Gosto do Saulo Calderon, ele tem uma visão mais pragmática da experiencia de projeção astral. Acredito nesse tipo de vivência como uma forma de percebermos a realidade de outras dimensões, que não temos acesso devido a nossa imaturidade espiritual.
Eu sigo o Saulo e testei algumas técnicas dele. Experimentei coisas que não sei explicar, mas muito longe do que são as experiências dele. O que eu mais gosto é da vibe de filosofia de boteco, que atinge um público bem diverso!
Todos são sonhos segundo esse ponto de vista Porém as criações dos sonhos dependem do funcionando do cérebro, se a gente observar uma Eqm e uma projeção astral acontece o mesmo fenômeno uma com e outra sem o funcionamento do cérebro.
Poxa, vim aqui pensando que iria aprender a ficar lúcida para ter sonho premonitório pra ganhar no jogo do bicho. 😩 HAUAHUHAUHAU brincadeira! O conteúdo foi ótimo e a introdução diferenciada me quebrou de um modo que eu quase engasguei aqui almoçando!
Viagem astral é vigília, você está acordado e consciente. Tal como na vigília do corpo físico. A diferença apenas está em qual corpo você está manifesto e através do qual percebe e interage com as realidades física e astral.
@@HenriqueSantAnna hahah exatamente, passo por isso desde criança também...E só vai de fato saber o valor da projeção, quem tiver uma projeção lúcida, quem não acredita ainda não alcançou uma lucidez básica ("vigília física") fora do corpo.
Li seu livro sobre a dança. E assisti seus videos sobre o espiritismo. Em primeira dose, fiquei meio ressabiada, pois estava numa fase de encantamento com a doutrina, algo que passa, como outros encantamentos filosóficos que já tive. Hoje, consigo entender com mais exatidão a transformação que vc tanto relata. Ou seja, a mudança na percepção. As vezes estamos tão apegados aos fenômenos que esquecemos que o principal é a lapidação pessoal, que a doutrina espirita termina ficando aquém por procurar algo fora. E isso vejo com muitos espiritualistas. A busca por fenômenos, por espíritos superiores, mestres. A questão da reforma intima é debatida de forma muito superficial. Que é a parte mais difícil. A religião pode até ser um farol de conduta. Mas procurar algo externo é erro. Os pontos de interseção existem. Mas no meu atual estado de evolução ainda estou aprendendo muito sobre eles. As vezes queremos ter certezas sobre fenômenos quando não estamos preparados nem para própria realidade palpável. As pessoas ficam na busca de divagações para fugir do trabalho. Seu vídeo hoje, mais uma vez, foi cirúrgico.
...oi duda....concordo com vc...também passei por fases parecidas...só vou discordar um pouquinho , no que tange ao espiritismo...pois sempre ouvi ensinos lá ,que nos levam a reforma íntima sim....sempre nos incentivando a buscar em nós, a espontaneidade da caridade e do perdão a quem nos fere....abraço !!
@@EDUARDOSILVA-tf1zy Concordo. Posso ter me expressado mal, não digo dos ensinamentos em si, mas dos mecanismos para chegar lá. O típico orai e vigiai não é um mecanismo simples de ser executado quando estamos na noite escura da alma.... Acho que o que me incomoda é reduzir algo tão complicado. Os tons da nossa humanidade....
Que bom que eu encontrei seu canal. Você é a primeira pessoa que eu encontrei que fala do plano onírico de maneira realística e assertiva. Eu tenho sonhos lúcidos com muito frequência concordo com a ideia do plano onírico ser plástica e não especifica, porém ele possuí sim suas regras e atalhos, de certa forma ele é tão real quanto o nosso. Eu não acho que sejam divindades que nos guiam pelo plano onírico eu raramente estou acompanhado.
@@GuilhermeRomano humilde é você, né não? Os outros acham que sabem tudo, você não. Inclusive sabe tanto que até poderia dizer algo para os outros que só acham que sabem. Mas nem vale a pena dizer, pois não iriam entender toda essa sua grande sabedoria. Falo com respeito, irmão. Na Kriya não há espaço para isso.
@@HenriqueSantAnna Também não entendi. A respeito do Saulo, já assisti alguns vídeos dele, e ele não me pareceu do tipo que se acha o “sabe-tudo”. Ele relata suas experiências com simplicidade. Até a maneira que fala nos vídeos é mais informal. Não há megalomania nos relatos, como se acha em outros produtores de conteúdo espiritualista por aí. E quando alguém tenta colocar uma religião sobre as outras, ele propõe questionar o porquê desta suposta superioridade, e vai desenvolvendo o raciocínio, de maneira a tentar “abrir a mente” da pessoa, ao mesmo tempo em que não procura ser invasivo demais. E o mais curioso: com todo o respeito, o caro Ariel Espíndola, que comentou acima, traz em seu canal grande quantidade de conteúdos espiritualistas que Guilherme critica com tanta veemência nos seus vídeos: Pleiadianos; Asthar Sheran; semente estelar; reptilianos; Miguel Arcanjo; Metatron; chama violeta; câmara arcturiana; portais 11/11; canalizações; sintomas do despertar; mensageiros de Sírios; felinos; fenômenos ufo; reinos angélicos; Sananda; mentalizações para realização de desejos (lei da atração)... Enfim, o pacote completo. E não tenho nada contra o Ariel Spíndola. Pelo contrário: já assisti muitos vídeos dele, e admiro sua devoção pelos gatos, sentimento que também nutro.
As pessoas, como eu, procuram a projeção astral desesperadas para saber se existe algo além da matéria. Eu tentei por muitos anos e depois cansei. A importância de descobrir algo diminuiu pra mim. Certa vez me encontrei em sonho lúcido voando sobre o mar. A sensação foi maravilhosa. Tão boa que perdi o controle, voltei e acordei. Queria sentir aquilo de novo mesmo sendo uma fuga da dura realidade.
...é verdade....sempre a necessidade de continuar existindo.....mas, depois de alguma maturidade espiritual, a gente chega a conclusão que : tudo e todos ,que existem, é a gente mesmo...e , que toda manifestação, é de tempo limitado..aí , a gente se conforma... e tá tudo bem.
Bom, na minha opinião, se você deseja você consegue. Mas não deve focar tanto nisso ao ponto de ser um fardo, naturalmente vem. Eu nunca tive dúvidas porque sempre tive muitas experiências e já presenciei; escutei e vi muita coisa.
Salve Guilherminho, seu totoso! tô viciado no seu canal sacana, ótimo trabalho. Hoje em dia eu considero os sonhos e a realidade onírica mais reais do que a realidade que experimento durante a vigília. Nos sonhos ocorre uma exploração muito mais íntima, instantânea, direta, palpável quanto ao que é AGRADÁVEL e DESAGRADÁVEL do que quando estou acordado, de forma que, é mais fácil eu me enganar e me iludir estando em estado de vigília do que em repouso. Tudo no sonho pra mim é mais intenso. Se pratico Asana no sonho, por exemplo, alcanço o entendimento profundo daquele Asana, ocorre uma assimilação profunda da postura, já quando pratico o mesmo Asana acordado, a sensação é que estou de olhos vendados tateando uma floresta em busca de uma agulha. Se eu assisto uma palestra por exemplo, de algum Guru, é como se ele me desse um mapa para um tesouro, se, por outro lado, encontro um guru nos sonhos, ao invés de me dar o mapa, ele me entrega o tesouro nas mãos. Então, como pode meu Guru Onírico, dada a eficiência do seu trabalho, ser menos real do que um Guru "Físico"? Em fim, é tudo muito relativo hehe, mas pra mim, o sonho é bem mais palpável do que essa suposta "Realidade" que prende meus sentidos. Se você coloca uma viseira num cavalo, a realidade dele é reduzida ao ângulo de visão permitido pela viseira, se tirar essa viseira ele passa a enxergar com maior amplitude, enxergando mais coisas ao mesmo tempo do que antes. O sonho é isso.
O pessoal quer fugir da realidade. Não os culpo, a vida não é fácil. É uma fuga necessária para ajudar a suportar a vida. Não devemos ser intransigentes a ponto de achar que todos tem a capacidade de encarar a vida sem subterfúgios. Qdo chegar a hora todos despertarão.
Tenho muita experiência em sonho lúcido e quase nenhuma em viajem astral. Há uma diferença completa entre os 2. Me pareceu aqui que você não diferencia muito as duas. Quem está acostumado com LD nunca vai achar que está desdobrado e está visitando lugares reais. A gente sabe que é tudo produzido pela mente.
