Muitos palestinos tem permissão para cruzar a fronteira e trabalhar nos campos de cultivos em Israel e tbm na construção civil. Milhares de palestinos preferem ficar em Israel e não voltar mais pra Gaza, mas a maioria vai e volta dia a dia, para trabalhar.
Cara Gaza é um enclave extremamente pobre, são mais de 70 mil trabalhadores palestinos que cruzaram as fronteiras antes dos ataques pra trabalhar na área da construção civil em Israel. Quem ficava em Gaza, trabalhava em serviços informais ou escapando com a ajuda de doações internacionais.
A verdade é que é so vc olhar a lista do financiamento de campanha dos dois lados, republicanos e democratas e sempre metade dos maiores é judeu. oU SEJA, É GRANA PRA CAMPANHA
Porquê não são como nós. Somos brancos, negros, índios, católicos, protestantes, afro-religiosos e todos convivemos em harmônia. Se seguissem o nosso exemplo teriam paz.
Israel priva os civis palestinos de água, comida e os bombardeia 24 horas. Agora a pouco os trouxas ficaram aplaudindo o aviso de Israel pros palestinos saírem ou vão levar bomba, sendo que a maioria não tem condições de sair. Basicamente avisaram aos palestinos que em 24 horas eles serão executados a sangue frio. Também expulsou pessoas de seus lares e suas terras e roubou. Então, Israel é um estado terrorista. Mas uma vez que foi Israel quem criou o Hamas, qual é a surpresa?
@@danmorris4904 assim como o povo brasileiro apoia o Bolsonaro, Lula, a direita, a esquerda, o respeito e o desrespeito a outras religiões e povos. Existem grupos e camadas, não é preto no branco e nenhuma população ou opinião de grupo é unânime.
Ninguém em sã consciência vai apoiar a própria morte. Os palestinos de Gaza estão sendo impedidos pelo Hamas de saírem do norte para o sul, por quê? Estão em guerra, precisam se refugiar. Gaza faz fronteira com Israel e com o Egito e o Egito não é de hoje que mantém fechadas suas fronteiras com Gaza. Não é verdade que Israel não permite o transporte de alimentos e demais itens de ajuda humanitária. Somente em período de guerra contra o Hamas, por óbvio. Mas o povo prefere falar apenas de Israel e nunca do Egito.
Para mim quem apoia o Hamas é uma pessoa de má índole que todo mundo tem que ter distância o próprio presidente ladrão que apoia o Hamas é uma má pessoa, podemos até ver quem está do lado certo Hamas odiava o presidente Bolsonaro por ter ido no muro das lamentações e parabenizou o presidente ladrão lula por ter ganhado as eleições por si vc já tira a esquerda e a maior praga que existe no mundo
Qualquer um que discorde das políticas de invasão dos EUA, são taxados de terroristas ou ditador e assim justificar invadir ou aplicar sanções econômicas até o povo se curvar pela fome.
@@angelaferraz9809igual os USA faz, a Inglaterra é mãe do usa , eles invadem extraí tudo que pode divide a nação dps abandona deixa herança de guerras e divisões!!
Essa pergunta é fácil, a Inglaterra não queria mais, literalmente, ficar com aquele pepino chamado Palestina nas mãos. Principalmente por estar "quebrada" pelas duas guerras mundiais. Vale lembrar que os judeus já estavam arrendando terras na Palestina ainda durante o império Turco Otomano.
3) A comparação do Waxman com Afeganistão não faz sentido porque foram os EUA que treinaram os talibans para impedir que a Rússia tomasse o Afeganistão. A Al-Qaeda foi um dos subprodutos dessa tomada do Afeganistão. A situação do Hamas é totalmente diferente. O Hamas foi criado pela Irmandade Muçulmana do Egito para destruir Israel por razões religiosas.
Questões religiosas? Filho, tem brasileiras que gravaram ano passado seus pais lá sendo chutados pelos soldados de Israel. Isso não é questão religiosa e sim territorial. Agora vocês sim defendem Israel por questões religiosas, e eles odeiam cristãos. Busque vídeos que você verá judeus chamando jesus Cristo de maldito. Bando de imbecis, quem condenou jesus a 2 mil anos atrás? O mesmo eles fazem com mulçumanos.
Só esqueceu de dizer que Israel também financiava a múmia tetraplégica "inofensiva". "Afaste os jovens do terrorismo do Fatah com sua palavra, Yassin." 😂
Lembrando que a história não começa na segunda guerra. O território palestino no passado foi chamado de Judeia e na tentativa de apagar o vínculo judaico com a região, o Imperator Romano Adriano renomeou a região de Judeia para Palestina.
Uma visão um tanto deturpada sobre a história. Aquela região era habitada por vários povos. O povo judeu mesmo era dividido em vários clãs independentes,mas se distinguiam de outros povos devido a sua religião e cultura em comum. Quando começa a campanha de unificação de Saul e Samuel,a tribo de Judá se mantém independente. Só após Davi, justamente da tribo de Judá,vencer a guerra civil é que ocorre um breve período de um Estado unificado, até depois do reinado de Salomão,quando o reino é dividido em dois, esses sustentando narrativas distintas sobre a origem de sua civilização. Resumidamente, o povo hebreu nunca se consolidou como uma nação na antiguidade, nunca foram unidos. Essa idéia de um estado nação israelita foi criada pela ideologia zionista no séc XIX e concretizada no pós segunda guerra. Então que direito eles teriam sobre aquela terra que tecnicamente também seria dos palestinos? Que,caso você não saiba, geneticamente compartilham ascendência com judeus.
Os judeus foram expulsos pelos romanos em 70 dC, ficaram fora daquelas terras por 2000 anos, ao contrário dos árabes, que lá estavam quando os judeus invadiram e criaram esse estado imoral e ilegal que é Israel.
@@harleyking88 Em 70 d.C , Jerusalém foi ocupada por as forças Romanas, marcando o início de um longo período opressão para o povo Judeu, durante séculos , os judeus enfrentaram perseguição , discriminação e expulsões. Após a primeira guerra mundial o mandato britânico sobre a palestina deu deu a Grã-Bretanha a responsabilidade de administrar a região. O sionismo, um movimento político que buscava estabelecimento de um estado Judeu na terra de Israel, ganhou forças. Em 1947 as Nações Unidas aprovaram um plano de partilha da Palestina, que previa a criançao de um estado Judeu e um estado árabe na região . Os judeus aceitaram o plano , mas os estados árabes de opuseram . Em 14 de maio de 1948, David líder da agência Judaica, declarou independência ao estado de Israel. A criação de Israel foi seguida por uma guerra com os estados árabes vizinhos e emergiu vitoriosa , embora com mudanças territoriais significativas. Desde então Israel enfrentou desafios e conflitos contínuos na região , incluindo guerras e tensões com os palestinos e outros países árabes , bem como esforço de paz e negociação, com destaque para o acordo de Oslo, que fracassaram em busca de paz. O grupo Hamas foi fundado em 1987 e defendeu a aniquilação do estado de Israel , sem a possibilidade de acordo. Em 2006 venceu as eleições contra a Fatah , que buscava a autonomia da palestina . A última pesquisa mostrou forte apoio a resistência armada contra Israel : 71% concorda com a formação do grupo armada. 86% não acham que autoridades Possam prender membros do grupo armada. 80% sao contrário que o grupo de renda e entregue suas armados os órgãos. Hamas quer Guerra e não a paz , defender Hamas não é estar ao lado do povo palestino , mas de pessoas que usam a violência como arma política .
@@harleyking88 geneticamente? Eu sei que os árabes são descendentes de Ismael, que foi o filho que Abraão teve com a escrava Agar. Agora, sobre os palestinos, especificamente, vi que vieram dos cananeus.
Que vínculo judaico? Larga mão de ser demente. Esse território pertenceu a diversos povos durante a história. Não há NENHUMA evidência história de que essa região pertencia aos judeus. Tudo o que fazer é se embassar em uma religião desconsiderando todas as outras e as evidências históricas.
@@flaviosamuel3720pergunta para os grupos extremistas se não querem guerra? A grande maioria do povo do Oriente Médio é a favor da guerra santa contra nós ocidentais infiéis.
Um conjunto de informações muito didáticos e pontos esclarecedores sobre a questão Palestina/Israel. Mto bom!
ปีที่แล้ว +46
Magistral resumo e análise de uma situação de décadas. Não imagino a quantidade de horas envolvidas pra fazer este vídeo de um jeito claro, neutral e simples. 👏👏
Nada de neutral, completamente parcial. Infelizmente o vídeo não deixa claro a preocupação e direto de Israel em se defender, pois está cercado de países com grupos fundamentalistas que tem a intenção de se fortalecerem através de implementação de ditaduras e nunca mais saírem do poder, por isso, toda democracia é uma ameaça pra seus interesses.
A impressão que eu tenho e que a maior parte dos brasileiros não consegue nem se quer imaginar, que nem tudo se resume a dinheiro e poder, essa nação nunca será nada com esse tipo de visão, ohhh nação dinheirista.
@@manassesribeiro2847 então nós diga o vossa majestade dotada de grande sabedoria e inteligência suprema das mais altas visões celestiais de outro universo, qual seria o GRANDE E VERDADEIRO MOTIVO pelo qual uma guerra começa, se não é dinheiro e poder, o que será o ser sublime ???, por que como brasileiro meu único entendimento é sobre isso!, como brasileiro só me resta essa visão, vós o majestade poderia dizer qual outro motivo ???.
O EUA deve muito aos judeus pelo seu desenvolvimento, devido a diàspara muitos imigraram pra lá e prosperam,entre outros benjamin Franklin e seu nome faz menção a uma das tribos de Israel, benjamin simples assim 😊
Mas era só o que me faltava! Um asno obtuso desses querendo repassar "conhecimentos" sobre o que não sabe! Por que a maior superpotência disparada do mundo, iria deixar de aproveitar espaços do território do seu único aliado e 'protegee' confiável do Oriente Médio, para instalar bases militares e outras facilidades estratégicas, com o próprio aval e incentivo do governo israelense?
