Por que HOMENS ficam fazendo Joguinhos? | Entendendo Masculinidades 4

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 776

  • @LeoHwan
    @LeoHwan  4 ปีที่แล้ว +144

    Como vcs se sentem com os temas do vídeo? E o que VC faria com os poderes do Hulk? :P // Vídeos relacionados:
    Todos os eps da série►th-cam.com/users/playlist?list...
    Peter Parker NÃO RESPEITA Mary Jane em Homem-Aranha 2►th-cam.com/video/ospH9aEs9TY/w-d-xo.html
    Negligência Emocional em Boa Noite, Punpun►th-cam.com/video/_tol7edMbDE/w-d-xo.html
    *deixei um black de uns 20 segs no final sem querer :P

    • @teruhashipleasenocrimefav5815
      @teruhashipleasenocrimefav5815 4 ปีที่แล้ว +1

      Não sabia que os seus vídeos sobre masculinidade foi inspirados das ideias de Bell hooks

    • @foxymiss6816
      @foxymiss6816 4 ปีที่แล้ว +4

      Eu ja me considero meio bruta eu so via minha mae e meu pai cedo dos meus 3 anos ate meus 9anos e nos sabados e domingos porque depois da escola eu ficava na minha vo onde eles sao brutos ate a forma de carinho parrecia um tapa entao eu cresci nesse meio meu pai e igual onde eu "aprendi" a ser carinhosa foi com minha mae por isso tenho problemas de demonstrar carinho e emoções ja que meus avos me ensinaram que isso e coisa de gente fraca que wu tinha que ser uma mulher forte que nao chora e obedece o marido e ate hj tenho problemas com carinho quando alguem me da um abraco me sinto estranha mas e bom e contando o fato que na minha familia so pode abraçar se for parente eu parei com isso estou me descobrindo com seus videos e estou tentando parar de me torturar mentalmente pq eu tenho risco de depressão por esses problemas e por outros.mas essa e minha resposta e "sou" uma hulk e estou tentando nao ser

    • @carnificinamaxima4140
      @carnificinamaxima4140 4 ปีที่แล้ว +1

      @@foxymiss6816 faz bem reconhecendo a sua posição, acredito q esse seja o primeiro passo,tô na mesma luta,te desejo força,ou melhor,te desejo amor

    • @carnificinamaxima4140
      @carnificinamaxima4140 4 ปีที่แล้ว +1

      Léo vc fala MT sobre às expectativas do homem com a mulher em um relacionamento uma vez q ele é "abandonado" na infância,mas e homens homossexuais? Quero dizer,eles tmb tenta suprir no parceiro essa carência provinda da mãe? (Sei q vc provavelmente não tem a resposta,mas se tiver, agradeço)
      Adoro seus vídeos e infelizmente n entendo inglês o suficiente para ler o livro diretamente ent obg por "disponibilizar" ele

    • @samantaromano4161
      @samantaromano4161 4 ปีที่แล้ว

      Acho que explica muito o motivo de os relacionamentos, tanto familiares quando amorosos serem tão conturbados.
      Realmente, da bastante medo, sendo mulher, de se relacionar com um homem, pois a relação parece uma bomba pronta para explodir.

  • @Rihen_07
    @Rihen_07 4 ปีที่แล้ว +509

    Gostaria que você falasse sobre o Vegeta e a forma dele agir, (se importando com a família mas não demonstrando diretamente).

    • @eduardaramos3446
      @eduardaramos3446 4 ปีที่แล้ว +5

      Vdd

    • @mateusr.8798
      @mateusr.8798 4 ปีที่แล้ว +43

      Bem interessante, inclusive em momentos de dificuldade (gravidez da Bulma) ficou ao lado até o final, iria arriscar o fim do universo mas não sairia do lado dela...

    • @Rihen_07
      @Rihen_07 4 ปีที่แล้ว +9

      @@mateusr.8798 uma boa observação

    • @gatoros1
      @gatoros1 4 ปีที่แล้ว +5

      ótima ideia namoral

    • @cavaleirot
      @cavaleirot 4 ปีที่แล้ว +38

      O Vegeta é membro de uma raça de genocidas, criado numa cultura bárbara e com base na violência, até hoje não compreendo como é que ele é melhor Marido e Pai do que o Goku.

  • @winike._.
    @winike._. 4 ปีที่แล้ว +215

    Eu sempre me senti uma pessoa desconexa das outras. Sempre fui calado e "quieto na minha", e muitas vezes usei a violência verbal(xingamentos e etc) para mostrar meu poder, para fazer os outros me escutarem.
    Engraçado foi ver que eu não percebia isso, até considerava normal. Agradeço muito a esses vídeos que o Leo faz, pois ele me fez enchergar atitudes minhas totalmente tóxicas, que antes eu considerava normal. Obrigado Leo

    • @OtaSam
      @OtaSam 4 ปีที่แล้ว +2

      Parabéns por ser uma pessoa melhor :)

    • @winike._.
      @winike._. 4 ปีที่แล้ว +3

      @@OtaSam Obrigado

    • @diegomonteiro461
      @diegomonteiro461 4 ปีที่แล้ว +1

      A pergunta, meu amigo, é: Vc foi ensinado a ser assim desconectado dos outros? Isso foi ensinado pela sua familia? Foi estimulado por seus pais? Ou foi algo que surgiu espontâneo em vc? Ou vc pegou de alguém de fora da familia? Pq eu não fui ensinado a ser assim na minha familia. Sempre me aproximei de gente carinhosa e na minha familia esses tipo de comportamento sempre foi elogiado. Eu me tornei assim no trato com as mulheres pq primeiro fizeram o mal para mim. E eu me desconecto como forma de defesa. Eu me desconecto, tbm, me afasto é de gente raivosa, maluca como eu chamo. Um mecanismo de defesa que nada tem de patriarcal e nem sequer me ensinaram. Eu tenho uma repulsa natural à pessoas violentas pelo simples fato de serem profundamente desagradáveis! Vc concorda com essa piração intelectualoide do vídeo? Pq eu não consigo conceber que as pessoas não tenham nenhum tipo de anamnese para diagnosticar de onde vem determinada atitude sua. Se veio de fora, se veio de dentro. Se assimilou por imitação, ou se desenvolveu com base em sentimentos de agrado ou desagrado, se a ideia foi incutida por outra pessoa ou pelas circunstâncias. Aí desse jeito a pessoa cai na história da carochinha de que foi ensinado pelo patriarcado. Eu sou um cara que meus pais me ensinaram pouquissimas coisas. E desde a minha pré adolescência eu que passei a ensinar muitas coisas aos meus pais. Então rejeito totalmente essa história de educação patriarcal na minha familia. Se os outros concordam que tiveram educação patriarcal para mim é sinônimo de ter uma familia de loucos. Mas essa pecha ridícula não vai cai no meu seio familiar. Eu não fui criado por dementes!

