Pois meus estudantes terão uma grata surpresa ao ver que, mesmo Foucault e Deleuze estarem certos nos conceitos de Sociedade de disciplina e de Controle, respectivamente... ainda há uma forma de desconstruir o que o Iluminismo produziu. Grato.
Talvez minha pergunta seja ignorante , mas pelo que estou percebendo , não vejo muitas conclusões diferentes por parte do Derrida em relação ao filosofo anterior dele Ludwig Wittgenstein, que também fala destas ambuiguidades da linguagem , claro teoricamente os dois são bem diferentes , começando pelo fato que o Wittgenstein é um filosofo analítico e tem todo um outro modos operante de fazer filosofia, enquanto Derrida é um filosofo continental , mas honestamente em toda minha leiguice(ainda não li um livro do Derrida, só do Wittgenstein) mas aparentemente as conclusões de ambos me parecem muito similares , apesar de seus métodos para chegarem em tais resultados serem distintos . A criadora do canal(que alias adorei) ou qualquer outra pessoa poderia tirar está minha dúvida ? Afinal quais são as reais diferenças entre as filosofias de Derrida e Wittgenstein ? Ou elas realmente tem alguma semelhança considerável ? OBS: Já peço desculpas pela minha pergunta que ao meu ver é extremamente leiga.
Meu cérebro foi completamente desconstruído depois desse vídeo...kkkk... amei. Vi os dois vídeos sobre desconstrutivismo, agora vou reler o texto A Estrutura, O signo e O Jogo no Discurso das Ciências Sociais, de Derrida... acho que agora vou entender melhor o que o autor fala no texto. Li e tenho certeza de que apreendi muito pouco. Agora, depois do seu vídeo, certamente, será outra leitura... terei outra interpretação sobre as inúmeras interpretações possíveis que o texto pode ter...kkkk
@@marinando3908 até me comprovar o qual o fascismo de Bolssonaro??? Eu e milhares de pessoas que estão nas ruas de frente com o exército quer entender o por que chama o BOLSONAROOOOOO de fascista vocês esquerdistas ??? Pqp??? Onde está o fascismo nessa prra toda ?? Kkkkk
Parece-me que Derrida introduziu uma espécime de "relativismo semântico" no mundo da linguística e da filosofia. Não sei se concordo muito com ele, mas quem sou eu né 😅
Poderia me recomendar alguma bibliografia da desconstrução do texto jurídico? Sou advogado e leio muitas bobagens em sentenças judiciais, logo quero aprender a desconstruir muitas bobagens nesses textos. Obrigado
Nossa adorei o seu canal. Estou construindo o meu TCC em Literatura com apoio a filosofia de Derrida, caso você possa, poderia me enviar por e-mail alguns textos? Como posso entrar em contato com você?
oi, eu de novo. haha. ainda matutando aquele pensamento da formação da literariedade do texto apenas pelo uso da lingua. o q vc, pessoalmente, acha disso, marinando? (video, como sempre, excelente!)
Não somos textos, temos base biológica que se sustenta na natureza independente da cultura, essa sua ideologia é loucura e negar um fato natural e afirmar que o ser humano é apenas um texto.
Olá Marina! Gostei de seu vídeo. Sua explicação é de fácil entendimento e seu bom humor e deboche nas expressões faciais e na fala me prendeu do principio ao fim do vídeo. Só me diz uma coisa como será possível um conservador aceitar a desconstrução de Derrida? ahhaah
Essa moça me pareceu inteligente até a hora que vinculou o Presidente ao “protofascismo”. Politizou o vídeo que não era para politizar. Que lambança! Perdeu milhares de seguidores que poderiam estar prestes a segui-la. Bye Bye mocinha, até nunca mais!
Bye honey. See you never again. And FYI, TUDO nesse canal é sobre política, se você não entendeu. Lambança é esse comentário seu, já que o presida é fascista sim. E obrigada pelo comentário, gera mais engajamento pra mim. Bye, bye.😘
Se somos múltiplos e fragmentados não perceberíamos a continuidade em nossas vidas, isso impossibilitaria qualquer revisão de nós mesmos ou a própria percepção, seria a impossibilidade da razão prática. Como você estudaria e sistematizaria essa aula se você fosse o que diz? Impossível. Desculpe, você é uma excelente professora, mas precisamos pensar e refletir muito sobre aquilo que falamos, precisamos desconstruir o Derrida também, senão seríamos incoerentes. Se o desconstrucionismo é fruto de uma mente fragmentada e múltipla, qual dos múltiplos do Derrida está falando e qual deles devo acreditar? Ou como uma mente fragmentada pode sistematizar conhecimento?
