🛒 Link na Amazon: amzn.to/3xkZCpn 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Não tem nada de racista, ele apenas descrevia o que acontecia em determinado lugar, não tinha juízo de valor. Quanto a violência com animais, eu acho bizarro alguém que não entenda o que é uma selva, atirar em um crocodilo como defesa nao tem nada de violência deliberada contra animais. Me espanta alguém não perceber isto.
Não tem nada de racista, ele apenas descrevia o que acontecia em determinado lugar, não tinha juízo de valor. Quanto a violência com animais, eu acho bizarro alguém que não entenda o que é uma selva, atirar em um crocodilo como defesa nao tem nada de violência deliberada contra animais. Me espanta alguém não perceber isto.
Eu amo tintim, mas não comecei a ver na infância... foi crescida q fui buscar ler os álbuns e ver o desenho e o filme, e por isso acabei conhecendo as obras ''em ordem'', lendo o país dos sovietes primeiro. De fato essas publicações são absurdas, e aq mais espanta é de fato o tintim no Congo, mas tb foi através da indignação de ''europeu é ridículo dms'' que eu fui pesquisar sobre a relação Bélgica x Congo e descobrir sobre esse período horrível q eu nem sabia q dava pra ser pior, ter acesso a essa hq me fez entender e me revoltar mais com o colonialismo. Continuei lendo os álbuns e foram nessas outras leituras que eu me apaixonei pelos personagens. Não tem como, Tintim é muito maior do que as primeiras revistinhas. Aventuras como a do Licorne e personagens carismáticos como o Capitão Haddock (como amo esse personagem!), prof Girassol, Milu, Dupond e Dupont e o próprio Tintim me transmitiram uma leveza, junto com a narrativa de como o Herge estruturava os próprios desenhos nos quadrinhos, que eu nn tinha visto em lugar algum. Era gostosíssimo de ler, de percorrer os olhos, algo intenso e aventureiro, cheio de ação porém calmo ao mesmo tempo. Creio q só senti algo semelhante lendo Corto Maltese (por causa de vídeo desse canal, aliás) e uns gibis velhos do Tex que meu tio colecionava. Curioso q obras q frequentemente esbarram ou esbarraram no racismo e no imperialismo tenham me causado tais inspirações msm q particularmente eu revirasse os olhos pros momentos white savior. Em resumo, Tintim foi um dos primeiros quadrinhos fora do padrão turma da mônica e marvel/dc que eu tive contato, e ele me abriu uma janela enorme pra outros tipos de desenho, narrativa, temáticas, indignações e críticas, foi um quadrinho que me enriqueceu de fato como pessoa e aguçou minha curiosidade por outros países e culturas.
Inclusive o Leste do Congo hoje vive uma crise humanitária sem precedentes. É o país mais rico do mundo tirando o fato que não pode gerir seus próprios recursos.
me pergunto se essa aceitação do TimTim nesses paises colonizados Africanos, já não significa de alguma forma uma "vitoria" do colonizador! Onde o colonizado já não vê mais problema em consumir uma obra tão ofensiva aos proprios costumes e usos culturais dos Congoleses. O mesmo ocorre conosco com o episodio dos Simpsons no Brasil! Onde aceitamos de forma conformada as piadas ofensivas, e até concordamos com o estrangeiro que o Brasil é parecido com aquela caricatura.
Eu conheci o Tintim ainda na infância através da animação das Aventuras de Tintim exibidas pela TV Cultura e na época foi um dos meus desenhos animados favoritos porque o Tintim dentro das animações focava em cada episódio mostrar um pouco da cultura de um país que ele visitava, além de mostrar alguns pontos turísticos. O cerne não era fazer um debate político e ideológico, mas vender aquele mundo incrível de um jovem jornalista investigativo que rodava o mundo solucionando mistérios e conspirações, o foco era a aventura e a experiência da criança. Nada vai mudar o meu gosto por Tintim. Esses chatos "justiceiros da internet" é só gente desocupada que não tem mais o que fazer, além de só xingar e criticar estupidamente o trabalho artístico alheio. De tempos em tempos, surgem essas problemas aleatórias.
É curioso como um personagem com com cara de adolescente possuía tantas habilidades e inteligência. Qdo visitei a Bélgica tirei uma foto de uma pintura gigante dele em um edifício. Excelente este vídeo!
Há algum tempo não assistia nenhum vídeo do canal, apesar de acompanhar o QnS desde a época em que era um blog/site. É nítida a evolução em termos técnicos e, consequentemente, da apresentação do conteúdo. Alto nível! Quanto ao TinTin, certa vez encontrei 20 quadrinhos dele em capa dura numa feira de Cabo Frio (RJ), edições portuguesas, cada um custando 10R$... fiquei apertado na época, mas levei todos. A falha: confesso que não li nenhum, mas esse vídeo é um grande incentivo.
Excelente conteúdo! É o primeiro vídeo que assisto e, coincidentemente, sobre algo que gostaria de me aprofundar. Eu cresci consumindo obras de super-heróis, séries animadas que passavam na Globo e SBT, isso despertou em mim o interesse em Tintim, pois se tratava de algo muito diferente em questão estética e narrativa mesmo. Mas eu nunca havia consumido suas histórias, portanto, não possuía o embasamento acerca do contexto de sua criação. Assistindo ao seu conteúdo, sinto que Tintim é fruto de seu tempo, afinal, essas ideias eram senso comum na Europa e, ao ser exportado, tornava-se senso comum em todo o mundo. E é justamente a sua existência que nos permite estudar e relembrar que nossa cultura baseia-se, muitas vezes, em um passado problemático. A censura de obras como essa serve apenas para apagar as memórias, canonizando seus autores como pessoas livres de críticas, além de abrir margem para que os erros do passado se repitam. Esse debate jamais deve ser moral, o que está feito não pode ser apagado, portanto, cabe a nós utilizar essas obras como exemplo de algo que jamais pode se repetir.
É uma frase generalista, disto isso, está errado pela sua própria premissa. E por isso é um apontamento equivocado, pois é impossível generalizar em tantas tradições tal coisa. Começando pelo fato de se pensar no próprio conceito de barbárie, que sequer foi trabalhado aqui. Então é uma frase de efeito, que não deixa de ser equivocada, mas com objetivo puro e simples de impacto.
