História do ATEÍSMO: da Grécia Antiga ao BRASIL atual | Daniel Gontijo entrevista Ricardo Russell

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Na segunda edição do quadro Papo Cético, conversei com o historiador Ricardo Russell sobre a expressão do ateísmo no contexto greco-romano da Antiguidade, no Iluminismo do século XVIII e no Brasil contemporâneo - incluindo o atual período bolsonarista.
    SEJA MEMBRO: th-cam.com/users/dan...
    Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 2) Ter seu nome mencionado na Lista Racionalista de Agradecimentos; 3) Receber cupons de 25 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudo ministrados mensalmente por mim; 4) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
    Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar um membro: th-cam.com/users/dan...
    MINHAS REDES SOCIAIS:
    lkt.bio/daniel...
    LINKS:
    Livro “O ateísmo no Brasil: Os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI”, de Ricardo Oliveira da Silva:
    amzn.to/36yGxAw
    Livro “História do ateísmo”, de Georges Minois:
    amzn.to/30w2b4j
    Livro “Ateísmo: Uma breve introdução”, de Julian Baggini:
    amzn.to/3l6Zgam
    Livro “Battling the gods: Atheism in the ancient world”, de Tim Whitmarsh:
    amzn.to/3ncGOii
    Livro “Quebrando o encanto: A religião como fenômeno natural”, de Daniel Dennett:
    amzn.to/3iAO7Nc

ความคิดเห็น • 142

  • @DanielGontijo
    @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว +12

    SEJA MEMBRO: th-cam.com/users/danielgontijojoin
    Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 2) Ter seu nome mencionado na Lista Racionalista de Agradecimentos; 3) Receber cupons de 25 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudo ministrados mensalmente por mim; 4) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
    Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar um membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin
    MINHAS REDES SOCIAIS:
    lkt.bio/danielgontijo
    LINKS:
    Livro “O ateísmo no Brasil: Os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI”, de Ricardo Oliveira da Silva:
    amzn.to/36yGxAw
    Livro “História do ateísmo”, de Georges Minois:
    amzn.to/30w2b4j
    Livro “Ateísmo: Uma breve introdução”, de Julian Baggini:
    amzn.to/3l6Zgam
    Livro “Battling the gods: Atheism in the ancient world”, de Tim Whitmarsh:
    amzn.to/3ncGOii
    Livro “Quebrando o encanto: A religião como fenômeno natural”, de Daniel Dennett:
    amzn.to/3iAO7Nc

    • @rlsxs4ever
      @rlsxs4ever 3 ปีที่แล้ว

      daniel e ricardo, este ano eu descobri que o provável primeiro autor afirmativamente ateu, no ocidente, foi o padre meslier, que escreveu um testamento altamente crítico da crença religiosa em geral e favorável à posição de descrença em deus(es). ele o manteve em segredo, tendo sido publicado postumamente, devido ao medo de represálias. não sei precisar o ano de publicação da versão integral desse documento (voltaire publicou extratos editados em 1762 para fazer meslier parecer um deísta), mas possivelmente essa versão chegou a ser publicada antes de d'holbach publicar o sistema da natureza. em todo caso, o testamento de meslier foi escrito décadas antes da obra de d'holbach

