Isso tem em todo lugar, não é só em Salvador. Vendedor chato, achacador, falcatrua e 171, tem em todo o Brasil, principalmente em pontos turísticos. Em outros países é ainda pior (como a Índia).
Quando fui Já falava não e não dava moral... Zero problemas...o ambulante já ia pra outro As pessoas precisam aprender a falar NÃO! Tão simples: "NAO, OBRIGADO!"
@@HoradoSomOficial uai, tem cidades mais violentas do que outras, meu amigo, e a diferença é nítida. Os próprios baianos de Salvador reconhecem, eles sentem como era a cidade há 10 anos atras, como é hoje, e quando eles viajam e visitam outras capitais eles tmb sentem.
Esqueceu dos mendigos, fui em salvador o mesmo mendigo me abordou 8 vezes em 15 minutos. Aí tive que falar com educação que já tinha ajudado ele a 7 abordagem atrás, ainda saiu putasso kkkk
@@mongastro2061 E graças a Deus ele mostra a péssima experiência dele. Uma cidade em que ocorre isso de forma aberta na parte turística tem que ser evitada. E que as autoridades locais tomem providência. Uma atitude dessa é suficiente para não recomendar a cidade, visto que é algo que tornou comum e é praticado no lugar turístico.
Em 2013 fui a Salvador e no Pelourinho fui abordado por muitas moradoras de rua viciadas em crack que me ofereceram programa. Uma delas, achando que eu era gringo, me abordou em inglês. O inglês era básico mas mesmo assim me impressionou. Entrei no personagem e fingi que era Australiano. Eu a dispensei em seguida e ouvi ela falando pra alguém, achando que eu não entendia português: vou atrás desse gringo e tirar tudo que ele tem na marra. Tive que falar em português que eu ia chamar a polícia. Imagine o que os estrangeiros não passam...
Sou daqui e recomendo que nunca deixe ser pintado por esses caras da timbalada, tirar foto com baiana de acarajé ou com os capoeirsta do Pelourinho sem antes checar se é cobrado e quanto.
Aqui em Salvador sempre foi assim. Todo ano, no verão, surgem as mesmas denúncias. Ninguém nunca fez nada. Eu que sou daqui já sofri esse assédio. Quando percebem q eu sou daqui eles ficam com raiva. Se eu n fosse moradora, n teria coragem de visitar Salvador por esse e outros motivos.
Fico puto com aquelas guia turístico PAGAS PELA PREFEITURA para nos orientar tem até colete de identificação mas na cara de pau la no elevador lacerda te oferecem e insistem cobrar acompanhamento pelo pelourinho. Perguntei onde era tal rua e simplesmente a nojenta disse SÓ SE VC ME PAGAR. deveria perder o emprego isso sim
Conheço umas 4 pessoas que foram em Salvador e 3 delas reclamaram muito exatamente desse problema. O único que não reclamou só passou lá rapidamente na escala do voo dele. O que me faz pensar que provavelmente é um comportamento da maioria dos trabalhadores de lá. Acho que tem lugares melhores pra se visitar no Nordeste, inclusive na própria Bahia
Sou de Salvador e em quase todo local aberto é isso mesmo. Em Salvador, você só tem paz em barraca fechada e cara, senão um abraço. Existem locais bons na Bahia, mas é preciso procurar com cuidado. O principal fator é conseguir estar seguro e sem ninguém enchendo o saco. Morro de São Paulo, por exemplo, é bom, mas é um pouco mais caro. Arraial d'ajuda, perto de Porto Seguro, também é bom.
Estive em João Pessoa e é incrível como não tem nada das coisas ruins dos outros estados do nordeste! A cidade e praias São limpas, o povo é educado, não tem malandros querendo tirar vantagem dos turistas, não tem violência e essas malditas facções igual na Bahia, Rio e Ceará, parece uma Balneário Camboriú sem prédios gigantes em frente a praia.
A praia de Tambaú tem uma coloração amarela,como água de chuva. Mas adiante a praia de cabo branco a água é melhor. Mas não chega nem perto das praias calientes de Natal. A praia do forte praia central de Natal, é num paraíso. Digo porque conheço. ✌️🏝️✌️🌊🌊🥥🥥😎✌️
@@deliriuscriativus1 A diferença é que da praia pra boca de fumo é 500 metros... Natal não ta nada diferente de Fortaleza, nem na praia você tem sossego por causa de facção.
Visitei Salvador uma vez, para nunca mais. Me senti roubada em todas as situações de compra de algo. No mercado modelo, fiquei chocada com a grosseria dos vendedores. Você não tem sossego em lugar nenhum. Nunca mais.
Fui à Salvados 30 anos atrád, 20 anos atrás, 15 anos atrás, 6 anos atrás, 2 anos atrás....... em todas as visitas a situação foi igual, imensamente inconveniente e desagradável
@@brunob7372 A matéria é sobre a situação na cidade e o meu comentário também foi. O fato de eu deixar de ir não resolve o problema da cidade, apenas o meu.
Fui pra salvador anos atrás e fui constantemente abordado... Pra quem é mais introspectivo e só quer andar e conhecer a cidade, admirar os prédios históricos e observar a vibe do lugar, é HORRÍVEL! Eu nao tive paz pra ficar a vontade. Me senti oprimido e tinha que ficar prestando atenção pra desviar e fugir dos caça turistas.....Eu hein.....muito cansativo
Esse é um problema recorrente que parece que nunca vai mudar. Esses "profissionais" não passam de golpistas que ficam fazendo de tudo para tirar dinheiro de quem está visitando os pontos turísticos da cidade. Fazem abordagens insistentes, irritantes, invasivas e, quando alguém reclama, dizem que estão "trabalhando". Alguns são até grosseiros quando não conseguem o que querem. Uma tática que eles gostam de utilizar, por exemplo, é oferecer coisas dizendo que são brindes, presentes de boas vindas, mas, depois, ficam extorquindo o turista pelo que lhe ofereceu. É bastante desagradável esse lado de Salvador e ainda bem que encontrei aqui diversas pessoas que compartilham do mesmo pensamento, pois tiveram experiências semelhantes. Quando vou levar alguém para conhecer esses lugares, já faço logo um alerta, avisando a pessoa para ignorar esses vendedores e, se necessário, ser rude mesmo para não acabar se dando mal na lábia deles. Caso resolva denunciar à polícia, é melhor ir embora logo em seguida para evitar retaliações dessas pessoas como assalto, roubo, furto ou agressão física. Salvador tem lugares bonitos, mas é também uma cidade muito perigosa e com várias pessoas mal educadas. Cuidado ao passear por lá, principalmente se resolver curtir alguma festa pública. Cuidado também ao tirar fotos para não acabar sendo cobrado por isso ou chamando a atenção dos ladrões. Se o Jornal da Band chegou a fazer uma reportagem dessa, é porque a situação deve estar ficando insuportável já. Considerando que boa parte da renda da cidade é proveniente do turismo, chega a ser irracional fechar os olhos para esse problema e tentar tapar o sol com a peneira, como alguns alucinados aqui tentam fazê-lo.
