Adorando às temáticas dos vídeos atuais, muito presentes na vida cotidiana de um simples trabalhador. Parabéns por essa aproximação (e exposição) trazendo até de exemplos da suas vivências Jones.
Eu trabalho como confeiteiro. Ano passado eu trabalhava como confeiteiro e pasteleiro numa pastelaria que fica a 30 minutos andando. Saí da pastelaria pq minha ex patroa é racista. Presenciei diversas vezes elas sendo racista com os clientes de lá e tendo varias condutas anti profissionais. Não aguentei e agora tô só na confeitaria. Lidar com pessoas que se julgam estar acima, é o pior de tudo. Eu discuti várias vezes com ela, não adiantou. Era uma tortura, apesar de eu gostar muito de fazer pastel. Sou muito rápido pra montar, cliente chegava e já na anotação da recepção eu já tava preparando o pedido. Eu gostava de beber caldo de cana o dia todo. Gostava também da localização, que era onde eu terminei o ensino médio. Sou preto e minha família toda é preta! Não consigo permanecer em um trabalho onde eu passo horas do meu dia tendo que lidar com uma pessoa que trata mal meus semelhantes.
Como filha de uma ex-domestica, lembro que "deixar de trabalhar pros outros" era o maior desejo da minha mãe. Mas ver a exploração que ela sofria sem nenhuma perspectiva de melhora jamais me fez pensar em empreender, e sim em defender e correr atrás do máximo de direitos trabalhistas possível. E sempre que consigo, ajudar os outros a ter acesso a esses direitos também.
A cada vídeo que o Jones solta aqui no TH-cam eu gosto mais desse canal, em especial quando se trata de um assunto tão necessário como a realidade das condições de trabalho da maioria do povo brasileiro.
O patrão hoje em dia é invisível ,porém continua mais rapinador do que nunca , não se iludam pequenos empreendedores vocês são os mais explorados pelo capitalismo internacionalista.
Caro companheiro, pra mim, que trabalho em uma prefeitura petista, soa como piada exigir pagamento de hora extra! Aqui a gente não tem direito nem a receber férias e 13º. Isso pq é o partido que luta pelos trabalhadores!!!
Prescrição na justiça do trabalho são dois anos a partir da saída do trabalho e pode pleitear os últimos 5 anos a partir do ingresso com a ação trabalhista
Aqui no RJ são poucas a empresas que pagam hora extra em dinheiro, eles colocam no banco de horas e te dão folga. Tbm não pagam mais o vale refeição as empresas colocam uma cala com microondas e geladeira pra vc levar sua comida de casa e diz que não precisa pagar o vale refeição por esse motivo. Essa semana eu fiz 5 entrevistas e nenhuma delas pagam o vale refeição.
Jones Manuel, parabéns pelo vídeo, você disse tudo o que o trabalhador passa, agente não saberiam se manifestar dessa forma correta você fez um desabafo de toda população de baixo tenda obrigada.
Patrão é o capataz de antigamente Vc ta certo Tratam muito mal o funcionário pelo bem da "empresa" que é um objeto e nao um ser humano O bem material da empresa para eles valem mais que os humanos
O Pedro Cardoso mostra bem essa herança colonial que negativa certos tipos de trabalho com o seguinte exemplo. O cidadão burguês para 1 milhão de reais num imóvel, mas se recusa a pagar 5 mil reais para que seja pintado. É a completa desvalorização, não só do trabalho em sua especificidade, mas também do trabalhador.
Jones e Camaradas, temos sim que nos organizar para termos redução de jornada de trabalho, melhores condiçoes e salarios dignos, enquanto a revolução não vem. Essa questão de uberização, pjtização, trabalho informal certamente diminuiriam muito se houvesse uma relação capital/trabalho mais favoravel à classe trabalhadora. Importante esse debate quanto aos dados divulgados pelo IBGE, que mascaram a realidade contabilizando todo tipo de relação de trabalho e dando a impressão de um cenário confortável. Isso sem falar na media salarial da população economicamente ativa ( 94% ganham em até 2,4 salarios minimos ). Tamo junto Camaradas.
