Verdade ! Moro em uma cidade média , e o que mais acontece aqui são os condomínios fechados , em contrapartida casas antigas do centro estão abandonadas .
Condomínio fechado é fruto de uma sociedade insegura. "ah mas é só dar educação e resolver os problemas sociais...." sim, levaria décadas e décadas pra sanar a questão, enquanto isso a sociedade continuaria insegura
@@fernandoferreira4322 mas o que é causa e efeito? será que não é o muro que ajuda a causar criminalidade? passar do lado de muros e condomínios fechados a noite é horrível, se um bandido invadir uma casa ninguém vê o que acontece no "quintal".. eu acho que deve existir uma forma de urbanismo que facilita a violência e outra que ajuda a manter a segurança, no caso, o muro ajuda na violência, o que acha?
@@tatuncanara5934 O problema é que a situação de insegurança já está instaurada, não tem como resolver outros aspectos sem se proteger antes. O muro é péssimo pra quem está fora e seguro para quem vive dentro.
Enquanto São Paulo - às duras penas - tenta contornar os erros de quase 50 anos de anti-urbanismo, as suas prósperas cidades do interior parecem ignorar a capital e repetem a dose numa receita falida, centrada no carro como principal meio de transporte, expansão em direção aos subúrbios em condomínios fechados, esvaziamento da região central e verticalização de má qualidade. É uma pena, porque tamanha riqueza poderia produzir cidades mais compactas, bonitas e, sobretudo, mais eficientes para se viver. Não é o que se vê na maioria dos casos.
Infelizmente, São Paulo acaba sendo um espelho para as cidades do interior. Morei em Ribeirão Preto por 3 anos e assisti de perto a explosão dos condomínios fechados, criados cada vez mais longe do centro da cidade. Uma cidade tão rica e com tanto potencial foi ficando cada vêz pior. Já tem uns 10 anos que não volto lá, mas duvido que tenha mudado alguma coisa. Se até em São Paulo a cabeça do pessoal ainda é a mesma... Parece que dá status morar bem longe e reclamar do trânsito.
@@amandavlogzzSim não dá pra reclamar dos políticos, infelizmente a mentalidade do brasileiro é um pouco estranha, as vezes ele prefere pagar 10 mil reais em celular ao invés de rebocar a própria casa! Por exemplo entendo a necessidade de cada pessoa, porém no bairro onde moro, é bem novo, porém as pessoas já fazem descaso com a praça, nem sequer se preocupam em pintar o portão ou rebocar a casa, mas possuem carro com som alto, esse som não deve custar menos de 3 mil reais e assim por diante! Aqui romantizamos a pobreza
Uma cidade grande compacta é muito cara pra se viver , metade da população viveria em estúdios ou cortiços , como alguém construiria uma família em uma cidade compacta ?
@@rafaeltorresdemelo5433 Você não entendeu o conceito de cidade compacta. Cidade compacta não é uma cidade cheia de moradias pequenas. Cidade compacta é uma cidade onde as moradias (pequenas, médias ou grandes), assim como os comércios, não ficam segregadas. Nova Iorque é uma cidade extremamente compacta. Você acha que lá não moram famílias? Em Paris não moram famílias?
Sou de Santo André/Sp, vivi 4 anos em Ribeirão Preto e há 3,5 vivo em Zaragoza. Nesse tempo aqui, entrei em um carro menos de 10 vezes. Quando vou ao Brasil, é preciso todo dia. Cidades na Europa são compactas, então não é preciso se deslocar para fazer o básico como comércio. Problemas? Existem e MUITOS, não há perfeição. Mas é gritante como as coisas podem ser melhoradas.
O Brasil além de não ter tido planejamento em suas cidades no início, depois resolveram copiar o método de subúrbio norte americano (porém fizeram de qualquer jeito na maioria das cidades), ai é o que vemos hoje, além de diversos outros problemas como alguns bairros a galera não quer que tenha comércio pq vai aumentar a movimentação de gente "estranha", ou vai aumentar o barulho de gente passando e etc etc, ai junta algumaa leis municipais de alguns locais que não pode ter determinado tipo de comércio em tal bairro e etc. Ai todo mundo quer morar perto dos serviços e etc, mas ninguém quer ter esse tipo de serviços e movimentação na rua da própria casa. Ai fica difícil neh E pra arrumar isso é praticamente impossível, pq vai derrubar tudo e refazer do zero?? Seria o ideal mas só seria possível num jogo de computador, na vida real seria impossível. Além disso a necessidade de carros é pq a maioria mora longe do emprego, pois grandes conglomerados de indústrias e escritórios se concentram em pontos específicos em sua maioria. Serviço de transporte público ruim que não atende e não suporta a demanda, principalmente horário de pico, além da insegurança nele, assédio, golpes, batedores de carteira, etc etc, falta de conforto, brigas, etc etc. Além do carro ser uma forma de mostrar que o pobre venceu, pois num país pobre como o nosso e o preço de carro astronômico, ter um bem desse chama atenção, mesmo que seja um carro popular, além da cultura automotiva ser forte (eu mesmo adoro carros, motos, e etc, nas também concordo que um transporte público eficiência desafogaria as ruas e deixaria melhor de dirigir pra quem realmente precisa e pra quem gosta). De qualquer forma, a única solução a longo prazo é a educação de qualidade, reformulação dos meios Educacionais e métodos mais eficientes, sem isso qualquer outra coisa pode até funcionar mas ainda ficará com cara de gambiarra, seja um serviço ruim ou infra-estruturas ruim ou as própria pessoas que não contribuem para que aquilo funcione direito
Sou de Ribeirão Preto sou entregador de moto e fico incrédulo com a quantidade de condomínios fechados que tem aqui e super distantes das áreas comerciais. Parece ruas dos EUA vazias, pessoas na rua só praticando atividade física correndo ou de bicicleta
@@RafaelOliveira-ls1gy Ribeirão se transformou em uma anti-cidade. As avenidas muradas de Bonfim são tristes e o apartheid social é horrível, a elite vira as costas para os problemas da cidade, não estão nem aí para quem está do lado de fora.
Morei 32 anos ai, realmente eu fico assustado como a arquitetura de Bauru, em ruas comercias e fachadas de comércio, simplesmente ignoram a possiblidade de ter uma árvore pra fazer sombra. Isso é bizarro! O sapiens ainda vai sofrer muito aqui nesse planete, em razão de sua própria ganância e estupidez!!
Bauru é ruim de andar a pé, ruim de andar de carro e ruim de andar de bike. Não tem um parque, pouquíssima área verde, um calor infernal, e se você sai de carro o asfalto nos bairros é o pior que já vi na vida. Só deve ser bom dentro dos condomínios afastados mesmo. Único lugar pra ir com criança é o shopping. Fui embora pra não voltar nunca mais.
Que belo exemplo de cidade viva. Sou originalmente de Jundiaí-SP, uma dessas cidades médias. E há coisa de 20 anos atrás, saí para não voltar. Não porque a cidade fosse ruim. Mas por falta de atividades culturais na cidade, acesso a serviços, e mesmo por falta de comunidades profissionais que acontecem em grandes centros no Brasil. Esse vídeo é bem ilustrativo do que pode ser melhorado, e talvez sem grandes investimentos, mas com um planejamento que leve isso em conta.
Olá Raul! Você poderia convidar os principais candidatos à prefeitura de São Paulo para uma entrevista. Seria interessante saber das propostas para mobilidade, urbanismo e outros temas que você trata no seu canal. Digo uma coisa: só em você entrevistá-los, eles já iriam aprender muito. Se eu fosse prefeito, iria te convidar para fazer parte da gestão.
Exatamente! Faço das suas as minhas palavras! Se eu tivesse uma oportunidade única de ser prefeito de São Paulo, com certeza eu iria mudar essa cidade, e convidaria o Raul para fazer parte disso. É competente, entende bem do assunto de mobilidade, urbanização, arquitetura. Infelizmente, a cidade é "governada" por um fantasma...
@@harlansilva8935 aproveito que você falou de Salvador para desejar a vocês que moram aí que a mobilidade seja melhorada, tomara que esse tal VLT se torne realidade. Vi a cidade se transformar no bom e no ruim também, vi tentativas de prefeitos priorizando o concreto e deixando áreas verdes sendo destruidas.
Venha pra Salvador também. Aqui compramos os vagões do VLT de Cuiabá pra usar num sistema que deveria correr trens ou metrô. Tenho certeza que vai ser uma chiadeira depois, pq vai ser um sistema lento e sem capacidade de levar adequadamente as pessoas
@@silviabas463 A Dilma não ia fazer o trem bala para a copa de 2014? E o fura fila do Alckmin que não tá pronto e corta a zona sul, do aeroporto ao estádio do sp?
Quem dera Ribeirão não fosse tão provinciana no seu sonho de se tornar uma cidade média estadunidense, separada em ilhas de condomínios fechados, onde se precisa de carro até mesmo para comprar o pão para o café e acordasse para a realidade de Zaragoza, com suas praças charmosas, ruas boêmias, transporte público de massa e de qualidade. Triste ver que nós brasileiros estamos de costas para o que as cidades europeias podem nos ensinar, mas ávidos por nos entorpecer com o "sonho estadunidense" de carros e mais carros.
Fico muito feliz em ver o canal chegar a Ribeirão Preto, Piracicaba e Franca… se puder, espalha pros amigos aí!! Estamos copiando o pior do pior (e que ainda tem manutenção caríssima!)
@@SaoPauloNasAlturas a minha felicidade é ainda maior em saber que um canal com conteúdo de tanta qualidade nota nossa vila interiorana. Conte comigo na divulgação, principalmente no Skyscraper City que trata da cidade. Muito obrigado por se lembrar de nós.
Com a violência que temos, com a má vontade que grande parte tem contra a atividade policial e com a legislação criminal que só favorece bandido, é impossível termos cidades modelo. E ainda nem mencionei o tráfico de drogas
@@SaoPauloNasAlturas Estudei na ESALQ, em Piracicaba, e as maiores queixas dos moradores são saúde precária e segurança pública. Como resultado, todos levantam muros altos, instalam grades, alarmes e câmeras. Não há mistério pra isso. E tbm não podemos nos fazer de tontos, achando que sem a melhora da atividade policial, com implantação do excludente de ilicitude e outras medidas, e com a ausência de legislação criminal rígida, vamos ter condições de ter cidades seguras e mais humanizadas. Enquanto isso, o povo se protege como dá.
@@guso8188 não é a atividade policial ou a legislação que favorecem o combate ao crime. O crime é combatido com a presença do estado em outras esferas. Oferecendo educação, saúde pública, infraestrutura, trabalhando pelo desenvolvimento e geração de empregos e por melhor justiça social, com uma distribuição de renda mais equânime. O direito penal e a polícia, são as últimas alternativas, depois de todas as outras serem implementadas, no intuito de combater a atividade criminosa. Lembrando que no Brasil, nem mesmo a polícia é empregada de forma correta. Aqui valorizamos a atividade ostensiva e violenta, geralmente operada por nossas polícias militares. No restante do mundo, se valoriza a ação investigativa, no intuito de solucionar os crimes e punir quem de fato os cometeu. Mas um país que elege um beócio neoliberal, um boç@l que fala contra vacinas, não está preparado para essa conversa!
