Que bacana vocês mencionarem o "Presumption"! Nós o editamos como "Presunção, ou a Sina de Frankenstein", e ainda incluímos o primeiro conto derivado do Frankenstein após o drama do Peake.
Frankenstein tá até no ghost in the Shell. Sua narrativa tá praticamente introjetada na cultura pop. Praticamente indissociável da ficção científica. Mais um vídeo top!
O grande Boris Karloff teve a ideia de tirar a dentadura para dar aquele aspecto cadavérico no monstro . Karloff e um ator inacreditável, incrível e até hoje seu Frankenstein ( criação de Jack Pierce ) vem nos assombrar …E Karloff era também um cara gentil e gente boa pra c…
Está história do Lugosi fazer a criatura me lembra quando convidaram o Tom Selleck pra ser o Indiana Jones . Ele recusou e disse : “ quem quer ver um filme de um professor que usa chicote ? “ . E dai …
O carisma do Karloff era único … está cena do Karloff estendendo os braços para o sol e maravilhosa . Um filme gotico estupendo e Que não envelheceu .. está na minha lista dos preferidos ..
Vale lembrar também do filme " A prometida " - The Bride - de 1985, com a Jennifer Beals no papel da noiva e o incrível Sting como o cientista, além do ótimo Clancy Brown como a criatura. Assisti muito na Sessão da Tarde. 😀😀
Durante a pandemia o National Theatre Live transmitiu pelo TH-cam a peça teatral Frankenstein, montagem dirigida por Danny Boyle (Yesterday, Trainspotting) e estrelada pela dupla Benedict Cumberbatch (Sherlock, Doutor Estranho) e Jonny Lee Miller (Elementary). Eu tive a oportunidade de assistir e sinceramente, foi maravilhoso. Gostaria muito que fosse liberado novamente para o público do TH-cam.
Uma adaptação que gosto bastante da criatura de Frankenstein é a da série Penny Dreadful. Também não é nem um pouco fiel ao livro, mas é uma versão que discute bastante o que é de fato ser humano com uma versão mais filosófica do monstro.
Nossa, adoro esses vídeos que vcs fazem contando toda a trajetória dos personagens e suas curiosidades. Vídeo excelente! Vcs podiam fazer um vídeo nesse mesmo estilo sobre o Drácula, meu personagem favorito de terror kkk. Procurei no canal de vcs mas não achei.
Zago e Alexandre, faltou uma curiosidade pop. Vocês mencionaram a participação de Carrie Fisher (Princesa Leia) em uma das produções, mas se esqueceram de citar o grande ator britânico David Prowse como a criatura em Horror de Frankenstein da Hammer em 1970. Sete anos depois, ele vestiria a armadura de Darth Vader em Star Wars. Se não me engano, Prowse voltou ainda à criatura de Frankenstein em outro filme de 1974 (Frankenstein e o Monstro do Inferno). Abraços.
Charles Ogle era um ator americano que chegou a fazer pequenos papéis em filmes falados, obviamente já com algum avanço na idade; vi-o em pelo menos um dos meus noirs em dvd aqui em casa - não me lembro de qual. Uma humilde testemunha e protagonista da história do cinema.
Eu to abismado, mais do que simplesmente trazer o mangá/autor para o Brasil, vocês valorizam MUITO a obra. Meu Franken chegou ontem e é impecável. Obrigado demais por isso, valeu cada centavo ler Junji Ito nesta qualidade. MELHOR EDITORA
E o mais incrível é que o filme Frankenstein de 1994 foi lançado quando no centenário do cinema. A edição da revista Set que fala desse filme não me deixa mentir. Tinha até um pôster com a história do cinema.
A atuação do frei cego na cabana em A Noiva de Frankenstein é que me chamou atenção para curtir muito a história de Frankenstein. A partir daí gostei muito de toda a história. Uma injustiça é que o filme do Copolla, dos anos 90 caiu no esquecimento, mesmo sendo muito mais fiel ao livro.
Um filme de Frankenstein que eu assisti na extinta tv Tupi foi o "O Horror de Frankenstein", da Hammer. Era uma mistura de terror de floresta com castelo e um psicopata, o doutor Victor. A melhor cena é como o doutor Victor ficava numerando os pedaços que faltavam pra construir sua criatura e, num determinado jantar, visualizou a cabeça perfeita pra botar na sua criação, enquanto o sujeito ainda estava comendo... Bons tempos...
Legal demais! Gostaria muito que vocês fizessem um programa sobre as adaptações dos monstros clássicos na Marvel, comparando originais com as mudanças feitas pela editora. Fica a dica. Desde já agradeço e desejo todo sucesso a vocês.
Como assim vocês fazem um vídeo desses e não mencionam um dos MAIORES clássicos modernos do Frankenstein: Nosso Amigo Frankenstein (Frankenstein The College Years, no original)!?! Obra de Arte dos anos 90!!!(Ironia galera, apenas piada! Mas era uma comédia boa nos anos 90...) Excelente vídeo rapazes, definitivamente a Criatura interpretada por Boris Karloff é a mais icônica, e tudo que veio depois foi certamente afetado por essa versão. Vale ressaltar inclusive, as versões de video game, que são em geral estilizações do próprio Karloff. Como a versão de Castlevania, por exemplo. Mas isso já seria assunto para outro vídeo... Meu Frankenstein do Ito chegou ontem junto com Cidade Pequenina, e é excelente, mas não esperava menos do mestre Junji Ito e da editora PN!