Não entendia bem essa "proteção" dos EUA à Israel. Agora compreendi a importância de Israel no Oriente Médio para os americanos. A definição de que Israel é o maior "porta aviões" dos EUA na região resume tudo. Ótima matéria!
@@Fer2Nando Protege algo que nós temos mas naquela lá é mais raro que o ouro negro, ou seja, protege a liberdade. Percebe que apenas em Israel tem isso? Ao redor tem apenas ditaduras, Irā, Síria etc.
@@welingtoncoelho712 então... o atual ministro de Israel já tem reduzido a liberdade com suas coligações de tendências teocráticas para minar o supremo deles. Mas infelizmente liberdade não põe arroz e feijão e sim comércio e controlar um produto desejado (tipo o petroleo). Não q Israel tenha isso, mas na Cisjordânia (o "lado C") tem diversos poços onde está se alocando assentamentos israelenses... um apelido pra liberdade naquele lugar seria água?
Nenhum, nenhum, presidente americano se elege sem o apoio da comunidade judaica. Um exemplo disso foi apos a 1o Guerra do Golfo onde apesar de vencido a guerra, o presidente Bush (o pai) e o primeiro ministro de Israel, Icsaac Shamir, nao se davam nada bem. Aí choveu dinheiro na campanha do Clinton (nao, nao estou dizendo q o Clinton venceu apenas por causa disso) alem do carisma, da aparencia jovem a lá JFK, choveu dinheiro na sua campanha. E lá nos EUA dinheiro é o mais importante numa campanha.
Os Judeus nos EUA possuem grande poder Econômico. Quem tem poder econômico domina a política. Os EUA foram engolidos pelos Sionistas nos meados dos anos 30.
Israel também tem função semelhante à Coreia do Sul e Japão na Ásia, hoje são extensões de apoio mútuo com relação aos EUA nessas regiões, por mais que lá no Oriente tenham países que também estão mais apaziguados em relação aos EUA, Israel ainda é uma garantia maior Obs: eu só vi que o vídeo meio que citou algo parecido dps que comentei
e estão muito bem por esse apoio. Os caras são feras, até outros povos Árabes querem abandonar esses lunáticos que se explodem por virgens no céu e querem apoio dos americanos
@@cavaleirosemlicenca3894 , as organizações criminosas pseudos-islâmicas foram criadas pelos EUA: Taliban, Al Qaeda, Daesh. O Hamas foi criação de Israel e EUA. Enfim, terroristas criam terroristas.
@@cavaleirosemlicenca3894nao que eu defenda eles mas se pensar pelo menos seria bem melhor se explodir por virgem do que por politico ne... ai que condiçao alguem lutaria
Na verdade as motivações são políticas e econômicas. A religião serve pra legitimar a falta de moral em nome de uma suposta permissão divina. No Brasil, o paralelo é basicamente religioso por questões sociais. Mas no contexto da guerra, é apenas político.
Mas exemplificando sua pergunta: judeu é uma linhagem de sangue que pertence ao profeta que o Deus dos judeus prometeu a terra que eles alegam ser deles baseado nas escrituras que ironicamente foi escrita por eles. Apesar de dizer que qualquer um pode se converter, a coisa não funciona assim. (Tente). Árabe é etnia original daquela região. Muçulmano está ligado a religião. Palestinos são os moradores da região da palestina (atual Israel) que após Israel perder pra Roma e fugir pra todos os cantos do mapa, se estabeleceu, de forma natural com o passar dos séculos ali e foi recentemente arrancada com poderio militar dos "judeus" que na vdd são europeus e norte americanos que nunca viram tal lugar mas se sentem no direito de expulsar e matar pela força os moradores que estão la desde que eles abandonaram. E por causa da legitimidade da própria religião segundo seu próprio Deus, eles estão apenas no seu lugar de direito que foi cruelmente roubado. Óbvio que as coisas não sao preto no branco. Mas vale a pena ler (ler mesmo) registros históricos, livros e notícias sobre esses ultimos tempos e vc vai entender sem ngm explicar oq aconteceu ali. Mais do mesmo. Apenas os europeus e norte americanos fazendo oq fazem de melhor, desde sempre e sem consequências. Pq se fosse questão de dívida histórica com Israel, os próprios países apoiadores ficariam o resto da eternidade recompensando todos que foram massacrados em suas colônias. Mas naose trata disso. É apenas massacre com finalidade política pura e simplesmente. Vc vai ver. É só ir atrás de fontes verificáveis e montar sua própria linha do tempo. Ótimo fds
Arabe é fazer parte de uma região que agrega varios países (vai desde arabia saudita ate certos países do norte da africa) ou seja compartilham de vários elementos de uma mesma cultura. Mulçumano é o mesmo que definir “cristãos”, ser muçulmano é professar a fé do Islã ou Islamismo, que é a religião em si que eles seguem. Portanto, por isso, existem árabes não muçulmano. E Palestina é como se fosse mais um país árabe, sao povos que estao naquela região desde a época dos Hebreus (povo precursor do judeus), sendo que com a expulsao destes da judeia/israel, os palestinos expandiram e multiplicaram por la durante muito tempo. Aos poucos os judeus foram voltando e passaram a dividir novamente o espaço com os palestinos (muçulmanos árabes). Desde então segue a briga e os dois possuem direito de seguir ocupando a terra, porem, deveriam aceitar dividir/compartilhar ermanamente
@@rosa_jbb que lavagem cerebral você recebeu, meu pai amado. A religião de judeus e cristãos estavam naquela região 2023 anos atrás e a religião muçulmana(islã) nasceu 632 anos depois na mesma região(foi Maomé quem escreveu o Alcorão, e criou o deus Alá). Cristão e judeus já viviam lá e foram a vida toda perseguidos e por isso estavam fugindo daquela região. Na época do nazismo muitos foram perseguidos e mortos, deixando mais uma vez livre a região.. Passado o holocausto, retornaram e os árabes mais uma vez estavam lá(xiitas). Árabes invadiram o oriente médio, e o norte da África, matando todos que não seguiam sua doutrina islã.. Veja como eles pensam a respeito do "outro" ser diferente deles.. outra religião, outro opção sexual, direto das mulheres.. Fora a briga histórica entre muçulmanos xiitas e sunitas-que hoje é dividida por Estados(países). O preconceito é a principal ferramenta dos muçulmanos e do islã.
Em 70 d.C , Jerusalém foi ocupada por as forças Romanas, marcando o início de um longo período opressão para o povo Judeu, durante séculos , os judeus enfrentaram perseguição , discriminação e expulsões. Após a primeira guerra mundial o mandato britânico sobre a palestina deu deu a Grã-Bretanha a responsabilidade de administrar a região. O sionismo, um movimento político que buscava estabelecimento de um estado Judeu na terra de Israel, ganhou forças. Em 1947 as Nações Unidas aprovaram um plano de partilha da Palestina, que previa a criançao de um estado Judeu e um estado árabe na região . Os judeus aceitaram o plano , mas os estados árabes de opuseram . Em 14 de maio de 1948, David líder da agência Judaica, declarou independência ao estado de Israel. A criação de Israel foi seguida por uma guerra com os estados árabes vizinhos e emergiu vitoriosa , embora com mudanças territoriais significativas. Desde então Israel enfrentou desafios e conflitos contínuos na região , incluindo guerras e tensões com os palestinos e outros países árabes , bem como esforço de paz e negociação, com destaque para o acordo de Oslo, que fracassaram em busca de paz. O grupo Hamas foi fundado em 1987 e defendeu a aniquilação do estado de Israel , sem a possibilidade de acordo. Em 2006 venceu as eleições contra a Fatah , que buscava a autonomia da palestina . A última pesquisa mostrou forte apoio a resistência armada contra Israel : 71% concorda com a formação do grupo armada. 86% não acham que autoridades Possam prender membros do grupo armada. 80% sao contrário que o grupo de renda e entregue suas armados os órgãos. Hamas quer Guerra e não a paz , defender Hamas não é estar ao lado do povo palestino , mas de pessoas que usam a violência como arma política .
Em 70 d.C , Jerusalém foi ocupada por as forças Romanas, marcando o início de um longo período opressão para o povo Judeu, durante séculos , os judeus enfrentaram perseguição , discriminação e expulsões. Após a primeira guerra mundial o mandato britânico sobre a palestina deu deu a Grã-Bretanha a responsabilidade de administrar a região. O sionismo, um movimento político que buscava estabelecimento de um estado Judeu na terra de Israel, ganhou forças. Em 1947 as Nações Unidas aprovaram um plano de partilha da Palestina, que previa a criançao de um estado Judeu e um estado árabe na região . Os judeus aceitaram o plano , mas os estados árabes de opuseram . Em 14 de maio de 1948, David líder da agência Judaica, declarou independência ao estado de Israel. A criação de Israel foi seguida por uma guerra com os estados árabes vizinhos e emergiu vitoriosa , embora com mudanças territoriais significativas. Desde então Israel enfrentou desafios e conflitos contínuos na região , incluindo guerras e tensões com os palestinos e outros países árabes , bem como esforço de paz e negociação, com destaque para o acordo de Oslo, que fracassaram em busca de paz. O grupo Hamas foi fundado em 1987 e defendeu a aniquilação do estado de Israel , sem a possibilidade de acordo. Em 2006 venceu as eleições contra a Fatah , que buscava a autonomia da palestina . A última pesquisa mostrou forte apoio a resistência armada contra Israel : 71% concorda com a formação do grupo armada. 86% não acham que autoridades Possam prender membros do grupo armada. 80% sao contrário que o grupo de renda e entregue suas armados os órgãos. Hamas quer Guerra e não a paz , defender Hamas não é estar ao lado do povo palestino , mas de pessoas que usam a violência como arma política .