    • @carlostj8713
      @carlostj8713 3 ปีที่แล้ว

      Daniel, A Sentinela, a revista mais produzida e traduzida hoje no mundo segundo Google, tratou desse tema que poderá ler pelo link abaixo. Vale a pena vc ler os dois artigos. O primeiro deixo aqui em baixo. O segundo poderá ver no site. Vai enriquecer muito o tema principal que tenta explicar.
      wol.jw.org/pt/wol/library/r5/lp-t/todas-as-publica%C3%A7%C3%B5es/a-sentinela/a-sentinela-1994/1-de-dezembro
      As raízes do ateísmo
      VIVEMOS num planeta em crise; uma breve olhada nas manchetes dos jornais confirma esse fato todos os dias. A condição desesperadora do mundo tem levado muitos a duvidar da existência de Deus. Alguns, afirmando ser ateus, chegam a negar que ele existe. Dá-se isso no seu caso?
      A crença ou a descrença em Deus pode afetar profundamente sua visão do futuro. Sem Deus, a sobrevivência da raça humana depende inteiramente do homem - uma idéia desalentadora, considerando-se o grande potencial de destruição do homem. Caso creia de fato na existência de Deus, então provavelmente aceita que a vida neste planeta tem realmente um propósito - um propósito que talvez ainda se realize.
      Embora a rejeição da existência de Deus tenha sido esporádica no decorrer da história, só nos últimos séculos é que o ateísmo se tornou popular. Sabe por quê?
      Percebendo as raízes
      Uma árvore muito alta impressiona. Todavia, o olho só percebe as folhas, os galhos e o tronco. As raízes - a fonte de vida da árvore - jazem ocultas, bem fundo no solo.
      Ocorre algo bem parecido com o ateísmo. Igual a uma árvore majestosa, a rejeição da existência de Deus atingiu uma estatura impressionante no século 19. Poderiam a vida e o Universo existir sem que houvesse uma Causa Primária sobrenatural? É a adoração dum Criador um desperdício de tempo? A resposta dos principais filósofos daqueles dias soava em tom alto e claro. “Assim como não mais necessitamos dum código moral, tampouco necessitamos de religião”, declarou Friedrich Nietzsche. “A religião é o sonho da mente humana”, asseverou Ludwig Feuerbach. E Karl Marx, cujos escritos teriam profunda influência nas décadas por vir, declarou destemidamente: “Quero livrar ainda mais a mente dos grilhões da religião.”
      Multidões ficaram impressionadas. O que percebiam, porém, eram simplesmente as folhas, os galhos e o tronco do ateísmo. As raízes já existiam e se desenvolviam muito antes do início do século 19. O que surpreende é que o desenvolvimento moderno do ateísmo foi fomentado pelas religiões da cristandade! Como? Devido à corrupção existente nelas, essas instituições religiosas provocaram muita desilusão e protesto.
      As sementes são lançadas
      Na Idade Média, a Igreja Católica exercia uma influência repressora sobre seus súditos. “A hierarquia parecia mal preparada para tratar das necessidades espirituais do povo”, comenta The Encyclopedia Americana. “A alta cúpula do clero, notadamente os bispos, era recrutada da nobreza e encarava seu cargo principalmente como fonte de prestígio e poder.”
      Alguns, como João Calvino e Martinho Lutero, tentaram reformar a Igreja. Seus métodos, porém, nem sempre foram semelhantes aos de Cristo; a Reforma foi marcada por intolerância e derramamento de sangue. (Note Mateus 26:52.) Alguns dos ataques foram tão violentos que três séculos mais tarde Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, escreveu: “Seria mais perdoável não crer em deus algum, do que blasfemá-lo pelos cruéis atributos de Calvino.”*
      Obviamente, a Reforma não restabeleceu a adoração pura. Todavia, reduziu o poder da Igreja Católica. O Vaticano não mais detinha o monopólio da fé religiosa. Muitos aderiram a recém-formadas seitas protestantes. Outros, desiludidos com a religião, fizeram da mente humana seu objeto de adoração. Seguiu-se uma atitude liberal, dando margem a opiniões diversas sobre Deus.
      O cepticismo germina
      Por volta do século 18, o pensamento racional era comumente exaltado como panacéia para os problemas do mundo. O filósofo alemão Immanuel Kant afirmava que o progresso do homem estava sendo impedido por sua dependência da política e da religião para obter orientação. “Ouse saber!”, exortou ele. “Tenha a coragem de usar sua própria inteligência!”
      Essa atitude caracterizou o Iluminismo, também conhecido como a Idade da Razão. Esse período, que durou todo o século 18, foi marcado por uma obsessiva busca de conhecimento. “O cepticismo substituiu a fé cega”, diz o livro Milestones of History (Marcos da História). “Todas as velhas ortodoxias foram questionadas.”
      Uma ‘velha ortodoxia’ que veio a estar sob escrutínio foi a religião. “Os homens mudaram seu conceito sobre a religião”, diz o livro The Universal History of the World (A História Universal do Mundo). “Não mais estavam satisfeitos com a promessa de recompensas no céu; exigiam uma vida melhor na terra. Começaram a perder a fé no sobrenatural.” De fato, a maioria dos filósofos iluministas encaravam a religião com desprezo. Em especial, culpavam os líderes da Igreja Católica, ávidos de poder, de manter o povo na ignorância.
      Dessatisfeitos com a religião, muitos desses filósofos tornaram-se deístas; criam em Deus, mas sustentavam que ele não estava interessado no homem.* Alguns se tornaram ateus declarados, tais como o filósofo Paul Henri Thiry Holbach, que afirmava que a religião era “fonte de divisões, insensatez e crimes”. Com o passar dos anos, muitos outros se cansaram da cristandade e passaram a compartilhar os sentimentos de Holbach.
      É irônico que a cristandade tenha fomentado o desenvolvimento do ateísmo! “As Igrejas foram o solo do ateísmo”, escreve o professor de teologia Michael J. Buckley. “A consciência dos ocidentais ficou profundamente escandalizada e enojada das religiões de confissão em comum. As Igrejas e as seitas haviam devastado a Europa, tramado massacres, exigido resistência ou revolução religiosa, e tentado excomungar ou depor monarcas.”
      O ateísmo atinge a maturidade
      Por volta do século 19, a rejeição de Deus era expressa abertamente e prosperava. Filósofos e cientistas não tinham receio de proclamar destemidamente seus conceitos. “Nosso inimigo é Deus”, disse um ateu declarado. “O ódio a Deus é o princípio da sabedoria. Se a humanidade há de progredir realmente, será à base do ateísmo.”
      Contudo, ocorreu uma sutil mudança no século 20. A rejeição de Deus tornou-se menos militante; começou a disseminar-se um tipo diferente de ateísmo que afetou até mesmo os que professam crer em Deus.

    • @rlsxs4ever
      @rlsxs4ever 3 ปีที่แล้ว +1

      @@carlostj8713 ahh, as testemunhas de jeová. famosos por responder (mal) a perguntas que ninguém fez e por não responder às perguntas que de fato são feitas. diz aí, quando será a próxima data do apocalipse?
      th-cam.com/video/EWeHB4qM1Hg/w-d-xo.html

    • @dorileununesdealmeida9948
      @dorileununesdealmeida9948 3 ปีที่แล้ว

      Quais são os Autores Ateus, que tem obras publicadas

  • @aislaneugenio9736
    @aislaneugenio9736 3 ปีที่แล้ว +23

    Sem duvida uma das melhores descobertas desse ano controverso foi seu canal professor. 👏👏👏👏👏👏👏👏Parabéns continue 😂😂😂👏👏👏👏

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว +3

      Valeu pela força, mano! 👊

  • @professora_claudiarochahis4439
    @professora_claudiarochahis4439 3 ปีที่แล้ว +14

