Aquela cena no final, onde os dois soldados caem em uma espécie de porão e parece que ali não existe a guerra. Os dois se encaram como tivessem aquela sensação de "poderíamos ser amigos".
“Guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam, mas não se matam” Erich Hartmann. Esse pensamento é explicito no filme.
PH, meu Pai lutou na Itália. Imagina um rapazinho de 18 anos, sair da roça, no interior da Paraíba e ser lançado à guerra, num frio inimaginável... Obrigada por mais uma análise espetacular. Sua descrição do ambiente burocrático, me lembrou outra guerra recente, esta eu vivi, a da pandemia em janeiro de 2021, em Manaus. Obrigada.
@@valdirzacarias1240 Era guerra de todos meu amigo, estude historia, apenas estude! Caso todos não tivessem se aliado e combatido o nazismo hoje você seria escravo em campo de concentração ou já estaria morto. Alemanha nazista estava avançando e dominando vários Países.
Cara, a cena que ele esfaqueia o rival e depois surge um remorso gigante e depois olhar a fotografia da esposa e filha do soldado francês, aquilo me deu uma tristeza profunda que até hoje penso sobre.
que texto meu amigo, Ph comove, nos faz refleti, odiar, e desacreditar sem antes mesmo de vermos o que o filme tem a dizer! Surpreendente e assustador, gratidão ao seu trabalho!
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e deixaram de viver.
Esse filme é baseado num livro de mesmo nome eu conheci esse livro quando eu estava na faculdade de história. É muito interessante como a ideologia da guerra é colocada nos jovens personagens e depois quando a realidade da guerra é colocada na frente deles é bem triste.
Pois é. Queria que fosse possível que os jovens esquerdistas das faculdades pudessem verificar a realidade da ideologia que eles defendem .. certeza que nunca mais iriam defender esse regime
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e deixaram de viver.
Meu avô e o irmão lutaram na Itália durante a Segunda Guerra. Entrevistei vários veteranos no início dos anos 2000 para escrever um livro com relatos dos combatentes da FEB. Todos tinham o mesmo ponto de vista: a guerra é injusta e brutal e os jovens pagam o preço. Sua crítica sobre o filme é perfeita por enxergar isso de forma tão clara. Parabéns!
@@thaym2650 tudo bem? O nome do livro é Venha Comigo - relatos de veteranos mineiros da FEB sobre a segunda guerra mundial. Pode ser direto comigo. Ainda tenho alguns exemplares aqui.
@@mnarxdf A Participação do Brasil na Itália foi importante e muitos Brasileiros nem sabem disso. A guerra é horrível mas no caso da segunda guerra foi muito importante o combate ao Nazismo. Em alguns relatos os soldados Brasileiros falaram que "A COBRA FUMOU" HEHEH.
*A cena da facada é fantástica. Um enfermeiro comentou Q ficou impactado , que a vítima esfaqueada , se sente exatamente daquela forma* , e no pronto socorro eles precisam virar a vítima de costas para não inundar os pulmões com o sangue, a faca...
Um dos momentos que mais me marcou foi logo no começo, que a alegria foi abatida pela realidade da guerra. Logo depois que eles brincaram de "matar seu primeiro francês", as bombas vieram e, pelos gritos de "quero ir para casa", eu vi o desespero e o arrependimento nos olhos deles, de querer ir embora, e você NÃO PODE, NÃO DÁ, JÁ ERA, era aquilo ou aquilo, não tinha mais opção de volta. E o que antes era brincadeira se transformou em pavor quando o outro cara falou que depois da artilharia vinha a infantaria, e tava ali os franceses que eles tanto queriam.
Esse filme é uma obra de arte, a principal cena que me machucou foi um garoto, sem a mandíbula, sem as mãos, sozinho apenas largado no arame farpado, sem ninguém se importa com ele, já sem vida dps disso nunca mais pensei o mesmo sobre uma guerra
LEIA ATÉ O FINAL. Esse filme é surreal. Traz uma reflexão gigantesca e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal de verdade assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e sonhos que deixaram de ser vividos. A morte do cara no final que achou que ia pra casa é triste demais. 😢 Depois do filme eu agradeci a Deus por não ter nascido em nessa década de 90 e nem antes de 1988 no Brasil. Feliz é essa geração atual que não conhece a guerra.
