CORREÇÃO A palavra árabe Nakba significa catástrofe ou desastre. Em relação ao conflito israelo-palestino, o termo se refere ao grande êxodo palestino durante e após a guerra árabe-israelense de 1948. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas (e não 70 mil, como é dito no vídeo) tenham fugido ou sido forçadas a deixar suas casas no que hoje é Israel e nos territórios palestinos. Lamentamos pelo equívoco e agradecemos pelos alertas nos comentários. Entenda o que foi a Nakba palestina: www.dw.com/pt-br/o-que-foi-a-nakba-palestina-e-por-que-ela-%C3%A9-importante/a-65601947
Lamentável o erro. Isso levanta suspeita sobre o resto da "narrativa" deste vídeo. Inclusive V.S.a esqueceu de mencionar os milhares de Judeus que foram expulsos de vários países muçulmanos com o evento da criação do Estado de Israel em 1948. Falaram apenas que muçulmanos saíram de Israel. A História é sempre um recorte e vocês recortaram bastante a História. Para aqueles que não a conhecem, ficou apenas a informação de que os Judeus expulsaram muçulmanos.
No livro "Jerusalém - Uma cidade, três religiões", Karen Armstrong cita um detalhe importante e pouco comentado. Durante a partilha da Palestina, no imediato pós-guerra, os árabes teriam deixado as negociações, em sinal de protesto. Em sua cultura, isso significaria que tudo estaria paralisado. Reino Unido, USA e o brasileiro Oswaldo Aranha tiveram OUTRA idéia... Aproveitaram para decidir tudo à revelia dos árabes. Não estava lá, nem sou historiador. Apenas LI isso. Parabéns pelo ÓTIMO vídeo! Assunto dificílimo, explicado em minutos.
@@viniciuscilla , é cultural e não me sinto em condições de julgar. Eles já vinham sendo sacaneados há décadas pela Inglaterra. Imagine um bando de estrangeiros fazendo um "plano de partilha" da TUA terra. Eu ficaria pistola. Hoje, mais calejados na lida com os "francos", duvido que agissem do mesmo modo. Mas, como disse, não sou historiador nem estava lá.
@@israelrpo , a leitura é um tanto cansativa, mas é bom. Armstrong foi freira católica e abandonou o hábito, talvez para estudar com mais liberdade o assunto que a tornou relevante: religiões abraâmicas, justamente as três do título do livro. Tornou-se referência nesse assunto.
@Altemarbitencourt Boa tarde. A explicação desse rapaz parece boa, mas como em tudo que se relaciona à História, é pautada em recortes escolhidos por ele ou pela equipe da DW (Deutsche Welle - Voz da Alemanha). É preciso ter um senso crítico sobre tudo o que assistimos. A História é muito mais ampla e complexa do que ele tentou mostrar. Muitos de nós, brasileiros, que lemos pouco e conhecemos muito pouco a História, tendemos a glorificar qualquer narrativa que se encaixe um pouco com aquele que acreditamos.
Concordo com vc. Mas tudo oque temos, que vemos e acreditamos são meros recortes. Pior ainda é quando se tem um recorte manipulado de fato isolado e inflado. O texto da WD, me parece ter sido concebido por pessoas razoáveis, tanto que não há inverdades, oque está aí pode ser confirmado por fontes historicas, nem mesmo há comentários tendenciosos.
é muito real o fato de Israel fragmentar o território palestino, segregar o povo e negar direitos básicos. Aos poucos estão conseguindo eliminar ou expulsar os palestinos e ocupar toda a terra. É uma das causas do surgimento de grupos extremistas como Hamas. Ainda tenho visto Israel utilizar o sequestro dos Israelenses pelo Hamas para fazer propaganda política e incutir suas ideias.
@@OsvaldoAiresBade são aliados, seguem a liderança dos EUA, imagino q se fossem seria pró Israel, porém nesse recorde acredito q foram honestos tanto quanto possível.
Ótimo vídeo em meio a uma imprensa tão tendenciosa. Apenas uma correção: foram expulsos 750 mil palestinos em 1948, e não 70 mil como o vídeo menciona!
@DWBrasil, peço saber o nome do apresentador desta matéria...admiro lhe pela forma de apresentar os conteúdos e apenas por curiosidade gostaria de saber o seu nome...abraços
A solução de dois Estados foi proposta em 1947, os Israelenses aceitaram os palestinos não, poderiam ter começado a conviverem bem desde aquela época se tivessem aceitado, agora não adianta chorar.
A solução proposta na época não foi aceita pois muitos palestinos, em torno de 700 mil, tiveram que ser deslocados, a Palestina ficou com uma faixa de terra menor mesmo tendo uma população maior, na época, além disso a maior parte das terras férteis e das fontes contínuas de água ficaram com Israel.
Não, eles foram deslocados depois da guerra que eles mesmos iniciaram e havia bem mais judeus na área proposta para ser o Estado de Israel, apesar de ter havido muitos árabes locais, eles não precisariam sair se não tivessem começado essa guerra.
@@galodan795 Sim, mas é uma comparação bastante pobre para o caso em questão. Nesses exemplos que vc citou os países envolvidos partilham cultura e riquezas similares, já Israel e Palestina......é propor que vivam em um barril de pólvora.
@@MultiSUPERLATIVO Concordo. Diria ainda que ele não estuda, não confronta argumentos, não se aprofunda, é um dos povos que menos lê no mundo, logo facilmente alienável, tal como uma criança. Porém, fala sobre o que desconhece com a assertividade de um PhD. Lamentável.
Na época foi criado dois estados, o de Israel e o palestino. Só que os palestino com os países árabes não aceitaram e eles próprios começaram a guerra. Os árabes são tão desunidos entre eles mesmos, exemplo foi que no término da guerra a Jordânia tomou a cijordania que era da palestinos e o Egito tomou a faixa de gaza que também era dos palestino
@Vitoriops Boa tarde. Milhares de Judeus também foram expulsos e até massacrados nos países muçulmanos onde residiam, quando da criação do Estado de Israel. A tragédia vale para os dois lados.
O fato de ter sofrido violações de direitos humanos no passado não dá direito a um Estado massacrar outra população. Isto é retaliação, vingança, guerra santa ou limpeza étnica. Não é medida de justiça ou construção de condições para impedir novos conflitos.
@@Vitoriops Bom dia. Você já esteve em Israel ou tudo o que você sabe vem da mídia? As pessoas são tão apaixonadas pelos muçulmanos, o eterno anseio de se compadecer com uma suposta fragilidade de um determinado grupo, fragilidade essa que talvez não seja bem fragilidade. Olhe para os países muçulmanos, não são regimes democráticos. Os muçulmanos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia não buscam qualquer forma de paz com os Judeus, eles buscam o extermínio dos mesmos. Que povo tão pacífico é o povo islâmico. Os Judeus são um povo massacrado há mais de 3.000 anos mas esse detalhe ninguém gosta de recordar. Limpeza ética? Os Judeus sofrem isso há séculos, os povos sempre quiseram limpar da face da Terra os Judeus. Olhe com piedade para ambos os lados, ambas realidades e não tenha um olhar de complacência apenas com um deles.
@@Vitoriops Pois Israel mandava energia elétrica , água, dava emprego para moradores de Gaza e o que o Hamas fez atacou covardemente civis judeus, qual atitude que acham que Israel tem que tomar contra terroristas do Hamas que tomaram governo em Gaza e dominaram parte da população, os bons Palestinos se refugiaram aonde Israel determinou e mandou ajuda humanitária como água, comida, tendas para se abrigarem
É como uma jogada de xadrez com apenas dois lances para o xeque-mate, quando qualquer movimento poder ser o último, e uma solução que reverta o quadro parece vertiginosamente impossível
Yuval Harari é um escritor que eu já li alguns livros, mas depois que eu assisti a entrevista dele na CNN dos EUA eu não leio mais nada, o nacionalismo falou mais alto ali, quem tem voz poderia falar sobre paz ao invés de ficar do lado do massacre que acontece na Palestina, não diminuindo o terrorismo do Hamas.
@alinecardoso9668 Boa tarde. Massacre de verdade sofre o povo Judeu, desde que esse mundo é mundo. Você precisa se aprofundar mais na História. Desejo a ti uma convivência dentro de um país muçulmano para se inteirar da maravilha que é.
@andersongodoy775 Boa tarde. Para sermos também justos, deveríamos fazer menção de quantos Judeus foram expulsos dos países muçulmanos onde moravam, desde 1948. E os muçulmanos não foram muito cordiais durante as expulsões em massa.
@@MultiSUPERLATIVO não espere invadir o país alheio, expulsar as pessoas das suas terras, não permitir que elas retornem, não indenizá-las, fazê-las refugiadas em países vizinhos, confina-las numa faixa minuscula de terra, trata-las feitas animais e esperar ser recebido com flores por isso. Pior, fazerem tudo isso por um delirio de "direito divino". me poupe e se poupe.
@@andersongodoy775 Enfim, até respeito a opinião mas você certamente nunca viveu no Oriente Médio, para minimamente entender o conflito. O "me poupe e se poupe" parece algo impositivo e distante de qualquer possibilidade de diálogo.
