmente dizer é que Deus abençoe a todos aqueles que obteram conhecimento e repassaram, assim criamos uma aliança mais forte, uma aliança do bem. Espero que algum dia eu também possa fazer por alguém o mesmo que você faz por nós. Obrigada de verdade ❤️
Olá Bruna!! Fico muito feliz com esta linda mensagem! Obrigado! 🙏🏻. Estes dias me flagrei escolhendo, junto com a minha esposa, um modelo de máscara na internet. Achei aquele ato tão surreal. Há pouco tempo isso não era uma necessidade, depois virou uma corrida - qualquer máscara servia, agora estamos escolhendo cor, modelo, etc... Como a vida mudou de maneira tão repentina, não é. Nossa forma de relacionar e interagir com os outros também - já não pode aproximar demais ou tocar. Passamos mais tempo isolados. Natural que em meio a uma situação tão diferente e estranha venhamos a despertar alguns “medos” adormecidos. Enfim... Paciência, autocuidado e esperança que tudo vai ficar bem. Abraços.
No momento estou desesperado e chorando muito, tive que recorrer a pesquisa no TH-cam sobre o assunto. Enfin.. acho que achei a ajuda que estava procurando.
Que vídeo excelente! Já assinei o canal e curti o vídeo pra acompanhar essa série de novos vídeos. Eu tenho fobia social. Não me lembro bem quando começou, mas lembro-me que aos 7/8/9 anos eu era a pessoa mais extrovertida do mundo. Por algum motivo, aos 10/11 fui me fechando cada vez mais. Aos 13 u ainda conseguia lidar com ela pois o único sintoma visível era o coração acelerando. Com o passar do tempo fui me afundando cada vez e os sitomas pioraram: tremores, voz não saía.... enfim, uma tortura que se arrasta até os dias de hoje, com 20 anos de idade. Não me abro pra minha família pois jamais entenderiam, seria uma "frescura" segundo eles. Os sintomas que tenho é de fobia social generalizada, eu fico muito nervoso em TODAS as situações sociais que envolva estranhos e até conhecidos que não fazem parte do meu dia a dia. Falar, assinar, comer e às vezes até andar em local pequeno com muitas pessoas é uma tortura. Já li muito sobre esse transtorno de ansiedade, já comprei livros com técnicas de respiração mas uma coisa que eu noto sobre mim mesmo é que não existe motivação. Por exemplo: eu decido entrar de cabeça na minha recuperação hoje. Durmo e amanhã acordo totalmente pra baixo, sem ânimo pra fazer isso. Você nos pergunta sobre quais técnicas já tentamos... Já tentei várias, de respiração, de auto afirmação, mas a verdade é que eu não consigo me manter focado nelas, existe algo que me impede, talvez eu pense que por ser um processo longo e demorado acabo desistindo. Não sei mais o que fazer e nem desejo me auto medicar, quero sair dessa sozinho. Abraço!
Olá amigo!! Você ter compartilhado um pouco da sua história aqui já é um grande passo... Eu sei como é difícil se abrir e falar sobre isso. E você tem razão quando diz que os seus sintomas começaram pequenos e foram crescendo ao longo dos anos.. É exatamente assim.. Temos esse medo de ter medo - essa ansiedade, e com isso vamos retro-alimentando esse "monstro" e ele vai se tornando cada vez maior. A ideia é reverter esse movimento e tornar esse monstro cada vez mais inofensivo. Não é fácil... Mas é possível. No entanto, exige uma força de vontade enorme. Você vai entender no próximo video. Continue acompanhando. Um abraço e muita força na sua jornada!!
Oi, meu é Alessandra e nesse momento estou chorando muito e procurando algo para me ajudar no TH-cam, e acabei encontrando seu video, que descreve perfeita como eu me sinto. Quando preciso apresentar algo no trabalho, as palavras somem, parece que eu fico em uma realidade paralela como vc disse, ñ consigo falar nada, e sempre passo a maior vergonha. A última vez que fui apresentar algo que faço todos os dias, eu passei a maior vergonha diante de 20 pessoas, fiquei toda atrapalhada e não consegui falar nada, depois passei muito mal e cheguei a vomitar, isso só atrapalhou a minha carreira na empresa. Estou a 7 anos fazendo a mesma função e as pessoas ñ confiam em mim, me sinto muito mal, incompetente, um lixo. :-(
eu mudei de cidade sozinha, a 1000km de distância de minha mãe, aos 19 anos de idade. mudei com o intuito de ter que enfrentar as situações que me causam pânico de frente, sem poder pedir ajuda. devo dizer que evolui muito, mas sinto que criei minhas proprias maneiras não saudáveis de lidar com situações sociais, e por mais que as enfrentasse elas nunca deixavam de me apavorar. tive diversos episódios de desrealização por não estar conseguindo lidar com a ansiedade do dia a dia. passei por 6 psicólogos e 3 psiquiatras. minha mãe nunca conseguiu entender o que eu passo, então lida muito mal com minhas crises. tenho medo de supermercado, de entrar em salas cheias, de fazer qualquer coisa com alguém olhando, de dirigir pois tenho medo do que as pessoas na calçada pensam do jeito que eu dirijo, de falar até mesmo com meus amigos pois sinto o tempo todo que eles riem de mim mentalmente a qualquer palavra que eu diga. tive episodios de isolamento social por boa parte da minha vida, em que ficava meses sem um contato direto com as pessoas. e a quarentena meio que me forçou a retornar a este estado isolado, o que está fazendo com que a fobia e seus sintomas retornem com muita intensidade. o medo de nunca conseguir trabalhar em algum lugar, dirigir um carro, terminar a faculdade. medo de um dia minha mente me consumir ao ponto de eu nunca mais sair de casa.
Sua história parece DEMAIS com a minha. Muito mesmo! Se puder, acompanhe a Jornada que vai começar amanhã... Tenho certeza que vai somar na sua caminhada. Força!! Abraços!!
@@yaritza_007 oii! haha estou sim passei a tomar um remédio que tem me ajudado muito com relação à ansiedade num geral. hehe obrigada por perguntar :D e você como está?
@@gabrielaramire9856 continuo com esse problema, mas como vc disse no comentário acima: "vou me dedicar para superar meus medos". É muito bom ler comentários de pessoas dizendo que já estão melhores em relação a isso :)
A minha história é longa, muito longa, são tantos aspectos, as vezes eu acho que eu tenho todos os sintomas possíveis da fobia social, já li muitos artigos e sinto quase todos os sintomas graves por isso. Eu estou numa fase bem triste da longa jornada, porque completei 35 anos e desde muito cedo, bem pequeno já sentia esse aterrorizante desconforto diante de pessoas. Por mais que eu enfrente, lute, os avanços tem sido bem pequenos, porque a ansiedade é tão grande em situações sociais que eu meio que travo, o raciocínio não funciona, então já passei por poucas e boas, foram muitos momentos humilhantes, de ficar com cara de babaca sem conseguir responder uma simples pergunta. Não é que eu não consiga me apresentar ´diante de uma plateia, eu não consigo conversar com alguém sem me sentir muito desconfortável e meu desempenho cognitivo cai, resultado: vida inteira sem amigos, nenhum, vivo sozinho, namorada só depois dos 25 anos e com muitas limitações, nervosismos; não consegui estudar, me formar, nem sequer me desenvolver em alguma área qualquer, pois minha mente é tão entulhada de pensamentos ansiosos que não consigo estudar; minha vida social é zero; mergulhei no alcool, era uma fuga da realidade para os piores momentos. Bom a história é longa, eu sofri muitas gozações, zoações, deboches, repreensões por onde passei, sofri muita surras e agressões verbais da minha mãe e tive que conviver com um tio que me ridicularizou a vida inteira, debochava de mim, me reprovava e me fazia me sentir um grande idiota. Eu luto pra enfrentar e gostaria muito de conversar com alguém, minha família não dá a mínima, já contei, mas minha mãe e irmã acham que eu sou muito feliz e que as minhas angustias são frescura. Não tenho a quem recorrer e já ando cansado dessa luta!
Olá Rodrigo!! O problema é que quem tem Fobia Social geralmente disfarça muito bem. Mantém isso como um segredo tão bem guardado e oculto que as outras pessoas realmente acham que se trata de uma besteira qualquer, frescura. Se tiver difícil conversar com alguém próximo, procure um psicólogo. Recomendo inclusive a linha TCC - terapia cognitivo comportamental. Ou, se você conhecer algum Hipnoterapeuta competente na sua cidade, também vale muito a pena. Acompanhe os outros vídeos. Quando quiser trocar uma ideia, estou à disposição por aqui. Abraço.
Olá Rodrigo vamos conversar? Sofro desse mal a minha vida inteira, me joguei no álcool, desisti de vários cursos superiores devido a esse transtorno, minha vida profissional também não é nada do que poderia ser se eu não fosse assim, relacionamentos amorosos sempre começaram quando eu estava embriagada, não tenho amigos, vida social zero também!! Eu tenho 31 anos e desejo mudar isso, por que viver assim é muito triste. Agora estou fazendo um curso técnico e já pensei varias vezes em desistir por cauda dessa maldita ansiedade, é um desconforto enorme entrar e ficar em sala de aula. Se quiser manda mensagem teremos muito para conversar carlla.tavares2014@gmail.com. Tudo de bom pra você!
Carlla Tavares Oi Carla,eu também tenho fobia social desde meus 18 anos. A minha vida está parada até hoje. Vivo numa prisão que a minha mente criou. Qdo sou obrigada a sair meu fico desesperada no meio das pessoas,não consigo falar,não consigo andar e nem raciocinar. Já passei dos 40 e continuo assim. Já busquei mto ajuda de profissionais mas nada adiantou. Sou mto infeliz por isso. Tem hora que da vontade de desistir da vida
Rodrigo da Silva Soares eu também passo por isso e estou muito cansada disso tudo, ninguém me entende, é como se eu fosse uma estranha no mundo, não evoluo profissionalmente por causa desse terror, o pior é que tenho vontade de me isolar do mundo mas sou obrigada a continuar .... muito triste nossa situação
Eu já tive isso ao extremo a ponto de me odiar. Mas em uma fase da minha vida comecei a me admirar, porque me tornei diferente dos demais pelo menos assim eu pensava kkkk não é bem isso eu me encontrei em um estilo. Adorava a cultura gótica que por sinal cultua essa vibe. Mas a vida sempre te tira do conforto e te confronta nos seus medos. Tive que trabalhar e onde só encontrava emprego era na área do comércio e aí ficar calada e não interagir era complicado tive que enfrentar. Claro que nada exagerado, as pessoas até que me admiravam e me respeitavam. Com o tempo tendo que me virar na vida fui fazer faculdade e é intenso e tenso eu sei. Apresentar trabalho nos primeiros simestres...putz !! Foi uma aflição quase morri na primeira vez. Mas Deus sempre sabe a medida e te coloca situações e pessoas que te ajudam e que as vezes estão na mesma situação que você e com o tempo eu passei a achar o máximo não a situação em si de falar em público, mas falar aquilo que eu entendia e que minha humilde opinião era importante, principalmente quando um professor solicitava. Enfim a gente evolui na marra. Hoje com um pouco mais de segurança tenho que enfrentar as vezes 40 pessoas e outras mais e falar. É meu trabalho. Não sou 100% , pois sei que se tiver alguém que goste mais de se expor eu passo a bola. Lembro que na adolescência fiz teatro o que me ajudou nessas situações de enfrentamento com as pessoas.Mas confesso o meu jeito é mais introspecto e melancólico e me aceito como sou não vou forçar para ser "A top carismática" eu hoje não preciso de apetrechos exoticos para minha aparência ou fazer parte de um grupo específico para tentar chamar um pouco de atenção ou ser mais aceita. Eu entendo que sou reservada, porém essa reserva não pode ser maior do que minhas necessidades. Ainda tremo quando vou falar com alguém? Sim. Mas vou lá e se é necessário, assim será. Agora, não é importante apenas irá me causar desconforto eu ignoro e bola pra frente.Liga aí o botão do F#$** e pensa o seguinte sou filha do Deus Criador eu tudo posso naquele que me fortalece.
Eu também tenho isso mais eu arrumei um jeito de lidar com isso : toda vez que chega uma pessoa pra falar comigo eu falava pra mim mesma : não tenha medo não precisa ser difícil, não precisa dificultar tudo e só dizer um oi, fico muito pressa nesse medo e hora de aperta o "botão de não ligo" o botão do foda-se já perdi muito tempo assim. Tem sido mais fácil pra mim, eu espero que eu tenha ajudado mais alguém ingual a mim . 😣
Cara, eu me encaixei perfeitamente em tudo que você disse nesse vídeo. Eu sempre me coloco no ponto de vista da pessoa e sofro imaginando a pessoa sofrendo, em qualquer situação, sempre me atento a detalhes etc. Acabei de descobrir o nome do que eu sinto desde sempre, desde que me entendo por gente, "FOBIA SOCIAL" esse negócio estragou boa parte da minha vida... Teve uma época que eu não conseguia comer na mesma mesa que algumas pessoas, geralmente quando eram mulheres bonitas... é meio loco isso mas eu ficava com medo de derrubar comida e com isso parece que eu desaprendia a segurar um garfo e faca, ou copo tambem... eu fazia serviço externo pra uma empresa e as vezes tinha que preencher algumas coisas, principalmente no correio, e geralmente quando tinha alguém (funcionário) perto, dava impressão que ele tava me olhando e novamente parecia que eu desaprendi a fazer aquilo, perdia a firmeza na mão pra escrever e começava a escrever rápido, a letra saia quase ilegível, minha mão soava, era horrível essa sensação cheguei até a fazer um carimbo com eu nome e RG/CPF pra não precisar preencher. De uns tempos pra cá aconteceu bem menos, eu percebi que era quando eu ficava com medo ou ficava pensando muito naquilo, ai quando ia fazer parece que desencadeava o nervosismo. As vezes também quando ia conversar com algum desconhecido ou quando tinha bastante gente eu queria falar algo mas ficava pensando naquilo que eu ia falar pra não errar e ia ficando mais nervoso e quando falava a voz saia parecendo um choro e e faltava ar... nossa e em apresentação na faculdade, sofri mto... eu tentava encarar mas chego um tempo que não ia, ai acabei pegando dp e desistindo do tcc e consequentemente da faculdade por isso. Horrível essa sensação, em relação a mulheres eu era muito timido tambem mas resolvi muda e melhorei bastante mas as vezes bate esse nervosismo, parece estar ligado a quando voce fica pensando na situação perfeita ou pensa muito antes... Estou com alguns projetos e consequentemente uma hora ou outra vou precisar falar em publico, nao vai muito longe, certeza que uma hora ou outra vou precisar fazer algo que vai ativar essa FOBIA SOCIAL, seja comer na casa de alguem, escrever em algum documento etc eu acredito que não seja tão extremo assim pq acontece somente em algumas situações, como essas que descrevi acima mas daqui pra frente nao quero fugir mais, vou encarar isso e quero superar!
