Alguns videos sao mais tranquilos de acompanhar sem tanto conhecimento previo. Agr esse foi osso. Ele ta se comunicando com qm com esse video? Com qm ja tem formacao em psicanalise? Tinha uma epoca q eu achava q ele fazia videos para nós leigos, e q alguns videos ficavam mt dificeis por questoes de dificuldade na didatica. Mas hj vejo q em mts momentos nao ha essa preocupacao de ser entendido pelo publico mais amplo. Ele so sai listando conceitos e vc fica "ata". Ate pq "e so um video de youtube", nao um curso pago e estruturado. Mas ai fica um conteudo extremamente confuso, q vc nao tem clareza do proposito da existencia dele, se e pra popularizar a psicanalise, se e so pra deixar as pessoas intrigadas, se e pra qm ja e estudioso da area. Ja q nao e um curso estruturado, e oq? Uma conversa? Conversa com qm consegue participar? Um lugar estranho. Fico bem triste com isso.
@@LittleBigDebbie olha, eu passei por ciências sociais... teve texto do Pierre Bourdieu que foi mamão com açúcar e outro que a sala inteira penou... este último foi necessário demais pra entendermos. Talvez ele não teve como escapar... a gente vai ter que fazer esse esforço mesmo... pq eu confio muito no bruxão...
@@LittleBigDebbiemas ele “acerta” na maioria das vezes, sobre falar em outra linguagem. Ele dá aulas e palestras para psicanalistas, pode acontecer de confundir o público alvo por algum momento. Ou ele pode só estar te estimulando um pouco a ir estudar alguns temas em específico kkkk.
entender psicanálise não é algo pratico, como ler um livro de ficção. Vc precisa de uma base, no mínimo ter interlizado alguns conceitos e que possa enveradar pelo tema e entender onde ele quer chegar; como o conceito de totemisno, animismo e outros usados no vídeo. Não entenda os vídeos dele como uma introdução à psicanálise, não é que ele não esteja tentando parecer didático, é que não é o propósito do conteúdo do canal ser veículo de introdução a um tema tão extenso, se fosse com essa intenção, a abordagem, o roteiro, teria que ser todo uma outra coisa. Enfim, ele deixca várias referencias de leitura pra se entender o assunto e isso não é à toa, é justamente para que você pegue, leia, se aprofunde e finalmente entenda.
Obrigada pela aula, professor. Nutro uma admiração enorme pela perspectiva de análise que adota em suas falas que consideram tanto o sujeito em seus grupos de pertencimento (gênero, raça, classe social) quanto a estrutura socioeconômico e suas formas de produção de sofrimento. Longevidade para suas produções! 🌼
Com essa explicação entendi o sentido daquela série antiga chamada.. " Ilha da Fantasia", "Westword" e sala de holograma de Star Trek. Que usam memória, fantasia para tratamento psíquico. Acho a Sétima arte um exemplo maravilhoso de criação de fantasias para tratamento psíquico/consciência/autoconsciência.. coletivo. Esse tipo de fantasia ajuda pela transferência a desenvolvimento do entendimento /compreensão, empatia, discernimento e até compaixão.
Caro professor Dunker, adoro seu canal e seus livros. Sou um grande admirador do teu trabalho. Poderias falar sobre os personagens que as pessoas criam para si mesmas, a forma como isso impacta suas experiências de vida e como isso é visto sob a ótica da psicanálise? Muito obrigado e vida longa ao acheronta movebo!
Gostaria de saber nos sonhos : se ele protege o sono , por que tem casos que ele acorda o sujeito, e tbm , o pesadelo é um sonho rim.... Parabéns prof . Pelas aulas .
Professor, desde criança eu conto histórias para mim mesmo, as vezes por meio da escrita, as vezes apenas em pensamento e até mesmo falando sozinho e sempre me descreveram como um alguém que vive no "mundo da lua". Hoje eu lido bem com isso e entendo que não funciono sem essas fantasias. Poderia comentar sobre a ligação entre a personalidade distraída e essa "vida interior criativa".
Professor, estamos vendo nas olimpíadas atletas do Brasil e do mundo, às vezes mto experientes, chorando copiosamente qdo perdem, algo q me pareceu incomum. Uma atleta chegou a pedir um abraço do entrevistador ao vivo. Será q isso tem algum paralelo com as formas de sofrimento no neoliberalismo? Achei curioso e daria um ótimo vídeo, hem!
