The Last of Us Part II: O Jogo que Odiei Amar | Crítica & Review

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 228

  •  2 ปีที่แล้ว +68

    Sinceramente eu não achei que tentaram transforma lo em vilão. É simplesmente o que rolou por causa da escolha do Joel, assim como na realidade.

    • @PoluxAglasis
      @PoluxAglasis 2 ปีที่แล้ว +15

      Exatamente! na minha visão o jogo mostra que não existem heróis ou vilões, na verdade os personagens são humanos demais, cada um tem seus acertos e falhas, igual a vida real.

  • @otakureidelas9468
    @otakureidelas9468 4 ปีที่แล้ว +81

    Iae Otulkas, terminei o jogo recentemente e sinceramente, entendo o seu ponto de vista, mas eu gostei muito de como a história foi conduzida. Eu entendi que o ponto na parte que sabemos que o Joel matou não é nos deixar em dúvida se ele é um vilão, mas sim refletir sobre quantas vidas ele destruiu, quantas pessoas inocentes tiveram que morrer. Eu fico pensando sobre jogar com a Abby e pra mim é o contraponto perfeito, quer dizer, a Abby era a vilã, mas quando jogamos com ela, vemos que ela é como qualquer outro sobrevivente ali. Outro ponto interessante é que enquanto a Ellie está matando os seus inimigos(e até inocentes) por vingança, a Abby está ajudando aqueles que ela considerava inimigos até então. Outro ponto que eu senti e gostei é que o jogo parece homenageando o primeiro jogo, só que nas partes que você joga com a Abby, quer dizer, é com ela em que o combate corpo a corpo é com os punhos, que construímos bombas improvisadas, que criamos facas descartáveis pra matar estaladores e nos livrar dele, sem contar certas passagens como quando temos que passar por uma porta que está trancada devido a falta de energia, e quando ligamos a energia, vários inimigos aparecem, entre eles, um que já estava no estágio avançado de mutação; ou quando temos que nos esgueirar pra não sermos atingidos por um sniper e até mesmo a boss fight em que temos que ir furtivamente para atacar o inimigo pelas costas. E por fim, acho que as lutas da Ellie contra a Abby são tão geniais, na primeira, não queremos matar a Ellie, na segunda, já jogamos tanto com a Abby, já sabemos o que ela passou, ao ponto de não querer que a Ellie mate a Abby, até pq se ela o fizesse, ela não seria muito diferente. Acho que vai demorar muito pra um jogo me afetar tanto quanto esse. No mais, gosto muito do seu canal kk

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +33

      Cara, comentário maravilhoso! Admito que não tinha pegado essas "referências / homenagens" ao primeiro game apenas no segmento da Abby! Foda demais isso.
      Apesar de e não ter ido muito com a cara das decisões de impacto que a Naugthy Dog escolheu, acho que elas funcionam MUITO bem pra impactar o jogador desde o começo, me incomoda mesmo a necessidade de fazer isso recriando a sensação de perda que o Joel teve no primeiro game.
      Ah, talvez na tenha ficado muito claro, mas eu curti muito a complexidade e construção da Abby. Pra mim o melhor personagem desse game... Sei que é difícil mas eu ia AMAR um jogo só dela! 😉
      Fico feliz por curtir o canal brow, Abraço.

    • @xurubo6437
      @xurubo6437 2 ปีที่แล้ว +3

      cavalo

    • @romildoavila8708
      @romildoavila8708 2 ปีที่แล้ว +2

      Me senti o mesmo sobre a Abby. Belíssimo comentário

  • @CeiferStudio
    @CeiferStudio 2 ปีที่แล้ว +23

    11:17 E no final ele ainda fala "Se eu pudesse refazer tudo, eu faria tudo de novo". Mano, meu gato se chama Joel de tanto que gosto desse personagem!

  • @vitormartins1692
    @vitormartins1692 4 ปีที่แล้ว +35

    oi, Tulkas. Posso te dar uma sugestão de vídeo? Recentemente eu estava lendo algumas discussões na internet se vídeo games deveriam ser considerados uma forma de arte ou não. Por um lado tem a galera que considera que o fato do vídeo game unir diversos elementos que, considerados cada um individualmente, como a música, o enredo e o aspecto visual já seriam suficientes para considerarmos os jogos também como uma forma de arte. Por outro lado, tem a galera que defende que uma coisa não é a soma de suas partes, isto é, se dentro do nosso quarto colocarmos,por exemplo, uma pintura e um rádio tocando música isso não faria do nosso quarto uma forma de arte. Para essas pessoas o vídeo game seria uma forma de jogo como qualquer outro e que utiliza de elementos artísticos apenas para se tornar mais atrativo economicamente e que,por tanto, isso não seria suficiente para o jogo, por si só, ser considerado arte. Eu não sei muito o que pensar sobre isso, os dois lados me parecem ter bastante razão em seus argumentos e eu gostaria muito de ouvir sua opinião sobre o assunto já que você estudou criação de jogos. Abraços!

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +8

      Oi Vitor! Sugestão incrível meu bom!
      Com certeza vou adicionar esse assunto na pauta do canal. 😉 Abraço.

    • @gratzthejail9710
      @gratzthejail9710 6 หลายเดือนก่อน

      Desculpa me meter aqui no meio mas jogos são arte com ctz! O objetivo do jogo é te fazer sentir algo, refletir, se divertir, chorar, sorrir, gritar de felicidade na hora de matar um boss fdpt etc. Vivemos no capetalismo então qualquer coisa vira um produto, logo a arte que são jogos são transformados em produtos pra serem vendidos e consumidos, mas o fato de um jogo ser um produto não faz ele deixar de ser arte.
      Enfim mal por esse textao e por me meter, mas adoro a discussão e vc trouxe otimos pontos, só quis dar meus 2 centavos!

  • @xanxes__4355
    @xanxes__4355 2 ปีที่แล้ว +39

    Salve Tulkas, vim reviver seu vídeo de anos atrás porque terminei essa obra de arte a algumas semanas, e seu review é sensacional. Descreveu perfeitamente o cenário que me fez ver esse jogo como algo terrível sem nem ter tocado nele.
    Agora aqui sobre o que eu achei: facilmente o jogo que mais me emocionou e me deixou imerso em anos. Talvez na minha vida. A densidade de detalhes da narrativa, cenário, gráficos, físicas, gameplay, personalidade de TODOS os personagens e etc me deixou encantado.
    E sinceramente discordo de ti Tulkas, pra mim é legal colocar o ponto de vista da Abby, não para o jogo “te forçar a não gostar do Joel”, e sim, para ele fazer você compreender o que passou na cabeça de uma menina de 20 anos que perdeu o pai. E dar um pouco mais do olhar crítico de um mundo abandonado. Por mais que eu não concorde, eu achei completamente válido, e nada desconexo com a natureza dos personagens e da história. Ficou bem encaixado e o jogo conseguiu fazer você tirar um pouco da “visão heróica” do personagem principal, e sim algo mais humanizado (que eu prefiro, particularmente).
    Entendo também sua crítica do level design, eu particularmente gosto (quando bem feito) da tal “corrida infinita” que você disse. Me faz ter um pouco mais de “compromisso” em querer explorar tudo antes de abrir a próxima porta. Eu gosto, mas entendo quem não curtiu essa ideia.
    E está perfeito o jeito que você abordou sobre a “lacracao” presente no jogo. Pra mim ficou algo natural para o comportamento dos personagens. Tudo encaixava na idade, contexto, e história de cada um. Tudo “coisa que adolescente faria/fazia”, para esclarecer mais ainda o que estou falando. É uma obra de arte esse jogo.
    Agora vou voltar e fazer o 100% dele. Vídeo sensacional como qualquer outro Tulkas, e não ficou datado (diferente do vídeo do Cyberpunk rs). Abraços.

  • @Gustav0ooo0ooo0ooo0ooo0o
    @Gustav0ooo0ooo0ooo0ooo0o 4 ปีที่แล้ว +8

    Eu ainda acho que o final deveria ser a Ellie e Abby morrendo
    Ia dar mais sentido naquele quesito da "Uuu vingansa é erado >:c"
    Porquê até aquele momento a Ellie já fez sua vingança, ela matou todos que a Abby tinha alguma ligação.
    E olha como o "vingança é errado" iria se intensificar: com a Ellie morrendo a humanidade poderia perder talvez a única chance de cura que a humanidade teria

    • @caiocamargo2168
      @caiocamargo2168 4 ปีที่แล้ว +5

      O jogo mostra pessoas em fases diferentes da sua vingança.
      A Abby foi a primeira que completou, e ao decorrer do jogo você percebe q ela não ficou satisfeita como esperava. No final a Ellie entende que tb que completar a vingança não ia ajudar ela, na verdade ia continuar o ciclo de ódio.
      A Naughtydog quis mostrar que mortes sempre engatilham coisas ruins. Primeiro a morte da Sara, que tornou o Joel um monstro. Depois a morte do Jerry, que engatilhou a vingança da Abby, e depois do Joel morto, engatilhou a Ellie que matou todas as pessoas próximas da Abby, que quase fez o mesmo com a Ellie (pobre Jesse ;-;).

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +5

      @@caiocamargo2168 cara, acho que esse fim seria com certeza algo em direção a uma "punição justa" para ambas... Mas acredito que a Naugthy Dog jamais teria a coragem de "encerrar" a franquia nessa sequência... Ainda mais eliminando todos os personagens principais do game.

    • @caiocamargo2168
      @caiocamargo2168 4 ปีที่แล้ว +2

      @@canalnerdcronico isso indicando que eles querem então dar uma continuação... Talvez daqui mais 7 anos SKSKS. É que a Abby teve sua redenção, agora falta a Ellie, fora q eles colocaram os vagalumes de volta na história.

    • @Gustav0ooo0ooo0ooo0ooo0o
      @Gustav0ooo0ooo0ooo0ooo0o 4 ปีที่แล้ว

      @@canalnerdcronico ah sei lá, tiveram coragem de tirar o Joel...
      Quem sabe no TLOU3? kkkk

    • @SEVENX93
      @SEVENX93 3 ปีที่แล้ว

      @@caiocamargo2168Joel "monstro"

  • @ohgorball1177
    @ohgorball1177 4 ปีที่แล้ว +15

    3:41 Pera? Cadê o Senhor Wilson?

  • @guilhermeoliveira8316
    @guilhermeoliveira8316 ปีที่แล้ว +1

    eu acho que, nunca mais na minha vida, vou jogar um jogo igual a the last of us, a primeira vez em que senti algo além de prazer do lazer, e sim sentimentos de verdade

  • @XDhiemer2324
    @XDhiemer2324 3 ปีที่แล้ว +2

    Esse com certeza é o seu melhor vídeo, roteiro bom demais, ritmo de edição perfeito, espero que chegue nos 100K logo. Para ser reconhecido todo esse seu esforço.