As minhas projeções sao bem oniricas, é como desdobramento estou em paralisia do sono e vou me desgrudando e saio pela casa, mas vejo coisas que nao estão la, mas conheco gente que ja viu ladrão dentro de casa em projeção e ele medita e o Waldo Vieira conta uma historia que foi na casa de alguem que nao acreditava, depois contou pra ela o que tinha visto... acho que não precisa ficar em anos de pratica, mas so da uma acalmada basica na mente pra ser mais lúcido, ou ter um talento natural pra isso como é no caso do Waldo.
Muito lógica essa sua explicação, tenho ouvido muitos relatos de pessoas que fazem essas práticas e me sentia muito pouco evoluída…. É claro que é mágico vc escutar de alguém que tais coisas são possíveis, é como descobrir a magia nesse mundo estranho e ter esperança, mas escutar de vc que isso é possível mas não tão fácil é muito lógico… mal damos conta de acalmar as emoções do nosso corpo…
Recentemente terminei de ler o tão famoso livro da Autobiografia de um Yogue do Paramahansa Yogananda. No decorrer da leitura eu fiquei muito impressionada, as vezes até chocada com muitas coisas que foram relatadas nesse livro. Em muitos momentos eu pensei: "Não, isso não é possivel, não pode ser!!!". Assim mesmo eu li até o final. Depois conclui que devemos ter uma mente aberta para ampliar a nossa compreensão sobre a vida, sobre a morte e também sobre todos os fenonimos que podem ocorrer no meio do percurso.
Já tive sonhos que transcenderam meu entendimento sobre o mundo e por um tempo procurei reviver eles, mas nunca consegui. Ler e estudar Jung me ajudou muito a entender esses simbolismos que os sonhos representam e saber identificar quando algo extraordinário e "metafísico" acontecem.
os estudos da experiência extracorpórea ja evoluiu mto, do que apenas a meditação, conhecimentos da manipulação das energias internas etc... não precisa fica na montanha em silencio...rs entendo que esta dizendo de um ponto de vista yogue, para quem estudo o tema em aberto sem direcionamento de religioso em especifico sabe que o assunto é mais complexo que isso... Todos nós saimos do corpo inconsciente ou em sonhando pairando sobre o corpo físico, estagio de sonho lucido (onde mistura sua capacidade Intrínseca de criar sonhos com a manipulação do mesmo onde não é real) ou saída consciente do corpo físico.
Certo, quando vc diz “estudos” vc se refere exatamente ao que? Quais os parâmetros? Quais os métodos empregados? Que testes foram feitos e sob quais circunstâncias? Quais artigos publicados à respeito e em quais publicações?
@@GuilhermeRomano Olá são varias perguntas para um estudante que só quer ajudar mas vamos lá!!! 1) me refiro a estudo da saída extracorpóreas; existem varias linhas de estudo, impossível citar todos, porém os estudo e referencias bibliográficas mais completos sobre o tema vem de escritores que são referencia como Waldo Viera (da Conscienciologia), Robert Moroe, William Buhlman, Oliver Fox, Charles Leadbeater, Sylvan Muldoon, Saulo Calderon e Wagner Borges... 2) Os Parâmetros depende muito a qual linha de estudos se segue, No entanto, aqui estão alguns parâmetros comuns em sua maioria, que podem ajudar ou facilitar o processo: Relaxamento profundo. Intenção clara: é importante ter uma intenção clara e definida. Consciência e controle: é preciso estar consciente do processo de saída do corpo e, idealmente, ter algum controle sobre ele. Algumas técnicas, como a "rolagem do corpo", podem ajudar a facilitar a separação da consciência do corpo físico. Frequência cerebral: a projeção astral geralmente ocorre em estados alterados de consciência, como a fase REM do sono ou em estados meditativos profundos, onde as ondas cerebrais mudam de padrão. Prática: a projeção astral é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática regular de técnicas específicas, como a visualização, a meditação, a auto-hipnose, entre outras. 3) Os métodos empregados também são vários, de acordo com a linha de estudo que se segue... Porem em sua essência, com vários nomes diferentes para o mesmo, que consiste no entendimento (A GROSSO MODO) de existe corpos diferentes que são o físico, o energético e o astral, onde hoje se entende que o corpo energético é oque faz o corpo astral estar "junto" ao corpo físico... Aprendendo a mexer e movimentar o corpo energético causa a descoincidência dos corpos facilitando assim a soltura do corpo astral e transferência de consciência entre os corpos, em estado de sono profundo. 4) Essa pergunta é muito subjetiva, porem se esta se referindo a estudos publicados recomento os estudos de Robert Moroe. Agora se a pergunta é sobre mim, quais teste eu fiz, eu posso te falar com mais clareza bem resumido... Eu sempre tive a mente aberta a todas as possibilidade, entendendo que nada sabemos LITERALMENTE... ainda mais se tratando de espiritualidade, me deparei em 2020 com um técnica de um cara muito humilde que trata o assunto com muito bom humor que é o Saulo Calderon, fiz a tec. sem nenhuma referencia de estudo anterior do tema e sem ler nenhum comentário sobre o assunto para nao ser induzido a sentir as mesmas reações que os demais. Fiz e o resultado foi punk, senti minhas energias pela primeira vez e isso me assuntou mto mas como curioso continuei por alguns dias... Pedi ajuda e patrocino dessa constatação para os amparadores (anjos ou qual nome gostaria de dar) e a primeira vez acordei vendo minha mão tentando abri a porta do quarto, mas voltei ao corpo, a segunda vez mesma coisa mas passei pela porta ai fiquei lucido e tive minha experiência que é intimo, mas vale muito ressaltar que só consegui pq além da força mental em conseguir, tive amparo. 5) Os artigos publicados à respeito e em quais publicações são dos escritores citado acima, na pergunta 01. Mas de qualquer forma um artigo amplamente citado e considerado importante na área é "The ‘Out-of-Body’ Experience: Disturbed Self-processing at the Temporo-parietal Junction" (em tradução livre, "A Experiência 'Fora do Corpo': Processamento de Self Perturbado na Junção Temporo-Parietal"), publicado na revista científica Neuroscience em 2002. Neste estudo, os pesquisadores utilizaram a técnica de estimulação magnética transcraniana (EMT) para investigar o papel do córtex temporoparietal na experiência de saída do corpo. Os resultados sugerem que a sensação de estar "fora do corpo" pode ser relacionada a um processamento perturbado do self na junção temporoparietal. Este artigo é relevante porque traz uma abordagem neurocientífica para a compreensão da saída do corpo, oferecendo uma visão mais objetiva do fenômeno e contribuindo para o entendimento de como o cérebro pode estar envolvido na experiência. Desculpe os Textões mas para explicar algo tão complexo levarias muito mais texto...rs Hari Om
@@Desirosa Sim, a comprovação de experiências como estas, um "nirvana" um "Samadhi" é para nós mesmos, uma vivencia do fenômeno... apesar que existem comprovações da exp ext. corporea... Mas a melhor comprovação é sempre a feita para nós mesmo... Forte Abraço Desirosa
@@MaykonNovaes parabéns, amigo! Explicou com muita propriedade e humildade. Também sou um estudante e estou aos poucos tendo as minhas próprias comprovações. Grande abraço e Deus te abençoe !
Tive algumas experiências uns anos atrás de projeção. Foi interessante porque foi a prova de que precisava de que a vida era mto mais do que achava. Tive respostas de algumas dúvidas e dps perdi o interesse em tais práticas. Hoje em dia tenho sonhos lúcidos e percebo exatamente que o guilherme falou: a mente processando informações do dia-dia. Vez ou outra que "sobe" algo pra ser resolvido (traumas ou crenças mto enraizadas). Atualmente eu tô mais interessada no estado de sono profundo. Em cm a mente some e dps aparece.
Oi Guilherme, recomendo acompanhar os podcasts do Wagner Borges, ele relata inúmeras experiências sobre novos aprendizados no mundo astral. Eu mesma tive uma experiência de autobilocação 2 meses atrás. Pode ver também os vídeos do falecido Waldo Vieira sobre Projeciologia. Eu só realmente passei a acreditar piamente quando passei pela minha própria experiência lúcida fora do corpo.
Já tive algumas projeções astrais conscientes, provocadas intencionalmente. Inclusive, o Saulo Calderon me ajudou bastante nesse processo. Mas a conclusão que cheguei depois de todas essas experiências, mesmo as mais reais, é que: É inconclusivo. Não consigo bater o martelo sobre a realidade/subjetividade dessas experiências. O próprio Saulo relata várias experiências que puderam ser comprovadas por outras pessoas, no entanto, eu vejo como uma experiência dele, não sou eu quem vai questionar essas experiências. Porém eu vejo que vários relatos dele, que ele transmite como coisas reais, me parecem nada mais que sonhos mesmo, carregados de sugestão. No final de contas, deixei isso um pouco de lado e as experiências que tenho ou ouço, procuro não afirmar muita coisa sobre elas.
