Meu tataravô esteve nesta guerra e vendeu tudo o que tinha para ir embora da Alemanha, para que nenhum de seus filhos tivessem que participar na segunda guerra. Preciso ler este livro, mas será inevitável não imagina-lo nessas situações.
Meu bisavô também lutou na Grande Guerra e se mudou para o Brasil em 1935. Tinha muita dificuldade de dormir uma noite inteira depois de voltar do front.
Uma curiosidade sobre Erich Maria Remarque é que ele foi casado com a atriz americana Paulette Goddard (conforme mencionado no vídeo). Mas o lado curioso é que ela anteriormente havia sido casada com Charles Chaplin. Diferentemente de suas outras ex-esposas, Chaplin manteve amizade com Paulette até o final de sua vida. Quando Chaplin foi expulso dos EUA nos anos 50 (por ser considerado comunista pelos "macarthistas") ele se mudou para a Suíça, justamente próximo do lugar onde Paulette e Erich Maria Remarque moravam. Na biografia de Chaplin diz que eles costumavam se visitar.
@@KAS078 De nada. Aliás, para quem quiser saber mais sobre a biografia de Charles Chaplin quero deixar como dica o filme "Chaplin", com Robert Downey Jr maravilhoso no papel principal. Ele foi indicado ao Oscar por esse papel. Infelizmente não ganhou mas merecia muito.
Esse livro realmente é impactante, recomendo para todo mundo! Recentemente descobri que ele tem uma continuação, chamada O CAMINHO DE CASA, contando o que e como os soldados que retornaram seguiram suas vidas. Não tem edição nova, claro, comprei usado na EV.
Li esse livro na minha adolescência e olha... até hoje as lembranças me impactam. Chorei muito ao lê-lo, tudo o que eu queria era abraçá-los, em tantos momentos...Que livro, pessoal, recomendo MUITO!
Assim como muitos aqui, li na adolescência, mais precisamente no início da adolescência, durante férias de verão na casa dos meus tios, literalmente no meio do mato, na zona rural de São Joaquim - SC. Meu primo tinha uma coleção de "grandes romances" (acho que NÃO ERA do Círculo do Livro, as capas eram muito bem feitas, usando fotografias e não ilustrações toscas, como era o padrão dos anos 80). Tinha O Ateneu (que tinha lido e não gostado e reli e amei), O Salário do Medo (que me deu uma agonia enorme), A Boa Terra (que achei fascinante e reli inúmeras vezes) e Nada de Novo no Front. Sejam quais foram os critérios usados para essa seleção, o fato é que aqueles livros foram uma espécie de portal naquelas férias de verão. Nunca mais esqueci nenhum deles. Nada de Novo.... foi o que serviu como um soco no estômago.
Olá Tati!! Eu não li este livro ainda, mas assisti ao filme, e de tantos assuntos de guerra que lemos ou assistimos, este me soou o mais familiar. Meu avô foi pracinha, ele ainda muito jovem, iludido, sem saber o que era uma guerra, no caso do meu foi a 2° GM, fez de tudo pra conseguir se alistar no exército e pro seu azar foi convocado pra ir pra Guerra. Hoje pra nós da família é o nosso orgulho, nosso herói, mas pra ele, claro, foi um trauma, uma tristeza que marcou sua vida e o afetou drasticamente. Vejo que esta história retrata algo similar, mesmo uma se tratando da 1 e outra da 2°, porque de ambas as formas estes meninos não imaginavam o que estavam fazendo e o que acarretaria em suas vidas. 😔
Valeu, Tati! Estava mesmo querendo retomar a leitura de ficção, pois venho de uma leitura da biografia do barão do Rio Branco, os intelectuas na idade média, do Le Goff, e estou lendo o história do Brasil do Helio Vianna. Vi seu vídeo ontem e já matei o livro agora há pouco. Livrao. "Um pequeno soldado e uma boa voz; se alguém o acariciasse talvez já não o compreendesse, este soldado com as grandes botas e o coração endurecido, que marcha porque usa botas, e porque se esqueceu de tudo - só sabe marchar".
Pesado Tati. Dá uma lida no Continente Selvagem do Keith Lowe. Livro sobre o pós segunda guerra. Fiquei em dúvida, realmente, se algumas pessoas talvez sejam demônios na terra.