    • @morpheus3711
      @morpheus3711 4 ปีที่แล้ว +1

      @@diegomonteiro461
      Concordo que o ser humano é muito complexo para determinar que uma prática como o Patriarcado moldou as pessoas ou todos os homens e mulheres, Eu vejo esses vídeos como uma forma de Reflexão tanto para minha vida tanto para sociedade, E eu crítico várias coisas nesse canal mas também reflito muito sobre a palavra Preconceito nele, Não só em seu significado mas em um parâmetro geral que resumindo meu pensamento seria a "Ignorância" que tem uma grande ligação com a intolerância que em sua vês também aparece no significado da palavra preconceito.
      A humanidade nunca foi armoniosa, lógico que isso não quer dizer que também não podemos ser carinhosos com pessoas de nosso agrado, Mas tem um grande problema nisso, você disse que se afasta de pessoas Raivosas/Violentas/Loucas, E isso não está errado qualquer um se afastaria delas, é natural para a nossa própria sobrevivência, Mas é aí que te pergunto:
      O que te torna diferente delas?
      Seus conceitos morais?
      Sua existência de vida?
      Não posso falar também que sou a pessoa mais aberta do mundo eu até concordo com essas justificativas que falei,
      Mas já ouviu falar em uma famosa frase do filósofo Jean-Paul Sartre?
      "O inferno são os outros."
      Os outros.... ou seja as pessoas, então por mais clichê que isso seja essa é a realidade, ninguém é perfeito, então todos nós somos imperfeitos, e não precisamos ter medo das coisas imperfeitas porque elas são o nosso reflexo no espelho, E é só quando conhecemos nós mesmos (Autoconhecimento) que podemos nos CONECTAR e MUDAR os outros e assim conquistamos um futuro com mais Esperança, como uma Crítica Construtiva uma crítica que constrói novas ideias!
      Não sei se me entendeu e também não estou tentando te doutrinar kkk Me desculpe por qualquer afensa, eu apenas gosto de refletir e a filosofia me ajuda muito nisso, obrigado por me fazer refletir com seu texto!!

    • @diegomonteiro461
      @diegomonteiro461 4 ปีที่แล้ว +1

      @@morpheus3711 Muito bom seu texto. Mostra que vc reflete mesmo. E profundamente. Assim como eu está longe de resolver os problemas do mundo. Mas senão, está próximo de desenrrolar sua propria complexidade humana pessoal. Parabéns. Mas lembre que é um processo que nã tem fim. Vc me perguntou o que me diferencia das pessoas raivosas, agressivas e violentas. Das quais eu me afasto por serem profundamente desagradaveis. E tenho duas respostas para vc. Do ponto de vista natural nada me diferencia delas. Na medida que a mesma natureza primordial que nelas atua, atua em mim. Do ponto de vista psico-social o que me diferencia delas é a vontade e o esforçe permanentes(ora consciente, ora incoscientemente consolidade e automático) de não ser primitivo, raivoso e profundamente desagradáveis quanto elas. E o maior motivo é a compaixão. Sentir na pele o desagrado com a pessoa raivosa faz vc ver que se vc é do mesmo jeito faz as outras pessoas sofrerem sem nenhum motivo a não ser o egolatria pura. Outra coisa que me diferencia de pessoas raivosas é o meu esforço para aptender diferentes mecanismos para lidar com as frustrações(frustração não é raiva. Pode conduzir à raiva mas não é a mesma). Enfim. É o básico. Tem mais, mas esse é o básico de tudo. Obrigado pela pergunta, me conduziu a pensar um pouco mais profundo e empreender muita honestidade.

  • @Mariana-kc4po
    @Mariana-kc4po 4 ปีที่แล้ว +380

    Leo se você escrevesse um livro, com certeza eu compraria

    • @gravinatv
      @gravinatv 4 ปีที่แล้ว +4

      Nossa série sensacional ♥️

    • @leticiadefatimaluduvinosil9448
      @leticiadefatimaluduvinosil9448 4 ปีที่แล้ว +10

      Eu tbm! Acho que mesmo eu sendo menina, essa série é muito útil, já que posso entender as pessoas à minha volta!

    • @sarahrosa6535
      @sarahrosa6535 4 ปีที่แล้ว

      Eu tbm

    • @undergroundyouth3917
      @undergroundyouth3917 3 ปีที่แล้ว

      Do tanto que eu amo essa voz, provavel q eu aceitaria um audio-book em seguida. Faz favor.

    • @bestviraltubeshorts
      @bestviraltubeshorts 3 ปีที่แล้ว

      Le a o da bel uai...o cara ê incapsz de pensr por sí só, mais fácil ler ds inocente fonte

  • @beatrizduboviski1451
    @beatrizduboviski1451 4 ปีที่แล้ว +138

    Leo, fui criada por uma família só de mulheres praticamente, e tenho assistido seus vídeos falando sobre masculinidades aprendendo MUITAS coisas que não entendo nos meus amigos homens, por exemplo. Eu desconheço a criação de filhos homens, além de ser filha única e ter sido super protegida por todas as minhas tias kkkk eu só discordei UM POUQUINHO de um detalhe que você falou em um dos vídeos sobre masculinidades. Algo que foi sobre "até mesmo as mulheres podem entender/melhorar o comportamento dos homens" (algo parecido com isso, sobre as mulheres canalizarem melhor os sentimentos). E assim como você falou bem que a autoestima do homem é o grande problema, eu penso que só eles são capazes de se auto avaliarem pra evoluir, sabe? Claro que as mulheres ajudam, porém, essa mudança só virá do próprio homem, entendendo os próprios sentimentos etc. Adoro seu canal, conteúdo maravilhoso 💙

    • @mandra3097
      @mandra3097 4 ปีที่แล้ว +5

      Você falou algo certo aí,realmente a mudança vira do próprio homem... porém desde pequenos aprendemos a ser forte e a segurar as emoções... E por isso nós(Garotos) somos tão rígidos com nós msms. Acredito que a mulher é o lado bom do homem,o lado que faz ele mudar psicologicamente a um ponto que nem sabemos se vemos um garoto... Ou realmente um homem :)

    • @MrDoguito
      @MrDoguito 3 ปีที่แล้ว

      Verdade, meus amigos me chamam de feio e eu chamo eles de feios, igualdade 🤝🤝🤝

  • @copodeaguacda7108
    @copodeaguacda7108 4 ปีที่แล้ว +452

    Leo vc me ajudou a falar algo que estava me atormentando tenho 11 anos e amo seu canal agora eu tento entender um pouco mais sobre meu sentimentos

    • @hornsandfangs
      @hornsandfangs 4 ปีที่แล้ว +20

      Parabéns. Quanto mais você aprender sobre o que sente e aprender a expressar sentimentos através de palavras, quando conseguir explica-los, menos frustrante vai ser para as pessoas a sua volta e para seus futuros relacionamentos.. Continue assim.

    • @TheRonanSchuck
      @TheRonanSchuck 4 ปีที่แล้ว +27

      inveja dessa geração. Isso ae, rapaz! Desenvolve a TUA masculinidade, quem sabe no futuro os caras não patriarcais serão mais unidos ^^

    • @karenalves1156
      @karenalves1156 4 ปีที่แล้ว +6

      Que lindo ler um comentário assim!

    • @victorhuggo4821
      @victorhuggo4821 4 ปีที่แล้ว +1

      Copo de Água você tem que procurar primeiro saber que é você para depois fazer escolhas até os 20 você vai mudar bastante!

    • @copodeaguacda7108
      @copodeaguacda7108 4 ปีที่แล้ว +3

      Eu tento sair para usar rosa mais minha mãe começou a não deixar

  • @luscavalcantiet
    @luscavalcantiet 4 ปีที่แล้ว +170

    Leo, você é uma das pessoas que eu pagaria para sentar e conversar. Obrigado por ser alguém que passa minha maneira de pensar através desses vídeos, a cada coisa que você diz parece estar tirando as idéias da minha mente. Te acho incrível, espero nos conhecermos em algum momento.