Você me descreveu... Também estou nessa jornada de não fugir mais. Tenho sintomas parecidos com o seu. Fiz terapia por 5 meses e ela falou muito sobre projeção. Provavelmente foi alguma situação que passamos na infância, mesmo que nem lembremos, acabamos sempre repetindo tal situação consequentemente. Aprendi sobre uma técnica chamada eft( emotional freedom technique) e também meditações ajudam a ficarmos mais presente. Tem também as barras de acess que vi em vários vídeos que funciona muito bem pra “enfraquecer” pontos de vistas fixos. Tem um livro da autora Louise hay que funciona como uma terapia também o nome é: você pode curar sua vida. Eu estou tentando todas as técnicas possíveis para me livrar disso. Desejo muito boa sorte a todos. Tenho certeza que juntos somos mais fortes.
Já sofri muito com à timidez, fobias sociais, medo, toque e também ficava preocupado com o que os outros pensam de mim; hoje em dia estou tranquilo, quem se preocupa mais comigo sou eu mesmo, não estou nem aí pro outro, eu cuido dê mim e cada um cuida de si, um forte abraço!!!
É isso aí mesmo colega,parabéns pelo o seu comentário.Ainda bem que você conseguiu vencer à sua timidez,já eu não consigo vencer a minha timidez.#(2019).(24/03/2019).
Olá meu querido. Sofro a muitos anos com um dos problemas que você citou : Escrever. Começou com um certo desconforto psicológico, olhava para minha letra e por algum motivo a achava feia. Ao tentar escrever de forma que ela saísse o mais legível possível, fui ficando cada vez mais nervoso no decorrer do tempo vieram os tremores. Tremores esses que me deixaram praticamente incapacitado de escrever em público (principalmente). Em seguida veio o problema de tremer em situações de nervosismo, oque é normal para qualquer um, mas não na mesma intensidade que o normal. Visitei um psiquiatra, ele me receitou propanolol 40mg, mas não parece estar surtindo muito efeito... Enfim, como você mesmo sabe, é uma luta constante... Tentamos encontrar alguma saída, mas não encontramos. Espero que seus videos possam me ajudar. No mais, quero lhe dar os parabéns pela iniciativa. Muito sucesso, você merece. Abraços
Obrigado Robson!! Tive a mesma impressão quando tomei Propanolol... Para mim, não fez efeito algum. A boa notícia é que reduzindo essa ansiedade, os tremores essenciais ficam bem mais "amenos" e inofensivos. Tem alguns exercícios que fiz e que me ajudaram bastante a "dominar" os movimentos finos das mãos - no final da série vou gravar um video sobre isso. Digo no final da série porque é importante ter a ansiedade sobre controle primeiro. Abraço e muita força nessa jornada!!
Ainda bem que você não tem hiperidrose kk,que é suor excessivo nas mãos e pés. Você não imagina o quão horrível é escrever e a mão pingar de suor,principalmente na escola. Mas sinceramente eu nunca liguei e nunca fiquei em pânico por causa disso. Mas o psicológico de cada um é diferente. Se você escrevia e ficava nervoso sem razão, agora imagina você realmente tendo um motivo pra isso,que no caso seria sua mão pingando de suor,rasgando a folha, etc
Parabéns pela iniciativa. Sofro de fobia social e há algum tempo venho procurado na internet livros, vídeos e textos sobre esse problema. Melhorei um pouco mas ainda falta muito. Não consigo conversar e puxar assunto numa roda de amigos. Isso prejudica muito minha carreira e vida social.
A minha timidez me impede de viver, me impede de ser feliz e isso é triste... as pessoas muita das vezes te julgam por você não falar muito, ser "estranho" e isso é chato! Eu não consigo bater um papo dahora, por conta da minha timidez, eu meio que paraliso com algumas pessoas, principalmente estranhas.
Olá tudo bem? Descobrir seu canal por acaso e te digo, sofro muito com fobia social desde minha adolescência, agora aos 66 e muito feliz de encontrar pessoas assim como você para falar a verdade o que significa tudo isso.Nunca consegui escrever perante pessoas vigiando ou pessoas sabem mais que eu que aliás toda minha vida lutando para aprender porém não sei de nada. Meu caso é sério. Sofro severamente de Fobia Social. Meu caso veio com abusos, traumas de infância o qual nunca tive sucesso em nada no trabalho, nunca falei em publico, etc. Muito obrigado por você se oferecer para ajudar eu aceito. Gratidão, Denise
euu sofro de fobia sosial ao mesmo tempo q estou bem, chego na sala de aula e sento na cadeira e nao consigo presta atenção pq tento impressão que as pessoas ficao olhando pra mim e com isso meu coração fica batendo muito rapido e forte e suo muito , e sempre quando entro na sala de aula ou ando na rua, fico com muita timidez algo muito dificiu de explicar , tenho até amigos que falao q eu fico com o olho arregalado parecendo q estou assustado ou com medo ou raiva de alguem , e muitos estou percebendo q esta se afastando de mim por causa desse meu problema de ser tao timido e ficar com um olhar estranho qndo estou frente a frent conversando ou en grupos eu percebo q eles n se sente bem com meus olhar mais nao consigo mudar isso é algo muito estranho q passo ,alguns ja até falarao q parece q cheiro cocaina porcausa q fico muito estranho...e sempre tbm q vou ne lugares como cinema ou colegio ou lanchonete etc lugares com bastante cadeiras nao consigo de geito nenhum sentar na frente nem no meio sempre sento na ultima fileira ou no fundo por causa desse problema cara fico muito tenso e paranoio emm fimm ...
Opa... Olá Arthur!! Cara... Você me fez lembrar de como a sala de aula era um lugar punk para mim. Exatamente como você falou. No vídeo 2 começo a falar sobre algumas mudanças de atitude que vão mexer com isso tudo. Por exemplo, quando alguém comentar sobre o seu olhar ou o seu jeito de ser, você pode falar a Verdade - explicar porque você se comporta de maneira diferente. Quando eu comecei a falar sobre isso com os amigos mais próximos disse algo assim: - cara... Não tem gente que tem fobia de sapo, inseto, medo de avião, de elevador... Eu estou com uma fobia esquisita... Todas as vezes que estou em lugares com muitas pessoas fico nervoso. Tipo na sala de aula... Mesmo conhecendo todo mundo, começo a ficar nervoso... A tremer. Como se fosse uma timidez muito exagerada. As pessoas vão te entender melhor e você vai parar de ficar se monitorando o tempo todo ou imaginando o que estes amigos estão pensando de você - afinal de contas eles já saberão da verdade. Se na sua escola tiver acompanhamento psicológico, marque uma conversa com o psicólogo, conte sua história. Quando quiser trocar uma ideia, estarei por aqui. Abraço.
mano tenho esse msm problemas cm o olhar é chato dms, percebo q quando smp olho pra alguém q vou cnvs ela nao se sente vontade ai eu ja mudo meu semblante tbm e fico tenso
o dificil é qndo as pessoas ao seu lado te olham com cara equisita tipo te analisando sai pra resolver alguns problemas e sai do lokal que era um laboratório fui buscar resultados de um exame ,e veio um rapaz subindo as escadas desse local nisso olhei pra ele como se tivesse analisando a reação dele se ele estava me observando ele me olhou e soltou um suspiro de como se quisesse avançar em mim notei isso vi uma raiva nele qndo ele me olhou , detalhe eu estava de óculos escuros sempre uso pra mim é meu escudo pq como tenho pânico e fobia social sempre olho pras pessoas c um olhar de desconfiado e isso já me trouxe problemas minha solução foi adquirir o óculos como segurança ,mas estou vendo que estou ficando marcado por sempre estar de óculos e inclusive uso a noite ou chovendo é uma luta isso,
Boa tarde, vendo vc falar sobre assinar na presença de outras pessoas parece que estou me vendo, sofro bem antecipado quando vou ter que passar por isso. Isso me causa muito constrangimento, me causa muita angústia.
Eu odeio ser tímido.A timidez só me prejudica.A timidez faz com quer a gente perca as oportunidades na nossa vida.Eu tenho certeza(ABSOLUTA)que eu um dia vou deixar de ser tímido.(#14/04/2019).
Sofro com fobia social há mais de 30 anos. Meu maior problema é escrever com alguém perto de mim ou, mesmo que não tenha ninguém por perto, mas só em saber que alguém vai ver depois o que eu escrevi é o suficiente para eu começar a tremer. Falar em assinar documentos ou uma simples lista de presença é um pesadelo para mim. Nunca procurei ajuda, sempre me virei do jeito que pude. Perdi várias oportunidades ao longo de mais de três décadas somente por tremer na hora de escrever. Por exemplo: gastava mais do que o tempo suficiente para fazer uma redação pq simplesmente ficava tremendo igual a uma vara verde. Se for detalhar o que já passei, o texto vai sair muito grande. Vou encerrar por aqui dizendo que sou muito GRATO por este vídeo.
Eu não consigo andar na rua sem ter a sensação q o mundo todo tá me olhando e falando de mim Aí eu perco o jeito de andar Minha cara muda não consigo olhar pras pessoas 😫😫😫😫😫 É horrível
Olá e uma honra conhecer seu canal amo conhecer meu interior minhas emoções conhecer mecanismos da mente humano amei seu canal kkkk sou autêntica adorooo comunicar uauuu vc é um crânio sou hiperativa não deixe essa fobia social de dominar vc tem conhecimento pra trasmitir a todos gratidão
Sofro de ansiedade social a mais de 5 anos, não consigo me comunicar direito com as pessoas, de uns tempos pra cá passei a odiar sociedade ...vivo isoolado, com falta de empatia muito grande desprezo qualquer tipo de ser humano familiares etc não consigo controlar isso nem amenizar me tornei refém de mim mesmo ..
recentemente aceitei que tenho fobia social, 24 anos de vida e não consigo viver normal na sociedade, não consigo procurar emprego, um curso, fazer amizades etc...
Eu tenho 17 anos, meu maior medo é apresentar trabalhos, escrever meu próprio nome é difícil, tremura, fico vermelha, minha voz fica trêmula e falhando às vezes choro por conta disso é fico me perguntando por que eu sou assim. Pessoas normais conseguem falar em público não maior tranquilidade, não ficam nervosos com besteiras. Meu ensino medio foi um terror, não conseguia dormir pensando em apresentar o seminário tudo mundo da sala ficava olhando pra mim, meu Deus isso era terrível. O que este cara passou é a mesma situação que a minha.
Eu desconfiei que tenho fobia social a pouco tempo, e sofria muito por todos me acharem simplesmente preguiçosa por evitar sair de casa a todo custo. Até eu mesma me achava somente preguiçosa e isso me deixava triste também, embora no fundo eu soubesse que ia além disso. Abandonei os estudos e me isolei do mundo la fora completamente, e isso, de certa forma, me deixava muito confortável. Mas desde que descobri que tenho esse problema, passei a procurar meios de me libertar disso, e cá estou eu shuashu adorei seu vídeo, vou acompanhar os outros com certeza
Você fica nervoso porque sua mente tá programada para isso porque você se preocupa com que os outros vão pensar imagina assim não existe ninguém te julgando não tenho medo disso
Eu estou no sexto periodo do curso de administração de empresas e até hoje não fiz amigos na turma, não apresentei um trabalho sequer, os colegas falam comigo, mas não consigo olhar pra eles, e fico muito monossilábico. Tenho medo até de ler mensagens do pessoal da turma, atender telefonemas de professores, é muita dureza.
Você esta sendo perseverante e isso é uma grande demonstração de resiliência, de força interior. Tenho certeza que pode superar a fobia social. Acompanhe os outro vídeos da série. Qualquer dúvida, conte comigo!! Abraço.
jeremias henrique eu também comecei a faculdade de adm e não consegui fazer amigos. O unico trabalho que apresentei falhei, fiquei tremendo e super nervosa e acabei passando vergonha em plena sala de aula. E mesmo amando adm eu tenho medo pq sei que no trabalho vou ter que lidar com pessoas e isso me assusta
Finalmente descobri o meu problema. Adquirir esse transtorno há 3 anos. Comecei a pensar no que falar, não consigo ser espontânea. Eu era uma pessoa muito comunicativa, mas passou o tempo e percebi que já não conseguia falar com as pessoas. Me sinto todo tempo observada, acho que as pessoas não gostam de mim. Tenho até problema agora na faculdade, não consigo socializar. Queria participar de algum grupo no Whatsapp com pessoas que passam a mesma situação que a minha, é reconfortante saber que não estamos nisso sozinho, que outras pessoas sabem pelo que vc tá passando e que não acham que é frescura. Quem tiver um grupo me adicione.
Acredito que isso seja na infância pena que alguns pais nao observa nos filhos, eu sempre tiver medo de falar com as pessoas, fui alimentando esse medo por muito anos que acaba fazendo você diferente das outras pessoas , você prefere ficar na defensiva isolando um pouco da realidade, sentido como um esquisitão, e ai onde começa o problema quando você não resolve no início ele cresce crece que aparece mais problemas como paranóias, colocar coisar onde nao tem, achar uma coisas que nao ixisti, e mais, parece que o problema vai crescendo e aumentando mais mais, você ja começa perder a confiança em se próprio onde prejudica a área no trabalho, na Igreja, gente é ruim demias, parece que minha vida foi uma azar por que perdir minha mãe com meus 7 anos e nao tive aquele acompamento adquado, e pior de tudo que não tinha coragem de contar isso pra ninguém isso so piora a situação Se você estiver passando por algum problema tente falaf pra alguem e resolver logo pra nao ser piof la na frente
Boa noite. Tenho 20 anos e a um tempo tenho notado o quanto esse comportamento me prejudica na vida. Escrevo aqui como uma forma de meditação e comunicação com vocês e espero melhorar minha situação. Então, voltando ao meu passado, vejo um dos possíveis motivos para meu comportamento - dificuldade extrema de manter ou construir laços sociais, de falar em público ou até em grupos pequenos; ter pensamentos negativos ou irracionais como "ah ninguém gosta de mim, por isso não tenho ninguém próximo o suficiente para firmar um laço afetivo" ou "não há lugar algum em que eu possa ir e me divertir", entre outros, como sendo a forma como vivi a minha infância/adolescência. Desde a 5 série fui alvo de brincadeiras maldosas. não jogo a culpa totalmente nelas, mas reconheço-as como fator determinante para o que sou hoje. Além, minha personalidade natural acredito que sempre foi voltada para a introversao, que acabou se tornando uma grande timidez, quase como uma barreira, impedindo-me de alcançar aquilo que desejo. Outro ponto é que, ao contrário do que noto sobre as impressões que as pessoas dizem sobre mim - dizem que sou muito sério, ou travado ou sei lá :) - na verdade acredito ser sensível (no sentido de sentir mais), e, por esse motivo, acabo inconscientemente me fechando. Esse negócio já está grande d+, então vou parar por aqui. Aliás, foi uma experiência muito boa escrever esse troço.