@@MultiSUPERLATIVO tome como quiser, estudei anos cultura de oriente médio principalmente do países arabes, minha opinão sobre o conflito está formada desde o primeiro livro do Edward Said que li no curso de História da Palestina que fiz na faculdade. Sou favoravel a solução de dois estados com Jerusalém como território internacional. Sou contra violencia do hamas, mas em situações extremas pessoas tomam partido por soluções extremas. principalmente quando elas vivem há 70 anos encurraladas pelo estado Israelense. Querem paz? mostrem isso.
@@andersongodoy775 Boa tarde. Ter uma opinião formada/petrificada sobre algum tema é algo que não deixa margem para novas proposições. A ciência está alicerçada na mudança de rumo, de opiniões. De acordo com documentação, Israel sempre propôs um estado para os muçulmanos mas a proposição de muitos países muçulmanos é o aniquilamento do Estado Judeu. A proposta muçulmana não é a de tomar posse da terra de Canaã apenas, mas sim a destruição de Israel e dos Judeus. De acordo com essa proposta, verificamos a complexidade do conflito. Talvez você precise regredir um pouco mais na História. Primeiro o povo Hebreu, depois os Israelitas e na Era Moderna os Israelenses sempre estiveram presentes na terra de Canaã/Judeia. Você já visitou Israel? Sabe a dinâmica da vida em Israel? Muçulmanos vivem pacificamente com Israelenses em muitas regiões de Israel, o mesmo não ocorre com os Judeus em áreas controladas pelos muçulmanos. Muçulmanos são deputados em Israel. Um Judeu ser deputado em território controlado por muçulmanos é impensável. Israel é um Democracia, com todos os defeitos que o Democracia \israelense possa conter. O mesmo não podemos dizer dos países muçulmanos. Olhe para a Arábia Saudita, Síria. Líbia, Egito, Afeganistão, Irá, Iraque, Catar, etc. São regimes teocráticos onde a liberdade não existe. Essa paixão pelos muçulmanos é bastante curiosa.
@danielholz1607 Milhares de Judeus também tiveram que fugir dos países muçulmanos onde residiam. E centenas não apenas tentaram fugir mas foram massacrados. Isso ninguém parece gostar de lembrar.
Excelente trabalho! Inclusive a Religião deve melhorar o ser humano, não piora-lo! Caso haja uma catástrofe ambiental, como ficaríamos nós? Por isso precisamos, sempre, buscar união e não a divisão.
Tudo começou quando Abraão inventou um deus pra justicar que uma terra que já era muito ocupada a séculos era prometida para ele. O fato é que ele queria habitar a região da crescente fértil, entre os rios Eufrates e Nilo, era nessas terras o único local na região com solo fértil para plantar e cultivar animais.
Já é consenso entre historiadores e arqueólogos, que Jesus era um simples camponês sem poderes de super-herói de revista em quadrinhos era uma pessoa igual eu e você. th-cam.com/users/liveWVbnzoYYXW4?si=Ah4hpDk8WXB8w3m4
Esse pedacinho deserto quente não pertence a ninguém. Meros pobres mortais dizem que são donos. Tudo pertence a Deus que im dia vai extinguir o mal sobre a terra.
Um exemplo. O vídeo forçou pra tentar culpar o lado israelense também e na mesma medida. A verdade é que os árabes rejeitaram a proposta de criação de dois estados duas vezes. Outra coisa é que eles não começam a contar os relatos do começo do século passado. Enfim, o mais provável é que esse conflito só termine com a eliminação de um dos dois, pelo menos nisso o Hamas sempre foi bem claro ("do rio ao mar").@@vialakka
Esse vídeo só reforça o meu pensamento de que a religião é uma praga para a humanidade. O origem desse conflito é a religião, a intolerância, o preconceito e o ódio.
Mas todo mundo quer o pedaço de terra onde tem o tempo que guarda a pedra onde Paim Abraão mijou atrás. Somente com uma figura política unificada mundialmente poderá gerar essa paz na Palestina e mundial.
Complicado um povo recém chegado se torna um Estado Independente, e a Palestinaque está a mais tempo ainda não conseguiu se tornar Independente. E mesmo que aconteça a criação do Estado Palestino, o ódio e raiva entre os dois não irá terminar, apenas poderá ficar menos tenso
Povo recém chegado? Pergunte pra qualquer historiador quem habitava aquelas terras há 2500 anos atrás? Quantos palestinos viviam naquelas terras há 500 anos atrás?
@@walterkanashiro5563então pq na Bíblia diz que quando ali chegaram haviam os Filisteus? Pq os geógrafos e historiadores da Grécia Antiga chamavam aquele território de Filistina? Engraçado que quando as Cruzadas, por volta do ano 1000, os europeus lutaram contra árabes e não contra judeus. A história é uma só: as potências ocidentais inventaram um Estado colonizador e militarizado para perpetuar o caos nessa sensível região. "Dividir para conquistar". Lamentável e extremamente triste presenciar o primeiro genocídio televisionado da História. Que não começa hoje, começa em 1948 com idealizações em 1917.
@@walterkanashiro5563 Nenhuma pessoa sobrevive 2500 anos para ter voltado para suas terras depois de tanto tempo fora. A maioria dos judeus que se mudaram para a região de Israel após o sionismo eram nascidos fora, como na Europa, África, e arredores, depois de centenas de anos que seus antepassados haviam deixado a Judeia, e não possuíam mais vínculo próximo com a terra. Já a grande maioria dos palestinos na época da intervenção da ONU, haviam nascido na região, e suas famílias eram donas de terras e residiam no local há centenas de anos, junto com alguns poucos judeus que até então eram minoria da população (que também tendem a ser contra o sionismo, pois conviveram em paz com os árabes por séculos).
@@kainkaizen9183Voce apoiaria se os indigenas quisessem hoje criar um novo país onde é o Brasil, com um outro idioma, cultura, religiao onde é o estado que voce nasceu? Dai voce no caso perderia sua casa, se tornaria imigrante nesse novo país e ou voce aceita ou vai embora. Eu tento me por dos dois lados e entendo que isso é muito maior e tento imaginar como deve ser pra ambos os lados
Não fala merda. É um país como qualquer outro, fazer acordos com outros países não quer dizer que não serão autosuficientes caso não tenha mais acordos com aliados.
esse planeta tem terra para todos os terráqueos, cabe todo mundo! que país está disposto a ceder um pouco de suas terras para resolver essa guerra? Evoluamos para uma consciência mais cósmica!
A maioria do mundo ocidental vive em Estao Laico e qualquer interpretação de Estado Judaico foge ao conceito que estamos habituados. Assim como ditaduras Islâmicas, cristãs ou de qualquer vertente religiosa, apoiar qualquer um dos lados não me parece saudável, como democrata. Ocupar o território palestino e designar a permanência de judeus acredito ser uma ousadia que o "mundo ocidental" tolerou por já estar exausto de guerras santas (jihads, cruzadas, etc). É preciso atenção pois ambos os lados são apoiados por ideologias com bases religiosas e não em preceitos democráticos atualmente, infelizmente. Torço por uma solução mais humanitária possível. O Estado de Israel é uma consequência da Segunda Guerra Mundial, que mudou o mundo e a visão dos países totalmente. Esse escalar de conflitos por preceitos religiosos só nos mostra o quanto o ser humano precisa entender mais ao próximo, por mais diferente que sejam seus costumes, respeitá-lo e garantir seu espaço!
E piora tudo o Hamas ter feito o que fez em 7 de outubro de 2023. Um acordo de paz está cada vez mais distante. A verdade é que talvez já seja um caso sem solução.
Me diga onde no mundo existem a mesma Terra com dois Estado?🤣 Um Estado sempre é monopolista. Tal coisa seria possível no Anarcocapitalista, um Territorio com varios Estado privados, cadaum que escolha os seus.
@@rahanlion9123 Então qual a sua saída? A minha é chegar num entendimento e os dois conviver! A sua é qual? Expulsar os Judeus? Ou expulsa os Palestinos?
@@edimarsilva7578 Todos que são contra algum Estado não importa o lugar na Terra se agiu com violencia vai ser massacrado por aquele Estado. Isso é Praxe. O Estado é de Israel. Todo o Territorio é Israel. Não ha chance de criar um Estado da Palestina. A solução viavel era os palestinos ja ter se mandado a decadas daquele lugar, fazer que nem a Fuga de Moises do Egito, não foram por vario motivos.
