Específicamente a explicação da Fi eu achei até engraçada, foi pontual, muito significativa, com uma bela simbologia, conseguiu captar grande parte da essência da função. Dá vontade de entrar no vídeo e ajudar a rasgar os livros, a queimá-los. kkk Eu tive uma responsável, usuária de Si Fe e colérica, extremamente impaciente e agressiva (nada saudável) na infância, q cobrou de mim quando criança tamanha PERFEIÇÃO relacionada a boas maneiras, comportamentos, modos, a quem eu deveria ser... q hj eu acabo percebendo em muitos momentos alguns comportamentos meus q trago desde muito pequeno q não são de verdade, são apenas uma fachada, uma proteção q esconde muito medo de reprovação, rejeição, críticas. Eu tendo sido uma criança exageradamente sensível... me complicou mais ainda. Estudar a teoria dos tipos me ajudou um pouco até nisso, consegui entender melhor certas motivações ocultas no outro lado da história.
Retrata muito bem! Sou um ET(S) - ESTJ, e tenho Te Dom, é assim mesmo que funciona. Eu quero chegar no resultado, não quero saber nada além do resultado ou aquilo que eu quero entender. Por exemplo, vejo muitos vídeos aqui de teorias de desenho da CN e os vídeos começam com todo aqueles falatórios e isso me estressa, pulo o vídeo logo pra parte que quero saber. Tudo que não seja o resultado me desinteressa! Enfim, como um Te Dom afirmo que esse vídeo só confirma que sou um ESTj So1, demorei para chegar nesse resultado, quase desisti... até porque eu queria saber logo qual era o meu verdadeiro tipo e aquele que cairia 100% bem em mim e me descreveria. Depois de longos 6 meses descobri-me Te Dom, agora posso descansar em paz!
Cara, o da Fi foi de longe o meu favorito, muito incrível. Inclusive na minha interpretação da Fe o final está mais relacionado com o Michael literalmente arrancando seu cérebro "por um bem maior", afinal ele aponta e aproxima a faca a si mesmo. Foi um trabalho realmente muito bem feito e criativo do Michael, e agradeço imensamente ( novamente K ) por você traduzir.
Eu estava com muitas dúvidas sobre ser INTJ ou INTP, já que tenho dificuldades para manter constância nos meus hobbies ou seguir uma rotina rigidamente. Embora eu não fosse assim antes da pandemia, eu parecia mais um INTJ antes dela, relaxei bastante ficando em casa. Com esse vídeo acho que deixa a entender que é mais uma questão de forma de pensar do que de agir. Simpatizei bastante com as funções do INTJ, mas sinto que a Ne é forte em mim, já que nunca consigo concluir qual personalidade eu sou, e fico buscando uma resposta que se enquadre em uma, e mesmo achando uma continuo procurando.
@@arthur4283 Nunca me vi como ENTP, sou definitivamente introvertido. Não gosto de falar para muitas pessoas, não gosto de eventos estimulantes, sempre preferi jogar jogos sozinho, até Minecraft, trabalhar com outras pessoas é um saco, mas eu gosto de ensinar, quando entendo bem de um assunto fico empolgado e falo demais sobre isso mesmo que a pessoa não pergunte. Minha Ti não lembro mais como explicar direito porque abandonei isso de mbti faz um tempo. Mas tenho uma prima definitivamente Te, ela não gosta de falar de coisas como o futuro da engenharia genética ou da inteligência artificial e como isso vai mudar o mundo, ela é super conservadora e não gosta de falar de mudanças, só se contenta como as coisas são e só fala do que acontece ao seu redor. Eu já sou o contrário, gosto de examinar tendência através de uma visão geral das coisas, gosto de entender sistemas complexos como ecossistemas, economia, política e leis da física. Mas não trabalho bem com detalhes, não gosto de matemática como a minha prima gosta. Em suma, minha prima gosta dos acontecimentos por si só, ela faz matemática porque gosta. Eu não, eu gosto do que gosto porque eu contemplo essas coisas, eu adoro entender como funciona. Mas não quero saber de coisas irrelevantes para mim, tipo como preparar um bom cimento, só me interessa o que me interessa até não interessar mais. Eu fiquei muito curioso sobre o mbti, e na maior parte do tempo eu estudei só a minha personalidade e não as outras, só entendi algumas outras porque achei que eu fosse elas. Não sei direito se isso é Ti ou Ni, mas até eu não precisar aprender a lavar roupa, eu não vou tentar aprender. Como eu disse, eu abandonei isso de MBTI porque não é muito científico, e busquei logo as raizes da minha personalidade, observei como o ambiente que eu cresci me afetou. Meus pais depreciam qualquer coisa que eu faça ou saia da minha boca, então passei a ser alguém pouco expressivo, mesmo que quando criança eu era muito extrovertido, minha criação me fez mudar completamente. Geneticamente eu possivelmente era extrovertido, mas pela minha criação eu me tornei um introvertido artificial se posso dizer isso. Então quando sinto que estou em um ambiente que me permita se expressar mais facilmente, como quando vou falar de algo que eu realmente entendo para pessoas que são capazes de ouvir, eu acabo falando demais, sem nem pensar direito antes de falar, estou soltando a energia reprimida, e é por isso que gosto de ensinar. Se quer entender a si mesmo, primeiro estude como o ambiente de afetou. E estude coisas básicas de psicologia como o behaviorismo e dissociação cognitiva. (Jesus que texto grande)
As cinemáticas são uma forma de enxergar muito interessante e lúdica! Destrinchando coisas que integram as funções com exemplos ''práticos'' - no sentido de serem compreensíveis, falas específicas e uma escolha de contexto; entender de um jeito tão inusitado é bom e divertido! ( a do tigre e o urso me quebra MUITO pq meus pais são os dois tipos diferentes de Fe dom - ESFJ e ENFJ; só imagina-- )
Apesar de até conseguir identificar minha inferior eu nunca afirmava o meu tipo por conta de dúvidas entre Ti-Ne e Ni-Te, mas agora eu finalmente consegui entender a diferença.
