Para quem quiser explorar todas as facetas de FRANKENSTEIN, fica a dica da série "Frankenstein 200 anos" no canal Fantasticursos, abordando os aspectos, míticos, sua ligação com o gótico, a relação com a ciência da época e muito mais. Excelente vídeo. Parabéns por mais este lançamento meninos. Abraços.
Incrível ver como a vida enriquece a arte. Trazer nossas vivências para nossas obras é como rimar a realidade com a ficção. Tive esse ensinamento primeiramente com Tolkien através de Beren e Luthien e é bom ver que a Mary Sheley também conseguiu incorporar sua vivência e dores em sua obra. Excelente programa!
Ansioso demais pra receber meu Frankenstein. História que amo, fiz até uma monografia baseada no mostro, interpretado por um dos meus mangakas favoritos! Pipoca é a melhor editora. E posso provar.
"Assombro" do Chuck Palahniuk (que escreveu "O clube da luta") é inspirado nos eventos em Genebra (Byron e cia) que deram origem ao livro "Frankenstein".
pô feliz demais de vários Junji Ito chegando pra gente...mas, poxa, e o Kazuo Umezu, precisamos dele galera, espero que o PN traga pra gnt, ia ser bem legal
@@jonathanpaiva14 sim sim, eu ja li eles por scan mesmo, mas seria legal ter uma edição nacional, mas mãos do PN ia ficar um projeto incrível, nossa um Suehiro Maruo tmbm hehe
@@jonathanpaiva14 pois é, eu nao sei o quão perto uma editora brasileira está de trazer Maruo, mas esse é um dos que talvez seja melhor pegar edição de fora mesmo pq as chances de vir pra cá são bem desanimadoras kkkk
Minha história de horror preferida … será que o Frankenstein do Junji Ito bates o da Marvel, do Gary Friedrich / TonyIsabella e o fantástico Mike Ploog ( até agora e minha adaptação preferida ) ? Tenho vários action figures do monstro, que foi perseguido por ser diferente e a sociedade acaba o tornando a criatura vingativa que se transformou . Nos filmes , amo o Frank do Boris Karloff, Que imortalizou o personagem com a maquiagem icônica de Jack Pierce e o fodastico filme do Kenneth Branagh , Que fez uma releitura sensacional .., Mary Shelley e genial e criou o mais incrível monstro de todos os tempos ! Que história ela fez, e ninguém acreditava que uma história tão aterrorizante saiu da mente de uma mulher …
Estou super ansioso! Frankenstein é um dos meus livros favoritos da vida. Quem tiver interesse, a Nova Fronteira tem um box bem legal que traz Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro. Vale muito a pena. Sobre o Prometeu, é importante falar que o fogo é uma alegoria para o conhecimento.
Vocês estão cada vez mais craques nós conteúdos extras sobre os lançamentos (não só do próprio PN). Esse, sobre Frankenstein, achei um dos melhores e mais bacanas. Nunca li o livro, agora fico ainda mais curioso! Obrigado pelas informações, senhores! 😄🍿&🖌️
Excelente vídeo! Algumas informações eu sabia mas trouxeram novidades sobre o “mito” da criança desse clássico. Não fazia ideia da visita da Shelley ao castelo na Alemanha e sobre a importância na época do Galvanismo
Cabe falar que a "Editora Clepsidra" tem feito um trabalho FANTÁSTICO em trazer obras clássicas do gótico, incluindo as obras citadas no vídeo, a "Fantasmagoriana" e "O Vampiro", além de diversas outras, sempre clássicos absolutos do gênero e que nunca foram publicados no Brasil, inclusive, estão para lançar "Poderes das Trevas", um romance que seria uma versão maior de "Drácula", do famigerado Bram Stoker, com muito mais violência, erotismo e conteúdo político e religioso, porém, não se sabe ao certo se de fato foi de autoria do Stoker lançando essa obra como deveria ter sido, ou um outro escritor (a) que escrevera com a supervisão do autor. Mais uma curiosidade, é que a nossa versão brasileira será a primeira no mundo da forma como a Clepsidra está trazendo e a campanha no catarse está à tona (a campanha original já bateu diversas metas, mas a "late pledge" pra quem perdeu a primeira, está rolando), enfim, o Cid Ferreira (a cabeça da Clepsidra) é basicamente o "Pipoca e Nanquim" do mundo gótico, do terror e do horror e seria excepcional se pudessem fazer um vídeo com ele!
Li essa história esse ano e foi um dos melhores livros que tive o prazer de ler na vida. A habilidade da Mary Shelley em causar sentimento de revolta, curiosidade, angústia e intriga é absurda. Vou ter pra sempre Frankenstein como um dos meus romances favoritos.
cara esse vídeo saiu muito próximo do vídeo de Frankenstein da Tatiana Feltrin para o mês do horror, o vídeo dela foi excelente explicando todos os por menores na época de seu lançamento e sobre a obra, juntando com esse vídeo aqui, fica uma casadinha perfeita, até quem não leu a obra, ao assistir esses dois vídeos juntos terá muita vontade de conhecer esse grande clássico.