Como é maravilhoso, ouvir um Roteiro Crítico, inteligente, coerente... impecável!!! Aqui na cidade do rio de janeiro (em minúsculo), temos ambos ambientes. Recreio e Barra da Tijuca de um lado, e as favelas do outro, tal como à cidade retratada neste vídeo. Evidentemente, com arquitetura diferente. Nossas Zaragozas, são amadas por seus moradores, com baixíssimo custo de vida, com água e esgoto, gratuitos; segurança particular, também gratuita. Nestes locais, não existem assaltos, estupros. Sim. As Leis nestas inúmeras "Ilhas paradisíacas", espalhadas pela cidade. Quem infringe às Leis, jamais repetirá. Não nesta vida. Os Arquitetos, constroem edificações criativas, que desafiam a Física, não sendo exagero dizer que, "foram projetadas por Deus", atraindo turistas nacionais e estrangeiros... Venham conhecer nossas Zaragozas!!!
Brasília, por seus dirigentes, há décadas, andando na contramão. Só projetos e obras rodoviárias para carros. Falta de culturas urbana e qualidade de vida. Dirigentes sem.
Brasilia foi arrasada em 60 anos de vida. O incrível projeto urbano de Lúcio Costa não tem sido respeitado e, a meu ver, há um defeito original em relação ao pedestre e ao ciclista que tinha que ter sido corrigido já faz tempo. O transporte público é muito ruim. As áreas verdes e os prédios baixos no plano piloto e no lago são um luxo. Pra poucos, claro. Isso é o Brasil. Benesses de qualquer tipo são sempre para uma minoria nesse país campeão das desigualdades!!
@@kr945Há cultura urbana e qualidade de vida mas somente em algumas partes da cidade. É a 3a maior cidade do Brasil. É incrível que tenha crescido tanto em somente 64 anos. É um fenômeno. No entanto, mal administrada. O governo atual é péssimo. Até Damares conseguiu ser eleita senadora pelo DF sendo que ela não tem vínculo nenhum com Brasília. Um descalabro total.
Quando fui em Montreal no Canadá e vir uma avenida fechada para carros, pessoal caminhando e conversando, vários bares, restaurante e lojas. Foi a cidade mais linda que já fui.
Eu moro em Sorocaba, uma das cidades médias do interior paulista e é triste ver o caminho que ela está tomando, condominios e mais condominios fechados com um muro enorme tampando o que era uma bela vista de um vale, ou uma rua bem arborizada que tinhamos aqui perto a minha casa, uma pena
Assistindo esse vídeo percebemos que estamos no mínimo um século atrasados. Desmontaram toda grande rede de transportes ferroviário que havia no interior de SP, e não colocaram nada no lugar. Substituíram por rodovias, com muitos pedágios que por vezes acabam isolando muitas cidades, travando o desenvolvimento delas. Agora o governo vem apresentar projeto de trem intercidades, pra ficar pronto daqui muitas décadas, pra corrigir um problema que eles mesmo criaram.
Maravilhosa Zaragoza! Todas as cidades espanholas, até as mais pequenas tem garagens subterrâneas em suas praças, sejam no centro ou em bairros. Sem contar o tranporte público q funciona muito bem. Fui duas vezes a Zaragoza e é uma delicia de cidade. Aliás a estação de trens de alta velocidade se chama Zararagoza-Delicias.
Apesar de vc falar sobre a triste situação urbanística brasileira, a forma que vc fala é maravilhosa, uma poesia nos toca o coração !!! Acredito que vai tocar de forma que realmente a gente passe a tomar atitudes diferentes significantes. Gratidão ❤❤❤❤
As cidades médias brasileiras estão simplesmente repetindo os erros de urbanismo de 60 anos atrás. Pelo visto, lá pelo século 22, o Brasil chega no ano 2000
Cidades como Sorocaba e Campina Grande pretendem implantar VLT nas ferrovias que cortam suas áreas urbanas ao meio. Poderiam ser uma grande oportunidade para promover a reurbanização e ocupação da "orla ferroviária" dentro do conceito do desenvolvimento sustentável e saudável
Fui aluno de um secretário de transportes em Sorocaba e lá em 2010/2011 ele já dizia sobre o plano do VLT, mas até agora conseguiram o BRT há uns 4 anos. Sem contar o trem intercidades projetado em 2012 e só agora volta a tomar forma, ainda no papel.
Muito Interessante. Adorei. Moro no Bairro Tatuapé em São Paulo de frente a 2 das 3 maiores Torres do Estado além da Poluição Visual, e ao lado da Av. Celso Garcia, uma das mais Poluentes e Barulhentas do Mundo. Estive na cidade de Bragança Paulista como opção de moradia. Praticamente todos imóveis em áreas Altas(Prédios e Condomínios Fechados) sem condições de Caminhar e sem Ónibus, ou seja praticamente todo morador se locomove de Carro. É preciso mudar esse Conceito de Morar URGENTE. Grande Abraço
Sou de Mato Grosso do Sul e conheço várias das cidades médias e "quase médias" do Brasil e noto um padrão ao conversar com as pessoas: os mais pobres e os mais escolarizados estão mais do que dispostos a "aprender com Zaragoza", querem transporte público, parques e comércio perto de casa mas a elite local e a classe média é fissurada nas cidades do Texas e da Flórida como modelo de urbanismo: amam condomínios enormes e quase desabitados, fazem praças de puro concreto e "limpam" sempre que podem comércio de rua. Ao mesmo tempo essas elites locais dizem que a cidade "não é como antigamente", que perdeu o charme do interior mas a culpa é do pobre, do haitiano, do indígena...
@@matheushpsa Concordo contigo. Por décadas, assistimos filmes americanos com cenas de condomínio suburbano. É difícil reverter essa lavagem cerebral. O mais triste é saber que se o Artacho Jurado construísse um prédio hoje, ninguém de classe média iria querer morar nele por causa dos comércios no térreo.
@@idromano Sim e nesse caso mais ainda. Pessoas em moradias precárias ou morando de aluguel tem expectativas para a cidade bem diferente de quem herda imóveis e terrenos.
@@feliperogerionunesdeolivei9795 Uma coisa tbm que não se pode subestimar ( falo por mim tbm, não me excluo fora dessa) é que geralmente quem está no interior por opção quer sossego: eu mesmo odiava o estado em que as ruas ficavam durante e depois do carnaval aqui. Se as pessoas sentem que perderam ou perderão a paz elas fazem "castelos".
Super interessante. Estou gostando muito de acompanhar o canal. Uma excelente iniciativa de mudar a mentalidade de condomínio, uma verdadeira monocultura no nosso país (usando as idéias de Safatle e Dunker)
Sou Santista, morador de Joinville. parece que vc descreveu perfeitamente a cidade, a antiga cidade das biciclitas hoje vem retirando ciclovias e ciclofaixas para dar lugar a carro, uma falta absurda de arvores e areas de lazer.
Moro no centro de Ribeirão Preto e me sinto representado pelas críticas do video. É impressionante como abandonaram o centro por aqui, cerca de 40% dos imoveis estao vazios, as ruas estão com obras inacabadas há anos e até a prefeitura anunciou recentemente que sairá daqui para um bairro bem mais afastado, em um "condomínio administrativo". Enquanto isso, os condomínios fechados se expandem rapidamente nos arredores da cidade, criando verdadeiros feudos murados em torno de shoppings, o transito caotico nos horarios de pico e o transporte publico cada vez mais reduzido. E o pior é a desesperança, pois nao há uma liderança politica sequer que se oponha a essa expansao anencéfala...
Legal você citar duas das minhas cidades, Feira de Santana (de nascença), Ribeirão Preto (de carreira). Feira de Santana no início teve um belo planejamento urbano, hoje é só muro de condomínio pra tudo que é canto da cidade. Um centro que poderia ser lindo, mas que demoliram varios lindos casarões, e hoje no centro é apenas comércio. Já Ribeirão Preto eu considero uma situação do centro um pouco melhor, tem mais densidade residencial.
Poxa vida, que tapa de luva bem dado. Parabéns pelo vídeo! Sugiro a você abordar mais cidades de porte médio no Brasil que carecem (e muito) de repensarem as suas escolhas urbanísticas.
É impossível comparar as nossas provincianas cidades médias com as cosmopolitas européias. No Brasil ssguimos o padrão "norte-americano". Teria que ter um grande "awakening" da população para colocar pressão nos responsáveis pela administração das mesmas, para mudar esse mindset.
Nos USA isso está começando a acontecer. Se procurar, consegue achar alguns canais americanos e canadenses no TH-cam com críticas feroses ao urbanismo dos subúrbios norte americanos. Infelizmente, até esse movimento chegar ao interior do Brasil muitos anos já terão se passado
a desigualdade social brasileira se reflete em um monte de costumes e padrões. Esse, de buscar isolamento e se afastar do "povo" é apenas produto dessa desigualdade. As incorporadoras só constrói condomínios fechados porque tem demanda e as pessoas que desejam esse tipo de habitação não querem ficar vendo e muito menos convivendo com o povo "pobre e feio". Os governantes, por sua vez, além de não terem noção de urbanismo, permitem esse tipo de construção por lobby e por serem descolados da realidade da maioria da população, isolando-se em seus feudos também. É triste, mas assim o é e é muito difícil que isso mude em um cenário próximo, pois além da desigualdade não diminuir, também não há preocupação com urbanismo por parte da população
Eu não sei se é só isso. Acho que os brasileiros tem conceitos errados de urbanismo na cabeça e, mesmo a "elite intelectual", ainda que com boas intenções, acaba defendendo idéias péssimas, como a manutenção de "casinhas" em regiões centrais da cidade, a exigência de recuos e limitação na altura dos prédios, a manutenção de áreas "estritamente residenciais" no coração de metrópoles... As pessoas viajam e tem experiências ótimas em NYC, Montevideo, Buenos Aires, Paris, Barcelona, mas, quando voltam pra casa, querem fazer tudo diferente. As pessoas vêem, mas não entendem o que estão vendo. Não percebem que o simples fato dos prédios estarem próximos um dos outros e com comércio no térreo torna o lugar infinitamente mais agradável E MAIS SEGURO de se caminhar.
É complicado, moro na periferia e conviver com os mlk empinando moto na rua, funk até altas horas e biqueiras, fazem qualquer um desejar viver num condomínio fechado pra ter sossego.
🌵🌞Cidades como Ribeirão Preto... Sou da região de São José do Rio Preto, mas o que me desestimula a viver nesses lugares é o clima completamente seco e a sensação de deserto na parte da tarde. Tirando isso, seria perfeito! Realmente, cidades desse porte na Espanha têm suas estações de metrô e de trem entre cidades. Pessoas interioranas, na maioria, vivem de aparências, e ciclovias e arborização por aqui fazem vistas grossas....🚂🚴♂🌳
Zaragoza se soma aos exemplos de bom urbanismo das cidades espanholas. Desde do final do século XX boas ideias urbanísticas foram sendo gestadas e implementadas na Espanha e seu sucesso fez com que fossem replicadas no país e mundo afora. Elas abrangeram ações como: a) uma visão avançada de preservação patrimonial, que teve excelentes resultados na revitalização dos centros degradados; b) investimentos crescentes em mobilidade sustentável que tiveram grande repercussão na melhoria da qualidade urbana e ambiental; c) construção de equipamentos culturais e urbanos de impacto arquitetônico como âncoras do desenvolvimento urbano, dentre outros. O resultado foi um retorno espetacular no turismo, no empreendedorismo imobiliário de qualidade e a criação de um circulo virtuoso de investimentos privados que também favoreceram os investimentos públicos via crescimento de receitas. Uma combinação do tipo ganha-ganha que beneficiou a população, os empreendedores e o poder público e revolucionou a qualidade urbana na Espanha. Esta transformação já tem mais de 30 anos de bons resultados que aqui no Brasil a miopia empresarial e política ainda não enxergou ou não quer enxergar.