  • @dabi7904
    @dabi7904 ปีที่แล้ว +1

    Fiz uns saves e na minha penúltima run e rejoguei pulando as partes da ebby, e o jogo não ficou perfeito, mas melhorou consideravelmente

  • @UPeralta
    @UPeralta 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu entendo totalmente o seu sentimento em relação a história, mas eu não consigo concordar com ela. Pra mim, a narrativa deixa muito claro que o vilão e o mocinho, depende do ponto de vista.
    Do ponto de vista da Ellie, Joel é herói e Abby é vilã. Do ponto de vista da Abby, o Joel é o vilão que matou a pessoa mais querida da vida dela. E isso é intensificado com a história mostrando os dois lados em pé de igualdade. Não era pra vc sentir raiva do Joel, Abby ou Ellie, mas sentir empatia pelo sentimento de todos e isso foi feito de forma magistral pra mim.
    No mais, excelente vídeo como sempre, Tulkas! Parabéns!

  • @tf4pvp164
    @tf4pvp164 ปีที่แล้ว +1

    13:41 os jogos antigos são simples, mas eles exploram muito essa simplicidade

  • @daan1440
    @daan1440 4 ปีที่แล้ว +1

    Quando vc disse Gameplay e o mais importante em um game eu concordei total, isso acontece cmg quando vou jogar algum jogo da trilogia RE eu simplesmente não consigo jogar aquele jogo por conta da jogabilidade, eu fico todo travado, mais admito q são ótimos jogos apesar de não me adaptar a eles

  • @caiocamargo2168
    @caiocamargo2168 4 ปีที่แล้ว +9

    Achei interessante que você não babou o jogo como o pessoal das outras reviews. Eu amei a história, mas compreendo 100% a sua frustração pelas decisões q foram tomadas.
    Acho q a ideia da Naughtydog era não agradar mesmo, mostrando q nem sempre as coisas vão como NÓS queremos, eu gostei disso, o universo do jogo continuou seguindo o seu próprio rumo sem interferência do público.

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +5

      Cara, eu gostei bastante disso, me deu um gostinho GAME OF THRONES em que ninguém é imortal e tudo pode acontecer... Só achei vago como essa decisão foi conduzida, no resto eu curti bastante.

    • @ToniaGlitched
      @ToniaGlitched 4 ปีที่แล้ว +2

      @@canalnerdcronico sim, o Joel não parece alguém que cometeria tanta burrada e deixar matarem ele assim...

    • @caiocamargo2168
      @caiocamargo2168 4 ปีที่แล้ว +2

      @@ToniaGlitched Você tem que considerar que o Joel mudou nesses 4 anos, ele deixou de ser o cara desconfiado de tudo, ajudando muitas pessoas q chegavam em Jackson. Digamos que ele amoleceu, porque finalmente estava feliz, vivendo tranquilo em paz.

    • @SEVENX93
      @SEVENX93 3 ปีที่แล้ว +2

      @@caiocamargo2168 nem todos que chegavam ali era gente boa eu duvido que o Joel iria muda assim

  • @fernandokasuia8176
    @fernandokasuia8176 4 ปีที่แล้ว +32

    Mano a produção ta incrível meu Deus 😍😍😍

  • @gabrieldesouza438
    @gabrieldesouza438 2 ปีที่แล้ว +6

    Cara, eu adorei esse vídeo, e eu não concordo com quase nada haha mas eu super entendo e gosto de ver opiniões diferentes da minha. Eu acho que o que a naughtydog quis fazer não foi meio que mostrar que todos são vilões, mas sim que todos nós temos nossos lados cinzas, é aquele famoso o vilão de um é um herói do outro. E uma das partes que mais achei foda nesse jogo foi essa sensação de ver o outro lado de uma história, e meio que ser "forçado" a entender um personagem que eu literalmente odiei. Mas novamente, adorei o vídeo e a forma de como vc expôs seu ponto de vista!

  • @ToniaGlitched
    @ToniaGlitched 4 ปีที่แล้ว +7

    2:01 hahaaaaah... Me pedir pra ver esse vídeo depois de jogar esse jogo é como me pedir pra conseguir 4 mil reais... No caso, pra comprar um ps4 + jogo, né... KKKKKKKK

  • @gratzthejail9710
    @gratzthejail9710 6 หลายเดือนก่อน

    Fala Tulkas tranquilo mano? Seguinte tava maratonando seus vídeos e vi esse aqui e tive que clicar e eu tenho algumas críticas (construtivas) ou "dicas" (entre mtas aspas) para dar.
    Olha eu sou um aspirante a critico de cinema (ou seja um chato) e isso não quer dizer nada nem me dá autoridade alguma sobre nada especialmente games, mas isso é pra falar que li e estudei muito sobre filosofia e teoria da critica, e eu acredito que depois de ter estudado isso minha relação com qqr obra de arte (games inclusive) melhorou mt. Então o que eu vou falar aqui são coisas que notei que vc fez nessa e em outras criticas (que vc chama de review, mas são verdadeiras críticas e críticas muito boas, adoro te acompanhar).
    Acontece que noto muito que vc (e a maioria das pessoas) tem uma relação com expectativa que vai inevitavelmente piorar sua experiencia com arte (ou games nesse caso). Primeiro quando vc cita esquadrão suicida e fala sobre o que foi prometido nos trailers e o que foi entregue é algo que eu acredito que não deva ser levado em conta, até pq primeiro que esses trailers geralmente são feitos não pelos diretores ou desenvolvedores, mas por uma equipe de marketing que não tem de fato a visão artística do diretor ou da equipe do jogo. Então na minha opinião o "correto" a se fazer é analisar a obra de arte (no caso aqui games) a partir da proposta que é feita internamente pelo jogo. E no nosso caso o Joel é morto com tp 1h de gameplay, ou seja a premissa do jogo / o que ele se promete a fazer é justamente partir do ponto da morte dele. Então meio que não muda nada o que o marketing do jogo disse (até pq nesse caso específico o marketing pode ter sido feito com o joel justamente pra não ser vazado que o joel morria, pra gerar o choque (intencional) da morte dele (pra experienciar o luto da ellie da forma que ela sente, totalmente do nada)). E eu digo isso não (só kkkkk) pra ser pedante e defender um jogo que eu amo muito, mas por que não criar expectativa a partir de trailer e marketing e não consumir determinada obra de arte a partir do que foi dito no marketing melhora sua experiência e MUITO com QUALQUER obra de arte, seja games ou filmes (obviamente se o filme for tao ruim quanto esquadrao suicida nao importa o que o marketing disse, o filme é ruim por si proprio kkkkkk). Enfim, isso é uma parte de uma "teoria critica", mas que eu acho que se todos seguissem teriam uma experiencia muito mais agradável e feliz com qualquer obra de arte, e vai evitar muita dor de cabeça.
    E na verdade, eu acredito que isso valha pra qualquer expectativa que vc cria. Se vc cria uma expectativa para um filme ou jogo e ele não cumpre a sua expectativa, o problema ta muito mais em vc (ou seja meio que vc que criou o problema) do que no jogo. E denovo, eu sei que essa é uma forma chata e pedante de se falar, mas é basicamente pra dizer que criar expectativa é uma merda e que qualquer um vai ser muito mais feliz (ou ter uma experiencia muito mais pura) consumindo obras de arte se não criar expectativas. Sério, uma vez que eu parei de criar expectativas minha relação com os filmes e jogos que vejo/jogo melhorou absurdamente. Eu paro de julgar pelo que eu espero que seja e julgo pelo que de fato é. E eu sei que é muito dificil não criar expectativa, principalmente quando existe toda uma indústria (satanica akkakakaka) de marketing pra gerar o hype e justamente criar a expectativa. Mas prometo que se vc tentar resistir ao impulso de criar expectativas sua relação com games vai melhorar. (Até pq pensa, se vc espera que um jogo seja MARAVILHOSO, e ele vai lá e é maravilhoso, o que vai acontecer é que vc vai ficar tp 🤷‍♂️ ééé... cumpriu minha expectativa, enqnt se vc for se jogar na experiencia sem a parte da expectativa vc vai ficar tp: caralho, que jogo maravilhoso!
    Enfim esse foi um rant completamente aleatorio e muito maior do que devia ser pq eu fiquei bravinho que vc não gostou do jogo da minha vida, mas saiba que concordaria com tudo o que eu disse mesmo se eu não amasse o jogo, até pq eu basicamente nem falei do jogo em especifico, mas de uma forma genérica sobre arte. Prometo que não quis ser pedante nem encher o saco. Gosto muito do seu conteúdo e vc é pra mim um dos melhores críticos de jogos que tem (mesmo que vc não se considere kakakakaka).
    Abraço!

  • @Palmirinha3000
    @Palmirinha3000 3 ปีที่แล้ว

    tulkas eu revendo esse video a parte de ficar ressabiado de avançar no jogo para explorar é meio que a coisa que dá mais medo porque nesse jogo a coisa mais importante é coletar recursos e sair é meio que a coisa que voce mais faz no jogo e esse medo de continuar a jornada é realmente muito grande não sei porque outras análises mas o jogo é linear e faz parte da historia tipo você voltar não faria sentido tipo a exploração não seria tão incrível porque a sensação de ter perdido algo faz parte do medo do jogador de se ferrar mais tarde,por isso eu não acho um ponto negativo porque meio que tá no DNA do jogo e se não tivesse isso o jogo seria bem diferente

  • @TriSurgeNitrus
    @TriSurgeNitrus 3 ปีที่แล้ว +1

    3:41 Chorão, o melhor skatista/cantor

  • @CAROLGAMERLIFE
    @CAROLGAMERLIFE 2 ปีที่แล้ว +2

    A narrativa de TLOU Part II pode desagradar com escolhas mas não com técnica. Até hj nunca vi um jogo ter tanto apreço, apego a sua narrativa. E ser fiel a isso.
    Jogo da minha vida sem sombra de dúvidas ❤️ amo demais

  • @Café_JoJo
    @Café_JoJo 4 ปีที่แล้ว +6

    Tulkas meus parabéns dessa vez você realmente se superou você fez algo impecável, tenho 2 palavras pra você para béns

  • @allanwagner
    @allanwagner ปีที่แล้ว

    Acho que a primeira parte "livre" no começo do jogo foi pra relaxar o momento. Pois é exatamente após a morte do Joel, acho que foi o momentum necessário pra você relaxar e por a cabeça no lugar e te apegar a Dina como a nova parceria.
    E sobre o jogo ser "sobre alguém" acho que nem é sobre a Abby. Acredito mais que eles tentaram mostrar que nada é preto e branco, principalmente pq, por mais que a gente ame o Joel pelo primeiro jogo, ele NUNCA foi herói, muito menos vilão. Ele é um cara que fez tudo pra ficar vivo. E sofreu a consequência dos próprios atos. No primeiro game ele fala sobre torturar pessoas - antes da Ellie aparecer na vida dele - pra conseguir as coisas, no segundo a Ellie comenta sobre o que ele fazia e formas de tortura pra conseguir informação. Acho que a gente se apega muito ao Joel, tipo mãe que aceita tudo que o filho faz, independente dos atos dele, pq o sentimento de lutar contra tudo e todos pra manter a Ellie viva é muito forte, muito humano, mas é o pensamento de trocar a vida de muitos por uma. Tlvz tenha sido acelerado demais pra algumas pessoas, e isso incomodou. Apesar de que tendo rejogado percebi que ele em nenhum momento fala o sobrenome como era dito no começo, dizendo que ele se entregou, ele só diz que é o Joel e só.
    Mas vou deixar uma bomba que eu não notei anos atrás, pq eu terminei de novo essa semana:
    No último ato, quando vc está com a Ellie e acaba tendo que resgatar um grupo de pessoas e eles indicam onde a Abby está, um deles fala diretamente pra você "ela foi mordida, já está lá há uma semana, já deve estar morta" e você depois acha a Abby, viva. Luta com ela e ela vai embora. E em teoria, de acordo com diálogo do próprio jogo, Abby foi mordida. Por isso foi amarrada.
    Eu resetei o save e joguei em inglês, ele diz a mesma coisa.
    E até agora eu não sei como NINGUÉM falou disso.