Tudo o que você disse não quer dizer nada, mera questão de interpretação. Isso remete a uma lógica circular indefinida, o que, em tese, impossibilitaria qualquer consenso sobre as coisas mais simples da vida, desde que ditas ou escritas.
Nós nos resuminos a: "instáveis, ambíguos, campo de forças de ideologias concorrentes" só porque a linguagem apresenta essas características. A velha pergunta já desmonta isso: "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? O bacana nas afirmações dos revolucionários (para falar apenas os mais expressivos, Nietzsche, Hegel, Marx seus continuadores e comentadores, estruturalistas, existencialistas, etc.) é que como eles constataram certas realidades, automaticamente se excluem dos demais e se põem acima dos meros mortais. Por isso você vê muitos afirmando que os demais são ingênuos, ainda não atingiram o estado de consciência necessário, etc. São ignorantes, presos a raízes fascistas fincadas em seus inconscientes que sequer conseguiram acessar ainda, enfim. Ao invés do "sapere audi", deixe que eu , o intelectual orgânico, guie-te até a iluminação.
"A linguagem é a base do ser". Que expressão IDIOTA! Qualquer neófito ou mesmo não iniciado em filosofia sabe que a linguagem é uma criação do ser (humano), logo, é uma característica acidental e não essencial. Ela foi criada para um fim. O fato dela expressar o que pensamos, sentimos ou desejamos já diz logo que essa afirmação é uma falácia, porque tudo isso vem antes da linguagem, apenas criamos signos com significados que nos direcionam para um certo referente no plano do real. Se não for isso, então para que merda criamos a linguagem? Para vivermos no autoengano? Para veicularmos apenas ideologias? Sendo assim, posso afirmar que a linguagem é sonho.
tava indo até que bem até chegar nos tais proto-fascistas... isso é de uma bobagem. O cara pode ser o otário que for. No máximo é um reacionário sem noção. Dizer que ele é fascista é desconhecer sociologicamente o que foi o fascismo de fato e como ele se estabeleceu...
Oh, honey. Eu conheço muito bem o fascismo. E eu não falo bobagem nos meus vídeos, pois eles sempre têm embalsamento teórico. Acho que quem desconhece sobre o tema é você. Vai estudar.
@@marinando3908 amiga... Eu estudo e bastante. Não afirmei que vc fala bobagem nos seus vídeos (muito legais, inclusive). Afirmei que esse lance (bem generalizado aliás) de chamar o Bozo de fascista é bobagem. Ele é uma besta, um doido, fala besteira até não querer mais, mas fascista... Tá bem longe... Bem longe mesmo. Receba comentários e críticas numa boa. Gente sabida faz isso. E continue postando mais vídeos. Eles são bem legais.
Digo o mesmo pra você. Receba as críticas numa boa, pois gente sabida faz isso. O que eu disse não é a minha opinião e não é bobagem e não estou generalizando, muito menos banalizando o termo. É fruto de MUITO estudo, meu e de especialistas sobre o tema. Inclusive, vou deixar aqui três livros e uma recomendação de vídeo para estudos futuros: Antifa: o manual antifascista, de Mark Bray (o nosso presidente é citado, inclusive); Como nasce e morre o fascismo, de Clara Zetkin; O fascismo à brasileira: como o integralismo, maior movimento de extrema-direita da história do país, se formou e o que ele ilumina sobre o Bolsonarismo, de Pedro Doria (pra não deixar estudos brasileiros de fora). Lá na faculdade estão em pleno curso diversos estudos sobre o que está acontecendo no Brasil neste momento. Pesquisas muito promissoras estão sendo feitas nessa direção. Devemos estar todos errados, então. E você, certo. Vídeo: procure um canal que se chama “Chavoso da USP” e lá pesquise por “Como nasce e morre o fascismo”; mais didático, impossível. “No máximo é um reacionário sem noção” é o tio do Zap. Bolsonaro é fascista mesmo.
@@marinando3908 recebo numa boa. A questão é tentar me desconcostruir pq não concordo com o uso do termo. Pedro Doria já foi melhor. Conheço tal livro. Verei os outros. E sinceramente, rotular só pq falei de um único ponto de um video seu... Aff... Não sou tiozão de zap, apenas não concordo com estes tais "especialistas"... Eles devem ser os mesmos que muitas vezes chamaram ladrões de democratas, como cansei de ver quando estava numa certa redação de jornal. Apenas vamos nos lembrar que um manual antifa por si só já será tendencioso e que as palavras tem escolhas feitas de modo ideológico. Obrigado pela conversa. Sua cordialidade é legal.