    • @doratsuky
      @doratsuky ปีที่แล้ว

      Sentar ??? Iiiih lá ele 😏😏😏🤡🤡🤡🤡

    • @luscavalcantiet
      @luscavalcantiet ปีที่แล้ว

      @@doratsuky eu sou literalmente bissexual e namoro um cara. Mas porra um comentário meu de 3 anos atrás kkkkkkkkkk

  • @giovanivargas1026
    @giovanivargas1026 4 ปีที่แล้ว +33

    Leo Hwan fiz uma oratória com o tema Patriarcado na sociedade atual, estudei muito sobre o assunto e nas minhas pesquisas conheci você. Amei o seu jeito de pensar e expressar a realidade nos seus vídeos. Graças a você e seus vídeos adquiri o 3° lugar no concurso. Obrigado por ser essa pessoa incrível 💕

  • @mellcruz2309
    @mellcruz2309 4 ปีที่แล้ว +186

    "esmagar a mamae" eu preciso de um intervalo. Ja volto... pera ai Leo. Q eu to chocada

    • @MonsDez.
      @MonsDez. 4 ปีที่แล้ว +51

      Eu tbm, eu esperava algo do tipo "esmagar viloes, bandidos" mas mãe? Eu nunca q ia prever isso

    • @cosmicalponified955
      @cosmicalponified955 4 ปีที่แล้ว +12

      @@MonsDez. man.. crianças falando isso? sla mi geralmente se o garoto falasse algo do tipo perto da mãe. ele ia levar uma surra dela

    • @agnisantoro4631
      @agnisantoro4631 4 ปีที่แล้ว +3

      Uau! Forte mesmo.

    • @jiwuwuw
      @jiwuwuw 4 ปีที่แล้ว +6

      Verdade!Foi essa a minha reação quando eles falaram isso.

    • @lauramartins367
      @lauramartins367 4 ปีที่แล้ว +2

      Eu também ausbjs

  • @victorsabino5030
    @victorsabino5030 4 ปีที่แล้ว +79

    Comecei a assistir seus vídeos recentemente e acho eles incríveis, aprendi muito sobre mim mesmo com eles! 😀 Por favor, faz um vídeo analisando a relação da família Addams (serie/filmes) e se eles são mesmo como muita gente diz "family goals".

  • @Lorena_Correa
    @Lorena_Correa 4 ปีที่แล้ว +69

    Todos os homens deveriam assistir a esse vídeo

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 4 ปีที่แล้ว

      E mulheres também até parece que esse vídeo tem um pouco da minha tia claro que os que são o foco somos nós mas minha tia não faz diferente desse vídeo ou fazia porque eu não tenho tanto contato com ela mas ela e meu tio fizeram os meus primos serem violentos entre si ainda bem que eles evoluíram.

    • @lordiipalazzo9019
      @lordiipalazzo9019 4 ปีที่แล้ว

      Aah claro pra virarem um bando de feministo gado trouxa q vcs vão fazer de cachorrinho ksksks

    • @nbahighlights2742
      @nbahighlights2742 4 ปีที่แล้ว +2

      Estamos vendo

    • @MauricioSantos-hq8pz
      @MauricioSantos-hq8pz 4 ปีที่แล้ว +1

      Sim.

  • @10Adrius
    @10Adrius 4 ปีที่แล้ว +27

    Com toda sinceridade , esse vídeo me ajudou bastante para refletir ... mas no fim oque acho mais incrível é essa conectividade que o vídeo cria com a nossa vida , nos fazendo interpretar cada ação do passado e consequentemente nos fazer entender ( nem que seja um pouco ) a nós mesmos .

    • @LeoHwan
      @LeoHwan  4 ปีที่แล้ว +1

      ❤️

  • @lay-ty2vy
    @lay-ty2vy 4 ปีที่แล้ว +49

    Eu tenho um irmão pequeno e eu sou muito apagada a ele, é muito difícil ver os meus pais colocando expectativas nele desde tão pequeno, ele abraça beija e diz eu te amo pra eles o tempo todo, é realmente muito triste ver os próprios pais afastando o filho assim

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว +7

      Então não deixe, pois isso é algo que vale a pena lutar

    • @isabellevieira396
      @isabellevieira396 4 ปีที่แล้ว +3

      tenta mostrar esse videos pro seus pais, conversa com eles, teu irmão ainda é novinho, talvez de tempo de impedir que pelo menos um pouco do pensamento tóxico e patriarcal o atinjam

    • @Gabriel-ot2lj
      @Gabriel-ot2lj 4 ปีที่แล้ว +1

      Não estrague a vida do seu irmão com essa ideologia progressista tóxica que extingue com os sentidos dos dois sexos, abrace a masculinidade e feminilidade clássica.

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว +1

      Kevinn Selbach pelo menos ele tá fazendo bem mais do que você pra ajudar as pessoas, enquanto você é só um babaca que não faz nada na vida, além de xingar os outros

    • @Gabriel-ot2lj
      @Gabriel-ot2lj 4 ปีที่แล้ว +2

      @@Cesar_Augusto2099 Pelo contrário amigo, eu estou tentando ajudar o pequeno rapaz a não ser corrompido, já você me acusou de xingar (eu não xinguei ninguém) mas me chama de babaca e diz que eu não faço nada da vida sem me conhecer, os progressistas sempre mostram sua hipocrisia, é impressionante.

  • @HugLyon
    @HugLyon 4 ปีที่แล้ว +36

    Nem vi o vídeo direito, e já tô aqui comentando, que eu amo muito esse canal, e que me fez entender sobre algumas coisas muito interessantes sobre eu mesmo... Esse canal é simplesmente incrível ❤

  • @igorscorreia079
    @igorscorreia079 4 ปีที่แล้ว +12

    Não consigo descrever o quanto esse canal tem sido importante na minha jornada por autoconhecimento. Cada vídeo incrível que eu só tenho a agradecer. 💜

  • @yuanF1
    @yuanF1 4 ปีที่แล้ว +16

    CARA q vídeo!
    Acho fascinante, puts essa série de vídeos é mt mto boa. Isso faz repensar mts coisa, perfeito
    Espero q ajude mtas pessoas

  • @taisdantasdossantos3658
    @taisdantasdossantos3658 4 ปีที่แล้ว +24

    As vezes as palavras do meu pai me machucava mas ele não percebia e pensava que só estávamos conversando normal mas sempre me sentia diminuída mas agora ele entende e encherga

  • @tiago1037
    @tiago1037 4 ปีที่แล้ว +28

    Isso dos homens que sentem serem oprimidos me lembrou uma historia q aconteceu comigo no colegio.
    Tinha um cara q smp q ele ia me cumprimentar ele me dava um soco, era um forma de agressao, demorei anos pra ver assim, pq eu smp enxergava como sei la uma brincadeira estranha.
    Teve uma vez q ele "me cumprimentou" assim, mas ele me machucou, eu senti mt dor e chorei. Eu tava com mt vergonha de chorar em frente o pessoal e fui no banheiro.
    No dia seguinte, eu nao ouvi o pessoal repreendendo o cara, eles tavam eram me zuando( pelas minhas costas) de eu ter me machucado e ido chorar no banheiro.
    O cara parou pelo mns de "brincar" desse jeito, mas nunca me pediu desculpa.

    • @demothiago
      @demothiago 3 ปีที่แล้ว

      Isso é profundo amigo sei que faz bastante tempo que você escreveu isso mas eu acho que subconscientemente eu parei por sermos xarás ou seja eu também me chamo Thiago e cara.
      Não seja como esses caras, sabe eu sei que não sou a pessoa mais pacifista do mundo mas eu estou me esforçando e vou mudar e criar um filho ou filha sabendo que ninguém tem poder sobre eles e nem eles sobre outros, lamento estar falando aqui enquanto estava buscando o nome de um filme mas saiba que como um homem para outro homem eu peço desculpas pela pessoa que fez isso com você amigo, você talvez o perdoe ou não mas se tem algo que eu prezo é a sinceridade e foi minha mãe que me ensinou e eu tenho certeza que isso ajudará a todos e obrigado pela sua sinceridade

  • @DuplaGamerplay
    @DuplaGamerplay 4 ปีที่แล้ว +7

    Teus vídeo me ajudaram a conversar com minha mãe sobre minha sexualidade, e isso me ajudou de uma forma gigantesca, desabafar com minha mãe, falar o que me machuca e o que não machuca.
    Muito obrigado, de verdade mesmo.

