Acho que independente do gênero literário, se é alta literatura ou não, da época em que foi escrito ou por quem foi escrito, livro é livro, estamos tão acostumados a rotular tudo e a todos, que até mesmo os livros são excluídos ou incluídos do que é bom ou ruim, gostei do assunto
É issssso!!!!! Existe algo adorável que é o domínio da escrita, aqueles enredos simples mas cheios de significado, poesia, sentimento... Mas concordo que em um país que está adquirindo o hábito da leitura, o importante é ler. Parabéns!!!
Meninas amei! O livro do mercado editorial é um dos meus vídeos favoritos ♡♡♡. Ótimo vídeo! Eu sempre digo que não só de Cervantes vive o leitor e está td certo! Classificar a literatura é muiiito perigoso ...principalmente nos dias de hj :/.precisamos refletir mais antes de falar , fiquei com mil pensamentos , mil beijos :D
Deus é bom. Achei que só eu tinha lido Virgínia Woolf e quando terminei fiquei: "Tá, e aí? Era isso?" Que saco! E as pessoas veem minha estante e dizem que não sabem qual meu estilo. Meu estilo é ler. Leio Júlia Quinn, Dostoiévski, Victoria shwab, João VERDE, Tolstói. Deu vontade, eu leio. Gente chata
Pandas, eu vi o kindle da tata e lembrei de indicar dois livros #tops pra vcs q tão no unlimited: "Lobo de Rua" e "O Gabarito". Acho que renderiam discussões bem legais pro canal
José Artur Castilho voto sim pra Lobo de Rua! Estou lendo e já acompanho o trabalho da autora Jana Bianchi, que tem um podcast sobre escrita (Curta Ficção)! Sou fã do trabalho dela!
Amei!!! As pessoas tem mania de julgar culto apenas quem lê "livro difícil", mas só pelo fato da pessoa estar pegando aquele romance de banca (tão indiscriminado injustamente) e consumindo a literatura a partir daí, acho que é válido. Qualquer leitura acrescenta algo para a pessoa, de maneiras diferentes pois somos pessoas com pensamentos diferente e ISSO é o sensacional da literatura. Harry Potter criou milhões de leitores, que talvez não seguissem por esse caminho se não tivessem tido esse primeiro contato. O mesmo com Crepúsculo (que até hoje eu não entendo porque a autora preferiu dar um livro para uma personagem que morre ao invés de dar um livro pra outra lá, que tinha uma história muito mais interessante hahaha). E ainda também formou escritoras (vide fanfic 50 Tons de Cinza hahah) e que criou mais novos leitores. Talvez seja o estilo de livro que certas pessoas não leem, mas não dá pra tirar o crédito do intuito desses livros, que é criar mais leitores. P.S.: Tata, lê Outono dos Lobos (tem uns músculos soltos pelo livro, não é na capa, mas tem na história hahahahhahah) Bjus, meninas!!!!
Fora do título, mas dentro do vídeo, vi que se fala da obrigatoriedade na Escola de se ler ,..., Talvez uma proposta mais sábia e palatável (Moscas com mel ou com vinagre?) seria convidar a ler e discutir o que for trazido pelo desejo e mostrar as origens e obras que levaram a estes conceitos. Desde que (Isso é necessário!) não se perca a ordenação cronológica desses fatos e as bases da contextualização dos atuais e/ou antigos "obrigatórios", justamente para ensinar a Leitura Critica, dos quais a Escola é formadora e foco.
Vídeo sensacional! Discussão eternamente válida e importante! Não exatamente da mesma forma nem com tanta profundidade, mas fiz recentemente um vídeo sobre isso: QUALIDADE X POPULARIDADE. Gostaria de saber a opinião de vocês, ok?