Fico puto com aquelas guia turístico PAGAS PELA PREFEITURA para nos orientar tem até colete de identificação mas na cara de pau la no elevador lacerda te oferecem e insistem cobrar acompanhamento pelo pelourinho. Perguntei onde era tal rua e simplesmente a nojenta disse SÓ SE VC ME PAGAR. deveria perder o emprego isso sim
Há dez anos atrás fui fazer turismo em Salvador e nos sentimos coagidos em diversos momentos. É uma abordagem agressiva e exploradora, esse percepção foi compartilhada por todo o grupo da excursão. Todos ficamos indignados com a falta de respeito ao turista. Esse tipo de abordagem não encontramos em outros lugares da Bahia, como Porto Seguro, Imbassaí, Morro de São Paulo, Chapada Diamantina, então sugiro dois dias no máximo em Salvador e conhecer as outras regiões, onde se pode turistar mais tranquilo e com muita beleza natural.
Vivo na Bahia desde os 4 anos de idade. Tenho 50 anos hj. Essas queixas são as mesmas sempre, mas a frequencia e a intensidade das abordagens mudam com os anos. A Bahia teve, e tem, entraves conjuntarais que não são faceis de resolver. Precisamos Internalizar que turismo, sem prioridades como educação e segurança publica, não existe. Não basta uma paisagem linda, se, do pobre ao rico, muitos acreditam que se pode urinar nas ruas. O historico cruel de opressão e segregação social, cultural e racial deixam uma marca muito cruel. Nossa historia cheira mal e incomoda mesmo. Espero que um dia encontremos o caminho certo.
Análise perfeita, lúcida e equilibrada, reconhecendo os problemas sem detonar o lugar e as pessoas que muitas vezes são apenas efeitos colaterais de uma questão histórica, apontando as causas e possíveis soluções, parabéns!
Nunca mais volto nesse lugar. Ruas sujas, povo mau educado, querendo tirar proveito de tudo. Tem muitos lugares melhores para se visitar, Salvador tá no mesmo caminho do Rio de Janeiro.
Eu creio que você deva ficar então em hotéis 5 estrelas da Europa e etc..pois não sei de onde você tira que local sujo e etc., todo local tem algum problema mas, não de todo ruim. Vá a9 Egito e veja sujeira que é antes.das pirâmides.
@@HoradoSomOficial acho que reconhecer que o problema existe é o primeiro passo pra solucioná-lo. Salvador tem uma beleza natural invejável, e cultura e história que todo brasileiro deveria conhecer. Mas é fato que essa propaganda negativa já se espalhou pelo país, e, já que onde há fumaça há fogo, hoje talvez seja a Capital onde o turista se sente mais intimidado e desconfortável, até mesmo mais que no Rio de Janeiro, onde, tomando alguns cuidados, a maioria curte legal a cidade e sai falando bem...
É só se fingir de doido e não dar conversa. Moro em Salvador e sempre faço isso. Outra dica é desmerecer o trabalho, tipo dizer que o produto é ruim ou que não gostou da cor.
@@mdsilva752 Estamos falando de educação no trato aos turistas. E qt a ser muito ruim,não sei por onde você andou. Porque sempre que nós vamos , temos muitas belezas naturais e programas culturais de qualidade à nossa disposição. Volte,vc será bem recebido. Irá gostar.
@@mdsilva752você não pode definir um lugar bom ou ruim, partindo dessa premissa de ponto turístico, tem muitos pontos turísticos ruins, e tem muitos lugares que não são pontos turísticos mas são bons.
Em Porto de Galinhas/PE é desse mesmo jeito!! Grande assédio, coação, constrangimento e insistência por parte dos ambulantes e donos de barracas. Você não tem um minuto de paz, sossego ou silêncio.
AMO MINAS GERAIS! POVO ACOLHEDOR, EDUCADO, PRESTATIVO,GENTE BOA!CONHEÇO POÇOS DE CALDAS,ALAGOA,BH,BOM JARDIM DE MINAS,AIRUOCA, ITAMONTE,CARMO DE MINAS. QUERO CONHECER MARIA DA FÉ. COMO AMO OS PEQUENOS MUNICÍPIOS MINEIROS,FICO PROCURANDO VÍDEOS NO TH-cam.FIQUEI ENCANTADA COM MARIA DA FÉ,CAMPANHA. "QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS.OH MINAS GERAIS.🎵🎶🎼(no Sul o povo é meio metidinho).
Não é a toa que uma cidade como Lisboa ou uma única localidade do Vietnã (a Baía de Ha Long, recebeu quase o equivalente aos números totais do Brasil) recebe mais turistas num ano que nosso país inteiro.
Sou de Salvador, tenho 39 anos, e posso dizer que é assim desde sempre. Ironicamente, os melhores ambientes em Salvador estão todos fora de Salvador, no litoral norte principalmente. Você só terá sossego em locais onde esse tipo de ambulante não tem acesso a você.
Já passei por isso em Salvador há 20 anos atrás, também passei pelo mesmo em Ouro Preto, é insuportável. Até dentro das igrejas, eu estava admirando as esculturas e encostava um suposto "guia" para contar a história do lugar.
Quando fui a trabalho pela primeira vez em Salvador em 2010 o que mais impressionou não foi a beleza, a cultura e a culinária baiana e sim essa praga desses ambulantes. É normal em qualquer lugar do mundo que os ambulantes te ofereçam algo para comprar, porém lá em Salvador os caras ficam te seguindo por 100/200 metros te enchendo a paciência e quase que lhe ameaçando caso não compre. Impressionante ! E pelo visto a coisa piorou.
Salvador é bom ir apenas uma vez para conhecer, depois só para chegar para ir para outros locais bons na Bahia. (Chapada Diamantina, Boipeba, Morro de São Paulo, Marau) conheço praticamente todo o litoral esses são os melhores na minha opinião.
Fui em Paris ( França) e la acontece a mesma coisa, como sou de Salvador, sou acostumado com esse assédio e fui bastante firme na negação, se não for assim vc termina pagando por coisas que não quer.