  • @_ID147
    @_ID147 4 ปีที่แล้ว +78

    É por isso que eu *AMO* Steven universo

    • @jiwuwuw
      @jiwuwuw 4 ปีที่แล้ว +3

      Nossa melhor animação

    • @_ID147
      @_ID147 4 ปีที่แล้ว +1

      @@jiwuwuw nossa, melhor animação*
      :3 *_vírgulas_* são legais

    • @jiwuwuw
      @jiwuwuw 4 ปีที่แล้ว +1

      ID147 _ mds cara

    • @_ID147
      @_ID147 4 ปีที่แล้ว

      @@jiwuwuw Oq?

    • @clssvv9008
      @clssvv9008 4 ปีที่แล้ว

      @@_ID147 vIrgUlax sAu sHatw
      Uehw🤢

  • @crinstronjs53
    @crinstronjs53 4 ปีที่แล้ว +18

    Nem todo mundo compreende...
    Nem todo mundo percebe...
    Mas sim é violência

  • @FelinokOnE
    @FelinokOnE 4 ปีที่แล้ว +6

    Eu queria muito ver uma conversa sua com o tragicomico, já que vcs tem visões tão diferentes

  • @gueraldo6286
    @gueraldo6286 4 ปีที่แล้ว +4

    Não é emocional, ele vira o Hulk quando libera adrenalina que ativa sua energia gama. Não é nada haver com ele ficar confuso com seus sentimentos ou algo do tipo.

    • @purpledans4461
      @purpledans4461 4 ปีที่แล้ว

      A arte pode ser interpretada de qualquer jeito

  • @buba390
    @buba390 4 ปีที่แล้ว +4

    Eu amo ver seus vídeos falando sobre masculinidade, e, sendo um menino trans e adolescente, me ajuda a me entender e entender minha masculinidade que eu tento "construir" melhor.
    Obrigado por isso e por muitas coisas.

  • @Lorena_Correa
    @Lorena_Correa 4 ปีที่แล้ว +7

    Agora eu percebi que meu pai queria me dar uma educação para garotos quando eu era criança, mas a minha mãe nunca deixou, ainda bem que ela me protegia dele

  • @MRLobo-hb9eg
    @MRLobo-hb9eg 4 ปีที่แล้ว +16

    Cara, para de vigiar a minha vida, todo vídeo vc me descreve

  • @gleyceellen2230
    @gleyceellen2230 4 ปีที่แล้ว +2

    O conceito de trauma dado por Freud tb ajuda a explicar isso. Para Freud, como nós humanos nos sentimos culpados pelos nossos traumas, tendemos a revive-los não só como forma de preparar o cérebro para caso a situação traumatizante volte a se repetir, como também para dar o desfecho que gostaríamos que acontecesse

  • @leandrovitor4052
    @leandrovitor4052 4 ปีที่แล้ว +39

    Na minha opinião, homens ou garotos mais delicados, afáveis e "dóceis" com outras pessoas costumam ser aqueles que sempre são humilhados etc (aquele arquétipo de nerd da escola) e num ato de revolta buscam ser "mais homens"
    A lei do pisar ou ser pisado, msm estando errado é assim que funciona

    • @Lau.caldas
      @Lau.caldas 4 ปีที่แล้ว

      Eu tenho que "estudar" melhor minhas emoções porque eu SÓ SINTO atração física/emocional por homens com esse comportamento. Homem que não demonstra nenhum sinal de, como a sociedade diz, 'feminilidade', eu já associo que têm a masculinidade tóxica e acabo me afastando.

    • @Abc8.9
      @Abc8.9 2 ปีที่แล้ว

      @@Lau.caldas Só pq a pessoa é assim não significa que ela tenha a masculinidade tóxica. Pela maioria que vermos serem desse modo, entendo como vc se sente. Só me atraio por esses tipos de garotos...

  • @laricarvalho6558
    @laricarvalho6558 4 ปีที่แล้ว +6

    Eu estou amando essa série de vídeos, esse em especial esse me fez entender muito um relacionamento abusivo que tive no passado, consegui ver o porque de tudo que aconteceu e porque meu ex agiu como agiu. Eu já estou curada disso, mas achei muito interessante entender esse lado também. Obrigada Leo pelo ótimo trabalho, amo seu canal ❤

  • @JulianaSantos-el5hx
    @JulianaSantos-el5hx 4 ปีที่แล้ว +2

    Você é incrível cara.
    Eu amo a forma como você traduz e acrescenta as coisas, que vídeo incrível, assim como muitos outros. Parabéns.
    Só por favor, NÃO PARA.

  • @senhordasarmas47
    @senhordasarmas47 4 ปีที่แล้ว +12

    Como que você convence alguém a deixa de ser agressivo e violento sendo que ele só é respeitado quando é assim?

    • @portugaportigas7325
      @portugaportigas7325 4 ปีที่แล้ว +1

      Boa pergunta !...

    • @rochav6357
      @rochav6357 4 ปีที่แล้ว +3

      Bixo, homem só é visto como respeitável quando demonstra força, no falar ou agir, o segredo é selecionar a intensidade em cada momento e entender como evitar novos conflitos, tentar evitar com uma imposição ou cedendo por exemplo.

  • @DaniiAPM
    @DaniiAPM 4 ปีที่แล้ว +6

    Oi Léo! Primeiramente eu to amando essa série, mesmo que seja um vídeo por semana vem recheado de conteúdo e densidade!
    E o livro na amazon não precisa ter o kindle! Tem app pra celular/pc/tablet e dá pra ler em qualquer lugar! Tô juntando uns trocos pra comprar essa belezura eventualmente e poder desconstruir tudo isso ao longo de 25 anos que foram formadas. O que é engraçado, eu sei exatamente o que sinto dentro de mim, os padrões, mas não consigo encontrar a forma pra resolver isso.
    Obrigado e um grande abraço :}

  • @rafaelgustavof8
    @rafaelgustavof8 4 ปีที่แล้ว +11

    Estou aqui Leo porque estou tentando seguir uma recomendação de minha liderança, de ouvir opiniões diferentes sobre diversos assuntos, seus vídeos são muito bem elaborados e você tem uma retórica muito boa, conecei a me viciar neles. Eu percebo que seu público alvo são jovens, pré adolescentes e adolescentes e que você tenta mostrar a eles sua visão de mundo sobre diversas temáticas. Leo, eu queria entender como e quando você começou a perceber que o sentido da masculinidade começou a ser tóxica pra você, e também gostaria de saber se para você é possível ser masculino e não ser tóxico. Muito obrigado, espero que me responda.

    • @hornsandfangs
      @hornsandfangs 4 ปีที่แล้ว +1

      "Masculino e não ser tóxico" Claro ue, é só não perpetuar os comportamentos que ele apresenta nos vídeos. Mas o que você quer dizer com "ser maculino"?

    • @lelouchviibritanian6923
      @lelouchviibritanian6923 4 ปีที่แล้ว +1

      Quanto a parte de ouvir opiniões diferentes sobre determinados assuntos, acho que seria interessante que vc conhecesse o canal do "Platinho" pra ter uma visão diferente sobre essa questão do patriarcado, só uma sugestão

  • @gleyceellen2230
    @gleyceellen2230 4 ปีที่แล้ว +1

    Nossa leo te acompanho há um tempo e estou impressionada com a sua evolução. O conteúdo, a edição, a sua postura, tudo está impecável! Te admiro mtoo ❤️❤️❤️❤️

  • @Gastlym
    @Gastlym 4 ปีที่แล้ว

    Leo seu conteúdo têm sido uma das melhores coisas que o youtube me proporcionou nos últimos anos, e eu não me canso de mostrar pras outras pessoas como todos esses assuntos são importantes para que a gente consiga respirar em uma sociedade.