Aguardando um Goiânia nas alturas, uma pequena metrópole em que, sim, só há shoppings para o lazer, e a paisagem é dominada pelas onipresentes Dodges RAM
Setor marista, bueno, oeste, nova Suíça e agora Jardim América vão se tornar o futuro caos. Péssimo, péssimo, péssimo. Tenho pavor dr passar pelo setor marista em dia de semana.
@@thiaguinho_tj Somos dois! Nessas eleições municipais temos que olhar com carinho para quem olha com zelo para nossa cidade. Mais São Paulo nas Alturas e menos pontes do bolinho caipira
churrasco ou rodizio de sushi, resumiu muito bem qualquer cidade média do interior de SP - não tem nada pra fazer, vejo pessoas reclamando de SP e outras grandes cidades dizendo que no interior tem melhor "qualidade de vida", qualidade do que e pra que? ficar em casa assando carne na churrasqueira?
Vc descreveu com perfeição um pedaço de inferno chamado Maringá, que tem a mania de dizer que é a melhor cidade do Brasil. O transporte público é vergonhoso, o custo de vida e os salários empurram os mais pobres pra Sarandi onde os serviços públicos deixam muito a desejar, nenhuma cidade agradável por perto e o lazer se resume a comer e falar mal da vida alheia. E em alguns aspectos é muito pior do que São Paulo, inclusive: o trânsito é absurdamente vi0 len T0, motoristas mal educados e a população totalmente inculta. Um lugar deprimente.
@@opinioesaleatorias267 Pensava que Maringá fosse uma cidade maneira, acabei de mudar de opinião então... sou de Blumenau SC e pra mim, essa cidade é um antro de depressão.
Conhece Mogi das Cruzes? Região metropolitana de SP, boa infraestrutura, centro com comércio de rua forte, pessoas caminhando nas ruas, parques que ajudam a proteger o Tietê mas também lugar de lazer para a população, polo cultural e gastronômico, etc.
Uma cidade maravilhosa, talvez uma das melhores da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), mas... infelizmente, uma cidade bastante carrista, e extremamente viciada em condomínios fechados nos últimos anos. Aliás, Mogi, ao contrário do que várias cidades carristas dos EUA fizeram, ainda exige muitas vagas de estacionamento, além de não ter bons exemplos de uso misto nos empreendimentos mais novos.
@@CarlosSantos-ii6dr Mogi das Cruzes abriga um bom polo gastronômico na região do Parque Monte Líbano. Você pode encontrar bons restaurantes ao longo das praças Francisca Cardoso Mello Freire e Norival Gonçalves Tavares, além da avenida Capitão Manoel Rudge. Há ainda vários outros bons cafés e restaurantes espalhados em todo o vetor do Centro Histórico e Tradicional (Estação Mogi das Cruzes) e Cívico (Estação Estudantes).
A Serra do Itapety, ajuda proteger Mogi do avanço da mancha cinzenta da grande SP, q infelizmente já chega em Suzano. Mas infelizmente a cidade está tendo um crescimento desordenado, e o caos urbano está avançado pra região sul de Mogi, onde era conhecido como cinturão verde, e fica plantações de caqui e Hortifruti, além da Serra do mar.
É verdade! moro em Mogi das cruzes, a minha única indignação é a falta de preservação de casas e prédios antigos , muitos desses imóveis não possuem tombamento e são demolidos .
Que primazia de matéria Raul, parabéns! Seria muito interessante ter sua visão, análise e opinião da cidade que moro atualmente, Munique na Alemanha. Dê uma passada por aqui, te convido a um café, no centro e a pé, é claro 😅. Abs.
Excelente exemplo! Há um tempo venho estudando Zaragoza como exemplo. Compartilho nas minhas redes para mais pessoas abrirem os olhos a novas possibilidades.
Sou de São José dos Campos, com população aproximada de 750.000 habitantes, e você não faz ideia da imensidão desse lugar! Creio que nem em três vidas eu seria capaz de conhecê-la por completo. Outro aspecto a se ressaltar é a classificação do IBGE para municípios de grande porte: aqueles cuja população ultrapassa os 500.000 habitantes. Acredito que o autor do vídeo tenha cometido alguns erros nas informações apresentadas.
Ribeirão Preto levou muito a sério o apelido de Califórnia. É um inferno de secura, queimadas, SUVs e avenidas. Eu sou um exemplo vivo do comentário em 5:35. Voltei à Ribeirão para trabalhar em uma vaga de alta complexidade, depois de dez anos em SP, mas não aguentei nem três anos lá. Mediocridade é a regra: musical, gastronômica, cultural, intelectual e política. Só não é completamente indigente por conta do Campus da USP e seu entorno cultural.
Tenho muita curiosidade pra analises dessas de cidades do interior de São Paulo. Sou de Piracicaba, por exemplo, 400k habitantes e vejo umas escolhas em matéria de urbanismo e arquitetura que parece que a galera está uns 50 anos atrasados. Se vierem, me avisem que pago o peixe na brasa :)
Comi peixe aí em Piracicaba e comeria novamente. Como disse no comentário acima, fico muito feliz em ver o canal chegar a Ribeirão Preto, Piracicaba e Franca… se puder, espalha pros amigos aí!! Estamos copiando o pior do pior (e que ainda tem manutenção caríssima!)
São Bernardo do Campo e Guarulhos já eram pra ter, em cada cidade, no mínimo duas linhas de transporte metroviário de acesso a elas. Com estações sendo construídas no centro das cidades e nos bairros mais densos, não isoladas as margens de rodovias.
Conheço quase a totalidade das cidades médias do Brasil, infelizmente as do sul e sudeste acho que maís de noventa por cento estão com seu centro esvaziado, ao lado do centro sempre um bairro nobre com seus prédios com apartamentos de duzentos metros quadrados e três vagas de garagem, nesse bairro nobre sempre uma avenida principal com bares e restaurante que pra chegar precisa ir de carro porque o trasporte público é precário.
Moro em Sorocaba ha 10 anos, mas antes morei em Sao Paulo, Buenos Aires, Rio e Fortaleza. Este video é super pertinente, e a comparacao com moedleos europeus, ainda que culturalmente bem distantes, é apropriada, ate porque precisamos ter modelos de referência que de fato sejam bem desenvolvidos. Sobre Sorocaba, lamentavelmente, por aqui está-se caminhando a passos largos para o pessimo modelo de Sao Paulo🙄. Uma unica construtora dominando diversos pontos com um "estilo" duvidoso,, derrubando construcoes históricas, privilegiando o carro, praticamente sem lojas de rua para frrquentar a pé, e um centro esvaziado e praticamente sem utilizacao fora a comercial (exceto no periodo de Natal, evidenciando que poderia ser utilzado o ano inteiro, mas não é.).
Ola @carlamichelinesantosthomaz7086, tudo bem? Sou de São Paulo e morei em cidades como Piracicaba e Jundiaí. Estou querendo voltar para interior e fiquei em dúvida entre Sorocaba e São José dos Campos. O que gostei de Sorocaba foi que aparentemente tem bairros bons que se podem andar a pé e ate buscar o filho na escola como o parque campolim, jd pagliato e eltoville, bem ao contrário de São José que é só condomínio pra todos os cantos e sem falar na arquitetura de casas quadradas. Dentre as cidades que morou, acha Sorocaba interesante?
Como morador de uma dessas cidades médias (Piracicaba); Concordo plenamente! Cidades americanas acreditam que mobilidade urbana é só asfalto. Quando na verdade é necessário um acesso a serviços mais abrangente nessas cidades! Eu mesmo para ir em uma entrevista de emprego, dependo de uber com altas taxas
Olá, @saopaulonasalturas! Gostaria que você fizesse um video especial apontando os erros da cidade de Uberlândia. Fui no mês passado lá e tenho certeza que tem muito detalhe que você reprovaria. Eu, pelo menos, me senti incomodado demais durante as 2 semanas que estive lá: tudo é longe, se eu tinha que resolver apenas 2 coisas em 1 dia, eu precisava pegar pelo menos 4 ubers porque era impossível resolver à pé. O Teatro, meu maior alvo de entretenimento durante 1 semana, era em um ERMO onde apenas alí tinham pessoas circulando e em volta não passava transporte público, não tinha lojas que incentivassem a circulação de pessoas e era até possivel sentir certa insegurança. Ainda sobre o teatro municipal, creio que tive de andar cerca de uns 2 quilometros até finalmente chegar em um ponto em que o ônibus levava até o terminal central. Até no bairro residencial em que eu estava hospedado era tudo muito distante, sem movimentação. Gostaria que você fizesse um video apontando o que deveria ser feito pra aquela cidade fazer seus visitantes se sentirem mais acolhidos e usufruirem de serviços mais Funcionais e eficientes. Agradeço desde já!
Sou de Ribeirão Preto. A Primeira vez que vi essas marquises foi em Buenos Aires. Depois já vi na Suiça, Itália, e não consigo compreender a falta dessa proposta óbvia nas legislações. Aqui temos uma falta de adensamento enorme, pois a cidade se desloca conforme novos lançamentos em novas áreas. Temos diversos bairros praticamente abandonados e que ainda a legislação que antes era predominantemente residencial só veio após os bairros serem deixados. Vemos também a falta de parques proporcional à população, onde os existentes são frequentados resumidamente por pessoas de locais mais afastados. A cidade tem muito a tirar do potencial dela ainda...
Raul, já veio aqui em Juiz de Fora? Aqui tem condomínio de casas também, mas provavelmente por causa do relevo, a cidade é bem adensada para uma cidade média. E os bairros adensados costumam ter bastante comércio.
Aqui em Osasco, desde 2016, com seguidas mudanças no plano diretor (pra melhor, graças a Deus) está ocorrendo um rápido e massivo processo de residencialização vertical no centro histórico da cidade. E tudo foi destombado! Foram muitas transformações, mas o carro-chefe foi a demolição do Cine Glamour e sua substituição por um edifício mixto, com fachada ativa, e coladinha com os demais prédios vizinhos. No Google Maps, comparem as ruas do centro histórico de Osasco em 2011 e 2024!
Destombar o cinema e demolir, foi acertado. O que foi construído no lugar é terrível. Parece um prédio da 25 de Março dos anos 1990. Trocaram uma aberração por outra.