Massa demais!! Tem bastante material sobre o Frankenstein. Não sei se vocês viram, mas existe também uma versão dele na série Penny Dreadful e é bem legal:D
Olá pessoal, tudo bem? O vídeo ficou muito legal. Ótimos comentários e observações sobre as adaptações de "Frankenstein". Somente tenho uma ressalva: quem faz o papel da Noiva é a Elsa Lanchester que era esposa de Charles Langton, um dos grandes atores do cinema inglês. Ambos aparecem conversando como Whale no filme "Deuses e Monstros". Acho que "A Noiva" é melhor do que o primeiro em vários aspectos. O roteiro é mais bem elaborado e há uma relação intertextual com a obra original. Uma das cenas do filme recria a famosa noite do "verão assombrado" na qual Mary teve a ideia da trama básica do romance - que também é interpretada por Lanchester fazendo uma paralelo interessante entre a criadora (Mary) e a sua criatura (a Noiva).
Minha adaptação favorita de Frankenstein é a Maldição de Frankenstein.Amei o ponto do doutor ser bem mais sombrio que no livro e filme de 1931 a ponto de cometer assassinato pra construir sua criação.A criatura em si foi pouco explorada mas ainda marcou por ser perigosa mas ainda digna de pena por ter um cérebro defeituoso e parecer estar com dor constante.O final foi bem dramático para ambos.
Gostaria de ver um filme impressionista dele feito nos dias de hoje, em 2 ou 3 partes. Puramente impressionista, com efeitos práticos de 2025 sei lá e uma trilha sonora que cmiente um tema para ele eternamente.
32:06 vários anos antes de fazer a animação o Tim Burton fez um live-action que tem no Disney Plus, e o protagonista também se chama Victor Frankenstein, e muitos anos antes o Tim Burton também fez o curta do Vincent Malloy onde já tinha o conceito do cão Frankenstein, além do cientista louco que aparece em O Estranho Mundo de Jack que também possui um assistente corcunda chamado Hugo, e ao que tudo indica criou a Sally, a namorada do Jack Esqueleto.
Oi, só um comentário. A atriz que interpreta a Noiva de Frankenstein é Elsa Lanchester, que também faz a Mary Shelley. Parabéns, excelente vídeo, como sempre!
Vocês conseguem despertar na gente a vontade de ler o clássico e ver todas as adaptações possíveis dessa grande escritora. É porque vocês falam com paixão e com estudo aprofundado do tema. É o melhor canal de cultura pop do youtube, para mim. Tem também uma adaptação lançada na série de produção EUA/Reino Unido, chamada Penny Dreadful, lançado pela Shoutime, muito bonita. Nesta série, Dr. Frankstein e sua criatura apenas fazem parte de um universo maior povoado por personagens clássicos da literatura universal. Fica a dica para vocês e os demais aqui dos comentários caso não tenham visto.
Tem uma peça de teatro de 2011 do Frankenstein, dirigida pelo Danny Boyle, com o Benedict Cumberbatch e o Jonny Lee Miller, ambos interpretando o Victor Frankenstein e a Criatura, intercalando.
Dá também para lembrar de uma tranqueira estilosa dos anos 80/90 chamada A Prometida, onde Viktor Frankenstein é canastrosamente interpretado pelo Sting e a criatura, a prometida do título, é a protagonista de Flashdance - Jennifer Beals, se não me engano. Visualmente, esse filme é muito bem feito, mas o restante... 😆😆😆😆
Que delícia É ver cada vídeo novo 😀 Que termine logo está pandemia ,,, quem sabe poder conhecê-los pessoalmente ,,. Já vai um like❤😁 com todo prazer Abraços a todos!! inclusive pra Jessica 🥰
A Editora Sebo Clepsidra publicou a tradução de "Presunção; ou A Sina de Frankenstein", a primeira adaptação para o teatro do romance de Mary Shelley (citada no vídeo). Também irão publicar, neste ano, a Edição Crítica (Definitiva) de "Frankenstein", contendo um vasto material extra, que inclui ensaios acadêmicos, adaptações em teatro e conto, resenhas publicadas na época do livro, um guia com todas as adaptações já realizadas até o momento de "Frankenstein" e um material listando todas as diferenças entre a primeira edição de 1818 e a terceira edição de 1831. Ah, vale a pena mencionar: recentemente, descobriram na Suécia uma versão estendida de "Drácula", chamada "Poderes das Trevas. O material tem o dobro de páginas do original e apresenta várias diferenças, sendo que corresponde a varias anotações e rascunhos de Bram Stoker para o livro. A Sebo Clepsidra, em parceria com a Ex Machina (que editou a melhor e mais completa coletânea de H.P Lovecraft em português, "Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico") e outras duas editoras estrangeiras, irá publicar a 1° tradução no mundo desse material, igualmente recheado de materiais extras e as ilustrações originais. Vale MUITO a pena conhecer o trabalho desses caras e conferir essas edições ;)
Não falaram de "Frankenstein: Entre Anjos e Demônios", o filme que mais desconstruiu o mito do monstro. Desconstruiu tanto que só tem o nome mesmo. Triste 😔
Dos filmes Frankenstein da Hammer você esqueceu de Frankenstein criou a mulher de 1967 que traz uma abordagem mais inusitada ao conto que os outros filmes por mostrar o doutor lidando com experiências de transplante da alma de um corpo para outro.