Quero recomendar para quem gosta de análise teórica literária e teórico: o Nicolas, do incrível canal 'las hojas muertas y otras hojas' lançou um vídeo falando do Frankenstein de Mary Shelley + a HQ do Junji Ito.
excelente vídeo e contextualização, Alê e Zago! Parabéns! Mto curioso para ler essa versão do Junji Ito, qdo pude comprar, o farei. Fora do universo do livro, as versões que eu mais gosto são o Frankenstein da Marvel (arte de Mike Ploog) e a quadrinização do filme do Kenneth Branagh de 1994 -- roteiro de Roy Thomas e arte de Rafael Kayanan. Ela e o Dracula de Bram Stoker do Francis Ford Copolla são obras-irmãs do período, inclusive acho q já saiu por aqui a quadrinização desse também, arte do Mike Mignola (que fez os storyboards do filme)
pipoca sempre trazendo um conceito diferenciado por trás de suas publicações, já sou leitor fiel da editora! que o próximo junji Ito seja tão legal quanto esse (pfvr seja Remina)
A primeira vez que eu li Frankstein, eu acreditava que ia ser um livro bobo e chato, devido as representações do monstro, nas midias no geral, e só li pq na biblioteca onde eu pegava livros na época não tinha nada interessante no dia, (os Harry potters, que haviam acabado de chegar estavam todos emprestados). Fiquei muito surpreso, ao ler e descobrir que o livro original de Frankstein é incrível, ele superou em muito minhas expectativas. Ótimo vcs terem trazido esse vídeo, para que novas gerações saibam o quão bom é esse livro, mesmo hoje em dia.
O vulcão que causou o ano sem verão foi Krakatoa, em Java, na Indonésia!!! Essa erupção é muito famosa na cultura pop, tem filme e até a Marvel já mencionou. Vocês do Pipoca deveriam dar uma pesquisada, de repente descobrem um quadrinho da hora sobre o tema!
Meninos a resenha de vcs foi excelente, parabéns 🎊 Estou vendo o filme contando a vida da Mary Shelley e estou amando 🥰 E pasmem ainda não li o livro 📙 embora conheça a história e vou comprar a edição da Darkside que vcs mostram que está belíssima!!! Me inscrevi no canal de vcs 🤗
Triste relato: Tive de cancelar as pré-vendas de Frankenstein e Cidade Pequenina (com book plate) porque as datas de lançamento coincidiriam com uma época em que não teria limite no cartão e... Daria! Kkkkkkkkk pena que não há como cancelar o cancelamento, assim que disponível nos preços da pré Eu garantirei as obras! (Só esperando meu amado Horácio chegar com autógrafo do Mestre!)
Recomendo a leitura de Stephen Strange and Mr Norrel. É um livro da Susanne Clark de fantasia mas bem diferente das fantasias de tipicas, tem um humor bem britanico e se passa na época das guerras napoleonicas. O livro tem prefácio e é muito elogiado pelo Neil Gaiman. No livro um dos personagens se encontra com o Lorde Byron e tira bastante sarro deste encontro, inclusive dando um motivo alternativo sobre a escuridão da época. O livro é excelente.
Puts, na hora em que vocês falaram sobre a criatura ler os diários e se voltar contra o seu criador, me veio o trecho em que o Monstro do Pântano lê os relatórios que o Homem Florônico escreveu sobre ele.
Frankenstein é uma das poucas obras que tenho mais de uma versão na estante, junto de Alice no país das maravilhas é o livro que mais me fez refletir sobre vida e toda a complexidade da existência humana Muito ansioso pra conferir o manga em mãos, parabéns pelo vídeo
Na minha opinião, Frankenstein e Drácula são duas obras literárias que tiveram as melhores adaptações cinematográficas de todo o universo do horror, que são elas: - Frankenstein de Mary Shelley (1994) dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh, e também estrelando Robert de Niro (Táxi Driver, Os Bons Companheiros). - Drácula de Bram Stoker (1992) dirigido por Francis Ford Coppola, e estrelando Gary Oldman (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) Keanu Reeves (Matrix, John Wick) Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) além é claro de Winona Ryder (Edward Mãos de Tesoura).
Frankenstein é um dos meus clássicos prediletos, e todo o peso da narrativa é inegável! Excelente vídeo rapazes! Agora é esperar a Amazon enviar o meu mangá e o Cidade Pequenina! Amazon anda decepcionando, mas é o que se ganha por ter expectativas em burguesia safada! Que o diga John Polidori, né? Duhuhuhuhuhuhu...
@@mundodedeh75 o meu não chegou. Está marcado "saiu para entrega" desde as 10hs da manhã, mas não veio e agora, de madrugada, apareceu um pedido de desculpas da Amazon dizendo que "pedidos atrasados geralmente são entregues um dia após a data prevista"... Amazon já foi melhor para entregar, a logística da Amazon é seu maior forte!
@@Lillythu poxa vida, espero que chegue hoje então... Comigo também mandaram esse e-mail falando que normalmente o pedido atrasado chega no dia seguinte, mandaram o e-mail no sábado e chegou na segunda. Mas realmente, Amazon já foi melhor, mas capitalismo é isso ai mesmo, quanto mais consolidado e perto de se tornarem um monopólio, menos vão se importar em prestar um serviço bem acima da média, infelizmente. Mas enfim, tomara que chegue logo os seus quadrinhos, pq já tô com os meus em mãos e tão lindíssimos, pretendo ler em breve
@@mundodedeh75 chegaram hoje, tudo certo. Agora é esperar ter tempo para ler, chegou muita coisa de uma vez, mas devo passar esse na frente. E sim, quanto, mais consolidado, mais eles vão relaxar. Já tem lugares no Brasil que a Amazon é praticamente a única opção, e no mundo todo deve ser assim, então daqui pra frente é ladeira abaixo. Só espero que os fretes não fiquem muito mais caros no futuro...