a cinemática do Te me deixou muito irritado, eu teria desligado o telefone e procurado outra forma de conseguir a informação
2 ปีที่แล้ว +13
Outro excelente vídeo impossível não se identificar, nem tem mais para onde correr Se e ponto. Acho que as pessoas nem precisam mais de teste só vir no seu canal e se tipar mesmo kkkkkk de longe o melhor produtor de conteúdo mbti nacional.
Adorei o video. Eu ja tinha tentado dar uma olhada nos videos do Michael Pierce, pois achei bem interessante, mas a traduçao do TH-cam deixa muito a desejar. Obrigado por ter traduzido e por ter trazido o video pra gente.
Excelente vídeo, Nick. Com a tradução (imagino que deva ter custado um tempo considerável) e a tua interpretação narrada, o conteúdo tornou-se bem mais acessível e fácil de entender. E bem, graças a explicação do código moral objetivo (e a personificação da faca de dois gumes) da Fe, acredito que eu realmente possua o eixo Fe/Ti. Em relação as perceptivas, Ni é bem mais evidente que uma possível Si, logo, também possuo uma Se (apesar da tentativa de negligenciá-la ao máximo por considerá-la inferior às demais funções). Sei que é errado mas com o tempo amadurecemos, inclusive nossas funções cognitivas.
No passado eu estive aqui assistindo a esse vídeo e nada como o tempo para encaixar às coisas, amadurecer ideias... Hj eu consigo entender muito melhor essas explicações, a gente acredita saber muito, porém dentro das nossas próprias qualidades muito se transforma, se ressignifica. Me assusta um pouco e ao mesmo tempo me encanta, pensar q o Marcos de hj, eu, em q estou no meu auge (em relação a idade, estamos sempre no ápice do q já vivemos), será insuficiente perante o do futuro, e me faz refletir sobre o quanto eu posso fazer besteiras achando estar certo momentaneamente diante de todo o acumulado de vivências, discernimento e concepções q tenho disponível até aqui dentro de mim, se provavelmente mudarei, compreenderei de outras maneiras a visão q tenho sobre grande parte das coisas, ideias e conclusõs que formulo sobre essas mesmas coisas... apenas por existir, experienciar, refletir e caminhar com o tempo (Quer dizer, eu né! kkk). Ao menos pra mim o q importa realmente, é q sei q tudo faz parte do processo, o meu processo pessoal de crescimento, amadurecimento e evolução. E q esse Marcos do futuro, um pouco melhor (assim espero kkk), só será possível graças a construção do de hj, com erros, falhas, acertos, circunstâncias... edificando o do amanhã. Isso me possibilita a ser mais humilde em relação ao que creio saber e q na verdade pouco sei. A vida é muito louca! Voltar na minha própria linha do tempo, revisitar o meu entendimento de mundo lá atrás, no início, com o olhar do presente me liberta, ao invés de me condenar por querer voltar no tempo e corrigir o que não dá pra fazer. Deixa eu parar por aqui, pq já não estou falando mais nada com nada. kkkkk
É possível um tipo “extrovertido” ser introvertido? Por exemplo, um ESTP extremamente tímido e reservado, ou vice-versa, como um INTJ completamente aberto e sociável?
É como a Ana disse, o significado de extroversão e introversão que uso aqui é diferente do popular, que hoje em dia é praticamente uma média de quão "aberta e sociável" uma pessoa é. Mostra meramente uma tendência psíquica da pessoa, e pode se manifestar das mais variáveis formas.
é possível sim, eu por exemplo sou intj mas diferente do que muitos agrediram eu sou muito sociável, não sou do tipo que chega com uma panela na mão cantando Joelma mas eu consigo me relacionar com os outros abertamente.
Nickr, qual é o melhor teste de MBTI na sua opinião? É claro que estudar as funções cognitivas é o melhor caminho pra descobrir seu tipo, mas e quem não pode estudar ou simplesmente prefere fazer um teste pra descobrir seu tipo, qual teste essa pessoa devia tentar?
Ainda estou na minha missão pessoal para encontrar o melhor teste para esse caso. Por enquanto, eu realmente não encontrei um que realmente me satisfez.
@@chuurros7432 eu sou INTP e sei mais inglês prático que teórico,posso ler,escrever, ouvir e falar com certa facilidade Mas me pergunta o que é um verbo nominal e eu travo
Nick, vc já sabe mais ou menos quanto custará o livro q vc está traduzindo do Michael Pierce? (Motes nas beans ) eu tô muito interessado em adquirir pq tenho preguiça de ler em inglês
Kkkk essa representação do Fi foi muito boa. E me fez ter certeza q não sou INFP, entre os dois consegui ver mais a essência do Fe do que o Fi em si, mesmo q ela esteja mal desenvolvida por ser inferior (INTP).
Ei, não sei se você vai responder essa pergunta mas eu gostaria de saber como funciona a sua Fe inferior. Também sou INTP mas gostaria de saber se tem alguma diferença em como as funções inferiores se manifestam nos indivíduos.