O Monark nunca está certo, porque isso implica em que as afirmações dele estejam conectadas com a realidade, não apenas com o modelo particular de mundo na cabeça dele. Reescrever a história do mundo em função de uma concepção que despreza contextos passados, não é algo que devemos condenar? Como apagar das fotos aquele amigo desagradável...
@@AndreBossan entender uma coisa implica em concordar plenamente com ela então não se pode entender lados oposto numa discussão por mais banal q seja....sim cara deveríamos apagar e reescrever a história...E tentar ao máximo ter uma vida lisa custe oq custar
Sou formada em literatura francesa e falamos bastante do Tintin na matéria de francofonia. Achei essa análise do vídeo muito interessante e importante. Tintin fez parte da minha infância. Não perdia o desenho e hoje em dia coleciono as revistas Uma coisa que falamos nas aulas é da falta de personagens femininas na história, sendo sempre mulheres que prestam serviços, tipo a senhora que faz a manutenção no prédio do Tintin e a Castafiori, que é uma mulher retratada como "insuportável". Adoraria que falasse sobre isso também. É algo que penso até hoje
é muito difícil eu comentar em qualquer vídeo, mas cara, pfv fala mais de timtim, assim como hellboy e todas essas obras que você comentou esse ano q demandam continuação, tô aprendendo muito sobre muita coisa e, nesse 1 ano que eu tô te acompanhando, aprendi muito sobre pensamento crítico e quadrinhos
Talvez no personagem em si vc não vê maldade, mas nas histórias em si já são bem problemáticas, tipo quando o Milou tomou whisky e ficou bêbado (e isso não acrescenta em nada na história)
Eu também. E como sugestão faz um vídeo com Asterix; que como acontece com a Turma da Mônica (mesmo com os seus problemas) eu tenho uma ligação emocional muito forte.
Meu Deus, esse vídeo deu uma reviravolta tão louca que estou sem palavras. Eu não gostava dessas obras em que mostra Tintin no Congo e na União soviética e agora continuo não gostando, mas vejo como um material de estudo.
Tintim passou pela minha infância de forma muito esparsa, com alguns episódios que eu via na Tv Cultura se não me engano, esse vídeo me estimulou a ir atrás do personagem.
tem tempo que eu não via um video inteirode 30 min, aproveitei cada segundo, e olha que eu nem sou fã de tintin, parabéns pela análise honesta e pelo trabalho , fico muito feliz de saber que temos canais assim!
Nunca tinha pensado por este ângulo, e tipo não esconder embaixo do tapete e levantar ele e falar sobre, o que se mostra muito mais enriquecedor amei o vídeo, e abre toda uma conversa sobre colonialismo, racismo etc.
Eu leio Tintim desde criança, tenho todos! Mas lembro que mesmo muito novo achei a maneira que afrianos eram retratados em "Perdidos no Mar" bem problemática.
Tintim é maravilhoso,eu lembro que na infância Quando tinha Tv cultura na minha casa eu amava ver o Desenho As aventuras de tin tim,o filme 3D tbm é maravilhoso,ele é tipo um Sherlock Holmes pra criança,eu curto muito,essa polêmica é tensa viu,entendo quem se incomodou,é igual o que rola com o Sitio do Pica-Pau Amarelo aqui,os Quadrinhos parecem interessantes,tem na Amazon em Português???
Exatamente. Sítio do Pica pau amarelo é genial e reduzir as histórias a obras racistas é uma visão muito limitada. Os contos também são documentos históricos e se hoje nos sentimos horrorizados com essas passagens é porque algum avanço teve.
Sem contar que assim como o Linck disse, não existe obra limpinha. Acontece que obras mais antigas alguns tópicos ficam mais evidentes. Por exemplo, nesse momento estou lendo o Cortiço e tem muita coisa problemática ali kkkkkkk Só que daí não ler, estudar uma obra tão importante para nossa história por conta disso é idiotice.
@@Canal.LuisMiguel eu comprei O Saci em 2021,e até nele,q eu achei que não teria racismo,o Caçadas de Pedrinho é extremamente racista,me surpreendi e achei 3 termos racistas
Perfeita reflexão! Me trás uma nostalgia danada os desenhos do TinTim exbidas na tv cultura. Esse tema sempre me chamou a atenção, mas só aqui vi um debate integral a respeito. Parabéns! Fui à Bélgica anos atrás, e ao desembarcar na estação em Bruxelas me encantei com o desenho de TinTim enorme na parede. Um Ícone!
Uma sugestão de vídeo: o Fantasma de Lee Falk,que foi o primeiro herói dos quadrinhos a usar um uniforme colante e máscara,e que embora tenha uma mitologia riquíssima,nunca fez muito sucesso como Batman,Superman,Homem Aranha e outros heróis da Marvel e DC.
Exceto no Brasil eu acho,pois ele foi publicado por décadas aki pela RGE,antigo nome da editora Globo.
8 หลายเดือนก่อน +1
@@meunomeebond5710 Australia, Suécia, Índia e partes da Europa o Fantasma faz o msm sucesso dos heróis Dc e Marvel, Na Austrália por exemplo se eu não estiver enganado tem um parque e as escolas australianas sempre recomendam fantasma para as crianças começarem a leitura nos quadrinhos. Austrália, Suécia e Índia o Fantasma é publicado ininterruptamente desde da década de 40. O que é a Turma da Mônica para o brasileiro é o Fantasma para eles. Aqui no Brasil o Fantasma era mais forte q Dc e Marvel, mas isso foi mudar na década de 90 perdendo um pouco da sua popularidade, hj em dia é conhecido só por quem gosta de quadrinhos se tornando desconhecido pela massa q representa a nova geração.
Estou lendo Orientalismo, de Edward Said, terminei o segundo dos 3 capítulos. O livro mostra haver uma unidade de pensamento e atitude dentro da Europa, dos anos 1800 a 1950, seja nos textos acadêmicos, nas práticas administrativas coloniais e nos textos literários, como quadrinhos, que retratam os não brancos e se relacionamento com os brancos exatamente da mesma forma que Hergé descreve em Tintin no Congo. Aliás, eu tenho esse livro, fica do lado do Angola Janga de D'Salete.
adorei o vídeo! leio e assisto tintin desde criança e comecei há uns anos a ver essas problemáticas mas não me aprofundei. agradeço pelo vídeo, foi esclarecedor! continue!
