O última dia em que o bonde operou em São Paulo
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 25 พ.ย. 2024
- A maior cidade da América Latina já teve a operação de bondes no transporte coletivo, e há 50 anos, os últimos veículos prestavam serviços na cidade de São Paulo.
Em 27 de março de 1968 o então prefeito Rafia Lima dirigia-se junto a uma grande comitiva de políticos, assessores e convidados para um evento de despedida de última viagem de bondes da capital paulista.
Este roteiro foi baseando em um texto do site São Paulo Antiga: www.saopauloan...
►Visite nosso site: viatrolebus.co...
Siga a gente nas redes sociais:
►Face: / viatrolebus
►Twitter: / viatrolebus
►Instagram: / viatrolebus
►Contato Comercial: contato@viatrolebus.com.br
Eu andei de Bonde.
Eu andava do Brooklin para Santo Amaro. Uma vez deu uma explosão quando o Bonde estava passando pela Lacta.
O velho bonde camarão da Praça João Mendes ao Largo 13 em Santo Amaro, deixa saudades. Eu trabalhava em Santo Amaro entre 1964 a 1965, ia e voltava de bonde.
Eu morava no bairro de Pinheiros,toma o bonde na rua Theodoro Sampaio,e ei até a praça Ramos de Azevedo,no centro.Era tão linda essa cidade, tão civilizada,que até os trajes das pessoas eram de extremo bom gosto,os homens iam de terno e gravata,as mulheres até luva usavam no frio,salto alto,meias, enfim......outra época muito mais refinada,mais educada, hoje em dia, desculpe,a avacalhação é total.
Ah, realmente é roupa que define caráter. Tão tal que em Brasília os engravatados são os exemplos para a sociedade. Cada tr0uxisse nesses comentários.
@@rafac7384 definir nao define,mas bom gosto é algo que nao existe mais.
Vc frequentava a região desenvolvida na época. Se fosse pra periferia encontraria os mesmos problemas de agora.
Faria Lima, Faria Lima, você nos levou amargamente ao fim da linha!
Minha mãe me levou a andar de bonde no último dia de operação na rua Bom Pastor, no bairro do Ipiranga, São Paulo. Não lembro o ano. Faz tempo...
Eu conheci bem pois moro no Ipiranga
Amo lembrar das coisas do passado😍Eu andei de bonde por volta de uns 7/8anos!
O último bonde circulou em São Paulo em 29 de marco de 1968, e causou comoção na cidade.
Lembro de ter visto um Bom Pastor passando na Bom Pastor, num trecho de terra.
Emcompridando o tema. Os videos dos bondes são fantasticos. Me lembraram a minha infância e adolescência.
A localidade Piraquara era uma parada situada no bairro Campo Belo. Neste dia eu fui até a parada Piraquara para pegar o bonde para ir ao cursinho pré vestibular.
O cruzamento da Rua Vieira de Morais com a linha do bonde estava repleto de gente. Gente saindo pelo ladrão.
Eram cerca de 18:00 horas.
Perguntei as pessoas o que era aquilo e responderam que era a festa da ultima viagem do bonde.
Nesta hora a comitiva chegou e pararam. Fizeram discurso, soltaram foguetes. Nunca entendi o motivo da festa. Estava mais para velório.
Resumindo. Não foi possível ir ao cursinho pré vestibular por que não dava mais tempo.
Isto é o Brasil! Destroem uma linha de bondes, com o povo comemorando o seu fim. Não me admira que políticos como Jânio Quadros, Fernando Collor, FHC e Bolsonaro tenham sido eleitos.
@@josecesar8625 E Verdade o Bolsonaro, também é o grande responsável pelo término dos vendas em São Paulo
J. Cesar vc ESQUECEU do Lulinha
Que lindo! Logo em Santo Amaro. Inclusive na construção do metrô, linha lilás, foram encontrados os trilhos dessa antiga linha, na avenida Adolfo Pinheiro.
tem alguns trilhos q aparecem ainda.... qdo eu ver vou te falar aonde
Tempo bom. Andei muito nesse bonde Santo Amaro / Biológico. Descia na Vila Mariana. Acredito que houve um lobby muito forte para acabar com o bonde e prestigiar o automóvel. Ou seja, alguém ganhou um $ quinhão pra fazer isso. Vá em Berlim ou Amsterdam, todos os modais convivem em harmonia. São Paulo seria bem melhor!!!👏
Na Baixada Santista as cidades de Santos e São Vicente tinham trem de subúrbio e uma extensa rede de bondes, a linha de trem de subúrbio foi desativada em 1999 até ser reinaugurada em 2014 VLT, atendendo atualmente aos dois municípios; já os bondes foram desativados em 1971, voltando a circular em 2000, porém restritos ao centro histórico de Santos como passeio turístico.
uma coisa em comum nos dois sistemas (bondes da light e onibus da cmtc):
falta de investimentos e frota sucateada, o fim a historia nos mostrou.