Eu sou de Salvador e sinceramente não sei o que o povo vem procurar aqui nesse inferno... Sempre que eu posso eu vou pra Aracaju, orla melhor, maior , maior bonita, violência baixa, estrutura muito melhor , trânsito melhor... Eu queria que meu trabalho me permitisse morar lá
Por essas e outras que o Brasil nunca aparece nas listas dos 30 países mais visitados. E, ao contrário do que o cara diz no início, a cidade não é bonita. Assim como 95% das cidades brasileiras.
Isso eu concordo. Não vejo nada de interessante nessa cidade. O centro histórico é um local feio. A única parte da cidade que é bonita é a área nobre, mas isso é igual em área nobre de qualquer lugar.
Isso é em quase todo lugar do Brasil, o sul é um pouco diferente, mas o resto é tudo igual, raspadinha 20 reais na praia, pessoa que pergunta se você quer algo de graça, depois te pede só uma "caixinha", quando você estiver viajando a turismo, seja educado com as pessoas em estabelecimentos, conduções, restaurantes, ambulante você DEVE ignorar pra evitar ser passado pra trás
Eu tbm moro em salvador e odeio ir na barra ou Pelourinho como esses caras enchendo saco dos turistas e até de nos moradores, a polícia não tira esses elementos daí
Lendo os comentários, acho que tive sorte e visitei Salvador num período excepcional, só tenho boas lembranças de lá. Fui em janeiro de 2019, achei o centro histórico bem policiado. Passei dois dias na região, andando pra cima e para baixo por ali, conhecendo todos os lugares históricos. Andei até de noite no Pelourinho para visitar o Balé Folclórico da Bahia. Não tive nenhum problema, não sofri nenhum assédio de ambulante.
Ah! Isso é verdade mesmo. É um verdadeiro assédio. Não fui informada pelos já viajantes a Salvador. E fui surpreendida com esse assédio todo. É chato isso.
Como moradora da região metropolitana, não recomendo Salvador. Tem lugares muito melhores na Bahia, muito mais bonitos e com pessoas mais educadas inclusive.
Eu amo a obra Gabriela, eu tenho vontade de conhecer Ilhéus, mas Salvador eu tenho medo assim como tenho medo do Rio de Janeiro. Ainda sim eu ainda irei a todas as capitais do Brasil
Salvador é incrível, tem muita história, cultura e belezas naturais e vale a visita uma vez na vida. Mas, de todas as 15 Capitais brasileiras em que já tive a oportunidade de estar, foi onde eu me senti mais desconfortável e menos faço questão de uma segunda visita. Falam do Rio, mas lá é quase primeiro mundo se comparar com a desorganização de Salvador. Parece que o turista anda com um alvo escrito "otário" na testa, em poucos momentos dá pra relaxar, isso estraga totalmente a experiência...
Bahia é um lugar bonito, mas não volto nunca mais, os vendedores são insuportáveis, é uma praga, querem te obrigar a comprar suas mercadorias. As autoridades não fazem nada.
Fui a Salvador em maio de 24 Tem muitos lugares legais pra conhecer Mas a insegurança e a perturbação com os vendedores me fizeram riscar Salvador do mapa. Não volto mais lá
Normal, onde tem gente tem imundície, vocês acham que Paris e Madrid é como? Cheio de odor terrível e saqueadores, fora que também tem esses ambulantes insistentes.
Já cometi o erro de ir em Salvador uma vez. Uma das piores viagens que já fiz. A cidade antiga é muito bonita, mas o tempo todo é você cercado de gente estranha e vendedores chatos. Deus me livre de voltar pra lá.
Eu sou do RJ, uma vez fui a Salvador com minha família e passamos por uma pedinte de rua, não quisemos comprar nada naquele momento e ela começou a falar umas línguas estranhas dizendo que minha família estava amaldiçoada.
Rapaz, eu vivo em Niterói, região metropolitana do Rio, e trabalho no centro da capital. Conheço relativamente bem essa região. Aqui há muitos pedintes e vendedores ambulantes de bala, chiclete etc. As vezes eu fico de saco cheio com tantas abordagens. Mas esse assédio relatado por tantas pessoas que visitam Salvador, eu nunca sofri aqui, nem mesmo em pontos turísticos.
Não é a mesma coisa, na Bahia os ambulantes exige dinheiro, já vi relatos de baiana cobrar o turista por ter tirado foto com ela, vários tipos de assédio.
Estar praticamente impossível visitar Salvador na Bahia porque é uma abordagem implacável de ambulantes,flanelinhas ficam perturbando e tirando a paz dos turistas
Fui pra Salvador, e teve ambulantes que me seguiam, querendo que eu comprasse algo. Fui pra Porto Seguro, e teve ambulante que me cercou, me puxou pelo braço.
Bahia, Ceara, rio de janeiro entre outros são lugares que eu não teria coragem de ir nem com tudo pago a violência e decadência desses lugares vem aumentando de uma forma descomunal parece que foram totalmente esquecidos pelos governantes.
Sou soteropolitano e evito frequentar pontos turísticos porque sempre me confundem com um turista. Passo pela mesma insistência de vendedores e, quando explico que sou da cidade, ainda ouço que justamente por isso deveria ajudar. Uma situação bem desagradável.
Isso não tá sendo só com turista não,o aumento de ambulantes nas ruas e nos ônibus no dia a dia de quem vive em Salvador tá complicado,vezes sobem dois vendedores ambulantes no mesmo ônibus e um espera o outro terminar pra em seguida falar.É por essa e outras que não acredito mais nos dados sobre desemprego que o governo tem passado,o que vemos é totalmente diferente.Dias atrás uma lojinha que sempre ia,fechou as portas e estava com placa de aluga-se. Pra quem diz que o desgoverno Lula tá diferente do desgoverno Bolsonaro,melhor acordar pra realidade,os únicos aumentos reais que tiveram foram,da criminalidade e das coisas,tá tudo caro.
Tbm já vi isso, dois ambulantes subindo no mesmo ônibus. Eu ajudo como posso, mas de fato é algo triste de se ver. Salvador não tem um investimento em indústria.
Fui uma vez a Salvador, não sofri esse assédio todo, nem no Pelourinho, mas o que muito me irritou foi a malandragem. A gente acertava o preço de um passeio e na hora de pagar sempre era mais caro. E quando perguntavam de onde éramos, ao responder Belém-PA, era um show de xenofobia e ignorância. Depois fomos pra Morro de São Paulo e Porto Seguro e desses lugares não tenho do que reclamar.
Sou de Salvador, moro em salvador e o nome disso é falta de educação mesmo.
Isso tem em todo lugar, não é só em Salvador. Vendedor chato, achacador, falcatrua e 171, tem em todo o Brasil, principalmente em pontos turísticos. Em outros países é ainda pior (como a Índia).