O vulcão era o Tambora. Graças a esse vulcão e a fome que ele causou na Europa meus ascendentes aceitaram vir pro Brasil. Foi a primeira imigração Suíça pra cá, à convite de Dom João VI. Acho interessantíssimo quantas coisas importantes aconteceram por causa desse ano sem verão.
Acho que a melhor referencia ao frankstein na cultura pop é blade runner, a cena em que o tyrell se encontra com o roy, apesar da criatura ser mais forte e mais inteligente do que os seres humanos, seu criador só consegue sentir nojo por ela
1816, o ano sem verão. A Europa e partes da América do Norte enfrentavam uma anomalia climática particularmente severa. É neste verão perdido que cinco pessoas se hospedam na Villa Diodati no Lago Genebra e se colocam num confinamento imprevisto imposto pelo clima. Entre elas estão algumas personalidades literárias célebres da época. A começar pelo anfitrião. George Gordon Byron, poeta inglês mais conhecido como Lord Byron. John William Polidori, seu jovem médico e amigo íntimo. Percy Bysshe Shelley, outro poeta romântico inglês que deu ao mundo o soneto Ozymandias. Sim, sim você já ouviu ou leu este poema em algum lugar. My name is Ozymandias, king of kings: Look on my works, ye mighty, and despair! Mary Wollstonecraft Godwin, filha do filósofo William Godwin e da feminista e escritora Mary Wollstonecraft. Contudo, você a deve conhecer como Mary Shelley, apenas por ser esposa do poeta anterior. Mesmo assim teve sua própria carreia como contista, dramaturga, ensaísta, biógrafa, escritora de literatura de viagens e editora inclusive dos trabalhos do marido. Clara Mary Jane Clairmont, irmã adotiva de Mary. Especula-se que fosse o vértice obtuso de um quadrilátero amoroso entre Byron, Shelley e Mary. Prato cheio para tabloides sensacionalistas que de fato só poderiam apresentá-la como mãe da filha ilegitima de Byron, Allegra. Mantidos enclausurados na residência pela incessante chuva daquele molhado verão monótono, eles buscavam algum tipo de diversão. E, ao longo de três dias em junho, os cinco mataram o tempo contando e ouvindo contos fantásticos. Passaram por Fantasmagoriana, uma antologia francesa de estórias de fantasmas alemãs, traduzida anonimamente por Jean-Baptiste Benoît Eyriès e publicada em 1812. Também por Vathek, um romance gótico escrito por William Beckford. Para, então, lançarem-se o desafio de cada um escrever o seu próprio. Estimulados por estas estórias de fantasmas e quantidades generosas de láudano; conseguiram produzir pérolas literárias que influenciaram a cultura popular até hoje. Mary Shelley, com colaboração de Shelley, escreveu o que se tornaria Frankenstein ou O Moderno Prometeu. Polidori foi inspirado em uma história fragmentada de Byron, Fragment of a Novel (1816), também conhecida como A Fragment e The Burial: A Fragment. Em duas ou três manhãs ociosas, ele concluiu O Vampiro. O Vampiro foi publicado pela primeira vez em 1 de abril de 1819 por Henry Colburn no The New Monthly Magazine, com a falsa atribuição: Um Conto de Lord Byron. O nome do protagonista da obra, Lord Ruthven, ajudou nesta hipótese, pois aquele nome foi originalmente usado no romance de Lady Caroline Lamb, Glenarvon (da mesma editora), na qual uma figura mal disfarçada de Byron também foi nomeada Lord Ruthven. Apesar das repetidas objeções por Byron e Polidori, a autoria muitas vezes ficou sem esclarecimento. O conto foi editado inicialmente em forma de livro por Sherwood, Neely, and Jones, em Londres, Paternoster-Row, em 1819 como O Vampiro; Um Conto em 84 páginas. Inicialmente, o autor foi dado ainda como Lord Byron. As impressões posteriores removeram o nome de Byron e acrescentaram o nome de Polidori para a página de título. A estória foi um sucesso popular imediato, em parte por causa da atribuição à Byron e também porque explorava as predileções do horror gótico do público. As lendas envolvendo vampiros existem desde que o mundo é mundo. Geração após geração, esses seres têm se travestido com diversas aparências. Mas, em essência, lograram sobreviver no imaginário humano até nossos dias. Contudo, foi Polidori que transformou o vampiro de um personagem folclórico para a forma com a qual é reconhecida hoje: uma criatura ameaçadora em estilo aristocrata que transita pela alta sociedade. E, a partir de Bram Stoker e os clássicos filmes de Drácula, eles se tornaram ícones recorrentes para várias culturas alternativas. Atualmente, foram adotados como símbolos máximos por movimentos comportamentais pós-modernos, onde há tendências niilistas, pessimistas ou simplesmente depressivas. Falo de darks, góticos e congêneres; grupos que veneram o negro, a noite e o sangue. Os mais radicais ritualizaram uma eucaristia com a ingestão de sangue. Estes levam a sério, outros brincam. Trecho do preâmbulos de meu livro A paisagem limiar ~ Gênese vampírica www.amazon.com.br/dp/B09H65QTJ1
Frank era o manga do Ito que mais tinha vontade dr ler,pensei até em pegar a gringa,mas fico mais feliz podendo pegar uma pt br bonitinha como a do pn😔. O Bernie Wrightson também fez um do frank se não me engano,só vi imagens,mas parece bacana.