Olá professor Dunker, gostaria de ouvi-lo a respeito da série "O caso Asunta". Uma das questões abordadas é o quadro psicopatológico da mãe, uso abusivo de medicação e o papel do pai na condução do crime pelo qual foram condenados.
Cada vez mais entendo a linhagem d freud/lacan como expressao d um modo específico de sociedade, q produz subjetividades adequadas a ela, inclusive em suas formações imaginárias/simbólicas. Como fomos colonizados por europeus e reproduzimos no Brasil um ideal europeizante fica parecendo q se está falando do "humano", mas ainda nao conheço uma psicanálise que aborde subjetividades nao-ocidentais sem pretender q, no fundo, o parâmetro seja mesmo o chamado ocidente
Olá. Teria como fazer um vídeo explicando o Transtorno Disfórico Pré - Menstrual (TDPM)? Descobri depois de 20 anos que sou portadora, e estou tentando entender melhor o que ele é. Obrigada desde já!
Chris, obrigado pelo canal! Gostaria de pedir um vídeo sobre a relação entre as estruturas psíquicas dos artistas e seus trabalhos. Será que a estética/poética utilizada por uma pessoa neurótica é diferente da utilizada por uma pessoa psicótica ou perversa? Como essas estruturas se manifestam na criatividade? (Se puder comente o caso do pintor Louis Wain)
Obrigada professor pela explicação básica desse conceito. Sempre achei estranho as criações de entidades e crenças religiosas e culturais do oriente e povos antigos. não compreendia que eram fantasias psíquicas/transes coletivas, imposta pela tradições. Sem fantasias deveria ser muito difícil viver em sociedade violentas e desiguais sem ela. Como é que ocorre aqui no Brasil nos últimos séculos.
Olá, caro professor. Pegando o embalo da questão da fantasia, você pode falar do ficcionalismo, o Como Se, e da relação entre Freud e Hans Vaihinger (A filosofia do como Se. Vi que os autores trocaram cartas, e que toda concepção científica recorre ao ficcionalismo em algum momento. E ainda, especulações sobre a relação entre neurônio e linguagem, psicologia baseada em evidências, não estariam de alguma forma ficcionalizando (Ou seja, a evidência não é tão evidente assim)? Tenho começado a pesquisar isso, mas pela relação entre Kant, Freud ,Nietzsche, e o Vaihinger está no percurso
Aproveitando a correlação com o tema, vou tentar minha pergunta do vídeo passado: Professor, gostaria de saber sobre afantasia (a incapacidade de visualizar imagens mentalmente) e também a falta de monólogo interior (nao escutar a propria voz ou vozes na cabeça). São condições reconhecidas e estudadas pela psicanálise? Algum autor já tratou do tema? Muito obrigado pelas aulas.
Eu acho um desserviço na psicanálise, não se considerar as contribuiçoes do Jung. Se essas fossem consideradas, certamente o totemismo, animismo, não teria sido visto dessa forma tão míope e somente "ampliada" a partir de Lacan qdo se apoia em terceiros. Jung já estava lá, antes de Lacan. E por falar em perspectivismo, não se pode deixar de mencionar Deleuze e Guatarri. Muito obrigada Dunker. Fica a sugestão para o que vc chamou antropologia reversa/perspectivismo.
Christian, comecei a acompanha-lo recentemente. Desejo fazer um pedido de assunto e não descobri onde faze-lo. Bom, então coloco aqui: você pode analisar o filme Sabor da Vida com Julliete Binoche? Outros filmes que você analisou foi muito legal e este filme me tocou muito pela sutileza e amorosidade. Como você entende este filme? Obrigada
Meu Deus! Estou escrevendo um artigo para minha formação em psicanálise com o título: Fantasia, superstição e delírio. Justamente tratando do tema que este vídeo contempla, se este encontro de ideias não é algo mágico, não sei de mais nada. kkkkkkk
Querido professor, assisto religiosamente os vídeos do canal e recentemente me tornei membro do canal. Como você parece capaz de falar sobre tudo, pensei em fazer uma provocação aqui. Seria enriquecedor para o canal ver suas articulações sobre o dispositivo do passe e talvez uma transmissão de passe aqui no canal da sua própria travessia como analisante. Topa?