É bom prestar atenção e compreeder as razões de cada povo pra que isso não aconteça aqui no Brasil. Se cada um pensar somente em si mesmo, um dia pode se chegar a um conflito, de enorme dimensão.
Mas... Não é o Brasil um palco de interesses desde o descobrimento? Ouro, Capitanias, Cana de açúcar, Coronelismo, Café com Leite, Industrialização Vargas, Guerra fria ( ditadura militar ) Bancada Evangélica, Bancada da bala e etc.... Cada um mirando o próprio umbigo. O conflito JÁ EXISTE por aqui!
terrorismo e terrorismo e isso nao tem pauta pra discusão... vc vai discutir o q leva uma pessoa a estrupar e matar outra, isso perde a razao da logica
Apoia incondicional é , a gratidão que o Estado americano tem ao povo de Israel , pelo fato de se identificar física e religiosamente com o povo judeu e , também pela história vitoriosa do povo judeu , pela sua capacidade de organização administrativa em vários setores, pelo seu filho Albert Ensten por desenvolver a bomba A , em território americano, por seus grandes bancos financeiros localizados nos Estados Unidos .
A Sociedade Judaica nós Estados Unidos é extremamente influente, tanto pelo lado Econômico como Cultural. Tem muitas personalidades de origem judaica de destaque em diversas áreas, . Isso conta e MUITO
Sim Ee por isso que a mídia judaica abafou o caso de tráfico de órgãos e de crianças e mulheres. Vc nunca vai ler a respeito. O judeu Jeffrey epstein, dono da ilha da pedofilia,foi " esquecido" por essa mesma mídia. Os clientes da ilha da pedofilia....ninguém sabe nem nunca saberá. Os casos de estupro em Hollywood, também sempre foi abafada pela mídia. E por aí vai.
Eu fiquei tão decepcionado com o Biden, porque pensei que a sua eleição mudaria algo para positivo com a saída do Trump. Obama me decepcionou também porque mais parecia um show man do que aquele que lutava contra o imperialismo e a opressão, muitas vezes propagada nos seus livros. Enfim!
@@juliomonteirorodrigues3435 Trump, Biden, Obama, todos eles lutam pelos interesses do EUA, é complicado entender isso já que no Brasil todo mundo luta apenas por si mesmos, deixando de lado o interesses do BRASIL.
Ótimo Vídeo, explica claramente o apoio incondicional dos EUA ao Estado Judeu. Os Judeus Americanos são poderosos e tem muitos poderes econômicos e políticos nos Estados Unidos .
E da Arábia saudita não? Tem também, a questão alí não é superestrutural ou cultural. É ter um entreposto nos países árabes pros EUA manter domínio, não é porquê "religião"
@@Richard-cv8kgos americanos toleram os sauditas mas nao confiam, por isso os EUA nas ultimas decadas correram contra o tempo para ter a liderança mundial na produção de petróleo através da tecnologia do Fracking , por causa do óleo de xisto e o avanco da extração no Alaska e Texas, sendo este ultimo produzindo mais petróleo que todo o Brasil.
Eles não querem terroristas em seu estado. Não são idiotas. Só no Brasil quem queima pneu e para estradas é candidato a prefeito. Obs.: não há santos em ambos os.lados no oriente médio.
Pra mim Israel foi muito é bonzinho todos esses anos. Já deveria ter passado o trator e plainado Gaza ainda no inicio dos anos 2000 e levado os palestinos de bem pra viver na Jordânia. A paciência acabou.
É incrível como nos comentários as pessoas simplesmente parecem esquecer que seres humanos sofrem em guerras. Esquerda e direita simplesmente escolhem um lado e fingem que do outro não existem civis e vítimas.
Ñ existe , praticamente, esquerda após o fim da União Soviética. Existe direita e alguns críticos a ela do outro lado. O conflito de Israel ñ tem relação estrita com isto. Há uma etnia sendo expulsa de seu território histórico.
Texto bem elaborado ? Só oque ela fez foi culpar Israel pelas "contra medidas" "em excesso" sendo que o hamas está atacando civis sem dó nem piedade , mataram mais de mil só no primeiro dia, já d&c@ptaram mais de 40 bebês , fora as tortur@s de crianças em frente aos pais. Insinuando que Israel, está errado por existir como país , sendo que só deixou de ser , pq o povo foi expulso de sua terra. Tratou o USA como mal caráter por apoiar , e ajudar a criar o espaço que o povo já tinha no passado.
Apoio incondicional porque os EUA sabe da existência da riqueza de petróleo e gás na área . Ressaltando que Hamas é mais um grupo terrorista e nada tiveram a ver com 11 de setembro outros Sanguinário Al Qaeda . EUA realmente tem muito que apoiar . É na Palestina que que ele tem a riqueza do Petróleo . Paz a todos . Famílias inocentes a cada dia morrem . Ambos os países sofrem .
Porque têm interesses comuns. Um fabrica armas, o outro compra. Um precisa ter um território "amigo", cravado, de propósito, em 1948, nas fuças das nações árabes. O outro, se presta a esse papel.
Israel não é um simples comprador de equipamentos militares dos Estados Unidos, o ocidente e vários países do mundo (inclusive o Brasil) compram tecnologia dos israelenses também
Os neopentecostais frequentemente veem Israel como uma nação central na profecia bíblica e no plano de Deus, considerando que a restauração de Israel está ligada ao cumprimento das promessas divinas. A teologia do domínio, que enfatiza a ideia de que os crentes devem exercer controle e influência sobre a sociedade, reforça essa conexão ao sugerir que os fiéis têm um papel ativo na defesa e bênção de Israel, visto como parte de um plano maior de redenção e conquista espiritual. Embora os neopentecostais vejam Israel como central na profecia, os judeus não reconhecem Jesus como o Messias, o que gera uma diferença fundamental nas crenças. Para os cristãos, a promessa de salvação se completa em Cristo, enquanto os judeus aguardam um Messias ainda por vir, refletindo visões divergentes sobre a redenção e o futuro. O verdadeiro interesse geopolítico dos Estados Unidos no Oriente Médio é amplamente moldado por preocupações com a segurança, acesso a recursos energéticos e a influência na região. A aliança com Israel, considerada um parceiro estratégico, é fundamental para contrabalançar influências rivais, como as do Irã, Rússia e China.
Israel é um terrorista, alias esqueceu o que eles fazem com os palestinos a decadas? Essas ações promoveram o surgimento do Hamas e assim pare de ser um idiotizado chupador de rolha de judeu, pois gente de sua laia é tão culpados das mortes de palestinos quanto judeus1
Parabéns Mariana, pelo seu documentário, excelente explicação e matéria, uma matéria dessa jamais a Globo Lixo esquerdista, divulgará aqui no Brasil, show de vídeo! Saiba que eu sou um escrito nato desse Canal, já dou o like antes de finalizar o vídeo...
Q vídeo top! Q jornalista top! A cada minuto brilhou e pesquisa e conhecimento de diversas áreas para a construção da informação! Entendi algo complexo de forma clara! Parabéns e obrigado!
Excelente, Mariana! Muito elucidativo e didático. O ponto que mais me chama a atenção é a comparação que considero super adequada das respostas ao 11 de setembro e ao 07 de outubro. Dai fico com o seguinte questionamento: se a reação desproporcional de Israel não vai por fim aos conflitos, e se a origem do terri0r do Hamas é, segundo eles próprios, uma reação aos ataques constantes que o Povo Palestino sofre há mais de meio século, existe outra saída para o conflito além do cumprimento dos acordos já firmados e que em parte nunca foram obedecidos?
Israel é ponta de lança no oriente médio para garantir o avanço dos Estados Unidos nos seus interesses de domínio de todo o Oriente. Quanto ao apelo religioso aclamado por evangélicos atende perfeitamente aos interesses dos dono do mundo; manter um povo abobalha sem entender a dimensão do que realmente está acontecendo.
A questão é muito mais complexa. Israel tem prerrogativas para estar nesse local onde hoje é soberano! Tem uma história milenar por trás! Os palestinos nunca foram "donos" dessa terra. Nunca houve um estado palestino! A confusão começou com a Inglaterra que prometeu aos dois povos um estado. E depois a ONU interferiu, mas a região é um campo minado de grupos extremistas. Israel teve que lutar e até hoje não vive em paz
Israellamberty Israel pode estar onde ele quizer, isso não lhe da o direito de querer exterminar um povo......opressão desapropriação e violência, ele não tem esse direito....
@@israellamberty1666 O sistema religioso e doutrinário de Israel encina que ha 7 céus, ora, quem tem a promessa de 7 céus precisa matar ou morrer por uma só terra?
Esta é a primeira vez que vejo uma reportagem falar da conexão dos evangélicos com Israel e sua implicação "ideológica", embora o termo exato seria teológica. E ainda fez a ponte ao movimento evangelicalista brasileiro. Seria interessante aprofundar nesse tema em alguma nova oportunidade porque há muito a ser dito.
@@quolibetnomine6358😂😂qual realidade? 😂😂quer dizer que você torcer pelo Hamas e sua família não pode torcer pra Israel ?😂😂 É CLARO QUE UM CRISTÃO VAI APOIAR ISRAEL CRIANÇA
@@Br.2921 Realidade de apartheid que os palestinos vivem? Realidade de uma prisão a céu aberto, da miséria forçada, da barrada de alimentos, água e insumos básicos. Você é um cretino mal caráter de dizer que alguém está torcendo pelo hamas, quando todos falam pelos milhões de civis que são refugiados dentro da própria terra sofrendo ataques constantes de um estado sionista. Tu é moleque, cristãos acabaram de sofrer um ataque na catedral de São Porfírio que foi alvo de mísseis israelenses.