@@Pandora-b2k Creio que há, mas se generalizarmos ou vermos o todo, o grande quadro e deixarmos os detalhes de lado a princípio, teremos as nossas respostas. Não sou Intp, sou Ni dom, um Infj que está optando por utilizar conscientemente (isso está sendo trabalhoso, mas não tem outra maneira) a sua Te em detrimento de sua Fe e quando possível usar a Fi também, não tão somente a Ti para julgar o que for. Até.
@@ramonmaier6488 Huuuum, não sei se é uma boa ideia ficar forçando outras funções desse jeito, isso pode acabar sobrecarregando você. Eu também tento desenvolver mais o meu Fi e Fe porque essas funções no INTP são o verdadeiro caos, mesmo assim, é importante lembrar que nós não podemos mudar o que somos essencialmente.
@@Pandora-b2k Certo. Concordo. Eu tenho percebido que o que sou é diferente do que posso ser, posso parecer à mim e aos outros. Não descarto possiblidades quaisquer que forem. Eu sigo um espécie de linha invisível que me liga ao que eu sou de fato. Ela é o que sigo, ela é a coisa com a qual eu sei que posso contar, quando tudo está confuso. A intuição nunca falha, é a premissa que está equivocada, você que está errado não a sua intuição acerca de tudo e todos. É preciso saber ouvir, mas sem impor condições, sem questionar, sem lutar contra, para se chegar do outro lado, do lado, do mundo invisível, onde tudo está claro, onde não há dúvidas, onde o ser encontra as respostas, que se disfarçam muitas vezes de dúvidas. Não exija nada de sua intuição, não faça dela uma ferramenta, mas sim um caminho para chegar onde você almeja ou onde ela queira te levar. Confie nela; se entregue a ela silenciosamente, amorosamente, pacientemente... Que ela lhe levará para onde for, para a verdade, para a essência... Ignore os ignorantes, ignore a si mesmo, ouça-a, cale-se, não responda nada: ela sabe o que faz, sabe mais e melhor também. Adeus.
@@Pandora-b2k Qual é a sua essência, essa é a minha pergunta. Sabendo disso, podemos saber se podemos mudar ou não o que somos em essência. Como poderemos saber se podemos mudar algo se nós não sabemos o que é esse algo. Essência, a essência do ser não muda, é verdade, creio eu. No entanto o que não somos, pode ser mudado. Somos algo, alguém... Há coisas que compõem o ser, mas que não são parte de sua essência. É isso que vejo. Até.
Isso pode ser interpretado de formas diferentes. Não é tão evidente se a moralidade dele realmente vem de um conceito externo ou interno. Eu fiz alguns argumentos lá no PDB sobre porque acho que Te/Fi faz sentido nele.
Quem é Ti dom é aquele tipo de pessoa q fica corrigindo as pessoas Ou se preocupa mais em si autocorrigir ou tanto faz contanto q as informações sejam entendidas por ambos os lados ? ( ou só é um comportamento qualquer q nada tem haver com funções)
@@NicK_Tipologiaobrigado pela humildade. Depois de ler seus argumentos ficou bem claro pra mim o pq do Nagito ser INTJ. É bem claro q vc é super fã dessa série e eu queria saber se tu, como Ni dom, conseguiu prever muitos dos plots das class trials ?
nickr vc tem projetos pra começar a fazer vídeos sobre outras tipologias? esse vídeo me ajudou mto a tirar varias dúvidas, se tivessem de outros com certeza iria me ajudar e ajudar bastante outras pessoas com tipagem! tmj irmao adoro teus videos
Por enquanto não tenho nada planejado em mente, mas certamente farei no futuro. Acabei mergulhando tanto em Tipologia Neo-Junguiana que não quero mais sair. Mas teorias como Eneagrama e Socionics também me apetecem muito, então é só questão de tempo!
Te- preocupação mais prática, resultado>processo Fi- Importa mais com os proprios interesses do que valorizar o que os outros valorizam. Si- subjetivo e pessoal Ni- só precisa fazer sentido para o próprio, não precisa entender tudo. Uma vez que entra no projeto, entende o problema pelo seu núcleo.
Poderia tirar uma dúvida minha? Eu me indentifico muito muito com ENFJ mas a parte de que "bem maior", "os fins justificam os meios" é etc... simplesmente não bate comigo e me causa duvida, por exemplo quase sempre sou contra aos personagem que seguem esse pensamento por justamente eu achar que isso só fará mais mal do que bem no final, mas vendo esse vídeo do Fe se "sacrificando" seria bem o tipo de coisa que eu faria (claro que não tão ao extremo como no video) por achar que tal coisa não faz tanta diferença para mim mas faz para o grupo ou o outro.
Na verdade, da forma que você coloca, "os fins justificam os meios" é algo mais Te/Fi do que Fe/Ti, apesar de que você pode ver o mesmo comportamento em ambos os eixos. A diferença aqui é que se a fonte, ou desejo do "certo a se feito", a moralidade, vem de dentro (Fi) ou de fora (Fe). Thanos, por exemplo, um INTJ, queria mudar o mundo com sua ideia de moralidade (diminuindo a existência pela metade) por um motivo puramente pessoal: seu planeta sucumbiu por problema de natalidade. Hitler, por exemplo, um INFJ queria mudar o mundo com uma ideia de moralidade "ideal", algo externo e maior que ele, mas que ele sente direito de trazer sua visão ao mundo e varrer as multidões com isso (Ni-Fe), tudo por causa de um princípio externo, em vez de interno. Expliquei de forma meio apressada, mas é basicamente isso.
