Uma conversa com Immanuel Kant Por NIKOLAI KARAMZIN* Um breve relato da mais interessante das conversas de um aristocrata russo com o pensador alemão [Königsberg, 19 de junho de 1789] Ontem, depois do jantar, eu visitei o ilustre Kant, o metafísico sábio e profundo que disputa tanto com Malebranche e Leibniz, quanto com Hume e Bonnet; Kant, quem o Sócrates judeu, o falecido Mendelssohn, chamava “der alles zermalmende Kant,” isto é, “Kant, o grande demolidor”. Eu não tinha nenhuma carta de recomendação para apresentar. Mas se com ousadia é possível tomar uma cidade, eis que as portas do seu gabinete se abriram para mim. Um homem idoso, baixo, magro, particularmente pálido e delicado, me recebeu. Minhas primeiras palavras foram: “Sou um aristocrata russo. Admiro grandes homens e desejo apresentar os meus cumprimentos a Kant.” Ele imediatamente me convidou para sentar e disse: “Escrevi de um modo que não é passível de agradar a todos. Poucos gostam das sutilezas da metafísica”. [...] Por cerca de meia hora conversamos sobre coisas diversas: viagens, China, a descoberta de novas terras. Eu não podia senão maravilhar-me com o seu conhecimento de história e geografia, que seria suficiente para abarrotar o armazém de uma mente mediana. Mas isso era, para ele, apenas uma “coisa incidental”, como os alemães costumam dizer. Aos poucos, guiei a nossa conversa em direção à natureza humana e à moral, e o que segue abaixo é o relato do que fui capaz de recordar das suas observações.“ *Nikolai Karamzin (1766-1826) foi um historiador, escritor e poeta russo. Tradução: Mariana Lins Costa. Publicado originalmente em Karamzin, N. M. Letters of a Russian Traveler, 1789-1790. New York: Columbia University Press, 1957, pp. 39-41. Texto integral disponível em: aterraeredonda.com.br/uma-conversa-com-immanuel-kant/. Acesso em 20 de jul. 2023. _________________________________ 🎯 FORMAÇÕES 🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com.br/nucleo 🦉 Mentoria individual: www.istonaoefilosofia.com/mentoria _________________________________ 📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefilosofia.com.br/carta/ _________________________________ 📸 CANAIS DO INÉF 🦉 Instagram: instagram.com/istonaoefilosofia/ 🦉 Telegram: t.me/istonaoefilosofia 🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com ________________________________
Sensacional! Obgd por trazer esse tipo de conteúdo, estou curtindo bastante o formato dos vídeos do canal (tanto no Núcleo quanto os "diários"). Sucesso para o INÉF!
Escutando - e lendo, também - esse texto, me veio à mente uma ideia um pouco ridícula: imaginei que, no lugar do Karamzin, estivesse, conversando com Kant, Silas Malafaia. Que coisa! O pequeno, inteligente homem não tardaria a compreender quem estaria na sua frente e, em poucos segundos, já não falaria mais nada, limitando-se a esperar - cortês e paciente - o fim da visita. Verdades e coisas profundas só aparecem em conversas sinceras - seja com outros, seja consigo mesmo.
Deus para Kant é um postulado da Razão, para que ela continue funcionando. É o numeno, a coisa em si. Pois se Deus existe não é possível prová-lo racionalmente.
Uma conversa com Immanuel Kant
Por NIKOLAI KARAMZIN*
Um breve relato da mais interessante das conversas de um aristocrata russo com o pensador alemão
[Königsberg, 19 de junho de 1789]
Ontem, depois do jantar, eu visitei o ilustre Kant, o metafísico sábio e profundo que disputa tanto com Malebranche e Leibniz, quanto com Hume e Bonnet; Kant, quem o Sócrates judeu, o falecido Mendelssohn, chamava “der alles zermalmende Kant,” isto é, “Kant, o grande demolidor”. Eu não tinha nenhuma carta de recomendação para apresentar. Mas se com ousadia é possível tomar uma cidade, eis que as portas do seu gabinete se abriram para mim. Um homem idoso, baixo, magro, particularmente pálido e delicado, me recebeu.
Minhas primeiras palavras foram: “Sou um aristocrata russo. Admiro grandes homens e desejo apresentar os meus cumprimentos a Kant.”
Ele imediatamente me convidou para sentar e disse: “Escrevi de um modo que não é passível de agradar a todos. Poucos gostam das sutilezas da metafísica”.
[...]
Por cerca de meia hora conversamos sobre coisas diversas: viagens, China, a descoberta de novas terras. Eu não podia senão maravilhar-me com o seu conhecimento de história e geografia, que seria suficiente para abarrotar o armazém de uma mente mediana. Mas isso era, para ele, apenas uma “coisa incidental”, como os alemães costumam dizer. Aos poucos, guiei a nossa conversa em direção à natureza humana e à moral, e o que segue abaixo é o relato do que fui capaz de recordar das suas observações.“
*Nikolai Karamzin (1766-1826) foi um historiador, escritor e poeta russo.
Tradução: Mariana Lins Costa.
Publicado originalmente em Karamzin, N. M. Letters of a Russian Traveler, 1789-1790. New York: Columbia University Press, 1957, pp. 39-41.
Texto integral disponível em: aterraeredonda.com.br/uma-conversa-com-immanuel-kant/. Acesso em 20 de jul. 2023.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com.br/nucleo
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefilosofia.com/mentoria
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefilosofia.com.br/carta/
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: instagram.com/istonaoefilosofia/
🦉 Telegram: t.me/istonaoefilosofia
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________
Obrigada, não conhecia este texto!
Parabéns Ótimo trabalho
Maravilhoso conteúdo
Começou pensar que o futuro nao existe temos que viver hoje com responsabilidade e desprendido de tudo com sensatez
Muito bom.
Gratidão por compartilhar esse conteúdo e tudo que tem nesse canal.
Sensacional!
Obgd por trazer esse tipo de conteúdo, estou curtindo bastante o formato dos vídeos do canal (tanto no Núcleo quanto os "diários"). Sucesso para o INÉF!
Adorei! Obrigada querido.
òtimo bate-papo esse, Assim vanos tomando contato com a pessoa de Kant. Obrigado, mestre.
Show!
Fiquei arrepiado!
Maravilhoso!!!
Muito bom!!
Amei!!!
Ótimo conteúdo!
Excelente como sempre
Valeu!
Obrigado, Jorge!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Escutando - e lendo, também - esse texto, me veio à mente uma ideia um pouco ridícula: imaginei que, no lugar do Karamzin, estivesse, conversando com Kant, Silas Malafaia. Que coisa! O pequeno, inteligente homem não tardaria a compreender quem estaria na sua frente e, em poucos segundos, já não falaria mais nada, limitando-se a esperar - cortês e paciente - o fim da visita. Verdades e coisas profundas só aparecem em conversas sinceras - seja com outros, seja consigo mesmo.
Excelente!
ChoKant! rsrsrs
Fico indignado eu convesando com ele e tomando um bom vinho ia durar horas viu
Professor, quem é Deus para Kant? Talvez, seja o pressuposto para conhecê-lo.
Haverá aula sobre isso em breve aqui.
Deus para Kant é um postulado da Razão, para que ela continue funcionando. É o numeno, a coisa em si. Pois se Deus existe não é possível prová-lo racionalmente.
Estas racionalizações do Deus... kk
Kant foi um dos piores intelectuais.
A filosofia alemã é completamente obscura: fenomenologia, von Hartman, Abdruschin, new left, etc.