Na verdade a Palestina nunca foi um estado e sim uma regiao. Na regiao da palestina sempre viveram muitos povos, Israelitas, Cananeus, Filisteus. Na minha opiniao a Palestina deveria continuar sendo uma regiao e criar um segundo pais com outro nome. Neste caso Israel e CisJordania2 por exemplo, e vao ambos viver na palestina como sempre foi. Imaginem um pais europeu comecar a dizer que a europa é um pais só e que ele deveria governar toda a regiao da europa..com ctz vai dar guerrar
O mais doido, na minha opinião, é que a questão religiosa é a mais fácil de resolver. Se a terra pertence aos descendentes de Abraao e ambos sao e ninguém pode negar, a terra deveria ser dividida e os dois povos viverem em paz, como povos irmãos. Agora a parte política que é realmente difícil de engolir pq a criação de Israel foi arbitrária, expulsou um povo ocupante e isso gera mesmo muito ressentimento. O fato dos EUA desistirem de um aliado no oriente médio (Israel) é improvável, pra nao dizer impossível. Os países fronteiriços viverem sob essa "procuração" estadunidense no oriente médio tb é complicado .. Entao politicamente é mais difícil, na minha opinião e acho que é a principal razão pra nao se ter declarado o Estado Palestino no mesmo momento em que se criou o Estado de Israel. Outro fator que complica é a intolerância e Israel ser um país religioso e não laico, onde qlqr pessoa, de qlqr religião é bem vinda e viva em harmonia dentro do país. Não é necessário apenas que eles se sintam seguros em uma nação, essa nação tem que ser judaica e isso causa a intolerância dos diferentes. O mais irônico é que um povo que ja foi tao perseguido nao conseguiu criar nenhuma empatia com o fato e hoje reproduz o sistema de que foram vítimas em diversas ocasiões. A dor que passaram nao trouxe consciência da maldade e vontade de elimina-la, mas sim de reproduzi-la.
infelizmente o video não abordou os fatos históricos antes 1945, tais como a destruição de Jerusalém por várias vezes, bem como a origem desses povos. Sugiro aprofundarem na história pra entender o contexto atual
Podem haver diversos tipos de argumentos para ambos os lados, mas, no fim, a coisa se resume de maneira bem simples: uns optam por defender os oprimidos enquanto outros preferem dar suporte ao opressor.
Oprimidos = povo inocente que sofre com o conflito. Opressores = Grupo que governa um povo com leis baseadas num fundamentalismo religioso que impedem mulheres de mostrar o rosto, fuzilam grupos LGBT e outras minorias.
Sempre o mesmo papo, sempre tem opressor e oprimido no meio, quem dera dosse simples assim, quem de se resumisse apenas opressor/ oprimido, seria bem mais fácil, nem tudo é Marx amigo.
Quem seria o oprimido e opressor? Sabemos que os israelenses sem um estado próprio significa seu extermínio por movimentos fundamentalistas como o Hamas que prega um estado islâmico, no qual, mulheres são consideradas indivíduos de segunda categoria, LGBT são perseguidos e oposição política também.
Acredito que seja mais complicado pq a solução é a criação de dois estados, porém eles tem interesses religiosos nas mesmas áreas onde eles consideram ser sagrados. Pra piorar, o Hamas defende a destruição completa de Israel. Então, Israel não consegue tirar o exército das regiões comuns aos dois povos. Infelizmente, o Hamas só está conseguindo chamar a atenção pro reconhecimento da Palestina como independente de forma extremamente hostil. Mas esse é o modo que eles agem, são terroristas. E Israel não consegue aceitar um acordo de paz, pois além de sentirem a dor pelo massacre, teriam que reconhecer seus inimigos mortais como vencedores.
No mapa da divisão são três áreas, maiores que nos mapas atuais. Então um pedaço também tinha que ficar com o Líbano. Mas, gostei da sua ideia. Essas partes palestinas poderiam ser províncias/estados desses países árabes.
Ha um erro classico a palestina e um nome de uma regiao geografica dada pelos romanos, ou seja sul da siria, nunca na historia houve um povo palestino,assim com falar que o caucaso e um povo caucaso e uma regiao geografica onde ha varias etnias e paises
Errado. Os egípcios, os assírios, os persas e os gregos já chamavam a região de Palestina ou similares. (en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_the_name_Palestine#Historical_references) De toda forma, se for parte da Síria, não cabe aos sionistas, a ONU ou o EUA decidir o destino da região e do povo que lá vive.
O livro alcorao dos mulcumanos foi escrito no sec 7 ,israel e citada mais de 40 vezes, se vc achar o povo palestino no alcorao ganha de premio uma bomba de chocolate abrs
Esse video da forma que correlacionou certos fatos e deixou de citar varios outros, dar a entender que Israel é sempre o causador de conflitos em todo seu contexto histórico. E não é bem assim que podemos concluir isso. Não se diz nada sobre os conflitos entre sunitas e xiitas e do porque do aumento da população de judeus em Israel. Esse video não evidenciou quase nada de forma clara e conclusiva sob defesa de existência de Israel. Absolutamente nada foi dito nesse video. A DW é de origem alemã, certo ? Eu devo desconfiar das intenções política/ideológica da matéria em não evidenciar todos os aspectos levando em conta contexto histórico desse país ou não ? Porque sabemos que o antissemitismo ainda existe nos dias atuais. Já é até perceptível que alguns resolveram sair do armário livremente e sem pudor algum. Eu nem sou Judeu e estou percebendo isso. Porque tá muito estranho isso, viu ? 🧐
Eu como sefardita estou abismado. Esse ano eu fui vitima de antissemitismo pela primeira vez na minha vida, e o cara agiu com uma naturalidade como se estivesse somente me descrevendo.
Que acordo? Kkkk tipo, uma pessoa invade sua casa, destrói ela, cria um barraco nos fundos pra morar e te oferece um “acordo”. Você vai dizer também que o “problema” vai ser seu porque não assinou um “acordo” quando for expulso da que restou da sua casa? Kkkk
@@Adan_Nara os hebreus sempre habitaram aquela região, assim como os demais povos. Nunca houve estado palestino. No acordo de 1948, dariam-se os territórios para aqueles que eram a maioria em determinadas faixas de terra. Era a oportunidade de ambos finalmente terem os seus estados oficializados. Só Israel aceitou.
@@Adan_NaraQuê a Palestina teria o seu próprio ESTADO, cuja capital seria Jerusalém Oriental e ainda teriam uma parte da Cisjordânia...mas aí preferiram iniciar a guerra.
Boa tarde. 1:15 "Com a chegada deles". Bem, com a chegada de maior número, você deveria ter dito. A afirmação simplória de "com a chegada deles" dá a falsa impressão de que os Judeus apareceram do nada, que na terra da Judeia não havia Judeus já estabelecidos. Documentação farta prova que os Judeus nunca abandonaram a Judeia. Seu número pode ter decrescido em momentos de grande conflito e muitos deixaram a região em decorrência de expulsão, mas sempre existiram Judeus habitando aquelas terras. 1:48 Assim que o moderno Estado de Israel nasceu (pois Israel já existiu em outros momentos da História), em 1948, nesses países muçulmanos que você citou, houve grande perseguição aos Judeus que ali residiam e muitos tiveram que fugir para não serem massacrados pelos muçulmanos. Em alguns países muçulmanos o número de Judeus caiu de milhares para 100, 200 cidadãos. Deveria ter mostrado esses dados também. 2:09 Necessário lembrar que o termo "palestino" é muito interessante e problemático. Ele foi criado pelo imperador romano Adriano em 135 AD depois da vitória de Roma sobre o levante judeu comandado por Bar Kochba. A fim de se vingar dos Judeus e da Terra da Judeia, Adriano rebatizou toda a região (artificialmente) de Syria Palaestina. O feito se deu para que fosse apagado dos mapas e da história o nome Israel e o nome Judeia. O termo "palaestina" é referência aos Filisteus (inimigos ferozes dos Judeus) que habitavam na região de Gaza e que, em 135 AD já não existiam, há centenas de anos. Os filisteus históricos eram oriundos de ilhas gregas. Os ingleses reavivaram o nome "palestina" durante a ocupação inglesa da região. Testes de DNA em vários muçulmanos que habitam atualmente Israel revelaram que eles não têm nada em comum com os filisteus, mas sim com povos africanos da região um pouco abaixo do deserto do Saara. Têm a cor de pele semelhante à dos egípcios, que também são africanos. 4:51 A ONU e organizações como a Humans Right Watch e a Amnesty International sempre tiveram um discurso bastante enviezado. Nunca declararam (à posteriori) que regime de Apartheid sofreu os Judeus quando foram afugentados de vários países árabes à partir de 1948. Muçulmanos convivem em harmonia e liberdade em várias cidades em Israel, diferentemente das cidades controladas pelos muçulmanos dentro de Israel, onde os Judeus seriam facilmente mortos se lá adentrassem. 7:07 Uma solução vinda de fora, imposta, é utopia.
Não é um conflito religioso!!! Os palestinos são um povo laico. Por centenas de anos palestinos viviam pacificamente com povos e etnias de diferentes religiões, mulçumana, islamica e cristã, inclusive com 3% de judeus!
MINHA OPINIÃO : ASSIM ESTÁ ESCRITO : Andarão dois juntos se não houver acordo entre eles ? ( AMÓS 3:3_ ALMEIDA RA.). É impossivel dois povos viverem em perfeita harmonia com Fé e Religião diferentes ou com Deus diferente_ Pois ESTÁ ESCRITO : "Feliz é a Nação cujo DEUS É O SENHOR"_ ( SALMO 33:12_ A RA.). E AÍ EU PERGUNTO : Qual é ou quais são os "deuses" das Nações ? É O Mesmo da Bíblia ou cada nação vai em busca do seu "deus" ? COMO ESTÁ EM : ( MIQUÉIAS 4:5_ ALMEIDA RA.) ? MORAL DA HISTÓRIA : Tudo pode ser esclarecido somente baseado na história Bíblica, que mostra que todo o Território de Israel foi distribuído por Moisés e Josué para as "doze tribos" como está nas Escrituras, mas com a Apostasia que é : ( Separação De DEUS por parte do Seu povo ), eles foram espalhados por várias partes do Mundo, e agora eles exigem de volta o que a eles pertencem por Direito, pois é herança dos Filhos de Abraão segundo a carne, prometida Pelo Próprio DEUS_ E AÍ VEM A PERGUNTA : Será que o povo De DEUS vai concordar em dividir a sua herança com os seguidores de Alá e de Maomé ? Resp. É só mesmo examinando as Escrituras para seber_ ( ISAÍAS 42:1_9; LUCAS 4:16_21; 7:12_17; 9:26; 10:25_28; 24:25_27; JOÃO 5:39; 7:37_40; 8:12; 9:39; 10:1_21; 11:25,26; PRIMEIRO TM 2:1_7; SEGUNDO PEDRO 3:1_18; NÚMEROS 23:19; E JEREMIAS 1:11,12_ ALMEIDA RA.). UM ABRAÇO !
