Caminhada do Privilégio

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 6 ก.ย. 2024
  • a caminhada do privilégio é um exercício que vem sendo realizado em cursos de diversidade nos estados unidos.
    o seu objetivo é tornar mais visível e mais palpável a distribuição desigual de privilégios em nossa sociedade.
    o exercício começa com um grupo de pessoas, de pé, lado a lado. em seguida, são feitas perguntas relativas aos seus privilégios. dependendo de quais privilégios tiveram acesso, as pessoas dão passos à frente ou atrás.
    nos meus encontros, tenho realizado uma versão brasileira desse exercício. quando possível, faço a atividade em uma escada ou ladeira, para que o resultado fique ainda mais graficamente concreto.
    as pessoas que vêm às minhas oficinas já são todas, em larga medida, bastante privilegiadas. mesmo assim, ao final do exercício, aquele grupo de pessoas privilegiadas que começou ombro a ombro está todo espalhado.
    uma ilustração concreta das distâncias que nos separam.
    * * *
    exercícios de empatia
    a caminhada do privilégio é um dos exercícios de empatia que realizo nos meus encontros por todo o brasil.
    conheça os outros exercícios de empatia:
    alexcastro.com....
    saiba quando e onde serão os meus próximos encontros:
    alexcastro.com....
    fale comigo para realizarmos esses exercícios em sua cidade ou organização:
    alexcastro.com....

ความคิดเห็น • 51

  • @flaviacleite
    @flaviacleite 8 ปีที่แล้ว +16

    Muito bom Alex! Reconhecer os próprios privilégios é um passo nobre rumo a NÃO ACALHAR - CRITICAR - DESMERECER a luta luta de quem precisa lutar. Maravilhoso esse trabalho.

  • @amandamedeiros3154
    @amandamedeiros3154 8 ปีที่แล้ว +6

    sensacional forma de promover auto conhecimento!! reconhecer é o primeiro passo para conseguir fazer diferente :)

  •  8 ปีที่แล้ว +8

    Excelente iniciativa, uma instalação para mobilizar de forma sensível as pessoas. Reproduzi o processo com alunos, foi um momento muito rico para refletir sobre alteridade, sobre nossos próprios privilégios... e também sobre responsabilidade e ação (para, como diz no texto, não cair na “culpa” que nada mobiliza). Desde o processo de discutir as “frases” que mobilizam os passos até as conversas que seguiram a atividade, tudo foi muito rico e forte. Todos saem impactados de alguma forma, com novas reflexões. É assim que se amadurece! Parabéns também à Carolina Barros pelo vídeo!

  •  8 ปีที่แล้ว +7

    Shoooooow! Para parar e pensar e entender o quanto somos privilegiados e se propor ter mais empatia com a dor do próximo!

  • @joselauromagalhaes6930
    @joselauromagalhaes6930 8 ปีที่แล้ว +6

    Excelente ... Alex como sempre sabendo aonde colocar o que e o como para nossa reflexão ..Parabéns

  • @msdartm
    @msdartm 8 ปีที่แล้ว +5

    Exercitar a empatia é sempre positivo. Parabéns pelo seu trabalho!

  • @priscilabarros5680
    @priscilabarros5680 8 ปีที่แล้ว +7

    Esse exercicio eh um dos melhores! Nos faz enxergar o outro de uma maneira mais empatica, mais generosa, perceber o quanto somos privilegiados em alguns pontos e em outros nao...eh algo pra reflexao interna...

  • @TheAnaceciliadmmm
    @TheAnaceciliadmmm 8 ปีที่แล้ว +4

    Refletir sobre os próprios privilégios não exclui nenhuma ação pelos menos privilegiados. Parem de supor e julgar pessoas que vocês não conhecem. ❤❤❤❤amor e respeito pra vocês!!!! Parabéns, Alex, pelo trabalho incrível de escrita e aprimoramento pessoal!!!! 😘😘😘😘😘😘

  • @cassiobatistamarcon365
    @cassiobatistamarcon365 8 ปีที่แล้ว +8

    Fundamental! obrigado por compartilhar!