Tati, por causa de vc comecei a me interessar mais pela primeira guerra do que pela segunda. Mais um livro pra minha wishlist pra enteder um pouco mais sobre a situação da época.
Também li o livro na minha adolescência : ) O livro é tão envolvente que a gente se sente parte do grupo de soldados, as descriçoes também são impactantes
Li o livro há pouco tempo e foi favoritado, agora falta assistir as adaptações. Leitura pesadíssima vendo aqueles jovens perdendo a inocência e a vida por uma guerra em que as pessoas comuns são as que pagam o preço.
@@jacksonpimentel4721 ah mas não vou assistir para comparar rs. Gosto muito de acompanhar as adaptações, mas geralmente os livros são melhores mesmo, no entanto existem as boas surpresas por exemplo O último dos moicanos, o filme é 1000 vezes melhor do que o livro ( minha opinião ok).
Não tenho estrutura para ler livros assim. 😐 Mas pessoas que têm essa estrutura são necessárias. Alguém precisa transmitir essas memórias. Obrigada, Tatiana.
Eu penso que por mais difícil que seja ler este tipo de livro é o mínimo que podemos fazer pelos autores. Suas histórias precisam ser conhecidas e talvez diminua o fardo sobre seus ombros.
Gente, esse é o tipo de livro que fura qualquer fila aqui em casa! Eu sei que vou entrar de cabeça e que não vou mais esquecer as cenas, mas eu acho tão necessário!!
Primeiro livro que eu li antes da Tati. Hehehehe Acho que ele está falando dos baixinhos lembrando de Napoleão. A parte que mais me tocou foi quando ele está frente a frente com o francês e vê que ele é tão humano quanto ele.
Excelente resenha, Tati. Deu pra perceber que vc se emociona em alguns momentos. Acabei de assistir ao filme e realmente me impactou muito. Um dos melhores filmes de 2022 e na minha opinião, melhor que 1917. O ator deveria ganhar o Oscar, se esse prêmio realmente fosse sério.
Um dos meus favoritos da vida que sempre recomendo com as mais altas ressalvas. O tormento dos cavalos também pra mim uma cena inesquecível. Obrigado pelo vídeo!
Tati, quero recomendar a vc e aos inscritos do canal para seguirem o canal da Juliane, que se chama Vá e Veja. Fala sobre Literatura e História. É muito bom o canal dela viu. Tem muitas dicas de livros, e ela é uma gracinha de pessoa!
Eu assisti o filme e gostei mto. Mas, ouvindo vc ler alguns trechos do livro q o inspirou, da uma vontade enorme de poder tb ler esse livro. Acho q o livro deve dar de dez a zero no filme. Adorei sua resenha. Parece até q qdo vc está lendo a gente lá no ambiente q eh descrito. Parabéns amo ver seus vídeos maravilhosos 👏👏👏👏😍😍😍
Resenha sensacional! Fui fotojornalista de guerra por vários anos e atualmente estou revisitando minhas memórias de guerra para produzir algumas obras de arte e esse livro com certeza vai fazer parte de todo esse processo. Estar no front é algo que marca e que levamos para toda a vida… Obrigada pela indicação, pelo vídeo INCRÍVEL. Seu canal é realmente especial. 👏👏👏
Li esse livro em 2004, como livro obrigatório da disciplina de história no 2 ano do ensino médio pra complementar o estudo da 1GM! Não reli novamente mas preciso urgente pq amei demais a primeira leitura. Muito bom ver a resenha dele aqui! 🤍
Bom dia, Tati! Esses trechos que vc leu tbm me marcaram demais. É um livro curto mas tão intenso! A posição política, tanto de crítica aos políticos e à sociedade, também chamou muito minha atenção. É inevitável a gente sair dessa leitura carregando mil reflexões.
Gente, como nenhum dos meus amigos leu esse livro e eu não tenho ninguém para comentar sobre, estou voltando aqui após a leitura para dizer que definitivamente não esperava aquele final. Tentei procurar na internet se o autor havia se manifestado sobre, mas não encontrei nada. Tô muito impactada e acho que só vou conseguir começar outro livro amanhã, hehe.
Oi, Tatiana! Assim que termino de ler um livro costumo ouvir sua opinião, pois você nos presenteia com comentários curiosos e sinceros, além, é claro, do seu jeito empolgado quando curte uma obra. Coordeno um grupo de leituras e, por isso, muitas vezes colho dicas de livro para o nosso grupo ler.