    Debates importante para que os ateus entendam que o ateísmo não é uma crença para ter e impor regras, mas uma constatação pessoal de não existência de seres sobrenaturais

    • @miguelkelson8513
      @miguelkelson8513 ปีที่แล้ว

      Oxente não sabia que tinha ateus assim

  • @beatrizalanofreitasj.6563
    @beatrizalanofreitasj.6563 3 ปีที่แล้ว +15

    Cara, que papo cético sensacional!! Fico extremamente feliz de vocês trazerem esse quadro pro TH-cam 💚

  • @professora_claudiarochahis4439
    @professora_claudiarochahis4439 3 ปีที่แล้ว +13

    Obrigada Daniel e Ricardo pela contribuição fabulosa para a contemporaneidade. Debates lúcidos e enriquecedores.

  • @tiagomarques2238
    @tiagomarques2238 3 ปีที่แล้ว +14

    Que papo incrível professor Daniel! Comprei todos os livros indicados. Vou passar a acompanhar os trabalhos do professor Ricardo. Muito obrigado!

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว +1

      Bom demais que tenha curtido, Tiago! Acompanhe os trabalhos dele, pois são excelentes! Abraço!

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 3 ปีที่แล้ว +20

    Existem pessoas que se auto denominam como ateus, no entanto têm uma postura que não condiz com ser ateu. Outro dia li o seguinte comentário em um vídeo do canal do Henry Bugalho: "eu sou ateu, mas rezei pra você ficar bom logo". What the hell???
    Quanto ao governo atual e sua posição religiosa que flerta com o fundamentalismo, eu tenho muito medo, até porque, religião na política não resulta em boa coisa. Segundo Margaret Atwood, autora de O conto da aia (The Handmaid's Tale), o Brasil do governo Bolsonaro se assemelha muito a Gilead. Medo...

    • @Minhoca123
      @Minhoca123 3 ปีที่แล้ว

      Eu não fico com medo , mas sim encorajado

    • @Lista17178
      @Lista17178 2 ปีที่แล้ว

      acho que essa frase "rezei para voce ficar bom logo" é apenas figura de linguagem

    • @rogeriasouza5976
      @rogeriasouza5976 2 ปีที่แล้ว

      @Gabriel Meiller sim, agora eu entendo que ser ateu não implica necessariamente em ter pensamento crítico ou ser uma pessoa cética. Por isso que deve ter ateu que acredita que pode rezar pra algum anjo ou algo similar. Vai enter o ser humano...

    • @rogeriasouza5976
      @rogeriasouza5976 2 ปีที่แล้ว

      @@Lista17178 pode ser...

  • @robertoi.santos7022
    @robertoi.santos7022 3 ปีที่แล้ว +11

    Professor Ricardo sempre bem lúcido nas suas colocações e análises. 👏🏾👍🏾

  • @brunnaluise
    @brunnaluise 3 ปีที่แล้ว +10

    Essa série de papo cético tá demais!!!!
    Conheci seu trabalho através da psicologia, e também acho escassa a literatura da não religiosidade ou ateísmo vinculado à saúde mental e bem-estar psicológico. Inclusive, aguardando ansiosamente o resultado da sua pesquisa sobre saúde mental na pandemia. Abraço e parabéns pelo trabalho e conteúdo!

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว +1

      Que bom que tem curtido o quadro, Brunna! Espero finalizar os artigos e tê-los publicados em breve. Valeu pela força! 💛

  • @orlandocampos704
    @orlandocampos704 3 ปีที่แล้ว +4

    Me lembro do minha monografia em direito de 2007, e a dificuldade que tive para o tema que sempre quis fazer que era a laicidade do Estado Brasileiro. A dificuldade de encontrar material sobre o assunto era imensa assim como orientadores dispostos....rsrs. Engraçado que eu nunca imaginava que de 2007 para cá iria piorar tanto essa questão.

  • @brlv71
    @brlv71 3 ปีที่แล้ว +9

    Nessa pandemia vi live sobre tudo, mas tava faltando essa. Valeu

  • @AdrianaTufaile
    @AdrianaTufaile 3 ปีที่แล้ว +9

    Que maravilha de entrevista. Parabéns aos dois professores !!!

  • @Zakamoni1
    @Zakamoni1 2 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo!!! Sou pós graduanda em História das Religiões e o Ateísmo é o assunto no qual pretendo desenvolver minha pesquisa. Vi aqui várias opções de recortes para trabalhar. O difícil será escolher um rsrs Obrigada !

  • @derikpfeifer1382
    @derikpfeifer1382 3 ปีที่แล้ว +8

    Obrigado por disponibilizar seu tempo para divulgação científica!

  • @washingtonguimaraes3652
    @washingtonguimaraes3652 3 ปีที่แล้ว +5

    Show de bola. Muita informação. O livro do professor Ricardo é top. Comprem! Vale muito a pena.

  • @Cris-Fran
    @Cris-Fran ปีที่แล้ว +1

    Assistindo em 2023. Desde 2018, com a ascensão do B/17, passei a refletir sobre o cristianismo e sobre a bíblia, um livro que corrobora a escravidão, o preconceito, como a mulher era vista, enfim, tantos absurdos no mitos bíblicos, estou estudando e cada dia me identifico com o ateísmo.

  • @resiliencia3994
    @resiliencia3994 2 ปีที่แล้ว +2

    Prof. Daniel, parabéns pelo teu brilhante trabalho, tenho acompanhado!

