Seu canal é oficialmente um dos 5 obrigatórios do TH-cam atual. Você faz um serviço social e é um privilégio te acompanhar! Parabéns pela excelente série!
Nada devia ser obrigatório. Isso só demonstra uma atitude ditatorial e fascista sua. Devíamos ser livres pra escolher o que quiséssemos e com certeza ver vídeos de gente aleatório não devia ser obrigatório. Quer fazer lavagem cerebral nas crianças?
@@ThanatosFury para de ser louco. Eu falei obrigatório no sentido de ser indispensável, por ser um conteúdo de qualidade, muito bem feito e enriquecedor. Me fala como que eu vou obrigar alguém a fazer alguma coisa A PARTIR DE UM COMENTÁRIO DO TH-cam??? Para de ficar dodói com coisa a toa. Na verdade, faz o que tu quiser, vc é livre
Leo, notei que nos seus vídeos mais antigos os comentários eram predominantemente femininos, agora nesse vídeo vejo a maioria dos comentários partindo de homens, isso é muito importante! Vejo que assuntos carregados de sensibilidade agr tb tão atraíndo os homens.. Além disso, as mulheres já falam sobre o patriarcado e o machismo há um tempo, mas até então eu não tinha visto esses temas chegarem aos homens. Você tá trazendo um grande avanço, muito importante tanto para o feminismo quanto para os próprios homens. Fico feliz de verdade ao ver a luta contra essas estruturas tão opressoras chegando à tanta gente!
@Caustic The Bot cara, caí aqui e adimito, que lixo... lutar contra o patriarcado? Estruturas opressoras? Que absurdo, um bando de homens frouxos, sinto pena
É por causa da própria comunidade "feminista" que esse tipo de "movimento" não vai para a frente! O vídeo do Léo foi interessante e bem informativo; mas vocês feministas que adoram generalizar o homem, tem o discurso que homens são violentos e machistas sendo que é mentira. Temos que olhar para a nossa humanidade e não para o gênero, se o patriarcado é um "sistema de criação" mais comum não é culpa do homem (Estou falando de um ser com um pinto e um saco). Ps: "Homens frouxos" vejo que você está bem mais pra "mulher do patriarcado".
eu tô pensando seriamente em passar esse vídeo na minha sala de aula, já que o tema bimestral é sobre violência e muitas vezes as pessoas negligenciam a raiz da violência. Se eu conseguir passar o vídeo, vou ficar muito feliz
@@mistersenku5832 Ô anjo, chega aqui, deixa eu te perguntar umas coisas. Você vai apanhar apenas por ser homem? Vai ganhar menos apenas por ser homem? Vai ter menos oportunidades na vida por ser homem? Não né? Então fica quietinho. Primeiro aprende a escrever antes de vim debater sobre algo que não sabe.
@@mistersenku5832 Benzinho, a mulher foi espancada pelo marido por ser do "sexo frágil e inferior", a lei não impede que o chefes abusem de seu poder e dêem menos dinheiro para mulheres, são constantemente tachadas de incapazes de carregar cargos altos pelo simples fato de se identificar com o gênero feminino. A vivência de uma pessoa não é a vivência do coletivo, para cada uma acusação falsa de estupro, outras dez são reais. E de acordo com as estatísticas, provavelmente uma mulher está sendo abusada nesse exato momento. Você não pode opinar sobre o sofrimento de um grupo do qual você não faz parte. Você não está vivendo a vida da mulher que trabalha o mesmo que um homem e ganha menos, muito mesmo a que teve seu corpo invadido e abusado sem sua autorização. Então, não, você não tem lugar de fala e nem sabe do que tá falando.
Se quiser conversa , meu whatspan : (64) 996677851 , por que eu quero muda e ainda não sei demostrar meua sentimentos ( isso e para qualquer um que diver lendo o comentário )
Eu sou um homem gay e sobre o Patriarcado uma lembrança muito grande que carrego comigo vem da infância. Lembro que sempre me dei melhor com as mulheres e todas as minhas amizades eram com meninas, eu sabia que aquilo não era bem visto e por isso por anos nunca levei ninguém na minha casa porque eu sabia que se levasse alguma menina seria repreendido ou já pensariam que era uma "namoradinha" .. Nessa época uma vez meu pai foi me buscar de carro na escola e ele me viu brincando com um grupo de meninas apenas. Quando entrei no carro ele gritou muito comigo e lembro de chegar em casa e minha mãe concordar em como aquilo era errado e que eu tinha que brincar apenas com os meninos, aquilo partiu meu coração na época. Mas depois que eu me assumi isso mudou kk Para a família após me assumir gay é mais aceitável eu ter características "femininas" agora, imagino que se eu fosse hetero ouviria muito mais coisas
VINIONX isso tb eh triste q como vc falou, se vc fosse hétero mas mesmo assim tivesse mais amizades com meninas do q meninos vc ainda sim seria repreendido Isso aconteceu c um amigo meu, foi meio tenso
Cara, eu sou mulher e ver esse vídeo mexeu com tantas feridas de infância minhas, mas também ajudou a cicatrizar elas um pouquinho. Muito obrigada Leo.
@Hi. hi aqui minha parceira:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
Acho que esse foi um ponto final, para um ré começo do mundo... . . . Tô com uma leve vontade de chorar, mas tudo bem e novamente, obrigado Leo você realmente me ajuda a me tornar alguem melhor e com certeza vou passar isso para frente...
@@ricky4477 site de informação seu ignorante pode ler sobre o atigo de lei e vejam. Edt:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
@@ricky4477 não isso é a vdd seu animal, sendo que ela nem tem a obrigação de ir para a guerra, se aposenta mais cedo, e elas já tem o voto sem obrigação de participar do exército.
@@O.D4nn mas é fato mano os homens se ferra d+ tendo que se aposenta mais tarde, sendo obrigatório participar de guerra caso seja convocado além de ter que dá a vida pra salvar uma mulher caso ela esteja em perigo etc
Esse vídeo me fez rever todos os momentos da minha infância convivendo com meu pai e meu irmão. O jeito que meu pai demonstrava mais carinho comigo e mais rigidez com meu irmão. O como ele não queria que meu irmão tivesse atitudes parecidas com as da minha mãe, por que meu pai como o "provedor" nunca estava em casa e minha mãe cuidava de mim e do meu irmão que depois de um tempo começou a imita-la de um jeito muito simples e natural querendo cuidar de mim. Me fez lembrar de um dia na casa da minha vó meus pais tinham chegado de algum lugar e eu estava feliz por que meu irmão tinha arrumado meu cabelo e falei empolgada para a minha mãe, que me chamou de canto e disse bem claramente : "Não conta isso pro seu pai". De como meu pai colocou meu irmão no futebol para ele ficar igualzinho a ele : "um homem de verdade". Em como eu tinha que ser sensível, não falar palavrões, brincar de bonecas e meu irmão explodia sua agressividade de todas as maneiras, de todas as maneiras que meu pai passou pra ele. Muito obrigado por esse vídeo Leo ❤ obrigado por fazer parte de uma coisa tão grande assim, obrigado por me fazer rever toda a minha convivência com meus familiares novamente. Eram coisas que eu já via mas de tão normalizadas não me assustavam tanto, agora eu vejo o quanto todos nós devemos além de nos desconstruir entender como toda a sociedade está construída.
É bom ter a oportunidade de crescer assistindo vídeos de pessoas desconstruindo os problemas da sociedade que a maioria ignora Obrigado Leo, tu me faz querer ser sempre melhor
@@mistersenku5832 Tem alguma estatística pra comprovar isso? Ou é só teu achismo? Tu ficou frustado demais pra refletir sobre o que assistiu aqui e por isso tem que espalhar ódio em todos os comentários?
@@ricky4477 basta você fazer uma pesquisa que vai estar mostrando que o homicídio feito por parceiro é maior contra os homens ( no caso mulher mata o homem)
Tanto esse vídeo quanto o outro reforçam que todo o ensino que eu tive sobre masculinidade foi errado! E eu compreendo isso, tanto que eu nunca fui um exemplo de masculinidade tóxica por ter muito acesso a midias que reforçam a masculinidade gentil e uma conexão muito forte com a minha irmã que mesmo sendo mais velha, passou pelas mesmas coisas que eu e nós fomos forçados a crescermos apoiando um a outro para não cedermos ao patriarcado! (Obrigado Léo pelos vídeos pois estão me ajudando bastante a amadurecer e a mudar esses conceitos dentro de mim! O fato de eu ainda ter 14 anos ajuda pois não fui "infectado" totalmente pelo patriarcado)!
O vídeo tava fluindo suave pra mim, até chegar no trecho perto do final sobre o namorado da Bell Hooks. Eu, como todo homem que cresceu em uma sociedade patriarcal, fui muito ferido por ela e enfrento até hoje dificuldades para ser aceito. Isso cria uma angústia muito forte em mim às vezes, principalmente pelo fato de ainda ser virgem aos 23 anos. Já passou pela minha cabeça diversas vezes (assim como já ouvi de muita gente) que deveria adotar uma postura mais próxima do que se espera de um homem, mas eu simplesmente não consigo me identificar com essa noção. Não me permito fingir. Mas é dolorido ainda assim, acho escolhi um caminho bem solitário, ainda mais por ser um homem negro, com problemas de autoestima com relação ao corpo. Sinto que tenho tudo contra mim, e que ninguém estaria disposto a se interessar de fato por quem sou. Claro, cometo erros e me deixo levar por coisas que não condizem minimamente com o que acredito pra ser aceito, mas sempre me arrependo e fico mal quando isso acontece. Tiro força pra continuar firme e forte sendo quem sou dos meus amigos, que são até bem parecidos comigo nesse sentido (e claro me informando sobre isso e refletindo sobre os comportamentos que nos ferem tanto), e espero um dia receber o tanto de amor que tenho pra dar sem medo de ser 100% autêntico.
Moço você é lindo, o patriarcado é tão tóxico que tenta te convencer que é o oposto disso, sabe o quão precioso é uma pessoa com essa postura e empatia? Não deixe a sociedade corromper sua inteligência emocional.
@@lorenamoura5057 Obrigado pelas palavras, moça. Eu tô realmente emocionado e lisonjeado pelo que disse. Pessoas como você e o Leo, (e espero, eu também) fazemos resistência a essa sociedade doente e violenta. É bom acreditar que a gente pode fazer diferença, mesmo que só um pouquinho.
Oi Glauber eu já me senti tendo escolhido o caminho da solidão, mas sabe, quando nós escolhemos ser "outra pessoa", nós acabamos ficando longe de nós mesmos. Eu acho que você pode gostar desses podcasts aqui tb: ladonegrodaforca.podbean.com/e/lado-negro-48-masculinidades/ se você curte cultura pop e o conteudo nesse canal. Aliás, se você achar ruim esses podcasts eu gostaria de ler sua critica
Acabei de assistir o vídeo inteiro. Estou muito emocionada! Nunca tinha comentado em nenhum de seus vídeos. Muito obrigada por falar sobre esse assunto, Leo! Sempre senti muita vergonha de ser mulher pq sempre fui colocada um patamar abaixo dos homens que conheço e ultimamente tenho me sentido em crise com a forma que sou vista como mulher. Irei pesquisar todas as fontes. Amo seu trabalho!
Eu nasci com TDAH, e isso é a melhor parte da minha vida Essa doença me faz pensar, e pensar muito, o que me faz diferente dos demais, isso me fez ser isolado, o que abre motivo para o bullying. Mas com os pensamentos e a falta de pessoas na minha vida, eu pude "escapar" de muita coisa, de muita masculinidade tóxica, de armadilhas do patriarcado, e me deu chance para me tornar algo que eu não deveria segundo o plano de sociedade atual. Hoje, eu sou um homem de verdade segundo os meus conceitos: Eu não preciso comprovar nem para mim nem para os outros que eu sou homem de verdade, mesmo sendo Bisexual (Quase pan), eu não tenho vergonha de aparentar feminilidade, nem de expor certas coisas, não tenho vergonha de abraçar ou simplesmente tocar outros homens. Eu sou empático, muito empático, e analista, isso me fez ser conhecido como psicólogo sem licença, porque eu paro para ouvir, faço perguntas para chegar mais fundo na pessoa, me aproximo o máximo, e só aí eu começo a falar, e o que eu falo é capaz de mudar vidas, e também salva-las. Eu amo teatro, mas como não estou fazendo isso agora, eu aplico minhas habilidades de teatro em RPG, e no RPG eu uso personagens predominantemente femininos, não tenho a menor vergonha nisso, eu me dou muito bem com esse tipo de personagem, porque eu criei uma habilidade muito poderosa para pegar algo da minha personalidade e colocar nos personagens, intensificar e deixar mais expressivo. Eu vejo potencial nas pessoas, mesmo que elas não saibam. Eu enxergo coisas nas pessoas, nas suas expressões, e uso isso para me aproximar, desenterrar problemas e ajudar da melhor maneira que eu possa, isso me desgasta, me faz mal as vezes de tanta coisa podre, mas eu aguento apenas para poder ajudar alguém. Eu já estou "vivendo certo" fora de quase tudo aquilo que está nos seus vídeos, mas me impressiona descobrir que eu sou muito melhor do que pareço. Obrigado por abrir meus olhos para algo que eu nem sabia que tinha😄🥰🥰
@@LeoHwan Vai acabar virando tema para um vídeo? Eu assisti os vídeos de empatia, de representatividade, mas eu não me sinto representado, não me sinto próximo ao personagem, eu entendo e sinto a importância dela, mas eu não vi nada que me faça sentir representado, não encontro nada que seja tão diverso, complicado e vasto quanto a história mais curta na minha cabeça. Mas você, que tem mais conhecimento sobre filmes e afins, pode encontar obras tão importantes, que tem muitos conceitos e que tenha a capacidade de fazer a representatividade chegar a muito mais além.....e talvez chegue a mim.
Me sinto ofendido por causa que masculinidade é atribuido a comportamentos ruins, e feminilidade a comportamentos bons. Me sinto como se estivessem empondo que mulher é superior ao homem, e isso não faz sentido na minha cabeça.