Estão verticalizando até demais. Hj em dia há bairros residenciais em Osasco com prédios que estão construindo com quase trinta andares e várias vagas de garagem. Tudo isso para atender quem? Não duvido que tais projetos tenham sido aprovados com base em lobby e muita propina das construtoras. O transporte público da cidade é um caos: possui tarifas mais caras que São Paulo, sendo monopolizado por apenas duas empresas de ônibus. Não há metrô em Osasco, nem VLT e as linhas de trem que atendem a cidade só servem direcionar o fluxo de trabalhadores da capital para a Zona Oeste da Grande São Paulo. Se for falar da questão estética, então! Aquela estrutura metálica do calçadão no centro é horrorosa! É uma cópia da Shopee de um Calatrava pra pobre, que só fez acabar com os coqueiros que davam um pouco de verde ao local. Osasco atualmente é o anti exemplo de urbanismo que jamais deve ser reproduzido em lugar nenhum.
Cada tapa na cara moral e pedagógico nesse vídeo! Sobre Ribeirão Preto é triste pensar que vemos shoppings sendo mais bem frequentados do que o centro da cidade, este que sofre com o esvaziamento do público, violência além das longas obras para tentar melhorar a mobilidade no trânsito.
O pior é pensar que aqui em Ribeirão Preto tem condomínios que não existem linhas de ônibus, devido ao rápido crescimento urbano.... Muitos funcionários e profissionais precisam desembolsar do próprio lucro em um Uber e afins...
Raul, seu canal é muitoooo necessário!!!! É impressionante como aqui no Brasil não se vê políticos (plural) interessados em mudanças, infelizmente! Em São Paulo (capital) mesmo, daria para se tornar referência mundial! Espero que ainda elegamos prefeitos e outros políticos (já que não é apenas prefeito que governa/aprova leis a cidade).
Raul, parabéns pelo trabalho. Moro em Cuiabá, foram gastos 1 bi no VLT, não finalizaram, está virando um BRT e os vagões do VLT foram vendidos, espero ter contribuído, vale um vídeo sobre o VLT em? Abraço.
Muito bem colocado o 'legado' da Copa, principalmente em Cuiabá. Nossos políticos não cansam da mesma fórmula do pão e circo, e o povo não cansa de ser trouxa. O resultado são cidades avacalhadas, os ricos encastelados e a pobreza ao redor.
Raul, se puder, faça um especial Campinas nas Alturas! Uma cidade com potencial bastante desperdiçado…. Tem verde, tem um centro histórico bacana, população de mais de 1.2 M de habitantes, e absolutamente nada de interessante pra se fazer
Se Campinas teve um centro histórico um dia, ele foi demolido décadas atrás... existe uma catedral mal pintada, a frente de uma cor e a traseira de outra, mais alguns prédios históricos e mais de uma centena de prédios pichados, feiura até dizer chega, muito lixo no chão e muita insegurança. Comércio? Cada vez mais fraco. Transporte? Sobre trilhos nada, o de ônibus é tão ruim que faz o de SP parecer uma maravilha. E a tarifa na capital é mais barata! Campinas é uma cidade grande com mentalidade limitada, onde reinam o medo e a insegurança.
Nosso problema é querer emular uma vida interiorana em meio a uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Quer viver no interior? Vá para lá, n destrua o urbanismo das grandes cidades, pois muita gente vai ter de pagar por esse erro.
Eleição se aproximando, é muito importante que quem vá votar leia o plano dos seus candidatos para o urbanismo. Especialmente dos vereadores, que em geral só servem pra dar nome pra rua nesse país
Aqui em Franca, já é possível observar isso. O centro da cidade entrou em decadência nos últimos anos. Durante a noite, é um local deserto e inseguro. Há poucos moradores no bairro, poucos edifícios e muitas casas abandonadas. Nos anos 70, a verticalização foi limitada pelo plano diretor e a cidade se espalhou. Na época, existiam apenas cinco edifícios, todos com comércio no térreo. O primeiro da cidade nem tinha garagem, pois o centro oferecia todos os serviços a pouca distância. Depois, com a mudança da legislação, veio a nova verticalização nos anos 2000 e 2010, com condomínios-clube espalhados pela cidade. Também começou a se formar uma nova zona sul nos mesmos moldes da Ribeirão-pretana, fomentada, inclusive, pelas mesmas empresas, Mesmo assim, os moradores acham que a cidade precisa de um shopping maior e tratam isso como se fosse algo necessário para desenvolver a economia local.
Não conheço Franca! Temos que martelar muito nesse assunto _ copiar Paris, depois copiar Nova York, e por último Dubai e Orlando, são agendas que vêm e vão. Precisamos comparar mais. abracao
Triste saber que em São José dos Campos em 2007 já se falava em estudo de viabilidade para um VLT e em 2012 até chegaram a sair algumas notícias de que poderia acontecer. Estamos em 2024 e aquilo não passou de um devaneio e o projeto foi miseravelmente engavetado e esquecido. A cidade cresceu e, como muitas outras cidades no Brasil, o problema de infraestrutura e mobilidade só começa a ser importante quando chega a um nível insuportável, ao invés de ser antecipado e planejado, como poderia ter sido o caso de SJC. Agora, condomínios fechados e réplica de ponte estaiada nós temos, o que é uma pena. Claro que, comparativamente a muitas outras cidades, SJC ainda proporciona uma boa qualidade de vida, mas poderia ser muito melhor. Fico feliz, pelo menos, que alguém consiga perceber isso e externar em um vídeo que possa ter um bom alcance e quem sabe alguma coisa possa mudar no futuro. Sucesso ao seu canal!
Moro em Ribeirão Preto e a cidade é sua, cheia de buracos, mato nas alturas, tudo tem que ir de carro pq não existem calçadas pra caminhar, for listar os defeitos aqui vou passar o dia todo.
Adora por falta de opção. Brasileiro viaja pra NYC, Buenos Aires, pra Europa e acha lindo poder curtir a vida nas ruas. Quando volta pra casa, volta para o Shopping por pura falta de opção. Qualquer um iria preferir estar nas ruas, principalmente num país de verão eterno como o Brasil. Em São Paulo temos alguns pouquíssimos exemplos de "shopping a céu aberto, como a Rua Oscar Freire nos finais de semana.
@@amandavlogzz infelizmente também é a questão de segurança, no shopping pode passear tranquilo. A Oscar Freire é segura porque tem sempre gente na rua
O grande problema das médias e grandes cidades interioranas brasileiras está na mentalidade provinciana da população e seus gestores, essa tradição anti-cosmopolita ainda se resume em foco nas pracinhas, contos da grávida de Taubaté e eventos de rodeio, assim fica difícil avançar.
Eu percebo uma diferença de classe mesmo bem grande dentro dessas cidades. Os mais pobres tendem a mudar muito mais fácil de ideia sobre reformas urbanas quando confrontados com fatos. Os mais ricos e a classe média, proprietária da terra urbana e rural, concebe a terra como cofrinho para si ou os filhos e tem uma necessidade absurda de status do tipo quanto mais e maior melhor.
Triste morar no interior de SP e saber que na cabecinha das nossas "elites" o "chique" é condomínio fechado.
Verdade ! Moro em uma cidade média , e o que mais acontece aqui são os condomínios fechados , em contrapartida casas antigas do centro estão abandonadas .
Na cabecinha da classe média também
Condomínio fechado é fruto de uma sociedade insegura. "ah mas é só dar educação e resolver os problemas sociais...." sim, levaria décadas e décadas pra sanar a questão, enquanto isso a sociedade continuaria insegura
@@fernandoferreira4322 mas o que é causa e efeito? será que não é o muro que ajuda a causar criminalidade? passar do lado de muros e condomínios fechados a noite é horrível, se um bandido invadir uma casa ninguém vê o que acontece no "quintal".. eu acho que deve existir uma forma de urbanismo que facilita a violência e outra que ajuda a manter a segurança, no caso, o muro ajuda na violência, o que acha?
@@tatuncanara5934 O problema é que a situação de insegurança já está instaurada, não tem como resolver outros aspectos sem se proteger antes. O muro é péssimo pra quem está fora e seguro para quem vive dentro.
Eu morei 1 ano em Zaragoza fazendo meu Doutorado Sanduíche! Que cidade! Que qualidade de vida! Fazia tudo a pé e nem me cansava! ❤
Que otimo! Se puder, manda o video pros amigos! Esses bons exemplos precisam viralizar mais que Dubai, Orlando e afins...
Enquanto São Paulo - às duras penas - tenta contornar os erros de quase 50 anos de anti-urbanismo, as suas prósperas cidades do interior parecem ignorar a capital e repetem a dose numa receita falida, centrada no carro como principal meio de transporte, expansão em direção aos subúrbios em condomínios fechados, esvaziamento da região central e verticalização de má qualidade. É uma pena, porque tamanha riqueza poderia produzir cidades mais compactas, bonitas e, sobretudo, mais eficientes para se viver. Não é o que se vê na maioria dos casos.
Infelizmente, São Paulo acaba sendo um espelho para as cidades do interior. Morei em Ribeirão Preto por 3 anos e assisti de perto a explosão dos condomínios fechados, criados cada vez mais longe do centro da cidade. Uma cidade tão rica e com tanto potencial foi ficando cada vêz pior. Já tem uns 10 anos que não volto lá, mas duvido que tenha mudado alguma coisa. Se até em São Paulo a cabeça do pessoal ainda é a mesma... Parece que dá status morar bem longe e reclamar do trânsito.
@@amandavlogzzSim não dá pra reclamar dos políticos, infelizmente a mentalidade do brasileiro é um pouco estranha, as vezes ele prefere pagar 10 mil reais em celular ao invés de rebocar a própria casa! Por exemplo entendo a necessidade de cada pessoa, porém no bairro onde moro, é bem novo, porém as pessoas já fazem descaso com a praça, nem sequer se preocupam em pintar o portão ou rebocar a casa, mas possuem carro com som alto, esse som não deve custar menos de 3 mil reais e assim por diante! Aqui romantizamos a pobreza
Uma cidade grande compacta é muito cara pra se viver , metade da população viveria em estúdios ou cortiços , como alguém construiria uma família em uma cidade compacta ?
Bostil n dá uma dentro
@@rafaeltorresdemelo5433 Você não entendeu o conceito de cidade compacta. Cidade compacta não é uma cidade cheia de moradias pequenas. Cidade compacta é uma cidade onde as moradias (pequenas, médias ou grandes), assim como os comércios, não ficam segregadas. Nova Iorque é uma cidade extremamente compacta. Você acha que lá não moram famílias? Em Paris não moram famílias?
Moro em Feira de Santana, maior cidade no interior do Nordeste e ver este vídeo me dá vontade de chorar
Feira de Santana não para de se espalhar. Cada vez mais condomínios longe do centro. Poderia abrigar um VLT, mas tem um BRT nada funcional...
Sou de Santo André/Sp, vivi 4 anos em Ribeirão Preto e há 3,5 vivo em Zaragoza. Nesse tempo aqui, entrei em um carro menos de 10 vezes. Quando vou ao Brasil, é preciso todo dia. Cidades na Europa são compactas, então não é preciso se deslocar para fazer o básico como comércio. Problemas? Existem e MUITOS, não há perfeição. Mas é gritante como as coisas podem ser melhoradas.
@andremarques2612 quais os principais problemas desse tipo de urbanismo?