  • @VandaSPires
    @VandaSPires 2 ปีที่แล้ว

    Muito bom esse papo de vocês Daniel, você sempre nos traz perolas como o professor Ricardo, gratidão.
    Já o tinha assistido em uma live com a professora Juliana Cavalcante. Obrigada mais uma vez....

  • @fernandasantos-cw9dg
    @fernandasantos-cw9dg 3 ปีที่แล้ว +3

    Fico feliz que tenha continuado o quadro, conhecimento nunca é demais!

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว

      Valeu, Fernanda! Daqui uns 10 dias vou soltar outro! 😉

  • @tiarita8774
    @tiarita8774 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela pauta, gostei muito, Ricardo explica muito bem, me fez reafirmar cada vez mais minha crença em Deus.

  • @dyegofeijo94
    @dyegofeijo94 3 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhosa entrevista. Temas muito importantes e disseminação de conhecimento valioso para nós ateus. Parabéns ao professor Daniel e ao Professor Ricardo.

  • @dorasilvasantos9595
    @dorasilvasantos9595 3 ปีที่แล้ว

    Parabéns aos professores: Daniel e Ricardo,. "Conhecimento transforma"! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @mateudesodomagomorra5807
    @mateudesodomagomorra5807 2 ปีที่แล้ว

    Que bate papo Obrigatorio ,um abraço há ambos pensadores ..

  • @luanbabuza2280
    @luanbabuza2280 3 ปีที่แล้ว +7

    show de mais de entrevista

  • @resiliencia3994
    @resiliencia3994 2 ปีที่แล้ว +2

    Brilhante a fala deste professor, parabéns!!!

  • @gabrielsales3490
    @gabrielsales3490 3 ปีที่แล้ว +5

    55:30
    Me identifiquei kk eu duvido muito da existência de Deus mas se alguém pergunta eu tenho medo de falar a verdade, imagino que tenham mtos outros

    • @douglassantos6187
      @douglassantos6187 ปีที่แล้ว

      É mais ameno se declarar como "sem religião".

  • @jackiedots
    @jackiedots 3 ปีที่แล้ว +4

    Gosto muito do trabalho de vcs dois 👏👏👏

  • @kelleycristinegasque
    @kelleycristinegasque 3 ปีที่แล้ว +2

    Ricardo trouxe questões históricas importantes de forma muito clara e fundamentada. Qual o nome do livro dele?

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว

      Sim! O livro dele é o “Ateísmo no Brasil”. amzn.to/32TASlF

  • @LineMB
    @LineMB 3 ปีที่แล้ว +1

    Tema muito necessário! Parabéns Daniel e Ricardo pela brilhante exposição! 🙌👏

  • @arulapolli
    @arulapolli 3 ปีที่แล้ว +2

    Sobre o tema sugiro um livro q gosto muito: “Tratado de Ateologia”, do Michel Onfray. Parabéns pelo canal!

  • @cicerobernardo7584
    @cicerobernardo7584 2 หลายเดือนก่อน

    Adoro manifestar o meu ateismo na frente de quem quer que seja. Adoro manifestar também o meu nojo de religião.

  • @LeonardoFernandesAlves
    @LeonardoFernandesAlves 8 หลายเดือนก่อน

    Excelente exposição do Ricardo

  • @karinah666
    @karinah666 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom o papo!! Parabéns pessoal... Uma luz nesse obscurantismo.

  • @guilhermemrdeath
    @guilhermemrdeath 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom bate papo. Bem leve e muito enriquecedor sobre o assunto.

  • @vandersonnascimento9073
    @vandersonnascimento9073 3 ปีที่แล้ว +3

    Parabens Daniel, suas entrevistas são otimas 👏👏👏👏👏

  • @cahinalorbiesky9220
    @cahinalorbiesky9220 3 ปีที่แล้ว +1

    Quanta riqueza de conteúdo!! Imensamente agradecida por isso!!

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 3 ปีที่แล้ว +3

    Adorei!

  • @lilianegodinho7131
    @lilianegodinho7131 3 ปีที่แล้ว +2

    Papo bacana demais!

  • @wesleireis_
    @wesleireis_ 3 ปีที่แล้ว +1

    1:41 maratonando seu canal

  • @josemessias1409_
    @josemessias1409_ 3 ปีที่แล้ว +1

    Nossa, suas lives são muito interessantes. Me acrescentaram muito.