@@pipocaenanquim Devia ter especificado,mas tava me referindo ao quadrinho mesmo que ele fez:"Frankenstein Alive Alive!",que é tipo uma continuação. Só pela arte dele já esta valendo.
Ja tive 4 VHS de Frankenstein. 3 com Boris Karloff e 1 com Cristopher Lee. Prefiro a versao de 1931. Uma curiosidade,uns trechos do filme "Maldição de Frankenstein" aparece em uma cena no filme "Lolita"
Pq foi possível a escrita uma obra tão expressiva e imortal no século XVIII "Num tinha internet, num tinha netflix num, tinha nem gibi...nem PS4"🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
FRANKENSTEIN já chegou ao estoque da Amazon e está sendo enviado a todos que fizeram a pré-venda: amzn.to/3EPqX2d
Ansiosos? Não perdem por esperar!
Percy Shelley nos deu um dos maiores poemas de todos (Ozymandias) e Mary Shelley nos deu uma das maiores obras de ficção. Que dupla, hein?
Para quem quiser explorar todas as facetas de FRANKENSTEIN, fica a dica da série "Frankenstein 200 anos" no canal Fantasticursos, abordando os aspectos, míticos, sua ligação com o gótico, a relação com a ciência da época e muito mais. Excelente vídeo. Parabéns por mais este lançamento meninos. Abraços.
Boa!! Muito obrigado pela presença por aqui. Um abração!!
@@pipocaenanquim Eu que agradeço pelo conteúdo apaixonado de vocês. Abraços e sucesso.
Eu já vi todos
Obrigado por mostrarem a capa do nosso livro do Polidori! Acabamos de lançar, na mesma coleção, o "Fantasmagoriana", que vocês também citaram.
Que bela aula de história e literatura vcs proporcionaram!
Parabéns pelo estudo e dedicação!
Incrível ver como a vida enriquece a arte. Trazer nossas vivências para nossas obras é como rimar a realidade com a ficção. Tive esse ensinamento primeiramente com Tolkien através de Beren e Luthien e é bom ver que a Mary Sheley também conseguiu incorporar sua vivência e dores em sua obra. Excelente programa!
Ansioso demais pra receber meu Frankenstein. História que amo, fiz até uma monografia baseada no mostro, interpretado por um dos meus mangakas favoritos! Pipoca é a melhor editora. E posso provar.
Que alegria finalmente ver um vídeo de vocês sobre a Shelley e o Frankenstein. Como esperei por um vlog do PN com o Alexandre falando sobre.
"Assombro" do Chuck Palahniuk (que escreveu "O clube da luta") é inspirado nos eventos em Genebra (Byron e cia) que deram origem ao livro "Frankenstein".
pô feliz demais de vários Junji Ito chegando pra gente...mas, poxa, e o Kazuo Umezu, precisamos dele galera, espero que o PN traga pra gnt, ia ser bem legal
Tem 3 tomos de Drifting Classroom pela Viz, eu tenho e recomendo demais. Além disso, a Viz vai lançar Orochi tbm em 3 volumes no ano q vem
@@jonathanpaiva14 sim sim, eu ja li eles por scan mesmo, mas seria legal ter uma edição nacional, mas mãos do PN ia ficar um projeto incrível, nossa um Suehiro Maruo tmbm hehe
@@Aburamushi666 sem dúvida, tô me controlando para não pegar Maruo na Amazon francesa ou na lireka
@@jonathanpaiva14 pois é, eu nao sei o quão perto uma editora brasileira está de trazer Maruo, mas esse é um dos que talvez seja melhor pegar edição de fora mesmo pq as chances de vir pra cá são bem desanimadoras kkkk
@@Aburamushi666 ainda tem q a Itália e na França tem um catálogo bem completo do autor
Esse trabalho documental que vocês fazem é extraordinário! Sempre! sempre fico inspirado quando assisto à esses videos.
Parabéns, de verdade.
Minha história de horror preferida … será que o Frankenstein do Junji Ito bates o da Marvel, do Gary Friedrich / TonyIsabella e o fantástico Mike Ploog ( até agora e minha adaptação preferida ) ? Tenho vários action figures do monstro, que foi perseguido por ser diferente e a sociedade acaba o tornando a criatura vingativa que se transformou . Nos filmes , amo o Frank do Boris Karloff, Que imortalizou o personagem com a maquiagem icônica de Jack Pierce e o fodastico filme do Kenneth Branagh , Que fez uma releitura sensacional .., Mary Shelley e genial e criou o mais incrível monstro de todos os tempos ! Que história ela fez, e ninguém acreditava que uma história tão aterrorizante saiu da mente de uma mulher …
Estou super ansioso!
Frankenstein é um dos meus livros favoritos da vida.
Quem tiver interesse, a Nova Fronteira tem um box bem legal que traz Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro. Vale muito a pena.
Sobre o Prometeu, é importante falar que o fogo é uma alegoria para o conhecimento.
Já garanti o meu! Junji ito é um mestre do mangá de terror, adorei ter conhecido ele pela Tomie. PN mandou bem demais!!!
Realmente, assisti a muitos documentários e li muita coisa sobre a criação de Frankenstein, mas este vídeo foi o mais completo que já vi, parabéns!