Ótimo vídeo e assunto muito bem tratado! Estudo ocultismo a muitos anos já... o que mais vejo são os esquisoteristas colocando tudo como espiritual hahaha Já tive minhas experiências com sonhos lúcidos (Tudo sem querer) e com projeções astrais conscientes. Uma vez, inclusive, vi o relógio do quarto marcando um horário, quando voltei na sequência pro corpo pude confirmar ser a mesma hora, foi bem legal. Mas concordo que é tudo MUITO subjetivo e de difícil catalogação. Forte abraço!
Cara, como alguém que tem projeções astrais (quando dormindo e foi algo que começou espontaneamente quando nem sabia do que se tratava) e questiona todas elas até onde vai minha capacidade cognitiva, gostei muito da sua abordagem sobre o tema.
Desde os anos 90, até talvez antes eu busquei a projeção astral. Li Wagner Borges (prolixo, mas eu gosto dele), Waldo Vieira (achei muito arrogante e com um vocabulário próprio muito chato). No fundo eu ainda quero tentar. Mas deixei de lado por hora.
@@EDUARDOSILVA-tf1zy o sonho lúcido não é somente muito divertido. Algo acontece que a gente acorda com enorme alegria interior que nada nos atinge de fora
Eu gosto muito de estudar sobre projeção astral. Leio muito e assisto vários vídeos sobre o assunto. Mas não tenho interesse em vivenciar essa experiencia. Acredito que se eu estou encarnada neste plano é porque tenho algo a aprender aqui. E por isso devo me dedicar mais ao que eu vim fazer aqui
Oi, Guilherme, queria deixar meu relato aqui. Sou praticante da Yoga tibetana dos sonhos, de tradição do Budismo Bon, pratico com um mestre que foi treinado por Tenzin Wangyal Rinpoche. Essa prática é difícil e foi aberta pelo budismo Bon porque os mestres acreditam que depois da ocupação chinesa do Tibete a linhagem ia começar a renascer em outros territórios. Enfim, é difícil mas não é impossível e não exige nenhum treinamento surreal. Eu que sou uma zé absolutamente ninguém, comecei a ter sonhos lúcidos diariamente depois de fazer práticas simples recomendadas pelo meu mestre e uma meditação de 30 min diários por um mês. Além disso, também tenho muitos sonhos de claridade, que seriam sonhos premonitórios né. Mas toda a meditação e a prática de sonhos lúcidos tem a ver com o caminho da iluminação, os sonhos de claraluz, enfim. Não se pratica pra fazer projeção astral, a não ser que a projeção seja pra aprender com algum mestre outras práticas ou com divindades, dakinis, etc. De qualquer forma, qualquer pessoa que pratique a Yoga Tibetana dos sonhos consegue melhorar sua vida, porque consegue queimar as sementes kármicas durante o sono, treinar a flexibilidade da mente, etc. O sonho é o caminho direto pro inconsciente, e no inconsciente o samsara fica explícito. A meditação é imprescindível porque ela faz você manter a lucidez na vida normal. Quanto mais lúcido vc fica na vida, mais lúcido fica nos sonhos, e quanto mais lúcido nos sonhos, mais lúcido na vida. Além disso, ajuda a lucidez no pós-morte também, mas isso é uma outra prática....
Veja, o que descrevo como a experiência do Yogi de Kedarnath é uma tentativa de ir, consciente, para Shambala… a prática dos yogas do sono, do sonho e da morte tbm faço há anos e com resultados bastante positivos, mas sem toda a frenética loucura new age contemporânea :)
@@GuilhermeRomano oi, é que eu não entendi muito bem o que é loucura new age.... O que estou tentando dizer é que esses ensinamentos são preciosos e não deveriam ficar tão fechados, essas práticas podem ajudar muitas pessoas. E são relativamente simples, apenas medite todos os dias e você vai acordar dentro dos sonhos.
Gostei do vídeo! Acho que cai bem para a questão do "jovem místico" rs... Vejo que hoje em dia há nas redes sociais em geral muita mistura e incompreensão dos conceitos de sonhos lúcidos, projeção astral e outros mais... Grande parte disto, suponho eu, seja também por falta de uma base literária (leitura mesmo) do pessoal e também um pouco de reflexão sobre as coisas (e também de vivencia prática...) Resumindo: tire a leitura/estudo, a reflexão (filosófica) e prática sobre estas questões e o que sobra são os "esquisotéricos" rs...
Queria contar um sonho pra você, foi muito forte. Vamos fazer uma live? Sonho com deuses, sombra, meditação, Shiva... acordei arrepiado e sem conseguir falar.
Gratidão excelente explicação para quem está começando nova jornada de buscador, completei um ano nessa jornada gostaria dica para descobrir meu mentor e mestre que vai me ajudar e guiar na jornada da vida?? Gratidão 🙏❤️🙏
Gui! Me iniciei na Kriya! Mestre Paramahamsa Prajnanananda 😊 criatura não é que meu deu um edema no músculo da língua?! Hahahahahaha coisas que só acontecem com gente parte 248.347 kkkk bjo grande!
Parabéns pelo vídeo, Guilherme. Eu acredito e pratico projeção astral. Mas embora tenhamos opiniões diferentes sobre o assunto, respeito sua posição. Se me permite, eu gostaria de te fazer uma pergunta. Sou um ignorante em muitos assuntos e entre eles o Yoga e toda a cultura e bagagem religiosa proveniente da Índia. Tive há uns 6 meses atrás uma projeção ou sonho, como queira interpretar, em que eu parecia estar em uma espécie de aula. Éramos umas 10 pessoas naquele local mas parecia que estávamos sendo assistidos por uma multidão, embora só pudesse ver as 10 pessoas (era um sentimento de estar sendo visto por muitos). Então o professor ou mestre, sei lá, disse...: "aqui estão essas pessoas com seus obsessores... cada uma vai demonstrar com uma técnica diferente como afasta seu obsessor." Então começaram as demonstrações... depois de umas 4 ou 5 pessoas chegou a minha vez. Meu obsessor era invisível (de outras pessoas alguns eram dragões ou seres estranhos... mas o meu era invisível). Eu fiz um movimento com as mãos em que juntando os polegares e os indicadores e dobrando os demais dedos, eu fazia um triângulo que posicionei no chacka do coração (eu acho...era no meio do peito). Fiquei com muito medo, pois embora não pudesse vê-lo podia senti-lo. Assim, fazendo esse movimento com as mãos e falando a frase "o sangue de Jesus te repreenda" (nunca tinha usado essa frase, não que eu me lembre) que mais ou menos funcionou como um mantra, e a criatura dava passos para trás e eu avançava sobre ele. Então acordei (ou voltei para o corpo). Agora, conhecendo um pouco sobre a cultura indiana, vi que existem os mudras... você sabe me dizer se existe algum mudra que se encaixe com a descrição que dei, um triângulo com os dedos indicadores e os polegares? Desde já agradeço.
Pra quem se desprega do corpo de forma lúcida e espontânea, se vê dormindo, atravessa paredes, posso voar e visitar locais nunca visto antes. Infelizmente não tem nada a ver com sonhos...