  • @gilbertojunior2473
    @gilbertojunior2473 3 ปีที่แล้ว +2

    Que satisfação em encontar esse material!!! Inscrito. 👍🏾

  • @carlostj8713
    @carlostj8713 3 ปีที่แล้ว +2

    Daniel, A Sentinela, a revista mais produzida e traduzida hoje no mundo segundo Google, tratou desse tema que poderá ler pelo link abaixo. Vale a pena vc ler os dois artigos. O primeiro deixo aqui em baixo. O segundo poderá ver no site. Vai enriquecer muito o tema principal que tenta explicar.
    wol.jw.org/pt/wol/library/r5/lp-t/todas-as-publica%C3%A7%C3%B5es/a-sentinela/a-sentinela-1994/1-de-dezembro
    As raízes do ateísmo
    VIVEMOS num planeta em crise; uma breve olhada nas manchetes dos jornais confirma esse fato todos os dias. A condição desesperadora do mundo tem levado muitos a duvidar da existência de Deus. Alguns, afirmando ser ateus, chegam a negar que ele existe. Dá-se isso no seu caso?
    A crença ou a descrença em Deus pode afetar profundamente sua visão do futuro. Sem Deus, a sobrevivência da raça humana depende inteiramente do homem - uma idéia desalentadora, considerando-se o grande potencial de destruição do homem. Caso creia de fato na existência de Deus, então provavelmente aceita que a vida neste planeta tem realmente um propósito - um propósito que talvez ainda se realize.
    Embora a rejeição da existência de Deus tenha sido esporádica no decorrer da história, só nos últimos séculos é que o ateísmo se tornou popular. Sabe por quê?
    Percebendo as raízes
    Uma árvore muito alta impressiona. Todavia, o olho só percebe as folhas, os galhos e o tronco. As raízes - a fonte de vida da árvore - jazem ocultas, bem fundo no solo.
    Ocorre algo bem parecido com o ateísmo. Igual a uma árvore majestosa, a rejeição da existência de Deus atingiu uma estatura impressionante no século 19. Poderiam a vida e o Universo existir sem que houvesse uma Causa Primária sobrenatural? É a adoração dum Criador um desperdício de tempo? A resposta dos principais filósofos daqueles dias soava em tom alto e claro. “Assim como não mais necessitamos dum código moral, tampouco necessitamos de religião”, declarou Friedrich Nietzsche. “A religião é o sonho da mente humana”, asseverou Ludwig Feuerbach. E Karl Marx, cujos escritos teriam profunda influência nas décadas por vir, declarou destemidamente: “Quero livrar ainda mais a mente dos grilhões da religião.”
    Multidões ficaram impressionadas. O que percebiam, porém, eram simplesmente as folhas, os galhos e o tronco do ateísmo. As raízes já existiam e se desenvolviam muito antes do início do século 19. O que surpreende é que o desenvolvimento moderno do ateísmo foi fomentado pelas religiões da cristandade! Como? Devido à corrupção existente nelas, essas instituições religiosas provocaram muita desilusão e protesto.
    As sementes são lançadas
    Na Idade Média, a Igreja Católica exercia uma influência repressora sobre seus súditos. “A hierarquia parecia mal preparada para tratar das necessidades espirituais do povo”, comenta The Encyclopedia Americana. “A alta cúpula do clero, notadamente os bispos, era recrutada da nobreza e encarava seu cargo principalmente como fonte de prestígio e poder.”
    Alguns, como João Calvino e Martinho Lutero, tentaram reformar a Igreja. Seus métodos, porém, nem sempre foram semelhantes aos de Cristo; a Reforma foi marcada por intolerância e derramamento de sangue. (Note Mateus 26:52.) Alguns dos ataques foram tão violentos que três séculos mais tarde Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, escreveu: “Seria mais perdoável não crer em deus algum, do que blasfemá-lo pelos cruéis atributos de Calvino.”*
    Obviamente, a Reforma não restabeleceu a adoração pura. Todavia, reduziu o poder da Igreja Católica. O Vaticano não mais detinha o monopólio da fé religiosa. Muitos aderiram a recém-formadas seitas protestantes. Outros, desiludidos com a religião, fizeram da mente humana seu objeto de adoração. Seguiu-se uma atitude liberal, dando margem a opiniões diversas sobre Deus.
    O cepticismo germina
    Por volta do século 18, o pensamento racional era comumente exaltado como panacéia para os problemas do mundo. O filósofo alemão Immanuel Kant afirmava que o progresso do homem estava sendo impedido por sua dependência da política e da religião para obter orientação. “Ouse saber!”, exortou ele. “Tenha a coragem de usar sua própria inteligência!”
    Essa atitude caracterizou o Iluminismo, também conhecido como a Idade da Razão. Esse período, que durou todo o século 18, foi marcado por uma obsessiva busca de conhecimento. “O cepticismo substituiu a fé cega”, diz o livro Milestones of History (Marcos da História). “Todas as velhas ortodoxias foram questionadas.”
    Uma ‘velha ortodoxia’ que veio a estar sob escrutínio foi a religião. “Os homens mudaram seu conceito sobre a religião”, diz o livro The Universal History of the World (A História Universal do Mundo). “Não mais estavam satisfeitos com a promessa de recompensas no céu; exigiam uma vida melhor na terra. Começaram a perder a fé no sobrenatural.” De fato, a maioria dos filósofos iluministas encaravam a religião com desprezo. Em especial, culpavam os líderes da Igreja Católica, ávidos de poder, de manter o povo na ignorância.
    Dessatisfeitos com a religião, muitos desses filósofos tornaram-se deístas; criam em Deus, mas sustentavam que ele não estava interessado no homem.* Alguns se tornaram ateus declarados, tais como o filósofo Paul Henri Thiry Holbach, que afirmava que a religião era “fonte de divisões, insensatez e crimes”. Com o passar dos anos, muitos outros se cansaram da cristandade e passaram a compartilhar os sentimentos de Holbach.
    É irônico que a cristandade tenha fomentado o desenvolvimento do ateísmo! “As Igrejas foram o solo do ateísmo”, escreve o professor de teologia Michael J. Buckley. “A consciência dos ocidentais ficou profundamente escandalizada e enojada das religiões de confissão em comum. As Igrejas e as seitas haviam devastado a Europa, tramado massacres, exigido resistência ou revolução religiosa, e tentado excomungar ou depor monarcas.”
    O ateísmo atinge a maturidade
    Por volta do século 19, a rejeição de Deus era expressa abertamente e prosperava. Filósofos e cientistas não tinham receio de proclamar destemidamente seus conceitos. “Nosso inimigo é Deus”, disse um ateu declarado. “O ódio a Deus é o princípio da sabedoria. Se a humanidade há de progredir realmente, será à base do ateísmo.”
    Contudo, ocorreu uma sutil mudança no século 20. A rejeição de Deus tornou-se menos militante; começou a disseminar-se um tipo diferente de ateísmo que afetou até mesmo os que professam crer em Deus.