Ele não fez necessariamente para representar a função dominante, apenas como a função é como uma entidade separada. As funções cognitivas são as mesmas independentemente da posição --- são meramente coloridas pelas características de cada posição, mas ela não muda em si.
Teoricamente, qualquer tipo pode ser tímido, esse não deve ser um critério importante. Também depende do que você define e vê em si mesma como sendo timidez. Se você se identifica majoritariamente com a conexão altamente direta da realidade da Se, e da construção interna de princípios altamente lógicos mecânicos da Ti, você deve ser ESTP, independentemente de comportamentos superficiais. É de fato incomum um tipo tão tipicamente descrito como "direto ao ponto" ser extremamente tímido. De qualquer forma, é importante revisar se você acha mesmo ser ESTP. Mas não é algo impossível.
Não deveria: as duas são bem diferentes uma das outras. A única coisa em comum é a sua subjetividade, nada mais. Em geral as funções introvertidas são mais complexas de se explicar que as extrovertidas, mas uma grande diferença entre a Ni e a Si é o fato da Ni focar no quadro geral e a Si se prender em detalhes muitas vezes insignificantes não conseguindo perceber que os detalhes fazem parte de um todo muito maior. Si é passado, zona de conforto, comodidade, saudosismo, humildade... Ni é futuro, desafio, ambição, foco, grande quadro, futurismo, progresso... Definições vagas, talvez, mas à mim refletem o carácter simbólico e mais conceitual das funções que o prático, o utilitário, o simplificado, o singelo, o inútil, o tolo... Só podemos ter uma idéia geral sobre a Ni no caso, pois ela é não tem um limite circunscrito, não se sabe como ela atua de modo profundo, determinante... Podemos teorizar, mas a verdade é que temos uma disposição do ser em relação ao seu próprio futuro em geral, que faz com que ele saiba de coisas que aconteceram antes mesmo de acontecerem, através da causalidade, da generalização extrema de um fato objetivo (Te) do passado (Si) inerente da realidade externa (Se) que o faz ter insights, intuições, conclusões, informações, ideias, pensamentos e etc que pulam todo o processo lógico (Ti) e vão de encontro a uma verdade, a uma visão futurística, que para sujeito é tão clara, tão penetrante, o indivíduo se identifica tão profundamente com mesma que quando dizem que é mentira ele não consegue aceitar, não lida tão bem com isso. Todos podem estar errados, menos um Ni dom; ele é o único que sabe das coisas, que sabe o que vai acontecer com ele, muitas vezes com as pessoas em geral. Si é chato até de cogitar em montar um pensamento sobre. Pensa num cara voltado para os detalhes, para as impressões subjetivas mais irritantemente precisas e ao mesmo tempo tão sem propósito, tão sem rumo, tão sem porquê, a não ser o de manter um certo grau de familiaridade, de cotidianidade em tudo, buscando vincular, pegar, associar, tudo o que é novo e desconhecido (Se e Ne) ao que o sujeito já conhece, ou melhor, já conheceu, pois tudo tem que ser o que já foi, senão ele surta, não sabe o que fazer, como agir... Esse cara cheira a velhice, cheira a antiguidade, ao passado, a história... Tenta dizer que algo vai acontecer, mas que nunca aconteceu (de acordo com sua percepção muitas vezes irreal, que não tem nada a ver com os fatos ou com a realidade em si) para esse cara: ele vai dizer que não acontecerá apenas porquê não aconteceu; tudo que não aconteceu não tem como acontecer. Tudo o que é novo e desconhecido se assimilado pelo cara se torna algo velho e conhecido. Vou dormir, até.
Já vi as cinemáticas do Michael Pierce da Ti e Ni,ele realmente entende muito bem das funções cognitivas
Específicamente a explicação da Fi eu achei até engraçada, foi pontual, muito significativa, com uma bela simbologia, conseguiu captar grande parte da essência da função. Dá vontade de entrar no vídeo e ajudar a rasgar os livros, a queimá-los. kkk
Eu tive uma responsável, usuária de Si Fe e colérica, extremamente impaciente e agressiva (nada saudável) na infância, q cobrou de mim quando criança tamanha PERFEIÇÃO relacionada a boas maneiras, comportamentos, modos, a quem eu deveria ser... q hj eu acabo percebendo em muitos momentos alguns comportamentos meus q trago desde muito pequeno q não são de verdade, são apenas uma fachada, uma proteção q esconde muito medo de reprovação, rejeição, críticas. Eu tendo sido uma criança exageradamente sensível... me complicou mais ainda.
Estudar a teoria dos tipos me ajudou um pouco até nisso, consegui entender melhor certas motivações ocultas no outro lado da história.
Retrata muito bem!
Sou um ET(S) - ESTJ, e tenho Te Dom, é assim mesmo que funciona. Eu quero chegar no resultado, não quero saber nada além do resultado ou aquilo que eu quero entender.
Por exemplo, vejo muitos vídeos aqui de teorias de desenho da CN e os vídeos começam com todo aqueles falatórios e isso me estressa, pulo o vídeo logo pra parte que quero saber. Tudo que não seja o resultado me desinteressa!
Enfim, como um Te Dom afirmo que esse vídeo só confirma que sou um ESTj So1, demorei para chegar nesse resultado, quase desisti... até porque eu queria saber logo qual era o meu verdadeiro tipo e aquele que cairia 100% bem em mim e me descreveria. Depois de longos 6 meses descobri-me Te Dom, agora posso descansar em paz!
Cara, o da Fi foi de longe o meu favorito, muito incrível.