Querer problematizar o Tintim hoje em dia sem se aprofundar de fato no que ele representa pra sociedade franco-belga, é típico dos "justiceiros" da Internet, que passam o dia inteiro buscando qualquer oportunidade pra cancelar algo ou alguém. O julgamento vem antes da busca por entender todo o contexto
@@Antonio-1917 não é defender, é entender que o Tintim não se resume apenas a isso. É um retrato de sua época, e o próprio Tintim foi importante pra conscientização, principalmente das crianças, sobre muitas coisas problemáticas que foram retratadas antes. O Tintim é um personagem muito importante pra sociedade franco-belga como um todo, todas as classes e etnias, em todos os aspectos, resumir o personagem a um único recorte é um tanto quanto raso e hipócrita
@@Antonio-1917 é perigoso ter um olhar tão limitado assim para as coisas, a chance de você fazer o julgamento errado fica sempre maior. A vida não é preto e branco, é importante entender os tons de cinza
@@guilhermeacr Não disse que é "preto no branco" nem nada comparável a isso, disse que pelo simples fato de ser imperialista, não é bom! Pode falar sobre fraternidade, educação e cultura, mas isso é somente do ponto de vista imperialista e que serve como desculpa para a colonização, e junto disso estupr0s, torturas e escravidão
Como esse livro é realista e da uma otima visão sobre o que foi o colonialismo. O que mais assusta no movimento neo-colonialista, é a crueldade que eles praticavam com povos alheios. mesmo em discurso já terem superado a escravidão do sec.14, e a legislação já ter avançado e se modernizado na Europa protegendo o ser-humano na sua esfera social e individual, como a convenção do homem e do cidadão e ainda terem repetido essa mesma chaga.
Gente! Vim parar neste vídeo por acaso. Que surpresa agradável, estou maratonando todos os vídeos do canal. Parabéns pessoal os vídeos são sensacionais, muito conhecimento, referências históricas. Eu vi muitas referências do Tin Tin no Marrocos, inclusive comecei até umas estátuas de madeira.
ótimo video muito interessante, ótima pesquisa. Esse continua sendo o canal de quadrinhos mais qualificado academicamente e filosoficamente do ytb, obrigado pelos videos!
Eu gosto muito de cinema de gênero italiano, e é curioso o quanto os filmes de canibal, cujo auge durou de 1977 até 1987, têm em comum com esse álbum do TinTim, inclusive essa relação bastante violenta com os animais, apesar da distância temporal. Esse fascínio colonialista com terras distantes e selvagens parece que persistiu por muito tempo no imaginário europeu.
Eu comecei a ler TinTin desde cedo, eu amo essa obra e sempre vou consumir algo relacionado a ela! Então, sim, pode trazer mais conteúdo relacionado a Tintin!!
Tintim é sensacional, sua obra é de longe a melhor história já criada pra um desenho, não é bobinho e raso como a maior parte dos desenhos. Quem vê racismo e colonialismo nisso é só mais um sequelado sem figura paterna. O triste aqui é ver como a Bélgica esta hoje
Parabéns, acabou de chamar praticamente todos os leitores sérios de quadrinhos/literatura no geral de sequelados sem figura paterna. Brasileiro médio passando vergonha...
O grande problema (na minha opinião) de se “cancelar” ou apagar esse tipo de obra que se passa em um determinado período histórico onde várias coisas super erradas pra nossa moralidade atual era “normal” e aceito, é que se não tivermos esse tipo de coisa que nos mostrar o erro do passado e para termos o que debater e mostrar como houveram erros na humanidade podemos repetir esses mesmos erros no futuro.
Não precisa colocar o normal entre aspas, pois à época, era sim a norma. A gente não precisa ter medo de falar a real: era errado. Bem como é ridículo esse revisionismo.
Perfeita colocação. Como historiadora eu acho bem perigoso sinceramente, não só questões étnicas quanto de gênero. Ao começar só a representar o passado sem a opressão de sua época, a luta é esquecida
Por favor, faça mais vídeos falando dos outros álbuns do Tintim. Tenho uma ligação com o personagem desde criança. Conheci pela animação canadense, e ele foi responsável por atiçar minha curiosidade por conhecer outras culturas e povos. Junto cm outros elementos de vivência, Tintim me fez amar a disciplina de História. Hj sou professor de história e até usei um dos álbuns dele no meu TCC.
Tintim é um dos meus quadrinhos favoritos, não foi meu primeiro contato com HQs, mas foi com ele que eu mergulhei nessa mídia, há tempos eu pedia nos comentários e lives por um video sobre o Tintim no canal. Muito Obrigado e parabéns a todos os envolvidos na produção do video. Por favor Link fale mais de Tintim!
Eles fazem parte de uma linguagem que ajuda a gente a entender a materialidade da história que ajuda a compreender a história de forma concreta e exatamente como foi dito escovar a história contra pelo
Falando no Tintim eu sempre achei que ele fosse um garoto, mas se ele sai viajando mundo agora só com seu cão então acho que ele não deve ser tão jovem quanto eu pensei.
O meu Marido francês e seu pai não gostam do Hergé por outros motivos. Quando a Alemanha Nazista invadiu a Belgica, o Hergé ficou publicando para um jornal colaboracionista Nazi... Depois da guerra isso pegou muito mal pro Hergé... E acredito que ele foi parcialmente perdoado e não sofreu condenações pelo seu personagem que é o maior da história da Belgica... Mas antes de julgá-lo temos que pensar no ser humano que é falho e fraco... Ele era um quadrinista e depois da invasão alemã todas mídias impresas se tornaram pro Nazi, ou ele escreveria em uma delas ou não teria dinheiro... É como as mulheres que se prostituiam pros nazistas na Segunda Guerra, ou fariam isso o morreriam de fome... É fácil jugar o ser humano quando vc está fora do espetro e não em sua pele.
É preciso entender que quando aconteceu a invasão da Bélgica, ele poderia ter saído de lá, e só ficou a pedido do próprio rei da Bélgica, que achava que a vida deveria continuar da melhor forma possível para os belgas.
