Boa Dia. Sou o Roberto. Possuo um Amplificador Novik Neo 2500. E o Manual do mesmo nao detalha, O uso da Sensibilidade. Tem um Botao, na parte traseira, que Indica: 0,77 V + 26 db + 1,4 V. Gostaria de saber qual destas Sensibilidades, devo usar na MEDIA (Nem muito Baixo, Nem muita Alta). Por Favor me Ajude. Estou nessa Grande Duvida. Quero Trabalhar do modo correto Com Amplificador. Desde Ja Obrigado. Aguardo.
Cara, acredito que depende do tipo de equipamento que vc estiver usando. O sinal 0,77V é para equipamentos de linha comuns, o de 1,4V para equipamentos de linhas profissionais (acredito que as guitarras ativas entrem nessa linha) e o 26dB é pra equipamentos de baixa amplitude, como mics
Olá Prof. boa aula, deveria falar mais sobre DB quando falo de -3DB significa dobrar a potencia em caso de audio, isso é que eu não entendo, tem também DB por oitava
Fala Jose, quando você fala de -3dB em um sinal de potência, isso indica que a potência do sinal caiu pela metade em relação a uma condição inicial. Se por outro lado, o sinal é de tensão/corrente, -3dB significa que o sinal foi atenuado por um fator igual raiz(2) (ou seja multiplicado por 0.707). Agora, em filtros e diagramas de resposta em frequência, existe um região onde a magnitude do sinal (ou do ganho) variam com a frequência, é nessa região que se indica que algo cai (ou sobe, dependendo) 20dB/decada ou 8dB/oitava, por exemplo. Isso apenas se relaciona à inclinação dessa variação. Por exemplo, se o ganho de um circuito cai 20dB/decada, isso significa que cada vez que a frequência do sinal de excitação for multiplicada por 10, o ganho cai 20dB. Vamos imaginar que esse decaimento se inicie em 1kHz e o ganho do circuito nesse ponto seja 20 v/v (que dá 26dB no caso), em 10kHz, esse ganho será de 6dB (20dB a menos), em 100kHz, -14dB (20dB a menos que em 10kHz e 40dB a menos que em 1kHz) e assim por diante. No caso do decaimento ser dado em oitavas, a lógica é a mesma, mas neste caso avalia-se o sinal (ou ganho) a cada vez que a frequência dobra de valor. Tomando o mesmo exemplo anterior, se o decaimento agora for de 8dB/oitava, para 2kHz teremos um ganho de 18dB, em 4kHz, 10dB, em 8kHz, 2dB, e assim por diante. Espero ter sido claro. Abraços
@@EltGeral ola prof. Preciso fazer uma análise de ruído de fundo para um sistema de intercom e alarmes geral em plataformas de petróleo. Preciso analisar o ruído de fundo do ambiente com um decibelimetro pra poder sonorizar o ambiente com boa inteligibilidade, e tbm sei q pra isso seria necessário aumentar mais 10dBs acima do ruído d fundo, ex: conclui q na área tem um ruído de fundo de 55dbspl e preciso cobrir essa área com 65dBspl, os alto falantes já são pré definidos, são cornetas com uma otima pressão de 115dBsp 1W/1m². minha dúvida é: Como calcular um amplificador q cubra essa área ruidosa de levando em consideração os 55dbsl de ruído de fundo da área????
@@rleletronicaeletronica2549 Oi, eu nunca tive que lidar com um problema desse tipo, pode ser que eu não te dê uma resposta satisfatória, mas a seleção do amplificador passa pela quantidade de potência elétrica que você necessita. Normalmente os alto falantes te informam a relação de conversão de potência elétrica para potência acústica, como você tem a pressão sonora desejada, você pode (de certa forma) calcular a potência acústica necessária para atingir o seu spl e a partir da conversão dos falantes, calcular a potência elétrica que o amplificador tem que entregar.
Dúvida: tenho uma antena com (0 dB) de ganho e contorno da intensidade de campo de no máximo (91 dBu). Isso que dizer que a antena não tem nenhum ganho? Por que (91 dBu), pois a questão é sobre potência?
Sobre decibel? Não conheço nenhum específico, isto é normalmente dado como sub-indice nos capítulos iniciais dos livros de sinais e sistemas ou de eletrônica.
Na saída de quê? Se for um circuito com amplificação fica difícil te responder, porque vai depender do ganho. Se a pergunta, por outro lado, for quanto que 0dB (imagino dBV) sairia em dBu, aí seriam +2,21 dBu
@@EltGeral, saída de um processador de áudio. 0db mesmo como padrão de corte para o áudio na entrada e na saída o equipamento cita dbu. Esse número em dbu que gostaria de saber qual o padrão. Agradecido!
@@viniciusdepaula995 entendi. A questão é que dB não é uma unidade, mas uma representação logarítmica de uma grandeza em relação a uma referência. No caso, eu imagino que o OdB na entrada use 1V de referência (o que chamamos de dBV), nesse caso 0dB = 1V. Já a referência do dBu é 0,775V, ou seja, 0dBu = 0,775V.