  • @simon_3942
    @simon_3942 4 ปีที่แล้ว +19

    Leo Seus Vídeos Sempre São Muito Bem Detalhados

  • @guilimoni
    @guilimoni 4 ปีที่แล้ว

    Muito obrigado por fazer esse trabalho, Leo.
    A falta que faz "Feminismo para Homens" é incrível. A gente não ouve sobre isso. E, pior, ainda ouve que a gente não pode participar das coisas.
    Muito obrigado!

  • @NikkyLooka
    @NikkyLooka 4 ปีที่แล้ว +3

    Leo, obrigada por esse trabalho maravilhoso que você está fazendo nesse canal!
    Eu como mulher e feminista me vejo muitas vezes sentindo raiva dos homens, do peso da opressão que eles exercem e da falta de responsabilidade e vontade de mudar que eles demonstram. Seus vídeos estão cada vez mais diluindo essa raiva que eu tenho e me fazendo pensar mais empaticamente sobre esses homens! Também estou entendendo melhor como esse sistema patriarcal funciona e como ele esmaga cada vez mais o emocional dos homens. Dessa forma estou achando muito mais fácil me conectar com meus amigos e familiares homens.
    Acompanho seu canal desde o vídeo do Simba do Rei Leão e desde então não perco nenhum ;)
    Obrigada de coração!

  • @tabatafurmann850
    @tabatafurmann850 4 ปีที่แล้ว +13

    Incrivel, ajuda muito, nao só homens, mas as mulheres tambem. Ajuda a entender a psicologia e isso é bom pra ambos. Tanto nós mulheres quanto os homens sofrem por conta do abuso emocional. Tema super importante para todos!

  • @ayindebakari5376
    @ayindebakari5376 4 ปีที่แล้ว

    A cada vídeo do Entendendo Masculinidade a fala do Rei Harrow de que a verdadeira força vem da vulnerabilidade, do perdão e do amor faz mais sentido pra mim. Muito obrigado, Leo Hwan!

  • @tiagoasafe8394
    @tiagoasafe8394 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu acredito que defender que só quem vive uma experiência pode compreendê-la seja falso. Que seja simplificação e generalização forçadas. Mas, mesmo assim, fico impressionado com uma autora ser capaz de entrar tão fundo na mente e na experiência de milhões (talvez bilhões) de homens. Ela é estupenda! Obrigado por nos trazer esse conteúdo!

  • @fabiosilvagv
    @fabiosilvagv 4 ปีที่แล้ว +6

    Leo meu amigo, esses videos sobre masculinidade salvou meu relacionamento, eu estava fazendo exatmente o que voce disse nesse video, em casa no meu relacionamento, parecia que vc falava da minha vida, Mas nunca e tarde pra mudar certo?! Graças a esse conhecimento que estou tendo com seus videos eu estou mudando aos poucos meu comportamento e desafiando o patriacardo em tudo que eu participo. Cara Nunca me senti tao feliz comigo mesmo, e voce ta proporionando isso pra mim. Do fundo do meu coração muito obrigado por partilhar conosco isso, Espero um dia te conhecer. Abraço, e continua com esses videos, continua me ajudando a ser uma pessoa melhor!

  • @kaka-dp6zr
    @kaka-dp6zr 3 ปีที่แล้ว

    Fico triste de que tamanho conhecimento não é reconhecido por todos, mas os que escolhem ouvir são muito recompensados

  • @andreluiz9782
    @andreluiz9782 3 ปีที่แล้ว +3

    Esse video me lembrou o filme "até o último homem", seria mt massa se vc fizesse uma análise desse filme, é mt lindo

  • @liacastrobugliossi8792
    @liacastrobugliossi8792 4 ปีที่แล้ว

    O trabalho que você faz nesse canal é a sua forma particular de iniciar diálogos e mudar o mundo. É muito importante! Parabéns, Leo!

  • @lilithanne2
    @lilithanne2 4 ปีที่แล้ว +7

    Acho que n t.nenhum outro homem hétero falando sobre isso no TH-cam. Continua Leo. Vc é necessário.

  • @victorbezerra919
    @victorbezerra919 4 ปีที่แล้ว +1

    Leo, eu só quero te agradecer. Seu vídeo é forte e importante. É muito bom saber que existem homens querendo desconstruir todo esse tormento que nós sofremos e fazemos as mulheres sofrerem.

  • @cesaarauugusto1642
    @cesaarauugusto1642 4 ปีที่แล้ว +1

    Mano, são pessoas como vc que fazem o mundo melhor, se não fosse por vc eu não reconheceria meus erros, continuaria sendo abusivo, machista e entre outros, obrigado!

  • @karinam85
    @karinam85 4 ปีที่แล้ว +3

    Ai Léo queria tannnto tomar um café da tarde com vc pra conversar sobre o assunto. Que vídeo maravilhoso. Obrigada pelo conteúdo 😘💜

  • @glaucio4930
    @glaucio4930 4 ปีที่แล้ว +6

    O abuso psicológico vem do poder, vem do patriarcado,e mesmo assim a gente não querendo, nos homens temos essas raízes da nossa "historia" repetitiva, tantos filmes mostram que o homem tem que ser isso tem que ser aquilo é que a mulher tem que respeitar o homen. E isso sempre vai se passando e se esquecendo que o homem tem sentimentos esquecendo que tem coração e isso que acontece até hoje. Leo gosto muito do teu canal por favor da um coraçãozinho aí

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Por isso não adianta tentar reprimir essa força e violência, e sim aprender como usá-la para algo positivo em nosso meio

  • @ari-zr5er
    @ari-zr5er 4 ปีที่แล้ว +10

    Leo one: a
    Eu: lindo, arrasou, falou tudo, tirou as palavras da minha boca

  • @wooden5794
    @wooden5794 4 ปีที่แล้ว +1

    Léo, obrigado por ter me dado uma nova visão sobre a sociedade e sobre mim, me fez repensar sobre quem eu sou e o que tenho feito, obrigado por não deixar ser tarde demais(mesmo que indiretamente).

  • @carolinaborges5627
    @carolinaborges5627 5 หลายเดือนก่อน +1

    Namorei um garoto por quase um ano, e existiam esses "testes* para saber se eu iria abandonar ele ou não, e ele me cobrava até dar "oi" de uma maneira mais carinhosa. A mãe dele literalmente se mudou de país, então foi um abandono até corporal dele. Em poucos meses, pela necessidade das situações, em algum momento eu virei a mãe dele, e quando eu percebi eu terminei. Minha mãe, minha irmã e até a minha tia adiaram que eu terminei, um dia todas as três se juntaram para falar sobre como eu fui ruim em abandonar ele, como ele é novo demais, como ele não tem tato para as coisas pela falta da mãe. Mas nem uma me perguntou oque eu tava sentindo, se eu tava bem, oque aconteceu comigo para chegar ao ponto de terminar. Existe uma defesa gigante pelo homem, e oque ele aprendeu em tudo isso? Que enquanto ele demonstrar sofrer, ele vai ser cuidado e mimado, independente se seja dentro da família dele ou fora.

    • @e.r.sd.soficial
      @e.r.sd.soficial 2 หลายเดือนก่อน

      E é por esse motivo que muitos homens se privam de sentimento e fazem de conta de que está tudo bem, porque querem evitar situações como esta a todo custo. Eu com certeza evitaria estes tipos de situações.

