NOTA: No minuto 2:30 onde foi dito "antiga Santa Casa" o correto é "nova Santa Casa". NOTA 2 - SOBRE OS INSCRITOS no local de data da construção do forte. No minuto 14:25 fiz um questionamento sobre o que estava escrito onde normalmente deveria aparecer a data de construção. Cumprimentos aos que decifraram.... Conclui-se que estava escrito 1713 com letras estilizadas. Entretanto deve-se dizer que, não é a data de inauguração do forte. O forte foi erguido primeiramente por Mem de Sá em 1567. A data de 1713 deve se referir à reforma e melhoria do forte ocorrida naquele ano. No ano de 1711 o Rio foi invadido por um corsário Francês, René Duguay-Trouin, financiado pela coroa e setor privado francês. Depois deste fato, fizeram reforços e melhorias nas fortificações. Meus cumprimentos a todos!
Meu bisavô morou no Morro do Castelo na década de 1880, com minha bisavó. Tenho um recorte de jornal, que obtive de forma digital, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, a cerca de um abaixo assinado feito pelos moradores do Castelo. Nesse abaixo assinado aparece a expressão Travessa de São Sebastião. Alguém saberia explicar onde essa travessa se localizava?
Sou professor de Geografia e trabalho com roteiros histórico-geográficos na cidade do Rio de Janeiro. Seus vídeos minuciosos e didáticos não somente mostram o domínio e fascínio pelo tema, como também me ajudam a preencher algumas lacunas em minhas pesquisas. Sou imensamente grato à sua iniciativa em compartilhar o conhecimento e estou firme na ajuda ao crescimento desse canal. Parabéns!
Nunca tive a noção da importância do Morro do Castelo antes de conhecer esse excelente canal. O que sabia antes é que o morro do castelo teria que ser derrubado porque "impedia o progresso da cidade e a livre circulação de pessoas, além de trazer problemas de ordem sanitária e estética". Nada como uma pesquisa bem fundamentada para ampliar nossa compreensão. Parabéns pelo trabalho nesse canal, JR.
Tenho 68 anos e somente no ano passado através da internet tive conhecimento da existência do Morro do Castelo, mas não conseguia delimitar a área onde ele existia. Procurei muito na internet mas nada foi esclarecedor, até que hoje neste canal consegui tirar todas as minhas dúvidas. Muito obrigado. Parabéns pelo trabalho sensacional. Espero que seja valorizado pelo menos pelos habitantes do Rio de Janeiro. Estou divulgando.
Você podia falar sobre o forte de São Januário sua importância e se há ligação com o clube Vasco da gama pois ficava em uma região onde o clube tem uma sede náutica o calabouço .
Fantástico, como sempre! Eu que sou médico na Santa Casa sempre tive curiosidade sobre o Morro do Castelo. À direita de quem olha para a entrada da Igreja de Bonsucesso, no início da ladeira, é a 5@ Enfermaria, na qual trabalho e que me trás muito orgulho e saudade dos áureos tempos! Sem contar que já estive por diversas vezes na Igreja de Bonsucesso e recomendo a visita! Parabéns pelo Canal! É o melhor sobre a história do Rio! al direta da Igreja de Bons cesso,
Bacana que gostou! Não sei se já viu, neste canal tem um vídeo sobre a Rua Santa Luzia onde aparece mais a Santa Casa e os aterros. Abç. Likn a seguir th-cam.com/video/pIzEqKias_0/w-d-xo.html
ADOREI O VÍDEO! MUITO ELUCIDATIVO! Uma pena acabarem com o Morro do Castelo, até mesmo pela importância histórica. Fiquei imaginando se não tivesse sido derrubado, hoje poderia ser uma enorme comunidade, porque naquela época o Morro do Castelo já se encontrava em estado de abandono. Infelizmente aqui no Brasil abandonamos os nossos prédios históricos, se fosse em outro lugar do mundo, acredito que o Morro do Castelo estaria intacto. OBRIGADA POR MAIS UM VÍDEO!
Possivelmente seria mesmo, veja os morros da Providência, as partes mais altas do Centro, perto da rua Leandro Martins, a favela da rua Santo Amaro, na Glória e outros antros nas imediações da Lapa, sem esquecer de Santa Teresa...
Mas não havia chance do Morro do Castelo vir a se tornar um local como o Pelourinho em Salvador? Mesmo com seus problemas a arquitetura e atratividade turística foram preservadas.
Esses vídeos são sensacionais, não só para quem é carioca, mas TB para quem gosta de história e urbanização. Agora, o que é inacreditável é a diferença do que ocorreu em 100 anos na geografia do Rio.
Nota: no minuto 22 aqueles lençóis, parte deles, estavam sobre a lateral gramada da ladeira. Este costume tinha o nome de "Quarar a roupa", ou seja, era ensaboado os lençóis e deixados ao sol para que o sabão reagisse. Isto facilitava a retirada de manchas ou encardidos que poderiam estar na peça. Depois eram enxagoados e só depois, secados nos varais. Minha avó tinha este costume, eu me lembro na casa dela por volta dos anos oitenta, como ela tinha este costume, claro que naquela época, ela não tinha máquina de lavar! Muito bom seu vídeo, nos faz retornar à alguns costumes que hoje em dia não fazem mais parte de nossas vidas!!! Deus abençoe!!!
Thiago Freitas ...... eu nem lembrava mais desse termo "Quarar roupa"... hehe.. mas agora me lembrei. E antigamente ainda ferviam. No interior havia ainda fogão de lenha e ferviam lençóis e roupa branca em tachos. Abç!