  • @ShiniGames
    @ShiniGames 3 หลายเดือนก่อน

    Cara eu amo o primeiro e o segundo jogo e o segundo na minha visão foi muito mais maduro e absrudo, porém entendo os teus lados e tua visão dividida. 😁

  • @kp1751
    @kp1751 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o seu vídeo e achei interessantíssimo sua opinião, e dito isso eu falo que discordo de grande parte dela kkk. Eu realmente não tive essa experiência - e aqui acho bom deixar claro o óbvio que uma experiência estética é uma vivência bastante subjetiva - de que o Joel foi retratado como um vilão. Ao meu ver, o ponto do roteiro não é nem somente sobre vingança, mas sim consequências sobre os seus atos.
    Nós jogamos o primeiro jogo matando diversos NPCs, e óbvio que são bonecos virtuais e não pessoas de verdade, mas em momento algum nos preocupamos que ali pode existir um potencial personagem com história e personalidade própria, e assim também seguimos no segundo jogo, porém com o diferencial de que os desenvolvedores estão autoconscientes disso. E por isso eles fizeram questão de criar diversas linhas de diálogos entre os inimigos que enfrentamos, eles se chamam pelos nomes, lamentam a morte uns dos outros e etc. O jogo tenta nos mostrar que apesar de Ellie, Joel e afins possuírem o super poder do protagonismo kk, eles estão inseridos em um mundo próprio regido e vivido por diversas outras pessoas, e não apenas bonecos que estão ali pelo nosso simples prazer de matá-los e prosseguir no jogo (mesmo isso continuando sendo o propósito de um vídeo game kkkk), e dessa forma mostra que os atos dos personagens possuem consequências que são totalmente inesperadas por nós jogadores por estarmos confiantes demais no super poder do protagonismo no roteiro.
    Isso me lembra bastante o Gaspar Noé e o seu discurso no filme Irreversível, sua mensagem de que "o tempo destrói tudo". Infelizmente o mundo é regido pela causalidade muitas vezes não posta, não planejada anteriormente, dessa forma a qualquer instante o caos pode se instaurar nas nossas vidas sem sequer estarmos esperando por tal coisa. Em um mundo pós apocalíptico tal qual TLOU, onde as relações humanas são levadas ao extremo, o possível caos levado pela causalidade deve ser ainda mais esperado.
    Ao meu ver, o jogo não quis mostrar que todos podem ser vilões a depender do ponto de vista e do contexto, ou ao menos não apenas só isso, mas mostrar que os personagens, representações estéticas e fantasiosas do homem e o mundo que vivemos, ainda vivem em um universo onde podemos espelhar o nosso próprio universo e daí retiramos a mensagem do jogo. A vingança realmente vale a pena? A vingança é de fato justiça? Por que as pessoas precisam sofrer? Afinal, podemos ver a consequência de se tirar tudo aquilo de uma pessoa.
    Além do mais, eu adoro os momentos de sutileza - embora muitas vezes o jogo passa longe disso kkk - onde o game deixa bem claro que retrata emoções humanas verdadeiras, ou representações estéticas dela. Nós acompanhamos os personagens no primeiro jogo, sabemos o quão forte é a relação entre eles, e ver o Joel cantar "se um dia eu te perdesse, eu me perderia também" é extremamente iluminador, afinal ele se recusou a perder a Ellie por ter medo de também se perder, nós podemos argumentar que foi um ato egoísta, mas isso é puramente uma emoção e um comportamento tipicamente humano (e por favor não confundir com uma tal "natureza humana" essencialista, não é sobre isso que estou falando). Mais tarde nós vemos também a Ellie cantando a mesma canção, e de fato ela perde e de fato ela SE perde, abandonando a pessoa a quem ela amava e abandonando até mesmo, em diversos momentos, aquilo que poderíamos chamar de "humanismo" em sua personalidade.
    Por fim, em minha experiência, o jogo me falou muito mais sobre relações, emoções e comportamento humano do que realmente sobre possíveis vilanagens ou como tudo pode mudar a depender do ponto de vista (apesar de que mudar o ponto de vista se torna uma ferramenta importante e bem utilizada pelo roteiro do jogo).
    E sobre o "mi mi mi" de acusação de lacração, é bizarro como o preconceito de muitos é tão cego que as pessoas acham mais normal existirem somente pessoas brancas, heterossexuais e cisgênero do que o mais simples e verdadeiro que é: essas pessoas também existem e estão no mesmo mundo que vocês que se enquadram no que é dito como o "normal". Novamente eu bato nessa tecla de que uma obra estética espelha o mundo em que vivemos, e no mundo que vivemos, essas pessoas não só existem como enfrentam problemas reais, representar o real em um video game não se trata de uma anomalia, mesmo se tratando de uma obra totalmente fantasiosa. Muita gente quer que essas pessoas simplesmente não existam, e por isso incomoda tanto quando uma obra os fazem lembrar de que essas pessoas existem e são tão seres humanos quanto seus algozes.
    P.S.: colocar no mesmo patamar de "extremista" quem apoia causas sociais e quem é um bebezão chorão e preconceituoso é bem complicado, mas enfim, eu entendo que é uma discussão bem mais complexa que grande parte do público não tem muito acesso por, infelizmente, muito dela estar sendo feita em círculos fechados e nas universidades. Mas realmente acabando, adore o seu vídeo, descobri o seu canal recentemente e estou adorando.

  • @Dmzin381
    @Dmzin381 3 ปีที่แล้ว +5

    A vdd é q a Ellie nunca venceria a Abby na porrada, o jogo forçou muito nessa parte

    • @lucasdaniel5736
      @lucasdaniel5736 2 ปีที่แล้ว +2

      Na verdade não, as condições que a Abby estava até uma criança matava ela

  • @Euzebius78
    @Euzebius78 2 ปีที่แล้ว +5

    Estou atrasadão aqui kkkk mas so fui ver o vídeo hoje! Sobre o jogo acho que eu absorvi justamente o contrario da historia do que você Tulkas, pq pra mim, na verdade o jogo não tenta colocar todo mundo como vilão e sim o contrario ninguém é vilão (menos aquela galera do finalzinho, aquele pessoal fica parecendo só vilão mesmo) é tudo perspectiva de visão, pra gente que jogou o primeiro jogo existe essa percepção de vinculo de pai e filha entre o Joel e a Ellie, mas pra Abby não, pra ela eles dois só são dois desconhecidos, que na visão dela, ai sim o Joel é vilão, mas na visão da Ellie agora a Abby virou a vilã e as duas foram motivadas pelo mesmo sentimento de vingança a fazer tudo que fizeram. Pra mim é justamente ai que esse jogo é genial, pq não existe um lado totalmente certo ou errado entre as duas, so existe a escolha de seguir no caminho da vingança ou não e a mensagem é justamente essa de que a vingança não vale a pena, no final so vai trazer destruição e é muito foda como o jogo amarra isso tudo pq depois que a Abby matou o Joel eu so queria arrastar a cara dela no asfalto e quando o jogo volta pra ela la na metade eu quase taquei o controle na tv, mas ai tu vai jogando e o jogo te coloca pra confrontar em tempo real a todo momento dai pra frente essa visão de mundo que a gente criou ate ali, para falar que isso é uma historia sobre pessoas e não vilões e heróis e isso é absolutamente o mais puro suco de the last of us kkkkkk pq desde o primeiro o foco sempre foram as pessoas o apocalipse é mais um plano de fundo.

  • @fabio.destro
    @fabio.destro 3 ปีที่แล้ว +1

    Cara conheci o canal hj mto bom....rachei de rir da cartinha da combinação do cofre....kkkkkkkk....vou ver outros videos do canal....parabens !!!!!

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  3 ปีที่แล้ว +1

      Opa, muito obrigado irmão! Seja bem vindo. 😉

  • @UlissisGabriel
    @UlissisGabriel ปีที่แล้ว

    Eu amo esse jogo! Comprei no dia do lançamento, deixei a oportunidade de comprar na steel case por 200 passar e no mesmo dia do lançamento fui lá e comprei. Eu amo esse jogo que nem Red dead redemption 2 e Resident evil 4. Minha primeira pré venda foi Re4 remake e agora Homem aranha 2

  • @Edu.309
    @Edu.309 2 ปีที่แล้ว +2

    Conheci teu canal agora Tulkas e tive que ver sua analise de TLOS II que foi um dos jogos mais épicos que já joguei, sobre tudo em questao de gameplay.
    Em relacao a história, eu curti o fato da morte do Joel ser da forma que foi. Me deu a sensação que tive na primeira temporada de Game of Thrones, onde num mundo caotico e brutal, mesmo personagens que criamos laços profundo, estão sujeitos a mortes repentinas, inesperadas e impactantes como o caso do Ned Stark. Faz parte desse universo onde qualquer um está sujeito a isso.
    O que não me agradou foi a forma como ele foi capturado, um vez que o Joel dá umas vaciladas ao sair confiando em estranhos que nao condizem com o seu personagem tao meticuloso, tanto ao entrar na mansão, como já revelando sua identidadede cara.
    Mas de resto é uma obra prima, e como diz o ditado: A vingança nunca é plena, perde o dedo e a morena.

  • @giuseppecadura827
    @giuseppecadura827 3 ปีที่แล้ว +1

    eu acho que eles deveriam disponibilizar a opção de finalizar a rival no final do jogo, um ato simples que poderia agradar a mais pessoas. sem contar que ninguém sabe se vai ter um terceiro jogo e se este terceiro jogo vai continuar deste título.

  • @guilllasDefas
    @guilllasDefas 3 ปีที่แล้ว +2

    Cara me desculpa mas discordo muito de ti no ponto que a Naughty dog tentou transformar o Joel em vilão... pelo contrário, acredito que o jogo apenas humanizou o personagem ainda mais. Principalmente pelos flashbacks, o velório e etc... então acredito que o jogo foi feito pra dizer que não existem heróis mas apenas seres humanos que tentaram o melhor de si mas que infelizmente cometeram erros para esse melhor ser alcançado. Me conectei demais com esse jogo por não romantizar "os fins justicam os meios"
    Ps: Conheci teu canal hj pelos vídeos do Luba e amei teu conteúdo

  • @arthur_7094
    @arthur_7094 3 ปีที่แล้ว +1

    A boa notícia, é que, pelo fato do jogo ter demorado 7 anos pra ser feito, é que pelo menos, ele saiu de um jeito JOGÁVEL, ao contrário de certo jogo..........
    Não é mesmo, Ciberpunk?!!?!!

