Sou engenheiro eletrônico e faço projetos de equipamentos médicos e posso dizer com toda a certeza que aprendi mais com os erros do que com os acertos. E também aprendi que muitas vezes temos que pensar no usuário como uma criança de dez anos utilizando seu produto. Ou seja, quem usa seu produto é especialista em uma área que não tem nada a ver com a sua tecnologia e pode fazer coisas com o seu produto que você nunca faria....mas este é o usuário.
"usuário".... Rsrsr eu como um mas, sendo bem curioso na área sinto como uma ofensa esse termo. É técnico e "correto" eu sei mas, tira a humanidade das pessoas. Fica parecendo que somos robôs e ainda mal programados... Rsrsr Porém, vc mesmo complementa que o produto desenvolvido foi criado não para vocês mas, para quem vai usar e talz. Mas, que é meio humilhante é. Ainda que possa, eventualmente, não ser falado por maldade.
@@guiga1 É verdade. Estamos vivendo dias em que ser chamado de "usuário" é humilhante. Precisamos ganhar mais robustez psíquica e olhar estas coisas com mais naturalidade senão daqui a pouco não haverá mais verbetes nos dicionários para se dirigir às pessoas.
@@guiga1 Assim como alguns pensam que é humilhante ser chamado de filho, filha, preto, branco, etc etc, etc bla bla bla bla bla de gente emocionalmente fraca e piscodélica.
Muito bom Filipe!!! Seria bem massa algo desse tipo virar uma serie, historiais de pessoas reais que deixaram um marco positivo para humaninade e fizeram o nosso presente ser o que é hoje em algum aspecto, e que provavelmente irão afetar até o nosso futuro. Parabéns pelo vídeo!
O mais engraçado é que o Steve Jobs não inventou nada, só comprou tecnologias e juntou. Fora isso, era uma pessoa terrível de se conviver, um sociopata.
@@carinhaquemoralogoali2345 Acredito q dps de ser demitido da própria empresa ele aprendeu algumas lições... nesse evento aí da pra notar q ele já está bem diferente do que nos é apresentado nos filmes
Caraca eu ainda não conhecia esse video, muito show. E realmente é muito difícil agente começar a pensar com essa visão mais macro, mas depois que conseguimos vai se tornando mais natural e consequentemente, ficamos melhores. Parabens pelo conteudo
Hoje é segunda, eu to estressado e com prazo apertado pra entregar um projeto em equipe e tirei dez minutos pra ver esse video. E digo que esse video era oq eu precisava pra começar a semana bem, muito obrigado Filipe 🤝
É complicado se dedicar a um projeto por tanto tempo e ver ele sendo descontinuado. Já passei por isso algumas vezes e a frustração era iminente. Mas após um tempo, decidi mudar minha visão sobre a situação: sendo útil ou não, o problema não esta na minha execução, mas na gerência que não sabe o que pedir. Para mim tanto faz se vai ao ar ou não, eu aprendi enquanto executava. Hoje graças a Deus não passo mais por isso, porque me tornei sênior e minha voz importa, quando vejo que algo não faz sentido, explico e tento barrar o projeto antes mesmo dele iniciar. Agora se insistirem, faço com toda dedicação, mas se decidirem abortar a solução em um mês isso não diz mais respeito a mim, mas sim a eles.
O próprio Jobs destacou isso no vídeo. O problema da Apple estava na gestão. É responsabilidade dos gestores dar a direção estratégica para que a engenharia execute seu trabalho da melhor maneira possível.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato. Cara... e serio !
Muito bom! E obrigado pelo video e msgs! Fui analista e programador durante algumas decadas. Sou um dinossauro da Informática, da época do cartão perfurado e onde a comunicação com o computador se fazia por ele ou por uma type writer (um tipo de máquina de escrever com uma impressora de papel continuo embutida). Caminhei junto com a evolução da tecnologia e evolui com ela. Hoje, aposentado, ainda me maravilho com videos assim, pois passei por processos semelhantes, mas claro, num nível de complexidade menor! Como vimos no video, existem duas formas de implementar e vender uma tecnologia nova. A que da mais bons resultados seria aquela que investiga e descobre as necessidades ainda não atendidas dos prováveis usuários e aquela que cria novas necessidades que sequer os Usuários sabiam que necessitavam ou não! É o caso dos celulares, como exemplo. De início, satisfizeram uma necessidade básica, que era poder se comunicar de qualquer lugar com qualquer pessoa em qualquer lugar. Aí, começaram a criar necessidades que não precisavamos na época ou que não eram tão prementes, como tirar fotos, gravar audios e videos etc.. Mas com o tempo, conseguiram impor necessidades que se não satisfeitas, não conseguiriamos viver hoje! Incrivel não?! Portanto, voce analista, programador ou profissional da área, se quiser conquistar um cliente, faça o mesmo! Descubra do que ele realmente precisa , de inicio, e o atenda! Depois, com ele satisfeito, apresente aquilo que ele não necessita agora, mas que com toda certeza, será indispensável em um breve futuro! Começando assim, com certeza terá sucesso. Começando pela segunda forma, com certeza tambem, as chances de fracassar serão enormes.... Apenas minha opinião. Abs. Ah! Atualmente programo robos para o mercado financeiro, por simples" robby", mas com o sonho de conseguir um robo que me faça, finalmente, milionário! rs Apesar de saber que isso é impossível, pois não existe nada perfeito e duradouro ao mesmo tempo, e mesmo que exista, alguem ou o contexto, o fará imperfeito uma hora... Mas, continuarei tentando! :)
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato. Cara... e serio !
Jobs realmente protagonizou vários momentos únicos e memoráveis tanto no mundo da tecnologia, marketing, filosofia e gerência. Um exemplo é a apresentação do primeiro iPhone, eu sempre uso como alvo para apresentações. O discurso de quando ele foi diagnosticado em estado terminal também é inspirador e nos faz aceitar melhor o fluxo natural da vida.
@@GabrielSouza2029_ kkkkkkk é que eu sempre vejo alguma frase dele ou vídeos de inspirações, e o fato dele ser tão citado, da a entender que ele está vivo.
@@MardockHondas visão limitada. A equipe de engenharia pode ter a melhor solução, se não entregar valor na ponta não adianta nada. Ambos são essenciais pra um produto incrível.
@@l.ts.r8729 Simples, para avançar outras tecnologias. é assim no meio academico.e tudo que esta no mundo corporativo sempre foi tirado do meio academico. a questão é que essas empresas perdem muito dinheiro desenvolvendo novos produtos que não são uteis para o mercado. mas o principio de como esses engenheiros fazem essas proezas nada comerciaveis são totalmente academicos. é como se tivessem fazendo pesquisa e não criando algo para vender. É a mesma coisa do mc donalds tentar inventar algum molho que não fosse comestivel por que a empresa tem- varios profissionais que não tem essa cabeça no mercado. por que eles não são empresarios.
@@MardockHondas Realmente ele era um bom apresentador, mas também era visionário, pena que não era muito ético, se apoderava de idéias de terceiros sem cerimônias e em alguns casos até patenteava em seu nome.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato. Cara... e serio !
@@MardockHondas tu pode até ler os antigos comentários e dizer: "aa mais ele não trabalhou em nada, não criou nada". O vídeo é auto-explicativo, de nada adianta ter ótimos engenheiros e programadores se todos eles estão correndo para direções diferentes. Ele se tornou um gênio por gerenciar sua empresa e equipe, percebeu uma demanda no mundo e logo realizou-a, logo, pode ser considerado um gênio sim
Excelente reflexão. Eu também me incluo nessa. Já troquei de ideais para criação de um SAAS porque a idea seguinte sempre parece melhor que a anterior mas em nenhuma delas eu me perguntei ou perguntei para quem ela seria destinada se aquilo de fato iria ajudar com seu propósito. Vejo que programadores tem essa visão pelo lado tech porque realmente é sensacional o que ela proporciona, nos apaixonamos pelo processo e não pelo final, pela entrega e por isso creio que não terminamos projetos pessoais. Ver isso hoje me acendeu um alerta importante e creio que vai me ajudar ao longo do caminho. Se encontrarmos uma solução que ajude um nicho, a prática sempre vai ser prazerosa.