@@codreanubased7114 Você não viu o lado oculto da coisa. Para mim, existe a masculinidade tóxica, existe a masculinidade "mais tranquila", mas que não percebe que também é tóxica nós menores atos. Com tudo isso, eu tenho a MINHA masculinidade, eu chamo ela de "macho de verdade". Eu não preciso provar para ninguém que sou macho, eu não tenho vergonha de conversar mais abertamente sobre tudo, não tenho vergonha de tocar ou abraçar ninguém, respeito todos igualmente e tento respeitar ao máximo até aqueles que eu não gosto (Mesmo sendo difícil). Ao meu ver, você entendeu a situação, agora falta entender como todos aqueles conceitos que o caro Leo Hwan, entram na sua vida e movem suas atitudes, entender como te afeta é o primeiro passo para mudar, depois você leva ao pensamento, conversa sobre isso com alguém, melhora as ideias e começa a mudar a sua vida de dentro para fora. Se tornado nesse processo, um homem de verdade não tóxico, empático, que é capaz de dar afeto e se aproximar verdadeiramente das pessoas que estão ao seu redor, as amigos íntimos. Assim você também pode ajudar elas com a vida delas também, e de um em um o mundo todo vai mudar
Quando eu era criança, vesti uma camisola da minha prima, tava eu e minha irmã e uma amiga dela, a gente riu e se divertiu muito, minha mãe entrou no quarto e viu a gente, ela brigou comigo, disse pra eu nunca mais fazer isso, que se mais alguém soubesse disso seria humilhante pra mim, ver essas histórias é cutucar essa ferida bem forte, amo minha mãe e meu pai apesar de tudo, mas isso definitivamente foi a construção do patriarcado que você falou, por anos eu vi isso como "normal", apesar de que claramente contribuiu pra eu reprimir minha sexualidade por um bom tempo, obrigado Leo por esses vídeos extremamente necessários atualmente.
@@mistersenku5832 Isso não é "ideologia", é identidade. Além do mais, vestir uma roupa "de mulher" não te torna menos homem, tira essa ideia da sua cabeça porque senão você vai estar cometendo os mesmos erros que foram falados nesse vídeo.
Mas o mundo é muito hipócrita mesmo, vcs falam q devemos ter liberdade de escolha, porém restringe a pessoa até ela ter q escolher oq vcs querem. Liberdade? Isto nunca existiu.
@@raulymyamada2855 Como você pode ver, a única coisa que tá restringindo os outros aqui é o patriarcado e o machismo que nele existe. Se você faz algo que não condiz com o seu *papel de gênero* na sociedade, então você é tratado como aberração, um anormal. No patriarcado, a liberdade realmente nunca existiu.
Serio cara, eu te adimiro pra caralho, teus pensamentos ajudam a organizar os meus sobre o mundo em que nos vivemos, pois eu tenho dificuldade para decidir oq eu penso, oq eu sinto e vc ta me ajudando de mais. Você é incrível agradeço, e eu sei que se vc continuar assim vai se tornar uma pessoa ainda mais empatica e maravilhosa.
Vai ser muito bom,o Do Steven Universo me ajudou a entender mais ainda algo que já entendia dei espaço pra uma pessoa mas eu acho que acabou ;-; eu vou chorar leo T-T
@@rumimirx_x3792 Cara, aprendizado não importa de onde venha,quanto mais melhor viva o conhecimento,a art principalmente os desenhos animados são os que mais nos ensinam e nos tornam uma pessoa melhor,eles são um dos maiores expoentes na formação de uma pessoa.
Eu lembro de uma vez que eu tava com um amigo da escola que eu avia encontrado ele na praia por coincidência, a gente tava no mar e eu tive a brilhante ideia de ir pro fundo, ele ficou com medo mas depois de um tempo ele concordou, mas nós dois quase nos afogamos, pois quando eu e ele resolvermos mergulhar veio uma onda muito forte, por sorte a gente conseguiu se salvar, eu não tava chorando, só muito assustada sabe? Mas ele chorou muito, então eu e ele fomos pra onde o pai dele tava, e o pai dele brigou com ele, dizendo que chorar e coisa de mulher, que nem eu que sou menina tava chorando, na época eu achava isso normal, mas hoje em dia tenho nojo do pai dele, nós dois somos amigos até hoje, faz 5 anos que isso aconteceu, e o pai dele não mudou nada, vive dizendo que eu e ele namoramos, mas eu já tenho um namorado! E ele sabe disso, mas ele não aceita que o filho dele seja amigo de meninas(eu não sou a única melhor amiga menina dele) ele é inscrito no seu canal, e assiste a todos os seus vídeos, graças a Deus ele pensa totalmente diferente do pai ^ ^ ele até tentou mostrar um dos seus vídeos pro pai dele mas ele vive dizendo que isso é frescura, EU SINTO ÓDIO POR ESSE SER HUMANO!!!
Quando eu era criança, muito pequena, um dia eu vi um comercial da Barbie e dali em diante passava dia e noite pedindo pra minha mãe me dar uma e um belo dia ela me deu, foi uma felicidade etérea que eu tive no momento, andava com ela pra cima e pra baixo e por incrível que pareça não dava a mínima para os meninos que me zombavam ou quem quer que fosse. Mas tinha um problema: antes de comprar a boneca minha mãe me fez prometer brincar com os outros brinquedos, brinquedos de menino, que eu já tinha e eu disse que tudo bem, mas eu não cumpri essa promessa e um dia, quando um caminhão estava passando na minha rua ela jogou a boneca com mira certeira onde a roda iria passar, não preciso nem dizer oque aconteceu depois... Eu sei que depois dessa cena traumática apenas muitos anos depois, eu com 10 anos na época, consegui ganhar meu primeiro boneco de uma linha de bonecas, o InsiBilly de Monster High, nunca vou me esquecer, porque não demorou muito pra vir a minha primeira boneca novamente... Foi um período horrível esse de "espera", mas foi a minha persistência em ter bonecas novamente que fez com que eu tivesse forças para criar uma redoma contra a masculinidade que me assolava (que incrivelmente vinha mais das mulheres da minha família, mais da minha mãe do que do meu pai) e tive forças para manter minha essência naturalmente mais "feminina" do que "masculina", e eu posso dizer que ter tido forças para mantê-la é a coisa que mais me orgulha até hoje. Eu fico mais feliz porque minha mãe, a "monstra" pra mim nessa história é a minha salvadora também, já que ela evoluiu junto comigo ao longo dos anos e hoje em dia ela não dissemina mais esses preconceitos que fazia antigamente.
Quero muito poder criar meus futuros filhos de uma forma saudável... Livre dessas repressões... Mas infelizmente elx não vai viver apenas comigo... E vai um dia sentir a repressão da sociedade quando eu estiver longe... E sinto muito medo por um dia.... Minha criança sofrer por padrões empostos por outras famílias q ainda seguem essa construção tóxica...
Cara eu gosto tipo MUITO do teu canal sinceramente as vezes alguns assuntos vc consegue falar de uma realidade e sentimentos tão profundos que muitas vezes nos nem expressamos ou questionamos que quando vc ta destrinchando ele chega a doer no peito ...
Cara, eu me indentifico muito com essas coisas mano. Eu entrei numa depressao por causa disso mas eu tive um apoio de uma garota que sempre esteve me ajudando. Seus vídeos me fazer refletir muito pensar e repensar... Seu conteudo é incrivel.
Seus vídeos me emocionam sempre, cresci com vários traumas devido esse regime nunca consegui demonstrar amor por ninguém, mas dentro de mim eu choro até hoje.
Na minha família, apesar de ainda muito presente os reflexos do machismo e do patriarcado, tem algumas exceções, digamos assim, algumas coisas que o pessoal vê e tipo nem liga. E isso é legal, porque a gente vê que alguma coisa ou outra conseguiu escapar desse mal e que aos poucos as coisas estão mudando. Mas ainda tem muito chão. Tipo, ao mesmo tempo que quando vem meninos pequenos em casa e eles se interessam em brincar com uma casinha de bonequinha guaxinim e os adultos olham para aquilo e não ligam e não dizem que é "coisa de menina" e acham até bonitinho eles estarem quietinhos, concentrados, tenho um tio que tem 4 filhos, todos homens, meninos, que não pode pegar nenhum dos filhos vendo um desenho considerado "para meninas" que já dá o deboche da repressão para cima deles dizendo "que é isso, tá vendo desenho de menininha?" e isso é triste demais! Até a minha avó que tem essas paradas incrustadas nela não liga para ver meninos brincando com casinha de boneca e o meu tio vai lá dar piti por causa de desenho. 🤦🏻♀️
@@mistersenku5832 Também acho que ele usou a definição errada, porém, onde que as mulheres já estão cheias de direitos acima dos homens? Você viu mesmo o vídeo do Leo ou ficou dormindo? A experiência da Bell é a mesma que milhares de mulheres tem no mundo todo em relação ao patriarcado, muitas não tiveram nem a oportunidade de se expressar sobre isso justamente por causa desse patriarcado no meio onde ela vive, seja por medo ou por causa da cultura local
@@mistersenku5832 Sexismo é sexualização da mulher, como é o que acontece com desenhos feitos por homens para homens, onde há personagens femininas com roupas extremamente curtas apenas para satisfação do homem. Machismo é a supervalorização do masculino patriarcal em detrimento do feminino e de características "menos masculinas" (como é o caso do relato da Diná, onde um homem repulsa ações que não condizem com o padrão de masculinidade do patriarcal), uma crença onde homens são superiores às mulheres. Você não só não tem o mínimo de entendimento sobre o que tá falando, como também tirou uma ideia da sua cabeça sem fundamento nenhum, apoiado no seu simples achismo.
Que tio BBK eu tenho um tio que vc olha pra ele e fala ele é o machão mas aí vc conhece ele melhor e minha prima é vegetariana e ele nunca desmotivou ela nisso é se todos os tios fossem desse jeito igual ele. Em compensação da parte da família dele que é gaúcha eu vi o contrário.
@@pamela8359 sim então acabou pós e fato Edt:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
Legal. Eu adoro esses videos, principalmente aqueles em que voce analisa os sentimentos dos personagens de anime. Tem como fazer uma analise sobre FMA ou Digimon?
Um dia eu tinha 8 anos, eu tava indo na praia com meu amigo da msm idade, os meus pais e os pais dele, eu estava levando minha cadeira e ele estava levando a dele. Der repente a mãe dele parou de andar e disse: "Leva a cadeira dela, Fulano, seja um cavalheiro" A mãe dele tirou minha cadeira de praia das minhas mãos e deu pra ele, ele carregava duas cadeiras e eu carregava nenhuma, ele aceitou de cabeça baixa e eu nunca me senti tão humilhada em toda a minha vida, eu queria pegar a minha cadeira tacar na cara dela e sair correndo. Me senti humilhada, desprezada, me senti um lixo, me senti fraca e inferior. Espero nunca passar por essa merda denovo, ja se passou tantos anos e me lembro perfeitamente desse momento como um pesadelo que eu não consigo mais esquecer. Odeio quando alguem tenta fazer algo por mim ou tentar me ajudar como se eu fosse fraca... POR ISSO ME INDENTIFICO TANTO COM O BAKUGOU ;-; ele também nunca se esqueceu do momento em que ele se sentiu assim como eu, só que com relação ao Deku...
Ah vai toma no cu O Bakugou é um idiota babaca de mais alto nível, ele não se sentiu fraco em porra de momento nenhum O que ele sentiu foi orgulho ferido, pq o deku era visto por ele como algo fraco, inferior, e ver que o deku podia fazer algo tão bom ou melhor que ele o deixou puto pq ele não quer aceitar que ele não é o centro do universo e nem o ser mais incrível de todos Como ele mesmo disse "não existe ninguém mais incrível do que eu" e foi esse ego do tamanho do planeta que foi pisado quando ele foi reprovado por causa da sua arrogância e prepotência no exame de heróis, mas óbvio q ele não enxerga a própria culpa por ter falhado, prefere ficar jogando tudo nas costas do Deku como se ele tivesse a obrigação de estar sempre na sombra dele Nessa situação o Bakugou ta muito mais para um homem q gosta do patriarcado e não quer ver q uma mulher é tão capaz do q ele, do q o oposto disso
kkk voce escreve tão engraçado "eu queria pegar a minha cadeira tacar na cara dela e sair correndo"... entendi a situação, deve ser estranho pra caralho, o garoto deve ter se sentido um bosta escravizado tb pq...esse cavalheirismo...nao faz sentido. O que é um Bakugou?
@@gabymangapera O terceiro parágrafo tá certo, por isso que eu me indentifico com ele e... Você por acaso assistiu o episódio 23 da terceira temporada? O CARA VAI LA E LITERALMENTE FALA: "Ei... Eu sou fraco também... Você sabe..." e "E eu não consegui porque eu sou fraco! ;-;"
@@gabymangapera Cara...... Ele falou "não existe ninguem mais incrivel do que eu LÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ no pasado quando ele tinha 5 anos.... CINCO ANOS. e o anime se passa no período de evolução dele, o que eu acho incrível, porque eu pude acompanhar a mudança dele e como ele realmente mudou de pensamento conforme foram passando os episódios... No primeiro episódio ele era um Bully que se achava o tal e achava que ia conquistar o mundo sem nenhuma dificuldade... Já no quinto episódio ele percebe que ele não é tão bom quanto ele pensou e o quanto todo mundo falava... E dai pra frente ele só evolui mais e mais...
@@otakuviciado91 por que ele não acredita na merda que vc acredita kskskskks Gado+ vc, e ver que nunca falo isso com ninguém. Vejam:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
Quando eu vejo seus vídeos falando desse assunto, meu coração parece afundar no peito de forma que não consigo explicar. Gostei, está me fazendo me ligar mais para o meus sentimentos. Mesmo sendo menina consigo entender. tão bem.