@@Br.2921 Não sou a favor do Hamas, porém, com base no Evangelho, acho que Cristo não apoiaria Israel. Veja o que Jesus ensinou a seus discípulos e tire suas próprias conclusões: 43 - Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” 44 Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, 45 para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. 46 Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! 47 Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. (Mateus 5.43-48 NTLH)
Que Menina, digo carinhosamente. Mais como fala bem e sabe o que está falando. Parabéns moça a você e à BBC pois gostei imensamente de sua reportagem. Seja mais e mais iluminada, parabéns .
Por que? Dinheiro, claro. Guerra é uma oportunidade incrível de se ganhar grana com venda de armamentos. E a região onde se encontra Israel é um excelente cliente pra armamentos. Alguém já viu os EUA fazendo alguma coisa pra acabar com conflitos? É só aparecer alguma tensão entre países, que os EUA aparecerem rapidinho pra vender seu peixe. Terrorismo é algo bom pra o negócio chamado guerra. Não se iluda. Líderes de países não estão preocupados com seu povo. Eles está preocupados em ganhar dinheiro e poder. E Israel é um excelente cliente dos EUA
Por mais irônico que pareça, a muito anti semita nos EUA, sendo a KKK um desses grupos, que além de negacionismo em prol do holocausto (e obviamente em prol da eugenia contra negros), eles estão na politica americana constantemente mandando indiretas contra os aristocratas judeus norte americanos que dominam algumas industrias de lá, uma delas a cinematográfica.
Só aplicar a palheta de cor de Peter Griffin pra saber quais povos são acolhidos pelo Diretos Humanos. E para quais a Midia tem uma versão factual e justa.
A maioria da população israelense é não descendente de europeus, mas de judeus que viviam no mundo árabe e também têm a pele mais parda (os chamados sefarditas e mizahri), fora os israelenses que são árabes mesmo, muçulmanos e cristãos (20% da população se n me engano).
Uma coisa é o governo apoiar, outra coisa é meia dúzia de lunáticos. Lá (EUA) felizmente ou infelizmente a liberdade de expressão é bastante levada a sério.
Bem interessante e complexo, talvez a galera entenda um pouco da complexidade dos conflitos e saiam dessa análise rasa e dicotômica entre o "bem e o mal".
bem está apenas no inocentes, o resto é tudo mal, a questão é que quem ataca primeiro sempre será o errado, assim como a Rússia atacando a Ucrânia, pois o atacante tira a paz e promove a morte, é bem simples de entender.
mas quem disse que quem atacou primeiro foi o Hamas? Hamas é algo criado pelos Estados Unidos e Israel. Estados Unidos ja financiou esse grupo. @@wellingtonmesquita1465
@@marilenemuniz6651 E muito riste Marilene, é que estamos presenciando que a maioria das pessoas e parece que já perdeu a sua empatia e seu amor pelo próximo! Lastimável ! Não sabem que a verdadeira felicidade também pode ser encontrada nas boas ações , sejam elas quais forem ......... Tenha uma ótima noite! Grata pelo comentário!Atenciosamente-Patricia.-
Sugestão: explicar como é atividade econômica em Gaza; o que fazem, o que produzem, o que vendem, o que compram, como vivem.
Nada, vivem de doação
Ótimo, também queria entender.
Não produzem nada porque as suas terras e lavouras foram roubadas por Israel.
Muitos palestinos tem permissão para cruzar a fronteira e trabalhar nos campos de cultivos em Israel e tbm na construção civil. Milhares de palestinos preferem ficar em Israel e não voltar mais pra Gaza, mas a maioria vai e volta dia a dia, para trabalhar.
Cara Gaza é um enclave extremamente pobre, são mais de 70 mil trabalhadores palestinos que cruzaram as fronteiras antes dos ataques pra trabalhar na área da construção civil em Israel. Quem ficava em Gaza, trabalhava em serviços informais ou escapando com a ajuda de doações internacionais.
A verdade é que nenhum país apoia o outro de graça. Tudo é questão de estratégia. Afinal de contas já dizia o ditado, de graça Deus deu o mundo
Simples o Hamas é apoiado por outros grupos extremistas que querem acabar com o ocidente infiel.
A verdade é que é so vc olhar a lista do financiamento de campanha dos dois lados, republicanos e democratas e sempre metade dos maiores é judeu. oU SEJA, É GRANA PRA CAMPANHA
O maior motivo é o olho do Estados Unidos na tecnologia Militar de Israel
Foi oq eu entendi desse video tambem, nada é de graca
EUA puxa saco de países que possuem a bomba atômica como Israel.
Que haja pão, paz e terra para ambos israelenses e palestinos 🇮🇱🇵🇸
Que Deus te abençoe pelas palavras 🙏🏼
Esquece
Só cm destruição dos Estados Unidos
Porquê não são como nós.
Somos brancos, negros, índios, católicos, protestantes, afro-religiosos e todos convivemos em harmônia.
Se seguissem o nosso exemplo teriam paz.
Paz? So quando um povo for dizimado.
Por favor, adicione legendas aos próximos vídeos. O conteúdo é demasiado bom para deixar o acesso limitado
Verdade, tenho dificuldades auditivas
Estamos todos no mesmo barco e nosso planeta e ganância e ambição que levou fim mais eu acredito que Deus está no comtrole
Seria bom entender TB quem fez a matéria, pois essa matéria é cheia de viés e bastante tendenciosa
Realmente, ajuda muito
apenas troque de "grupo Hamas" para "terroristas do Hamas", porque o povo palestino também sofre com esses terroristas que estão no poder
Israel priva os civis palestinos de água, comida e os bombardeia 24 horas. Agora a pouco os trouxas ficaram aplaudindo o aviso de Israel pros palestinos saírem ou vão levar bomba, sendo que a maioria não tem condições de sair. Basicamente avisaram aos palestinos que em 24 horas eles serão executados a sangue frio. Também expulsou pessoas de seus lares e suas terras e roubou. Então, Israel é um estado terrorista. Mas uma vez que foi Israel quem criou o Hamas, qual é a surpresa?
O povo palestino apoia Hamas, pesquise!.
@@danmorris4904 assim como o povo brasileiro apoia o Bolsonaro, Lula, a direita, a esquerda, o respeito e o desrespeito a outras religiões e povos. Existem grupos e camadas, não é preto no branco e nenhuma população ou opinião de grupo é unânime.
@@dinizrocha6415falou tudo, só faltou isso.
Ninguém em sã consciência vai apoiar a própria morte. Os palestinos de Gaza estão sendo impedidos pelo Hamas de saírem do norte para o sul, por quê? Estão em guerra, precisam se refugiar. Gaza faz fronteira com Israel e com o Egito e o Egito não é de hoje que mantém fechadas suas fronteiras com Gaza. Não é verdade que Israel não permite o transporte de alimentos e demais itens de ajuda humanitária. Somente em período de guerra contra o Hamas, por óbvio. Mas o povo prefere falar apenas de Israel e nunca do Egito.
Mariana, pergunta sincera: é opção editorial sua ou da BBC não chamar o Hamas de grupo terrorista?
A mesma que vc usa pra não chamar os terroristas do 08/01 de terroristas. Ideologia imunda, ignorância e fanatismo!
Boa pergunta, seja qual for a resposta vai tirar a credibilidade da matéria.
Seria preciso chamar Israel de estado terrorista também, uma vez que ele criou o Hamas.
Para mim quem apoia o Hamas é uma pessoa de má índole que todo mundo tem que ter distância o próprio presidente ladrão que apoia o Hamas é uma má pessoa, podemos até ver quem está do lado certo Hamas odiava o presidente Bolsonaro por ter ido no muro das lamentações e parabenizou o presidente ladrão lula por ter ganhado as eleições por si vc já tira a esquerda e a maior praga que existe no mundo
Qualquer um que discorde das políticas de invasão dos EUA, são taxados de terroristas ou ditador e assim justificar invadir ou aplicar sanções econômicas até o povo se curvar pela fome.
Agora faz um vídeo explicando pq a Inglaterra abandonou o oriente médio, os palestinos, a faixa de Gaza..
Creio que tem um vídeo deles sobre isso, recente.
A Inglaterra sempre abandonou a própria sorte as colônias que dominou.
Porque os Arabes nao querem os palestinos?
@@angelaferraz9809igual os USA faz, a Inglaterra é mãe do usa , eles invadem extraí tudo que pode divide a nação dps abandona deixa herança de guerras e divisões!!
Essa pergunta é fácil, a Inglaterra não queria mais, literalmente, ficar com aquele pepino chamado Palestina nas mãos. Principalmente por estar "quebrada" pelas duas guerras mundiais. Vale lembrar que os judeus já estavam arrendando terras na Palestina ainda durante o império Turco Otomano.
3) A comparação do Waxman com Afeganistão não faz sentido porque foram os EUA que treinaram os talibans para impedir que a Rússia tomasse o Afeganistão. A Al-Qaeda foi um dos subprodutos dessa tomada do Afeganistão. A situação do Hamas é totalmente diferente. O Hamas foi criado pela Irmandade Muçulmana do Egito para destruir Israel por razões religiosas.
Questões religiosas? Filho, tem brasileiras que gravaram ano passado seus pais lá sendo chutados pelos soldados de Israel. Isso não é questão religiosa e sim territorial. Agora vocês sim defendem Israel por questões religiosas, e eles odeiam cristãos. Busque vídeos que você verá judeus chamando jesus Cristo de maldito. Bando de imbecis, quem condenou jesus a 2 mil anos atrás? O mesmo eles fazem com mulçumanos.
Mas Israel usou o Hamas pra ganhar eleições na Palestina enfraquecendo o partido Fatah não?
