Mulher, eu te amo! Entenda. Que perfeição. Uma pena que para quem não está pronto para ouvir, vai continuar agindo como se fossem parte íntima de uma relação com eles.
Estava dizendo esses dias para minha mãe sobre como algumas pessoas vão de um polo ao outro com muita facilidade hoje em dia. No próprio BBB, eu dizia, por exemplo, no caso de pessoas públicas antes do reality, que estava OK discordar e criticar a Wanessa e a Yasmin, porém, isso de modo algum isentava pessoas com quem elas já tiveram entreveros, tipo a madrasta da Wanessa ou a ex-sogra da Yasmin. As pessoas ficam emocionadas e com a necessidade de preencher algo, dar um peso ao que defendem, logo soltam coisas do tipo "fulana foi inocentada pela história".
né? kkkkk falando que a wanessa tinha visto quem era o davi de verdade, sendo que ela só foi racista mesmo kkkkkk pq o dolabela ela n via quem era de verdade magicamente.
Gosto do seu programa porque você traz luz para a situação e sua lucidez nas palavras. Eu não assisto mais bigbrothet a anos. Muita luz e paz, ninguém vive com eles então não sabemos nada.
Descobri seu vídeo hoje, estou encantada com a sua fala. Realmente, as argumentações não-cientificas, principalmente aquelas envolvendo fofoca, fuxico, se baseiam em fragmentos, em achismo de ações ou falas de uma pessoa em relação a outra. E a dinâmica de programas assim fortificam essa relação, com as torcidas, muitas organizadas e bem engajadas, tem essa atitude de "ame ou odeie". Muito interessante sua analise, amei! Beijos de uma recente fã s2
Oi, Jana! Que prazer encontrar teu vídeo, me senti acolhido com a tua abordagem. Eu sou uma pessoa que, apesar de ter um posicionamento sobre várias áreas da vida, sempre fui aberto a ouvir e tbm falar oq penso tentando me desvencilhar desse tipo de polarização estimulada nos últimos anos. Em alguns debates saudáveis com amigos (ate pq n seriam meus amigos se n me aceitassem como sou e vice-versa), sempre fiz questão de criar essas pontes imaginárias estimulando com que me entendessem e enxegassem lógica no que verbalizo e debate fluir. É isso, como eu costumo comentar com alguns amigos pra exemplificar as nuances da vida: nada é 100% nada nem 100% tudo. Se um exame de DNA não me traz 100% de certeza de ser filho de beltrano, apesar de acreditarmos na grande probabilidade de ser, quem sou eu pra dizer que pessoa x é 100% mau ou boa. A ciência pelo menos tem essa decência de não se demonstrar uma verdade absoluta. Enfim, vou parando por aqui senão vou acabar fazendo um texto de 5 páginas hahaha. Grande abraço de Recife ❤
Mas estão onde estão por livre arbítrio. As inscrições do BBB 25 encerraram em minutos. Tudo tem seu bônus e seu ônus. Cabe a cada um pensar se está disposto a enriquecer e ter uma vida pública ou ser pobre e ter sua privacidade mantida😊
Tajfell é um autor que fala justamente sobre mobilidade social e identidade de grupo. Creio que a lógica de torcida é algo que podemos pensar nessa mobilidade de uma lógica sobre, construo parte da identidade de pertencer ao grupo x me baseando em ideias de como não pertenço ao grupo y. Uma lógica de "nós ou eles". Uma relação de "dentro do nosso grupo" versos "fora do nosso grupo" como mecanismo de formação de identidade social.
Olá, passei por esse canal pela primeira vez, sou estudante de psicologia e achei muito interessante a forma como você trouxe o tema e a importância da argumentação. Parabéns por esse canal, vou assistir os outros vídeo😉
Jana, amei a discussão, acho extremamente importante a gente refletir sobre essas dinâmicas maniqueístas que as redes sociais estão enfatizando no momento. Como sempre vc traz muita lucidez na proposta. E um acabamento cada vez mais sofisticado pro video, a fotografia está linda, a luz e o som também! Te acompanho há muito tempo e é lindo ver o aprimoramento da linguagem, que cada vez mais fica proporcional à beleza do conteúdo e da argumentação 🥰 que orgulho de vc 💞💞💞💞🥹
Oi Jana, hoje ainda estava conversando sobre algo que tem muito a ver com o que vc disse, por isso achei legal comentar. Essa construção da realidade a partir de fragmentos ocorre muito na utilização nossa do Twitter onde vamos juntando comentários reduzidos como pistas que vamos seguindo e que irão revelar uma realidade que muitas vezes só reforça o que pensamos ou queremos que seja verdade. Essa dinâmica de pesquisa de todos os fragmentos, tudo sobre um assunto, é muito mais extenuante e bem menos edificante do que ler um compêndio sobre o tema kkkkk adoro teus vídeos, bjos
Jana, eu sei que o seu conteúdo é incrivel, mas queria te dizer que essa luz te deixou ainda mais linda! Nem só de linguistica esse canal é feito. Beijas
Há anos, a polarização tem sido uma das estratégias principais do sistema, alimentando o crescimento do extremismo e sendo usada e manipulada em diversas esferas. É evidente a rápida e intensa transição de opiniões extremas, desprovida de senso crítico.
adorei o vídeo! o tema é bastante pertinente no momento com esse esvaziamento de pautas que vem acontecendo nas redes sociais (e que o programa impulsiona muito)
É uma pena que o brasileiro tenha uma vida tão, mas tão vazia e fodida que a vida do outro tenha que ser o assunto sempre. E assim continuanos despolitizados e submissos... Obrigada por sempre trazer assuntos tão importantes pro debate, assim quem sabe um dia saímos desse atoleiro... Abraços!
interessantíssimo vídeo, jana! extrapolando o pano de fundo, percebo muito essa dinâmica também relacionada à vida das tidas ''divas pop'', particularmente lembrei muito do comportamento de alguns fãs em relação à Taylor Swift que qualquer crítica ao comportamento da artista (como críticas à falta de posicionamento da artista em diversas ocasiões que a envolveram) gera muita reação, algumas vezes até violenta, desses fãs que vivem na lógica ou amar e aceitar TUDO ou odiar, parece que não há meio termo ou criticidade. e também tem a questão da narrativa da vida privada da artista construída a partir de recortes que saem na mídia ou até em suas próprias músicas
Excelente reflexão sobre a frequente fragilidade e esvaziamento da argumentação nas redes sociais, o que resulta no reducionismo de temas profundos e sensíveis para nossa sociedade, muitas vezes apresentados como produtos vazios.