O equipe Falando nIsso, acho que o (i) foi assassinado pela mais recente reconfiguração do layout do youtube, não achei onde clicar para acessar o grafo do desejo
Nicolás Maduro como certas versoes do narcisismo, sijeita a este tipo de inquirição, Lacan vai dizer que a lógica do significante manejada pelo sujeito de uma criação formal, Maduro lê o animismo elevando a expressão narcisica elevando o objeto a a dignidade da coisa. Na america latina a condição do impronunciavel da coisa. o "unaussprechliche '. Então o ditator é um conceito que faz a sintese na gramadica geral entre as contradiçoes. Sem contar, em Adler, na potencia imaginaria da fantasia sóciorelacional de Winniccot, como mediadora de certas concuspicencias comuns ao romance neurótica de onde vem os bebês.
Houve um tempo em que eu achava que entendia o que o Dunker falava... vou ter que assistir de novo.... pelo menos umas 3 vezes...
Alguns videos sao mais tranquilos de acompanhar sem tanto conhecimento previo. Agr esse foi osso. Ele ta se comunicando com qm com esse video? Com qm ja tem formacao em psicanalise? Tinha uma epoca q eu achava q ele fazia videos para nós leigos, e q alguns videos ficavam mt dificeis por questoes de dificuldade na didatica. Mas hj vejo q em mts momentos nao ha essa preocupacao de ser entendido pelo publico mais amplo. Ele so sai listando conceitos e vc fica "ata". Ate pq "e so um video de youtube", nao um curso pago e estruturado. Mas ai fica um conteudo extremamente confuso, q vc nao tem clareza do proposito da existencia dele, se e pra popularizar a psicanalise, se e so pra deixar as pessoas intrigadas, se e pra qm ja e estudioso da area. Ja q nao e um curso estruturado, e oq? Uma conversa? Conversa com qm consegue participar? Um lugar estranho. Fico bem triste com isso.
@@LittleBigDebbie olha, eu passei por ciências sociais... teve texto do Pierre Bourdieu que foi mamão com açúcar e outro que a sala inteira penou... este último foi necessário demais pra entendermos. Talvez ele não teve como escapar... a gente vai ter que fazer esse esforço mesmo... pq eu confio muito no bruxão...
@@LittleBigDebbiemas ele “acerta” na maioria das vezes, sobre falar em outra linguagem. Ele dá aulas e palestras para psicanalistas, pode acontecer de confundir o público alvo por algum momento.
Ou ele pode só estar te estimulando um pouco a ir estudar alguns temas em específico kkkk.
@@LittleBigDebbieleia os livros. Aqui é só um vídeo provocativo, e cumpriu seu papel😅
entender psicanálise não é algo pratico, como ler um livro de ficção. Vc precisa de uma base, no mínimo ter interlizado alguns conceitos e que possa enveradar pelo tema e entender onde ele quer chegar; como o conceito de totemisno, animismo e outros usados no vídeo. Não entenda os vídeos dele como uma introdução à psicanálise, não é que ele não esteja tentando parecer didático, é que não é o propósito do conteúdo do canal ser veículo de introdução a um tema tão extenso, se fosse com essa intenção, a abordagem, o roteiro, teria que ser todo uma outra coisa.
Enfim, ele deixca várias referencias de leitura pra se entender o assunto e isso não é à toa, é justamente para que você pegue, leia, se aprofunde e finalmente entenda.
Obrigada pela aula, professor. Nutro uma admiração enorme pela perspectiva de análise que adota em suas falas que consideram tanto o sujeito em seus grupos de pertencimento (gênero, raça, classe social) quanto a estrutura socioeconômico e suas formas de produção de sofrimento. Longevidade para suas produções! 🌼
Com essa explicação entendi o sentido daquela série antiga chamada.. " Ilha da Fantasia", "Westword" e sala de holograma de Star Trek. Que usam memória, fantasia para tratamento psíquico. Acho a Sétima arte um exemplo maravilhoso de criação de fantasias para tratamento psíquico/consciência/autoconsciência.. coletivo. Esse tipo de fantasia ajuda pela transferência a desenvolvimento do entendimento /compreensão, empatia, discernimento e até compaixão.