6 ปีที่แล้ว
Ok! vamos falar sobre isso, já anotamos por aqui ❤
Então vamos lá. Minha opinião sobre o tema. Pra mim alta e baixa literatura existem, de fato. Porém, deixar de ler um livro por ser taxado como baixa literatura é de uma soberba sem tamanho. Digo por experiência própria, que desdenhava a Nota Roberts por acha-la que seus livros tinham uma importância inferior a outros autores. De fato, Nota Roberts não é uma autora revolucionária, não irá definir as bases de uma escola literária e não precisa ter suas obras analisadas de forma minuciosa, mas eu tô adorando ler as obras dela. Mordi a língua e confesso com orgulho. Recomendo demais a autora e outros autores considerados baixa literatura.
Essa discussão tem sido muito retomada por causa da TAG - Experiências Literárias muitos booktubers ficaram ofendidos com a comparação, que fizeram entre as duas caixas literárias que eles entregam, praticamente diminuindo leitores de determinado nicho, tanto que vi muita gente recusando fazer publi por causa disso.
Li os 4 livros do Crepúsculo no ensino médio e adorei. Foi por causa de Crepúsculo que li O Morro dos Ventos Uivantes ( é o livro favorito da Bella ou único que ela leu sei lá) e eita livro que passei raiva lendo mas amei.
Ai, gente, eu sempre fui crucificada por não ENTENDER e não me identificar com o texto de Clarice Lispector. Sou de Pernambuco e como ela morou em Recife por muitos anos, ela é leitura obrigatória pra todas as jovens mulheres (principalmente) do meu convívio. Ah, como é difícil dizer: "ah... Não leio", "não, não me identifico": CHUVA DE PEDRAS! 😌
E é uma discussão que não abrange apenas livros, pega por exemplo Racionais e outros grupos de RAP, que só começaram a ser “valorizados" depois que suas letras passaram a ser estudadas em universidades, e é muito louco, pois o negro continua sendo criminalizado, mas escutar um Sobrevivendo no Inferno virou algo Cool pela Classe Média. Bem complicado, lembro de ter me sentido um bosta por ler Vinicius de Moraes e não ter gostado, Hahhaha, as vezes tenho que lembrar que não preciso forçar nada só pra me enquadrar, que bom que temos discussões assim.
6 ปีที่แล้ว +1
YES! Olha, eu escuto rap e Racionais desde novinha e sou doida por eles. Gosto muito desse tipo de poesia e literatura (que eu acho tão rico quanto um clássico. ali tem uma qualidade semantica bizarra). Escutar Criolo é cool, né? Ele fala razoavelmente correto, tem umas tiradas que a elite gosta. Mas um Emicida e um Mano Brown que falam "errado".. ah, dai já fica pra depois, né? Você tem oda razão, Renan, muit olegal você trazer esse ponto. Não precisamos nos forçar a nada!!! Acho que Diário de um Detento tem muito mais força que um é pau, é pedra.. sabe? hahaha isso importa! ❤ Nina
Foda, mas acho q vcs abordaram muito o tema pelo lado histórico e social da coisa, mas ignoraram um pouco (na minha visão) o aspecto literário da coisa
Essa é uma discussão que precisa ser feita! Parei de frequentar alguns grupos online de leitores, por não aguentar perder meu tempo com gente pedante que diz que só importa os ditos grandes clássicos e ainda que os young adults estão tomando conta devido essa onda de ler mais mulheres (como se não existissem homens escrevendo ya e mulher só escrevesse ya) Aff tomar no cu hein, ya tão ai em alta pq mais jovens estão lendo e eles querem mais ler o livro com tema que lhe é contemporâneo, o que lhe representa social, étnico, culturalmente!! Essas pessoas ainda têm a ousadia de procurar leituras complementares para se situar na época dos grandes clássicos, mas reclamam dos livros atuais que retratam personagem LGBT+ AAAAHHHRRR Que bom que alguns pensam (e agem) de uma forma que não exclui o valor da dita "baixa literatura"
Voltando ao foco. Vocês são contrárias à formação e transformação de Capital Cultural? Digo, como atitude política? Respondendo (sem fugir) a: O que é Alta ou Baixa,..., ? É uma derivação da matemática. Alta é acima da Média, e Baixa é abaixo dela. De qual Média (Parâmetros, novamente matemática) se está falando? Arte X Mercado; Quantidade leitores; Leitura Popular ou Leitura Culta (E, sobre essa última há um diferencial [off matemática, tá? rsrs] importante pode ser por, ou para, Cultuar! Isso que criaria a dificuldade do entendimento para Geral.).