Da like aqui quem é geração 2000 e ficou marcado pelo Frankenstein do filme Van Hellsing com Hugh Jackman, não é grande coisa mas a maquiagem e o visual ali é bem legal ksksks
Eu nunca procurei adaptações boas de Frankstein, pq desde criança eu achava o monstro que aparecia em produções para criança, e na midia pop no geral, muito chato, e bobo. Depois que eu li o livro e vi como era bom, eu passei a gostar ainda menos dessas representações. Esse vídeo me deu vontade de ver alguns desses filmes, vou assistir alguns deles para ver se gosto.
Eu adoro os filmes de monstro da Universal, principalmente o 1° do Frankestein. Acho que é um clássico que não perde em nada pros atuais e é minha versão preferida como adaptação. O A Maldição de Frankestein também é bem legal, gosto do desenvolvimento do cientista aqui, e como parece que a qualquer momento ele vai matar o assistente que fica reclamando kkkkk E o final é excelente. Assim como foi esse vídeo, valeu PN.
Frankenstein é o sobrenome do Victor, a Criatura é filha do Victor, logo, o nome dele é Frankenstein também ou seja, não é errado chamar a criatura de Frankenstein
O Jovem Frankenstein foi concebido originalmente pelo próprio Wilder que estava muito nervoso com seu desemprego como ator, e teve a ideia da paródia para ter um veículo para ele mesmo trabalhar. Daí seu projeto caiu no agrado de Brooks, extremamente tocado pelo filme de Whale: tinha pesadelos com o Monstro quando era criança enquanto a mãe dele vivia tirando-lhe sarro da cara por isso.
Na minha opinião, as únicas adaptações de Frankenstein realmente boas são: - Frankenstein (1931) Estrelando Boris Karloff - A Noiva de Frankenstein (1935) - Frankenstein de Mary Shelley (1994) Estrelando Robert de Niro e Kenneth Branagh
Segundo a lei da maioria dos países modernos um filho mesmo não reconhecido tem todo o direito de usar o sobrenome do pai, assim sendo, de boa se referir a Criatura como Frank! Falta um programa sobre as aparições de Frank nos quadrinhos, em especial Marvel e DC, o da DC pelo que me lembro era assustador. E porque não citar o desenho de Frankenstein Jr. que também tem sua versão em quadrinhos? Grande programa de novo!
Na Hammer o personagem principal era o Barão Frankenstein, que preferia matar suas vítimas para dispor de seus cadáveres, ao invés de suar desenterrando corpos .
A Editora Sebo Clepsidra publicou "O Vampiro: Edição Comemorativa de 200 Anos", que contém mais de 300 páginas de materias extras, como as primeiras adaptações para o teatro, outros contos que adaptaram o original, cartas e trechos de diários de John Polidori, Lord Byron e Mary Shelley comentando sobre o conto, estudos e ensaios sobre o conto, etc. Vale MUITO a pena adquirir essa edição, bem como outros materiais da editora, que é a maior referência em literatura gótica no Brasil. Recentemente, eles também publicaram a tradução de "Presunção; ou A Sina de Frankenstein", a primeira adaptação para o teatro do romance de Mary Shelley (citada no vídeo). Também irão publicar, neste ano, a Edição Crítica (Definitiva) de "Frankenstein", contendo um vasto material extra, que inclui ensaios acadêmicos, adaptações em teatro e conto, resenhas publicadas na época do livro, um guia com todas as adaptações já realizadas até o momento de "Frankenstein" e um material listando todas as diferenças entre a primeira edição de 1818 e a terceira edição de 1831. Ah, só para encerrar: recentemente, descobriram na Suécia uma versão estendida de "Drácula", chamada "Poderes das Trevas. O material tem o dobro de páginas do original e apresenta várias diferenças, sendo que corresponde a varias anotações e rascunhos de Bram Stoker para o livro. A Sebo Clepsidra, em parceria com a Ex Machina (que editou a melhor e mais completa coletânea de H.P Lovecraft em português, "Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico") e outras duas editoras estrangeiras, irá publicar a 1° tradução no mundo desse material, igualmente recheado de materiais extras e as ilustrações originais. Vale MUITO a pena conhecer o trabalho desses caras e conferir essas edições ;)
8:38 CARAMBA! Legal isso. E é uma pena ela não ter visto a obra dela ganhando vida em filmes e fazendo parte da Cultura Pop. Eu chamo a "Criatura" de Frankeinstein, kkkkkkkkkkkkkk. E também é bastante curioso o Monstro não ter nome, qual seria o motivo por trás disso, né? Óbvio que o livro meio que nos traz a resposta mas seria bom saber por parte da criadora dessa obra. E eu tenho um amigo de 2 metros e 04 e ele lembra e muito a criatura, o corte de cabelo principalmente e a face dele também. Ele só é chatinho, o único problema dele é esse mas é super gente boa. 18:00 Aaaaaaaaaaaah. Entendi o motivo de ele não ter nome ( Pelo filme, né ). Vocês me fizeram querer ver os filmes. Mas qual o melhor filme na opinião de vocês para que eu e os outros assistam? 22:10 Então verei os filmes a partir da minutagem de vocês que é a 18:00 adiante.