  • @rogeriochimionato4682
    @rogeriochimionato4682 8 ปีที่แล้ว +5

    excelente exercicio
    obrigado por compartilhar Alex

  • @KatemariRosa
    @KatemariRosa 8 ปีที่แล้ว +7

    Que bom que você está fazendo esse trabalho. Gosto muito de seus textos e espero que todos nós possamos repensar nossos privilégios, sempre.

  • @fazedoradevideos
    @fazedoradevideos 8 ปีที่แล้ว +7

    Sensacional. Emocionante. Mexe com a gente, é inevitável. Incomoda um pouco perceber que gente é privilegiado em tantas frentes. Porém, talvez doa mais quando a gente vê que NÃO é tantas outras.
    Este exercício é NECESSÁRIO.
    Obrigada.

  • @dianag.3721
    @dianag.3721 8 ปีที่แล้ว +7

    Muito impactante!

  • @aprofjana
    @aprofjana 8 ปีที่แล้ว +4

    Adorei!

  • @CarlosSchonardie
    @CarlosSchonardie 7 ปีที่แล้ว +1

    Tive a primeira experiência com a caminhada dos privilégios durante o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do SUS), em Uruguaiana. Foi uma dinâmica que mexeu com tod@s e colocou em evidência o que muitos e muitas não refletem.

  • @rayaalmedio3671
    @rayaalmedio3671 8 ปีที่แล้ว +5

    Alex querido, outro dia li seu texto sobre a caminhada do privilégio como performance artistica e seu convite a faze-la, com as perguntas. Enfim, usei algumas das perguntas na sala de aula e fizemos uma mini caminhada na sala mesmo quando falavamos da importancia de enxergar-se na sociedade frente ao outro. Os resultados pedagogicos foram impressionates. Agora vendo o video me emocionei de verdade. Um exercicio emocionante, intenso que mexe verdadeiramente com as pessoas... Lindo!

  • @gleydsonags
    @gleydsonags 8 ปีที่แล้ว +2

    Simplesmente inspirador, Muito bom o compartilhamento deste contéudo!

  •  8 ปีที่แล้ว +7

    Já participei de uma dessas caminhadas junto com o Alex. Como o outro Alex comentou no vídeo, realmente chega a ser constrangedor quando você se dá conta do quanto você ficou pra frente. É uma experiência que mexe com o jeito de olharmos quem está à nossa volta.

  • @thomasjefferson8895
    @thomasjefferson8895 8 ปีที่แล้ว +2

    Não tem outra palavra senão "SENSACIONAL", uma viagem interna necessária para o novo mundo.

  • @RamaraNunes
    @RamaraNunes 6 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom para refletir...

  • @CabetoRockerPascolat
    @CabetoRockerPascolat 8 ปีที่แล้ว +3

    Depois de enxugar as lágrimas incontidas, depois de um tempo pensando em todos os privilégios que eu já tive em minha vida (e nem foram tantos assim, mas já foram gritantes, comparados aos mais variados níveis de privilégios que o animal humano possa ter) fiquei pensando "na vida". O que diabos pode ser essa nossa existência? Servimos para o que já que ninguém aqui "pediu para nascer". O vídeo (e sua maravilhosa proposta!!!) me fez pensar mais e mais nessa sensação "estar vivo", "viver". Para mim ainda continua sendo uma coisa "surreal"... desde criança eu vivo com "a sombra da morte" ao meu lado. Aquela sensação de que "um dia tudo vai acabar". Me fica sempre a pergunta: certo, e para o que mesmo eu vivi? Não me basta apenas ter estudado, trabalhado, feito música, viajado, comprado coisas, ganhado coisas e perdido coisas, ganhado pessoas em minha vida e perdido pessoas. Fica aquela sensação de não "explicação" para se estar vivo. É uma coisa estranha. É boa, é ruim, mas é uma sensação de "putaquepariu, para que serve isso tudo?" O que mais me afeta mesmo é toda a gama do ferramental humano (tecnologias) que se presta para destruir o planeta. Olho para o planeta e vejo ele com um ser vivo que está sendo carcomido pelos animais humanos e suas "sociedades modernas". Dai me vem mais uma pergunta: será que somos apenas um vírus incontrolável que já existe a milhões de anos e que viaja, de planeta em planeta, consumindo tudo o que vê pela frente? Será que somos isso mesmo, apenas um vírus cheios de conexões neuronais que nos tornam seres "pensantes"? Bom, enquanto "não encontro uma resposta para a vida" vou me deliciando com essas sensações!!!! Em frente, sempre, porque não consigo andar para trás.... maravilhosos textos Alex!!!!