  • @VidaCultural17
    @VidaCultural17 ปีที่แล้ว +1

    Eu não senti que o jogo quis vilanizar o personagem do Joel, mas sim expor que as ações dele tem consequências sim e nós fazer refletir como toda aquela situação é complexa e de se sentir pena. Não é pra vc ficar com raiva de um personagem ou do outro, mas sim entender os motivos por trás de suas ações.
    A Naughty Dog não quis mostrar que todos são vilões, mas sim que não tem vilões e todos são humanos
    Eu gostei bastante da Abby e consegui me empatizar com ela, afinal ela tem uma jornada parecida com a do Joel e a Ellie no primeiro jogo, uma figura mais velha e durona com uma pessoa mais jovem. Mas não deixei de sentir a dor da Ellie, afinal, ela estava quase perdoando o Joel por ter feito aquilo no 1 jogo e aconteceu oque aconteceu. Ela ficou obsessiva com a Abby e sedenta por vingança e com uma PTSD que ela não conseguiu superar até aceitar o Joel ter ido embora no final do jogo com a cena dela deixando o Violão e ter desistido da Abby, ao ver a situação de imponência que ela estava e ao presenciar sua relação de preservação para com uma vida de alguém mais jovem com o qual ela pode comparar com sua relação com o Joel. Ela não quis ser para o Lev oq a Abby foi pra ela, assim encerrando o ciclo
    O hate que esse jogo leva é simplesmente por mostrar que a história desse mundo que ele quer contar não são compostas por vilões ou heróis, e obviamente por ter matado o personagem principal que geral amava do primeiro jogo (q tem uma vibe muito mais agradável que esse por ser um cara durão sem confiança em ninguém tendo uma relação de pai e filha com uma garotinha, vendo nela sua falecida filha). E logicamente por fazer vc jogar metade do jogo com a tal ''vilã'' que matou o Joel, é claro que isso iria acontecer visto que o grande massa consumidora de video games é muito burra.
    E sinceramente, jogando o primeiro jogo ficou bem claro pra mim que um segundo jogo explorando as consequências das ações do Joel no 1 jogo existiria, então o pessoal meio que só cagou pra isso e n percebeu oq o jogo queria dizer. Afinal, matar um bando de gente que tava querendo trazer a cura pra humanidade e mentir pra sua ''filha'' sobre isso não traria nenhuma consequência
    E gostei da crítica a parada de vc não saber quando poderá voltar em um lugar ou não, isso me incomodou principalmente na campanha da Ellie.
    Sinceramente, the last of us part 2 pra mim conseguiu ser uma experiência muito melhor que o 1, não só pelo tema dele (ciclo de odio) ser feito de maneira que conseguiu me cativar absurdamente, tanto por ser uma evolução bem grande até do primeiro em questão de gameplay: variedade de combate, novas mecanicas, muito mais variedade de inimigo (serafitas, wlf, infectados). Eu gosto da vibe do primeiro jogo e tal mas o 2 me causou tantas emoções e ele trabalha muito mais coisas que o 1 jogo, acontece muito mais coisas na história (muito mais momentos de catarse) do q o primeiro jogo. Foi uma sequência q melhorou tanto em todos os aspectos possiveis, e o jogo mais imersivo que eu ja joguei

  • @marceloteixeira514
    @marceloteixeira514 ปีที่แล้ว

    Achei mto foda a serie adotar a morte de um personagem principal, e vc fazer um vídeo sobre o quanto isso foi impactante só mostra o acerto da narrativa.
    Observe quão ruim é quando ninguém morre, como em Dragonball, como vc mesmo já citou em outros vídeos ou quando só morre quem não importa.
    A morte de Joel além de ser extremamente plausível, gera consequências dos atos passados, e dá profundidade ao mundo. Foi mto mto foda.

  • @ZephyrosAzelhart
    @ZephyrosAzelhart 2 ปีที่แล้ว +1

    O principal motivo que me fez odiar tlou pt 2 foi o final, serio, eles fizeram a jornada da ellie em busca de vingar a morte do joel (personagem q a maioria simpatizou e apoiou no primeiro jogo), que no caminho matou dezenas de "inocentes", inclusive uma mulher gravida, fosse em vão. Depois de tudo q ela desistiu pra conseguir a sua vingança ela simplesmente DESISTE?! Entendo a moral da historia de q "vingança só gera mais vingança" e de q tudo isso começou pq o joel cometeu um genocídio em massa para salvar a ellie a quem ele via como sendo a própria filha. Entendo tudo isso mas, pra mim como alguém q acompanhou essa jornada me senti traído, frustrado e decepcionado. Podem até dizer q estou sendo meio extremista falando isso mas, gostaria de ñ ter perdido meu tempo com esse jogo se soubesse q acabaria me me sentiria assim.

  • @PlayerUniverse
    @PlayerUniverse 4 ปีที่แล้ว +1

    Como tava aguardando isso, e sim era muita agonia durante os + de 40 capítulos sem ter a certeza se eu coletei tudo, e eu achei q o final se estendeu demais tb, a cada capitulo novo eu achava que era um final, acho que meio que me decepcionei com o final por causa disso

  • @lucascoelho2856
    @lucascoelho2856 ปีที่แล้ว +1

    Bom, como de costume, a qualidade do vídeo e a narrativa são absurdas, porém eu tenho uma única crítica:
    Pra mim, The Last of Us Part II é um jogo bom e ponto. A parte técnica dele é incrível, mecanicamente falando, o jogo é quase impecável, proporcionando combates (que talvez seja o ponto mais forte do game) literalmente cinematográficos.
    Sobre a narrativa... Na minha humilde opinião, ela é bem construída, não é uma história jamais contada ou com o plot do século, mas é bem contada, bem desenvolvida. Isso é uma particularidade minha, mas a forma como o Joel foi brutalmente assassinado demostra como o universo de TLOU2 é algo semelhante ao real. Pessoas morrem, o tempo todo, não importa o quão queridas elas sejam, elas morrem.
    A motivação da Abby é mais do que compreensível, afinal, quando o Joel assassina todos os médicos na sala de cirurgia, não nos comovemos com nenhum deles ou com aqueles que poderiam amá-los. Por um lado, Joel salvou a pessoa mais importante da vida dele, porém, por outro lado, ele assassinou todas as pessoas naquela sala de cirurgia. Não há vilões ou mocinhos, apenas sobreviventes, pra mim, essa proposta do universo de TLOU2 foi alcançada com maestria. O Joel não merecia morrer, o pai da Abby também não, ninguém merecia morrer, mas isso depende do ponto de vista, de quem vê a morte e quem a julga plausível ou imperdoável...
    Só houve um azar naquela situação, talvez os médicos não tivessem pessoas queridas, e caso tivessem, talvez essas pessoas não fossem capazes de ir até as últimas consequências para se vingar, mas no caso do pai da Abby, isso aconteceu. Não era qualquer sobrevivente, qualquer pessoa, era a Abby.
    No final das contas, o único ponto negativo pra mim foi de fato a propagando "enganosa" da Naughty Dog sobre o Joel, porém eles não disseram de forma direta que o Joel estaria lá pra nós o tempo inteiro.

  • @TheGSaraiva
    @TheGSaraiva ปีที่แล้ว

    To bem depois para comentar, mas no fim acredito que a mensagem do jogo é que podemos nos achar mocinhos em nossas vidas, mas todos podem ser vilões na história de outra pessoa, e principalmente é um jogo sobre consequências e principalmente sobre vingança, vingança é o que retrata toda a narrativa e demonstra como buscamos essa vingança sempre haverá consequências e num mundo de olho por olho todos terminaremos cegos.
    De como a Abby buscou tanto a vingança de seu pai que perdeu no fim aqueles próximos a ela, e como a Ellie buscou tanto a vingança de seu pai que perdeu aquela que estava a seu lado e era a pessoa mais importante para ela, no fim the last of us parte 1 fala sobre laços e the last of us parte 2 fala sobre perdão, sobre vingança, paternidade e de como aquele que julgamos ser nosso inimigo pode ser exatamente igual a nós mesmos.
    E principalmente a escolha narrativa de colocar a Abby como jogavel logo após a morte de Joel é essencial, para que tenhamos o sentimento da Ellie, nos temos ódio pela Abby e a partir disso a odiamos e queremos vingança, e disso eles quebram nosso pensamento de que ela é um monstro a ser morto, no fim vai mostrando naturalmente que ela é uma pessoa boa que assim como o Joel tem seus motivos, Joel q foi atrás de todo um hospital matando diversas pessoas inocentes que só queriam salvar , e a Abby q seu único pecado foi ficar cega de vingança, que é justificável visto q quem morreu foi aquele que te trazia tanto carinho e seria a solução para todos os problemas do mundo. No 1 nós estamos errados, é compreensível os seus feitos, mas no fim estamos errados, na filosofia do trem desgovernado, Joel escolheu a Ellie em detrimento de todo o mundo.
    E com essa jornada fantástica que te faz repensar tudo, eu digo q esse jogo é excelente e simplesmente me surpreendeu demais de como um 2 jogo de franquia n precisa ser mais do mesmo e pode inovar e surpreender, pq em um 3 jogo provavelmente teria teorias sobre o momento de chegar a morte do Joel até pela idade, mas nunca teríamos previsto logo na sequencia. Adendo: Só acho maçante mesmo algumas horas com a Abby, pq parece muito umas sidequests enquanto tem uma história foda rolando no background mas vc tem q esperar demaaais pra ver ela finalmente acontecendo, mas quando acontece mesmo, meus amigos q maravilha.
    Edit: Não importa qual dos dois pais te impactam mais no jogador em si, o importante é que são pais queridos do personagem, é a mesma coisa de falar para dois amigos seus que perderam o pai, e dizer q 1 foi mais impactante q o outro pq vc conhecia um dos pais, esse não é o importante, o importante é que a dor dos dois é igualmente ruim e pesada.

  • @KatsoJIRO
    @KatsoJIRO 3 ปีที่แล้ว +2

    Tulkas, eu lhe recomendo que jogue Pathologic 2. Se quer saber de algo extremamente impactante em um jogo e que te faz questionar muitas coisas sobre a ética humana em tempos de desespero. Até porque ele é um jogo em que se algo for acontecer, isso vai acontecer, com ou sem sua interferencia na conclusão. Pessoas podem morrer ou não, e isso pode ser sua culpa... Ou não.
    Pathologic mudou minha visão sobre jogos e como eles afetam nossas vidas. Se você se sentiu impactado pelo que viu em The last of us, você não perde por esperar o que vem em Patho 2. Recomendo demais, e muito bom vídeo sobre o jogo (Tlou 2)

  • @toysdegames
    @toysdegames 2 ปีที่แล้ว

    Antes de jogar eu fiquei sabendo um pouco da história por conta dos vazamentos e fiz meu amigo que jogou no lançamento me contar toda a trama (exatamente por conta da morte do .....). Eu simplesmente pulo a maioria das cenas e jogo ignorando toda a história. Já terminei o jogo 4 vezes. Nunca vi a cena da morte e não quero ver.