Só esqueceu de dizer que Israel também financiava a múmia tetraplégica "inofensiva". "Afaste os jovens do terrorismo do Fatah com sua palavra, Yassin."
😂
Lembrando que a história não começa na segunda guerra.
O território palestino no passado foi chamado de Judeia e na tentativa de apagar o vínculo judaico com a região, o Imperator Romano Adriano renomeou a região de Judeia para Palestina.
Uma visão um tanto deturpada sobre a história. Aquela região era habitada por vários povos. O povo judeu mesmo era dividido em vários clãs independentes,mas se distinguiam de outros povos devido a sua religião e cultura em comum. Quando começa a campanha de unificação de Saul e Samuel,a tribo de Judá se mantém independente. Só após Davi, justamente da tribo de Judá,vencer a guerra civil é que ocorre um breve período de um Estado unificado, até depois do reinado de Salomão,quando o reino é dividido em dois, esses sustentando narrativas distintas sobre a origem de sua civilização. Resumidamente, o povo hebreu nunca se consolidou como uma nação na antiguidade, nunca foram unidos. Essa idéia de um estado nação israelita foi criada pela ideologia zionista no séc XIX e concretizada no pós segunda guerra. Então que direito eles teriam sobre aquela terra que tecnicamente também seria dos palestinos? Que,caso você não saiba, geneticamente compartilham ascendência com judeus.
Os judeus foram expulsos pelos romanos em 70 dC, ficaram fora daquelas terras por 2000 anos, ao contrário dos árabes, que lá estavam quando os judeus invadiram e criaram esse estado imoral e ilegal que é Israel.
@@harleyking88 Em 70 d.C , Jerusalém foi ocupada por as forças Romanas, marcando o início de um longo período opressão para o povo Judeu, durante séculos , os judeus enfrentaram perseguição , discriminação e expulsões.
Após a primeira guerra mundial o mandato britânico sobre a palestina deu deu a Grã-Bretanha a responsabilidade de administrar a região. O sionismo, um movimento político que buscava estabelecimento de um estado Judeu na terra de Israel, ganhou forças. Em 1947 as Nações Unidas aprovaram um plano de partilha da Palestina, que previa a criançao de um estado Judeu e um estado árabe na região . Os judeus aceitaram o plano , mas os estados árabes de opuseram .
Em 14 de maio de 1948, David líder da agência Judaica, declarou independência ao estado de Israel. A criação de Israel foi seguida por uma guerra com os estados árabes vizinhos e emergiu vitoriosa , embora com mudanças territoriais significativas. Desde então Israel enfrentou desafios e conflitos contínuos na região , incluindo guerras e tensões com os palestinos e outros países árabes , bem como esforço de paz e negociação, com destaque para o acordo de Oslo, que fracassaram em busca de paz.
O grupo Hamas foi fundado em 1987 e defendeu a aniquilação do estado de Israel , sem a possibilidade de acordo. Em 2006 venceu as eleições contra a Fatah , que buscava a autonomia da palestina .
A última pesquisa mostrou forte apoio a resistência armada contra Israel :
71% concorda com a formação do grupo armada.
86% não acham que autoridades
Possam prender membros do grupo armada.
80% sao contrário que o grupo de renda e entregue suas armados os órgãos.
Hamas quer Guerra e não a paz , defender Hamas não é estar ao lado do povo palestino , mas de pessoas que usam a violência como arma política .
@@harleyking88 geneticamente? Eu sei que os árabes são descendentes de Ismael, que foi o filho que Abraão teve com a escrava Agar. Agora, sobre os palestinos, especificamente, vi que vieram dos cananeus.
Que vínculo judaico? Larga mão de ser demente. Esse território pertenceu a diversos povos durante a história. Não há NENHUMA evidência história de que essa região pertencia aos judeus. Tudo o que fazer é se embassar em uma religião desconsiderando todas as outras e as evidências históricas.
Nenhum governo americano sobrevive sem uma guerra.
Vcs são uns animais msm... Ninguém quer guerra mas elas acontecem desde que o mundo é mundo... E o mundo deveria agradecer aos americanos
@@Ocaotirandodinheirokkkkkkkkkkkk ninguém quer guerra? vai procurar saber sobre a indústria bélica americana seu alienado
@@Ocaotirandodinheirokkkkkkkkkkkkk
@@Ocaotirandodinheiroos caras promovem guerras pelo mundo há anos, como se fosse a polícia do mundo e tu mete esse kkkkk
@@flaviosamuel3720pergunta para os grupos extremistas se não querem guerra? A grande maioria do povo do Oriente Médio é a favor da guerra santa contra nós ocidentais infiéis.
Um conjunto de informações muito didáticos e pontos esclarecedores sobre a questão Palestina/Israel. Mto bom!
Magistral resumo e análise de uma situação de décadas. Não imagino a quantidade de horas envolvidas pra fazer este vídeo de um jeito claro, neutral e simples. 👏👏
1:29
É crime de guerra bombardear civis. Se os usa protege estes crimes então são criminosos tb.
O problema dos USA é fabricar e vender armas a Israel.
Nada de neutral, completamente parcial. Infelizmente o vídeo não deixa claro a preocupação e direto de Israel em se defender, pois está cercado de países com grupos fundamentalistas que tem a intenção de se fortalecerem através de implementação de ditaduras e nunca mais saírem do poder, por isso, toda democracia é uma ameaça pra seus interesses.
Tudo é sobre poder e DINHEIRO, não há qualquer apoio genuíno a não ser por interesses próprios. Assim caminha a humanidade pra sua autodestruição.
Vc n pode medir os outros com a régua que vc usa pra si mesmo
Tal destruicao esta mais proxima do que se imagina !
A impressão que eu tenho e que a maior parte dos brasileiros não consegue nem se quer imaginar, que nem tudo se resume a dinheiro e poder, essa nação nunca será nada com esse tipo de visão, ohhh nação dinheirista.
@@manassesribeiro2847 então nós diga o vossa majestade dotada de grande sabedoria e inteligência suprema das mais altas visões celestiais de outro universo, qual seria o GRANDE E VERDADEIRO MOTIVO pelo qual uma guerra começa, se não é dinheiro e poder, o que será o ser sublime ???, por que como brasileiro meu único entendimento é sobre isso!, como brasileiro só me resta essa visão, vós o majestade poderia dizer qual outro motivo ???.
isso aí jovem! Recomendo assistir a trilogia "verdade do tempo" traduza para alemão.
Israel é praticamente uma extensão do EUA no oriente médio, por isso não é a toa esse apoio.
E qual é o problema disso?
TODO, TODO O PROBLEMA. A OPRESSÃO FEITA CONTRA OS PALESTINOS. SEU JUMENTO!!!
@@sergiolemos2294 o pior cego é aquele que não quer enxergar. Isso responde a sua questão?
O EUA deve muito aos judeus pelo seu desenvolvimento, devido a diàspara muitos imigraram pra lá e prosperam,entre outros benjamin Franklin e seu nome faz menção a uma das tribos de Israel, benjamin simples assim 😊
Mas era só o que me faltava! Um asno obtuso desses querendo repassar "conhecimentos" sobre o que não sabe!
Por que a maior superpotência disparada do mundo, iria deixar de aproveitar espaços do território do seu único aliado e 'protegee' confiável do Oriente Médio, para instalar bases militares e outras facilidades estratégicas, com o próprio aval e incentivo do governo israelense?
Não entendia bem essa "proteção" dos EUA à Israel. Agora compreendi a importância de Israel no Oriente Médio para os americanos. A definição de que Israel é o maior "porta aviões" dos EUA na região resume tudo. Ótima matéria!
Compreendeu por falas erradas de jornalista comunista.
É qual é o problema disso? Antes os Yankees do que chineses, russos, iranianos e outros bandidos da mesma laia!
Só não explicou o q esse porta aviões protege... será o "ouro negro"???
@@Fer2Nando Protege algo que nós temos mas naquela lá é mais raro que o ouro negro, ou seja, protege a liberdade. Percebe que apenas em Israel tem isso? Ao redor tem apenas ditaduras, Irā, Síria etc.
@@welingtoncoelho712 então... o atual ministro de Israel já tem reduzido a liberdade com suas coligações de tendências teocráticas para minar o supremo deles.
Mas infelizmente liberdade não põe arroz e feijão e sim comércio e controlar um produto desejado (tipo o petroleo). Não q Israel tenha isso, mas na Cisjordânia (o "lado C") tem diversos poços onde está se alocando assentamentos israelenses... um apelido pra liberdade naquele lugar seria água?
Diferente do que temos visto na TV, aqui a informação foi trabalhada e passa credibilidade. Parabéns. 😊❤
O povo doa tanta arma mas ajuda humanitária ninguém faz né 😅
Israel ainda não tá precisando de ajuda humanitária.
@@guilhermegoldman n falei de Israel
@@panicoterror996 ué, quer mandar pra ficar mofando no meio do deserto?
Doa arma??? Kkkk va achando
Nenhum, nenhum, presidente americano se elege sem o apoio da comunidade judaica. Um exemplo disso foi apos a 1o Guerra do Golfo onde apesar de vencido a guerra, o presidente Bush (o pai) e o primeiro ministro de Israel, Icsaac Shamir, nao se davam nada bem. Aí choveu dinheiro na campanha do Clinton (nao, nao estou dizendo q o Clinton venceu apenas por causa disso) alem do carisma, da aparencia jovem a lá JFK, choveu dinheiro na sua campanha. E lá nos EUA dinheiro é o mais importante numa campanha.
Os Judeus nos EUA possuem grande poder Econômico.
Quem tem poder econômico domina a política.
Os EUA foram engolidos pelos Sionistas nos meados dos anos 30.
Dinheiro em campanha política é o mais importante em qualquer lugar do mundo, principalmente no Brasil.