Guilherme, Saudações! Sou um inscrito recente do seu canal e tenho maratonado seus vídeos que são bastante instrutivos. Dito isso, parabéns pelo seu trabalho, de verdade! Quanto ao tema desse vídeo, para longe de naturais discordâncias e pontos de vista opinativos, acho que você soube deixar bem separado seu posicionamento frente o assunto sem deixar de apresentar o que determinadas fontes da tradição a qual você é adepto tem a dizer sobre. Dito isso, gostaria de apresentar alguns contrapontos que o público que estiver assistindo possa vir a se beneficiar, quais sejam: - O fenômeno dos sonhos é estudado há centenas de anos. E não é porque a experiência seja simbólica como um diapasão da atividade de vigília que ela deixe de ter alguma centralidade de significado íntimo a existência particular do indivíduo. Um "delírio" ou "delusão" pode ser a chave para um processo maior de amadurecimento de alguém, tema este que é estudado em Freud e, principalmente Jung. - Entendo suas discordâncias (pelo que inferi, se estiver certo; bem como com quais) quanto ao Tenzin Wangyal Rinpoche. Mas acharia mais transparente se tivesse o citado nominalmente, mesmo que tenha mencionado indiretamente uma de suas principais obras no Ocidente. E veja, em outro vídeo você falou sobre o Sadhguru numa boa mesmo tendo essas discordâncias sobre pontos que você considera no mínimo "questionáveis", e sei que o seu problema não é com o budismo. No Bön tibetano e em algumas escolas Vajrayana o sonho é visto como um aspecto perceptivo mais sutil de delusão semelhante ao que já vivemos em estado de vigília, auxiliar ao ensinamento central do Dzogchen, cujo objetivo é levar a percepção dessa "mente natural" (o "rigpa"). - Sobre a projeciologia. Olha, entendo seu posicionamento ortodoxo frente a uma visão de prática sua particular que é a que dirige sua vida, mas acho precipitado se ater somente a história dos experimentos da CIA para encerrar a questão. Não se trata exatamente de uma comprovação, e impor algo assim é tão equivocado como por a yoga sob a lente do positivismo científico. Existe uma comunidade de praticantes ao redor do mundo que passa por esse tipo de experiência, ainda mais no Brasil com o trabalho de pessoas como Saulo Calderon e Wagner Borges, com estudos e livros dedicados ao tema. Eu posso concordar que o enfoque no plano espiritual mais raso é uma delusão e que a sensatez nos aponta para o treinamento espiritual, mas projeção astral e sonhos lúcidos é algo que acontece em religiões como umbanda, espiritismo e outros cultos que não possuem a mesma interface da yoga. Sonhos podem ser fonte de iniciação aos que conseguem uma via possível de acesso heterodoxo a iniciação espiritual. O livro "Chuva de Estrelas", do Peter Lamborn Wilson (Hakim Bey) é uma boa fonte que indico e que vai em cima de estudos antigos do Ibn Arabi (Sufismo) e recentes, a exemplo de Henry Corbin (Psicologia), que ajudam bastante a compreender a temática. Grato por sua atenção. 🙏
Oi amor! Eu sempre tive projeções espontaneas, quando comecei a meditar elas explodiram! Em experiencias incríveis e tambem banais. O que eu faço com isso? Como eu trabalho isso para um melhor aproveitamento?
mas não procuro mais projeção astral, só deixo a mente correr livremente!!! todas as experiências que tive enquanto tentava foram tenebrosasssss. enquanto outras que me tocaram, mesmo que apenas em sonhos, às vezes nem lúcidos, foram tão significativas quanto a última peça de um quebra-cabeça 💗
Tive a experiencia de uma semana intensiva de meditacao praticamente continua variando os tipos de meditacao com o que eu tinha de informacao claro apos muitos anos praticando de maneira a me descobrir mas nunca ate entao havia feito algo muito profundo entao apos essa semana tive uma projecao ou seja la o que for. Aprendi coisas novas, diretamente pela sensaçao e indiretamente atraves de simbologias que nao tinha conhecimento. Ate cheguei a mandar mensagem no seu insta pois havia comecado a acompanhar recentemente naquele tempo mas decidi apagar pois eu estava psicologicamente abalado com aquilo que havia acontecido. Ate hoje junto os cacos das informacoes e tento com clareza analisar. Queria realmente poder conversar com alguem mais madura que pudesse me passar um ponto de vista sobre o que ocorreu mas pelo visto vau ser trilhar só
As pessoas acham que sonho lúcido é real e NÃO É. Não é o plano Astral. As pessoas que você encontra não são reais. Talvez no máximo seja o mundo mental da teosofia.
O que é real então ? Você já chegou nesse lugar? Sabe como ele se comporta? Tudo oq vc tem são experiências a partir dos sentidos que sabemos que são falhos Não defina, apenas desfrute e utilize disto pra crescer
....adorei os contra-argumentos de vocês....talvez , a realidade, nunca possa ser tocada por nosso entendimento...talvez, o nosso entendimento, seja a realidade....um adulto , olhará pra uma cobra de maneira diferente de uma criança, mesmo vislumbrando a mesma cobra.....
Rapaz eu sou o tipo de pessoa que assiste vídeos no yt lendo comentários, mas vou parando quando quero prestar mais atenção, coincidência foi colocar o vídeo pra rolar e ir ouvindo e ir aprontando a cama pra dormir deitar na cama e ir rolando os comentários até o final e ao mesmo tempo e no mesmo tempo que você fala sobre os três karmas eu chego nesse comentário kkkkk Sinto que não cheguei nesse vídeo por um acaso mas vou assistir esse e todos os outros Amei o seu canal Qual o nome que podemos dar pra isso? Quando parece que tudo já aconteceu ou está acontecendo ao mesmo tempo? Passado, futuro e presente?
Saulo me ajudou muito na projeção astral, mas com o tempo, passei a perceber que muitos relatos dele não passam disso, sonho, e ele transmite como se fosse realidade.
proselitismo puro, agora eu entendi por que você tem uma resistência tão grande com projetistas ocidentais, é só pq eles são ocidentais mesmo, e tudo daqui é nefasto e pervertido, você só falha em perceber que o ocidente tem cultura também, e muita cultura. "ah mas se vc não fizer as praticas dos monges vc não vai saber diferenciar sonho de projeção" isso é literalmente o pilar de toda teoria, é a primeira coisa que aprendemos e devoramos livros e estudos pra saber como não cair em qualquer conto ou narrativa que acontecer. Você desqualifica as práticas do ocidente só pra fazer proselitismo da sua tradição mesmo, se informe melhor e deixe de projetar nas tradições dos outros os defeitos que você viu na sua própria infância dentro de centro espírita, nós nem somos de centro espírita pra começar.
Comece sua jornada de transformação agora mesmo🙏
guilhermeromano.kebook.com.br/cursos/jornada-da-meditacao/?cupom=PASCOA35&desconto=35&val=30-04-2023
Gosto do Saulo Calderon, ele tem uma visão mais pragmática da experiencia de projeção astral. Acredito nesse tipo de vivência como uma forma de percebermos a realidade de outras dimensões, que não temos acesso devido a nossa imaturidade espiritual.
Eu sigo o Saulo e testei algumas técnicas dele. Experimentei coisas que não sei explicar, mas muito longe do que são as experiências dele. O que eu mais gosto é da vibe de filosofia de boteco, que atinge um público bem diverso!
Todos são sonhos segundo esse ponto de vista
Porém as criações dos sonhos dependem do funcionando do cérebro, se a gente observar uma Eqm e uma projeção astral acontece o mesmo fenômeno uma com e outra sem o funcionamento do cérebro.
Poxa, vim aqui pensando que iria aprender a ficar lúcida para ter sonho premonitório pra ganhar no jogo do bicho. 😩 HAUAHUHAUHAU brincadeira! O conteúdo foi ótimo e a introdução diferenciada me quebrou de um modo que eu quase engasguei aqui almoçando!
Viagem astral é vigília, você está acordado e consciente. Tal como na vigília do corpo físico. A diferença apenas está em qual corpo você está manifesto e através do qual percebe e interage com as realidades física e astral.
Isso é o que dizem
@@bolodeleite-lk1qn para quem viveu isso a vida inteira, desde a infância, não importa muito o que dizem.
@@HenriqueSantAnna hahah exatamente, passo por isso desde criança também...E só vai de fato saber o valor da projeção, quem tiver uma projeção lúcida, quem não acredita ainda não alcançou uma lucidez básica ("vigília física") fora do corpo.
Li seu livro sobre a dança.
E assisti seus videos sobre o espiritismo.
Em primeira dose, fiquei meio ressabiada, pois estava numa fase de encantamento com a doutrina, algo que passa, como outros encantamentos filosóficos que já tive.
Hoje, consigo entender com mais exatidão a transformação que vc tanto relata. Ou seja, a mudança na percepção.
As vezes estamos tão apegados aos fenômenos que esquecemos que o principal é a lapidação pessoal, que a doutrina espirita termina ficando aquém por procurar algo fora.
E isso vejo com muitos espiritualistas. A busca por fenômenos, por espíritos superiores, mestres.
A questão da reforma intima é debatida de forma muito superficial. Que é a parte mais difícil.
A religião pode até ser um farol de conduta. Mas procurar algo externo é erro.
Os pontos de interseção existem. Mas no meu atual estado de evolução ainda estou aprendendo muito sobre eles.
As vezes queremos ter certezas sobre fenômenos quando não estamos preparados nem para própria realidade palpável.
As pessoas ficam na busca de divagações para fugir do trabalho.
Seu vídeo hoje, mais uma vez, foi cirúrgico.
...oi duda....concordo com vc...também passei por fases parecidas...só vou discordar um pouquinho , no que tange ao espiritismo...pois sempre ouvi ensinos lá ,que nos levam a reforma íntima sim....sempre nos incentivando a buscar em nós, a espontaneidade da caridade e do perdão a quem nos fere....abraço !!