Terminei agora de assistir e corri pra cá para ver o que o PH tinha para dizer. Filme realmente brutal, e este foi um dos melhores textos do PH. Um primor, a despeito da miséria que é a realidade da guerra.
a jornada do Paul me lembrou a jornada do Flyora do filme Vá e Veja, ambos começam deslumbrados com a ideia de ir para a guerra e acabam destruídos no fim
Um dos melhores filmes do ano pra mim, que coisa linda de filme, é aqueles filmes que vc fica apaixonado dps que assiste, o tempo inteiro pensando nele.
O primeiro livro que li na vida foi este Nada de novo no front, eu li quando ainda era criança e foi um livro que me marcou bastante, e inclusive foi o livro que me fez me interessar tanto por guerras e história
Filme sobre a guerra mais realista e brutal que ja vi. Outros filmes de guerra costumam dar algum destaque ao heroísmo, a uma personagem que sobrevive, à vitória de um dos lados, uma certa esperança ou alguma motivação maior. Esse não. É só morte e desespero mesmo.
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e deixaram de viver. A morte do cara no final que achou que ia pra casa é triste demais. 😢
Li esse livro na adolescência e essa obra foi um dos marcos na minha formação. Na época do cineclubismo assisti o filme de 1930. Essa versão alemã é fantástica. O negociador alemão sabia q aquelas condições francesas eram aviltantes. A história posterior mostrou q ele tinha razão.
@@caiocesardamasceno sou leigo no assunto. Em minha primeira interpretação me pareceu sacanagem com os alemães essa 1° guerra... Qual a sua interpretação disso? Na segunda guerra, em consequência da injustiça com os alemães, vemos o efeito mola em ação.
@@Niko._ a primeira guerra não tem santo ou vilão, não tanto quanto a 2°. Todos os países se odiavam e queriam uma guerra. A primeira guerra foi o verdadeiro resultado da causa-consequencia
Eu chorei quando o soldado alemão morre faltando poucos segundos para cessar fogo! Eu estudo muito sobre as duas guerras e diante de todo aquele cenário, eu NÃO desejo aquilo para ninguém, nem mesmo para os meus inimigos. O que me impressora é como Hitler e seus seguidores, que lutaram nessa terrível guerra ainda tiveram força de vontade de promover outra ainda pior! 😭😭😭😭😭
achei este um filmaço. é muito belo quando pela primeira vez a neve começa a cair e dá espaço para um silêncio que quase deixa surdos os personagens em cena. é um dos poucos momentos de verdadeira quietude do filme.
A trilha sonora impecável e bem repetitiva reflete o cenário dessa guerra, a repetição de batalhas uma atrás da outra sem descanso sem tempo pra lamentações!!
Li o livro com 15 anos e tive a certeza de que teria que reler mais tarde para ter maturidade para entender melhor o que era aquilo. assistirei o mais rápido possível após a sua crítica.
Esse filme é do garalho, poxa fiquei tenso enquanto assistia sabendo sua história real e a verdadeira dualidade mostrada dos nobres e os jovens mortos.
O ódio gera sempre o mais ódio nas pessoas. Como consequência dessa guerra, surge um dos caras mais malignos que já habitou essa Terra e exterminou a vida de milhares de civis inocentes. Sem palavras
1º Guerra Mundial era muito brutal, pra vocês terem uma ideia foi criado radio por causa da 1º guerra mundial, agora você imagina como era ir pra guerra sem nenhum tipo de comunicação...
Parabéns pela colocação! A sua narrativa foi mais interessante que no filme. A explanação de que nas guerras não existem vencedores, e o quanto as guerras são imbecis foi perfeita parabéns pelo roteiro!
P.S.: estava a espera que comentasses o final do filme, porque afinal, guerras é só mesmo isso, morte e destruição, em nome da “honra, glória, ganância e orgulho” dos homens que as fomentam.
Caraca PH, que texto incrível o seu. Que crítica do filme - e social - potente. Senti falta da análise das partes técnicas, mas no fim nem precisou. Uma de duas melhores análises.
Um filme brutal. Para além das proezas dos "filmes de guerra". Um filme bem difícil de ver. Depois de beber uma água cheia de barro, bosta e sangue... tentar matar mais alguém para ganhar mais alguns segundos de vida/terror.
Meu amigo que roteiros espetacular você escreveu para essa analise , acabei de assistir o filme e ele passa essa total angustia e sofrimento da massa da linha de frente apenas recebendo ordens de quem nunca se sujou
Tem uma coisa que acho sempre estranha nesses filme de visão micro, o lado abordado nunca tem um momento de "vitória" digamos assim. estão sempre sendo massacrado por aviões, tanques, bombas, etc. Mas quando mostram o filme do outro lado (nesse caso seriam os franceses), acontece as mesmas coisas vistas no rival e nada dos aviões tanques e bombas que eram arremessadas contra os alemães. Sei que a mensagem é na guerra sempre perdemos, mas o lado retratado sempre parece perder mais.