Que bom que você leu esse livro em seguida do Você Escolhe! Eu votei no O que há de errado com o mundo, mas, com essa resenha, Nada de novo no Front me ganhou, já quero ler!!
Realmente! O filme se apega a alguns detalhes do livro e se aprofunda nesses detalhes. O filme é maravilhoso, mas o livro traz diversos cenários não explorado no filme.
Um dos meus assuntos preferidos. Tati, recomendo “A beleza e a dor”, de Peter Englund, baseado em cartas e diários de 19 pessoas que viveram a Primeira Grande Guerra.
Esse livro é maravilhos! Um dos meus favoritos da vida. É uma leitura pesada que te faz pensar muito no que realmente é uma guerra. O vídeo, como sempre, muito enriquecedor! 😊
Fato interessante as baionetas eram "perdidas" pois elas eram tem formato triângular, ou seja quando ele furava ela causava muito mais dado... era uma arma cruel e, caso um soldado alemão fosse pego com uma delas.... seria bem ruim... por isso eles usam mais a pá afiada....
Antes do filme lançar, queria ler o livro. Depois que o filme lançou, ficarei com o filme. Mas uma resenha tão positiva me provoca a ler o livro também.
Estou no finalzinho de "Soldados Rasos", economizando as páginas, gostei bastante, esse coloquei na minha listinha desde a última Live de Mrs. Dalloway, quando você comentou dele. Entretanto, pelo que puder perceber em sua resenha, é uma leitura bem pesada - essa parte dos cavalos acabou com o meu coraçãozinho - mas vamos lá. Pretendo lê-lo!
Tem um video do canal Wendigoon chamado "The Most Disturbing Black & White Movie Ever Made" que é um video analise e discussão sobre a primeira adaptação desse livro para o cinema. Eu indico muito assistirem que ele da informações extras sobre as filmagens e a historia. Só avisando que eles fala do filme inteiro, então tem "spoilers". Mas honestamente, essa historia é basicamente um livro de memorias, então sei se podemos chamar as desfechos de "spoilers"
Livro sensacional, Tatiana. Não é o meu livro de cabeceira por causa do terror contido. Muito atual e relevante, até hoje. Mas o filme da Netflix não chega aos pés... Existe uma espécie de continuação (O CAMINHO DA VOLTA), dificílimo de encontrar, mesmo em Sebos. Abraço e parabéns pela relevância do seu canal.
Nunca li mas me lembrou bastante o manga de gen pés descalços, ou autor é um sobrevivente da bomba de hiroshima, e o manga é bem autobiográfico, o autor ainda teve problema com perseguição pra publicar porque na época tentou se diminuir o que foi as bombas e também tem o aspecto de desertores da guerra serem igualmente caçados pelo próprio governo japonês
Tati, vc pensa em ler a sequência? The Road Back: A Novel (All Quiet on the Western Front Book 2)? Fico curiosa e, ao mesmo tempo, receosa de embarcar nessa continuação....
Meu tataravô esteve nesta guerra e vendeu tudo o que tinha para ir embora da Alemanha, para que nenhum de seus filhos tivessem que participar na segunda guerra. Preciso ler este livro, mas será inevitável não imagina-lo nessas situações.
Meu bisavô também lutou na Grande Guerra e se mudou para o Brasil em 1935. Tinha muita dificuldade de dormir uma noite inteira depois de voltar do front.
Uma curiosidade sobre Erich Maria Remarque é que ele foi casado com a atriz americana Paulette Goddard (conforme mencionado no vídeo). Mas o lado curioso é que ela anteriormente havia sido casada com Charles Chaplin. Diferentemente de suas outras ex-esposas, Chaplin manteve amizade com Paulette até o final de sua vida. Quando Chaplin foi expulso dos EUA nos anos 50 (por ser considerado comunista pelos "macarthistas") ele se mudou para a Suíça, justamente próximo do lugar onde Paulette e Erich Maria Remarque moravam. Na biografia de Chaplin diz que eles costumavam se visitar.
Obrigada pela informação. Muito interessante!
@@KAS078 De nada. Aliás, para quem quiser saber mais sobre a biografia de Charles Chaplin quero deixar como dica o filme "Chaplin", com Robert Downey Jr maravilhoso no papel principal. Ele foi indicado ao Oscar por esse papel. Infelizmente não ganhou mas merecia muito.
