As igrejas tem solução para tudo: casamento em crise, desemprego, vícios, dor de dente... não há mais a promessa da salvação e sim um balcão de soluções.
@@andressadeoliveira2249 Eu vi um vídeo de um pastor, dizendo que uma fiel foi curada de covid19, ele sacudia um papel timbrado do hospital santa marcelina, segundo ele era a "prova" de que e seguro, ir a igreja durante a quarentena!
Ohh meu irmão. Examinemos as escrituras. Se vc já foi em alguma denominação evangélica e não concordou com a doutrina ou do que era ensinado continue procurando que encontrarás lugar para servir a Deus. Aconselho uma que segue os mesmos princípios da Igreja do 1º século: a Congregação Cristã no Brasil. Nada de pegar dinheiro de fiéis, nada de vender indulgencias, como era feita pelo Vaticano, nada de idolatria, enfim,tudo que nos manda a palavra de Deus! Deus te abençõe!!
Digo isso como um homem que cresceu numa das periferias mais carentes de São Paulo: na ausência do poder público e infraestrutura, pobre tem basicamente 2 opções para lidar com os problemas e a dor: 1 - drogas. Aqui vem o álcool principalmente, seguido de cigarro e drogas ilícitas. 2 - igreja. Você encontra na igreja, por mais precária e nociva que seja, parte do suporte que te falta em casa, além de um senso de pertencimento a comunidade. Basta dar uma volta, sobre-tudo em época de crise, nas periferias para ver a quantidade de garagens que viraram igreja ou boteco, na mesma proporção. A gente pode e deve criticar pessoas como Edir Macedo, Bispa Sônia, Valdomiro, mas a verdade é que esses lobos só abraçaram as ovelhas perdidas e angariaram tanto poder, por que o Estado e as outras classes sociais mais elevadas viraram as costas para elas. Para concluir, para-fraseando o Leo Santana: "ninguém tem a obrigatoriedade de ajudar ninguém só por ser rico". Ainda que discutível, há quem concorde. Ok. Mas não venham chorar quando a maioria, que sempre teve as costas viradas para eles, dominar a política, ainda que como massa de manobra.
Faz super sentido. Mas vai pensando que Infraestrutura, distribuição justa de riquezas e Poder Público preenche vazio existencial e questões mais profundas da alma humana! Pode ser o país mais rico e justo, os humanos clamam por Deus nem que seja na hora da morte.
@@pensativamente6627 Aí vai da crença de cada um, mas questões de existencialismo vão muito além de deus, ainda mais se for por um motivo como medo da morte, já que tantos dão a própria vida por propósitos diversos e muitas vezes alheios a qualquer religião, como ideologias políticas, luta por igualdade racial, de gênero e etc.
@marcia morane do nascimento martins é complicado mas é bem por aí. Hoje sou ateu, mas o papel que o seio religioso desempenhou na minha vida durante minha infância e adolescência foi vital para meu amadurecimento enquanto cidadão. Por mais que as ideias já não me caibam na cabeça mais, reconheço o papel que as igrejas tem, inclusive essas com pastores/lobos, em oferecer a quem nada tem um meio para se sentir acolhido e pertencido.
Esquerda de hoje passa o dia inteiro xingando cristão e depois não entende quando esses mesmos cristão não votam no partido deles. Como disse a garota aí em cima, a esquerda tem nojo do pobre da vida real. Eles gostam da idealização que eles inventaram do pobre que só existe no meio acadêmico
Ótima iniciativa. Porém, não posso deixar de apontar erros do vídeo. Embora tenha sido apresentada a diferença entre protestantes históricos, pentecostais e neopentecostais, ao longo do vídeo o termo "evangélico" foi usado de forma genérica, sem distinguir, claramente, a que grupo se referiam - para os mais atentos, é possível perceber que estão falando dos neopentecostais. Mas essa generalização leva a alguns erros. Por exemplo: o crescimento dos evangélicos neopentecostais não implica apenas no decréscimo de católicos, mas, também, de protestantes históricos (estes sempre minoria, numericamente). Há uma confusão entre os conceitos de "protestante", "evangélico", "crente", dando a entender que é "tudo a mesma coisa". Neste sentido, as falas da Paula Montero são as piores em termos de generalização. O problema maior é que isso acaba contribuindo para um entendimento equivocado do tema.
@@stargazer-y2z Sendo 'tudo a mesma cosia', tal como disse, o vídeo em si já não se faz necessário e muito menos qualquer debate a respeito do tema. Sejam católicos, budistas, hindus ou evangélicos, todos seguem essa mesma linha do 'seres invisíveis'. Pra esse tipo de debate, segregar exatamente o que está sendo tratado é fundamental. Nos grupos que o Pedro comentou há divergências imensas que impactam muito no aspecto social dos tidos como fieis.
Eu pensava assim antes. Mas acho que a população evangélica deva estabilizar nos 40%. Católicos ficariam nos 30%. 20% ateus e 10% de outras religiões. O pastor Caio Fabio tem dito que muitos filhos e filhas de evangélicos da nova geração estão contestando os pais. Inclusive aderindo à umbanda.
Moro na zona sul do Rio de Janeiro. É uma área nobre e praticamente não tem nenhuma igreja evangélica, mas no subúrbio, tem uma igreja evangélica em cada quarteirão
@@teruhashipleasenocrimefav5815 pautas seculares só no que diz respeito aos interesses deles, só quando lhes convém. Agirão com fariseus na maior parte do tempo.
O reflexo disso está na política. Só olhar quem temos eleito. O próprio presidente tem sua base mais fiel nos evangélicos, os políticos sabem disso, tem igreja que já tem seu próprio partido e já tem políticos eleitos para cargos importantes, olha o Crivella no Rio de Janeiro.
falta referir a intolerância evangélica em relação às outras religiões, e também o perigo de ter um terço do Congresso em mãos evangélicas, a política não se pode misturar com a religião, no limite poderá levar a um conflito com a ciência e impedir ao desenvolvimento de uma sociedade...
Pois é. Os pesquisadores vendo isso com tanto otimismo, começou com Bolsonaro, daqui pra frente "só deus sabe"... Eu não consigo entender (possivelmente porque eu não pesquiso este assunto) a academia vendo isto desta forma. Qualquer país que se baseia em religião é atrasado. Mostre-me um que não é...
O próximo lançamento vai ser Gilead brasileira igual a da série mesmo (Handmaid's Tale) evangélicos no poder e Edir Macedo ou seus concorrentes como o líder nacional, se as igrejas continuarem buscando poder político demos bela ciao ao nosso Brasil de hoje logo já porque o que já era ruim só vai piorar
Por isso que tem uma passagem bíblica que diz: nem todo aquele que diz senhor, senhor, entrará no reino dos seus . Participar de uma religião eh fácil, Viver o amor como Jesus viveu eh outros 500...
Muito significativo isso de que a maioria dos evangélicos são de classe baixa. Vcs já foram em uma comunidade? Em cada canto de lá tem uma igreja evangélica, e todo dia abre uma nova. Essas constituições estão fazendo um trabalho de ocupar o vácuo deixado pelo Estado lá, cara eles dão comida, apoio, reconforto... essas pessoas se chamam de irmão, essas pessoas se juntam 1, 2, 3 vezes por semana pra cantar e dançar! é um alento em meio ao caos.
Hj a maior parte das igrejas protestantes trazem soluções materiais e conforto material (ou prometem). Se esquecem da instituição com maior e mais efetivo trabalho social de todos os tempos e lugares: a igreja católica apostólica romana Ave Maria Regina🇻🇦Ora pro nobis Dei genitrix✝️
Sou cristã protestante desde a infância e estou considerando que essa é uma das melhores pesquisas que chegaram até mim sobre a temática. Parabéns! A pesquisa foi, de fato, muito bem feita. O vídeo é claro e os dados são panorâmicos. Obrigada! A pesquisa nos alerta para um enorme problema... enorme.
@@abner2787 na minha avaliação os espaços de formação das igrejas neopentecostais, sobretudo, deixa a desejar. Sem boa instrução os congregados(as) tornam-se facilmente manipuláveis e isso tem servido a uma negociação numérica para fins políticos. Ou seja, ao invés das igrejas prestarem bom suporte aos cidadãos(ãs) acabam se beneficiando da ignorância e aprisionando os domésticos na fé numa subserviência que em nada é libertadora e/ou emancipatória, quer espiritual quer cívica.
@@fatimascanoni2169 entendi e concordo muito. Sou evangélico de uma denominação muito tradicional onde os membros que se envolvem com política perdem qualquer cargo que ocupam e também não tem liberdade de participar das atividades. Nós últimos anos, apesar de eu não ser velho, venho observando o ódio crescente dos não evangélicos e acredito que está causando isso é o uso da religião com propósitos religiosos.
Eu queria saber dos pesquisadores sobre a separação da igreja e estado? A aversão a ciência, a arte, a cultura, os retrocessos em políticas afirmativas e a ligação com o tráfico e a milícia.
@@rafaeldealmeida7611 compare o número de casos de pedofilia na Igreja Católica com qualquer outra classe ou profissão, você verá que o número é ínfimo. Outra: quando se tem um caso de pedofilia na Igreja, a mídia faz o maior alarde como se toda Igreja fosse assim. Além disso, muitos casos são provados falsos, como o do Cardeal Pell, que foi acusado durante ANOS e agora foi inocentado pela suprema corte da Nova Zelândia.