Um filmaco, um dos melhores do gênero. Muito triste jovens com uma vida inteira pela frente perdendo vidas por decisões de pessoas que não se importam com essas vidas.
Filme muito bom, resenha excelente. A gente realmente sente o peso daquelas situações através da morosidade da narrativa. PH, poderia fazer um vídeo comparando essa versão com as anteriores, de 1930 e 1979...
Só um complemento: ao final do filme, o soldado nem coleta a plaqueta de identificação do Paul, ou seja, bem lembrado nos livros/lista de mortos ele será. Este filme é uma arte. Este filme doeu na alma, ainda mais sabendo que foi exatamente assim - pra pior!
Esse filme faz a gente continuar pensando nele depois que termina, assimilando tudo o que assistimos, toda aquela realidade representada. Senti novamente essa emoção na sua análise. Muito bom!
adorei sua descrição!infelismente este filme e pra ascistir so uma vez,muito triste, ate entender o nome sim,nada de novo no front,nao e que nao acontece nada,e que nao fica ninguem vivo,os novo morre tudo,filme triste!
No preimeiro filme, também foi assim, um grupo de garotos q haviam terminado o colégio e foram para guerra com esperança/enganação de conquista e Glória da França e países vizinhos.
Carai, PH, suas análises são lindas e profundas. Esse, sem dúvidas, foi um dos melhores filmes de todos os tempos. Vai pra Videoteca, com certeza. Parabens. É sempre bom estar por aqui.
Esse filme mudou minha perspectiva sobre guerras, me mostrou o quanto são nefastas comandadas por velhos ignorantes e levadas face a face por inocentes enganados por uma falsa ideia de razão
ph se colocar uma trila sonora no video dele aqui ficaria uma obra prima! que fala! que tom de voz com picos de altos de e baixos hora com empolgação outra hora com enfases, de fato uma obra prima diferenciado tudo que assisto venho aqui ver mais um novo video parece que fica completo oque acabei de assistir! incrivel sucesso meu querido!
Rpz só digo uma coisa esse filme faz vc pensar diferente pq quando vc assistir os filmes americanos sei lá da vontade de entrar né uma guerra e ser o herói kkkkk aqui vc ver como realmente a guerra funciona
Parabéns pela análise do filme . As Imagens do filme são bem fortes e o tocar repetido da guitarra diante das cenas densas é hipnotizante. O paradoxo entre os soldados e vida de ostentação daqueles que decidiam os rumos da guerra e visceral. O pior de tudo, que embora o filme retrate a primeira guerra Mundial, esse tipo de situacao se faz presente hoje em vários cenários : educação, saúde segurança pública.
Assisti a tua crítica de The Bear e agora este, na sequência, e.... cara, como seu texto está maravilhoso! Praticamente um poema tuas análises. Parabéns! Curto demais teu trabalho.
em termos de narrativa e auteridade, Nada de Novo no Front transformou o 1917 em um filme Sessão da Tarde. não desmerecendo esse último, a produção da Netflix é mais crua, mais perto, até demais, mais dolorida, suja e angustiante... traz o impacto brutal que eram as trincheiras e as relações humanas entre camaradas e inimigos.
Te acompanho desde os vídeos de Game of Thrones que eram excelentes, mas nesse aqui vc foi magnífico 👏👏👏👏👏👏 suas análises são especiais e poéticas, cada dia melhor. Vc merece muito sucesso !
PH do céu. Sou teu fã. Não tem ninguém que eu tenha visto recentemente que faça comentários com essa profundidades e clareza de entendimento. Parabéns mesmo.
PH tem o dom da oratória! Seus textos difundem e expressam tão bem as camadas de cada cena, com mensagens subliminares sobre a tristeza e falta de esperança vivenciada por Paul e seus colegas. O contraste entre aqueles que tinham tudo e outros que tinham tão pouco e que apesar disso mantinham união, respeito, integridade e carinho por sua pátria mesmo que isso custasse suas vidas.
pequena nota de correção: em 1918, a russia já tinha capitulado com a alemanha, pq estava em "guerra civil"(haviam 14 potencias estrangeiras ao lado do czar) desde 1917, com a revolução.