A explicação é ótima mas não é tão simples para quem não é do ramo. Existe uma grande confusão causada pelos proprios fabricantes. As pessoas associam ganho de amplificadores e a capacidade de falantes em Watts como se isso fosse uma relação direta. Tem até manual com erro de expressão DBm/DBv, lembrando que 1V RMS = 0 Dbv em 600 Ohms e não 0 Dbm como já ví descrito. Abraços e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Fala Rene, realmente há muita confusão com esse conceito e outros mais. No caso do áudio, como ele está na fronteira entre eletro-eletrônica e acústica, vira uma bagunça.
Cara, dB não é uma unidade, mas sim uma representação de uma razão entre dois números. No caso do dBV, você tem uma referência que é 1V, ou seja, o número em dB é algo que representa quantas vezes uma grandeza é maior do que 1V. Se você quiser converter um número em dBV para outra representação em dB, a primeira questão é qual será a sua referência?
Oi Paulo, eu entendi o seu questionamento, mas eu discordo numa questão conceitual mesmo. dB e nenhuma de suas formas são unidades, ele é apenas a representação de uma razão numérica em uma escala logarítmica. Obviamente, quando você define o seu valor de referência você confere um sentido físico ao dB, mas esse resultado ainda não é uma unidade por si só. Note que o dBm, como expliquei no vídeo é sim uma representação de Potência, cuja referência é 1mW, então um determinado resultado em dBm nos indica em qual proporção um valor é maior ou menor do que 1mW, mas a unidade que o dBm nos exprime ainda é W, não algo novo ou diferente, como é o caso, por exemplo, de Gauss e Tesla para densidade de campo magnético. Espero que eu tenha sido claro, abraço
Explicação mais objetiva que eu vi sobre dB na eletrônica. 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom. Estou estudando para entender melhor sobre áudio e sonorização. Obrigado por compartilhar esse conhecimento!
Muito didático! Parabéns!!
Ótima explicação! Muito obrigado!
Ótima aula 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito top . Boa explicação
Muito bom! 👏👏👏
Muito boa a explanação, parabéns !!! Gostei
Valeu Paulo
Amei esse vídeo!
Ótimo vídeo, indicarei aos meus alunos
Valeu demais
Dbu é usado também para medir níveis de sinais de antena, por exemplo em tv digital
Boa Dia. Sou o Roberto. Possuo um Amplificador Novik Neo 2500. E o Manual do mesmo nao detalha, O uso da Sensibilidade. Tem um Botao, na parte traseira, que Indica: 0,77 V + 26 db + 1,4 V. Gostaria de saber qual destas Sensibilidades, devo usar na MEDIA (Nem muito Baixo, Nem muita Alta). Por Favor me Ajude. Estou nessa Grande Duvida. Quero Trabalhar do modo correto Com Amplificador. Desde Ja Obrigado. Aguardo.
Cara, acredito que depende do tipo de equipamento que vc estiver usando. O sinal 0,77V é para equipamentos de linha comuns, o de 1,4V para equipamentos de linhas profissionais (acredito que as guitarras ativas entrem nessa linha) e o 26dB é pra equipamentos de baixa amplitude, como mics
Olá Prof. boa aula, deveria falar mais sobre DB quando falo de -3DB significa dobrar a potencia em caso de audio, isso é que eu não entendo, tem também DB por oitava
Fala Jose, quando você fala de -3dB em um sinal de potência, isso indica que a potência do sinal caiu pela metade em relação a uma condição inicial. Se por outro lado, o sinal é de tensão/corrente, -3dB significa que o sinal foi atenuado por um fator igual raiz(2) (ou seja multiplicado por 0.707).
Agora, em filtros e diagramas de resposta em frequência, existe um região onde a magnitude do sinal (ou do ganho) variam com a frequência, é nessa região que se indica que algo cai (ou sobe, dependendo) 20dB/decada ou 8dB/oitava, por exemplo. Isso apenas se relaciona à inclinação dessa variação. Por exemplo, se o ganho de um circuito cai 20dB/decada, isso significa que cada vez que a frequência do sinal de excitação for multiplicada por 10, o ganho cai 20dB.
Vamos imaginar que esse decaimento se inicie em 1kHz e o ganho do circuito nesse ponto seja 20 v/v (que dá 26dB no caso), em 10kHz, esse ganho será de 6dB (20dB a menos), em 100kHz, -14dB (20dB a menos que em 10kHz e 40dB a menos que em 1kHz) e assim por diante.
No caso do decaimento ser dado em oitavas, a lógica é a mesma, mas neste caso avalia-se o sinal (ou ganho) a cada vez que a frequência dobra de valor. Tomando o mesmo exemplo anterior, se o decaimento agora for de 8dB/oitava, para 2kHz teremos um ganho de 18dB, em 4kHz, 10dB, em 8kHz, 2dB, e assim por diante.
