Caramba Christiano, que massa encontrar o autor da pergunta por aqui. Agora conta o seu segredo de como em 18 anos de profissão não precisou abrir o leque até agora 😅 Eu acho que sempre vale a pena ter uma visão alto nível das tecnologias que vão surgindo. E para backend Javascript, corre pro Typescript! Várias linguagens dinâmicas estão adotando tipagem anotada pelo mesmo motivo. Python e PHP são exemplos de peso. Faz sentido pra vc?
@@seidenada526 eu não fiquei em JS todo esse tempo. Trabalhei com desktop em delphi, trabalhei bastante com PHP, um pouco de Java e C#. Mas hj meu foco é backend mesmo, e estou atuando no Node. Minha pergunta foi mais pra saber se hoje valeria investir tempo de estudo em outras linguagens comumente usadas no back atualmente ou nao, tipo netCore, Java (com o spring), Go, PHP7 (e suas atualizações), Python....
Mais um bom episódio! Sobre micro frontends, a empresa onde trabalho está adotando porque somos muitos devs, muitos times e cada um dos mercados que atendemos tem requisitos diferentes. É uma abordagem legal, mas há vários problemas sem solução "padronizada" que estamos investigando (intercomunicação entre os apps, por exemplo). E com respeito a migração de projeto (última pergunta), uma dica é que você pode ter várias "instâncias" do React rodando na sua página, então não precisa migrar tudo de uma vez. Vai movendo partes preferencialmente independentes uma a uma até poder unificar sob um ReactDOM.render. É uma abordagem que usamos num projeto legado de 20+ anos que contém N tecnologias sendo usadas, rs.
Que massa Arthur! Valeu por compartilhar com a gente!! Essa questão de migração é sempre um pouco complicada, é muito relativo e muda demais para cada caso. O importante é ter um bom planejamento para não perder nada haha 💜
#PR Eu sempre ouço a famosa frase "tenha uma boa base de JS para poder partir para um framework". Mas afinal, o que precisa dominar pra se ter uma boa base? Vocês me inspiram todos os dias! Muito obrigado! Ps: Se algum outro dev puder me ajudar / responder também fico feliz!
Acredito que pra ter uma boa base, além de entender o básico que seriam loops e condicionais, é muito importante entender a diferença entre os tipos de variáveis (let, const e var), como elas de fato são criadas por trás dos panos, como funciona o escopo no JS, o uso de closure, os usos da palavra this e prototypes. Passando isso, procure aprender as novas features do ES6, como destructuring, spread operator, async/await, etc. E por fim, entenda como funciona o javascript no browser/node, como ele realiza as operações síncronas e assíncronas por trás dos panos. Acho que é isso haha
Sobre a última pergunta: Uma dica que acho que vale a pena é começar relendo o seu código atual e separar as principais funções, especialmente se a sua aplicação tem alguma limitação de código por conta de ferramentas que sejam usadas (seja integração com backend, bibliotecas que talvez não façam mais sentido etc). Com as principais funções separadas, fica mais fácil começar a reescrever tudo em React, ou qualquer outra tecnologia. Passei por isso quando participei de uma migração onde removemos o jQuery de um projeto de ecommerce pra deixar ele todo em ES6 e scss, e depois quando desenvolvemos a mesma aplicação usando outro backend, e ajudou a ir direto ao ponto!
Meu ponto de vista também sobre o micro frontends, é pra sistemas onde se tem squads separadas com cada uma com seu módulo. Onde pode acontecer de ser a interligação entre diferentes tecnologias também. Não tem performance boa, a manutenção é complicada, e até pra parte de devops fica mais complexo de se criar as pipelines.
#PR Quando faço as queries na mão usando SQL, eu preciso criar um model pra essa informação? Se tratando de uma query complexa que faz vários relacionamentos, qual a melhor estratégia pra abstrair minha Query pra dentro do meu projeto?
Estou iniciando em tudo, vindo das Artes. Gostaria que falassem sobre segurança no desenvolvimento ou verificação pelos clientes ou validação em plataformas ou caso já tenham falado me indicassem o material ! Parabéns pelo excelente trabalho e atenção nas partilhas conosco!
Fala Diego. Qual sua opinião de usar o strapi? Dá pra sair usando em um e-commerce com segurança? Estava pesquisando sobre ele achei a proposta bem interessante, já que engloba api, cms, etc... ainda é open source
Uso o sequelize há algum tempo, particularmente acho fácil criar query manualmente quando o sequelize esse ta te limitando. Já que na grande parte das vzs vc vai usar o query builder do sequelize, mas se nn for esse o seu caso, melhor nn usar msm
Muito bom! Sempre várias dicas com muito bom humor Kkkk Talvez uma dica: Os textos que aparecem nos balões durante o vídeo estão muito pequenos. Para ver pelo celular não fica muito bom.
#PR Diego, agora que a biblioteca AR do Expo foi descontinuada ... qual seria a melhor solução/abordagem para desenvolvimento de aplicativos de AR com o React Native ?
Valeu Diego por responser a minha duvida, realmente a unica limitacao do Knex e o nivel de abstracao entao as vezes sinto como se estivesse escrevendo SQL puro. #PR muito Massaaa esse quadro.