Excelente crítica PH! Filmaço! Amei a sequência de imagens com sons metálicos e graves, ensurdecedoras que caracterizam o front e as trincheiras em contraste inquietante das cenas em silêncio da opulência e "esbórnia" de quem manda! Não tenho muita memória do primeiro de 1930 (mas já o encontrei aqui no YT, dublado em português do Brasil e eu prefiro ver os filmes com legendas), só me lembro mesmo do fim... da agonia do soldado que é mandado combater já sabendo que o armistício estava assinado e entraria em vigor dentro de pouco tempo... precisamente para a esbórnia dos poderosos! Precisamente a atitude do Marechal que manda os soldados combaterem até as 11hrs da manhã será o reflexo da Alemanha pós primeira Grande guerra, uma Alemanha não derrotada, mas rendida (pior que perder a guerra, é ser rendido na guerra; reconhecer a derrota, não é o mesmo que ser derrotado); a "humilhação" que leva à ascensão do fascismo, a "humilhação" retratada em praticamente boa parte do expressionismo alemão entre guerras. Afinal a "desumanização" da arte era não mais que o espelho da desumanização do ser humano! Continuação de bom trabalho!
Aquela cena no final, onde os dois soldados caem em uma espécie de porão e parece que ali não existe a guerra. Os dois se encaram como tivessem aquela sensação de "poderíamos ser amigos".
Foi o comentario mais Real q Ja li. Realmente um final triste mostrando que tudo aquilo no final foi em vão
: (
“Guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam, mas não se matam” Erich Hartmann. Esse pensamento é explicito no filme.
1 guerra Mundial , causas foram mais por causas das birrinhas das monarquias da época
A historia do homem começou com guerras e vai terminar com a guerra.
PH, meu Pai lutou na Itália. Imagina um rapazinho de 18 anos, sair da roça, no interior da Paraíba e ser lançado à guerra, num frio inimaginável...
Obrigada por mais uma análise espetacular.
Sua descrição do ambiente burocrático, me lembrou outra guerra recente, esta eu vivi, a da pandemia em janeiro de 2021, em Manaus. Obrigada.
Seu pai lutou na guerra dos outros, que desperdício!
@@valdirzacarias1240 Era guerra de todos meu amigo, estude historia, apenas estude! Caso todos não tivessem se aliado e combatido o nazismo hoje você seria escravo em campo de concentração ou já estaria morto. Alemanha nazista estava avançando e dominando vários Países.
guerra nunca e util pra ninguem,ate mesmo quem ''ganha'' perde ...so tem vitimas
Cara, a cena que ele esfaqueia o rival e depois surge um remorso gigante e depois olhar a fotografia da esposa e filha do soldado francês, aquilo me deu uma tristeza profunda que até hoje penso sobre.
Eu tbm mano :(
Chorei nessa parte.
Essa parte é muito forte.
É muito triste Mesmo. Era um pai, um marido...eu pensei cono ele ia viver com aquele remorso. Na guerra não tem nada de novo mesmo... só sofrimento
Real
que texto meu amigo, Ph comove, nos faz refleti, odiar, e desacreditar sem antes mesmo de vermos o que o filme tem a dizer! Surpreendente e assustador, gratidão ao seu trabalho!
Verdade
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e deixaram de viver.
Esse filme é baseado num livro de mesmo nome eu conheci esse livro quando eu estava na faculdade de história. É muito interessante como a ideologia da guerra é colocada nos jovens personagens e depois quando a realidade da guerra é colocada na frente deles é bem triste.
Pois é. Queria que fosse possível que os jovens esquerdistas das faculdades pudessem verificar a realidade da ideologia que eles defendem .. certeza que nunca mais iriam defender esse regime
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e deixaram de viver.
Mas não tem nada do livro, totalmente diferente
O filme mostra que é impossível voltar de uma guerra vivo... você pode voltar respirando, mas não vive mais.
Real
Meu avô e o irmão lutaram na Itália durante a Segunda Guerra. Entrevistei vários veteranos no início dos anos 2000 para escrever um livro com relatos dos combatentes da FEB. Todos tinham o mesmo ponto de vista: a guerra é injusta e brutal e os jovens pagam o preço. Sua crítica sobre o filme é perfeita por enxergar isso de forma tão clara. Parabéns!
Link do livro, por favor.
Já quero ler seu livro.
Onde acho? Qual o nome?
@@thaym2650 tudo bem? O nome do livro é Venha Comigo - relatos de veteranos mineiros da FEB sobre a segunda guerra mundial. Pode ser direto comigo. Ainda tenho alguns exemplares aqui.