Muitas se declaram evangelicos, crentes e ate mesmo protestante, mas pouquíssimas pessoas sabem o que é cristianismo e ser e viver como verdadeiro "CRISTÃO ".
@@hbyee tipo terraplanistas ( devoto e produto de historinhas lúdicas repletas de personagens mágicos, de Coelhinho da Páscoa, passando por Papai Noel até chegar em Papai do Céu). Não sou massa de manobra, nem tenho viés ideológico progressista e muito menos conservador. "Os sábios crias os astros, os tolos os seguem".
@@hbyee putz! Acredita mesmo em um sSr. Velho sentado sobre nuvens anotando o que acontece de bom e mau aqui? Assim que uma IA encontrar o par perfeito para uma religiosa, passaram a substituirem estas lendas folclóricas arcaicas uma entidade que realmente faz a diferença, que estará em todos os lugares que houver uma conexão, que saberá de tudo e poderá quase tudo... As pessoas esperam por um salvador... Um que realmente possa entender e reagir.
Todos esses movimentos, excluindo o protestantismo tradicional, foram trazidos dos Estados Unidos. A igreja adventista é um dos melhores exemplos disso: uma religião americana e reproduzida aqui. Depois o movimento pentecostal, com os megatemplos, líderes carismáticos, e cultos na televisão, conhecidos por uma rejeição radical aos católicos, aos homossexuais, e pelo lobby de costumes na política.
C Mendel com excessao a Adventista nos EUA e’ blue Zone e O povo mais longevo Loma linda california Walter veith o testemunho no you tube check it out !!!
Mano eu fico puto com isso,ate nisso o Brasil baba ovo dos EUA,Brasil e um país católico de certa forma,mas na Cultura aparenta ser protestantes,só a cantores evangélicos,cantores católicos não tem visibilidade,por isso eu acho que o catolicismo deve ser a religião oficial do Brasil,e é claro que o estado vai esta separado da igreja
Deus Familia Pátria Absolutismo! Abaixo ao iluminismo Transhumano Destruição da família Egoismo Falta de caridade Amor pelo dinheiro Maçonaria Etc.. Sou Servo de Cristo! Salve Maria ! Edit: Deus pela eternidade!
Triste a situação do nosso Brasil dês de sempre pisado e mal tratado dês dos portugueses que tratavam o Brasil como colônia ele vem sendo pisado sempre que possível sempre comparado a outros países, primeiro com Portugal depois com os EUA e outros países nunca exaltado, a única vez que pararam pra exaltar algo do país foi logo a época dos militares época que só foi boa pra poucos
Todas as igrejas, de qualquer religião ou denominação, são isentas de pagar impostos. Portanto não é por isso que a população está aderindo mais a religião evangélica que às demais.
Lucas 12: 15. Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Mateus 5: 24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas. Mateus 13: 22. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os *cuidados do mundo e a fascinação das riquezas* sufocam a palavra.
Será?!Flor de Liz é ótima evangélica?!Esse caso recente,do pastor que mandou matar a pastora,será um bom evangélico?!Mais reflexão e menos emoção...ser um Evangélico não é atestado de caráter e boas qualidades...para finalizar: é um bom evangélico,o Didimaiscedo,que há décadas bibe às custas de miseráveis,pegando muito,e entregando tão pouco ?!?
Nada disso. Oberdan está certo. Escute a Cristo: abandone sua família e me siga. Salvação é individual. O cristão aceita que ele pode ir pro paraíso, enquanto seus pais, esposa (o), filhos, podem estar condenados ao inferno, mas não se abala com isso, pois será feliz na presença do Senhor.
Aderir ao princípios bíblicos de justiça, equidade, perseverança. cooperação, amor, benignidade, etc, etc, etc muda a sociedade sim! Fato indiscutível!
A maior pequena grande empresa do Brasil. As igrejas evangélicas proliferam que nem um vírus por comunidades carentes, isso só expõe o abismo social e econômico que ainda não solucionamos. Video muito escurecedor! obrigado :)
Sou evangélico mas hoje em dia me decepcionei muito com essa teologia da prosperidade que tomou conta das igrejas e por isso nao vou a igreja com frequência ; porém amo muito minha amada igreja (Assembleia de Deus) não troco de religião, sou casado com uma católica cuja crença eu respeito também. Nasci evangélico e vou pro túmulo dessa forma. Que Deus abençoe o Brasil.
O evangelho da prosperidade dos neo-pentecostais levou uma baita surra na década de 2010's. Pois as igrejas clássicas que nunca tiveram muito crescimento, saíram deram a cara à tapa e desmascarou a farsa dessas heresias. Porém, as igreja neopentecostais sobrevivem pq elas estão se 'redefinindo' com versões menos escandalosas da teologia da prosperidade. Exemplo: evangelho do coaching. Agora pastores viraram coachs e palestrantes de auto-ajuda para problemas da alma.
12:57 Uau, achei excelente como esta parte resume o vídeo e o fenômeno: "A gente não tá falando de um grupo religioso, necessariamente. A gente tá, fundamentalmente, falando de uma tecnologia produtora de sujeitos políticos. Pensar um sujeito que, de alguma maneira, precisa saber construir uma posição no público: seja para dizer do que ele gosta, qual é a sua orientação sexual, qual é a sua posição, a su identidade de gênero. Esse evangélico que aprende e constitui essa subjetividade dentro da igreja, ele não tá necessariamente aprendendo a ser religioso, ele tá, fundamentalmente, aprendendo a ser um sujeito político."
A formação de um padre demora no mínimo 7 anos, eu não sei das igrejas protestantes que dissr, mas já frequentei neo-pentecostais que em 6 meses um pastor era formado e tava realizando culto
@@christianalopes8993 Um padre chega a estudar 12 anos, concordo com vc. Realmente evangélicos conseguem assumir com 6 meses ou até em 3/4 anos de teologia bem resumida
Sofro com isso na pele todos os dias. Gritaria, revelações (Deus falou comigo), dança e, principalmente, perturbação do sossêgo alheio. Saudades do catolicismo mesmo sem ser religioso. Observação: para ser pastor em igrejas pentecostais o pré-requisito é ser ex-presidiário. Já de outro lado, para ser padre é pré-requisito anos de estudos de filosofia, teologia, demonologia e ÉTICA algo que esses crentes não sabem o que é.
Os católicos são mais tolerantes que esses protestantes,não tem gritaria e bagunça nas igrejas,os homens da igreja católica ja cometeram vários erros no passado,mas hoje admite e crítica a si mesma,não tem muita enganação nas igrejas catolicas
igreja catolica foi a grande responsavel pelo o atraso e o subdesenvolvimento do brasil e toda a america latina compare os estados unidos evangelico e os paìses da america latina catolicos
Vídeo muito coeso, ótima análise. Deixo todavia a doutrina apostólica, na qual nem todo 'evangélico" é um Cristão, ou trocando em miúdos: Romanos 9:7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
O fator de crescimento dos evangélicos está com os pastores , cada dia mais ricos e poderosos.O protestantismo é uma praga e Lutero nunca imaginou que viesse a ser.
Engraçado ver essas pesquisas qie tratam os evangélicos como se fossem uma religião só, existem cerca de 33.000 religiões evangélicas com varias discordâncias entre elas, e nunca serão unidas em uma só
É bom vê pesquisadores tentando entender um fenômeno social que acontece no Brasil, sem necessariamente torcerem contra. Li vários comentários de pessoas preconceituosas, que não entenderam o objetivo dos pesquisadores.
Este documentário deveria ter feito uma entrevista comigo por exemplo; pois há divergência em datas e em liturgias. E a visão deste documentário está um tanto quanto errônea em muitas coisas.
Engraçado, acabei de assistir esse vídeo interessante e em minha cidade há um caminhão de som com um pastor pregando para que a cidade não entre em falência, usando da fé para que as pessoas saião às ruas e exerçam seu destino manisfesto de ganhar dinheiro, mesmo que hajam mortes pelo Coronavírus. Sou ateu e , agora, neste momento, busco em mim a tolerância para não sair à janela e diminuir o posicionamento deste pastor. É lastimável que muitos irão o seguir, colocando, assim, suas vidas em risco!!!!
Algumas denominações cristãs evangélicas tem em seu cerne a fé original, apostólica, como o caso da Congregação Cristã no Brasil. Nesta denominação, a CCB, todas as pregações, cultos e manutenção são feitas de forma voluntária. Não se obriga as pessoas a pagar ou dar dízimo e, até há pouco tempo, a única forma de evangelização era cara a cara e por meio da Palavra de Deus nos cultos. Eu descordo com o viés preconceituoso de uma das pesquisadores que diz que os evangélicos são profissionais e encaram o ministério como profissão ou carreira ou negócio. Aliás, se algumas denominações evangélicas se contaminam com a ideia de negócio e venda do que não tem preço, é repetição de muito que foi feito pela Igreja Católica Apostólica Romana, que por séculos enganava as pessoas (lembram das aulas de história: indulgências, vendiam até ossos dos apóstolos por séculos e vendiam até espinho da coroa de cristo). Nada contra as pessoas católicas, mas contra a falsa doutrina dela. Outro aspecto que deveria ser considerado pelos cientistas é que as pessoas liam pouco na década de 50 e 60, então confiavam cegamente nos sacerdotes católicos. Hj não atingimos alto nível de alfabetização, mas as pessoas podem examinar a Bíblia com maior propriedade. Como consta nas escritoras: examinemos as escrituras.