Jana, quanta luz você nos traz! Obrigada! Precisamos aprender a pensar mais sobre tudo o que vemos e vivemos para sim argumentarmos. Cabem tantas perspectivas neste tópico e você foi cirúrgica.
Dinâmica da torcida organizada como se a pessoa fosse um clube esportivo . Adorei essa comparação. Eu não assisto o programa mas indiretamente assisto e fico sabendo sobre todos os assuntos que vitaliza nas redes sociais só se fala sobre BBB por meses . Antes de começar é após o campeão 🏆 ganhar o prêmio.
Parece que esse lugar de posições extremistas sem essas nuances que permeiam a internet se transportam para além do mundo virtual inflamado e incentivando, de certa forma, esse tipo de argumentação na realidade concreta. E, mais adiante, isso reflete também na maneira como os adolescentes/crianças desenvolvem essa habilidade argumentativa, por estarem tão presentes nesse ambiente. Parece um ciclo que realmente influencia que o que se considera como raciocínio crítico se torne algo dualista, polarizado, em que não há espaço para entremeios, nuances, enfim, não há espaço para o que é genuinamente HUMANO. E acho que nossa pluralidade vai se perdendo nesses movimentos.
Acho muito interessante os influenciadores de minorias do Instagram, fazem torcida para esses personagens de reality como se a vitória/derrota pudesse ser uma grande lição para todos nós enquanto sociedade. Na realidade meses depois esses personagens já lucraram milhares de reais com publicidade e os problemas estruturais que essas minorias sofrem continuam muito fortes e operantes. É um show de horrores mesmo, mas virou cool achar BBB massa e ridicularizável apontar os absurdos dessa maquina que só é vantajosa para o Grupo Globo e seus bilhões de reais faturados todo ano.
Big Brother está em todo lugar na internet e na tv , fica impossível não saber qualquer acontencimento . Este ano eu não assisti mais sabia de tudo pelo Xwitter , Insta. Eu gosto do que é gerado das discussões na internet sobre BBB , faz o Brasil pensar em certos temas algo assim que só acontecia na epoca que as novelas faziam sucesso. BBB esse ano trouxe questões importantes como abandono afetivo, Mãe solo , Racismo . Isso de certa forma deixa quem assistiu minimamente informado .
Não somos certos ou errados o tempo todo. Uma pessoa pode sofrer preconceito e ainda sim ser misógino, ser homofóbico em muitos momentos. Os extremos são muito complicados e acabam, sim, usando argumentos rasos para defender seu posicionamento - acreditando que alguém pode ser ruim ou bom o tempo todo.
Jana, boa noite! Você já ouviu falar de um livro chamado Rituais de Sofrimento, de Silvia Viana? Ela explora essa dinâmica perversa dos realities. Vi uma palestra dela na época que estavam discutindo o tratamento de um dos participantes do programa anos atrás ( ainda não li o livro)
Na minha opinião! Nada do que está acontecendo na vida pessoal do DAVI COM A MANI, anula o que ele passou no BBB! TORÇO pelo DAVI e torço pela MANI! Que eles sigam cada um o seu caminho ou fiquem juntos se existir amor entre eles! O DAVI SOFREU O RACISMO MAIS ESCANCARADO e continua a sofrer mais aqui fora! A vida pessoal dele com a esposa\ namorada ou sei lá como se chamam, é problema deles! No jogo do BBB eu torci pelo DAVI e ficarei do lado dele até o fim! Quero vê-lo bem e maduro e formado sim! E quero ver a Mani uma mulher de sucesso e com a vida em frente mesmo sem ele! A branquitude, se deliciando em dividir a comunidade preta como sempre! Eu não serei outra, a cancelar outro preto e massacrá-lo, como uma juíza que julga e dá a sentença! Que sejam felizes os dois! Davi campeãoo do BBB e da vida!
Cadê o racismo que n vi ? Classismo e afastamento pelo outros sim agora racismo Nu e cru cadê o vídeo manda aí ? Tem e vídeos dele sendo soberbo , fazendo cara de ranço para a ex na barra , dizendo q vai continuar tomando sorvete na praça com a mesma mani 😂😂 e isso q tem ? Isso deveria fazer dele ganhador na minha concepção n até pq TDS sofremos isso deveria me fazer ganhadora dentro de um reality n ..as pessoas q estão muito regionalistas e separatistas e a globo precisava de um negro ganhador e teve só acho q o tiro n sai bem como queriam...
A realidade social não é tão transparente para nós quanto imaginamos. As nossas certezas sobre nós mesmos e sobre os outros precisam ser sempre questionadas, inclusive por nós.
Mais se eu tivesse no ligar da mulher dele ,eu não ia gosta de ser tratado desse jeito, quando e pobre e mulher ,fica rico, sai e não pode ver ela tristi isso, ❤
Davi errou, disso não há dúvida. Davi ao dar aquela resposta a AMB que sucitou toda essa polêmica, foi desleal com Mani; sim ele foi. Davi foi incoerente ao passar boa parte do BBB dizendo que Mani era esposa/namorada e depois disse outra coisa, dando uma ideia de que eles estavam ainda se conhecendo, sendo que viviam juntos por pelo menos 1 ano e 8 meses, lógico que foi. Davi foi infeliz e imaturo, com certeza. Davi deixou o sucesso e o $$$ subir a cabeça, não há duvida. Isto posto, a quem interessa MASSACRAR O CARA muito além das críticas corretas que ele vem recebendo ??? Não tenho dúvidas de que SI DAVI SOBREVIVER midiaticamente ao esse escândalo, ele vai ter tirado PRECIOSAS lições de todo esse circo. Quanto a Mani, desejo toda paz e sucesso do mundo pra ela; Até porque, ela não precisa de Davi pra nada, a não ser o amor, o respeito e lealdade que ele a negou, ao rebaixar sua relação com ela. Que os dois encontrem seu próprio caminho e paz nessa jornada, juntos ou não.