Esse foi o melhor resumo que ouvi até agora: um estado é sádico e bate como quer... e o outro é masoquista e oferece o lombo. É a pior combinação, nunca vai ter fim.
Porque esses caras tão inteligentes nesses assuntos, não procuram saber o que a bíblia diz sobre essa novidade que é velha, pois tudo isto ja esta escrito a mais de 2000mil anos atrás. Vai acontecer e tem que acontecer para que se cumpram as escrituras sagradas e ponto final.
Assunto complexo e com vários eventos que dificultam a paz de ambos os lados. Mas me veio algumas questões: 1- Qual religião mais antiga, judaísmo ou islamismo? 2- Qual região de origem dos fundadores de cada religião? Avaliando especificamente essas duas questões, cheguei a uma conclusão pessoal de que os judeus têm prioridade sobre a região dos conflitos, mas isso não justifica a violência! Paz a todos!!!
Então começo dizer a terra lá deveria ser dos cristãos, judeus e muçulmanos igual e simples, agora antisemitismo não tem como falar porque os Palestinos são semitas.
O vídeo mente qdo diz q o atual primeiro ministro é de extrema direita. Ele é moderado. O pior foiAriel Sharon que ampliou a ocupação de colonos israelenses na Cisjordânia. Ambos os lados tem culpa em todo este conflito.
Arabes comecaram a chegar em israel atual com a conquista dos ingleses em busca de trabalho,te desafio a falar uma unica cidade que os palestinos contruiram nos ultimos 2000 anos
Matemática. Quanto maior a população, maior será o território ocupado. Mas isso remonta a milênios atrás, na evolução humana e dispersão dos povos. Mas sua narrativa têm uma conotação dúbia, parcial, descontextualizada... não é mesmo ?
Porque, apesar de árabes e judeus serem semitas, a formação cultural e política de cada um foi diferente. Até a consolidação do Islã no Oriente houve diversas guerras. Alguns desses países antigamente eram cristãos que, vencidos em guerras, foram forçados a abraçarem o Islã. Apesar de terem uma religião comum, nem todos são árabes, como é o caso do Irã.
@@wanderleyscheidt5816 não, minha narrativa é 1 só: Israel é nossa, os árabes tem dezenas de país pra irem morar, eles não precisam da Palestina do mesmo tanto que nós judeus precisamos de Israel. Sem contar que, árabes são uma ramificação do povo judeu, em especial os palestinos.
Israel não fala abertamente,mas nunca vai permitir a criação d um estado palestino.Pois sabe q s acontecer,os países Árabes vão dar apoio financeiro, e a Palestina será um estado forte. Do jeito q é, os palestinos já trazem dor d cabeça a Israel, imagina um país forte e independente!
CORREÇÃO
A palavra árabe Nakba significa catástrofe ou desastre. Em relação ao conflito israelo-palestino, o termo se refere ao grande êxodo palestino durante e após a guerra árabe-israelense de 1948. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas (e não 70 mil, como é dito no vídeo) tenham fugido ou sido forçadas a deixar suas casas no que hoje é Israel e nos territórios palestinos.
Lamentamos pelo equívoco e agradecemos pelos alertas nos comentários.
Entenda o que foi a Nakba palestina: www.dw.com/pt-br/o-que-foi-a-nakba-palestina-e-por-que-ela-%C3%A9-importante/a-65601947
Ouvi o número e quase comentei. Aí vi a errata. Parabéns à todos os colaboradores da DW
Obrigada pela transparência
Aaah tá. Bem que achei estranho no vídeo.
Lamentável o erro. Isso levanta suspeita sobre o resto da "narrativa" deste vídeo. Inclusive V.S.a esqueceu de mencionar os milhares de Judeus que foram expulsos de vários países muçulmanos com o evento da criação do Estado de Israel em 1948. Falaram apenas que muçulmanos saíram de Israel. A História é sempre um recorte e vocês recortaram bastante a História. Para aqueles que não a conhecem, ficou apenas a informação de que os Judeus expulsaram muçulmanos.
@@MultiSUPERLATIVOna verdade, os judeus não expulsaram os mulçumanos. Eles saíram por conta própria.
No livro "Jerusalém - Uma cidade, três religiões", Karen Armstrong cita um detalhe importante e pouco comentado.
Durante a partilha da Palestina, no imediato pós-guerra, os árabes teriam deixado as negociações, em sinal de protesto. Em sua cultura, isso significaria que tudo estaria paralisado.
Reino Unido, USA e o brasileiro Oswaldo Aranha tiveram OUTRA idéia... Aproveitaram para decidir tudo à revelia dos árabes.
Não estava lá, nem sou historiador. Apenas LI isso.
Parabéns pelo ÓTIMO vídeo! Assunto dificílimo, explicado em minutos.
Rapaz, eu vou colocar esse livro na minha leitura esses dias porque essa história tá bem esquisita.
Abandonar a reunião me parece um jeito muito adulto de resolver os problemas.
@@viniciuscilla , é cultural e não me sinto em condições de julgar. Eles já vinham sendo sacaneados há décadas pela Inglaterra. Imagine um bando de estrangeiros fazendo um "plano de partilha" da TUA terra. Eu ficaria pistola.
Hoje, mais calejados na lida com os "francos", duvido que agissem do mesmo modo. Mas, como disse, não sou historiador nem estava lá.
@@israelrpo , a leitura é um tanto cansativa, mas é bom. Armstrong foi freira católica e abandonou o hábito, talvez para estudar com mais liberdade o assunto que a tornou relevante: religiões abraâmicas, justamente as três do título do livro. Tornou-se referência nesse assunto.
Certíssimo!! Não li esse livro , mais tenho a mesma análise. Foi erro continuar o processo de criação do Estado de Israel sem um acordo com os Árabes.
Boa Tarde a todos!!!! Finalmente!! Uma explicação sem " rodeios " e conforme a historia como ela aconteceu!!! Parabéns pelo canal e aos redatores!!!
@Altemarbitencourt Boa tarde. A explicação desse rapaz parece boa, mas como em tudo que se relaciona à História, é pautada em recortes escolhidos por ele ou pela equipe da DW (Deutsche Welle - Voz da Alemanha). É preciso ter um senso crítico sobre tudo o que assistimos. A História é muito mais ampla e complexa do que ele tentou mostrar. Muitos de nós, brasileiros, que lemos pouco e conhecemos muito pouco a História, tendemos a glorificar qualquer narrativa que se encaixe um pouco com aquele que acreditamos.
Concordo com vc. Mas tudo oque temos, que vemos e acreditamos são meros recortes.
Pior ainda é quando se tem um recorte manipulado de fato isolado e inflado.
O texto da WD, me parece ter sido concebido por pessoas razoáveis, tanto que não há inverdades, oque está aí pode ser confirmado por fontes historicas, nem mesmo há comentários tendenciosos.
é muito real o fato de Israel fragmentar o território palestino, segregar o povo e negar direitos básicos. Aos poucos estão conseguindo eliminar ou expulsar os palestinos e ocupar toda a terra. É uma das causas do surgimento de grupos extremistas como Hamas. Ainda tenho visto Israel utilizar o sequestro dos Israelenses pelo Hamas para fazer propaganda política e incutir suas ideias.
@@ozenildomoreiradecarvalho5629você acreditar na mídia e ainda alemã que seria imparcial com relação a Israel e mais que inocência.
@@OsvaldoAiresBade são aliados, seguem a liderança dos EUA, imagino q se fossem seria pró Israel, porém nesse recorde acredito q foram honestos tanto quanto possível.
Ótimo vídeo em meio a uma imprensa tão tendenciosa.
Apenas uma correção: foram expulsos 750 mil palestinos em 1948, e não 70 mil como o vídeo menciona!
Olá, Gabriel. Há realmente um erro no vídeo. Agradecemos pelo alerta.
Necessário refazer!
@DWBrasil, peço saber o nome do apresentador desta matéria...admiro lhe pela forma de apresentar os conteúdos e apenas por curiosidade gostaria de saber o seu nome...abraços
Albert Steinberger :) @@kexclusive
O anti semitismo se espalha a partir desse tipo tendencioso de pretensa reportagem.
Enquanto isso não acontecer, não vislumbraremos paz para esses povos.
A solução de dois Estados foi proposta em 1947, os Israelenses aceitaram os palestinos não, poderiam ter começado a conviverem bem desde aquela época se tivessem aceitado, agora não adianta chorar.