Meu pai trabalhou 33 anos na cmtc...motoqueiro de bonde passei minha infância e adolescência andando de bonde ....saudades
Faz um vídeo sobre o antigo ramal de ferrovia que ligava o centro de Guaianazes a fazenda Santa Etelvina hj atual cidade Tiradentes
Excelente documentário, muito bem explicado, abrangendo o quanto o bonde foi importante na cidade de sp.
Meu pai foi motorneiro dos bondes da CMTC no final dos anos 50 e anos 60, por 9 anos. Ele me levou a andar nessa linha de Santo Amaro, a última que restava, em 1968. À época morávamos na Rua Vergueiro, na Liberdade, q já estava sendo rasgada pela obra do metrô. Uma pena não termos preservado os serviços de bondes. Hoje moro em Manaus, uma cidade que foi pioneira nos serviços de bondes no Brasil, tecnologia trazida pelos ingleses, no final do século 19.
Já andei de bonde, estudava em Santo Amaro e trabalhava na rua Tabatinguera, pegava no largo 13 de maio e desembarcava na praça Carlos Gomes (havia um cinema na praça, Cine jóia ), era rápido, principalmente no trecho entre Av Adolfo Pinheiro e Rua conselheiro Rodrigues Alves, hoje chama Av ibirapuera e Vereador José diniz
O caminho ideal é voltar a investir nos bondes (VLT) a partir do centro da cidade e ir expandindo a malha. Uma péssima decisão foi abandonar a imensa malha existente. Lembro até hoje quando trabalhava na Teodoro Sampaio e durante algumas obras escavaram um trecho da rua e retiraram os trilhos que estavam enterrados.
Era exatamente na Theodoro Sampaio que eu pegava o bonde.......que saudades 💖
Um detalhe: a foto usada mostra um ônibus da Viação Diadema, fundada no começo dos anos 60, e o último bonde foi no fim dos anos 60. A Viação Diadema operava uma linha ligando Liberdade à S.B.do Campo, seguindo o trajeto atual da linha azul e do corredor Metra. Pesquisando sobre a Viação Diadema encontrei outra linha que me parece que partia da Liberdade, seguia Av.23 de maio até o Ibirapuera, Av Santo Amaro, Av. Cupecê, Diadema, Piraporinha, SBC. Foi encurtada se tornando a linha 044 SBC/ITAIM. Encurtada de novo, 044- Diadema/Itaim. Alongando, se 044 - Jd Castelo/ Itaim via Diadema. E agora encurtaram de novo, Jd. Castelo/ Diadema.
O bonde é algo que marcou a mobilidade antiga, é uma pena que a cidade de SP não preservou nenhuma linha, eu queria muito que a prefeitura investisse no bonde moderno o VLT, seria interessante para nossa cidade, espero que mantenha os Trólebus que também é muito viável para preservar a história antiga.
Queria muito que a prefeitura investisse em linhas de VLT o bonde moderno, nas grandes avenidas de SP, e no centro Histórico, iria ser mais um ponto turístico.
Aqui em Maceió não tivemos bondes (eu acho) porém o centro daqui nos anos 30/40 era mauito lindo e achei muito triste o fim desses bondes :(
Nunca imaginei um bonde em São Paulo à 80 por hora. Imaginem o VLT, evolução dele nos dias de hoje.
Eram em 2 momentos: - Um atrás do clube Banespa, entre o Brooklin e a Adolpho Pinheiros e o outro seria entre Piraquara ( Vieira de Moraes) e o Brooklin, porém só ocorriam quando não havia sobe/ desce nas paradas intermediárias.
