Essa aula me ajudou muito a começar a entender a matéria, comecei a estudar isso no 9 ano, então esta meio difícil entender, obrigado pela a explicação muito boa!!
Muito obrigada, professor. Estava tentando entender o que acontece com a força quando a distância entre dois corpos aumenta e você soube explicar muito bem!
Olá, Professor Rafael parabéns pelo seus videos. Tenho duas perguntas.1-Que é de fato a gravidade que tem divergência entre Nilton e Einstein? 2-De onde Nilton tirou esta constante universal G= 6,67*10-11?
Cara mt mt mt mt obr eu estou lendo o livro UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO e cheguei nessa parte da lei da gravitação de Newton e n estava entendendo mais com essa explicação eu entendi perfeitamente muitissimo obr
Prof Rafael, muito legal essa aula, bastante didático, mas tenho uma pergunta (talvez bem tola, desculpe-me). A Terra e a Lua se atraem, com forças contrárias e de mesma intensidade (Ação e Reação, Newton), então por que a Lua nunca se choca com a Terra? Ao invés disso, fica eternamente girando em volta do nosso planeta em uma órbita (elíptica?)? Muito obrigado.
Misael Galindo ola na verdade a a lua está sendo atraída,mas ela está em uma aceleração suficiente maior que a da terra,por isso ela está em órbita pois ela está “vencendo” a gravidade,espero ter ajudado...se puder se inscrever no meu canal é “Nerd Revolucionário” falarei disso
Nesse caso n entra só a gravidade na conta, precisamos de outra área da física para explicar, a (energia). A lua está caindo a todo momento, porém, ela tb está a uma velocidade muito grande. Ela fica variando entre energia Potencial e energia cinética. Como se ela perdesse energia Potencial enquanto cai em direção a terra mas ao mesmo tempo ganha velocidade(energia cinética) suficiente para continuar a orbital.
Uma dúvida que sempre tive, E póssivel anular a força de atração da terra sobre algum objeto exemplo uma aeronave assim o mesmo não dependerar tanto do combústivel para ficar no ar.
Vim parar aqui porque o Sérgio Sacani falou que para entender a série 'O problema dos três corpos' teríamos que entender de gravitação universal. Caramba! Como é bom ser Nerd.
Professor, existe mesmo essa força de atração entre os corpos? Professor, porque Mercúrio não cai no Sol? A força que Mercúrio aplica sôbre Sol é igual a força que o Sol aplica sôbre Mercúrio? Como se juntam as duas proporções?
Essa força ela nao existe né? Eistein deduziu que essa suposta força gravitacional, na vdd seja apenas consequencia de uma deformaçao do espaço-tempo. pois se for isso, eu deformo tbm o espaço-tempo, as arvores tbm. Mas por terem massas muito pequena, em relaçao ao um planeta , por exemplo, isso faz com q a atraçao seja quase nula, ou muito pouco provavel de ocorrrer. ou sera q realmente existe essa força? E como essa força que Newton disse que só ocorreria de acordo com a massa de um corpo. Entao pq a Luz sofre pelo efeito da Gravidade? E se for a deformaçao do espaço-tempo, entao o tempo passa diferente para todo mundo, certo?
@@miguelambrosio6315 Não entendi a sua sátira... E mano... é uma duvida minha.... e essa duvida faz com que todo o resto não vale a pena continuar... pois n faz sentido!! Vc compreende isso? Pois a fórmula qualquer um sabe deduzir ela, se pensar que corpos depende da massa e diminui a força com a diminuição de tempo. Só nisso e muito EASY deduzir uma fórmula. Tipo bhaskara... muito facil chegar na fórmula de bhaskara, apenas usando essa equação ax² + bx + c = y Para vc ter noção, os livros didáticos que vc recebe e que todo brasileiro paga... a grande maioria está com informações atrasadas. Isso é o Brasil cara. Alias, consegue responder as minhas duvidas? Caso não.... Não venha mandar uma de fodao, bele?
@@luanoliveira2877 cara, eu vi num livro que Einstein não estava contrariando as ideias na Lei da Gravitação Universal de Newton, mas ele teria acrescentado informações e "completado" a essa lei da gravidade através da Teoria da Relatividade Geral Agora, eu posso estar errado, mas por observação acredito não ter sentido algum a força de atração gravitacional não existir Eu to apenas aprendendo sobre essas leis agora, então posso estar errado
@@elyan_ então... vc tem razão, ele não contraria ela. Porém, essa tal força que Newton pensava que era, na realidade é apenas uma deformação do espaço- tempo. Porém... nem a teoria de Newton e de Einstein explica os acontecimentos em níveis atômicos
E qual a razão pela qual a gravidade existe? A gravidade distorce o espaço fazendo com que corpos se atraiam, a parte de como ela "funciona" tá esclarecida, mas o que faz com que essa força exista? Por quê ela distorce os espaço?