A solução proposta na época não foi aceita pois muitos palestinos, em torno de 700 mil, tiveram que ser deslocados, a Palestina ficou com uma faixa de terra menor mesmo tendo uma população maior, na época, além disso a maior parte das terras férteis e das fontes contínuas de água ficaram com Israel.
Não, eles foram deslocados depois da guerra que eles mesmos iniciaram e havia bem mais judeus na área proposta para ser o Estado de Israel, apesar de ter havido muitos árabes locais, eles não precisariam sair se não tivessem começado essa guerra.
@@igorlima5744Exatamente...
É porque ninguém quer um vizinho, que faz do terrorismo o lazer preferido , ninguém merece..
Só eu acho bizarro autoridades proporem estados com territórios divididos, sem ligação por terra????
Existem países assim, Estados Unidos e Alasca, Rússia e Kalingradro são exemplos de territórios não contínuos.
@@galodan795 Sim, mas é uma comparação bastante pobre para o caso em questão. Nesses exemplos que vc citou os países envolvidos partilham cultura e riquezas similares, já Israel e Palestina......é propor que vivam em um barril de pólvora.
@@luizrocha7170 Gaza e Cisjordânia são territórios de maioria árabe muçulmanos, se vão continuar unidos só a história irá dizer.
Até que enfim uma explanação honesta... #PalestinaLivre!
O mais engraçado é que a tua pequena frase já vai na contramão do abordado no vídeo.
@@israelrpoO mais engraçado é que o seu nome já diz tudo.😅
@@franklinca5723kkkkk engraçado vc.
@mazamulequedoido Boa tarde. O mal do brasileiro é que ele acredita em tudo o que lhe convém acreditar. Bem distante das realidades históricas.
@@MultiSUPERLATIVO Concordo. Diria ainda que ele não estuda, não confronta argumentos, não se aprofunda, é um dos povos que menos lê no mundo, logo facilmente alienável, tal como uma criança. Porém, fala sobre o que desconhece com a assertividade de um PhD. Lamentável.
Assistindo o vídeo cheguei a conclusão que o problema está na extrema direita israelense e no extremismo do Hamas.
Bingo
Verdade de milhões
Nao tome suas conclusões com base numa midia alema. O hamas é o cancer da história, os palestinos deviam ser expulsos de gaza e palestina para o Egito
Perfeito
🎯
Na época foi criado dois estados, o de Israel e o palestino. Só que os palestino com os países árabes não aceitaram e eles próprios começaram a guerra. Os árabes são tão desunidos entre eles mesmos, exemplo foi que no término da guerra a Jordânia tomou a cijordania que era da palestinos e o Egito tomou a faixa de gaza que também era dos palestino
Não foi só 70.000 palestinos que fugiram ou foram expulsos. O número oficial é 700.000
@Vitoriops Boa tarde. Milhares de Judeus também foram expulsos e até massacrados nos países muçulmanos onde residiam, quando da criação do Estado de Israel. A tragédia vale para os dois lados.
O fato de ter sofrido violações de direitos humanos no passado não dá direito a um Estado massacrar outra população. Isto é retaliação, vingança, guerra santa ou limpeza étnica. Não é medida de justiça ou construção de condições para impedir novos conflitos.
@@Vitoriops Bom dia. Você já esteve em Israel ou tudo o que você sabe vem da mídia? As pessoas são tão apaixonadas pelos muçulmanos, o eterno anseio de se compadecer com uma suposta fragilidade de um determinado grupo, fragilidade essa que talvez não seja bem fragilidade. Olhe para os países muçulmanos, não são regimes democráticos. Os muçulmanos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia não buscam qualquer forma de paz com os Judeus, eles buscam o extermínio dos mesmos. Que povo tão pacífico é o povo islâmico. Os Judeus são um povo massacrado há mais de 3.000 anos mas esse detalhe ninguém gosta de recordar. Limpeza ética? Os Judeus sofrem isso há séculos, os povos sempre quiseram limpar da face da Terra os Judeus. Olhe com piedade para ambos os lados, ambas realidades e não tenha um olhar de complacência apenas com um deles.
@@Vitoriops Pois Israel mandava energia elétrica , água, dava emprego para moradores de Gaza e o que o Hamas fez atacou covardemente civis judeus, qual atitude que acham que Israel tem que tomar contra terroristas do Hamas que tomaram governo em Gaza e dominaram parte da população, os bons Palestinos se refugiaram aonde Israel determinou e mandou ajuda humanitária como água, comida, tendas para se abrigarem
@@MultiSUPERLATIVO me fala o nome de um campo de refugiados judeus que existe até hoje.
É como uma jogada de xadrez com apenas dois lances para o xeque-mate, quando qualquer movimento poder ser o último, e uma solução que reverta o quadro parece vertiginosamente impossível
Yuval Harari é um escritor que eu já li alguns livros, mas depois que eu assisti a entrevista dele na CNN dos EUA eu não leio mais nada, o nacionalismo falou mais alto ali, quem tem voz poderia falar sobre paz ao invés de ficar do lado do massacre que acontece na Palestina, não diminuindo o terrorismo do Hamas.
@alinecardoso9668 Boa tarde. Massacre de verdade sofre o povo Judeu, desde que esse mundo é mundo. Você precisa se aprofundar mais na História. Desejo a ti uma convivência dentro de um país muçulmano para se inteirar da maravilha que é.
@@MultiSUPERLATIVO, falastes tudo!
Façam uma correção, foram 700.000 pessoas expulsas da Palestina histórica
@andersongodoy775 Boa tarde. Para sermos também justos, deveríamos fazer menção de quantos Judeus foram expulsos dos países muçulmanos onde moravam, desde 1948. E os muçulmanos não foram muito cordiais durante as expulsões em massa.
@@MultiSUPERLATIVO não espere invadir o país alheio, expulsar as pessoas das suas terras, não permitir que elas retornem, não indenizá-las, fazê-las refugiadas em países vizinhos, confina-las numa faixa minuscula de terra, trata-las feitas animais e esperar ser recebido com flores por isso. Pior, fazerem tudo isso por um delirio de "direito divino". me poupe e se poupe.
@@andersongodoy775 Enfim, até respeito a opinião mas você certamente nunca viveu no Oriente Médio, para minimamente entender o conflito. O "me poupe e se poupe" parece algo impositivo e distante de qualquer possibilidade de diálogo.
@@MultiSUPERLATIVO tome como quiser, estudei anos cultura de oriente médio principalmente do países arabes, minha opinão sobre o conflito está formada desde o primeiro livro do Edward Said que li no curso de História da Palestina que fiz na faculdade. Sou favoravel a solução de dois estados com Jerusalém como território internacional. Sou contra violencia do hamas, mas em situações extremas pessoas tomam partido por soluções extremas. principalmente quando elas vivem há 70 anos encurraladas pelo estado Israelense. Querem paz? mostrem isso.
@@andersongodoy775 Boa tarde. Ter uma opinião formada/petrificada sobre algum tema é algo que não deixa margem para novas proposições. A ciência está alicerçada na mudança de rumo, de opiniões. De acordo com documentação, Israel sempre propôs um estado para os muçulmanos mas a proposição de muitos países muçulmanos é o aniquilamento do Estado Judeu. A proposta muçulmana não é a de tomar posse da terra de Canaã apenas, mas sim a destruição de Israel e dos Judeus. De acordo com essa proposta, verificamos a complexidade do conflito. Talvez você precise regredir um pouco mais na História. Primeiro o povo Hebreu, depois os Israelitas e na Era Moderna os Israelenses sempre estiveram presentes na terra de Canaã/Judeia. Você já visitou Israel? Sabe a dinâmica da vida em Israel? Muçulmanos vivem pacificamente com Israelenses em muitas regiões de Israel, o mesmo não ocorre com os Judeus em áreas controladas pelos muçulmanos. Muçulmanos são deputados em Israel. Um Judeu ser deputado em território controlado por muçulmanos é impensável. Israel é um Democracia, com todos os defeitos que o Democracia \israelense possa conter. O mesmo não podemos dizer dos países muçulmanos. Olhe para a Arábia Saudita, Síria. Líbia, Egito, Afeganistão, Irá, Iraque, Catar, etc. São regimes teocráticos onde a liberdade não existe. Essa paixão pelos muçulmanos é bastante curiosa.
Único canal que falou a verdade
Ótima análise!👏🏼👏🏼👏🏼
O melhor vídeo sobre o conflito.
Muito boa a explicação.
"Setenta mil tiveram que fugir após a nakba"? Não seria setecentos mil ou mais?
@danielholz1607 Milhares de Judeus também tiveram que fugir dos países muçulmanos onde residiam. E centenas não apenas tentaram fugir mas foram massacrados. Isso ninguém parece gostar de lembrar.
Uma coisa não leva a outra, não é porque fizeram que tenho que fazer@@MultiSUPERLATIVO
@@hooyoo9940 Boa noite. O problema é que a maioria só menciona a fuga e expulsão dos muçulmanos. O drama dos judeus nunca é lembrado! Eis a questão.
Excelente trabalho! Inclusive a Religião deve melhorar o ser humano, não piora-lo!
Caso haja uma catástrofe ambiental, como ficaríamos nós? Por isso precisamos, sempre, buscar união e não a divisão.
O problema é a mentalidade desses líderes religiosos que está contaminado de ganância e corrupção.