Podiam fazer um bonde em Ouro Preto MG que rodar ia todo centro histórico
Com o relevo de Ouro Preto acho bem difícil. Além da quase impossibilidade de demolições e obras de grande porte no centro histórico.
Curioso que aí há um "bonde" montado sobre um chassi de ônibus que faz o trajeto turístico
@@Rafael-nq1ym em Lisboa há bastante relevo, e há vários bondes, então é sim possível ter em Ouro Preto
Bonde daria certo em Mariana congonhas e São João del rei
Quando vc falou em alta velocidade para aquela é poca (( 80 Km )) vc estava errado rsrsrsr , hoje é impossível qualquer veículo trafegar acima de 60 no centro de São Paulo , regredimos um abraço .
na minha opinião eles deveriam naquela época reformar o sistema de bondes preservar e fazer umas linhas no centro de São Paulo e pontos turísticos da cidade como no Ibirapuera etc. mais aquela história não investem por causa das montadoras de veículos e o dinheiro fala mais alto
Eu tenho 65 anos, andei nos bondes de São Paulo ande muito no bonde 36 Av angelical que foi substituído pela linha avenidas circular na década de 60.
Eu acho que São Paulo perdeu muito com a retirada dos bondes, como você falou nós poderíamos ter um transporte de massas muito mais eficiente interligado com metrô e ônibus, pena que faltou visão para os nossos governantes da época.
É bom ouvir opiniões de quem viveu na época.
Quando passava pela Avenida Vereador José Diniz na altura do clube do Banespa meu pai falava:
- Aqui nessa avenida passava os bondes de Santo Amaro até o Centro. Bons tempos, a viagem era longa e demorada.
Com o trânsito infernal de hoje em dia o bonde seria mais um problema do que a solução, atravancando-o ainda mais, em que o saudosismo ele saiu de circulação no momento certo.
@@efaria2009 eu também acho. transportava poucas pessoas e iria dar muitos problemas na circulação já caótica da cidade. Mesmo se modernizasse seria problema por ser no mesmo nível dos carros.
@@andersonnkw Considerando que os bondes circularam em uma época que sp não tinha 1/3 da população de hoje acho que não daria certo nesses dias. Infelizmente sampa precisa de metrô.
Quem diz que São Paulo só comporta metrôs subterrâneo, precisa visitar cidades da Europa, Estados Unidos e Japão, onde em algumas vários modais de transporte coletivos funcionam simultaneamente. E são grandes cidades. São Paulo pode ser a maior cidade da América Latina, mas não é a maior cidade do mundo!
Quando criança, lá nos anos 50, íamos de bonde da Vila Maria até à Praça Clóvis Bevilaqua no centro. Eu amava andar de bondes ! a desativação foi um erro gravíssimo mas estava embalada da vibe da época em prol das grandes montadoras! Uma lástima!
Que bacana!
Acredito, que sair da Vila Maria até o centro de São Paulo, naquela época, não tinha muitas construções/residências, etc...
Fazendo com que, a viagem fosse rápida.
Melbourne (com todas as contradições de um país do Norte global) investiu em seu sistema de bondes e hoje tem a maior rede de bondes do mundo. Já Sampa não investiu, extinguiu seus bondes e construiu linhas de metrô no lugar onde passavam as linhas de bondes ¯\_(ツ)_/¯
Fantástico sua apresentação. Parabéns.
Acho que poderíamos ter uma nova versão, em VLT suspenso, nos mesmos moldes do Sistema que tem em cidades como Chicago hoje. O novo VLT poderia atender trajetos em ruas transversais ao metrô que passam pelo centro e o designe desses novos carros e estações poderia até ter alguns elementos retrô pra resgatar a história de São Paulo. Seria um sistema adjuvante ao metrô, complementar a ele e em substituição aos poluentes em ineficientes ônibus urbanos.
Senhor conde, senhor conde, quando em São Paulo mandaremos novamente de bonde?