Eu assisti esse video no mínimo umas 100x. É provavelmente um dos meus vídeos favoritos pela frase "You’ve got to start with the customer experience and work backward to the technology. You can’t start with the technology then try to figure out where to sell it". É Uma das frases que eu mais uso quando falo com a galera de crypto 🤣🤣🤣🤣
Pensando em projetos cripto e NFT. Vejo isso acontecendo em larga escala em projetos novos. Especialmente na Solana têm surgido projetos focados no que o usuário precisa agora e desenvolvendo o macro à partir daí.
Eu estava precisando muito escutar isso.... estou bastante perdido sobre oque e como fazer... e felizmente não estou parado!!! Se encontrar e descobrir a melhor forma de fazer as coisas ou simplesmente como fazer as coisas faz parte dessa jornada... e é muito importante contar com conteudos assim para se perder um pouco menos e cada vez mais seguir na direção correta!
Comecei a ter Essa visão recentemente depois de "finalizar " um projeto que e eu e meu irmão achávamos um máximo, porém vimos que real não ajuda muito... Antes mesmo de programar eu sempre pensava em ajudar a todos , criar projetos onde todo mundo poderia usar e facilitar a vida... hoje é meu foco principal é criar projeto e postar para que todos possam ver
Eu adoro a forma que você apresenta/aborda os seus conteúdos sério, alimenta a minha curiosidade e vontade de saber/aprender cada vez mais!! Bora ver o vídeo rs e parabéns!!
Seu vídeo apareceu aleatoriamente para mim , não sou programadora, mas admiro pessoas inteligentes que fazem a diferença e o Steve Jobs é uma delas, e a última frase que ele disse sobre os erros não vale somente para programação , mas pra todo projeto que queremos começar na vida, eu por exemplo odeio cometer erros e a ruminação de pensamentos era constante em mim , mas estou aos poucos com algumas técnicas mudando isso e vídeos que mostram que cometer erros são necessários me faz olhar sobre outra perspectiva. Obrigada por esse vídeo.
Isso mostra por que a área de UX Design está crescendo muito nos últimos anos, onde existe a pesquisa e pensa na experiência do usuário num todo antes de desenvolver qualquer produto/serviço e com isso, acaba respondendo/derrubando as possiveis hipoteses/viéses que temos sem antes pensar na necessidade realmente de forma "macro".
Mano... que AULA! Como gerenciar conflitos, como gerenciar emoções na liderança, como trazer a equipe pro seu ponto... tem mta coisa aí. Obrigado por compartilhar Filipe!
Mano vlw pelo vídeo, estou justamente nessa última etapa de issues e hotfixes de um projeto grande que está me cansando muito, mas está gratificante e me deu um gás a mais para completar e finalizar essa minha missão. Obrigado mais uma vez pelo conteúdo e por compartilhar entre nós meros mortais heheh !
Que aprendizado incrível nesse vídeo. Parabéns Filipe Deschamps pelo conteúdo. As três coisas que você falou no final me relembraram aprendizados importantes que eu tive desde o inicio da minha carreira como Desenvolvedor.
Cara, não sou programador, mas seu vídeo apareceu aqui na minha timeline e fui conferir. Parabéns pela sua análise de todo o contexto do video. As lições tiradas aí valem para qualquer profissão.
Seria fantástico se a maioria seguisse o basico de Steve Jobs neste video: faça de trás p/ frente. Nao é o usuário que "vai ter que entender" o app.....o app tem que ser feito p/ o usuario. Simplicidade e objetividade. Excelente ensinamento.
Sensacional esse aprendizado de hoje. Eu te amo Deschamps. Vou contar uma experiencia recente: estou estudando desenvolvimento web, e aí estava eu aqui muito empolgado desenvolvendo um projetinho de cadastro pra minha irmã, ela tem uma Escola e eu quis 'digitalizar' a forma como alguns registros dos professores são feitos. Eu achei que tinha uma idéia genial, mas saí fazendo de cabeça aqui as coisas e quando cheguei pra apresentar pra ela foi bem frustrante, porque a resposta foi: isso é ótimo, mas nem eu nem as professoras vamos conseguir usar isso desse jeito. Isso porque fiz um sisteminha que precisaria que a pessoa usuária se sentasse em uma mesa num pc e digitasse as entradas - inviável pra professoras de berçário e educação infantil, por exemplo. Resumo da ópera tive que refazer repensando tudo mobile first e usando formularios com checkbox/options que a pessoa usuária poderia rapidamente selecionar opções e preencher o forulário rapidamente com apenas algumas dedadas na tela do celular. Algumas funcionalidades eram bem inuteis na verdade, ao passo que outras que não dei atenção eram bem importantes. Enfim a primeira versão que achei sensacional não serviu pra nada, e a outra, muito mais simples porém centrada extamente no que as professoras queriam revolucionou o dia aqui.
O que você fez, ou melhor, REFEZ, talvez tenha sido um dos maiores aprendizados para sua promissora carreira: você errou, e aprendeu com seu erro. Se você tivesse acertado - e isso está muito bem abordado tanto no vídeo quanto nas observações do Filipe - provavelmente definiria esse seu primeiro trabalho como blueprint para toda e qualquer outra experiência futura. Você identificou a DOR DO CLIENTE e, dito isso, começou com o "Por quê" (Simon Sinek).
Jobs mesmo disse: "Ter foco é dizer 'nao'". Pra seguir por um caminho de excelência devemos deixar para trás possíveis caminhos que são muito bons, mas não são excelentes.
Mais um aprendizado do vídeo que muitas pessoas morrem sem aprender e é tão importante na vida profissional quanto na vida pessoal: Reconheça os seu erros e se desculpe por eles, no fundo nós sempre sabemos quando erramos e precisamos ter a coragem de nos resignarmos.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato. Cara... e serio !
Esse terceiro ponto no final do vídeo foi pra mim. Eu estive tentando achar a melhor maneira de fazer um projeto e me frustrei várias vezes quando o método que eu experimentava não dava um resultado aceitável, mas pelo menos eu aprendi com isso e posso evitar esses erros em projetos futuros.
Steve Jobs é (sim, verbo no presente. porque dizer "foi" seria errado) Steve Jobs. Mas o que me chama atenção no teu vídeo, Filipe, é que você pegou um momento marcante e é como se estivéssemos conversando sobre ele em linguagem coloquial. É - pra mim - teu maior diferencial. Parabéns!
O que mais me chamou atenção foi a forma como ele ouviu a pergunta com atenção, a reteve e a processou com elegância e assertividade. Se ele desenvolve um produto orientado ao usuário ou orientado a tecnologia, temos bons exemplos dos dois caminhos
Nossa que vídeo incrível obrigado por compartilhar Filipe! Existem Hard skills, Soft skills e Genius skills! E Steve Jobs tinha muito Genius Skills hahahah!
Hahahahhhah 😂😂😂 ele era muito odiado por muita gente, até porque não era uma pessoa fácil de se engolir, mas é inegável que para conseguir virar o rumo da Apple precisou de sacadas realmente geniais 🤝
Que #delicinha esse vídeo xará! Não tinha visto (nem noção de que existia). Realmente os 3 aprendizados que você mencionou são de extrema importancia. O que dá a perceber é a clareza na pergunta EMOTIVA com uma resposta RACIONAL do Jobs. O interessante é que passei pela mesma percepção. Antes criava a solução baseado no micro, no que eu achava melhor como solução. Hoje vejo o contrário, abordo sempre o que é melhor para quem vai usar a solução e parto daí. Mas confesso que em certos momentos não é fácil, pois creio que assim como eu, programadores no geral tem um apego sentimental pelos bits escritos, pelo projeto criado. É nossa "Monalisa". E ver alguém chegar e jogar isso "no lixo", não é algo fácil de lidar, exige maturidade. Prova disso foi o programador fazendo uma pergunta emocional, o qual Jobs, com sabedoria, também disse dele estar certo em alguns aspectos. A ideia genial, mas o caminho estava errado. Ei xará, se der traga mais vídeos inspiradores assim pra gente aprender cada vez mais. Jobs para mim é uma inspiração.