Eu não costumo comentar em vídeos, mas acho que preciso falar. Eu fiquei muito feliz com esse vídeo, e muito aliviada, também, porque quase todos os dias, no curso do Letras, nós ouvimos que só seremos bons profissionais (e boas pessoas) se SÓ lermos os clássicos. Em quase todas as aulas, os professores dizem que a "baixa literatura" serve apenas para que o leitor alcance a "alta literatura" e, a partir desse ponto, pare de ler livros que não são clássicos. Eles colocam todos os best-sellers dentro da caixinha de "não presta" simplesmente por serem livros populares, e acabam por chamarem de porcaria tudo que é considerado cultura de massa, desprezando os autores e os leitores dessa obra. Eu entrei curso amando literatura policial e desejando com todas as minhas forças poder fazer um trabalho sobre isso, mas hoje, não consigo nem ler um livro da Agatha Christie inteiro, porque sinto um bloqueio inconsciente muito forte, me dizendo que o que estou fazendo é errado; comecei a ler Cem anos de solidão ano passado, e como não pude terminar, queria comprar meu exemplar esse ano, mas sempre que penso nesse clássico, sinto náuseas por lembrar de tudo o que esses professores disseram, de todas as obrigações que eles tentam me infringir, e acabo não conseguindo ler um livro que me interessa muitíssimo. Eles parecem preferir que leiamos livros clássicos no automático, só para dizermos que lemos, do que ler livros não clássicos de forma reflexiva, o que tira todo o poder crítico da leitura. Posso dizer, com grande tristeza e angústia, que o curso de Letras, com essa dicotomia alta x baixa literatura, está acabando com o prazer que eu sinto ao ler, e esse sempre foi o meu maior objetivo ao pegar um livro. É desesperador.
6 ปีที่แล้ว
Uau, Lígia! Não ceda a esse bloqueio!!! Agatha Christie é lindo, o que seria a literatura sem ela? Sem a boa literatura policial? Não pira! Cem anos de olidão é TUDO DE BOM! Mas você tem razão: são tantas recomendações que a gente fica sem chão. A ideia é seguir o que vocÊ tá afim, sabe? Aqui, nós lemos de tudo! E o mais legal é que eu e a Táta temos gostos MUITO diferentes! E a gente super faz um exercicio de ler o que a outra gosta, é muito legal. Mas ela adora ler essas besteiras que ela contou, eu amo todos os livros de ficção cientifica e vampiros! Amo sherlock. Rotular tudo é um dos maiores retrocessos. E outra coisa, os clássicos não são pra todos, né? Eu amo Senhora, a Táta detesta. E ela ama vários milhões de clássicos que eu não sei se gosto.. E ela é incrivelmente inteligente, que nem eu e que nem você, certamente. Toda literatura é literatura e vale, nem que seja pra gente desconectar. Força! ❤
Lindíssimas! Falaram tudo! Num país em que a maioria das pessoas nem lê, disseminar preconceitos literários é até pecado.
Acho que independente do gênero literário, se é alta literatura ou não, da época em que foi escrito ou por quem foi escrito, livro é livro, estamos tão acostumados a rotular tudo e a todos, que até mesmo os livros são excluídos ou incluídos do que é bom ou ruim, gostei do assunto
É issssso!!!!!
Existe algo adorável que é o domínio da escrita, aqueles enredos simples mas cheios de significado, poesia, sentimento...
Mas concordo que em um país que está adquirindo o hábito da leitura, o importante é ler.
Parabéns!!!
Cheguei ontem no canal e já assisti quase todos os vídeos, caramba como eu n descobri esse canal antes? Mt amor ❤
seja bem vindaaa ❤❤
Tem um vídeo da Vevs, indagando o que são os clássicos da literatura, é muito interessante
Vcs são maravilindas 😍
❤
Sou nova no canal, mas já estou amando vcs!! Parabéns!