Eu fui 2 vezes em salvador e Nas 2 vezes sempre fui abordado por várias pessoas no elevador Lacerda... Horrível isso😢
Pra mim o nome disso é roubo
Lugar amaldiçoado, odeio Salvador, qual a graça de visitar um elevador que tem muitos usuários de drogas?
Verdade
Sou do Pará. Cheguei em Salvador e logo o motorista de Uber me alertou dessa abordagem intimidadora. E o pessoal do turismo não faz nada.
Os guias de turismo não fazem nada pq eles recebem comissões sobre as vendas...
Pessoal fala mau da capital paraense mas ao menos aqui não tem essa frescura, aqui ninguém perturba ninguém nos pontos turísticos
Sou do Pará tb, me paravam toda hora ai kkk e olha q nem cara de turista tenho
Na época que eu fui não tinha uber e o motorista de táxi deu uma grande volta desnecessária só porque ouviu meu namorado falando alemão.
"Caso a situação perdure"....
Estive em Salvador há 20 anos atrás e já era assim . Nao vai mudar nunca .
Mudei eu o meu roteiro de viagens ...
A situação com aquele vendedor específico, amigo.
Quando fui
Já falava não e não dava moral...
Zero problemas...o ambulante já ia pra outro
As pessoas precisam aprender a falar NÃO!
Tão simples: "NAO, OBRIGADO!"
Isso aí...é só não ir lá.
Exato. Fui uma vez em Salvador, insisti e fui mais uma. Mais nunca.
@@vinikampferherzbarros27duvido.
Meus familiares foram pra lá ano passado detestaram muita falta de educação e muitos roubos não voltam mais lá.
Sempre foi assim e lá não é legal não.. Sou do Rio e aqui não é muito diferente
Salvador é uma completa bost4, essa é a verdade.
Eu não sei de onde você tira isso ? Roubos e etc., para com isso. Todo lugar depende de onde você vai.
@@HoradoSomOficial uai, tem cidades mais violentas do que outras, meu amigo, e a diferença é nítida. Os próprios baianos de Salvador reconhecem, eles sentem como era a cidade há 10 anos atras, como é hoje, e quando eles viajam e visitam outras capitais eles tmb sentem.
Insuportável isso!
Eu que sou da capital e já sofro com isso, imagine os turistas.
tbm sou da capital
se vc sofre com isso sendo da capital é pq vc é um otário 😂
Esqueceu dos mendigos, fui em salvador o mesmo mendigo me abordou 8 vezes em 15 minutos. Aí tive que falar com educação que já tinha ajudado ele a 7 abordagem atrás, ainda saiu putasso kkkk
Eu estava almoçando e a insistência em comer a minha comida foi tanta que eu tive que "pedir"pra comer e "prometer" deixar um pouco pra eles no final!
Misericórdia 😂😂
Que horror😂😂😂
Credo, nunca vou nesse lugar
😂😂😂😂
Salvador é tão bom o centro histórico, foi uma visita única, não volto jamais kkkk
Triste verdade, nem Salvador, nem Porto seguro, experiência horrível não volto mais.
Tive uma péssima experiência em Salvador, fui coagido a contratar um guia no Pelourinho sob pena de ser assaltado, nunca mais, não indico.a cidade.
Nunca tive vontade de ir para Bahia.
@@mongastro2061eu não recomendo nem Belém/PA e Bahia... tudo bagunçado e assalto no rôdo.
@@Derketzer07 Não venha!!!!
@@mongastro2061 E graças a Deus ele mostra a péssima experiência dele. Uma cidade em que ocorre isso de forma aberta na parte turística tem que ser evitada. E que as autoridades locais tomem providência.
Uma atitude dessa é suficiente para não recomendar a cidade, visto que é algo que tornou comum e é praticado no lugar turístico.
@@gersonferraz8398 Eu andei pelo Pelourinho sem guia nenhum e falava um NÃO bem alto para ambulante que vinha me incomodar, aí eu não tive problemas
Em 2013 fui a Salvador e no Pelourinho fui abordado por muitas moradoras de rua viciadas em crack que me ofereceram programa. Uma delas, achando que eu era gringo, me abordou em inglês. O inglês era básico mas mesmo assim me impressionou. Entrei no personagem e fingi que era Australiano. Eu a dispensei em seguida e ouvi ela falando pra alguém, achando que eu não entendia português: vou atrás desse gringo e tirar tudo que ele tem na marra. Tive que falar em português que eu ia chamar a polícia. Imagine o que os estrangeiros não passam...
Acaba mais afastando o turismo do que incentivando
É um caos, ninguém consegue relaxar, a cada 10 seg um ambulante te oferecendo alguma coisa. Mta insistência.
Na praia,vc fecha o olho pra relaxar um pouco e logo vem um!
Sou daqui e recomendo que nunca deixe ser pintado por esses caras da timbalada, tirar foto com baiana de acarajé ou com os capoeirsta do Pelourinho sem antes checar se é cobrado e quanto.
Um negócio desses comigo não ia dar certo não
Não é bom, independente do preço vc fica marcado como turista atraindo mais meliantes...
@@yoganoviver já soube de casos dos caras cobrar uma fortuna por essa pintura. Oq achou bizarro tbm pq geral já vê q vc é turista.
Kkkkkkk
Eles insistem tanto que você acaba cedendo.. aí os outros zumbis lhe identificam pela pintura.. aí já era o passeio.
Aqui em Salvador sempre foi assim. Todo ano, no verão, surgem as mesmas denúncias. Ninguém nunca fez nada. Eu que sou daqui já sofri esse assédio. Quando percebem q eu sou daqui eles ficam com raiva. Se eu n fosse moradora, n teria coragem de visitar Salvador por esse e outros motivos.
é por isso que eu não vou pra aí. meu tio foi e odiou... não pelo povo que é do bem mas por outros motivos
Fico puto com aquelas guia turístico PAGAS PELA PREFEITURA para nos orientar tem até colete de identificação mas na cara de pau la no elevador lacerda te oferecem e insistem cobrar acompanhamento pelo pelourinho. Perguntei onde era tal rua e simplesmente a nojenta disse SÓ SE VC ME PAGAR. deveria perder o emprego isso sim
Conheço umas 4 pessoas que foram em Salvador e 3 delas reclamaram muito exatamente desse problema. O único que não reclamou só passou lá rapidamente na escala do voo dele.
O que me faz pensar que provavelmente é um comportamento da maioria dos trabalhadores de lá. Acho que tem lugares melhores pra se visitar no Nordeste, inclusive na própria Bahia
Porto Seguro mil vezes melhor
Chapada Diamantina, só paz.❤
@@gabrielabarroso9133 bom demais hehe da vontade de não ir embora
Sou de Salvador e em quase todo local aberto é isso mesmo. Em Salvador, você só tem paz em barraca fechada e cara, senão um abraço.