@@mnarxdf A Participação do Brasil na Itália foi importante e muitos Brasileiros nem sabem disso. A guerra é horrível mas no caso da segunda guerra foi muito importante o combate ao Nazismo. Em alguns relatos os soldados Brasileiros falaram que "A COBRA FUMOU" HEHEH.
*A cena da facada é fantástica. Um enfermeiro comentou Q ficou impactado , que a vítima esfaqueada , se sente exatamente daquela forma* , e no pronto socorro eles precisam virar a vítima de costas para não inundar os pulmões com o sangue, a faca...
Um dos momentos que mais me marcou foi logo no começo, que a alegria foi abatida pela realidade da guerra.
Logo depois que eles brincaram de "matar seu primeiro francês", as bombas vieram e, pelos gritos de "quero ir para casa", eu vi o desespero e o arrependimento nos olhos deles, de querer ir embora, e você NÃO PODE, NÃO DÁ, JÁ ERA, era aquilo ou aquilo, não tinha mais opção de volta. E o que antes era brincadeira se transformou em pavor quando o outro cara falou que depois da artilharia vinha a infantaria, e tava ali os franceses que eles tanto queriam.
Rapaz!!!! Essa sua análise foi uma catarse!!! Parabéns! Sensacional! Se arte não for para nos sensibilizar, não é arte!!!
Esse filme é uma obra de arte, a principal cena que me machucou foi um garoto, sem a mandíbula, sem as mãos, sozinho apenas largado no arame farpado, sem ninguém se importa com ele, já sem vida dps disso nunca mais pensei o mesmo sobre uma guerra
Filme top, amo as histórias reais, sobre as grandes guerras mundiais!
LEIA ATÉ O FINAL. Esse filme é surreal. Traz uma reflexão gigantesca e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal de verdade assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e sonhos que deixaram de ser vividos. A morte do cara no final que achou que ia pra casa é triste demais. 😢 Depois do filme eu agradeci a Deus por não ter nascido em nessa década de 90 e nem antes de 1988 no Brasil. Feliz é essa geração atual que não conhece a guerra.
Angustiante a expressão do ator caminhando para a morte iminente. Até a fotografia nos mostra o desejo de retornar a razão.
Adorei. O filme não alivia em nenhum momento... (nem pro espectador e nem pro protagonista). Pesado. 😶👏
Terminei agora de assistir e corri pra cá para ver o que o PH tinha para dizer. Filme realmente brutal, e este foi um dos melhores textos do PH. Um primor, a despeito da miséria que é a realidade da guerra.
a jornada do Paul me lembrou a jornada do Flyora do filme Vá e Veja, ambos começam deslumbrados com a ideia de ir para a guerra e acabam destruídos no fim
Pensei a mesma coisa !
Um dos melhores filmes do ano pra mim, que coisa linda de filme, é aqueles filmes que vc fica apaixonado dps que assiste, o tempo inteiro pensando nele.
O primeiro livro que li na vida foi este Nada de novo no front, eu li quando ainda era criança e foi um livro que me marcou bastante, e inclusive foi o livro que me fez me interessar tanto por guerras e história
Fui ver esse filme sem esperar nada e ele me entregou tudo. 👏🏽👏🏽👏🏽 Maravilhoso
Filme sobre a guerra mais realista e brutal que ja vi. Outros filmes de guerra costumam dar algum destaque ao heroísmo, a uma personagem que sobrevive, à vitória de um dos lados, uma certa esperança ou alguma motivação maior. Esse não. É só morte e desespero mesmo.
Adorei este filme… e tive exatamente as mesmas percepções. É bastante angustiante cada momento, cada diálogo cada cena.
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade que muitos jovens e pessoas vieram e deixaram de viver. A morte do cara no final que achou que ia pra casa é triste demais. 😢
Li esse livro na adolescência e essa obra foi um dos marcos na minha formação. Na época do cineclubismo assisti o filme de 1930. Essa versão alemã é fantástica. O negociador alemão sabia q aquelas condições francesas eram aviltantes. A história posterior mostrou q ele tinha razão.
Até o presidente os EUA da época avisou que o Tratado de Versalhes era o prelúdio de uma nova guerra.
Os franceses não quiseram ouvir.
@@caiocesardamasceno sou leigo no assunto. Em minha primeira interpretação me pareceu sacanagem com os alemães essa 1° guerra... Qual a sua interpretação disso?
Na segunda guerra, em consequência da injustiça com os alemães, vemos o efeito mola em ação.