Boa noite a todos ! Quem trabalha de Uber tem os seguintes custos : o investimento do carro, o seguro, IPVA, lavagem do carro, troca de óleo a cada 40 dias, pastilha de freio a cada 7 meses, alimentação, troca de peças em geral, depressiacao do veículo 🚆 e o dia do trabalhador. Se você colocar isso tudo na ponta do lápis ✏️ você nunca rodaria Uber. Quem não faz essas contas não sabe quanto ganha. Uber e outros aplicativos destruiu vários empregos de empresas que tinham contrato com empresas de vários ramos. Essas empresas geravam empregos pela CLT.
Me identifiquei bastante com o exemplo que deu, atualmente to terminando o mestrado, pra complementar renda, eu faço bico de garçom e outros, o que já conheci de patrão escroto, não ta escrito, vai desde a garçom que vira caixa/recepcionista/bartender/auxiliar de cozinha/faxineiro/mecanico de choppeira até negar direito ao descanso e achar que você ta "cobrando" por exigir o pagamento combinado. Liberal não tem noção da vida real. Minha namorada trabalhava numa empresa com banco de horas, que em tese seria pra ela sair mais cedo algum dia de necessidade, faltar pra ir ao médico, essas coisas, o que a empresa fazia era desumano, ela podia sim faltar e perder horario de trabalho, mas como era ela que fazia aquele trabalho apenas e tinha prazos, ela podia faltar um dia, usar o banco de horas pra cobrir, só que quando ela voltasse, teria que trabalhar dobrado pq tinha prazos e se ela não fizesse, eles ameaçavam de despedir ou descontar.
"as filhas praticamente não viam o pai". O preço a pagar pela rara ascensão econômica do trabalhador o coach neoliberal nunca fala. a pessoa às vezes obcecada com a ideia de sair da pobreza acaba não tendo tempo para a família, isso gera vários problemas de saúde mental tanto para o trabalhador quanto para as crianças.
Trabalhar próximo de casa é qualidade de vida. Trabalho a 10 minutos de casa e moro no extremo da periferia em SP (ZL). Sou funcionário público concursado. Sempre falo que meus chefes são meus alunos que sempre me tratam bem. Poderia ser assim para todos. Pq a empresa não vem para a periferia ao invés de milhares de pessoas terem que ir até às empresas 30 ou 40 km de casa?
Nossa, sim, eu estudo a 30 min da minha faculdade. No máximo 40. Acho q esse é o limite pra ter qualidade de vida, pq já me irrita ficar esse tempo amassada no ônibus kk, é horrível...fico olhando para o pessoal indo trabalhar, ou voltando...todo quebrado. N sei como n enlouquecem😢
Você é um EXCELENTE professor, dá GOSTO te ouvir!!! Camarada, queria poder contribuir mais, mas cada centavo de pix retorna para mim multiplicado várias vezes em conhecimento!!! Obrigada! (E olha.... não sou lá debaixo na divisão de trabalho, nunca precisei pegar trabalhos odiosos para ter o mínimo de conforto mas reconheço facilmente a realidade no que você diz!!). Você será um grande líder no Brasil!!
Sou funcionária pública há 20 anos e o meu pesadelo são os chefes. E olha que eu tô no serviço público, penso que empresas privadas são terríveis nesse sentido , mas mesmo estando no serviço público já passei por cada chefia (a atual, inclusive) que PQP! Foram tantos traumas com esse pessoal que eu desenvolvi uma fortíssima "chefefobia" rsrs.
Eu trabalhei no Jordão em um supermercado um mês sem folga, e quando toquei no assunto com a patroa, ela disse, "quando você estava sem emprego tinha folga todo dia".
São pelo menos 200 anos de capitalismo "tardio" em nosso país e precisamos urgentemente criar consciência independente da realidade do que é viver, ou seja, o que é dignidade humana e "ser trabalhador" na realidade
6 หลายเดือนก่อน
Parece capitalismo tardio mas a verdade é que boa parte do Brasil ainda vive o feudalismo
Eu espero ainda estar vivo para ver a revolução dos trabalhadores brasileiros,mas admito que a cada dia que passa fico um pouco mais desanimado,mas não perco a esperança. ✊🏾
Essa é a linha de comunicação eficaz, na minha opinião. Ficou tudo muito claro e o mais importante, me fez acreditar numa melhora de vida que eu nem imaginava ser possível, é a luz no fim do túnel. Continue assim, Jones e por essa te agradeço grandemente. bora de revolução!