Gosto de pensar que já que a criatura seria um filho do doutor Frankenstein ela teria o sobrenome do Frankenstein, logo não tá errado chamar ela de Frankenstein 🙃👌 Tipo aquela pessoa que você chama ela mais pelo sobrenome do que o nome kkkkkk
Agora que me liguei que o visual do Michael Myers de 'Halloween' foi inspirado no Frankenstein. Direta ou indiretamente, muitas outras obras se inspiraram no livro/filme, quantas vezes não vimos a ideia do ser bem intencionado que é julgado ou perseguido por ser considerado uma ameaça: robô, alienígena, gorila gigante . Frankenstein também é sobre preconceito.
Assistia estes filmes na madrugada .., o pai me flagrava e dizia : “ Tá com a consciência pesada que não consegue dormir ? “ e sem esquecer o maravilhoso Abott e Costello encontram Frankenstein, com o Karloff e o Lugosi .
Que bacana vocês mencionarem o "Presumption"! Nós o editamos como "Presunção, ou a Sina de Frankenstein", e ainda incluímos o primeiro conto derivado do Frankenstein após o drama do Peake.
Frankenstein tá até no ghost in the Shell. Sua narrativa tá praticamente introjetada na cultura pop. Praticamente indissociável da ficção científica. Mais um vídeo top!
Como eu adoro os vídeos de vocês, torço para que vocês nunca larguem o canal, ainda que a editora cresça muito mais!
O grande Boris Karloff teve a ideia de tirar a dentadura para dar aquele aspecto cadavérico no monstro . Karloff e um ator inacreditável, incrível e até hoje seu Frankenstein ( criação de Jack Pierce ) vem nos assombrar …E Karloff era também um cara gentil e gente boa pra c…
Está história do Lugosi fazer a criatura me lembra quando convidaram o Tom Selleck pra ser o Indiana Jones . Ele recusou e disse : “ quem quer ver um filme de um professor que usa chicote ? “ . E dai …
Uma curiosidade bem interessante também é o Frankenstein vs. Baragon, de 65. Filme japonês onde você tem um Frankenstein gigante enfrentando kaijus.
O carisma do Karloff era único … está cena do Karloff estendendo os braços para o sol e maravilhosa . Um filme gotico estupendo e Que não envelheceu .. está na minha lista dos preferidos ..
Cara, todo vídeo do PN é um documentario Netflix, excepcional!
Já li a edição de vocês do Junji Ito e é sensacional!
Vale lembrar também do filme " A prometida " - The Bride - de 1985, com a Jennifer Beals no papel da noiva e o incrível Sting como o cientista, além do ótimo Clancy Brown como a criatura.
Assisti muito na Sessão da Tarde. 😀😀
Também me lembrei desse filme. Nesse a criatura tinha nome. Passou algumas vezes na sessão da tarde. Mas eu acha que assisti no Supercine.👍
Eu assistiria muito um vídeo de vocês falando sobre o Universo de Monstros da Universal
Durante a pandemia o National Theatre Live transmitiu pelo TH-cam a peça teatral Frankenstein, montagem dirigida por Danny Boyle (Yesterday, Trainspotting) e estrelada pela dupla Benedict Cumberbatch (Sherlock, Doutor Estranho) e Jonny Lee Miller (Elementary). Eu tive a oportunidade de assistir e sinceramente, foi maravilhoso. Gostaria muito que fosse liberado novamente para o público do TH-cam.
Uma adaptação que gosto bastante da criatura de Frankenstein é a da série Penny Dreadful. Também não é nem um pouco fiel ao livro, mas é uma versão que discute bastante o que é de fato ser humano com uma versão mais filosófica do monstro.
Nossa, adoro esses vídeos que vcs fazem contando toda a trajetória dos personagens e suas curiosidades. Vídeo excelente! Vcs podiam fazer um vídeo nesse mesmo estilo sobre o Drácula, meu personagem favorito de terror kkk. Procurei no canal de vcs mas não achei.