Obrigado por compartilhar. Sua história ressoa comigo, tinha sentimentos muito semelhantes. Assista aos outros vídeos da série, tem alguns insights que podem ser úteis. Abraço.
Olá! fui só 3 dias no emprego que arrumei sai dele hj. Por timidez medo de falar em público com os clientes. Me sinto muito mal e culpada por ser assim😢😢😢
Ô trem ruim, já desmarquei vários eventos que eu mais queria ir por causa disso, e o medo de falar em público nem se fale, quero muito falar em público mais não consigo, me socializar lascou kkkkk
Pessoas com fobia social possui altas habilidades sociais, que quando trabalhadas pode se tornar verdadeiros mestres de comunicação. E bons em análises. A ciência em geral. Ótimos pesquisadores. Muito analítico. Eu vi uma matéria que dizia que pessoas com transtornos possuem algumas habilidades específicas.
Talvez isso não é egoísmo, apenas seja você dar mais atenção à você mesmo ou você valorizar à você mesmo,e ver que os outros às vezes não liga pra você.
bom,eu tenho 16 anos e infelismente eu tenho essa droga de timidez do inferno ,sou muito timida mais mt mesmo, quando estou em publico eu fico muito esquisita, tenho paranoicas de q todos tao olhando para mim, e tbm tenho paranoicas q estao falando d mim... quando vejo auguem sorrindo ou seila eu fico pensando >(sera q esta sorrindo de mim) ou (sera q ta falando de mim)... eu queria poder me socializar so q nao consigo, queria ser essa pessoa legal e divertida q sou em casa so q nao da, e mt triste as vezes eu fico com vontade de chorar so q eu msm fala pra mim msm, 'vc e capas' niguem e melhor q niguem" essas sao mh frase de conforto.... quando converso com alguem chego a suar, ficar desconfortavel, ficar vermelha, tenho mania de ficar me arrumando toda hora. tenho manias em esseso quando estou nervosa, sou muito bipolar tbm...mudo mt facil de humor ... e qualquer coisa q auguem me diz me atinge e eu começo a ficar triste, e tbm tenho muito baixa-estima, sou muito esquisita, mh irma diz q eu fico com cara de boba, e ando esquisita quando to em publico, (nao sei se ela falou isso so pra me deixar triste, so por causa q a gente briga) mas isso me deixou muito pra baixo e com vontade de sumiiiiiiiiir desse mundo.
Já tive episódios de crises muito ruins, de sofrer pra ir em algum evento ou já estar em uma situação com muitas pessoas e querer sumir dali. É estranho porque não há nenhum pensamento concreto que explique porque me sentia daquele jeito, eu entrava em pânico sem razão. Fiz algumas sessões de terapia e com o exercício de sempre reforçar pensamentos que diminuía a situação e lembrar meu valor como indivíduo consegui superar. Ainda sinto que sempre preciso forçar para estar nestas situações, mas que é sempre bom, e mesmo com medo consigo conversar, me divertir e fazer amigos. Obrigada por abordar este tema!
Eu não sei se tenho fobia social mas eu sou tão tímida q tenho medo de me mexer na mesa da sala e alguém ver e se incomodar caso eu atrapalhe eu tremo toda quando vou apresentar um seminário, quando vou falar com alguém sinto q vão me achar uma idiota ou vou gaguejar, sempre q vou entregar os livros tenho vergonha de andar pela sala e quando vou responder chamada e a professora não escuta é pior ainda parece q todo mundo ta me olhando e rindo
É muito difícil viver com essa fobia social. As pessoas não entendem o que vc sente e muitas não aceitam o fato de vc ser mais quieto e ficam cobrando que vc vc fale alguma coisa. Coisas do tipo, vc não diz quase nada ou vc é muito quieto. Estou em terapia psicoterapeuta e isso tem me ajudado um pouco e entender esse meu "problema". No dia a dia, no trabalho, a minha energia se esgota muito rápido em público e eu dou graças a Deus quando chego em casa para recarregar minha bateria que fica em 1%.
Já fiz teatro pra ver se melhorava, mas é como se só conseguisse falar quando estava no palco...Mas no dia a dia sou extremamente fechada, até me julgam como arrogante, tenho medo de falar minha opinião, pq muitas vezes, de desagradar os outros...Achei que tinha superado, mas hj com 32 anos, parece que voltei a ser aquela menina sem graça de antes...Não sei o que faço pra mudar.
Obrigado pelo vídeo. Minha fobia vem desde os 8 anos quando fui até a frente da sala de aula responder algumas perguntas que a professora iria fazer. Quando eu errava as respostas oralmente a professora debochava dizendo ''ai gente, me segura que vou desmaiar'' e toda a sala de aula ria e eu me sentia terrivelmente mal. Hoje tenho 42 anos e até os dias de hoje sempre fiz de tudo para evitar falar em público ou manter contato com muitas pessoas reunidas. É algo subconsciente. Muito ruim.
Muito interessante seu vídeo estava procurando algo assim que pudesse me ajudar ou pessoas que passassem pelo mesmo problema que eu enfrento, , tenho muita vergonha de falar com as pessoas de sair de casa só, se tou em um restaurante por exemplo não me levanto pra nada nem pra ir no banheiro pois fico com vergonha das pessoas olharem pra mim. Quando tenho que ir pra algum evento na empresa que meu marido trabalha e um sacrilégio pois não tenho assunto tenho medo de errar com as palavras a única coisa que faço é só sorrir chego até ficar de queixo dolorido.
É terrível isso, sinto que não progredi nas oportunidades de trabalho que tive, justamente por essa dificuldade de interagir com as pessoas, eu simplesmente ficava nervoso demais para sustentar uma conversa, até msm pra simplesmente cumprimentar com um bom dia. Penso em fazer uma faculdade, mas só de pensar em apresentações de trabalho, falar em público, já bate uma ansiedade e um nervosismo monstro.
Eu possuo fobia social num grau mais leve, do tipo que não me impede de ter uma vida "normal", mas ao mesmo tempo esta limitação me prejudicou muito no passado diminuindo muito meu desempenho nas minhas atividades profissionais. Já fiz trataamento com Sertralina, mas o melhor tratamento mesmo foi me jogar na jaula dos leões, só que desta vez consciente da minha condição psiquiatrica. Também estudei diversas vertentes de tratamentos, meditações e tecnicas cognitivas e elas tem me ajudado muito. Sei que é hereditario pois minha mãe também possui fobia social, porém ela não aceita que tenha essa doença muito menos acredita que seja um limitante, porém quem ve de fora, ve o quanto ela evita se comunicar com as pessoas. Ela gosta de conversar amenidades, mas quando o assunto é mais de responsa, ela foge como diabo da cruz. Nunca tive dialogo serio em casa com ela pois ela sempre reagia de forma negativa. Ela odeia dialogos serios e profundos. Foge mesmo e evita se expor. Eu percebi esta doença de forma mais forte quando comecei a me apresentar ao vivo como musicista. Eu tinha pavor (tenho ainda) de criticas e achava que ninguem ia gostar de mim e tremia nas bases. Errava as musicas e esquecia trechos de tanto nervoso, mesmo depois de ter ensaiado tanto. Quando peguei um trabalho de responsa, como musico profissional, eu encarei, porem dentro de mim tinha uma auto sabotagem enorme. Eu queria que as pessoas me ajudassem, mas tudo que ouvia era aquilo que eu temia ouvir. Criticas a respeito do meu desempenho, mesmo que eu tivesse realizado otimas apresentações (isso foi o que muita gente teve que me dizer, pois eu me achava um lixo). Depois de um ano com estes artistas eu procurei bandas menores para poder começar do zero e me reeducar ao mesmo tempo que tinha começado a frequentar um psiquiatra. Ele confirmou minhas suspeitas, pois eu tinha esses sintomas tipicos, tipo odiava escrever na frente dos outros, começava entrar em panico quando entrava num lugar cheio de gente me olhando, já entrava na paranoia de que estavam me criticando, que eu estava feia, esquisita. Esta parte que eu digo de me atirar aos leões foi uma coisa que veio do fundo da minha alma, que não me deixava perder a fé de que de alguma forma eu poderia melhorar como ser humano, pois até então me achava um coco ambulante. Minha auto estima sempre foi muito muito muito baixa, pois tinha muita dificuldade de me expressar, falar com as pessoas. Não sabia dizer que eu estava chateada por uma razao especifica. Toda vez que ia falar alguma coisa saia outra da minha boca. E quando alguem me confrontava, eu ficava apavorada e sem reação. Nunca fui boa em manter uma discussão. Eu sempre fui muito medrosa e sem reação, pois o cerebro congelava durante discussões. Não sabia o que retrucar, mesmo tendo lido muito, assistido a tudo quanto é tipo de filmes e series. Tentava aprender a dialogar, mas isso sempre foi muito dificil para mim. Sou um saco de pancadas verbais. Fisicamente sou muito forte e não corro de uma boa luta, mas nas discussões e debates sou uma porcaria. Creio que até uma planta me derruba numa discussão ou debate. Já tenho 40 anos e melhorei muito e hoje tenho sabedoria para lidar com tudo isso. É possível superar sim pessoal. Basta assumir suas limitações e transformar isso na sua força de vontade para superar. Yoga, Meditação, Tai Chi, Psicanalise, PNL e muito vídeos do TH-cam como o da Cristina Cairo, Arli Cravo e Gisele Valim me iluminam a memoria quando começo a ter recaídas. Florais de Bach e trabalho espiritualistas são grandes aliados para o desenvolvimento da determinação para melhoria do nosso estado e aumento na vibração positiva. Parabéns pelo canal. Muitos jovens e adultos precisam de canais como estes para se conhecerem melhor e aprenderem que podem se superar. Basta ter muita vontade.
Não sofria disso até meus 12 anos por aí, sempre fui uma criança extrovertida, inteligente e falava muito fui até representante de classe, mas na adolescência tudo mudou e não sei pq não conseguia apresentar trabalhos algumas vezes, não conseguia fazer amigos e o nervosismo me dominava com facilidade. Por sempre ter notas excelentes os professores sempre me faziam perguntas e eu gostava disso e às vezes respondia e debatia com a turma com facilidade mas outras vezes não conseguia nem falar. Todos da minha família tinham muitas expectativas e esperavam muito, porém entrei na faculdade me formei e tive várias oportunidades mas todas exigiram apresentações e falar em público em todos o tremor me dominou a voz sumiu e não consegui absolutamente nada. Hj estou formado sem emprego e achando que nunca vou conseguir nada só de pensar em fazer uma entrevista ou em fazer qualquer interação em um trabalho já começo a suar, tremer e a perder a respiração. Acredito que não conseguirei mas desempenhar nenhuma função. O mais estranho disso tudo que às vezes consigo me sair muito bem em situações sociais até liderando pessoas mas em outras que são maioria fico paralisado não sei pq isso acontece. Não consigo controlar principalmente os tremores e quando vejo que todos estão vendo que eu estou tremendo aí piora tudo. Todo dia alguém que interage comigo pergunta: Pq vc tá tremendo? ou vc treme muito, isso me destrói. Não sei o que fazer.
Uma coisa que até hoje com meus 27 anos ainda não consegui mudar quando ando na rua sempre olho para baixo , não sou muito de olhar para as pessoas na cara sou caseiro .o lado bom e que levo minha vida com muita responsabilidade é muita coerência.
Eu havia parado de estudar dois anos, pois eu realmente não conseguia ficar numa sala de aula e foi muito difícil para mim. Eu era elogiada pelas minhas notas e isso me dava muita força e fazia as pessoas me verem com bons olhos, mas agora tudo isso acabou. Eu voltei a estudar e todos os dias eu vejo como eu estou atrasada, como eu me sinto tão velha numa sala de pessoas de 14 e 15, quando eu tenho 17. Eu só tenho meus avós e eles não compreendem o problema, me dizem para deixar de estudar e eu vejo que já perderam a fé em mim. Não tem mais ninguém para que eu possa falar ou conversar. Minhas "amizades", que fiz esse ano, me vêem como alguem esnobe, que não se enturma, e as vezes eu percebo que me jogam de pessoa para pessoa, como uma bola, por pena de me deixar sozinha. Queria mostrar as coisas que eu gosto, como eu posso ser engraçada as vezes, ou ser uma pessoa divertida de se estar perto, mas é como se eu fosse outra pessoa quando estou com outras. As pessoas dizem que eu pareço assustada, que meus olhos ficam arregalados, com uma expressão de medo. As pessoas mais quietas da turma, quando estão perto de mim, fazem comentários do tipo "A Letícia é tão anti social, que nem com os anti sociais ela conversa." e eu não faço por mal, mas também não ouso dizer nada. Eu sinto que se eu contasse ninguém se importaria o suficiente para se preocupar ou me ajudar e ouviria por curiosidade. E eu não quero ser vista como alguém que desforra os problemas, alguem chato. Então permaneço em silencio, tentando sozinha. Mas as vezes é difícil e eu sinto vontade fazer o que meus avós falam e me esconder... Lembro me que uma vez, em uma sorveteria, eu entrei em pânico e não conseguia olhar para o rosto do atendente, porem eu estava me esforçando ao máximo para não passar uma imagem antipática, e não deu muito certo. Uma amiga, que estava comigo na época, me perguntou o que estava acontecendo, se eu tive nojo do rapaz e eu fiquei muito magoada comigo por ter passado essa impressão. Eu tremia e meus braços ficam cheios de manchas vermelhas e sumiram apenas quando fiquei sozinha, em casa. Situações como essa dificultam tentar lutar e falar com pessoas, me fazem ter medo de sair, de entrar em crise como entrei e estar sozinha, pois já aconteceu...
Minha escola a aula começam as 7:00 e terminam às 11:20 No entanto, são 4:20 de aula, para mim são umas 24 horas de aula, porque eu não consigo me distrair com nada, não converso com ninguém, não brinco na Educação Física, é foda... ( Não tenho fobia social, sou apenas introvertida) Mas me identifico com muitas coisas no vídeo, e gostaria muito de ser amiga de pessoas assim... Uma pena que na minha escola ninguém é assim...
