Às Avessas, de Joris-Karl Huysman 🇨🇵 | A decadência de olhar para si mesmo.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 26

  • @bookrockandcoffee
    @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว +5

    Esqueci de dizer que o nome verdadeiro do autor é Charles-Marie-Georges Huysmans. E para fechar a questão do Decadentismo, é uma forma ancestral de Simbolismo.

  • @aldoquaresma
    @aldoquaresma 8 หลายเดือนก่อน +3

    Isso não é uma resenha. É uma AULA! Parabéns!

  • @Vieynk07
    @Vieynk07 ปีที่แล้ว +4

    Que aula!!!
    Ótimo vídeo, indicação tão incrível, vou ter que ler hahah

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว +1

      Obrigada, meu caro! Obrigada pela sua presença constante. 🥰🥰🥰

  • @monicaalvareslivros
    @monicaalvareslivros ปีที่แล้ว +2

    Eu tô adorando ver mais vc por aqui! E esses livros que vc indica?! Só achados! Gostei muito da sua explicação! Eu lembro do simbolismo, naturalismo na época da escola mas não foram movimentos que chamaram minha atenção. Tanto é que até hoje nunca li Zola, por exemplo.

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว +1

      Mônica, você é uma preciosidade por aqui. Eu não curto o Naturalismo brasileiro, mas muitas vezes as escolas literárias fecham nossa visão, sabe? Eu nunca li Zola, mas dizem que ele é um excelente autor, acho que vou gostar dele, mesmo sendo naturalista. Principalmente porque tô na vibe da Literatura Francesa. Obrigada por estar sempre aqui.

    • @monicaalvareslivros
      @monicaalvareslivros ปีที่แล้ว +1

      @@bookrockandcoffee magina, Pri! Seus vídeos tem um conteúdo maravilhoso! Gosto muito de assistir e descobrir novos livros! Acho que ainda leio Zola tbm mas deve demorar um pouquinho rs

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว +1

      @@monicaalvareslivros O seu também é incrível. 🖤

  • @clecianorodrigues8181
    @clecianorodrigues8181 ปีที่แล้ว +3

    Vim Assistir uma resenha encontrei uma aula 🍷🗿bom demais

  • @ramonaraujo9204
    @ramonaraujo9204 3 หลายเดือนก่อน +1

    Fantástico, resenha completa, vejo poucas pessoas falando sobre o livro, conheci por meio de Jorge, do Leitura riscada e já li duas vezes
    O livro é fantástico, Baudelaire e Goya estão na ideia e no que o livro representa que são fundamentais. Fiquei surpreso com a referência a Thomas Bernhard, relação total. Diria problematizando que o sentido da obra está não só no que você falou mais também sobre estar no antinatural, a misantropia, o isolamento, a suficiência da arte e da cultura. O ponto de virada é que ele esquece que tudo isso é produção humana, arte não se basta por ela, só tem sentido no outro e com o outro. Os pés de uma cruz não seria apenas a religião, mas também o Outro, sair do "eu"
    Como diria Baudelaire se apropriando de outros anteriores a ele: "A arte é longa a tempo é breve"

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  6 วันที่ผ่านมา +1

      Muito obrigada, Ramon. As suas considerações foram excelentes, concordo muito. ❤

  • @arilsonlivros
    @arilsonlivros ปีที่แล้ว +1

    Eu amei bastante trouxe toda a profundidade a cerca da obra.

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว

      Muito obrigada, meu caro! Fico feliz de ter assistido. 🖤

  • @garenizandod9308
    @garenizandod9308 ปีที่แล้ว +2

    ESSE LIVRO É MTO BOOOOOMMMM ... ^^

  • @moraes_psi
    @moraes_psi ปีที่แล้ว +2

    Ia comentar, que eu costumo pular os prefácios e textos de apoio das edições da Pengin. Vou direto ao texto e leio só depois. Pq eles são conhecidos por não se importar de dar spoilers nestes textos.
    Aliás, eu acabei de ver aqui q o texto de apoio do As Avessas, do Patrick McGuinness, começa com uma citação do Karl Marx. Podiam ter ficado sem essa. Coisas de Companhia das Letras 😅😅😅

    • @lucassales7045
      @lucassales7045 9 หลายเดือนก่อน +1

      Qual problema de ser uma citação por Karl Marx?

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  6 วันที่ผ่านมา

      Kkksksk Triste.

  • @moraes_psi
    @moraes_psi ปีที่แล้ว +1

    Eu tentei te mandar 4 vezes um comentário, reformulado, e por algum motivo ele desaparece.
    Enfim, gostei do teu video, não vi todo, pra não ter spoiler, pois irei ler em breve.
    Parabéns! Se eu disser mais alguma coisa, se for mais a fundo como fui, acho que o comentário desaparece. Pois esse TH-cam tem tudo, menos liberdade.

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว

      Oi, Nando, cheguei a ver seu primeiro comentário, até respondi, mas vi que foi apagado, infelizmente sabemos muito bem que essa rede tem um lado, já me ocorreu de comentários excluídos também. Agradeço muito, seja bem-vindo! O Underground do bordão do meu canal se refere mais ao fato de ele ser pequeno e desconhecido, leio livros desconhecidos e consagrados, mas realmente gosto de trazer uns mais diferentes, às vezes, para não ficar sempre lendo as mesmas coisas e trazer variedade para quem me assiste, como "Às Avessas" que ficou renegado aqui no Brasil. Concordo com você, hoje só faz sucesso literatura superficial e engajada. Acabei apagando meu Instagram Literário por me trazer muita comparação, inclusive te seguia lá.

    • @moraes_psi
      @moraes_psi ปีที่แล้ว +1

      @@bookrockandcoffee como assim, comparação? Mas vc tem outro Instagram? Que legal que me seguia. Faz pouco então, pq tenho ele a pouco tempo.

    • @moraes_psi
      @moraes_psi ปีที่แล้ว +1

      Eu tô numa fase procurando autores do romance católico. Não sei se esse se enquadra, mas acredito que sim. Também não sei se ele tem uma certa redenção ou conversão no fim. Mas então, eu selecionei vários, depois quero mostrar no meu Instagram. E vi que vc também gosta da literatura cristã.
      Achei tuas análises muito bem fundamentadas, pensadas, gostei mesmo.

    • @bookrockandcoffee
      @bookrockandcoffee  ปีที่แล้ว

      @@moraes_psi Comparação no sentido de acabar achando que não estava sendo uma leitora boa o suficiente, em relação a qualidade e quantidade, estava me deixando ansiosa em vez de ajudar, resolvi sair do Instagram de vez, sim, faz pouco tempo. Tem sim uma presença de Catolicismo bem marcante na obra, mas nem posso te dizer para onde vai dar que seria spoiler, sim, eu gosto de livros cristãos, mas normalmente só leio não-ficção e livros protestantes (já que sou protestante), eu nem sabia que tinha essa presença em "Às Avessas" inclusive, porém pretendo conhecer mais da ficção cristã, só li Lewis, e amei, pretendo ler Bernanos e Wendell Berry. Lembro que um livro clássico que me marcou bastante em relação a jornada com Deus foi Anna Kariênina.

    • @moraes_psi
      @moraes_psi ปีที่แล้ว

      @@bookrockandcoffee bacana que você é aperta por ler católicos mesmo sendo protestante. Eu na verdade sou um protestante anglicano em processo de conversão pro catolicismo depois de 41 anos :)