  • @franciscoleonardo3343
    @franciscoleonardo3343 3 ปีที่แล้ว +1

    Seus vídeos, entrevistas são muito muito incríveis🙌🙌🙌🙌🙌

  • @BaimaEudes
    @BaimaEudes 2 ปีที่แล้ว

    Não é sobre ateísmo estrio senso, mas é muito recomendável As origens do materialismo de George Novack.

  • @robinsonmiolo
    @robinsonmiolo 2 หลายเดือนก่อน

    Ótima entrevista.

  • @ronaldviana3536
    @ronaldviana3536 3 ปีที่แล้ว +4

    Não sei se podemos gravar um vídeo falando de ateísmo tão assim sem medo de represálias...

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว +2

      Será que não? 🤔

    • @ronaldviana3536
      @ronaldviana3536 3 ปีที่แล้ว +2

      @@DanielGontijo tenho um certo trauma com isso, talvez tenha a ver com o meu ambiente, mas a recepção com ateus aqui não é nada boa

    • @joaop.carvalho1636
      @joaop.carvalho1636 3 ปีที่แล้ว +5

      @@ronaldviana3536 Mas é falando sobre o ateísmo normalmente que iremos normalizar o ateísmo. Assim podemos mostrar para as pessoas o que é ser ateu/ sem religião e principalmente, fazer nossa causa ter mais força

    • @treves489
      @treves489 3 ปีที่แล้ว +7

      Ateísmo sofre represálias bem fortes quanto a mera pronúncia da palavra.
      Mas é necessário falar sobre, e sem o viés religioso. Se não a gente perpetua o não-conhecimento de uma pessoa ateia e os julgamentos continuam: prática essa conhecida como preconceito.

  • @rosacristina8805
    @rosacristina8805 2 ปีที่แล้ว

    Gostei demais demais 😃

  • @viniciussouzaOComediante
    @viniciussouzaOComediante 7 หลายเดือนก่อน

    Professor, é sabido que o império romano (antes da adoção do cristianismo) era tolerante com as mais diversas religiões. Nesse espaço de aceitação, não soa estranho a fala de que ateus não seriam tolerados ? Só uma dúvida que me provocou.
    Grande abraço

  • @hugooliveira9855
    @hugooliveira9855 3 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo conteúdo :)

    • @DanielGontijo
      @DanielGontijo  3 ปีที่แล้ว

      Valeu!