como se organizar né Jonas, se as pessoas, nas famílias, empresas e etc. só brigam e se desentendem. a discórdia está instaurada. a camaradagem e senso de união agoniza mais a cada dia. 😢
Jones me desculpa mas eu ri da história do Argentino e a Faca. Comigo já aconteceu relacionado a comissão, Como bartender tinha umas fichas que deveria ser a comissão de cada funcionário em shows grandes, e eu trabalhei igual um infeliz na casa lotada e ganhei somente 100 reais a noite, mas se fosse pagar tudo que eu botei de ficha na minha caixinha, era pra ter ganho 200-300 reais, então fui 'roubado' na cara dura, se eu trabalhei devo ganhar aquilo que estava dentro das Fichas na comissão. Pra você ter uma ideia em noites normais a casa tinha 250 a 300 pessoas, em shows grandes era mais de 1000 pessoas, era muito trabalho, teve dias que eu entrava no Banheiro e dava vontade de chorar de tanto cansaço
Com toda a visão ampla e realista que o Jones tem do assunto, continuo lamentando que olhe para a proposta da Renda Básica Universal apenas como uma ideia neoliberal anti esquerda, ao invés de ver o potencial dela em entregar um poder de barganha individual (que pode se somar a outros) para que o trabalhador possa recusar condições ou remuneração indignos. Comparando com redução da carga de trabalho na lei, por exemplo. Eu defendo que hoje já seria possível tecnicamente todor trabalharem apenas 15 horas semanais. Mas isso não significa que ir reduzindo na lei vá entregar resultado. Pode beneficiar um CLT, como eu, mas parar muitos informais e PJ pode até piorar, pelos motivos apresentados no vídeo. Acho mais interessante todos terem a renda básica e irmos todos negociando condições melhores, buscando assim a redução real da jornada, e não apenas formal.
Tem outro problema pro CLT 44h: o tempo perdido no transporte urbano. Deve chegar ou passar as 60h na rotina de trabalho. Pro CLT, as vanatagens são seguro-desemprego, FGTS e auxilio alimentação, principalmente
Essa história de doar móveis, parece que essa patroa deu para compensar os direitos trabalhistas que ela não pagou durante os anos que ela esteve trabalhando... já vi isso várias vezes.
O que os empreendedores devem ter em mente é que não vão enriquecer. E vão continuar trabalhando e muito. Porém, qualquer retorno financeiro que venha a ter será seu, o que é uma vantagem, e sinceramente se for para trabalhar igual a um burro de carga que seja para você mesmo, por sua conta e risco. Sem mais-valia. 😂
Sou veterinário, sai de uma empresa que quando solicitei um melhor reconhecimento, falaram que a margem de lucro era pouca. Bom, no dia seguinte patrocinou um time... com a resposta que isso é reconhecer,por que busca cliente para nos, que ganhamos por comissão. Olha, o dono tem que ganhar, mas tem que entender que o colaborador também precisa rir...são 12 horas de plantão... e somos autônomos.... essa visão de mercado faz com que o colaborador trabalhe sem vontade, por isso essa rede é uma das piores com nota no mercado pet.
Jones eu fiz o mesmo, fiz empréstimo com parente e com o banco para abrir uma farmácia, minha esposa é farmacêutica, fiz por ela e também porque estava de saco cheio da sala de aula, no fim deu errado, perdi dinheiro e fiquei endividado, a gente trabalha muito mais, porém não ter o patrão no lombo era ótimo, principalmente pra ela que ela guiada por cegos nos últimos trampos. No fim deu errado porque faltou capital e abri em um ponto ruim, mas a experiência foi bacana, o ruim foi a divida que ainda tento me resolver com o banco pra pagar 😢
O problema que eu tive no último trabalho foi com meus colegas fazendo piadas relacionadas a mim... assédio moral fodido. Do tipo que eu ficava entre ficar numa sala gelada, ler livro pra me concentrar em outro assunto. Eu estou estudando pra concurso. Melhor ficar em casa e estudar do que ser assediada no trabalho.