Nosssaaaa q raiva Esse video é maravilhoso Pois ja fui muito "machucado" Pelo patriarcado e esse video me alivia e me deixa mais tranquilo quanto a quem eu sou ! Seja vc mesmo😄
Seu trabalho é incrível, Leo. Tem um vídeo do Meteoro Brasil que fala sobre algumas sociedades matriarcais e como elas são mais eficientes e saudáveis para quem vive nela, talvez você possa usar ele para mais algum episódio dessa série incrível. Me identifico muito com o vídeo principalmente com a parte da violência psicológica, porque nunca encostaram um dedo em mim porque eu estava fazendo "coisas de meninos". Na verdade, aqui em casa eu sempre fui muitio estimulada a brincar com o que eu quisesse, passando por barbie indo até blocos de montar e dinossauros. Mas essa liberdade sempre foi muito seletiva e só ando percebendo isso agora com seus vídeos: por um lado eu podia brincar de cientista/dinossauros, mas por outro não podia ganhar uma pista do Hot Weels porque é de menino. Exemplo pequeno, mas ele foi o ponto de partida pra reflexões maiores e tá sendo estranho perceber que, mesmo eu achando meus pais bem tranquilos com várias coisas, eles ainda estão sob influência da sociedade patriarcal, eu só não tinha notado a dimensão disso ainda. Seus vídeos proporcionam um autoconhecimento e reflexão incríveis que, mesmo dolorosos às vezes, são muito necessários. Obrigada, Leo.
Desde pequeno, eu fui incentivado a ser fisicamente forte, mas nunca cheguei a atingir as expectativas. Agora, com 17 anos, eu percebi que talvez devesse começar a cultivar outro tipo de força. Obrigado por se dedicar a tornar a sociedade melhor, Leo.
Eu amo essa série. Agora entendo que faz sentido admitir que algumas das minhas ações e visões são bastante machistas e patriarcais, e que elas causam muito dano pra mim e pras pessoas que convivem comigo. Eu vejo muito claramente agora como é danoso a forma como meu pai me trata, ele sempre quer que eu aja como homem, e por causa disso tenho medo até hoje de me expressar emocionalmente e criativamente, sendo que pelo menos em relação e minha expressão de identidade e criatividade meus amigos em geral são muito acolhedores. Mas com o tempo eu acho que consigo melhorar, esse é provavelmente o canal que mais me ensinou sobre a vida e sobre mim mesmo, eu sou muito grato. To tentando achar alguém com quem conversar sobre isso mas é difícil.
Concordo mano agora nós vamos não tem que ir pra guerra e sim as mulheres, e nem trabalha nos trabalhos mais perigoso do mundo e também se aposenta mais cedo
Nossa muito Boa sua explicação. Eu não tinha ideia de que o patriarcado é assim. Como vc falou fomos criados dessa forma e pra mim sempre foi natural. Bom ter outra concepção e começar a expandir a consciência. Vc está de parabéns!
Tenho tantos pensamentos e atitudes conflitantes dentro de mim que nem consigo escrever com precisão aqui, é extremamente difícil dizer exatamente como me sinto.
Não consigo imaginar uma forma melhor para contra-argumentar isso, e logo, quando, não se há nenhuma forma lógica de argumento, isso torna mais ainda esse raciocínio verdadeiro e certeiro. Fico muito feliz, como homem, cisgênero, hétero, existir alguém com as mesmas características e que possa pensar igual. Você é um espetáculo de pessoa, espero que consiga fazer suas mensagens alcançarem o mundo, porque certamente, você é diferenciado como ser humano!
Eu chorei com esse vídeo por que doeu muito oque vc falou mas não de uma forma ruim e sim boa por que dói quando vc finalmente abre seus olhos e vê as verdades escondidas eu sou mulher e sofri muito abuso/violência emocial e psicóloga do meu pai tipos de violência que vinham com desculpas do tipo"é para o seu bem" " eu sou o provedor só quero te proteger " e doeu aceitar isso por que querendo ou não é uma pessoa que vc ama muito e se recusa a aceitar, e nesse momento eu precisava muito ouvir isso obrigada por td ❤️❤️
Só sei que esse vídeo me fez chorar do começo ao fim. Só de pensar que passei por diversas dessas coisas na infância e ainda passo, me faz querer agir diferente da maneira como a minha família me trata, amei o vídeo, está de parabéns leo
Não sei se já contei isso aqui... Mas minha mãe era diretora de uma pré escola (EMEI) municipal e na hora das brincadeiras, haviam crianças (4 à 6 anos) meninos que colocavam as roupas de princesas e brincavam felizes lá (acho que até as professoras não sabiam como agir, mas pelo que minha mãe falou, nunca coibiram) dizendo que inúmeras vezes apanharam do pai, pois aquilo não era comportamento de menino
Uma vez meu irmão mas velho levou uma menina para minha casa,transou com ela e meu pai ficou orgulhoso,fico imaginando a reação dele se fosse minha irmã
Eu percebo o patriarcado no meu cotidiano (com menos força do que antigamente, porém continua muito forte por inúmeras pessoas negarem a sua nocividade), o vídeo realmente me fez refletir sobre a minha família e a sociedade atual, e percebi que se em algum momento o homem necessita da ajuda de alguém ou se mostra alguma fraqueza isso é considerado humilhante, como por exemplo quando ele trabalha como dono de casa, ou como ele necessita de encontrar a companheira mais bonita, ou como a função de lidar com os sentimentos nunca é atribuída a ele dentro de uma família, ele sempre vive isolado e alheio ao sentimentos das outras pessoas. Isso faz com que sua companheira e seus filhos sofram por se sentirem negligênciados.
Poha eu amo vc leu, me dá um coração? Sério, seus vídeos são super bem trabalhados e produzidos, obrigado por trazer um belo conteúdo único que poucos mostram.
Obrigado, Leo. Chorei demais com o primeiro desse, amei entender melhor tudo isso com o segundo. Espero que tenham mais, inclusive mandei até pra colegas de trabalho. Vou tentar reunir meus pais e meu irmão para ver também, todos juntos, espero que consiga. Enfim, obrigado por isso.
Eu tenho uma tia avó que diz que meninas e meninos, quando crianças, não podem brincar junto. Eu sou a única menina jovem dentre 10 primos. Eu ficava sozinha por conta dessa tia. Quando conseguia sair de perto dela, ia jogar vídeo game, e quando ela via, me tirava de lá, por ser coisa de menino. Anos se passaram e achei que isso tinha acabado, sendo que hoje, meu melhor amigo é o meu primo, mas quando parei com o ballet, para montar à cavalo e realmente fazer algo que eu gosto, a pergunta que eu mais ouvi foi "Pq vc não faz algo mais Feminino, e deixa os cavalos para seu irmão?" Só queria que isso acabasse, ou melhor, nunca tivesse existido (Só um desabafo, desculpa o tamanho do texto)
eu tbm so assim, eu tenho mais amigos duque amigas, e eu tenho o mesmo gosto deles e ainda assim tem umas tias minhas q pensam q eu to fazendo tudo errado
Eu to segurando pra não chorar enquanto comento, não sei se é a minha semana que ta estranha ou se é só pq eu senti muito esse video, mas essa sua serie ta sendo muito boa. Obrigado léo. Só quero te dizer obrigado!
eu entendo a questao de "violencia psicologica" em casa. eu nunca fui agredida, mas fui desmotivada a continuar com capoeira e ter atitudes mais "femininas". entendo que tenho que manter a ordem do meu quarto, mas voce justificar com "isso parece um quarto de menino" nao é justificativa. ou quase surtar por um cachorro (que eu acredito que animais nao tem genero, portanto nao deveriamos impor condutas de generos para eles) vir usando um lacinho sao coisas pequenas mas se pode notar no dia a dia e isso que machuca
A masculinidade é necessária, ela faz parte do ser homem, entretanto, ela é reforçada de maneira equivocada por muita gente. Ela foi e continua a atuar desta maneira. Fui ensinado sobre patriarcado na infância como qualquer pessoa, entretanto, minha vida sempre foi restrita, introspectiva, tímida e mais individualista, nunca fui de ter muitos amigos e dou graças a Deus por isso, porque tenho certeza de que se eu tivesse muitos amigos, com certeza eu teria sofrido mais. Meu pai me ensinou o valor de ser homem, mas ele nunca foi escroto, machista e nem "patriarca demais", ele me ensinou no amor e na paciência. Minha relação com ele sempre foi boa, exceto na infância porque eu não gostava dele, mas aprendi a amar meu pai e a tê-lo como meu amigo e desde então vivemos muito bem, juntamente com minha mãe e irmã.
eu adorei o vídeo e teve muita coisa que eu me indentifiquei. Mas como alguém de 15 anos que não tem a menor ideia da própria indentidade, eu acho que o que mais falou comigo foi quando você falou da pressão dos amigos. Eu até hoje não perdi o BV em uma época que os meninos tão muito adiantados, e eu sou meio fora da curva em relação às padrão de beleza, gordinho, lábios carnudos e nariz achatado. Enfim, eu não sou e nunca fui o "homem ideal" e por conta dessa visão machista nojenta que o patriarcado tem que mulher é "prêmio" pra homem, e isso é vendido pra gente pela mídia, o bonzinho sempre terminar com o interesse amoroso, por exemplo. Por mais que eu não devesse me importar porque eu realmente não quero diretamente perder o BV ou ficar com alguém, fala direto(e isso é algo que eu tô me esforçando pra mudar e melhorar) com meu senso de valor próprio quando eu vejo a menina que eu gosto com o namorado dela, por exemplo; eu me sinto injustiçado, eu queria ter aquilo que eles têm e eu queria ter aquele carinho(eu não externo esse sentimento de jeito nenhum pra ela, não sei se eu deveria conversar sobre isso de maneira saudável, ela é minha melhor amiga, por sinal. Mas eu tenho muito medo, talvez não devesse ter, enfim..), e aí ao invés de entender que são os sentimentos dela e que isso tá 100% fora do meu controle porque ela é o próprio ser humano e que a culpa não é minha logo de cara como eu deveria, eu tenho que ficar me policiando porque aí eu relaciono o problema com tudo que a sociedade patriarcal diz que tá de errado comigo, o garoto é mais "macho" do que eu, ele tem barriga chapada. Isso me faz pensar que eu provavelmente não mereço ter um relacionamento ainda mesmo, porque qualquer coisa vira motivo pra eu ficar notando essas coisinhas que me fazem "menos homem" e não é nem por fazer "menos homem", já que eu não sei se sou homem de fato(porque o fato de eu ter pinto e ser homem é outra construção que eu não decidi), mas é mais porque se você é "menos homem" tendo pinto, você é "menos" no geral. Eu vivo pensando que talvez se eu fosse mais atraente padrão as pessoas talvez prestassem mais atenção em mim, se eu não fosse "eu". E eu odeio me sentir assim, e eu odeio sentir esse ciúme besta que só me leva a ficar com raiva de um menino que não merece raiva nenhuma e de mim mesmo também. Adoro seu conteúdo, me ajuda muito a me encontrar e a repensar minhas ideias sobre a minha indentidade como alguém dentro da bolha "masculina" da sociedade, se isso faz sentido kk. Muito obrigado pelo ótimo vídeo.
Leo, eu me vi dessa situação sei que sou uma mulher que talvez não entenda a condição de ser um homem. Sei que dói não quer ser aquilo que somos por dentro. Sim, fui muito reprimida quando criança, por gosta coisas mais masculina do que feminino não só eu tbm o minha irmã que hoje é meu irmão. Até. Hoje eu ódio a cor rosa e ódio ser diminuída pelo os outros. Mas muito obrigado Léo
Primeiramente, obrigado pelos vídeos, eu não sou muito bom em inglês, mas gostaria de ler o livro da Bell Hooks, seus vídeos tem sido incríveis e me ajudado bastante, mesmo que eu tenha sido criado pela minha mãe, com esse vídeo acabei percebendo que as vezes eu sou literalmente opressor com ele sem nem perceber. É claro, estou em busca de melhorar como pessoa para melhorar o mundo, com você e todo mundo. "Um dia de cada vez... Um passo de cada vez. Pra alcançar um objetivo."
Obs: Eu não sei se essa frase no final tem um alguma citação de um escritor ou algo do tipo, mas uma amiga minha sempre me disse isso e acabou ficando marcada na vida. Se alguém souber se existe um autor por favor me fale.
Engraçado, eu estive em todos esses "mundos" e eu não sabia. Eu escutava que azul quem usa é menino e quem usa rosa é menina. Eu falava para mim mesma, " bom , eu vou usar azul, e ninguém vai me impedir." Meus pais não se importaram, da minha 'ideia'. Bom eu tive bonecos CDZ, Power Rangers, os garotos do meu prédio gostavam de brincar comigo, pousei batia bafo, brincava de CDZ. Mas tinha garotos que quando brincávamos gostavam de incluir "coisas de menina" , tipo, minhas bonecas de Sailor Moon na história, mais, queriam ser essas personagens e eu não me importava. Hoje, minha filha tem bonecas Barbie e hotwheels. Ela brinca de cozinhar comida para mim e para o pai dela e brinca de ser super herói. Ela assiste my little Poney e assiste Blaze. O pai dela é super amoroso e gosta de se expressar e é super apoiador, demonstra sentimentos desde sempre. Bom, com tudo isso eu o tinha agradecido, por não ter se deixado influênciar e que espero, que minha filha tenha a mesma sorte que eu tive, em ter encontrado alguém como ele.