É super difícil fazer isso, até porque você precisa ter muito conhecimento sobre a área em questão, e muitas pessoas técnicas não tem (e não tem o interesse em ter). E pode deixar que vou trazer mais conteúdos assim 🤝🤝🤝
A resposta foi incrível pq ele foi sincero na sua visão e teve empatia com o trabalho anterior do pessoal, e não foi reativo com a pergunta do camarada lá
Cara, que baita vídeo o de hoje, foi uma lição, tão importante para mim que farei uma reunião com a equipe hoje para repassar esse pensamento e fazermos algumas mudanças. Obrigado, o conteúdo ajudou muito. E preciso dizer, Steve Jobs era o cara!!
Parabéns pelo vídeo, estou no começo dos estudos em Algoritmos para ser mais exato e saber disso já no começo da carreira como programador com certeza vai fazer uma diferença enorme no que vou estudar e o modo que vou aplicar o que estou aprendendo, pensar no que o cliente vai pensar do que estou criando, pensar no objetivo para encontrar os meios que chegam melhor nele.
Resumindo, ter um designer em qualquer desenvolvimento de um produto, software etc... é o caminho para o acerto. O engenheiro ou programador tem que se resumir a sua função e não entrar ou enveredar em áreas que não se diz a seu respeito ou que não tenha conhecimento p isso... Designer cria o projeto e experiência do usuário, engenheiro ou programador desenvolve oq foi projeto para ele fazer, simples assim.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato. Cara... e serio !
Parabéns pelo vídeo. Sou de humanas, prof de história, e sempre fui apaixonado por tecnologia e ficção cientifica. Entendo que a msg central é fantástica: td e qq tecnologia deve servir ao ser humano. E é a partir das necessidades humanas que o avanço tecnológico deve ser pensado. E isso me lembra tb o alerta de Hawking sobre a IA, caso essa fuja de seu objetivo: atender as necessidades humanas.
O que ele fala é justamente o contrário do que ele fez. A fala seria algo tipo "quais tecnologias podemos incorporar em nossos produtos - nativas ou compradas de terceiros e adaptadas - para comercializar e que podem ou não ser necessárias aos usuários, mas que vamos fazer um marketing pesado para que nossos usuários sintam necessidade em comprar, mesmo que não necessárias.". A resposta de Jobs mais clara e simples seria (e qualquer um gestor que chegasse para salvar uma empresa faria do mesmo jeito): "jogue fora todos os projetos que não estou familiarizado, vai ser pior - tempo e recursos - eu tentar entender e consertar do que fazer algo novo". Essa também é a premissa de qualquer programador que está interessado em qualidade e ganhar dinheiro a longo prazo, não apenas ganhar dinheiro em curto prazo.
Simplicidade.Essa filosofia está presente em tudo que a Apple faz;desde os programas até o design do produto. As reuniões de Jobs com os engenheiros começavam com a seguinte pauta:”Estamos criando produtos para pessoas comuns “. O seu norte era: a simplicidade é a complexidade resolvida.
Tem um documentário bem nessa época que ele voltou na Apple, chamado a Entrevista Perdida de Steve Jobs, eu cheguei legendar essa entrevista inteira, mas infelizmente o YT removeu por direitos autorais. Acredito q tem ela no Netflix da gringa.
Uma das maiores verdades que já ouvi... É por isso que vejo determinadas soluções com nível baixo de tecnologia e UX/UI mas vendem absurdos. Eles não oferecem tecnologia, oferecem o que resolve o problema do cliente e isso vende demais.
E por isso a engenharia de sistemas tem se tornado tão importante nos últimos tempos, sair da abstração traçando o caminho até a tecnologia que se encaixa é muito difícil (system design, SW/HW requirements, etc.) mas que no final ver o produto feito, atingindo o objetivo inicial n tem preço
Mano... Primeiro: Seus vídeos estão cada vez melhores. Dum modo geral mesmo. De longe e o canal que fala de/mostra tecnologia que mais curto e não a toa sou membro da turma com satisfação. (Tem o fato de isso nos aproximar, de certa forma, e sermos pais de crianças lindas e fofas). Segundo: esse vídeo, especificamente, me deu uma outra direção sobre um assunto que costumo ir contra. Acho que isso pode melhorar mais minhas contribuições pro meu time atual e onde eu estiver no futuro. Obrigado Filipe e equipe. Abração pra família
Não tenho muito conhecimento com programação, estou estudando ainda. Mas consegui uma oportunidade em uma empresa onde parte do tempo era dedicada a colher dados de forma manual na empresa. Durante esse processo, interagia demais com os futuros usuários da app que eu ajudava a construir. E é exatamente isso que ele diz, o projeto original era carregadissimo, quando na verdade o que era preciso para começar já com sucesso eram coisas muito simples e objetivas, mas a equipe de TI não tinha essa visão.
Acho muito lindo quem sabe programar. Desisti de Ciência da Computação e migrei para Matemática e Física na qual me encontrei profissionalmente. Tomara que o governo invista nas indústrias de semicondutores para que se possa avançar a indústria de software. O Brasil precisa de um Jobs com visão macro para o desenvolvimento sustentável do Brasil
Fi do céu, que tapa para começar a segunda. Mas não levo como uma tapa na cara e me envergonhar, levo como um tapa nas costas para me empurrar na direção certa. Obrigado demais por compartilhar MAIS esse conteúdo conosco.
Felipe vou participar hoje do evento da algoMania, agora este video é sensacional, eu por exemplo sou designer e desenvolvedor, sou mais designer que desenvolvedor, amo ver este video!!!!!!!
Filipe Dechamps, faz um video abrindo um github publico e fala o email e a senha da conta e deixa o seus inscritos colocar os projetos na conta e comenta sobre os projetos, por favor.
Eu entendo esse vídeo como uma lição de vendas, primeiro o mercado e os usuários, depois quais as principais técnologias seguindo de foco, ou seja, quais projetos abandonar para focar... Em um vídeo mais antigo, jobs também fala algo parecido que aconteceu com a equipe de projetos apple 2 e macintosh após ele descobrir as tecnologias e produtos que a xerox estavam desenvolvendo... ali ele soube na hora, no que focar, e no que abandonar... (como ele mesmo disse ter VISÃO, e como você disse VISÃO MACRO) Quando você está tentando coisas novas, você precisará também testar novas tecnologias, do contrário você ficara limitado a elas... e nesse processo, você cometerá alguns erros por estar fazendo algo novo, e tá tudo bem... pois você deverá ir ajutando conforme encontrá-las. (isso se aplica à tudo) S. JOBS: "Às vezes, quando você inova, você comete erros. É melhor admiti-los rapidamente, e seguir em frente para melhorar suas outras inovações.” ”As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado.” “Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo.” “Se você ficar de olho apenas no lucro, você vai economizar no produto. Mas se você se concentrar em fazer produtos realmente bons, então o lucro virá a seguir.” “Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. Isso é verdadeiro para companhias e também para produtos.” “Você não pode juntar dois pontos olhando para frente; você só consegue conectá-los olhando para trás. Então você precisa confiar que os pontos, de alguma maneira, serão ligados. Você tem que confiar em algo - seu instinto, destino, vida, karma, o que for. Esta abordagem nunca me decepcionou, e fez toda a diferença na minha vida.”
5:20 Precisa pegar esse trecho, fazer um quadro, e botar na parede. Tem que tocar isso todos os dias antes de cada um falar na daily. Colocar na assinatura do e-mail, se lá, fazer uma tatuagem... Quem sabe assim as pessoas entendam que a tecnologia por si só não é nada, se ela não estiver sendo conduzida para solucionar o problema do seu cliente.
O vídeo e as lições são realmente top... Mas, eu tenho a nítida sensação que a pergunta e resposta eram ensaiadas, o programador tinha toda pinta de estar atuando (isso não anula a mensagem, claro, mas é engenharia social).