Quem é dono de terra. A não ser aquela que vai comer a sua carne
Já estão melhores que a BBC já toma meu like
Excelente vídeo! Vocês tem o link para o vídeo da ONG israelense? Gostaria de assistir ao vídeo também. 👏
O blogueiro Esquerdista não comentou que o líder Palestino Yasset Arrafat era de origem Egípcia. O povo Palestino na verdade são Árabes
Tudo começou quando Abraão inventou um deus pra justicar que uma terra que já era muito ocupada a séculos era prometida para ele.
O fato é que ele queria habitar a região da crescente fértil, entre os rios Eufrates e Nilo, era nessas terras o único local na região com solo fértil para plantar e cultivar animais.
Certíssimo! Mas isso se Abraão realmente existiu 🤔
Ja é consenso entre historiadores e arqueólogos, Abraão e mito fundante criado pelo escritor, ele não existiu.
Já é consenso entre historiadores e arqueólogos, que Jesus era um simples camponês sem poderes de super-herói de revista em quadrinhos era uma pessoa igual eu e você.
th-cam.com/users/liveWVbnzoYYXW4?si=Ah4hpDk8WXB8w3m4
Mas, vcs já leram Kardec?
Se existiu ou não, depende de quem segue ou usa a informação para se beneficiar. É o poder do símbolo.
Na verdade os palestinos vivem em um campo de concentração desde 2007
e o império romano porque ficou de fora dessa explicação?
“Otomano”
POR CONVENIÊNCIA.
@@albenissouza690 todo lugar se tem medo de falar que a palestina nada mais é que um delirírio do império Romano
Esse pedacinho deserto quente não pertence a ninguém. Meros pobres mortais dizem que são donos. Tudo pertence a Deus que im dia vai extinguir o mal sobre a terra.
Que terra prometida que nunca foi entregue definitivamente né ? Terra prometida foi conquistada a força , sangue e fogo . Conflitos !!!
Dois estados com o mesmo tanto de terra e direitos onde um não pode assentar no outro e nem ter poder de força e mandar lá.
É triste mas está parecendo que ou existe a Palestina ou Israel.....Ninguém quer ceder !!!
Essa equivalência entre os extremistas palestinos (com armas) e os extremistas israelenses-judeus (com palavras) foi de lascar.
Você não viu ele falando que um judeu matou o líder palestino?!
Fora que tem décadas que Israel pratica um terrorismo de estado contra os palestinos.
Reveja o vídeo, veja que um extremista judeu assassinou o líder Palestino, vc acha q foi com palavras?
Um extremista judeu assassinou o próprio Primeiro Ministro de Israel ... com palavras??
Um exemplo. O vídeo forçou pra tentar culpar o lado israelense também e na mesma medida. A verdade é que os árabes rejeitaram a proposta de criação de dois estados duas vezes. Outra coisa é que eles não começam a contar os relatos do começo do século passado. Enfim, o mais provável é que esse conflito só termine com a eliminação de um dos dois, pelo menos nisso o Hamas sempre foi bem claro ("do rio ao mar").@@vialakka
Se Israel mudar daquelas terras ela vira deserto porque Deus e com eles não com terra
Esse vídeo só reforça o meu pensamento de que a religião é uma praga para a humanidade. O origem desse conflito é a religião, a intolerância, o preconceito e o ódio.
Mas todo mundo quer o pedaço de terra onde tem o tempo que guarda a pedra onde Paim Abraão mijou atrás. Somente com uma figura política unificada mundialmente poderá gerar essa paz na Palestina e mundial.
E ele logo vai chegar só mais um pouco de tempo.
Resp. Porque são pobres, e os outros estão tomando-roubando as terras. Simples.
Complicado um povo recém chegado se torna um Estado Independente, e a Palestinaque está a mais tempo ainda não conseguiu se tornar Independente. E mesmo que aconteça a criação do Estado Palestino, o ódio e raiva entre os dois não irá terminar, apenas poderá ficar menos tenso
Povo recém chegado? Pergunte pra qualquer historiador quem habitava aquelas terras há 2500 anos atrás? Quantos palestinos viviam naquelas terras há 500 anos atrás?
@@walterkanashiro5563então pq na Bíblia diz que quando ali chegaram haviam os Filisteus? Pq os geógrafos e historiadores da Grécia Antiga chamavam aquele território de Filistina? Engraçado que quando as Cruzadas, por volta do ano 1000, os europeus lutaram contra árabes e não contra judeus. A história é uma só: as potências ocidentais inventaram um Estado colonizador e militarizado para perpetuar o caos nessa sensível região. "Dividir para conquistar". Lamentável e extremamente triste presenciar o primeiro genocídio televisionado da História. Que não começa hoje, começa em 1948 com idealizações em 1917.
@@walterkanashiro5563 Nenhuma pessoa sobrevive 2500 anos para ter voltado para suas terras depois de tanto tempo fora. A maioria dos judeus que se mudaram para a região de Israel após o sionismo eram nascidos fora, como na Europa, África, e arredores, depois de centenas de anos que seus antepassados haviam deixado a Judeia, e não possuíam mais vínculo próximo com a terra.
Já a grande maioria dos palestinos na época da intervenção da ONU, haviam nascido na região, e suas famílias eram donas de terras e residiam no local há centenas de anos, junto com alguns poucos judeus que até então eram minoria da população (que também tendem a ser contra o sionismo, pois conviveram em paz com os árabes por séculos).
@@Pixelarter Tu não é daqueles que falam que os índios estavam aqui desde antes de 1.500
@@kainkaizen9183Voce apoiaria se os indigenas quisessem hoje criar um novo país onde é o Brasil, com um outro idioma, cultura, religiao onde é o estado que voce nasceu? Dai voce no caso perderia sua casa, se tornaria imigrante nesse novo país e ou voce aceita ou vai embora. Eu tento me por dos dois lados e entendo que isso é muito maior e tento imaginar como deve ser pra ambos os lados
Em 1948 foi dada a terra para os 2. Nao aceitaram.Agora falam em nao ter terra, mas Oswaldo Aranha dividiu a terra sim.
🇵🇸FREE PALESTINE 🇵🇸!!!
Livre do Hamas
Qual foi a justificativa para o ataque da "Guerra" dos 6 dias?
SERIA ATACADO. SIMPLES.
O estado de Israel é a melhor opção, laico e democrático, já o estado da Palestina que querem criar…
Israel é um país ARTIFICIAL. Sem o patrocínio dos USA ele simplismente deixa de existir.
Não fala merda. É um país como qualquer outro, fazer acordos com outros países não quer dizer que não serão autosuficientes caso não tenha mais acordos com aliados.
esse planeta tem terra para todos os terráqueos, cabe todo mundo! que país está disposto a ceder um pouco de suas terras para resolver essa guerra? Evoluamos para uma consciência mais cósmica!
Quem disse que palestinos ou israelenses querem se estabelecer como Estado nacional em outro lugar?
A extrema direita entende moderação, humanismo e diplomacia com fraqueza.
A maioria do mundo ocidental vive em Estao Laico e qualquer interpretação de Estado Judaico foge ao conceito que estamos habituados. Assim como ditaduras Islâmicas, cristãs ou de qualquer vertente religiosa, apoiar qualquer um dos lados não me parece saudável, como democrata. Ocupar o território palestino e designar a permanência de judeus acredito ser uma ousadia que o "mundo ocidental" tolerou por já estar exausto de guerras santas (jihads, cruzadas, etc). É preciso atenção pois ambos os lados são apoiados por ideologias com bases religiosas e não em preceitos democráticos atualmente, infelizmente. Torço por uma solução mais humanitária possível. O Estado de Israel é uma consequência da Segunda Guerra Mundial, que mudou o mundo e a visão dos países totalmente. Esse escalar de conflitos por preceitos religiosos só nos mostra o quanto o ser humano precisa entender mais ao próximo, por mais diferente que sejam seus costumes, respeitá-lo e garantir seu espaço!
E piora tudo o Hamas ter feito o que fez em 7 de outubro de 2023. Um acordo de paz está cada vez mais distante. A verdade é que talvez já seja um caso sem solução.
Começou contar a história desde este siglo, mas ela começou desde faz alguns milênios.
tah
Prove cientificamente
A terra é de Israel! Mas isso não quer dizer que não pode conviver dois estados! Dignidade ao povo Palestino! Dignidade ao povo Judeu...
Me diga onde no mundo existem a mesma Terra com dois Estado?🤣 Um Estado sempre é monopolista.
Tal coisa seria possível no Anarcocapitalista, um Territorio com varios Estado privados, cadaum que escolha os seus.
@@rahanlion9123 Então qual a sua saída? A minha é chegar num entendimento e os dois conviver! A sua é qual? Expulsar os Judeus? Ou expulsa os Palestinos?
@@edimarsilva7578 Todos que são contra algum Estado não importa o lugar na Terra se agiu com violencia vai ser massacrado por aquele Estado. Isso é Praxe.
O Estado é de Israel. Todo o Territorio é Israel. Não ha chance de criar um Estado da Palestina.
A solução viavel era os palestinos ja ter se mandado a decadas daquele lugar, fazer que nem a Fuga de Moises do Egito, não foram por vario motivos.