Meu primeiro contato com Frankenstein foi em 1984 aos 7 anos, com o filme A verdadeira história de Frankenstein
Zago e Alexandre, faltou uma curiosidade pop. Vocês mencionaram a participação de Carrie Fisher (Princesa Leia) em uma das produções, mas se esqueceram de citar o grande ator britânico David Prowse como a criatura em Horror de Frankenstein da Hammer em 1970. Sete anos depois, ele vestiria a armadura de Darth Vader em Star Wars. Se não me engano, Prowse voltou ainda à criatura de Frankenstein em outro filme de 1974 (Frankenstein e o Monstro do Inferno). Abraços.
Charles Ogle era um ator americano que chegou a fazer pequenos papéis em filmes falados, obviamente já com algum avanço na idade; vi-o em pelo menos um dos meus noirs em dvd aqui em casa - não me lembro de qual. Uma humilde testemunha e protagonista da história do cinema.
Eu to abismado, mais do que simplesmente trazer o mangá/autor para o Brasil, vocês valorizam MUITO a obra. Meu Franken chegou ontem e é impecável. Obrigado demais por isso, valeu cada centavo ler Junji Ito nesta qualidade. MELHOR EDITORA
E o mais incrível é que o filme Frankenstein de 1994 foi lançado quando no centenário do cinema. A edição da revista Set que fala desse filme não me deixa mentir. Tinha até um pôster com a história do cinema.
A atuação do frei cego na cabana em A Noiva de Frankenstein é que me chamou atenção para curtir muito a história de Frankenstein. A partir daí gostei muito de toda a história.
Uma injustiça é que o filme do Copolla, dos anos 90 caiu no esquecimento, mesmo sendo muito mais fiel ao livro.
Um filme de Frankenstein que eu assisti na extinta tv Tupi foi o "O Horror de Frankenstein", da Hammer. Era uma mistura de terror de floresta com castelo e um psicopata, o doutor Victor. A melhor cena é como o doutor Victor ficava numerando os pedaços que faltavam pra construir sua criatura e, num determinado jantar, visualizou a cabeça perfeita pra botar na sua criação, enquanto o sujeito ainda estava comendo... Bons tempos...
Legal demais! Gostaria muito que vocês fizessem um programa sobre as adaptações dos monstros clássicos na Marvel, comparando originais com as mudanças feitas pela editora. Fica a dica. Desde já agradeço e desejo todo sucesso a vocês.
Que dica do Alexandre sensacional !!!!
Como assim vocês fazem um vídeo desses e não mencionam um dos MAIORES clássicos modernos do Frankenstein: Nosso Amigo Frankenstein (Frankenstein The College Years, no original)!?! Obra de Arte dos anos 90!!!(Ironia galera, apenas piada! Mas era uma comédia boa nos anos 90...)
Excelente vídeo rapazes, definitivamente a Criatura interpretada por Boris Karloff é a mais icônica, e tudo que veio depois foi certamente afetado por essa versão.
Vale ressaltar inclusive, as versões de video game, que são em geral estilizações do próprio Karloff. Como a versão de Castlevania, por exemplo.
Mas isso já seria assunto para outro vídeo...
Meu Frankenstein do Ito chegou ontem junto com Cidade Pequenina, e é excelente, mas não esperava menos do mestre Junji Ito e da editora PN!
Massa demais!! Tem bastante material sobre o Frankenstein.
Não sei se vocês viram, mas existe também uma versão dele na série Penny Dreadful e é bem legal:D
Olá pessoal, tudo bem? O vídeo ficou muito legal. Ótimos comentários e observações sobre as adaptações de "Frankenstein". Somente tenho uma ressalva: quem faz o papel da Noiva é a Elsa Lanchester que era esposa de Charles Langton, um dos grandes atores do cinema inglês. Ambos aparecem conversando como Whale no filme "Deuses e Monstros". Acho que "A Noiva" é melhor do que o primeiro em vários aspectos. O roteiro é mais bem elaborado e há uma relação intertextual com a obra original. Uma das cenas do filme recria a famosa noite do "verão assombrado" na qual Mary teve a ideia da trama básica do romance - que também é interpretada por Lanchester fazendo uma paralelo interessante entre a criadora (Mary) e a sua criatura (a Noiva).
A melhor editora desse país! ♥️
Aguardando minha edição chegar , sou do Piauí então demora um pouco mais pra chegar. Tô ansioso 🤩🙃
Minha adaptação favorita de Frankenstein é a Maldição de Frankenstein.Amei o ponto do doutor ser bem mais sombrio que no livro e filme de 1931 a ponto de cometer assassinato pra construir sua criação.A criatura em si foi pouco explorada mas ainda marcou por ser perigosa mas ainda digna de pena por ter um cérebro defeituoso e parecer estar com dor constante.O final foi bem dramático para ambos.
Gostaria de ver um filme impressionista dele feito nos dias de hoje, em 2 ou 3 partes. Puramente impressionista, com efeitos práticos de 2025 sei lá e uma trilha sonora que cmiente um tema para ele eternamente.
Como vocês não mencionaram o maravilhoso filme "Monster Squad" (deu a louca nos monstros) com o nosso glorioso monstro.