Hoje acabar com um morro desse é fácil mesmo com as grandes máquinas existentes, fico imaginando fazer esse trabalho há mais de 100 anos. Gosto do Rio antigo por isso acompanho o canal
É muito bom quando, além de mostrar a imagem, vem o comentário sobre a vida urbana . Nós vamos acompanhando o espaço modificado, a indumentária e como as pessoas viviam. Nos anos de 1950 e início dos 1960 era comum passar o garrafeiro para recolher garrafas usadas. Elas eram todas de vidro e as fábricas reutilizavam. Na foto o garrafeiro tem 1 carroça mas, onde eu morava ele passava com 1 enorme saco onde depositava as garrafas. As roupas eram colocadas na corda para secar. Tinham q estar muito brancas e para isso se usava anil ( produto azul em pedra) e colocava-se a roupa ao Sol para ficar bem branca. Por isso as roupas no chão para pegar Sol. Realmente ninguém pegava a roupa, assim como o leite e o pão q eram deixados na porta das casas. Bons tempos de criança! O Rio ñ é mais nem sombra do q foi. Amo receber seus vídeos! Que lindo trabalho o seu, bem cuidado , bem narrado, bem pesquisado😍😍.
Ola, obrigado pelos gentis comentários ! Realmente muita coisa mudou, bons tempos em que quem morava em casa podia deixar a porta da frente aberta durante o dia... não havia assaltos. Quando eu era pequeno, não morava no Rio, mas certamente naquele tempo a vida era parecida. Compravam cascos de garrafa e jornais velhos nos armazéns. Jornais para embrulhar coisas que vendiam, e cascos de garrafas para retornar ou revender. E sim, existiam pessoas que passavam nas ruas comprando também, inclusive latas. Cheguei a ver amoladores de faca que passavam de rua em rua e vendedores ambulantes de frangos.... hehe
@@riodejaneiroaqui-e-brasil também vi passar amolador de faca e tesoura. Um barulho estonteante! A porta sempre aberta ou, fechada sem chaves. Agora, bom de lembrar e sem chance de recuperar! 😁😁
Que descrição detalhada associado com o vídeo, vemos nessas imagens parece num momento volto no tempo só de imaginar, o cotidiano da população que vivia nesse morro.
Cara, seu canal é excelente. Eu vi que tem 3 deslikes, o que faria pessoas darem 3 deslikes num canal excelente... parabéns.... que cresça e multiplique seu canal no youtube
ÓTIMO TRABALHO. GENTE, COMPARTILHEM. CULTURA É ESSENCIAL. E VÍDEOS ASSIM SÃO UMA TRABALHEIRA PARA REALIZAR.DÁ TRISTEZA UM VÍDEO DE FOFOCA ATINGIR MIL E TANTAS VISUALIZAÇÕES E NÓS DA CULTURA LUTANDO BRAVAMENTE.À LADEIRA E AO SOL. MAS ISSO É O SAL DA VIDA. COMPARTILHEM. INDIQUEM. ISSO SÓ FAZ BEM!...PARABÉNS A TODOS E SAÚDE.
Ótimo vídeo, sou fascinado pela história do Morro do Castelo, vou subir a ladeira da Misericórdia novamente! Existiu um pequeno filme sobre o arrasamento do morro, mas é dado como perdido, infelizmente.
Não sou do Rio e só estive uma vez na cidade maravilhosa. Mas admiro demais ver a história e as modificações pelas quais as cidades passam no decorrer do tempo. E o seu trabalho é espetacular em mostrar isso. Uma verdadeira aula. Meus parabéns.
Parabéns pelos vídeos! Seus vídeos são ricos em informações interessantes. O senhor poderia transcrever esses vídeos e publicar em livros com as ilustrações.
Gosto muito dos seus vídeos, pouco a pouco estou vendo todos! Sugestoes: fazer sobre as praias extintas do RJ, sobre ruas extintas tbm, ir fazendo vídeos sobre as favelas do rj (atuais ou antigas), a construção da presidente vargas, o aterro la na praça da bandeira..
Bom ler isto e bem vinda ao canal. Obrigado pelo comentário e sugestãoes, sobre algumas destas já existem vídeos. Este vídeo, mostra os aterros do Saco de São Diogo, área Praça da Bandeira. th-cam.com/video/k_SblqLP1ZM/w-d-xo.html Você pode também ver vídeos sobre as Rua do Piolho, Rua Direita, Rua do Hospíco. Outras sugestões anotadas :)
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo trabalho primoroso de reconstituição da memória histórica do Rio de Janeiro. Eu sou carioca e não fazia ideia de que na área do Castelo havia um morro tão importante para a história da cidade. O que fizeram ao Morro do Castelo foi um atentado ao patrimônio da humanidade. Acredito eu que se não tivesse sido demolido, o morro provavelmente iria continuar em declínio mas em algum ponto do tempo recente seria preservado e tombado como foi feito com o Pelourinho. Eu moro em Londres há 17 anos e aqui a história é respeitada e arranha-céus são raros e novos prédios construídos não podem passar de poucos andares e se no centro não podem obstruir a visão da catedral de St Paul. Uma pena que não existe essa consciência e cultura de preservar no Brasil. Vídeos como os seus são de extrema importância e um documento histórico para futuras gerações.
Obrigado pelo comentário. Bom saber que gostou do vídeo e que foi útil. Conheço Londres, uma das cidades mais bacanas da Europa. Sim, realmente muita coisa preservada. Entretanto aquele edifício que apelidaram de "Walkie Talkie" é um verdadeiro "horror". Justificaria uma demolição. E permitiram também a construção de alguns outros como o "Pepino" e "The Sharp" um pouco mais afastados, estes não são exatamente feios, são até criativos, mas interferem de certo modo com o cenário. Já em Paris não permitem edifícios altos muito próximos ao centro histórico assim como em Roma e etc. Mais uma vez obrigado pelo comentário. Abraço!
Moro na Gamboa Rio de Janeiro, gostaria de ver como era a Rua do livramento e a Rua onde fica hoje o centro cultural José Bonifácio, na Pedro Ernesto e também como era antes do túnel João Ricardo e cemitério dos ingleses. Ótimo vídeo! 💖
Primeira vez que pesquisei sobre o morro do castelo anos atrás os resultados eram todos dizendo que se tratava de uma favela, ou acidente geográfico atrapalhando o progresso, mas o que vejo nas fotografias é que se tratava de um bairro humilde porém decente e com estrutura razoável para os padrões da época. Obrigado pelo resgate da história.
Exato, havia no local um hospital militar, caixa dágua de abastecimento, um escola muito bem construída, sítios históricos, casas de moradores e casas de cômodos. Havia também um observatório astronômico (primeiro observatório nacional) e o antigo telégrafo de bandeiras.