Foi de suma importância as colocações sobre a história partindo de historiadores estudiosos do assunto a mais de 30 anos de análise geopolítica
Com certeza, eles tem uma visão histórica mais clara que analistas políticos, pelo menos do passado.
Muchas gracias por estas noticias. Bendiciones y saludos.
Precisamos de amar um ao outro,pois guerra é só destruição.Somos seres mortais. Precisamos de paz e amor.
quem dera fosse assim
pede aos terroristas que amem os cristaos ,os gueys etc ,etc ,eos muçumanos tambem amem gueis cristaos 😅😅😅😅😅 ai acaba metade da desgraca no mundo 😅😅😅
Comentário verdadeiro, mas muito simplista.
Israel também tem função semelhante à Coreia do Sul e Japão na Ásia, hoje são extensões de apoio mútuo com relação aos EUA nessas regiões, por mais que lá no Oriente tenham países que também estão mais apaziguados em relação aos EUA, Israel ainda é uma garantia maior
Obs: eu só vi que o vídeo meio que citou algo parecido dps que comentei
e estão muito bem por esse apoio. Os caras são feras, até outros povos Árabes querem abandonar esses lunáticos que se explodem por virgens no céu e querem apoio dos americanos
e todos esses países sãos os melhores de suas regiões
@@cavaleirosemlicenca3894 , as organizações criminosas pseudos-islâmicas foram criadas pelos EUA: Taliban, Al Qaeda, Daesh. O Hamas foi criação de Israel e EUA. Enfim, terroristas criam terroristas.
@@cavaleirosemlicenca3894nao que eu defenda eles mas se pensar pelo menos seria bem melhor se explodir por virgem do que por politico ne... ai que condiçao alguem lutaria
Sem falar que sao democracias!
@@paulofreiree
Que tal explicar as motivações religiosas desse conflito? O que ser árabe, mulçumano e palestino? Isso é religião ou etnia?
Na verdade as motivações são políticas e econômicas. A religião serve pra legitimar a falta de moral em nome de uma suposta permissão divina.
No Brasil, o paralelo é basicamente religioso por questões sociais. Mas no contexto da guerra, é apenas político.
Mas exemplificando sua pergunta: judeu é uma linhagem de sangue que pertence ao profeta que o Deus dos judeus prometeu a terra que eles alegam ser deles baseado nas escrituras que ironicamente foi escrita por eles. Apesar de dizer que qualquer um pode se converter, a coisa não funciona assim. (Tente).
Árabe é etnia original daquela região. Muçulmano está ligado a religião. Palestinos são os moradores da região da palestina (atual Israel) que após Israel perder pra Roma e fugir pra todos os cantos do mapa, se estabeleceu, de forma natural com o passar dos séculos ali e foi recentemente arrancada com poderio militar dos "judeus" que na vdd são europeus e norte americanos que nunca viram tal lugar mas se sentem no direito de expulsar e matar pela força os moradores que estão la desde que eles abandonaram. E por causa da legitimidade da própria religião segundo seu próprio Deus, eles estão apenas no seu lugar de direito que foi cruelmente roubado. Óbvio que as coisas não sao preto no branco. Mas vale a pena ler (ler mesmo) registros históricos, livros e notícias sobre esses ultimos tempos e vc vai entender sem ngm explicar oq aconteceu ali. Mais do mesmo. Apenas os europeus e norte americanos fazendo oq fazem de melhor, desde sempre e sem consequências. Pq se fosse questão de dívida histórica com Israel, os próprios países apoiadores ficariam o resto da eternidade recompensando todos que foram massacrados em suas colônias. Mas naose trata disso. É apenas massacre com finalidade política pura e simplesmente. Vc vai ver. É só ir atrás de fontes verificáveis e montar sua própria linha do tempo. Ótimo fds
Arabe é fazer parte de uma região que agrega varios países (vai desde arabia saudita ate certos países do norte da africa) ou seja compartilham de vários elementos de uma mesma cultura. Mulçumano é o mesmo que definir “cristãos”, ser muçulmano é professar a fé do Islã ou Islamismo, que é a religião em si que eles seguem. Portanto, por isso, existem árabes não muçulmano. E Palestina é como se fosse mais um país árabe, sao povos que estao naquela região desde a época dos Hebreus (povo precursor do judeus), sendo que com a expulsao destes da judeia/israel, os palestinos expandiram e multiplicaram por la durante muito tempo. Aos poucos os judeus foram voltando e passaram a dividir novamente o espaço com os palestinos (muçulmanos árabes). Desde então segue a briga e os dois possuem direito de seguir ocupando a terra, porem, deveriam aceitar dividir/compartilhar ermanamente
@@rosa_jbb que lavagem cerebral você recebeu, meu pai amado. A religião de judeus e cristãos estavam naquela região 2023 anos atrás e a religião muçulmana(islã) nasceu 632 anos depois na mesma região(foi Maomé quem escreveu o Alcorão, e criou o deus Alá). Cristão e judeus já viviam lá e foram a vida toda perseguidos e por isso estavam fugindo daquela região. Na época do nazismo muitos foram perseguidos e mortos, deixando mais uma vez livre a região.. Passado o holocausto, retornaram e os árabes mais uma vez estavam lá(xiitas). Árabes invadiram o oriente médio, e o norte da África, matando todos que não seguiam sua doutrina islã.. Veja como eles pensam a respeito do "outro" ser diferente deles.. outra religião, outro opção sexual, direto das mulheres.. Fora a briga histórica entre muçulmanos xiitas e sunitas-que hoje é dividida por Estados(países). O preconceito é a principal ferramenta dos muçulmanos e do islã.
Em 70 d.C , Jerusalém foi ocupada por as forças Romanas, marcando o início de um longo período opressão para o povo Judeu, durante séculos , os judeus enfrentaram perseguição , discriminação e expulsões.
Após a primeira guerra mundial o mandato britânico sobre a palestina deu deu a Grã-Bretanha a responsabilidade de administrar a região. O sionismo, um movimento político que buscava estabelecimento de um estado Judeu na terra de Israel, ganhou forças. Em 1947 as Nações Unidas aprovaram um plano de partilha da Palestina, que previa a criançao de um estado Judeu e um estado árabe na região . Os judeus aceitaram o plano , mas os estados árabes de opuseram .
Em 14 de maio de 1948, David líder da agência Judaica, declarou independência ao estado de Israel. A criação de Israel foi seguida por uma guerra com os estados árabes vizinhos e emergiu vitoriosa , embora com mudanças territoriais significativas. Desde então Israel enfrentou desafios e conflitos contínuos na região , incluindo guerras e tensões com os palestinos e outros países árabes , bem como esforço de paz e negociação, com destaque para o acordo de Oslo, que fracassaram em busca de paz.
O grupo Hamas foi fundado em 1987 e defendeu a aniquilação do estado de Israel , sem a possibilidade de acordo. Em 2006 venceu as eleições contra a Fatah , que buscava a autonomia da palestina .
A última pesquisa mostrou forte apoio a resistência armada contra Israel :
71% concorda com a formação do grupo armada.
86% não acham que autoridades
Possam prender membros do grupo armada.
80% sao contrário que o grupo de renda e entregue suas armados os órgãos.
Hamas quer Guerra e não a paz , defender Hamas não é estar ao lado do povo palestino , mas de pessoas que usam a violência como arma política .
Fantástica essa explicação e muito reveladora. Parabéns pela matéria.Aguardo outras!
Parabéns pela pesquisa Mariana! Sensacional o conteúdo. Assisti 3x para entender tudo.
Muito completo, só faltou a parte inicial do conflito lá por 1917 que teve uma pequena participação dos britânicos.
Mesmo nesse vídeo eles arrumam um jeito de falar segundo as lentes da narrativa deles, tendencioso
@@hugoviniciusaraujo3265vdd
@@hugoviniciusaraujo3265lúcido.
Gado não perde uma né kkk
Em 70 d.C , Jerusalém foi ocupada por as forças Romanas, marcando o início de um longo período opressão para o povo Judeu, durante séculos , os judeus enfrentaram perseguição , discriminação e expulsões.
Após a primeira guerra mundial o mandato britânico sobre a palestina deu deu a Grã-Bretanha a responsabilidade de administrar a região. O sionismo, um movimento político que buscava estabelecimento de um estado Judeu na terra de Israel, ganhou forças. Em 1947 as Nações Unidas aprovaram um plano de partilha da Palestina, que previa a criançao de um estado Judeu e um estado árabe na região . Os judeus aceitaram o plano , mas os estados árabes de opuseram .
Em 14 de maio de 1948, David líder da agência Judaica, declarou independência ao estado de Israel. A criação de Israel foi seguida por uma guerra com os estados árabes vizinhos e emergiu vitoriosa , embora com mudanças territoriais significativas. Desde então Israel enfrentou desafios e conflitos contínuos na região , incluindo guerras e tensões com os palestinos e outros países árabes , bem como esforço de paz e negociação, com destaque para o acordo de Oslo, que fracassaram em busca de paz.
O grupo Hamas foi fundado em 1987 e defendeu a aniquilação do estado de Israel , sem a possibilidade de acordo. Em 2006 venceu as eleições contra a Fatah , que buscava a autonomia da palestina .
A última pesquisa mostrou forte apoio a resistência armada contra Israel :
71% concorda com a formação do grupo armada.
86% não acham que autoridades
Possam prender membros do grupo armada.
80% sao contrário que o grupo de renda e entregue suas armados os órgãos.
Hamas quer Guerra e não a paz , defender Hamas não é estar ao lado do povo palestino , mas de pessoas que usam a violência como arma política .
Beaucoup de bonnes informations et bien présentées. Merci.
Excelente! Gratidão
É bom prestar atenção e compreeder as razões de cada povo pra que isso não aconteça aqui no Brasil. Se cada um pensar somente em si mesmo, um dia pode se chegar a um conflito, de enorme dimensão.