A terra é dos dois não tem nada de é de Israel ou da Palestina é dos dois, os dois são descendentes de Abraão.
@@mecgreen3455 concordo plenamente cntg 👏👏👏👏
Sou contra ao terrorismo , e nem a violência. E uma disputa que não vai dar tudo m nada nunca somente mortes dos 2 lados
Na verdade a Palestina nunca foi um estado e sim uma regiao. Na regiao da palestina sempre viveram muitos povos, Israelitas, Cananeus, Filisteus. Na minha opiniao a Palestina deveria continuar sendo uma regiao e criar um segundo pais com outro nome. Neste caso Israel e CisJordania2 por exemplo, e vao ambos viver na palestina como sempre foi. Imaginem um pais europeu comecar a dizer que a europa é um pais só e que ele deveria governar toda a regiao da europa..com ctz vai dar guerrar
O mais doido, na minha opinião, é que a questão religiosa é a mais fácil de resolver. Se a terra pertence aos descendentes de Abraao e ambos sao e ninguém pode negar, a terra deveria ser dividida e os dois povos viverem em paz, como povos irmãos.
Agora a parte política que é realmente difícil de engolir pq a criação de Israel foi arbitrária, expulsou um povo ocupante e isso gera mesmo muito ressentimento. O fato dos EUA desistirem de um aliado no oriente médio (Israel) é improvável, pra nao dizer impossível. Os países fronteiriços viverem sob essa "procuração" estadunidense no oriente médio tb é complicado .. Entao politicamente é mais difícil, na minha opinião e acho que é a principal razão pra nao se ter declarado o Estado Palestino no mesmo momento em que se criou o Estado de Israel.
Outro fator que complica é a intolerância e Israel ser um país religioso e não laico, onde qlqr pessoa, de qlqr religião é bem vinda e viva em harmonia dentro do país. Não é necessário apenas que eles se sintam seguros em uma nação, essa nação tem que ser judaica e isso causa a intolerância dos diferentes. O mais irônico é que um povo que ja foi tao perseguido nao conseguiu criar nenhuma empatia com o fato e hoje reproduz o sistema de que foram vítimas em diversas ocasiões. A dor que passaram nao trouxe consciência da maldade e vontade de elimina-la, mas sim de reproduzi-la.
‼️Guterres, faça o mesmo que seu compatriota, peça para sair!
infelizmente o video não abordou os fatos históricos antes 1945, tais como a destruição de Jerusalém por várias vezes, bem como a origem desses povos. Sugiro aprofundarem na história pra entender o contexto atual
Palestina Livre, desde o rio ate o mar 🇵🇸
Livre do Hamas
Podem haver diversos tipos de argumentos para ambos os lados, mas, no fim, a coisa se resume de maneira bem simples: uns optam por defender os oprimidos enquanto outros preferem dar suporte ao opressor.
ta chovendo no molhado
Oprimidos = povo inocente que sofre com o conflito.
Opressores = Grupo que governa um povo com leis baseadas num fundamentalismo religioso que impedem mulheres de mostrar o rosto, fuzilam grupos LGBT e outras minorias.
Sempre o mesmo papo, sempre tem opressor e oprimido no meio, quem dera dosse simples assim, quem de se resumisse apenas opressor/ oprimido, seria bem mais fácil, nem tudo é Marx amigo.
Quem seria o oprimido e opressor? Sabemos que os israelenses sem um estado próprio significa seu extermínio por movimentos fundamentalistas como o Hamas que prega um estado islâmico, no qual, mulheres são consideradas indivíduos de segunda categoria, LGBT são perseguidos e oposição política também.
“Quem dera” reconhecer o opressor/oprimido numa relação na qual o lado consideravelmente mais fraco também agride…
Muita gente defendendo Israel incondicionalmente, não conhece a histótia.
Palestina livre, viva ao estado da Palestina
Eu concordo com vc Palestina livre do terrorismo do Hamas.
Livre do Hamas
Ambos os lados não querem paz.
Isso é o mesmo que colocar um esconderijo de bandidos no apartamento vizinho do seu.
Acredito que seja mais complicado pq a solução é a criação de dois estados, porém eles tem interesses religiosos nas mesmas áreas onde eles consideram ser sagrados. Pra piorar, o Hamas defende a destruição completa de Israel. Então, Israel não consegue tirar o exército das regiões comuns aos dois povos. Infelizmente, o Hamas só está conseguindo chamar a atenção pro reconhecimento da Palestina como independente de forma extremamente hostil. Mas esse é o modo que eles agem, são terroristas. E Israel não consegue aceitar um acordo de paz, pois além de sentirem a dor pelo massacre, teriam que reconhecer seus inimigos mortais como vencedores.
Não tem solução, são milênios que esses caras se matam e ainda chamam esse lugar de Terra Santa, absurdo.
não teria sido mais fácil se gaza tivesse ficado com o egito e a cisjordânia com a jordânia? já que são todos árabes e muçulmanos mesmo...
No mapa da divisão são três áreas, maiores que nos mapas atuais. Então um pedaço também tinha que ficar com o Líbano.
Mas, gostei da sua ideia. Essas partes palestinas poderiam ser províncias/estados desses países árabes.
O Egito não quer Gaza e a Jordânia não quer a Cisjordânia.
E aí Israel deixa de existir?
@@tufab3494 Ele não disse isso. Falou das partes palestinas serem absorvidas por países árabes.
Israel tem interesse na ocupação dessas áreas, especialmente a Cisjordânia
Ha um erro classico a palestina e um nome de uma regiao geografica dada pelos romanos, ou seja sul da siria, nunca na historia houve um povo palestino,assim com falar que o caucaso e um povo caucaso e uma regiao geografica onde ha varias etnias e paises
Errado. Os egípcios, os assírios, os persas e os gregos já chamavam a região de Palestina ou similares. (en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_the_name_Palestine#Historical_references) De toda forma, se for parte da Síria, não cabe aos sionistas, a ONU ou o EUA decidir o destino da região e do povo que lá vive.
O livro alcorao dos mulcumanos foi escrito no sec 7 ,israel e citada mais de 40 vezes, se vc achar o povo palestino no alcorao ganha de premio uma bomba de chocolate abrs
Philistina existe a 5 mil anos
Dos palestinos.
Conforme o islamismo, no al coran a terra pertence a israel escrita 41 vezes advinha se fala de algum povo palestino ou jerusalem nada
Esse video da forma que correlacionou certos fatos e deixou de citar varios outros, dar a entender que Israel é sempre o causador de conflitos em todo seu contexto histórico. E não é bem assim que podemos concluir isso.
Não se diz nada sobre os conflitos entre sunitas e xiitas e do porque do aumento da população de judeus em Israel. Esse video não evidenciou quase nada de forma clara e conclusiva sob defesa de existência de Israel. Absolutamente nada foi dito nesse video.
A DW é de origem alemã, certo ?
Eu devo desconfiar das intenções política/ideológica da matéria em não evidenciar todos os aspectos levando em conta contexto histórico desse país ou não ? Porque sabemos que o antissemitismo ainda existe nos dias atuais. Já é até perceptível que alguns resolveram sair do armário livremente e sem pudor algum.
Eu nem sou Judeu e estou percebendo isso.
Porque tá muito estranho isso, viu ? 🧐
Alias, está escancarado ..
Eu como sefardita estou abismado. Esse ano eu fui vitima de antissemitismo pela primeira vez na minha vida, e o cara agiu com uma naturalidade como se estivesse somente me descrevendo.
O problema foi a Palestina não ter aceito o acordo de 1948. Ao invés disso, preferiram fazer guerra.
Que acordo? Kkkk tipo, uma pessoa invade sua casa, destrói ela, cria um barraco nos fundos pra morar e te oferece um “acordo”. Você vai dizer também que o “problema” vai ser seu porque não assinou um “acordo” quando for expulso da que restou da sua casa? Kkkk
@@Adan_Naratu tá descrevendo a expulsão dos judeus, há 2.000 anos atrás?
@@Adan_Nara os hebreus sempre habitaram aquela região, assim como os demais povos. Nunca houve estado palestino. No acordo de 1948, dariam-se os territórios para aqueles que eram a maioria em determinadas faixas de terra. Era a oportunidade de ambos finalmente terem os seus estados oficializados. Só Israel aceitou.
@@Adan_NaraQuê a Palestina teria o seu próprio ESTADO, cuja capital seria Jerusalém Oriental e ainda teriam uma parte da Cisjordânia...mas aí preferiram iniciar a guerra.
@@brunomontanheirode acordo com o que?
Boa tarde.
1:15 "Com a chegada deles". Bem, com a chegada de maior número, você deveria ter dito. A afirmação simplória de "com a chegada deles" dá a falsa impressão de que os Judeus apareceram do nada, que na terra da Judeia não havia Judeus já estabelecidos. Documentação farta prova que os Judeus nunca abandonaram a Judeia. Seu número pode ter decrescido em momentos de grande conflito e muitos deixaram a região em decorrência de expulsão, mas sempre existiram Judeus habitando aquelas terras.
1:48 Assim que o moderno Estado de Israel nasceu (pois Israel já existiu em outros momentos da História), em 1948, nesses países muçulmanos que você citou, houve grande perseguição aos Judeus que ali residiam e muitos tiveram que fugir para não serem massacrados pelos muçulmanos. Em alguns países muçulmanos o número de Judeus caiu de milhares para 100, 200 cidadãos. Deveria ter mostrado esses dados também.