Sou de Salvador e como vc gosto desse canal pois aborda de forma muito explicativa o passado do Rio de Janeiro. Que bom que ainda temos o pelourinho e é considerado patrimônio histórico.
Olá Adriano Alves e Zenaide Ribeiro.. é um prazer saber que são de Salvador e te-los aqui. Eu tenho algumas imagens antigas de Salvador e depois vou colocar em um vídeo! Conheço Salvador... cidade muito bonita também! Abçs!
@@zenaideribeiro3667 Por favor façam o possível como moradores para preservar o Pelourinho, é muito bonito e enorme. Eu sempre que visito minha família no nordeste faço um stopover em Salvador para prestigiar o Pelourinho, a primeira capital do Brasil.
Esse ano faz o centenário da derrubada do morro do castelo. Me lembro da minha avó contando sobre esse morro que foi derrubado um pouco antes dela nascer. Dps passei muito tempo sem ouvir falar dele, só agora nesse centenário que comecei a pesquisar mais sobre o morro.
Tenho um recorte de jornal onde é citado um abaixo assinado dos moradores do Morro do Castelo, Travessa São Sebastião, de meados da década de 1880. Nessa época ainda não tinham cortado o morro? Devia ser na parte que já não aparece neste vídeo.
Do que se trata o abaixo-assinado? A franja ou sopé onde se construíram a Biblioteca Nacional e a Escola de Bellas Artes foram cortados no início do séc.XX, por volta de 1903 e 1905.
Certas partes do Morro do Castelo parecem muito com Santa Teresa, não por acaso.... Outro lugar que me assustou com a semelhança (não acidental) com o Rio é Lisboa. Se a cidade não tivesse passado pelos diversos processos de destruição de áreas históricas de ocupação, possivelmente seriam ainda mais parecidas.
Deixo uma sugestao ao canal : A pesquisa dos textos apaixonados do grande jornalista Marcos Sa Correa, recheados da justa indignacao sobre os aterros e desmontes da nossa bela cidade.
Quero enfatizar a sua afirmação, onde é dito que humildade não é sinônimo de atraso, concordo. Hoje e dia, o que se vê são alguns ricos boçais, que por morar em condomínios ou prédios de luxo, entendem que podem fazer festas onde até são consumidas drogas, privado a vizinhança de sossego, achando que quem tem dinheiro pode tudo...
Olá! Primeiramente mais uma vez parabéns,como sempre perfeito e quanto a maquete do morro ela se encontra no Colégio Santo Inácio em Botafogo Rj onde se encontram também as portas da Igreja de São Sebastião e alguns objetos dessa igreja encontra se na igreja de nsra de Bonsucesso dentro da santa casa de misericórdia no Rj também. Você tem e-mail para contato?
@Rosangela Silveira Olá, obrigado pelo comentário e também sobre as boas informações passadas. O email esta nesta página th-cam.com/users/Riodejaneiroaquiabout ou rioaqui2010@gmail.com
Quero fazer uma retificao:Foi mostrada sim a Sra na janela do sobrado,mas bem rápido e sem a ampliação da imagem pra gente ver melhor aquela Sra.Dou apaixonado por história e pessoas dessas épocas.
ESPETACULAR!!! Os seus vídeos é uma máquina do tempo rsrsr me fez sentir subindo essas ladeiras. É uma pena não existir mais sse morro, quanta história tinha alí. Parabéns pelo excelente trabalho.
Rapaz vc esta de parabens! Eu amo o Morro do Castelo e viajei no Tempo com a sua explicacao. Obvio q sempre vejo outros videos q sao feitos com muito amor pelo Rio Antigo. Siga em frente e faca mais videos.
Verdadeira aula. Eu imagina que o Morro do Castelo fosse apenas um morro, sem habitação. Aprendi muito com o vídeo. Havia um lindo casario que, embora tenha ficado deteriorado com o tempo, deve ter sido imponente no início, certamente palacetes com linda vista para o mar. Interessante a base remanescente da Ladeira da Misericórdia.
Bom saber que gostou do vídeo e que foi elucidativo. Tem um outro vídeo sobre o Morro do Castelo neste canal. Mas não nenhum deles é aula, apenas um um vídeo às vezes documentário sobre a iconografia do Rio e também evolução urbana. Valeu!
Sensacional!! Achei as fotos fantásticas! Eu sempre quis saber quais eram os acessos ao Morro do Castelo, pois a minha única referência era a Ladeira da Misericórdia. Também gostaria de saber os acessos ao Morro de Santo Antônio.
Transformaram um Balneário em metrópole ..o charme de Serra do litoral se perdeu um pouco ...também culpa de ter sido a capital Federal precisavam de pistas
Magistral. Um tanto longo mas prazeroso. É uma aula para a graduação em Arquitetura e Urbanismo, uma introdução para estudos de pós em Antropologia Urbana. Obrigado por sua dedicação.
A igreja de Santo Inacio comecou a ser construida em 1909, na rua Sao Clemente. Sera que haveria duas igrejas igualmente dedicadas a este padroeiro na cidade?
A outra no Morro do Castelo, de 1567. Creio que não estivesse sendo mais utilizada e em má conservação. Não tenho certeza absoluta, exceto que foi demolida em 1922 juntamente com o Morro do Castelo.
Andando por essa região sempre tinha a curiosidade da precisão do Morro do Castelo , agora , entendi tudo com sua aula ! Obrigado mais uma vez e , vc , poderia informar seu nome e profissão ?
Eu me formei em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do RJ (início da rua Frei Caneca) e trabalhei alguns anos na Santa Casa de Misericórdia na 23a. Enfermaria do Prof. Xavier Lopes onde fui chefe do Serviço de Anestesiologia e atendia a diversas outra enfermarias, inclusive a do Prof. Jorge Rezende (maternidade) e outras. Isso tudo de 1964 a 1967.
Curiosamente, numa palestra minha domingo à noite, mencionei o Estácio de Sá, sua atuação na defesa da futura cidade e sua agonia após ferido à flecha.