A relação das normas e regras da CCB com seus membros é sectária frente ao mundo, como muitas outras denominações pentecostais, em diferentes graus. Os neopentecostais rompem com esse pensamento e são voltados ao "mundo", diferente da CCB com o seu isolamento cultural e exclusividade religiosa.
61% de crescimento em 10 anos. O que proporcionou isso em 10 anos? Quem tava governando? Por que não fez algo pra impedir o fundamentalismo? Dar pedrada sem autocrítica não serve de nada. Obs: estou me referindo aos comentários, o vídeo em si é muito bom
Igreja Evangélica, Novo obscurantismo medieval? Lembro-me que em meio a toda essa "Ausência de Deus", o próprio Jesus disse: "Com certeza vos asseguro que para esta geração não haverá sinal algum”. O mestre ainda disse: "Se conhece a árvore por seu frutos". Com isso em mente nos afastemos de muitos bodes de paletó. Dou Glória ao Deus vivo por nos abrir os olhos.
A solução não é a igreja, igreja é só o prédio, Jesus sim esse é a pedra fundamental de tudo que há Ele é o mais importante, crente é aquele que crer no impossível pq JESUS pode fazer o IMPOSSÍVEL TORNA POSSÍVEL , Ele é dono do ouro e da prata, aquele que busca só pra enriquecer pra benefícios próprios esse irar se frustar pq está buscando por motivos errado Ele conhece cada coração cada pensamento. JESUS ESSE E O MAIS IMPORTANTE QUEM ESTIVER NELE CONHECERÁ A VERDADEIRA FELICIDADE.
Igreja Evangelica usa a Bibllia igreja de roma usa a tradiçao Crente anda com a Biblia o catolico nao aceita a Biblia anda com Terço Reza de Terço e Abominaçao ok
@@lipe6649 não acredito em você, oq vc diz é apenas preconceito, pertenço a comunidade evangélica desde criança, essa ideia de talibã gospel é maior baboseira que já li sobre, a maioria dos evangélicos são mulheres negras, pardas e pobres, a maioria dos evangélicos são de pessoas humildes e simples, talibã? Pfvr! Você defeninitivamente não conhece a comunidade. Você só vomita preconceito e achismo, descolado da realidade, como a maioria das pessoas. A ideia de "talibã" iria conta nossa doutrina, nossa lei, nossa essência, iria contra quem somos. Agora pare com a teoria da conspiração e fantasia, e volte pra realidade.
O crescimento evangélico no Brasil é motivado por muitos fatores. Um dos fatores mais importantes é o fortalecimento da democracia. Nós somos livres para sermos, católicos, evangélicos ou ateus. O crescimento do poder político evangélico incomoda as oligarquias políticas, principalmente, a esquerda, porque sabe que os protestantes, sempre defenderam as liberdades humanas. O direito de ler, e interpretar individualmente as escrituras. A liberdade de pensamento é característica do protestantismo. É sabido que pelo fato da liberdade interpretativa surgiram diversas correntes, chamadas de denominação, cada uma com sua especificidade. Como cidadão, defendo um estado laico, isto é, sem religião oficial. Porém, o cidadão é religioso, por isso, é absolutamente válido a defesa de princípios éticos, morais, e de premissas humanitárias por meio de seus representantes políticos. Para existir democracia é preciso diálogo, conflitos de ideias. O objetivo de qualquer grupo deve ser o bem estar coletivo e a dignidade da pessoa humana, independentivente de ideologias políticas ou religiosas.
Um problema que surge com a expansão evangélica é o proselitismo, a intolerância. Povos indígenas e religiões de matriz africana têm efrentado problemas com certos seguimentos evangélicos.
O único adversário das religiões tradicionais, o ateísmo humanitário tem se demonstrado na verdade extremamente frágil e pouco atraente. No fim das contas , embora eu mesmo seja agnóstico, concordo com Thomas Metzinger quando ele diz que embora a ciência tenha trazido incontáveis benefícios materiais , para grande parte das pessoas "há elementos da visão de mundo científica que são extremamente perturbadores para a saúde e estabilidade mental humana ".
@@mariacarvalho5873 Já leu michel houellebecq ? É um autor de ficção francês que trata justamente do impacto da secularização na modernidade e sociedade ocidental. O que diferencia ele e o torna inimigo e pária para muitos no meio academico e jornalistico é o fato de seu argumento principal ser que "a morte de Deus" e do papel da religião como ponto de coesão e argamassa da estrutura social só resultou benéfica a muito curto prazo, e que inevitavelmente uma civilização laica está condenada ao suicídio, isso muito embora ele próprio seja ateu. Sobre o Islam leia o livro dele chamado "submissão" não creio que vc vá se arrepender.
@@danilosanches2810 o livro submissão eu acho que eu ouvi falar, pode me dizer se você já ouviu falar de Aayan hirsi ali? Uma ex islâmica?. O islã é uma ameaça para o Brasil eu não odeio ninguém mas há muita maldade nessa crença. Eu sou Cristão e Deus manda amar á todos.♥️
Ótimas reflexões, só destaco as fala da professora Paula Monteiro, que apesar da bela oratória, não se mostra imparcial em suas falas, tenho a leve impressão de que ela critica os evangélicos a cada argumento…
Apos ler os comentarios.... fiquei muito chateado de saber que a sociedade brasileira esta entrando num colapso intelectual no qual o dialogo a compreençao e o respeito estao se esgotando ,limintando cada vez mais a chance de cada individual Ser e Viver como bem lhe apraz. Deveriamos ser livres de todo esse embate sendo o Pais mais diversificando vivendo em harmonia entre as diferentes Tribos, Generos e Raças de todo Mundo desfrutando cada qual a seu modo de vida o melhor deste pais Chamado Brazil ,o qual deveria ser o Pais Māe das nações.
CARA, SEM OFENSAS, MAS TU ACHA QUE A PERSEGUIÇÃO QUE ESSA RAÇA EM GERAL IMPRIME A CIÊNCIA, AO SER PENSANTE E QUESTIONANTE, VÃO ACABAR COM ESSA DANAÇÃO E PERSEGUIÇÃO?
O Censo de 2020 (que será realizado em 2021) será chave para verificar se houve manutenção ou diminuição dessa tendência. Eu aposto que diminuiu bastante...
Sim, Pedro. Tem também aqueles que acham que quem não participa dos ensinamentos de pastores se tornam os ignorantes políticos narrados por BERTOLD BRECHT.
Ótimo vídeo,obrigado por esclarecer essa situação com mais informação (Aspectos pessoas) Foi o melhor vídeo que mostra pontos de vista,colocando em pauta um assunto tão complexo como esse: religião continuem assim para tirar a sociedade brasileiro desse poço da ignorância
Achei a reportagem interessante, mas a gente ainda percebe uma falta de compreensão (preconceito?) sobre as necessidades espirituais das pessoas, resumindo tudo em interesses, política e manipulação. Inclusive quando a pesquisadora afirmou que "para os protestantes sem a televisão não há religião", ignorou mais de 4 séculos de história e comprometeu a própria credibilidade. Uma pena.
Fico feliz em saber que a evolução do crescimento evangélico está sendo associado a reformas estruturais do pensamento brasileiro. É possível que essa busca por uma vida melhor, não só na esfera espiritual mas na esfera social, impulsione o crescimento do nosso país, acabando com a ideia de vítimismo e a de comodismo. Ninguém pode mudar a partir do nada, é necessário que um conjunto de ideias estimule o ser humano a viver melhor. Todos os países que aderiram reformas estruturais do catolicismo entre o século 15 e 18 se tornaram bem sucedidos. Sou favorável ao desenvolvimento inicial que os.jesuitas iniciaram principalmente quanto ao sentido educacional. O problema real do Brasil foi o hiato que houve entre a monarquia e a retomada da ordem por meio dos militares, que proporcionou a formação e propagação de ideias distorcidas da necessidade brasileira.
Parabéns demais pelo conteúdo, Fapesp e equipe. Que a ciência brasileira continue sendo divulgada de uma maneira tão palatável! Nossa sociedade precisa disso. Se for possível, coloquem algumas referências nos comentários dos vídeos.
"Estamos falando, fundamentalmente, de uma tecnologia produtora de sujeitos políticos". Ótima pesquisa e excelente vídeo que mostram como estamos avaliando mal esse fenômeno. Essa avaliação preconceituosa e míope, nos impede de entender a própria política e a estrutura social brasileira. Muita coisa tera6que ser repensada, se ainda quisermos ter alguma esperança para este país.
Por muito tempo a Academia brasileira simplesmente tentou fingir que eles não existiam. Agora, que não dá mais pra não notar, preferem atacar um ponto e menosprezar tudo mais que significa essa parcela valorosa da sociedade.
"Protestante" hoje, é bem diferente de "evangélicos" hoje é importante saber fazer essa distinção, "Protestantes" sempre foram muito poucos no Brasil (Luteranos, Presbiterianos, Anglicanos) O que temos no Brasil, é um crescimento Pentecostal e Neopetencostal
Bem fraco esses pesquisadores, falaram sem conhecimento de causa, talvez, de algo que leram e/ou estudaram; se quiserem fazer uma matéria com consistência é preciso do chamado: trabalho de campo ou seja passar um tempo em cada dos segmentos citados, entrevistarem os membros, conversar com a direção das igrejas, etc ... Porque fazer colocações sem fundamento é complicado, por ex. falar que as pessoas aderem as igrejas por causa de políticas e uma vida melhor (sei que há casos assim), mas na maioria das vezes são por outras necessidades.
