Gostou desse vídeo? Comente, se inscreva no canal e ative as notificações. Nas demais redes sociais: facebook.com/Prof.BrunoMedeiros instagram.com/profbrunomedeiros/ twitter.com/ProfBrunoMedei1
@@guilhermetochetto2385 é um tema complexo, em tese sim, mas há várias leis que equivalem a greve a um ato contra os interesses nacionais De uma tese da UFF O Golpe do Estado Novo é proclamado em 10 de novembro de 1937, na mesma data em que é outorgada a nova Constituição. Nela, o direito de greve foi considerado prejudicial à sociedade no mesmo artigo que a Justiça do Trabalho foi instituída.1 Prescrevia o artigo 139: Art. 139 - Para dirimir os conflitos oriundos das relações entre empregadores e empregados, reguladas na legislação social, é instituída a Justiça do Trabalho, que será regulada em lei e à qual não se aplicam as disposições desta Constituição relativas à competência, ao recrutamento e às prerrogativas da Justiça comum. A greve e o lock-out são declarados recursos anti-sociais nocivos ao trabalho e ao capital e incompatíveis com os superiores interesses da produção nacional (BRASIL, 1937, art. 139). A Constituição deixava claro que, para o governo, a realização de greves era contrária aos “interesses sociais”, “nocivas ao trabalho” e “incompatíveis com os superiores interesses da produção nacional” (BRASIL, 1937, art. 139). Mas o direito de greve não era explicitamente criminalizado pela Constituição; a continuação do art. 139 mais parecia uma frase solta do constituinte sobre o direito de greve.
@@profbrunomedeiros Prof, perdão, vi sua resposta só hoje! Então se eu encontrar uma alternativa de prova dizendo que, durante o Estado Novo, as greves eram proibidas essa estará, provavelmente, errada?
Gostou desse vídeo? Comente, se inscreva no canal e ative as notificações.
Nas demais redes sociais:
facebook.com/Prof.BrunoMedeiros
instagram.com/profbrunomedeiros/
twitter.com/ProfBrunoMedei1
muito bom!!!! quem dera existisse resolução tão bem comentada assim de todas as matérias, passando por todas as alternativas. excelente!
Marcelão da Química, Mateca (Matemática), Professor Pinguim (Física) são mt boms
Que resolução maravilhosa 😍
MUITO OBRIGADO PROFESSOR NÃO PARE NUNCA POR FAVOR
Professor, sua organização e didática facilita demais o aprendizado. Excelente vídeo.
resolução perfeita, como de costume! obrigada :)
excelente vídeo, sempre tudo muito bem explicado e organizado, parabéns
grato pelo gabarito comentado
PERFEITO
ótima resolução!!
brabooo
Kkkkk o prof bravo com a questão 64 da fuvest
Até fui olha o vídeo, ah, mas pelo amor que questão mequetrefe.
Prof, e quanto as greves? Elas eram permitidas durante a Era Vargas?
@@guilhermetochetto2385 é um tema complexo, em tese sim, mas há várias leis que equivalem a greve a um ato contra os interesses nacionais
De uma tese da UFF
O Golpe do Estado Novo é proclamado em 10 de novembro de 1937, na mesma data em que é outorgada a nova Constituição. Nela, o direito de greve foi considerado prejudicial à sociedade no mesmo artigo que a Justiça do Trabalho foi instituída.1 Prescrevia o artigo 139:
Art. 139 - Para dirimir os conflitos oriundos das relações entre empregadores e empregados, reguladas na legislação social, é instituída a Justiça do Trabalho, que será regulada em lei e à qual não se aplicam as disposições desta Constituição relativas à competência, ao recrutamento e às prerrogativas da Justiça comum. A greve e o lock-out são declarados recursos anti-sociais nocivos ao trabalho e ao capital e incompatíveis com os superiores interesses da produção nacional (BRASIL, 1937, art. 139).
A Constituição deixava claro que, para o governo, a realização de greves era contrária aos “interesses sociais”, “nocivas ao trabalho” e “incompatíveis com os superiores interesses da produção nacional” (BRASIL, 1937, art. 139). Mas o direito de greve não era explicitamente criminalizado pela Constituição; a continuação do art. 139 mais parecia uma frase solta do constituinte sobre o direito de greve.
@@profbrunomedeiros Prof, perdão, vi sua resposta só hoje! Então se eu encontrar uma alternativa de prova dizendo que, durante o Estado Novo, as greves eram proibidas essa estará, provavelmente, errada?
28:32
????