Parabéns pelo canal,todo que voce falou é oque acontece comigo,mais oque me deixa pior é olhar para as pessoas,essa doença mudou meu jeito de olhar para as pessoas
Cara vc chegou a viver com isso 15 anos, imagina oq tu nao passou em e metade da vida praticamente, chega a perde tanta coisa boa da vida, mas q bom q vc superou amigo
Me sinto extremamente incomodada em público, pode ser em um restaurante lotado ou até num supermercado eu fico com muita vergonha meu pescoço fica travado, se eu to comendo minha mão fica tremendo pra levar até a boca, é horrível. 😔😔
Voltei pra assistir esse vídeo sobre fobia social, como indicou. Pois bem, me identifico com tudo que disse. Penso demais pra falar, e ai vejo que muitas vezes as minhas falas ou postura perto de alguém não é meu o natural sabe.. Eu finjo bem sobre como estou, pra quase todo mundo. Mas não gosto disso. Estou com 30 anos e meio que me deixei levar por essa fobia.. Muita coisa fui deixando de fazer.. é uma espécie de medo de gente, do julgamento delas. Desde criança me julgavam muito por algumas coisas e, como vc disse no vídeo, minha mente acatou aqueles julgamentos e meio que entendeu que pessoas não são "confiáveis" e assim ele me "prepara e protege " rsrs.. Acho que é meio isso..
O negócio é enfrentar e encher a mente de coisas positivas toda hora a seu respeito. Eu sou feliz .Eu sou tranquilo. Repito sempre isso .E outra é fazer academia e também fazer aula de artes marciais .buscar sempre estar fazendo uma atividade.
Falar em público sempre foi motivo de pânico e medo pra mim, na escola quando tinha que fazer seminários, ou mesmo em família quando eu percebo que a atenção está voltada pra mim! Vou pregar pela primeira vez na minha igreja no domingo e estou sofrendo desde agora, só penso nisso o tempo inteiro!
Eu tenho 22 anos i tbm sofro dessa doença minha vida tá em branco buling na adolescência alto estima baixo evito muito pessoas estranha e lugares onde tenho q mim Comunicar-se , e estou imprecionado tanta gente nova de 22, 19 anos q tbm está sofrendo com isso
Mariano Costa eu tenho 19 anos sou ansioso tenho vergonha de mulher de conversa vom mulher de comer perto de mulher e em público isso esta axabando com minha vida.
Eu tenho 15 e tbm tô tendo mais tô procurando tratamentos pra se acalmar mano não deixe seu cérebro controlar vc você que controla seus pensamentos msm sendo difícil
Olá! Que bom encontrar seu vídeo. Eu tenho 22 anos e descobri minha fobia social há bem pouco tempo, mesmo vivendo com os sintomas desde os 12/13 anos.
Só passando uma geral em minha experiência, sofri bullying por muitos anos na escola, acompanhei a separação dos meus pais e tive a repressão da minha minha irmã mais velha por quase toda minha vida.
É muito complicado falar sobre isso com outras pessoas, porque como foi mencionado num outro comentário, isso é tratado como uma 'frescura'.
A ideia de estar com outras pessoas é insuportável para mim. Meu coração acelera, minhas pernas tremem e eu tenho a sensação de que estão zombando de mim, por qualquer motivo.
Eu tenho dentro de mim um artista aprisionado, inibido por este medo de ser maculado, ferido. Deixo de frequentar lugares que me fazem feliz, deixo de fazer coisas que eu gosto, deixo de aflorar a personalidade enorme que existe em mim.
Queria muito poder encontrar algum grupo de pessoas que têm o mesmo problema, pois apesar da fobia eu me sinto muito sozinho, e essa é uma das sensações mais horríveis que existem. Sei que algum dia conseguirei me encontrar, porque eu preciso ter esperança. Obrigado novamente pelo material.
Olá Gabriel, obrigado por contar um pouco da sua história. Entendo bem como você se sente. Uma característica de quem tem Fobia Social é tentar fazer Leitura Mental - Como evitamos conversar com as pessoas, estamos sempre "deduzindo" o que eles estão pensando ou vão pensar de nós. A verdade é que podemos nos surpreender muito ao colocar essas impressões à prova. Eu mesmo me surpreendi muito quando comecei a conversar sobre minhas limitações com as pessoas próximas - achei que seria rejeitado, zoado, etc... Mas para minha surpresa fui muito bem compreendido e acolhido. Sempre quando alguém me pede para descrever como é ter Fobia Social, falo exatamente algo bem parecido com o que você descreveu - é como estar em uma prisão, sem muros e sem grades - uma prisão criada pela nossa própria mente. A boa notícia é que é sim possível sair dessa prisão e libertar todo o nosso potencial. Há alguns anos era impossível para mim imaginar que um dia apresentaria um programa de humor no rádio, faria centenas de amizades, casaria, daria palestras, comandaria empresas com dezenas de funcionários... E eu consegui. Fiz isso tudo e espero fazer muito mais. E olha que houve um tempo que eu nem colocava o pé pra fora de casa.
Enfim... Continue acompanhando os videos mas não só assistindo (assim será apenas entretenimento), mas faça um esforço para colocar as dicas em prática, desafiar-se. Talvez você precise de mais um tempo... ok... mas quando sentir que está preparado para encarar esse desafio, volte, assista novamente e coloque em prática. Há grupos de fobia social no Facebook e o pessoal conversa bastante por lá. Dá uma pesquisada. No mais, estou por aqui... Quando precisar trocar uma ideia. Abraço e boa sorte na sua jornada!!
Obrigado! Abraço.
Nossa a sua história é muito parecida com a minha... também tenho 22 anos, percebi esse incômodo a partir dos 13 anos, também sofri bullying na adolescencia e parece que minha verdadeira personalidade está presa querendo se libertar. Parece que tudo o que eu amava fazer agora é um tormento, sei que poderia aproveitar muito mais as situações e as oportunidades e não consigo simplesmente por esse medo das pessoas. Parece que estou sendo julgada a todo momento, ou como se as pessoas estivessem reparando tudo o que eu faço.. Tem algumas coisas que tem me ajudado um pouco quanto a isso, como por exemplo a prática de exercícios físicos, ouvir música clássica ou relaxante, falar com Deus, desenhar, pintar, dormir ( para mim é o melhor remédio, pena que não podemos tomá-lo quando mais precisamos, ou seja, quando estamos nas situações sociais embaraçosas). Porém apesar dessas coisas que amenizam essa "fobia", se assim pode-se dizer, não consegui me libertar disso.. tudo o que eu quero mas é ser livre como eu era tempos atrás...
Muito Obrigado por compartilhar Sandra! Veja também os outros vídeos desta série, talvez algumas dicas possam ser úteis para você. Abraços.
Gabriel Alves tenha fe em Deus ele pode te ajudar te libertar .... Força
Ñ consigo falar com as pessoas de uma forma normal, eu penso tanto no q elas vão pensar de mim, q acabo sendo outra pessoa, uma falsa versão de mim. Me sinto presa na timidez
Ei
Tem watsapp? Vamos conversar me sinto assim como você
Quem sabe desabafamos uma com a outra
As vezes me sinto sozinha sem ninguém pra conversar
Sarah Jullie seja você mesma e confie em si, mostre quem você é de verdade que é muito mais interessante hehe
Eu sei exatamente como você sente. Tbm sou assim.
Eu também "estou" assim, é uma vida limitada que a gente vive 💔
@@soniarodriguess vdd.
Muitas pessoas me disseram que enfrentando eu venceria, mas, as vezes as tentativas se tornam experiências traumáticas!
complicado ✌
Sarah, tem que ser gradualmente, um degrau de cada vez
Verdade.As tentativas me foram mais traumáticas que o próprio trauma que talvez eu tenha tido e que possa ter sido o causador desse problema😔
Só não liga pra nada e ir em frente
Concordo!!! 😥😓
É tão ruim ter esse tipo de sentimento agente passa a impressão de ser metido por simplesmente não quer falar com alguém na rua.
Verdade
Verdade! Tenho 50 anos e todo ano desejo viajar, ate junto dinheiro pra viajar, mas não concigo viajar porque tenho medo de falar com as pessoas! É terrível isso.
Falou tudo até nossas expressões faciais que por fora dizem uma coisa mas por dentro outra, isso afasta as pessoas é muito triste 💔
É assim que me sinto também.
@Nedsk Warlock Panhead não faz isso rapaz, tente mudar. Com força, fé e coragem conseguimos vencer este mal. Eu também me sentia muito anti-social a pouco tempo atrás, consegui superar muito esta fobia, ficava nervoso até de ir fazer uma compra em uma loja. Graças a Deus consegui superar muitas coisas.
Sempre tive sintomas, mas parece que agora aos 20 anos e na faculdade eles aumentaram em um grau muito maior, que eu não consigo lidar, você se sente preso dentro de si mesmo, parece que todos estão te excluindo mas na verdade você mesmo está se excluindo e não tem controle disso.
tbm já tive isso!
é desse jeito! e é como vc descreveu, piorou na faculdade, eu tbm.
Exatamente..
Me sinto assim também,
Penso que todos me excluir ☹️
Também estou morrendo de medo
Ano que vem entro na faculdade e tenho muito medo de não conseguir interagir e ficar o resto da minha vida assim
É foda saber que você tem potencial e não conseguir desenvolve-lo
Tenho 20 anos e convivo com a fobia social há uns 3. Sinto que perdi metade da minha personalidade ao me reprimir devido ao nervosismo, ao medo, à tremedeira e ao suor. Sempre quis ajudar mas não tenho condições de pagar por terapias em psicólogos mas, hoje, fico feliz de ter achado um canal de alguém que tenha passado, exatamente, pelos mesmos sintomas que eu!
Eu tenho medo das pessoas, nao gosto de sair de casa 😣
Tbm tenho medo de sair de casa
maria eduarda EU SOU ASSIM ,VAMOS CVS POR ZAP....VAMOS SE AJUDA EU NAO AGUENTO MAIS ISSO 😢
@@phablloopaih5406 SEMPRE QUE EU VOU FALA COM ALGUÉM NAO CONSIGO OLHA NOS OLHO DA PESSOA , NEM SAUI MAIS DE CASA
ツE S C O B A R TBM NAO ,ACHO QUE AS PESSOAS ME JULGA,EU NEM ANDA SEI,EU QERO MORRER
Eu também
Parabéns pela iniciativa!
Sofro desse mal há 31 anos, durante esse tempo me privei de muitas coisas, como por exemplo; ser padrinho de casamento de um amigo, desisti de alguns objetivos profissionais. Por 17 anos encontrei no álcool o alívio pra tanto sofrimento.
Aos 33 anos decidi mudar minha vida e enfrentar todos os desafios , mas dessa vez, sóbrio.
Atualmente faço TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental ), aulas de teatro, enfim, estou aberto para qualquer tipo de tratamento, desde que não seja a base de remédios.
Retomei o meu sonho profissional, e questiono todos os dias quaisquer pensamentos de ansiedade e medo. Não estou curado, mas estou enfrentando!
Aos que sofrem com esse problema, não desistam! Procurem ajuda! E se quiserem trocar uma ideia, deixe um recado, vamos conversar, compartilhar!
Abraços, LH.
Perfeito Leandro. Obrigado por compartilhar um pouco da sua história!! Abraço!
Olá Leandro,
Vivo com esse transtorno há muitos anos e me identifiquei com o seu comentário principalmente quando você menciona sobre o álcool, esse transtorno me ocasionou em muitas perdas, empregos, cursos superiores, relacionamentos, eu não sei qual foi o seu grau de uso de álcool mas sobre mim... eu usava e ainda uso o álcool como uma porção libertadora que fazia eu perder as minhas inseguranças, hoje tenho 31 anos e luto muito contra isso...enfim. Gostaria muito de falar abertamente sobre isso, mas não tenho amigos nem psicologo. Se você tiver afim de conversar, acho que seria construtivo. Meu e-mail carlla.tavares2014@gmail.
Espero que me responda, mesmo se não responder desejo sucesso na sua luta!
leandro honorio . Sofro muito também com esse mal. Já fiz vários tratamentos. As vezes me desespero .
Também tiver muito a perder com.isso
Olá, Leandro. Faz um tempo que fez esse comentário, porém eu só pude chegar até ele hoje. Gostaria muito que pudéssemos conversar sobre... Vou deixar aqui meu email, caso tenha interesse. Agradeço muito desde ja!
Email: carolie.godoi@gmail.com
Quero lhe parabenizar pelo vídeo, quem sofre com isso se identifica muito com sua história. "Só quem passa por isso, sabe". Já vi muitas dicas e macetes dadas por profissionais aqui no TH-cam, mas vejo como superficiais, claro que são profissionais, estudaram para isso, e suas dicas são válidas. Porém, nada mais incentivador do que assistir alguém que passou por este processo e conseguiu vencer. Isso além de me deixar muito feliz por você, automaticamente você trás uma luz, uma direção, um norte, para todos nós que precisamos de ajuda e incentivo. Parabéns.
Obrigado João Júnior!! Boa sorte na sua jornada também. Abraço.
Passar por tudo isso , e ainda as pessoas vem dizer .
Nossa como vc é tímida, conversa, interage . Affff
Parecendo q é porque nós queremos
É horrível qnd pessoas de fora não compreendem a dor do outro
DA VONTADE DE MANDA ESSE POVO TOMA NO MEIO DO CU E dizer PRA ELES
QUE ELES NÃO SABEM O QUÃO RUIM ISSO E
Verdade, minha própria família é desse jeito, põe muita pressão em mim e nem sabe o que passo!
Quando fico nervoso ou ansioso falo rápido(como se quisesse terminar logo a conversa)as vzs até travo. E por sentir vergonha disso eu evito falar muito com as pessoas.
Eu também passo pelo msm😪, é muito ruim.
Eu tbm exatamente a mesma coisa
Eu sou igual.
E horrível né 💔💔💔💔💔💔
Eu entendo
As pessoas estão ocupadas demais com seus problemas pra reparar em vc.
Eu aprendi isso.
As vezes sim
Peguei traumas nessa vida
E foda
Nossa, me descreveu. Tenho 20 anos e estou tentando sair dessa aos poucos. É muito difícil e só de sair de casa me da tremedeira.
Matheus Ottaviano eu na vida
Me sinto exatamente assim tb..
Matheus Ottaviano - EU TENHO ESSA DOENÇA E NÃO SEI O QUE EU FAÇO DA MINHA VIDA
Matheus Ottaviano sou exatamente assim como você
Triste tbm me sinto assim as vezes
Olhando os comentários aqui, eu vejo que não estou sozinho nessa.
Eu fico vermelho quando vou falar com as pessoas, quando me fazem uma pergunta que me deixa constrangido ou algo assim. O pior é que eu imediatamente começo a suar.
Chego num lugar tipo em um restaurante, e tenho a impressão que todos estão me olhando, já fico vermelho e começo a suar. É horrível, não aguento mais isso. E eu não era assim.
Você difinitivamente não está sozinho. Milhares de pessoas passam pela mesma experiência. Coragem e força de vontade... vai ficar tudo bem.