Filipe, cada vídeo seu cai como uma luva para a minha vida profissional. Eu sou exatamente o tipo de pessoa que cria uma tech demo de algo muito antes de sequer pensar como que eu venderia isso. Para hobbies acho que é essencial fazer tech demo/etc., mas acho que por tanto fazer isso, eu me condicionei a pensar na tecnologia em primeiro lugar. Valeu pelo vídeo
Mestre, isto que você falou faz muito sentido, apesar de não ser programador, sigo seu canal pelas suas idéias, sou do ramo de cftv e o que mais vejo é a falta de coesão entre departamento de Engenharia e depto Comercial. Sou do depto de Eng. e o que mais vejo é engenheiro de mente fechada, tipo esse cara aí, que sabe que perderá nos argumentos comerciais e tenta levar pro argumento técnico, e esse é o erro. Para convencer o time comercial de que uma idéia é boa ou ruim é exatamente na experiência do cliente que você deve focar e para isto, não importando a faculdade ou escola que você se formou, será necessário apresentar suas idéias em uma linguagem comercial voltada á experiência do produto pelo cliente, ou seja, extamente como Jobs falou, "de trás para frente", mas Jobs tinha essa visão lá atrás deste sistema de gestão.
Eu entendo esse vídeo como uma lição de vendas, primeiro o mercado e os usuários, depois quais as principais técnologias seguindo de foco, ou seja, quais projetos abandonar para focar... Em um vídeo mais antigo, jobs também fala algo parecido que aconteceu com a equipe de projetos apple 2 e macintosh após ele descobrir as tecnologias e produtos que a xerox estavam desenvolvendo... ali ele soube na hora, no que focar, e no que abandonar... (como ele mesmo disse ter VISÃO, e como você disse VISÃO MACRO)
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato. Cara... e serio !
Hoje parece óbvio, talvez nem tão óbvio para alguns, mas para a época essa forma de pensar revolucionou. Quem dera eu ter tido um gestor com essa visão no meu início de carreira.
Um problema comum quando já sabemos como se faz algo, é que colocamos muitas limitações antes mesmo de iniciar um trabalho. Pensamentos como "Isso não dá certo", "assim é mais facil", "eu sei que vai dar errado" "vai dar muito trabalho", acabam travando a nossa criatividade. Então seu trabalho acaba sendo mediocre, pois você só faz o que sabe que vai dar certo e nunca vai sair da zona de conforto. Acabamos ficando bitolados pelo proprio conhecimento, e nunca fazemos algo novo. Muitas vezes uma pessoa sem o conhecimento técnico pode ter ideias mirabolantes impossíveis e ridiculas para quem conhece do assunto, mas essa saída da casinha é que faz a diferença. Por isso mesmo sem saber de tudo o Steve era genial, pois mesmo sendo algumas vezes totalmente sem noção, e com o seu "campo de distorção da realidade", ele conseguia imaginar o impossível e com uma equipe extremamente qualificada ele conseuia extrair o maximo e chegar no impossível.
Uma parte do que ele disse faz sentido até pra fazer conteúdo para o TH-cam por exemplo, você tem que começar com a visão de usuário... o cara que vê os vídeos, pra assim você poder saber o que chama a atenção das pessoas e fazer um bom trabalho. Isso é um dos diferenciais que podem mudar tudo em várias áreas, que legal saber que eu estava certo de pensar nisso como base kkkkk
Como criar uma solução tecnológica iniciando a partir do usuário? Primeiro saia do laboratório e vá ate onde o usuário alvo está. Ex: vá em um banco e pegue uma ficha e passe horas pra ser atendido. Pronto agora você é um usuário mas também um engenheiro, e como engenheiro qual solução você poderia criar para diminuir o tempo de atendimento? Crie seu projeto e apresente ao banco sua solução.
A Apple é uma empresa visionária, desde que essa "visão" seja a do Jobs ou algo que ele pudesse controlar ou se passasse como sendo sua. Todas as outras ideias "boas e não" que não vieram dele, fez questão de perseguir e destruir linguagens de programação e hardware. Jobs NUNCA programou, projetou ou construiu NADA. Mas soube com maestria como manipular pessoas e equipes a parir suas ideias ou "visões" que sem programadores ou engenheiros de hardware de verdade jamais sairiam do papel.
Houve um ponto importantíssimo que vc. não teve tempo para comentar: A postura absolutamente não agressiva de Jobs, ao responder quem o havia ofendido, 'desmontando', completamente, a possibilidade de uma réplica. Pelo contrário: Jobs, elegantemente, mostrou o quão vaga e fútil foi a agressiva pergunta. Um gênio!
É muita inocência achar que a sacada é olhar o macro. É a mesma coisa você olhar um jogador de futebol na favela jogando melhor que os profissionais. Mas por que os profissionais ganham e o garoto humilde de favela não? Pare pra refletir, existem parcerias que estão ocultas aos nossos olhos, simples assim. É inocência achar que uma pessoa simplesmente teve e manteve a sacada.
tem um livro "startup enxuta" ou the lean startup, que aborda bem essa situação, jobs era " o cara", essa inversão de "o que o usuário realmente quer comprar" é a jogada certa seja lá se vc vende água no sinal ou se vc vende um produto como iphones e etc..
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 🤝 🤝 🤝
Diminui o preço, 4k não é acessível.
@@PioneiroYT😢😢¾
OQUE explica a expressao
Com sangue nos olhos ?
😂😂😮😮😮😮😮
A pergunta de U$100 trillion dollars que nem Siri saberia responder
Sou engenheiro eletrônico e faço projetos de equipamentos médicos e posso dizer com toda a certeza que aprendi mais com os erros do que com os acertos. E também aprendi que muitas vezes temos que pensar no usuário como uma criança de dez anos utilizando seu produto. Ou seja, quem usa seu produto é especialista em uma área que não tem nada a ver com a sua tecnologia e pode fazer coisas com o seu produto que você nunca faria....mas este é o usuário.
@Bráulio Machado Campos Parabéns!
Na vdd nós nunca aprendemos com os acertos, aprendemos apenas com os erros.
Quando nós acertamos, estamos apenas fazendo aquilo que já sabemos.
"usuário".... Rsrsr eu como um mas, sendo bem curioso na área sinto como uma ofensa esse termo. É técnico e "correto" eu sei mas, tira a humanidade das pessoas. Fica parecendo que somos robôs e ainda mal programados... Rsrsr
Porém, vc mesmo complementa que o produto desenvolvido foi criado não para vocês mas, para quem vai usar e talz.
Mas, que é meio humilhante é. Ainda que possa, eventualmente, não ser falado por maldade.
@@guiga1 É verdade. Estamos vivendo dias em que ser chamado de "usuário" é humilhante. Precisamos ganhar mais robustez psíquica e olhar estas coisas com mais naturalidade senão daqui a pouco não haverá mais verbetes nos dicionários para se dirigir às pessoas.
@@guiga1 Assim como alguns pensam que é humilhante ser chamado de filho, filha, preto, branco, etc etc, etc bla bla bla bla bla de gente emocionalmente fraca e piscodélica.
Muito bom Filipe!!! Seria bem massa algo desse tipo virar uma serie, historiais de pessoas reais que deixaram um marco positivo para humaninade e fizeram o nosso presente ser o que é hoje em algum aspecto, e que provavelmente irão afetar até o nosso futuro.
Parabéns pelo vídeo!
Ideia show de bola Wanderson! E sempre trazendo um contexto a mais do que aconteceu 🤝 👍
Excelente idéia meu caro
O mais engraçado é que o Steve Jobs não inventou nada, só comprou tecnologias e juntou. Fora isso, era uma pessoa terrível de se conviver, um sociopata.
@@carinhaquemoralogoali2345 Acredito q dps de ser demitido da própria empresa ele aprendeu algumas lições... nesse evento aí da pra notar q ele já está bem diferente do que nos é apresentado nos filmes
Bill gates tb não criou nada..
Caraca eu ainda não conhecia esse video, muito show. E realmente é muito difícil agente começar a pensar com essa visão mais macro, mas depois que conseguimos vai se tornando mais natural e consequentemente, ficamos melhores. Parabens pelo conteudo
Hoje é segunda, eu to estressado e com prazo apertado pra entregar um projeto em equipe e tirei dez minutos pra ver esse video. E digo que esse video era oq eu precisava pra começar a semana bem, muito obrigado Filipe 🤝
Conseguiu entregar filho ?