@@sonicgamer9808 Sim sim. A ciência explica muita coisa mesmo. Mas gosto de pensar, que todos seriam mais felizes, se tivessem essa liberdade. Não que o mundo estará em paz , mas.... Simplesmente todos seriam mais felizes, se não tivessem de se incomodar com o que outros pensariam das coisas. Eu me dava melhor com os meninos, por que eles gostavam de falar comigo. Alguns se sentiam melhor de conversar, desabafar coisas, assuntos íntimos, mesmo com os outros amigos perto. Só digo isso. Sim somos diferentes em fisiologia e tudo, porém.... Acho que não é ruim compreender o outro. Kkkk
Sou homem que viveu cresceu criado por duas mulheres, minha mãe é avó. Infelizmente elas foram criadas pelo ensinamento patriarcal aonde elas usavam a violência física com uma forma de me educar. Seu vídeo na realmente faz muito sentido como a influência herdado do homem ensinam as mulheres da forma educar é ama seus filhos.
assistindo pela segunda vez em 2021 pq esses vídeos são esclarecedores, didáticos e terapêuticos, sempre é bom reforça o poder do amor e a importância das emoções diante do patriarcado
Pelo que observei, o legado do patriarcado é dado pela mãe... Engraçado né?! Minha mãe, sogra, pacientes (sou da área da saúde).. sempre falam que é feio beber, falar palavrão.. mas isso vindo de uma mulher é muito pior... Afeee.
Mas as mulheres são tão vítimas nisso quanto os homens. Nós também aprendemos que essas coisas são erradas e que não devemos nos impur e tal, então fica difícil se questionar sobre isso quando apenas aceitam
Antes de chegar na metade do vídeo, eu me vi em prantos... e eu me vi em prantos ao me imaginar no clássico padrão de vida patriarcal que foi implantado na cabeça de garotas da minha idade, ou até mais novas que eu: case-se e seja mãe. Mas, eu não chorei por isso, eu chorei por imaginar o meu suposto "futuro filho" dizendo o que aconteceria se nossa "família" seguisse a doutrina patriarcal; dizendo que se fossemos adeptos ao patriarcado, eu não seria eu mesma, muito menos feliz; que o "meu marido" (também *pai* dele) não diria que o ama, porque foi ensinado desde a infância que se deve reprimir o que sente, e que ele não poderia ser um menino... Aaaa, minha mente é muito fértil, e, talvez, eu esteja entrando na TPM (isso é sério).
sabe leo, a primeira vez q vi esse vídeo eu achei fácil entender o patriarcado. Mas depois desse último ano eu entendi o q vc quis dizer sobre, entendi q eu ainda ñ havia me aprofundado e agora q começo a fazer isso, eu vejo como dói e quão decepcionado eu fico cmg mesmo, penso agora como eu puder fazer tão mal as pessoas a minha volta somente com palavras e algumas vezes atitudes. Espero q algum dia eu melhore e me torne um homem semelhante a ti. Eu tenho 19 e só depois dos 18 q comecei a notar como o patriarcado era ruim. Fico feliz em ver homens mais jovens do q eu já falando sobre isso, mostra q o mundo tá melhorando e q eles ñ vão cometer os mesmos erros q eu cometi. Um abraço sou seu fã
Eu perguntei para meu pai o que ele acha do patriarcado ele esqueceu o que é então parei de falar sobre isso com ele. Ele falou que tem que dar o comando para os mais novos ele não entendeu ;-;
Léo,eu estou criando um projeto para falar sobre masculinidade tóxica e vou passar um vídeo seu. MUITO OBRIGADO POR ESTAR FALANDO SOBRE ISSO❤❤❤❤❤. Você não tem noção de como tem me ajudado
O patriarcado é muito forte na minha família sendo que minha mãe sempre foi vista como a lider da casa por ser mais agressiva e ameaçadora , contudo meu padrasto tbm tem atitudes explosivas e em dia minha irmã queria sobre as atitudes dele e ele quis partir pra cima dela gritando e ate mesmo bater nela , o que não me deixou escolha além de reagir violentamente até que ele desidisse para com aquilo e ouvir lá. Foi então que depois de contestar aquelas atitudes ele baixo a guarda do mais forte e desabou em lágrimas e pós pra fora todo aquele sentimento reprimido que ele emgolia a quase 40anos e ai aos poucos agora ele está se curando do patriarcado . Ta bem lento mas tenho esperança que ele vai abrir os olhos um dia e quem sabe minha mãe não faça o mesmo .
Eu uso a palavra "viado" pra lidar com meninos (inclusive meus amigos às vezes) .Entendo q não seja uma ofensa eu sou consciente sobre as causas lgbts e a consequência da intolerância mesmo assim eu uso esse tipo de termo e depois me sinto mal pois sei que é uma falha da minha parte acontece q foi assim q me ensinaram a agir para ser mais "forte" porém tudo o q eu faço é reforçar cada vez mais o patriarcalismo
@@Carlos_mmaia oi tudo bem? No dia q eu vi esse vídeo pedi desculpas aos meus amigos conversamos sobre isso comecei a me policiar o seu comentário me fez perceber q hj em dia eu não uso mais essa palavra e os vídeos do Léo tbm me ajudaram a ver como eu contribuía pra construção de algo tão escroto
Melhor série de vídeos q eu estou acompanhando... Um exemplo q me deixa puto é q a minha Mãe é Machista, ja discuti com elas varias vezes e ela ri de mim e faz parecer besteira. Uma dessas vezes foi pq o pneu do carro dela rasgou na estrada, só tinha eu e meu irmão mais velho (que inclusive nós dois somos magros) juntos a ela, quando chegou o reboque ela soltou essa "2 homens e n prestam nem pra trocar um pneu, antes fossem mulheres pra pelo menos fofocar'' kkkkk é sério isso, na hora eu só olhei pra ela com cara de puto e apontou pra mim rindo e dizendo para o cara do reboque "ele fica bravo quando eu falo essas coisas" infelizmente eu ja tentei de tudo... Talvez quando eu tiver de bom humor eu mostre seus vídeos pra ela! :3
Talvez seja verdade tu não serve pra nada ... Não adianta achar que todo mundo deve passar um pano pra você ! Eu não passo pano nem pra mulheres modernas ".migtow"
Eu me vejo muito nesse vídeo de como minha família me tratava e me tratá, de como eu devia ou deveria querer me comportar Vendo seu vídeo me veio várias memorias de como eu homem fui violento ou como pessoas foram violentas tanto para me "colocar no caminho correto" e muitas vezes me calar ,e eu ser violento de volta ,criando sentimentos tão fracos e machistas que eu até hoje demonstro Mas estou mudar, agradeço principalmente pelos seus videos e seus puxões de orelha que cada vídeo me faz querer ser alguém melhor do que eu era
Leo gostaria de pedir q intrevistasse um homem trans pra falar sobre isso, pq na minha "passagem" eu queria me provar homem, demonstrar força, proteger minhas amigas, mas dps de um tempo descobri com elas q..MANO ELAS SABEM MT BEM SE CUIDAR eu éq precisava de ajuda delas na maior part do tempo :'D Sou um cara timido mas q ta começando a tacar um fodase em certas coisas e bem.. Qnd alguem me zuava, me humilhava as minhas amigas faltavam tacar um tijolo na cabeça do ser, ate pq, eu "era mt amorzin e precisava ser guardado num potin" kkkk XD Eu tbm ñ gostava mt q me tratassem como "fofo" "adoravel" pq isso remetia a caracteristicas femininas, mas hj em dia eu ñ ligo mt ate acho legal :3
Fico feliz em ver que posso me identificar é botar todos esses sentimentos pra fora, esse vídeo me fez pensar muito sobre mim é pessoas que eu conheço, com certeza vou doutrinar essa ideia..... obrigado por fala disso ótimo vídeo 🤗
O patriarcado não é uma doença ele é uma consequência histórica das relações de trabalho dos meios de produção e da forma de trazer sustento pras famílias, o feminismo só faz sentido após revolução industrial da evolução tecnológica, que modificou a organização sexual, o patriarcado nos termos que falei acima já não faz sentido hoje, excerto se você estiver em alguma religião patriarcal.
Mulheres trabalhavam na agricultura e homens trabalhavam na caça, mas ambos trabalhavam e tinham vida social, na época dos indígenas não havia casamento, sexo era livre e as crianças que nasciam eram criados pela comunidade! Tudo mudou com a PROPRIEDADE PRIVADA! Quando nasceu a necessidade de passar seu território para um herdeiro, e para ter certeza que o filho era seu os homens proibiram as mulheres de ter vida pública e estabeleceu trabalho não remunerado dentro do lar, assim nasceu toda essa baboseira de mulher ser mais doméstica 🙄
Sonic Gamer e dai que somos diferentes? Qual a necessidade de um grupo dominar o outro? Se somos todos seres humanos cada um com suas necessidades porque não sejamos apenas todos livres e vivemos apenas em uma sociedade igualitária?
@@lekosri o patriarcado é uma forma de organização social ben antiga, quando as pessoas viviam da "caça e coleta", ela ja existia de forma análoga, não apenas pelas formas de trazer sustento mas também proteção, não existia uma força de segurança externa, por isso o homem tinha uma posição de destaque na sociedade, pois além de trazer sustento, ainda tinha a função de proteger sua família, clã e etc.
POR FAVOR DE ATENÇÃO A ESSE COMENTARIO Por favor fale sobre a masculinidade de um homem que tem num filme de 2018 chamado busca POR FAVOR DE ATENÇÃO A ESSE COMENTARIO
@@mistersenku5832 É isso memo A filha de um cara sumiu ai ele vai a uma busca encansavel Ele usa a conta da filha que sumiu para investigar dia noite e madrugada Um pivete fafetão zuo falando que a menina estava com ele o pai dela foi lá no cinema que era onde o cafetão tava e quebro a mandibula dele na porrada kkkk
Seu canal é oficialmente um dos 5 obrigatórios do TH-cam atual. Você faz um serviço social e é um privilégio te acompanhar! Parabéns pela excelente série!
obrigado, Leonardo ❤️
@@alinemelo4738 Mimimidias, Nostalgia, Isac Ness e EntrePlanos
@@alinemelo4738 e se gostar de quadrinhos recomendo o Pipoca e Nanquim e o Comix Zone (ambos canais e editoras com obras excelentes).
Nada devia ser obrigatório. Isso só demonstra uma atitude ditatorial e fascista sua. Devíamos ser livres pra escolher o que quiséssemos e com certeza ver vídeos de gente aleatório não devia ser obrigatório. Quer fazer lavagem cerebral nas crianças?
@@ThanatosFury para de ser louco. Eu falei obrigatório no sentido de ser indispensável, por ser um conteúdo de qualidade, muito bem feito e enriquecedor. Me fala como que eu vou obrigar alguém a fazer alguma coisa A PARTIR DE UM COMENTÁRIO DO TH-cam??? Para de ficar dodói com coisa a toa. Na verdade, faz o que tu quiser, vc é livre
Leo, notei que nos seus vídeos mais antigos os comentários eram predominantemente femininos, agora nesse vídeo vejo a maioria dos comentários partindo de homens, isso é muito importante! Vejo que assuntos carregados de sensibilidade agr tb tão atraíndo os homens.. Além disso, as mulheres já falam sobre o patriarcado e o machismo há um tempo, mas até então eu não tinha visto esses temas chegarem aos homens. Você tá trazendo um grande avanço, muito importante tanto para o feminismo quanto para os próprios homens. Fico feliz de verdade ao ver a luta contra essas estruturas tão opressoras chegando à tanta gente!
percebi essa mudança tb, isabelle ❤️ mto feliz com isso
@Caustic The Bot cara, caí aqui e adimito, que lixo... lutar contra o patriarcado? Estruturas opressoras? Que absurdo, um bando de homens frouxos, sinto pena
É por causa da própria comunidade "feminista" que esse tipo de "movimento" não vai para a frente! O vídeo do Léo foi interessante e bem informativo; mas vocês feministas que adoram generalizar o homem, tem o discurso que homens são violentos e machistas sendo que é mentira. Temos que olhar para a nossa humanidade e não para o gênero, se o patriarcado é um "sistema de criação" mais comum não é culpa do homem (Estou falando de um ser com um pinto e um saco).
Ps: "Homens frouxos" vejo que você está bem mais pra "mulher do patriarcado".
Você não quer que pessoas assistam os vídeos dele? Ok!
eu tô pensando seriamente em passar esse vídeo na minha sala de aula, já que o tema bimestral é sobre violência e muitas vezes as pessoas negligenciam a raiz da violência. Se eu conseguir passar o vídeo, vou ficar muito feliz
eu ficaria honrado ❤️ (se exibir me manda uma fotinho pelo instagram, me sinto tão feliz vendo coisas assim ❤️)
@@LeoHwan eu vou tentar, espero que dê certinho ~e se conseguir, mando no insta sim kk
@@mistersenku5832 Ô anjo, chega aqui, deixa eu te perguntar umas coisas. Você vai apanhar apenas por ser homem? Vai ganhar menos apenas por ser homem? Vai ter menos oportunidades na vida por ser homem? Não né? Então fica quietinho. Primeiro aprende a escrever antes de vim debater sobre algo que não sabe.
@@mistersenku5832 Benzinho, a mulher foi espancada pelo marido por ser do "sexo frágil e inferior", a lei não impede que o chefes abusem de seu poder e dêem menos dinheiro para mulheres, são constantemente tachadas de incapazes de carregar cargos altos pelo simples fato de se identificar com o gênero feminino. A vivência de uma pessoa não é a vivência do coletivo, para cada uma acusação falsa de estupro, outras dez são reais. E de acordo com as estatísticas, provavelmente uma mulher está sendo abusada nesse exato momento. Você não pode opinar sobre o sofrimento de um grupo do qual você não faz parte. Você não está vivendo a vida da mulher que trabalha o mesmo que um homem e ganha menos, muito mesmo a que teve seu corpo invadido e abusado sem sua autorização. Então, não, você não tem lugar de fala e nem sabe do que tá falando.
Coitados dos seus colegas de turma.