Jones, um pequeno empreendedor, esse cara que tem uma lojinha de eletrônicos, que você deu o exemplo, ele, na prática, não tem realmente um "patrão", então o que enquadraria ele na "classe trabalhadora" seria o fato de que, mesmo não tendo esse patrão de carne e osso pra cobrar e dizer o que ele deve ou não fazer, ele ainda depende do TRABALHO dele todo fim de mês para sobreviver, seria isso?
Se ele depende do trabalho para sobreviver, é trabalhador, não importa se ele reporta a alguém ou a si mesmo. É essencial quebrar o mito que depois que você vira um pequeno empreendedor, você não é trabalhador, capitalista é aquele que pode amanhã parar de fazer tudo e viver tranquilamente mantendo um consumo de vida abastado e elevado.
Jones, isso tbm é determinação social da doença. Os trabalhadores que sofrem abusos de patrões, que veem ao seu redor tudo sendo negado, casa boa, acesso a locais públicos, serviços privados, pessoas endividadas que não conseguem dormir de noite, não veem saída, se veem escravos tendo que aguentar todo tipo de coisa dos patrões enquanto veem a maioria deles enriquecendo, toda a carga emocional que a classe tem e sofre, é adoecedora
o pior é a carga emocional, fui escrever um comentário sobre um trabalho antigo e fiquei triste, passei o inferno naquele lugar, e descobri na prática a falha da meritocracia, pois meu esforço nao foi recompensado em momento algum com aumento de diária, ou nem mesmo elogios nunca recebi
Ah é, o governo não tem que comemorar avanço de conciliação nenhum com 1 ano e meio de governo, só pode comemorar qdo criarem tanto emprego em massa para empregar com qualidade toda classe trabalhadora com empregos de 30h e semana de 4 dias... Rs
Adorando às temáticas dos vídeos atuais, muito presentes na vida cotidiana de um simples trabalhador. Parabéns por essa aproximação (e exposição) trazendo até de exemplos da suas vivências Jones.
Eu trabalho como confeiteiro. Ano passado eu trabalhava como confeiteiro e pasteleiro numa pastelaria que fica a 30 minutos andando. Saí da pastelaria pq minha ex patroa é racista. Presenciei diversas vezes elas sendo racista com os clientes de lá e tendo varias condutas anti profissionais. Não aguentei e agora tô só na confeitaria. Lidar com pessoas que se julgam estar acima, é o pior de tudo. Eu discuti várias vezes com ela, não adiantou. Era uma tortura, apesar de eu gostar muito de fazer pastel. Sou muito rápido pra montar, cliente chegava e já na anotação da recepção eu já tava preparando o pedido. Eu gostava de beber caldo de cana o dia todo. Gostava também da localização, que era onde eu terminei o ensino médio. Sou preto e minha família toda é preta! Não consigo permanecer em um trabalho onde eu passo horas do meu dia tendo que lidar com uma pessoa que trata mal meus semelhantes.
Tá certo, meu querido. Só cuida nesse caldo de cana o dia todo, cuidado com diabetes. 😊
Vc está coberto de razão, camarada. A dignidade que vc é algo que nenhum patrão poderá tirar de vc.
Como filha de uma ex-domestica, lembro que "deixar de trabalhar pros outros" era o maior desejo da minha mãe. Mas ver a exploração que ela sofria sem nenhuma perspectiva de melhora jamais me fez pensar em empreender, e sim em defender e correr atrás do máximo de direitos trabalhistas possível. E sempre que consigo, ajudar os outros a ter acesso a esses direitos também.
A cada vídeo que o Jones solta aqui no TH-cam eu gosto mais desse canal, em especial quando se trata de um assunto tão necessário como a realidade das condições de trabalho da maioria do povo brasileiro.
O patrão hoje em dia é invisível ,porém continua mais rapinador do que nunca , não se iludam pequenos empreendedores vocês são os mais explorados pelo capitalismo internacionalista.
O pequeno e médio empreendedor tem patrão e não sabe. Acham que podem ou que um dia serão um Leaman ou um Sucupira da vida.
Pois é, é um escravo também, trabalham 12 horas por dia fácil
Caro companheiro, pra mim, que trabalho em uma prefeitura petista, soa como piada exigir pagamento de hora extra! Aqui a gente não tem direito nem a receber férias e 13º. Isso pq é o partido que luta pelos trabalhadores!!!
Absurdo!! Vai juntando prova e processa antes de comoletar 5 anos de trabalho.