Outro contexto que eu penso em usar o microfrontend é para migração de tecnologia. Tenho algo legado e posso começar a adicionar web elements nesta aplicação, possibilitando a migração em partes menores.
#PR salve, Diego! Em um vídeo passado que eu não me lembro qual, você comentou que achava muito mais relevante aprender TypeScript do que GraphQL, colocando a demanda do TS como sendo maior. Eu concordo totalmente com a relevância cada vez maior do TS, mas eu também vejo um crescimento considerável no uso do GraphQL. Eu, particularmente, estou estudando e curtindo muito. Não sei se você tem alguma resistência quanto ao uso do GraphQL, mas se tiver, compartilha com a gente aí. Valeu!
#PR Diego, estou curtindo muito os vídeos sobre arquitetura, teremos algum vídeo da rocket voltado para implementar de forma escalável traduções para uma aplicação (tanto no front quanto no back)??
Cara, sensacional esse quadro, muito bom mesmo! Uma pergunta: autenticação de usuário no back-end. Entre passar os dados do usuário através do body da requisição ou no header, o que seria mais adequado nesse caso? Levando em consideração a segurança dos dados do usuário.
Dúvida? Depois de aprender Next JS e Gasby, comecei a achar que não faz sentido usar create-react-app levando em conta o número de configurações para colocar o projeto em ordem, minha pergunta é mais no contexto mercado de trabalho, levando em conta que as empresas sempre estão querendo terminar mais rápido possível o projeto. Parabéns pelo quadro, cada dia melhor!
Faala Gabriel! Tanto o Next.js quanto o Gatsby tem suas vantagens e desvantagens. Mais do que isso, ambos tem propósitos e não deve ser a criação do projeto o parâmetro para decidir entre eles. Mais ainda utilizando o create-react-app. Via de regra, você não vai criar um projeto por dia dentro de uma empresa hahaha, então precisa considerar bastante o objetivo do projeto, onde ele pode chegar e o quanto vai precisar personalizar ele de modo geral para decidir. 💜💜
#PR Focar em node e JS depois de 36, é uma boa? já que hj em dia o JS esta em alta, e não é visto mais apenas como eventos de front . O intuito é uma aplicação voltada pra educação( tipo uma gamificação da vida) e/ou entrar no mercado.
#PR Oi Diego. Eu uso o Sequelize como meu ORM juntamente com node e express. No entanto, muitas vezes fico preso a arquitetura do sequelize pqq a documentação deles é horrível. Tem algum outro ORM para javascript bom que me recomenda?
#PR Existe alguma alternativa mais segura para salvar os tokens do jwt, atualmente uso localStorage porem eu li em alguns artigos que esse nao e o melhor jeito pois expoe as informacoes do usuario no browser(nome, cpf etc). Entao so para resumir, existe algum jeito de obfuscar essas infos? Caso nao exista quais seriam as boas praticas para salvar itens no local storage? Obrigado!
#PR Quais tecnologias vocês usariam para criar um blog para clientes sem conhecimento em programação? Seria diferente se fosse para um site de notícias grande tipo g1 ou pro site da Rolling Stone magazine?
#PR Faaala Diego. Sobre o Linkedin: O que postar lá? Comecei agora e não faço muita ideia do que é interessante para criar artigos ou se o que imagino em postar é adequado/válido.
#PR. Oi Diego, como está? Sou programador JAVA há 8 anos. JAVA é uma linguagem muito poderosa, mas não a considero uma das mais focadas em produtividade. Ainda hoje, precisamos de muito tempo para ver o projeto em ação. Qual sua opinião sobre transição de mercado, para desenvolvedores com esse nível de experiência? Acha que devem considerar a permanência em um contexto mais familiar, procurando formas mais eficientes de trabalho ou investir em Node.js e React, para um desenvolvimento mais “ágil”? *Parabéns pelo canal.
Estou aplicando para uma empresa grande em java, porem gosto de javascript, ts e node, é possivel me manter atualizado no js e ts ao mesmo tempo que me torno um bom dev java?
#PR Diego estou estudando js no front e beack. Porem também tenho conhecimento em laravel PHP vc acha que se estudar 2 linguagem em juntas atrapalha ou pode ser um diferencial ?
#PR Fala Dev.. Estou planejando iniciar um projeto pra minha própria empresa, pretendo começar bem pequeno e devagar e dps que estiver com todas as funcionalidades prontas quero escalar e começar a comercializar. Me disseram pra não fazer em Node pois ele não vai aguentar muito tempo, pois a qualidade de dados será imensa, trata-se de em ERP. Até onde isso é verdade? Quais as limitações do Node? Eu poderia começar em Node e depois quando não desse mais migrar para C# por exemplo? Qual sua opinião para quem está começando pequeno uma ideia que nem sabe se vai dar certo? Abraço
Fala Diego, blz? Comecei a desenvolver um projeto React Native utilizando somente Javascript, hoje o app já está mais consolidado mas promete ainda algumas novas funcionalidades. Posso começar a jogar Typescript lá dentro ou o projeto que começou com um template com Javascript não suporte Typescript?