Vocês estão cada vez mais craques nós conteúdos extras sobre os lançamentos (não só do próprio PN). Esse, sobre Frankenstein, achei um dos melhores e mais bacanas. Nunca li o livro, agora fico ainda mais curioso! Obrigado pelas informações, senhores! 😄🍿&🖌️
Façam um especial do Dracula, com toda a qualidade q o canal sempre tem ! Acho q um vídeo desses sobre esse personagem seria incrível
Excelente vídeo! Algumas informações eu sabia mas trouxeram novidades sobre o “mito” da criança desse clássico. Não fazia ideia da visita da Shelley ao castelo na Alemanha e sobre a importância na época do Galvanismo
Mais Junji Ito esse ano? Assim meu coração não aguenta!!!! Bom demais !
Cabe falar que a "Editora Clepsidra" tem feito um trabalho FANTÁSTICO em trazer obras clássicas do gótico, incluindo as obras citadas no vídeo, a "Fantasmagoriana" e "O Vampiro", além de diversas outras, sempre clássicos absolutos do gênero e que nunca foram publicados no Brasil, inclusive, estão para lançar "Poderes das Trevas", um romance que seria uma versão maior de "Drácula", do famigerado Bram Stoker, com muito mais violência, erotismo e conteúdo político e religioso, porém, não se sabe ao certo se de fato foi de autoria do Stoker lançando essa obra como deveria ter sido, ou um outro escritor (a) que escrevera com a supervisão do autor. Mais uma curiosidade, é que a nossa versão brasileira será a primeira no mundo da forma como a Clepsidra está trazendo e a campanha no catarse está à tona (a campanha original já bateu diversas metas, mas a "late pledge" pra quem perdeu a primeira, está rolando), enfim, o Cid Ferreira (a cabeça da Clepsidra) é basicamente o "Pipoca e Nanquim" do mundo gótico, do terror e do horror e seria excepcional se pudessem fazer um vídeo com ele!
Li essa história esse ano e foi um dos melhores livros que tive o prazer de ler na vida. A habilidade da Mary Shelley em causar sentimento de revolta, curiosidade, angústia e intriga é absurda. Vou ter pra sempre Frankenstein como um dos meus romances favoritos.
Abri o vídeo agora, não sei se mencionaram, mas ai vai a dica: Gothic do Ken Russel. Baita filme.
cara esse vídeo saiu muito próximo do vídeo de Frankenstein da Tatiana Feltrin para o mês do horror, o vídeo dela foi excelente explicando todos os por menores na época de seu lançamento e sobre a obra, juntando com esse vídeo aqui, fica uma casadinha perfeita, até quem não leu a obra, ao assistir esses dois vídeos juntos terá muita vontade de conhecer esse grande clássico.
Quero recomendar para quem gosta de análise teórica literária e teórico: o Nicolas, do incrível canal 'las hojas muertas y otras hojas' lançou um vídeo falando do Frankenstein de Mary Shelley + a HQ do Junji Ito.
Amo tanto o livro da Mary Shelley, não vejo a hora de ter esse mangá em mãos, Tomie tá aqui na estante só esperando 🥰❤️
Acabei de lei a edição da Darkside, o texto original é incrível. Ansioso para iniciar a leitura da versão do Ito
Tem uma série de vídeos no canal Fantasticursos com muitas curiosidades sobre o livro e a vida da autora. Vale a pena ir atrás.
Vídeos longos sobre literatura , que delícia.
14:45 - Já assisti esse vídeo várias vezes, e sempre me acabo de rir nessa parte. Kkkkkk
Valeu, galera!!! Aprendo muito com vocês.
Nós que agradecemos! Valeu demais por sempre assistir.
30:34 show, nunca parei para pensar dessa forma. 👏👏👏
comprei a Frankenstein do junji ito, chegou ontem, terminei de ler hoje e eu preciso de mais coisa do junji ito aaaaaaaaa
O livro também faz referências a "Balada do velho marinheiro", que inclusive tem uma adaptação em música pelo Iron Maiden.
n sei como o pipoca n tem 1M de inscritos, um conteudo vasto desses de quadrinhos, filmes, livros e games.
excelente vídeo e contextualização, Alê e Zago! Parabéns! Mto curioso para ler essa versão do Junji Ito, qdo pude comprar, o farei. Fora do universo do livro, as versões que eu mais gosto são o Frankenstein da Marvel (arte de Mike Ploog) e a quadrinização do filme do Kenneth Branagh de 1994 -- roteiro de Roy Thomas e arte de Rafael Kayanan. Ela e o Dracula de Bram Stoker do Francis Ford Copolla são obras-irmãs do período, inclusive acho q já saiu por aqui a quadrinização desse também, arte do Mike Mignola (que fez os storyboards do filme)
Vcs poderiam falar sobre Machado de Assis e sobre clarisse lispector
pipoca sempre trazendo um conceito diferenciado por trás de suas publicações, já sou leitor fiel da editora! que o próximo junji Ito seja tão legal quanto esse (pfvr seja Remina)
A primeira vez que eu li Frankstein, eu acreditava que ia ser um livro bobo e chato, devido as representações do monstro, nas midias no geral, e só li pq na biblioteca onde eu pegava livros na época não tinha nada interessante no dia, (os Harry potters, que haviam acabado de chegar estavam todos emprestados).