Imagina um VLT implantado no Centro histórico
Havia um projeto recente da prefeitura para isso, mas foi logo cancelado. Seria muito bom
na epoca dessa desativação da ultima linha de bonde Biologico/Sto Amaro eu tinha 14 anos. Essa linha faz parte de minha historia de vida. Andei muito de bonde em Sao Paulo, mas essa em especial. Eu morava bem proximo e era socio do Ipê Clube, brincava de colocar pedras nos trilhos para vermos, eu e meus amigos, econdidos entre Hibiscos que era fazia parte da cerca do clube com a linha de bonde. Hj ali é a Av. Ibirapuera, mas não epoca era só o bonde que passava e ia assim até a avenida Indianopolis/Republica do Libano, alem dali o bonde trafegava na av.Ibirapuera pelo centro da avenida, ali ele seguia até a parada Eucaliptos, aonde hoje é o shopping e dali pra frente saia da avenida e seguia numa area de matagal sem ser uma via publica e seguia ate a avenida Joao Dias ja em Sto Amaro. Outros tempos. Nessa idos de 68 tambem implementava-se a todo vapor a construção da primeira linha de metrô Jabaquara/Santana. Acompanhei tambem, principalmente a construção e a muvuca no transito da Estação Sta. Cruz, e da Estação Vila Mariana, Ana Rosa. Fui um dos ultimos a andar no bonde e um dos primeiros a andar no Metro, se não me engano em 1972. Era modernissimo na epoca, comprar o bilhete e colocar naquelas maquinas e catracas era coisa de ficção cientifica, os carros retilineos , quase sem barulho, não enfrentar o transito de São Paulo que ja era caotico naqueles anos, era fantastico! Toda essa reformulação de sistema viario paulistano, impossibilitou totalmente a volta do bonde. Não tem mas espaço pra bondes. Acho que no Brasil inteiro. Teria que ser uma cidade projetada com o bonde como parte estrutural da arquitetura da cidade. Talvez em algumas cidade do Interior maiores, ainda seria talvez a implementação. Mas não sei exemplificar nenhuma. Hoje vivo em MG, numa pequena e charmosa cidade de 7.000 habitantes (numero de pessoas menor que a capacidade do conjunto nacional e Copan) e aqui houve a desativação da ferrovia Oeste de Minas. Um pecado tambem.Foi a ferrovia que desenvolveu a regiaõ desde o Imperio, Ia-se longe!! Naõ haviam estradas, então de baldeação em baldeação podia vir do Rio de Janeiro e ir até o Goiaz. Hoje restam 10 kilometro de um passeio de Maria Fumaça. A Malha tinha mais de 700 km. Um pecado!! Mas trem interurbano e interestaduais, de transporte de passageiros e cargas ainda acho uma ideia sensacional e dependendo do investimento, viavel. Tenho interesses ainda em cidades do Interior de MG e SP que me fizeram nesse idos , ir tirar feriasm em trens leitos ate são jose do rio preto e atraves da Mogiana até Uberaba cidade que tenho um sitio herddo. Fui muitas vezes. E ate uns 20 anos atraz fui algumas vezes de maneira ludica. O trem de Campinas a Uberaba levava 12 horas, era baratissimo, quase de graça, mas o onibus fazia na metade do tempo com conforto. Enfim outros tempo.. Estou bem ativo ainda, trabalhando e agitando a toda, mas acho que não devo ver mais aqui no Brasil bondes novamente. Trens de passageiro talvez. Nem o Rio X São Paulo sai do papel. Uma vergonha!! Abraço
Lamentável poderia também alem de modernizando ja fazer o metrô por de baixo das linhas do mesmo evitando desapropiacoes e seguinto o fluxo natural do crescimento da cidade no mais como sempre otimo e esclarecedor video 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Em Lisboa até hj eles utilizam os bondes, inclusive serve bem a população, e tbm é ponto e item de turismo por la, e lá tem outro nome, chama- se, elétrico o mais conhecido é o 28, filas e mais filas, maravilhoso
o problema é que Lisboa é bem menor que sp e aqui tem muita gente sem noção. Por isso não serviria mais aqui mesmo que modernizado
Não existe alguns desses bondes em museus? Eu fico babando nos bondes antigos aqui de Lisboa.
QUE AULA! Apesar de eu estar vindo do passado (futuro??), acho o serviço de ônibus motorizado muito superior pela mobilidade - ele não é preso nem a trilhos, nem a cabos, e quando o veículo da frente quebra ou uma rua fica interrompida, ele simplesmente desvia e segue em frente.
Considero que serviços de transportes eletrificados são essenciais quando se trata de trem, metrô ou VLT em linhas suspensas, que percorrem rapidamente longas distâncias.
E quem diria? CARRIS DE FERRO DE SANTO AMARO, COM TRENS À VAPOR. Gostaria de ver imagens disso.