@@joaomonteironeto7645desculpe a ignorância, mas pq esse prazo de 5 anos?
@@ivancarlos4806 Os pagamentos de direitos trabalhistas retroagem 5 anos, no máximo.
@@ivancarlos4806 pq ocorre prescrição e vc não pode entrar na justiça
Prescrição na justiça do trabalho são dois anos a partir da saída do trabalho e pode pleitear os últimos 5 anos a partir do ingresso com a ação trabalhista
Aqui no RJ são poucas a empresas que pagam hora extra em dinheiro, eles colocam no banco de horas e te dão folga. Tbm não pagam mais o vale refeição as empresas colocam uma cala com microondas e geladeira pra vc levar sua comida de casa e diz que não precisa pagar o vale refeição por esse motivo. Essa semana eu fiz 5 entrevistas e nenhuma delas pagam o vale refeição.
Os ultimos video tao bem mais gostosos de assistir pq respondem a duvidas cotidianas, n q os outros tmb n sejam bons
Excelente! Vou até passar na minha aula de "Empreendedorismo" na escola
ótimo vídeo, Jones! estou ansioso pra iniciar os trabalhos de militância pelo PCBR
Jones Manuel, parabéns pelo vídeo, você disse tudo o que o trabalhador passa, agente não saberiam se manifestar dessa forma correta você fez um desabafo de toda população de baixo tenda obrigada.
Patrão é o capataz de antigamente
Vc ta certo
Tratam muito mal o funcionário pelo bem da "empresa" que é um objeto e nao um ser humano
O bem material da empresa para eles valem mais que os humanos
Um dos primeiros a comentar no vídeo nesse cara que me inspira pra porra a estudar e tirar as vendas da ideologia dos meus olhos!!!
O Pedro Cardoso mostra bem essa herança colonial que negativa certos tipos de trabalho com o seguinte exemplo. O cidadão burguês para 1 milhão de reais num imóvel, mas se recusa a pagar 5 mil reais para que seja pintado. É a completa desvalorização, não só do trabalho em sua especificidade, mas também do trabalhador.
Jones e Camaradas, temos sim que nos organizar para termos redução de jornada de trabalho, melhores condiçoes e salarios dignos, enquanto a revolução não vem. Essa questão de uberização, pjtização, trabalho informal certamente diminuiriam muito se houvesse uma relação capital/trabalho mais favoravel à classe trabalhadora. Importante esse debate quanto aos dados divulgados pelo IBGE, que mascaram a realidade contabilizando todo tipo de relação de trabalho e dando a impressão de um cenário confortável. Isso sem falar na media salarial da população economicamente ativa ( 94% ganham em até 2,4 salarios minimos ). Tamo junto Camaradas.
Que vídeo, Jones, que vídeo!!!!
Você é sim um excelente professor e tem cada vez mais alunos!! Parabéns!!
O patrão não é somente uma pessoa, um ser humano, o patrão é o sistema né isso q é foda
Boa noite a todos !
Quem trabalha de Uber tem os seguintes custos : o investimento do carro, o seguro, IPVA, lavagem do carro, troca de óleo a cada 40 dias, pastilha de freio a cada 7 meses, alimentação, troca de peças em geral, depressiacao do veículo 🚆 e o dia do trabalhador. Se você colocar isso tudo na ponta do lápis ✏️ você nunca rodaria Uber. Quem não faz essas contas não sabe quanto ganha. Uber e outros aplicativos destruiu vários empregos de empresas que tinham contrato com empresas de vários ramos. Essas empresas geravam empregos pela CLT.
Essa fala gera uma grande briga. O nosso povo gosta de serem enganados.
Só que geral tem carro para si próprio,ele não vai vender o carro se parar de ser Uber.
No início o Uber martelou a classe dos taxistas. Que é basicamente um cartel. Antes do Uber já existia moto táxi no Brasil.
