Boris Fausto: “PT sem Lula é capenga de uma perna; PSDB sem FHC é mais ainda”
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Historiador diz haver risco de o Brasil recair em uma ditadura por causa do perfil de extrema-direita de Bolsonaro e da falta de líderes que ressoem na população a defesa da democracia
O historiador Boris Fausto pode até antever - e querer - um país bem menos desigual e “odiento” em 2031, quando completará 100 anos de idade. Mas neste momento, aos 89, afirma haver risco real de o Brasil recair em uma ditadura em razão da personalidade autoritária que preside o país e da falta de líderes que, com ressonância na população, encarnem a defesa da democracia. Fausto não tem dúvidas sobre o perfil de extrema-direita do presidente Jair Bolsonaro. Mas ainda espera que as contínuas reações de vários setores, entre os quais o cultural, impeça essa “descida do país aos infernos”.
Em entrevista a Amarelas em Vídeo, o estudioso que detalhou a história do Brasil desde a colônia aos tempos modernos e que escreveu clássicos como A Revolução de 1930, explica a vitória eleitoral de Bolsonaro e avalia que nenhum outro presidente, “nem de longe”, se assemelha a ele. Registra a parcela de responsabilidade do PT nessa ascensão da extrema-direita, mas também é duro com relação ao destino político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem não vislumbra outra vez no Palácio do Planalto, e de seu partido.
“O PT sem Lula é capenga de uma das pernas”, afirma, para em seguida enfatizar que o tucanato sem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “é mais ainda”. “O PSDB, como foi criado, não existe mais.”
Boris Fausto comenta as novas lideranças claramente engajadas na campanha presidencial de 2022 como alternativas a Bolsonaro. Também fala de sua guinada literária ou jornalística nos últimos anos, com obras como O Crime da Galeria de Cristal, que marcou seu encontro com Albertina, um personagem real polêmico entre os paulistanos no início do século XX.
#PáginasAmarelas #VEJA
Vim do futuro para dizer que nada disso aconteceu.
PT sem lula é nada, PSDB sem FHC é nada também.
Grande historiador, mas ignorou os vícios instalados no nosso sistema "democrático". Onde o executivo pagava o legislativo descaradamente, enche o judiciário de regalias, e assim mantém um governo de favorecimentos pessoais.
O Brasil sempre foi assim desde 1500 e arrisco dizer que a maioria dos países
Boris Fausto sempre muito perspicaz.
Boris Fausto, escreveu um livro homenageando uma assasina, depois esse pessoal fala que não defende bandido
Que figura contraditória, fala que sonha com um país com menos ódio, mas homenageia uma assassina covarde em seus escritos "literários".
Com todos os defeitos que hoje vemos no governo Bolsonaro, e uma possível tendência a piorar, o Prof. Boris Fausto ignora o que levou o eleitorado a esse guinada: os treze anos do poder na mão da ORCRIM lulopetista e a ausência de outro candidato com perspectiva de mudar a situação. É gato que hoje vemos Bolsonaro indo ao contrário de sua plataforma eleitoral, especialmente no que tange ao combate à corrupção e às negociatas com o Congresso para conseguir governar. Isso em poucas palavras..
Cara... O atual é mais do mesmo, o Brasil é igual desde 1500 quando foi achado...
Grande Boris Fausto! um clássico historiador brasileiro!
O cara fala cm o coração n com a mente
Admiro muito o Boris Fausto.
Vai fazer falta, partiu esse ano.
até que enfim um analise correta do fenomêno bolsonaro, ao abordar a questão das diferenças na sociedade brasileira entre conservadores, liberais e progressistas
Falar de extrema direita no Brasil é de uma burrice tamanha que chega a dar asco.
89 anos SUPER bem o Boris
Como Veja, que foi campeã de vendas, milhões de assinantes em todo o Brasil, se presta a um papel ridículo desse? Que vergonha!
Pensei que era mais inteligente 🤢
Papo de quem perdeu a teta do Erário...
Este velho está gagá.
Discordo totalmente é um cidadão na linha cubana.
Melhor altoritarismo que um governo corrupto
#ptnão
gaga