  • @camaradajeff
    @camaradajeff ปีที่แล้ว

    Eu não vi o game dessa forma não. O objetivo não era vilanizar o Joel. Eu não analiso o game dessa forma dualista de "bem x mal". Ali, há apenas pessoas tentando sobreviver e salvar os seus, fazendo coisas que, do nosso ponto de vista, podem até não parecer eticamente aceitáveis. A questão é que o Joel fez coisas horríveis pra sobreviver e salvar os seus, assim como a Ellie e assim como a Abby também. Não tem mocinho, só pessoas sobrevivendo. Mas mesmo eles fazendo coisas horríveis, cada um tinha sua motivação pra fazer o que fizeram: Joel matando o pai da Abby pra salvar Ellie, Abby matando Joel pra vingar seu pai, Ellie buscando vingança pelo Joel, etc. Se você analisar do ponto de vista particular de um ou outro personagem, cada um deles podem ser vilões, mas no fim das contas, tava todo mundo só lutando pra sobreviver num mundo pós-apocalíptico e proteger quem ama. Mesmo muita gente não gostando da Abby ter matado o Joel, o fato é que ela tinha as justificativas dela. A questão é que é muito mais fácil a gente simpatizar com o Joel, porque ele é protagonista e porque a gente conheceu toda a história dele no primeiro game. Mas se a gente analisar que o pai da Abby também tinha uma história e que ele também era importante pra mesma, acho que faz todo o sentido o sentimento de vingança que ela nutriu, e o game tenta mostrar esse ponto de vista dela, na sua relação com seu pai.

  • @adilsoncicaglioni6460
    @adilsoncicaglioni6460 ปีที่แล้ว +1

    Na minha opinião o jogo é quase perfeito, a história foi incrível por mostrar as duas personagens como os dois lados da mesma moeda, mesma vingança em momentos diferentes

  • @jonatanp.1976
    @jonatanp.1976 4 ปีที่แล้ว +3

    Meu deus, que vídeo FENOMENAL! Mas né tive que ver só um pouco, quando zerar vejo o resto hehe

  • @NabucoDonosoro1
    @NabucoDonosoro1 11 หลายเดือนก่อน

    cara 3 anos depois vim ver esse vídeo do Tukas e concordo com muita coisa menos no ponto em que a Naughty Dog falha em mostrar a perspectiva do mocinho virando vilão. A nossa perspectiva nunca foi a de alguém que deveria escolher entre salvar a única pessoa que você ama no mundo para salvar milhões ou deixar essa pessoa morrer. Desde o começo até o flashback da Ellie falando sobre querer ser astronauta a gente tá jogando pela perspectiva de quem seria o "cordeiro" dessa situação. E se você estivesse disposto a se sacrificar por um bem maior mas uma pessoa que vc se importa foi egoísta o suficiente pra passar por cima de tudo só pra te salvar? Qual o sentimento que deveria surgir disso? Remorso? Alívio? Ódio? Gratidão? Oq peca na visão de muita gente que jogou TLOU 2 é achar q é um jogo só sobre "a vingança nunca é plena mata a alma e a envenena". É um jogo sobre valer ou não a pena perdurar no ciclo de vingança que ninguém sabe quando começou e se vai terminar. A luta dos Vagalumes contra os cicatrizes perto do final do arco da Abby mostra isso, como a Abby representa os Cicatrizes e a Ellie representa os Vagalumes.

  • @Rafa_narrador
    @Rafa_narrador 4 ปีที่แล้ว

    Bom, como prometido... Voltei só para ver sua análise e... Bem eu não estou aqui para pedir coraçãozinho, tudo que eu tenha a dizer você respondeu. Muito obrigado :)

  • @brunooliveira4004
    @brunooliveira4004 11 หลายเดือนก่อน

    Cara literalmente no primeiro teaser já tinha milhões de teorias sobre a vingança da Elle sobre a morte do Joel kkkk

  • @rafa6580
    @rafa6580 ปีที่แล้ว

    Eu esperei 2 anos pra conseguir finalmente jogar esse jogo, e finalmente assistir esse vídeo, hj eu fechei o jogo e logo estou aqui, pra ouvir que eu concordo com o tulkas

  • @CaiqueDeodato
    @CaiqueDeodato 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu não acho que o Joel foi vilanizado, eu acho que Abby foi "desvilanizada". O jogo quis trazer uma ambiguidade moral pras decisões dos personagens.

  • @naosouemo-ji2je
    @naosouemo-ji2je ปีที่แล้ว

    Vou comprar meu ps4 em dezembro, so que não posso esperar ate la pra ver essa obra de arte de video.

  • @SEVENX93
    @SEVENX93 3 ปีที่แล้ว +3

    Se Hideo Kojima tivesse feito esse jogo nada disso teria acontecido

    • @pobreloko9730
      @pobreloko9730 2 ปีที่แล้ว

      Cara posso usar essa?🤣🤣😂😂😂😂

    • @SEVENX93
      @SEVENX93 2 ปีที่แล้ว +1

      @@pobreloko9730 pode kkkkk

    • @pobreloko9730
      @pobreloko9730 2 ปีที่แล้ว

      @@SEVENX93 valewww!✌✌✌

  • @PauloMateusC
    @PauloMateusC 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu consigo entender seu ponto de vista, mas eu vi de uma forma um pouco diferente. Mas antes de mais nada, vale citar que não tem jeito, não importa o que a pessoa achou da história em sí, em questão de gameplay, esse jogo é simplesmente surreal. Quanto a história... Eu nunca joguei ou nem mesmo assisti algo que houvesse me impactado tanto quanto esse jogo fez, sentimento de ódio, tristeza, compreensão, felicidade, tristeza de novo e muitos outros. Na minha opinião, quando você joga esse jogo com a mente aberta e mais imparcial, você OBVIAMENTE entende a ação dele no final do primeiro jogo, e que ele sim estaria disposto a fazer qualquer coisa pela Ellie e ponto, a gente aprende a amar esse personagem. Mas não é por causa disso que ele vira um mocinho, ele matou gente que só um car*** e tirou de um povo ferrado que eram os vagalumes de uma só vez, tudo que justificava o perrengue ferrado que eles passaram, todas as pessoas que morreram, a luta que eles tiveram que era a cura, e a unica pessoa capaz de fazer acontecer... Eu faria o mesmo ? Com certeza, crivaria flecha na cara dele também. Mas pow, não é por causa disso, que isso torna ele um heroi, existe o outro lado da história, o outro lado que também perdeu esperança, coisas e pessoas, igual o Joel.
    Ver o que aconteceu com ele e da forma que aconteceu.... Mds, eu passei mal, eu senti como se eu tivesse do lado da Ellie naquele momento, me doeu, eu chorei, senti raiva, ódio e também queria vingança. Aí como se já não bastasse, o jogo me faz jogar com a pessoa que tirou o Joel de mim... Por***, eu falei que ia jogar ela do primeiro penhasco que visse, mas... Cara, é compreensível, eu odiei o fato de que eu entendi o lado dela, eu só não concordei com a brutalidade que ela usou pra matar o Joel, pois no modo canonico do jogo, acredito que o Joel ou mata ele com um único tiro ou com o próprio bisturi dele, então essa brutalidade ficou desequilibrada, mas os motivos são compreensíveis, era o pai dela, a esperança dos vagalumes.
    Uma coisa que acho que enfatiza bem esse lado de que o Joel não é um herói, é um dialogo que a Ellie tem com a Dina, no qual a Dina pergunta se a Ellie tem suspeitos e ela disse que não, pois o Joel tretou com muita gente enquanto esteve com ela E ANTES DELA. CARA,O JOEL JÁ FOI UM CAÇADORR, parece que o pessoal esqueceu disso, ele não é um santo !!! O fato de a gente ter aprendido a amar ele não muda isso.
    Ver a Ellie buscando a vingança dela, tomada pelo ódio, chegando no final do jogo e percebendo que a vingança não ia trazer o Joel de volta e não iria mudar o fato de ela ter passado mais de ano sem falar com ele e simplesmente o ter perdido e desmoronando por isso... Meu Deus, eu consigo entender sua opinião Tulkas, mas não consigo não achar que essa foi a melhor experiência narrativa que tive o prazer de experiênciar por tanto tempo, mesmo não conseguindo encostar no jogo até quase 1 ano depois de te-lo jogado, assim como disse, eu odiei o fato de amar tanto esse jogo e considera-lo a experiência mais impressionante que já vivi em um videogame.

    • @kaiorios1864
      @kaiorios1864 2 ปีที่แล้ว +2

      Faço das suas palavras as minhas, inclusive a parte de "não conseguir tocar nele por quase 1 ano". Ainda tô criando coragem pra uma segunda jogatina, muitos sentimentos vêm à tona quando penso em recomeçar essa jornada estranhamente maravilhosa.

  • @guilhermeoliveira8316
    @guilhermeoliveira8316 ปีที่แล้ว

    esse jogo teve a coragem que muitos não tem, a coragem de contar a sua história, seja vc gostando dela ou não, admito que quando joguei a primeira vez, eu senti que a história era covarde, mas covarde era eu, por não querer encarar a realidade do jogo

  • @deliryun
    @deliryun 2 ปีที่แล้ว

    A narrativa me pegou bem, pelo que você falou pareceu colegas meus que se sentem apegados no Joel e não aceitam essa mudança.
    O que não é um problema na real.

