A segregação racial nas antigas colônias africanas de Portugal (Documentário).

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 6 ต.ค. 2024
  • Playlist: História, Brasilidade e Filosofia ( • História, Atualidade, ... )
    Documentário - agrupado na série "História do Racismo" deste canal -, que colige depoimentos sobre essa realidade e representativos de todos os quadrantes ideológicos e étnicos de portugueses, moçambicanos, angolanos, guineenses e cabo-verdianos. Estes testemunhos sobre as formas de segregação praticadas nas antigas colônias portuguesas de África, são bastante elucidativos, pois revelam clivagens de convivência racial e barreiras ao desenvolvimento econômico e social das respectivas populações. Acabariam estas por se mobilizar em movimentos de resistência e luta para a autodeterminação, desaguando nas independências de Moçambique, Angola, Guiné, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, no último quartel do século XX.
    Recomenda-se a leitura da opinião do primeiro embaixador da União Soviética em Moçambique, Piotr Evsiukov, após a independência deste país sob a liderança de Samora Machel. No seu livro "Memórias sobre o trabalho em Moçambique" ele descreve como se caracterizaram as relações raciais ali implementadas, após a independência, para com a população de origem europeia e portuguesa.( darussia.blogsp... ).
    Compare-se o Estatuto do Indígena adotado nas colônias portuguesas até 1961, com o Estatuto do Índio de 1973 e ainda em vigor no Brasil:
    Estatuto do Indígena de Portugal
    Decreto de promulgação (pdf): www.dre.pt/cgi/...
    Decreto de revogação (1961): www.dre.pt/cgi/...
    Estatuto do Índio do Brasil (1973): www.planalto.go...

ความคิดเห็น • 2

  • @evaristonunes
    @evaristonunes 10 ปีที่แล้ว +16

    Que maravilha de documentário

  • @jadobiatiago
    @jadobiatiago 9 ปีที่แล้ว +14

    interessante mais um pouco chocante