@@odeniceseverino3248 , Concordo em gênero e número e grau com vc. Apesar dos inquestionáveis erros dele, acho também, que PEGAM PESADO DEMAIS no rapaz. A gente não pode esperar maturidade, muita experiência em relacionamentos de um cara de 21 anos. Vamos dar tempo ao tempo. Não passo pano pro Davi, mas também não serei eu a crucificá-lo. Fazendo uma comparação simplificada, o Arthur Aguir que foi campeão em 2022, simplesmente teve seu passado de inúmeras traições esquecido e foi OVACIONADO pelo público. São dois pesos e duas medidas.
Ótimo vídeo, Jana. Vc poderia aproveitar o assunto do fanatismo em relação ao Davi e fazer um vídeo falando sobre como as pessoas (torcida dele) julgam as outras de racistas apenas por não gostarem dele, ao mesmo tempo que essa mesma torcida trata outros participantes negros com extremo racismo, como foi o caso da Leidy, que até de muc@m@ chamaram.
Jana querida, sem trocarmos falamos sobre o BBB a partir de pontos muito próximos. Sou pesquisadora e cineasta e adoraria sua visita ao meu podcast, "Foi mal o podcast", no Spotify. Os dois primeiros episódios são sobre o BBB 24, sob o prisma do cinema e da comunicação. Beijo grande!
BBB há tempos ja deveria ter acabado. Eu nao sei como assistem esse tipo de entretenimento em pleno 2024. E o after BBB é mais sofrivel ainda. Debatendo em rede nacional o casamento do fulano, a traição de ciclano...e eu revirando os olhos. Argumentos construídos sobre vozes da cabeça. Isso vale para política também. Ninguém, digo, ninguém abordou esse aspecto de BBB. A única coisa interessante e inteligente que vi sobre esse programa. Parabéns!
Eu acho sim que essas vidas continuam publicas mesmo após o programa por que a partir do momento em que pessoa se predispõe a participar do BIG BROTHER ela já aceitou tudo isso, e é lógico o povão vai que vai no movimento manada de interagir que é sempre amor extremo ou ódio extremo.
Apesar de não ter gostado do que o Davi fez com a Mani, nunca irá apagar o que a Wanessa, Yasmin, Rodriguinho e companhia... fizeram na casa. Eu sempre torci pelo Davi ganhar por tudo que ele passou na casa, ele foi verdadeiramente massacrado pelos brothers, mas no que toca ao dinheiro e à Mani ele perdeu se bastante, por isso muitos se revoltaram contra ele, eu já não sigo ele, sigo só a Mani, só espero que o Davi amadureca um pouco mais, e ele continue humilde e nunca se esqueça de quem o ajudou.
Você entendeu que desde fevereiro a Mani está se projetando por conta do Davi? Um suposto e interesseiro assessor orientando e tomando atitudes que causou esse desentendimento todo?
No meio das fofocas aparecem profissionais como advogados, psicólogos, médicos q fazem apelo à autoridade e atuam como coach. Dão diagnósticos e resultados de POSSÍVEIS processos como se tivesse ensinando receita de bolo. Tem adv q faz o Direito parecer uma ciência exata. Isso é um enorme desserviço. Pq as pessoas acreditam q o entendimento da justiça em um caso vale pra todos e n é assim. É muito difícil, caro e demorado provar união estável ou qqr coisa na justiça. Cada caso um caso e cada juiz tem um entendimento. O q vale msm é a CERTIDÃO DE CASAMENTO. Tá cheio de VIÚVAS c filhos q n conseguem provar pq acreditou nesse papo e n oficializou.
Super concordo!! Eu acompanhei mais o bbb este ano pelo Davi, por ser um rapaz negro tao focado e sem medo pra encarar tanto racismo sofrido la dentro. Entao, torci muito, mas, depois de ver tudo que aconteceu aqui fora das criticas e das falas tao problematicas inocentando pessoas racistas, decidi nao acompanhar mais nada dele e nem dessas pessoas. É muito estranho ter lido tantos comentarios tao crueis e maldosos, fora as manipulações da midia. Voce nao ve justiça pra quem tem dinheiro pelos crimes em rede nacional, mas atacar o outro se torna muito facil pela cor da pele. Por mais que sei que nem tudo eh racismo, ele errou na fala, por mais que la dentro ele falava namorada e esposa. O que assusta eh que ninguem sabe o que acontece de verdade na vida das pessoas, mas criam toda uma historia com informaçoes picadas e que podem fazer muito mal para os envolvidos.
Davi teve falas machistas e preconceituosas dentro da casa, fizeram de conta que não viram.Mas aquela fala dele no programa da Ana Maria e ainda citando passagens bíblicas ficou ridículo.