  • @victoriamaria2270
    @victoriamaria2270 4 ปีที่แล้ว +3

    Eu já tive um relacionamento em que o cara ficava assim, indo e voltando, toda hora testando minha paciência. Pensei que ele só não gostasse de mim, mas vendo agora esse vídeo e ligando ao fato de ele ter tido uma infância difícil... Tô chocada! Faz muito sentido e ainda bem que me afastei! 😦

  • @e.r.sd.soficial
    @e.r.sd.soficial 2 หลายเดือนก่อน +1

    É por causa disso que não acreditou em amor romântico e genuíno. Eu sempre via isso em filmes e desenhos, aquele homem romântico e amoroso que amava sua mulher, era lindo. Mas ao observar a vida real, vi que os relacionamentos amorosos não são bem assim. Nunca tive uma namorada, tive oportunidades, mas as descartei por me achar incapaz. Creio que fui afetado por esse patriarcado todo, fui abandonado de alguma forma e sinto esse medo e ao mesmo tempo eu tento disfarçar, mas não através de violência, mas sim, pelo isolamento social. Não consigo me conectar emocionalmente com ninguém. A melhor pessoa que eu tenho para isso é meu pai. Conseguimos nos conectar bem e é ótimo. Depois vem meu diário onde escrevo tudo que eu sinto. Enfim, não tive sorte em me abrir para ninguém, não consigo isso.

  • @arthurzin9927
    @arthurzin9927 3 ปีที่แล้ว

    mano.... eu amo a opnião desse cara mds, e super concordo man cara KKKKK como algm pd ler tanto minha mente e falar exatamente oq eu penso... amo seu canal, sua opnião e vc ♥️ :]

  • @samantaromano4161
    @samantaromano4161 4 ปีที่แล้ว +11

    Esse vídeo faz muito sentido, tanto por mulheres terem medo e raiva de homens, quando por aqueles que escolhem não seguir o patriarcado se sentem sozinhos.
    Eu tenho muito medo de entrar em um relacionamento e acabar sendo mais uma no índice de feminicido.
    Eu tenho amigos que são menos agressivos, e geralmente ou eles são considerados menos homens, ou no mínimo esquisitos.

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Por que?

    • @ane675
      @ane675 4 ปีที่แล้ว +1

      @@timeedge138 Vc realmente precisa ver mais vídeos do Léo...

    • @samantaromano4161
      @samantaromano4161 4 ปีที่แล้ว +3

      @@timeedge138 Você vê reportagens diárias? todo dia existe no minimo umas 3 reportagens por dia de mulheres que são mortas por maridos e namorados, isso chutando baixo, é muito maior. E na maioria dos casos o cara sempre era alguém legal que do nada começou a ser agressivo, abusivo e violento. Agora você vem me dizer que eu preciso me acalmar? sendo que sou eu e mais varias mulheres que estão na mira da violência domestica e estrupo? você deveria rever seu posicionamento.
      Eu só rezo por mais Leos Hwans na vida das mulheres deste mundo.

    • @KakaGoWatch
      @KakaGoWatch 4 ปีที่แล้ว +1

      sansu vc por aqui !! finalmente me deparei com um comentario seu nos videos do leo.

    • @samantaromano4161
      @samantaromano4161 4 ปีที่แล้ว

      @@KakaGoWatch Eu mesma XD hehehehehehhe nem todos eu comento, mas esse é um dos que eu senti mais identificada para comentar

  • @williamalvescandido
    @williamalvescandido 4 ปีที่แล้ว +1

    É da natureza do ser humano ser violento considerando que linhas filosóficas já deram respaldo sobre isso.A violência,(como dito no vídeo),pode ser propagada de várias formas,inclusive com a desonestidade "intelectual",que ignora valores firmados por séculos e que foram responsáveis para formação de povos e nações.Ultimamente tem havido uma tentativa desesperada de padronização do homem.Tipo,se o cara não segue essa "cartilha",ele é toxico,violento,enrustido,etc.

  • @masshadow1
    @masshadow1 4 ปีที่แล้ว +3

    Leo faz um video sobre amor platonico por favor e como é ignorado em filmes/series por amor romantico.
    Isso me ajudava muito sério.

  • @alcivanbezerra797
    @alcivanbezerra797 4 ปีที่แล้ว

    Faz um vídeo também sobre a nova masculinidade criada e desenvolvida cercada de estereótipos homossexuais. Fala principalmente da geração "de masculinidade " frágil e sem "fibra/identidade". Essa série tá incrível!

  • @maybeitsnene
    @maybeitsnene 4 ปีที่แล้ว +23

    Oba
    Vídeo novo
    Vou assistir com todo o carinho do mundo pq o sei q o Leo deu seu melhor pra fazer ele ❤️
    Vou pegar até pipoca e edredom, toda vez q vejo seus vídeos, eu fico tão emersa q parece cinema
    A atmosfera é tão gostosinha 💕 (ainda + qnd é de masculinidades)

    • @laryssabrito4123
      @laryssabrito4123 4 ปีที่แล้ว +1

      Real kkkkkkk, eu amo fazer "maratona masculinidade"

    • @maybeitsnene
      @maybeitsnene 4 ปีที่แล้ว

      @@laryssabrito4123 S E M P R E
      💕

    • @marthinligado784
      @marthinligado784 4 ปีที่แล้ว +1

      Vê red pill

  • @camilanishimoto2476
    @camilanishimoto2476 4 ปีที่แล้ว

    Enxergo muito do que você falou no final do vídeo em todo o universo e mitologia dos Jedis. Curtia a saga Star Wars mas depois que comecei a estudar e entender mais sobre masculinidades ela perdeu o brilho exatamente por essa glorificação extrema da falta de sentimentos para atingir o seu “eu ideal” e seu poder. Sendo que na real é justamente nesse conflito e nessa privação de sentimentos que enxergo a ruína de Vader - que só se “emenda” exatamente pelos sentimentos nutridos pelo filho... e sempre a questão da figura da mulher como a “perdição” para a virtude masculina - mudou um tanto nos últimos, com a Rey, mas ainda assim... Enfim... Divagações e reflexões, obrigada mais uma vez pelo vídeo, Leo ✨

  • @hikikomatsu4511
    @hikikomatsu4511 4 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns pelo vídeo, Leo! Respondendo à pergunta do final: sempre fui o cara que só queria se apaixonar por alguém, ser amado de volta e viver uma vida feliz e tranquila com a pessoa, sabe? Um relacionamento baseado em confiança e 100% sincero. Apesar disso, porém, sempre acabo me sentindo sozinho e isolado no mundo. Nunca fui bom em socializar e até pouco tempo atrás, sequer tinha amizades (ainda agora, vez ou outra me questiono se o que possuo são realmente amizades ou não), mas, quanto mais me esforço e tento fazer amizades, socializar e me dedico de coração às pessoas que amo, mais vejo como as coisas atualmente são superficiais, principalmente quando se trata de relacionamentos românticos. Às vezes simplesmente parece que meus sentimentos não têm lugar no mundo.
    Aproveitando, gostaria de deixar uma sugestão pra vídeos futuros: adoraria que você fizesse um vídeo falando sobre a superficialidade principalmente masculina nos relacionamentos amorosos da atualidade. Parece que cada vez mais a aparência se torna superior aos sentimentos. Parece que cada vez mais os homens fazem de absolutamente tudo (até fingir sentimentos) para tentar conquistar uma pessoa que eles gostam unicamente pela aparência.