Jones essencial, gracias. 🚩🚩⚒️🇸🇷
Me identifiquei bastante com o exemplo que deu, atualmente to terminando o mestrado, pra complementar renda, eu faço bico de garçom e outros, o que já conheci de patrão escroto, não ta escrito, vai desde a garçom que vira caixa/recepcionista/bartender/auxiliar de cozinha/faxineiro/mecanico de choppeira até negar direito ao descanso e achar que você ta "cobrando" por exigir o pagamento combinado. Liberal não tem noção da vida real. Minha namorada trabalhava numa empresa com banco de horas, que em tese seria pra ela sair mais cedo algum dia de necessidade, faltar pra ir ao médico, essas coisas, o que a empresa fazia era desumano, ela podia sim faltar e perder horario de trabalho, mas como era ela que fazia aquele trabalho apenas e tinha prazos, ela podia faltar um dia, usar o banco de horas pra cobrir, só que quando ela voltasse, teria que trabalhar dobrado pq tinha prazos e se ela não fizesse, eles ameaçavam de despedir ou descontar.
esse video ficou muito bom, Jones! didático e direto ao ponto.
obrigada pelas suas contribuições camarada!
Boa!
Ótimo debate, camarada ✊🏽⚧☭
"as filhas praticamente não viam o pai".
O preço a pagar pela rara ascensão econômica do trabalhador o coach neoliberal nunca fala.
a pessoa às vezes obcecada com a ideia de sair da pobreza acaba não tendo tempo para a família, isso gera vários problemas de saúde mental tanto para o trabalhador quanto para as crianças.
Trabalhar próximo de casa é qualidade de vida. Trabalho a 10 minutos de casa e moro no extremo da periferia em SP (ZL). Sou funcionário público concursado. Sempre falo que meus chefes são meus alunos que sempre me tratam bem.
Poderia ser assim para todos.
Pq a empresa não vem para a periferia ao invés de milhares de pessoas terem que ir até às empresas 30 ou 40 km de casa?
Nossa, sim, eu estudo a 30 min da minha faculdade. No máximo 40. Acho q esse é o limite pra ter qualidade de vida, pq já me irrita ficar esse tempo amassada no ônibus kk, é horrível...fico olhando para o pessoal indo trabalhar, ou voltando...todo quebrado. N sei como n enlouquecem😢
Você é um EXCELENTE professor, dá GOSTO te ouvir!!! Camarada, queria poder contribuir mais, mas cada centavo de pix retorna para mim multiplicado várias vezes em conhecimento!!! Obrigada! (E olha.... não sou lá debaixo na divisão de trabalho, nunca precisei pegar trabalhos odiosos para ter o mínimo de conforto mas reconheço facilmente a realidade no que você diz!!). Você será um grande líder no Brasil!!
Sou funcionária pública há 20 anos e o meu pesadelo são os chefes. E olha que eu tô no serviço público, penso que empresas privadas são terríveis nesse sentido , mas mesmo estando no serviço público já passei por cada chefia (a atual, inclusive) que PQP! Foram tantos traumas com esse pessoal que eu desenvolvi uma fortíssima "chefefobia" rsrs.
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Eu trabalhei no Jordão em um supermercado um mês sem folga, e quando toquei no assunto com a patroa, ela disse, "quando você estava sem emprego tinha folga todo dia".
Mds essa mulher é doente
Jordão? O país?
@@fauberkaupfmann982 Barrio da Cidade de Recife.
tristesa é qnd o patrão é legal mas o salário não paga nem o aluguel. tem como não, viver no século XXI é modo hard.
São pelo menos 200 anos de capitalismo "tardio" em nosso país e precisamos urgentemente criar consciência independente da realidade do que é viver, ou seja, o que é dignidade humana e "ser trabalhador" na realidade
Parece capitalismo tardio mas a verdade é que boa parte do Brasil ainda vive o feudalismo
Salve camaradas. O 🔔 já me notificou que tem vídeo no ❤ Gostei muito do tema. Maravilha
Muito bom esse video
Eu espero ainda estar vivo para ver a revolução dos trabalhadores brasileiros,mas admito que a cada dia que passa fico um pouco mais desanimado,mas não perco a esperança. ✊🏾
Se anima trabalhador, vai ser nessa vida ainda, vamos nos unir rápido e sair mandando esses vídeos para informar mais pessoas!
Eu tenho ctz q não verei, mas pretendo ensinar minha filha para que na vida dela ocorra.
Excelentes vídeos, Jones! Uma comunicação bem acessível, simples e direta!
