Chapati ou Pão Indiano sem Sova

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • A segunda receita da nossa série de molhinhos e pastinhas não é nem um molho e nem um patê. É um pão indiano, mais conhecido como Chapati, mas que por aí também chamam de pão chato ou pão de hippie. E esse aqui é numa versão super simples que não precisa sovar.
    Neste vídeo vou ensinar esse chapati sem sova, feito com técnica de longa fermentação. Simples e prático, esse pão chapati com gergelim é perfeito para servir com molhinhos e pastinhas. Essa receita é perfeita pra você que procura um acompanhamento fácil e delicioso para entradas e aperitivos ou para quem só quer uma opção prática para um jantar diferenciado.
    Inscreva-se no canal: / @caixadecomida
    e siga no Instagram: / caixadecomida / eedusilveira
    ______
    Receita
    Ingredientes:
    500g farinha de trigo
    20g açucar (1 cl sp)
    2,5g fermento biológico seco instantaneo (1/4 de um pacotinho)
    100g gergelim branco
    375ml água (1,5 xc + 1 cl sp)
    15ml óleo de girassol (1 cl sp)
    10g sal (1 cl chá)
    Feitura:
    Esse chapati é muito bom para se ter sempre a mão, seja a massa apensas fermentada na geladeira, seja já grelhados e guardados enrolado em um pano na geladeira ou no congelador.
    Há duas formas de fazer, eu fiz como ensino abaixo mas explico também a segunda maneira.
    Em uma tigela eu misturei todos os ingredientes com uma colher de pau adicionando-os na seguinte ordem: primeiro o trigo, então o fermento biológico, o açucar e gergilim. Misturei tudo com uma colher de pau. À parte eu adicionei o óleo, o sal e a água. Então derramei os líquidos sobre os secos deixando um restinho no copo pois cada farinha absorve a água de uma forma diferente. Misturei muito bem com a colher e verifiquei se estava no ponto certo, que é meio pegajoso, molhado, sem partes de farinha seca sobrando. Completei com a água restante até chegar nesse ponto. Cobri então com um pano de prato e levei à geladeira de um dia para o outro para que o fermento agisse e desenvolvesse o gluten da massa.
    No dia seguinte, transferi essa massa para uma bancada enfarinhada, retirando o ar com as pontas dos dedos e modelando uma bola. Com um cortador próprio para pães - mas pode ser com uma faca - dividi a massa em 8 porções. Modelei novamente cada uma das porções em formato de bola e com auxilio de um rolo para massas - ou com as próprias mãos - achatei essa massa, sempre girando o rolo do centro para as bordas, girando e invertendo com delicaza o disco que foi se formando.
    A cada massa aberta, eu já fui transferindo para uma frigideira quente para assar os pães, primeiro de um lado e depois do outro. O ponto para virar é quando ele forma bolhas e aparenta estar levemente dourado do lado em contato com a frigideira. Dei uma espiadinha levantando o pão com uma espátula antes de virar.
    Enquanto um pão assava, eu abria os outros à mesa. A cada pão assado, eu os acondicionava em um pano de prato limpo e os mantia cobertos para que a umidade não escapasse e os pães se mantivessem macios e maleáveis. Repeti esse processo até acabar a massa e está pronto, é só servir.
    Essa massa dura bem em uma geladeira que não tenha dificuldades de refrigerar, mesmo crua, por até uns 2 dias, mas pode também ser congelada, crua ou assada.
    A segunda forma mais apressada utilizada um pacote inteiro de fermento biológico, 10g, e em vez de esperar a massa fermentar de um dia para o outro, é preciso sovar a massa por 10 minutos e depois deixar descansar coberta, em temperatura ambiente, até quase dobrar de volume. Depois só repetir o processo de transferir para a mesa, retirar o ar da massa, bolear, porcionar, abrir e assar.
    E está pronto! É só devorar!
    ______
    Roteiro, direção, produção, fotografia, captação, edição e finalização: Edu Silveira
    Locação: / casinhsasverdes_capao e Raphael Castañeda.
    Apoio de Cenografia: Flávia ( / degusteobrasil )
    Agradecimentos: Flávia ( / degusteobrasil ), Alison Santos, Carol Diniz, Jade Oliveira, Jorge Mota, Josh Baconi, Juan Neves, Maria Bosetti, Raphael Castañeda, Thiago Brito, Valdenice Silveira e Virginia Moura.
    _____
    Contato comercial: caixadecomida@gmail.com

ความคิดเห็น •