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Então não deixe

    • @hikikomatsu4511
      @hikikomatsu4511 4 ปีที่แล้ว +2

      @@Cesar_Augusto2099 desculpe? Não deixar o que, exatamente?

  • @claricesilva2700
    @claricesilva2700 4 ปีที่แล้ว +1

    Leo,seu canal é um tesouro do TH-cam.Queria muito que todo mundo conhecece,porque todos precisamos entender os assuntos que vc fala.Se eu pudesse mandava para o planeta todo kkk
    Um abraço
    Obrigada por

  • @LucasLeonelSK
    @LucasLeonelSK 4 ปีที่แล้ว

    Por um lado, esse vídeo me deixou triste por todas as pessoas que se reconheceram nesse vídeo, mas por outro fiquei feliz por não me identificar nem um pouco e confirmar o quão saudável é a minha relação amorosa.

  • @wanessasouzadias338
    @wanessasouzadias338 4 ปีที่แล้ว +1

    Quando eu era mais nova eu namorava com um cara que vivia fazendo abuso psicológico, ele sempre queria me rebaixar, fazia me sentir horrível ameaçava dizendo que ia terminar comigo, gritava comigo quando o questionava, tinha dias que eu chegava á chorar sempre me perguntava se eu era a errada da história (porque assim era como ele fazia me sentir) quando o relacionamento acabou eu tive que buscar ajuda psicológica.

  • @juliasodre788
    @juliasodre788 4 ปีที่แล้ว +1

    Faz bastante sentido, não somente em relação aos meninos mas as meninas também. Eu, por exemplo, nunca me liguei muito nas "coisas de meninas", eu sempre estava fazendo algum esporte ou me machucando por aí, mas estava tudo bem porque eu era criança e tudo pode quando é criança. Mas eu cresci, e com isso veio as expectativas ( principalmente da minha mãe) de que eu deixasse minha infância para trás e começasse a me "comportar como uma menina" (o que eu obviamente não fiz) e com isso ela começou a me diminuir desde o jeito de eu me sentar a as roupas que eu gosto de usar. Chegou num ponto em que eu não me acho feminina o suficiente, achar o fato de uma pessoa estar interessada em mim risível. Por isso acho que faz muito sentido tanto na realidade feminina quanto na masculina, pois as mães podem ser tão cruéis, mesmo sem intenção ( no caso a minha), quanto aos pais.

  • @MissGlower
    @MissGlower 4 ปีที่แล้ว

    Nossa, Léo! Que série excelente que você tá fazendo! A violência tem profundas raizes dentro da nossa sociedade e tornam vítimas em agressores, dissemina ódio e intolerância.
    Apenas a compreensão, a empatia e a paciência são capazes de nos transformar...
    Eu sou casada há um ano e meio, mas estamos juntos há 10 anos... quando paro para lembrar o início de nosso relacionamento foi um pouco abusivo! Tanto da parte dele, quanto da minha. A insegurança, o ciúmes, esse sistema social que estamos inseridos quase destruiu o que era mais importante para nós dois... nossa sorte foi que percebemos como estávamos nos maltratando mutuamente e resolvemos voltar nossos olhares para o que estava errado dentro de nós e o que nos levou a isso.
    O feminismo foi tão libertador para mim quanto foi para o meu marido!
    Abraços!!!

    • @michaelroberto6044
      @michaelroberto6044 4 ปีที่แล้ว

      será mesmo assista esse video: th-cam.com/video/u0bDpDDKLRQ/w-d-xo.html

  • @cherrimisfab8137
    @cherrimisfab8137 4 ปีที่แล้ว +1

    Leo, vídeo maravilhoso, percebo que você descreve a minha vida e da minha família apenas no que você comenta. Muito obrigado

  • @eduardoaraujo9336
    @eduardoaraujo9336 4 ปีที่แล้ว +1

    Cara entendo, é algo que acontece e é tratado como "natural", mesmo que não ocorra no ambiente familiar( no meu caso não cresci com um pai em casa ), acaba acontecendo fora, e isso acaba implementado na pessoa, mesmo lutando contra é algo que ocorre de modo involuntário, no meu caso isso começou desde quando eu era taxado de chorão pelos outros, mas a medida que a pessoa cresce isso tem o efeito contrário e vira raiva, tenho tentado ir contra isso agora no final da adolescência/início da vida adulta, é quase como se eu tivesse que jogar fora todos os padrão errados que colocaram em mim e tentar me reconstruir de novo, muito obrigado pelo vídeo, deixou algumas coisas mais claras pra mim

  • @brunageorgiagaspardelima7941
    @brunageorgiagaspardelima7941 4 ปีที่แล้ว

    Esse vídeo explodiu a minha mente... Eu nunca tinha parado pra pensar em todas essas coisas, mesmo refletindo muito no tema
    Por favor, continue, eu estou amando essa série de entendendo masculinidade

  • @Hb_okami
    @Hb_okami 4 ปีที่แล้ว

    Eu concordo com os pensamentos e acredito q não são só os homens que são podados emocionalmente pela sociedade, óbvio que os cortes são 'diferentes' mas ambos os lados parecem não saber amar ou se conectar apropriadamente com seu eu emocional. Por isso o ciclo de violência nunca acaba

  • @amaranto6157
    @amaranto6157 4 ปีที่แล้ว

    Leo, eu tô com um projeto pessoal sobre as consequências do machismo e do patriarcado na vida dos estudantes. Seus vídeos ajudam muito, analisar eles, pesquisar mais, tudo contribui. Eles foram o que me fizeram ter essa ideia, que tá sendo apoiada. Obrigada pela inspiração! Você mudou meu jeito de pensar, e se tudo der certo, talvez meus colegas também possam se interessar por esses temas e até tenham mais consciência sobre o assunto!

  • @selma931
    @selma931 4 ปีที่แล้ว +3

    várias vezes, eu como mulher, não levei para frente relacionamentos com homens que gostavam de mim, mesmo sem nenhum impedimento e sem gostar de ninguém por conta dessa masculinidade patriarcal, ocorrendo o clássico "ele te irrita porque gosta de você" e garotos superficiais que apenas se importavam com minha aparência, quando eu acho um garoto que não tem uma masculinidade tóxica, eu tento fazer ele se sentir acolhido, e muitas vezes me apaixono por eles, por causa da empatia que eles tem
    quando um homem usa de violência, querendo se sentir superior, eu tendo a me afastar

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Por isso, devemos aprender a como usar dessa violência e força para algo positivo em nosso meio, pois a questão não é pelo o quê lutar, e sim pelo o quê vale a pena lutar

  • @Niko_ManCho
    @Niko_ManCho 4 ปีที่แล้ว +2

    E mesmo se fosse mesmo da natureza, o ser humano tem uma capacidade violenta de fazer coisas não naturais.

  • @Elizaah2
    @Elizaah2 4 ปีที่แล้ว +1

    O meu irmão de 11 anos é muito violento, manipulador e quer ser sempre superior. Eu não sabia do por quê desse comportamento e acabava ficando magoada com ele, e esses vídeos tem me ajudado muito a entender pelo que ele passa. Muito obrigada Léo 😍😍😍😍😍

  • @loretad.6058
    @loretad.6058 4 ปีที่แล้ว

    Um canal maravilhoso para aprender de forma fluída
    E tem um ar de tranquilidade no timbre do Léo que prende a atenção

  • @alicianicolini7835
    @alicianicolini7835 3 ปีที่แล้ว +1

    Já parou pra pensar que a música Wonderwall é exatamente sobre isso? Eu achava ela machista antes mas agora eu entendi tudo.

  • @wholucy
    @wholucy 4 ปีที่แล้ว

    Leo, o seu trabalho é a coisa mais incrível que eu conheço.
    Esta série sobre masculinidade é sensacional 💜
    Muito obrigada!