Quem pode saber, por exemplo, que g é uma constante tanto em Paris quanto a 4.000 quilômetros de profundidade? Existem experimentos que mostraram que g não é uma constante, e os mais conhecidos são os realizados nas profundezas das minas sul-africanas, no fundo dos oceanos ou na base das calotas polares: todos mostraram um aumento no valor constante da atração gravitacional, g. Consequentemente, não podemos falar de uma "constante" estritamente falando. Mais interessante, esses diferentes valores de g foram observados em profundidades relativamente rasas. O que dizer então dos muitos outros fatores influentes que não são conhecidos em detalhes? Avançamos, portanto, com a opinião “unânime” de que g é uma constante em todo o planeta, assim como dentro dele. Se os cientistas reconhecessem o fato de que o próprio eletromagnetismo de um planeta influencia sua gravidade, como Einstein estava bastante convencido, isso atrapalharia todos os cálculos e teorias meticulosamente construídos até então. É por isso que os cientistas contemporâneos negam a possibilidade de que o eletromagnetismo influencie a gravitação, apesar de algumas experiências com resultados estranhos, envolvendo pêndulos eletricamente carregados, que o físico austríaco Erwin Saxl realizou há cerca de cinquenta anos. Polêmicos pelos resultados obtidos, esses experimentos foram realizados durante um período de sete anos, de forma criteriosamente planejada e repetida, onde foram observadas claras variações e comportamento desviante dos pêndulos durante os eclipses solares, quando a carga elétrica planetária muda. Todos esses resultados e medidas que existem não são levados em consideração porque não devemos nos desviar da tradição.
Acho que você está se confundindo "g" com "G", pois eles representam conceitos completamente diferentes na física. --"g" (gravidade): "g" representa a aceleração devida à gravidade em um local específico, como a superfície da Terra ou a superfície de outro corpo celeste. A aceleração devida à gravidade é uma medida da força com que a gravidade puxa os objetos em direção ao centro desse corpo. "g" varia de local para local na Terra e em outros corpos celestes devido a diferenças na distribuição de massa. --"G" (constante da gravitação universal): "G" representa a Constante da Gravitação Universal, que é uma constante física fundamental que descreve a intensidade da força gravitacional entre dois objetos que possuem massa. "G" tem o mesmo valor em todo o universo e é uma constante universal. O seu valor é aproximadamente 6,67430 × 10^-11 metros cúbicos por quilograma por segundo quadrado (m³/kg/s²). A Constante da Gravitação Universal é usada na Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton, que descreve como a força gravitacional entre dois objetos diminui com a distância entre eles. Em resumo, "g" é a aceleração devida à gravidade em um local específico e varia de lugar para lugar, enquanto "G" é a Constante da Gravitação Universal e é uma constante física fundamental que se aplica a todas as interações gravitacionais em todo o universo.
5:10 existe um péssimo hábito entre os professores de sempre levar ao erro. Mostrar um possível erro não é funcional, é arcaico e generaliza toda uma sala de aula.
5 anos atrás um professor posta um vídeo, 5 anos depois o vídeo continua ensinando. Como é bom ser nerd!
Concordo plenamente kk
único vídeo que entendi da matéria! extremamente claro e dinâmico. obrigada, professor!
Verdade
Essa aula me ajudou muito a começar a entender a matéria, comecei a estudar isso no 9 ano, então esta meio difícil entender, obrigado pela a explicação muito boa!!
Professor, obrigada pela aula. Sou professora de Geologia e estou indicando sua aula para meus alunos.
kkkkkkk oi prof
lembrei de qnd vc passou isso na aula
@@KarshinoV ue KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@Danonin porra Man dps de 10 meses vc respondeu
@@KarshinoV 0_0
@@KarshinoV então kkkkkk
Muito obrigada, professor. Estava tentando entender o que acontece com a força quando a distância entre dois corpos aumenta e você soube explicar muito bem!