@@EDUARDOSILVA-tf1zy Concordo. Posso ter me expressado mal, não digo dos ensinamentos em si, mas dos mecanismos para chegar lá. O típico orai e vigiai não é um mecanismo simples de ser executado quando estamos na noite escura da alma.... Acho que o que me incomoda é reduzir algo tão complicado. Os tons da nossa humanidade....
"Eu não sei" é a resposta mais sabia
Já no começo do vídeo, gostei de vc. Aprecio muito gente bem-humorada!
...a gente tem que perguntar essas coisas é pra você mesmo pô.....vai perguntar pro padeiro do bairro ?.. kkkķkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKK Sim!
Que bom que eu encontrei seu canal.
Você é a primeira pessoa que eu encontrei que fala do plano onírico de maneira realística e assertiva.
Eu tenho sonhos lúcidos com muito frequência concordo com a ideia do plano onírico ser plástica e não especifica, porém ele possuí sim suas regras e atalhos, de certa forma ele é tão real quanto o nosso.
Eu não acho que sejam divindades que nos guiam pelo plano onírico eu raramente estou acompanhado.
Fala isso para o Saulo Calderon e os seguidores dele 🤣🤣🤣🤣🤣🤣.
Respira ,inspira e não pira , amei sua explicação
Difícil dizer algo pra quem já sabe tudo ;)
@@GuilhermeRomano humilde é você, né não? Os outros acham que sabem tudo, você não. Inclusive sabe tanto que até poderia dizer algo para os outros que só acham que sabem. Mas nem vale a pena dizer, pois não iriam entender toda essa sua grande sabedoria.
Falo com respeito, irmão. Na Kriya não há espaço para isso.
@@HenriqueSantAnna Também não entendi. A respeito do Saulo, já assisti alguns vídeos dele, e ele não me pareceu do tipo que se acha o “sabe-tudo”. Ele relata suas experiências com simplicidade. Até a maneira que fala nos vídeos é mais informal. Não há megalomania nos relatos, como se acha em outros produtores de conteúdo espiritualista por aí. E quando alguém tenta colocar uma religião sobre as outras, ele propõe questionar o porquê desta suposta superioridade, e vai desenvolvendo o raciocínio, de maneira a tentar “abrir a mente” da pessoa, ao mesmo tempo em que não procura ser invasivo demais.
E o mais curioso: com todo o respeito, o caro Ariel Espíndola, que comentou acima, traz em seu canal grande quantidade de conteúdos espiritualistas que Guilherme critica com tanta veemência nos seus vídeos: Pleiadianos; Asthar Sheran; semente estelar; reptilianos; Miguel Arcanjo; Metatron; chama violeta; câmara arcturiana; portais 11/11; canalizações; sintomas do despertar; mensageiros de Sírios; felinos; fenômenos ufo; reinos angélicos; Sananda; mentalizações para realização de desejos (lei da atração)... Enfim, o pacote completo. E não tenho nada contra o Ariel Spíndola. Pelo contrário: já assisti muitos vídeos dele, e admiro sua devoção pelos gatos, sentimento que também nutro.
Eu entendi? Guerra de influenceiadores? Kk.
As pessoas, como eu, procuram a projeção astral desesperadas para saber se existe algo além da matéria. Eu tentei por muitos anos e depois cansei. A importância de descobrir algo diminuiu pra mim. Certa vez me encontrei em sonho lúcido voando sobre o mar. A sensação foi maravilhosa. Tão boa que perdi o controle, voltei e acordei. Queria sentir aquilo de novo mesmo sendo uma fuga da dura realidade.
...é verdade....sempre a necessidade de continuar existindo.....mas, depois de alguma maturidade espiritual, a gente chega a conclusão que : tudo e todos ,que existem, é a gente mesmo...e , que toda manifestação, é de tempo limitado..aí , a gente se conforma... e tá tudo bem.
Bom, na minha opinião, se você deseja você consegue. Mas não deve focar tanto nisso ao ponto de ser um fardo, naturalmente vem. Eu nunca tive dúvidas porque sempre tive muitas experiências e já presenciei; escutei e vi muita coisa.
Um vídeo verdadeiramente lúcido 😅
Salve Guilherminho, seu totoso! tô viciado no seu canal sacana, ótimo trabalho. Hoje em dia eu considero os sonhos e a realidade onírica mais reais do que a realidade que experimento durante a vigília. Nos sonhos ocorre uma exploração muito mais íntima, instantânea, direta, palpável quanto ao que é AGRADÁVEL e DESAGRADÁVEL do que quando estou acordado, de forma que, é mais fácil eu me enganar e me iludir estando em estado de vigília do que em repouso. Tudo no sonho pra mim é mais intenso. Se pratico Asana no sonho, por exemplo, alcanço o entendimento profundo daquele Asana, ocorre uma assimilação profunda da postura, já quando pratico o mesmo Asana acordado, a sensação é que estou de olhos vendados tateando uma floresta em busca de uma agulha. Se eu assisto uma palestra por exemplo, de algum Guru, é como se ele me desse um mapa para um tesouro, se, por outro lado, encontro um guru nos sonhos, ao invés de me dar o mapa, ele me entrega o tesouro nas mãos. Então, como pode meu Guru Onírico, dada a eficiência do seu trabalho, ser menos real do que um Guru "Físico"? Em fim, é tudo muito relativo hehe, mas pra mim, o sonho é bem mais palpável do que essa suposta "Realidade" que prende meus sentidos. Se você coloca uma viseira num cavalo, a realidade dele é reduzida ao ângulo de visão permitido pela viseira, se tirar essa viseira ele passa a enxergar com maior amplitude, enxergando mais coisas ao mesmo tempo do que antes. O sonho é isso.
3 jab e 1 direto no final do video p quem ta se achando o magão do plano astral
🔥🙏🏻
O pessoal quer fugir da realidade. Não os culpo, a vida não é fácil. É uma fuga necessária para ajudar a suportar a vida. Não devemos ser intransigentes a ponto de achar que todos tem a capacidade de encarar a vida sem subterfúgios. Qdo chegar a hora todos despertarão.
O biólogo Sidarta Ribeiro estuda os sonhos e tem um livro bem interessante sobre o tema.
Tenho muita experiência em sonho lúcido e quase nenhuma em viajem astral. Há uma diferença completa entre os 2. Me pareceu aqui que você não diferencia muito as duas. Quem está acostumado com LD nunca vai achar que está desdobrado e está visitando lugares reais. A gente sabe que é tudo produzido pela mente.
As minhas projeções sao bem oniricas, é como desdobramento estou em paralisia do sono e vou me desgrudando e saio pela casa, mas vejo coisas que nao estão la, mas conheco gente que ja viu ladrão dentro de casa em projeção e ele medita e o Waldo Vieira conta uma historia que foi na casa de alguem que nao acreditava, depois contou pra ela o que tinha visto... acho que não precisa ficar em anos de pratica, mas so da uma acalmada basica na mente pra ser mais lúcido, ou ter um talento natural pra isso como é no caso do Waldo.
Fala sobre EQM e estuda antes e ver os videoa do canal "quem somos nós" seria ate interessante uma conversa entre vc e o dono desse canal tb
Muito lógica essa sua explicação, tenho ouvido muitos relatos de pessoas que fazem essas práticas e me sentia muito pouco evoluída…. É claro que é mágico vc escutar de alguém que tais coisas são possíveis, é como descobrir a magia nesse mundo estranho e ter esperança, mas escutar de vc que isso é possível mas não tão fácil é muito lógico… mal damos conta de acalmar as emoções do nosso corpo…
Abordagem bem original
Achei que você foi muito macho e além de tudo muito verdadeiro
Show adorei o vídeo 🎉
Recentemente terminei de ler o tão famoso livro da Autobiografia de um Yogue do Paramahansa Yogananda. No decorrer da leitura eu fiquei muito impressionada, as vezes até chocada com muitas coisas que foram relatadas nesse livro. Em muitos momentos eu pensei: "Não, isso não é possivel, não pode ser!!!". Assim mesmo eu li até o final. Depois conclui que devemos ter uma mente aberta para ampliar a nossa compreensão sobre a vida, sobre a morte e também sobre todos os fenonimos que podem ocorrer no meio do percurso.
qual o nome da autobiografia?
@@Mariana-qn3iw A Autobiografia de um Yogue do Paramahansa Yogananda.
Te amo tanto!!! Kkkkkk Vc me diverte apesar do mundo tão louco!