Espero ter sido claro. Abraços
@@EltGeral ola prof. Preciso fazer uma análise de ruído de fundo para um sistema de intercom e alarmes geral em plataformas de petróleo. Preciso analisar o ruído de fundo do ambiente com um decibelimetro pra poder sonorizar o ambiente com boa inteligibilidade, e tbm sei q pra isso seria necessário aumentar mais 10dBs acima do ruído d fundo, ex: conclui q na área tem um ruído de fundo de 55dbspl e preciso cobrir essa área com 65dBspl, os alto falantes já são pré definidos, são cornetas com uma otima pressão de 115dBsp 1W/1m². minha dúvida é:
Como calcular um amplificador q cubra essa área ruidosa de levando em consideração os 55dbsl de ruído de fundo da área????
@@rleletronicaeletronica2549 Oi, eu nunca tive que lidar com um problema desse tipo, pode ser que eu não te dê uma resposta satisfatória, mas a seleção do amplificador passa pela quantidade de potência elétrica que você necessita. Normalmente os alto falantes te informam a relação de conversão de potência elétrica para potência acústica, como você tem a pressão sonora desejada, você pode (de certa forma) calcular a potência acústica necessária para atingir o seu spl e a partir da conversão dos falantes, calcular a potência elétrica que o amplificador tem que entregar.
@@EltGeral a potência acústica é expressada em dB ?
Dúvida: tenho uma antena com (0 dB) de ganho e contorno da intensidade de campo de no máximo (91 dBu). Isso que dizer que a antena não tem nenhum ganho? Por que (91 dBu), pois a questão é sobre potência?
Quais livros vc indicaria pra aprofundamento no assunto?
Sobre decibel? Não conheço nenhum específico, isto é normalmente dado como sub-indice nos capítulos iniciais dos livros de sinais e sistemas ou de eletrônica.
Professor, em se tratando de áudio, sabendo que 0db seria meu padrão de entrada, na saída, já em dbu, qual seria o número padrão?
Na saída de quê? Se for um circuito com amplificação fica difícil te responder, porque vai depender do ganho. Se a pergunta, por outro lado, for quanto que 0dB (imagino dBV) sairia em dBu, aí seriam +2,21 dBu
@@EltGeral, saída de um processador de áudio. 0db mesmo como padrão de corte para o áudio na entrada e na saída o equipamento cita dbu. Esse número em dbu que gostaria de saber qual o padrão. Agradecido!
@@viniciusdepaula995 entendi. A questão é que dB não é uma unidade, mas uma representação logarítmica de uma grandeza em relação a uma referência. No caso, eu imagino que o OdB na entrada use 1V de referência (o que chamamos de dBV), nesse caso 0dB = 1V. Já a referência do dBu é 0,775V, ou seja, 0dBu = 0,775V.
boa tarde
Se a tensão de saída de uma mesa de mistura for 12,27V RMS, como calcular:
Os dBu de saída da mesa.
Os dBV de saída de mesa.
Vc tem que ter em mente que a diferença é o sinal de referência o dbu é 0,7745V e o dBV é 1V, assim em dBV temos 21,77dB e em dBu 24dB
A explicação é ótima mas não é tão simples para quem não é do ramo. Existe uma grande confusão causada pelos proprios fabricantes. As pessoas associam ganho de amplificadores e a capacidade de falantes em Watts como se isso fosse uma relação direta. Tem até manual com erro de expressão DBm/DBv, lembrando que 1V RMS = 0 Dbv em 600 Ohms e não 0 Dbm como já ví descrito. Abraços e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Fala Rene, realmente há muita confusão com esse conceito e outros mais. No caso do áudio, como ele está na fronteira entre eletro-eletrônica e acústica, vira uma bagunça.
dBSPL então é 20*log ??
@@renanlopes.mister SPL é representado como 20log10(P/Pr), onde Pr é o limiar da audição humana, 20uPa.
Existe conversão de dBV para dB?
Cara, dB não é uma unidade, mas sim uma representação de uma razão entre dois números. No caso do dBV, você tem uma referência que é 1V, ou seja, o número em dB é algo que representa quantas vezes uma grandeza é maior do que 1V. Se você quiser converter um número em dBV para outra representação em dB, a primeira questão é qual será a sua referência?
Sinto informar mas sua explicação não foi suficiente para explicar eu me confundi mas o que aprendi
Faltou algo. db não é unidade, porém dbm é unidade de potência, tal qual watts. Acho que faltou uma explicação melhor.
Oi Paulo, eu entendi o seu questionamento, mas eu discordo numa questão conceitual mesmo. dB e nenhuma de suas formas são unidades, ele é apenas a representação de uma razão numérica em uma escala logarítmica. Obviamente, quando você define o seu valor de referência você confere um sentido físico ao dB, mas esse resultado ainda não é uma unidade por si só. Note que o dBm, como expliquei no vídeo é sim uma representação de Potência, cuja referência é 1mW, então um determinado resultado em dBm nos indica em qual proporção um valor é maior ou menor do que 1mW, mas a unidade que o dBm nos exprime ainda é W, não algo novo ou diferente, como é o caso, por exemplo, de Gauss e Tesla para densidade de campo magnético. Espero que eu tenha sido claro, abraço