Valeu pela aula Geromel, craque!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa
Geromel venha pro Mengão!
kkkkkkkkk
Igualzinho kkkkkkkkkkk
Caraca! Kk "como é bom ser nerd" valeu pela aula e pelos shorts professor
Como é bom ser nerd! Uma ótima aula professor!!👏🏻
Muito ingénuo você em
@@danieloliveirados??
aula maravilhosa 😁😁 compreendi perfeitamente
Ajudou demais! 😁👍
mt boa a aula parabens
Muito bom saber
eu estudando isso pra prova da OBA sendo q eu vou fazer ela amanhã aiai, desespero.
Vai ter?? Vai fzr onde? Na escola?
to na mesma, deixei pra estudar de ultima hora
@@LeticiaLima-vd7mq fé aí colega, boa sorte na prova
@@luizasalles3571 passou?
Passou?
falta menos de 5 dias pra minha prova, vou estudar muito.
ME desejem muitaaa sorte ♥️♥️
Mane sorte, aprende o bagulho po
eu to estudando na semana das provas ;(
@@papus101eu tô estudando no dia da prova!!!!
Isso é para o meu seminário amanhã, me desejem sorte❤
Excelente aula! 👏👏👏👏
Olá, Professor Rafael parabéns pelo seus videos. Tenho duas perguntas.1-Que é de fato a gravidade que tem divergência entre Nilton e Einstein?
2-De onde Nilton tirou esta constante universal G= 6,67*10-11?
Me ajudou muito!! Estava precisando de uma aula dessas. Mt obrigadaaaa
Obrigado! Ótima aula👏👏
Cara mt mt mt mt obr eu estou lendo o livro UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO e cheguei nessa parte da lei da gravitação de Newton e n estava entendendo mais com essa explicação eu entendi perfeitamente muitissimo obr
muito boa a aula, adorei.❤
Muitoo obrigado, vi vários vídeos mas só com o seu que consegui entender Gravitação kkk obrigadooo
não entendi nada mas gostei da aula, aconchegante
Digo o mesmo kkkkk
Eu tô assim
Vai entender breve.
Estava tendo dificuldade de interpretar, mas sua aula foi esclarecedora. Obrigada!
Muito bom a aula, eu gostaria de algum site que tem questões sobre esse assunto, vou fazer o oba so que nivel ensino médio...
Ótima aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei sua aula 🥰
aula muito didática, obrigada demais, professor! ❤
Muito obrigada, professor! Aula impecável.💖
Muito bom, professor! Amo suas aulas
bah nao sabia que voce tambem é de porto alegre. Boa aula professor, me salvando de mais uma prova KKKKK
Bela aula Geromel
Tô estudando porquê meu objetivo é gabaritar na prova de física do terceiro bimestre, não somente nessa como nas outras também
Oii!sei que foi a um ano atrás kkk estou na mesma situação 🤭 você lembra como foi?
@@mayrasilva5080TBMMMM
Eu estou no sexto ano ainda
@@mayrasilva5080 igualmente kkkkkk
Como foi?@@Ghostmart_yxs
Excelentíssimo, professor! Tá de parabéns!
me ajudou mtt, bgd
Muito bom!! Explica de forma clara e concisa a Lei da Gravitação Universal, que inclusive é muito mais que brilhante! Adorei seus vídeos.
mt bom professor!!
Aula muito boa, parabéns!
Muito claro e objetivo!
excelente a aula!!
Pensa, numa flexa lançada para cima.
minha prova é amanhã e este vídeo me ajudou muito a ficar menos tenso na parte de física, muito obrigado
muito bom!!!
Parabéns
Prof Rafael, muito legal essa aula, bastante didático, mas tenho uma pergunta (talvez bem tola, desculpe-me). A Terra e a Lua se atraem, com forças contrárias e de mesma intensidade (Ação e Reação, Newton), então por que a Lua nunca se choca com a Terra? Ao invés disso, fica eternamente girando em volta do nosso planeta em uma órbita (elíptica?)? Muito obrigado.
Misael Galindo ola na verdade a a lua está sendo atraída,mas ela está em uma aceleração suficiente maior que a da terra,por isso ela está em órbita pois ela está “vencendo” a gravidade,espero ter ajudado...se puder se inscrever no meu canal é “Nerd Revolucionário” falarei disso
Muito obrigado.
Já me inscrevi. 👍
Misael Galindo muito obrigado 😊
Nesse caso n entra só a gravidade na conta, precisamos de outra área da física para explicar, a (energia). A lua está caindo a todo momento, porém, ela tb está a uma velocidade muito grande. Ela fica variando entre energia Potencial e energia cinética. Como se ela perdesse energia Potencial enquanto cai em direção a terra mas ao mesmo tempo ganha velocidade(energia cinética) suficiente para continuar a orbital.