Inclusive na minha interpretação da Fe o final está mais relacionado com o Michael literalmente arrancando seu cérebro "por um bem maior", afinal ele aponta e aproxima a faca a si mesmo.
Foi um trabalho realmente muito bem feito e criativo do Michael, e agradeço imensamente ( novamente K ) por você traduzir.
falta de individualidade
Eu estava com muitas dúvidas sobre ser INTJ ou INTP, já que tenho dificuldades para manter constância nos meus hobbies ou seguir uma rotina rigidamente. Embora eu não fosse assim antes da pandemia, eu parecia mais um INTJ antes dela, relaxei bastante ficando em casa. Com esse vídeo acho que deixa a entender que é mais uma questão de forma de pensar do que de agir. Simpatizei bastante com as funções do INTJ, mas sinto que a Ne é forte em mim, já que nunca consigo concluir qual personalidade eu sou, e fico buscando uma resposta que se enquadre em uma, e mesmo achando uma continuo procurando.
Vc é apenas um intj preguiçoso amigo, não precisa pensar tanto nisso pois eu sou igual
eu penso que isso é Ne, já achou alguma resposta pra isso? ou ainda está em dúvida
@@arthur4283Eu cheguei em ISTP/INTP, aí depois só INTP
@@nycolascarvalho9307 ei man, como vc eliminou a possibilidade de ser entp, já que vc tem uma boa ne? e como é sua Ti dom?
@@arthur4283 Nunca me vi como ENTP, sou definitivamente introvertido. Não gosto de falar para muitas pessoas, não gosto de eventos estimulantes, sempre preferi jogar jogos sozinho, até Minecraft, trabalhar com outras pessoas é um saco, mas eu gosto de ensinar, quando entendo bem de um assunto fico empolgado e falo demais sobre isso mesmo que a pessoa não pergunte. Minha Ti não lembro mais como explicar direito porque abandonei isso de mbti faz um tempo. Mas tenho uma prima definitivamente Te, ela não gosta de falar de coisas como o futuro da engenharia genética ou da inteligência artificial e como isso vai mudar o mundo, ela é super conservadora e não gosta de falar de mudanças, só se contenta como as coisas são e só fala do que acontece ao seu redor. Eu já sou o contrário, gosto de examinar tendência através de uma visão geral das coisas, gosto de entender sistemas complexos como ecossistemas, economia, política e leis da física. Mas não trabalho bem com detalhes, não gosto de matemática como a minha prima gosta. Em suma, minha prima gosta dos acontecimentos por si só, ela faz matemática porque gosta. Eu não, eu gosto do que gosto porque eu contemplo essas coisas, eu adoro entender como funciona. Mas não quero saber de coisas irrelevantes para mim, tipo como preparar um bom cimento, só me interessa o que me interessa até não interessar mais. Eu fiquei muito curioso sobre o mbti, e na maior parte do tempo eu estudei só a minha personalidade e não as outras, só entendi algumas outras porque achei que eu fosse elas. Não sei direito se isso é Ti ou Ni, mas até eu não precisar aprender a lavar roupa, eu não vou tentar aprender. Como eu disse, eu abandonei isso de MBTI porque não é muito científico, e busquei logo as raizes da minha personalidade, observei como o ambiente que eu cresci me afetou. Meus pais depreciam qualquer coisa que eu faça ou saia da minha boca, então passei a ser alguém pouco expressivo, mesmo que quando criança eu era muito extrovertido, minha criação me fez mudar completamente. Geneticamente eu possivelmente era extrovertido, mas pela minha criação eu me tornei um introvertido artificial se posso dizer isso. Então quando sinto que estou em um ambiente que me permita se expressar mais facilmente, como quando vou falar de algo que eu realmente entendo para pessoas que são capazes de ouvir, eu acabo falando demais, sem nem pensar direito antes de falar, estou soltando a energia reprimida, e é por isso que gosto de ensinar. Se quer entender a si mesmo, primeiro estude como o ambiente de afetou. E estude coisas básicas de psicologia como o behaviorismo e dissociação cognitiva. (Jesus que texto grande)
As cinemáticas são uma forma de enxergar muito interessante e lúdica! Destrinchando coisas que integram as funções com exemplos ''práticos'' - no sentido de serem compreensíveis, falas específicas e uma escolha de contexto; entender de um jeito tão inusitado é bom e divertido! ( a do tigre e o urso me quebra MUITO pq meus pais são os dois tipos diferentes de Fe dom - ESFJ e ENFJ; só imagina-- )
Apesar de até conseguir identificar minha inferior eu nunca afirmava o meu tipo por conta de dúvidas entre Ti-Ne e Ni-Te, mas agora eu finalmente consegui entender a diferença.
Esse é o melhor vídeo de funções cognitivas que vi até agora, explica melhor do que qualquer textão.
a cinemática do Te me deixou muito irritado, eu teria desligado o telefone e procurado outra forma de conseguir a informação
Outro excelente vídeo impossível não se identificar, nem tem mais para onde correr Se e ponto. Acho que as pessoas nem precisam mais de teste só vir no seu canal e se tipar mesmo kkkkkk de longe o melhor produtor de conteúdo mbti nacional.
Obrigado mano!
Msm com o canal dele não consigo chegar a uma conclusão assertiva.
@@araujomix9342 quais sâo suas dúvidas, talvez eu possa ajudar. Me chama no privado se não quiser falar por aqui.
Adorei o video. Eu ja tinha tentado dar uma olhada nos videos do Michael Pierce, pois achei bem interessante, mas a traduçao do TH-cam deixa muito a desejar. Obrigado por ter traduzido e por ter trazido o video pra gente.