A entrada do inferno deve ser algo parecido com essa thumbnail
Caro professor Dunker, adoro seu canal e seus livros. Sou um grande admirador do teu trabalho. Poderias falar sobre os personagens que as pessoas criam para si mesmas, a forma como isso impacta suas experiências de vida e como isso é visto sob a ótica da psicanálise? Muito obrigado e vida longa ao acheronta movebo!
Que aula maravilhosa! Obrigada por transmitir a psicanálise de forma tão generosa ❤
Eita que este tema é mais difícil do que eu imaginava... Gostei do desafio, verei mais vezes para entender as nuancew. Muito obrigado.
O Sr. poderia falar sobre as heranças que herdamos. Valeu
Gostaria de saber nos sonhos : se ele protege o sono , por que tem casos que ele acorda o sujeito, e tbm , o pesadelo é um sonho rim.... Parabéns prof . Pelas aulas .
Um baita de um presente esse vídeo!
Ainda preciso de muito estudo.
Q generosidade!!! Obrigada pela transmissão, Chris!❤
Você é muito bacana!
Gratidão por compartilhar tantos e relevantes conteúdos!
Professor, desde criança eu conto histórias para mim mesmo, as vezes por meio da escrita, as vezes apenas em pensamento e até mesmo falando sozinho e sempre me descreveram como um alguém que vive no "mundo da lua". Hoje eu lido bem com isso e entendo que não funciono sem essas fantasias. Poderia comentar sobre a ligação entre a personalidade distraída e essa "vida interior criativa".
Professor, estamos vendo nas olimpíadas atletas do Brasil e do mundo, às vezes mto experientes, chorando copiosamente qdo perdem, algo q me pareceu incomum. Uma atleta chegou a pedir um abraço do entrevistador ao vivo. Será q isso tem algum paralelo com as formas de sofrimento no neoliberalismo? Achei curioso e daria um ótimo vídeo, hem!
Show! Bastante conhecimento condensado. Degustando aos poucos! 👍
O Dunker é um professor tão incrível, eu fico 100 palavras por vc. Na real é uns 800, sabedoria é uma dádiva. Louvada seja Atenas.
👏👏👏
Bom te ver de bem com a vida, descontraindo até com as lasqueiras que sagitarianos se metem! Obrigada pela leitura
Olá professor Dunker, gostaria de ouvi-lo a respeito da série "O caso Asunta". Uma das questões abordadas é o quadro psicopatológico da mãe, uso abusivo de medicação e o papel do pai na condução do crime pelo qual foram condenados.
Cada vez mais entendo a linhagem d freud/lacan como expressao d um modo específico de sociedade, q produz subjetividades adequadas a ela, inclusive em suas formações imaginárias/simbólicas. Como fomos colonizados por europeus e reproduzimos no Brasil um ideal europeizante fica parecendo q se está falando do "humano", mas ainda nao conheço uma psicanálise que aborde subjetividades nao-ocidentais sem pretender q, no fundo, o parâmetro seja mesmo o chamado ocidente
Professor, você poderia falar sobre andré green e sua contribuição para psicanálise?!
Muito bom!
Obrigado.
Obrigado pelo vídeo
Qualidade impar.
Sempre que posso assisto.
❤ fiquei vaidoso novamente... um dia tomaremos um café. 😊
Olá. Teria como fazer um vídeo explicando o Transtorno Disfórico Pré - Menstrual (TDPM)?
Descobri depois de 20 anos que sou portadora, e estou tentando entender melhor o que ele é. Obrigada desde já!
Show!!
Chris, obrigado pelo canal! Gostaria de pedir um vídeo sobre a relação entre as estruturas psíquicas dos artistas e seus trabalhos. Será que a estética/poética utilizada por uma pessoa neurótica é diferente da utilizada por uma pessoa psicótica ou perversa? Como essas estruturas se manifestam na criatividade?
(Se puder comente o caso do pintor Louis Wain)
Obrigada professor pela explicação básica desse conceito. Sempre achei estranho as criações de entidades e crenças religiosas e culturais do oriente e povos antigos. não compreendia que eram fantasias psíquicas/transes coletivas, imposta pela tradições. Sem fantasias deveria ser muito difícil viver em sociedade violentas e desiguais sem ela. Como é que ocorre aqui no Brasil nos últimos séculos.
Dunker, vc poderia falar sobre o filme Azul é a cor mais quente? Ou já tem vídeo sobre esse filme?