Pra passar em concurso vale!👍 Pra conhecimento, sugiro a lei de relatividade de Albert Einstein.
Top!
Deveria ter um exemplo de vc fazendo um exercício pra nós vermos na prática
valeu pae
Bem explicado
obrigada prof
Vou fazer amanhã, já estou a 3 horas estudando estou no 7ano🥲
Você parece o PEDRO GEROMEL!!!
Do futuro 😳🤣
como é bom ser nerd
Ótima aula, só precisaria corrigir a unidade de G: é N.m2 / kg2 e não N.m2 / kg
Ele corrigiu embaixo
po eu que to na setima serie amei
Uma dúvida que sempre tive, E póssivel anular a força de atração da terra sobre algum objeto exemplo uma aeronave assim o mesmo não dependerar tanto do combústivel para ficar no ar.
Incrivel
Estudando para a prova da OBA, já que descobri agora a pouco que me escreveram e ela vai ser amanhã 😍
n é o cara do ''como é bom ser nerd''
Pera, tu é de porto alegre?, Gravataí?
SENSACIONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL
Esse professor é igual o Clóvis de Barros Filho da Filosofia, a gente escutaria os dois por 24 h s m enjoar.😂😂😂
Caramba, fui assistir sua vídeo aula, mas só consigo lembrar de vc do Tik Tok
?
to chorando de desespero
Eu todo inocente querendo estudar pra física e o professor é o do "como é bom ser nerd", aí sim kkkkkk
Vim parar aqui porque o Sérgio Sacani falou que para entender a série 'O problema dos três corpos' teríamos que entender de gravitação universal. Caramba! Como é bom ser Nerd.
prof,seu curso tem aulas ao vivo?
Foi 10!
Professor, existe mesmo essa força de atração entre os corpos? Professor, porque Mercúrio não cai no Sol? A força que Mercúrio aplica sôbre Sol é igual a força que o Sol aplica sôbre Mercúrio? Como se juntam as duas proporções?
qual aplicativo vc usa pra fazer essa aula ??
Essa força ela nao existe né?
Eistein deduziu que essa suposta força gravitacional, na vdd seja apenas consequencia de uma deformaçao do espaço-tempo.
pois se for isso, eu deformo tbm o espaço-tempo, as arvores tbm. Mas por terem massas muito pequena, em relaçao ao um planeta , por exemplo, isso faz com q a atraçao seja quase nula, ou muito pouco provavel de ocorrrer.
ou sera q realmente existe essa força?
E como essa força que Newton disse que só ocorreria de acordo com a massa de um corpo. Entao pq a Luz sofre pelo efeito da Gravidade?
E se for a deformaçao do espaço-tempo, entao o tempo passa diferente para todo mundo, certo?
caralho mermão, todo vídeo dessa matéria tu comenta a mesma coisa kkkkkk
@@miguelambrosio6315 Não entendi a sua sátira...
E mano... é uma duvida minha.... e essa duvida faz com que todo o resto não vale a pena continuar... pois n faz sentido!! Vc compreende isso? Pois a fórmula qualquer um sabe deduzir ela, se pensar que corpos depende da massa e diminui a força com a diminuição de tempo.
Só nisso e muito EASY deduzir uma fórmula. Tipo bhaskara... muito facil chegar na fórmula de bhaskara, apenas usando essa equação ax² + bx + c = y
Para vc ter noção, os livros didáticos que vc recebe e que todo brasileiro paga... a grande maioria está com informações atrasadas.
Isso é o Brasil cara. Alias, consegue responder as minhas duvidas? Caso não....
Não venha mandar uma de fodao, bele?
Tbm quero saber
@@luanoliveira2877 cara, eu vi num livro que Einstein não estava contrariando as ideias na Lei da Gravitação Universal de Newton, mas ele teria acrescentado informações e "completado" a essa lei da gravidade através da Teoria da Relatividade Geral
Agora, eu posso estar errado, mas por observação acredito não ter sentido algum a força de atração gravitacional não existir
Eu to apenas aprendendo sobre essas leis agora, então posso estar errado
@@elyan_ então... vc tem razão, ele não contraria ela.
Porém, essa tal força que Newton pensava que era, na realidade é apenas uma deformação do espaço- tempo.
Porém... nem a teoria de Newton e de Einstein explica os acontecimentos em níveis atômicos
Por que são sempre 1,7 mil likes nesses vídeos bons de física? Que padrão estranho…
Como é bom ser nerd
lindo
Eu esperando até o final do vídeo pra ele falar a famosa frase "Como é bom ser nerd"
tu e pika maluko
Queria ver na visão de Einstein 😪
Por que a concavidade da parábola é para cima?