32:06 vários anos antes de fazer a animação o Tim Burton fez um live-action que tem no Disney Plus, e o protagonista também se chama Victor Frankenstein, e muitos anos antes o Tim Burton também fez o curta do Vincent Malloy onde já tinha o conceito do cão Frankenstein, além do cientista louco que aparece em O Estranho Mundo de Jack que também possui um assistente corcunda chamado Hugo, e ao que tudo indica criou a Sally, a namorada do Jack Esqueleto.
Eu amo o filme do Mel Brooks "O Jovem Frankenstein"... eu raxo de rir até hoje!
Oi, só um comentário. A atriz que interpreta a Noiva de Frankenstein é Elsa Lanchester, que também faz a Mary Shelley. Parabéns, excelente vídeo, como sempre!
Eu gosto da adaptação q a série penny dreadfull deu ao romance da mary. Principalmente a atuação do ator
Adoro o monstro de Frankenstein, dos filmes memoráveis pra mim é de 1994.
Vocês conseguem despertar na gente a vontade de ler o clássico e ver todas as adaptações possíveis dessa grande escritora. É porque vocês falam com paixão e com estudo aprofundado do tema. É o melhor canal de cultura pop do youtube, para mim. Tem também uma adaptação lançada na série de produção EUA/Reino Unido, chamada Penny Dreadful, lançado pela Shoutime, muito bonita. Nesta série, Dr. Frankstein e sua criatura apenas fazem parte de um universo maior povoado por personagens clássicos da literatura universal. Fica a dica para vocês e os demais aqui dos comentários caso não tenham visto.
Já garanti meu Frankstein e Tomie Vol 2, com esses 30% de desconto na Amazon ❤
Tem uma peça de teatro de 2011 do Frankenstein, dirigida pelo Danny Boyle, com o Benedict Cumberbatch e o Jonny Lee Miller, ambos interpretando o Victor Frankenstein e a Criatura, intercalando.
Dá também para lembrar de uma tranqueira estilosa dos anos 80/90 chamada A Prometida, onde Viktor Frankenstein é canastrosamente interpretado pelo Sting e a criatura, a prometida do título, é a protagonista de Flashdance - Jennifer Beals, se não me engano. Visualmente, esse filme é muito bem feito, mas o restante... 😆😆😆😆
Teria sido legal ter visto vcs falado do ranxerox claramente influenciado por Frankenstein
Chegou o mangá aqui na minha casa ontem. Estou apreciando a obra aos poucos e adorando a experiência.
to aguardando ansiosamente pelos programas especiais do dracula, lobisomem, homem invisivel, a mumia, criatura do lago etc não podem parar no frank!
Que delícia É ver cada vídeo novo 😀
Que termine logo está pandemia ,,, quem sabe poder conhecê-los pessoalmente ,,.
Já vai um like❤😁 com todo prazer
Abraços a todos!! inclusive pra Jessica
🥰
Sensacional, esses monstros são icônicos demais!! Queria um especial de cada um deles hahah importantíssimos pra cultura pop
Meu mangá do Frankenstein chegou😍 Arte incrível do Junji Ito ❤️👏
A Editora Sebo Clepsidra publicou a tradução de "Presunção; ou A Sina de Frankenstein", a primeira adaptação para o teatro do romance de Mary Shelley (citada no vídeo). Também irão publicar, neste ano, a Edição Crítica (Definitiva) de "Frankenstein", contendo um vasto material extra, que inclui ensaios acadêmicos, adaptações em teatro e conto, resenhas publicadas na época do livro, um guia com todas as adaptações já realizadas até o momento de "Frankenstein" e um material listando todas as diferenças entre a primeira edição de 1818 e a terceira edição de 1831.
Ah, vale a pena mencionar: recentemente, descobriram na Suécia uma versão estendida de "Drácula", chamada "Poderes das Trevas. O material tem o dobro de páginas do original e apresenta várias diferenças, sendo que corresponde a varias anotações e rascunhos de Bram Stoker para o livro. A Sebo Clepsidra, em parceria com a Ex Machina (que editou a melhor e mais completa coletânea de H.P Lovecraft em português, "Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico") e outras duas editoras estrangeiras, irá publicar a 1° tradução no mundo desse material, igualmente recheado de materiais extras e as ilustrações originais. Vale MUITO a pena conhecer o trabalho desses caras e conferir essas edições ;)
Não falaram de "Frankenstein: Entre Anjos e Demônios", o filme que mais desconstruiu o mito do monstro. Desconstruiu tanto que só tem o nome mesmo. Triste 😔
Dos filmes Frankenstein da Hammer você esqueceu de Frankenstein criou a mulher de 1967 que traz uma abordagem mais inusitada ao conto que os outros filmes por mostrar o doutor lidando com experiências de transplante da alma de um corpo para outro.
Da like aqui quem é geração 2000 e ficou marcado pelo Frankenstein do filme Van Hellsing com Hugh Jackman, não é grande coisa mas a maquiagem e o visual ali é bem legal ksksks
Penny Dredful também tinha a criatura de Frankenstein, era uma ótima série. Só assisti a primeira temporada na Netflix, infelizmente.