Existem locais bons na Bahia, mas é preciso procurar com cuidado. O principal fator é conseguir estar seguro e sem ninguém enchendo o saco.
Morro de São Paulo, por exemplo, é bom, mas é um pouco mais caro. Arraial d'ajuda, perto de Porto Seguro, também é bom.
Morro de São Paulo e a linha verde
Estive em João Pessoa e é incrível como não tem nada das coisas ruins dos outros estados do nordeste! A cidade e praias São limpas, o povo é educado, não tem malandros querendo tirar vantagem dos turistas, não tem violência e essas malditas facções igual na Bahia, Rio e Ceará, parece uma Balneário Camboriú sem prédios gigantes em frente a praia.
"parece uma balneário camboriu" !!? 😂😂😂 Ah vsfdê
Concordo 100% com você.
A praia de Tambaú tem uma coloração amarela,como água de chuva. Mas adiante a praia de cabo branco a água é melhor. Mas não chega nem perto das praias calientes de Natal. A praia do forte praia central de Natal, é num paraíso. Digo porque conheço. ✌️🏝️✌️🌊🌊🥥🥥😎✌️
@@deliriuscriativus1 A diferença é que da praia pra boca de fumo é 500 metros... Natal não ta nada diferente de Fortaleza, nem na praia você tem sossego por causa de facção.
Deixa quieto, não paga o bizu. Senão a muvuca vai pra lá.
Visitei Salvador uma vez, para nunca mais. Me senti roubada em todas as situações de compra de algo. No mercado modelo, fiquei chocada com a grosseria dos vendedores. Você não tem sossego em lugar nenhum. Nunca mais.
Fui à Salvados 30 anos atrád, 20 anos atrás, 15 anos atrás, 6 anos atrás, 2 anos atrás....... em todas as visitas a situação foi igual, imensamente inconveniente e desagradável
Então não vá
Quando vai a proxima?
@@brunob7372 A matéria é sobre a situação na cidade e o meu comentário também foi. O fato de eu deixar de ir não resolve o problema da cidade, apenas o meu.
@@gregorioveloso2275 Em breve kkkk
Vc é um gênio!!!
Fui pra salvador anos atrás e fui constantemente abordado...
Pra quem é mais introspectivo e só quer andar e conhecer a cidade, admirar os prédios históricos e observar a vibe do lugar, é HORRÍVEL!
Eu nao tive paz pra ficar a vontade. Me senti oprimido e tinha que ficar prestando atenção pra desviar e fugir dos caça turistas.....Eu hein.....muito cansativo
Pior capital que já visitei, cidade suja, esgoto a céu aberto e sem falar na criminalidade, não recomendo ir a Salvador.
Só falta dizer pra recomenda ao Rio de Janeiro e😅
@geansantos5374 O Rio pelomenos tem gente bonita e a cidade e moderna em comparação com salvador, más não recomendo o Rio também não.
Salvador é um paraíso se comparado com Rio e São Paulo.
@laly826 Nunca vi tanta gente feia na minha vida igual salvador, olha que conheço o Maranhão também 😂😂😂
@@laly826 quero nem imaginar o inferno, se Salvador é um paraiso. kkkkk
Eu que moro aqui já estou sem paciência com isso!
Esse é um problema recorrente que parece que nunca vai mudar. Esses "profissionais" não passam de golpistas que ficam fazendo de tudo para tirar dinheiro de quem está visitando os pontos turísticos da cidade. Fazem abordagens insistentes, irritantes, invasivas e, quando alguém reclama, dizem que estão "trabalhando". Alguns são até grosseiros quando não conseguem o que querem. Uma tática que eles gostam de utilizar, por exemplo, é oferecer coisas dizendo que são brindes, presentes de boas vindas, mas, depois, ficam extorquindo o turista pelo que lhe ofereceu. É bastante desagradável esse lado de Salvador e ainda bem que encontrei aqui diversas pessoas que compartilham do mesmo pensamento, pois tiveram experiências semelhantes. Quando vou levar alguém para conhecer esses lugares, já faço logo um alerta, avisando a pessoa para ignorar esses vendedores e, se necessário, ser rude mesmo para não acabar se dando mal na lábia deles. Caso resolva denunciar à polícia, é melhor ir embora logo em seguida para evitar retaliações dessas pessoas como assalto, roubo, furto ou agressão física. Salvador tem lugares bonitos, mas é também uma cidade muito perigosa e com várias pessoas mal educadas. Cuidado ao passear por lá, principalmente se resolver curtir alguma festa pública. Cuidado também ao tirar fotos para não acabar sendo cobrado por isso ou chamando a atenção dos ladrões. Se o Jornal da Band chegou a fazer uma reportagem dessa, é porque a situação deve estar ficando insuportável já. Considerando que boa parte da renda da cidade é proveniente do turismo, chega a ser irracional fechar os olhos para esse problema e tentar tapar o sol com a peneira, como alguns alucinados aqui tentam fazê-lo.
Com esse tanto de "cuidado", prefiro ficar na paz da minha casa mesmo 😂
Fico puto com aquelas guia turístico PAGAS PELA PREFEITURA para nos orientar tem até colete de identificação mas na cara de pau la no elevador lacerda te oferecem e insistem cobrar acompanhamento pelo pelourinho. Perguntei onde era tal rua e simplesmente a nojenta disse SÓ SE VC ME PAGAR. deveria perder o emprego isso sim
Há dez anos atrás fui fazer turismo em Salvador e nos sentimos coagidos em diversos momentos. É uma abordagem agressiva e exploradora, esse percepção foi compartilhada por todo o grupo da excursão. Todos ficamos indignados com a falta de respeito ao turista. Esse tipo de abordagem não encontramos em outros lugares da Bahia, como Porto Seguro, Imbassaí, Morro de São Paulo, Chapada Diamantina, então sugiro dois dias no máximo em Salvador e conhecer as outras regiões, onde se pode turistar mais tranquilo e com muita beleza natural.
Vivo na Bahia desde os 4 anos de idade.
Tenho 50 anos hj.
Essas queixas são as mesmas sempre, mas a frequencia e a intensidade das abordagens mudam com os anos.
A Bahia teve, e tem, entraves conjuntarais que não são faceis de resolver.
Precisamos Internalizar que turismo, sem prioridades como educação e segurança publica, não existe.
Não basta uma paisagem linda, se, do pobre ao rico, muitos acreditam que se pode urinar nas ruas.
O historico cruel de opressão e segregação social, cultural e racial deixam uma marca muito cruel.