Ninguém olha para o Davi como ser humano ele virou um produto para a globo,que poderia cuidar do menino que está exausto e não sabe lidar com o lado pior que o lado de fora do BBB.
as pessoas tem tendências de colocar pessoas em polos como bem e o mau, vilão e mocinho. Só que essa dicotomia só funciona nos filmes. No BBB é incentivado essas visões extremas, inclusive até a Deniziane falou algo do tipo: temos que derrotar o mal! O bem sempre vence… se referindo ao pessoal dos gnomos. A diferença dos filmes é que, o BBB é composto de pessoas reais em busca de melhora de vida, ou mais visibilidade em relação a trabalhos como repórter, atores ou influenciadores. O problema é quando essa dicotomia de bem e mal passa pra vida real. Mani e Davi são pessoas vivendo suas vidas, cometendo erros e acertos, sendo coerentes e incoerentes como qualquer outro ser humano na terra. Ir xingar um ou outro por mera especulação do que possa ter acontecido e tomar isso como verdade absoluta, é muito prejudicial. :( Outra coisa, pessoas que dizem “Wanessa Camargo sempre teve razão” “perdoe Yasmin, se eu te julguei” é contribuir ainda mais com esse racismo, que tá escancarado na nossa sociedade. Se Davi tivesse fora da casa, “os gatilhos” de Wanessa Camargo corroborariam para a prisão de um homem preto inocente, e ouso a dizer, a morte. Parece que é mais fácil pensar que a Wanessa sempre esteve certa, do que pensar que nós temos defeitos. Parece que estavam só esperando o primeiro erro do Davi, um homem preto e pobre, pra poder jogar pedra e “inocentar” a famosa, branca e rica.
Nossa! Que perfeição! Me entristece muito como as pessoas se acham juízes sobre a vida de outras pessoas. Tem um versículo que diz: “Aquele que julga o seu irmão ou fala mal dele está a falar mal da própria lei de Deus e a julgá-la” Tiago 4:11. Me entristece ver como as pessoas proferem palavras de destruição para vida de outra. Quando da nossa boca temos que proferir palavras de benção!
O povo quer pretexto pra ser racista de uma forma dichavada. Eu já tinha visto isso num post do João Pimenta comentando o fato de ele ter defendido o Davi uma vez e como essa dessa estaria mitigada pela fala dele no programa da Ana Maria Braga. João Pimenta disse como as pessoas têm olho clínico quando uma pessoa negra erra. Isso não tem o mesmo peso quando se trata de uma pessoa branca. Aí eu vejo que Jana Viscardi fez um vídeo relacionado ao tema. Corri pra assistir e, como sempre, amei ❤
Eu acho que o problema maior é a história criada pra alguém que está confinado num programa de tv. Por causa da situação do racismo, criaram um personagem pro Davi de heroi injustiçado, tudo e qualquer coisa que ele fazia era justificado. Aí quando ele sai da casa e não faz algo que as pessoas esperam dele, daí vira a decepção. O mundo tá cheio de homens que enriquecem e a primeira coisa que fazem é abandonar a mulher pobre que tava ao lado dele na hora do perrengue, se foi isso que aconteceu não vai ser a primeira vez. O errado é criar pra ele e também pra ela, personagens que estão mais no imaginário de quem assiste, no que na realidade de duas pessoas.
Outra coisa que achei importante você falar é sobre a falta de nuance nas redes sociais. A comunicação tem sido feita de um jeito complicadíssimo, porque não dá para você falar nada em discordância de outra pessoa que já vira uma acusação. Enfim, papo pra muita cerveja, artigo, entrevista, podcast. Já quero ler mais sobre isso.
Tô vendo o vídeo ainda, mas já parei pra comentar que adorei esse enquadramento. Ficou legal e você tá maravilhosa. ❤
Muito obrigada 😁
@@JanaViscardi tava passando pra comentar a mesmíssima coisa! hahah ficou ótimo, Jana :)
Mulher, eu te amo! Entenda. Que perfeição. Uma pena que para quem não está pronto para ouvir, vai continuar agindo como se fossem parte íntima de uma relação com eles.
Estava dizendo esses dias para minha mãe sobre como algumas pessoas vão de um polo ao outro com muita facilidade hoje em dia. No próprio BBB, eu dizia, por exemplo, no caso de pessoas públicas antes do reality, que estava OK discordar e criticar a Wanessa e a Yasmin, porém, isso de modo algum isentava pessoas com quem elas já tiveram entreveros, tipo a madrasta da Wanessa ou a ex-sogra da Yasmin. As pessoas ficam emocionadas e com a necessidade de preencher algo, dar um peso ao que defendem, logo soltam coisas do tipo "fulana foi inocentada pela história".
né? kkkkk falando que a wanessa tinha visto quem era o davi de verdade, sendo que ela só foi racista mesmo kkkkkk pq o dolabela ela n via quem era de verdade magicamente.
Sim, bem isso!!! Complexidade tá passando longe desses debates...
Gosto do seu programa porque você traz luz para a situação e sua lucidez nas palavras. Eu não assisto mais bigbrothet a anos. Muita luz e paz, ninguém vive com eles então não sabemos nada.
Não somos anjos ou demônios. Essa polarização mata. A vida real não é filme da Marvel. Trazemos em nós o herói e o vilão juntos em cada um.
Descobri seu vídeo hoje, estou encantada com a sua fala.
Realmente, as argumentações não-cientificas, principalmente aquelas envolvendo fofoca, fuxico, se baseiam em fragmentos, em achismo de ações ou falas de uma pessoa em relação a outra. E a dinâmica de programas assim fortificam essa relação, com as torcidas, muitas organizadas e bem engajadas, tem essa atitude de "ame ou odeie".
Muito interessante sua analise, amei! Beijos de uma recente fã s2
Oi, Jana! Que prazer encontrar teu vídeo, me senti acolhido com a tua abordagem. Eu sou uma pessoa que, apesar de ter um posicionamento sobre várias áreas da vida, sempre fui aberto a ouvir e tbm falar oq penso tentando me desvencilhar desse tipo de polarização estimulada nos últimos anos. Em alguns debates saudáveis com amigos (ate pq n seriam meus amigos se n me aceitassem como sou e vice-versa), sempre fiz questão de criar essas pontes imaginárias estimulando com que me entendessem e enxegassem lógica no que verbalizo e debate fluir. É isso, como eu costumo comentar com alguns amigos pra exemplificar as nuances da vida: nada é 100% nada nem 100% tudo. Se um exame de DNA não me traz 100% de certeza de ser filho de beltrano, apesar de acreditarmos na grande probabilidade de ser, quem sou eu pra dizer que pessoa x é 100% mau ou boa. A ciência pelo menos tem essa decência de não se demonstrar uma verdade absoluta. Enfim, vou parando por aqui senão vou acabar fazendo um texto de 5 páginas hahaha. Grande abraço de Recife ❤
É tão bom ouvir uma pessoa tão eloquente como você Jana
Eu vejo uma pessoa passando por um processo terrível lá dentro da casa, e aqui fora, que Deus cuide deles, e tenha misericórdia deles.