Ai senhor Charles Chaplin, talarico morre cedo viu
Excelente! Só fã incondicional do CC…
Esse livro realmente é impactante, recomendo para todo mundo! Recentemente descobri que ele tem uma continuação, chamada O CAMINHO DE CASA, contando o que e como os soldados que retornaram seguiram suas vidas. Não tem edição nova, claro, comprei usado na EV.
Li esse livro na minha adolescência e olha... até hoje as lembranças me impactam. Chorei muito ao lê-lo, tudo o que eu queria era abraçá-los, em tantos momentos...Que livro, pessoal, recomendo MUITO!
Assim como muitos aqui, li na adolescência, mais precisamente no início da adolescência, durante férias de verão na casa dos meus tios, literalmente no meio do mato, na zona rural de São Joaquim - SC. Meu primo tinha uma coleção de "grandes romances" (acho que NÃO ERA do Círculo do Livro, as capas eram muito bem feitas, usando fotografias e não ilustrações toscas, como era o padrão dos anos 80). Tinha O Ateneu (que tinha lido e não gostado e reli e amei), O Salário do Medo (que me deu uma agonia enorme), A Boa Terra (que achei fascinante e reli inúmeras vezes) e Nada de Novo no Front. Sejam quais foram os critérios usados para essa seleção, o fato é que aqueles livros foram uma espécie de portal naquelas férias de verão. Nunca mais esqueci nenhum deles. Nada de Novo.... foi o que serviu como um soco no estômago.
Essa coleção era da Editora Abril! Muito boa!
Esse livro nem precisou se esforçar muito pra virar um dos favoritos da vida.
O primeiro livro de impacto que li em minha adolescência.
Matadouro 5, kurt vonegut, é tão bom quanto.
Olá Tati!! Eu não li este livro ainda, mas assisti ao filme, e de tantos assuntos de guerra que lemos ou assistimos, este me soou o mais familiar. Meu avô foi pracinha, ele ainda muito jovem, iludido, sem saber o que era uma guerra, no caso do meu foi a 2° GM, fez de tudo pra conseguir se alistar no exército e pro seu azar foi convocado pra ir pra Guerra. Hoje pra nós da família é o nosso orgulho, nosso herói, mas pra ele, claro, foi um trauma, uma tristeza que marcou sua vida e o afetou drasticamente. Vejo que esta história retrata algo similar, mesmo uma se tratando da 1 e outra da 2°, porque de ambas as formas estes meninos não imaginavam o que estavam fazendo e o que acarretaria em suas vidas. 😔
Terminei de ler este livro hoje. Vou ficar impactada por meses....anos! Corri pra achar a continuação e comprei pra ler no Kindle "The Road Back".
Estou terminando O Lobo da Estepe, de Hesse. Recomendo, tem muita relação com o período entre as duas grandes guerras. Além de ser muito filosófico...
Esse livro é perfeito.
Maravilhoso... Terminando e pensando em ler novamente a sequência de Hesse... Uma leitura não basta.
Boa noite Tatiana, sou um homem de guerra, mas só em ouvir seu comentário a respeito do livro já senti um calafrio…
Obrigado, vou ler.💐💐💐
Valeu, Tati! Estava mesmo querendo retomar a leitura de ficção, pois venho de uma leitura da biografia do barão do Rio Branco, os intelectuas na idade média, do Le Goff, e estou lendo o história do Brasil do Helio Vianna. Vi seu vídeo ontem e já matei o livro agora há pouco. Livrao.
"Um pequeno soldado e uma boa voz; se alguém o acariciasse talvez já não o compreendesse, este soldado com as grandes botas e o coração endurecido, que marcha porque usa botas, e porque se esqueceu de tudo - só sabe marchar".
Assisti
Estes dias a 2 versão do filme na Netflix
Quê filme, senhores...
Quê, filme...
Estão agora na Netflix?
@@PlanoBLifeTV sim
Puta soco no estômago
@@PlanoBLifeTV Sim
@@PlanoBLifeTV tem o antigo de 1930 disponível pra alugar aqui no TH-cam e esse recente feito pela Netflix. Filmaço.
Pesado Tati. Dá uma lida no Continente Selvagem do Keith Lowe. Livro sobre o pós segunda guerra. Fiquei em dúvida, realmente, se algumas pessoas talvez sejam demônios na terra.