#PR Diego aproveitando o exemplo que você deu sobre o electron... eu estou iniciando agora como programador javascript, mas tenho visto falar muito pouco sobre electron principalmente em pt-br... o electron deu uma flopada ou é porque ele é algo mais de nicho mesmo?
Diego, muito bom! mas tem um negócio aqui que eu tava pra te falar há um tempo... o correto é ˈkwɪəri ... ou então, no American English, ˈkwiri 😁 tamo junto!
#PR Se eu faço um freela para um cliente, como fica a questão dos custos de hospedagem? Eu tenho que estar sempre em contato com esse cliente? Me bateu essa dúvida, estou aprendendo muito com vocês, fazendo ótimas aplicações, mas não fiz nada profissionalmente ainda...
Diego, aqui no trabalho temos uma aplicação grande com backend em php utilizando cake e front com html, css e js. Qual sugestão você daria para migrar para Reactjs? p.s.: não utilizamos API com rotas e retorno em Json, a aplicação inteira é em MVC com vários métodos dentro do mesmo Controller.
#PR Fala Diego blz? Até agora não consegui entender qual são as vantagens em utilizar styled components no react e no react native. Na minha opinião o código fica parecendo meio bagunçado
#PR Qual a opinião do pessoal da rocket em relação a gerência de estado. Venho tendo uma experiência muito positiva com redux tool kit e sinto que cada vez menos há uma barreira de 'escolha' do redux ao invés de usar context api por exemplo.
Bom dia Rocket! gostaria de saber se me indicam, alem de material UI entre outros, alguma forma de eu montar uma interface para web app mais facil pois faço bem o backend mas o frontend fico com preguiça por causa do nao saber HTML, CSS e afins como gostaria. Obrigado e parabens com sempre pelos canais, videos, NLW entre outros!!
#PR Sou iniciante , e uma duvida que ronda demais minha cabeça é até onde ir com uma linguagem para partir para outra ?Tenho na minha cabeça que o ideal é aprender ao menos um framework e algumas libs "famosas" da linguagem....
Faala Victor! Se entendi bem a pergunta, você mira em algum momento aprender a grande maioria das linguagens, frameworks e libs quando fala em "até onde ir antes de partir para outra". Se for isso, acredito que não seja uma boa ideia. As tecnologias mudam constantemente, seria impossível se manter atualizado com todas elas. Como o Diego fala no vídeo, entender o básico do que uma ou outra pode solucionar seria o ideal, mas ter um grande foco em uma só (possivelmente com a qual você trabalhe) tende a ser o melhor cenário. 💜💜
#PR Diego, faz um tempo que eu venho estudando node, já fiz alguns projetos e uma aplicação real com o node e express, devido ao fato de eu não estar no mercado de trabalho seria uma boa ampliar os horizontes com uma nova linguagem tipo o python?
#PR Diego, trabalho a 3 anos com Angular ^2 e tenho uma certa experiência com o framework. Vejo muito conteúdo e muitas vagas surgindo para a stack React. Na sua visão, seria interessante se aprofundar mais ainda em Angular ou começar a estudar a stack React e abrir o leque de oportunidades? Abraço e parabéns para o trabalho de vocês. OBS: Você é irmão de Filipe Deschamps? kkkk
#PR Fala Diego blz? Cara, to começando a estudar JavaScript (React e node) fiz o curso da rocketseat e meu objetivo e entrar no mercado. Porém escuto alguns devs dizer que pra começar tem que focar em 1, front ou back, porem... Acho chato desenvolver um frontend que não faz nada, me sinto um disign(nada contra kkkk), o que você acha de estudar node e react pra ser um fullstack e entrar no mercado?
Fala Fabrício!! Valeeu pela pergunta para o PR! Mas se me permite (e não é o Diego haha) responder, nós acreditamos que o full-stack seja ainda mais fácil de entrar no mercado utilizando a stack que abordamos aqui na Rocketseat. O motivo disso é porque utilizamos a mesma linguagem, seja no front-end ou no back-end, então não faria sentido se limitar a somente um deles quando a semelhança é gigante e você consegue reaproveitar grande parte do conhecimento. Para outras tecnologias pode fazer um pouco de sentido, mas para a stack com React e Node.js e principalmente se você gosta de atuar nos dois lados, não vemos problema. Bora pra cima! 🚀🚀
meo, cada dia que passa eu fico mais confortável com minha situação, meu trabalho/emprego, minhas condições, meus conhecimentos... cara parece q desapareceu o guri q queria fazer bilhões de coisas, e tinha milhões de ideias, e pensava lá na frentão.. vcs tiveram uma fase assim? oq fizeram pra voltar a ser sonhadores e querer empreender com a rocketseat?
Diego, eu tou achando vc com uma cara de quem jogava WoW ha uns 10 anos atrás, né não? Se nao fizer sentido, foi mal aí. Pode ser só coincidência. Mas lá no passado conheci um jovem parecido com vc, que morava em alguma cidade menor da região Sul, que jogava com o irmão acho e que coincidentemente acho q tava aprendendo web design ou algo assim, daí pra ser vc e ter virado às web dev parece muito plausível pra mim. De qq forma a memória eh vaga, então se não tiver nada a ver, sem problema.