Sinceramente, os estudiosos brasileiros sobre a questão dos evangélicos são muito ruins. A princípio, por terem, por tantas décadas tapado os olhos para o crescimento evidente, segundo, por serem carregados de esteriótipos, e terceiro, por geralmente, apesar de reconhecer a multiplicidade, acabam estudando como algo coeso, enfatizando as igrejas midiáticas e achando que todas elas são iguais. Raramente veem os trabalhos sociais internos ( organizados ou espontâneos), a liberdade individual para interpretação bíblica, mesmo com a figura de pastores e pregadores, não enfatizam os aspectos teológicos (quando muito, só falam de teologia da prosperidade) e nem veem os benefícios históricos do protestantismo na sociedade ocidental como democracia moderna, educação pública, alfabetização universal, liberdade de consciência e entre outros. Acabam reforçando o preconceito!
Religiosidade não é espiritualidade ( Jesus ) , e na minha opinião é muito preocupante as pessoas acharem que os evangelicos crescem e então o BRASIL está nas mãs do Senhor . Enquanto não investir em educação , não vai pra frente . SHALOM.
Sou de Portugal e acho que essas igrejas neopentecostais são uma obra vergonhosa, onde os participantes acreditam que Deus quer que sejamos ricos e não teremos nenhum sofrimento. É incrível como as pessoas não acreditam na Igreja Católica que foi realmente criada por Cristo.
Aqui em Portugal elas existem e já fui na curiosidade pois quis perceber o fenómeno. Algumas chegam a dar cultos verdadeiramente macabros. Gente aos gritos, hipnose e histeria. Poucas são as que que me sinto sequer seguro em me expor como Ateu sem sofrer alto preconceito.
As igrejas tem solução para tudo: casamento em crise, desemprego, vícios, dor de dente... não há mais a promessa da salvação e sim um balcão de soluções.
Igreja virou uma coisa sem sentido. Quem nos dias de hoje é burro o suficiente para dedicar tempo e dinheiro a frequentar igrejas?
To esperando algum oferecendo a cura para o covid19 hehehehe
@@andressadeoliveira2249 Eu vi um vídeo de um pastor, dizendo que uma fiel foi curada de covid19, ele sacudia um papel timbrado do hospital santa marcelina, segundo ele era a "prova" de que e seguro, ir a igreja durante a quarentena!
Transformaram Deus em um gênio da lâmpada.
Ohh meu irmão. Examinemos as escrituras. Se vc já foi em alguma denominação evangélica e não concordou com a doutrina ou do que era ensinado continue procurando que encontrarás lugar para servir a Deus. Aconselho uma que segue os mesmos princípios da Igreja do 1º século: a Congregação Cristã no Brasil. Nada de pegar dinheiro de fiéis, nada de vender indulgencias, como era feita pelo Vaticano, nada de idolatria, enfim,tudo que nos manda a palavra de Deus!
Deus te abençõe!!
Digo isso como um homem que cresceu numa das periferias mais carentes de São Paulo: na ausência do poder público e infraestrutura, pobre tem basicamente 2 opções para lidar com os problemas e a dor:
1 - drogas. Aqui vem o álcool principalmente, seguido de cigarro e drogas ilícitas.
2 - igreja. Você encontra na igreja, por mais precária e nociva que seja, parte do suporte que te falta em casa, além de um senso de pertencimento a comunidade.
Basta dar uma volta, sobre-tudo em época de crise, nas periferias para ver a quantidade de garagens que viraram igreja ou boteco, na mesma proporção.
A gente pode e deve criticar pessoas como Edir Macedo, Bispa Sônia, Valdomiro, mas a verdade é que esses lobos só abraçaram as ovelhas perdidas e angariaram tanto poder, por que o Estado e as outras classes sociais mais elevadas viraram as costas para elas.
Para concluir, para-fraseando o Leo Santana: "ninguém tem a obrigatoriedade de ajudar ninguém só por ser rico". Ainda que discutível, há quem concorde. Ok. Mas não venham chorar quando a maioria, que sempre teve as costas viradas para eles, dominar a política, ainda que como massa de manobra.
Faz super sentido. Mas vai pensando que Infraestrutura, distribuição justa de riquezas e Poder Público preenche vazio existencial e questões mais profundas da alma humana! Pode ser o país mais rico e justo, os humanos clamam por Deus nem que seja na hora da morte.
Melhor comentário!
@@pensativamente6627 Aí vai da crença de cada um, mas questões de existencialismo vão muito além de deus, ainda mais se for por um motivo como medo da morte, já que tantos dão a própria vida por propósitos diversos e muitas vezes alheios a qualquer religião, como ideologias políticas, luta por igualdade racial, de gênero e etc.
@marcia morane do nascimento martins é complicado mas é bem por aí. Hoje sou ateu, mas o papel que o seio religioso desempenhou na minha vida durante minha infância e adolescência foi vital para meu amadurecimento enquanto cidadão. Por mais que as ideias já não me caibam na cabeça mais, reconheço o papel que as igrejas tem, inclusive essas com pastores/lobos, em oferecer a quem nada tem um meio para se sentir acolhido e pertencido.
Esquerda de hoje passa o dia inteiro xingando cristão e depois não entende quando esses mesmos cristão não votam no partido deles. Como disse a garota aí em cima, a esquerda tem nojo do pobre da vida real. Eles gostam da idealização que eles inventaram do pobre que só existe no meio acadêmico
na minha rua a maioria do povo e crente, a minha familia virou evangelica e muitos amigos tbm é um fenomeno
Uma coisa muito ruim de tudo isso é que muitos se declaram evangélicos, mas, não vivem, de fato, para Cristo.
Verdade, e coloca muitos nos dias de hoje, mas isso ja estava previsto pela Bíblia.
e é vc quem julga isso???
e muitos vivem , de fato, em Cristo e são péssimas pessoas em regra.
Não existe crente bom.
@@Rickriquinho prove
Ótima iniciativa. Porém, não posso deixar de apontar erros do vídeo.
Embora tenha sido apresentada a diferença entre protestantes históricos, pentecostais e neopentecostais, ao longo do vídeo o termo "evangélico" foi usado de forma genérica, sem distinguir, claramente, a que grupo se referiam - para os mais atentos, é possível perceber que estão falando dos neopentecostais. Mas essa generalização leva a alguns erros. Por exemplo: o crescimento dos evangélicos neopentecostais não implica apenas no decréscimo de católicos, mas, também, de protestantes históricos (estes sempre minoria, numericamente).
Há uma confusão entre os conceitos de "protestante", "evangélico", "crente", dando a entender que é "tudo a mesma coisa". Neste sentido, as falas da Paula Montero são as piores em termos de generalização.
O problema maior é que isso acaba contribuindo para um entendimento equivocado do tema.
Perfeita observação.
Bela observação. Me poupou tempo em escrever um comentário semelhante.
E não é tudo a mesma coisa? Todos se baseiam em dogmas e crenças de seres invisíveis.
@@stargazer-y2z Sendo 'tudo a mesma cosia', tal como disse, o vídeo em si já não se faz necessário e muito menos qualquer debate a respeito do tema. Sejam católicos, budistas, hindus ou evangélicos, todos seguem essa mesma linha do 'seres invisíveis'. Pra esse tipo de debate, segregar exatamente o que está sendo tratado é fundamental. Nos grupos que o Pedro comentou há divergências imensas que impactam muito no aspecto social dos tidos como fieis.
Sintetizou minhas observações do vídeo.
Político religioso em sua grande maioria usa da fé alheia para beneficio proprio
Vdd
Ŕrrr
Interessante é que os que tomavam a dianteira na divulgação do cristianismo no tempo de Jesus não se envolviam com política!
É q na vdd em países que passam por muitas crises, fomes e tudo mais a religião tende a crescer mais. Quanto mais pobreza mais a religião cresce.
a pergunta é: que político não usa a crença de uma pessoa em benefício próprio? Seja ela religiosa, filosófica ou econômica.
2021: 30% da população é evangélica
2030: 50% da população é evangélica
2060: Bem vindos ao Damaristão
igreja catolica a grande responsavel pelo subdesenvolvimento do brasil e da america latina
Eu pensava assim antes. Mas acho que a população evangélica deva estabilizar nos 40%. Católicos ficariam nos 30%. 20% ateus e 10% de outras religiões. O pastor Caio Fabio tem dito que muitos filhos e filhas de evangélicos da nova geração estão contestando os pais. Inclusive aderindo à umbanda.
Moro na zona sul do Rio de Janeiro. É uma área nobre e praticamente não tem nenhuma igreja evangélica, mas no subúrbio, tem uma igreja evangélica em cada quarteirão
O Nome de Jesus se faz cada vez maior nessa nação...E o nome que e sobre todo o Nome...
Hahahaha
Só ignorantes se tornam evangélicos
Zombadores não são novidades. 1 Timoteo capítulo 4. e 2 Pedro capítulo 3. versículo 3.
"As igrejas evangélicas, sobretudo neopentecostais, tendem a não exigir nada de seus fieis" somente dinheiro né, isso eles exigem muito bem
Isso é bem verdade
Frequentei a assembleia de Deus,e hoje estou em outra.