Leia novamente. Eu não te chamei de tio do Zap. Você disse que “Bolsonaro é no máximo um reacionário sem noção”. E eu disse que quem é reacionário sem noção é o tio do WhatsApp. E que Bolsonaro é (neo) (proto) fascista.
Excelente aula prof!!!
Parabéns.
Adorei! Tentar explicar algo é sempre descontruir ou inventar outra coisa! eheheh
Pois meus estudantes terão uma grata surpresa ao ver que, mesmo Foucault e Deleuze estarem certos nos conceitos de Sociedade de disciplina e de Controle, respectivamente... ainda há uma forma de desconstruir o que o Iluminismo produziu. Grato.
Aula MARAVILHOSA.
Parabéns pela iniciativa, muito bom!
Muito bommm, desconstrução construída.
Parabéns! Aula maravilhosa, que estou repassando para os meus alunos
Gratidão, Rodrigo! :)
Me inscrevi logo depois de dois vídeos. Me ganhou na didática impecável, sem falar na dicção. 👏👏
Oi, Luan, que bom que gostou!!! Seja bem-vindo; vamos estudando juntos! :)
Talvez minha pergunta seja ignorante , mas pelo que estou percebendo , não vejo muitas conclusões diferentes por parte do Derrida em relação ao filosofo anterior dele Ludwig Wittgenstein, que também fala destas ambuiguidades da linguagem , claro teoricamente os dois são bem diferentes , começando pelo fato que o Wittgenstein é um filosofo analítico e tem todo um outro modos operante de fazer filosofia, enquanto Derrida é um filosofo continental , mas honestamente em toda minha leiguice(ainda não li um livro do Derrida, só do Wittgenstein) mas aparentemente as conclusões de ambos me parecem muito similares , apesar de seus métodos para chegarem em tais resultados serem distintos . A criadora do canal(que alias adorei) ou qualquer outra pessoa poderia tirar está minha dúvida ? Afinal quais são as reais diferenças entre as filosofias de Derrida e Wittgenstein ? Ou elas realmente tem alguma semelhança considerável ? OBS: Já peço desculpas pela minha pergunta que ao meu ver é extremamente leiga.
Derrida tmb mexe com meu coração, e de alguma forma eu uno esse pensamento com algumas noções de advaita vedanta de Shakara, na tradição indiana.
Ótima aula professora
amo seus vídeos sobre pós estruturalismo
Obrigada, Jader!!! :)
Gostei muito. Gostaria demais de ouvir você falando de Ernesto Laclau
Oi, Cris, obrigada pelo elogio! Ótima sugestão!! Anotada!
Meu cérebro foi completamente desconstruído depois desse vídeo...kkkk... amei. Vi os dois vídeos sobre desconstrutivismo, agora vou reler o texto A Estrutura, O signo e O Jogo no Discurso das Ciências Sociais, de Derrida... acho que agora vou entender melhor o que o autor fala no texto. Li e tenho certeza de que apreendi muito pouco. Agora, depois do seu vídeo, certamente, será outra leitura... terei outra interpretação sobre as inúmeras interpretações possíveis que o texto pode ter...kkkk
Adorei. Já vou maratonar
Obrigada, Danilooo! :)
Incrível 🥰
Maravilhosa!!
Oi, Ligi!!!!
Muito obrigada!!!!
Olá, professora! Primeiramente, parabéns pelo vídeo! Gostaria de entender a ideia de "RASURA" discutida por Derrida.
como começar a ler derrida?
Nietzsche gostou de sua aula..................,eu também. Grato
Obrigado, o que nao entendi na faculdade entendi aqui.
ACHEI A AULA BEM EXPLICATIVA . ATÉ MOSTRAR O ATUAL PRESIDENTE , COMO SUA OPINIÃO PARTICULAR ...
2022 e ainda tem gente que acha que fascismo de Bolsonaro é opinião particular. Pqp, viu? Vai estudar o fascismo, por favor.
@@marinando3908 até me comprovar o qual o fascismo de Bolssonaro??? Eu e milhares de pessoas que estão nas ruas de frente com o exército quer entender o por que chama o BOLSONAROOOOOO de fascista vocês esquerdistas ??? Pqp??? Onde está o fascismo nessa prra toda ?? Kkkkk
@@marinando3908 e me desculpando pelo liguagem ofensiva . Mas me espelho em sua resposta para ficar ao mesmo nível ou nivelamento.
Agora tudo faz sentido
:)
Muito massa!