Faaaaala John, sou eu mesmo hahahaha E aí cara, quanto tempo? Jogava lá no LineBR, meu nome era Diegoww e meu irmão o Cirilox. Bons tempos! Faz um tempo que não abro o WoW. Abraço cara!
@@dieegosf meu Deus! Q volta q o mundo dá, né? Eu tava quase lembrando teu nick lá, achei que era diegorox... tai, uma mistura dos dois nicks ^^ Muito doido como que eu só me toquei agora que era vc. Outro dia tava caçando não lembro oq e acabei vendo um vídeo da Rocketseat contigo. C tava mostrando uma lib que mudava uma lista de nome que reagia na tela e num sei oq, daí agora vive aparecendo video da Rocketseat na minha timeline. Nesse aqui bati o olho em MF q eh um topico que me interessa e decidi ver pra ver oq c ia falar... no final, seu nome apareceu várias vezes e eu comecei a fazer umas conexão neural muito doida pensando... será??? Bom, bacana d+! Bom ver que c tá aí fazendo sucesso no TH-cam ^^ Se pá, eu tenho até umas bola curva pra mandar nesse quadro aqui :) Eu acabei me mudando pra Europa, passei um tempo na Suécia e finalmente montei tenda na Alemanha. Trabalhando de fullstack numa Amazon-like local
hahahaha.. Cara.. eu sou muito fã desse quadro kkkk é SEN-SA!
Acho que de tanto assistir suas aulas no TH-cam e LaunchBase acabei lendo esse comentário com sua voz 😂😂😂
@@leonardocampello9298 ahhahahah que curioso isso né? Eu também leio os comentários com a minha própria voz, acredita? rsrsr
Mayk, conta pra gente: como vc trabalha na RS, vc foi coagido a comentar em todos os videos? A gente não conta pro teu chefe, fmz?
@@ruszomalkuko hahahahah
Aeeeeee, show, abrindo com minha pergunta então, rsss! Obrigado Rocketseat por tudo o que vocês trazem para a comunidade dev brazuca!
Caramba Christiano, que massa encontrar o autor da pergunta por aqui. Agora conta o seu segredo de como em 18 anos de profissão não precisou abrir o leque até agora 😅 Eu acho que sempre vale a pena ter uma visão alto nível das tecnologias que vão surgindo. E para backend Javascript, corre pro Typescript! Várias linguagens dinâmicas estão adotando tipagem anotada pelo mesmo motivo. Python e PHP são exemplos de peso. Faz sentido pra vc?
@@seidenada526 eu não fiquei em JS todo esse tempo. Trabalhei com desktop em delphi, trabalhei bastante com PHP, um pouco de Java e C#. Mas hj meu foco é backend mesmo, e estou atuando no Node. Minha pergunta foi mais pra saber se hoje valeria investir tempo de estudo em outras linguagens comumente usadas no back atualmente ou nao, tipo netCore, Java (com o spring), Go, PHP7 (e suas atualizações), Python....
@@seidenada526 ah, e já estou usando TypeScript sim, muito maneiro.
Mais um bom episódio! Sobre micro frontends, a empresa onde trabalho está adotando porque somos muitos devs, muitos times e cada um dos mercados que atendemos tem requisitos diferentes. É uma abordagem legal, mas há vários problemas sem solução "padronizada" que estamos investigando (intercomunicação entre os apps, por exemplo).
E com respeito a migração de projeto (última pergunta), uma dica é que você pode ter várias "instâncias" do React rodando na sua página, então não precisa migrar tudo de uma vez. Vai movendo partes preferencialmente independentes uma a uma até poder unificar sob um ReactDOM.render. É uma abordagem que usamos num projeto legado de 20+ anos que contém N tecnologias sendo usadas, rs.
Que massa Arthur! Valeu por compartilhar com a gente!!
Essa questão de migração é sempre um pouco complicada, é muito relativo e muda demais para cada caso. O importante é ter um bom planejamento para não perder nada haha 💜
A talk da Juliana da Creditas no ReactConfBr2020 mostra como eles integraram vários módulos (apps) em React Native, talvez ajude você
Muito bacana esse quadro...
Fala Sérgio! Valeeeu pelo feedback! 💜💜
Parabéns pra vc
Diego Dragon vs Balboa...vcs são topezera...conteúdo sensacional
#PR Eu sempre ouço a famosa frase "tenha uma boa base de JS para poder partir para um framework". Mas afinal, o que precisa dominar pra se ter uma boa base? Vocês me inspiram todos os dias! Muito obrigado!
Ps: Se algum outro dev puder me ajudar / responder também fico feliz!