O Brasil além de não ter tido planejamento em suas cidades no início, depois resolveram copiar o método de subúrbio norte americano (porém fizeram de qualquer jeito na maioria das cidades), ai é o que vemos hoje, além de diversos outros problemas como alguns bairros a galera não quer que tenha comércio pq vai aumentar a movimentação de gente "estranha", ou vai aumentar o barulho de gente passando e etc etc, ai junta algumaa leis municipais de alguns locais que não pode ter determinado tipo de comércio em tal bairro e etc.
Ai todo mundo quer morar perto dos serviços e etc, mas ninguém quer ter esse tipo de serviços e movimentação na rua da própria casa. Ai fica difícil neh
E pra arrumar isso é praticamente impossível, pq vai derrubar tudo e refazer do zero?? Seria o ideal mas só seria possível num jogo de computador, na vida real seria impossível.
Além disso a necessidade de carros é pq a maioria mora longe do emprego, pois grandes conglomerados de indústrias e escritórios se concentram em pontos específicos em sua maioria.
Serviço de transporte público ruim que não atende e não suporta a demanda, principalmente horário de pico, além da insegurança nele, assédio, golpes, batedores de carteira, etc etc, falta de conforto, brigas, etc etc.
Além do carro ser uma forma de mostrar que o pobre venceu, pois num país pobre como o nosso e o preço de carro astronômico, ter um bem desse chama atenção, mesmo que seja um carro popular, além da cultura automotiva ser forte (eu mesmo adoro carros, motos, e etc, nas também concordo que um transporte público eficiência desafogaria as ruas e deixaria melhor de dirigir pra quem realmente precisa e pra quem gosta).
De qualquer forma, a única solução a longo prazo é a educação de qualidade, reformulação dos meios Educacionais e métodos mais eficientes, sem isso qualquer outra coisa pode até funcionar mas ainda ficará com cara de gambiarra, seja um serviço ruim ou infra-estruturas ruim ou as própria pessoas que não contribuem para que aquilo funcione direito
Sou de Santo André e não aguento mais ja estive em Saragoça voltaria fácil problema será nosso real que não vale nada
Sou de Ribeirão Preto sou entregador de moto e fico incrédulo com a quantidade de condomínios fechados que tem aqui e super distantes das áreas comerciais. Parece ruas dos EUA vazias, pessoas na rua só praticando atividade física correndo ou de bicicleta
@@RafaelOliveira-ls1gy Ribeirão se transformou em uma anti-cidade. As avenidas muradas de Bonfim são tristes e o apartheid social é horrível, a elite vira as costas para os problemas da cidade, não estão nem aí para quem está do lado de fora.
Moro em ribeirão e infelizmente essa descrição foi impecável.
Pelo menos ainda temos bons parques, mas nem sempre bem cuidados.
Ganhamos um alento com a volta do Bosque, mas vejo sim que nossos parques precisam de uma melhor manutenção para que mais pessoas voltem a frequentar.
Moro em Bauru/SP e aqui parece uma Las Vegas do 3o mundo, espalhada com condomínios, sem árvores e seca.
Morei 32 anos ai, realmente eu fico assustado como a arquitetura de Bauru, em ruas comercias e fachadas de comércio, simplesmente ignoram a possiblidade de ter uma árvore pra fazer sombra. Isso é bizarro! O sapiens ainda vai sofrer muito aqui nesse planete, em razão de sua própria ganância e estupidez!!
Vá para os bairros e verá que essa imagem não é verdade. Basta dar uma volta pela cidade. Se ficar perto da USP, aí pode até ser.
@@guso8188 o que não é verdade? Você acha que a periferia é arborizada e fácil de andar a pé?
@@guso8188kkkk
Bauru é ruim de andar a pé, ruim de andar de carro e ruim de andar de bike. Não tem um parque, pouquíssima área verde, um calor infernal, e se você sai de carro o asfalto nos bairros é o pior que já vi na vida. Só deve ser bom dentro dos condomínios afastados mesmo. Único lugar pra ir com criança é o shopping. Fui embora pra não voltar nunca mais.
Que belo exemplo de cidade viva. Sou originalmente de Jundiaí-SP, uma dessas cidades médias. E há coisa de 20 anos atrás, saí para não voltar. Não porque a cidade fosse ruim. Mas por falta de atividades culturais na cidade, acesso a serviços, e mesmo por falta de comunidades profissionais que acontecem em grandes centros no Brasil. Esse vídeo é bem ilustrativo do que pode ser melhorado, e talvez sem grandes investimentos, mas com um planejamento que leve isso em conta.
Olá Raul! Você poderia convidar os principais candidatos à prefeitura de São Paulo para uma entrevista. Seria interessante saber das propostas para mobilidade, urbanismo e outros temas que você trata no seu canal. Digo uma coisa: só em você entrevistá-los, eles já iriam aprender muito.
Se eu fosse prefeito, iria te convidar para fazer parte da gestão.
Exatamente! Faço das suas as minhas palavras! Se eu tivesse uma oportunidade única de ser prefeito de São Paulo, com certeza eu iria mudar essa cidade, e convidaria o Raul para fazer parte disso. É competente, entende bem do assunto de mobilidade, urbanização, arquitetura. Infelizmente, a cidade é "governada" por um fantasma...
Adorei a ideia!
Aproveita e pergunta para os candidatos aqui de Salvador. O atual prefeito e sua equipe só fala, mas na hora de fazer é só o contrário
Perfeito
@@harlansilva8935 aproveito que você falou de Salvador para desejar a vocês que moram aí que a mobilidade seja melhorada, tomara que esse tal VLT se torne realidade. Vi a cidade se transformar no bom e no ruim também, vi tentativas de prefeitos priorizando o concreto e deixando áreas verdes sendo destruidas.
Amei esse exposed de Cuiabá
Obrigado! Ainda farei um video aí! Se puder, manda pros amigos de la!
Venha pra Salvador também. Aqui compramos os vagões do VLT de Cuiabá pra usar num sistema que deveria correr trens ou metrô. Tenho certeza que vai ser uma chiadeira depois, pq vai ser um sistema lento e sem capacidade de levar adequadamente as pessoas
@@SaoPauloNasAlturas eu mandei para os candidatos a prefeito!
@@harlansilva8935 amigo, ainda sim, acredite, é melhor do que trocar pelo BRT, como fez o Governador de MT em Cuiabá.
@@eudes2752 não necessariamente. Depende de muitas variáveis
São José do Rio Preto-SP também entra nesta lista comprida! Meu sonho era ter um expresso daqui a Campinas e a São Paulo!
Lamentável nao ter no estado mais rico. E este desgovernador só pensa em recapeamento e alargar estradas
rio preto um dos melhores exemplos de tudo que se falou no video
@@silviabas463 Tarcisio é top, essas ações nas cidades devem partir dos prefeitos e vereadores locais.
@@silviabas463 A Dilma não ia fazer o trem bala para a copa de 2014? E o fura fila do Alckmin que não tá pronto e corta a zona sul, do aeroporto ao estádio do sp?
Quem dera Ribeirão não fosse tão provinciana no seu sonho de se tornar uma cidade média estadunidense, separada em ilhas de condomínios fechados, onde se precisa de carro até mesmo para comprar o pão para o café e acordasse para a realidade de Zaragoza, com suas praças charmosas, ruas boêmias, transporte público de massa e de qualidade. Triste ver que nós brasileiros estamos de costas para o que as cidades europeias podem nos ensinar, mas ávidos por nos entorpecer com o "sonho estadunidense" de carros e mais carros.
Fico muito feliz em ver o canal chegar a Ribeirão Preto, Piracicaba e Franca… se puder, espalha pros amigos aí!! Estamos copiando o pior do pior (e que ainda tem manutenção caríssima!)
@@SaoPauloNasAlturas a minha felicidade é ainda maior em saber que um canal com conteúdo de tanta qualidade nota nossa vila interiorana. Conte comigo na divulgação, principalmente no Skyscraper City que trata da cidade. Muito obrigado por se lembrar de nós.
Com a violência que temos, com a má vontade que grande parte tem contra a atividade policial e com a legislação criminal que só favorece bandido, é impossível termos cidades modelo. E ainda nem mencionei o tráfico de drogas
@@SaoPauloNasAlturas Estudei na ESALQ, em Piracicaba, e as maiores queixas dos moradores são saúde precária e segurança pública. Como resultado, todos levantam muros altos, instalam grades, alarmes e câmeras. Não há mistério pra isso. E tbm não podemos nos fazer de tontos, achando que sem a melhora da atividade policial, com implantação do excludente de ilicitude e outras medidas, e com a ausência de legislação criminal rígida, vamos ter condições de ter cidades seguras e mais humanizadas. Enquanto isso, o povo se protege como dá.
@@guso8188 não é a atividade policial ou a legislação que favorecem o combate ao crime. O crime é combatido com a presença do estado em outras esferas. Oferecendo educação, saúde pública, infraestrutura, trabalhando pelo desenvolvimento e geração de empregos e por melhor justiça social, com uma distribuição de renda mais equânime. O direito penal e a polícia, são as últimas alternativas, depois de todas as outras serem implementadas, no intuito de combater a atividade criminosa. Lembrando que no Brasil, nem mesmo a polícia é empregada de forma correta. Aqui valorizamos a atividade ostensiva e violenta, geralmente operada por nossas polícias militares. No restante do mundo, se valoriza a ação investigativa, no intuito de solucionar os crimes e punir quem de fato os cometeu. Mas um país que elege um beócio neoliberal, um boç@l que fala contra vacinas, não está preparado para essa conversa!
Como é maravilhoso, ouvir um Roteiro Crítico, inteligente, coerente... impecável!!!
Aqui na cidade do rio de janeiro (em minúsculo), temos ambos ambientes. Recreio e Barra da Tijuca de um lado, e as favelas do outro, tal como à cidade retratada neste vídeo.
Evidentemente, com arquitetura diferente. Nossas Zaragozas, são amadas por seus moradores, com baixíssimo custo de vida, com água e esgoto, gratuitos; segurança particular, também gratuita. Nestes locais, não existem assaltos, estupros. Sim. As Leis nestas inúmeras "Ilhas paradisíacas", espalhadas pela cidade. Quem infringe às Leis, jamais repetirá. Não nesta vida.
Os Arquitetos, constroem edificações criativas, que desafiam a Física, não sendo exagero dizer que, "foram projetadas por Deus", atraindo turistas nacionais e estrangeiros...
Venham conhecer nossas Zaragozas!!!
São cidades médias em tamanho, pequenas em entendimento e gigantes em arrogância. 👍
Parabéns, excelente vídeo. Zaragoza é o espelho invertido da maior parte das cidades médias brasileiras.
Ainda dá pra reverter. Outras estão crescendo e se espelhando em Orlando… Zaragoza já!
Quando haverá um Brasília nas Alturas??? Queria ver críticas e sugestões suas para a Capital do Brasil!!!
Seria ótimo mesmo ver uma analise dele sobre a cidade que foi construída pra politico saf_d_ se esconder do povo!
Brasília, por seus dirigentes, há décadas, andando na contramão. Só projetos e obras rodoviárias para carros. Falta de culturas urbana e qualidade de vida. Dirigentes sem.