Tbm já passei por isso Marcelo e sei como é difícil! e eu tinha pavor de restaurante!
Tú é lindo! Vai dar certo!;;:🍉♥️
@@MundoConcursosPublicos Como você superou isso??
oi Heloisa, fica muito dificil eu escrever aqui como foi minha superaçao, por isso eu fiz um canal aqui no youtube e relato toda a minha trajetória!
Meu maior problema é ficar vermelha por qualquer situação, é horrível, eu travo qnd tenho q falar com alguém que não conheço, não consigo me socializar naturalmente.
Fico mais confortável em casa do que em qualquer outro lugar.
Sempre penso que sou pior que todos, que todos são bons e eu sou um lixo!
Bia Arts tamo junto 😢 sou igualzinho vc
Bia Arts - EU TENHO MEDO DE CONVIVER COM PESSOAS - ME SINTO DESPROTEGIDO E AMEAÇADO
Aaahhh eu tbm fico vermelha fácil e aí as pessoas comentam e isso me deixa com mais vergonha às vezes sou até grossa com as pessoas quando comentam
Bia Arts eu sou assim.
Cara,eu fico também,o pior é q n é só o rosto,o pescoço tbm,e n é aquele ficar vermelho normal,eu fico com manchas vermelhas no rosto e pescoço, parece q tomei bofetadas. É muito constrangedor. :/
Eu também acho que tenho fobia, porque não consigo fazer amigos em lugar nenhum. Me acho chato, sem graça, na sala de aula sou muito calado. Eu me acho um cara inteligente, já passei em vários concursos, mas não consigo me expressar direito no meio das pessoas.
É tenso... realmente há um enorme gasto de energia mental , antes, durante e depois da socialização. Ai eu to exausto
Eu acho q tenho essa fobia, sempre desmarco compromissos sociais com 'medo" de interagir com as pessoas e quando vou a esses eventos eu sempre fico quieto e quase ñ falo nada, ñ converso, quando tento entrar na conversa eu simplesmente ñ consigo, a mente dá um branco eu fico sem assunto nenhum e sem nada p falar. Daí começo a ficar nervoso e com um único pensamento, o de ir embora logo... Mto triste isso 😪
Carlos Daniel Machado eu tbm sou assim. E o pior é q as vezes sei o sobre o assunto q estão conversando,mas quando vou abrir a boca some tudo, dá um branco q parece q sou retardada e burra :/ :/
Carlos Daniel Machado me acontece tudo isso , e às vezes o maior pesadelo é não conseguir olhar diretamente para a pessoa.
Carlos Daniel Machado eu também sou assim veiii me dá umas
Estar até com a família me sinto mal por não ser uma pessoa alegre como era antigamente eu não tinha isso criei isso depois de um problema emocional e não sei o que faço pq véi tudo o que eu vou fazer eu fico nervosa de falar com as pessoas me dá branco não sei o que responder mais e tenho em mente que sou muito burra por conta de não conseguir expressar e falar com as pesssoas não gosto de sair quando saio penso que todo mundo está me olhando me achando sonsa não gosto que as pessoas vêm falar comigo com medo delas perceberem isso 😔
Eu tb só assim
Também sou assim, foi a pior coisa que aconteceu na minha vida, e pior que eu nem era assim antes, acho que foi de tanto ficar trancado no meu quarto sem socializar, agr tenho medo por faltar assunto com qualquer pessoa
Pra ser sincero, o negócio é tão intenso que não ouso comentar sobre essas coisas nem aqui na internet :/
cursa algo sobre computação? quer conversar? sofro da mesma coisa! :( se sim, me diz!
@Rafael Carreiro, Eu também tenho essa coisa parecida com você, só que comentar eu até comento, só tenho muito medo/ansiedade de ver se alguém me respondeu, e também não consigo discutir com ninguém, pois me sinto mal, pior ainda se alguém me xingar... 😞
Cara, eu te entendo perfeitamente
@@grclmrn Eu mesma tbm
também sou assim
Olá, eu sofro com a fobia social desde a infância. As pessoas me humilharam muito durante a vida e hoje me tornei uma adulta mais reservada e seletiva. Tenho poucos amigos mas me sinto feliz em saber que eles me aceitam do jeito que sou.
Quero superar a fobia social pois eu acredito que uma boa comunicação auxilia no meu desenvolvimento profissional e pessoal.
Sou divertida e alegre, mas poucas pessoas conhecem esse meu lado justamente porque tenho medo de ser eu mesma.
Estou ansiosa para assistir todos os vídeos desta série, vou aplicar estes conselhos no dia a dia e acredito que vou superar meu medo de encarar as pessoas. 😊
Quem tem fobia social tem muita empatia com os outros... Claro, sofremos tanto que não queremos ver ninguém mal.
Diouglas venho do workshop comentar aqui, pois não tenho Facebook e gostaria muito de dar minha opinião.
Muito obrigada por tudo que você tá fazendo, no mundo ainda existe boas pessoas que compartilham informações que constrói boas novas e não ao contrário.
Eu sempre tive um nível de timidez não muito severa. Até consegui me soltar um pouco ano passado que foi o mesmo ano que me formei da escola. Mas se passou apenas sete meses de pandemia aqui no Brasil que parece que tudo voltou com mais força, muito tempo trancada em casa acabou me condicionando a isso. Já conhecia seu canal um tempo por causa do vídeo sobre estoicismo, mas como nunca pensei que pudesse ter fobia social demorei um pouco a assistir, vir a fazê-lo essa semana. Assisti e me surpreendi com o tanto de pessoas que sofrem da mesma coisa quando tudo o que parece ao nosso redor é que todo mundo é louco por atenção. Muitas coisas do que você disse é verdade, eu também tenho, mas ainda percebo que não sou tão severa só talvez um pouco pior que antes (não sei se dá pra entender).
O que eu quero realmente dizer é que Deus abençoe a todos aqueles que obteram conhecimento e repassaram, assim criamos uma aliança mais forte, uma aliança do bem. Espero que algum dia eu também possa fazer por alguém o mesmo que você faz por nós. Obrigada de verdade ❤️
Olá Bruna!! Fico muito feliz com esta linda mensagem! Obrigado! 🙏🏻. Estes dias me flagrei escolhendo, junto com a minha esposa, um modelo de máscara na internet. Achei aquele ato tão surreal. Há pouco tempo isso não era uma necessidade, depois virou uma corrida - qualquer máscara servia, agora estamos escolhendo cor, modelo, etc... Como a vida mudou de maneira tão repentina, não é. Nossa forma de relacionar e interagir com os outros também - já não pode aproximar demais ou tocar. Passamos mais tempo isolados. Natural que em meio a uma situação tão diferente e estranha venhamos a despertar alguns “medos” adormecidos. Enfim... Paciência, autocuidado e esperança que tudo vai ficar bem. Abraços.
@@Nuvemdchuva Obrigada por responder ❤️
No momento estou desesperado e chorando muito, tive que recorrer a pesquisa no TH-cam sobre o assunto. Enfin.. acho que achei a ajuda que estava procurando.
Que vídeo excelente! Já assinei o canal e curti o vídeo pra acompanhar essa série de novos vídeos.
Eu tenho fobia social. Não me lembro bem quando começou, mas lembro-me que aos 7/8/9 anos eu era a pessoa mais extrovertida do mundo. Por algum motivo, aos 10/11 fui me fechando cada vez mais. Aos 13 u ainda conseguia lidar com ela pois o único sintoma visível era o coração acelerando. Com o passar do tempo fui me afundando cada vez e os sitomas pioraram: tremores, voz não saía.... enfim, uma tortura que se arrasta até os dias de hoje, com 20 anos de idade.
Não me abro pra minha família pois jamais entenderiam, seria uma "frescura" segundo eles. Os sintomas que tenho é de fobia social generalizada, eu fico muito nervoso em TODAS as situações sociais que envolva estranhos e até conhecidos que não fazem parte do meu dia a dia. Falar, assinar, comer e às vezes até andar em local pequeno com muitas pessoas é uma tortura. Já li muito sobre esse transtorno de ansiedade, já comprei livros com técnicas de respiração mas uma coisa que eu noto sobre mim mesmo é que não existe motivação.
Por exemplo: eu decido entrar de cabeça na minha recuperação hoje. Durmo e amanhã acordo totalmente pra baixo, sem ânimo pra fazer isso. Você nos pergunta sobre quais técnicas já tentamos... Já tentei várias, de respiração, de auto afirmação, mas a verdade é que eu não consigo me manter focado nelas, existe algo que me impede, talvez eu pense que por ser um processo longo e demorado acabo desistindo. Não sei mais o que fazer e nem desejo me auto medicar, quero sair dessa sozinho.
Abraço!
Olá amigo!! Você ter compartilhado um pouco da sua história aqui já é um grande passo... Eu sei como é difícil se abrir e falar sobre isso. E você tem razão quando diz que os seus sintomas começaram pequenos e foram crescendo ao longo dos anos.. É exatamente assim.. Temos esse medo de ter medo - essa ansiedade, e com isso vamos retro-alimentando esse "monstro" e ele vai se tornando cada vez maior.
A ideia é reverter esse movimento e tornar esse monstro cada vez mais inofensivo.
Não é fácil... Mas é possível. No entanto, exige uma força de vontade enorme. Você vai entender no próximo video. Continue acompanhando.
Um abraço e muita força na sua jornada!!
falou td oque eu ja passei
Oi, meu é Alessandra e nesse momento estou chorando muito e procurando algo para me ajudar no TH-cam, e acabei encontrando seu video, que descreve perfeita como eu me sinto.
Quando preciso apresentar algo no trabalho, as palavras somem, parece que eu fico em uma realidade paralela como vc disse, ñ consigo falar nada, e sempre passo a maior vergonha.
A última vez que fui apresentar algo que faço todos os dias, eu passei a maior vergonha diante de 20 pessoas, fiquei toda atrapalhada e não consegui falar nada, depois passei muito mal e cheguei a vomitar, isso só atrapalhou a minha carreira na empresa.
Estou a 7 anos fazendo a mesma função e as pessoas ñ confiam em mim, me sinto muito mal, incompetente, um lixo.
:-(
eu mudei de cidade sozinha, a 1000km de distância de minha mãe, aos 19 anos de idade. mudei com o intuito de ter que enfrentar as situações que me causam pânico de frente, sem poder pedir ajuda. devo dizer que evolui muito, mas sinto que criei minhas proprias maneiras não saudáveis de lidar com situações sociais, e por mais que as enfrentasse elas nunca deixavam de me apavorar. tive diversos episódios de desrealização por não estar conseguindo lidar com a ansiedade do dia a dia. passei por 6 psicólogos e 3 psiquiatras. minha mãe nunca conseguiu entender o que eu passo, então lida muito mal com minhas crises. tenho medo de supermercado, de entrar em salas cheias, de fazer qualquer coisa com alguém olhando, de dirigir pois tenho medo do que as pessoas na calçada pensam do jeito que eu dirijo, de falar até mesmo com meus amigos pois sinto o tempo todo que eles riem de mim mentalmente a qualquer palavra que eu diga. tive episodios de isolamento social por boa parte da minha vida, em que ficava meses sem um contato direto com as pessoas. e a quarentena meio que me forçou a retornar a este estado isolado, o que está fazendo com que a fobia e seus sintomas retornem com muita intensidade. o medo de nunca conseguir trabalhar em algum lugar, dirigir um carro, terminar a faculdade. medo de um dia minha mente me consumir ao ponto de eu nunca mais sair de casa.
Sua história parece DEMAIS com a minha. Muito mesmo! Se puder, acompanhe a Jornada que vai começar amanhã... Tenho certeza que vai somar na sua caminhada. Força!! Abraços!!
@@Nuvemdchuva ja estou inscrita! pretendo acompanhar sim 😁 muito obrigada por seu trabalho, vou me dedicar para superar meus medos.
@@gabrielaramire9856 oiê, tá melhor?
@@yaritza_007 oii! haha estou sim
passei a tomar um remédio que tem me ajudado muito com relação à ansiedade num geral.
hehe obrigada por perguntar :D
e você como está?
@@gabrielaramire9856 continuo com esse problema, mas como vc disse no comentário acima: "vou me dedicar para superar meus medos". É muito bom ler comentários de pessoas dizendo que já estão melhores em relação a isso :)
A minha história é longa, muito longa, são tantos aspectos, as vezes eu acho que eu tenho todos os sintomas possíveis da fobia social, já li muitos artigos e sinto quase todos os sintomas graves por isso. Eu estou numa fase bem triste da longa jornada, porque completei 35 anos e desde muito cedo, bem pequeno já sentia esse aterrorizante desconforto diante de pessoas. Por mais que eu enfrente, lute, os avanços tem sido bem pequenos, porque a ansiedade é tão grande em situações sociais que eu meio que travo, o raciocínio não funciona, então já passei por poucas e boas, foram muitos momentos humilhantes, de ficar com cara de babaca sem conseguir responder uma simples pergunta. Não é que eu não consiga me apresentar ´diante de uma plateia, eu não consigo conversar com alguém sem me sentir muito desconfortável e meu desempenho cognitivo cai, resultado: vida inteira sem amigos, nenhum, vivo sozinho, namorada só depois dos 25 anos e com muitas limitações, nervosismos; não consegui estudar, me formar, nem sequer me desenvolver em alguma área qualquer, pois minha mente é tão entulhada de pensamentos ansiosos que não consigo estudar; minha vida social é zero; mergulhei no alcool, era uma fuga da realidade para os piores momentos. Bom a história é longa, eu sofri muitas gozações, zoações, deboches, repreensões por onde passei, sofri muita surras e agressões verbais da minha mãe e tive que conviver com um tio que me ridicularizou a vida inteira, debochava de mim, me reprovava e me fazia me sentir um grande idiota. Eu luto pra enfrentar e gostaria muito de conversar com alguém, minha família não dá a mínima, já contei, mas minha mãe e irmã acham que eu sou muito feliz e que as minhas angustias são frescura. Não tenho a quem recorrer e já ando cansado dessa luta!
Olá Rodrigo!! O problema é que quem tem Fobia Social geralmente disfarça muito bem. Mantém isso como um segredo tão bem guardado e oculto que as outras pessoas realmente acham que se trata de uma besteira qualquer, frescura. Se tiver difícil conversar com alguém próximo, procure um psicólogo. Recomendo inclusive a linha TCC - terapia cognitivo comportamental. Ou, se você conhecer algum Hipnoterapeuta competente na sua cidade, também vale muito a pena. Acompanhe os outros vídeos. Quando quiser trocar uma ideia, estou à disposição por aqui. Abraço.
Olá Rodrigo ! Atualmente passo por uma situação igual ou pior que sua . Se quiser conversar .
Olá Rodrigo vamos conversar?