Fiquei muito surpreso, ao ler e descobrir que o livro original de Frankstein é incrível, ele superou em muito minhas expectativas.
Ótimo vcs terem trazido esse vídeo, para que novas gerações saibam o quão bom é esse livro, mesmo hoje em dia.
Façam um vídeo sobre essas adaptações de Frankenstein!!!
Excelente vídeo!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Estou comprando tudo do Junji Ito, continuem publicando mais obras e tentem trazer outros autores, principalmente o Kazuo Umezu e o Hideshi Hino.
Não consegui comprar o Frankenstein do Junji Ito, maspretendo pegar assim que possível, porque quero muito ler, gostei de Tomie!
Cara. sou fã do Monstro, da Mary Shelley, do Junju Ito e do PN! Vocês estão de parabéns!
A adaptação de Frankestein que eu mais gosto é o filme dos anos 30, acho sensacional. Mas ctz que a Hq do Junji Ito tmb deve ser estupenda.
Mas esse filme não adapta o livro. Tirando o monstro e o cientista, o resto é tudo diferente.
@@pipocaenanquim Ah sim
Li outro dia. Muito bom. Me lembra 1 pouco o filme Freaks. Só queria saber onde ele arrumou cadáveres lá naquela ilha lá com tão pouca gente
O vulcão que causou o ano sem verão foi Krakatoa, em Java, na Indonésia!!! Essa erupção é muito famosa na cultura pop, tem filme e até a Marvel já mencionou. Vocês do Pipoca deveriam dar uma pesquisada, de repente descobrem um quadrinho da hora sobre o tema!
Meninos a resenha de vcs foi excelente, parabéns 🎊
Estou vendo o filme contando a vida da Mary Shelley e estou amando 🥰
E pasmem ainda não li o livro 📙 embora conheça a história e vou comprar a edição da Darkside que vcs mostram que está belíssima!!!
Me inscrevi no canal de vcs 🤗
Triste relato: Tive de cancelar as pré-vendas de Frankenstein e Cidade Pequenina (com book plate) porque as datas de lançamento coincidiriam com uma época em que não teria limite no cartão e... Daria! Kkkkkkkkk pena que não há como cancelar o cancelamento, assim que disponível nos preços da pré Eu garantirei as obras!
(Só esperando meu amado Horácio chegar com autógrafo do Mestre!)
Putz, que pena, Lucas... Tomara que você consiga comprar depois.
Preciosidade trazida pela PN!!! Parabéns! Mal posso esperar pra receber meu exemplar. 😍
E Suehiro Maruo, vocês podiam trazer também, hein!
Meu livro de terror favorito, Frankenstein é um marco da literatura
A versão de Frankestein ilustrado pelo Bernie Wrightson é altamente recomendado.
Excelente vídeo. Uma verdadeira aula com inúmeros fatos que eu desconhecia. Parabéns
Recomendo a leitura de Stephen Strange and Mr Norrel. É um livro da Susanne Clark de fantasia mas bem diferente das fantasias de tipicas, tem um humor bem britanico e se passa na época das guerras napoleonicas. O livro tem prefácio e é muito elogiado pelo Neil Gaiman. No livro um dos personagens se encontra com o Lorde Byron e tira bastante sarro deste encontro, inclusive dando um motivo alternativo sobre a escuridão da época. O livro é excelente.
O "fogo" do mito de Prometeu também é muito associado ao conhecimento.
Esperando o meu Frankstein chegar, e ansioso para saber os próximos do Junji Ito.
Puts, na hora em que vocês falaram sobre a criatura ler os diários e se voltar contra o seu criador, me veio o trecho em que o Monstro do Pântano lê os relatórios que o Homem Florônico escreveu sobre ele.
Frankenstein foi o primeiro livro que eu li, digo, o primeiro livro calhamaço, de literatura, e que eu tive ímpeto e curiosidade de ler.
Frankenstein é uma das poucas obras que tenho mais de uma versão na estante, junto de Alice no país das maravilhas é o livro que mais me fez refletir sobre vida e toda a complexidade da existência humana
Muito ansioso pra conferir o manga em mãos, parabéns pelo vídeo
Parabéns para o responsável pela edição do vídeo. Nota 10! Até o próximo...🍵👍
Li o mangá e vim assistir ao vídeo. O mangá é maravilhoso
Na minha opinião, Frankenstein e Drácula são duas obras literárias que tiveram as melhores adaptações cinematográficas de todo o universo do horror, que são elas:
- Frankenstein de Mary Shelley (1994) dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh, e também estrelando Robert de Niro (Táxi Driver, Os Bons Companheiros).
- Drácula de Bram Stoker (1992) dirigido por Francis Ford Coppola, e estrelando Gary Oldman (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) Keanu Reeves (Matrix, John Wick) Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) além é claro de Winona Ryder (Edward Mãos de Tesoura).
E Frankenstein é produzido pelo Coppola.
@@pipocaenanquim Interessante, não sabia disso
Adorei está aula, sobre este romance maravilhoso de Frankenstein.
Parabéns!!! Vídeo excelente como sempre!!! A galera do Pipoca & Nanquim são maravilhosos!!! 👏🏽👏🏽👏🏽❤🙏🏼
Esperando vocês anunciarem suehiro maruo hein, faz essa pra gente
Conteúdo excelente. Para quem deseja saber mais sobre a autora e a mãe dela , recomendo a biografia da Darkside.