Parece-me que Derrida introduziu uma espécime de "relativismo semântico" no mundo da linguística e da filosofia. Não sei se concordo muito com ele, mas quem sou eu né 😅
Muito bom!
Poderia me recomendar alguma bibliografia da desconstrução do texto jurídico? Sou advogado e leio muitas bobagens em sentenças judiciais, logo quero aprender a desconstruir muitas bobagens nesses textos. Obrigado
Oi, Luiz, tudo bem??? Desculpe a demora em responder. Você lê em inglês?
Nossa adorei o seu canal. Estou construindo o meu TCC em Literatura com apoio a filosofia de Derrida, caso você possa, poderia me enviar por e-mail alguns textos? Como posso entrar em contato com você?
Oi, Ryam, te respondi no email! :)
@@marinando3908 eu também gostaria de alguns textos sobre o Dirrada, me ajudaria muito num projeto de mestrado. Parabéns pelo conteúdo. :))))
Prof. Como poderia ler um texto jurídico a luz da desconstrução?
Oi, Luiz, tudo bem??? Desculpe a demora em responder. Você lê em inglês?
Adorei!
Yaaaaayyyy ♥️♥️♥️
Que aula sensacional, Marina! Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento❤❤
Oi, Gu!!! Eu que agradeço pela audiência! Vamos estudando juntos! ♥️
Obrigado Marina, você é perfeita!
Gramaticologia pode ser o estudo da escrita como o estudo do ideograma criação ótica visual?
Desideologizacao me parece ser o movimento pós moderno.
oi, eu de novo. haha. ainda matutando aquele pensamento da formação da literariedade do texto apenas pelo uso da lingua. o q vc, pessoalmente, acha disso, marinando? (video, como sempre, excelente!)
Show
Valeu, Juliooooo :)
Não somos textos, temos base biológica que se sustenta na natureza independente da cultura, essa sua ideologia é loucura e negar um fato natural e afirmar que o ser humano é apenas um texto.
Dizer isso já uma leitura, texto ou interpretação que vc faz do que designa por "realidade"
Matrix Revolutions (S2)
uahuhuahauhuahua
Não é? hehe ainda mais que vi o filme recentemente. Tudo isso daí e mais um pouco. rs. Ah, obrigado pela aula.
@@sillumats2 Imagina, eu que agradeço!! :)
Ufa!😟
Vc é maravilhosa
Oi, Ociana, muito obrigada pelo elogio! :)
Sotaque de mineira.
Olá Marina! Gostei de seu vídeo. Sua explicação é de fácil entendimento e seu bom humor e deboche nas expressões faciais e na fala me prendeu do principio ao fim do vídeo. Só me diz uma coisa como será possível um conservador aceitar a desconstrução de Derrida? ahhaah
Essa moça me pareceu inteligente até a hora que vinculou o Presidente ao “protofascismo”. Politizou o vídeo que não era para politizar.
Que lambança!
Perdeu milhares de seguidores que poderiam estar prestes a segui-la.
Bye Bye mocinha, até nunca mais!
Bye honey. See you never again.
And FYI, TUDO nesse canal é sobre política, se você não entendeu.
Lambança é esse comentário seu, já que o presida é fascista sim.
E obrigada pelo comentário, gera mais engajamento pra mim.
Bye, bye.😘
Se somos múltiplos e fragmentados não perceberíamos a continuidade em nossas vidas, isso impossibilitaria qualquer revisão de nós mesmos ou a própria percepção, seria a impossibilidade da razão prática. Como você estudaria e sistematizaria essa aula se você fosse o que diz? Impossível. Desculpe, você é uma excelente professora, mas precisamos pensar e refletir muito sobre aquilo que falamos, precisamos desconstruir o Derrida também, senão seríamos incoerentes. Se o desconstrucionismo é fruto de uma mente fragmentada e múltipla, qual dos múltiplos do Derrida está falando e qual deles devo acreditar? Ou como uma mente fragmentada pode sistematizar conhecimento?
Bravo! Que cheque-mate!!!
É muito bom encontrar lucidez no meio da loucura.
Tudo o que você disse não quer dizer nada, mera questão de interpretação. Isso remete a uma lógica circular indefinida, o que, em tese, impossibilitaria qualquer consenso sobre as coisas mais simples da vida, desde que ditas ou escritas.