Nunca me foi exigido nada.
Tenho minhas objeções em várias coisas.
Mas detesto generalizações.
Sempre lembrando que, ainda que por outros métodos, outras religiões também estimulam a contribuição financeira de seus fiéis.
Nunca me exigiram dinheiro em igreja não, já tem mais de 20 anos que frequento e nunca aconteceu isso aí.
Em todas as igrejas que eu fui, ninguém te exigia nada, acho que isso é uma coisa dos corruptos da Universal, que ainda exigem mais do que deviam
Vejo este crescimento galopante como algo perigoso. Prá mim o risco de nos tornarmos prisioneiros de um novo fundamentalismo religioso é real.
Não vai não...o vídeo mostra que os novos evangélicos defendem pautas mais secularizadas ou do mundo e menos de Deus!
@@brunorz9129 não entendi a correlação da sua resposta com a pergunta dela...
@@lelis3589 eu entendi como vai virar fundamentalismo se tem pautas seculares
@@teruhashipleasenocrimefav5815 pautas seculares só no que diz respeito aos interesses deles, só quando lhes convém. Agirão com fariseus na maior parte do tempo.
Só essa crise dá uma pequena amostra do que a religião/política é capaz de fazer.
O reflexo disso está na política.
Só olhar quem temos eleito. O próprio presidente tem sua base mais fiel nos evangélicos, os políticos sabem disso, tem igreja que já tem seu próprio partido e já tem políticos eleitos para cargos importantes, olha o Crivella no Rio de Janeiro.
falta referir a intolerância evangélica em relação às outras religiões, e também o perigo de ter um terço do Congresso em mãos evangélicas, a política não se pode misturar com a religião, no limite poderá levar a um conflito com a ciência e impedir ao desenvolvimento de uma sociedade...
VERDADE, AS PROVAS QUE A CIÊNCIA DA QUE NÃO EXISTE PORRA ALGUMA SOBRENATURAL, SERÁ UM COMBUSTÍVEL PARA ATAQUES DESSES FECHADOS.
Pois é. Os pesquisadores vendo isso com tanto otimismo, começou com Bolsonaro, daqui pra frente "só deus sabe"... Eu não consigo entender (possivelmente porque eu não pesquiso este assunto) a academia vendo isto desta forma. Qualquer país que se baseia em religião é atrasado. Mostre-me um que não é...
@@lhranzani Quatar, Liechtenstein, Emirados Árabes Unidos e até mesmo Arábia Saudita.
@@lhranzani Não sei se EUA em alguns estados.
Então isso que dizer nada o que promove o desenvolvimento é a liberdade econômica e não social.
@@eduardoandrade7846 quatar, lichenstein e arábia saudita é exemplo de país desenvolvido? Kkkkk
Numa certa altura você e eu veremos o de sempre se reapresentar: O fundamentalismo cego e violento, sem espaço para discordâncias ou questionamentos!
O próximo lançamento vai ser Gilead brasileira igual a da série mesmo (Handmaid's Tale) evangélicos no poder e Edir Macedo ou seus concorrentes como o líder nacional, se as igrejas continuarem buscando poder político demos bela ciao ao nosso Brasil de hoje logo já porque o que já era ruim só vai piorar
Já está assim. Leia os comentários.
Leia os comentários
Só tão empurrando seus valores
Eu me sinto envergonhada às vezes por ser cristã por causa desses caras
Por isso que tem uma passagem bíblica que diz: nem todo aquele que diz senhor, senhor, entrará no reino dos seus . Participar de uma religião eh fácil, Viver o amor como Jesus viveu eh outros 500...
Muito significativo isso de que a maioria dos evangélicos são de classe baixa. Vcs já foram em uma comunidade? Em cada canto de lá tem uma igreja evangélica, e todo dia abre uma nova. Essas constituições estão fazendo um trabalho de ocupar o vácuo deixado pelo Estado lá, cara eles dão comida, apoio, reconforto... essas pessoas se chamam de irmão, essas pessoas se juntam 1, 2, 3 vezes por semana pra cantar e dançar! é um alento em meio ao caos.
Hj a maior parte das igrejas protestantes trazem soluções materiais e conforto material (ou prometem). Se esquecem da instituição com maior e mais efetivo trabalho social de todos os tempos e lugares: a igreja católica apostólica romana
Ave Maria Regina🇻🇦Ora pro nobis Dei genitrix✝️
Hahahaaha
Hahahaaha
São de classe baixa, porque ricos não necessitam de Deus. Dificilmente entrarão no reino de Deus. Evangelho de Mateus.
Sou cristã protestante desde a infância e estou considerando que essa é uma das melhores pesquisas que chegaram até mim sobre a temática. Parabéns! A pesquisa foi, de fato, muito bem feita. O vídeo é claro e os dados são panorâmicos. Obrigada! A pesquisa nos alerta para um enorme problema... enorme.
Nossa, não sei como vc se sente mas eu tô conseguindo ter nojo de todas essas igrejas depois de Bolsonaro... Estão muito longe de Cristo.
Me desculpa a ignorância: qual o problema?
@@abner2787 na minha avaliação os espaços de formação das igrejas neopentecostais, sobretudo, deixa a desejar. Sem boa instrução os congregados(as) tornam-se facilmente manipuláveis e isso tem servido a uma negociação numérica para fins políticos. Ou seja, ao invés das igrejas prestarem bom suporte aos cidadãos(ãs) acabam se beneficiando da ignorância e aprisionando os domésticos na fé numa subserviência que em nada é libertadora e/ou emancipatória, quer espiritual quer cívica.
@@fatimascanoni2169 entendi e concordo muito.
Sou evangélico de uma denominação muito tradicional onde os membros que se envolvem com política perdem qualquer cargo que ocupam e também não tem liberdade de participar das atividades.
Nós últimos anos, apesar de eu não ser velho, venho observando o ódio crescente dos não evangélicos e acredito que está causando isso é o uso da religião com propósitos religiosos.
É notável o preconceito contra evangélicos.
Verdade, amigo. Muito preconceito desde sempre. Lamentável esta cultura de "sabedoria de botequim".
É verdade também o preconceito "evangélico" contra católicos. Não entendem a sua epistemologia, mas, ainda assim, se propõem a discuti-la.
Sim, isso me incomoda e olha que nem religioso eu sou
@@EdmixOfficial meu querido preconceito vem de vocês,criticam os católicos,saiba que o brasil e um país mais católico do mundo
@Vicente Colombo também,única coisa que eu adimiro neles são os cantos em latim e as imagens
Tudo que cresce muito rápido tem a tendência de cair rápido também, crescimento e consistência andam juntas.
O nome desse crescimento e SOLIDÃO.
Amém
Não é querendo estragar não, mas a reforma protestante já tem 500 anos de idade, viu, da época em que o Brasil era só mato.
Eu queria saber dos pesquisadores sobre a separação da igreja e estado? A aversão a ciência, a arte, a cultura, os retrocessos em políticas afirmativas e a ligação com o tráfico e a milícia.
Políticas afirmativas
EU SÓ SEI QUE JESUS ESTÁ VOLTANDO , E TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE ELE É O SENHOR PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.. 📖📖
A Igreja Católica , de todos os seus erros, tem a virtude de reconhecê-los e criticar a si mesma. Algo que é raro nos meios evangélicos ...
Como, por exemplo, o reconhecimento público de múltiplos casos de pedofilia? Faça-me o favor...
@@rafaeldealmeida7611 Mas foi reconhecido!
@@rafaeldealmeida7611 compare o número de casos de pedofilia na Igreja Católica com qualquer outra classe ou profissão, você verá que o número é ínfimo.
Outra: quando se tem um caso de pedofilia na Igreja, a mídia faz o maior alarde como se toda Igreja fosse assim.
Além disso, muitos casos são provados falsos, como o do Cardeal Pell, que foi acusado durante ANOS e agora foi inocentado pela suprema corte da Nova Zelândia.
@@rafaeldealmeida7611 No site do Vaticano tem notas sobre isso. Procure
Essa piada foi hilária
Muitas se declaram evangelicos, crentes e ate mesmo protestante, mas pouquíssimas pessoas sabem o que é cristianismo e ser e viver como verdadeiro "CRISTÃO ".
que o crescimento evangelico está transformando a sociedade e um fato só não sei se é pra melhor.
É para pior. Pode investigar
Como disse Erasmo de Roterdã, não há quem tenha aderido ao protestantismo que não tenha mudado para pior!
Detalhe: ele disse isso no século XVI...
Pra pior
@@josealmeida4293 mentira seu hipócrita
@@sergiosantos6972 tu só pode ser demente pra dizer isso
Alguns precisam de "PLACEBOS" para viver.
Boa observação
Tipo o ateu (devoto e produto do Estado).
@@hbyee tipo terraplanistas ( devoto e produto de historinhas lúdicas repletas de personagens mágicos, de Coelhinho da Páscoa, passando por Papai Noel até chegar em Papai do Céu).
Não sou massa de manobra, nem tenho viés ideológico progressista e muito menos conservador.
"Os sábios crias os astros, os tolos os seguem".
A fábula evolucionista (religião do ateu) é magia do princípio ao fim. Bizarr!ce maior impossível! Só !d!ota p acreditar
@@hbyee putz! Acredita mesmo em um sSr. Velho sentado sobre nuvens anotando o que acontece de bom e mau aqui?