@@dennisJNT consegui sim😃 obrigado por perguntar
Peça a Deus ajuda para discernir entre as ideias e ajudar você a passar por cima desse problema.
É complicado se dedicar a um projeto por tanto tempo e ver ele sendo descontinuado. Já passei por isso algumas vezes e a frustração era iminente. Mas após um tempo, decidi mudar minha visão sobre a situação: sendo útil ou não, o problema não esta na minha execução, mas na gerência que não sabe o que pedir. Para mim tanto faz se vai ao ar ou não, eu aprendi enquanto executava. Hoje graças a Deus não passo mais por isso, porque me tornei sênior e minha voz importa, quando vejo que algo não faz sentido, explico e tento barrar o projeto antes mesmo dele iniciar. Agora se insistirem, faço com toda dedicação, mas se decidirem abortar a solução em um mês isso não diz mais respeito a mim, mas sim a eles.
E geralmente no final a gerência vai culpar os engenheiros por dar tudo errado, e o pior, vão dar razão pro gerente.
@@almirandrade458 kkkkk
O próprio Jobs destacou isso no vídeo. O problema da Apple estava na gestão. É responsabilidade dos gestores dar a direção estratégica para que a engenharia execute seu trabalho da melhor maneira possível.
Nossa mandou bem!
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato.
Cara... e serio !
Muito bom! E obrigado pelo video e msgs! Fui analista e programador durante algumas decadas. Sou um dinossauro da Informática, da época do cartão perfurado e onde a comunicação com o computador se fazia por ele ou por uma type writer (um tipo de máquina de escrever com uma impressora de papel continuo embutida). Caminhei junto com a evolução da tecnologia e evolui com ela. Hoje, aposentado, ainda me maravilho com videos assim, pois passei por processos semelhantes, mas claro, num nível de complexidade menor! Como vimos no video, existem duas formas de implementar e vender uma tecnologia nova. A que da mais bons resultados seria aquela que investiga e descobre as necessidades ainda não atendidas dos prováveis usuários e aquela que cria novas necessidades que sequer os Usuários sabiam que necessitavam ou não! É o caso dos celulares, como exemplo. De início, satisfizeram uma necessidade básica, que era poder se comunicar de qualquer lugar com qualquer pessoa em qualquer lugar. Aí, começaram a criar necessidades que não precisavamos na época ou que não eram tão prementes, como tirar fotos, gravar audios e videos etc.. Mas com o tempo, conseguiram impor necessidades que se não satisfeitas, não conseguiriamos viver hoje! Incrivel não?! Portanto, voce analista, programador ou profissional da área, se quiser conquistar um cliente, faça o mesmo! Descubra do que ele realmente precisa , de inicio, e o atenda! Depois, com ele satisfeito, apresente aquilo que ele não necessita agora, mas que com toda certeza, será indispensável em um breve futuro! Começando assim, com certeza terá sucesso. Começando pela segunda forma, com certeza tambem, as chances de fracassar serão enormes.... Apenas minha opinião. Abs. Ah! Atualmente programo robos para o mercado financeiro, por simples" robby", mas com o sonho de conseguir um robo que me faça, finalmente, milionário! rs Apesar de saber que isso é impossível, pois não existe nada perfeito e duradouro ao mesmo tempo, e mesmo que exista, alguem ou o contexto, o fará imperfeito uma hora... Mas, continuarei tentando! :)
Lhe desejo sucesso. :)
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato.
Cara... e serio !
Jobs realmente protagonizou vários momentos únicos e memoráveis tanto no mundo da tecnologia, marketing, filosofia e gerência. Um exemplo é a apresentação do primeiro iPhone, eu sempre uso como alvo para apresentações. O discurso de quando ele foi diagnosticado em estado terminal também é inspirador e nos faz aceitar melhor o fluxo natural da vida.
Cara, eu jurava que ele estava vivo até hoje...
@@Diabo_necessario ele morreu tem quase 2 décadas já kkkkkkkkkkk
@@GabrielSouza2029_ kkkkkkk é que eu sempre vejo alguma frase dele ou vídeos de inspirações, e o fato dele ser tão citado, da a entender que ele está vivo.
@@GabrielSouza2029_ faz 12 anos que ele faleceu
Trabalho escravo no mundo moderno também. Afinal, que bilionário não quer mais capital, né?
Uma aula de "product management" por Stevie Jobs. Para se chegar nesse nível de percepção leva tempo, com muitos erros no caminho.
@@MardockHondas visão limitada. A equipe de engenharia pode ter a melhor solução, se não entregar valor na ponta não adianta nada. Ambos são essenciais pra um produto incrível.
@@MardockHondas Uma tecnologia sem propósito serve para quê? Essa e a questão que muitos programadores não entendem e eu me incluo nisso.
@@l.ts.r8729 Simples, para avançar outras tecnologias. é assim no meio academico.e tudo que esta no mundo corporativo sempre foi tirado do meio academico. a questão é que essas empresas perdem muito dinheiro desenvolvendo novos produtos que não são uteis para o mercado. mas o principio de como esses engenheiros fazem essas proezas nada comerciaveis são totalmente academicos. é como se tivessem fazendo pesquisa e não criando algo para vender. É a mesma coisa do mc donalds tentar inventar algum molho que não fosse comestivel por que a empresa tem- varios profissionais que não tem essa cabeça no mercado. por que eles não são empresarios.
@@MardockHondas Realmente ele era um bom apresentador, mas também era visionário, pena que não era muito ético, se apoderava de idéias de terceiros sem cerimônias e em alguns casos até patenteava em seu nome.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato.
Cara... e serio !
É muito incrível ver a visão que esse cara tinha. Era um gênio, percebeu exatamente o que era importante, a experiência do usuário
@@MardockHondas o cara simplesmente criou uma das empresas mais ricas do mundo. Imagina se ele não fosse um genio, ne? Hahahaha
@@MardockHondas grandes gênios não precisam tá em um laboratório
Ele criou uma potencia de empresa e ainda provou que sem ela não seria uma potência, mas sim apenas uma empresa decadente!
Hoje em dia os demais só repetem o que ele falou primeiro .
@@MardockHondas tu pode até ler os antigos comentários e dizer: "aa mais ele não trabalhou em nada, não criou nada". O vídeo é auto-explicativo, de nada adianta ter ótimos engenheiros e programadores se todos eles estão correndo para direções diferentes. Ele se tornou um gênio por gerenciar sua empresa e equipe, percebeu uma demanda no mundo e logo realizou-a, logo, pode ser considerado um gênio sim
Excelente reflexão. Eu também me incluo nessa. Já troquei de ideais para criação de um SAAS porque a idea seguinte sempre parece melhor que a anterior mas em nenhuma delas eu me perguntei ou perguntei para quem ela seria destinada se aquilo de fato iria ajudar com seu propósito. Vejo que programadores tem essa visão pelo lado tech porque realmente é sensacional o que ela proporciona, nos apaixonamos pelo processo e não pelo final, pela entrega e por isso creio que não terminamos projetos pessoais. Ver isso hoje me acendeu um alerta importante e creio que vai me ajudar ao longo do caminho. Se encontrarmos uma solução que ajude um nicho, a prática sempre vai ser prazerosa.
Eu assisti esse video no mínimo umas 100x. É provavelmente um dos meus vídeos favoritos pela frase "You’ve got to start with the customer experience and work backward to the technology. You can’t start with the technology then try to figure out where to sell it". É Uma das frases que eu mais uso quando falo com a galera de crypto 🤣🤣🤣🤣
Pensando em projetos cripto e NFT. Vejo isso acontecendo em larga escala em projetos novos. Especialmente na Solana têm surgido projetos focados no que o usuário precisa agora e desenvolvendo o macro à partir daí.
Eu estava precisando muito escutar isso.... estou bastante perdido sobre oque e como fazer... e felizmente não estou parado!!! Se encontrar e descobrir a melhor forma de fazer as coisas ou simplesmente como fazer as coisas faz parte dessa jornada... e é muito importante contar com conteudos assim para se perder um pouco menos e cada vez mais seguir na direção correta!
Comecei a ter Essa visão recentemente depois de "finalizar " um projeto que e eu e meu irmão achávamos um máximo, porém vimos que real não ajuda muito...