Mas estão onde estão por livre arbítrio. As inscrições do BBB 25 encerraram em minutos. Tudo tem seu bônus e seu ônus. Cabe a cada um pensar se está disposto a enriquecer e ter uma vida pública ou ser pobre e ter sua privacidade mantida😊
Tajfell é um autor que fala justamente sobre mobilidade social e identidade de grupo. Creio que a lógica de torcida é algo que podemos pensar nessa mobilidade de uma lógica sobre, construo parte da identidade de pertencer ao grupo x me baseando em ideias de como não pertenço ao grupo y. Uma lógica de "nós ou eles". Uma relação de "dentro do nosso grupo" versos "fora do nosso grupo" como mecanismo de formação de identidade social.
Eu não trocaria a paz da minha vida humilde e anônima por dinheiro nenhum ☺️
Perfeita! As pessoas muitas das vezes tiram conclusões precipitadas em cima de uma fala ou de uma palavra dita...
ARRASOU MUITO! PENSO IGUAL! Q ALÍVIO! ME SENTIA SOZINHA. INFELIZMENTE!
Olá, passei por esse canal pela primeira vez, sou estudante de psicologia e achei muito interessante a forma como você trouxe o tema e a importância da argumentação. Parabéns por esse canal, vou assistir os outros vídeo😉
seja bem-vinda!
Jana, amei a discussão, acho extremamente importante a gente refletir sobre essas dinâmicas maniqueístas que as redes sociais estão enfatizando no momento. Como sempre vc traz muita lucidez na proposta. E um acabamento cada vez mais sofisticado pro video, a fotografia está linda, a luz e o som também! Te acompanho há muito tempo e é lindo ver o aprimoramento da linguagem, que cada vez mais fica proporcional à beleza do conteúdo e da argumentação 🥰 que orgulho de vc 💞💞💞💞🥹
Sempre bom ouvi-la, Jana. Concluímos que a construção da argumentação tem seguido uma lógica particular nas redes sociais, intrincada pelos afetos.
Oi Jana, hoje ainda estava conversando sobre algo que tem muito a ver com o que vc disse, por isso achei legal comentar. Essa construção da realidade a partir de fragmentos ocorre muito na utilização nossa do Twitter onde vamos juntando comentários reduzidos como pistas que vamos seguindo e que irão revelar uma realidade que muitas vezes só reforça o que pensamos ou queremos que seja verdade. Essa dinâmica de pesquisa de todos os fragmentos, tudo sobre um assunto, é muito mais extenuante e bem menos edificante do que ler um compêndio sobre o tema kkkkk adoro teus vídeos, bjos
Jana, eu sei que o seu conteúdo é incrivel, mas queria te dizer que essa luz te deixou ainda mais linda! Nem só de linguistica esse canal é feito. Beijas
Há anos, a polarização tem sido uma das estratégias principais do sistema, alimentando o crescimento do extremismo e sendo usada e manipulada em diversas esferas. É evidente a rápida e intensa transição de opiniões extremas, desprovida de senso crítico.
Amei a análise ❤ muito boa essa noção de mercantilização da vida. Chocante
Obrigada por esse vídeo! Perfeita! Assisti ao BBB para estudo, sua colocação vem ao encontro de meu pensamento!
adorei o vídeo! o tema é bastante pertinente no momento com esse esvaziamento de pautas que vem acontecendo nas redes sociais (e que o programa impulsiona muito)
É uma pena que o brasileiro tenha uma vida tão, mas tão vazia e fodida que a vida do outro tenha que ser o assunto sempre. E assim continuanos despolitizados e submissos...
Obrigada por sempre trazer assuntos tão importantes pro debate, assim quem sabe um dia saímos desse atoleiro... Abraços!
Jana, você é sempre a nossa luz no fim do túnel!
Amo o quão expressiva você é, Jana hahaha. Baita conteúdo, parabéns pelo trabalho!
Muito obrigada 😁
👏👏👏👏👏 sempre pertinente!
interessantíssimo vídeo, jana! extrapolando o pano de fundo, percebo muito essa dinâmica também relacionada à vida das tidas ''divas pop'', particularmente lembrei muito do comportamento de alguns fãs em relação à Taylor Swift que qualquer crítica ao comportamento da artista (como críticas à falta de posicionamento da artista em diversas ocasiões que a envolveram) gera muita reação, algumas vezes até violenta, desses fãs que vivem na lógica ou amar e aceitar TUDO ou odiar, parece que não há meio termo ou criticidade. e também tem a questão da narrativa da vida privada da artista construída a partir de recortes que saem na mídia ou até em suas próprias músicas
Excelente reflexão sobre a frequente fragilidade e esvaziamento da argumentação nas redes sociais, o que resulta no reducionismo de temas profundos e sensíveis para nossa sociedade, muitas vezes apresentados como produtos vazios.
Jana, quanta luz você nos traz! Obrigada! Precisamos aprender a pensar mais sobre tudo o que vemos e vivemos para sim argumentarmos.
Cabem tantas perspectivas neste tópico e você foi cirúrgica.
Dinâmica da torcida organizada como se a pessoa fosse um clube esportivo . Adorei essa comparação. Eu não assisto o programa mas indiretamente assisto e fico sabendo sobre todos os assuntos que vitaliza nas redes sociais só se fala sobre BBB por meses . Antes de começar é após o campeão 🏆 ganhar o prêmio.