Meninas amei! O livro do mercado editorial é um dos meus vídeos favoritos ♡♡♡. Ótimo vídeo! Eu sempre digo que não só de Cervantes vive o leitor e está td certo! Classificar a literatura é muiiito perigoso ...principalmente nos dias de hj :/.precisamos refletir mais antes de falar , fiquei com mil pensamentos , mil beijos :D
Por que pararam com o canal?
Deus é bom. Achei que só eu tinha lido Virgínia Woolf e quando terminei fiquei: "Tá, e aí? Era isso?" Que saco! E as pessoas veem minha estante e dizem que não sabem qual meu estilo. Meu estilo é ler. Leio Júlia Quinn, Dostoiévski, Victoria shwab, João VERDE, Tolstói. Deu vontade, eu leio. Gente chata
É isso ❤
Discussão mais que necessária!! Nesse último mês a Adriana do canal Livros & Post It fez um vídeo falando sobre esse assunto, bem interessante também!
Opa, legal, vamos ver ❤
felizmente esse é o melhor canal do youtube
❤
SOS passadissimo q o kindle da tata tem os hot hHahahauaha aí sim nós fomos surpreendidos novamente xD
Oi meninas vcs têm caixa postal
A gente tem endereço pra mandar, sim, só mandar um email pra gente, pandamoniocontato@gmail.com ❤
Ahh, não deu pra ver o nome do livro que Tatá tá lendo! Deixa no box
Pandas, eu vi o kindle da tata e lembrei de indicar dois livros #tops pra vcs q tão no unlimited: "Lobo de Rua" e "O Gabarito". Acho que renderiam discussões bem legais pro canal
José Artur Castilho voto sim pra Lobo de Rua!
Estou lendo e já acompanho o trabalho da autora Jana Bianchi, que tem um podcast sobre escrita (Curta Ficção)! Sou fã do trabalho dela!
Anotadíssimo
Perdi alguma coisa? Porque a Karol não participa mais dos vídeos? ???????
Yasmine, a Carol saiu do Panda há quase um ano! Ela decidiu seguir com outros projetos ❤
Amei!!!
As pessoas tem mania de julgar culto apenas quem lê "livro difícil", mas só pelo fato da pessoa estar pegando aquele romance de banca (tão indiscriminado injustamente) e consumindo a literatura a partir daí, acho que é válido. Qualquer leitura acrescenta algo para a pessoa, de maneiras diferentes pois somos pessoas com pensamentos diferente e ISSO é o sensacional da literatura.
Harry Potter criou milhões de leitores, que talvez não seguissem por esse caminho se não tivessem tido esse primeiro contato. O mesmo com Crepúsculo (que até hoje eu não entendo porque a autora preferiu dar um livro para uma personagem que morre ao invés de dar um livro pra outra lá, que tinha uma história muito mais interessante hahaha). E ainda também formou escritoras (vide fanfic 50 Tons de Cinza hahah) e que criou mais novos leitores.
Talvez seja o estilo de livro que certas pessoas não leem, mas não dá pra tirar o crédito do intuito desses livros, que é criar mais leitores.
P.S.: Tata, lê Outono dos Lobos (tem uns músculos soltos pelo livro, não é na capa, mas tem na história hahahahhahah)
Bjus, meninas!!!!
Fora do título, mas dentro do vídeo, vi que se fala da obrigatoriedade na Escola de se ler ,..., Talvez uma proposta mais sábia e palatável (Moscas com mel ou com vinagre?) seria convidar a ler e discutir o que for trazido pelo desejo e mostrar as origens e obras que levaram a estes conceitos. Desde que (Isso é necessário!) não se perca a ordenação cronológica desses fatos e as bases da contextualização dos atuais e/ou antigos "obrigatórios", justamente para ensinar a Leitura Critica, dos quais a Escola é formadora e foco.
Vídeo sensacional! Discussão eternamente válida e importante! Não exatamente da mesma forma nem com tanta profundidade, mas fiz recentemente um vídeo sobre isso: QUALIDADE X POPULARIDADE. Gostaria de saber a opinião de vocês, ok?