    • @carlostj8713
      @carlostj8713 3 ปีที่แล้ว

      @@DanielGontijo Daniel, A Sentinela, a revista mais produzida e traduzida hoje no mundo segundo Google, tratou desse tema que poderá ler pelo link abaixo. Vale a pena vc ler os dois artigos. O primeiro deixo aqui em baixo. O segundo poderá ver no site. Vai enriquecer muito o tema principal que tenta explicar.
      wol.jw.org/pt/wol/library/r5/lp-t/todas-as-publica%C3%A7%C3%B5es/a-sentinela/a-sentinela-1994/1-de-dezembro
      As raízes do ateísmo
      VIVEMOS num planeta em crise; uma breve olhada nas manchetes dos jornais confirma esse fato todos os dias. A condição desesperadora do mundo tem levado muitos a duvidar da existência de Deus. Alguns, afirmando ser ateus, chegam a negar que ele existe. Dá-se isso no seu caso?
      A crença ou a descrença em Deus pode afetar profundamente sua visão do futuro. Sem Deus, a sobrevivência da raça humana depende inteiramente do homem - uma idéia desalentadora, considerando-se o grande potencial de destruição do homem. Caso creia de fato na existência de Deus, então provavelmente aceita que a vida neste planeta tem realmente um propósito - um propósito que talvez ainda se realize.
      Embora a rejeição da existência de Deus tenha sido esporádica no decorrer da história, só nos últimos séculos é que o ateísmo se tornou popular. Sabe por quê?
      Percebendo as raízes
      Uma árvore muito alta impressiona. Todavia, o olho só percebe as folhas, os galhos e o tronco. As raízes - a fonte de vida da árvore - jazem ocultas, bem fundo no solo.
      Ocorre algo bem parecido com o ateísmo. Igual a uma árvore majestosa, a rejeição da existência de Deus atingiu uma estatura impressionante no século 19. Poderiam a vida e o Universo existir sem que houvesse uma Causa Primária sobrenatural? É a adoração dum Criador um desperdício de tempo? A resposta dos principais filósofos daqueles dias soava em tom alto e claro. “Assim como não mais necessitamos dum código moral, tampouco necessitamos de religião”, declarou Friedrich Nietzsche. “A religião é o sonho da mente humana”, asseverou Ludwig Feuerbach. E Karl Marx, cujos escritos teriam profunda influência nas décadas por vir, declarou destemidamente: “Quero livrar ainda mais a mente dos grilhões da religião.”
      Multidões ficaram impressionadas. O que percebiam, porém, eram simplesmente as folhas, os galhos e o tronco do ateísmo. As raízes já existiam e se desenvolviam muito antes do início do século 19. O que surpreende é que o desenvolvimento moderno do ateísmo foi fomentado pelas religiões da cristandade! Como? Devido à corrupção existente nelas, essas instituições religiosas provocaram muita desilusão e protesto.
      As sementes são lançadas
      Na Idade Média, a Igreja Católica exercia uma influência repressora sobre seus súditos. “A hierarquia parecia mal preparada para tratar das necessidades espirituais do povo”, comenta The Encyclopedia Americana. “A alta cúpula do clero, notadamente os bispos, era recrutada da nobreza e encarava seu cargo principalmente como fonte de prestígio e poder.”
      Alguns, como João Calvino e Martinho Lutero, tentaram reformar a Igreja. Seus métodos, porém, nem sempre foram semelhantes aos de Cristo; a Reforma foi marcada por intolerância e derramamento de sangue. (Note Mateus 26:52.) Alguns dos ataques foram tão violentos que três séculos mais tarde Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, escreveu: “Seria mais perdoável não crer em deus algum, do que blasfemá-lo pelos cruéis atributos de Calvino.”*
      Obviamente, a Reforma não restabeleceu a adoração pura. Todavia, reduziu o poder da Igreja Católica. O Vaticano não mais detinha o monopólio da fé religiosa. Muitos aderiram a recém-formadas seitas protestantes. Outros, desiludidos com a religião, fizeram da mente humana seu objeto de adoração. Seguiu-se uma atitude liberal, dando margem a opiniões diversas sobre Deus.
      O cepticismo germina
      Por volta do século 18, o pensamento racional era comumente exaltado como panacéia para os problemas do mundo. O filósofo alemão Immanuel Kant afirmava que o progresso do homem estava sendo impedido por sua dependência da política e da religião para obter orientação. “Ouse saber!”, exortou ele. “Tenha a coragem de usar sua própria inteligência!”
      Essa atitude caracterizou o Iluminismo, também conhecido como a Idade da Razão. Esse período, que durou todo o século 18, foi marcado por uma obsessiva busca de conhecimento. “O cepticismo substituiu a fé cega”, diz o livro Milestones of History (Marcos da História). “Todas as velhas ortodoxias foram questionadas.”
      Uma ‘velha ortodoxia’ que veio a estar sob escrutínio foi a religião. “Os homens mudaram seu conceito sobre a religião”, diz o livro The Universal History of the World (A História Universal do Mundo). “Não mais estavam satisfeitos com a promessa de recompensas no céu; exigiam uma vida melhor na terra. Começaram a perder a fé no sobrenatural.” De fato, a maioria dos filósofos iluministas encaravam a religião com desprezo. Em especial, culpavam os líderes da Igreja Católica, ávidos de poder, de manter o povo na ignorância.
      Dessatisfeitos com a religião, muitos desses filósofos tornaram-se deístas; criam em Deus, mas sustentavam que ele não estava interessado no homem.* Alguns se tornaram ateus declarados, tais como o filósofo Paul Henri Thiry Holbach, que afirmava que a religião era “fonte de divisões, insensatez e crimes”. Com o passar dos anos, muitos outros se cansaram da cristandade e passaram a compartilhar os sentimentos de Holbach.
      É irônico que a cristandade tenha fomentado o desenvolvimento do ateísmo! “As Igrejas foram o solo do ateísmo”, escreve o professor de teologia Michael J. Buckley. “A consciência dos ocidentais ficou profundamente escandalizada e enojada das religiões de confissão em comum. As Igrejas e as seitas haviam devastado a Europa, tramado massacres, exigido resistência ou revolução religiosa, e tentado excomungar ou depor monarcas.”
      O ateísmo atinge a maturidade
      Por volta do século 19, a rejeição de Deus era expressa abertamente e prosperava. Filósofos e cientistas não tinham receio de proclamar destemidamente seus conceitos. “Nosso inimigo é Deus”, disse um ateu declarado. “O ódio a Deus é o princípio da sabedoria. Se a humanidade há de progredir realmente, será à base do ateísmo.”
      Contudo, ocorreu uma sutil mudança no século 20. A rejeição de Deus tornou-se menos militante; começou a disseminar-se um tipo diferente de ateísmo que afetou até mesmo os que professam crer em Deus.

  • @paulapaulinasinistra9557
    @paulapaulinasinistra9557 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito legal 👏😃👏😃

  • @betypessoa8412
    @betypessoa8412 3 ปีที่แล้ว +2

    Maravilha

  • @nonatosousa5639
    @nonatosousa5639 2 ปีที่แล้ว

    MUITO BOM !

  • @carlosaparecidodemorais9882
    @carlosaparecidodemorais9882 7 หลายเดือนก่อน

    Muito bom este vídeo

  • @ALPHAJOR.
    @ALPHAJOR. 3 ปีที่แล้ว +1

    🔥🔥🔥🔥🔥

  • @edsonsampaiosampaio6341
    @edsonsampaiosampaio6341 3 ปีที่แล้ว

    Como analisar uma "intuição" religiosa ?já que o ateísmo é colocado como ser não tem sentimos .

  • @SuperHeloisa
    @SuperHeloisa 3 ปีที่แล้ว +3

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @cesarcantu9227
    @cesarcantu9227 3 ปีที่แล้ว

    Ele precisa falar o nome do livro e autor e não, apenas, mostrar a capa. Não é possível ler.

  • @robertosouza9964
    @robertosouza9964 3 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo

  • @joeljoel5314
    @joeljoel5314 2 ปีที่แล้ว

    Vou dizer pra vcs o que ser incoerente. Incoerente é o cidadão ser cristão, e votar em políticos socialista/comunismo.