Mas... Não é o Brasil um palco de interesses desde o descobrimento? Ouro, Capitanias, Cana de açúcar, Coronelismo, Café com Leite, Industrialização Vargas, Guerra fria ( ditadura militar ) Bancada Evangélica, Bancada da bala e etc.... Cada um mirando o próprio umbigo. O conflito JÁ EXISTE por aqui!
terrorismo e terrorismo e isso nao tem pauta pra discusão... vc vai discutir o q leva uma pessoa a estrupar e matar outra, isso perde a razao da logica
Muito bem colocado, pois o Brasil tem um grupo de radicais da direita "Deus, Pátria e Família ".
@@antonioroberto6105Assim como tem grupos radicais de esquerda defendendo abertamente o Hamas.
O mundo inteiro poderia estar contra Israel e mesmo assim o país não seria destruído
Apoia incondicional é , a gratidão que o Estado americano tem ao povo de Israel , pelo fato de se identificar física e religiosamente com o povo judeu e , também pela história vitoriosa do povo judeu , pela sua capacidade de organização administrativa em vários setores, pelo seu filho Albert Ensten por desenvolver a bomba A , em território americano, por seus grandes bancos financeiros localizados nos Estados Unidos .
A Sociedade Judaica nós Estados Unidos é extremamente influente, tanto pelo lado Econômico como Cultural.
Tem muitas personalidades de origem judaica de destaque em diversas áreas, .
Isso conta e MUITO
Pô, os árabes tem a Mia Khalifa! 🤣
Sim
Ee por isso que a mídia judaica abafou o caso de tráfico de órgãos e de crianças e mulheres.
Vc nunca vai ler a respeito.
O judeu Jeffrey epstein, dono da ilha da pedofilia,foi " esquecido" por essa mesma mídia.
Os clientes da ilha da pedofilia....ninguém sabe nem nunca saberá.
Os casos de estupro em Hollywood, também sempre foi abafada pela mídia.
E por aí vai.
@@guilhermegoldmanE lembrando que a família dela é cristã e não muçulmana.
🙏Evangélicos orar, jejuar e obras de amor por toda a terra.💛🙏🌍🙏💚
Reportagem impecável. E como é hipócrita quem ainda acha que Biden é um anjo.
Bindem nao é um anjo mais nao apoia as atroxidades de terrorista! Que por motivos inumanos matam e atacam pessoas que estao a penas numa festa de rave
Eu fiquei tão decepcionado com o Biden, porque pensei que a sua eleição mudaria algo para positivo com a saída do Trump. Obama me decepcionou também porque mais parecia um show man do que aquele que lutava contra o imperialismo e a opressão, muitas vezes propagada nos seus livros. Enfim!
@@juliomonteirorodrigues3435 Trump, Biden, Obama, todos eles lutam pelos interesses do EUA, é complicado entender isso já que no Brasil todo mundo luta apenas por si mesmos, deixando de lado o interesses do BRASIL.
Nós somos pacíficos e empáticos. Nosso maior interesse é viver. O deles é lutar em nome de grandes corporações capitalistas
Adoro as apresentações da Mariana. Ao meu ver, ela não transmite lado ideológicos pessoais.
Isso me passa credibilidade jornalística.
Ela trabalha na BBC, a ideologia já está aí
É difícil pagar as contas fazendo jornalismo independente…
Ótimo Vídeo, explica claramente o apoio incondicional dos EUA ao Estado Judeu.
Os Judeus Americanos são poderosos e tem muitos poderes econômicos e políticos nos Estados Unidos .
E da Arábia saudita não?
Tem também, a questão alí não é superestrutural ou cultural. É ter um entreposto nos países árabes pros EUA manter domínio, não é porquê "religião"
@@Richard-cv8kgos americanos toleram os sauditas mas nao confiam, por isso os EUA nas ultimas decadas correram contra o tempo para ter a liderança mundial na produção de petróleo através da tecnologia do Fracking , por causa do óleo de xisto e o avanco da extração no Alaska e Texas, sendo este ultimo produzindo mais petróleo que todo o Brasil.
Excelente análise!
Parabéns pela ótima apresentação, ficou bem clara a intenção dos americanos na região, infelizmente.
Excelente documentário jornalístico. Parabéns
Não é estranho o Egito não querer receber os palestinos????? Porque será?
Está recebendo para isso 💰
Não é nada estranho, eles são aliados de Israel...
O Egito teme a entrada de militantes do Hamas juntos com os refugiados...
Eles não querem terroristas em seu estado. Não são idiotas. Só no Brasil quem queima pneu e para estradas é candidato a prefeito.
Obs.: não há santos em ambos os.lados no oriente médio.
Pra mim Israel foi muito é bonzinho todos esses anos. Já deveria ter passado o trator e plainado Gaza ainda no inicio dos anos 2000 e levado os palestinos de bem pra viver na Jordânia. A paciência acabou.
Meus parabéns por mais um ótimo vídeo!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👌🏽👌🏽👌🏽
Americanos e judeus são um casamento perfeito. Um aponta o alvo, o outro o gatilho.
Ótima reportagem e excelente jornalista!!!
Mto bom, bastante conteúdo em poucos minutos!
Forte análise ❤
É incrível como nos comentários as pessoas simplesmente parecem esquecer que seres humanos sofrem em guerras. Esquerda e direita simplesmente escolhem um lado e fingem que do outro não existem civis e vítimas.
Ñ existe , praticamente, esquerda após o fim da União Soviética. Existe direita e alguns críticos a ela do outro lado. O conflito de Israel ñ tem relação estrita com isto. Há uma etnia sendo expulsa de seu território histórico.
BBC, como sempre, impecável!
onde? hamas eh terrorista
Excelente matéria!
Muito bom não as guerras😢 mais as explicações 👍👍
Sempre achei inacreditável esse "incondicional" no apoio a Israel. Será que não tem a ver com mídia e banco? Será?.
$$$$$🇺🇸🇮🇱💰💰💰💰
Sim... os judeus praticamente mandam nos EUA, qualquer um pode ver isso.
Texto muito bem elaborado, parabéns...
Texto bem elaborado ?
Só oque ela fez foi culpar Israel pelas "contra medidas" "em excesso" sendo que o hamas está atacando civis sem dó nem piedade , mataram mais de mil só no primeiro dia, já d&c@ptaram mais de 40 bebês , fora as tortur@s de crianças em frente aos pais.
Insinuando que Israel, está errado por existir como país , sendo que só deixou de ser , pq o povo foi expulso de sua terra.
Tratou o USA como mal caráter por apoiar , e ajudar a criar o espaço que o povo já tinha no passado.
Uma super aula. 👏👏👏
Excelente vídeo, me abasteceu com argumentos, muito obrigado!
Obrigado pelo vídeo! Eu estive me perguntando exatamente isso
Melhor explicação e conteúdo sobre como entender este apoio incondicional dos EUA!
Apoio incondicional porque os EUA sabe da existência da riqueza de petróleo e gás na área . Ressaltando que Hamas é mais um grupo terrorista e nada tiveram a ver com 11 de setembro outros Sanguinário Al Qaeda . EUA realmente tem muito que apoiar . É na Palestina que que ele tem a riqueza do Petróleo . Paz a todos . Famílias inocentes a cada dia morrem . Ambos os países sofrem .
@@fatimahal-zahraa9605. Os estados unidos sempre com segundas intenções, sempre foi assim
Discordo! Ela é tendenciosa.
Porque têm interesses comuns. Um fabrica armas, o outro compra. Um precisa ter um território "amigo", cravado, de propósito, em 1948, nas fuças das nações árabes. O outro, se presta a esse papel.
Território cravado de propósito? Qual sería a terra correta ideal para levar o povo judeu?
Os Estados Unidos, so dividir no meio @@tiagosotero6003
Israel não é um simples comprador de equipamentos militares dos Estados Unidos, o ocidente e vários países do mundo (inclusive o Brasil) compram tecnologia dos israelenses também
@@tiagosotero6003Os EUA
Acompanhei bem a atuação do Alexander Haig, havia esquecido da sua definição de Israel como porta-aviões, relembrando agora nunca foi tão perfeita.
Corrigindo: desde que o grupo TERRORISTA Hamas
Pensei a mesma coisa. Estas mídias sempre fazem isso, amenizam pra uns e inflamam outros. É tudo questão de interesse.
Os neopentecostais frequentemente veem Israel como uma nação central na profecia bíblica e no plano de Deus, considerando que a restauração de Israel está ligada ao cumprimento das promessas divinas. A teologia do domínio, que enfatiza a ideia de que os crentes devem exercer controle e influência sobre a sociedade, reforça essa conexão ao sugerir que os fiéis têm um papel ativo na defesa e bênção de Israel, visto como parte de um plano maior de redenção e conquista espiritual.
Embora os neopentecostais vejam Israel como central na profecia, os judeus não reconhecem Jesus como o Messias, o que gera uma diferença fundamental nas crenças. Para os cristãos, a promessa de salvação se completa em Cristo, enquanto os judeus aguardam um Messias ainda por vir, refletindo visões divergentes sobre a redenção e o futuro.
O verdadeiro interesse geopolítico dos Estados Unidos no Oriente Médio é amplamente moldado por preocupações com a segurança, acesso a recursos energéticos e a influência na região. A aliança com Israel, considerada um parceiro estratégico, é fundamental para contrabalançar influências rivais, como as do Irã, Rússia e China.
Israel é um terrorista, alias esqueceu o que eles fazem com os palestinos a decadas? Essas ações promoveram o surgimento do Hamas e assim pare de ser um idiotizado chupador de rolha de judeu, pois gente de sua laia é tão culpados das mortes de palestinos quanto judeus1
de certa forma está certa
Por que Estados tbm podem cometer terrorismo
Deu uma aula de Geopolítica, parabéns pela reportagem
Pq n conseguem chamar o Hamas de terroristas?