Andei muito nesse bonde, realmente hoje onde é a Av Vereador J Diniz, o bonde dava um pau ferrado, acho que realmente 80 ou mais km/h. Eu morava ali na região da Rua Joaquim Nabuco X linhas do bonde. Inclusive aconteciam muitos acidentes de carros X bondes.
Nasci no bairro da Lapa em São Paulo e pegava o Bonde na Guaicurus ia até o Parque Ibirapuera. Bom tempo aquele. Tive o prazer de ter andado num Bonde.
Cheguei a andar de bonde na minha infância.
A eterna curiosidade era saber como o bonde mudava de linha ( tipo AMV) .
Quem fazia esse comando era o Motorneiro ( maquinista de bonde)
Tinha uma lança metálica que ficava presa do lado da cabine , o Motorneiro observava a chave , se preciso batia a lança na chave ( AMV) quando o Motorneiro era bom , acertava na primeira , tinha uns que tinham até que descer do bonde para bater e mudar o sentido da linha.
O bonde pra variar foi eficiente na época dos ingleses ( Light)
Quando acabou a concessão , o município acampou , os políticos puseram a mão...
man, se o motorneiro esquecesse de ativar o amv, o que acontecia? 🤔 acho que o bonde consegue dar marcha ré se pegar a via errada, eu presumo.
O sistema de bondes de Santos ainda durou mais 3 anos e o último rodou em 1 de fevereiro de 1971 mas na década de 80 voltou por um breve período como linha turística ,depois voltou no ano 2000 a rodar no centro histórico e agora temos o VLT ,que é a versão atualizada do bonde, só trocaram o nome,enfim não deveriam ter arruinado com o sistema da capital, aliás se SP capital implatasse linhas de VLT seria um avanço e daria um charme a mais a cidade também,pois a maioria dos novos bondes tem um belo desenho.
O bonde de Santos é uma atração turística assim como o de São Francisco.
Os bondes antigos sim! Não os modernos VLTs, que foram implantados por lá. O povo que os utiliza, estão muito satisfeito com ele.
Em São Francisco, na mesma via férrea rodam não só os bondes antigos, como também os modernos VLTs. Não me consta que esses também sejam exclusivamente para turismo.
esse videds bondes na linha, é hoje a avenida ibirapuera pesquisa luiz jr
Não deveria ser extinto não na Europa até hoje tem ESTES serviços de bondes que funcionam muito bem Portugal é um exemplo disto!
andei de bonde com minha mãe grávida da minha irmã indo pra consulta no hospital leão XIII no Ipiranga,hj.hosp. S.Camilo.
O problema de um sistema de bondes é operar em nível.. cruzamentos em nível são problemáticos para grandes metrópoles, geradores de tráfego, lentidão no sistema e frequentes acidentes. Tanto é que as grandes metrópoles do mundo investem em metrô, em vez do "bonde moderno", o VLT, que tem aplicações muito específicas.
Sugiro fazer um vídeo mostrando os sistemas de bonde/VLT em operação hoje no mundo, dando destaque a essa questão crucial: população total da cidade/região metropolitana, deslocamento diário, etc.
Bondes atualmente são utilizados apenas em cidades de pequeno e médio portes onde são a solução de mobilidade urbana perfeitas, jamais numa megalópole como São Paulo, tanto que nenhuma outra cidade do seu porte os mantém circulando.
Nesse caso vem a pergunta que não quer calar. Por que eles também foram extintos em cidades pequenas, como Lavras, Aparecida, Piracicaba, São Carlos, Votorantim e várias outras cidades do interior do Brasil?
@@efaria2009 o VLT do Rio de Janeiro mandou lembranças.
@@MarcosVinicius-cz3sn Uma única linha de VLT é bem diferente de ter uma malha de linhas interligando a cidade, e a propósito, funciona a contento?
@@efaria2009 Manda o recado pra Paris e Moscou aí, eles não ficaram sabendo.
gostei muito de seus comentarios e video, Você é um bom apresentador histórico, pois lhe acompanho desde a vontades politica em acabar com as ferrovia em S.Paulo e demais ramais SOROCABANA E FEPASA.- QUEM SOFRE É NOS POBRE. na realidade poderia estar correndo ate hoje, SÃO PAULO E O ESTADO MAIS RICO DO PAIS.