Quem foi cotado para Frankenstein, em 1931,foi Lon Chaney senior mas ele faleceu em 1930 de câncer de pulmão.
31:03 acho que mesmo assim dava de ter feito um design melhor, como o design do proprio Junjo Ito
Vocês podiam fazer dois especial sobre o Dracula, um video sobre o livro e seu autor e o segundo dobre as adaptações.
Eu nunca procurei adaptações boas de Frankstein, pq desde criança eu achava o monstro que aparecia em produções para criança, e na midia pop no geral, muito chato, e bobo.
Depois que eu li o livro e vi como era bom, eu passei a gostar ainda menos dessas representações.
Esse vídeo me deu vontade de ver alguns desses filmes, vou assistir alguns deles para ver se gosto.
Que coincidência esse vídeo agora. Assisti o filme de 1931 outro dia agora. Rsrs
Eu adoro os filmes de monstro da Universal, principalmente o 1° do Frankestein. Acho que é um clássico que não perde em nada pros atuais e é minha versão preferida como adaptação. O A Maldição de Frankestein também é bem legal, gosto do desenvolvimento do cientista aqui, e como parece que a qualquer momento ele vai matar o assistente que fica reclamando kkkkk E o final é excelente. Assim como foi esse vídeo, valeu PN.
Salve ... Melhor editora com toda certeza ⭐⭐⭐⭐⭐
Frankenstein é o sobrenome do Victor, a Criatura é filha do Victor, logo, o nome dele é Frankenstein também
ou seja, não é errado chamar a criatura de Frankenstein
A criatura é homem!
@@morenorecife1983 sim, mas não se fala "o criatura" fica estranho
A melhor adaptação do Frankstein nos quadrinhos sempre será Justiceiro Frankstein da Marvel
Mas se a criatura e "filho" do doutor com o sobrenome de Frankenstein, não vejo erro em chama-lo pelo sobrenome do pai.
É por isso que chamam de "O Monstro de Frankenstein"
O Jovem Frankenstein foi concebido originalmente pelo próprio Wilder que estava muito nervoso com seu desemprego como ator, e teve a ideia da paródia para ter um veículo para ele mesmo trabalhar. Daí seu projeto caiu no agrado de Brooks, extremamente tocado pelo filme de Whale: tinha pesadelos com o Monstro quando era criança enquanto a mãe dele vivia tirando-lhe sarro da cara por isso.
A maldição de Victor foi ter a criatura renegada por ele, acabar sendo batizada com o sobrenome do "pai"
muito bom, ótimo vídeo e conteúdo
Obrigado
E tem um filme chamado O Castelo dos Monstros de Frankenstein… um negócio vagabunderrimo com o Rossano Brazzi, que tem um ator chamado Boris Lugosi …
Esqueceram de dizer que o papel da Noiva de Frankenstein foi a Elsa Lanchester ..
O pior Frankenstein que eu já vi foi o do filme Van Helsing (2004). Quem viu sabe a tosqueira que era aquela "criatura"...
To doido pra ver a versão que deve ser lançada em 2024
Na minha opinião, as únicas adaptações de Frankenstein realmente boas são:
- Frankenstein (1931) Estrelando Boris Karloff
- A Noiva de Frankenstein (1935)
- Frankenstein de Mary Shelley (1994) Estrelando Robert de Niro e Kenneth Branagh
Grande filme com Robert
Mais um vídeozao foda pra entrar no hype do manga
Segundo a lei da maioria dos países modernos um filho mesmo não reconhecido tem todo o direito de usar o sobrenome do pai, assim sendo, de boa se referir a Criatura como Frank! Falta um programa sobre as aparições de Frank nos quadrinhos, em especial Marvel e DC, o da DC pelo que me lembro era assustador. E porque não citar o desenho de Frankenstein Jr. que também tem sua versão em quadrinhos? Grande programa de novo!
Na Hammer o personagem principal era o Barão Frankenstein, que preferia matar suas vítimas para dispor de seus cadáveres, ao invés de suar desenterrando corpos .
Faça um vídeo sobre frankenstein nos quadrinhos
Sem esquecer o fodastico Frankenstein da Marvel ..
chegou hj meu frankenstein do junji ito, valeu pipoca e nanquim! mais uma leitura foda dessa editora foda.
Ultimo filme lançado se ñ me engano foi Victor Franckenstein em 2015.
Adorei o vídeo muito bom 👍👏👏👏👏
Pipoca e nanquim poderia trazer O VAMPIRO do Polidori, faz tempo que procuro e não acho (Até acha, mas não por um preço decente)
Esse conto está presente na edição de Frankenstein da editora Penguin/Companhia como leitura bônus.
A Editora Sebo Clepsidra publicou "O Vampiro: Edição Comemorativa de 200 Anos", que contém mais de 300 páginas de materias extras, como as primeiras adaptações para o teatro, outros contos que adaptaram o original, cartas e trechos de diários de John Polidori, Lord Byron e Mary Shelley comentando sobre o conto, estudos e ensaios sobre o conto, etc. Vale MUITO a pena adquirir essa edição, bem como outros materiais da editora, que é a maior referência em literatura gótica no Brasil.