Antes mesmo de programar eu sempre pensava em ajudar a todos , criar projetos onde todo mundo poderia usar e facilitar a vida... hoje é meu foco principal é criar projeto e postar para que todos possam ver
Eu adoro a forma que você apresenta/aborda os seus conteúdos sério, alimenta a minha curiosidade e vontade de saber/aprender cada vez mais!! Bora ver o vídeo rs e parabéns!!
Nem sou programador mas to sempre por aqui Filipe, baita conteúdo !
Eu não sou tecladista mas também tô sempre estudando música através do seu conteúdo. Parabéns pra vc também ;)
@@toonydias Valeu demais Antonio
Seu vídeo apareceu aleatoriamente para mim , não sou programadora, mas admiro pessoas inteligentes que fazem a diferença e o Steve Jobs é uma delas, e a última frase que ele disse sobre os erros não vale somente para programação , mas pra todo projeto que queremos começar na vida, eu por exemplo odeio cometer erros e a ruminação de pensamentos era constante em mim , mas estou aos poucos com algumas técnicas mudando isso e vídeos que mostram que cometer erros são necessários me faz olhar sobre outra perspectiva. Obrigada por esse vídeo.
Isso mostra por que a área de UX Design está crescendo muito nos últimos anos, onde existe a pesquisa e pensa na experiência do usuário num todo antes de desenvolver qualquer produto/serviço e com isso, acaba respondendo/derrubando as possiveis hipoteses/viéses que temos sem antes pensar na necessidade realmente de forma "macro".
Mano... que AULA!
Como gerenciar conflitos, como gerenciar emoções na liderança, como trazer a equipe pro seu ponto... tem mta coisa aí.
Obrigado por compartilhar Filipe!
Sou fotógrafo e sempre assisto seus vídeos, me inspiro bastante e tento criar simbioses entre arte e tecnologia.
Mano vlw pelo vídeo, estou justamente nessa última etapa de issues e hotfixes de um projeto grande que está me cansando muito, mas está gratificante e me deu um gás a mais para completar e finalizar essa minha missão. Obrigado mais uma vez pelo conteúdo e por compartilhar entre nós meros mortais heheh !
Que aprendizado incrível nesse vídeo. Parabéns Filipe Deschamps pelo conteúdo. As três coisas que você falou no final me relembraram aprendizados importantes que eu tive desde o inicio da minha carreira como Desenvolvedor.
O seu canal é incrível! Comecei a estudar programação em fevereiro desse ano e seu conteúdo me ajuda bastante.
Cara, não sou programador, mas seu vídeo apareceu aqui na minha timeline e fui conferir. Parabéns pela sua análise de todo o contexto do video. As lições tiradas aí valem para qualquer profissão.
Seria fantástico se a maioria seguisse o basico de Steve Jobs neste video: faça de trás p/ frente. Nao é o usuário que "vai ter que entender" o app.....o app tem que ser feito p/ o usuario. Simplicidade e objetividade. Excelente ensinamento.
Sensacional esse aprendizado de hoje. Eu te amo Deschamps. Vou contar uma experiencia recente: estou estudando desenvolvimento web, e aí estava eu aqui muito empolgado desenvolvendo um projetinho de cadastro pra minha irmã, ela tem uma Escola e eu quis 'digitalizar' a forma como alguns registros dos professores são feitos. Eu achei que tinha uma idéia genial, mas saí fazendo de cabeça aqui as coisas e quando cheguei pra apresentar pra ela foi bem frustrante, porque a resposta foi: isso é ótimo, mas nem eu nem as professoras vamos conseguir usar isso desse jeito. Isso porque fiz um sisteminha que precisaria que a pessoa usuária se sentasse em uma mesa num pc e digitasse as entradas - inviável pra professoras de berçário e educação infantil, por exemplo. Resumo da ópera tive que refazer repensando tudo mobile first e usando formularios com checkbox/options que a pessoa usuária poderia rapidamente selecionar opções e preencher o forulário rapidamente com apenas algumas dedadas na tela do celular. Algumas funcionalidades eram bem inuteis na verdade, ao passo que outras que não dei atenção eram bem importantes. Enfim a primeira versão que achei sensacional não serviu pra nada, e a outra, muito mais simples porém centrada extamente no que as professoras queriam revolucionou o dia aqui.
O que você fez, ou melhor, REFEZ, talvez tenha sido um dos maiores aprendizados para sua promissora carreira: você errou, e aprendeu com seu erro. Se você tivesse acertado - e isso está muito bem abordado tanto no vídeo quanto nas observações do Filipe - provavelmente definiria esse seu primeiro trabalho como blueprint para toda e qualquer outra experiência futura. Você identificou a DOR DO CLIENTE e, dito isso, começou com o "Por quê" (Simon Sinek).
Jobs mesmo disse: "Ter foco é dizer 'nao'". Pra seguir por um caminho de excelência devemos deixar para trás possíveis caminhos que são muito bons, mas não são excelentes.
Muito obrigado, Filipe. Você me inspira a querer programar e fazer os meus projetos. Melhor vídeo do canal até agora (atualizado).
Incrível, obrigada por me apresentar esse vídeo
Estava lembrando desse momento ainda ontem haha muito marcante, esse cara é sem duvida um dos maiores genios modernos
Mais um aprendizado do vídeo que muitas pessoas morrem sem aprender e é tão importante na vida profissional quanto na vida pessoal: Reconheça os seu erros e se desculpe por eles, no fundo nós sempre sabemos quando erramos e precisamos ter a coragem de nos resignarmos.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato.
Cara... e serio !
Muito bom!!!
Esse terceiro ponto no final do vídeo foi pra mim. Eu estive tentando achar a melhor maneira de fazer um projeto e me frustrei várias vezes quando o método que eu experimentava não dava um resultado aceitável, mas pelo menos eu aprendi com isso e posso evitar esses erros em projetos futuros.
Steve Jobs é (sim, verbo no presente. porque dizer "foi" seria errado) Steve Jobs. Mas o que me chama atenção no teu vídeo, Filipe, é que você pegou um momento marcante e é como se estivéssemos conversando sobre ele em linguagem coloquial. É - pra mim - teu maior diferencial. Parabéns!
Já passei muito por esse problema, caramba esse vídeo foi decisivo para um projeto meu. Obrigado.
O que mais me chamou atenção foi a forma como ele ouviu a pergunta com atenção, a reteve e a processou com elegância e assertividade. Se ele desenvolve um produto orientado ao usuário ou orientado a tecnologia, temos bons exemplos dos dois caminhos
Não sou programador, mas podemos levar para vida. Ótimo vídeo, parabéns.
Finalmente achei o Lewis do filme A Família do Futuro. Rápido, preciso voltar para os anos 2000.
Kkkkkk verdade
Nossa que vídeo incrível obrigado por compartilhar Filipe! Existem Hard skills, Soft skills e Genius skills! E Steve Jobs tinha muito Genius Skills hahahah!
Hahahahhhah 😂😂😂 ele era muito odiado por muita gente, até porque não era uma pessoa fácil de se engolir, mas é inegável que para conseguir virar o rumo da Apple precisou de sacadas realmente geniais 🤝
Que #delicinha esse vídeo xará! Não tinha visto (nem noção de que existia). Realmente os 3 aprendizados que você mencionou são de extrema importancia. O que dá a perceber é a clareza na pergunta EMOTIVA com uma resposta RACIONAL do Jobs.
O interessante é que passei pela mesma percepção. Antes criava a solução baseado no micro, no que eu achava melhor como solução. Hoje vejo o contrário, abordo sempre o que é melhor para quem vai usar a solução e parto daí.
Mas confesso que em certos momentos não é fácil, pois creio que assim como eu, programadores no geral tem um apego sentimental pelos bits escritos, pelo projeto criado. É nossa "Monalisa". E ver alguém chegar e jogar isso "no lixo", não é algo fácil de lidar, exige maturidade.
Prova disso foi o programador fazendo uma pergunta emocional, o qual Jobs, com sabedoria, também disse dele estar certo em alguns aspectos. A ideia genial, mas o caminho estava errado.