  • @enardocarlos
    @enardocarlos ปีที่แล้ว

    Aí, vc mudou o jeito de fazer vídeo. Reinventou a roda. Sucesso

  • @matheus54302
    @matheus54302 2 ปีที่แล้ว +1

    pena esse video nao ser maior kkkk
    primeira analise sincera q vejo desdo lançamento do jogo..
    e q concordei 100%
    msm com todo ponto de vista da abby... nao deu pra ter a empatia q queriam kkkk
    fico pensando se o GTA sa obrigasse a gnt a jogar com o big smoke ou tenpenny por 6/7 horas pra gnt entender pq ele é vilao..
    ou com zeus em gow..
    ou com wesker no re5...
    ousaria da naughty dog foi louvavel... mas nao deu tao certo assim kkkk
    o 1 segue sendo melhor.. e msm com esse remake q poderia ser melhor tbm.. (mas to gostando bastante)

  • @lyfinnn
    @lyfinnn 2 ปีที่แล้ว

    eu tava aqui comendo e assistindo esse vídeo quando o Tulkas (talvez propositalmente) colocou a música tema enquanto começava a criticar o jogo, então eu entrei em depressão eu não movi um musculo por alguns minutos

  • @joaofernando2665
    @joaofernando2665 4 ปีที่แล้ว +1

    nunca tanko o Chores fazendo participações especiais junto de outras pessoas igualmente importantes, OBS: tulkas ta virando um homão

  • @thiagocavalcante8119
    @thiagocavalcante8119 ปีที่แล้ว

    Eu terminei ele esses tempos, consegui ficar sem spoilers até a platina, mas quando fui pesquisar sobre o game pra ver umas opiniões depois de parar de vez o game, fiquei besta com os comentários de "lacração", palavra que atualmente remete somente uma forma de despejar algum preconceito sem ser honesto com os pensamentos e palavras. Bom... Aí entra outra parte.
    Fui conversar com um amigo meu que também zerou ele praticamente junto comigo, e ele adorou a Abby e não conseguiu entender o motivo de eu meio que tomar o lado da ellie. Expliquei pra ele o sentimento de perder tudo e perguntei se ele tinha ideia do que é isso?
    ele não tem a mesma vida que a minha, eu fiquei viúvo, minhas filhas são minha vida, e você neste vídeo fez o mesmo comparativo que disse a ele... Poderia morrer todo o mundo, mas não daria a vida de minhas filhas pela cura do covid.
    É egoísta? É sim, é tenho está noção, é tive quando joguei o primeiro TLoU, e chorei bastante pensando que faria o mesmo que o Joel. (joguei tarde, pois só conseguir ter acesso ao TLoU já no início da pandemia.

  • @diegosoaresdiego1020
    @diegosoaresdiego1020 2 ปีที่แล้ว +1

    Talvez seja isso ...todos sao vilões ou herois , depende do ponto de vista

  • @fernandooliveira7288
    @fernandooliveira7288 4 ปีที่แล้ว +3

    Tulkas o que vc achou da forma que o Joel morreu? não estou me referindo das motivações da Abby, mas sim das ações do Joel que levam ele a morte. Naughty dog forçou para o Joel morrer, pois a construção de personagem dele no 1 jogo era de um cara amargurado com a vida, que desistiu da humanidade, e o final do jogo é a prova disso, ele salvou a "filha" no lugar da cura para humanidade, então como que um cara assim salvou uma completa desconhecida em um apocalipse "zumbi". E pior além do Joel salvar a Abby e dar cobertura a ela, o cara vai para a base dos amigos dela, ou seja, entrar em uma casa de desconhecidos.
    E antes que alguém diga "eles estavam sendo perseguidos pelos infectados na hora não tinha para onde ir e ainda tinha a tempestade de neve" qualquer lugar era mais seguro do que uma casa de uma estranha, até mesmo se abraçar a um infectado era mais seguro que ir a uma base de estranhos armados. Para mim a morte do Joel foi totalmente mal escrita, e lembrando que minha critica não é pelo fato dele morrer, mas sim a forma que ele morreu.
    Outra coisa bizarro foi ele e o irmão falarem os nomes para alguém que acabou de conhecer, pq os caras tem mais de 20 anos de experiência sobrevivendo em um fim de mundo e resolvem esquecer tudo que aprenderam. Vale lembrar que o Joel já era alguém desconfiado e egoísta deis do começo do apocalipse antes até mesmo da morte da Sarah, no começo do jogo tem uma família pedindo carona o Joel manda o Tommy ignorar e ele obedece o irmão. Desculpe pelo textão abraço e que Deus abençoe quem ler até aqui :)

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +1

      Primeiramente li tudo, então estou abençoado.
      Segundo:
      Então, obviamente é só a minha opinião, muita gente pode não concordar mas eu também acho que foi uma forçada grande que a ND deu pra ele morrer daquela maneira e a história aconteceu...
      Eu tentei acreditar que pelo tempo que o Joel ficou em Jackson levando uma vida mais "calma" e convivendo com outras pessoa possa ter feito ele abaixar a guarda... Mas cara sei lá, isso é muuuuito diferente do personagem que nos apresentaram no primeiro jogo.
      Acho que não tem problema a morte do personagem em si, mas o jeito que aconteceu foi bem forçado sim.

    • @fernandooliveira7288
      @fernandooliveira7288 4 ปีที่แล้ว

      @@canalnerdcronico Eu acho que o Joel poderia ter morrido sendo mordido por um infectado seria mais coerente com a construção de personagem dele.

    • @danielnobre9192
      @danielnobre9192 2 ปีที่แล้ว

      Eu achei ok ele acreditar na abby ele ficou muito tempo em jackson e pra mim baixou a guarda sim se tu fo na casa dele la da pra ver que ele mexia com modelagem sabe isso e um luxo naquele mundo

    • @danielnobre9192
      @danielnobre9192 2 ปีที่แล้ว

      Ele tinha casa propria sabe tinha ate cinema naquela cidade entao pra mim aquele vislumbre de vida normal claramente fez ele "amolecer" pq antes disso ele estava sobrevivendo a cada dia e nao vivendo

  • @leitedetexugo2591
    @leitedetexugo2591 4 ปีที่แล้ว +15

    Problema desse jogo mesmo é a história. Gastar um jogo inteiro, para desenvolver uma gama de personagens, para na sequência descartá-los igual um saco de estrume, não faz sentido algum... No mais, ainda bem que não fiz pré-venda, pois se o tivesse feito, estaria devidamente arrependido.

  • @felipesacramento6717
    @felipesacramento6717 9 หลายเดือนก่อน +1

    Novamente revendo esse vídeo pq novamente vou jogar TLOU2

  • @guilauan3162
    @guilauan3162 4 ปีที่แล้ว +1

    MEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAW QUE VÍDEO SENSACIONAL TULKAS-SAN não esperava menos de vc sensei!! apesar de que eu tomei vários spoilers eu num ligo pq eu nunca vou jogar tlou mesmo kkkkkkk

  • @tibaongamer
    @tibaongamer ปีที่แล้ว

    Esse teu ponto sobre vilanizar o Joel e simpatizar com a Hebby ganha muita força quando fazem a Hebby "dar uma de Joel" quando mata os caras da facção dela pra defender uma criança ( que era na facção rival ) e ninguém fala nada sobre isso, deveria ter um momento da Hebby refletindo sobre oq fez ao Joel já que ela faz igual!!!

  • @fernandooliveira7288
    @fernandooliveira7288 4 ปีที่แล้ว +2

    Oi Tulkas, O que deixou você mais dividido The last of us 2 ou Evangelion?

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +5

      Sem dúvida EVANGELION, TLOU 2 eu sei que a experiência foi positiva a ponto de eu seguir jogando... Mas Evangelion acho que não teria saco pra assistir de novo com medo de descobrir que odiei a parada kkkk 😂

  • @ohgorball1177
    @ohgorball1177 4 ปีที่แล้ว +5

    FINALMENTE JÁ ESTAVA ESPERANDO DESDE DA LIVE

  • @ohgorball1177
    @ohgorball1177 4 ปีที่แล้ว +9

    4:42 Tulkas odiando a EA... Clássico

  • @poliglouts1985
    @poliglouts1985 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom Tulkas o vídeo, tá genial e eu concordo com bastante do que você disse, e de verdade o Joel nunca seria visto como um vilão tipo nunca mesmo

  • @atomicgames1408
    @atomicgames1408 4 ปีที่แล้ว

    Amei o video, descobri o canal agora a pouco e tem me ajudado muito a me divertir durante a insônia, tanto a edição no vídeo quanto sua opinião sobre o jogo são muito bons, a única coisa que meio que discordo é com a parte do jogo tentar mostrar o Joel como um vilão, acredito que jamais verei o Joel como vilão pois vemos todas as motivações dele, e eu faria o mesmo, acredito que o que o jogo tentou mostrar mesmo é que independente das motivações, as escolhas tem consequências, as pessoas têm vida e família e etc, e no lugar da Abby, a Ellie faria o mesmo pelo Joel sabe? Acho que é só uma questão de ação e consequência.
    Mas parabéns pelo vídeo nota 10, tô adorando o canal, espero que você cresça bastante no TH-cam de verdade. Tmjnt

  • @rafaell3568
    @rafaell3568 ปีที่แล้ว +1

    Não concordo em relação a história, pois eu adorei hahaha. Você manda muito bem com o canal, sou um novo inscrito, abraços

  • @phelipemarvila7260
    @phelipemarvila7260 ปีที่แล้ว

    Eu assisto seus vídeos a uns meses e eu só vim assistir seu vídeo minutos depois de zerar jogo. Eu discordo em 90% doq vc falou aqui e tudo bem. Seus videos são massa

  • @GabrielReis-mh8oq
    @GabrielReis-mh8oq ปีที่แล้ว +1

    eu sei q o video é antigo, mas fds ksksks, eu discordo Tulkas, eu n senti o Joel como vilão, realmente pra mim o jogo conseguiu mostrar que n tem esse papo de heroi, o Joel fez oq fez ( e eu faria o mesmo), e o jogo mostrou que isso teve consequencias.

  • @jogatinamaneira
    @jogatinamaneira 4 ปีที่แล้ว +2

    Que medo de ver seu video antes de lançar o meu...mas PROMETO QUE NÃO VOU PLAGIAR NADA! Concordo com MUITA COISA que você falou e a produção tá insana como sempre, MANDANDO BENZÃO SR TULKAS

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +2

      Valeeeu mano! Tô ansioso pela tua análise tb, a de tlou1 tá no meu assistir mais tarde aqui, tava trabalhando arduamente na edição desse vídeo e não pude ver ainda.

    • @jogatinamaneira
      @jogatinamaneira 4 ปีที่แล้ว

      a famosa e maldita edição

  • @danielfreire8729
    @danielfreire8729 4 ปีที่แล้ว +2

    Spoiler abaixo:
    São exatamente 23:48 e estou vendo os créditos rolarem, e cara, corri pra esse Review que não pude ver antes. E como é bom ter uma válvula de escape pra expressar tudo oq tô sentido agora, seu vídeo. Concordo com tudo, cara eu realmente não tinha problemas em ver o Joel morrendo, mas poderia ser de uma melhor forma com certeza (estilo Arthur Morgan), e com relação a abby, odiava jogar com ela, até certo ponto (quando ela salva os irmãos) começo a gostar dela, mas não o suficiente pra aceitar a cagada que o roteiro fez. Acabou que ficou elas por elas no final (literalmente). Com relação a essa representatividade, acredito que esse é o futuro de qualquer mídia de entretenimento e os jogos não vão escapar, então quem têm fobia a isso, só lamento. Mas convenhamos, não foi nada sutil a representatividade empurrada goela abaixo da Lily (lev), deveriam ter melhorado mais a background. Achei bem forçado. Mas ok. E é isso. Desejo vida longa a quem leu até o fim.

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +1

      Ganhei um desejo dê vida longa!
      Cara e com qual sentimento você terminou o game? Mais pra bom ou mais pra ruim? Sobre o Lev... Até hoje eu não tive tempo pra uma segunda run, e em certas partes eu joguei sem intervalos porque quando chega no plot dos irmãos, eu estava agoniado pra ver o desfecho da história.
      Então eu acho que não prestei muita atenção nessa revelação em relação a sexualidade do personagem, realmente tinha tanta coisa que eu estava processando que meio que passou batido, me arrependo de não ter ido mas devagar.
      Quero ter um tempo pra fazer uma segunda run com calma e prestar mais atenção em como isso é revelado, mas a impressão que tenho no momento é que concordo com você, parece que apresentaram isso abruptamente.