Tati, por causa de vc comecei a me interessar mais pela primeira guerra do que pela segunda. Mais um livro pra minha wishlist pra enteder um pouco mais sobre a situação da época.
Também li o livro na minha adolescência : ) O livro é tão envolvente que a gente se sente parte do grupo de soldados, as descriçoes também são impactantes
Primeira vez que choro vendo um vídeo seu. Realmente um relato muito impressionante e muito triste.
eu li a pouco tempo , e não vou esquecer nunca também ...
O melhor momento da quarta-feira é quando chega a notificação do TLT. 💚
Quase chorei assistindo sua resenha Tati... imagina quando ler o livro 😶
Li o livro há pouco tempo e foi favoritado, agora falta assistir as adaptações. Leitura pesadíssima vendo aqueles jovens perdendo a inocência e a vida por uma guerra em que as pessoas comuns são as que pagam o preço.
Vi o filme. Não chega aos pés...😉
@@jacksonpimentel4721 ah mas não vou assistir para comparar rs. Gosto muito de acompanhar as adaptações, mas geralmente os livros são melhores mesmo, no entanto existem as boas surpresas por exemplo O último dos moicanos, o filme é 1000 vezes melhor do que o livro ( minha opinião ok).
Recomendo a versão de 1933 é perfeita
Não tenho estrutura para ler livros assim. 😐 Mas pessoas que têm essa estrutura são necessárias. Alguém precisa transmitir essas memórias. Obrigada, Tatiana.
Eu penso que por mais difícil que seja ler este tipo de livro é o mínimo que podemos fazer pelos autores. Suas histórias precisam ser conhecidas e talvez diminua o fardo sobre seus ombros.
Votei nele... 😊
Que leitura incrível.... linda escrita.. e bastante crua e triste.
Tatiana vc é sensacional!
Suas explicações sobre o livro e a vida do escritor são sensacionais. 👏👏
Gente, esse é o tipo de livro que fura qualquer fila aqui em casa! Eu sei que vou entrar de cabeça e que não vou mais esquecer as cenas, mas eu acho tão necessário!!
Primeiro livro que eu li antes da Tati. Hehehehe
Acho que ele está falando dos baixinhos lembrando de Napoleão.
A parte que mais me tocou foi quando ele está frente a frente com o francês e vê que ele é tão humano quanto ele.
Mas na realidade Napoleão não era pequeno considerada a altura média da época na França, tinha quase 1,70.
Um livro pra muitas reflexões .
Melhor notificação que poderia receber hoje. ❤
Bom dia a todos, bebam água!
Excelente resenha, Tati. Deu pra perceber que vc se emociona em alguns momentos. Acabei de assistir ao filme e realmente me impactou muito. Um dos melhores filmes de 2022 e na minha opinião, melhor que 1917. O ator deveria ganhar o Oscar, se esse prêmio realmente fosse sério.
Um dos meus favoritos da vida que sempre recomendo com as mais altas ressalvas. O tormento dos cavalos também pra mim uma cena inesquecível. Obrigado pelo vídeo!
Tati, quero recomendar a vc e aos inscritos do canal para seguirem o canal da Juliane, que se chama Vá e Veja. Fala sobre Literatura e História. É muito bom o canal dela viu. Tem muitas dicas de livros, e ela é uma gracinha de pessoa!
Bom dia , li esse livro na adolescência e vc trouxe tudo de volta. Boa escolha
Caramba, pelos trechos que a Tati leu, parece ser um senhor livro, apesar do conteúdo pesado. Preciso ler
Li o livro e vi o filme de 1979. Muito bom!
Já falei outras vezes, mas não canso de repetir: as suas resenhas são espetaculares. Parabéns!!
Eu assisti o filme e gostei mto. Mas, ouvindo vc ler alguns trechos do livro q o inspirou, da uma vontade enorme de poder tb ler esse livro. Acho q o livro deve dar de dez a zero no filme. Adorei sua resenha. Parece até q qdo vc está lendo a gente lá no ambiente q eh descrito. Parabéns amo ver seus vídeos maravilhosos 👏👏👏👏😍😍😍
A parte dos cavalos me fez lembrar de Grande Sertão: Veredas.