Sofro desse mal a minha vida inteira, me joguei no álcool, desisti de vários cursos superiores devido a esse transtorno, minha vida profissional também não é nada do que poderia ser se eu não fosse assim, relacionamentos amorosos sempre começaram quando eu estava embriagada, não tenho amigos, vida social zero também!! Eu tenho 31 anos e desejo mudar isso, por que viver assim é muito triste. Agora estou fazendo um curso técnico e já pensei varias vezes em desistir por cauda dessa maldita ansiedade, é um desconforto enorme entrar e ficar em sala de aula.
Se quiser manda mensagem teremos muito para conversar carlla.tavares2014@gmail.com.
Tudo de bom pra você!
Carlla Tavares Oi Carla,eu também tenho fobia social desde meus 18 anos. A minha vida está parada até hoje. Vivo numa prisão que a minha mente criou. Qdo sou obrigada a sair meu fico desesperada no meio das pessoas,não consigo falar,não consigo andar e nem raciocinar. Já passei dos 40 e continuo assim. Já busquei mto ajuda de profissionais mas nada adiantou. Sou mto infeliz por isso. Tem hora que da vontade de desistir da vida
Rodrigo da Silva Soares eu também passo por isso e estou muito cansada disso tudo, ninguém me entende, é como se eu fosse uma estranha no mundo, não evoluo profissionalmente por causa desse terror, o pior é que tenho vontade de me isolar do mundo mas sou obrigada a continuar .... muito triste nossa situação
Eu já tive isso ao extremo a ponto de me odiar. Mas em uma fase da minha vida comecei a me admirar, porque me tornei diferente dos demais pelo menos assim eu pensava kkkk não é bem isso eu me encontrei em um estilo. Adorava a cultura gótica que por sinal cultua essa vibe. Mas a vida sempre te tira do conforto e te confronta nos seus medos. Tive que trabalhar e onde só encontrava emprego era na área do comércio e aí ficar calada e não interagir era complicado tive que enfrentar. Claro que nada exagerado, as pessoas até que me admiravam e me respeitavam. Com o tempo tendo que me virar na vida fui fazer faculdade e é intenso e tenso eu sei. Apresentar trabalho nos primeiros simestres...putz !! Foi uma aflição quase morri na primeira vez. Mas Deus sempre sabe a medida e te coloca situações e pessoas que te ajudam e que as vezes estão na mesma situação que você e com o tempo eu passei a achar o máximo não a situação em si de falar em público, mas falar aquilo que eu entendia e que minha humilde opinião era importante, principalmente quando um professor solicitava. Enfim a gente evolui na marra. Hoje com um pouco mais de segurança tenho que enfrentar as vezes 40 pessoas e outras mais e falar. É meu trabalho. Não sou 100% , pois sei que se tiver alguém que goste mais de se expor eu passo a bola. Lembro que na adolescência fiz teatro o que me ajudou nessas situações de enfrentamento com as pessoas.Mas confesso o meu jeito é mais introspecto e melancólico e me aceito como sou não vou forçar para ser "A top carismática" eu hoje não preciso de apetrechos exoticos para minha aparência ou fazer parte de um grupo específico para tentar chamar um pouco de atenção ou ser mais aceita. Eu entendo que sou reservada, porém essa reserva não pode ser maior do que minhas necessidades. Ainda tremo quando vou falar com alguém? Sim. Mas vou lá e se é necessário, assim será. Agora, não é importante apenas irá me causar desconforto eu ignoro e bola pra frente.Liga aí o botão do F#$** e pensa o seguinte sou filha do Deus Criador eu tudo posso naquele que me fortalece.
Por um lado sim os tímidos ver coisa aonde não tem,mas acontece sim das críticas,chacotas ,risadinhas nem td e fantasia.
Eu tenho fobia social. É desesperador viver assim. Viver assim não vale a pena😓
Eu tenho isso 😥
Eu também tenho isso mais eu arrumei um jeito de lidar com isso : toda vez que chega uma pessoa pra falar comigo eu falava pra mim mesma : não tenha medo não precisa ser difícil, não precisa dificultar tudo e só dizer um oi, fico muito pressa nesse medo e hora de aperta o "botão de não ligo" o botão do foda-se já perdi muito tempo assim. Tem sido mais fácil pra mim, eu espero que eu tenha ajudado mais alguém ingual a mim . 😣
Se é difícil oras vcs imagine para mim que sou do signo câncer
Mas com fé em Deus se consegue sim.
Pois é, a gente com essa doença n deveria nem ter vindo ao mundo pq é sofrimento desde a infância até a fase adulta.
Cara, eu me encaixei perfeitamente em tudo que você disse nesse vídeo.
Eu sempre me coloco no ponto de vista da pessoa e sofro imaginando a pessoa sofrendo, em qualquer situação, sempre me atento a detalhes etc.
Acabei de descobrir o nome do que eu sinto desde sempre, desde que me entendo por gente, "FOBIA SOCIAL" esse negócio estragou boa parte da minha vida... Teve uma época que eu não conseguia comer na mesma mesa que algumas pessoas, geralmente quando eram mulheres bonitas... é meio loco isso mas eu ficava com medo de derrubar comida e com isso parece que eu desaprendia a segurar um garfo e faca, ou copo tambem... eu fazia serviço externo pra uma empresa e as vezes tinha que preencher algumas coisas, principalmente no correio, e geralmente quando tinha alguém (funcionário) perto, dava impressão que ele tava me olhando e novamente parecia que eu desaprendi a fazer aquilo, perdia a firmeza na mão pra escrever e começava a escrever rápido, a letra saia quase ilegível, minha mão soava, era horrível essa sensação cheguei até a fazer um carimbo com eu nome e RG/CPF pra não precisar preencher. De uns tempos pra cá aconteceu bem menos, eu percebi que era quando eu ficava com medo ou ficava pensando muito naquilo, ai quando ia fazer parece que desencadeava o nervosismo. As vezes também quando ia conversar com algum desconhecido ou quando tinha bastante gente eu queria falar algo mas ficava pensando naquilo que eu ia falar pra não errar e ia ficando mais nervoso e quando falava a voz saia parecendo um choro e e faltava ar... nossa e em apresentação na faculdade, sofri mto... eu tentava encarar mas chego um tempo que não ia, ai acabei pegando dp e desistindo do tcc e consequentemente da faculdade por isso.
Horrível essa sensação, em relação a mulheres eu era muito timido tambem mas resolvi muda e melhorei bastante mas as vezes bate esse nervosismo, parece estar ligado a quando voce fica pensando na situação perfeita ou pensa muito antes...
Estou com alguns projetos e consequentemente uma hora ou outra vou precisar falar em publico, nao vai muito longe, certeza que uma hora ou outra vou precisar fazer algo que vai ativar essa FOBIA SOCIAL, seja comer na casa de alguem, escrever em algum documento etc eu acredito que não seja tão extremo assim pq acontece somente em algumas situações, como essas que descrevi acima mas daqui pra frente nao quero fugir mais, vou encarar isso e quero superar!
Você me descreveu...
Também estou nessa jornada de não fugir mais.
Tenho sintomas parecidos com o seu.
Fiz terapia por 5 meses e ela falou muito sobre projeção. Provavelmente foi alguma situação que passamos na infância, mesmo que nem lembremos, acabamos sempre repetindo tal situação consequentemente.
Aprendi sobre uma técnica chamada eft( emotional freedom technique) e também meditações ajudam a ficarmos mais presente.
Tem também as barras de acess que vi em vários vídeos que funciona muito bem pra “enfraquecer” pontos de vistas fixos.
Tem um livro da autora Louise hay que funciona como uma terapia também o nome é: você pode curar sua vida.
Eu estou tentando todas as técnicas possíveis para me livrar disso.
Desejo muito boa sorte a todos.
Tenho certeza que juntos somos mais fortes.
Empatia tenho de sobra.
Assim como limitação.
Inscrita.
Essa sensação é realmente horrível .. parece que tá todo mundo reparando nos meus defeitos
Já sofri muito com à timidez, fobias sociais, medo, toque e também ficava preocupado com o que os outros pensam de mim; hoje em dia estou tranquilo, quem se preocupa mais comigo sou eu mesmo, não estou nem aí pro outro, eu cuido dê mim e cada um cuida de si, um forte abraço!!!
É isso aí mesmo colega,parabéns pelo o seu comentário.Ainda bem que você conseguiu vencer à sua timidez,já eu não consigo vencer a minha timidez.#(2019).(24/03/2019).
Olá meu querido.
Sofro a muitos anos com um dos problemas que você citou : Escrever.
Começou com um certo desconforto psicológico, olhava para minha letra e por algum motivo a achava feia. Ao tentar escrever de forma que ela saísse o mais legível possível, fui ficando cada vez mais nervoso no decorrer do tempo vieram os tremores. Tremores esses que me deixaram praticamente incapacitado de escrever em público (principalmente). Em seguida veio o problema de tremer em situações de nervosismo, oque é normal para qualquer um, mas não na mesma intensidade que o normal.
Visitei um psiquiatra, ele me receitou propanolol 40mg, mas não parece estar surtindo muito efeito...
Enfim, como você mesmo sabe, é uma luta constante... Tentamos encontrar alguma saída, mas não encontramos.
Espero que seus videos possam me ajudar.
No mais, quero lhe dar os parabéns pela iniciativa. Muito sucesso, você merece.
Abraços
Obrigado Robson!! Tive a mesma impressão quando tomei Propanolol... Para mim, não fez efeito algum. A boa notícia é que reduzindo essa ansiedade, os tremores essenciais ficam bem mais "amenos" e inofensivos. Tem alguns exercícios que fiz e que me ajudaram bastante a "dominar" os movimentos finos das mãos - no final da série vou gravar um video sobre isso. Digo no final da série porque é importante ter a ansiedade sobre controle primeiro. Abraço e muita força nessa jornada!!
Ainda bem que você não tem hiperidrose kk,que é suor excessivo nas mãos e pés. Você não imagina o quão horrível é escrever e a mão pingar de suor,principalmente na escola. Mas sinceramente eu nunca liguei e nunca fiquei em pânico por causa disso. Mas o psicológico de cada um é diferente. Se você escrevia e ficava nervoso sem razão, agora imagina você realmente tendo um motivo pra isso,que no caso seria sua mão pingando de suor,rasgando a folha, etc
Parabéns pela iniciativa. Sofro de fobia social e há algum tempo venho procurado na internet livros, vídeos e textos sobre esse problema. Melhorei um pouco mas ainda falta muito. Não consigo conversar e puxar assunto numa roda de amigos. Isso prejudica muito minha carreira e vida social.
É tão triste e deprimente isso, tenho que continuar vivendo, realizando minhas conquistas, porém, esse problema acaba me desanimando :(
Assim me sinto 😶
@@creusasiqueira4373 É nós, kk
@@creusasiqueira4373 Estou conseguindo driblar esses problemas, pouco a pouco, mas estou, boa sorte Creusa :)
Deixe Deus cuidar das coisas que te deixam triste entrega-se aos caminhos do senhor confie somente nele que ele o fará.
Agradeço demais. A tranquilidade que você me passou me dá mais confiança para superar meus receios.
A minha timidez me impede de viver, me impede de ser feliz e isso é triste... as pessoas muita das vezes te julgam por você não falar muito, ser "estranho" e isso é chato! Eu não consigo bater um papo dahora, por conta da minha timidez, eu meio que paraliso com algumas pessoas, principalmente estranhas.
É minha família me chama de estranha e isso me irrita cara
Nunca si esqueçam os humilhados serão exaltados quando ETERNO vim naquele grande dia
@@roger3990 🙇🏻♂️🤙🏼
estranhas (que eu n conheço) kkkk... puts já faz um ano q eu fiz esse comentário
@@iDeadMCPE e como vc ta ?
Olá tudo bem?
Descobrir seu canal por acaso e te digo, sofro muito com fobia social desde minha adolescência, agora aos 66 e muito feliz de encontrar pessoas assim como você para falar a verdade o que significa tudo isso.Nunca consegui escrever perante pessoas vigiando ou pessoas sabem mais que eu que aliás toda minha vida lutando para aprender porém não sei de nada. Meu caso é sério. Sofro severamente de Fobia Social.
Meu caso veio com abusos, traumas de infância o qual nunca tive sucesso em nada no trabalho, nunca falei em publico, etc.
Muito obrigado por você se oferecer para ajudar eu aceito.
Gratidão, Denise
+Denise Silva Muito Obrigado por compartilhar um pouco da sua história com a FS. Muita luz no seu caminho!!! Abraços!
euu sofro de fobia sosial ao mesmo tempo q estou bem, chego na sala de aula e sento na cadeira e nao consigo presta atenção pq tento impressão que as pessoas ficao olhando pra mim e com isso meu coração fica batendo muito rapido e forte e suo muito , e sempre quando entro na sala de aula ou ando na rua, fico com muita timidez algo muito dificiu de explicar , tenho até amigos que falao q eu fico com o olho arregalado parecendo q estou assustado ou com medo ou raiva de alguem , e muitos estou percebendo q esta se afastando de mim por causa desse meu problema de ser tao timido e ficar com um olhar estranho qndo estou frente a frent conversando ou en grupos eu percebo q eles n se sente bem com meus olhar mais nao consigo mudar isso é algo muito estranho q passo ,alguns ja até falarao q parece q cheiro cocaina porcausa q fico muito estranho...e sempre tbm q vou ne lugares como cinema ou colegio ou lanchonete etc lugares com bastante cadeiras nao consigo de geito nenhum sentar na frente nem no meio sempre sento na ultima fileira ou no fundo por causa desse problema cara fico muito tenso e paranoio emm fimm ...
Opa... Olá Arthur!! Cara... Você me fez lembrar de como a sala de aula era um lugar punk para mim. Exatamente como você falou. No vídeo 2 começo a falar sobre algumas mudanças de atitude que vão mexer com isso tudo. Por exemplo, quando alguém comentar sobre o seu olhar ou o seu jeito de ser, você pode falar a Verdade - explicar porque você se comporta de maneira diferente. Quando eu comecei a falar sobre isso com os amigos mais próximos disse algo assim: - cara... Não tem gente que tem fobia de sapo, inseto, medo de avião, de elevador... Eu estou com uma fobia esquisita... Todas as vezes que estou em lugares com muitas pessoas fico nervoso. Tipo na sala de aula... Mesmo conhecendo todo mundo, começo a ficar nervoso... A tremer. Como se fosse uma timidez muito exagerada.
As pessoas vão te entender melhor e você vai parar de ficar se monitorando o tempo todo ou imaginando o que estes amigos estão pensando de você - afinal de contas eles já saberão da verdade.