Como é bom ouvir o Jones. Ele nos representa
Trabalho pra mim mesmo e penso se um dia precisar de ajuda, como vou calcular um salário digno que não explore a pessoa?
Essa é a linha de comunicação eficaz, na minha opinião. Ficou tudo muito claro e o mais importante, me fez acreditar numa melhora de vida que eu nem imaginava ser possível, é a luz no fim do túnel. Continue assim, Jones e por essa te agradeço grandemente. bora de revolução!
Oii, Jones. Obrigado pelo vídeos. Você faz toda a diferença
Veja o filme inglês "Porque você não estava lá" que mostra a tragédia da precarização
Você descreveu o Brasil invisível.
como se organizar né Jonas, se as pessoas, nas famílias, empresas e etc. só brigam e se desentendem. a discórdia está instaurada. a camaradagem e senso de união agoniza mais a cada dia. 😢
É isso ai camarada! 👏
Jones me desculpa mas eu ri da história do Argentino e a Faca. Comigo já aconteceu relacionado a comissão, Como bartender tinha umas fichas que deveria ser a comissão de cada funcionário em shows grandes, e eu trabalhei igual um infeliz na casa lotada e ganhei somente 100 reais a noite, mas se fosse pagar tudo que eu botei de ficha na minha caixinha, era pra ter ganho 200-300 reais, então fui 'roubado' na cara dura, se eu trabalhei devo ganhar aquilo que estava dentro das Fichas na comissão. Pra você ter uma ideia em noites normais a casa tinha 250 a 300 pessoas, em shows grandes era mais de 1000 pessoas, era muito trabalho, teve dias que eu entrava no Banheiro e dava vontade de chorar de tanto cansaço
Excelente!
Excelente aula!
Vídeo excelente!
Com toda a visão ampla e realista que o Jones tem do assunto, continuo lamentando que olhe para a proposta da Renda Básica Universal apenas como uma ideia neoliberal anti esquerda, ao invés de ver o potencial dela em entregar um poder de barganha individual (que pode se somar a outros) para que o trabalhador possa recusar condições ou remuneração indignos.
Comparando com redução da carga de trabalho na lei, por exemplo. Eu defendo que hoje já seria possível tecnicamente todor trabalharem apenas 15 horas semanais. Mas isso não significa que ir reduzindo na lei vá entregar resultado. Pode beneficiar um CLT, como eu, mas parar muitos informais e PJ pode até piorar, pelos motivos apresentados no vídeo. Acho mais interessante todos terem a renda básica e irmos todos negociando condições melhores, buscando assim a redução real da jornada, e não apenas formal.
ótimo vídeo jones!
Obrigado pelo vídeo, camarada! Abraço!
Excelente complemento do vídeo anterior.
Ótimo vídeo! Questão super importante
Inclusive youtuber também tem patrão invisível.
Muito bom, Jones. O professor Ricardo Antunes, da Unicamp, pesquisa mundo do trabalho e dá várias reais sobre a uberização e precarização do trabalho.
A lógica de organização é essencial, seja onde for. Do terreno a cooperativa, passando pelos coletivos, partidos e movimentos.
Comentando para contribuir com o engajamento
importante abordagem camarada
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Perfeito
O cara tem história. Grande vídeo.
Exatamente isso aí.
Vídeo muito importante do professor! Assistam! Tamo junto!
Ótimo conteúdo
Esse título ai é obra de gênio.
Engajamento 🎉🎉
Tem outro problema pro CLT 44h: o tempo perdido no transporte urbano. Deve chegar ou passar as 60h na rotina de trabalho.
Pro CLT, as vanatagens são seguro-desemprego, FGTS e auxilio alimentação, principalmente
Ótimo vídeo
👏👏👏
É Jones postando, e eu vindo logo assistir 😅
🔥🔥🔥
Essa história de doar móveis, parece que essa patroa deu para compensar os direitos trabalhistas que ela não pagou durante os anos que ela esteve trabalhando... já vi isso várias vezes.
Esse conhece a realidade do povo brasileiro.
Vida real, simples! Enquanto outros comunistas... Parabéns Jones!
te amo jones
queremos o fruto do nosso trabalho!