Acredito que pra ter uma boa base, além de entender o básico que seriam loops e condicionais, é muito importante entender a diferença entre os tipos de variáveis (let, const e var), como elas de fato são criadas por trás dos panos, como funciona o escopo no JS, o uso de closure, os usos da palavra this e prototypes. Passando isso, procure aprender as novas features do ES6, como destructuring, spread operator, async/await, etc. E por fim, entenda como funciona o javascript no browser/node, como ele realiza as operações síncronas e assíncronas por trás dos panos. Acho que é isso haha
Sobre a última pergunta: Uma dica que acho que vale a pena é começar relendo o seu código atual e separar as principais funções, especialmente se a sua aplicação tem alguma limitação de código por conta de ferramentas que sejam usadas (seja integração com backend, bibliotecas que talvez não façam mais sentido etc). Com as principais funções separadas, fica mais fácil começar a reescrever tudo em React, ou qualquer outra tecnologia. Passei por isso quando participei de uma migração onde removemos o jQuery de um projeto de ecommerce pra deixar ele todo em ES6 e scss, e depois quando desenvolvemos a mesma aplicação usando outro backend, e ajudou a ir direto ao ponto!
Meu ponto de vista também sobre o micro frontends, é pra sistemas onde se tem squads separadas com cada uma com seu módulo. Onde pode acontecer de ser a interligação entre diferentes tecnologias também. Não tem performance boa, a manutenção é complicada, e até pra parte de devops fica mais complexo de se criar as pipelines.
Bah! muito bom!! adorei
Onde encontro o podcast que vc falou sobre sql orm e db?
#PR Quando faço as queries na mão usando SQL, eu preciso criar um model pra essa informação? Se tratando de uma query complexa que faz vários relacionamentos, qual a melhor estratégia pra abstrair minha Query pra dentro do meu projeto?
Estou iniciando em tudo, vindo das Artes. Gostaria que falassem sobre segurança no desenvolvimento ou verificação pelos clientes ou validação em plataformas ou caso já tenham falado me indicassem o material !
Parabéns pelo excelente trabalho e atenção nas partilhas conosco!
Fala Diego. Qual sua opinião de usar o strapi? Dá pra sair usando em um e-commerce com segurança? Estava pesquisando sobre ele achei a proposta bem interessante, já que engloba api, cms, etc... ainda é open source
excelente demais cara
Uso o sequelize há algum tempo, particularmente acho fácil criar query manualmente quando o sequelize esse ta te limitando. Já que na grande parte das vzs vc vai usar o query builder do sequelize, mas se nn for esse o seu caso, melhor nn usar msm
Nice PR !
Muito bom! Sempre várias dicas com muito bom humor Kkkk
Talvez uma dica:
Os textos que aparecem nos balões durante o vídeo estão muito pequenos. Para ver pelo celular não fica muito bom.
Fala Cristian! Valeeu pelo feedback. Incluímos o vídeo citado no card, agora na descrição também ! 💜💜
#PR Diego, agora que a biblioteca AR do Expo foi descontinuada ... qual seria a melhor solução/abordagem para desenvolvimento de aplicativos de AR com o React Native ?
Aeeee, estava ansioso ! Só confirmo que é quinta-feira depois que sai vídeo do #PR
Valeu Diego por responser a minha duvida, realmente a unica limitacao do Knex e o nivel de abstracao entao as vezes sinto como se estivesse escrevendo SQL puro.
#PR muito Massaaa esse quadro.
#PR quando usar para tipar componente e quando tipar usando os dois pontos (:)?
cara que matéria sensacional, muito bom.
Fala Pedro!! Valeeeu pelo feedback! 💜
Outro contexto que eu penso em usar o microfrontend é para migração de tecnologia. Tenho algo legado e posso começar a adicionar web elements nesta aplicação, possibilitando a migração em partes menores.
#PR Fala Diego, qual a melhor forma de utilizar aplicações react dentro de outras aplicações frontend que usam outros frameworks?
#PR Diego, gostaria muito de ver você falando sobre o Mobx e o Redux, suas diferenças, prós e contras de cada um. Abraços!
Faala João! Valeeu pela pergunta para o PR!! 💜
#PR salve, Diego! Em um vídeo passado que eu não me lembro qual, você comentou que achava muito mais relevante aprender TypeScript do que GraphQL, colocando a demanda do TS como sendo maior. Eu concordo totalmente com a relevância cada vez maior do TS, mas eu também vejo um crescimento considerável no uso do GraphQL. Eu, particularmente, estou estudando e curtindo muito. Não sei se você tem alguma resistência quanto ao uso do GraphQL, mas se tiver, compartilha com a gente aí. Valeu!
Boa Vinnys!
Faala Vinnys! Valeeeu pela pergunta para o PR!!! 💜💜
#PR Diego, estou curtindo muito os vídeos sobre arquitetura, teremos algum vídeo da rocket voltado para implementar de forma escalável traduções para uma aplicação (tanto no front quanto no back)??
O que tem de diferença do knex pro sequelize? E por que escolheu o knex para o NLW#2? Abraço!
Cara, sensacional esse quadro, muito bom mesmo! Uma pergunta: autenticação de usuário no back-end. Entre passar os dados do usuário através do body da requisição ou no header, o que seria mais adequado nesse caso? Levando em consideração a segurança dos dados do usuário.
Dúvida? Depois de aprender Next JS e Gasby, comecei a achar que não faz sentido usar create-react-app levando em conta o número de configurações para colocar o projeto em ordem, minha pergunta é mais no contexto mercado de trabalho, levando em conta que as empresas sempre estão querendo terminar mais rápido possível o projeto. Parabéns pelo quadro, cada dia melhor!