Primeiro a vizualizar. Adoro seu canal
Época linda que jamais vai voltar
Obrigado
Eu morava no balão do bonde na Ibirapuera e ia até Largo 13 onde minha avó morava.
AO INVÉS DE TIRAR OS BONDES , POR QUE NÃO SUBSTITUÍ-LOS POR VLTs?
Parabéns excelente conteúdo .poderiam fazer uma linha turística funcionasse no centro de sp ate Ibirapuera aos domingos
Concordo
Também concordo, traria de volta um modal que marcou e muito a história não só de SP mas do mundo, ainda hoje existe esse veiculo nas grandes metropoles, como Amsterdã, Alemanha, São Francisco etc.
Andei muito de bonde em S.Paulo. Não me lembro de ter descido de um por motivo de avaria. A velocidade era praticamente a mesma dos ônibus da época e a lotação dos camarões bem maior. Parecia que o problema mesmo era a falta de grana para esticar as linhas em direção ao alastramento da cidade.
Aqui no Rio de Janeiro dizem que tinha 400 km de linha os governantes nem aproveitavam nada que nem em alguns países pra o VLT principalmente aqui no Rio! 🚊🚋👀😕
Considero que trilhos são ideais para distâncias grandes. Em distâncias menores, a MOBILIDADE dos ônibus, que podem virar e entrar em qualquer rua - qualquer uma - é imbatível.
Era bom se estivesse bondes aqui em São Paulo neste ano Novo de 2022 também né seria muito bom tendo bondes aqui em São Paulo
Não foi somente São Paulo que perdeu com a desativação dos bondes. Rio de Janeiro e todas as cidades que os possuíam também. É importante atentar que todo o investimento em infraestrutura como trilhos, dormentes, fios e etc foram todos jogados fora. Foi um crime.
Se não tivessem saído de circulação àquela época, teriam saído mais tarde, seja pela má vontade que havia para com eles, seja porque não mais dariam conta do aumento de demanda, nenhuma cidade no mundo do porte de São Paulo e Rio de Janeiro mantém seus sistemas de bonde em atividade.
No Rio de Janeiro além do bonde de Santa Tereza, tem vários ramais de VLT funcionando.
Recordo de ter andado de bonde na linha que passa pela avenida Ibirapuera e av. vereador José Diniz. A paisagem era tudo verde e me parecia que o bonde andava muito rápido pela força do vento que passava pela janela. Lá na igreja de Santo Amaro, na decida `esquerda, o bonde fazia o retorno. Um trechinho dos trilhos ficaram por muitos anos aparecendo no asfalto quase na frente do shopping Ibirapuera, até o dia que recapearam o asfalto. Creio que muito dos trilhos estão lá no subsolo da av. Ibirapuera/ av. vereador José Diniz.
Um pequeno trecho de trilhos ainda hoje é visível na Rua Barão de Itapetininga em frente ao Teatro Municipal.
Muito bom !
Se tivessem investido no bondes, seria como na Europa (Alemanha, Holanda, Dinamarca e países do Leste Europeu), com até três pavimentos. Confortáveis.
Algumas linhas de bonde poderiam ter dado lugar ao VLT
VLTs são os bondes modernos.
1967 ainda existia o bonde. Andei muito. As histórias nem sempre relatam o tempo certo. Em alguns bairros não se encontra como era . SÓ O ATUAL . bairros que tem historia e estão como fantasma.
Dois vídeos por dia? Continue! huahua
Quarentena tem suas vantagens 😜
Video muito bom, parabens !!
Seria muito bom se os bomdes estivessem rodando ate hj.
Eu já andei de bonde quando criança na Rua Theodoro Sampaio em Pinheiros São Paulo. Era super legal ,deveriam ter preservado pelo menos uma linha
turística como em Santos e colocar os VLT ,tudo bem que tem metrô e é mais rápido,o metrô aqui em São Paulo é fantástico,mas deveriam ter preservado pelos menos algumas linhas de bondes ,um antigo turístico e outro VLT ,como em Santos,em New Orleans,Nápoles Itália e Europa.
*Via Trolebus já ouviu falar de planos de FERRIBOATIS na represa Guarapiranga pra aliviar o trânsito pesado da estrada do M boi Mirim???*
Parabéns pelo trabalho sei q não e fácil
Concerto isso , São Paulo e a maior Cidade do Continente Americano ,e do Ocidente.