Se na sua escola tiver acompanhamento psicológico, marque uma conversa com o psicólogo, conte sua história. Quando quiser trocar uma ideia, estarei por aqui. Abraço.
mano tenho esse msm problemas cm o olhar é chato dms, percebo q quando smp olho pra alguém q vou cnvs ela nao se sente vontade ai eu ja mudo meu semblante tbm e fico tenso
Meu olhs tbm ficam arregalados kk :/
Mano tenho 22 anos e estou exatamente com o mesmo problema que o seu!! Vc tem whats pra nos conversar?
Pode ser ansiedade
Legal! Estava realmente procurando um conteúdo como esse. Agradeço o seu trabalho para criar esses vídeos e vou procurar acompanhar essa série! Tmj!
o dificil é qndo as pessoas ao seu lado te olham com cara equisita tipo te analisando sai pra resolver alguns problemas e sai do lokal que era um laboratório fui buscar resultados de um exame ,e veio um rapaz subindo as escadas desse local nisso olhei pra ele como se tivesse analisando a reação dele se ele estava me observando ele me olhou e soltou um suspiro de como se quisesse avançar em mim notei isso vi uma raiva nele qndo ele me olhou , detalhe eu estava de óculos escuros sempre uso pra mim é meu escudo pq como tenho
pânico e fobia social sempre olho pras pessoas c um olhar de desconfiado e isso já me trouxe problemas minha solução foi adquirir o óculos como segurança ,mas estou vendo que estou ficando marcado por sempre estar de óculos e inclusive uso a noite ou chovendo é uma luta isso,
Eu entendo irmão
Boa tarde, vendo vc falar sobre assinar na presença de outras pessoas parece que estou me vendo, sofro bem antecipado quando vou ter que passar por isso. Isso me causa muito constrangimento, me causa muita angústia.
Eu odeio ser tímido.A timidez só me prejudica.A timidez faz com quer a gente perca as oportunidades na nossa vida.Eu tenho certeza(ABSOLUTA)que eu um dia vou deixar de ser tímido.(#14/04/2019).
Liga o modo "foda-se tudo" e vai
eae velho ?
Oi, como você tá?
Eai brother como vc ta?
E aí, cara, como vai?
Sofro com fobia social há mais de 30 anos. Meu maior problema é escrever com alguém perto de mim ou, mesmo que não tenha ninguém por perto, mas só em saber que alguém vai ver depois o que eu escrevi é o suficiente para eu começar a tremer. Falar em assinar documentos ou uma simples lista de presença é um pesadelo para mim. Nunca procurei ajuda, sempre me virei do jeito que pude. Perdi várias oportunidades ao longo de mais de três décadas somente por tremer na hora de escrever. Por exemplo: gastava mais do que o tempo suficiente para fazer uma redação pq simplesmente ficava tremendo igual a uma vara verde. Se for detalhar o que já passei, o texto vai sair muito grande. Vou encerrar por aqui dizendo que sou muito GRATO por este vídeo.
Obrigado por compartilhar!!
Você consegue falar bem calmamente , se eu tivesse fazendo um vídeo desse tipo , estaria travando e gaguejando
Eu não consigo andar na rua sem ter a sensação q o mundo todo tá me olhando e falando de mim
Aí eu perco o jeito de andar
Minha cara muda não consigo olhar pras pessoas 😫😫😫😫😫
É horrível
Eu também passo por isso😪
Eu tbm eu sempre olho pro chão e ando mais rapido do q o normal
Tbm passo por isso
maria eduarda EU TODO DIA VAMOS CVS POR ZAP,PRECISO DESABAFA
EU FICO Metremendo quando eu percebo que tão falando de MIM sem mencionar o meu nome
Eu tenho isso. O pior é q cada vez mais me afasto das pessoas e tenho ataque de fobia, por não saber como agir com as pessoas
Eu tmb😔
Também
Me fala teu email
Olá e uma honra conhecer seu canal amo conhecer meu interior minhas emoções conhecer mecanismos da mente humano amei seu canal kkkk sou autêntica adorooo comunicar uauuu vc é um crânio sou hiperativa não deixe essa fobia social de dominar vc tem conhecimento pra trasmitir a todos gratidão
Sofro de ansiedade social a mais de 5 anos, não consigo me comunicar direito com as pessoas, de uns tempos pra cá passei a odiar sociedade ...vivo isoolado, com falta de empatia muito grande desprezo qualquer tipo de ser humano familiares etc não consigo controlar isso nem amenizar me tornei refém de mim mesmo ..
É só si trata é ficará bem ok
vai no psicologo
Fobia social é horrível, ainda tenho um pouco, más, vou vencer...
recentemente aceitei que tenho fobia social, 24 anos de vida e não consigo viver normal na sociedade, não consigo procurar emprego, um curso, fazer amizades etc...
Adorei o vídeo, eu tenho muita fobia social e to aprendendo a lidar com isso aos poucos. Parabéns pelo vídeo!
Eu tenho 17 anos, meu maior medo é apresentar trabalhos, escrever meu próprio nome é difícil, tremura, fico vermelha, minha voz fica trêmula e falhando às vezes choro por conta disso é fico me perguntando por que eu sou assim. Pessoas normais conseguem falar em público não maior tranquilidade, não ficam nervosos com besteiras. Meu ensino medio foi um terror, não conseguia dormir pensando em apresentar o seminário tudo mundo da sala ficava olhando pra mim, meu Deus isso era terrível. O que este cara passou é a mesma situação que a minha.
Eu desconfiei que tenho fobia social a pouco tempo, e sofria muito por todos me acharem simplesmente preguiçosa por evitar sair de casa a todo custo. Até eu mesma me achava somente preguiçosa e isso me deixava triste também, embora no fundo eu soubesse que ia além disso. Abandonei os estudos e me isolei do mundo la fora completamente, e isso, de certa forma, me deixava muito confortável. Mas desde que descobri que tenho esse problema, passei a procurar meios de me libertar disso, e cá estou eu shuashu adorei seu vídeo, vou acompanhar os outros com certeza
Mano quando eu vou expressar algo com alguém eu fico nervoso me enrolo todo....passo maior vergonha as vezes!! 😓
clovis silva Eu também mano 😢
Já passei por isso
Eu também 🍂
Você fica nervoso porque sua mente tá programada para isso porque você se preocupa com que os outros vão pensar imagina assim não existe ninguém te julgando não tenho medo disso
Alivío por ter te encontrado... Deus te abençõe por tanta generosidade...
Eu estou no sexto periodo do curso de administração de empresas e até hoje não fiz amigos na turma, não apresentei um trabalho sequer, os colegas falam comigo, mas não consigo olhar pra eles, e fico muito monossilábico. Tenho medo até de ler mensagens do pessoal da turma, atender telefonemas de professores, é muita dureza.
Você esta sendo perseverante e isso é uma grande demonstração de resiliência, de força interior. Tenho certeza que pode superar a fobia social. Acompanhe os outro vídeos da série. Qualquer dúvida, conte comigo!! Abraço.
jeremias henrique eu também comecei a faculdade de adm e não consegui fazer amigos. O unico trabalho que apresentei falhei, fiquei tremendo e super nervosa e acabei passando vergonha em plena sala de aula. E mesmo amando adm eu tenho medo pq sei que no trabalho vou ter que lidar com pessoas e isso me assusta
Vc é forte cara, eu já parei 3 faculdades!
@@anarayene4641 e complicado comigo e tantas Coisas so Deus
@@roger3990 Que fala poucas palavras. Que só responde com uma palavra por vez.
Finalmente descobri o meu problema. Adquirir esse transtorno há 3 anos. Comecei a pensar no que falar, não consigo ser espontânea. Eu era uma pessoa muito comunicativa, mas passou o tempo e percebi que já não conseguia falar com as pessoas. Me sinto todo tempo observada, acho que as pessoas não gostam de mim. Tenho até problema agora na faculdade, não consigo socializar. Queria participar de algum grupo no Whatsapp com pessoas que passam a mesma situação que a minha, é reconfortante saber que não estamos nisso sozinho, que outras pessoas sabem pelo que vc tá passando e que não acham que é frescura. Quem tiver um grupo me adicione.
Acredito que isso seja na infância pena que alguns pais nao observa nos filhos, eu sempre tiver medo de falar com as pessoas, fui alimentando esse medo por muito anos que acaba fazendo você diferente das outras pessoas , você prefere ficar na defensiva isolando um pouco da realidade, sentido como um esquisitão, e ai onde começa o problema quando você não resolve no início ele cresce crece que aparece mais problemas como paranóias, colocar coisar onde nao tem, achar uma coisas que nao ixisti, e mais, parece que o problema vai crescendo e aumentando mais mais, você ja começa perder a confiança em se próprio onde prejudica a área no trabalho, na Igreja, gente é ruim demias, parece que minha vida foi uma azar por que perdir minha mãe com meus 7 anos e nao tive aquele acompamento adquado, e pior de tudo que não tinha coragem de contar isso pra ninguém isso so piora a situação
Se você estiver passando por algum problema tente falaf pra alguem e resolver logo pra nao ser piof la na frente
Boa noite. Tenho 20 anos e a um tempo tenho notado o quanto esse comportamento me prejudica na vida. Escrevo aqui como uma forma de meditação e comunicação com vocês e espero melhorar minha situação.
Então, voltando ao meu passado, vejo um dos possíveis motivos para meu comportamento - dificuldade extrema de manter ou construir laços sociais, de falar em público ou até em grupos pequenos; ter pensamentos negativos ou irracionais como "ah ninguém gosta de mim, por isso não tenho ninguém próximo o suficiente para firmar um laço afetivo" ou "não há lugar algum em que eu possa ir e me divertir", entre outros, como sendo a forma como vivi a minha infância/adolescência.
Desde a 5 série fui alvo de brincadeiras maldosas. não jogo a culpa totalmente nelas, mas reconheço-as como fator determinante para o que sou hoje. Além, minha personalidade natural acredito que sempre foi voltada para a introversao, que acabou se tornando uma grande timidez, quase como uma barreira, impedindo-me de alcançar aquilo que desejo.
Outro ponto é que, ao contrário do que noto sobre as impressões que as pessoas dizem sobre mim - dizem que sou muito sério, ou travado ou sei lá :) - na verdade acredito ser sensível (no sentido de sentir mais), e, por esse motivo, acabo inconscientemente me fechando.
Esse negócio já está grande d+, então vou parar por aqui. Aliás, foi uma experiência muito boa escrever esse troço.
Obrigado por compartilhar. Sua história ressoa comigo, tinha sentimentos muito semelhantes. Assista aos outros vídeos da série, tem alguns insights que podem ser úteis. Abraço.
Nossa eu me sinto bem assim é horrível só Deus sabe oq q a gente passa muito sofrimento.
Olá! fui só 3 dias no emprego que arrumei sai dele hj. Por timidez medo de falar em público com os clientes. Me sinto muito mal e culpada por ser assim😢😢😢
Vc não esta sozinho eu tmb sofro com isso😔
Ô trem ruim, já desmarquei vários eventos que eu mais queria ir por causa disso, e o medo de falar em público nem se fale, quero muito falar em público mais não consigo, me socializar lascou kkkkk
Pessoas com fobia social possui altas habilidades sociais, que quando trabalhadas pode se tornar verdadeiros mestres de comunicação. E bons em análises. A ciência em geral. Ótimos pesquisadores. Muito analítico. Eu vi uma matéria que dizia que pessoas com transtornos possuem algumas habilidades específicas.
6:29 Minha situação é exatamente o oposto: eu me tornei mais egoísta. Como eu não conseguia a atenção de ninguém passei a pensar somente em mim.
Talvez isso não é egoísmo, apenas seja você dar mais atenção à você mesmo ou você valorizar à você mesmo,e ver que os outros às vezes não liga pra você.
E a melhor coisa a se fazer
Você fala muito bem, me sinto animada com seus vídeos. Obrigada por compartilhar!
Eu gostaria de ter a capa da invisibilidade quando estivesse em público.
bom,eu tenho 16 anos e infelismente eu tenho essa droga de timidez do inferno ,sou muito timida mais mt mesmo, quando estou em publico eu fico muito esquisita, tenho paranoicas de q todos tao olhando para mim, e tbm tenho paranoicas q estao falando d mim... quando vejo auguem sorrindo ou seila eu fico pensando >(sera q esta sorrindo de mim) ou (sera q ta falando de mim)... eu queria poder me socializar so q nao consigo, queria ser essa pessoa legal e divertida q sou em casa so q nao da, e mt triste as vezes eu fico com vontade de chorar so q eu msm fala pra mim msm, 'vc e capas' niguem e melhor q niguem" essas sao mh frase de conforto....
quando converso com alguem chego a suar, ficar desconfortavel, ficar vermelha, tenho mania de ficar me arrumando toda hora. tenho manias em esseso quando estou nervosa, sou muito bipolar tbm...mudo mt facil de humor ... e qualquer coisa q auguem me diz me atinge e eu começo a ficar triste, e tbm tenho muito baixa-estima, sou muito esquisita, mh irma diz q eu fico com cara de boba, e ando esquisita quando to em publico, (nao sei se ela falou isso so pra me deixar triste, so por causa q a gente briga) mas isso me deixou muito pra baixo e com vontade de sumiiiiiiiiir desse mundo.
✌😐
É tudo q vc falou aí acontece comigo. Tou até sem vontade de viver
Tambem sou assim
Oi, tá tudo bem atualmente?
Você me descreveu, isso é muito chato atrapalha muito minha vida...
Já tive episódios de crises muito ruins, de sofrer pra ir em algum evento ou já estar em uma situação com muitas pessoas e querer sumir dali. É estranho porque não há nenhum pensamento concreto que explique porque me sentia daquele jeito, eu entrava em pânico sem razão. Fiz algumas sessões de terapia e com o exercício de sempre reforçar pensamentos que diminuía a situação e lembrar meu valor como indivíduo consegui superar. Ainda sinto que sempre preciso forçar para estar nestas situações, mas que é sempre bom, e mesmo com medo consigo conversar, me divertir e fazer amigos. Obrigada por abordar este tema!
Não consigo andar sempre quando alguém me olha me sinto como se não houvesse chão
Cada pessoa reage diferente. Então um método que funciona pra um não vai ser útil para outro.
Pensamos, sentimos e agimos diferente!
Eu não sei se tenho fobia social mas eu sou tão tímida q tenho medo de me mexer na mesa da sala e alguém ver e se incomodar caso eu atrapalhe eu tremo toda quando vou apresentar um seminário, quando vou falar com alguém sinto q vão me achar uma idiota ou vou gaguejar, sempre q vou entregar os livros tenho vergonha de andar pela sala e quando vou responder chamada e a professora não escuta é pior ainda parece q todo mundo ta me olhando e rindo
É muito difícil viver com essa fobia social. As pessoas não entendem o que vc sente e muitas não aceitam o fato de vc ser mais quieto e ficam cobrando que vc vc fale alguma coisa. Coisas do tipo, vc não diz quase nada ou vc é muito quieto. Estou em terapia psicoterapeuta e isso tem me ajudado um pouco e entender esse meu "problema". No dia a dia, no trabalho, a minha energia se esgota muito rápido em público e eu dou graças a Deus quando chego em casa para recarregar minha bateria que fica em 1%.