Assim que uma IA encontrar o par perfeito para uma religiosa, passaram a substituirem estas lendas folclóricas arcaicas uma entidade que realmente faz a diferença, que estará em todos os lugares que houver uma conexão, que saberá de tudo e poderá quase tudo... As pessoas esperam por um salvador... Um que realmente possa entender e reagir.
Todos esses movimentos, excluindo o protestantismo tradicional, foram trazidos dos Estados Unidos. A igreja adventista é um dos melhores exemplos disso: uma religião americana e reproduzida aqui. Depois o movimento pentecostal, com os megatemplos, líderes carismáticos, e cultos na televisão, conhecidos por uma rejeição radical aos católicos, aos homossexuais, e pelo lobby de costumes na política.
EUA espalhando seus tentáculos pelo mundo, rezemos pela conversão deles ao sagrado coração de Maria e à Igreja Católica Romana.
C Mendel com excessao a Adventista nos EUA e’ blue Zone e O povo mais longevo Loma linda california Walter veith o testemunho no you tube check it out !!!
Mano eu fico puto com isso,ate nisso o Brasil baba ovo dos EUA,Brasil e um país católico de certa forma,mas na Cultura aparenta ser protestantes,só a cantores evangélicos,cantores católicos não tem visibilidade,por isso eu acho que o catolicismo deve ser a religião oficial do Brasil,e é claro que o estado vai esta separado da igreja
Deus
Familia
Pátria
Absolutismo!
Abaixo ao iluminismo
Transhumano
Destruição da família
Egoismo
Falta de caridade
Amor pelo dinheiro
Maçonaria
Etc..
Sou Servo de Cristo! Salve Maria !
Edit: Deus pela eternidade!
Leon
“Amor pelo dinheiro”
É utopia pensar em seres humanos sem pensar em amor ao dinheiro.
Finalmente, um vídeo que exponha o crescimento desse grupo em todas as esferas da sociedade.
Não é em todas as esferas. É principalmente entre mulheres negras.
@@raquelmello3126 continua sendo em todos, ser o principal não anula o resto
Infelizmente
Pena que os pesquisadores não entendam nada sobre evangélicos.
Cresce como um tumor
Apertada é a porta e estreito é o caminho.... Só quem almeja a salvação crê e obedece.
Viramos o Irã dos evangélicos, só atraso no meu país
Triste a situação do nosso Brasil dês de sempre pisado e mal tratado dês dos portugueses que tratavam o Brasil como colônia ele vem sendo pisado sempre que possível sempre comparado a outros países, primeiro com Portugal depois com os EUA e outros países nunca exaltado, a única vez que pararam pra exaltar algo do país foi logo a época dos militares época que só foi boa pra poucos
Está mais para Arábia Saudita do que para Iran.
O bom seria o quê?
Brasilquistão
Tava melhor quando era a meca do São Marx, né!? Igualzinho a Venezuela.
Minha grande pergunta é teria esse sucesso todo se as igrejas não fossem imunes de imposto?
TOUCHÉ 🐵🙈🙉🙊
Todas as igrejas, de qualquer religião ou denominação, são isentas de pagar impostos. Portanto não é por isso que a população está aderindo mais a religião evangélica que às demais.
Toda igreja de qualquer religião é isenta. Vocês destilam o odio sobre todas sem motivo
Igrejas de garagem tem aos montes. Qualquer um pode abrir uma.
Estes críticos de botequim só pensam em dinheiro. Demostram só Egoísmo e Inveja. Lamentável.
Lucas 12: 15. Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
Mateus 5: 24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas.
Mateus 13: 22. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os *cuidados do mundo e a fascinação das riquezas* sufocam a palavra.
Estou sem palavras pela qualidade dos vídeos! Parabéns aos organizadores.
Todo péssimo catolicos se torna um bom evangélico.
Será?!Flor de Liz é ótima evangélica?!Esse caso recente,do pastor que mandou matar a pastora,será um bom evangélico?!Mais reflexão e menos emoção...ser um Evangélico não é atestado de caráter e boas qualidades...para finalizar: é um bom evangélico,o Didimaiscedo,que há décadas bibe às custas de miseráveis,pegando muito,e entregando tão pouco ?!?
o Cristianismo é primeiramente individual e depois coletivo
Muito pelo contrário, só há verdadeira vivência de fé no coletivo.
Nada disso. Oberdan está certo. Escute a Cristo: abandone sua família e me siga. Salvação é individual. O cristão aceita que ele pode ir pro paraíso, enquanto seus pais, esposa (o), filhos, podem estar condenados ao inferno, mas não se abala com isso, pois será feliz na presença do Senhor.
Aderir ao princípios bíblicos de justiça, equidade, perseverança. cooperação, amor, benignidade, etc, etc, etc muda a sociedade sim!
Fato indiscutível!
Tipo olho por olho e dente por dente?
O povo abrindo o seu entendimento e principalmente abrindo a bíblia e aprendendo
Minoria isso aí hein?
A maior pequena grande empresa do Brasil. As igrejas evangélicas proliferam que nem um vírus por comunidades carentes, isso só expõe o abismo social e econômico que ainda não solucionamos. Video muito escurecedor! obrigado :)
Sou evangélico mas hoje em dia me decepcionei muito com essa teologia da prosperidade que tomou conta das igrejas e por isso nao vou a igreja com frequência ; porém amo muito minha amada igreja (Assembleia de Deus) não troco de religião, sou casado com uma católica cuja crença eu respeito também.
Nasci evangélico e vou pro túmulo dessa forma.
Que Deus abençoe o Brasil.
A mesma de Silas mala cheia
Se permita mudar, eu nasci católico, fui evangélico, hoje em dia sou sem religião mas espiritualista.
Verdade irmão muito triste oremos... As pessoas precisam sair dessa teologia da prosperidade e viver como Cristo orientou e como Deus ordena amém
GLÓRIA A DEUS!!👏👏💙💛 🎉🎉
O evangelho da prosperidade dos neo-pentecostais levou uma baita surra na década de 2010's.
Pois as igrejas clássicas que nunca tiveram muito crescimento, saíram deram a cara à tapa e desmascarou a farsa dessas heresias.
Porém, as igreja neopentecostais sobrevivem pq elas estão se 'redefinindo' com versões menos escandalosas da teologia da prosperidade. Exemplo: evangelho do coaching.
Agora pastores viraram coachs e palestrantes de auto-ajuda para problemas da alma.
fonte de renda para quem sabe usar um público incauto
Muito bom. Empresas evangélicas . Longe de ser Igreja.
Ave Maria Regina🇻🇦Ora pro nobis Dei genitrix✝️
12:57 Uau, achei excelente como esta parte resume o vídeo e o fenômeno:
"A gente não tá falando de um grupo religioso, necessariamente. A gente tá, fundamentalmente, falando de uma tecnologia produtora de sujeitos políticos. Pensar um sujeito que, de alguma maneira, precisa saber construir uma posição no público: seja para dizer do que ele gosta, qual é a sua orientação sexual, qual é a sua posição, a su identidade de gênero. Esse evangélico que aprende e constitui essa subjetividade dentro da igreja, ele não tá necessariamente aprendendo a ser religioso, ele tá, fundamentalmente, aprendendo a ser um sujeito político."
E do pior espectro político possível, diga-se de passagem.
Eu moro num lugar onde num segmento de rua de 3km tem exatamente 10 igrejas evangélicas. Comércio lucrativo.
A formação de um pastor tradicional, Batista, Presbiteriano, etc., Tem uma relação acadêmica similar a de um padre.
Boa observação, mas creio que os nossos amigos do vídeo não estavam preocupados em pesquisar sobre o assunto que eles abordaram.
A formação de um padre demora no mínimo 7 anos, eu não sei das igrejas protestantes que dissr, mas já frequentei neo-pentecostais que em 6 meses um pastor era formado e tava realizando culto
@@christianalopes8993 Um padre chega a estudar 12 anos, concordo com vc. Realmente evangélicos conseguem assumir com 6 meses ou até em 3/4 anos de teologia bem resumida
Não tem não. Não estudam nada de história ou filosofia. São na base do biblismo.
O Vídeo é mais importante que os comentários... VOLTE PRA ELE !
Até porque os comentários estão uma merda. Só gente preconceituosa
@@algum.cara1 os comentários incomodam alguns, porque a verdade incomoda mesmo.
Sofro com isso na pele todos os dias. Gritaria, revelações (Deus falou comigo), dança e, principalmente, perturbação do sossêgo alheio. Saudades do catolicismo mesmo sem ser religioso. Observação: para ser pastor em igrejas pentecostais o pré-requisito é ser ex-presidiário. Já de outro lado, para ser padre é pré-requisito anos de estudos de filosofia, teologia, demonologia e ÉTICA algo que esses crentes não sabem o que é.
Os católicos são mais tolerantes que esses protestantes,não tem gritaria e bagunça nas igrejas,os homens da igreja católica ja cometeram vários erros no passado,mas hoje admite e crítica a si mesma,não tem muita enganação nas igrejas catolicas
Seu ser preconceituoso
igreja catolica foi a grande responsavel pelo o atraso e o subdesenvolvimento do brasil e toda a america latina compare os estados unidos evangelico e os paìses da america latina catolicos
Bom para os pastores que fazendo comércio com a palavra de deus estão fazendo um negócio cada vez mais lucrativo
"Pequenas" Igrejas, Grandes Negócios.