Nossa historia cheira mal e incomoda mesmo.
Espero que um dia encontremos o caminho certo.
Que comentário inteligente e equilibrado, deu like com gosto!
Análise perfeita, lúcida e equilibrada, reconhecendo os problemas sem detonar o lugar e as pessoas que muitas vezes são apenas efeitos colaterais de uma questão histórica, apontando as causas e possíveis soluções, parabéns!
Certeza que não.
Povo ignorante
Amo Salvador, apesar de todos os problemas. Uma energia incrível, o povo maravilhoso.
Espero voltar muitas vezes ❤
Nunca mais volto nesse lugar. Ruas sujas, povo mau educado, querendo tirar proveito de tudo. Tem muitos lugares melhores para se visitar, Salvador tá no mesmo caminho do Rio de Janeiro.
Pelo que falam isso de turismo ta pior, eu vou no rio e nunca tive problema nenhum nas áreas turisticas e olha q sou do interior
Rio de Janeiro é primeiro mundo perto de Salvador
Eu creio que você deva ficar então em hotéis 5 estrelas da Europa e etc..pois não sei de onde você tira que local sujo e etc., todo local tem algum problema mas, não de todo ruim. Vá a9 Egito e veja sujeira que é antes.das pirâmides.
@@HoradoSomOficial acho que reconhecer que o problema existe é o primeiro passo pra solucioná-lo. Salvador tem uma beleza natural invejável, e cultura e história que todo brasileiro deveria conhecer. Mas é fato que essa propaganda negativa já se espalhou pelo país, e, já que onde há fumaça há fogo, hoje talvez seja a Capital onde o turista se sente mais intimidado e desconfortável, até mesmo mais que no Rio de Janeiro, onde, tomando alguns cuidados, a maioria curte legal a cidade e sai falando bem...
Isso não é insistência, é coração, intimidação e até ameaça por parte de alguns , essa é a linha que separa o trabalhador do criminoso.
É só se fingir de doido e não dar conversa. Moro em Salvador e sempre faço isso. Outra dica é desmerecer o trabalho, tipo dizer que o produto é ruim ou que não gostou da cor.
SIM SIM KKKKKKKKK
Melhor dica kkkkkk
Eu moro aqui e faço em QUALQUER CIDADE QUE EU VÁ VISITAR. Sempre funciona hahaha
Isso concordo não ligo tranquilo pessoa trabalhando
Nunca fui aí, se eu for e falar não quero é insistirem, vou perguntar é graça seu trabalho? Pq já te falei que não quero.
Visitar Salvador p cheirar xixi e agora coação de vendedor.. Manter distancia dessa cidade
É por essa e por outras que vou atrás das cidades históricas de Minas Gerais.
Outro nível de pessoas e comida maravilhosa.
Minas gerais é muito ruim, SLK, na Bahia tem mais pontos turísticos.
Quero conhecer.
@@mdsilva752
Estamos falando de educação no trato aos turistas.
E qt a ser muito ruim,não sei por onde você andou.
Porque sempre que nós vamos , temos muitas belezas naturais e programas culturais de qualidade à nossa disposição.
Volte,vc será bem recebido. Irá gostar.
@@mdsilva752você não pode definir um lugar bom ou ruim, partindo dessa premissa de ponto turístico, tem muitos pontos turísticos ruins, e tem muitos lugares que não são pontos turísticos mas são bons.
Minas é top demais ❤
Deixei de ir a Salvador exatamente por isso. É insuportável. Escolho outras cidades para passear. É uma situação muito chata .
Estive em Salvador há cerca de 4 anos. Amei o passeio, mas de fato o assédio dos ambulantes incomoda demais.
Em Porto de Galinhas/PE é desse mesmo jeito!!
Grande assédio, coação, constrangimento e insistência por parte dos ambulantes e donos de barracas. Você não tem um minuto de paz, sossego ou silêncio.
Só sair com a camisa guia turístico kkk
😂😂😂
Kkkk
Boa idéia, se algum dia eu for pra lá vou usar essa estratégia 😂😂😂 como não pensei nisso quando estive na Praia do Francês em Natal 😮
Quer ser bem tratado, vem pra Minas, ô lugar de pessoas educadas e hospitaleiras.
AMO MINAS GERAIS! POVO ACOLHEDOR, EDUCADO, PRESTATIVO,GENTE BOA!CONHEÇO POÇOS DE CALDAS,ALAGOA,BH,BOM JARDIM DE MINAS,AIRUOCA, ITAMONTE,CARMO DE MINAS. QUERO CONHECER MARIA DA FÉ. COMO AMO OS PEQUENOS MUNICÍPIOS MINEIROS,FICO PROCURANDO VÍDEOS NO TH-cam.FIQUEI ENCANTADA COM MARIA DA FÉ,CAMPANHA. "QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS.OH MINAS GERAIS.🎵🎶🎼(no Sul o povo é meio metidinho).
Não é a toa que uma cidade como Lisboa ou uma única localidade do Vietnã (a Baía de Ha Long, recebeu quase o equivalente aos números totais do Brasil) recebe mais turistas num ano que nosso país inteiro.
Sou de Salvador, tenho 39 anos, e posso dizer que é assim desde sempre. Ironicamente, os melhores ambientes em Salvador estão todos fora de Salvador, no litoral norte principalmente. Você só terá sossego em locais onde esse tipo de ambulante não tem acesso a você.
Fui lá e são demais, chega ate ser chato. Mas Salvador é linda demais e bom demais tbm
Já passei por isso em Salvador há 20 anos atrás, também passei pelo mesmo em Ouro Preto, é insuportável. Até dentro das igrejas, eu estava admirando as esculturas e encostava um suposto "guia" para contar a história do lugar.
Quando fui a trabalho pela primeira vez em Salvador em 2010 o que mais impressionou não foi a beleza, a cultura e a culinária baiana e sim essa praga desses ambulantes.
É normal em qualquer lugar do mundo que os ambulantes te ofereçam algo para comprar, porém lá em Salvador os caras ficam te seguindo por 100/200 metros te enchendo a paciência e quase que lhe ameaçando caso não compre.
Impressionante !
E pelo visto a coisa piorou.
Junto com o Rio de Janeiro e Jericoacoara, Salvador é um lugar que não tenho a mínima vontade de ir, nem se ganhar a passagem e hospedagem.
Salvador é bom ir apenas uma vez para conhecer, depois só para chegar para ir para outros locais bons na Bahia. (Chapada Diamantina, Boipeba, Morro de São Paulo, Marau) conheço praticamente todo o litoral esses são os melhores na minha opinião.