Realmente já tive patrões terríveis
O que os empreendedores devem ter em mente é que não vão enriquecer. E vão continuar trabalhando e muito. Porém, qualquer retorno financeiro que venha a ter será seu, o que é uma vantagem, e sinceramente se for para trabalhar igual a um burro de carga que seja para você mesmo, por sua conta e risco. Sem mais-valia. 😂
Uai, o uber aplica mais valia explicitamente
Sou veterinário, sai de uma empresa que quando solicitei um melhor reconhecimento, falaram que a margem de lucro era pouca. Bom, no dia seguinte patrocinou um time... com a resposta que isso é reconhecer,por que busca cliente para nos, que ganhamos por comissão. Olha, o dono tem que ganhar, mas tem que entender que o colaborador também precisa rir...são 12 horas de plantão... e somos autônomos.... essa visão de mercado faz com que o colaborador trabalhe sem vontade, por isso essa rede é uma das piores com nota no mercado pet.
Saudades do Jonas 😊😊😊
Jones eu fiz o mesmo, fiz empréstimo com parente e com o banco para abrir uma farmácia, minha esposa é farmacêutica, fiz por ela e também porque estava de saco cheio da sala de aula, no fim deu errado, perdi dinheiro e fiquei endividado, a gente trabalha muito mais, porém não ter o patrão no lombo era ótimo, principalmente pra ela que ela guiada por cegos nos últimos trampos. No fim deu errado porque faltou capital e abri em um ponto ruim, mas a experiência foi bacana, o ruim foi a divida que ainda tento me resolver com o banco pra pagar 😢
O problema que eu tive no último trabalho foi com meus colegas fazendo piadas relacionadas a mim... assédio moral fodido. Do tipo que eu ficava entre ficar numa sala gelada, ler livro pra me concentrar em outro assunto. Eu estou estudando pra concurso. Melhor ficar em casa e estudar do que ser assediada no trabalho.
Eu nao quero é ter que trabalhar rss
Á revolução Brasileira❤✊️
Nao existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.
6:35 KKKKKKKKKKKKKK MORRI. Jones contando o segredo de que ele não nasceu bombado
Todo empresario e um criminoso .
Jones, um pequeno empreendedor, esse cara que tem uma lojinha de eletrônicos, que você deu o exemplo, ele, na prática, não tem realmente um "patrão", então o que enquadraria ele na "classe trabalhadora" seria o fato de que, mesmo não tendo esse patrão de carne e osso pra cobrar e dizer o que ele deve ou não fazer, ele ainda depende do TRABALHO dele todo fim de mês para sobreviver, seria isso?
Sim , o trabalhador só depende do seu trabalho para sobreviver , e não para quem trabalha.
Se ele depende do trabalho para sobreviver, é trabalhador, não importa se ele reporta a alguém ou a si mesmo. É essencial quebrar o mito que depois que você vira um pequeno empreendedor, você não é trabalhador, capitalista é aquele que pode amanhã parar de fazer tudo e viver tranquilamente mantendo um consumo de vida abastado e elevado.
❤
Massa
Jones, isso tbm é determinação social da doença. Os trabalhadores que sofrem abusos de patrões, que veem ao seu redor tudo sendo negado, casa boa, acesso a locais públicos, serviços privados, pessoas endividadas que não conseguem dormir de noite, não veem saída, se veem escravos tendo que aguentar todo tipo de coisa dos patrões enquanto veem a maioria deles enriquecendo, toda a carga emocional que a classe tem e sofre, é adoecedora
o pior é a carga emocional, fui escrever um comentário sobre um trabalho antigo e fiquei triste, passei o inferno naquele lugar, e descobri na prática a falha da meritocracia, pois meu esforço nao foi recompensado em momento algum com aumento de diária, ou nem mesmo elogios nunca recebi
Comentando para ajudar no algoritmo.
Video top.
Eu estou me organizando no PCBR.
✊✊✊
A jornada tinha que ser de 30 hs no máximo!
Ah é, o governo não tem que comemorar avanço de conciliação nenhum com 1 ano e meio de governo, só pode comemorar qdo criarem tanto emprego em massa para empregar com qualidade toda classe trabalhadora com empregos de 30h e semana de 4 dias... Rs
✊🏽
Faz um vídeo sobre o assunto do 31:50 por favor!!!!!
6:34 isso Jones, mostra o braço
Quando vc acha que Jones vai citar Frantz Fanon, ele vai e cita Shakira