Andei muito no bonde para Santo Amaro
Bom Dia, me chamo Augusto Silva e gostei muito da história dos bondes.
Saudade de qdo tinha bonde em Pinheiros
A extinção dos bondes no Brasil pode ser compreendida da mesma forma que aconteceu a extinção de toda a malha ferroviária que atravessava o país a falta de investimento no modal ferroviário e também dos bondes na cidade de São Paulo são um reflexo do investimento na industrialização como oportunidade de lavagem de dinheiro e lucro capital. O que acontece é que vender combustível é muito mais lucrativo para empresários envolvidos do que manter uma linha de bonde que não gera capital para empresas.
Foi o maior erro,se tivessem investido e modernizado os bondes,mas.no Brasil nunca ouve planejamento de nada aja visto o sucateamento das linha férrea como meio de transporte,tendo em vista q na China e nos EEUU os trens carregam vária carretas
Meu pai andou muito de bonde, ele diz que era mais barato que o ônibus.
Olha eu acho que se tivesse investido até os dias de hoje teríamos sim uma interligação do centro da cidade até Santo André feito por veículos leves sob Trilhos mas se também tipo fosse algo maior né poderíamos sim colocar tipo sei lá a CPTM para ingressar nesse modal nesse ramal ou seria um veículo leve sobre trilhos
Qualquer cidade da europa tem o serviço de bondes, destaco viena.
Foi abandonado propositadamente.
Obrigado e parabéns pelo site e pelo canal.
Qualquer cidade da Europa não tem o tamanho e a população de São Paulo, o bonde já não dava conta da demanda.
Então que se instalasse mais modais de transporte coletivo, sem a necessidade de erradicar os bondes. São Francisco, por exemplo é uma cidade em que, se você não quiser sair no seu carro, poderá contar com ônibus a diesel, trolleybus, bondes elétricos, bondes a cabo e o sistema de metrôs. E São Francisco é uma cidade tão grande, que praticamente emendou com Los Angeles, que também tem trafego de bondes modernos ou VLT.
Obs: São Francisco é uma dessas cidades em que trafegam na mesma linha, tanto bondes antigos quanto VLTs.
Nessa época do bonde, como as pessoas iam de santo amaro até o extremo sul da zona sul (campo limpo, jardim São Luís, etc?)
Olá, existe algum mapa desta malha ?
também gostaria de ver
Realmente essa linha de bonde de Sto Amaro inicialmente ia de Sto Amaro a Pça Clóvis depois foi seccionada até o Instituto Biológico no Pq Ibirapuera eu lembro daquele março de 1968 eu era criança é com minha mãe pegamos o bonde nessa última viagem ao Instituto Biológico dela pegamos um ônibus pra ir a Cruz Vermelha na av Rubem Berta , não essa linha fazia caminho um pouco diferente do trenzinho de Sto Amaro da Cia Carris São Paulo - Sto Amaro aliás bastante diferente 😊😊😊😊
Acho que deveria acrecentar e nao extinto, caímos no problema da poluição e custo devido o tipo de energia, sendo que agora a moda é veículos elétricos.
O fura fila era planejado sobre VLT. Foi modificado para VLP
Meu Pai foi Motoqueiro de Bonde ou seja pilotou bonde por muitos anos aí em São Paulo Usava no Quepe a identificação 373 Saudades depois foi deslocado para os troleibus em outra função
eu acho q teria de manter alguns bonde ou uma linha circulando como patrimonio historico
Estou com 59 anos. Tinha menos de 4 anos e minha mãe afirmava que eu e ela tínhamos feito uma viagem no último dia. 😢 Não foi no cortejo, mas foi nesse dia.
Se bem operados e com traçados inteligentes, com certeza vale a pena... Senão Toronto não teria mais bondes... Lá inclusive tem composições articuladas para trechos de maior densidade. Muitas modernas e claro, todas com ar condicionado, uma vez que no inverno seria inviável sem climatização.
Pode incluir São Francisco nos EUA e Lisboa em Portugal.
Acredito que Toronto não tenha o porte de São Paulo.
@@andersonnkwEm ambas as cidades eles são mantidos apenas como referência histórica assim como era o bondinho de Santa Teresa no Rio de Janeiro.