Olá, caro professor. Pegando o embalo da questão da fantasia, você pode falar do ficcionalismo, o Como Se, e da relação entre Freud e Hans Vaihinger (A filosofia do como Se. Vi que os autores trocaram cartas, e que toda concepção científica recorre ao ficcionalismo em algum momento. E ainda, especulações sobre a relação entre neurônio e linguagem, psicologia baseada em evidências, não estariam de alguma forma ficcionalizando (Ou seja, a evidência não é tão evidente assim)? Tenho começado a pesquisar isso, mas pela relação entre Kant, Freud ,Nietzsche, e o Vaihinger está no percurso
Aproveitando a correlação com o tema, vou tentar minha pergunta do vídeo passado:
Professor, gostaria de saber sobre afantasia (a incapacidade de visualizar imagens mentalmente) e também a falta de monólogo interior (nao escutar a propria voz ou vozes na cabeça). São condições reconhecidas e estudadas pela psicanálise? Algum autor já tratou do tema? Muito obrigado pelas aulas.
Professor, e como fica a situação das empresas, que se valem da prática do nome fantasia ?
Eu acho um desserviço na psicanálise, não se considerar as contribuiçoes do Jung. Se essas fossem consideradas, certamente o totemismo, animismo, não teria sido visto dessa forma tão míope e somente "ampliada" a partir de Lacan qdo se apoia em terceiros. Jung já estava lá, antes de Lacan.
E por falar em perspectivismo, não se pode deixar de mencionar Deleuze e Guatarri. Muito obrigada Dunker. Fica a sugestão para o que vc chamou antropologia reversa/perspectivismo.
Christian, comecei a acompanha-lo recentemente. Desejo fazer um pedido de assunto e não descobri onde faze-lo.
Bom, então coloco aqui: você pode analisar o filme Sabor da Vida com Julliete Binoche?
Outros filmes que você analisou foi muito legal e este filme me tocou muito pela sutileza e amorosidade. Como você entende este filme? Obrigada
Me diga como você entende a fantasia ou o "fantasma", que te direi como você pratica e entende a psicanálise. Boa síntese ! 😉❤
Meu Deus!
Estou escrevendo um artigo para minha formação em psicanálise com o título: Fantasia, superstição e delírio. Justamente tratando do tema que este vídeo contempla, se este encontro de ideias não é algo mágico, não sei de mais nada. kkkkkkk
@@davidoliveira2067 traga sua bibliografia
manual deveria oferecer uma publi pro dunker
Querido professor, assisto religiosamente os vídeos do canal e recentemente me tornei membro do canal. Como você parece capaz de falar sobre tudo, pensei em fazer uma provocação aqui. Seria enriquecedor para o canal ver suas articulações sobre o dispositivo do passe e talvez uma transmissão de passe aqui no canal da sua própria travessia como analisante. Topa?
Vou morrer estudando...😂😂😂
Som está bem ruim, abafado...
O equipe Falando nIsso, acho que o (i) foi assassinado pela mais recente reconfiguração do layout do youtube, não achei onde clicar para acessar o grafo do desejo
É bem possível... Mas não seja por isso, estamos aqui por vocês
Falando nIsso Grafo do Desejo
th-cam.com/video/xD_tg-bY1yM/w-d-xo.html
abraços
buli
Mesmo tendo entendido alguma coisa, entendi foi nada
Professor, senhor acha q o Maduro é um ditador! Na minha opinião ele é😊
isso foi uma pergunta? (é que faltou o '?' e apareceu um '!') - ou foi uma afirmação mesmo? kkkk
@@dantkwb pergunta! Foi uma pergunta,me enganei aí,foi mal!!
Nicolás Maduro como certas versoes do narcisismo, sijeita a este tipo de inquirição, Lacan vai dizer que a lógica do significante manejada pelo sujeito de uma criação formal, Maduro lê o animismo elevando a expressão narcisica elevando o objeto a a dignidade da coisa. Na america latina a condição do impronunciavel da coisa. o "unaussprechliche '.
Então o ditator é um conceito que faz a sintese na gramadica geral entre as contradiçoes.
Sem contar, em Adler, na potencia imaginaria da fantasia sóciorelacional de Winniccot, como mediadora de certas concuspicencias comuns ao romance neurótica de onde vem os bebês.
🌈🤎🧡🖤🩶🤍🩵💙💚💜🩷❤️💛🏳️🌈