Ok! vamos falar sobre isso, já anotamos por aqui ❤
Bora fazer uma indicaçãozinha pra Tatiana ler no unlimited: Outra Vez - Ivi Campos... lê lá...
bj
❤️
tudo verdade
Então vamos lá. Minha opinião sobre o tema. Pra mim alta e baixa literatura existem, de fato. Porém, deixar de ler um livro por ser taxado como baixa literatura é de uma soberba sem tamanho. Digo por experiência própria, que desdenhava a Nota Roberts por acha-la que seus livros tinham uma importância inferior a outros autores. De fato, Nota Roberts não é uma autora revolucionária, não irá definir as bases de uma escola literária e não precisa ter suas obras analisadas de forma minuciosa, mas eu tô adorando ler as obras dela. Mordi a língua e confesso com orgulho. Recomendo demais a autora e outros autores considerados baixa literatura.
Essa discussão tem sido muito retomada por causa da TAG - Experiências Literárias muitos booktubers ficaram ofendidos com a comparação, que fizeram entre as duas caixas literárias que eles entregam, praticamente diminuindo leitores de determinado nicho, tanto que vi muita gente recusando fazer publi por causa disso.
Li os 4 livros do Crepúsculo no ensino médio e adorei. Foi por causa de Crepúsculo que li O Morro dos Ventos Uivantes ( é o livro favorito da Bella ou único que ela leu sei lá) e eita livro que passei raiva lendo mas amei.
AHHA eu amo Crepúsculo ❤ Nina
Ai, gente, eu sempre fui crucificada por não ENTENDER e não me identificar com o texto de Clarice Lispector. Sou de Pernambuco e como ela morou em Recife por muitos anos, ela é leitura obrigatória pra todas as jovens mulheres (principalmente) do meu convívio. Ah, como é difícil dizer: "ah... Não leio", "não, não me identifico": CHUVA DE PEDRAS! 😌
vamos nos libertar!! ❤
E é uma discussão que não abrange apenas livros, pega por exemplo Racionais e outros grupos de RAP, que só começaram a ser “valorizados" depois que suas letras passaram a ser estudadas em universidades, e é muito louco, pois o negro continua sendo criminalizado, mas escutar um Sobrevivendo no Inferno virou algo Cool pela Classe Média. Bem complicado, lembro de ter me sentido um bosta por ler Vinicius de Moraes e não ter gostado, Hahhaha, as vezes tenho que lembrar que não preciso forçar nada só pra me enquadrar, que bom que temos discussões assim.
YES! Olha, eu escuto rap e Racionais desde novinha e sou doida por eles. Gosto muito desse tipo de poesia e literatura (que eu acho tão rico quanto um clássico. ali tem uma qualidade semantica bizarra). Escutar Criolo é cool, né? Ele fala razoavelmente correto, tem umas tiradas que a elite gosta. Mas um Emicida e um Mano Brown que falam "errado".. ah, dai já fica pra depois, né? Você tem oda razão, Renan, muit olegal você trazer esse ponto. Não precisamos nos forçar a nada!!! Acho que Diário de um Detento tem muito mais força que um é pau, é pedra.. sabe? hahaha isso importa! ❤ Nina
....... comecei lendo literatura Marvel [ rsrs ]
Foda, mas acho q vcs abordaram muito o tema pelo lado histórico e social da coisa, mas ignoraram um pouco (na minha visão) o aspecto literário da coisa
Excelente, moças. Obrigada pela partilha. Sou só gratidão.
Essa é uma discussão que precisa ser feita!