Parece que esse lugar de posições extremistas sem essas nuances que permeiam a internet se transportam para além do mundo virtual inflamado e incentivando, de certa forma, esse tipo de argumentação na realidade concreta. E, mais adiante, isso reflete também na maneira como os adolescentes/crianças desenvolvem essa habilidade argumentativa, por estarem tão presentes nesse ambiente. Parece um ciclo que realmente influencia que o que se considera como raciocínio crítico se torne algo dualista, polarizado, em que não há espaço para entremeios, nuances, enfim, não há espaço para o que é genuinamente HUMANO. E acho que nossa pluralidade vai se perdendo nesses movimentos.
@JanaViscardi Tu és necessaria!! Sou fã!!!!
Sempre análises profundas, Jana, muito obrigado!
Acho muito interessante os influenciadores de minorias do Instagram, fazem torcida para esses personagens de reality como se a vitória/derrota pudesse ser uma grande lição para todos nós enquanto sociedade. Na realidade meses depois esses personagens já lucraram milhares de reais com publicidade e os problemas estruturais que essas minorias sofrem continuam muito fortes e operantes. É um show de horrores mesmo, mas virou cool achar BBB massa e ridicularizável apontar os absurdos dessa maquina que só é vantajosa para o Grupo Globo e seus bilhões de reais faturados todo ano.
Excelente análise👏🏻👏🏻👏🏻
Sucesso
Jana, como sempre, dando aulas. Obrigada, TH-cam, pela indicação desse canal ❤
A fama trás todo um pacote incluso. Tem seu Bônus e seus Ônus. Espero que tudo se resolva e fique bem para eles.
tão lúcida ♥️
Muito bom falar sobre essa "mediação" do algoritmo, Jana.
Que análise maravilhosa, Jana!
Big Brother está em todo lugar na internet e na tv , fica impossível não saber qualquer acontencimento .
Este ano eu não assisti mais sabia de tudo pelo Xwitter , Insta.
Eu gosto do que é gerado das discussões na internet sobre BBB , faz o Brasil pensar em certos temas algo assim que só acontecia na epoca que as novelas faziam sucesso. BBB esse ano trouxe questões importantes como abandono afetivo, Mãe solo , Racismo . Isso de certa forma deixa quem assistiu minimamente informado .
Após assistir a este vídeo, o que posso dizer...?! Agradeço imensamente! Obrigada...!!!♥️
Parabéns Jana . Muito esclarecedor tudo o que pontuou. Perfeito.
Jana vc nunca está fora da hora
Como sempre espetacular!!
Muito obrigada 😊
Não somos certos ou errados o tempo todo. Uma pessoa pode sofrer preconceito e ainda sim ser misógino, ser homofóbico em muitos momentos. Os extremos são muito complicados e acabam, sim, usando argumentos rasos para defender seu posicionamento - acreditando que alguém pode ser ruim ou bom o tempo todo.
Vim correndo! Obrigada pela fala ❤
Você é incrível. Amo pessoas como você
Davi tem uma legião de robôs criadores de narrativas nas redes sociais. Ele é da mesma agência da Juliette. Bem-vindo ao admiravel mundo novo.
Ai, obg pelas elucidações, Jana! ❤
Ai que bom esse vídeo, Jana!
Jana, boa noite! Você já ouviu falar de um livro chamado Rituais de Sofrimento, de Silvia Viana? Ela explora essa dinâmica perversa dos realities. Vi uma palestra dela na época que estavam discutindo o tratamento de um dos participantes do programa anos atrás ( ainda não li o livro)
UAUUU 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Fala e coerência maravilhosa 😮 AMEI ouvir! Obrigada
Ps. Cabelo lindo ❤
Na minha opinião! Nada do que está acontecendo na vida pessoal do DAVI COM A MANI, anula o que ele passou no BBB! TORÇO pelo DAVI e torço pela MANI! Que eles sigam cada um o seu caminho ou fiquem juntos se existir amor entre eles! O DAVI SOFREU O RACISMO MAIS ESCANCARADO e continua a sofrer mais aqui fora! A vida pessoal dele com a esposa\ namorada ou sei lá como se chamam, é problema deles! No jogo do BBB eu torci pelo DAVI e ficarei do lado dele até o fim! Quero vê-lo bem e maduro e formado sim! E quero ver a Mani uma mulher de sucesso e com a vida em frente mesmo sem ele! A branquitude, se deliciando em dividir a comunidade preta como sempre! Eu não serei outra, a cancelar outro preto e massacrá-lo, como uma juíza que julga e dá a sentença! Que sejam felizes os dois! Davi campeãoo do BBB e da vida!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👏👏👏👏👏 amei suas colocações...🥀
Cadê o racismo que n vi ? Classismo e afastamento pelo outros sim agora racismo Nu e cru cadê o vídeo manda aí ? Tem e vídeos dele sendo soberbo , fazendo cara de ranço para a ex na barra , dizendo q vai continuar tomando sorvete na praça com a mesma mani 😂😂 e isso q tem ? Isso deveria fazer dele ganhador na minha concepção n até pq TDS sofremos isso deveria me fazer ganhadora dentro de um reality n ..as pessoas q estão muito regionalistas e separatistas e a globo precisava de um negro ganhador e teve só acho q o tiro n sai bem como queriam...
Parabéns por sua colocação e expressão de palavras sensata e corretas .
O que ele passou no BBB. Perturbou todo mundo, brigou com metade da casa, enchia o saco das pessoas até as pessoas reagirem e ele sair de vítima.
A realidade social não é tão transparente para nós quanto imaginamos. As nossas certezas sobre nós mesmos e sobre os outros precisam ser sempre questionadas, inclusive por nós.
Foi uma maneira muito inteligente em analisar essas polemicas..Pode ser em futebol,politica,religiao e outras coisas mais..
Que análise!!!! Obrigado Jana
Jana, comprei teu livro! Estou amando❤
Mais se eu tivesse no ligar da mulher dele ,eu não ia gosta de ser tratado desse jeito, quando e pobre e mulher ,fica rico, sai e não pode ver ela tristi isso, ❤
Davi errou, disso não há dúvida.
Davi ao dar aquela resposta a AMB que sucitou toda essa polêmica, foi desleal com Mani; sim ele foi.