Melhor canal faz a gente pensar muito bem, e se transformar numa pessoa melhor para si e para o mundo
E mesmo
Se quiser conversa , meu whatspan : (64) 996677851 , por que eu quero muda e ainda não sei demostrar meua sentimentos ( isso e para qualquer um que diver lendo o comentário )
Eu sou um homem gay e sobre o Patriarcado uma lembrança muito grande que carrego comigo vem da infância. Lembro que sempre me dei melhor com as mulheres e todas as minhas amizades eram com meninas, eu sabia que aquilo não era bem visto e por isso por anos nunca levei ninguém na minha casa porque eu sabia que se levasse alguma menina seria repreendido ou já pensariam que era uma "namoradinha" .. Nessa época uma vez meu pai foi me buscar de carro na escola e ele me viu brincando com um grupo de meninas apenas. Quando entrei no carro ele gritou muito comigo e lembro de chegar em casa e minha mãe concordar em como aquilo era errado e que eu tinha que brincar apenas com os meninos, aquilo partiu meu coração na época. Mas depois que eu me assumi isso mudou kk Para a família após me assumir gay é mais aceitável eu ter características "femininas" agora, imagino que se eu fosse hetero ouviria muito mais coisas
no capitulo 5 ela fala mais sobre homens gays.
ahh, obrigado por dividir sua experiência ❤️
VINIONX isso tb eh triste q como vc falou, se vc fosse hétero mas mesmo assim tivesse mais amizades com meninas do q meninos vc ainda sim seria repreendido
Isso aconteceu c um amigo meu, foi meio tenso
Claro, homem não tem relação de amizade com mulher, para que nós teríamos?
@@mmdc2048 que ?
Cara, eu sou mulher e ver esse vídeo mexeu com tantas feridas de infância minhas, mas também ajudou a cicatrizar elas um pouquinho. Muito obrigada Leo.
@@mistersenku5832 você tá falando sério?
@Hi. hi aqui minha parceira:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
Acho que esse foi um ponto final, para um ré começo do mundo...
.
.
.
Tô com uma leve vontade de chorar, mas tudo bem e novamente, obrigado Leo você realmente me ajuda a me tornar alguem melhor e com certeza vou passar isso para frente...
@@mistersenku5832 ver homens lutando pelas mulheres é incrível, não no sentido de defendendo elas e sim apoiando. :)
@@mistersenku5832 "Mulheres têm mais direitos que os homens" Fonte: Fatos Desconhecidos
@@ricky4477 site de informação seu ignorante pode ler sobre o atigo de lei e vejam. Edt:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
@@ricky4477 não isso é a vdd seu animal, sendo que ela nem tem a obrigação de ir para a guerra, se aposenta mais cedo, e elas já tem o voto sem obrigação de participar do exército.
@@O.D4nn mas é fato mano os homens se ferra d+ tendo que se aposenta mais tarde, sendo obrigatório participar de guerra caso seja convocado além de ter que dá a vida pra salvar uma mulher caso ela esteja em perigo etc
Esse vídeo me fez rever todos os momentos da minha infância convivendo com meu pai e meu irmão. O jeito que meu pai demonstrava mais carinho comigo e mais rigidez com meu irmão. O como ele não queria que meu irmão tivesse atitudes parecidas com as da minha mãe, por que meu pai como o "provedor" nunca estava em casa e minha mãe cuidava de mim e do meu irmão que depois de um tempo começou a imita-la de um jeito muito simples e natural querendo cuidar de mim.
Me fez lembrar de um dia na casa da minha vó meus pais tinham chegado de algum lugar e eu estava feliz por que meu irmão tinha arrumado meu cabelo e falei empolgada para a minha mãe, que me chamou de canto e disse bem claramente : "Não conta isso pro seu pai".
De como meu pai colocou meu irmão no futebol para ele ficar igualzinho a ele : "um homem de verdade".
Em como eu tinha que ser sensível, não falar palavrões, brincar de bonecas e meu irmão explodia sua agressividade de todas as maneiras, de todas as maneiras que meu pai passou pra ele.
Muito obrigado por esse vídeo Leo ❤ obrigado por fazer parte de uma coisa tão grande assim, obrigado por me fazer rever toda a minha convivência com meus familiares novamente. Eram coisas que eu já via mas de tão normalizadas não me assustavam tanto, agora eu vejo o quanto todos nós devemos além de nos desconstruir entender como toda a sociedade está construída.
É bom ter a oportunidade de crescer assistindo vídeos de pessoas desconstruindo os problemas da sociedade que a maioria ignora
Obrigado Leo, tu me faz querer ser sempre melhor
@@mistersenku5832 Tem alguma estatística pra comprovar isso? Ou é só teu achismo? Tu ficou frustado demais pra refletir sobre o que assistiu aqui e por isso tem que espalhar ódio em todos os comentários?
@@ricky4477 sim em site de homicídio mostrando a estatística
Sonic dos Gamer1BR ??
@@ricky4477 basta você fazer uma pesquisa que vai estar mostrando que o homicídio feito por parceiro é maior contra os homens ( no caso mulher mata o homem)
@@sonicgamer9808 Manda o link aí mostrando isso.
Tanto esse vídeo quanto o outro reforçam que todo o ensino que eu tive sobre masculinidade foi errado! E eu compreendo isso, tanto que eu nunca fui um exemplo de masculinidade tóxica por ter muito acesso a midias que reforçam a masculinidade gentil e uma conexão muito forte com a minha irmã que mesmo sendo mais velha, passou pelas mesmas coisas que eu e nós fomos forçados a crescermos apoiando um a outro para não cedermos ao patriarcado!
(Obrigado Léo pelos vídeos pois estão me ajudando bastante a amadurecer e a mudar esses conceitos dentro de mim! O fato de eu ainda ter 14 anos ajuda pois não fui "infectado" totalmente pelo patriarcado)!
O vídeo tava fluindo suave pra mim, até chegar no trecho perto do final sobre o namorado da Bell Hooks. Eu, como todo homem que cresceu em uma sociedade patriarcal, fui muito ferido por ela e enfrento até hoje dificuldades para ser aceito. Isso cria uma angústia muito forte em mim às vezes, principalmente pelo fato de ainda ser virgem aos 23 anos. Já passou pela minha cabeça diversas vezes (assim como já ouvi de muita gente) que deveria adotar uma postura mais próxima do que se espera de um homem, mas eu simplesmente não consigo me identificar com essa noção. Não me permito fingir. Mas é dolorido ainda assim, acho escolhi um caminho bem solitário, ainda mais por ser um homem negro, com problemas de autoestima com relação ao corpo. Sinto que tenho tudo contra mim, e que ninguém estaria disposto a se interessar de fato por quem sou. Claro, cometo erros e me deixo levar por coisas que não condizem minimamente com o que acredito pra ser aceito, mas sempre me arrependo e fico mal quando isso acontece. Tiro força pra continuar firme e forte sendo quem sou dos meus amigos, que são até bem parecidos comigo nesse sentido (e claro me informando sobre isso e refletindo sobre os comportamentos que nos ferem tanto), e espero um dia receber o tanto de amor que tenho pra dar sem medo de ser 100% autêntico.
Moço você é lindo, o patriarcado é tão tóxico que tenta te convencer que é o oposto disso, sabe o quão precioso é uma pessoa com essa postura e empatia? Não deixe a sociedade corromper sua inteligência emocional.
Deve se sentir pleno, pois não é sinal de saúde ser aceito em uma sociedade completamente doente, cheia de desigualdade.
@@lorenamoura5057 Obrigado pelas palavras, moça. Eu tô realmente emocionado e lisonjeado pelo que disse. Pessoas como você e o Leo, (e espero, eu também) fazemos resistência a essa sociedade doente e violenta. É bom acreditar que a gente pode fazer diferença, mesmo que só um pouquinho.
o amor chega para todos, continue se esforçando!
Oi Glauber eu já me senti tendo escolhido o caminho da solidão, mas sabe, quando nós escolhemos ser "outra pessoa", nós acabamos ficando longe de nós mesmos. Eu acho que você pode gostar desses podcasts aqui tb: ladonegrodaforca.podbean.com/e/lado-negro-48-masculinidades/
se você curte cultura pop e o conteudo nesse canal. Aliás, se você achar ruim esses podcasts eu gostaria de ler sua critica
Acho que seu vídeos deviam passar nas escolas
minha professora disse que irá usar os vídeos dele
@@PauloSergio2015 vou fala pra minha usar também
@@rayaneemanuelly9255 fala siiiim !!
Concordo
@@PauloSergio2015 Vou falar para o meu professor
"eles tinham uma certeza quando criança" quase chorei nessa parte
Acabei de assistir o vídeo inteiro. Estou muito emocionada! Nunca tinha comentado em nenhum de seus vídeos. Muito obrigada por falar sobre esse assunto, Leo! Sempre senti muita vergonha de ser mulher pq sempre fui colocada um patamar abaixo dos homens que conheço e ultimamente tenho me sentido em crise com a forma que sou vista como mulher. Irei pesquisar todas as fontes. Amo seu trabalho!
Eu nasci com TDAH, e isso é a melhor parte da minha vida
Essa doença me faz pensar, e pensar muito, o que me faz diferente dos demais, isso me fez ser isolado, o que abre motivo para o bullying. Mas com os pensamentos e a falta de pessoas na minha vida, eu pude "escapar" de muita coisa, de muita masculinidade tóxica, de armadilhas do patriarcado, e me deu chance para me tornar algo que eu não deveria segundo o plano de sociedade atual.
Hoje, eu sou um homem de verdade segundo os meus conceitos: Eu não preciso comprovar nem para mim nem para os outros que eu sou homem de verdade, mesmo sendo Bisexual (Quase pan), eu não tenho vergonha de aparentar feminilidade, nem de expor certas coisas, não tenho vergonha de abraçar ou simplesmente tocar outros homens.
Eu sou empático, muito empático, e analista, isso me fez ser conhecido como psicólogo sem licença, porque eu paro para ouvir, faço perguntas para chegar mais fundo na pessoa, me aproximo o máximo, e só aí eu começo a falar, e o que eu falo é capaz de mudar vidas, e também salva-las.
Eu amo teatro, mas como não estou fazendo isso agora, eu aplico minhas habilidades de teatro em RPG, e no RPG eu uso personagens predominantemente femininos, não tenho a menor vergonha nisso, eu me dou muito bem com esse tipo de personagem, porque eu criei uma habilidade muito poderosa para pegar algo da minha personalidade e colocar nos personagens, intensificar e deixar mais expressivo.
Eu vejo potencial nas pessoas, mesmo que elas não saibam. Eu enxergo coisas nas pessoas, nas suas expressões, e uso isso para me aproximar, desenterrar problemas e ajudar da melhor maneira que eu possa, isso me desgasta, me faz mal as vezes de tanta coisa podre, mas eu aguento apenas para poder ajudar alguém.
Eu já estou "vivendo certo" fora de quase tudo aquilo que está nos seus vídeos, mas me impressiona descobrir que eu sou muito melhor do que pareço.
Obrigado por abrir meus olhos para algo que eu nem sabia que tinha😄🥰🥰
obrigado por compartilhar Lucas :)
@@LeoHwan Vai acabar virando tema para um vídeo? Eu assisti os vídeos de empatia, de representatividade, mas eu não me sinto representado, não me sinto próximo ao personagem, eu entendo e sinto a importância dela, mas eu não vi nada que me faça sentir representado, não encontro nada que seja tão diverso, complicado e vasto quanto a história mais curta na minha cabeça.
Mas você, que tem mais conhecimento sobre filmes e afins, pode encontar obras tão importantes, que tem muitos conceitos e que tenha a capacidade de fazer a representatividade chegar a muito mais além.....e talvez chegue a mim.
Me sinto ofendido por causa que masculinidade é atribuido a comportamentos ruins, e feminilidade a comportamentos bons. Me sinto como se estivessem empondo que mulher é superior ao homem, e isso não faz sentido na minha cabeça.
@@codreanubased7114 Você não viu o lado oculto da coisa.
Para mim, existe a masculinidade tóxica, existe a masculinidade "mais tranquila", mas que não percebe que também é tóxica nós menores atos.
Com tudo isso, eu tenho a MINHA masculinidade, eu chamo ela de "macho de verdade". Eu não preciso provar para ninguém que sou macho, eu não tenho vergonha de conversar mais abertamente sobre tudo, não tenho vergonha de tocar ou abraçar ninguém, respeito todos igualmente e tento respeitar ao máximo até aqueles que eu não gosto (Mesmo sendo difícil).
Ao meu ver, você entendeu a situação, agora falta entender como todos aqueles conceitos que o caro Leo Hwan, entram na sua vida e movem suas atitudes, entender como te afeta é o primeiro passo para mudar, depois você leva ao pensamento, conversa sobre isso com alguém, melhora as ideias e começa a mudar a sua vida de dentro para fora. Se tornado nesse processo, um homem de verdade não tóxico, empático, que é capaz de dar afeto e se aproximar verdadeiramente das pessoas que estão ao seu redor, as amigos íntimos. Assim você também pode ajudar elas com a vida delas também, e de um em um o mundo todo vai mudar
@@mistersenku5832 sim
Faz um vídeo comentando sobre os comentários desse vídeo. Por favor
Quando eu era criança, vesti uma camisola da minha prima, tava eu e minha irmã e uma amiga dela, a gente riu e se divertiu muito, minha mãe entrou no quarto e viu a gente, ela brigou comigo, disse pra eu nunca mais fazer isso, que se mais alguém soubesse disso seria humilhante pra mim, ver essas histórias é cutucar essa ferida bem forte, amo minha mãe e meu pai apesar de tudo, mas isso definitivamente foi a construção do patriarcado que você falou, por anos eu vi isso como "normal", apesar de que claramente contribuiu pra eu reprimir minha sexualidade por um bom tempo, obrigado Leo por esses vídeos extremamente necessários atualmente.
@@mistersenku5832 Isso não é "ideologia", é identidade. Além do mais, vestir uma roupa "de mulher" não te torna menos homem, tira essa ideia da sua cabeça porque senão você vai estar cometendo os mesmos erros que foram falados nesse vídeo.
Mas o mundo é muito hipócrita mesmo, vcs falam q devemos ter liberdade de escolha, porém restringe a pessoa até ela ter q escolher oq vcs querem. Liberdade? Isto nunca existiu.
@@raulymyamada2855 Como você pode ver, a única coisa que tá restringindo os outros aqui é o patriarcado e o machismo que nele existe. Se você faz algo que não condiz com o seu *papel de gênero* na sociedade, então você é tratado como aberração, um anormal. No patriarcado, a liberdade realmente nunca existiu.