  • @alzenialves1790
    @alzenialves1790 2 ปีที่แล้ว

    Pelo valor que ela bota no bolso todo mês, eu canto Feira de Mangaio em Russo, agora. Falando em Línguas, sei, me engana que eu sou tolinha!

  • @zenildoabdala7689
    @zenildoabdala7689 3 ปีที่แล้ว

    INEVITAVELMENTE , NO MUNDO NÃO HÁ MAS ESPAÇO PRA RELIGIÃO, FANTASGIA E SUPERSTIÇÃO MEDIEVAL, NÃO TEM VOLTA, É UMA WUESTAO DE TEMPO. GRAÇAS A DARVIM .

  • @joaorogeriobaptista7396
    @joaorogeriobaptista7396 3 ปีที่แล้ว +2

    Não acredito em santidade nenhuma, mas defendo esse governo pela sua honestidade. Tenho pena dele quando invoca deus acima de tudo.

  • @sandroluiz6501
    @sandroluiz6501 2 ปีที่แล้ว

    Existe ateus cristãos?

    • @paozinhototozo7315
      @paozinhototozo7315 ปีที่แล้ว +1

      Lógico q nn

    • @user-lt3kd8zq3t
      @user-lt3kd8zq3t 6 หลายเดือนก่อน

      Depende do que vc considera sendo um "ateu cristão". Da pra explicar meu ponto de vista mas deu uma preguiça kkkk

  • @syptregms8669
    @syptregms8669 2 ปีที่แล้ว

    up

  • @tiarita8774
    @tiarita8774 2 ปีที่แล้ว +1

    A bíblia já adverte sobre o crescimento da ciência a ponto do homem querer ser Deus.

  • @marcelocorrea.correa.4299
    @marcelocorrea.correa.4299 3 ปีที่แล้ว +1

    Sou ateu e votei no Bolsonaro, embora não concorde do envolvimento dele com o sistema religioso.

  • @giuseppepangaro9919
    @giuseppepangaro9919 3 ปีที่แล้ว

    ateu é pró lula?

    • @paulogiugno1312
      @paulogiugno1312 2 ปีที่แล้ว

      Não. Na verdade é pró governo sem vínculo religioso. Não importando quem seja o governador.

  • @secretameos4982
    @secretameos4982 3 ปีที่แล้ว +1

    Historiador? Procurei obras dele que pudesse colocá-lo como historiador e não encontrei nada que fosse robusto. Escrever sobre o seu ser ateísta e escrever um querido diário é a mesma coisa.

  • @nelsongontijo3154
    @nelsongontijo3154 3 ปีที่แล้ว +1

    Esses dois professores debatem o ateismo levando se em conta apenas do ponto de vista das crencas do homem, a divindade do Deus foi enserida tanto no homem como nas sua criacao, portanto nao ha somente uma via de busca para esse Deus alem da biblia ou livros sagrados mas a criacao em si e uma especie de biblia, ha ali principios universais e imutaveis , caracteristicas assim eternas, um exemplo e o principio da dualidade, a existencia , a acao e multiplicacao requer uma parte e uma contraparte. Paulo enfatiza esse principio "se ha um corpo animal, ha tambem um corpo espiritual (antimateria)( universo paralelo) isto em outras palavras , o fato desse mundo fisico existir e manter-se deve existir outro que se contrapoe a esse. Se esperar o desmoronament da religiao, pode esperar sentado, O reino dos Deus na terra e fruto de uma vontade absoluta, nunca sera algo de um grupo minoritario,mas majoritario.

    • @treves489
      @treves489 3 ปีที่แล้ว +1

      "a divindade do Deus foi enserida tanto no homem como nas sua criacao"
      Prove.

  • @zenildoabdala7689
    @zenildoabdala7689 3 ปีที่แล้ว +2

    FICAR OUVINDO ESSAS GRADUAÇÕES, AUTOS ELOGIOS , É CHATO PRA CARALHO, FORMAÇÃO ACADÊMICAS , NÃO SIGNIFICA NADA , ATÉ PORQUE TEM PESSOAS COM FORMAÇÃO ACADÊMICA EM RELIGIAO@. @

    • @zenildoabdala7689
      @zenildoabdala7689 3 ปีที่แล้ว

      ME CANSEI, NÃO VIR CONTEÚDO . CONVERSA VAGA DE AUTOS ELOGIOS.

    • @treves489
      @treves489 3 ปีที่แล้ว +1

      Moço, você assistiu só o início do vídeo e já faz uma crítica?

    • @user-fw9jz8sr9s
      @user-fw9jz8sr9s 29 วันที่ผ่านมา

      Sabe o que significa dor de cotovelo? É esse seu sentimento...

  • @edsonrock8033
    @edsonrock8033 3 ปีที่แล้ว

    Eu tiver um sonho com diabo o diabo falou para mim que deus e um crimoso bantido assassino foi o diabo que me falou que deus biblico e o maior assassano que existe dentro do biblia kkkkkkkk

  • @tiarita8774
    @tiarita8774 2 ปีที่แล้ว

    Antes disso Jesus voltará para buscar sua igreja.

  • @Zakamoni1
    @Zakamoni1 2 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo!!! Sou pós graduanda em História das Religiões e o Ateísmo é o assunto no qual pretendo desenvolver minha pesquisa. Vi aqui várias opções de recortes para trabalhar. O difícil será escolher um rsrs Obrigada !