Impossível esquecer! 😢
Resenha sensacional! Fui fotojornalista de guerra por vários anos e atualmente estou revisitando minhas memórias de guerra para produzir algumas obras de arte e esse livro com certeza vai fazer parte de todo esse processo. Estar no front é algo que marca e que levamos para toda a vida… Obrigada pela indicação, pelo vídeo INCRÍVEL. Seu canal é realmente especial. 👏👏👏
Bom dia, senhores e senhoras🍷🗿
Esse livro junto com o "Tempestades de Aço" de Ernst Junger são os melhores do tema primeira guerra!
Nossa, li esse livro em 2015, no último ano do meu ensino médio, por indicação de um professor.
Eu já li Amar e morrer. Gostei muito
Eu achei esse livro numa praça pública e nunca pensei ver ele por aqui.
O final é de cortar o coração, e é só lá que vc percebe o peso do título desse livro: nada de novo no front
Li esse livro em 2004, como livro obrigatório da disciplina de história no 2 ano do ensino médio pra complementar o estudo da 1GM! Não reli novamente mas preciso urgente pq amei demais a primeira leitura. Muito bom ver a resenha dele aqui! 🤍
já me emocionei somente com a sua leitura Tati, rsrs 😕
Bom dia, Tati! Esses trechos que vc leu tbm me marcaram demais. É um livro curto mas tão intenso! A posição política, tanto de crítica aos políticos e à sociedade, também chamou muito minha atenção. É inevitável a gente sair dessa leitura carregando mil reflexões.
Adorei esse trecho sobre o baixinho = enérgico…coincidência ou não, meu filhos não se conformam de eu ser uma mãe-raiz 😂😅…final sou baixinha😅
Gente, como nenhum dos meus amigos leu esse livro e eu não tenho ninguém para comentar sobre, estou voltando aqui após a leitura para dizer que definitivamente não esperava aquele final. Tentei procurar na internet se o autor havia se manifestado sobre, mas não encontrei nada. Tô muito impactada e acho que só vou conseguir começar outro livro amanhã, hehe.
Menina, tb fiquei muito impactada com o final. Definitivamente não esperava aquilo.
Deu muita vontade de ler , já vou ir atrás desse livro .
Oi, Tatiana! Assim que termino de ler um livro costumo ouvir sua opinião, pois você nos presenteia com comentários curiosos e sinceros, além, é claro, do seu jeito empolgado quando curte uma obra. Coordeno um grupo de leituras e, por isso, muitas vezes colho dicas de livro para o nosso grupo ler.
Epa! Classico Classico Classico! Valeu Taty !
Que bom que você leu esse livro em seguida do Você Escolhe! Eu votei no O que há de errado com o mundo, mas, com essa resenha, Nada de novo no Front me ganhou, já quero ler!!
Caramba, assisti o filme recentemente e 80% do que a Tati mencionou não foi reproduzido no filme.
Realmente! O filme se apega a alguns detalhes do livro e se aprofunda nesses detalhes. O filme é maravilhoso, mas o livro traz diversos cenários não explorado no filme.
Um dos meus assuntos preferidos. Tati, recomendo “A beleza e a dor”, de Peter Englund, baseado em cartas e diários de 19 pessoas que viveram a Primeira Grande Guerra.
Tati, vc como sempre me instigando a ler mais... Não conhecia essa obra e já quero ler. 😅 Obg, te adoro. 🥰
Que resenha maravilhosa, que livro!
Assistir o filme e fiquei curioso depois que soube que tinha o livro , então comprei o livro e vou começar a ler , confesso que estou empolgado
Esse livro é maravilhos! Um dos meus favoritos da vida. É uma leitura pesada que te faz pensar muito no que realmente é uma guerra. O vídeo, como sempre, muito enriquecedor! 😊
Eu li esse livro na adolescência e me ficou muito marcado.
Tati querida, minha linda. Tão bom ver você e um vídeo seu. É sempre um bálsamo para o meu dia. Obrigada! beijinho
Fato interessante as baionetas eram "perdidas" pois elas eram tem formato triângular, ou seja quando ele furava ela causava muito mais dado... era uma arma cruel e, caso um soldado alemão fosse pego com uma delas.... seria bem ruim... por isso eles usam mais a pá afiada....
Ótima resenha, Tati💗
Excelente vídeo, Tatiana! Parabéns!!
Li o livro e vi o filme e não tinha entendido o final. Ainda bem que a Tati explicou direitinho, senão eu ficaria totalmente frustrado kk.