Houve quem resistiu, se opôs, ao custo muito alto por isso. Qs que aderiram e colaboraram devem sofrer as consequências de suas decisões, inclusive a condenação da posteridade.
Tem um vídeo do canal Fazendo Nerdice em que ele fala do criador do TinTim em que ele cita justamente esse ponto que você abordou, e chega a mesma conclusão. Vale apena ver depois!
Sim. Fica fácil para nós, no ar condicionada, sair revisando a forma como algum artista citou fatos históricos na sua obra: é muito fácil reclamar de algo que ocorreu há décadas, usando o olhar de hoje, na internet e só para parecer boa pessoa.
Essa thumb tava me fazendo pensar (sem conhecer o canal) se eu ia ver algum tipo de Nando Moura nerd com traços MONARKcos ou totalmente o oposto. a conclusão é que me inscrevi no canal e só hoje devo ter assistido uns 15 vídeos do canal
Conheci As Aventuras de Tintim na época que eu visitava bibliotecas. Desses álbuns polêmicos eu passava longe, só tive interesse de ler os de aventuras mais leves, porque já conhecia os problemas da sociedade e já tinha idéia do que é o colonialismo. Até quadrinhos do 'Fantasma' eu já achava estranho. Então procurava leituras mais leves, claro as que tinham um pouco mais conteúdo do que as revistas infantis, mas a linha é tênue, basta aumentar um pouco a seriedade e os quadrinhos mostram coisas tristes da sociedade. Os álbuns de Tintim, pelo menos os demais estavam mais no equilíbrio entre problemas reais do mundo e um pouco de diversão.
Adorei a discussão viu Sarjeta, eu vi essa *discussão* no X e como não acompanho muito os quadrinhos não soube o que dizer e tava louco para veronde ia dar. Até salvei o vídeo aqui. PS por favor fale dos outros principalmente o Tintin na América 👍🏼
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3xkZCpn
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
O Tintim já caio em domínio público?
Conheço Tim Tim da animação que passava na TV cultura, e confesso que nunca tinha me aprofundado nestas questões.
eu também conheço ele por conta deste canal, gostava muito!!
Clássico, desenho muito bom.
Não tem nada de racista, ele apenas descrevia o que acontecia em determinado lugar, não tinha juízo de valor.
Quanto a violência com animais, eu acho bizarro alguém que não entenda o que é uma selva, atirar em um crocodilo como defesa nao tem nada de violência deliberada contra animais. Me espanta alguém não perceber isto.
Não tem nada de racista, ele apenas descrevia o que acontecia em determinado lugar, não tinha juízo de valor.
Quanto a violência com animais, eu acho bizarro alguém que não entenda o que é uma selva, atirar em um crocodilo como defesa nao tem nada de violência deliberada contra animais. Me espanta alguém não perceber isto.
@@TarcisioValente-pt9lj boa sorte tentando explicar o óbvio para pessoas com Qi 40 dominados por ideologia.
Eu amo tintim, mas não comecei a ver na infância... foi crescida q fui buscar ler os álbuns e ver o desenho e o filme, e por isso acabei conhecendo as obras ''em ordem'', lendo o país dos sovietes primeiro. De fato essas publicações são absurdas, e aq mais espanta é de fato o tintim no Congo, mas tb foi através da indignação de ''europeu é ridículo dms'' que eu fui pesquisar sobre a relação Bélgica x Congo e descobrir sobre esse período horrível q eu nem sabia q dava pra ser pior, ter acesso a essa hq me fez entender e me revoltar mais com o colonialismo. Continuei lendo os álbuns e foram nessas outras leituras que eu me apaixonei pelos personagens.
Não tem como, Tintim é muito maior do que as primeiras revistinhas. Aventuras como a do Licorne e personagens carismáticos como o Capitão Haddock (como amo esse personagem!), prof Girassol, Milu, Dupond e Dupont e o próprio Tintim me transmitiram uma leveza, junto com a narrativa de como o Herge estruturava os próprios desenhos nos quadrinhos, que eu nn tinha visto em lugar algum. Era gostosíssimo de ler, de percorrer os olhos, algo intenso e aventureiro, cheio de ação porém calmo ao mesmo tempo. Creio q só senti algo semelhante lendo Corto Maltese (por causa de vídeo desse canal, aliás) e uns gibis velhos do Tex que meu tio colecionava.
Curioso q obras q frequentemente esbarram ou esbarraram no racismo e no imperialismo tenham me causado tais inspirações msm q particularmente eu revirasse os olhos pros momentos white savior. Em resumo, Tintim foi um dos primeiros quadrinhos fora do padrão turma da mônica e marvel/dc que eu tive contato, e ele me abriu uma janela enorme pra outros tipos de desenho, narrativa, temáticas, indignações e críticas, foi um quadrinho que me enriqueceu de fato como pessoa e aguçou minha curiosidade por outros países e culturas.
Inclusive o Leste do Congo hoje vive uma crise humanitária sem precedentes. É o país mais rico do mundo tirando o fato que não pode gerir seus próprios recursos.
Em contramão a Europa é o mais pobre, apesar de poder gerir os recursos de terceiros.
@@---ce7gq imperialismo em sua plenitude
Muito importante falar disso, pouquíssima gente tá sabendo desse horror q os congoleses estão passando
Muitas pessoas nem sabem que existem 2 congos
me pergunto se essa aceitação do TimTim nesses paises colonizados Africanos, já não significa de alguma forma uma "vitoria" do colonizador! Onde o colonizado já não vê mais problema em consumir uma obra tão ofensiva aos proprios costumes e usos culturais dos Congoleses.
O mesmo ocorre conosco com o episodio dos Simpsons no Brasil! Onde aceitamos de forma conformada as piadas ofensivas, e até concordamos com o estrangeiro que o Brasil é parecido com aquela caricatura.
O ano que vem o brasil vai fazer o mesmo pra homenagiar o mauricio de souza usando camisas amarelas e shorts azuis para homenagiar o chico bento.
Hahahahahaha😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Isso é normar, tudo isso é normar.