Faala Gabriel! Tanto o Next.js quanto o Gatsby tem suas vantagens e desvantagens. Mais do que isso, ambos tem propósitos e não deve ser a criação do projeto o parâmetro para decidir entre eles. Mais ainda utilizando o create-react-app. Via de regra, você não vai criar um projeto por dia dentro de uma empresa hahaha, então precisa considerar bastante o objetivo do projeto, onde ele pode chegar e o quanto vai precisar personalizar ele de modo geral para decidir. 💜💜
@@rocketseat boa, não tinha pensado por esse ponto de vista!
#PR Focar em node e JS depois de 36, é uma boa? já que hj em dia o JS esta em alta, e não é visto mais apenas como eventos de front . O intuito é uma aplicação voltada pra educação( tipo uma gamificação da vida) e/ou entrar no mercado.
#PR Diego, vocês utilizam docker no desenvolvimento? Como fazer para manter o Intellisense funcionando? E para a adição de novos pacotes yarn/npm?
Faala Lucas! Valeeu pela pergunta para o PR! 💜
#PR Oi Diego. Eu uso o Sequelize como meu ORM juntamente com node e express. No entanto, muitas vezes fico preso a arquitetura do sequelize pqq a documentação deles é horrível. Tem algum outro ORM para javascript bom que me recomenda?
Esse quadro é demais, uma duvida, qual a melhor forma de analisar a performance de um app em react-native?
#PR Existe alguma alternativa mais segura para salvar os tokens do jwt, atualmente uso localStorage porem eu li em alguns artigos que esse nao e o melhor jeito pois expoe as informacoes do usuario no browser(nome, cpf etc). Entao so para resumir, existe algum jeito de obfuscar essas infos? Caso nao exista quais seriam as boas praticas para salvar itens no local storage? Obrigado!
#PR Quais tecnologias vocês usariam para criar um blog para clientes sem conhecimento em programação? Seria diferente se fosse para um site de notícias grande tipo g1 ou pro site da Rolling Stone magazine?
Obrigado por responder minha pergunta!! Ajudou muito
Hahaha Valeeeu Vini! 💜
#PR Faaala Diego. Sobre o Linkedin: O que postar lá? Comecei agora e não faço muita ideia do que é interessante para criar artigos ou se o que imagino em postar é adequado/válido.
#PR. Oi Diego, como está? Sou programador JAVA há 8 anos. JAVA é uma linguagem muito poderosa, mas não a considero uma das mais focadas em produtividade. Ainda hoje, precisamos de muito tempo para ver o projeto em ação. Qual sua opinião sobre transição de mercado, para desenvolvedores com esse nível de experiência? Acha que devem considerar a permanência em um contexto mais familiar, procurando formas mais eficientes de trabalho ou investir em Node.js e React, para um desenvolvimento mais “ágil”? *Parabéns pelo canal.
Estou aplicando para uma empresa grande em java, porem gosto de javascript, ts e node, é possivel me manter atualizado no js e ts ao mesmo tempo que me torno um bom dev java?
#PR Diego estou estudando js no front e beack. Porem também tenho conhecimento em laravel PHP vc acha que se estudar 2 linguagem em juntas atrapalha ou pode ser um diferencial ?
#PR Diego, quando usar o redux observables, o redux saga ou o thunk?
Fala Felipe! Valeeu pela pergunta para o PR!! 💜
Conteúdo top Diego, diminuiu até as olheiras haha tmj!
Hahahaha valeeu Lucas! 💜
#PR Fala Dev.. Estou planejando iniciar um projeto pra minha própria empresa, pretendo começar bem pequeno e devagar e dps que estiver com todas as funcionalidades prontas quero escalar e começar a comercializar. Me disseram pra não fazer em Node pois ele não vai aguentar muito tempo, pois a qualidade de dados será imensa, trata-se de em ERP. Até onde isso é verdade? Quais as limitações do Node? Eu poderia começar em Node e depois quando não desse mais migrar para C# por exemplo? Qual sua opinião para quem está começando pequeno uma ideia que nem sabe se vai dar certo? Abraço
Faala Guilherme! Valeeu pela pergunta para o PR!! 💜
Alguém sabe o microfone que o Diego utiliza? Muito bom o áudio..
Excelente PR!
Se não me engano, estamos usando um Microfone Rode NTG1 Shotgun Condensador
@@dieegosf vlww mano!
Diego Fernandes na verdade estamos usando o NTG3 da Rode Diegao, e ele está plugado em uma interface scarlett focusrite solo! 💜
@@imleleco ahhh massa Leo, obrigado por compartilhar conosco.. abraços
Fala Diego, blz? Comecei a desenvolver um projeto React Native utilizando somente Javascript, hoje o app já está mais consolidado mas promete ainda algumas novas funcionalidades. Posso começar a jogar Typescript lá dentro ou o projeto que começou com um template com Javascript não suporte Typescript?