Fui em Paris ( França) e la acontece a mesma coisa, como sou de Salvador, sou acostumado com esse assédio e fui bastante firme na negação, se não for assim vc termina pagando por coisas que não quer.
Sempre foi assim, sempre, quem não foi Q fique sabendo. Sou de Aracaju e sempre vou em Salvador e já vou sabendo
Eu sou de Salvador e sinceramente não sei o que o povo vem procurar aqui nesse inferno... Sempre que eu posso eu vou pra Aracaju, orla melhor, maior , maior bonita, violência baixa, estrutura muito melhor , trânsito melhor... Eu queria que meu trabalho me permitisse morar lá
Por essas e outras que o Brasil nunca aparece nas listas dos 30 países mais visitados.
E, ao contrário do que o cara diz no início, a cidade não é bonita. Assim como 95% das cidades brasileiras.
Isso eu concordo. Não vejo nada de interessante nessa cidade. O centro histórico é um local feio. A única parte da cidade que é bonita é a área nobre, mas isso é igual em área nobre de qualquer lugar.
O Brasil tem uma das 10 maiores indústrias turísticas do mundo. O turismo interno é muito forte.
Só discordo de não ser bonito, discordo completamente.
Não é bonito se acha patrimônio histórico feio, mas aí é questão de mau gosto.
Ser um patrimônio histórico não é sinônimo de beleza. A maioria claro que são bonitos. Mas nem todos.
Estou lendo os comentários cheguei a conclusão que nunca gostaria de ir a um lugar desses😊
Isso é em quase todo lugar do Brasil, o sul é um pouco diferente, mas o resto é tudo igual, raspadinha 20 reais na praia, pessoa que pergunta se você quer algo de graça, depois te pede só uma "caixinha", quando você estiver viajando a turismo, seja educado com as pessoas em estabelecimentos, conduções, restaurantes, ambulante você DEVE ignorar pra evitar ser passado pra trás
Salinas, agodoal entre outras praias do Pará não são assim
Moro em Salvador, e sou contra a esse abuso! Não admito, você está fazendo turismo e ficar sofrendo esse abuso.
Eu tbm moro em salvador e odeio ir na barra ou Pelourinho como esses caras enchendo saco dos turistas e até de nos moradores, a polícia não tira esses elementos daí
Lendo os comentários, acho que tive sorte e visitei Salvador num período excepcional, só tenho boas lembranças de lá.
Fui em janeiro de 2019, achei o centro histórico bem policiado. Passei dois dias na região, andando pra cima e para baixo por ali, conhecendo todos os lugares históricos. Andei até de noite no Pelourinho para visitar o Balé Folclórico da Bahia. Não tive nenhum problema, não sofri nenhum assédio de ambulante.
Fortaleza é a mesma coisa, você não consegue andar ou comer sossegado. A cada cinco minutos vem alguém importunar. Por isso não volto mais lá.
Isso é o aumento da pobreza,é uma das únicas épocas do ano que eles ganham mais dinheiro.
Sempre teve isso @@ClaudiaCruz-gf5oq
Nada disso, aqui não tem nada isso não, é só vcs não vim
Realmente Fortaleza ta ficando assim. Na praia do futuro é direto, mas ainda assim n chega perto de Salvador. Lá eles intimidam, forçam e ameaçam.
@@ClaudiaCruz-gf5oqque pobreza o que Man, se manca, fortaleza é a capital mais rica do nordeste, é só vcs lix0s não vim pra cá
Ah! Isso é verdade mesmo. É um verdadeiro assédio. Não fui informada pelos já viajantes a Salvador. E fui surpreendida com esse assédio todo. É chato isso.
Levar vantagens e isso afasta os turistas . Chegam a ser agressivos . E ainda chamam isso de trabaĺlho . Considero contravenção .
2 LUGARES QUE NUNCA TIVE VONTADE DE CONHECER...BAHIA E RIO DE JANEIRO...
Como moradora da região metropolitana, não recomendo Salvador. Tem lugares muito melhores na Bahia, muito mais bonitos e com pessoas mais educadas inclusive.
Pelo visto deve ser algo cultural em Salvador, já que a prefeitura sabe que existe e nada faz para fiscalizar e coibir.
Eu jamais pisaria num lugar assim.
Não vá mesmo tudo de ruim
Compreendo a falta de grana sua.
@@REBULIÇO54 não é falta de grana falo porque conheço
Já fui em Salvador e isso é insuportável, Ninguém faz nada, Acaba estragando o passeio da gente, Esses ambulantes são chatos de mais
Eu sofri isso em Salvador e fiquei com medo. Não aproveitei nada, só queria ir embora.
Eu amo a obra Gabriela, eu tenho vontade de conhecer Ilhéus, mas Salvador eu tenho medo assim como tenho medo do Rio de Janeiro.
Ainda sim eu ainda irei a todas as capitais do Brasil
Ainda tem gente que visita esse lugar tão perigoso? C é louco cachoeira
Perigoso onde? Polícia para todos os.lados, ambulantes perguntam de boa e sem chegar perto. Todo lugar no mundo tem isso.
Salvador é uma das localidades mais perigosas do país, em dados estatísticos e quem visita aí também fala. Só defende essa cidade os locais.
Salvador é incrível, tem muita história, cultura e belezas naturais e vale a visita uma vez na vida. Mas, de todas as 15 Capitais brasileiras em que já tive a oportunidade de estar, foi onde eu me senti mais desconfortável e menos faço questão de uma segunda visita. Falam do Rio, mas lá é quase primeiro mundo se comparar com a desorganização de Salvador. Parece que o turista anda com um alvo escrito "otário" na testa, em poucos momentos dá pra relaxar, isso estraga totalmente a experiência...
Bahia é um lugar bonito, mas não volto nunca mais, os vendedores são insuportáveis, é uma praga, querem te obrigar a comprar suas mercadorias.
As autoridades não fazem nada.
Fui a Salvador em maio de 24
Tem muitos lugares legais pra conhecer
Mas a insegurança e a perturbação com os vendedores me fizeram riscar Salvador do mapa. Não volto mais lá
Não ando como turista, não me visto como tal, nem olho para a cara de ninguém. Faço carranca para se afastarem de mim.
Isso é terrível, passi o ano novo la, e infelizmente os ambulantes te cercam e te agoniam a comprar isso é muito chato !!
Brasil sendo Brasil e Bahia sendo Bahia. Vai quem quer nesse lugar que cheira mal e não tem nada
Todo mundo comenta que tem cheiro forte de urina
Fala isso para o rio Tietê Kkkkkkkkkk
@@PauloCesar-v7y Até onde se sabe tiete não é um lugar turistico.