Lamentável
Porra, o Chico Bento não é racista ...olha o preconceito com caipiras
Deviam fazer do menino maluquinho, camisa amarela, short preto e meias brancas
Gostei muito do vídeo! Por favor, mais Tintim e mais da temática de como o preconceito se desenrolava em obras antigas
Conheci tintin na TV Cultura. Parabéns pelo vídeo muito bom muito rico de informações. Devia ser exibido nas escolas
Eu conheci o Tintim ainda na infância através da animação das Aventuras de Tintim exibidas pela TV Cultura e na época foi um dos meus desenhos animados favoritos porque o Tintim dentro das animações focava em cada episódio mostrar um pouco da cultura de um país que ele visitava, além de mostrar alguns pontos turísticos. O cerne não era fazer um debate político e ideológico, mas vender aquele mundo incrível de um jovem jornalista investigativo que rodava o mundo solucionando mistérios e conspirações, o foco era a aventura e a experiência da criança.
Nada vai mudar o meu gosto por Tintim.
Esses chatos "justiceiros da internet" é só gente desocupada que não tem mais o que fazer, além de só xingar e criticar estupidamente o trabalho artístico alheio.
De tempos em tempos, surgem essas problemas aleatórias.
Sim!!
Adoro Timtim!
Li quando criança, e neste tempo o chorume da sociedade ainda não havia me contaminado.
Só lia e me divertia muito.
Queria tanto um vídeo explicando essa polêmica, só tenho a agradecer. Vídeo foda , obrigado.
É curioso como um personagem com com cara de adolescente possuía tantas habilidades e inteligência. Qdo visitei a Bélgica tirei uma foto de uma pintura gigante dele em um edifício. Excelente este vídeo!
Há algum tempo não assistia nenhum vídeo do canal, apesar de acompanhar o QnS desde a época em que era um blog/site. É nítida a evolução em termos técnicos e, consequentemente, da apresentação do conteúdo. Alto nível! Quanto ao TinTin, certa vez encontrei 20 quadrinhos dele em capa dura numa feira de Cabo Frio (RJ), edições portuguesas, cada um custando 10R$... fiquei apertado na época, mas levei todos. A falha: confesso que não li nenhum, mas esse vídeo é um grande incentivo.
Bem-vindo de volta!
Excelente conteúdo!
É o primeiro vídeo que assisto e, coincidentemente, sobre algo que gostaria de me aprofundar.
Eu cresci consumindo obras de super-heróis, séries animadas que passavam na Globo e SBT, isso despertou em mim o interesse em Tintim, pois se tratava de algo muito diferente em questão estética e narrativa mesmo. Mas eu nunca havia consumido suas histórias, portanto, não possuía o embasamento acerca do contexto de sua criação.
Assistindo ao seu conteúdo, sinto que Tintim é fruto de seu tempo, afinal, essas ideias eram senso comum na Europa e, ao ser exportado, tornava-se senso comum em todo o mundo. E é justamente a sua existência que nos permite estudar e relembrar que nossa cultura baseia-se, muitas vezes, em um passado problemático.
A censura de obras como essa serve apenas para apagar as memórias, canonizando seus autores como pessoas livres de críticas, além de abrir margem para que os erros do passado se repitam. Esse debate jamais deve ser moral, o que está feito não pode ser apagado, portanto, cabe a nós utilizar essas obras como exemplo de algo que jamais pode se repetir.
"Todo documento de cultura é um documento de barbárie". Muito bom o conteúdo e a citação.
Nem tudo lamentável
É uma frase generalista, disto isso, está errado pela sua própria premissa. E por isso é um apontamento equivocado, pois é impossível generalizar em tantas tradições tal coisa. Começando pelo fato de se pensar no próprio conceito de barbárie, que sequer foi trabalhado aqui. Então é uma frase de efeito, que não deixa de ser equivocada, mas com objetivo puro e simples de impacto.
Muito bom! Continue falando de Tintim sim, o próximo vídeo poderia ser Tintim na América.
A vida não é lisa! A galera não pode esperar que a história seja apagada em nome "do bom e do justo" como hoje se pensa.
Então o monark está certo
@@DavidDavid-t2i em partes, mas ele embola um monte de merda junto
O Monark nunca está certo, porque isso implica em que as afirmações dele estejam conectadas com a realidade, não apenas com o modelo particular de mundo na cabeça dele.
Reescrever a história do mundo em função de uma concepção que despreza contextos passados, não é algo que devemos condenar?
Como apagar das fotos aquele amigo desagradável...
O povo tá paranoico querendo ser ‘limpinho’
@@AndreBossan entender uma coisa implica em concordar plenamente com ela então não se pode entender lados oposto numa discussão por mais banal q seja....sim cara deveríamos apagar e reescrever a história...E tentar ao máximo ter uma vida lisa custe oq custar
Sou formada em literatura francesa e falamos bastante do Tintin na matéria de francofonia. Achei essa análise do vídeo muito interessante e importante. Tintin fez parte da minha infância. Não perdia o desenho e hoje em dia coleciono as revistas
Uma coisa que falamos nas aulas é da falta de personagens femininas na história, sendo sempre mulheres que prestam serviços, tipo a senhora que faz a manutenção no prédio do Tintin e a Castafiori, que é uma mulher retratada como "insuportável". Adoraria que falasse sobre isso também. É algo que penso até hoje
Na animação a única mulher com alguma relevância nas histórias é a cantora de ópera que eu lembre. Rola um apagamento de mulheres em Tintin
@@JhonataPactio exato. É a Castafiori, que o Hadock odeia e é retratada como insuportável
Desde criança acho Tintin um porre, tão bonzinho, tão polido, tão civilizado... Continua sendo um porre.
Nossa que edgy
🏳️🌈?
é muito difícil eu comentar em qualquer vídeo, mas cara, pfv fala mais de timtim, assim como hellboy e todas essas obras que você comentou esse ano q demandam continuação, tô aprendendo muito sobre muita coisa e, nesse 1 ano que eu tô te acompanhando, aprendi muito sobre pensamento crítico e quadrinhos
Meu contato com Tintin é através da série animada, gosto muito. Ótimo ver o trabalho de pesquisa sobre a obra e observar essas novas informações. 👏👏👏👏
Eu amo Tintin até hj, e não vejo maldade nele! Gosto das aventuras!
Não ver maldade pq você é inocente.