Era não! É! Pois eles voltaram a circular por lá.
Devo ressaltar que o bonde de Santa Tereza no Rio de Janeiro, nunca foi só atração turística. Eles foram mantidos a duras penas, por pressão dos moradores do bairro, que os utilizam no seu deslocamento para o centro e nunca sequer admitiram a possibilidade de sua substituição por ônibus. Até porque a topografia do bairro não é muito favorável ao uso deles em larga escala, além da passagem custar mais que o dobro da dos bondes. Jamais os moradores daquele bairro aceitariam o uso dos bondes exclusivamente por turistas. E eles voltaram a circular, agora modernizados e sem perder o design original, já que eles foram tombados pelo patrimônio histórico.
O lobby da industria automobilística acabou com os bondes em SP.
Arruma a descrição. Está "...prefeito Rafia Lima".
Até 80km por hora,puxa.
eu adoro o tema,viatrolebus me responda por favor,por que no Brasil as prefeituras discriminan este tipo de veiculo os bondes que são tão charmosos,na Europa e Esatados unidos Asia tem eu ja vi quando estive na Italia e Suica,acho otimo se cada parte de uma cidade grande podesse ter uma linha de bonde,isso tem haver com a industria do petroleo que so gosto de transportes a disel,
Ótimo ....
O bonde faz muita falta.
Boa noite! Com a suspensão deste tipo de malha ferroviária, ao meu ver, contribuiu com o péssimo transporte público que hoje temos, com preço caro das passagens, e sem nenhum conforto para as pessoas, que viajam em ónibus e metros lotados. Acredito que se deveria investir muito mais em transporte ferroviário, inclusive também, em trens para melhorar transportes de grãos e cereais e transporte de pessoas, para todas as cidades, estados e municipios. Como diz o dito popular " seria mais fácil melhorar o transporte do que desfazer a velha estrada"
Provavelmente teríamos bem menos poluição e um ótimo transporte bem mais barato para os cidadãos!
Imagino que esse canal não seja direcionado apenas a quem mora em São Paulo e conhece, por nome, todas as regiões descritas no vídeo. Talvez um mapa mostrando o que se está descrevendo tornasse o vídeo mais interessante para quem não é de São Paulo.
Não seria viável.
Poderiam fazer uma malha de bondes ou trenzinhos em região que tem grande fluxo de pessoas somente para o deslocamento local. Tipo no centro, na paulista/brigadeiro, região da faria lima... Assim o deslocamento do pessoal ficaria mais facil
Não daria certo, ele ocuparia sozinho uma faixa de rolamento atravancando ainda mais o já caótico trânsito.
Devo lhe lembrar que os bondes e/ ou VLTs, são mais estreitos que os ônibus e estes circulam no centro da cidade. Por que só os bondes/VLTs atravancam o trânsito e os ônibus, não? Em São Paulo nunca aconteceu de um ônibus parar por defeito ou por acidente?
Tudo é lamentavel!! Faria Lima era endeusado !!
lendo os comentarios.... entendo q a cidade cresceu muito .... chegou a ser considerada por anos a cidade q mais crescia no mundo... e hj em dia seria inviavel ter bonde... imaginem o numeros de acidentes ?.... nao sei como q buso eletrico ainda vive....
Não tive o privilégio de viver numa época na qual a cidade de São Paulo começava a crescer numa rapidez tão important!! Mas desde a época em questão, foi uma incompetência total do governo. Em extinguir com uma condução tão importante para a cidade, bem como para os paulistanos. Como sempre, não houve um planejamento que fizesse continuar e aprimorar as linhas e os bondes. Isso é Brasil!!
Boa tarde gostaria de ter seu contato telefônico pois gostaria de falar sobre transporte pois e minha área sou telegrafista fui na fepasa e gostaria muito desse contato dm alemao de São paulo
*Deviam manter eles no centro pelo menos nunca andei infelizmente*
Tenho dúvidas,quanto a existência de uma operação dos bondes na linha 66 que foi desativa e posterior reativada,minha duvidar e a existência do percurso inicial era até o Cine Maringá e na segunda ficou um percurso só até aí São Judas.isso procede ou estou enganado... abraço.
Bem parecido com o que aconteceu com as ferrovias
VLT é um bonde moderno então deve voltar esse sistema no futuro