Já tive sonhos que transcenderam meu entendimento sobre o mundo e por um tempo procurei reviver eles, mas nunca consegui. Ler e estudar Jung me ajudou muito a entender esses simbolismos que os sonhos representam e saber identificar quando algo extraordinário e "metafísico" acontecem.
Gui sempre lúcido, sempre pé no chão, muito bom 😄👏👏👏👏
os estudos da experiência extracorpórea ja evoluiu mto, do que apenas a meditação, conhecimentos da manipulação das energias internas etc... não precisa fica na montanha em silencio...rs entendo que esta dizendo de um ponto de vista yogue, para quem estudo o tema em aberto sem direcionamento de religioso em especifico sabe que o assunto é mais complexo que isso... Todos nós saimos do corpo inconsciente ou em sonhando pairando sobre o corpo físico, estagio de sonho lucido (onde mistura sua capacidade Intrínseca de criar sonhos com a manipulação do mesmo onde não é real) ou saída consciente do corpo físico.
Certo, quando vc diz “estudos” vc se refere exatamente ao que?
Quais os parâmetros?
Quais os métodos empregados?
Que testes foram feitos e sob quais circunstâncias?
Quais artigos publicados à respeito e em quais publicações?
@@GuilhermeRomano Olá são varias perguntas para um estudante que só quer ajudar mas vamos lá!!!
1) me refiro a estudo da saída extracorpóreas; existem varias linhas de estudo, impossível citar todos, porém os estudo e referencias bibliográficas mais completos sobre o tema vem de escritores que são referencia como Waldo Viera (da Conscienciologia), Robert Moroe, William Buhlman, Oliver Fox, Charles Leadbeater, Sylvan Muldoon, Saulo Calderon e Wagner Borges...
2) Os Parâmetros depende muito a qual linha de estudos se segue, No entanto, aqui estão alguns parâmetros comuns em sua maioria, que podem ajudar ou facilitar o processo:
Relaxamento profundo.
Intenção clara: é importante ter uma intenção clara e definida.
Consciência e controle: é preciso estar consciente do processo de saída do corpo e, idealmente, ter algum controle sobre ele. Algumas técnicas, como a "rolagem do corpo", podem ajudar a facilitar a separação da consciência do corpo físico.
Frequência cerebral: a projeção astral geralmente ocorre em estados alterados de consciência, como a fase REM do sono ou em estados meditativos profundos, onde as ondas cerebrais mudam de padrão.
Prática: a projeção astral é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática regular de técnicas específicas, como a visualização, a meditação, a auto-hipnose, entre outras.
3) Os métodos empregados também são vários, de acordo com a linha de estudo que se segue... Porem em sua essência, com vários nomes diferentes para o mesmo, que consiste no entendimento (A GROSSO MODO) de existe corpos diferentes que são o físico, o energético e o astral, onde hoje se entende que o corpo energético é oque faz o corpo astral estar "junto" ao corpo físico... Aprendendo a mexer e movimentar o corpo energético causa a descoincidência dos corpos facilitando assim a soltura do corpo astral e transferência de consciência entre os corpos, em estado de sono profundo.
4) Essa pergunta é muito subjetiva, porem se esta se referindo a estudos publicados recomento os estudos de Robert Moroe. Agora se a pergunta é sobre mim, quais teste eu fiz, eu posso te falar com mais clareza bem resumido... Eu sempre tive a mente aberta a todas as possibilidade, entendendo que nada sabemos LITERALMENTE... ainda mais se tratando de espiritualidade, me deparei em 2020 com um técnica de um cara muito humilde que trata o assunto com muito bom humor que é o Saulo Calderon, fiz a tec. sem nenhuma referencia de estudo anterior do tema e sem ler nenhum comentário sobre o assunto para nao ser induzido a sentir as mesmas reações que os demais. Fiz e o resultado foi punk, senti minhas energias pela primeira vez e isso me assuntou mto
mas como curioso continuei por alguns dias... Pedi ajuda e patrocino dessa constatação para os amparadores (anjos ou qual nome gostaria de dar) e a primeira vez acordei vendo minha mão tentando abri a porta do quarto, mas voltei ao corpo, a segunda vez mesma coisa mas passei pela porta ai fiquei lucido e tive minha experiência que é intimo, mas vale muito ressaltar que só consegui pq além da força mental em conseguir, tive amparo.
5) Os artigos publicados à respeito e em quais publicações são dos escritores citado acima, na pergunta 01. Mas de qualquer forma um artigo amplamente citado e considerado importante na área é "The ‘Out-of-Body’ Experience: Disturbed Self-processing at the Temporo-parietal Junction" (em tradução livre, "A Experiência 'Fora do Corpo': Processamento de Self Perturbado na Junção Temporo-Parietal"), publicado na revista científica Neuroscience em 2002.
Neste estudo, os pesquisadores utilizaram a técnica de estimulação magnética transcraniana (EMT) para investigar o papel do córtex temporoparietal na experiência de saída do corpo. Os resultados sugerem que a sensação de estar "fora do corpo" pode ser relacionada a um processamento perturbado do self na junção temporoparietal.
Este artigo é relevante porque traz uma abordagem neurocientífica para a compreensão da saída do corpo, oferecendo uma visão mais objetiva do fenômeno e contribuindo para o entendimento de como o cérebro pode estar envolvido na experiência.
Desculpe os Textões mas para explicar algo tão complexo levarias muito mais texto...rs
Hari Om
@@MaykonNovaes muito bom!
Eu também já projetei e é difícil acreditar quem não teve essa experiência
@@Desirosa Sim, a comprovação de experiências como estas, um "nirvana" um "Samadhi" é para nós mesmos, uma vivencia do fenômeno... apesar que existem comprovações da exp ext. corporea... Mas a melhor comprovação é sempre a feita para nós mesmo... Forte Abraço Desirosa
@@MaykonNovaes parabéns, amigo! Explicou com muita propriedade e humildade. Também sou um estudante e estou aos poucos tendo as minhas próprias comprovações. Grande abraço e Deus te abençoe !
Tive algumas experiências uns anos atrás de projeção. Foi interessante porque foi a prova de que precisava de que a vida era mto mais do que achava. Tive respostas de algumas dúvidas e dps perdi o interesse em tais práticas.
Hoje em dia tenho sonhos lúcidos e percebo exatamente que o guilherme falou: a mente processando informações do dia-dia. Vez ou outra que "sobe" algo pra ser resolvido (traumas ou crenças mto enraizadas).
Atualmente eu tô mais interessada no estado de sono profundo. Em cm a mente some e dps aparece.
...pois é...a dúvida é se , sem um cérebro físico por trás, ainda teremos alguma consciência?
Guilherme, faça um podcast com o Wagner Borges ou o Saulo Calderon.
Oi Guilherme, recomendo acompanhar os podcasts do Wagner Borges, ele relata inúmeras experiências sobre novos aprendizados no mundo astral. Eu mesma tive uma experiência de autobilocação 2 meses atrás. Pode ver também os vídeos do falecido Waldo Vieira sobre Projeciologia. Eu só realmente passei a acreditar piamente quando passei pela minha própria experiência lúcida fora do corpo.
Eu sou amigo do Wagner Borges e conheço o trabalho do Waldo há muitos anos 🙏🏻😁
Sempre bom voltar a ver os vídeos Gui, obrigado pelo conteúdo
Como é bom sempre ouvi-lo!
Muito bom. Muito lúcido, esclarecedor, desmistificador. Parabéns 🌟🙏🏽
Já tive algumas projeções astrais conscientes, provocadas intencionalmente. Inclusive, o Saulo Calderon me ajudou bastante nesse processo. Mas a conclusão que cheguei depois de todas essas experiências, mesmo as mais reais, é que: É inconclusivo. Não consigo bater o martelo sobre a realidade/subjetividade dessas experiências. O próprio Saulo relata várias experiências que puderam ser comprovadas por outras pessoas, no entanto, eu vejo como uma experiência dele, não sou eu quem vai questionar essas experiências. Porém eu vejo que vários relatos dele, que ele transmite como coisas reais, me parecem nada mais que sonhos mesmo, carregados de sugestão.
No final de contas, deixei isso um pouco de lado e as experiências que tenho ou ouço, procuro não afirmar muita coisa sobre elas.
Obrigada por essa nova abordagem. 🙏🏻❤️
Salto QuantumLeap
Praktish
Ótimo vídeo e assunto muito bem tratado!