    • @danielfreire8729
      @danielfreire8729 4 ปีที่แล้ว +2

      @@canalnerdcronico cara, no geral eu gostei. Como você falou, gameplay é rei, e nesse jogo senti uma puta adrenalina, sabe aquela sensação de psicopata de fincar uma machadada? Pois é, a violência e os momentos Run for your life são muito emocionantes. Tijolinho na cabeça e paulada (q delícia cara). Adorava enfrentar os serafitas, e os detalhes desse jogo são incríveis. Chegou a ver os cachorros chorando pela morte dos donos? (se tu matar eles silenciosamente) bem como se tu ficar na beirada a abby se treme toda por conta da fobia de altura, fora que deve ter muito detalhes que me passaram batido. Mas o roteiro cara... É o divisor de águas, é como um amigo meu falou, "eu queria jogar um jogo de vingança, que foi oq me prometeram nos trailers, e acabou que joguei mais com quem eu queria matar, e no final não matei foi nada e só me fudi" kkkkkkkk

    • @sergiorios8148
      @sergiorios8148 ปีที่แล้ว

      Pô mano, tá falando igual um cicatriz, chama de "o Lev" mano

  • @lucas_azulino
    @lucas_azulino 2 ปีที่แล้ว

    Quanto mais tempo passar, melhor esse jogo vai ficar, não dou mais 2 anos pro povo cair na real e dizer o que de fato precisa ser dito: Masterpiece.
    Obs: a maioria das críticas dos usuários eram fakes a época, era só o povo não querendo lésbica como protagonista.

  • @marneyfernandes5675
    @marneyfernandes5675 ปีที่แล้ว

    O jogo hora nenhuma vilaniza o Joel, ele é um egoista que foi endurecido por um mundo cruel e salvou uma garota não porque era o certo a ser feito, ele a salvou por ele, salvou pra ele, por projetar nela uma filha e não conseguir perdê-la dessa vez, a Ellie optaria por se sacrificar e Joel sabia disso, se ele tivesse a minima noção de que a Ellie gostaria de viver a coisa mais facil do mundo seria contar como tudo ocorreu de verdade e virar o heroi da vida dela e tê-las nas mãos mais fácil do que antes, e antes mesmo da Ellie aparecer na vida do Joel a gente já tem idéia do que ele era capaz quando ele adivinha a arapuca que montaram pra ele e a Ellie no primeiro jogo quando eles estão no carro, a Ellie pergunta como ele sabia, e ele disse que sabia pois já tinha feito algo assim, em seguida a Ellie pergunta se ele ja tinha matado gente inocente e ele fica calado, pra bom entender pingo é letra.
    Nessa parte 2 o jogo mostra o Joel como um cara sereno que está em paz com a decisão que tomou independete das consequencias disso, não vejo vilanização alguma, só um cara que tomou uma decisão drástica e teve consequencias drásticas, o lado da Abby é perfeitamente compreensível embora ela esteja pensando com o fígado como faz a maioria dos personagenes desse jogo, é uma espiral de desgraça de pessoas psicologicamente miseráveis matando umas as outras, dito isso eu adorei rs

  • @Leticia_Tomazini
    @Leticia_Tomazini 11 หลายเดือนก่อน

    eu gostei do roteiro adotado no jogo 2. foi muito corajoso por parte dos desenvolvedores matar o protagonista do jogo anterior e mostrar outro ponto de vista . fizeram bem diferente do esperado e pelo menos pra mim foi positivo. me fez abrir um pouco mais a caixinha de pensamentos .

  • @Gamercasual9710
    @Gamercasual9710 2 ปีที่แล้ว

    Depois de ter zerado 6 vezes o the last of us part II, quatro no ps4 e duas no ps5 , e agora o remake do part I , ainda acho o part II superior em tudo , é tudo perspectiva, para Joel o pai da abby era um ninguém um inimigo, assim como o joel é para a Abby , ver o lev no braços da abby remete ao joel e ellie final do 1 e Joel e Sarah , duas histórias conectadas , e que passam por sensações semelhantes onde são pessoas reais com falhas com um amor que vira ódio e transforma os personagens, além de traumas psicológico da Ellie e Abby com seus pesadelos só sua conexão com as crianças resgatou sua felicidade, a Ellie se distanciando com motivos pelo fato do joel mentir e tirar seu propósito afinal era única imune que qnd criança encheram sua cabeça que ela seria a esperança para a humanidade, enfim joel com seu próprio egoísmo de querer ter sua filha novamente tirou isso dela, pq ja perdeu a sarah e nao queria passar por isso novamente pq viu inocencia na criança que admirava pequenas coisas num mundo caótico, e ai depois a Ellie por ser adolescente e perdido seu propósito e por raiva se distancia do joel por anos mas não teve mais tempo com o Joel quando decide se aproximar de novo , enfim traumas e perca pela vingança é isso o que ela trás num mundo caótico como esse universo, e é o esperado historia foda que termina com um vazio proposital, jogo é melhor que o primeiro que considero bom e ok pois só tem um ponto de vista e quase sem consequências, nos jogos que todos estão acostumados é assim, geralmente protagonistas sao Deuses intocaveis mas nesse jogo não é assim , afinal as consequências viriam no segundo jogo que é top referência 3 anos depois não chegou jogos com esse nível técnico e coragem no ps5 ainda vai levar um tempo afinal jogos grandes assim levam anos para ser feito .

  • @Shadow-gc1em
    @Shadow-gc1em 3 ปีที่แล้ว +3

    Concordo em qse tudo, ódio doq fizeram com a Ellie, oq fizeram com o Joel, poderia ter uma historia fantástica, mas acho horrivel qndo transformam meus herois em vilões :C

  • @cheddylanger4250
    @cheddylanger4250 3 ปีที่แล้ว +2

    Para mim Tukas algo que n me faz concordar no seu argumento sobre a ação do Joel é a seguinte: só nós jogadores sabemos o quão forte era a relação do Joel e da Ellie
    Antes msm desse jogo sair, já tinha muitos vídeos onde se botava em mesa o fato da atitude do Joel ter sido egoísta. Eu amo the last of us tanto o 1 e o 2 (ambos fechei), mas algo que só com esses vídeos eu pode ver é que, msm que tenhamos um evento onde nós temos que sacrificar uma pessoa muito querida para nós, e que eu tbm n conseguiria fazer tal ato, eu com certeza vou ter uma pulga no orelha de que se eu fiz o certo.
    Pensa um pouco, quem sabia de como era a relação do Joel com a Ellie ? E que não estivesse morto ?
    Ninguém, nem a Marlene sabia, Bio no primeiro n ficou muito tempo ao ponto de ver de uma forma mais clara, Tass morreu antes da relação deles se construir para algo de além contrabandista e carga, os dois irmãos viram como era, mas né bateram as botas, Tommy até pode ser um exemplo mas n sei se ele ficaria puto com o irmão, ou dividido. E o resto do mundo de the last nem se quer sabe possivelmente a história completa da "cura destruída" pelos vaga lumes, sim, os vaga lumes, pois quem prometeu que encontraria uma luz na escuridão ? Os vaga lumes. E os msm acharam e deram para o povo ? Não. Os vaga lumes restantes talvez contaram sobre o Joel mas acredito que não restaram tantos, e se sobraram estavam com uma imagem manchada
    No final realmente the last conseguiu sim de mostrar que não tem vilão nem herói, mas pessoas dando a vida para sobreviver e ajudar os poucos que estão em sua volta
    Mas de resto concordo contigo

    • @cheddylanger4250
      @cheddylanger4250 3 ปีที่แล้ว

      Aliás Tukas, vim pelo luba, e comecei a maratona seu canal, eu até te conhecia pelo colôniacontraataca, mas nunca fui ver, agora me arrependo profundamente.
      Mas fiquei triste que vc n tem tantos inscritos, mas msm assim da para ver que vc n desiste e faz isso com amor com uma pitada de querer grana (e não te julgo, money é money papis)

  • @alface2394
    @alface2394 2 ปีที่แล้ว +1

    Acho que pelo minuto 11 eu descordo pq o joel n é o vilão do jogo, o joel é o vilão da Ebby assim como ela é a vilã da Elie eu acho a campanha da ebby MT MELHOR que a da Ebby e acho a história nota 10 e pra mim seu único defeito é essa progressão que as vezes o cenário é MT FODA mais vc entra em uma portinha e n da tempo de explorar tudo

  • @michaelkent1298
    @michaelkent1298 2 ปีที่แล้ว

    Ao mostrar o lado da Abby, não vilaniza o Joel, heróis e vilões não existem, usar esses termos superficiais é ignorância.
    Mostrou dois lados da mesma história, e foi bem feita, o pai da Abby não teve a morte chocante ou importante como o Joel, mas serviu a narrativa.

  • @marceloaugusto8633
    @marceloaugusto8633 4 ปีที่แล้ว +2

    Caraca irmão, ótimo vídeo, dei umas boas risadas. Enfim, cara eu concordo com grande parte dos seus comentários sobre o jogo e sobre a história, entretanto sob minha perspectiva, eu consegui me conectar com a Abby, entender as motivações dela e até a me apegar a ela. Fazendo uma comparação com o seu exemplo sobre o Joel ter matado geral pra salvar a Ellie, eu concordo, faria igual, da mesma forma que se matassem a pessoa mais importante pra você sem motivo algum na sua perspectiva (afinal o cara só queria achar uma cura pra poder salvar o mundo) você não iria querer fazer justiça? Nem que fosse com as próprias mãos? Mas o que eu quero dizer é que no meu ponto a ND não queria tornar o Joel um vilão, mas sim mostrar outros pontos de vista sobre um mesmo acontecimento. Enfim cara, foi mal o texto enorme, só queria deixar minha opinião e deixar um comentário pra dar uma moral pro canal que é incrível. Tudo de bom, Tmj!

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +1

      Marcelo, muito obrigado pelo comentário irmão! Sim, apesar de ter ficado dividido na conclusão do arco principal do game eu já estou muito mais compadecido / impressionado com a história da Abby.
      Pra mim ela carregou o game nas costas, mesmo com várias decisões que ainda me deixam meio com o pé atrás eu gostaria MUITO de jogar um game solo da Abby, seria incrível, mas acho difícil.
      TMJ

  • @oluska8152
    @oluska8152 2 ปีที่แล้ว +1

    Vídeo top demais, mas eu discordo com quase tudo, porém concordo sobre o fato de não conseguir voltar pra uma área anterior, isso é bem paia, um jogo tão grandioso em mapas e não tem o fator "back-areas"

  • @Seubrother2024
    @Seubrother2024 2 ปีที่แล้ว

    Eu gostei bastante do Tlous 2 ,
    Ele mostra os dois pontos de vista,
    Não acho que o game queira fazer o Joel ser vilão , mas ele foi de certa forma egoísta e muita gente morreu por causa dele .
    Eu particularmente gosto mais da primeira parte , do que a da Abby .
    Mas de resto é um game nota 8,5 ou 9 tranquilo .