Eu achei interessante o assunto, mas acredito que era importante ter uma opinião também de pessoas que estão inseridas no contexto protestante.
Por que não fazem uma pesquisa sobre o crescimento da influência marxista nas universidades brasileiras?
Ah, jura???? Vai ler um livro, cara. Deixa de ser tosco.
@@rogeriasouza5976 vc é mais uma das coniventes com isso, não me surpreende.
por que tanto medo do tema do vídeo?
Pq não é necessário. Não é segredo pra ninguém que é maioria avassaladora.
@Daniel de Souza Goncalves , verdade, mas pior que a má influência da didática marxista, só o Olavismo. Isso consegue a façanha de ser ainda pior.
Vídeo muito coeso, ótima análise. Deixo todavia a doutrina apostólica, na qual nem todo 'evangélico" é um Cristão, ou trocando em miúdos:
Romanos 9:7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Pentecostais são protestantes também, acho que a divisão que foi feita no vídeo não tá acurada.
Concordo
Péssima divisão, colocaram a igreja Deus é amor como neopentecostal…
O fator de crescimento dos evangélicos está com os pastores , cada dia mais ricos e poderosos.O protestantismo é uma praga e Lutero nunca imaginou que viesse a ser.
Bispo padres cardeais não são?
Muitos são pentecostais, mas só o Brasil é penta.
Engraçado ver essas pesquisas qie tratam os evangélicos como se fossem uma religião só, existem cerca de 33.000 religiões evangélicas com varias discordâncias entre elas, e nunca serão unidas em uma só
th-cam.com/video/ZR9P4l68pkE/w-d-xo.html
Dá uma olhada na falácia dessas 33.000 seitas!
É bom vê pesquisadores tentando entender um fenômeno social que acontece no Brasil, sem necessariamente torcerem contra. Li vários comentários de pessoas preconceituosas, que não entenderam o objetivo dos pesquisadores.
Este documentário deveria ter feito uma entrevista comigo por exemplo; pois há divergência em datas e em liturgias. E a visão deste documentário está um tanto quanto errônea em muitas coisas.
Os evangélicos não deveriam chegar perto do Senado e da politica .
Nisto eu concordo
O Brasil vai virar um Afeganistão evangélico
O inferno está atormentado. Mateus 8 versículos de 28 a 32.
Vamos crescer sim! E o bem vai crescer junto apesar dos defeitos, porque somos humanos.
Eles estão desesperados porque somos muitos
exatamente! não é mais só religião, é a construção de seres políticos.
Um evangélico jamais apoiaria a legalização do aborto.
O que todos ignoram,ou fingem ignorar,é que Brasil é um estado Laíco.
Engraçado, acabei de assistir esse vídeo interessante e em minha cidade há um caminhão de som com um pastor pregando para que a cidade não entre em falência, usando da fé para que as pessoas saião às ruas e exerçam seu destino manisfesto de ganhar dinheiro, mesmo que hajam mortes pelo Coronavírus. Sou ateu e , agora, neste momento, busco em mim a tolerância para não sair à janela e diminuir o posicionamento deste pastor. É lastimável que muitos irão o seguir, colocando, assim, suas vidas em risco!!!!
Algumas denominações cristãs evangélicas tem em seu cerne a fé original, apostólica, como o caso da Congregação Cristã no Brasil. Nesta denominação, a CCB, todas as pregações, cultos e manutenção são feitas de forma voluntária. Não se obriga as pessoas a pagar ou dar dízimo e, até há pouco tempo, a única forma de evangelização era cara a cara e por meio da Palavra de Deus nos cultos. Eu descordo com o viés preconceituoso de uma das pesquisadores que diz que os evangélicos são profissionais e encaram o ministério como profissão ou carreira ou negócio. Aliás, se algumas denominações evangélicas se contaminam com a ideia de negócio e venda do que não tem preço, é repetição de muito que foi feito pela Igreja Católica Apostólica Romana, que por séculos enganava as pessoas (lembram das aulas de história: indulgências, vendiam até ossos dos apóstolos por séculos e vendiam até espinho da coroa de cristo). Nada contra as pessoas católicas, mas contra a falsa doutrina dela. Outro aspecto que deveria ser considerado pelos cientistas é que as pessoas liam pouco na década de 50 e 60, então confiavam cegamente nos sacerdotes católicos. Hj não atingimos alto nível de alfabetização, mas as pessoas podem examinar a Bíblia com maior propriedade. Como consta nas escritoras: examinemos as escrituras.
A relação das normas e regras da CCB com seus membros é sectária frente ao mundo, como muitas outras denominações pentecostais, em diferentes graus. Os neopentecostais rompem com esse pensamento e são voltados ao "mundo", diferente da CCB com o seu isolamento cultural e exclusividade religiosa.
A conta bancária dos pastores é que mais cresce!
*STRONKS*
61% de crescimento em 10 anos. O que proporcionou isso em 10 anos? Quem tava governando? Por que não fez algo pra impedir o fundamentalismo? Dar pedrada sem autocrítica não serve de nada. Obs: estou me referindo aos comentários, o vídeo em si é muito bom
A igreja sempre foi muito boa,eu acredito que não deveria ser misturada com política, isto que estragou tudo.
Igreja Evangélica, Novo obscurantismo medieval? Lembro-me que em meio a toda essa "Ausência de Deus", o próprio Jesus disse: "Com certeza vos asseguro que para esta geração não haverá sinal algum”. O mestre ainda disse: "Se conhece a árvore por seu frutos". Com isso em mente nos afastemos de muitos bodes de paletó. Dou Glória ao Deus vivo por nos abrir os olhos.
Imagina uma pessoa política e avangelica, é o fim.
Por ser evangélica não é por acreditar em Jedus tb não, mas por ser político sim.
A solução não é a igreja, igreja é só o prédio, Jesus sim esse é a pedra fundamental de tudo que há Ele é o mais importante, crente é aquele que crer no impossível pq JESUS pode fazer o IMPOSSÍVEL TORNA POSSÍVEL , Ele é dono do ouro e da prata, aquele que busca só pra enriquecer pra benefícios próprios esse irar se frustar pq está buscando por motivos errado Ele conhece cada coração cada pensamento. JESUS ESSE E O MAIS IMPORTANTE QUEM ESTIVER NELE CONHECERÁ A VERDADEIRA FELICIDADE.
Igreja Evangelica usa a Bibllia igreja de roma usa a tradiçao Crente anda com a Biblia o catolico nao aceita a Biblia anda com Terço Reza de Terço e Abominaçao ok
Isso aqui vai virar um talibã gospel
excelente definição
Isso nunca vai acontecer, vc não conhece a essência de um coração evangélico.
@@cassiocruz323 Conheço sim, pois frequentei várias igrejas evangélicas, por anos. Se vcs tivessem a chance fariam pior, vide o cenário atual.
@@lipe6649 não acredito em você, oq vc diz é apenas preconceito, pertenço a comunidade evangélica desde criança, essa ideia de talibã gospel é maior baboseira que já li sobre, a maioria dos evangélicos são mulheres negras, pardas e pobres, a maioria dos evangélicos são de pessoas humildes e simples, talibã? Pfvr! Você defeninitivamente não conhece a comunidade.
Você só vomita preconceito e achismo, descolado da realidade, como a maioria das pessoas.
A ideia de "talibã" iria conta nossa doutrina, nossa lei, nossa essência, iria contra quem somos.
Agora pare com a teoria da conspiração e fantasia, e volte pra realidade.
@@cassiocruz323 Tá ok. Vou fingir que não li isso.
O crescimento evangélico no Brasil é motivado por muitos fatores. Um dos fatores mais importantes é o fortalecimento da democracia. Nós somos livres para sermos, católicos, evangélicos ou ateus. O crescimento do poder político evangélico incomoda as oligarquias políticas, principalmente, a esquerda, porque sabe que os protestantes, sempre defenderam as liberdades humanas. O direito de ler, e interpretar individualmente as escrituras. A liberdade de pensamento é característica do protestantismo. É sabido que pelo fato da liberdade interpretativa surgiram diversas correntes, chamadas de denominação, cada uma com sua especificidade. Como cidadão, defendo um estado laico, isto é, sem religião oficial. Porém, o cidadão é religioso, por isso, é absolutamente válido a defesa de princípios éticos, morais, e de premissas humanitárias por meio de seus representantes políticos. Para existir democracia é preciso diálogo, conflitos de ideias. O objetivo de qualquer grupo deve ser o bem estar coletivo e a dignidade da pessoa humana, independentivente de ideologias políticas ou religiosas.
Tiramos as algemas,vendas dos olhos e passamos a lutar pelos nossos ideais devido a isso saímos da prisão católica e Deus nos livrou espiritualmente
E agora entraram em outra prisão: a religião evangélica. Grande evolução kkk
@@Gabriel.henrique_1998 Devemos seguir os ensinamentos de Jesus e de Deus pois não podemos matar, nem adulterar, e devemos amar o próximo e etc.✝️❣️
@@Gabriel.henrique_1998 igreja catolica foi a grande responsavel pelo atraso e o subdesenvolvimento do brasil e de toda a america latina fato
Um problema que surge com a expansão evangélica é o proselitismo, a intolerância. Povos indígenas e religiões de matriz africana têm efrentado problemas com certos seguimentos evangélicos.
excelente vídeo, parabéns
Há uns anos eu achava que a religião iria se desmanchar em cerca de 100 a 200 anos. Impossível isso acontecer.