@@gledsonlima4747 ou só é branco sem noção mesmo kskdkdjd
Talvez no personagem em si vc não vê maldade, mas nas histórias em si já são bem problemáticas, tipo quando o Milou tomou whisky e ficou bêbado (e isso não acrescenta em nada na história)
O fato de mtos não verem maldade significa q foi mto bem pensado para seus propósitos. Nisso a ideologia é mto eficiente. Até hj.
@@gledsonlima4747 Onde está a maldade? O próprio Link falou, o Herge escravia o que recebia, não o que pensava e sabia.
Já quero mais vídeos falando sobre o Tintin conheci esse personagem através do canal Futura
Eu também.
E como sugestão faz um vídeo com Asterix; que como acontece com a Turma da Mônica (mesmo com os seus problemas) eu tenho uma ligação emocional muito forte.
Uau! Que vídeo excelente! Vou guardar esse vídeo pra um dia sentar, estudar e escrever um projeto de pesquisa sobre Tintim. ❤️
Meu Deus, esse vídeo deu uma reviravolta tão louca que estou sem palavras. Eu não gostava dessas obras em que mostra Tintin no Congo e na União soviética e agora continuo não gostando, mas vejo como um material de estudo.
Tintim passou pela minha infância de forma muito esparsa, com alguns episódios que eu via na Tv Cultura se não me engano, esse vídeo me estimulou a ir atrás do personagem.
Também conheci tintim na tv cultura, era um desenho bem diferente
O tintim no Congo foi a minha monografia em História. Ótimo vídeo
Tem o link da tua monografia, por gentileza? Gostaria de lê-la.
Também queria ler@@QuadrinhosAfricanos
Pode mandar o link? Fiquei interessado em ler
@@allevinoantiquecafecomhist7748 e o link??
Pode mandar o link da sua monografia por gentileza?
tem tempo que eu não via um video inteirode 30 min, aproveitei cada segundo, e olha que eu nem sou fã de tintin, parabéns pela análise honesta e pelo trabalho , fico muito feliz de saber que temos canais assim!
Adorei entender um pouco mais sobre essas obras em específico do Tim Tim
Nunca tinha pensado por este ângulo, e tipo não esconder embaixo do tapete e levantar ele e falar sobre, o que se mostra muito mais enriquecedor amei o vídeo, e abre toda uma conversa sobre colonialismo, racismo etc.
Que video bem feito meu deus! Como é bom ver um papo aprofundado além de 280 caracteres.
Eu leio Tintim desde criança, tenho todos! Mas lembro que mesmo muito novo achei a maneira que afrianos eram retratados em "Perdidos no Mar" bem problemática.
Tintim é maravilhoso,eu lembro que na infância Quando tinha Tv cultura na minha casa eu amava ver o Desenho As aventuras de tin tim,o filme 3D tbm é maravilhoso,ele é tipo um Sherlock Holmes pra criança,eu curto muito,essa polêmica é tensa viu,entendo quem se incomodou,é igual o que rola com o Sitio do Pica-Pau Amarelo aqui,os Quadrinhos parecem interessantes,tem na Amazon em Português???
Exatamente. Sítio do Pica pau amarelo é genial e reduzir as histórias a obras racistas é uma visão muito limitada. Os contos também são documentos históricos e se hoje nos sentimos horrorizados com essas passagens é porque algum avanço teve.
Sem contar que assim como o Linck disse, não existe obra limpinha. Acontece que obras mais antigas alguns tópicos ficam mais evidentes. Por exemplo, nesse momento estou lendo o Cortiço e tem muita coisa problemática ali kkkkkkk Só que daí não ler, estudar uma obra tão importante para nossa história por conta disso é idiotice.
@@Canal.LuisMiguel eu comprei O Saci em 2021,e até nele,q eu achei que não teria racismo,o Caçadas de Pedrinho é extremamente racista,me surpreendi e achei 3 termos racistas
@@Canal.LuisMiguelbruh
tem na amazon, ele deixou o link fixado ali em cima
Perfeita reflexão! Me trás uma nostalgia danada os desenhos do TinTim exbidas na tv cultura. Esse tema sempre me chamou a atenção, mas só aqui vi um debate integral a respeito. Parabéns! Fui à Bélgica anos atrás, e ao desembarcar na estação em Bruxelas me encantei com o desenho de TinTim enorme na parede. Um Ícone!
Uma sugestão de vídeo: o Fantasma de Lee Falk,que foi o primeiro herói dos quadrinhos a usar um uniforme colante e máscara,e que embora tenha uma mitologia riquíssima,nunca fez muito sucesso como Batman,Superman,Homem Aranha e outros heróis da Marvel e DC.
Exceto no Brasil eu acho,pois ele foi publicado por décadas aki pela RGE,antigo nome da editora Globo.
@@meunomeebond5710 Australia, Suécia, Índia e partes da Europa o Fantasma faz o msm sucesso dos heróis Dc e Marvel, Na Austrália por exemplo se eu não estiver enganado tem um parque e as escolas australianas sempre recomendam fantasma para as crianças começarem a leitura nos quadrinhos. Austrália, Suécia e Índia o Fantasma é publicado ininterruptamente desde da década de 40. O que é a Turma da Mônica para o brasileiro é o Fantasma para eles. Aqui no Brasil o Fantasma era mais forte q Dc e Marvel, mas isso foi mudar na década de 90 perdendo um pouco da sua popularidade, hj em dia é conhecido só por quem gosta de quadrinhos se tornando desconhecido pela massa q representa a nova geração.
Excelente vídeo como sempre. Sim, nós fãs de Tintim gostaríamos de mais vídeos sobre esse personagem. Tem muita história para contar. Ele merece...
Estou lendo Orientalismo, de Edward Said, terminei o segundo dos 3 capítulos. O livro mostra haver uma unidade de pensamento e atitude dentro da Europa, dos anos 1800 a 1950, seja nos textos acadêmicos, nas práticas administrativas coloniais e nos textos literários, como quadrinhos, que retratam os não brancos e se relacionamento com os brancos exatamente da mesma forma que Hergé descreve em Tintin no Congo.
Aliás, eu tenho esse livro, fica do lado do Angola Janga de D'Salete.
A participação dos especialistas deu uma refinada grande no vídeo, hein. O conteúdo ficou ótimo, excelente pesquisa. Parabéns!!!
adorei o vídeo! leio e assisto tintin desde criança e comecei há uns anos a ver essas problemáticas mas não me aprofundei. agradeço pelo vídeo, foi esclarecedor! continue!