Brasilia foi arrasada em 60 anos de vida. O incrível projeto urbano de Lúcio Costa não tem sido respeitado e, a meu ver, há um defeito original em relação ao pedestre e ao ciclista que tinha que ter sido corrigido já faz tempo. O transporte público é muito ruim. As áreas verdes e os prédios baixos no plano piloto e no lago são um luxo. Pra poucos, claro. Isso é o Brasil. Benesses de qualquer tipo são sempre para uma minoria nesse país campeão das desigualdades!!
@@kr945Há cultura urbana e qualidade de vida mas somente em algumas partes da cidade. É a 3a maior cidade do Brasil. É incrível que tenha crescido tanto em somente 64 anos. É um fenômeno. No entanto, mal administrada. O governo atual é péssimo. Até Damares conseguiu ser eleita senadora pelo DF sendo que ela não tem vínculo nenhum com Brasília. Um descalabro total.
Quando fui em Montreal no Canadá e vir uma avenida fechada para carros, pessoal caminhando e conversando, vários bares, restaurante e lojas. Foi a cidade mais linda que já fui.
Impressionado com a beleza da Espanha, parabéns pelo conteúdo!
Eu moro em Sorocaba, uma das cidades médias do interior paulista e é triste ver o caminho que ela está tomando, condominios e mais condominios fechados com um muro enorme tampando o que era uma bela vista de um vale, ou uma rua bem arborizada que tinhamos aqui perto a minha casa, uma pena
Se houvesse segurança pública, ninguém ia se encastelar. Precisamos de polícia e legislação que visem acabar com a violência.
Fico triste de pensar que o Jd Emília possa se tornar isso daqui um tempo.
Assistindo esse vídeo percebemos que estamos no mínimo um século atrasados. Desmontaram toda grande rede de transportes ferroviário que havia no interior de SP, e não colocaram nada no lugar. Substituíram por rodovias, com muitos pedágios que por vezes acabam isolando muitas cidades, travando o desenvolvimento delas. Agora o governo vem apresentar projeto de trem intercidades, pra ficar pronto daqui muitas décadas, pra corrigir um problema que eles mesmo criaram.
Maravilhosa Zaragoza! Todas as cidades espanholas, até as mais pequenas tem garagens subterrâneas em suas praças, sejam no centro ou em bairros. Sem contar o tranporte público q funciona muito bem. Fui duas vezes a Zaragoza e é uma delicia de cidade. Aliás a estação de trens de alta velocidade se chama Zararagoza-Delicias.
Apesar de vc falar sobre a triste situação urbanística brasileira, a forma que vc fala é maravilhosa, uma poesia nos toca o coração !!! Acredito que vai tocar de forma que realmente a gente passe a tomar atitudes diferentes significantes. Gratidão ❤❤❤❤
As cidades médias brasileiras estão simplesmente repetindo os erros de urbanismo de 60 anos atrás. Pelo visto, lá pelo século 22, o Brasil chega no ano 2000
Cidades como Sorocaba e Campina Grande pretendem implantar VLT nas ferrovias que cortam suas áreas urbanas ao meio. Poderiam ser uma grande oportunidade para promover a reurbanização e ocupação da "orla ferroviária" dentro do conceito do desenvolvimento sustentável e saudável
Fui aluno de um secretário de transportes em Sorocaba e lá em 2010/2011 ele já dizia sobre o plano do VLT, mas até agora conseguiram o BRT há uns 4 anos. Sem contar o trem intercidades projetado em 2012 e só agora volta a tomar forma, ainda no papel.
Concordo fui para Ribeirão preto e tomei um susto com a quantidade de favelas!!
Entra nela e não vai supreeender da onde vem o pessoal.
@@siqueira797vem da onde?
Muito bom ver a parte sobre os erros de Zaragoza. As vezes é bom saber que não é só nós que erramos kkkkkkk
sim! Tambem se aprende muito com os erros alheios e com os nossos!
Muito Interessante. Adorei. Moro no Bairro Tatuapé em São Paulo de frente a 2 das 3 maiores Torres do Estado além da Poluição Visual, e ao lado da Av. Celso Garcia, uma das mais Poluentes e Barulhentas do Mundo. Estive na cidade de Bragança Paulista como opção de moradia. Praticamente todos imóveis em áreas Altas(Prédios e Condomínios Fechados) sem condições de Caminhar e sem Ónibus, ou seja praticamente todo morador se locomove de Carro. É preciso mudar esse Conceito de Morar URGENTE. Grande Abraço
Sou de Mato Grosso do Sul e conheço várias das cidades médias e "quase médias" do Brasil e noto um padrão ao conversar com as pessoas: os mais pobres e os mais escolarizados estão mais do que dispostos a "aprender com Zaragoza", querem transporte público, parques e comércio perto de casa mas a elite local e a classe média é fissurada nas cidades do Texas e da Flórida como modelo de urbanismo: amam condomínios enormes e quase desabitados, fazem praças de puro concreto e "limpam" sempre que podem comércio de rua. Ao mesmo tempo essas elites locais dizem que a cidade "não é como antigamente", que perdeu o charme do interior mas a culpa é do pobre, do haitiano, do indígena...
Obrigado por fazer esse comentário pertinente. Precisamos falar sobre questões de classe pois elas são fundamentais pra entender o Brasil!
@@matheushpsa Concordo contigo. Por décadas, assistimos filmes americanos com cenas de condomínio suburbano. É difícil reverter essa lavagem cerebral. O mais triste é saber que se o Artacho Jurado construísse um prédio hoje, ninguém de classe média iria querer morar nele por causa dos comércios no térreo.
@@idromano Sim e nesse caso mais ainda. Pessoas em moradias precárias ou morando de aluguel tem expectativas para a cidade bem diferente de quem herda imóveis e terrenos.
@@feliperogerionunesdeolivei9795 Uma coisa tbm que não se pode subestimar ( falo por mim tbm, não me excluo fora dessa) é que geralmente quem está no interior por opção quer sossego: eu mesmo odiava o estado em que as ruas ficavam durante e depois do carnaval aqui. Se as pessoas sentem que perderam ou perderão a paz elas fazem "castelos".
Super interessante. Estou gostando muito de acompanhar o canal. Uma excelente iniciativa de mudar a mentalidade de condomínio, uma verdadeira monocultura no nosso país (usando as idéias de Safatle e Dunker)
Sou Santista, morador de Joinville. parece que vc descreveu perfeitamente a cidade, a antiga cidade das biciclitas hoje vem retirando ciclovias e ciclofaixas para dar lugar a carro, uma falta absurda de arvores e areas de lazer.
Moro no centro de Ribeirão Preto e me sinto representado pelas críticas do video. É impressionante como abandonaram o centro por aqui, cerca de 40% dos imoveis estao vazios, as ruas estão com obras inacabadas há anos e até a prefeitura anunciou recentemente que sairá daqui para um bairro bem mais afastado, em um "condomínio administrativo". Enquanto isso, os condomínios fechados se expandem rapidamente nos arredores da cidade, criando verdadeiros feudos murados em torno de shoppings, o transito caotico nos horarios de pico e o transporte publico cada vez mais reduzido. E o pior é a desesperança, pois nao há uma liderança politica sequer que se oponha a essa expansao anencéfala...
Legal você citar duas das minhas cidades, Feira de Santana (de nascença), Ribeirão Preto (de carreira).
Feira de Santana no início teve um belo planejamento urbano, hoje é só muro de condomínio pra tudo que é canto da cidade. Um centro que poderia ser lindo, mas que demoliram varios lindos casarões, e hoje no centro é apenas comércio.
Já Ribeirão Preto eu considero uma situação do centro um pouco melhor, tem mais densidade residencial.
Poxa vida, que tapa de luva bem dado. Parabéns pelo vídeo! Sugiro a você abordar mais cidades de porte médio no Brasil que carecem (e muito) de repensarem as suas escolhas urbanísticas.
É impossível comparar as nossas provincianas cidades médias com as cosmopolitas européias. No Brasil ssguimos o padrão "norte-americano". Teria que ter um grande "awakening" da população para colocar pressão nos responsáveis pela administração das mesmas, para mudar esse mindset.
Esquece, já fizemos tudo do pior jeito está tudo construído. Não tem conserto
@@godbrie bem isso, somos uma mina e um fazendão, apenas de exploração comercial, nunca houve preocupação com o habitat, o famoso locus da produção
Nos USA isso está começando a acontecer. Se procurar, consegue achar alguns canais americanos e canadenses no TH-cam com críticas feroses ao urbanismo dos subúrbios norte americanos. Infelizmente, até esse movimento chegar ao interior do Brasil muitos anos já terão se passado
a desigualdade social brasileira se reflete em um monte de costumes e padrões. Esse, de buscar isolamento e se afastar do "povo" é apenas produto dessa desigualdade. As incorporadoras só constrói condomínios fechados porque tem demanda e as pessoas que desejam esse tipo de habitação não querem ficar vendo e muito menos convivendo com o povo "pobre e feio". Os governantes, por sua vez, além de não terem noção de urbanismo, permitem esse tipo de construção por lobby e por serem descolados da realidade da maioria da população, isolando-se em seus feudos também. É triste, mas assim o é e é muito difícil que isso mude em um cenário próximo, pois além da desigualdade não diminuir, também não há preocupação com urbanismo por parte da população
é bem isso! Comentei algo próximo do que vc disse aqui tb!!
Eu não sei se é só isso. Acho que os brasileiros tem conceitos errados de urbanismo na cabeça e, mesmo a "elite intelectual", ainda que com boas intenções, acaba defendendo idéias péssimas, como a manutenção de "casinhas" em regiões centrais da cidade, a exigência de recuos e limitação na altura dos prédios, a manutenção de áreas "estritamente residenciais" no coração de metrópoles... As pessoas viajam e tem experiências ótimas em NYC, Montevideo, Buenos Aires, Paris, Barcelona, mas, quando voltam pra casa, querem fazer tudo diferente. As pessoas vêem, mas não entendem o que estão vendo. Não percebem que o simples fato dos prédios estarem próximos um dos outros e com comércio no térreo torna o lugar infinitamente mais agradável E MAIS SEGURO de se caminhar.
É complicado, moro na periferia e conviver com os mlk empinando moto na rua, funk até altas horas e biqueiras, fazem qualquer um desejar viver num condomínio fechado pra ter sossego.
🌵🌞Cidades como Ribeirão Preto... Sou da região de São José do Rio Preto, mas o que me desestimula a viver nesses lugares é o clima completamente seco e a sensação de deserto na parte da tarde. Tirando isso, seria perfeito! Realmente, cidades desse porte na Espanha têm suas estações de metrô e de trem entre cidades. Pessoas interioranas, na maioria, vivem de aparências, e ciclovias e arborização por aqui fazem vistas grossas....🚂🚴♂🌳
Zaragoza se soma aos exemplos de bom urbanismo das cidades espanholas. Desde do final do século XX boas ideias urbanísticas foram sendo gestadas e implementadas na Espanha e seu sucesso fez com que fossem replicadas no país e mundo afora. Elas abrangeram ações como: a) uma visão avançada de preservação patrimonial, que teve excelentes resultados na revitalização dos centros degradados; b) investimentos crescentes em mobilidade sustentável que tiveram grande repercussão na melhoria da qualidade urbana e ambiental; c) construção de equipamentos culturais e urbanos de impacto arquitetônico como âncoras do desenvolvimento urbano, dentre outros. O resultado foi um retorno espetacular no turismo, no empreendedorismo imobiliário de qualidade e a criação de um circulo virtuoso de investimentos privados que também favoreceram os investimentos públicos via crescimento de receitas. Uma combinação do tipo ganha-ganha que beneficiou a população, os empreendedores e o poder público e revolucionou a qualidade urbana na Espanha. Esta transformação já tem mais de 30 anos de bons resultados que aqui no Brasil a miopia empresarial e política ainda não enxergou ou não quer enxergar.