Vou pedir meu exemplar hoje , tô doido por essa história 🤩🤩🤩
Depois desse vídeo a Amazon acabou de confirmar meu envio, já tô no hype.
Frankenstein é um dos meus clássicos prediletos, e todo o peso da narrativa é inegável! Excelente vídeo rapazes!
Agora é esperar a Amazon enviar o meu mangá e o Cidade Pequenina! Amazon anda decepcionando, mas é o que se ganha por ter expectativas em burguesia safada! Que o diga John Polidori, né? Duhuhuhuhuhuhu...
Comigo foi a mesma coisa haha
Lado bom que hoje chegou Frankstein e Cidade Pequenina juntinhos hoje :3
@@mundodedeh75 o meu não chegou.
Está marcado "saiu para entrega" desde as 10hs da manhã, mas não veio e agora, de madrugada, apareceu um pedido de desculpas da Amazon dizendo que "pedidos atrasados geralmente são entregues um dia após a data prevista"...
Amazon já foi melhor para entregar, a logística da Amazon é seu maior forte!
@@Lillythu poxa vida, espero que chegue hoje então...
Comigo também mandaram esse e-mail falando que normalmente o pedido atrasado chega no dia seguinte, mandaram o e-mail no sábado e chegou na segunda.
Mas realmente, Amazon já foi melhor, mas capitalismo é isso ai mesmo, quanto mais consolidado e perto de se tornarem um monopólio, menos vão se importar em prestar um serviço bem acima da média, infelizmente.
Mas enfim, tomara que chegue logo os seus quadrinhos, pq já tô com os meus em mãos e tão lindíssimos, pretendo ler em breve
@@mundodedeh75 chegaram hoje, tudo certo.
Agora é esperar ter tempo para ler, chegou muita coisa de uma vez, mas devo passar esse na frente.
E sim, quanto, mais consolidado, mais eles vão relaxar. Já tem lugares no Brasil que a Amazon é praticamente a única opção, e no mundo todo deve ser assim, então daqui pra frente é ladeira abaixo. Só espero que os fretes não fiquem muito mais caros no futuro...
Muito bom aprender com PIPOCA E NANQUIM!!!!
Frankenstein é meu romance favorito favorito adorei o vídeo. Parabéns ao PN pelo trabalho.
O vulcão era o Tambora. Graças a esse vulcão e a fome que ele causou na Europa meus ascendentes aceitaram vir pro Brasil. Foi a primeira imigração Suíça pra cá, à convite de Dom João VI. Acho interessantíssimo quantas coisas importantes aconteceram por causa desse ano sem verão.
Ansioso para chegar essa maravilha em casa 😆
Eu TBM hahaha
Vcs tem alguma previsão de reimpressão de Solitário, Grama, Mitos de Cthulhu e Rohan no Louvre?
Ainda sem previsão.
Sonho com um dia vocês lançarem Spawn, não sei se isso um dia acontecerá mas é lindo nos meus sonhos
voces sempre fazem esses vídeos fodas ao extremo!! canal incrivel, editora impecavel, trabalho sensacional
Tô lendo Drácula da antofagica (com posfácio do Alexandre) aí até deu uma vontade de ler Frankstein kkkkkk
Gosto muito do Frankenstein retratado na série Penny Dreadful
Conhecimento é entender que Frankenstein não é o monstro
Sabedoria é entender que Frankenstein É o monstro
Excelente introdução. Parabéns
Cara, esse canal é perfeito!!
Conteúdo riquíssimo.👏👏❤️
Programão desses!!!
Amo você caras❤
Que presente ❤️❤️❤️
Obrigado por esse vídeo incrível. Mary Shelley inspiradora
Salve 😁
tragam Lovesickness por favor 🙏 .
Frankenstein ficou lindo pra caramba ⭐⭐⭐⭐⭐ .
Pipoca & Nanquim a editora oficial do Junji Ito 😁
Acho que a melhor referencia ao frankstein na cultura pop é blade runner, a cena em que o tyrell se encontra com o roy, apesar da criatura ser mais forte e mais inteligente do que os seres humanos, seu criador só consegue sentir nojo por ela
Ps4 não tinha, mas certeza que o lord byron aplicou um cigarrinho de artista em geral lá
Vídeo sensacional! parabéns a ambos por esse conteúdo de primeira qualidade
1816, o ano sem verão. A Europa e partes da América do Norte
enfrentavam uma anomalia climática particularmente severa. É neste
verão perdido que cinco pessoas se hospedam na Villa Diodati no Lago
Genebra e se colocam num confinamento imprevisto imposto pelo
clima. Entre elas estão algumas personalidades literárias célebres da
época. A começar pelo anfitrião.
George Gordon Byron, poeta inglês mais conhecido como Lord Byron.
John William Polidori, seu jovem médico e amigo íntimo.
Percy Bysshe Shelley, outro poeta romântico inglês que deu ao mundo
o soneto Ozymandias. Sim, sim você já ouviu ou leu este poema em
algum lugar.
My name is Ozymandias, king of kings:
Look on my works, ye mighty, and despair!
Mary Wollstonecraft Godwin, filha do filósofo William Godwin e
da feminista e escritora Mary Wollstonecraft. Contudo, você a deve
conhecer como Mary Shelley, apenas por ser esposa do poeta anterior.
Mesmo assim teve sua própria carreia como contista, dramaturga,
ensaísta, biógrafa, escritora de literatura de viagens e editora inclusive
dos trabalhos do marido.