Que video incrivel, agora meus amigos vão poder se interessar mais, obg
a cinemática estilo Breaking Bad é pra Ni 👀
Excelente vídeo, Nick. Com a tradução (imagino que deva ter custado um tempo considerável) e a tua interpretação narrada, o conteúdo tornou-se bem mais acessível e fácil de entender.
E bem, graças a explicação do código moral objetivo (e a personificação da faca de dois gumes) da Fe, acredito que eu realmente possua o eixo Fe/Ti. Em relação as perceptivas, Ni é bem mais evidente que uma possível Si, logo, também possuo uma Se (apesar da tentativa de negligenciá-la ao máximo por considerá-la inferior às demais funções). Sei que é errado mas com o tempo amadurecemos, inclusive nossas funções cognitivas.
Obrigado Kauê!
No passado eu estive aqui assistindo a esse vídeo e nada como o tempo para encaixar às coisas, amadurecer ideias... Hj eu consigo entender muito melhor essas explicações, a gente acredita saber muito, porém dentro das nossas próprias qualidades muito se transforma, se ressignifica.
Me assusta um pouco e ao mesmo tempo me encanta, pensar q o Marcos de hj, eu, em q estou no meu auge (em relação a idade, estamos sempre no ápice do q já vivemos), será insuficiente perante o do futuro, e me faz refletir sobre o quanto eu posso fazer besteiras achando estar certo momentaneamente diante de todo o acumulado de vivências, discernimento e concepções q tenho disponível até aqui dentro de mim, se provavelmente mudarei, compreenderei de outras maneiras a visão q tenho sobre grande parte das coisas, ideias e conclusõs que formulo sobre essas mesmas coisas... apenas por existir, experienciar, refletir e caminhar com o tempo (Quer dizer, eu né! kkk). Ao menos pra mim o q importa realmente, é q sei q tudo faz parte do processo, o meu processo pessoal de crescimento, amadurecimento e evolução. E q esse Marcos do futuro, um pouco melhor (assim espero kkk), só será possível graças a construção do de hj, com erros, falhas, acertos, circunstâncias... edificando o do amanhã. Isso me possibilita a ser mais humilde em relação ao que creio saber e q na verdade pouco sei.
A vida é muito louca! Voltar na minha própria linha do tempo, revisitar o meu entendimento de mundo lá atrás, no início, com o olhar do presente me liberta, ao invés de me condenar por querer voltar no tempo e corrigir o que não dá pra fazer.
Deixa eu parar por aqui, pq já não estou falando mais nada com nada. kkkkk
gostei da sua reflexão
@@NicK_Tipologia kkk Valeu! 😅😊
Perfeito Nick, parabéns
É possível um tipo “extrovertido” ser introvertido?
Por exemplo, um ESTP extremamente tímido e reservado, ou vice-versa, como um INTJ completamente aberto e sociável?
Sim, pois introversão social e diferente da cognitiva
É como a Ana disse, o significado de extroversão e introversão que uso aqui é diferente do popular, que hoje em dia é praticamente uma média de quão "aberta e sociável" uma pessoa é. Mostra meramente uma tendência psíquica da pessoa, e pode se manifestar das mais variáveis formas.
é possível sim, eu por exemplo sou intj mas diferente do que muitos agrediram eu sou muito sociável, não sou do tipo que chega com uma panela na mão cantando Joelma mas eu consigo me relacionar com os outros abertamente.
Nickr, qual é o melhor teste de MBTI na sua opinião? É claro que estudar as funções cognitivas é o melhor caminho pra descobrir seu tipo, mas e quem não pode estudar ou simplesmente prefere fazer um teste pra descobrir seu tipo, qual teste essa pessoa devia tentar?
Ainda estou na minha missão pessoal para encontrar o melhor teste para esse caso. Por enquanto, eu realmente não encontrei um que realmente me satisfez.
Sério, que vídeo perfeito, ainda mais sendo longo desse jeito. Obrigado pela tradução e explicação do conteúdo!
Teu canal é lendário, me amarrei demais nesse vídeo 😎
Valeu mano 😎
Como como S me sinto muito mais confortável em aprender dessa forma
Ver na prática e como se manifesta certamente deve ajudar.
oxii sou N mas entendo mais na pratica doq na teoria🤨
@@chuurros7432 eu sou INTP e sei mais inglês prático que teórico,posso ler,escrever, ouvir e falar com certa facilidade
Mas me pergunta o que é um verbo nominal e eu travo
@@Thony_NG14 NEE TIPO ISSO
@@NicK_Tipologia sim por favor traga mais
Eu fui tipado ontem como istp, mas me identifiquei muito com a Si, droga com Ni tbm AAAAAAAA
Tente diferenciar se você percebe a realidade de forma objetiva (Se) ou de forma subjetiva (Si).
Blz obg
Nick, vc já sabe mais ou menos quanto custará o livro q vc está traduzindo do Michael Pierce? (Motes nas beans ) eu tô muito interessado em adquirir pq tenho preguiça de ler em inglês
Vai ser totalmente de graça!
@@NicK_Tipologia Que maravilha, quando vc terminará? Sem pressão kkkkkk
@@sraullk4329 Provavelmente esse mês. No máximo no próximo.
Kkkk essa representação do Fi foi muito boa. E me fez ter certeza q não sou INFP, entre os dois consegui ver mais a essência do Fe do que o Fi em si, mesmo q ela esteja mal desenvolvida por ser inferior (INTP).
Ei, não sei se você vai responder essa pergunta mas eu gostaria de saber como funciona a sua Fe inferior. Também sou INTP mas gostaria de saber se tem alguma diferença em como as funções inferiores se manifestam nos indivíduos.