  • @ComunicacaoEntreNos
    @ComunicacaoEntreNos 8 ปีที่แล้ว +2

    Adorei a proposta e achei excelente a produção do vídeo! Creio que deveríamos fazer essa caminhada do privilégio todos os dias ao sair de casa, não para nos sentirmos culpados ou mal pelas diferenças, mas para não nos tornarmos indiferentes a elas e podermos refletir e agenciar mudanças na sociedade. Afinal, estamos todos interligados e, portanto, somos responsáveis por essas diferenças.

  • @lucianemaciel9416
    @lucianemaciel9416 2 ปีที่แล้ว

    Muito bom!!!! Abraço aqui de Portugal!

  • @alemaogirasole4474
    @alemaogirasole4474 7 ปีที่แล้ว +1

    Genial!!! Parabéns, Alex!

  • @fredfduarte
    @fredfduarte 8 ปีที่แล้ว +5

    Conscientização. Não tem como não ser uma coisa boa.

  • @MeninaEva
    @MeninaEva 8 ปีที่แล้ว +4

    Refletir e ser consciente é primordial. Saber dos nossos privilegios ou falta deles pode motivar a ação. Bonito exercício, deve ser uma vivencia em grupo muito intensa.
    Qual música foi usada na trilha do vídeo?

  • @oassador
    @oassador 8 ปีที่แล้ว +8

    SEN-SA-CIO-NAL!!!!!!!

  • @lucassilvadesouza6780
    @lucassilvadesouza6780 4 ปีที่แล้ว +2

    Comigo ás vezes percebo acontecendo de eu negar alguns privilégios, justamente por "Não me achar merecedor" ou "não querer me colocar como melhor", mas eles estão lá, prontos para serem usados, ainda não cheguei a uma conclusão se você precisa usar os privilégios que têm, ou se não.. do clássico "Ser ou NÃO Ser"

  • @AlexCastroEscritor
    @AlexCastroEscritor  8 ปีที่แล้ว +19

    “você aí salvando vira-lata e tanta criança passando fome!”
    poucos discursos mais canalhas. pode apostar. quem diz isso nunca ajudou nem um vira-lata nem uma criança passando fome. gente que ajuda os outros não fala essas coisas. nem passa pela cabeça.

    • @andregirol
      @andregirol 8 ปีที่แล้ว +3

      +Alex Castro Gente que ajuda os outros nem fala nada. Guarda pra si.

    • @CabetoRockerPascolat
      @CabetoRockerPascolat 8 ปีที่แล้ว +1

      +Alex Castro Sim, Alex, é o que mais ouvi desde 2012, quando me tornei Vegano. As pessoas são ensinadas a serem insensíveis e indiferentes com a vida para poderem proteger suas "zonas de conforto". As pessoas são ensinadas a "tem que isso" ou "devo aquilo para ser feliz" e mal sabem decernir sobre o que realmente estão fazendo. Toda a forma de vida merece respeito e dignidade. PAra quem está vivo só interessa a vida. Qualquer pessoa que arruma desculpas para a crueldade e exploração da vida do outro ser está com sérios problemas...

    • @lucassilvadesouza6780
      @lucassilvadesouza6780 4 ปีที่แล้ว

      @@CabetoRockerPascolat Ser vegano também seria um privilégio, poder escolher o que comer...