Normal, onde tem gente tem imundície, vocês acham que Paris e Madrid é como?
Cheio de odor terrível e saqueadores, fora que também tem esses ambulantes insistentes.
Nunca fui,mas sempre ouvi relatos de assédio.
Eu como profissional da segurança pública em SP , nada que minha .40 não dê educação a eles .
Já cometi o erro de ir em Salvador uma vez. Uma das piores viagens que já fiz. A cidade antiga é muito bonita, mas o tempo todo é você cercado de gente estranha e vendedores chatos. Deus me livre de voltar pra lá.
A pessoa vai passear pra relaxar, pra ter um incômodo desse, é melhor ir para praias desérticas😅
Isso sempre foi assim e a cada ano fica pior, eu deixo eles falando sozinho e continuo andando!!!
Infelizmente essa é uma realidade da maioria dos destinos turísticos e não só no Brasil. Pelo que vi a Europa está bem complicado também.
Sim, temos que fugir de lugares muito turísticos, são sempre ruins. Melhor ir para destinos menos visitados, basta pesquisar um pouco
Eu sou do RJ, uma vez fui a Salvador com minha família e passamos por uma pedinte de rua, não quisemos comprar nada naquele momento e ela começou a falar umas línguas estranhas dizendo que minha família estava amaldiçoada.
Deus é mais
@@alinecarvalho9203 pesado
Isso é bobagem, daria risada
Sou de salvador mais nao moro mais nessa terra so sinto saudade do meu pai dos jeus cafhorros e das praias.
Infelizmente gente ruim tem em todo canto.
Com toda essa situação, Salvador é um dos mais procurados por turistas ❤❤❤
No Rio de Janeiro é a mesma coisa ! Uma coisa insuportável !
Rio de Janeiro é bem pior, pois os ambulantes são cariocas!
Rapaz, eu vivo em Niterói, região metropolitana do Rio, e trabalho no centro da capital. Conheço relativamente bem essa região. Aqui há muitos pedintes e vendedores ambulantes de bala, chiclete etc. As vezes eu fico de saco cheio com tantas abordagens. Mas esse assédio relatado por tantas pessoas que visitam Salvador, eu nunca sofri aqui, nem mesmo em pontos turísticos.
Não é a mesma coisa, na Bahia os ambulantes exige dinheiro, já vi relatos de baiana cobrar o turista por ter tirado foto com ela, vários tipos de assédio.
@@DG-ig1rbpedintes existe no Brasil inteiro, vender é diferente de obrigar o turista a comprar.
😢 verdade viu
Porto seguro virou um inferno por causa desses cara chato
Sou da Bahia e até eu odeio isso também.
Agora, aplicar golpes nas pessoas se tornou uma forma de trabalho? 😂
Salvador e Rio de Janeiro, não entendo o turismo nessas cidades.
Não acredito que isso mudará, é cultural deles. Estive em 2008, nunca mais voltei, infelizmente, pois gostei muito da cidade.
Procure alguém pra pegar um saco de cimento. Ninguém quer.
Estar praticamente impossível visitar Salvador na Bahia porque é uma abordagem implacável de ambulantes,flanelinhas ficam perturbando e tirando a paz dos turistas
Todo lugar tá assim aqui em sp no bras e na 25 de março tb😮😮
Fui pra Salvador, e teve ambulantes que me seguiam, querendo que eu comprasse algo. Fui pra Porto Seguro, e teve ambulante que me cercou, me puxou pelo braço.
Bahia, Ceara, rio de janeiro entre outros são lugares que eu não teria coragem de ir nem com tudo pago a violência e decadência desses lugares vem aumentando de uma forma descomunal parece que foram totalmente esquecidos pelos governantes.
Lugares onde a esquerda está com seus tentáculos há décadas; não tem como ser diferente! Digo pq sou de uma dessas àreas!
@@lucas-sq3ueRJ governado pela esquerda? Vc é fuunnny
@@lucas-sq3ueconcordo
Bom saber, ir pra um lugar com risco de ser roubado e ainda ser incomodado desse jeito, tem muito lugar melhor.
só vir pra Osasco, aqui não tem isso.
Kkkk onde o bixo pega é Osasco
Chamem a polícia. Importunação. Salvador mudou muito minha gente . Infelizmente para pior .
Mudou nada,sempre foi assim
@evt228 Peçam ajuda a eles. Com certeza oos vendedores rapidinho vão parar .
Deixa os painho descansar nas redes
Depender de mim vai ser a única capital que não perco meu tempo e nem gasto meu dinheiro.
Rio, Sao Paulo, Salvador e Recife são cidades que não quero nem pisar o pé.
Onde está o "seu pé" agora?
Tem gente que ainda vai pra la?? Não vou nem que me paguem
Os ambulantes no nordestes acham que os outros são obrigados a comprar ou ouvir o que eles têm pra falar. Irrita até os próprios locais.
Só é ver o número do desemprego em Salvador para entender 😮
Sou soteropolitano e evito frequentar pontos turísticos porque sempre me confundem com um turista. Passo pela mesma insistência de vendedores e, quando explico que sou da cidade, ainda ouço que justamente por isso deveria ajudar. Uma situação bem desagradável.
Depois reclamam que a fiscalização varre geral depois😂😂😂
Quando estive lá pedinte tinha a ousadia de definir valor mínimo de esmola. Para os soteropolitanos dignos eu lamento a situação em que vocês vivem.
Isso não tá sendo só com turista não,o aumento de ambulantes nas ruas e nos ônibus no dia a dia de quem vive em Salvador tá complicado,vezes sobem dois vendedores ambulantes no mesmo ônibus e um espera o outro terminar pra em seguida falar.É por essa e outras que não acredito mais nos dados sobre desemprego que o governo tem passado,o que vemos é totalmente diferente.Dias atrás uma lojinha que sempre ia,fechou as portas e estava com placa de aluga-se.
Pra quem diz que o desgoverno Lula tá diferente do desgoverno Bolsonaro,melhor acordar pra realidade,os únicos aumentos reais que tiveram foram,da criminalidade e das coisas,tá tudo caro.
Tbm já vi isso, dois ambulantes subindo no mesmo ônibus. Eu ajudo como posso, mas de fato é algo triste de se ver.
Salvador não tem um investimento em indústria.
Fui uma vez a Salvador, não sofri esse assédio todo, nem no Pelourinho, mas o que muito me irritou foi a malandragem. A gente acertava o preço de um passeio e na hora de pagar sempre era mais caro. E quando perguntavam de onde éramos, ao responder Belém-PA, era um show de xenofobia e ignorância. Depois fomos pra Morro de São Paulo e Porto Seguro e desses lugares não tenho do que reclamar.