@@Pandora-b2k Creio que há, mas se generalizarmos ou vermos o todo, o grande quadro e deixarmos os detalhes de lado a princípio, teremos as nossas respostas.
Não sou Intp, sou Ni dom, um Infj que está optando por utilizar conscientemente (isso está sendo trabalhoso, mas não tem outra maneira) a sua Te em detrimento de sua Fe e quando possível usar a Fi também, não tão somente a Ti para julgar o que for.
Até.
@@ramonmaier6488 Huuuum, não sei se é uma boa ideia ficar forçando outras funções desse jeito, isso pode acabar sobrecarregando você. Eu também tento desenvolver mais o meu Fi e Fe porque essas funções no INTP são o verdadeiro caos, mesmo assim, é importante lembrar que nós não podemos mudar o que somos essencialmente.
@@Pandora-b2k Certo. Concordo.
Eu tenho percebido que o que sou é diferente do que posso ser, posso parecer à mim e aos outros. Não descarto possiblidades quaisquer que forem. Eu sigo um espécie de linha invisível que me liga ao que eu sou de fato. Ela é o que sigo, ela é a coisa com a qual eu sei que posso contar, quando tudo está confuso. A intuição nunca falha, é a premissa que está equivocada, você que está errado não a sua intuição acerca de tudo e todos. É preciso saber ouvir, mas sem impor condições, sem questionar, sem lutar contra, para se chegar do outro lado, do lado, do mundo invisível, onde tudo está claro, onde não há dúvidas, onde o ser encontra as respostas, que se disfarçam muitas vezes de dúvidas. Não exija nada de sua intuição, não faça dela uma ferramenta, mas sim um caminho para chegar onde você almeja ou onde ela queira te levar. Confie nela; se entregue a ela silenciosamente, amorosamente, pacientemente... Que ela lhe levará para onde for, para a verdade, para a essência...
Ignore os ignorantes, ignore a si mesmo, ouça-a, cale-se, não responda nada: ela sabe o que faz, sabe mais e melhor também.
Adeus.
@@Pandora-b2k Qual é a sua essência, essa é a minha pergunta. Sabendo disso, podemos saber se podemos mudar ou não o que somos em essência.
Como poderemos saber se podemos mudar algo se nós não sabemos o que é esse algo.
Essência, a essência do ser não muda, é verdade, creio eu. No entanto o que não somos, pode ser mudado.
Somos algo, alguém... Há coisas que compõem o ser, mas que não são parte de sua essência. É isso que vejo.
Até.
Eu tenho certeza de que tenho XSFX no meu mbti
O Nagito não queria a esperança brilhando poderosa no final? Para o "bem maior"? Isso seria talvez um indício de Fe-Ti ?
Isso pode ser interpretado de formas diferentes. Não é tão evidente se a moralidade dele realmente vem de um conceito externo ou interno. Eu fiz alguns argumentos lá no PDB sobre porque acho que Te/Fi faz sentido nele.
Quem é Ti dom é aquele tipo de pessoa q fica corrigindo as pessoas Ou se preocupa mais em si autocorrigir ou tanto faz contanto q as informações sejam entendidas por ambos os lados ?
( ou só é um comportamento qualquer q nada tem haver com funções)
@@NicK_Tipologiaobrigado pela humildade. Depois de ler seus argumentos ficou bem claro pra mim o pq do Nagito ser INTJ.
É bem claro q vc é super fã dessa série e eu queria saber se tu, como Ni dom, conseguiu prever muitos dos plots das class trials ?
@@sraullk4329 Ti julga. Tenta fazer sentido, busca consistência lógica interna... Tchau.
Excelente vídeo!
Obrigada
6:45 VSFFF RI COM UM VIDEO DO NICKR
Humor nível 100000
@@NicK_Tipologia foi bem serelepe hj hein
@@chuurros7432 Daqui a pouco me revelo ENTP.
@@NicK_Tipologia finalmente oq todos estavao esperando
nickr vc tem projetos pra começar a fazer vídeos sobre outras tipologias? esse vídeo me ajudou mto a tirar varias dúvidas, se tivessem de outros com certeza iria me ajudar e ajudar bastante outras pessoas com tipagem! tmj irmao adoro teus videos
Por enquanto não tenho nada planejado em mente, mas certamente farei no futuro. Acabei mergulhando tanto em Tipologia Neo-Junguiana que não quero mais sair. Mas teorias como Eneagrama e Socionics também me apetecem muito, então é só questão de tempo!
Te- preocupação mais prática, resultado>processo
Fi- Importa mais com os proprios interesses do que valorizar o que os outros valorizam.
Si- subjetivo e pessoal
Ni- só precisa fazer sentido para o próprio, não precisa entender tudo. Uma vez que entra no projeto, entende o problema pelo seu núcleo.
Parabéns pelo conteúdo! Está excelente.
Muito obrigado!
Ficou top!!!
Valeu Rafa!
Nick sinceramente gostaria q vc fizesse uma analise da hayasaca de kaguya sama love is war mas escolha sua só gostaria.
Faz um vídeo do Lelouch de Code Geass
Poderia tirar uma dúvida minha?
Eu me indentifico muito muito com ENFJ mas a parte de que "bem maior", "os fins justificam os meios" é etc... simplesmente não bate comigo e me causa duvida, por exemplo quase sempre sou contra aos personagem que seguem esse pensamento por justamente eu achar que isso só fará mais mal do que bem no final, mas vendo esse vídeo do Fe se "sacrificando" seria bem o tipo de coisa que eu faria (claro que não tão ao extremo como no video) por achar que tal coisa não faz tanta diferença para mim mas faz para o grupo ou o outro.