Se esse dado do custo do bonde de Zaragoza vs Estádio de Cuiabá não nos envergonhar, a gente falhou como sociedade.
Aguardando um Goiânia nas alturas, uma pequena metrópole em que, sim, só há shoppings para o lazer, e a paisagem é dominada pelas onipresentes Dodges RAM
Setor marista, bueno, oeste, nova Suíça e agora Jardim América vão se tornar o futuro caos. Péssimo, péssimo, péssimo. Tenho pavor dr passar pelo setor marista em dia de semana.
Goiania uma cidade que esta na minha lista de capitais para conhecer no Brasil alem da fama que a cidade tem e nem to falando de urbanismo 😂
Goiânia é mais provinciana que Cuiabá...Mesmo sendo maior e mais próxima de grandes centros! Cuiabá ainda é mais liberal
Sou de São José e observo muito isso que foi apontado no vídeo.
Se puder, espalha pros joseenses. Que vire assunto por aí!
@@SaoPauloNasAlturas Sim. Vou compartilhar nos grupos aqui.
@@thiaguinho_tj Somos dois! Nessas eleições municipais temos que olhar com carinho para quem olha com zelo para nossa cidade. Mais São Paulo nas Alturas e menos pontes do bolinho caipira
Segurança pública. Isso é o que dita as cidades brasileiras.
Parabéns pelo vídeo e pelo texto! Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼
churrasco ou rodizio de sushi, resumiu muito bem qualquer cidade média do interior de SP - não tem nada pra fazer, vejo pessoas reclamando de SP e outras grandes cidades dizendo que no interior tem melhor "qualidade de vida", qualidade do que e pra que? ficar em casa assando carne na churrasqueira?
Vc descreveu com perfeição um pedaço de inferno chamado Maringá, que tem a mania de dizer que é a melhor cidade do Brasil. O transporte público é vergonhoso, o custo de vida e os salários empurram os mais pobres pra Sarandi onde os serviços públicos deixam muito a desejar, nenhuma cidade agradável por perto e o lazer se resume a comer e falar mal da vida alheia. E em alguns aspectos é muito pior do que São Paulo, inclusive: o trânsito é absurdamente vi0 len T0, motoristas mal educados e a população totalmente inculta. Um lugar deprimente.
@@opinioesaleatorias267 Pensava que Maringá fosse uma cidade maneira, acabei de mudar de opinião então...
sou de Blumenau SC e pra mim, essa cidade é um antro de depressão.
Conhece Mogi das Cruzes? Região metropolitana de SP, boa infraestrutura, centro com comércio de rua forte, pessoas caminhando nas ruas, parques que ajudam a proteger o Tietê mas também lugar de lazer para a população, polo cultural e gastronômico, etc.
Uma cidade maravilhosa, talvez uma das melhores da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), mas... infelizmente, uma cidade bastante carrista, e extremamente viciada em condomínios fechados nos últimos anos. Aliás, Mogi, ao contrário do que várias cidades carristas dos EUA fizeram, ainda exige muitas vagas de estacionamento, além de não ter bons exemplos de uso misto nos empreendimentos mais novos.
polo gastronomico? 😂
@@CarlosSantos-ii6dr Mogi das Cruzes abriga um bom polo gastronômico na região do Parque Monte Líbano. Você pode encontrar bons restaurantes ao longo das praças Francisca Cardoso Mello Freire e Norival Gonçalves Tavares, além da avenida Capitão Manoel Rudge. Há ainda vários outros bons cafés e restaurantes espalhados em todo o vetor do Centro Histórico e Tradicional (Estação Mogi das Cruzes) e Cívico (Estação Estudantes).
A Serra do Itapety, ajuda proteger Mogi do avanço da mancha cinzenta da grande SP, q infelizmente já chega em Suzano. Mas infelizmente a cidade está tendo um crescimento desordenado, e o caos urbano está avançado pra região sul de Mogi, onde era conhecido como cinturão verde, e fica plantações de caqui e Hortifruti, além da Serra do mar.
É verdade! moro em Mogi das cruzes, a minha única indignação é a falta de preservação de casas e prédios antigos , muitos desses imóveis não possuem tombamento e são demolidos .
Fantástico. É assim que eu penso que uma cidade deve ser, Raul. Obrigado pelo vídeo 📹
Que primazia de matéria Raul, parabéns! Seria muito interessante ter sua visão, análise e opinião da cidade que moro atualmente, Munique na Alemanha. Dê uma passada por aqui, te convido a um café, no centro e a pé, é claro 😅. Abs.
Excelente exemplo! Há um tempo venho estudando Zaragoza como exemplo. Compartilho nas minhas redes para mais pessoas abrirem os olhos a novas possibilidades.
Esse conceito de cidade-media, com população de 700 a 900 mil é questionável. São cidades imensas.
Sou de São José dos Campos, com população aproximada de 750.000 habitantes, e você não faz ideia da imensidão desse lugar! Creio que nem em três vidas eu seria capaz de conhecê-la por completo. Outro aspecto a se ressaltar é a classificação do IBGE para municípios de grande porte: aqueles cuja população ultrapassa os 500.000 habitantes. Acredito que o autor do vídeo tenha cometido alguns erros nas informações apresentadas.
Venha para Belo Horizonte fazer uma análise da cidade e sua mobilidade urbana. Adoro seus vídeos!!
Excelente conteúdo! Um vídeo melhor que o outro... Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado!! Se puder, manda o video pros amigos!
Excelente vídeo. Obrigado.
Ribeirão Preto levou muito a sério o apelido de Califórnia. É um inferno de secura, queimadas, SUVs e avenidas. Eu sou um exemplo vivo do comentário em 5:35. Voltei à Ribeirão para trabalhar em uma vaga de alta complexidade, depois de dez anos em SP, mas não aguentei nem três anos lá. Mediocridade é a regra: musical, gastronômica, cultural, intelectual e política. Só não é completamente indigente por conta do Campus da USP e seu entorno cultural.
Muito interessante esse escritório de oportunidades! 👏👏👏
Tenho muita curiosidade pra analises dessas de cidades do interior de São Paulo. Sou de Piracicaba, por exemplo, 400k habitantes e vejo umas escolhas em matéria de urbanismo e arquitetura que parece que a galera está uns 50 anos atrasados. Se vierem, me avisem que pago o peixe na brasa :)
Comi peixe aí em Piracicaba e comeria novamente. Como disse no comentário acima, fico muito feliz em ver o canal chegar a Ribeirão Preto, Piracicaba e Franca… se puder, espalha pros amigos aí!! Estamos copiando o pior do pior (e que ainda tem manutenção caríssima!)
Sempre um show de vídeos!!!
Parabéns!!!
São Bernardo do Campo e Guarulhos já eram pra ter, em cada cidade, no mínimo duas linhas de transporte metroviário de acesso a elas. Com estações sendo construídas no centro das cidades e nos bairros mais densos, não isoladas as margens de rodovias.
Adorei a chamada sutil à aberração estaiada de São José
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK demais!
Aquilo ali é de uma cafonice sem fim...
Adorei! Obrigada
Conheço quase a totalidade das cidades médias do Brasil, infelizmente as do sul e sudeste acho que maís de noventa por cento estão com seu centro esvaziado, ao lado do centro sempre um bairro nobre com seus prédios com apartamentos de duzentos metros quadrados e três vagas de garagem, nesse bairro nobre sempre uma avenida principal com bares e restaurante que pra chegar precisa ir de carro porque o trasporte público é precário.
Meu Deus, é chocante e uma vergonha o VLT de Cuiabá, lembro da época da copa de 2014, a população pedia hospitais e escolas padrão FIFA.
Visitei as ruínas já!
Senti a indireta para Sao Jose dos Campos aqui KKKKKK 3:47
Moro em Sorocaba ha 10 anos, mas antes morei em Sao Paulo, Buenos Aires, Rio e Fortaleza. Este video é super pertinente, e a comparacao com moedleos europeus, ainda que culturalmente bem distantes, é apropriada, ate porque precisamos ter modelos de referência que de fato sejam bem desenvolvidos. Sobre Sorocaba, lamentavelmente, por aqui está-se caminhando a passos largos para o pessimo modelo de Sao Paulo🙄. Uma unica construtora dominando diversos pontos com um "estilo" duvidoso,, derrubando construcoes históricas, privilegiando o carro, praticamente sem lojas de rua para frrquentar a pé, e um centro esvaziado e praticamente sem utilizacao fora a comercial (exceto no periodo de Natal, evidenciando que poderia ser utilzado o ano inteiro, mas não é.).
Ola @carlamichelinesantosthomaz7086, tudo bem? Sou de São Paulo e morei em cidades como Piracicaba e Jundiaí. Estou querendo voltar para interior e fiquei em dúvida entre Sorocaba e São José dos Campos. O que gostei de Sorocaba foi que aparentemente tem bairros bons que se podem andar a pé e ate buscar o filho na escola como o parque campolim, jd pagliato e eltoville, bem ao contrário de São José que é só condomínio pra todos os cantos e sem falar na arquitetura de casas quadradas. Dentre as cidades que morou, acha Sorocaba interesante?
Esse canal é excelente! Parabéns pelo trabalho
Como morador de uma dessas cidades médias (Piracicaba); Concordo plenamente! Cidades americanas acreditam que mobilidade urbana é só asfalto. Quando na verdade é necessário um acesso a serviços mais abrangente nessas cidades! Eu mesmo para ir em uma entrevista de emprego, dependo de uber com altas taxas
Que video maravilhoso! Já colocarei Zaragoza na lista de principal cidade a se conhecer. Parabéns pelo conteúdo!!
Legal. Você deveria fazer um vídeo da sua cidade Natal. Abraços anibal
Raul, visita Campo Grande-MS. Cidade com um potencial incrível, ainda desperdiçado.