@@rafaeldepaula3632 Olá. Bom, eu não sou historiador, mas gosto de História. Existe bibliografia e pintura também. Apesar de não gostar do autor, veja Eduardo Bueno (2003). Brasil: uma história 2ª ed. São Paulo: Ática. p. 80
Conheci o canal ontem e estou impressionada com as imagens que vi, nem acreditei de saber que a Leopoldina e a Cidade Nova eram uma parte tão linda da Baia da Guanabara. Gostaria de saber como era o Centro de Niterói no descobrimento,sei que era água até onde é hoje o Hospital Antônio Pedro.
Bela reportagem c vídeo resgatando a nossa história!Eu fiquei triste pq tinha lá no alto do morro do castelo próximo ao portão do antigo forte, um sobrado c uma Sra na janela q n foi mostrada.Quem seria aquela Sra?Podia ter usado o recurso de ampliação da imagem tipo zum p agente ver melhor a Sra na janela.Q pena!O resto tá muito ótimo.
NOTA: No minuto 2:30 onde foi dito "antiga Santa Casa" o correto é "nova Santa Casa".
NOTA 2 - SOBRE OS INSCRITOS no local de data da construção do forte.
No minuto 14:25 fiz um questionamento sobre o que estava escrito onde normalmente deveria aparecer a data de construção.
Cumprimentos aos que decifraram.... Conclui-se que estava escrito 1713 com letras estilizadas.
Entretanto deve-se dizer que, não é a data de inauguração do forte. O forte foi erguido primeiramente por Mem de Sá em 1567. A data de 1713 deve se referir à reforma e melhoria do forte ocorrida naquele ano. No ano de 1711 o Rio foi invadido por um corsário Francês, René Duguay-Trouin, financiado pela coroa e setor privado francês. Depois deste fato, fizeram reforços e melhorias nas fortificações.
Meus cumprimentos a todos!
Cara, voce é o máximo !
Pena que cheguei tarde.... Mas ótimo teu vídeo. E eu que trabalho bem ali onde era o Morro me diverti bastante. Obrigado!
Cheguei a colocar um comentário com a data 1713, mas depois li essa nota fixada e vi que já atualizou. Parabéns pelo canal.
Meu bisavô morou no Morro do Castelo na década de 1880, com minha bisavó. Tenho um recorte de jornal, que obtive de forma digital, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, a cerca de um abaixo assinado feito pelos moradores do Castelo. Nesse abaixo assinado aparece a expressão Travessa de São Sebastião. Alguém saberia explicar onde essa travessa se localizava?
Sou professor de Geografia e trabalho com roteiros histórico-geográficos na cidade do Rio de Janeiro. Seus vídeos minuciosos e didáticos não somente mostram o domínio e fascínio pelo tema, como também me ajudam a preencher algumas lacunas em minhas pesquisas. Sou imensamente grato à sua iniciativa em compartilhar o conhecimento e estou firme na ajuda ao crescimento desse canal. Parabéns!
Olá Henrique Pinto. Um prazer ler seu comentário! Achei interessante o temo dos seus roteiro pela conotação histórico-geográfico. Abç!
Concordo. Estou divulgando o canal.
Fantástico trabalho de pesquisa. Tenho 66 anos, nasci e sempre vivi no Rio e não conhecia nada disso. Parabéns!
Obrigado 😃
Não só a apresentação das fotos, a sensibilidade de quem gosta do que faz,com explicação fácil de entender.
Que trabalho maravilhoso! Até para quem é carioca como eu é difícil imaginar como era o Morro,mas agora ficou fácil. Parabéns!
Valeu. Obrigado!
Nunca tive a noção da importância do Morro do Castelo antes de conhecer esse excelente canal. O que sabia antes é que o morro do castelo teria que ser derrubado porque "impedia o progresso da cidade e a livre circulação de pessoas, além de trazer problemas de ordem sanitária e estética". Nada como uma pesquisa bem fundamentada para ampliar nossa compreensão. Parabéns pelo trabalho nesse canal, JR.
Obrigado pelo gentil comentário, amigo! Abç!
Foi demolido porque morava pobres... O Lima Barreto escreveu sobre isso. Imagina hoje os morros de hoje com as favelas?
@@especiais231 provavelmente ocorreria a gentrificação
Tenho 68 anos e somente no ano passado através da internet tive conhecimento da existência do Morro do Castelo, mas não conseguia delimitar a área onde ele existia. Procurei muito na internet mas nada foi esclarecedor, até que hoje neste canal consegui tirar todas as minhas dúvidas. Muito obrigado. Parabéns pelo trabalho sensacional. Espero que seja valorizado pelo menos pelos habitantes do Rio de Janeiro. Estou divulgando.
Obrigado meu caro! Um grande abraço!
A cada novo vídeo, mais admiro o trabalho deste canal. É uma viagem no tempo
Dos canais do TH-cam que conheço esse está entre os que mais aprecio porque sempre aprendo mais
Você podia falar sobre o forte de São Januário sua importância e se há ligação com o clube Vasco da gama pois ficava em uma região onde o clube tem uma sede náutica o calabouço .
Fantástico, como sempre!
Eu que sou médico na Santa Casa sempre tive curiosidade sobre o Morro do Castelo.
À direita de quem olha para a entrada da Igreja de Bonsucesso, no início da ladeira, é a 5@ Enfermaria, na qual trabalho e que me trás muito orgulho e saudade dos áureos tempos!
Sem contar que já estive por diversas vezes na Igreja de Bonsucesso e recomendo a visita!
Parabéns pelo Canal! É o melhor sobre a história do Rio!
al direta da Igreja de Bons cesso,
Bacana que gostou! Não sei se já viu, neste canal tem um vídeo sobre a Rua Santa Luzia onde aparece mais a Santa Casa e os aterros. Abç.
Likn a seguir th-cam.com/video/pIzEqKias_0/w-d-xo.html
Passo hoje nestes locais e não imaginava que no passado era tão diferente. Parabéns pela apresentação.