Sim, gostei muito de como vc abordou o assunto e pela informação que vc trouxe
Querer problematizar o Tintim hoje em dia sem se aprofundar de fato no que ele representa pra sociedade franco-belga, é típico dos "justiceiros" da Internet, que passam o dia inteiro buscando qualquer oportunidade pra cancelar algo ou alguém. O julgamento vem antes da busca por entender todo o contexto
O contexto é colonialista, defender tintim é o cara***
@@Antonio-1917 não é defender, é entender que o Tintim não se resume apenas a isso. É um retrato de sua época, e o próprio Tintim foi importante pra conscientização, principalmente das crianças, sobre muitas coisas problemáticas que foram retratadas antes. O Tintim é um personagem muito importante pra sociedade franco-belga como um todo, todas as classes e etnias, em todos os aspectos, resumir o personagem a um único recorte é um tanto quanto raso e hipócrita
@@guilhermeacr É imperialista, todo o resto é secundário
@@Antonio-1917 é perigoso ter um olhar tão limitado assim para as coisas, a chance de você fazer o julgamento errado fica sempre maior. A vida não é preto e branco, é importante entender os tons de cinza
@@guilhermeacr Não disse que é "preto no branco" nem nada comparável a isso, disse que pelo simples fato de ser imperialista, não é bom! Pode falar sobre fraternidade, educação e cultura, mas isso é somente do ponto de vista imperialista e que serve como desculpa para a colonização, e junto disso estupr0s, torturas e escravidão
Eu lembro de gostar bastante do desenho dele, fiquei surpresa em saber que o Milu falava nas hqs.
O livro No coração das trevas fala dessa busca do marfim. Depois virou o filme apocalipse now com o cotexto indo pra guerra do viatnã
Como esse livro é realista e da uma otima visão sobre o que foi o colonialismo. O que mais assusta no movimento neo-colonialista, é a crueldade que eles praticavam com povos alheios. mesmo em discurso já terem superado a escravidão do sec.14, e a legislação já ter avançado e se modernizado na Europa protegendo o ser-humano na sua esfera social e individual, como a convenção do homem e do cidadão e ainda terem repetido essa mesma chaga.
Tintim foi uma das coisas mais fantásticas já criadas! Leio os álbuns do Tintim desde 1973.
Adoro como aqui sempre aprendo algo, amava o tin tin da TV cultura
Gente! Vim parar neste vídeo por acaso. Que surpresa agradável, estou maratonando todos os vídeos do canal. Parabéns pessoal os vídeos são sensacionais, muito conhecimento, referências históricas. Eu vi muitas referências do Tin Tin no Marrocos, inclusive comecei até umas estátuas de madeira.
conheci o canal por este vídeo. adorei o conteúdo e adoraria ver mais sobre Tintim
ótimo video muito interessante, ótima pesquisa. Esse continua sendo o canal de quadrinhos mais qualificado academicamente e filosoficamente do ytb, obrigado pelos videos!
25:20 -> "Quem Controla o Passado Controla o Futuro. Quem Controla o Presente Controla o Passado" - George Orwell
Eu gosto muito de cinema de gênero italiano, e é curioso o quanto os filmes de canibal, cujo auge durou de 1977 até 1987, têm em comum com esse álbum do TinTim, inclusive essa relação bastante violenta com os animais, apesar da distância temporal. Esse fascínio colonialista com terras distantes e selvagens parece que persistiu por muito tempo no imaginário europeu.
MATERIAL MAIS DO QUE INTERESSANTE... PARABÉNS PELA PESQUISA!
Eu adoraria mais conteúdo de tintim
Tenho toda coleção do Tintim. Continue falando mais!
Que vídeo incrível, uma história que não sabia. Eu amo o TinTin, e agora entendo as história, uma pena o que aconteceu no Congo.
Eu comecei a ler TinTin desde cedo, eu amo essa obra e sempre vou consumir algo relacionado a ela! Então, sim, pode trazer mais conteúdo relacionado a Tintin!!
Esse é um dos melhores vídeos que assisti no canal.
Tintim é sensacional, sua obra é de longe a melhor história já criada pra um desenho, não é bobinho e raso como a maior parte dos desenhos. Quem vê racismo e colonialismo nisso é só mais um sequelado sem figura paterna. O triste aqui é ver como a Bélgica esta hoje
Parabéns, acabou de chamar praticamente todos os leitores sérios de quadrinhos/literatura no geral de sequelados sem figura paterna.
Brasileiro médio passando vergonha...
O grande problema (na minha opinião) de se “cancelar” ou apagar esse tipo de obra que se passa em um determinado período histórico onde várias coisas super erradas pra nossa moralidade atual era “normal” e aceito, é que se não tivermos esse tipo de coisa que nos mostrar o erro do passado e para termos o que debater e mostrar como houveram erros na humanidade podemos repetir esses mesmos erros no futuro.
Não precisa colocar o normal entre aspas, pois à época, era sim a norma. A gente não precisa ter medo de falar a real: era errado. Bem como é ridículo esse revisionismo.
Perfeita colocação. Como historiadora eu acho bem perigoso sinceramente, não só questões étnicas quanto de gênero. Ao começar só a representar o passado sem a opressão de sua época, a luta é esquecida
@@faustomadebrrevisionismo é isso mesmo, essa é a palavra, mas pessoal tem medo de falar essa real
Na minha opinião um dos melhores vídeos do canal
que canal incrível, cheguei aqui pelos shorts. vou maratonar os videos
Por favor, faça mais vídeos falando dos outros álbuns do Tintim.
Tenho uma ligação com o personagem desde criança. Conheci pela animação canadense, e ele foi responsável por atiçar minha curiosidade por conhecer outras culturas e povos. Junto cm outros elementos de vivência, Tintim me fez amar a disciplina de História.
Hj sou professor de história e até usei um dos álbuns dele no meu TCC.
Uma pessoa lúcida em um mar de loucura e fanatismo. Ganhou mais um inscrito
Excelente! Queria que falasse mais sobre o Tintim e os demais Quadrinhos Franco-Belgas
Isso me lembra muito a cena do "Eu superei isso. Tenho certeza que você também consegue." do american fiction
Conheci o Tim Tim nos anos 70, na biblioteca da escola. Sei que é um retrato do pensamento vigente de uma época. Temos que dar um desconto.