Já fiz teatro pra ver se melhorava, mas é como se só conseguisse falar quando estava no palco...Mas no dia a dia sou extremamente fechada, até me julgam como arrogante, tenho medo de falar minha opinião, pq muitas vezes, de desagradar os outros...Achei que tinha superado, mas hj com 32 anos, parece que voltei a ser aquela menina sem graça de antes...Não sei o que faço pra mudar.
Obrigado pelo vídeo. Minha fobia vem desde os 8 anos quando fui até a frente da sala de aula responder algumas perguntas que a professora iria fazer. Quando eu errava as respostas oralmente a professora debochava dizendo ''ai gente, me segura que vou desmaiar'' e toda a sala de aula ria e eu me sentia terrivelmente mal. Hoje tenho 42 anos e até os dias de hoje sempre fiz de tudo para evitar falar em público ou manter contato com muitas pessoas reunidas. É algo subconsciente. Muito ruim.
Muito interessante seu vídeo estava procurando algo assim que pudesse me ajudar ou pessoas que passassem pelo mesmo problema que eu enfrento, , tenho muita vergonha de falar com as pessoas de sair de casa só, se tou em um restaurante por exemplo não me levanto pra nada nem pra ir no banheiro pois fico com vergonha das pessoas olharem pra mim. Quando tenho que ir pra algum evento na empresa que meu marido trabalha e um sacrilégio pois não tenho assunto tenho medo de errar com as palavras a única coisa que faço é só sorrir chego até ficar de queixo dolorido.
Muito bom seu canal, estou também lutando contra a fobia social. Vou ver suas dicas!
Kkk é foda os primeiros passo é pôr em prática que é a parte mais difícil é tenso
É terrível isso, sinto que não progredi nas oportunidades de trabalho que tive, justamente por essa dificuldade de interagir com as pessoas, eu simplesmente ficava nervoso demais para sustentar uma conversa, até msm pra simplesmente cumprimentar com um bom dia. Penso em fazer uma faculdade, mas só de pensar em apresentações de trabalho, falar em público, já bate uma ansiedade e um nervosismo monstro.
Eu possuo fobia social num grau mais leve, do tipo que não me impede de ter uma vida "normal", mas ao mesmo tempo esta limitação me prejudicou muito no passado diminuindo muito meu desempenho nas minhas atividades profissionais. Já fiz trataamento com Sertralina, mas o melhor tratamento mesmo foi me jogar na jaula dos leões, só que desta vez consciente da minha condição psiquiatrica. Também estudei diversas vertentes de tratamentos, meditações e tecnicas cognitivas e elas tem me ajudado muito. Sei que é hereditario pois minha mãe também possui fobia social, porém ela não aceita que tenha essa doença muito menos acredita que seja um limitante, porém quem ve de fora, ve o quanto ela evita se comunicar com as pessoas. Ela gosta de conversar amenidades, mas quando o assunto é mais de responsa, ela foge como diabo da cruz. Nunca tive dialogo serio em casa com ela pois ela sempre reagia de forma negativa. Ela odeia dialogos serios e profundos. Foge mesmo e evita se expor. Eu percebi esta doença de forma mais forte quando comecei a me apresentar ao vivo como musicista. Eu tinha pavor (tenho ainda) de criticas e achava que ninguem ia gostar de mim e tremia nas bases. Errava as musicas e esquecia trechos de tanto nervoso, mesmo depois de ter ensaiado tanto. Quando peguei um trabalho de responsa, como musico profissional, eu encarei, porem dentro de mim tinha uma auto sabotagem enorme. Eu queria que as pessoas me ajudassem, mas tudo que ouvia era aquilo que eu temia ouvir. Criticas a respeito do meu desempenho, mesmo que eu tivesse realizado otimas apresentações (isso foi o que muita gente teve que me dizer, pois eu me achava um lixo). Depois de um ano com estes artistas eu procurei bandas menores para poder começar do zero e me reeducar ao mesmo tempo que tinha começado a frequentar um psiquiatra. Ele confirmou minhas suspeitas, pois eu tinha esses sintomas tipicos, tipo odiava escrever na frente dos outros, começava entrar em panico quando entrava num lugar cheio de gente me olhando, já entrava na paranoia de que estavam me criticando, que eu estava feia, esquisita. Esta parte que eu digo de me atirar aos leões foi uma coisa que veio do fundo da minha alma, que não me deixava perder a fé de que de alguma forma eu poderia melhorar como ser humano, pois até então me achava um coco ambulante. Minha auto estima sempre foi muito muito muito baixa, pois tinha muita dificuldade de me expressar, falar com as pessoas. Não sabia dizer que eu estava chateada por uma razao especifica. Toda vez que ia falar alguma coisa saia outra da minha boca. E quando alguem me confrontava, eu ficava apavorada e sem reação. Nunca fui boa em manter uma discussão. Eu sempre fui muito medrosa e sem reação, pois o cerebro congelava durante discussões. Não sabia o que retrucar, mesmo tendo lido muito, assistido a tudo quanto é tipo de filmes e series. Tentava aprender a dialogar, mas isso sempre foi muito dificil para mim. Sou um saco de pancadas verbais. Fisicamente sou muito forte e não corro de uma boa luta, mas nas discussões e debates sou uma porcaria. Creio que até uma planta me derruba numa discussão ou debate. Já tenho 40 anos e melhorei muito e hoje tenho sabedoria para lidar com tudo isso. É possível superar sim pessoal. Basta assumir suas limitações e transformar isso na sua força de vontade para superar. Yoga, Meditação, Tai Chi, Psicanalise, PNL e muito vídeos do TH-cam como o da Cristina Cairo, Arli Cravo e Gisele Valim me iluminam a memoria quando começo a ter recaídas. Florais de Bach e trabalho espiritualistas são grandes aliados para o desenvolvimento da determinação para melhoria do nosso estado e aumento na vibração positiva. Parabéns pelo canal. Muitos jovens e adultos precisam de canais como estes para se conhecerem melhor e aprenderem que podem se superar. Basta ter muita vontade.
Obrigado por compartilhar um pouco da sua história!! Abraços!!
Não sofria disso até meus 12 anos por aí, sempre fui uma criança extrovertida, inteligente e falava muito fui até representante de classe, mas na adolescência tudo mudou e não sei pq não conseguia apresentar trabalhos algumas vezes, não conseguia fazer amigos e o nervosismo me dominava com facilidade. Por sempre ter notas excelentes os professores sempre me faziam perguntas e eu gostava disso e às vezes respondia e debatia com a turma com facilidade mas outras vezes não conseguia nem falar. Todos da minha família tinham muitas expectativas e esperavam muito, porém entrei na faculdade me formei e tive várias oportunidades mas todas exigiram apresentações e falar em público em todos o tremor me dominou a voz sumiu e não consegui absolutamente nada. Hj estou formado sem emprego e achando que nunca vou conseguir nada só de pensar em fazer uma entrevista ou em fazer qualquer interação em um trabalho já começo a suar, tremer e a perder a respiração. Acredito que não conseguirei mas desempenhar nenhuma função. O mais estranho disso tudo que às vezes consigo me sair muito bem em situações sociais até liderando pessoas mas em outras que são maioria fico paralisado não sei pq isso acontece. Não consigo controlar principalmente os tremores e quando vejo que todos estão vendo que eu estou tremendo aí piora tudo. Todo dia alguém que interage comigo pergunta: Pq vc tá tremendo? ou vc treme muito, isso me destrói. Não sei o que fazer.
Uma coisa que até hoje com meus 27 anos ainda não consegui mudar quando ando na rua sempre olho para baixo , não sou muito de olhar para as pessoas na cara sou caseiro .o lado bom e que levo minha vida com muita responsabilidade é muita coerência.
Levanta a cabeça cara. Deus é contigo
Eu havia parado de estudar dois anos, pois eu realmente não conseguia ficar numa sala de aula e foi muito difícil para mim. Eu era elogiada pelas minhas notas e isso me dava muita força e fazia as pessoas me verem com bons olhos, mas agora tudo isso acabou. Eu voltei a estudar e todos os dias eu vejo como eu estou atrasada, como eu me sinto tão velha numa sala de pessoas de 14 e 15, quando eu tenho 17. Eu só tenho meus avós e eles não compreendem o problema, me dizem para deixar de estudar e eu vejo que já perderam a fé em mim. Não tem mais ninguém para que eu possa falar ou conversar. Minhas "amizades", que fiz esse ano, me vêem como alguem esnobe, que não se enturma, e as vezes eu percebo que me jogam de pessoa para pessoa, como uma bola, por pena de me deixar sozinha. Queria mostrar as coisas que eu gosto, como eu posso ser engraçada as vezes, ou ser uma pessoa divertida de se estar perto, mas é como se eu fosse outra pessoa quando estou com outras. As pessoas dizem que eu pareço assustada, que meus olhos ficam arregalados, com uma expressão de medo. As pessoas mais quietas da turma, quando estão perto de mim, fazem comentários do tipo "A Letícia é tão anti social, que nem com os anti sociais ela conversa." e eu não faço por mal, mas também não ouso dizer nada. Eu sinto que se eu contasse ninguém se importaria o suficiente para se preocupar ou me ajudar e ouviria por curiosidade. E eu não quero ser vista como alguém que desforra os problemas, alguem chato. Então permaneço em silencio, tentando sozinha. Mas as vezes é difícil e eu sinto vontade fazer o que meus avós falam e me esconder... Lembro me que uma vez, em uma sorveteria, eu entrei em pânico e não conseguia olhar para o rosto do atendente, porem eu estava me esforçando ao máximo para não passar uma imagem antipática, e não deu muito certo. Uma amiga, que estava comigo na época, me perguntou o que estava acontecendo, se eu tive nojo do rapaz e eu fiquei muito magoada comigo por ter passado essa impressão. Eu tremia e meus braços ficam cheios de manchas vermelhas e sumiram apenas quando fiquei sozinha, em casa. Situações como essa dificultam tentar lutar e falar com pessoas, me fazem ter medo de sair, de entrar em crise como entrei e estar sozinha, pois já aconteceu...
Oi Letícia, esta como hoje?
Minha escola a aula começam as 7:00 e terminam às 11:20
No entanto, são 4:20 de aula, para mim são umas 24 horas de aula, porque eu não consigo me distrair com nada, não converso com ninguém, não brinco na Educação Física, é foda...
( Não tenho fobia social, sou apenas introvertida)
Mas me identifico com muitas coisas no vídeo, e gostaria muito de ser amiga de pessoas assim... Uma pena que na minha escola ninguém é assim...
✌
Ler esses comentários e perceber que não é só cmg, me fez ficar mais tranquilo :/
Parabéns pelo canal,todo que voce falou é oque acontece comigo,mais oque me deixa pior é olhar para as pessoas,essa doença mudou meu jeito de olhar para as pessoas
Oi Jonas! Obrigado pelo seu comentário! Acompanhe os outros videos, algumas dicas poderão ser úteis para você. Abraço.
Obrigado,vou acompanhar sim
Cara vc chegou a viver com isso 15 anos, imagina oq tu nao passou em e metade da vida praticamente, chega a perde tanta coisa boa da vida, mas q bom q vc superou amigo
Me sinto extremamente incomodada em público, pode ser em um restaurante lotado ou até num supermercado eu fico com muita vergonha meu pescoço fica travado, se eu to comendo minha mão fica tremendo pra levar até a boca, é horrível. 😔😔
Poise eu tmb
Igualzin eu kkkkk
Acho q tenho tudo, fobia social, timidez ansiedadeds preciso d ajudaaa
Lyla marques passa seu zap pra eu ter ajuda.
@@gustavoeciacoleiros3437 vc teve essa fobia?
:( eu tenho :( até n faço nada na escola comedo de alguém me julgar
Sou barbeiro, quando trabalho e ficam me olhando ... me dá todos esses sintomas ai que vc falou. Mds é desesperador 😣😣
Sua história é interessante, parabéns por ter superado a timidez!
Voltei pra assistir esse vídeo sobre fobia social, como indicou. Pois bem, me identifico com tudo que disse. Penso demais pra falar, e ai vejo que muitas vezes as minhas falas ou postura perto de alguém não é meu o natural sabe.. Eu finjo bem sobre como estou, pra quase todo mundo. Mas não gosto disso. Estou com 30 anos e meio que me deixei levar por essa fobia.. Muita coisa fui deixando de fazer.. é uma espécie de medo de gente, do julgamento delas. Desde criança me julgavam muito por algumas coisas e, como vc disse no vídeo, minha mente acatou aqueles julgamentos e meio que entendeu que pessoas não são "confiáveis" e assim ele me "prepara e protege " rsrs.. Acho que é meio isso..
Alguma melhora? Eu já joguei a toalha, fui vencido por isso. '-'
O negócio é enfrentar e encher a mente de coisas positivas toda hora a seu respeito. Eu sou feliz .Eu sou tranquilo. Repito sempre isso .E outra é fazer academia e também fazer aula de artes marciais .buscar sempre estar fazendo uma atividade.
Falar em público sempre foi motivo de pânico e medo pra mim, na escola quando tinha que fazer seminários, ou mesmo em família quando eu percebo que a atenção está voltada pra mim! Vou pregar pela primeira vez na minha igreja no domingo e estou sofrendo desde agora, só penso nisso o tempo inteiro!
Sinto tudo isso q vc falou. Deeesse jeitinho.Vc me descreveu. E minha vida está parada.
Eu tenho 22 anos i tbm sofro dessa doença minha vida tá em branco buling na adolescência alto estima baixo evito muito pessoas estranha e lugares onde tenho q mim Comunicar-se , e estou imprecionado tanta gente nova de 22, 19 anos q tbm está sofrendo com isso
As vezes passo meses sem sair de casa , comecei a fumar maconha e realmente tá difícil .
Mariano Costa eu tenho 19 anos sou ansioso tenho vergonha de mulher de conversa vom mulher de comer perto de mulher e em público isso esta axabando com minha vida.
Eu tenho 15 e tbm tô tendo mais tô procurando tratamentos pra se acalmar mano não deixe seu cérebro controlar vc você que controla seus pensamentos msm sendo difícil
Argusto Newgate caramba, to na mesma, a unica diferença é que tenho 26 anos.
@Argusto Newgate Só nós sabemos o que passamos man, dói tanto isso que chega da um aperto no coração
Cara, me identifiquei muito contigo. Vídeo excelente !!!