ADOREI O VÍDEO! MUITO ELUCIDATIVO! Uma pena acabarem com o Morro do Castelo, até mesmo pela importância histórica. Fiquei imaginando se não tivesse sido derrubado, hoje poderia ser uma enorme comunidade, porque naquela época o Morro do Castelo já se encontrava em estado de abandono. Infelizmente aqui no Brasil abandonamos os nossos prédios históricos, se fosse em outro lugar do mundo, acredito que o Morro do Castelo estaria intacto. OBRIGADA POR MAIS UM VÍDEO!
Possivelmente seria mesmo, veja os morros da Providência, as partes mais altas do Centro, perto da rua Leandro Martins, a favela da rua Santo Amaro, na Glória e outros antros nas imediações da Lapa, sem esquecer de Santa Teresa...
Mas não havia chance do Morro do Castelo vir a se tornar um local como o Pelourinho em Salvador? Mesmo com seus problemas a arquitetura e atratividade turística foram preservadas.
Com certesa Laura , distruiram muito dos nossos patrimônios históricos
Esses vídeos são sensacionais, não só para quem é carioca, mas TB para quem gosta de história e urbanização. Agora, o que é inacreditável é a diferença do que ocorreu em 100 anos na geografia do Rio.
Bom ler um comentário assim! Saudações !!!!
Nota: no minuto 22 aqueles lençóis, parte deles, estavam sobre a lateral gramada da ladeira. Este costume tinha o nome de "Quarar a roupa", ou seja, era ensaboado os lençóis e deixados ao sol para que o sabão reagisse. Isto facilitava a retirada de manchas ou encardidos que poderiam estar na peça. Depois eram enxagoados e só depois, secados nos varais. Minha avó tinha este costume, eu me lembro na casa dela por volta dos anos oitenta, como ela tinha este costume, claro que naquela época, ela não tinha máquina de lavar! Muito bom seu vídeo, nos faz retornar à alguns costumes que hoje em dia não fazem mais parte de nossas vidas!!! Deus abençoe!!!
Eu faço isso até hoje rs. Quando faço alguma sujeira em alguma roupa.
Ainda bem que inventaram o Vanish... rsrsrs
@@Danelon2006 funciona bem, eu moro em apartamento e fica difícil fazer isso! Deus abençoe!
@@vmlelectronics verdade né kkkkk
Thiago Freitas ...... eu nem lembrava mais desse termo "Quarar roupa"... hehe.. mas agora me lembrei. E antigamente ainda ferviam. No interior havia ainda fogão de lenha e ferviam lençóis e roupa branca em tachos. Abç!
Hoje acabar com um morro desse é fácil mesmo com as grandes máquinas existentes, fico imaginando fazer esse trabalho há mais de 100 anos. Gosto do Rio antigo por isso acompanho o canal
Demorou dois anos. Fácil até
Vi fotos do desmanche.Na época foi feito com jatos d' àgua e levou um certo tempo, muito trabalho!
@@salvadoragora5898 gente
HOJE QUANDO ANDO PELO CENTRO DO RIO LEMBRO DESTES VIDEOS E OBSERVO OS DETALHES QUE SOBRARAM
Essa foto da Sra lá no alto acima do forte e fenomenal.
Excelente vídeo! Meus parabéns! Muito obrigado pela contribuição para um entendimento mais aprofundado do Rio Antigo e do Brasil!
Eu que agradeço o comentário.
Esse canal tem meu like automático pela qualidade de sempre.
Obrigado Daniel ! Abç!
É muito bom quando, além de mostrar a imagem, vem o comentário sobre a vida urbana . Nós vamos acompanhando o espaço modificado, a indumentária e como as pessoas viviam. Nos anos de 1950 e início dos 1960 era comum passar o garrafeiro para recolher garrafas usadas.
Elas eram todas de vidro e as fábricas reutilizavam. Na foto o garrafeiro tem 1 carroça mas, onde eu morava ele passava com 1 enorme saco onde depositava as garrafas. As roupas eram colocadas na corda para secar. Tinham q estar muito brancas e para isso se usava anil ( produto azul em pedra) e colocava-se a roupa ao Sol para ficar bem branca. Por isso as roupas no chão para pegar Sol. Realmente ninguém pegava a roupa, assim como o leite e o pão q eram deixados na porta das casas. Bons tempos de criança! O Rio ñ é mais nem sombra do q foi. Amo receber seus vídeos! Que lindo trabalho o seu, bem cuidado , bem narrado, bem pesquisado😍😍.
Ola, obrigado pelos gentis comentários ! Realmente muita coisa mudou, bons tempos em que quem morava em casa podia deixar a porta da frente aberta durante o dia... não havia assaltos. Quando eu era pequeno, não morava no Rio, mas certamente naquele tempo a vida era parecida. Compravam cascos de garrafa e jornais velhos nos armazéns. Jornais para embrulhar coisas que vendiam, e cascos de garrafas para retornar ou revender. E sim, existiam pessoas que passavam nas ruas comprando também, inclusive latas. Cheguei a ver amoladores de faca que passavam de rua em rua e vendedores ambulantes de frangos.... hehe
@@riodejaneiroaqui-e-brasil também vi passar amolador de faca e tesoura. Um barulho estonteante! A porta sempre aberta ou, fechada sem chaves. Agora, bom de lembrar e sem chance de recuperar! 😁😁
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Bom tempo tudo era reaproveitado
Um belo trabalho com fotos do antigo Centro do Rio de Janeiro.
que canal incrivel , descobri hoje e como carioca da gema e MUITOOOOOOOOO apaixonado pela história da cidade fico agraciado com esse canal .
Que descrição detalhada associado com o vídeo, vemos nessas imagens parece num momento volto no tempo só de imaginar, o cotidiano da população que vivia nesse morro.
Bom saber que apreciou o vídeo! Saudações!
Ver esses vídeos é mergulhar num rio de janeiro de uma realidade alternativa em que a gente tinha cultura e história preservada
Parabéns pelo canal. Descobri semana passada e estou viciado. Gosto muito da história do Rio antigo e fico triste em ver no que se transformou.
Cara, seu canal é excelente. Eu vi que tem 3 deslikes, o que faria pessoas darem 3 deslikes num canal excelente... parabéns.... que cresça e multiplique seu canal no youtube
Obrigado Wellignton Ribeiro! Valeu!