Tintim é um dos meus quadrinhos favoritos, não foi meu primeiro contato com HQs, mas foi com ele que eu mergulhei nessa mídia, há tempos eu pedia nos comentários e lives por um video sobre o Tintim no canal. Muito Obrigado e parabéns a todos os envolvidos na produção do video. Por favor Link fale mais de Tintim!
Eles fazem parte de uma linguagem que ajuda a gente a entender a materialidade da história que ajuda a compreender a história de forma concreta e exatamente como foi dito escovar a história contra pelo
Continue falando de Tintim e Parabéns pelo Excelente Vídeo!
Aqui tem informação Rogerinho! Parabéns pelo trabalho Linck.
Cara, um dos melhores vídeos que já vi no TH-cam. Parabéns!
Falando no Tintim eu sempre achei que ele fosse um garoto, mas se ele sai viajando mundo agora só com seu cão então acho que ele não deve ser tão jovem quanto eu pensei.
O meu Marido francês e seu pai não gostam do Hergé por outros motivos. Quando a Alemanha Nazista invadiu a Belgica, o Hergé ficou publicando para um jornal colaboracionista Nazi... Depois da guerra isso pegou muito mal pro Hergé... E acredito que ele foi parcialmente perdoado e não sofreu condenações pelo seu personagem que é o maior da história da Belgica... Mas antes de julgá-lo temos que pensar no ser humano que é falho e fraco... Ele era um quadrinista e depois da invasão alemã todas mídias impresas se tornaram pro Nazi, ou ele escreveria em uma delas ou não teria dinheiro... É como as mulheres que se prostituiam pros nazistas na Segunda Guerra, ou fariam isso o morreriam de fome... É fácil jugar o ser humano quando vc está fora do espetro e não em sua pele.
A kori sempre com seus comentários poderosos.
É preciso entender que quando aconteceu a invasão da Bélgica, ele poderia ter saído de lá, e só ficou a pedido do próprio rei da Bélgica, que achava que a vida deveria continuar da melhor forma possível para os belgas.
Houve quem resistiu, se opôs, ao custo muito alto por isso. Qs que aderiram e colaboraram devem sofrer as consequências de suas decisões, inclusive a condenação da posteridade.
Tem um vídeo do canal Fazendo Nerdice em que ele fala do criador do TinTim em que ele cita justamente esse ponto que você abordou, e chega a mesma conclusão.
Vale apena ver depois!
Sim. Fica fácil para nós, no ar condicionada, sair revisando a forma como algum artista citou fatos históricos na sua obra: é muito fácil reclamar de algo que ocorreu há décadas, usando o olhar de hoje, na internet e só para parecer boa pessoa.
Adoro essa historinha do Tintin na África, muito divertida.
Pode continuar falando do tintim pq é dahora
Essa thumb tava me fazendo pensar (sem conhecer o canal) se eu ia ver algum tipo de Nando Moura nerd com traços MONARKcos ou totalmente o oposto. a conclusão é que me inscrevi no canal e só hoje devo ter assistido uns 15 vídeos do canal
Sempre cirúrgico e preciso! 🎯
Eu quero mais conteúdo sobre o Tintin, sim! Por favor.
Acho que esse é o melhor vídeo desse canal.
Parabéns pelo ótimo vídeo. Incrível mesmo. Obrigado.
Parabéns pela forma que você conduziu esta apresentação.
caraca cara perfeito suas colocações, hj em dia está muito dificil as pessoas não estão raciocinando so agindo na emoção,,,,
Muita qualidade no vídeo em meu amigo, parabéns !
Só conheci o Tintin da TV Cultura. Eu gostava muito. Mais videos sobre ele, por favor
Nos anos 70 todo mundo era rasssssta... O mundo mudou, ainda bem.
Por favooor comenta mais de Tintim, os outros álbuns e outras coisas que o Herge explorava nas historinhas!!
excelente video, ótimos convidados. que belo trabalho.
Adorei o vídeo.
Parabéns manooo!
Quero ver mais sobre tim tim!!!
Conheci As Aventuras de Tintim na época que eu visitava bibliotecas.
Desses álbuns polêmicos eu passava longe, só tive interesse de ler os de aventuras mais leves, porque já conhecia os problemas da sociedade e já tinha idéia do que é o colonialismo. Até quadrinhos do 'Fantasma' eu já achava estranho. Então procurava leituras mais leves, claro as que tinham um pouco mais conteúdo do que as revistas infantis, mas a linha é tênue, basta aumentar um pouco a seriedade e os quadrinhos mostram coisas tristes da sociedade. Os álbuns de Tintim, pelo menos os demais estavam mais no equilíbrio entre problemas reais do mundo e um pouco de diversão.
Esse canal é sensacional
Fala mais dos outros álbuns do Tin Tin pfv, eu amo as aventuras desse personagem.❤
Sim, fale mais do Tintin, mas da animação também. Principalmente do arco da viagem à Lua!
não relacionado mas o filme do tintim do spielberg é incrível
de longe melhor que os dois últimos do Indiana Jones
@@cochabambas real demais
filme bom demais
o canal fazendo nerdice fez um ótimo video sobre tin tin, onde ele fala muito sobre o racismo dos quadrinhos, recomendo de mais
Adorei a discussão viu Sarjeta, eu vi essa *discussão* no X e como não acompanho muito os quadrinhos não soube o que dizer e tava louco para veronde ia dar. Até salvei o vídeo aqui.
PS por favor fale dos outros principalmente o Tintin na América 👍🏼
Aí sim Linck, sempre indo além do senso comum. É o papel do pesquisador! Parabéns!
Que trabalho maravilhoso! Parabéns!
vc é monstro link sempre a favor da crítica.só tinha conhecimento do tintim da tv cultura.valeu video top demais.
nossa amava tintim quando era criança. só aventura massa
Não nos cabe julgar o passado. Cada tempo tem a sua lógica a sua estrutura, temos a nossa o futuro terá a dele.
Exatamente, tem que ser mostrado para que não seja replicado.
Eu acho q seria mto legal vc falar de oyasumi punpun!! Trata de assuntos mto legais