Estudo ocultismo a muitos anos já... o que mais vejo são os esquisoteristas colocando tudo como espiritual hahaha
Já tive minhas experiências com sonhos lúcidos (Tudo sem querer) e com projeções astrais conscientes. Uma vez, inclusive, vi o relógio do quarto marcando um horário, quando voltei na sequência pro corpo pude confirmar ser a mesma hora, foi bem legal.
Mas concordo que é tudo MUITO subjetivo e de difícil catalogação.
Forte abraço!
🙏🏻😁
Acabei de me projetar para o vídeo do Guilherme.
Cara, como alguém que tem projeções astrais (quando dormindo e foi algo que começou espontaneamente quando nem sabia do que se tratava) e questiona todas elas até onde vai minha capacidade cognitiva, gostei muito da sua abordagem sobre o tema.
Como vc conseguiu?
Quais foram suas experiências?
....quais os parâmetros disso ?
....conseguia amarrar os sapatos ?...kkk
adoro a sua lucidez
Gashô 🙏🏼
Desde os anos 90, até talvez antes eu busquei a projeção astral. Li Wagner Borges (prolixo, mas eu gosto dele), Waldo Vieira (achei muito arrogante e com um vocabulário próprio muito chato). No fundo eu ainda quero tentar. Mas deixei de lado por hora.
Olá! Já tentou a técnica das mãos?
Saulo tá aí po
Muito bom!
Na projeção astral você não consegue mudar a realidade em volta porque já é real. No sonho lúcido você faz tudo que quer acontecer.
...excelente explicação ...nesse caso , a projeção me parece ter mais utilidade , né...
...apesar que , no sonho, podemos trabalhar as "mazelas " de nosso subconsciente...
@@EDUARDOSILVA-tf1zy perfeito.
@@EDUARDOSILVA-tf1zy o sonho lúcido não é somente muito divertido. Algo acontece que a gente acorda com enorme alegria interior que nada nos atinge de fora
@@EDUARDOSILVA-tf1zy na projeção podemos efetivamente auxiliar o próximo
Tô no grupo do desespero tbm😂
Eu gosto muito de estudar sobre projeção astral. Leio muito e assisto vários vídeos sobre o assunto. Mas não tenho interesse em vivenciar essa experiencia. Acredito que se eu estou encarnada neste plano é porque tenho algo a aprender aqui. E por isso devo me dedicar mais ao que eu vim fazer aqui
Oi, Guilherme, queria deixar meu relato aqui. Sou praticante da Yoga tibetana dos sonhos, de tradição do Budismo Bon, pratico com um mestre que foi treinado por Tenzin Wangyal Rinpoche. Essa prática é difícil e foi aberta pelo budismo Bon porque os mestres acreditam que depois da ocupação chinesa do Tibete a linhagem ia começar a renascer em outros territórios. Enfim, é difícil mas não é impossível e não exige nenhum treinamento surreal. Eu que sou uma zé absolutamente ninguém, comecei a ter sonhos lúcidos diariamente depois de fazer práticas simples recomendadas pelo meu mestre e uma meditação de 30 min diários por um mês. Além disso, também tenho muitos sonhos de claridade, que seriam sonhos premonitórios né. Mas toda a meditação e a prática de sonhos lúcidos tem a ver com o caminho da iluminação, os sonhos de claraluz, enfim. Não se pratica pra fazer projeção astral, a não ser que a projeção seja pra aprender com algum mestre outras práticas ou com divindades, dakinis, etc. De qualquer forma, qualquer pessoa que pratique a Yoga Tibetana dos sonhos consegue melhorar sua vida, porque consegue queimar as sementes kármicas durante o sono, treinar a flexibilidade da mente, etc. O sonho é o caminho direto pro inconsciente, e no inconsciente o samsara fica explícito. A meditação é imprescindível porque ela faz você manter a lucidez na vida normal. Quanto mais lúcido vc fica na vida, mais lúcido fica nos sonhos, e quanto mais lúcido nos sonhos, mais lúcido na vida. Além disso, ajuda a lucidez no pós-morte também, mas isso é uma outra prática....
Veja, o que descrevo como a experiência do Yogi de Kedarnath é uma tentativa de ir, consciente, para Shambala… a prática dos yogas do sono, do sonho e da morte tbm faço há anos e com resultados bastante positivos, mas sem toda a frenética loucura new age contemporânea :)
@@GuilhermeRomano oi, é que eu não entendi muito bem o que é loucura new age.... O que estou tentando dizer é que esses ensinamentos são preciosos e não deveriam ficar tão fechados, essas práticas podem ajudar muitas pessoas. E são relativamente simples, apenas medite todos os dias e você vai acordar dentro dos sonhos.
Amo demais esse canal, vc é muito necessário, Gui! Ps: abraço pra vc e o Mateus, eu me achando a íntima 😂🫶
🫂
🙏🏻🥰
Gostei do vídeo! Acho que cai bem para a questão do "jovem místico" rs... Vejo que hoje em dia há nas redes sociais em geral muita mistura e incompreensão dos conceitos de sonhos lúcidos, projeção astral e outros mais... Grande parte disto, suponho eu, seja também por falta de uma base literária (leitura mesmo) do pessoal e também um pouco de reflexão sobre as coisas (e também de vivencia prática...) Resumindo: tire a leitura/estudo, a reflexão (filosófica) e prática sobre estas questões e o que sobra são os "esquisotéricos" rs...
"pegue o seu fio de prata" + música do balão mágico = 🤣🤣🤣🤣🤣
Gratilux 😂😂😂 Ui 😅
Queria contar um sonho pra você, foi muito forte. Vamos fazer uma live?
Sonho com deuses, sombra, meditação, Shiva... acordei arrepiado e sem conseguir falar.
Gratidão excelente explicação para quem está começando nova jornada de buscador, completei um ano nessa jornada gostaria dica para descobrir meu mentor e mestre que vai me ajudar e guiar na jornada da vida?? Gratidão 🙏❤️🙏
Gui! Me iniciei na Kriya! Mestre Paramahamsa Prajnanananda 😊 criatura não é que meu deu um edema no músculo da língua?! Hahahahahaha coisas que só acontecem com gente parte 248.347 kkkk bjo grande!
A tradição de Hariharananda não ensina Talabhya Kriya, que é essencial pra isso não acontecer 🙏🏻😁
@@GuilhermeRomano Valeu pela dica!
Parabéns pelo vídeo, Guilherme. Eu acredito e pratico projeção astral. Mas embora tenhamos opiniões diferentes sobre o assunto, respeito sua posição. Se me permite, eu gostaria de te fazer uma pergunta. Sou um ignorante em muitos assuntos e entre eles o Yoga e toda a cultura e bagagem religiosa proveniente da Índia. Tive há uns 6 meses atrás uma projeção ou sonho, como queira interpretar, em que eu parecia estar em uma espécie de aula. Éramos umas 10 pessoas naquele local mas parecia que estávamos sendo assistidos por uma multidão, embora só pudesse ver as 10 pessoas (era um sentimento de estar sendo visto por muitos). Então o professor ou mestre, sei lá, disse...: "aqui estão essas pessoas com seus obsessores... cada uma vai demonstrar com uma técnica diferente como afasta seu obsessor." Então começaram as demonstrações... depois de umas 4 ou 5 pessoas chegou a minha vez. Meu obsessor era invisível (de outras pessoas alguns eram dragões ou seres estranhos... mas o meu era invisível). Eu fiz um movimento com as mãos em que juntando os polegares e os indicadores e dobrando os demais dedos, eu fazia um triângulo que posicionei no chacka do coração (eu acho...era no meio do peito). Fiquei com muito medo, pois embora não pudesse vê-lo podia senti-lo. Assim, fazendo esse movimento com as mãos e falando a frase "o sangue de Jesus te repreenda" (nunca tinha usado essa frase, não que eu me lembre) que mais ou menos funcionou como um mantra, e a criatura dava passos para trás e eu avançava sobre ele. Então acordei (ou voltei para o corpo). Agora, conhecendo um pouco sobre a cultura indiana, vi que existem os mudras... você sabe me dizer se existe algum mudra que se encaixe com a descrição que dei, um triângulo com os dedos indicadores e os polegares? Desde já agradeço.
Eu sempre me perguntei pq essas pessoas que fazem viagem astral, canalisam ets etc... Nunca trazem uma informação verdadeiramente nova
Pra quem se desprega do corpo de forma lúcida e espontânea, se vê dormindo, atravessa paredes, posso voar e visitar locais nunca visto antes. Infelizmente não tem nada a ver com sonhos...
❤
🙏
Guilherme,
Saudações!
Sou um inscrito recente do seu canal e tenho maratonado seus vídeos que são bastante instrutivos. Dito isso, parabéns pelo seu trabalho, de verdade!