@@Niko._ a primeira guerra não tem santo ou vilão, não tanto quanto a 2°. Todos os países se odiavam e queriam uma guerra. A primeira guerra foi o verdadeiro resultado da causa-consequencia
Filmes que retratam guerras sempre me deixam sem palavras...me fazem refletir....como as pessoas chegam à este ponto? Tudo muito triste.
Esse filme é uma obra-prima.
Esse filme merece um Oscar
só fui ver o filme pois já havia lido o Livro. No livro ainda senti mais ainda o vazio da guerra e da morte. Recomendo muito para lerem
Que filmão ! Que venha o Oscar !
Melhor filme da I Guerra que já vi. Bateu 1917. Acho que vem Oscar aí, heim?
o primeiro filme dos anos 30 é bem melhor que esse novo
Esse filme é surreal. Traz uma reflexão surreal e no final quebrou a expectativa. Fiquei mal assistindo por lembrar da dura realidade
1917 é um filme bem bonito, muito bem montado, cheio de planos sequência bem longos, mas é mais entretenimento que esse, que é muito amargo.
@@juniormorais9411 Não acho , nenhum deles é superior ao outro , todos são magistrais de modos diferentes
Eu chorei quando o soldado alemão morre faltando poucos segundos para cessar fogo! Eu estudo muito sobre as duas guerras e diante de todo aquele cenário, eu NÃO desejo aquilo para ninguém, nem mesmo para os meus inimigos. O que me impressora é como Hitler e seus seguidores, que lutaram nessa terrível guerra ainda tiveram força de vontade de promover outra ainda pior! 😭😭😭😭😭
Filme muito realista sobre a guerra, e como tudo acaba pra quem está ali no momento.
Que filme! Que visual, cada "shot" é perfeito
achei este um filmaço. é muito belo quando pela primeira vez a neve começa a cair e dá espaço para um silêncio que quase deixa surdos os personagens em cena. é um dos poucos momentos de verdadeira quietude do filme.
Rapaz, isso não é um crítica, é um poema! Pqp... Assistir à esse vídeo logo após assistir ao filme é incrivelmente profundo.
A trilha sonora impecável e bem repetitiva reflete o cenário dessa guerra, a repetição de batalhas uma atrás da outra sem descanso sem tempo pra lamentações!!
Li o livro com 15 anos e tive a certeza de que teria que reler mais tarde para ter maturidade para entender melhor o que era aquilo. assistirei o mais rápido possível após a sua crítica.
Esse filme é do garalho, poxa fiquei tenso enquanto assistia sabendo sua história real e a verdadeira dualidade mostrada dos nobres e os jovens mortos.
Você é o melhor. Capta exatamente as mesmas emoções que eu em qualquer filme
O ódio gera sempre o mais ódio nas pessoas. Como consequência dessa guerra, surge um dos caras mais malignos que já habitou essa Terra e exterminou a vida de milhares de civis inocentes. Sem palavras
1º Guerra Mundial era muito brutal, pra vocês terem uma ideia foi criado radio por causa da 1º guerra mundial, agora você imagina como era ir pra guerra sem nenhum tipo de comunicação...
Parabéns pela colocação! A sua narrativa foi mais interessante que no filme. A explanação de que nas guerras não existem vencedores, e o quanto as guerras são imbecis foi perfeita parabéns pelo roteiro!
P.S.: estava a espera que comentasses o final do filme, porque afinal, guerras é só mesmo isso, morte e destruição, em nome da “honra, glória, ganância e orgulho” dos homens que as fomentam.
fui sem esperar nada e me surpreendi, foda demais
O que mais gostei nesse filme, é que não tem ABSOLUTAMENTE NADA de heróico. NADA.
um dos melhores do ano
Caraca PH, que texto incrível o seu. Que crítica do filme - e social - potente. Senti falta da análise das partes técnicas, mas no fim nem precisou. Uma de duas melhores análises.
Um filme brutal. Para além das proezas dos "filmes de guerra". Um filme bem difícil de ver.
Depois de beber uma água cheia de barro, bosta e sangue... tentar matar mais alguém para ganhar mais alguns segundos de vida/terror.
Meu amigo que roteiros espetacular você escreveu para essa analise , acabei de assistir o filme e ele passa essa total angustia e sofrimento da massa da linha de frente apenas recebendo ordens de quem nunca se sujou
Tem uma coisa que acho sempre estranha nesses filme de visão micro, o lado abordado nunca tem um momento de "vitória" digamos assim. estão sempre sendo massacrado por aviões, tanques, bombas, etc. Mas quando mostram o filme do outro lado (nesse caso seriam os franceses), acontece as mesmas coisas vistas no rival e nada dos aviões tanques e bombas que eram arremessadas contra os alemães. Sei que a mensagem é na guerra sempre perdemos, mas o lado retratado sempre parece perder mais.