  • @juliamazziliary9419
    @juliamazziliary9419 5 ปีที่แล้ว +1

    Cara que incrível seu trabalho, to assistindo e ouvindo mas não tô acreditando.
    Céus vc é real?

    • @AlexCastroEscritor
      @AlexCastroEscritor  5 ปีที่แล้ว +2

      hahaha tento ser. :) vem em um dos encontros pra participar :)

    • @juliamazziliary9419
      @juliamazziliary9419 5 ปีที่แล้ว +1

      @@AlexCastroEscritor vou colocar como meta🙏 impressionada com seu trabalho, seja sempre muito abençoado.

  • @stopandchek
    @stopandchek 8 ปีที่แล้ว +2

    É HORA DE CHECAR

  • @sabetudo8884
    @sabetudo8884 8 ปีที่แล้ว +1

    Esse jogo tinha que ser feito nas escolas de nível médio e nas universidades. Se nem assim as pessoas entenderem o que é desigualdade, desisto...

  • @sussulima
    @sussulima 5 ปีที่แล้ว +1

    Posso compartilhar, Alex?

  • @lucassilvadesouza6780
    @lucassilvadesouza6780 4 ปีที่แล้ว

    Quem veio pelo Podcast Coemergência?

  • @annacarolinarocha4967
    @annacarolinarocha4967 2 ปีที่แล้ว

    Alex, você autoriza usar seu vídeo em uma aula EAD sobre letramento racial?

    • @AlexCastroEscritor
      @AlexCastroEscritor  2 ปีที่แล้ว

      o que é letramento racial??

    • @annacarolinarocha4967
      @annacarolinarocha4967 2 ปีที่แล้ว

      @@AlexCastroEscritor é a apresentação de conceitos básicos sobre racismo. Conceitos como raça, racismo, preconceitos, mito da democracia, ações afirmativas e privilégio branco. Seu vídeo se encaixa neste último tópico Agradeceria muito se pudesse ajudar liberando-o para passar na aula.

    • @AlexCastroEscritor
      @AlexCastroEscritor  2 ปีที่แล้ว +1

      @@annacarolinarocha4967 claro, tá liberado :)

    • @annacarolinarocha4967
      @annacarolinarocha4967 2 ปีที่แล้ว

      @@AlexCastroEscritor muito obrigada!

  • @igorspanhol10
    @igorspanhol10 8 ปีที่แล้ว +2

    Não faz sentido eu me sentir culpado por simplesmente nascer na condição que nasci. Não faz sentido eu me responsabilizar pela condição daqueles que nasceram com condições inferiores. Se eu tenho dois carros na garagem não estou dificultando a vida de quem tem nenhum.

    • @AlexCastroEscritor
      @AlexCastroEscritor  8 ปีที่แล้ว +2

      +Igor Spanhol não faz mesmo. justamente por isso o exercício empatia que não temos que sentir culpa por nossos privilégios. :)

    • @sabetudo8884
      @sabetudo8884 8 ปีที่แล้ว

      +Igor Spanhol , mas é exatamente isso que o vídeo diz. Vc assistiu até o final?

    • @igorspanhol10
      @igorspanhol10 8 ปีที่แล้ว

      Ele diz, mas não é esse o efeito que ele quer causar. Os ditos "privilégios" são meros acasos incontrolados por nós.

  • @BrunoFelippeTorggler
    @BrunoFelippeTorggler 9 หลายเดือนก่อน

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @juliodoviolino
    @juliodoviolino 6 ปีที่แล้ว

    Ninguém possui privilégios no montante geral da Vida. Vai conseguir cruzar alguma situação limitante na vida quem empreender foco, esforço, e assumir riscos de tudo dar errado. Essa idéia dos privilégios é no mínimo enganosa. O homem não é produto do seu meio. Nenhuma "garantia de privilégio" pode significar resultado futuro garantido. Se o exercício for no sentido de reconhecer o que eu tenho de bom, daí é válido. Igualdade é uma idéia que beira a desinformação.