Davi foi incoerente ao passar boa parte do BBB dizendo que Mani era esposa/namorada e depois disse outra coisa, dando uma ideia de que eles estavam ainda se conhecendo, sendo que viviam juntos por pelo menos 1 ano e 8 meses, lógico que foi.
Davi foi infeliz e imaturo, com certeza.
Davi deixou o sucesso e o $$$ subir a cabeça, não há duvida.
Isto posto, a quem interessa MASSACRAR O CARA muito além das críticas corretas que ele vem recebendo ???
Não tenho dúvidas de que SI DAVI SOBREVIVER midiaticamente ao esse escândalo, ele vai ter tirado PRECIOSAS lições de todo esse circo.
Quanto a Mani, desejo toda paz e sucesso do mundo pra ela; Até porque, ela não precisa de Davi pra nada, a não ser o amor, o respeito e lealdade que ele a negou, ao rebaixar sua relação com ela.
Que os dois encontrem seu próprio caminho e paz nessa jornada, juntos ou não.
Kkkkkkkk @@siquara100
Mani aguentou 100 dias não podia aguentara um pouquinho e discutir com o Davi.gente o Davi é humano igual a nós.vcs não cometem erros
@@siquara100NAO PRECISA MESMO ..POIS JA CONSEGUIU DINHEIRO TBM ATRAVÉS DELE
@@odeniceseverino3248 , Concordo em gênero e número e grau com vc.
Apesar dos inquestionáveis erros dele, acho também, que PEGAM PESADO DEMAIS no rapaz. A gente não pode esperar maturidade, muita experiência em relacionamentos de um cara de 21 anos.
Vamos dar tempo ao tempo.
Não passo pano pro Davi, mas também não serei eu a crucificá-lo.
Fazendo uma comparação simplificada, o Arthur Aguir que foi campeão em 2022, simplesmente teve seu passado de inúmeras traições esquecido e foi OVACIONADO pelo público.
São dois pesos e duas medidas.
Excelente, Jana. Muito obrigada!
Muito bom te ouvir.
Ótimo vídeo, Jana. Vc poderia aproveitar o assunto do fanatismo em relação ao Davi e fazer um vídeo falando sobre como as pessoas (torcida dele) julgam as outras de racistas apenas por não gostarem dele, ao mesmo tempo que essa mesma torcida trata outros participantes negros com extremo racismo, como foi o caso da Leidy, que até de muc@m@ chamaram.
O seu jeito de trazer o conteúdo é fabuloso
Jana querida, sem trocarmos falamos sobre o BBB a partir de pontos muito próximos. Sou pesquisadora e cineasta e adoraria sua visita ao meu podcast, "Foi mal o podcast", no Spotify. Os dois primeiros episódios são sobre o BBB 24, sob o prisma do cinema e da comunicação. Beijo grande!
Jana, vc é imprescindível para a reflexão sobre o universo linguístico! Perfeita análise!😊
BBB há tempos ja deveria ter acabado. Eu nao sei como assistem esse tipo de entretenimento em pleno 2024. E o after BBB é mais sofrivel ainda. Debatendo em rede nacional o casamento do fulano, a traição de ciclano...e eu revirando os olhos.
Argumentos construídos sobre vozes da cabeça.
Isso vale para política também.
Ninguém, digo, ninguém abordou esse aspecto de BBB. A única coisa interessante e inteligente que vi sobre esse programa. Parabéns!
Penso exatamente assim. Vídeo super necessário e coerente.
Muito interessante sua aula, que bom seria se todos tivessem coincidência do que explicou.
Inscrita ! 🎉 gostando do que vc está apresentando 22h43min.....
Boa Noite. Paz e alegria
Todos estão querendo ter razão enquanto o extremismo vai gerando cancelados e heróis. O mundo extremo e bipolar. A triste morte do diálogo.
Maravilhosa Jana
- Li um argumento estes dias: "Eu gosto porque acho interessante falar sobre isso. As pessoas também gostam. Então, eu concordo."
Video de alguma forma correlacionado que recomendo muito: a gaiola da ouro (do canal o Algoritmo da Imagem)
Dando like bem no começo do vídeo pq sei a será otimo ❤
Parabéns pela aula!
Eu acho sim que essas vidas continuam publicas mesmo após o programa por que a partir do momento em que pessoa se predispõe a participar do BIG BROTHER ela já aceitou tudo isso, e é lógico o povão vai que vai no movimento manada de interagir que é sempre amor extremo ou ódio extremo.
Jana, entenda, você é inteligente e linda, quando crescer quero ser igual a você
adoro seus vídeos, jana!
Obrigada pela sua análise
Excelente exposição. Pena que os críticos do BBB assim não entendem.
Eu parei de acompanhar o BBB exatamente por causa das "argumentações" terríveis para justificar absurdos e esvaziar pautas
e como uma frase define tudo.
Maravilhosa ❤
mds abri youtube na mesma hora que saiu o video
Apesar de não ter gostado do que o Davi fez com a Mani, nunca irá apagar o que a Wanessa, Yasmin, Rodriguinho e companhia... fizeram na casa. Eu sempre torci pelo Davi ganhar por tudo que ele passou na casa, ele foi verdadeiramente massacrado pelos brothers, mas no que toca ao dinheiro e à Mani ele perdeu se bastante, por isso muitos se revoltaram contra ele, eu já não sigo ele, sigo só a Mani, só espero que o Davi amadureca um pouco mais, e ele continue humilde e nunca se esqueça de quem o ajudou.
Você entendeu que desde fevereiro a Mani está se projetando por conta do Davi? Um suposto e interesseiro assessor orientando e tomando atitudes que causou esse desentendimento todo?
No meio das fofocas aparecem profissionais como advogados, psicólogos, médicos q fazem apelo à autoridade e atuam como coach. Dão diagnósticos e resultados de POSSÍVEIS processos como se tivesse ensinando receita de bolo.
Tem adv q faz o Direito parecer uma ciência exata. Isso é um enorme desserviço. Pq as pessoas acreditam q o entendimento da justiça em um caso vale pra todos e n é assim.