Na verdade, da forma que você coloca, "os fins justificam os meios" é algo mais Te/Fi do que Fe/Ti, apesar de que você pode ver o mesmo comportamento em ambos os eixos. A diferença aqui é que se a fonte, ou desejo do "certo a se feito", a moralidade, vem de dentro (Fi) ou de fora (Fe). Thanos, por exemplo, um INTJ, queria mudar o mundo com sua ideia de moralidade (diminuindo a existência pela metade) por um motivo puramente pessoal: seu planeta sucumbiu por problema de natalidade. Hitler, por exemplo, um INFJ queria mudar o mundo com uma ideia de moralidade "ideal", algo externo e maior que ele, mas que ele sente direito de trazer sua visão ao mundo e varrer as multidões com isso (Ni-Fe), tudo por causa de um princípio externo, em vez de interno. Expliquei de forma meio apressada, mas é basicamente isso.
Eu não consigo entender, achei confuso
Ei nick se ele não fez o das funções auxiliares os das terciarias e os das inferiores vc poderia fazer para nos ajudar.
Não?
Ele não fez necessariamente para representar a função dominante, apenas como a função é como uma entidade separada. As funções cognitivas são as mesmas independentemente da posição --- são meramente coloridas pelas características de cada posição, mas ela não muda em si.
Alguém poderia me informar qual a música no tempo 15:44?
É uma música da trilha sonora do anime Hyouka. th-cam.com/video/Dz00Ievsa4c/w-d-xo.html
@@NicK_Tipologia Obrigada!
nickr é possível ser estp e ser muito tímida? muitas vezes duvido do meu tipo por causa disso, mas estp é o que mais se encaixa comigo
Teoricamente, qualquer tipo pode ser tímido, esse não deve ser um critério importante. Também depende do que você define e vê em si mesma como sendo timidez. Se você se identifica majoritariamente com a conexão altamente direta da realidade da Se, e da construção interna de princípios altamente lógicos mecânicos da Ti, você deve ser ESTP, independentemente de comportamentos superficiais. É de fato incomum um tipo tão tipicamente descrito como "direto ao ponto" ser extremamente tímido. De qualquer forma, é importante revisar se você acha mesmo ser ESTP. Mas não é algo impossível.
@@NicK_Tipologia entendi, obrigada!
Slk, por algum motivo tenho uma grande dúvida entre Ni e Si
Não deveria: as duas são bem diferentes uma das outras. A única coisa em comum é a sua subjetividade, nada mais.
Em geral as funções introvertidas são mais complexas de se explicar que as extrovertidas, mas uma grande diferença entre a Ni e a Si é o fato da Ni focar no quadro geral e a Si se prender em detalhes muitas vezes insignificantes não conseguindo perceber que os detalhes fazem parte de um todo muito maior.
Si é passado, zona de conforto, comodidade, saudosismo, humildade...
Ni é futuro, desafio, ambição, foco, grande quadro, futurismo, progresso...
Definições vagas, talvez, mas à mim refletem o carácter simbólico e mais conceitual das funções que o prático, o utilitário, o simplificado, o singelo, o inútil, o tolo...
Só podemos ter uma idéia geral sobre a Ni no caso, pois ela é não tem um limite circunscrito, não se sabe como ela atua de modo profundo, determinante...
Podemos teorizar, mas a verdade é que temos uma disposição do ser em relação ao seu próprio futuro em geral, que faz com que ele saiba de coisas que aconteceram antes mesmo de acontecerem, através da causalidade, da generalização extrema de um fato objetivo (Te) do passado (Si) inerente da realidade externa (Se) que o faz ter insights, intuições, conclusões, informações, ideias, pensamentos e etc que pulam todo o processo lógico (Ti) e vão de encontro a uma verdade, a uma visão futurística, que para sujeito é tão clara, tão penetrante, o indivíduo se identifica tão profundamente com mesma que quando dizem que é mentira ele não consegue aceitar, não lida tão bem com isso.
Todos podem estar errados, menos um Ni dom; ele é o único que sabe das coisas, que sabe o que vai acontecer com ele, muitas vezes com as pessoas em geral.
Si é chato até de cogitar em montar um pensamento sobre. Pensa num cara voltado para os detalhes, para as impressões subjetivas mais irritantemente precisas e ao mesmo tempo tão sem propósito, tão sem rumo, tão sem porquê, a não ser o de manter um certo grau de familiaridade, de cotidianidade em tudo, buscando vincular, pegar, associar, tudo o que é novo e desconhecido (Se e Ne) ao que o sujeito já conhece, ou melhor, já conheceu, pois tudo tem que ser o que já foi, senão ele surta, não sabe o que fazer, como agir...
Esse cara cheira a velhice, cheira a antiguidade, ao passado, a história... Tenta dizer que algo vai acontecer, mas que nunca aconteceu (de acordo com sua percepção muitas vezes irreal, que não tem nada a ver com os fatos ou com a realidade em si) para esse cara: ele vai dizer que não acontecerá apenas porquê não aconteceu; tudo que não aconteceu não tem como acontecer. Tudo o que é novo e desconhecido se assimilado pelo cara se torna algo velho e conhecido.
Vou dormir, até.
6:44 Pra quem não sabe H era INFJ (Fe aux), assim como Jesus. Aqui tem um outro bom exemplo do lado bom e ruim da Fe.
Eu sou literalmente uma INTJ🥹