#PR Diego aproveitando o exemplo que você deu sobre o electron... eu estou iniciando agora como programador javascript, mas tenho visto falar muito pouco sobre electron principalmente em pt-br... o electron deu uma flopada ou é porque ele é algo mais de nicho mesmo?
Faala Tyson! Valeeu pela pergunta para o PR! 💜
Diego, muito bom! mas tem um negócio aqui que eu tava pra te falar há um tempo...
o correto é ˈkwɪəri ... ou então, no American English, ˈkwiri
😁 tamo junto!
e no meu TH-cam não tem card não, já tentei adicionar e n consigo
#PR que acha do uso do Tailwindcss para estilização? um abraço de Moçambique.
Fala Elio!! Valeeeu pela sugestão! 💜
#PR Se eu faço um freela para um cliente, como fica a questão dos custos de hospedagem? Eu tenho que estar sempre em contato com esse cliente? Me bateu essa dúvida, estou aprendendo muito com vocês, fazendo ótimas aplicações, mas não fiz nada profissionalmente ainda...
Faala Jamerson! Valeeu pela pergunta para o PR! 💜
Diego, já usou django com react native?
Diego, aqui no trabalho temos uma aplicação grande com backend em php utilizando cake e front com html, css e js. Qual sugestão você daria para migrar para Reactjs? p.s.: não utilizamos API com rotas e retorno em Json, a aplicação inteira é em MVC com vários métodos dentro do mesmo Controller.
Faala Bruno! Vou passar a sua dúvida para a lista do #PR para de repente ser respondida em um episódio futuro do quadro!! 💜
Fzd a imersão da alura meu PC levou 40 min p baixar a lib styled-components, achei q tinha rodado comando errado ou q tinha bugado kkkk
Topzera !!!
#PR Fala Diego blz? Até agora não consegui entender qual são as vantagens em utilizar styled components no react e no react native. Na minha opinião o código fica parecendo meio bagunçado
Faaala dev! Valeeu pela pergunta!! #PR 💜
#PR Qual a opinião do pessoal da rocket em relação a gerência de estado. Venho tendo uma experiência muito positiva com redux tool kit e sinto que cada vez menos há uma barreira de 'escolha' do redux ao invés de usar context api por exemplo.
Tá muito bom o toolkit, principalmente a doc
Fala Fernando! Valeeeu pela pergunta para o PR!! 💜
Show!!
Cadê as outras Vitórias?? Hahahaha
Bom dia Rocket!
gostaria de saber se me indicam, alem de material UI entre outros, alguma forma de eu montar uma interface para web app mais facil pois faço bem o backend mas o frontend fico com preguiça por causa do nao saber HTML, CSS e afins como gostaria.
Obrigado e parabens com sempre pelos canais, videos, NLW entre outros!!
Faala Freddy! Na verdade não há muito como fugir dessas techs no fron-end 😅💜
Nem vi, mas já deixei o like
#PR Diego, construir uma aplicação CRM/ERP com ReactJS é viável? Você conhece alguma?
Também gostaria de saber!
onde que comprou essa almofada linda aí do gameboy? haha
#PR Sou iniciante , e uma duvida que ronda demais minha cabeça é até onde ir com uma linguagem para partir para outra ?Tenho na minha cabeça que o ideal é aprender ao menos um framework e algumas libs "famosas" da linguagem....
Faala Victor! Se entendi bem a pergunta, você mira em algum momento aprender a grande maioria das linguagens, frameworks e libs quando fala em "até onde ir antes de partir para outra". Se for isso, acredito que não seja uma boa ideia. As tecnologias mudam constantemente, seria impossível se manter atualizado com todas elas. Como o Diego fala no vídeo, entender o básico do que uma ou outra pode solucionar seria o ideal, mas ter um grande foco em uma só (possivelmente com a qual você trabalhe) tende a ser o melhor cenário. 💜💜
#PR Diego, faz um tempo que eu venho estudando node, já fiz alguns projetos e uma aplicação real com o node e express, devido ao fato de eu não estar no mercado de trabalho seria uma boa ampliar os horizontes com uma nova linguagem tipo o python?
Fala Roger!! Valeeeu pela pergunta para o PR! 💜
#PR Diego, trabalho a 3 anos com Angular ^2 e tenho uma certa experiência com o framework. Vejo muito conteúdo e muitas vagas surgindo para a stack React. Na sua visão, seria interessante se aprofundar mais ainda em Angular ou começar a estudar a stack React e abrir o leque de oportunidades? Abraço e parabéns para o trabalho de vocês. OBS: Você é irmão de Filipe Deschamps? kkkk
Opá tudo bem Diego?
Sou novo no canal, eu queria saber o que você acha de PHP? se você usou ou se você usa ainda?
Não tenho Twitter :(
👏🏻👏🏻👏🏻
💜💜
Micro frontend só vai fazer sentido com module federation do webpack 5
voces sao fodas
parabens pelo trabalho
Faaala Matheus! Valeeeu pelo feedback !! 😍💜
#PR fala Diego, quando vai ter um evento da Rocketseat ? e quando vou poder tirar um foto com vc ?
Faala Marcos! Nós adiamos os RSXP desse ano por conta da pandemia. Se tudo der certo, teremos ele no ano que vem maior ainda!!! 🚀🚀
Tô aqui para perguntar tem algo para quem ainda não sabe nada de progamação?