Uma viagem fantástica no tempo muito bem contada !!!
Meu pai tinha 20 anos quando do desmonte do Morro do Castelo e comentava sobre como fora feito. Era muito criança quando tocava nesse fato.
Excelente. Minúcias sobre o Morro do Castelo bem explanadas. Parabéns pelo trabalho!
Muito instrutivo! Adorei! Sou carioca, mas nunca tive oportunidade de aprender muito sobre o Rio.
Assistir estes vídeos é como viajar para o passado. Espetacular.!
Conheci esse canal a pouco tempo e já sou fã.Eu gosto muito de história e a favor de preservar nossa história.
Obrigado meu caro! E bem vindo ao canal! E se puder e quiser, compartilhe com quem gosta do mesmo assunto! Obrigado e Abç!
Que trabalho magnífico, parabéns pelo canal.
ÓTIMO TRABALHO. GENTE, COMPARTILHEM. CULTURA É ESSENCIAL. E VÍDEOS ASSIM SÃO UMA TRABALHEIRA PARA REALIZAR.DÁ TRISTEZA UM VÍDEO DE FOFOCA ATINGIR MIL E TANTAS VISUALIZAÇÕES E NÓS DA CULTURA LUTANDO BRAVAMENTE.À LADEIRA E AO SOL. MAS ISSO É O SAL DA VIDA. COMPARTILHEM. INDIQUEM. ISSO SÓ FAZ BEM!...PARABÉNS A TODOS E SAÚDE.
Concordo contigo 👏👏👏
Obrigado Jorge! Valeu! Abç!
Ótimo vídeo, sou fascinado pela história do Morro do Castelo, vou subir a ladeira da Misericórdia novamente! Existiu um pequeno filme sobre o arrasamento do morro, mas é dado como perdido, infelizmente.
Sou fã desse canal. Muita pesquisa e imagem para argumentar.
Não sou do Rio e só estive uma vez na cidade maravilhosa. Mas admiro demais ver a história e as modificações pelas quais as cidades passam no decorrer do tempo. E o seu trabalho é espetacular em mostrar isso. Uma verdadeira aula. Meus parabéns.
Muito obrigado 😊 Este canal é feito para todos, não somente para quem mora no Rio.
Parabéns pelos vídeos! Seus vídeos são ricos em informações interessantes. O senhor poderia transcrever esses vídeos e publicar em livros com as ilustrações.
Gosto muito dos seus vídeos, pouco a pouco estou vendo todos!
Sugestoes: fazer sobre as praias extintas do RJ, sobre ruas extintas tbm, ir fazendo vídeos sobre as favelas do rj (atuais ou antigas), a construção da presidente vargas, o aterro la na praça da bandeira..
Bom ler isto e bem vinda ao canal. Obrigado pelo comentário e sugestãoes, sobre algumas destas já existem vídeos. Este vídeo, mostra os aterros do Saco de São Diogo, área Praça da Bandeira. th-cam.com/video/k_SblqLP1ZM/w-d-xo.html Você pode também ver vídeos sobre as Rua do Piolho, Rua Direita, Rua do Hospíco. Outras sugestões anotadas :)
Em frente aos fundos do Fórum existe pequenas ruinas do Morro do Castelo
Eu e meu marido sempre assistimos seus vídeos! Impressionante ver a transformação da cidade.
Parabéns pelo seu belo trabalho!! Esse canal me faz sentir saudades do que eu não vivi 👏👏👏
Obrigado, valeu!
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo trabalho primoroso de reconstituição da memória histórica do Rio de Janeiro. Eu sou carioca e não fazia ideia de que na área do Castelo havia um morro tão importante para a história da cidade.
O que fizeram ao Morro do Castelo foi um atentado ao patrimônio da humanidade. Acredito eu que se não tivesse sido demolido, o morro provavelmente iria continuar em declínio mas em algum ponto do tempo recente seria preservado e tombado como foi feito com o Pelourinho.
Eu moro em Londres há 17 anos e aqui a história é respeitada e arranha-céus são raros e novos prédios construídos não podem passar de poucos andares e se no centro não podem obstruir a visão da catedral de St Paul.
Uma pena que não existe essa consciência e cultura de preservar no Brasil. Vídeos como os seus são de extrema importância e um documento histórico para futuras gerações.
Obrigado pelo comentário. Bom saber que gostou do vídeo e que foi útil.
Conheço Londres, uma das cidades mais bacanas da Europa. Sim, realmente muita coisa preservada. Entretanto aquele edifício que apelidaram de "Walkie Talkie" é um verdadeiro "horror". Justificaria uma demolição. E permitiram também a construção de alguns outros como o "Pepino" e "The Sharp" um pouco mais afastados, estes não são exatamente feios, são até criativos, mas interferem de certo modo com o cenário. Já em Paris não permitem edifícios altos muito próximos ao centro histórico assim como em Roma e etc. Mais uma vez obrigado pelo comentário. Abraço!
Adorei: uma senhora curiosa kkk
Canal Foda...
Moro na Gamboa Rio de Janeiro, gostaria de ver como era a Rua do livramento e a Rua onde fica hoje o centro cultural José Bonifácio, na Pedro Ernesto e também como era antes do túnel João Ricardo e cemitério dos ingleses. Ótimo vídeo! 💖
Muito bem narrado.
Parece Portugal com essa arquitetura colonial e com as roupas penduradas para o lado da rua...rsrsrs
O Morro do Castelo parece com Alfama.
Primeira vez que pesquisei sobre o morro do castelo anos atrás os resultados eram todos dizendo que se tratava de uma favela, ou acidente geográfico atrapalhando o progresso, mas o que vejo nas fotografias é que se tratava de um bairro humilde porém decente e com estrutura razoável para os padrões da época. Obrigado pelo resgate da história.
Exato, havia no local um hospital militar, caixa dágua de abastecimento, um escola muito bem construída, sítios históricos, casas de moradores e casas de cômodos. Havia também um observatório astronômico (primeiro observatório nacional) e o antigo telégrafo de bandeiras.