A Lua não é atraída pela gravidade da Terra, ela se move na curvatura do espaço-tempo causada pela massa da Terra.
5:05 nn tá trocado nn? Nn seria a massa1 vezes massa2 em cima e a distância ao quadrado embaixo?
bom
Ele parece o Johannes Kepler 😮😮😮
Essa é universal?
Camila Rodrigues sim
Gente, é o sotaque dele
Estudando isso pra OBA que vai ser hoje
👏👏👏👏👏👏👏
Eu estou a estudar pra realizar a prova
Alguém também já confudiu a gravidade com força?
E qual a razão pela qual a gravidade existe?
A gravidade distorce o espaço fazendo com que corpos se atraiam, a parte de como ela "funciona" tá esclarecida, mas o que faz com que essa força exista? Por quê ela distorce os espaço?
A pálpebra do cara malha fazendo agachamento, de tanto que o cara pisca
Vc me lembra meu amigo Felipe Picinin
A força peso impede o ser humano de voar?
O entrelaçamento das partículas causado pela gravidade prova que tempo espaço não prevalece
Então quando eu tiver m2 .m1 =f2?
Quem pode saber, por exemplo, que g é uma constante tanto em Paris quanto a 4.000 quilômetros de profundidade? Existem experimentos que mostraram que g não é uma constante, e os mais conhecidos são os realizados nas profundezas das minas sul-africanas, no fundo dos oceanos ou na base das calotas polares:
todos mostraram um aumento no valor constante da atração gravitacional, g. Consequentemente, não podemos falar de uma "constante" estritamente falando. Mais interessante, esses diferentes valores de g foram observados em profundidades relativamente rasas. O que dizer então dos muitos outros fatores influentes que não são conhecidos em detalhes?
Avançamos, portanto, com a opinião “unânime” de que g é uma constante em todo o planeta, assim como dentro dele. Se os cientistas reconhecessem o fato de que o próprio eletromagnetismo de um planeta influencia sua gravidade, como Einstein estava bastante convencido, isso atrapalharia todos os cálculos e teorias meticulosamente construídos até então.
É por isso que os cientistas contemporâneos negam a possibilidade de que o eletromagnetismo influencie a gravitação, apesar de algumas experiências com resultados estranhos, envolvendo pêndulos eletricamente carregados, que o físico austríaco Erwin Saxl realizou há cerca de cinquenta anos.
Polêmicos pelos resultados obtidos, esses experimentos foram realizados durante um período de sete anos, de forma criteriosamente planejada e repetida, onde foram observadas claras variações e comportamento desviante dos pêndulos durante os eclipses solares, quando a carga elétrica planetária muda. Todos esses resultados e medidas que existem não são levados em consideração porque não devemos nos desviar da tradição.
concordo amigo 👍👍👍
Acho que você está se confundindo "g" com "G", pois eles representam conceitos completamente diferentes na física.
--"g" (gravidade):
"g" representa a aceleração devida à gravidade em um local específico, como a superfície da Terra ou a superfície de outro corpo celeste.
A aceleração devida à gravidade é uma medida da força com que a gravidade puxa os objetos em direção ao centro desse corpo.
"g" varia de local para local na Terra e em outros corpos celestes devido a diferenças na distribuição de massa.
--"G" (constante da gravitação universal):
"G" representa a Constante da Gravitação Universal, que é uma constante física fundamental que descreve a intensidade da força gravitacional entre dois objetos que possuem massa.
"G" tem o mesmo valor em todo o universo e é uma constante universal. O seu valor é aproximadamente 6,67430 × 10^-11 metros cúbicos por quilograma por segundo quadrado (m³/kg/s²).
A Constante da Gravitação Universal é usada na Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton, que descreve como a força gravitacional entre dois objetos diminui com a distância entre eles.
Em resumo, "g" é a aceleração devida à gravidade em um local específico e varia de lugar para lugar, enquanto "G" é a Constante da Gravitação Universal e é uma constante física fundamental que se aplica a todas as interações gravitacionais em todo o universo.
o senhor parece mt o kepler
Prova de física hoje, desespero
Como foi na prova?
5:10 existe um péssimo hábito entre os professores de sempre levar ao erro.
Mostrar um possível erro não é funcional, é arcaico e generaliza toda uma sala de aula.
lacrou
A prova da oba depois de amanhã e eu estudando hoje