Esse vídeo parece uma poesia
Olá, @saopaulonasalturas! Gostaria que você fizesse um video especial apontando os erros da cidade de Uberlândia. Fui no mês passado lá e tenho certeza que tem muito detalhe que você reprovaria. Eu, pelo menos, me senti incomodado demais durante as 2 semanas que estive lá: tudo é longe, se eu tinha que resolver apenas 2 coisas em 1 dia, eu precisava pegar pelo menos 4 ubers porque era impossível resolver à pé. O Teatro, meu maior alvo de entretenimento durante 1 semana, era em um ERMO onde apenas alí tinham pessoas circulando e em volta não passava transporte público, não tinha lojas que incentivassem a circulação de pessoas e era até possivel sentir certa insegurança. Ainda sobre o teatro municipal, creio que tive de andar cerca de uns 2 quilometros até finalmente chegar em um ponto em que o ônibus levava até o terminal central. Até no bairro residencial em que eu estava hospedado era tudo muito distante, sem movimentação. Gostaria que você fizesse um video apontando o que deveria ser feito pra aquela cidade fazer seus visitantes se sentirem mais acolhidos e usufruirem de serviços mais Funcionais e eficientes. Agradeço desde já!
seu conteudo é espetacular, parabéns
Sou de Ribeirão Preto. A Primeira vez que vi essas marquises foi em Buenos Aires. Depois já vi na Suiça, Itália, e não consigo compreender a falta dessa proposta óbvia nas legislações. Aqui temos uma falta de adensamento enorme, pois a cidade se desloca conforme novos lançamentos em novas áreas. Temos diversos bairros praticamente abandonados e que ainda a legislação que antes era predominantemente residencial só veio após os bairros serem deixados. Vemos também a falta de parques proporcional à população, onde os existentes são frequentados resumidamente por pessoas de locais mais afastados. A cidade tem muito a tirar do potencial dela ainda...
Zaragoza é lindíssima!
A Espanha é mto bonita.
Ótimo conteúdo.
Perfeito. Obrigado
eu que agradeço! Se puder, espalha pros amigos, nos grupos de whatsapp, esse tema está muito fora do radar!
Raul, já veio aqui em Juiz de Fora? Aqui tem condomínio de casas também, mas provavelmente por causa do relevo, a cidade é bem adensada para uma cidade média. E os bairros adensados costumam ter bastante comércio.
Aqui em Osasco, desde 2016, com seguidas mudanças no plano diretor (pra melhor, graças a Deus) está ocorrendo um rápido e massivo processo de residencialização vertical no centro histórico da cidade. E tudo foi destombado! Foram muitas transformações, mas o carro-chefe foi a demolição do Cine Glamour e sua substituição por um edifício mixto, com fachada ativa, e coladinha com os demais prédios vizinhos.
No Google Maps, comparem as ruas do centro histórico de Osasco em 2011 e 2024!
@ernestito7064 Hoje o mercado imobiliário está fugindo dos APs com mais de 80m como o Diabo foje da cruz.
Eu fui dar uma olhada e achei aterrorizante
Destombar o cinema e demolir, foi acertado. O que foi construído no lugar é terrível. Parece um prédio da 25 de Março dos anos 1990.
Trocaram uma aberração por outra.
Estão verticalizando até demais. Hj em dia há bairros residenciais em Osasco com prédios que estão construindo com quase trinta andares e várias vagas de garagem. Tudo isso para atender quem? Não duvido que tais projetos tenham sido aprovados com base em lobby e muita propina das construtoras. O transporte público da cidade é um caos: possui tarifas mais caras que São Paulo, sendo monopolizado por apenas duas empresas de ônibus. Não há metrô em Osasco, nem VLT e as linhas de trem que atendem a cidade só servem direcionar o fluxo de trabalhadores da capital para a Zona Oeste da Grande São Paulo. Se for falar da questão estética, então! Aquela estrutura metálica do calçadão no centro é horrorosa! É uma cópia da Shopee de um Calatrava pra pobre, que só fez acabar com os coqueiros que davam um pouco de verde ao local.
Osasco atualmente é o anti exemplo de urbanismo que jamais deve ser reproduzido em lugar nenhum.
@@wagnersilva7918 que triste
São José dos Campos virou a cidade dos condomínios fechados.
O que é lamentável. São José dos Campos repete todos os erros de São Paulo, inclusive, construindo uma ponte estaiada de utilidade duvidosa.
@@commu_oficial Ribeirão Preto ta indo pro mesmo caminho...
@@commu_oficialVocê foi generoso em seu comentário, kkkk. Eu diria: sem qualquer utilidade.
Por vezes vou a Zaragoza e sempre é um prazer. “El tubo” é o lugar dos botecos
Cada tapa na cara moral e pedagógico nesse vídeo! Sobre Ribeirão Preto é triste pensar que vemos shoppings sendo mais bem frequentados do que o centro da cidade, este que sofre com o esvaziamento do público, violência além das longas obras para tentar melhorar a mobilidade no trânsito.
Obrigado pelo vídeo
O pior é pensar que aqui em Ribeirão Preto tem condomínios que não existem linhas de ônibus, devido ao rápido crescimento urbano.... Muitos funcionários e profissionais precisam desembolsar do próprio lucro em um Uber e afins...
Raul, seu canal é muitoooo necessário!!!! É impressionante como aqui no Brasil não se vê políticos (plural) interessados em mudanças, infelizmente! Em São Paulo (capital) mesmo, daria para se tornar referência mundial! Espero que ainda elegamos prefeitos e outros políticos (já que não é apenas prefeito que governa/aprova leis a cidade).
São Paulo elege péssimos políticos. O prefeito e o governador atual são horríveis, da roça os 2. Uma vergonha!!!!
Raul, parabéns pelo trabalho. Moro em Cuiabá, foram gastos 1 bi no VLT, não finalizaram, está virando um BRT e os vagões do VLT foram vendidos, espero ter contribuído, vale um vídeo sobre o VLT em? Abraço.
Muito bem colocado o 'legado' da Copa, principalmente em Cuiabá. Nossos políticos não cansam da mesma fórmula do pão e circo, e o povo não cansa de ser trouxa. O resultado são cidades avacalhadas, os ricos encastelados e a pobreza ao redor.
Parece que até os bondes comprados do VLT de Cuiabá vão para outro estado!
Raul, se puder, faça um especial Campinas nas Alturas! Uma cidade com potencial bastante desperdiçado…. Tem verde, tem um centro histórico bacana, população de mais de 1.2 M de habitantes, e absolutamente nada de interessante pra se fazer
Se Campinas teve um centro histórico um dia, ele foi demolido décadas atrás... existe uma catedral mal pintada, a frente de uma cor e a traseira de outra, mais alguns prédios históricos e mais de uma centena de prédios pichados, feiura até dizer chega, muito lixo no chão e muita insegurança. Comércio? Cada vez mais fraco. Transporte? Sobre trilhos nada, o de ônibus é tão ruim que faz o de SP parecer uma maravilha. E a tarifa na capital é mais barata! Campinas é uma cidade grande com mentalidade limitada, onde reinam o medo e a insegurança.
@@Nomuumconsigo descordar não. É isso.
Nosso problema é querer emular uma vida interiorana em meio a uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Quer viver no interior? Vá para lá, n destrua o urbanismo das grandes cidades, pois muita gente vai ter de pagar por esse erro.
Eleição se aproximando, é muito importante que quem vá votar leia o plano dos seus candidatos para o urbanismo. Especialmente dos vereadores, que em geral só servem pra dar nome pra rua nesse país
O que esqueceu de dizer é que nossos politicos primeiro tem que saber politica, e em conjunto com o estudo, conhecer urbanismo.
Não dá pra comparar a rica cultura europeia com a " curtura " brasileira!
Gostaria muito de ver você falando de Guaulhos, principalmente as divisas mais carentes e ao redor do aeroporto.
Aqui em Franca, já é possível observar isso. O centro da cidade entrou em decadência nos últimos anos. Durante a noite, é um local deserto e inseguro. Há poucos moradores no bairro, poucos edifícios e muitas casas abandonadas. Nos anos 70, a verticalização foi limitada pelo plano diretor e a cidade se espalhou. Na época, existiam apenas cinco edifícios, todos com comércio no térreo. O primeiro da cidade nem tinha garagem, pois o centro oferecia todos os serviços a pouca distância. Depois, com a mudança da legislação, veio a nova verticalização nos anos 2000 e 2010, com condomínios-clube espalhados pela cidade. Também começou a se formar uma nova zona sul nos mesmos moldes da Ribeirão-pretana, fomentada, inclusive, pelas mesmas empresas, Mesmo assim, os moradores acham que a cidade precisa de um shopping maior e tratam isso como se fosse algo necessário para desenvolver a economia local.
Não conheço Franca! Temos que martelar muito nesse assunto _ copiar Paris, depois copiar Nova York, e por último Dubai e Orlando, são agendas que vêm e vão. Precisamos comparar mais. abracao
Quando era criança adorava passear no calçadão de Bauru, hoje em dia evito, ficou perigoso.
Ribeirão Preto é uma mini São Paulo, do bom ao ruim.
Triste saber que em São José dos Campos em 2007 já se falava em estudo de viabilidade para um VLT e em 2012 até chegaram a sair algumas notícias de que poderia acontecer. Estamos em 2024 e aquilo não passou de um devaneio e o projeto foi miseravelmente engavetado e esquecido.
A cidade cresceu e, como muitas outras cidades no Brasil, o problema de infraestrutura e mobilidade só começa a ser importante quando chega a um nível insuportável, ao invés de ser antecipado e planejado, como poderia ter sido o caso de SJC. Agora, condomínios fechados e réplica de ponte estaiada nós temos, o que é uma pena.
Claro que, comparativamente a muitas outras cidades, SJC ainda proporciona uma boa qualidade de vida, mas poderia ser muito melhor.
Fico feliz, pelo menos, que alguém consiga perceber isso e externar em um vídeo que possa ter um bom alcance e quem sabe alguma coisa possa mudar no futuro.
Sucesso ao seu canal!
Moro em Ribeirão Preto e a cidade é sua, cheia de buracos, mato nas alturas, tudo tem que ir de carro pq não existem calçadas pra caminhar, for listar os defeitos aqui vou passar o dia todo.
Estou procurando a beleza no prédio do minuto 8, segundo 50. Pavoroso.
Brasileiro adora shopping, pqp
nisso copiamos muito bem os norte-americanos, infelizmente.
Adora por falta de opção. Brasileiro viaja pra NYC, Buenos Aires, pra Europa e acha lindo poder curtir a vida nas ruas. Quando volta pra casa, volta para o Shopping por pura falta de opção. Qualquer um iria preferir estar nas ruas, principalmente num país de verão eterno como o Brasil. Em São Paulo temos alguns pouquíssimos exemplos de "shopping a céu aberto, como a Rua Oscar Freire nos finais de semana.
@@amandavlogzz infelizmente também é a questão de segurança, no shopping pode passear tranquilo. A Oscar Freire é segura porque tem sempre gente na rua
As. Cidades só tem shopping mano, sabia que. Poucas cidades possuem áreas verdes
As vezes as pessoas só querem um lugar com ar condicionado. É horrível mas eu entendo.
Vale a pena falar de Osasco pq aqui prefeito nenhum liga pra urbanismo. Inclusive o atual segue com o plano diretor "vencido" desde os anos 2000.
O grande problema das médias e grandes cidades interioranas brasileiras está na mentalidade provinciana da população e seus gestores, essa tradição anti-cosmopolita ainda se resume em foco nas pracinhas, contos da grávida de Taubaté e eventos de rodeio, assim fica difícil avançar.
Eu percebo uma diferença de classe mesmo bem grande dentro dessas cidades. Os mais pobres tendem a mudar muito mais fácil de ideia sobre reformas urbanas quando confrontados com fatos. Os mais ricos e a classe média, proprietária da terra urbana e rural, concebe a terra como cofrinho para si ou os filhos e tem uma necessidade absurda de status do tipo quanto mais e maior melhor.
@@matheushpsa falou tudo