É muito difícil, caro e demorado provar união estável ou qqr coisa na justiça. Cada caso um caso e cada juiz tem um entendimento. O q vale msm é a CERTIDÃO DE CASAMENTO. Tá cheio de VIÚVAS c filhos q n conseguem provar pq acreditou nesse papo e n oficializou.
ele conhece ela 1 ano e meio não teve filhos não exagera
Amei muito
Super concordo!! Eu acompanhei mais o bbb este ano pelo Davi, por ser um rapaz negro tao focado e sem medo pra encarar tanto racismo sofrido la dentro. Entao, torci muito, mas, depois de ver tudo que aconteceu aqui fora das criticas e das falas tao problematicas inocentando pessoas racistas, decidi nao acompanhar mais nada dele e nem dessas pessoas. É muito estranho ter lido tantos comentarios tao crueis e maldosos, fora as manipulações da midia. Voce nao ve justiça pra quem tem dinheiro pelos crimes em rede nacional, mas atacar o outro se torna muito facil pela cor da pele. Por mais que sei que nem tudo eh racismo, ele errou na fala, por mais que la dentro ele falava namorada e esposa. O que assusta eh que ninguem sabe o que acontece de verdade na vida das pessoas, mas criam toda uma historia com informaçoes picadas e que podem fazer muito mal para os envolvidos.
Davi foi muito cruel com a Maní. Machismo nosso de cada día.
Cruel?? Como assim??? Ela TERMINOU com ele
Davi teve falas machistas e preconceituosas dentro da casa, fizeram de conta que não viram.Mas aquela fala dele no programa da Ana Maria e ainda citando passagens bíblicas ficou ridículo.
Ninguém olha para o Davi como ser humano ele virou um produto para a globo,que poderia cuidar do menino que está exausto e não sabe lidar com o lado pior que o lado de fora do BBB.
as pessoas tem tendências de colocar pessoas em polos como bem e o mau, vilão e mocinho. Só que essa dicotomia só funciona nos filmes.
No BBB é incentivado essas visões extremas, inclusive até a Deniziane falou algo do tipo: temos que derrotar o mal! O bem sempre vence… se referindo ao pessoal dos gnomos.
A diferença dos filmes é que, o BBB é composto de pessoas reais em busca de melhora de vida, ou mais visibilidade em relação a trabalhos como repórter, atores ou influenciadores.
O problema é quando essa dicotomia de bem e mal passa pra vida real.
Mani e Davi são pessoas vivendo suas vidas, cometendo erros e acertos, sendo coerentes e incoerentes como qualquer outro ser humano na terra.
Ir xingar um ou outro por mera especulação do que possa ter acontecido e tomar isso como verdade absoluta, é muito prejudicial. :(
Outra coisa, pessoas que dizem “Wanessa Camargo sempre teve razão” “perdoe Yasmin, se eu te julguei” é contribuir ainda mais com esse racismo, que tá escancarado na nossa sociedade. Se Davi tivesse fora da casa, “os gatilhos” de Wanessa Camargo corroborariam para a prisão de um homem preto inocente, e ouso a dizer, a morte.
Parece que é mais fácil pensar que a Wanessa sempre esteve certa, do que pensar que nós temos defeitos. Parece que estavam só esperando o primeiro erro do Davi, um homem preto e pobre, pra poder jogar pedra e “inocentar” a famosa, branca e rica.
Amei seu vídeo.
Nossa! Que perfeição! Me entristece muito como as pessoas se acham juízes sobre a vida de outras pessoas.
Tem um versículo que diz: “Aquele que julga o seu irmão ou fala mal dele está a falar mal da própria lei de Deus e a julgá-la” Tiago 4:11.
Me entristece ver como as pessoas proferem palavras de destruição para vida de outra. Quando da nossa boca temos que proferir palavras de benção!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@rosemaryaraujo4017 ♥️🌹
Nossa, mas que delícia de vídeo.
O povo quer pretexto pra ser racista de uma forma dichavada. Eu já tinha visto isso num post do João Pimenta comentando o fato de ele ter defendido o Davi uma vez e como essa dessa estaria mitigada pela fala dele no programa da Ana Maria Braga.
João Pimenta disse como as pessoas têm olho clínico quando uma pessoa negra erra. Isso não tem o mesmo peso quando se trata de uma pessoa branca. Aí eu vejo que Jana Viscardi fez um vídeo relacionado ao tema. Corri pra assistir e, como sempre, amei ❤
❤️❤️
João Pimenta 🥰🥰
O Davi foi vítima de racismo e foi um canalha com ex-mulher. Mesmo quando sofremos alguma discriminação, ainda somos humanos imperfeitos.
Canalha pq? Ela fez contratos no nome dele e ele não gostou, ela que terminou com ele
Força mani estamos juntas
Eu acho que o problema maior é a história criada pra alguém que está confinado num programa de tv. Por causa da situação do racismo, criaram um personagem pro Davi de heroi injustiçado, tudo e qualquer coisa que ele fazia era justificado. Aí quando ele sai da casa e não faz algo que as pessoas esperam dele, daí vira a decepção. O mundo tá cheio de homens que enriquecem e a primeira coisa que fazem é abandonar a mulher pobre que tava ao lado dele na hora do perrengue, se foi isso que aconteceu não vai ser a primeira vez. O errado é criar pra ele e também pra ela, personagens que estão mais no imaginário de quem assiste, no que na realidade de duas pessoas.
Mas ele não abandonou , o Davi fez foi uma fala equivocada . Quem não quer conversar é a Mani
@@simonenascimento2278geralmente os homens abandonam o relacionamento para as mulheres terminarem.
Comentario do engajamento!!!!
Outra coisa que achei importante você falar é sobre a falta de nuance nas redes sociais. A comunicação tem sido feita de um jeito complicadíssimo, porque não dá para você falar nada em discordância de outra pessoa que já vira uma acusação. Enfim, papo pra muita cerveja, artigo, entrevista, podcast. Já quero ler mais sobre isso.