O único adversário das religiões tradicionais, o ateísmo humanitário tem se demonstrado na verdade extremamente frágil e pouco atraente. No fim das contas , embora eu mesmo seja agnóstico, concordo com Thomas Metzinger quando ele diz que embora a ciência tenha trazido incontáveis benefícios materiais , para grande parte das pessoas "há elementos da visão de mundo científica que são extremamente perturbadores para a saúde e estabilidade mental humana ".
@@danilosanches2810 E o que dizer do crescimento muçulmano ? No Brasil tb?
@@mariacarvalho5873 Já leu michel houellebecq ? É um autor de ficção francês que trata justamente do impacto da secularização na modernidade e sociedade ocidental.
O que diferencia ele e o torna inimigo e pária para muitos no meio academico e jornalistico é o fato de seu argumento principal ser que "a morte de Deus" e do papel da religião como ponto de coesão e argamassa da estrutura social só resultou benéfica a muito curto prazo, e que inevitavelmente uma civilização laica está condenada ao suicídio, isso muito embora ele próprio seja ateu.
Sobre o Islam leia o livro dele chamado "submissão" não creio que vc vá se arrepender.
Mas até o ateismo é uma religião!
@@danilosanches2810 o livro submissão eu acho que eu ouvi falar, pode me dizer se você já ouviu falar de Aayan hirsi ali? Uma ex islâmica?.
O islã é uma ameaça para o Brasil eu não odeio ninguém mas há muita maldade nessa crença. Eu sou Cristão e Deus manda amar á todos.♥️
Ótimas reflexões, só destaco as fala da professora Paula Monteiro, que apesar da bela oratória, não se mostra imparcial em suas falas, tenho a leve impressão de que ela critica os evangélicos a cada argumento…
Apos ler os comentarios.... fiquei muito chateado de saber que a sociedade brasileira esta entrando num colapso intelectual no qual o dialogo a compreençao e o respeito estao se esgotando ,limintando cada vez mais a chance de cada individual Ser e Viver como bem lhe apraz.
Deveriamos ser livres de todo esse embate sendo o Pais mais diversificando vivendo em harmonia entre as diferentes Tribos, Generos e Raças de todo Mundo desfrutando cada qual a seu modo de vida o melhor deste pais Chamado Brazil ,o qual deveria ser o Pais Māe das nações.
CARA, SEM OFENSAS, MAS TU ACHA QUE A PERSEGUIÇÃO QUE ESSA RAÇA EM GERAL IMPRIME A CIÊNCIA, AO SER PENSANTE E QUESTIONANTE, VÃO ACABAR COM ESSA DANAÇÃO E PERSEGUIÇÃO?
O Censo de 2020 (que será realizado em 2021) será chave para verificar se houve manutenção ou diminuição dessa tendência. Eu aposto que diminuiu bastante...
kkkkkkkkkkkkkkkj se está crescendo desde 1950. Na pesquisa do data folha o número subiu de 22% para 31% da população.
@@jhonnykatter2962, obrigado pela estatística de longo prazo. Minha dúvida é sobre a manutenção dessa tendência no médio prazo recente.
"aprendendo a ser um sujeito político" pra ser massa de manobra né? kkkk
Sim, Pedro. Tem também aqueles que acham que quem não participa dos ensinamentos de pastores se tornam os ignorantes políticos narrados por BERTOLD BRECHT.
TENHO MAIS MEDO DE EVANGÉLICO, DO QUE DE LADRÃO!
Com certeza!
E eu tenho medo de gente tola q generaliza as coisas
Tb
Daí já é generalização idiota de gente preconceituosa
@@gentrygarage Toca seu trompete ai, aleluia!
Ótimo vídeo,obrigado por esclarecer essa situação com mais informação
(Aspectos pessoas)
Foi o melhor vídeo que mostra pontos de vista,colocando em pauta um assunto tão complexo como esse: religião
continuem assim para tirar a sociedade brasileiro desse poço da ignorância
Quanto mais pobres, mais igrejas. Tenho muito medo desse crescimento da religião na política.
Achei a reportagem interessante, mas a gente ainda percebe uma falta de compreensão (preconceito?) sobre as necessidades espirituais das pessoas, resumindo tudo em interesses, política e manipulação. Inclusive quando a pesquisadora afirmou que "para os protestantes sem a televisão não há religião", ignorou mais de 4 séculos de história e comprometeu a própria credibilidade. Uma pena.
Fico feliz em saber que a evolução do crescimento evangélico está sendo associado a reformas estruturais do pensamento brasileiro. É possível que essa busca por uma vida melhor, não só na esfera espiritual mas na esfera social, impulsione o crescimento do nosso país, acabando com a ideia de vítimismo e a de comodismo. Ninguém pode mudar a partir do nada, é necessário que um conjunto de ideias estimule o ser humano a viver melhor. Todos os países que aderiram reformas estruturais do catolicismo entre o século 15 e 18 se tornaram bem sucedidos. Sou favorável ao desenvolvimento inicial que os.jesuitas iniciaram principalmente quanto ao sentido educacional. O problema real do Brasil foi o hiato que houve entre a monarquia e a retomada da ordem por meio dos militares, que proporcionou a formação e propagação de ideias distorcidas da necessidade brasileira.
Parabéns demais pelo conteúdo, Fapesp e equipe. Que a ciência brasileira continue sendo divulgada de uma maneira tão palatável! Nossa sociedade precisa disso.
Se for possível, coloquem algumas referências nos comentários dos vídeos.
"Estamos falando, fundamentalmente, de uma tecnologia produtora de sujeitos políticos". Ótima pesquisa e excelente vídeo que mostram como estamos avaliando mal esse fenômeno. Essa avaliação preconceituosa e míope, nos impede de entender a própria política e a estrutura social brasileira. Muita coisa tera6que ser repensada, se ainda quisermos ter alguma esperança para este país.
Por muito tempo a Academia brasileira simplesmente tentou fingir que eles não existiam. Agora, que não dá mais pra não notar, preferem atacar um ponto e menosprezar tudo mais que significa essa parcela valorosa da sociedade.
"Protestante" hoje, é bem diferente de "evangélicos" hoje é importante saber fazer essa distinção, "Protestantes" sempre foram muito poucos no Brasil (Luteranos, Presbiterianos, Anglicanos)
O que temos no Brasil, é um crescimento Pentecostal e Neopetencostal
CARA a SOCIEDADE mais chata do mundo. Eles se acham acima do bem e do mal. ARRE!!!
Fato
@@Jasmine-fx1pc grata por compartilhar,mas é verdade. Se cuide
.
Eu chamo de "crentão de Taubaté'
@@tenenteripley6 melhor comentário kkk
@@tenenteripley6 KKKKK VALEU, grata por compartilhar e se cuide!!!
Bem fraco esses pesquisadores, falaram sem conhecimento de causa, talvez, de algo que leram e/ou estudaram; se quiserem fazer uma matéria com consistência é preciso do chamado: trabalho de campo ou seja passar um tempo em cada dos segmentos citados, entrevistarem os membros, conversar com a direção das igrejas, etc ... Porque fazer colocações sem fundamento é complicado, por ex. falar que as pessoas aderem as igrejas por causa de políticas e uma vida melhor (sei que há casos assim), mas na maioria das vezes são por outras necessidades.
Sinceramente, os estudiosos brasileiros sobre a questão dos evangélicos são muito ruins. A princípio, por terem, por tantas décadas tapado os olhos para o crescimento evidente, segundo, por serem carregados de esteriótipos, e terceiro, por geralmente, apesar de reconhecer a multiplicidade, acabam estudando como algo coeso, enfatizando as igrejas midiáticas e achando que todas elas são iguais. Raramente veem os trabalhos sociais internos ( organizados ou espontâneos), a liberdade individual para interpretação bíblica, mesmo com a figura de pastores e pregadores, não enfatizam os aspectos teológicos (quando muito, só falam de teologia da prosperidade) e nem veem os benefícios históricos do protestantismo na sociedade ocidental como democracia moderna, educação pública, alfabetização universal, liberdade de consciência e entre outros. Acabam reforçando o preconceito!
Religiosidade não é espiritualidade ( Jesus ) , e na minha opinião é muito preocupante as pessoas acharem que os evangelicos crescem e então o BRASIL está nas mãs do Senhor . Enquanto não investir em educação , não vai pra frente . SHALOM.
Sou de Portugal e acho que essas igrejas neopentecostais são uma obra vergonhosa, onde os participantes acreditam que Deus quer que sejamos ricos e não teremos nenhum sofrimento. É incrível como as pessoas não acreditam na Igreja Católica que foi realmente criada por Cristo.
Porque não querem sacrifício e penitência, mas dinheiro e prosperidade.
Aqui em Portugal elas existem e já fui na curiosidade pois quis perceber o fenómeno. Algumas chegam a dar cultos verdadeiramente macabros. Gente aos gritos, hipnose e histeria. Poucas são as que que me sinto sequer seguro em me expor como Ateu sem sofrer alto preconceito.
Está a tornar a população brasileira cada vez mais parva
Era uma vez um país.
Parabéns aos envolvidos. É uma ótima pesquisa e análise de todas as partes.
Ótimo vídeo! Parabéns pela pesquisa, pelo respeito e pela informação.