Moro em Salvador-BA, mas aprecio muito a qualidade técnico-artística desses vídeos.
Sou de Salvador e como vc gosto desse canal pois aborda de forma muito explicativa o passado do Rio de Janeiro. Que bom que ainda temos o pelourinho e é considerado patrimônio histórico.
Olá Adriano Alves e Zenaide Ribeiro.. é um prazer saber que são de Salvador e te-los aqui. Eu tenho algumas imagens antigas de Salvador e depois vou colocar em um vídeo! Conheço Salvador... cidade muito bonita também! Abçs!
@@zenaideribeiro3667 Por favor façam o possível como moradores para preservar o Pelourinho, é muito bonito e enorme. Eu sempre que visito minha família no nordeste faço um stopover em Salvador para prestigiar o Pelourinho, a primeira capital do Brasil.
Eu fico imaginando como rio seria parecido com salvador se não tivesse tido tantas intervenções
Aguardo!@@riodejaneiroaqui-e-brasil
Esse ano faz o centenário da derrubada do morro do castelo. Me lembro da minha avó contando sobre esse morro que foi derrubado um pouco antes dela nascer. Dps passei muito tempo sem ouvir falar dele, só agora nesse centenário que comecei a pesquisar mais sobre o morro.
Deliciosa aula.
Tenho um recorte de jornal onde é citado um abaixo assinado dos moradores do Morro do Castelo, Travessa São Sebastião, de meados da década de 1880. Nessa época ainda não tinham cortado o morro? Devia ser na parte que já não aparece neste vídeo.
Do que se trata o abaixo-assinado?
A franja ou sopé onde se construíram a Biblioteca Nacional e a Escola de Bellas Artes foram cortados no início do séc.XX, por volta de 1903 e 1905.
Existe uma foto do Malta com o terreno cortado e cercado para a construção da Biblioteca e da Escola.
@@rafaeldepaulasj2079 para desagravo a um guarda municipal. Se quiser posso enviar para o seu email.
Muito bem colocado. Aprendi muito sobre a localização exata do morro. Parabéns.
Parabéns belo trabalho pena que não há um turismo direcionado a essas belas construções que contam parte da história da cidade mais "Linda do mundo!!"
Um Excelente Trabalho !!! Sou Um Aficcionado Pela História do Rio . Já me inscrevi!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu meu caro! Bem vindo ao canal! Abç!
Certas partes do Morro do Castelo parecem muito com Santa Teresa, não por acaso.... Outro lugar que me assustou com a semelhança (não acidental) com o Rio é Lisboa.
Se a cidade não tivesse passado pelos diversos processos de destruição de áreas históricas de ocupação, possivelmente seriam ainda mais parecidas.
Deixo uma sugestao ao canal : A pesquisa dos textos apaixonados do grande jornalista Marcos Sa Correa, recheados da justa indignacao sobre os aterros e desmontes da nossa bela cidade.
Quero enfatizar a sua afirmação, onde é dito que humildade não é sinônimo de atraso, concordo. Hoje e dia, o que se vê são alguns ricos boçais, que por morar em condomínios ou prédios de luxo, entendem que podem fazer festas onde até são consumidas drogas, privado a vizinhança de sossego, achando que quem tem dinheiro pode tudo...
Show, um espetáculo, muito obrigado por fornecer imagens e informações inestimáveis!!!
Olá! Primeiramente mais uma vez parabéns,como sempre perfeito e quanto a maquete do morro ela se encontra no Colégio Santo Inácio em Botafogo Rj onde se encontram também as portas da Igreja de São Sebastião e alguns objetos dessa igreja encontra se na igreja de nsra de Bonsucesso dentro da santa casa de misericórdia no Rj também. Você tem e-mail para contato?
@Rosangela Silveira
Olá, obrigado pelo comentário e também sobre as boas informações passadas. O email esta nesta página th-cam.com/users/Riodejaneiroaquiabout ou rioaqui2010@gmail.com
Quero fazer uma retificao:Foi mostrada sim a Sra na janela do sobrado,mas bem rápido e sem a ampliação da imagem pra gente ver melhor aquela Sra.Dou apaixonado por história e pessoas dessas épocas.
Parabéns pelo vídeo!
Seu vídeo é uma pérola. Obrigado por ser tão minucioso.
Obrigado !
Assisti a quase todas as suas apresentações mas, esta foi excepcional.
Obrigado!
ESPETACULAR!!! Os seus vídeos é uma máquina do tempo rsrsr me fez sentir subindo essas ladeiras. É uma pena não existir mais sse morro, quanta história tinha alí. Parabéns pelo excelente trabalho.
É, se fosse bem cuidado e preservado, seria um local pitoresco e sítio histórico. Valeu!
Um excelente trabalho para trazer informações importantes do passado do Rio de Janeiro. Parabéns.
Grato! Saudações!
Rapaz vc esta de parabens! Eu amo o Morro do Castelo e viajei no Tempo com a sua explicacao. Obvio q sempre vejo outros videos q sao feitos com muito amor pelo Rio Antigo. Siga em frente e faca mais videos.
Seu trabalho é sensacional! Parabéns e gratidão! Eu sou um apaixonado pelo Rio antigo e fico maravilhado com esses vídeos.
Sensacional, parabéns pelo seu trabalho!👏👏👏
Valeu, obrigado meu caro!
Excelente observação sobre a civilidade dos moradores. Parabéns pelo belo vídeo!
Sim, antigamente existia muito mais civilidade, em todos os extratos da sociedade. E obrigado pelo comentário altamente positivo! Super saudações! :)
Verdadeira aula. Eu imagina que o Morro do Castelo fosse apenas um morro, sem habitação. Aprendi muito com o vídeo. Havia um lindo casario que, embora tenha ficado deteriorado com o tempo, deve ter sido imponente no início, certamente palacetes com linda vista para o mar. Interessante a base remanescente da Ladeira da Misericórdia.
Bom saber que gostou do vídeo e que foi elucidativo. Tem um outro vídeo sobre o Morro do Castelo neste canal. Mas não nenhum deles é aula, apenas um um vídeo às vezes documentário sobre a iconografia do Rio e também evolução urbana. Valeu!