Nós nos resuminos a: "instáveis, ambíguos, campo de forças de ideologias concorrentes" só porque a linguagem apresenta essas características. A velha pergunta já desmonta isso: "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? O bacana nas afirmações dos revolucionários (para falar apenas os mais expressivos, Nietzsche, Hegel, Marx seus continuadores e comentadores, estruturalistas, existencialistas, etc.) é que como eles constataram certas realidades, automaticamente se excluem dos demais e se põem acima dos meros mortais. Por isso você vê muitos afirmando que os demais são ingênuos, ainda não atingiram o estado de consciência necessário, etc. São ignorantes, presos a raízes fascistas fincadas em seus inconscientes que sequer conseguiram acessar ainda, enfim. Ao invés do "sapere audi", deixe que eu , o intelectual orgânico, guie-te até a iluminação.
tu não tem mais o que fazer não? te orienta
"A linguagem é a base do ser". Que expressão IDIOTA! Qualquer neófito ou mesmo não iniciado em filosofia sabe que a linguagem é uma criação do ser (humano), logo, é uma característica acidental e não essencial. Ela foi criada para um fim. O fato dela expressar o que pensamos, sentimos ou desejamos já diz logo que essa afirmação é uma falácia, porque tudo isso vem antes da linguagem, apenas criamos signos com significados que nos direcionam para um certo referente no plano do real. Se não for isso, então para que merda criamos a linguagem? Para vivermos no autoengano? Para veicularmos apenas ideologias? Sendo assim, posso afirmar que a linguagem é sonho.
Wittgenstein nunca foi refutado. Ele mandou abraços pra vc, e riu bastante tb, paspalho!
Boa Ruy
fascistas kkk
tava indo até que bem até chegar nos tais proto-fascistas... isso é de uma bobagem. O cara pode ser o otário que for. No máximo é um reacionário sem noção. Dizer que ele é fascista é desconhecer sociologicamente o que foi o fascismo de fato e como ele se estabeleceu...
Oh, honey. Eu conheço muito bem o fascismo. E eu não falo bobagem nos meus vídeos, pois eles sempre têm embalsamento teórico. Acho que quem desconhece sobre o tema é você. Vai estudar.
@@marinando3908 amiga... Eu estudo e bastante. Não afirmei que vc fala bobagem nos seus vídeos (muito legais, inclusive). Afirmei que esse lance (bem generalizado aliás) de chamar o Bozo de fascista é bobagem. Ele é uma besta, um doido, fala besteira até não querer mais, mas fascista... Tá bem longe... Bem longe mesmo. Receba comentários e críticas numa boa. Gente sabida faz isso. E continue postando mais vídeos. Eles são bem legais.
Digo o mesmo pra você.
Receba as críticas numa boa, pois gente sabida faz isso.
O que eu disse não é a minha opinião e não é bobagem e não estou generalizando, muito menos banalizando o termo.
É fruto de MUITO estudo, meu e de especialistas sobre o tema.
Inclusive, vou deixar aqui três livros e uma recomendação de vídeo para estudos futuros:
Antifa: o manual antifascista, de Mark Bray (o nosso presidente é citado, inclusive);
Como nasce e morre o fascismo, de Clara Zetkin;
O fascismo à brasileira: como o integralismo, maior movimento de extrema-direita da história do país, se formou e o que ele ilumina sobre o Bolsonarismo, de Pedro Doria (pra não deixar estudos brasileiros de fora).
Lá na faculdade estão em pleno curso diversos estudos sobre o que está acontecendo no Brasil neste momento. Pesquisas muito promissoras estão sendo feitas nessa direção. Devemos estar todos errados, então. E você, certo.
Vídeo: procure um canal que se chama “Chavoso da USP” e lá pesquise por “Como nasce e morre o fascismo”; mais didático, impossível.
“No máximo é um reacionário sem noção” é o tio do Zap.
Bolsonaro é fascista mesmo.
@@marinando3908 recebo numa boa. A questão é tentar me desconcostruir pq não concordo com o uso do termo. Pedro Doria já foi melhor. Conheço tal livro. Verei os outros. E sinceramente, rotular só pq falei de um único ponto de um video seu... Aff... Não sou tiozão de zap, apenas não concordo com estes tais "especialistas"... Eles devem ser os mesmos que muitas vezes chamaram ladrões de democratas, como cansei de ver quando estava numa certa redação de jornal. Apenas vamos nos lembrar que um manual antifa por si só já será tendencioso e que as palavras tem escolhas feitas de modo ideológico. Obrigado pela conversa. Sua cordialidade é legal.
Leia novamente. Eu não te chamei de tio do Zap. Você disse que “Bolsonaro é no máximo um reacionário sem noção”. E eu disse que quem é reacionário sem noção é o tio do WhatsApp. E que Bolsonaro é (neo) (proto) fascista.