Clara Mary Jane Clairmont, irmã adotiva de Mary. Especula-se que
fosse o vértice obtuso de um quadrilátero amoroso entre Byron, Shelley
e Mary. Prato cheio para tabloides sensacionalistas que de fato só
poderiam apresentá-la como mãe da filha ilegitima de Byron, Allegra.
Mantidos enclausurados na residência pela incessante chuva daquele
molhado verão monótono, eles buscavam algum tipo de diversão. E,
ao longo de três dias em junho, os cinco mataram o tempo contando
e ouvindo contos fantásticos. Passaram por Fantasmagoriana,
uma antologia francesa de estórias de fantasmas alemãs, traduzida
anonimamente por Jean-Baptiste Benoît Eyriès e publicada em 1812.
Também por Vathek, um romance gótico escrito por William Beckford.
Para, então, lançarem-se o desafio de cada um escrever o seu próprio.
Estimulados por estas estórias de fantasmas e quantidades generosas de
láudano; conseguiram produzir pérolas literárias que influenciaram a
cultura popular até hoje.
Mary Shelley, com colaboração de Shelley, escreveu o que se tornaria
Frankenstein ou O Moderno Prometeu.
Polidori foi inspirado em uma história fragmentada de Byron, Fragment
of a Novel (1816), também conhecida como A Fragment e The Burial:
A Fragment. Em duas ou três manhãs ociosas, ele concluiu O Vampiro.
O Vampiro foi publicado pela primeira vez em 1 de abril de 1819 por
Henry Colburn no The New Monthly Magazine, com a falsa atribuição:
Um Conto de Lord Byron. O nome do protagonista da obra, Lord Ruthven,
ajudou nesta hipótese, pois aquele nome foi originalmente usado no
romance de Lady Caroline Lamb, Glenarvon (da mesma editora), na
qual uma figura mal disfarçada de Byron também foi nomeada Lord
Ruthven. Apesar das repetidas objeções por Byron e Polidori, a autoria
muitas vezes ficou sem esclarecimento.
O conto foi editado inicialmente em forma de livro por Sherwood, Neely,
and Jones, em Londres, Paternoster-Row, em 1819 como O Vampiro;
Um Conto em 84 páginas. Inicialmente, o autor foi dado ainda como
Lord Byron. As impressões posteriores removeram o nome de Byron e
acrescentaram o nome de Polidori para a página de título. A estória foi
um sucesso popular imediato, em parte por causa da atribuição à Byron
e também porque explorava as predileções do horror gótico do público.
As lendas envolvendo vampiros existem desde que o mundo é mundo.
Geração após geração, esses seres têm se travestido com diversas
aparências. Mas, em essência, lograram sobreviver no imaginário
humano até nossos dias. Contudo, foi Polidori que transformou
o vampiro de um personagem folclórico para a forma com a qual é
reconhecida hoje: uma criatura ameaçadora em estilo aristocrata que
transita pela alta sociedade. E, a partir de Bram Stoker e os clássicos
filmes de Drácula, eles se tornaram ícones recorrentes para várias
culturas alternativas. Atualmente, foram adotados como símbolos
máximos por movimentos comportamentais pós-modernos, onde há
tendências niilistas, pessimistas ou simplesmente depressivas. Falo de
darks, góticos e congêneres; grupos que veneram o negro, a noite e o
sangue. Os mais radicais ritualizaram uma eucaristia com a ingestão de
sangue. Estes levam a sério, outros brincam.
Trecho do preâmbulos de meu livro A paisagem limiar ~ Gênese vampírica
www.amazon.com.br/dp/B09H65QTJ1
Fico chocada com a qualidade dos vídeos de vocês. EAD do Pipoca e Nanquim não decepciona nunca!
Frank era o manga do Ito que mais tinha vontade dr ler,pensei até em pegar a gringa,mas fico mais feliz podendo pegar uma pt br bonitinha como a do pn😔. O Bernie Wrightson também fez um do frank se não me engano,só vi imagens,mas parece bacana.
Mostramos o livro desenhado pelo Bernie Wrightson nesse vídeo.
@@pipocaenanquim Comentei na metade do vídeo,vacilo meu.
@@pipocaenanquim Devia ter especificado,mas tava me referindo ao quadrinho mesmo que ele fez:"Frankenstein Alive Alive!",que é tipo uma continuação. Só pela arte dele já esta valendo.
Aaaah tá. A HQ nós não mostramos.
Excelente vídeo galera, parabéns.
Que conteúdo maravilhoso! Parabéns pela pesquisa e pelo lançamento!
Muito bom. Adorei.
Ja tive 4 VHS de Frankenstein. 3 com Boris Karloff e 1 com Cristopher Lee. Prefiro a versao de 1931. Uma curiosidade,uns trechos do filme "Maldição de Frankenstein" aparece em uma cena no filme "Lolita"
Sensacional! Só coisa de primeira na P&N!
Caraca... excelente vídeo pessoal! 💪
Sensacional maravilhoso 👏👏👏👏
Obrigada
Pq foi possível a escrita uma obra tão expressiva e imortal no século XVIII "Num tinha internet, num tinha netflix num, tinha nem gibi...nem PS4"🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
É por vídeos assim que amo o pipoca. Obrigado! Cabe vídeo sobres os filmes.
Foi praticamente um documentário.