Quanto ao tema desse vídeo, para longe de naturais discordâncias e pontos de vista opinativos, acho que você soube deixar bem separado seu posicionamento frente o assunto sem deixar de apresentar o que determinadas fontes da tradição a qual você é adepto tem a dizer sobre.
Dito isso, gostaria de apresentar alguns contrapontos que o público que estiver assistindo possa vir a se beneficiar, quais sejam:
- O fenômeno dos sonhos é estudado há centenas de anos. E não é porque a experiência seja simbólica como um diapasão da atividade de vigília que ela deixe de ter alguma centralidade de significado íntimo a existência particular do indivíduo. Um "delírio" ou "delusão" pode ser a chave para um processo maior de amadurecimento de alguém, tema este que é estudado em Freud e, principalmente Jung.
- Entendo suas discordâncias (pelo que inferi, se estiver certo; bem como com quais) quanto ao Tenzin Wangyal Rinpoche. Mas acharia mais transparente se tivesse o citado nominalmente, mesmo que tenha mencionado indiretamente uma de suas principais obras no Ocidente. E veja, em outro vídeo você falou sobre o Sadhguru numa boa mesmo tendo essas discordâncias sobre pontos que você considera no mínimo "questionáveis", e sei que o seu problema não é com o budismo. No Bön tibetano e em algumas escolas Vajrayana o sonho é visto como um aspecto perceptivo mais sutil de delusão semelhante ao que já vivemos em estado de vigília, auxiliar ao ensinamento central do Dzogchen, cujo objetivo é levar a percepção dessa "mente natural" (o "rigpa").
- Sobre a projeciologia. Olha, entendo seu posicionamento ortodoxo frente a uma visão de prática sua particular que é a que dirige sua vida, mas acho precipitado se ater somente a história dos experimentos da CIA para encerrar a questão. Não se trata exatamente de uma comprovação, e impor algo assim é tão equivocado como por a yoga sob a lente do positivismo científico. Existe uma comunidade de praticantes ao redor do mundo que passa por esse tipo de experiência, ainda mais no Brasil com o trabalho de pessoas como Saulo Calderon e Wagner Borges, com estudos e livros dedicados ao tema. Eu posso concordar que o enfoque no plano espiritual mais raso é uma delusão e que a sensatez nos aponta para o treinamento espiritual, mas projeção astral e sonhos lúcidos é algo que acontece em religiões como umbanda, espiritismo e outros cultos que não possuem a mesma interface da yoga. Sonhos podem ser fonte de iniciação aos que conseguem uma via possível de acesso heterodoxo a iniciação espiritual. O livro "Chuva de Estrelas", do Peter Lamborn Wilson (Hakim Bey) é uma boa fonte que indico e que vai em cima de estudos antigos do Ibn Arabi (Sufismo) e recentes, a exemplo de Henry Corbin (Psicologia), que ajudam bastante a compreender a temática.
Grato por sua atenção. 🙏
Oi amor! Eu sempre tive projeções espontaneas, quando comecei a meditar elas explodiram! Em experiencias incríveis e tambem banais. O que eu faço com isso? Como eu trabalho isso para um melhor aproveitamento?
Gui, você já considerou escrever uma segunda dança cósmica mas com a sua visão de hoje mais apurada e estudada sobre o assunto?
Já… tentar reescrever A Eterna Dança Cósmica foi uma das experiências mais dolorosas da minha vida e me levou a um bloqueio criativo de uns 4 anos 😅😅😅
haaaaaaa esperei mt por esse video!!!! a vida se confunde com o sonho, o que é real realmente??? nao me culpem por amar sonhaaaaar
mas não procuro mais projeção astral, só deixo a mente correr livremente!!! todas as experiências que tive enquanto tentava foram tenebrosasssss. enquanto outras que me tocaram, mesmo que apenas em sonhos, às vezes nem lúcidos, foram tão significativas quanto a última peça de um quebra-cabeça 💗
🙏🏻🥰
@@GuilhermeRomano vc mencionou uma técnica, purastiarana, claro que escrevi errado kkkkk.
Como se escreve isso?
CALEI DOS CO PIO
Eu tenho esses sonhos lúcidos..tenho medo
Tive a experiencia de uma semana intensiva de meditacao praticamente continua variando os tipos de meditacao com o que eu tinha de informacao claro apos muitos anos praticando de maneira a me descobrir mas nunca ate entao havia feito algo muito profundo entao apos essa semana tive uma projecao ou seja la o que for. Aprendi coisas novas, diretamente pela sensaçao e indiretamente atraves de simbologias que nao tinha conhecimento. Ate cheguei a mandar mensagem no seu insta pois havia comecado a acompanhar recentemente naquele tempo mas decidi apagar pois eu estava psicologicamente abalado com aquilo que havia acontecido. Ate hoje junto os cacos das informacoes e tento com clareza analisar. Queria realmente poder conversar com alguem mais madura que pudesse me passar um ponto de vista sobre o que ocorreu mas pelo visto vau ser trilhar só
Acabou com minha fantasia de viajar pro Egito em sonho lúcido 😢
....vai de avião não pra ver...kkkkk
Vc podia ter dito que fez esse vídeo te persegui tanto por esse assunto.😅
Olá Guilherme, e quando o sonho é uma premonição (morte de uma pessoa) , como tentar entender?
Nossa meu amigo vc deixou tudo muito mais confuso agora kkk
Esse é todo meu trabalho 😉
As pessoas acham que sonho lúcido é real e NÃO É. Não é o plano Astral. As pessoas que você encontra não são reais. Talvez no máximo seja o mundo mental da teosofia.
O que é real então ? Você já chegou nesse lugar? Sabe como ele se comporta?
Tudo oq vc tem são experiências a partir dos sentidos que sabemos que são falhos
Não defina, apenas desfrute e utilize disto pra crescer
@@aominegomes7431 exatamente porque nossos sentidos são falhos a experiência não é real. É uma vivência na fantasia criada pela mente.
....adorei os contra-argumentos de vocês....talvez , a realidade, nunca possa ser tocada por nosso entendimento...talvez, o nosso entendimento, seja a realidade....um adulto , olhará pra uma cobra de maneira diferente de uma criança, mesmo vislumbrando a mesma cobra.....
Quanto mais assisto os vídeos, mais vejo que num sei de nada 😅
....imagina o Gui...que deve estar chegando também a essa conclusão de Sócrates...kkk
yoga com vc parece mais palpável
Bombonzinho de melão veio para substituir o alecrim dourado, no segundo tempo do jogo. kkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mds como eu amo vc
🙏🏻😝🥰
Não me lembro do vídeo dos três Karmas...
th-cam.com/video/TASqk7CzLJs/w-d-xo.html
Rapaz eu sou o tipo de pessoa que assiste vídeos no yt lendo comentários, mas vou parando quando quero prestar mais atenção, coincidência foi colocar o vídeo pra rolar e ir ouvindo e ir aprontando a cama pra dormir deitar na cama e ir rolando os comentários até o final e ao mesmo tempo e no mesmo tempo que você fala sobre os três karmas eu chego nesse comentário kkkkk
Sinto que não cheguei nesse vídeo por um acaso mas vou assistir esse e todos os outros
Amei o seu canal
Qual o nome que podemos dar pra isso?
Quando parece que tudo já aconteceu ou está acontecendo ao mesmo tempo? Passado, futuro e presente?
...loouucura....
Xakrikos ? Wasssuppp???
Engraçado que o povo acredita naquele monte de baboseira do diário de um yogui, mas desacredita de projeção hehehe
Vai cagar, eu amo esse Guilherme kk
😂😂😂😅
Saulo Calderon e Wagner Borges não curtiram isto.
Saulo me ajudou muito na projeção astral, mas com o tempo, passei a perceber que muitos relatos dele não passam disso, sonho, e ele transmite como se fosse realidade.
proselitismo puro, agora eu entendi por que você tem uma resistência tão grande com projetistas ocidentais, é só pq eles são ocidentais mesmo, e tudo daqui é nefasto e pervertido, você só falha em perceber que o ocidente tem cultura também, e muita cultura. "ah mas se vc não fizer as praticas dos monges vc não vai saber diferenciar sonho de projeção" isso é literalmente o pilar de toda teoria, é a primeira coisa que aprendemos e devoramos livros e estudos pra saber como não cair em qualquer conto ou narrativa que acontecer. Você desqualifica as práticas do ocidente só pra fazer proselitismo da sua tradição mesmo, se informe melhor e deixe de projetar nas tradições dos outros os defeitos que você viu na sua própria infância dentro de centro espírita, nós nem somos de centro espírita pra começar.
👍🏻