Um filmaco, um dos melhores do gênero. Muito triste jovens com uma vida inteira pela frente perdendo vidas por decisões de pessoas que não se importam com essas vidas.
Filme muito bom, resenha excelente. A gente realmente sente o peso daquelas situações através da morosidade da narrativa. PH, poderia fazer um vídeo comparando essa versão com as anteriores, de 1930 e 1979...
Cada hora que aparecia esses banquetes, e comidas, e os caras comendo, me dava mais ódio. O desprezo pela vida dos outros, é revoltante.
Só um complemento: ao final do filme, o soldado nem coleta a plaqueta de identificação do Paul, ou seja, bem lembrado nos livros/lista de mortos ele será. Este filme é uma arte. Este filme doeu na alma, ainda mais sabendo que foi exatamente assim - pra pior!
Esse filme é demais. Incrivel. Passei o dia pensando nele.
Esse filme faz a gente continuar pensando nele depois que termina, assimilando tudo o que assistimos, toda aquela realidade representada.
Senti novamente essa emoção na sua análise. Muito bom!
Assisti esse filme esse fim de semana,um filme forte que até agora está na minha mente.
adorei sua descrição!infelismente este filme e pra ascistir so uma vez,muito triste, ate entender o nome sim,nada de novo no front,nao e que nao acontece nada,e que nao fica ninguem vivo,os novo morre tudo,filme triste!
A cada texto mais encantada! Hj estou sem palavras pra me explicar, mas minha mente borbulha, e meu coração sente.
No preimeiro filme, também foi assim, um grupo de garotos q haviam terminado o colégio e foram para guerra com esperança/enganação de conquista e Glória da França e países vizinhos.
Carai, PH, suas análises são lindas e profundas. Esse, sem dúvidas, foi um dos melhores filmes de todos os tempos. Vai pra Videoteca, com certeza. Parabens. É sempre bom estar por aqui.
Em pensar q milhões de pessoas milhões de lembranças milhões de histórias foram encerradas por atos de outras pessoas
O que aprendi nesse filme é que não há Glória, nem nobreza na guerra, só tristeza
Esse filme mudou minha perspectiva sobre guerras, me mostrou o quanto são nefastas comandadas por velhos ignorantes e levadas face a face por inocentes enganados por uma falsa ideia de razão
Estava na dúvida de ver ou não este filme, mas depois desse texto... apenas meu singelo parabéns e obrigado pela critica maravilhosa
PH - Estou esperando sua análise sobre Atlanta 1 2 e 3 temporadas, essa série merece sua critia, nos ajude aí.... Abraço e boa sorte!
Grande crítica PH. Bravo. Pensar que uma guerra igual está acontecendo na Ucrânia ...
ph se colocar uma trila sonora no video dele aqui ficaria uma obra prima! que fala! que tom de voz com picos de altos de e baixos hora com empolgação outra hora com enfases, de fato uma obra prima diferenciado tudo que assisto venho aqui ver mais um novo video parece que fica completo oque acabei de assistir! incrivel sucesso meu querido!
Cara que poder PH...vc transcreveu em palavras tudo que eu sentir e pensei sobre esse filme...
Parabéns
Rpz só digo uma coisa esse filme faz vc pensar diferente pq quando vc assistir os filmes americanos sei lá da vontade de entrar né uma guerra e ser o herói kkkkk aqui vc ver como realmente a guerra funciona
Parabéns pela análise do filme . As Imagens do filme são bem fortes e o tocar repetido da guitarra diante das cenas densas é hipnotizante. O paradoxo entre os soldados e vida de ostentação daqueles que decidiam os rumos da guerra e visceral. O pior de tudo, que embora o filme retrate a primeira guerra Mundial, esse tipo de situacao se faz presente hoje em vários cenários : educação, saúde segurança pública.
Esse filme é bem triste e impactante.
Assisti a tua crítica de The Bear e agora este, na sequência, e.... cara, como seu texto está maravilhoso! Praticamente um poema tuas análises. Parabéns! Curto demais teu trabalho.