Ei xará, se der traga mais vídeos inspiradores assim pra gente aprender cada vez mais. Jobs para mim é uma inspiração.
É super difícil fazer isso, até porque você precisa ter muito conhecimento sobre a área em questão, e muitas pessoas técnicas não tem (e não tem o interesse em ter). E pode deixar que vou trazer mais conteúdos assim 🤝🤝🤝
A resposta foi incrível pq ele foi sincero na sua visão e teve empatia com o trabalho anterior do pessoal, e não foi reativo com a pergunta do camarada lá
Cara, que baita vídeo o de hoje, foi uma lição, tão importante para mim que farei uma reunião com a equipe hoje para repassar esse pensamento e fazermos algumas mudanças. Obrigado, o conteúdo ajudou muito.
E preciso dizer, Steve Jobs era o cara!!
Parabéns pelo vídeo, estou no começo dos estudos em Algoritmos para ser mais exato e saber disso já no começo da carreira como programador com certeza vai fazer uma diferença enorme no que vou estudar e o modo que vou aplicar o que estou aprendendo, pensar no que o cliente vai pensar do que estou criando, pensar no objetivo para encontrar os meios que chegam melhor nele.
Obrigado por compartilhar com a gente. Acabei de tirar vários insights para um artigo que estou escrevendo.
Resumindo, ter um designer em qualquer desenvolvimento de um produto, software etc... é o caminho para o acerto. O engenheiro ou programador tem que se resumir a sua função e não entrar ou enveredar em áreas que não se diz a seu respeito ou que não tenha conhecimento p isso... Designer cria o projeto e experiência do usuário, engenheiro ou programador desenvolve oq foi projeto para ele fazer, simples assim.
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato.
Cara... e serio !
Parabéns pelo vídeo. Sou de humanas, prof de história, e sempre fui apaixonado por tecnologia e ficção cientifica. Entendo que a msg central é fantástica: td e qq tecnologia deve servir ao ser humano. E é a partir das necessidades humanas que o avanço tecnológico deve ser pensado. E isso me lembra tb o alerta de Hawking sobre a IA, caso essa fuja de seu objetivo: atender as necessidades humanas.
Excelente vídeo. Iniciei agora o curso de Análise de Desenvolvimento de sistemas e me senti motivado vendo esse vídeo. Obrigado
O cara era tão genial, que ele até fundou o conceito de experiência de usuário, sou uma completa fã deste homem ❤️
O que ele fala é justamente o contrário do que ele fez. A fala seria algo tipo "quais tecnologias podemos incorporar em nossos produtos - nativas ou compradas de terceiros e adaptadas - para comercializar e que podem ou não ser necessárias aos usuários, mas que vamos fazer um marketing pesado para que nossos usuários sintam necessidade em comprar, mesmo que não necessárias.".
A resposta de Jobs mais clara e simples seria (e qualquer um gestor que chegasse para salvar uma empresa faria do mesmo jeito): "jogue fora todos os projetos que não estou familiarizado, vai ser pior - tempo e recursos - eu tentar entender e consertar do que fazer algo novo".
Essa também é a premissa de qualquer programador que está interessado em qualidade e ganhar dinheiro a longo prazo, não apenas ganhar dinheiro em curto prazo.
Que coincidência, eu vi esse vídeo na plataforma da english central, ótimo vídeo, parabéns Felipe.
Simplicidade.Essa filosofia está presente em tudo que a Apple faz;desde os programas até o design do produto. As reuniões de Jobs com os engenheiros começavam com a seguinte pauta:”Estamos criando produtos para pessoas comuns “. O seu norte era: a simplicidade é a complexidade resolvida.
Tem um documentário bem nessa época que ele voltou na Apple, chamado a Entrevista Perdida de Steve Jobs, eu cheguei legendar essa entrevista inteira, mas infelizmente o YT removeu por direitos autorais. Acredito q tem ela no Netflix da gringa.
Que aula de liderança impressionante esse cara deu em alguns minutos... Fora da curva esse sujeito.
Simplesmente incrível... muito obrigado por compartilhar esses insights com a gente Filipe ... cabeça explodiu fácil agora hahaha 🤯
Shoooowww Jadsonnnn 😍😍😍🤝💪
Descobrir o que realmente o cliente quer. Aí está a magia.
Parabéns! Excelente exposição e análise! Preciosas lições!!!
Muito bom
Não sou progranador, não sei o porquê do algoritmo ter indicado pra mim, mas adorei. Parabéns pelo vídeo parceiro, muito sucesso pra você!
Sua oratória é muito boa, deixou o vídeo bem didático, parabéns!
Uma das maiores verdades que já ouvi...
É por isso que vejo determinadas soluções com nível baixo de tecnologia e UX/UI mas vendem absurdos.
Eles não oferecem tecnologia, oferecem o que resolve o problema do cliente e isso vende demais.
Valew Deschamps !
Ele não respondeu a pergunta mais agressiva: “o que você tem feito pessoalmente?”
Os vídeos desse canal me faz refletir...
Eu acho q tem uma galera lá na Apple atual precisando rever este vídeo
5:06 Alô, Tim Cook! Vem prestar atenção num conselho aqui, rapidão.
Cara, adorei, muito bom, nem sou programador kajaka trabalho em uma ahenctde Marketing e é, no fim, o que importa é saber o que as pessoas precisam
Excelente vídeo galeguinho, estou fazendo uma especialização em UX, e o usuário é o foco!
E por isso a engenharia de sistemas tem se tornado tão importante nos últimos tempos, sair da abstração traçando o caminho até a tecnologia que se encaixa é muito difícil (system design, SW/HW requirements, etc.) mas que no final ver o produto feito, atingindo o objetivo inicial n tem preço
Achar soluções para os problemas, e trazer facilidade e uma experiência única para os usuários.
Muito bacana esse vídeo, grandes aprendizados.
Em outras palavras: Apaixone-se muito mais pelo problema e muito menos pela solução.
Que vídeo satisfatório! Obrigado, Filipe!
A sacada de gênio foi pensar na experiência do usuário algo q não se pensava,ele deu um passo a frente naquela conferencia
Mas o que tem de tão sensacional nessas respostas?
Mano... Primeiro: Seus vídeos estão cada vez melhores. Dum modo geral mesmo. De longe e o canal que fala de/mostra tecnologia que mais curto e não a toa sou membro da turma com satisfação. (Tem o fato de isso nos aproximar, de certa forma, e sermos pais de crianças lindas e fofas).
Segundo: esse vídeo, especificamente, me deu uma outra direção sobre um assunto que costumo ir contra. Acho que isso pode melhorar mais minhas contribuições pro meu time atual e onde eu estiver no futuro.
Obrigado Filipe e equipe. Abração pra família
Que comentário sensacional meu caro, muito muito obrigado! Tirei print e mandei pro grupo 🤝
Não tenho muito conhecimento com programação, estou estudando ainda. Mas consegui uma oportunidade em uma empresa onde parte do tempo era dedicada a colher dados de forma manual na empresa. Durante esse processo, interagia demais com os futuros usuários da app que eu ajudava a construir. E é exatamente isso que ele diz, o projeto original era carregadissimo, quando na verdade o que era preciso para começar já com sucesso eram coisas muito simples e objetivas, mas a equipe de TI não tinha essa visão.
Acho muito lindo quem sabe programar. Desisti de Ciência da Computação e migrei para Matemática e Física na qual me encontrei profissionalmente. Tomara que o governo invista nas indústrias de semicondutores para que se possa avançar a indústria de software. O Brasil precisa de um Jobs com visão macro para o desenvolvimento sustentável do Brasil
Fi do céu, que tapa para começar a segunda.
Mas não levo como uma tapa na cara e me envergonhar, levo como um tapa nas costas para me empurrar na direção certa.
Obrigado demais por compartilhar MAIS esse conteúdo conosco.
Felipe vou participar hoje do evento da algoMania, agora este video é sensacional, eu por exemplo sou designer e desenvolvedor, sou mais designer que desenvolvedor, amo ver este video!!!!!!!
Filipe Dechamps, faz um video abrindo um github publico e fala o email e a senha da conta e deixa o seus inscritos colocar os projetos na conta e comenta sobre os projetos, por favor.