Mas tá aqui para aprender.
#PR Fala Diego blz? Cara, to começando a estudar JavaScript (React e node) fiz o curso da rocketseat e meu objetivo e entrar no mercado. Porém escuto alguns devs dizer que pra começar tem que focar em 1, front ou back, porem... Acho chato desenvolver um frontend que não faz nada, me sinto um disign(nada contra kkkk), o que você acha de estudar node e react pra ser um fullstack e entrar no mercado?
Fala Fabrício!! Valeeu pela pergunta para o PR!
Mas se me permite (e não é o Diego haha) responder, nós acreditamos que o full-stack seja ainda mais fácil de entrar no mercado utilizando a stack que abordamos aqui na Rocketseat. O motivo disso é porque utilizamos a mesma linguagem, seja no front-end ou no back-end, então não faria sentido se limitar a somente um deles quando a semelhança é gigante e você consegue reaproveitar grande parte do conhecimento. Para outras tecnologias pode fazer um pouco de sentido, mas para a stack com React e Node.js e principalmente se você gosta de atuar nos dois lados, não vemos problema. Bora pra cima! 🚀🚀
Diego, sem a camisa rosa? Caramba, ótimo vídeo. :D
Ainda tô esperando o lolzinho que combinei com o Diego no Twitter kkkk
meo, cada dia que passa eu fico mais confortável com minha situação, meu trabalho/emprego, minhas condições, meus conhecimentos... cara parece q desapareceu o guri q queria fazer bilhões de coisas, e tinha milhões de ideias, e pensava lá na frentão.. vcs tiveram uma fase assim? oq fizeram pra voltar a ser sonhadores e querer empreender com a rocketseat?
#PR diego, qual foi a ultima vez que voce dormiu ??? manda um abraço pros devs da paraiba, voce é fod@ !!
Acho que essa nem ele sabe
Diego, não pode misturar Red Bull com Café. É por isso que você fala rápido assim!?
Também acho que é Guilherme! Vou testar aqui e te aviso! hahahahah 💜💜
10 red bull! mano do céu ta dificil pra eu comprar o arroz e feijão. ;/
Hahaha modo de falar, o cafézinho resolve!
pe EEERRREEEE
Hahahahaaa 💜💜
"da um salve" ----> "Salvo com sucesso" kkkk
👀
@@rocketseat Silvana? Dr Silvana? Eu sou feio, mas não vamos exagerar kkkkkkkkkk
Igor do céu! HAHAHAHAHA
Foi um bug, juro... 👀 💜
Falando de 80/20, poderia rolar 20 de Angular/Vue nos conteúdo tbm 😁 o conteúdo de vocês e f*... mas sinto falta
Sem spoilers ainda, mas há boatos de que teremos alguns conteúdos especiais diferentes por aí 👀
@@rocketseat Toppper 🚀
Em relação a microfrotends tem um conteúdo bem bacana aqui 😁 hipsters.tech/micro-frontends-no-conta-azul-hipsters-on-the-road-26/
Eita! Que massa Leo! Valeeu por compartilhar !! 💜
11:20 kkkkkkkkkkkk
"Fiz uma poc"
Quem sabe, sabe.
caralho já é quinta
Diego, eu tou achando vc com uma cara de quem jogava WoW ha uns 10 anos atrás, né não? Se nao fizer sentido, foi mal aí. Pode ser só coincidência. Mas lá no passado conheci um jovem parecido com vc, que morava em alguma cidade menor da região Sul, que jogava com o irmão acho e que coincidentemente acho q tava aprendendo web design ou algo assim, daí pra ser vc e ter virado às web dev parece muito plausível pra mim.
De qq forma a memória eh vaga, então se não tiver nada a ver, sem problema.
Faaaaala John, sou eu mesmo hahahaha E aí cara, quanto tempo? Jogava lá no LineBR, meu nome era Diegoww e meu irmão o Cirilox. Bons tempos! Faz um tempo que não abro o WoW. Abraço cara!
@@dieegosf meu Deus! Q volta q o mundo dá, né? Eu tava quase lembrando teu nick lá, achei que era diegorox... tai, uma mistura dos dois nicks ^^
Muito doido como que eu só me toquei agora que era vc. Outro dia tava caçando não lembro oq e acabei vendo um vídeo da Rocketseat contigo. C tava mostrando uma lib que mudava uma lista de nome que reagia na tela e num sei oq, daí agora vive aparecendo video da Rocketseat na minha timeline.
Nesse aqui bati o olho em MF q eh um topico que me interessa e decidi ver pra ver oq c ia falar... no final, seu nome apareceu várias vezes e eu comecei a fazer umas conexão neural muito doida pensando... será???
Bom, bacana d+! Bom ver que c tá aí fazendo sucesso no TH-cam ^^
Se pá, eu tenho até umas bola curva pra mandar nesse quadro aqui :)
Eu acabei me mudando pra Europa, passei um tempo na Suécia e finalmente montei tenda na Alemanha. Trabalhando de fullstack numa Amazon-like local
third
.