@@ricky4477 na vdd, meu ponto é que liberdade nunca existiu, existe a falsa impressão de liberdade
@@mistersenku5832 n é ideologia, é a vdd. Acreditar em um falso Deus é ideologia
Serio cara, eu te adimiro pra caralho, teus pensamentos ajudam a organizar os meus sobre o mundo em que nos vivemos, pois eu tenho dificuldade para decidir oq eu penso, oq eu sinto e vc ta me ajudando de mais. Você é incrível agradeço, e eu sei que se vc continuar assim vai se tornar uma pessoa ainda mais empatica e maravilhosa.
Faz um vídeo sobre o começo e o fim da amizade usando exemplos de toy story 4 pfv , a qualidade do vídeo Boa como sempre
Vai ser muito bom,o Do Steven Universo me ajudou a entender mais ainda algo que já entendia dei espaço pra uma pessoa mas eu acho que acabou ;-; eu vou chorar leo T-T
@@fuzyhq9352 po, vc pega conselho de relacionamento em vídeo sobre steven universo ???!!
Eu tb jjkkakjakjakja
@@rumimirx_x3792 Cara, aprendizado não importa de onde venha,quanto mais melhor viva o conhecimento,a art principalmente os desenhos animados são os que mais nos ensinam e nos tornam uma pessoa melhor,eles são um dos maiores expoentes na formação de uma pessoa.
@@fuzyhq9352 ok
Eu lembro de uma vez que eu tava com um amigo da escola que eu avia encontrado ele na praia por coincidência, a gente tava no mar e eu tive a brilhante ideia de ir pro fundo, ele ficou com medo mas depois de um tempo ele concordou, mas nós dois quase nos afogamos, pois quando eu e ele resolvermos mergulhar veio uma onda muito forte, por sorte a gente conseguiu se salvar, eu não tava chorando, só muito assustada sabe? Mas ele chorou muito, então eu e ele fomos pra onde o pai dele tava, e o pai dele brigou com ele, dizendo que chorar e coisa de mulher, que nem eu que sou menina tava chorando, na época eu achava isso normal, mas hoje em dia tenho nojo do pai dele, nós dois somos amigos até hoje, faz 5 anos que isso aconteceu, e o pai dele não mudou nada, vive dizendo que eu e ele namoramos, mas eu já tenho um namorado! E ele sabe disso, mas ele não aceita que o filho dele seja amigo de meninas(eu não sou a única melhor amiga menina dele) ele é inscrito no seu canal, e assiste a todos os seus vídeos, graças a Deus ele pensa totalmente diferente do pai ^ ^ ele até tentou mostrar um dos seus vídeos pro pai dele mas ele vive dizendo que isso é frescura, EU SINTO ÓDIO POR ESSE SER HUMANO!!!
Essa série está SENSACIONAL!
Compartilhando em todos os lugares possíveis! ❤❤❤
Quando eu era criança, muito pequena, um dia eu vi um comercial da Barbie e dali em diante passava dia e noite pedindo pra minha mãe me dar uma e um belo dia ela me deu, foi uma felicidade etérea que eu tive no momento, andava com ela pra cima e pra baixo e por incrível que pareça não dava a mínima para os meninos que me zombavam ou quem quer que fosse. Mas tinha um problema: antes de comprar a boneca minha mãe me fez prometer brincar com os outros brinquedos, brinquedos de menino, que eu já tinha e eu disse que tudo bem, mas eu não cumpri essa promessa e um dia, quando um caminhão estava passando na minha rua ela jogou a boneca com mira certeira onde a roda iria passar, não preciso nem dizer oque aconteceu depois...
Eu sei que depois dessa cena traumática apenas muitos anos depois, eu com 10 anos na época, consegui ganhar meu primeiro boneco de uma linha de bonecas, o InsiBilly de Monster High, nunca vou me esquecer, porque não demorou muito pra vir a minha primeira boneca novamente...
Foi um período horrível esse de "espera", mas foi a minha persistência em ter bonecas novamente que fez com que eu tivesse forças para criar uma redoma contra a masculinidade que me assolava (que incrivelmente vinha mais das mulheres da minha família, mais da minha mãe do que do meu pai) e tive forças para manter minha essência naturalmente mais "feminina" do que "masculina", e eu posso dizer que ter tido forças para mantê-la é a coisa que mais me orgulha até hoje. Eu fico mais feliz porque minha mãe, a "monstra" pra mim nessa história é a minha salvadora também, já que ela evoluiu junto comigo ao longo dos anos e hoje em dia ela não dissemina mais esses preconceitos que fazia antigamente.
Quero muito poder criar meus futuros filhos de uma forma saudável... Livre dessas repressões... Mas infelizmente elx não vai viver apenas comigo... E vai um dia sentir a repressão da sociedade quando eu estiver longe... E sinto muito medo por um dia.... Minha criança sofrer por padrões empostos por outras famílias q ainda seguem essa construção tóxica...
Tô adorando suas epifanias a partir do encontro com a Bell.😍
Cara eu gosto tipo MUITO do teu canal sinceramente as vezes alguns assuntos vc consegue falar de uma realidade e sentimentos tão profundos que muitas vezes nos nem expressamos ou questionamos que quando vc ta destrinchando ele chega a doer no peito ...
❤️
Cara, eu me indentifico muito com essas coisas mano. Eu entrei numa depressao por causa disso mas eu tive um apoio de uma garota que sempre esteve me ajudando. Seus vídeos me fazer refletir muito pensar e repensar... Seu conteudo é incrivel.
Seus vídeos me emocionam sempre, cresci com vários traumas devido esse regime nunca consegui demonstrar amor por ninguém, mas dentro de mim eu choro até hoje.
Na minha família, apesar de ainda muito presente os reflexos do machismo e do patriarcado, tem algumas exceções, digamos assim, algumas coisas que o pessoal vê e tipo nem liga. E isso é legal, porque a gente vê que alguma coisa ou outra conseguiu escapar desse mal e que aos poucos as coisas estão mudando. Mas ainda tem muito chão. Tipo, ao mesmo tempo que quando vem meninos pequenos em casa e eles se interessam em brincar com uma casinha de bonequinha guaxinim e os adultos olham para aquilo e não ligam e não dizem que é "coisa de menina" e acham até bonitinho eles estarem quietinhos, concentrados, tenho um tio que tem 4 filhos, todos homens, meninos, que não pode pegar nenhum dos filhos vendo um desenho considerado "para meninas" que já dá o deboche da repressão para cima deles dizendo "que é isso, tá vendo desenho de menininha?" e isso é triste demais! Até a minha avó que tem essas paradas incrustadas nela não liga para ver meninos brincando com casinha de boneca e o meu tio vai lá dar piti por causa de desenho. 🤦🏻♀️
@@mistersenku5832 Também acho que ele usou a definição errada, porém, onde que as mulheres já estão cheias de direitos acima dos homens? Você viu mesmo o vídeo do Leo ou ficou dormindo? A experiência da Bell é a mesma que milhares de mulheres tem no mundo todo em relação ao patriarcado, muitas não tiveram nem a oportunidade de se expressar sobre isso justamente por causa desse patriarcado no meio onde ela vive, seja por medo ou por causa da cultura local
Ridículo né
@@mistersenku5832 Sexismo é sexualização da mulher, como é o que acontece com desenhos feitos por homens para homens, onde há personagens femininas com roupas extremamente curtas apenas para satisfação do homem. Machismo é a supervalorização do masculino patriarcal em detrimento do feminino e de características "menos masculinas" (como é o caso do relato da Diná, onde um homem repulsa ações que não condizem com o padrão de masculinidade do patriarcal), uma crença onde homens são superiores às mulheres. Você não só não tem o mínimo de entendimento sobre o que tá falando, como também tirou uma ideia da sua cabeça sem fundamento nenhum, apoiado no seu simples achismo.
Que tio BBK eu tenho um tio que vc olha pra ele e fala ele é o machão mas aí vc conhece ele melhor e minha prima é vegetariana e ele nunca desmotivou ela nisso é se todos os tios fossem desse jeito igual ele.
Em compensação da parte da família dele que é gaúcha eu vi o contrário.
@@pamela8359 sim então acabou pós e fato
Edt:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
Legal.
Eu adoro esses videos, principalmente aqueles em que voce analisa os sentimentos dos personagens de anime.
Tem como fazer uma analise sobre FMA ou Digimon?
Um dia eu tinha 8 anos, eu tava indo na praia com meu amigo da msm idade, os meus pais e os pais dele, eu estava levando minha cadeira e ele estava levando a dele. Der repente a mãe dele parou de andar e disse: "Leva a cadeira dela, Fulano, seja um cavalheiro"
A mãe dele tirou minha cadeira de praia das minhas mãos e deu pra ele, ele carregava duas cadeiras e eu carregava nenhuma, ele aceitou de cabeça baixa e eu nunca me senti tão humilhada em toda a minha vida, eu queria pegar a minha cadeira tacar na cara dela e sair correndo. Me senti humilhada, desprezada, me senti um lixo, me senti fraca e inferior. Espero nunca passar por essa merda denovo, ja se passou tantos anos e me lembro perfeitamente desse momento como um pesadelo que eu não consigo mais esquecer. Odeio quando alguem tenta fazer algo por mim ou tentar me ajudar como se eu fosse fraca... POR ISSO ME INDENTIFICO TANTO COM O BAKUGOU ;-; ele também nunca se esqueceu do momento em que ele se sentiu assim como eu, só que com relação ao Deku...
Ah vai toma no cu
O Bakugou é um idiota babaca de mais alto nível, ele não se sentiu fraco em porra de momento nenhum
O que ele sentiu foi orgulho ferido, pq o deku era visto por ele como algo fraco, inferior, e ver que o deku podia fazer algo tão bom ou melhor que ele o deixou puto pq ele não quer aceitar que ele não é o centro do universo e nem o ser mais incrível de todos
Como ele mesmo disse "não existe ninguém mais incrível do que eu" e foi esse ego do tamanho do planeta que foi pisado quando ele foi reprovado por causa da sua arrogância e prepotência no exame de heróis, mas óbvio q ele não enxerga a própria culpa por ter falhado, prefere ficar jogando tudo nas costas do Deku como se ele tivesse a obrigação de estar sempre na sombra dele
Nessa situação o Bakugou ta muito mais para um homem q gosta do patriarcado e não quer ver q uma mulher é tão capaz do q ele, do q o oposto disso
obrigado por compartilhar seu sentimentos ❤️
kkk voce escreve tão engraçado "eu queria pegar a minha cadeira tacar na cara dela e sair correndo"... entendi a situação, deve ser estranho pra caralho, o garoto deve ter se sentido um bosta escravizado tb pq...esse cavalheirismo...nao faz sentido. O que é um Bakugou?
@@gabymangapera O terceiro parágrafo tá certo, por isso que eu me indentifico com ele e... Você por acaso assistiu o episódio 23 da terceira temporada? O CARA VAI LA E LITERALMENTE FALA: "Ei... Eu sou fraco também... Você sabe..." e "E eu não consegui porque eu sou fraco! ;-;"
@@gabymangapera Cara...... Ele falou "não existe ninguem mais incrivel do que eu LÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ no pasado quando ele tinha 5 anos.... CINCO ANOS. e o anime se passa no período de evolução dele, o que eu acho incrível, porque eu pude acompanhar a mudança dele e como ele realmente mudou de pensamento conforme foram passando os episódios... No primeiro episódio ele era um Bully que se achava o tal e achava que ia conquistar o mundo sem nenhuma dificuldade... Já no quinto episódio ele percebe que ele não é tão bom quanto ele pensou e o quanto todo mundo falava... E dai pra frente ele só evolui mais e mais...
Merece tá no em Alta no TH-cam
@@mistersenku5832 ?
@@mistersenku5832 lixo
@@otakuviciado91 por que ele não acredita na merda que vc acredita kskskskks
Gado+ vc, e ver que nunca falo isso com ninguém. Vejam:www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/ideias/homens-tambem-sao-vitimas-de-violencia-domestica-e-nao-ha-lei-para-protege-los/amp/
@@portugarg1031 ele tem razão
@@otakuviciado91 lixo? Só porque não acredita na suas falácias?
Quando eu vejo seus vídeos falando desse assunto, meu coração parece afundar no peito de forma que não consigo explicar.
Gostei, está me fazendo me ligar mais para o meus sentimentos.
Mesmo sendo menina consigo entender. tão bem.
❤️
Nosssaaaa q raiva
Esse video é maravilhoso
Pois ja fui muito "machucado"
Pelo patriarcado e esse video me alivia e me deixa mais tranquilo quanto a quem eu sou !
Seja vc mesmo😄
Seu trabalho é incrível, Leo. Tem um vídeo do Meteoro Brasil que fala sobre algumas sociedades matriarcais e como elas são mais eficientes e saudáveis para quem vive nela, talvez você possa usar ele para mais algum episódio dessa série incrível.
Me identifico muito com o vídeo principalmente com a parte da violência psicológica, porque nunca encostaram um dedo em mim porque eu estava fazendo "coisas de meninos". Na verdade, aqui em casa eu sempre fui muitio estimulada a brincar com o que eu quisesse, passando por barbie indo até blocos de montar e dinossauros. Mas essa liberdade sempre foi muito seletiva e só ando percebendo isso agora com seus vídeos: por um lado eu podia brincar de cientista/dinossauros, mas por outro não podia ganhar uma pista do Hot Weels porque é de menino. Exemplo pequeno, mas ele foi o ponto de partida pra reflexões maiores e tá sendo estranho perceber que, mesmo eu achando meus pais bem tranquilos com várias coisas, eles ainda estão sob influência da sociedade patriarcal, eu só não tinha notado a dimensão disso ainda. Seus vídeos proporcionam um autoconhecimento e reflexão incríveis que, mesmo dolorosos às vezes, são muito necessários. Obrigada, Leo.