Que filme foda, não tenho um ponto a criticar nesse filme, simplesmente um dos melhores do gênero.
em termos de narrativa e auteridade, Nada de Novo no Front transformou o 1917 em um filme Sessão da Tarde. não desmerecendo esse último, a produção da Netflix é mais crua, mais perto, até demais, mais dolorida, suja e angustiante... traz o impacto brutal que eram as trincheiras e as relações humanas entre camaradas e inimigos.
simmmm, pensei exatamente igual!!!
1917 só é bom visualmente, a historia é bem qualquer coisa.
Texto incrível, profundo e cativante. Excelente análise, obrigado!
Cara análise excelente do seu vídeo parabéns, vim ver pra usar na minha aula sobre o filme que estou passando. Excelente a sua visão, obrigado!
Parabéns pela crítica! Um dos melhores filmes do ano desde já!
Te acompanho desde os vídeos de Game of Thrones que eram excelentes, mas nesse aqui vc foi magnífico 👏👏👏👏👏👏 suas análises são especiais e poéticas, cada dia melhor. Vc merece muito sucesso !
Que texto incrível, puta que pariu, com o perdão da expressão. Parabéns pelo vídeo!!!!!
Nem assisti ainda e ousei ver a crítica do PH...vou assistir ❤️
Valeu PH!! Tava louco pra ver sua análisis desse filmaço!!! 👏🏾👏🏾🙏🏾 Você e FODA!
Baita filme! Cada detalhe é chocante... As imagens são reais na visão infernal de quem está exposto!
PH do céu. Sou teu fã. Não tem ninguém que eu tenha visto recentemente que faça comentários com essa profundidades e clareza de entendimento. Parabéns mesmo.
Análise explêndida, PH. A minha percepção da guerra nas suas palavras 👏👏👏👏👏👏
PH tem o dom da oratória!
Seus textos difundem e expressam tão bem as camadas de cada cena, com mensagens subliminares sobre a tristeza e falta de esperança vivenciada por Paul e seus colegas.
O contraste entre aqueles que tinham tudo e outros que tinham tão pouco e que apesar disso mantinham união, respeito, integridade e carinho por sua pátria mesmo que isso custasse suas vidas.
Perceberam um helicóptero ao fundo aprox. aos 50 min do filme? Se não me engano só no final dos anos 30 foi criado o 1o helicóptero funcional.
Que análise cara….te falar que você é bom, mtu bom!
Lindo uso das palavras 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Já figura na minha lista de MELHORES DO ANO!
Caraiooooo... PH que analise meu irmão, cada vez mais surpreendente. Showwwwww!!!!
Esse filme me mostrou que eu realmente não curto filmes de guerra.
Parabéns PH ,seu comentário foi fantástico, eu assisti o filme ontem , uma verdadeira obra de arte, o melhor filme do ano .
Excelente comentário,e o filme é sensacional, obrigado por esse texto.
Filme muito bom..soh achei muito arrastado..mas parece q isso foi propositadamente para sentir cada impacto.Adoro suas análises.
pequena nota de correção: em 1918, a russia já tinha capitulado com a alemanha, pq estava em "guerra civil"(haviam 14 potencias estrangeiras ao lado do czar) desde 1917, com a revolução.
Excelente crítica PH!
Filmaço!
Amei a sequência de imagens com sons metálicos e graves, ensurdecedoras que caracterizam o front e as trincheiras em contraste inquietante das cenas em silêncio da opulência e "esbórnia" de quem manda!
Não tenho muita memória do primeiro de 1930 (mas já o encontrei aqui no YT, dublado em português do Brasil e eu prefiro ver os filmes com legendas), só me lembro mesmo do fim... da agonia do soldado que é mandado combater já sabendo que o armistício estava assinado e entraria em vigor dentro de pouco tempo... precisamente para a esbórnia dos poderosos!
Precisamente a atitude do Marechal que manda os soldados combaterem até as 11hrs da manhã será o reflexo da Alemanha pós primeira Grande guerra, uma Alemanha não derrotada, mas rendida (pior que perder a guerra, é ser rendido na guerra; reconhecer a derrota, não é o mesmo que ser derrotado); a "humilhação" que leva à ascensão do fascismo, a "humilhação" retratada em praticamente boa parte do expressionismo alemão entre guerras. Afinal a "desumanização" da arte era não mais que o espelho da desumanização do ser humano!
Continuação de bom trabalho!
Ja dizia engenheiros do Hawaii: " facil mandar a troca atacar da tela de um computador "
Que resenha incrível, PH! Você é um dos melhores do Brasil.
Muito boa análise, mas Ph, a guerra é isso, só os mortos em combate veem o fim da guerra, oq há mais gratificante do que isso?