2:09 Necessário lembrar que o termo "palestino" é muito interessante e problemático. Ele foi criado pelo imperador romano Adriano em 135 AD depois da vitória de Roma sobre o levante judeu comandado por Bar Kochba. A fim de se vingar dos Judeus e da Terra da Judeia, Adriano rebatizou toda a região (artificialmente) de Syria Palaestina. O feito se deu para que fosse apagado dos mapas e da história o nome Israel e o nome Judeia. O termo "palaestina" é referência aos Filisteus (inimigos ferozes dos Judeus) que habitavam na região de Gaza e que, em 135 AD já não existiam, há centenas de anos. Os filisteus históricos eram oriundos de ilhas gregas. Os ingleses reavivaram o nome "palestina" durante a ocupação inglesa da região.
Testes de DNA em vários muçulmanos que habitam atualmente Israel revelaram que eles não têm nada em comum com os filisteus, mas sim com povos africanos da região um pouco abaixo do deserto do Saara. Têm a cor de pele semelhante à dos egípcios, que também são africanos.
4:51 A ONU e organizações como a Humans Right Watch e a Amnesty International sempre tiveram um discurso bastante enviezado. Nunca declararam (à posteriori) que regime de Apartheid sofreu os Judeus quando foram afugentados de vários países árabes à partir de 1948. Muçulmanos convivem em harmonia e liberdade em várias cidades em Israel, diferentemente das cidades controladas pelos muçulmanos dentro de Israel, onde os Judeus seriam facilmente mortos se lá adentrassem.
7:07 Uma solução vinda de fora, imposta, é utopia.
Não é um conflito religioso!!! Os palestinos são um povo laico. Por centenas de anos palestinos viviam pacificamente com povos e etnias de diferentes religiões, mulçumana, islamica e cristã, inclusive com 3% de judeus!
Essa terra é minha. Por isso não deu certo.
Que confusão
Não existe homem dono de terra a terra e quem engole o homem ! ⚰️
Israel ❤
MINHA OPINIÃO : ASSIM ESTÁ ESCRITO : Andarão dois juntos se não houver acordo entre eles ? ( AMÓS 3:3_ ALMEIDA RA.). É impossivel dois povos viverem em perfeita harmonia com Fé e Religião diferentes ou com Deus diferente_ Pois ESTÁ ESCRITO : "Feliz é a Nação cujo DEUS É O SENHOR"_ ( SALMO 33:12_ A RA.). E AÍ EU PERGUNTO : Qual é ou quais são os "deuses" das Nações ? É O Mesmo da Bíblia ou cada nação vai em busca do seu "deus" ? COMO ESTÁ EM : ( MIQUÉIAS 4:5_ ALMEIDA RA.) ? MORAL DA HISTÓRIA : Tudo pode ser esclarecido somente baseado na história Bíblica, que mostra que todo o Território de Israel foi distribuído por Moisés e Josué para as "doze tribos" como está nas Escrituras, mas com a Apostasia que é : ( Separação De DEUS por parte do Seu povo ), eles foram espalhados por várias partes do Mundo, e agora eles exigem de volta o que a eles pertencem por Direito, pois é herança dos Filhos de Abraão segundo a carne, prometida Pelo Próprio DEUS_ E AÍ VEM A PERGUNTA : Será que o povo De DEUS vai concordar em dividir a sua herança com os seguidores de Alá e de Maomé ? Resp. É só mesmo examinando as Escrituras para seber_ ( ISAÍAS 42:1_9; LUCAS 4:16_21; 7:12_17; 9:26; 10:25_28; 24:25_27; JOÃO 5:39; 7:37_40; 8:12; 9:39; 10:1_21; 11:25,26; PRIMEIRO TM 2:1_7; SEGUNDO PEDRO 3:1_18; NÚMEROS 23:19; E JEREMIAS 1:11,12_ ALMEIDA RA.). UM ABRAÇO !
Dificil falar em dois estados quando um faz o que quer e outro apenas oferece o lombo pra as chibatadas.
Esse foi o melhor resumo que ouvi até agora: um estado é sádico e bate como quer... e o outro é masoquista e oferece o lombo. É a pior combinação, nunca vai ter fim.
Porque esses caras tão inteligentes nesses assuntos, não procuram saber o que a bíblia diz sobre essa novidade que é velha, pois tudo isto ja esta escrito a mais de 2000mil anos atrás. Vai acontecer e tem que acontecer para que se cumpram as escrituras sagradas e ponto final.
Assunto complexo e com vários eventos que dificultam a paz de ambos os lados.
Mas me veio algumas questões:
1- Qual religião mais antiga, judaísmo ou islamismo?
2- Qual região de origem dos fundadores de cada religião?
Avaliando especificamente essas duas questões, cheguei a uma conclusão pessoal de que os judeus têm prioridade sobre a região dos conflitos, mas isso não justifica a violência!
Paz a todos!!!
Por que israel roubou esse direito deles !!!
70 mil palestinos nao! 700 mil! Vamos corrigir ai por fabor 👍🏻
Há de fato um erro no vídeo. Agradecemos pelo alerta!
@@DWBrasilum erro enorme
Da pra indentificar o anti-semitismo, faltou muitas informações,
Então começo dizer a terra lá deveria ser dos cristãos, judeus e muçulmanos igual e simples, agora antisemitismo não tem como falar porque os Palestinos são semitas.
O vídeo mente qdo diz q o atual primeiro ministro é de extrema direita. Ele é moderado. O pior foiAriel Sharon que ampliou a ocupação de colonos israelenses na Cisjordânia. Ambos os lados tem culpa em todo este conflito.
E por que a onu ou outras autoridades não intervém? Daqui a pouco terá tantos colonos que não terá como sair
Israel já matou mais de 90 agentes da ONU 🤡
Incrível a parcialidade desse canal. Colocando extremismo árabe no mesmo nível de israelense.
Arabes comecaram a chegar em israel atual com a conquista dos ingleses em busca de trabalho,te desafio a falar uma unica cidade que os palestinos contruiram nos ultimos 2000 anos
Palestina livre #forasionistas
Livre do Hamas
Ninguém larga o osso!
Mídia e ainda alemã nunca seria imparcial com relação a Israel.
Pq eles nunca quiseram...todo mundo sabe disso, e quem faz de conta que não sabe é sim, mal intencionado e racista.
E aqui os "patriotas" se vestem com bandeiras de Israel.
E aqui os "defensores de paz e amor" defendem o HAMAS e não a Palestina.
@@jorgenascimento8924 A paz e o amor te ofendem, demônio?
@@jorgenascimento8924o tempo de paz já acabou faz tempo
Só o anticristo vai conseguir a paz temporariamente. Até lá, só esperem mais conflitos.
Viva Israel 🇮🇱🇧🇷
Tem 3 povos lá tem 3 religiões lá, cristãos, mulçumanos e judeus portanto a terra é desses 3 povos fim de brigas e história.
Israel está destruindo inocentes em massa, que crueldade! Odeio guerras!
Oi?! viu o vídeo com o cy?!
PAZ NA REGIÃO MAS DEVOLVAM A PALESTINA
Costume entre os arabes o sobrenome refete de onde ele veio al hijab(arabia)al faiuz al mazri egito al karake jordania etc
A pergunta verdadeira deveria ser: "Por que os árabes têm diversos Estados e os judeus só têm 1?"
Pq a religião muçulmana é muito mais difundida que o judaísmo
Matemática. Quanto maior a população, maior será o território ocupado. Mas isso remonta a milênios atrás, na evolução humana e dispersão dos povos. Mas sua narrativa têm uma conotação dúbia, parcial, descontextualizada... não é mesmo ?
Porque, apesar de árabes e judeus serem semitas, a formação cultural e política de cada um foi diferente. Até a consolidação do Islã no Oriente houve diversas guerras. Alguns desses países antigamente eram cristãos que, vencidos em guerras, foram forçados a abraçarem o Islã. Apesar de terem uma religião comum, nem todos são árabes, como é o caso do Irã.
Ué, você não teve aula de história?
@@wanderleyscheidt5816 não, minha narrativa é 1 só: Israel é nossa, os árabes tem dezenas de país pra irem morar, eles não precisam da Palestina do mesmo tanto que nós judeus precisamos de Israel. Sem contar que, árabes são uma ramificação do povo judeu, em especial os palestinos.
Israel não fala abertamente,mas nunca vai permitir a criação d um estado palestino.Pois sabe q s acontecer,os países Árabes vão dar apoio financeiro, e a Palestina será um estado forte. Do jeito q é, os palestinos já trazem dor d cabeça a Israel, imagina um país forte e independente!
Palestinos é uma coisa e grupos terroristas sao outra coisa
E os Árabes falam abertamente quê querem varrer Israel do mapa...falam isso desde 1948 quando Israel declarou a sua independência...
@@jorgenascimento8924eles falam isso no Alcorão. Pra eles, odiar Judeus é praticamente um mandamento.
Respeito memorável ao Estadista Israelense e Prêmio Nobel da Paz, Ex-Premier Yitzhak Rabin!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Do rio até o mar, a Palestina será livre! #fromtherivertothesea
NUNCA