Desde pequeno, eu fui incentivado a ser fisicamente forte, mas nunca cheguei a atingir as expectativas. Agora, com 17 anos, eu percebi que talvez devesse começar a cultivar outro tipo de força. Obrigado por se dedicar a tornar a sociedade melhor, Leo.
E agora
@@luccaskingo Permaneço do mesmo jeito (mas tô pensando em começar academia hehe)
Existe uma gratidão rodeando todos nós agora por neste momento, finalmente, estarmos falando sobre isso.
Eu amo essa série. Agora entendo que faz sentido admitir que algumas das minhas ações e visões são bastante machistas e patriarcais, e que elas causam muito dano pra mim e pras pessoas que convivem comigo.
Eu vejo muito claramente agora como é danoso a forma como meu pai me trata, ele sempre quer que eu aja como homem, e por causa disso tenho medo até hoje de me expressar emocionalmente e criativamente, sendo que pelo menos em relação e minha expressão de identidade e criatividade meus amigos em geral são muito acolhedores.
Mas com o tempo eu acho que consigo melhorar, esse é provavelmente o canal que mais me ensinou sobre a vida e sobre mim mesmo, eu sou muito grato. To tentando achar alguém com quem conversar sobre isso mas é difícil.
Concordo mano agora nós vamos não tem que ir pra guerra e sim as mulheres, e nem trabalha nos trabalhos mais perigoso do mundo e também se aposenta mais cedo
Nossa muito Boa sua explicação. Eu não tinha ideia de que o patriarcado é assim. Como vc falou fomos criados dessa forma e pra mim sempre foi natural. Bom ter outra concepção e começar a expandir a consciência. Vc está de parabéns!
Tenho tantos pensamentos e atitudes conflitantes dentro de mim que nem consigo escrever com precisão aqui, é extremamente difícil dizer exatamente como me sinto.
te entendo, Bruno, respire fundo, e concentra em uma coisa de cada vez :)
@@LeoHwan homem, hetero, branco, vitima da sociedade.😔
O problema é que ninguém nunca nós ensinou a falar sobre sentimentos antes, por isso é tão difícil.
Não consigo imaginar uma forma melhor para contra-argumentar isso, e logo, quando, não se há nenhuma forma lógica de argumento, isso torna mais ainda esse raciocínio verdadeiro e certeiro. Fico muito feliz, como homem, cisgênero, hétero, existir alguém com as mesmas características e que possa pensar igual. Você é um espetáculo de pessoa, espero que consiga fazer suas mensagens alcançarem o mundo, porque certamente, você é diferenciado como ser humano!
A edição dos seus vídeos é perfeita, e o conteúdo, super necessário!
❤️
Eu chorei com esse vídeo por que doeu muito oque vc falou mas não de uma forma ruim e sim boa por que dói quando vc finalmente abre seus olhos e vê as verdades escondidas eu sou mulher e sofri muito abuso/violência emocial e psicóloga do meu pai tipos de violência que vinham com desculpas do tipo"é para o seu bem" " eu sou o provedor só quero te proteger " e doeu aceitar isso por que querendo ou não é uma pessoa que vc ama muito e se recusa a aceitar, e nesse momento eu precisava muito ouvir isso obrigada por td ❤️❤️
Vale lembrar, que no caso de dominância e violência psicológica, mulheres também fazem isso, visto que a sociedade patriarcal atinge ambos.
mulheres fazem isso mas não por poder na sociedade e sim em uma relação
Só sei que esse vídeo me fez chorar do começo ao fim. Só de pensar que passei por diversas dessas coisas na infância e ainda passo, me faz querer agir diferente da maneira como a minha família me trata, amei o vídeo, está de parabéns leo
Não sei se já contei isso aqui... Mas minha mãe era diretora de uma pré escola (EMEI) municipal e na hora das brincadeiras, haviam crianças (4 à 6 anos) meninos que colocavam as roupas de princesas e brincavam felizes lá (acho que até as professoras não sabiam como agir, mas pelo que minha mãe falou, nunca coibiram) dizendo que inúmeras vezes apanharam do pai, pois aquilo não era comportamento de menino
@@mistersenku5832 então... Ele é uma criança..!! 4 a 6 anos... Já é imposto o que deve e não deve.... Vamos deixar ele se expressar primeiramente
@@mistersenku5832 Que lugar? Quem é você pra decidir isso por ele?
@@mistersenku5832 , sociedade de homens criados por mulheres... qual você acha que vai ser o resultado?
@@mistersenku5832 , mas toda mulher hoje cresceu influenciada pelo feminismo, todas têm algum grau de feminismo, logo vai ser bosta?
@@mistersenku5832 Parabéns por generelizar todas as feministas
sempre me ensinaram a ser bom com TODOS mesmo eu conhecendo ou não, mesmo se for mal comigo e me orgulho disso
Uma vez meu irmão mas velho levou uma menina para minha casa,transou com ela e meu pai ficou orgulhoso,fico imaginando a reação dele se fosse minha irmã
Eu percebo o patriarcado no meu cotidiano (com menos força do que antigamente, porém continua muito forte por inúmeras pessoas negarem a sua nocividade), o vídeo realmente me fez refletir sobre a minha família e a sociedade atual, e percebi que se em algum momento o homem necessita da ajuda de alguém ou se mostra alguma fraqueza isso é considerado humilhante, como por exemplo quando ele trabalha como dono de casa, ou como ele necessita de encontrar a companheira mais bonita, ou como a função de lidar com os sentimentos nunca é atribuída a ele dentro de uma família, ele sempre vive isolado e alheio ao sentimentos das outras pessoas. Isso faz com que sua companheira e seus filhos sofram por se sentirem negligênciados.
Nem assisti ainda mas já sei que vai ser incrível e que vou sair deste vídeo novo.
eae como foi ?
@@rumimirx_x3792 incrível! esclarecedor, reflexivo. Gostei bastante.
Vai pra uma igreja'--'
@@ksr-tu4yr já vou
Isso! Vai lá pedir desculpas por ser homem, vai trouxa!
Leo, você é um ser-humano extraordinário. Felizes os que têm você por perto. Gratidão por ser luz na minha vida. ❤️❤️✨✨
Poha eu amo vc leu, me dá um coração? Sério, seus vídeos são super bem trabalhados e produzidos, obrigado por trazer um belo conteúdo único que poucos mostram.
Obrigado Léo,você tem me ajudado muito,eu vejo e analiso como fui e como sou agora.
Eu te amo!
muito bom Leo! queria que todo mundo visse esse vídeo
Obrigado, Leo. Chorei demais com o primeiro desse, amei entender melhor tudo isso com o segundo. Espero que tenham mais, inclusive mandei até pra colegas de trabalho. Vou tentar reunir meus pais e meu irmão para ver também, todos juntos, espero que consiga. Enfim, obrigado por isso.
Eu tenho uma tia avó que diz que meninas e meninos, quando crianças, não podem brincar junto. Eu sou a única menina jovem dentre 10 primos. Eu ficava sozinha por conta dessa tia. Quando conseguia sair de perto dela, ia jogar vídeo game, e quando ela via, me tirava de lá, por ser coisa de menino.
Anos se passaram e achei que isso tinha acabado, sendo que hoje, meu melhor amigo é o meu primo, mas quando parei com o ballet, para montar à cavalo e realmente fazer algo que eu gosto, a pergunta que eu mais ouvi foi "Pq vc não faz algo mais Feminino, e deixa os cavalos para seu irmão?"
Só queria que isso acabasse, ou melhor, nunca tivesse existido
(Só um desabafo, desculpa o tamanho do texto)
eu tbm so assim, eu tenho mais amigos duque amigas, e eu tenho o mesmo gosto deles e ainda assim tem umas tias minhas q pensam q eu to fazendo tudo errado
Mas isso não e regra moça Eu sua tia sabe que alguns meninos podem ser abusados e desrespeitosos
Eu to segurando pra não chorar enquanto comento, não sei se é a minha semana que ta estranha ou se é só pq eu senti muito esse video, mas essa sua serie ta sendo muito boa. Obrigado léo. Só quero te dizer obrigado!
Caraca, hoje mesmo na aula de redação escrevi sobre o patriarcado
Eu realmente precisava deste vídeo. Obrigado Leo Hwan! Um agradecimento vindo de um garoto de 14 anos que se sente preso nesse sistema.
eu entendo a questao de "violencia psicologica" em casa.
eu nunca fui agredida, mas fui desmotivada a continuar com capoeira e ter atitudes mais "femininas".
entendo que tenho que manter a ordem do meu quarto, mas voce justificar com "isso parece um quarto de menino" nao é justificativa.
ou quase surtar por um cachorro (que eu acredito que animais nao tem genero, portanto nao deveriamos impor condutas de generos para eles) vir usando um lacinho
sao coisas pequenas mas se pode notar no dia a dia e isso que machuca
Ponha rosa no quarto, não precisa arrumar 😆
@@pranamello2037 arrumar cama pra que? vou dormir igual nela kkk
A masculinidade é necessária, ela faz parte do ser homem, entretanto, ela é reforçada de maneira equivocada por muita gente. Ela foi e continua a atuar desta maneira. Fui ensinado sobre patriarcado na infância como qualquer pessoa, entretanto, minha vida sempre foi restrita, introspectiva, tímida e mais individualista, nunca fui de ter muitos amigos e dou graças a Deus por isso, porque tenho certeza de que se eu tivesse muitos amigos, com certeza eu teria sofrido mais. Meu pai me ensinou o valor de ser homem, mas ele nunca foi escroto, machista e nem "patriarca demais", ele me ensinou no amor e na paciência. Minha relação com ele sempre foi boa, exceto na infância porque eu não gostava dele, mas aprendi a amar meu pai e a tê-lo como meu amigo e desde então vivemos muito bem, juntamente com minha mãe e irmã.
eu adorei o vídeo e teve muita coisa que eu me indentifiquei. Mas como alguém de 15 anos que não tem a menor ideia da própria indentidade, eu acho que o que mais falou comigo foi quando você falou da pressão dos amigos. Eu até hoje não perdi o BV em uma época que os meninos tão muito adiantados, e eu sou meio fora da curva em relação às padrão de beleza, gordinho, lábios carnudos e nariz achatado. Enfim, eu não sou e nunca fui o "homem ideal" e por conta dessa visão machista nojenta que o patriarcado tem que mulher é "prêmio" pra homem, e isso é vendido pra gente pela mídia, o bonzinho sempre terminar com o interesse amoroso, por exemplo. Por mais que eu não devesse me importar porque eu realmente não quero diretamente perder o BV ou ficar com alguém, fala direto(e isso é algo que eu tô me esforçando pra mudar e melhorar) com meu senso de valor próprio quando eu vejo a menina que eu gosto com o namorado dela, por exemplo; eu me sinto injustiçado, eu queria ter aquilo que eles têm e eu queria ter aquele carinho(eu não externo esse sentimento de jeito nenhum pra ela, não sei se eu deveria conversar sobre isso de maneira saudável, ela é minha melhor amiga, por sinal. Mas eu tenho muito medo, talvez não devesse ter, enfim..), e aí ao invés de entender que são os sentimentos dela e que isso tá 100% fora do meu controle porque ela é o próprio ser humano e que a culpa não é minha logo de cara como eu deveria, eu tenho que ficar me policiando porque aí eu relaciono o problema com tudo que a sociedade patriarcal diz que tá de errado comigo, o garoto é mais "macho" do que eu, ele tem barriga chapada. Isso me faz pensar que eu provavelmente não mereço ter um relacionamento ainda mesmo, porque qualquer coisa vira motivo pra eu ficar notando essas coisinhas que me fazem "menos homem" e não é nem por fazer "menos homem", já que eu não sei se sou homem de fato(porque o fato de eu ter pinto e ser homem é outra construção que eu não decidi), mas é mais porque se você é "menos homem" tendo pinto, você é "menos" no geral. Eu vivo pensando que talvez se eu fosse mais atraente padrão as pessoas talvez prestassem mais atenção em mim, se eu não fosse "eu". E eu odeio me sentir assim, e eu odeio sentir esse ciúme besta que só me leva a ficar com raiva de um menino que não merece raiva nenhuma e de mim mesmo também. Adoro seu conteúdo, me ajuda muito a me encontrar e a repensar minhas ideias sobre a minha indentidade como alguém dentro da bolha "masculina" da sociedade, se isso faz sentido kk. Muito obrigado pelo ótimo vídeo.
obrigada por essa série Leo, com certeza está ajudando muitas pessoas, principalmente os homens
Podias fazer um "Emoções" do Richie Tozier de IT, a Coisa.
Recomendo ler A Origem da Propriedade Privada, do Estado e da Família, do Engels.
Leo, eu me vi dessa situação sei que sou uma mulher que talvez não entenda a condição de ser um homem. Sei que dói não quer ser aquilo que somos por dentro. Sim, fui muito reprimida quando criança, por gosta coisas mais masculina do que feminino não só eu tbm o minha irmã que hoje é meu irmão. Até. Hoje eu ódio a cor rosa e ódio ser diminuída pelo os outros. Mas muito obrigado Léo
Primeiramente, obrigado pelos vídeos, eu não sou muito bom em inglês, mas gostaria de ler o livro da Bell Hooks, seus vídeos tem sido incríveis e me ajudado bastante, mesmo que eu tenha sido criado pela minha mãe, com esse vídeo acabei percebendo que as vezes eu sou literalmente opressor com ele sem nem perceber. É claro, estou em busca de melhorar como pessoa para melhorar o mundo, com você e todo mundo. "Um dia de cada vez... Um passo de cada vez. Pra alcançar um objetivo."
Obs: Eu não sei se essa frase no final tem um alguma citação de um escritor ou algo do tipo, mas uma amiga minha sempre me disse isso e acabou ficando marcada na vida. Se alguém souber se existe um autor por favor me fale.
Engraçado, eu estive em todos esses "mundos" e eu não sabia. Eu escutava que azul quem usa é menino e quem usa rosa é menina. Eu falava para mim mesma, " bom , eu vou usar azul, e ninguém vai me impedir." Meus pais não se importaram, da minha 'ideia'.