Brilhante ideia que eu tive de assistir esse vídeo na hora do meu almoço.
Acabei de ler este livro (por isso vim assistir este vídeo) logo após de assistir os três filmes baseados nele. Sem palavras!
Se eu puder dizer algo sobre esse livro, diria que é um livraço! Excelente!
Esse livro, esse livro... 💔💔💔
Já li! Uma das melhores livros que li na vida!
Quase sempre, quando a Tati posta um vídeo, um novo livro, fura a fila das minhas prioridades de leituras. Kkkkkkkk
Amo este canal! Parabéns
Antes do filme lançar, queria ler o livro. Depois que o filme lançou, ficarei com o filme. Mas uma resenha tão positiva me provoca a ler o livro também.
Que legal que gostou.
Amei o livro! Já tinha assistido o filme, mas depois do seu vídeo resolvi ler o livro. Amei! Obrigada!
Nossa, só pela resenha já fiquei de estômago embrulhado. Quero ler!
Grata pela resenha/vídeo, tentarei adquirir para a biblioteca que trabalho 👏🤝
Um dos meus favoritos da vida
O filme é incrível!!! Tati, amei a resenha! Obrigada por tanto. Bjs
OLÁ Tatiana Interessante Seu Comentário Gostei 👍
Tati, faz videos da sua coleção de filme e séries em midia física, por favor...
Ótima resenha!
Excelente vídeo! Obrigado por falar desse livro! 👏🏻👏🏻👏🏻
Esse é um dos meus livros preferidos, adorei a tua resenha!
Um livro tão bom merecia uma edição melhor do que essas da LPM, tristeza. Ótimo vídeo, Tati, como sempre =)
Ótimo vídeo! Como sempre, aliás...❤️
tem que ler "storm of steel" do Ernst Junger, é a antítese do "nada de novo no front"
Estou no finalzinho de "Soldados Rasos", economizando as páginas, gostei bastante, esse coloquei na minha listinha desde a última Live de Mrs. Dalloway, quando você comentou dele. Entretanto, pelo que puder perceber em sua resenha, é uma leitura bem pesada - essa parte dos cavalos acabou com o meu coraçãozinho - mas vamos lá. Pretendo lê-lo!
Tem um video do canal Wendigoon chamado "The Most Disturbing Black & White Movie Ever Made" que é um video analise e discussão sobre a primeira adaptação desse livro para o cinema. Eu indico muito assistirem que ele da informações extras sobre as filmagens e a historia.
Só avisando que eles fala do filme inteiro, então tem "spoilers". Mas honestamente, essa historia é basicamente um livro de memorias, então sei se podemos chamar as desfechos de "spoilers"
Quando penso que tem uma guerra acontecendo!
Livro sensacional, Tatiana. Não é o meu livro de cabeceira por causa do terror contido. Muito atual e relevante, até hoje. Mas o filme da Netflix não chega aos pés... Existe uma espécie de continuação (O CAMINHO DA VOLTA), dificílimo de encontrar, mesmo em Sebos. Abraço e parabéns pela relevância do seu canal.
Agr me animei msm, já achei o filme fantástico, imaginei " pô o livro é tão curto,esse filme com ctz tá mais aprofundado que o livro
Você se refere a versão (A Oeste nada de novo)?
Eu tenho uma dúvida a respeito da tradução, se é mais lusitana ou brasileira ou neutra.
Nunca li mas me lembrou bastante o manga de gen pés descalços, ou autor é um sobrevivente da bomba de hiroshima, e o manga é bem autobiográfico, o autor ainda teve problema com perseguição pra publicar porque na época tentou se diminuir o que foi as bombas e também tem o aspecto de desertores da guerra serem igualmente caçados pelo próprio governo japonês
excelente livro, ainda mais neste pais onde tanta gente romantiza guerras e o exército
Bom dia a todos.
Excelente sua resenha!!
Amo esse canal
🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Livro muito importante.
Tati, vc pensa em ler a sequência? The Road Back: A Novel (All Quiet on the Western Front Book 2)? Fico curiosa e, ao mesmo tempo, receosa de embarcar nessa continuação....
Assisti o filme da Netflix e fiquei com vontade de ler o livro!
Pessoal que tenta cancelar a Tatiana, VÃO CAÇAR UMA LOUÇA PARA LAVAR!!