Parei de frequentar alguns grupos online de leitores, por não aguentar perder meu tempo com gente pedante que diz que só importa os ditos grandes clássicos e ainda que os young adults estão tomando conta devido essa onda de ler mais mulheres (como se não existissem homens escrevendo ya e mulher só escrevesse ya) Aff tomar no cu hein, ya tão ai em alta pq mais jovens estão lendo e eles querem mais ler o livro com tema que lhe é contemporâneo, o que lhe representa social, étnico, culturalmente!! Essas pessoas ainda têm a ousadia de procurar leituras complementares para se situar na época dos grandes clássicos, mas reclamam dos livros atuais que retratam personagem LGBT+
AAAAHHHRRR
Que bom que alguns pensam (e agem) de uma forma que não exclui o valor da dita "baixa literatura"
Voltando ao foco. Vocês são contrárias à formação e transformação de Capital Cultural? Digo, como atitude política? Respondendo (sem fugir) a: O que é Alta ou Baixa,..., ? É uma derivação da matemática. Alta é acima da Média, e Baixa é abaixo dela. De qual Média (Parâmetros, novamente matemática) se está falando? Arte X Mercado; Quantidade leitores; Leitura Popular ou Leitura Culta (E, sobre essa última há um diferencial [off matemática, tá? rsrs] importante pode ser por, ou para, Cultuar! Isso que criaria a dificuldade do entendimento para Geral.).
Meninas, leiam Marçal de Aquino, sério, acho que vão gostar (:
❤
Eu não costumo comentar em vídeos, mas acho que preciso falar. Eu fiquei muito feliz com esse vídeo, e muito aliviada, também, porque quase todos os dias, no curso do Letras, nós ouvimos que só seremos bons profissionais (e boas pessoas) se SÓ lermos os clássicos. Em quase todas as aulas, os professores dizem que a "baixa literatura" serve apenas para que o leitor alcance a "alta literatura" e, a partir desse ponto, pare de ler livros que não são clássicos. Eles colocam todos os best-sellers dentro da caixinha de "não presta" simplesmente por serem livros populares, e acabam por chamarem de porcaria tudo que é considerado cultura de massa, desprezando os autores e os leitores dessa obra. Eu entrei curso amando literatura policial e desejando com todas as minhas forças poder fazer um trabalho sobre isso, mas hoje, não consigo nem ler um livro da Agatha Christie inteiro, porque sinto um bloqueio inconsciente muito forte, me dizendo que o que estou fazendo é errado; comecei a ler Cem anos de solidão ano passado, e como não pude terminar, queria comprar meu exemplar esse ano, mas sempre que penso nesse clássico, sinto náuseas por lembrar de tudo o que esses professores disseram, de todas as obrigações que eles tentam me infringir, e acabo não conseguindo ler um livro que me interessa muitíssimo. Eles parecem preferir que leiamos livros clássicos no automático, só para dizermos que lemos, do que ler livros não clássicos de forma reflexiva, o que tira todo o poder crítico da leitura. Posso dizer, com grande tristeza e angústia, que o curso de Letras, com essa dicotomia alta x baixa literatura, está acabando com o prazer que eu sinto ao ler, e esse sempre foi o meu maior objetivo ao pegar um livro. É desesperador.
Uau, Lígia! Não ceda a esse bloqueio!!! Agatha Christie é lindo, o que seria a literatura sem ela? Sem a boa literatura policial? Não pira! Cem anos de olidão é TUDO DE BOM! Mas você tem razão: são tantas recomendações que a gente fica sem chão. A ideia é seguir o que vocÊ tá afim, sabe? Aqui, nós lemos de tudo! E o mais legal é que eu e a Táta temos gostos MUITO diferentes! E a gente super faz um exercicio de ler o que a outra gosta, é muito legal. Mas ela adora ler essas besteiras que ela contou, eu amo todos os livros de ficção cientifica e vampiros! Amo sherlock. Rotular tudo é um dos maiores retrocessos. E outra coisa, os clássicos não são pra todos, né? Eu amo Senhora, a Táta detesta. E ela ama vários milhões de clássicos que eu não sei se gosto.. E ela é incrivelmente inteligente, que nem eu e que nem você, certamente. Toda literatura é literatura e vale, nem que seja pra gente desconectar. Força! ❤
HETERONORMATIVO SÃO OS MEUS PENTELHOS MIÚDOS
DUAS DONDOCAS FALANDO DO QUE NÃO SABEM
para de ficar jogando o cabelo pro lado