Recentemente, eles também publicaram a tradução de "Presunção; ou A Sina de Frankenstein", a primeira adaptação para o teatro do romance de Mary Shelley (citada no vídeo). Também irão publicar, neste ano, a Edição Crítica (Definitiva) de "Frankenstein", contendo um vasto material extra, que inclui ensaios acadêmicos, adaptações em teatro e conto, resenhas publicadas na época do livro, um guia com todas as adaptações já realizadas até o momento de "Frankenstein" e um material listando todas as diferenças entre a primeira edição de 1818 e a terceira edição de 1831.
Ah, só para encerrar: recentemente, descobriram na Suécia uma versão estendida de "Drácula", chamada "Poderes das Trevas. O material tem o dobro de páginas do original e apresenta várias diferenças, sendo que corresponde a varias anotações e rascunhos de Bram Stoker para o livro. A Sebo Clepsidra, em parceria com a Ex Machina (que editou a melhor e mais completa coletânea de H.P Lovecraft em português, "Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico") e outras duas editoras estrangeiras, irá publicar a 1° tradução no mundo desse material, igualmente recheado de materiais extras e as ilustrações originais. Vale MUITO a pena conhecer o trabalho desses caras e conferir essas edições ;)
Opa!! Vamos nessa!! Hehe
8:38 CARAMBA! Legal isso. E é uma pena ela não ter visto a obra dela ganhando vida em filmes e fazendo parte da Cultura Pop.
Eu chamo a "Criatura" de Frankeinstein, kkkkkkkkkkkkkk.
E também é bastante curioso o Monstro não ter nome, qual seria o motivo por trás disso, né? Óbvio que o livro meio que nos traz a resposta mas seria bom saber por parte da criadora dessa obra.
E eu tenho um amigo de 2 metros e 04 e ele lembra e muito a criatura, o corte de cabelo principalmente e a face dele também. Ele só é chatinho, o único problema dele é esse mas é super gente boa.
18:00 Aaaaaaaaaaaah. Entendi o motivo de ele não ter nome ( Pelo filme, né ).
Vocês me fizeram querer ver os filmes. Mas qual o melhor filme na opinião de vocês para que eu e os outros assistam?
22:10 Então verei os filmes a partir da minutagem de vocês que é a 18:00 adiante.
Tanto que a criatura era conhecida por ´´O Monstro de Frankenstein´´.
comprei na pré venda, como costumo fazer todas as vezes, porém a Amazon cancelou minha cópia alegando problemas na transportadora, lamentável.
Voces Sao demais. Eu amo os filmes de franksteim ❤ 😅 🎉. J. Mauricio s. Mateus es.
Esqueceram de falar do filme "A Prometida"... E quem faz o Dr Frankstein foi o cantor Sting.
A adaptação que gostei foi da série Penny Dredfull.
pra mim a melhor disparado, o ator que interpreta o monstro é sensacional
Esse capta bem o sofrimento e o lado literário do personagem.
Ótimo vídeo!!😎😎👍👍
"Itzzalive! Itzzalive" FRANKENSTEIN, Henry. 1931.
Gosto de pensar que já que a criatura seria um filho do doutor Frankenstein ela teria o sobrenome do Frankenstein, logo não tá errado chamar ela de Frankenstein 🙃👌
Tipo aquela pessoa que você chama ela mais pelo sobrenome do que o nome kkkkkk
Se é filho é Ele. A criatura é macho pow 😂😂😂😂😂.
Agora que me liguei que o visual do Michael Myers de 'Halloween' foi inspirado no Frankenstein.
Direta ou indiretamente, muitas outras obras se inspiraram no livro/filme, quantas vezes não vimos a ideia do ser bem intencionado que é julgado ou perseguido por ser considerado uma ameaça: robô, alienígena, gorila gigante . Frankenstein também é sobre preconceito.
16:15 quantos perceberam q Frank Stein lia uma hq de TERRY E OS PIRATAS de Milton Caniff?
Assistia estes filmes na madrugada .., o pai me flagrava e dizia : “ Tá com a consciência pesada que não consegue dormir ? “ e sem esquecer o maravilhoso Abott e Costello encontram Frankenstein, com o Karloff e o Lugosi .
Peter Cushing é o melhor Frankestein de todos
Quem não conhece acha que Frankenstein é o nome do Monstro.
Quem conhece sabe que Frankenstein é o verdadeiro monstro.
Ele mata a Maria no filme, outz, lembrava diferente!!
Faltou o filme de 2014 (dez anos depois...) com o Aaron Eckhart
Já devem ter falado aqui, mas a atriz que faz a noiva de frankenstein é a ELSA LANCHESTER
Muito bom 👍🏻👍🏻
Faltou o principal.. o Frankenstein no desenho do Pica-pau!! ehehhehehe
Gosto do filme da Universal mas nem arranha a superfície do livro.
Incal esgotou na amazon, tem previsão de reposição?
Ainda não, mas estamos correndo atrás disso.
@@pipocaenanquim muito obrigado!
Mandaram bem