Eu entendo esse vídeo como uma lição de vendas, primeiro o mercado e os usuários, depois quais as principais técnologias seguindo de foco, ou seja, quais projetos abandonar para focar...
Em um vídeo mais antigo, jobs também fala algo parecido que aconteceu com a equipe de projetos apple 2 e macintosh após ele descobrir as tecnologias e produtos que a xerox estavam desenvolvendo... ali ele soube na hora, no que focar, e no que abandonar... (como ele mesmo disse ter VISÃO, e como você disse VISÃO MACRO)
Quando você está tentando coisas novas, você precisará também testar novas tecnologias, do contrário você ficara limitado a elas... e nesse processo, você cometerá alguns erros por estar fazendo algo novo, e tá tudo bem... pois você deverá ir ajutando conforme encontrá-las. (isso se aplica à tudo)
S. JOBS:
"Às vezes, quando você inova, você comete erros. É melhor admiti-los rapidamente, e seguir em frente para melhorar suas outras inovações.”
”As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado.”
“Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo.”
“Se você ficar de olho apenas no lucro, você vai economizar no produto. Mas se você se concentrar em fazer produtos realmente bons, então o lucro virá a seguir.”
“Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. Isso é verdadeiro para companhias e também para produtos.”
“Você não pode juntar dois pontos olhando para frente; você só consegue conectá-los olhando para trás. Então você precisa confiar que os pontos, de alguma maneira, serão ligados. Você tem que confiar em algo - seu instinto, destino, vida, karma, o que for. Esta abordagem nunca me decepcionou, e fez toda a diferença na minha vida.”
Perfeito! Começar pelo UX. 👏🏼👏🏼👏🏼
Top amigo! Boa reflexão
5:20 Precisa pegar esse trecho, fazer um quadro, e botar na parede. Tem que tocar isso todos os dias antes de cada um falar na daily. Colocar na assinatura do e-mail, se lá, fazer uma tatuagem... Quem sabe assim as pessoas entendam que a tecnologia por si só não é nada, se ela não estiver sendo conduzida para solucionar o problema do seu cliente.
O vídeo e as lições são realmente top... Mas, eu tenho a nítida sensação que a pergunta e resposta eram ensaiadas, o programador tinha toda pinta de estar atuando (isso não anula a mensagem, claro, mas é engenharia social).
Filipe, cada vídeo seu cai como uma luva para a minha vida profissional.
Eu sou exatamente o tipo de pessoa que cria uma tech demo de algo muito antes de sequer pensar como que eu venderia isso. Para hobbies acho que é essencial fazer tech demo/etc., mas acho que por tanto fazer isso, eu me condicionei a pensar na tecnologia em primeiro lugar.
Valeu pelo vídeo
Muito importante. Fazer mockup do projeto ajuda muito na visao e evita ter que recodificar muita coisa.
Mestre, isto que você falou faz muito sentido, apesar de não ser programador, sigo seu canal pelas suas idéias, sou do ramo de cftv e o que mais vejo é a falta de coesão entre departamento de Engenharia e depto Comercial. Sou do depto de Eng. e o que mais vejo é engenheiro de mente fechada, tipo esse cara aí, que sabe que perderá nos argumentos comerciais e tenta levar pro argumento técnico, e esse é o erro. Para convencer o time comercial de que uma idéia é boa ou ruim é exatamente na experiência do cliente que você deve focar e para isto, não importando a faculdade ou escola que você se formou, será necessário apresentar suas idéias em uma linguagem comercial voltada á experiência do produto pelo cliente, ou seja, extamente como Jobs falou, "de trás para frente", mas Jobs tinha essa visão lá atrás deste sistema de gestão.
Eu entendo esse vídeo como uma lição de vendas, primeiro o mercado e os usuários, depois quais as principais técnologias seguindo de foco, ou seja, quais projetos abandonar para focar...
Em um vídeo mais antigo, jobs também fala algo parecido que aconteceu com a equipe de projetos apple 2 e macintosh após ele descobrir as tecnologias e produtos que a xerox estavam desenvolvendo... ali ele soube na hora, no que focar, e no que abandonar... (como ele mesmo disse ter VISÃO, e como você disse VISÃO MACRO)
Tenho um protótipo de uma criptomoeda revolucionária; q fará o dólar e o bitcoin virarem moeda de banco imobiliário. Enteressados entrar em contato.
Cara... e serio !
Hoje parece óbvio, talvez nem tão óbvio para alguns, mas para a época essa forma de pensar revolucionou.
Quem dera eu ter tido um gestor com essa visão no meu início de carreira.
Um problema comum quando já sabemos como se faz algo, é que colocamos muitas limitações antes mesmo de iniciar um trabalho. Pensamentos como "Isso não dá certo", "assim é mais facil", "eu sei que vai dar errado" "vai dar muito trabalho", acabam travando a nossa criatividade. Então seu trabalho acaba sendo mediocre, pois você só faz o que sabe que vai dar certo e nunca vai sair da zona de conforto. Acabamos ficando bitolados pelo proprio conhecimento, e nunca fazemos algo novo. Muitas vezes uma pessoa sem o conhecimento técnico pode ter ideias mirabolantes impossíveis e ridiculas para quem conhece do assunto, mas essa saída da casinha é que faz a diferença. Por isso mesmo sem saber de tudo o Steve era genial, pois mesmo sendo algumas vezes totalmente sem noção, e com o seu "campo de distorção da realidade", ele conseguia imaginar o impossível e com uma equipe extremamente qualificada ele conseuia extrair o maximo e chegar no impossível.
Uma parte do que ele disse faz sentido até pra fazer conteúdo para o TH-cam por exemplo, você tem que começar com a visão de usuário... o cara que vê os vídeos, pra assim você poder saber o que chama a atenção das pessoas e fazer um bom trabalho. Isso é um dos diferenciais que podem mudar tudo em várias áreas, que legal saber que eu estava certo de pensar nisso como base kkkkk
Como criar uma solução tecnológica iniciando a partir do usuário? Primeiro saia do laboratório e vá ate onde o usuário alvo está. Ex: vá em um banco e pegue uma ficha e passe horas pra ser atendido. Pronto agora você é um usuário mas também um engenheiro, e como engenheiro qual solução você poderia criar para diminuir o tempo de atendimento? Crie seu projeto e apresente ao banco sua solução.
Muito bom Deschamps, parabens...
A Apple é uma empresa visionária, desde que essa "visão" seja a do Jobs ou algo que ele pudesse controlar ou se passasse como sendo sua. Todas as outras ideias "boas e não" que não vieram dele, fez questão de perseguir e destruir linguagens de programação e hardware. Jobs NUNCA programou, projetou ou construiu NADA. Mas soube com maestria como manipular pessoas e equipes a parir suas ideias ou "visões" que sem programadores ou engenheiros de hardware de verdade jamais sairiam do papel.
Houve um ponto importantíssimo que vc. não teve tempo para comentar: A postura absolutamente não agressiva de Jobs, ao responder quem o havia ofendido, 'desmontando', completamente, a possibilidade de uma réplica. Pelo contrário: Jobs, elegantemente, mostrou o quão vaga e fútil foi a agressiva pergunta. Um gênio!
É muita inocência achar que a sacada é olhar o macro. É a mesma coisa você olhar um jogador de futebol na favela jogando melhor que os profissionais. Mas por que os profissionais ganham e o garoto humilde de favela não? Pare pra refletir, existem parcerias que estão ocultas aos nossos olhos, simples assim. É inocência achar que uma pessoa simplesmente teve e manteve a sacada.
Ele pode ter tido vários problemas quanto pessoa, mas eu o admiro muito como empreendedor. Esse cara foi foda!
tem um livro "startup enxuta" ou the lean startup, que aborda bem essa situação, jobs era " o cara", essa inversão de "o que o usuário realmente quer comprar" é a jogada certa seja lá se vc vende água no sinal ou se vc vende um produto como iphones e etc..
É... realmente Jobs era um cara diferenciado e desta vez até pegou bem leve com o camarada. Mas deu o recado como sempre.
Muito interessante trazer o vídeo original, dar o contexto e extrair as lições apreendidas. Excelente trabalho!