Parabéns pelo seu canal.... muito bacana a forma encontrada para mostrar a história através ver mapas e pinturas. Fantástico.
Obrigado! Saudações!
Sensacional!! Achei as fotos fantásticas! Eu sempre quis saber quais eram os acessos ao Morro do Castelo, pois a minha única referência era a Ladeira da Misericórdia. Também gostaria de saber os acessos ao Morro de Santo Antônio.
Sugestão anotada. Sempre leio seus bons comentários! Obrigado!
Isso e amo perto da rodoviária do Castelo ?
Que canal maravilhoso! Sou apaixonado pelo Rio... Continue com o excelente trabalho!!! 👏🏻
Mais um trabalho ímpar!
Obrigado
Perda enorme de um patrimônio histórico. Simplesmente destruído por pura especulação imobiliária e corrupção. Ontem como hoje. Nada mudou.
Transformaram um Balneário em metrópole ..o charme de Serra do litoral se perdeu um pouco ...também culpa de ter sido a capital Federal precisavam de pistas
Somente deu continuidade. Aqueles que se detém no poder permanecem para sempre no poder pelas sucessões familiares.
Magistral. Um tanto longo mas prazeroso. É uma aula para a graduação em Arquitetura e Urbanismo, uma introdução para estudos de pós em Antropologia Urbana. Obrigado por sua dedicação.
Obrigado pela opinião sempre embasada! Abç!
Qual o pblma ser longo? É só não assistir !
Só sei que ESTE morro daria pra ver muitas paisagens interessantes principalmente o PÃO DE AÇUCAR de frente...
A igreja de Santo Inacio comecou a ser construida em 1909, na rua Sao Clemente.
Sera que haveria duas igrejas igualmente dedicadas a este padroeiro na cidade?
A outra no Morro do Castelo, de 1567. Creio que não estivesse sendo mais utilizada e em má conservação. Não tenho certeza absoluta, exceto que foi demolida em 1922 juntamente com o Morro do Castelo.
Teu trabalho é lindo , importante e interessante ! Parabéns !
Obrigada por compartilhar. Muito aprendizado.
Bom saber que gostou!
Andando por essa região sempre tinha a curiosidade da precisão do Morro do Castelo , agora , entendi tudo com sua aula ! Obrigado mais uma vez e , vc , poderia informar seu nome e profissão ?
O Rio mudou muito, demais!
Eu me formei em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do RJ (início da rua Frei Caneca) e trabalhei alguns anos na Santa Casa de Misericórdia na 23a. Enfermaria do Prof. Xavier Lopes onde fui chefe do Serviço de Anestesiologia e atendia a diversas outra enfermarias, inclusive a do Prof. Jorge Rezende (maternidade) e outras. Isso tudo de 1964 a 1967.
Tem vídeos no canal que mostra a evolução da área ao redor da Santa Casa.
Muito interessante seu trabalho, vídeo maravilhoso. Seria legal se fizesse algum vídeo sobre os cemitérios do Rio de Janeiro antigo
Curiosamente, numa palestra minha domingo à noite, mencionei o Estácio de Sá, sua atuação na defesa da futura cidade e sua agonia após ferido à flecha.
Existe algum registro, crônica da época de Estácio entre o ferimento da flecha e seu falecimento? suas últimas palavras, se é que ele pôde falar?
@@rafaeldepaula3632 Olá. Bom, eu não sou historiador, mas gosto de História. Existe bibliografia e pintura também. Apesar de não gostar do autor, veja Eduardo Bueno (2003). Brasil: uma história 2ª ed. São Paulo: Ática. p. 80
Parabéns. Excelente conhecer os logradouros do Morro do Castelo. Um passeio pela história. Um dos melhores vídeos do Canal! Parabéns! Abraço.
Obrigado pelo sempre gentil comentário! Abç! :)
Trabalho genial do canal, muitos detalhes parabéns!!
Uma super aula!!! Muito bem explicada!!!
Que bom que gostou! Valeu!
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Eu viajo no tempo com os seus vídeos!! É muito bom assistir!! Sua narrativa é ótima, parabéns!! 🙂👏👏
Excelente video! Parabéns pelo trabalho e sensibilidade nos detalhes! 👏👏👏
Obrigado pelo elogio!
Vc tem a história de construção do estádio das Laranjeiras do Fluminense e a do Vasco em São Cristóvão? são duas histórias interessantes
Opa.. pretendo fazer um vídeo sobre estes clubes sim. Obrigado pela sugestão. Não tenho uma previsão, mas com o tempo virá. Abç!
Muito bom conhecer o Rio antigo!
Muito legal mesmo. Histórias muito interessantes.
Maravilhôso vídeo!
Muitos detalhes interessantes!
Cada vídeo, uma aula.
Parabéns, JR!
Valeu ! Mas não é aula, apenas um um vídeo às vezes documentário sobre a iconografia do Rio e sua evolução urbana.
Conheci o canal ontem e estou impressionada com as imagens que vi, nem acreditei de saber que a Leopoldina e a Cidade Nova eram uma parte tão linda da Baia da Guanabara. Gostaria de saber como era o Centro de Niterói no descobrimento,sei que era água até onde é hoje o Hospital Antônio Pedro.
Excelente canal, descobri agora desejo muito boa sorte...
Gosto muitos dos seus videos..parabéns
Seria interessante se tivesse um vídeo falando sobre a história da ilha do fundão.
Abraço!
Olá... obrigado, bom ler que gosta dos vídeos. Sugestão anotada. Apenas não sei para quando será possível. Abç
maravilhoso!! coisa mais linda!!!
Obrigado pelo comentário! Bom saber que gostou do vídeo!
Maravilhoso este vídeo!!!
Bela reportagem c vídeo resgatando a nossa história!Eu fiquei triste pq tinha lá no alto do morro do castelo próximo ao portão do antigo forte, um sobrado c uma Sra na janela q n foi mostrada.Quem seria aquela Sra?Podia ter usado o recurso de ampliação da imagem tipo zum p agente ver melhor a Sra na janela.Q pena!O resto tá muito ótimo.