  • @denerassis188
    @denerassis188 ปีที่แล้ว

    Na boa, modéstia a parte eu acho que só pessoas sensíveis ou inteligentes entendem a história e a mensagem de TLOU 2, TLOU não é sobre o Joel, não é sobre a Ellie ou tampouco a Abby, TLOU é sobre uma humanidade que luta pra sobreviver numa guerra onde o instinto animal luta todos os dias contra a sensibilidade e a moral, e essas 3 personagens (juntamente com o restante do elenco é claro) é somente uma parte dessa guerra. Entendam de uma vez, nesse jogo (os dois) não existe heróis ou vilões e por favor, parem de politizar tudo, não é pq existe um casal LGBT no jogo que essa é a mensagem principal, na verdade nem é uma mensagem, é simplesmente um elemento dele. Enfim, Amo TLOU 1, mas sou completamente apaixonado por TLOU 2 por que só eu sei o que a história desse jogo causou na minha vida em particular

  • @alexxx3836
    @alexxx3836 2 ปีที่แล้ว

    Revendo alguns vídeos e comentando só pro TH-cam se mancar e divulgar o canal

  • @ovitormestre
    @ovitormestre 2 ปีที่แล้ว

    Primeiro jogo Joel torturou gente, e matou um monte de gente, ele não é o herói que o pessoal pensa, isso tudo no primeiro jogo. As ações dele tiveram consequência, as da Ellie e Abby tiveram. O Joel é o vilão da Abby assim como a Abby é a vilã da Ellie.

  • @123qua2
    @123qua2 4 ปีที่แล้ว +3

    Poderia trazer True fear forsaken souls part I e part ll

  • @ohgorball1177
    @ohgorball1177 4 ปีที่แล้ว +4

    Spoiler Obviamente
    Tá agr que eu acabei o Vídeo vamos com minha opinião. Eu tbm estou divido no jogo Mas no geral eu ví mais pontos positivos. Eu entendo a mensagem e tudo mais de vingança, MAS CARA Eu ainda ñ engolir a morte do Joel nem pela historia e que ele tá mais relaxado e mais uma CAGAÇÃO DE REGRA mesmo eu entendendo. MAS CARA ERA O JOEL e ainda mostra o rosto destroçado foi o algo que me fez para de jogar o jogo e só depois voltar. No geral a Abby eu ñ odeio só ñ me atraiu tanto por mas que eu entenda a personagem. MAS NAMORAL FICAR RECLAMANDO QUE ELA E FORTE PRA MIM E IDIOTA PRA CARALHO, vc ñ gostar da Abby tudo bem mas agr reclamar por ela ser forte e sinal que vc nem tá tentando entender jogo.
    A tão falada questão LGBT foi boa Pra mim tá boa em nenhum momento me saiu forçado NO MÁXIMO E SENDO CHATO PARTE DO VELHO no início.
    Mas no geral e isso tem coisas que eu adorei tipo o final e a construção da Ellie outras coisas q ñ gostei tanto como o Eles matarem o amigo da Ellie que eu ñ lembro o nome (FOI MAL) e a própria Abby e coisas q eu odiei tipo a morte do Joel

  • @gabrielmendes9927
    @gabrielmendes9927 4 ปีที่แล้ว +1

    Pior que a abby e o lev teriam morrido naqueles pilares se a ellie não fosse atrás dela se vingar

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว

      Certamente, por isso que dentro do que acontece do meio pro final do jogo esse fim no ciclo de vingança me agradou bastante.

  • @ahtabom
    @ahtabom 3 ปีที่แล้ว +1

    A Ultima vez que eu vi morrer tantos personagens que eu gostava foi em GAME OF TRONES!
    Maldito suor masculino que escorre de meus olhos,que experiencia fantástica que eu tive ao jogar esse game.
    Por enquanto este é o melhor video do canal, Parabens (minha opiniao)

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  3 ปีที่แล้ว +1

      Caaaara excelente comparação, até acho que perdi o timing de fazer ela n vídeo. Pq ao mesmo tempo que o GOT causava aquele sentimento de "Nossa que ódio, que injustiça, pq o autor fez isso???" Ao mesmo tempo causa esses lance de "Porra é fod@, mas a vida é assim mesmo, na vida real só dá ruim."

    • @ahtabom
      @ahtabom 3 ปีที่แล้ว

      @@canalnerdcronico kkk vdd

  • @shyruuniverso739
    @shyruuniverso739 2 ปีที่แล้ว +2

    12:13 adorei essa cena kkkkkkk vc é um gênio e eu tbm odeio a jogadora de Wii sports

  • @fredyyjs
    @fredyyjs 4 ปีที่แล้ว +2

    O mais legal sobre tlou2 é o quanto ele consegue gerar discussões e opiniões diferentes, mas agora...
    !!!SPOILERS!!! SPOILERS !!!SPOILERS!!!
    Bom, eu gostei bastante do jogo e da forma que ele passa a mensagem dele.
    Concordo que a motivação da Abby é meio fraca, mas consigo entender o lado dela assim como entendo a motivação do Joel no final do primeiro jogo, tanto que pra mim ela foi a maior surpresa do jogo, o desenvolvimento dela após a vingança no inicio é muito boa, principalmente quando entra o Lev entra em jogo.
    Confesso que achei muito bom poder dar uma surra na Ellie na parte do teatro. ashudasihduaishdui
    Sobre o Joel, não acho que o jogo tente colocar ele como "vilão" da história, até porque as ultimas cenas em que ele aparece são muito bonitas e me deixou com um nó bem forte na garganta. Acho que ele conseguiram manter o respeito pelo personagem dele ao mesmo tempo que é possível criar empatia pela Abby.
    No final as duas personagens tiveram sua redenção, mas acho que a Ellie ainda saiu na pior, já que disperdiçou a oportunidade de viver de boa com a Dina e o JJ por conta da vingança, que no fim tirou dela até mesmo a capacidade de tocar violão.
    To ansioso por uma parte 3 mostrando para onde a Ellie vai a partir dali e pra mostrar a jornada da Abby agora provavelmente chegando na ilha dos vagalumes.
    Desculpa a bíblia e parabéns pelo vídeo, valeu a espera

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว +2

      Baita comentário da tua visão Fred!
      Acho que realmente o jogo não tenta pintar o Joel como vilão, talvez coloquei a informação meio perdida hehe... Mas é a sensação que fica um pouco jogando com a Abby que pra mim inclusive, carregou esse jogo nas costas.
      Se tiver uma parte 3 queria mais ênfase na Abby inclusive. Até pq a Ellie me parece que saiu meio queimada 🔥 no final do game.

    • @fredyyjs
      @fredyyjs 4 ปีที่แล้ว +1

      Concordo 100%, inclusive as vezes eu penso se não teria sido mais interessante os capítulos alternados entre as duas. Daria mais dinâmica no jogo e não queimaria tanto nenhuma das duas

  • @pablosanmartin7840
    @pablosanmartin7840 3 ปีที่แล้ว +1

    Vídeo incrível! Eu discordo do teu ponto sobre a história. Amei a Abby depois de odiar ela profundamente. O jogo é uma mistura de sentimentos tão grande que eu não sei quando vou ter psicológico pra jogar de novo. Com certeza um dos melhores jogos que eu tive o prazer de jogar.
    Mais um vídeo incrível desse que tá se tornando meu canal favorito do TH-cam. 😁

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  3 ปีที่แล้ว +1

      CAra!!! sabe que já tá quase fazendo 1 ano que joguei, e ainda sinto essa mesma parada que você... É algo tão denso que não consigo ter vontade de jogar outra vez... Sobre a Abby, ainda ainda fico dividido sabe... Mas a intenção dos criadores foi deixar todo mundo exatamente assim, então deu certo hahahaha

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  3 ปีที่แล้ว +1

      Aaaah e feliz demais por estar curtindo o canal, obrigado!

    • @pablosanmartin7840
      @pablosanmartin7840 3 ปีที่แล้ว

      @@canalnerdcronico Pode crer! Tamo junto 😁

  • @alefribeiro1761
    @alefribeiro1761 4 ปีที่แล้ว +2

    Adorei o jogo e nesse aspecto da vingança eu meio que não vi a morte do joel em comparativo com a do pai da abby uma forma de demonizar as atitudes do Joel e sim o fato de que cada um " é o herói da sua história " e que no ponto de vista de cada um as suas atitudes são justas.... achei a abby uma personagem tão boa quanto a Ellie e no fim das contas, eu chorei muito com aquele final na praia..... eu dou graças por esse jogo não ter sido concebido com fan service e sim com o intuito de chocar e promover um gameplay memorável.... ah propósito eu adorei o vídeo 👌👌👌 ficou bom, uma opinião sincera é muito valiosa em contrapartida a essas opiniões em rebanho

    • @canalnerdcronico
      @canalnerdcronico  4 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado Alef! Opinião e ponto de vista extremamente válidos. Sem dúvida, acredito que o fato de "cada um ser o herói da sua história" foi o ponto que mais foi levado em conta na construção da narrativa. Não deixei muito claro no vídeo, mas pra mim a apresentação / conclusão da personagem da Abby me pareceu muito maior que a da Ellie (talvez até ofuscando ela) , gostaria muito de jogar um game da Abby mas acho difícil isso acontecer.
      Apesar dos pesares que ainda não engoli muito bem, eu estou impressionado e feliz 😊 com a experiência que TLOU2 me proporcionou.

  • @ramonrios2294
    @ramonrios2294 2 ปีที่แล้ว +6

    Joel não mereceu morrer no começo da história, assim como muito dos coadjuvantes mereceram ao decorrer do primeiro jogo e do segundo. Não há vilões e mocinhos aqui, e sim tons de cinza, ninguém é bom ou ruim integralmente. Joel foi a motivação, e sim, uma baita motivação, construída desde o primeiro jogo, um baita gancho bem feito, uma história com começo, meio e fim. E que mesmo pós sua morte, sua existência continuou a dar motivações e interações. E quem acaba o primeiro jogo achando que o Joel é herói (como deu a impressão Tulkas) pra mim tem um leve desvio de caráter kkkkkkkkkk (zoas) pq claramente a naughty dog evidência a dualidade dos atos cometidos por ele. E digo por mim, ele terminou mais como vilão do que propriamente um herói no primeiro (vide as torturas e outras coisas) porém, cada um tem suas percepções e gostos, esse jogo pra mim é uma aula de narrativa e uma montanha russa de emoções e sentimentos. Nota 11 de 10

  • @JV170R
    @JV170R ปีที่แล้ว

    é um game sobre consequências, e dois lados da moeda. Não importa o quando vc ama o super herói Joel, o jogo mostra pra vc uma realidade injusta. aceite.

  • @superofertas9198d9
    @superofertas9198d9 ปีที่แล้ว +1

    Seria foda se tivesse o 3 fosse mundo aberto .