"Grupo palestino"
Serio?
Hamas é um grupo terrorista e palestinos é uma nação a qual hamas domina a parte extremista
Comentário lúcido e objetivo. Muito bom👏👏👏
Mariana Sanches sou fã de você 🌹🌹😍😍😘😘🌹🌹💐💐💐
Parabéns Mariana, pelo seu documentário, excelente explicação e matéria, uma matéria dessa jamais a Globo Lixo esquerdista, divulgará aqui no Brasil, show de vídeo! Saiba que eu sou um escrito nato desse Canal, já dou o like antes de finalizar o vídeo...
Perfeita e real definição. Israel é quem manda no mundo.
Kkkkkk Grande piada de mal gosto
Grande reportagem, informativa e imparcial. Parabéns!
"Imparcial?" Ela em nenhum momento chama o Hamas de terroristas, ela evita enquadrar eles ao terrorismo
Parabéns, muito bom, agradeço toda a informação.
Q vídeo top! Q jornalista top! A cada minuto brilhou e pesquisa e conhecimento de diversas áreas para a construção da informação! Entendi algo complexo de forma clara! Parabéns e obrigado!
Tremenda análise, bem fundamentada e isenta.
Súper isenta kkkk acho que é bolssonaàrista
Parabéns 👏 belo comentário e bem imparcial!!!
Excelente explicação👏👏👏👏
Excelente, Mariana! Muito elucidativo e didático. O ponto que mais me chama a atenção é a comparação que considero super adequada das respostas ao 11 de setembro e ao 07 de outubro. Dai fico com o seguinte questionamento: se a reação desproporcional de Israel não vai por fim aos conflitos, e se a origem do terri0r do Hamas é, segundo eles próprios, uma reação aos ataques constantes que o Povo Palestino sofre há mais de meio século, existe outra saída para o conflito além do cumprimento dos acordos já firmados e que em parte nunca foram obedecidos?
Boa pergunta, na minha opinião, teria que haver um trabalho igual ao feito pelos americanos na Alemanha pós guerra.
Muito bom....oremos pela paz global
Pode ser, mas morre muito mais pessoas na África de fome e guerra. No entanto, não sai em nenhum jornal.
Explicação maravilhosa!
Eu gostei😊😊 muito obrigado pela informação
Israel é ponta de lança no oriente médio para garantir o avanço dos Estados Unidos nos seus interesses de domínio de todo o Oriente. Quanto ao apelo religioso aclamado por evangélicos atende perfeitamente aos interesses dos dono do mundo; manter um povo abobalha sem entender a dimensão do que realmente está acontecendo.
So interesses politicos, ganância por poder, querem eliminar o povo palestino, que tristeza, é inicio de uma 3 guerra...
A questão é muito mais complexa. Israel tem prerrogativas para estar nesse local onde hoje é soberano! Tem uma história milenar por trás! Os palestinos nunca foram "donos" dessa terra. Nunca houve um estado palestino! A confusão começou com a Inglaterra que prometeu aos dois povos um estado. E depois a ONU interferiu, mas a região é um campo minado de grupos extremistas. Israel teve que lutar e até hoje não vive em paz
Infelizmente !
Israellamberty
Israel pode estar onde ele quizer, isso não lhe da o direito de querer exterminar um povo......opressão desapropriação e violência, ele não tem esse direito....
@@israellamberty1666 O sistema religioso e doutrinário de Israel encina que ha 7 céus, ora, quem tem a promessa de 7 céus precisa matar ou morrer por uma só terra?
Parabéns pela excelente matéria!
Esta é a primeira vez que vejo uma reportagem falar da conexão dos evangélicos com Israel e sua implicação "ideológica", embora o termo exato seria teológica. E ainda fez a ponte ao movimento evangelicalista brasileiro. Seria interessante aprofundar nesse tema em alguma nova oportunidade porque há muito a ser dito.
Tem gente que fala do que nao conhece.
É ideológica sim. Ela esta certa.
@@quolibetnomine6358😂😂qual realidade? 😂😂quer dizer que você torcer pelo Hamas e sua família não pode torcer pra Israel ?😂😂 É CLARO QUE UM CRISTÃO VAI APOIAR ISRAEL CRIANÇA
@@Br.2921 Realidade de apartheid que os palestinos vivem? Realidade de uma prisão a céu aberto, da miséria forçada, da barrada de alimentos, água e insumos básicos. Você é um cretino mal caráter de dizer que alguém está torcendo pelo hamas, quando todos falam pelos milhões de civis que são refugiados dentro da própria terra sofrendo ataques constantes de um estado sionista.
Tu é moleque, cristãos acabaram de sofrer um ataque na catedral de São Porfírio que foi alvo de mísseis israelenses.
@@Br.2921 Não sou a favor do Hamas, porém, com base no Evangelho, acho que Cristo não apoiaria Israel. Veja o que Jesus ensinou a seus discípulos e tire suas próprias conclusões:
43 - Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” 44 Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, 45 para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. 46 Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! 47 Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. (Mateus 5.43-48 NTLH)
Isso é aula. Grato!
Que Menina, digo carinhosamente. Mais como fala bem e sabe o que está falando. Parabéns moça a você e à BBC pois gostei imensamente de sua reportagem. Seja mais e mais iluminada, parabéns .
Excelente explicação, uma profissional maravilhosa.
Magnífica abordagem.
Só falta um vídeo dizendo como o governo britânico é responsável direto por esse conflito sem fim. Mas a BBC nunca vai dizer, né?
Já tem, procura lá…
Muito boa a reportagem. Essa jornalista é excelente!!!
SIM. Concordo.
Por que? Dinheiro, claro. Guerra é uma oportunidade incrível de se ganhar grana com venda de armamentos. E a região onde se encontra Israel é um excelente cliente pra armamentos.
Alguém já viu os EUA fazendo alguma coisa pra acabar com conflitos? É só aparecer alguma tensão entre países, que os EUA aparecerem rapidinho pra vender seu peixe.
Terrorismo é algo bom pra o negócio chamado guerra. Não se iluda. Líderes de países não estão preocupados com seu povo. Eles está preocupados em ganhar dinheiro e poder. E Israel é um excelente cliente dos EUA
Forte hem 😓
Excelente informação.
Porque foi ideia deles criarem um país em 1948. Ideia aceita, mas com restrição dos países de outras religiões.
Pq os EUA não criam um estado de Israel nos EUA???? 😂😂😂😂😂
Ótima sugestão kkk
Por mais irônico que pareça, a muito anti semita nos EUA, sendo a KKK um desses grupos, que além de negacionismo em prol do holocausto (e obviamente em prol da eugenia contra negros), eles estão na politica americana constantemente mandando indiretas contra os aristocratas judeus norte americanos que dominam algumas industrias de lá, uma delas a cinematográfica.
Eles seriam atacados do mesmo jeito já que os terroristas não vivem felizes com a existência de Israel .
pq jususalem fiuca na america ne, ignorancia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@larissabarbosa3914né não?
Só aplicar a palheta de cor de Peter Griffin pra saber quais povos são acolhidos pelo Diretos Humanos. E para quais a Midia tem uma versão factual e justa.
A maioria da população israelense é não descendente de europeus, mas de judeus que viviam no mundo árabe e também têm a pele mais parda (os chamados sefarditas e mizahri), fora os israelenses que são árabes mesmo, muçulmanos e cristãos (20% da população se n me engano).
Justiça seja feita, porém, a BBC faz um trabalho excelente nesse aspecto, muito melhor que o resto dos órgãos.
Muito bacana a reportagem, parabéns por trazer lucidez ao público.
É irônico os 🇺🇸 apoiar Israel, enquanto da liberdade para naz ista fazer desfiles.
Em gaza tem lojas que vendem camisas com suástica
Uma coisa é o governo apoiar, outra coisa é meia dúzia de lunáticos.
Lá (EUA) felizmente ou infelizmente a liberdade de expressão é bastante levada a sério.
@@karloseduardo7176 fonte? TC?
O que eu acho mais horrível nos EUA é o quanto de neonazista que tem lá
@@felip3442 procure
Isso sim é jornalismo impessoal 💪
Excelente explicação. Pouco ou nada enviesada, direto ao ponto e com um tempo de duração bacana. Parabéns, BBC.
Admirável abordagem de um tema tão controverso !
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns, muito esclarecedor
Excelente abordagem!
Paz 💛🙏🌍🙏💚Para a humanidade. Não ao terrorismo.Não ao ódio e sim ao amor. Love
Bem interessante e complexo, talvez a galera entenda um pouco da complexidade dos conflitos e saiam dessa análise rasa e dicotômica entre o "bem e o mal".
bem está apenas no inocentes, o resto é tudo mal, a questão é que quem ataca primeiro sempre será o errado, assim como a Rússia atacando a Ucrânia, pois o atacante tira a paz e promove a morte, é bem simples de entender.
mas quem disse que quem atacou primeiro foi o Hamas? Hamas é algo criado pelos Estados Unidos e Israel. Estados Unidos ja financiou esse grupo.
@@wellingtonmesquita1465
Como fator 6 poderia comentar sobre como a indústria armamentos americana lucra com tudo isso
Quem não se comove com a situação dos inocentes que sofrem com aa guerras, é porque já perdeu toda a empatia e amor que tinha no coração!
verdade
@@marilenemuniz6651 E muito riste Marilene, é que estamos presenciando que a maioria das pessoas e parece que já perdeu a sua empatia e seu amor pelo próximo! Lastimável ! Não sabem que a verdadeira felicidade também pode ser encontrada nas boas ações , sejam elas quais forem ......... Tenha uma ótima noite! Grata pelo comentário!Atenciosamente-Patricia.-
Excelente reportagem
Excelente matéria! Well done, Mariana e equipe.