Bom eu tive bonecos CDZ, Power Rangers, os garotos do meu prédio gostavam de brincar comigo, pousei batia bafo, brincava de CDZ. Mas tinha garotos que quando brincávamos gostavam de incluir "coisas de menina" , tipo, minhas bonecas de Sailor Moon na história, mais, queriam ser essas personagens e eu não me importava.
Hoje, minha filha tem bonecas Barbie e hotwheels. Ela brinca de cozinhar comida para mim e para o pai dela e brinca de ser super herói. Ela assiste my little Poney e assiste Blaze. O pai dela é super amoroso e gosta de se expressar e é super apoiador, demonstra sentimentos desde sempre. Bom, com tudo isso eu o tinha agradecido, por não ter se deixado influênciar e que espero, que minha filha tenha a mesma sorte que eu tive, em ter encontrado alguém como ele.
Isso se devem porque homem e mulher seja fisicamente e científicamente diferente, na mente ou no corpo abos normalmente vai ter gostos diferentes.
@@sonicgamer9808
Sim sim. A ciência explica muita coisa mesmo. Mas gosto de pensar, que todos seriam mais felizes, se tivessem essa liberdade. Não que o mundo estará em paz , mas.... Simplesmente todos seriam mais felizes, se não tivessem de se incomodar com o que outros pensariam das coisas. Eu me dava melhor com os meninos, por que eles gostavam de falar comigo. Alguns se sentiam melhor de conversar, desabafar coisas, assuntos íntimos, mesmo com os outros amigos perto. Só digo isso. Sim somos diferentes em fisiologia e tudo, porém.... Acho que não é ruim compreender o outro. Kkkk
Sou homem que viveu cresceu criado por duas mulheres, minha mãe é avó. Infelizmente elas foram criadas pelo ensinamento patriarcal aonde elas usavam a violência física com uma forma de me educar. Seu vídeo na realmente faz muito sentido como a influência herdado do homem ensinam as mulheres da forma educar é ama seus filhos.
falarei mais sobre homens criados por mulheres nos próximos episódios dessa série :)
@@LeoHwan beleza Leo
Vocês ficaram com medinho, virgens?
Não entendi
@@naoseipo9002 nem eu.
eu sou aries
@@naoseipo9002
É uma fala de um filme que apareceu no video
Ser virgem é honra.
assistindo pela segunda vez em 2021 pq esses vídeos são esclarecedores, didáticos e terapêuticos, sempre é bom reforça o poder do amor e a importância das emoções diante do patriarcado
Pelo que observei, o legado do patriarcado é dado pela mãe... Engraçado né?! Minha mãe, sogra, pacientes (sou da área da saúde).. sempre falam que é feio beber, falar palavrão.. mas isso vindo de uma mulher é muito pior...
Afeee.
@@mistersenku5832 mas as meninas tbm gostam de sair para beber, sentem raiva e se expressam
@@mistersenku5832 Não existe isso amiguinho, essa imposição não é natural, é construção social.
Mas as mulheres são tão vítimas nisso quanto os homens. Nós também aprendemos que essas coisas são erradas e que não devemos nos impur e tal, então fica difícil se questionar sobre isso quando apenas aceitam
@@ricky4477 já foi provador científicamente que homens e mulheres são diferentes desde do nascimento.
@@convitescristal1311 já foi provador científicamente que homens e mulheres são diferentes desde do nascimento.
Legal que ele explica super bem,muito prático chega até deixar mastigado.
Toda vez que ele fala "nós HOMENS" eu fico tipo: e eu pô ;-;
Aí eu lembro que o vídeo é de masculinidade ;-;
seus vídeos são incríveis e merecem muito mais visualizações. parabéns pelo ótimo conteúdo que faz as pessoas desconstruirem o que foi imposto a elas
Antes de chegar na metade do vídeo, eu me vi em prantos... e eu me vi em prantos ao me imaginar no clássico padrão de vida patriarcal que foi implantado na cabeça de garotas da minha idade, ou até mais novas que eu: case-se e seja mãe. Mas, eu não chorei por isso, eu chorei por imaginar o meu suposto "futuro filho" dizendo o que aconteceria se nossa "família" seguisse a doutrina patriarcal; dizendo que se fossemos adeptos ao patriarcado, eu não seria eu mesma, muito menos feliz; que o "meu marido" (também *pai* dele) não diria que o ama, porque foi ensinado desde a infância que se deve reprimir o que sente, e que ele não poderia ser um menino...
Aaaa, minha mente é muito fértil, e, talvez, eu esteja entrando na TPM (isso é sério).
Só falou merda
ensinar seu filho homem a ser mto emotivo ele vai sempre parecer fraco, o erro das mães é querer proteger d+ e estragar o filho pra vida
sabe leo, a primeira vez q vi esse vídeo eu achei fácil entender o patriarcado. Mas depois desse último ano eu entendi o q vc quis dizer sobre, entendi q eu ainda ñ havia me aprofundado e agora q começo a fazer isso, eu vejo como dói e quão decepcionado eu fico cmg mesmo, penso agora como eu puder fazer tão mal as pessoas a minha volta somente com palavras e algumas vezes atitudes. Espero q algum dia eu melhore e me torne um homem semelhante a ti. Eu tenho 19 e só depois dos 18 q comecei a notar como o patriarcado era ruim. Fico feliz em ver homens mais jovens do q eu já falando sobre isso, mostra q o mundo tá melhorando e q eles ñ vão cometer os mesmos erros q eu cometi.
Um abraço sou seu fã
Eu perguntei para meu pai o que ele acha do patriarcado ele esqueceu o que é então parei de falar sobre isso com ele.
Ele falou que tem que dar o comando para os mais novos ele não entendeu ;-;
Léo,eu estou criando um projeto para falar sobre masculinidade tóxica e vou passar um vídeo seu. MUITO OBRIGADO POR ESTAR FALANDO SOBRE ISSO❤❤❤❤❤. Você não tem noção de como tem me ajudado
Faz um emoções da spinel pfvrrrr❤️
Vídeo simplesmente absurdo. Parabéns Léo por fazer aquela diferença.
O patriarcado é muito forte na minha família sendo que minha mãe sempre foi vista como a lider da casa por ser mais agressiva e ameaçadora , contudo meu padrasto tbm tem atitudes explosivas e em dia minha irmã queria sobre as atitudes dele e ele quis partir pra cima dela gritando e ate mesmo bater nela , o que não me deixou escolha além de reagir violentamente até que ele desidisse para com aquilo e ouvir lá. Foi então que depois de contestar aquelas atitudes ele baixo a guarda do mais forte e desabou em lágrimas e pós pra fora todo aquele sentimento reprimido que ele emgolia a quase 40anos e ai aos poucos agora ele está se curando do patriarcado . Ta bem lento mas tenho esperança que ele vai abrir os olhos um dia e quem sabe minha mãe não faça o mesmo .
obrigado por compartilhar sua vivência, gustavo! mta força e mtos sentimentos pra vc ❤️
Eu so queria poder colocar todo mundo pra ver seus videos Leo. Muito bom. Obrigado.
Eu uso a palavra "viado" pra lidar com meninos (inclusive meus amigos às vezes) .Entendo q não seja uma ofensa eu sou consciente sobre as causas lgbts e a consequência da intolerância mesmo assim eu uso esse tipo de termo e depois me sinto mal pois sei que é uma falha da minha parte acontece q foi assim q me ensinaram a agir para ser mais "forte" porém tudo o q eu faço é reforçar cada vez mais o patriarcalismo
E assim vc constrói o homem violento e forte que não chora parabéns
@@Carlos_mmaia oi tudo bem? No dia q eu vi esse vídeo pedi desculpas aos meus amigos conversamos sobre isso comecei a me policiar o seu comentário me fez perceber q hj em dia eu não uso mais essa palavra e os vídeos do Léo tbm me ajudaram a ver como eu contribuía pra construção de algo tão escroto
Melhor série de vídeos q eu estou acompanhando... Um exemplo q me deixa puto é q a minha Mãe é Machista, ja discuti com elas varias vezes e ela ri de mim e faz parecer besteira. Uma dessas vezes foi pq o pneu do carro dela rasgou na estrada, só tinha eu e meu irmão mais velho (que inclusive nós dois somos magros) juntos a ela, quando chegou o reboque ela soltou essa "2 homens e n prestam nem pra trocar um pneu, antes fossem mulheres pra pelo menos fofocar'' kkkkk é sério isso, na hora eu só olhei pra ela com cara de puto e apontou pra mim rindo e dizendo para o cara do reboque "ele fica bravo quando eu falo essas coisas" infelizmente eu ja tentei de tudo... Talvez quando eu tiver de bom humor eu mostre seus vídeos pra ela! :3
Talvez seja verdade tu não serve pra nada ... Não adianta achar que todo mundo deve passar um pano pra você ! Eu não passo pano nem pra mulheres modernas ".migtow"
Não só eu, como eu acho que todos que viram esse vídeo se identificaram ;-;
Eu me vejo muito nesse vídeo de como minha família me tratava e me tratá, de como eu devia ou deveria querer me comportar
Vendo seu vídeo me veio várias memorias de como eu homem fui violento ou como pessoas foram violentas tanto para me "colocar no caminho correto" e muitas vezes me calar ,e eu ser violento de volta ,criando sentimentos tão fracos e machistas que eu até hoje demonstro
Mas estou mudar, agradeço principalmente pelos seus videos e seus puxões de orelha que cada vídeo me faz querer ser alguém melhor do que eu era
Estamos. ❤️
Léo faz um vídeo falando de Star Trek!!!
E dos vulcanos
penso muito nisso!
Nao sei se você já assistiu, porem, se não, assista: não sou um homem fácil. É incrível!!!
Vey qual o nome do filme/série q tava passando em alguns trechos, fiquei com vontade de assistir
Tem um trecho no minuto 6:58
Cara, esses seus vídeos fizeram eu repensa e me reimaginar como homem e com os meus sentimentos. Obrigado. (Ps: Eu to na conta da minha irmã)
Leo gostaria de pedir q intrevistasse um homem trans pra falar sobre isso, pq na minha "passagem" eu queria me provar homem, demonstrar força, proteger minhas amigas, mas dps de um tempo descobri com elas q..MANO ELAS SABEM MT BEM SE CUIDAR eu éq precisava de ajuda delas na maior part do tempo :'D
Sou um cara timido mas q ta começando a tacar um fodase em certas coisas e bem.. Qnd alguem me zuava, me humilhava as minhas amigas faltavam tacar um tijolo na cabeça do ser, ate pq, eu "era mt amorzin e precisava ser guardado num potin" kkkk XD
Eu tbm ñ gostava mt q me tratassem como "fofo" "adoravel" pq isso remetia a caracteristicas femininas, mas hj em dia eu ñ ligo mt ate acho legal :3
Fico feliz em ver que posso me identificar é botar todos esses sentimentos pra fora, esse vídeo me fez pensar muito sobre mim é pessoas que eu conheço, com certeza vou doutrinar essa ideia..... obrigado por fala disso ótimo vídeo 🤗
O patriarcado não é uma doença ele é uma consequência histórica das relações de trabalho dos meios de produção e da forma de trazer sustento pras famílias, o feminismo só faz sentido após revolução industrial da evolução tecnológica, que modificou a organização sexual, o patriarcado nos termos que falei acima já não faz sentido hoje, excerto se você estiver em alguma religião patriarcal.
Não apena assim, ele sempre vai se necessário pós homem e mulheres são diferentes. Sejam psicologicamente ou fisicamente
Mulheres trabalhavam na agricultura e homens trabalhavam na caça, mas ambos trabalhavam e tinham vida social, na época dos indígenas não havia casamento, sexo era livre e as crianças que nasciam eram criados pela comunidade! Tudo mudou com a PROPRIEDADE PRIVADA! Quando nasceu a necessidade de passar seu território para um herdeiro, e para ter certeza que o filho era seu os homens proibiram as mulheres de ter vida pública e estabeleceu trabalho não remunerado dentro do lar, assim nasceu toda essa baboseira de mulher ser mais doméstica 🙄
Sonic Gamer e dai que somos diferentes? Qual a necessidade de um grupo dominar o outro? Se somos todos seres humanos cada um com suas necessidades porque não sejamos apenas todos livres e vivemos apenas em uma sociedade igualitária?
@@lekosri o patriarcado é uma forma de organização social ben antiga, quando as pessoas viviam da "caça e coleta", ela ja existia de forma análoga, não apenas pelas formas de trazer sustento mas também proteção, não existia uma força de segurança externa, por isso o homem tinha uma posição de destaque na sociedade, pois além de trazer sustento, ainda tinha a função de proteger sua família, clã e etc.
Volto aqui 4 anos depois e isso continua me tocando demais.
POR FAVOR DE ATENÇÃO A ESSE COMENTARIO
Por favor fale sobre a masculinidade de um homem que tem num filme de 2018 chamado busca
POR FAVOR DE ATENÇÃO A ESSE COMENTARIO
@@mistersenku5832
É isso memo
A filha de um cara sumiu ai ele vai a uma busca encansavel
Ele usa a conta da filha que sumiu para investigar dia noite e madrugada
Um pivete fafetão zuo falando que a menina estava com ele o pai dela foi lá no cinema que era onde o cafetão tava e quebro a mandibula dele na porrada kkkk
@@mistersenku5832
Vo procurar aqui quem dirigil o filme
@@mistersenku5832
O diretor se chama Aneesh Chaganty
@@mistersenku5832
Procura
Filme 2018 busca
E no primeiro linke é o filme
Té mais camarada
@@matheusreiter7827 opa é mó massa esses filmes de ação.
mais um video incrivel que me faz sempre feliz e sempre me faz ser empático e entender o outro lado
qual é o filme com o brad pitt q apareceu no video ?
ps: ótimo vídeo
Fight
Leo, eu amo seu canal, amo seu trabalho, amo tudo que você fala. É tudo tão importante obrigada por fazer esses vídeos incríveis sz
Isso pega bem lá no fundo da gente.