  • @kelly64963
    @kelly64963 4 ปีที่แล้ว

    Você conseguiu expressar meus sentimentos com argumentos válidos. Agradeço por isso. Vim de uma família estilo patriarcal , tenho um irmão mais velho e cada dia que passa ele se torna mais como meu pai (cada vez mais abusivo de todas as formas)... Minha mãe não enxergava nenhum dos dois como eles são, e o pouco que eu entendo tento dizer a ela , alertar.. Pois eu mesma acabei passando por isso no meu primeiro relacionamento amoroso e me senti esmagada, e por um grande período pensei que o problema fosse eu.. Seu vídeo só me mostrou que eu estava certa no início, estava sendo esmagada.. A única coisa que eu pude fazer foi fugir... Mas você me deu clareza. Então agora eu vou lutar, vou mostrar que podemos ver as coisas com outros olhos e melhorar.

  • @blogumabrasileira
    @blogumabrasileira 4 ปีที่แล้ว +5

    Leo, te assisto há um bom tempo, por isso me sinto confortável pra dizer que senti que, neste capítulo, houve muita responsabilização das mulheres, principalmente as mães solos, que já tem uma carga gigantesca de responsabilidades. Eu entendo e não discordo totalmente, mas quero deixar aqui mais uma camada de informação a respeito, o fato de que, por mais que uma mãe fale e ensine seu filho, em algum momento, os exemplos masculinos externos, podem exercer mais influência, quero reforçar também que os homens precisam começar a se repensar. Esta visão transmitida tem seu fundamento, mas a criação de uma mãe não pode ser o motivo para comportamentos tóxicos. Parabéns pelo trabalho

    • @LeoHwan
      @LeoHwan  4 ปีที่แล้ว +1

      sim, concordo Adriana. Antes de adentrar essa parte no vídeo quis colocar o lembrete de q é uma série esses vídeos e eles devem ser pensados assim. Os homens que são os responsáveis e que devem assumir essa responsabilidade, e isso é bastante explorado nos vídeos anteriores da série. Nesse vídeo mostro apenas essa faceta que a bell hooks coloca e que em nenhum momento é a única raiz, não mesmo.

    • @blogumabrasileira
      @blogumabrasileira 4 ปีที่แล้ว

      @@LeoHwan obrigada pelo retorno. Eu acompanho seus vídeos e eles tem sido muito úteis pra mim e acredito que para muitas outras pessoas. Eu publiquei o comentário, pois li alguns outros e vi que muitas crianças e jovens meninos e meninas acessaram este conteúdo e podem ter chegado a esta conclusão, principalmente quem só vir este vídeo, isto pode ser aceito como uma verdade única por eles, sem que eles acessassem demais vídeos desta série. Te conheci ainda do outro canal e desde então, acessos seu conteúdo por sentir que ele é muito necessário. Mais uma vez, obrigada pelo retorno e muito sucesso!

    • @ayfitopsbrasil6553
      @ayfitopsbrasil6553 2 ปีที่แล้ว

      @@blogumabrasileira até concordo,mas a maioria dos filhos presos,drogados etc.... sao filhos de maes solos pra mim isso se tá por falta de uma figura masculina ou paterna,pra ensinar o garoto oq é certo oq nao fazer,como agir etc.....

  • @diegomonteiro461
    @diegomonteiro461 4 ปีที่แล้ว +5

    Tenho opinião diferente:
    1. Violência é o instinto animal de defesa e luta. Portanto é apenas uma reação irracional. (O que para mim pode ser muito mais ofensivo que "patriarcado") Um homem violento não foi ensinado a ser violento. Pelo contrário, não aprendeu os instrumentos sociais para poder lidar civilizadamente. Não foi ensinado a ser civilizado, ou não quis aplicar a civilização que lhe foi ensinada. Eu tenho a mim mesmo como exemplo. Quando eu era criança (de 4, 5 anos) eu sempre recorria à violência para conseguir o que queria. Ninguém me ensinou aquilo, pelo contrário. Eu não sabia mais o que fazer para conseguir e recorria à violência. Assim ainda hoje vejo crianças que o fazem. Outras crianças recorrer ao incômodo, fazendo a famosa birra, que não deixa de ser uma tentativa de torturar o adulto com tanto barulho irritante até ele ceder. As pessoas não querem admitir que são naturalmente violentas e que sua familias lhe ensinaram o pouco de civilidade que tem. Me ensinaram a ser civilizado.
    2. Mulheres tbm podem ser muito violentas, e agressivas, abusivas. Aliás, ultimamente eu vejo muitas mulheres sendo abusivas para com homens. Eu posso contar agora 3, enquanto conheço somente 1 homem abusivo. E conheço mais homens que mulheres.
    Assim eu acho que vc viajou na maionese legal. Envolvendo patriarcado. Assim ta na moda criticar tudo o que é antigo, e elogiar tudo o que é novo. Para muito não há uma só coisa boa na criação que tiveram. Ingratidão é o nome disso. E tbm é uma forma de violência e incivilidade. Pq vc não precisa falar de patriarcado para compreender o funcionamento da violência. Vc vem e diz que a violência é um produto de uma civilização patriarcal. Mas se assim fosse o equilibrio da natureza que tbm tem muita violência (estrutural) na luta pela sobrevivência somente para existir tbm os seria. Mas nós sabemos que a natureza não é nem civilidatícia nem patriarcal, é instintiva, e o instindo se forma por processos circunstanciais contínuos.
    Na verdade houve uma desconexão nesse vídeo. A desconexão com a realidade. É muito fácil ver que um homem violento ou uma mulher violenta, na verdade está usando o recurso mais primitivo dos animais. O instinto de sobrevivência, de autodefesa ou de ataque para conseguir a satisfação de uma necessidade.
    O que passa dessa explicação é masturbação intelectual, é discutir o sexo dos anjos. É voltar às discuções retóricas das escolas medievais que não davam em lugar nenhum.
    Me desculpe, meu caro, mas se vc foi brutalizado, se te ensinaram a recorrer à violência, eu acho mais fácil admitir que seus pais, ou as pessoas da sua familia são um bando de malucos. Agora pq sua familia é um bando de loucos que te ensinaram a ser violento, não venha com essa história de patriarcado pq extender o braço da culpa da sua familia de loucos para a minha e a dos outros.

  • @zerod.8842
    @zerod.8842 4 ปีที่แล้ว +1

    Caralho... Eu assisti o vídeo quase inteiro chorando a partir do momento que me identifiquei com ele, e fico me perguntando, como eu poderia melhorar... Como faço para mudar.

  • @Emi-di1eg
    @Emi-di1eg 4 ปีที่แล้ว +4

    Leo você me ajudou a entender mais as pessoas e me entender obrigada ♡

  • @Dmspardal
    @Dmspardal 4 ปีที่แล้ว

    Eu e meus irmãos fomos criados só pela minha mãe, mas durante uma parte das nossas criações, meu pai estava presente.
    A criação que a minha mãe me deu, foi a melhor que ela conseguiu, mas ainda era machista, preconceituosa e muitas vezes abusiva.
    Meus irmãos homens eram os donos da casa, os HOMENS DA FAMÍLIA.
    E hoje em dia ele são homens assim, traumatizados, perdidos, muito triste e violentos.
    Eu me indentifico muito tambem.

  • @samantaromano4161
    @samantaromano4161 4 ปีที่แล้ว +6

    Eu pensando quando ia ter vídeo novo do Léo, e do nada recebo a notificação XD

  • @naoedaviedavid
    @naoedaviedavid 4 ปีที่แล้ว +1

    A série que aguardo a continuação 😅

  • @susimorais5834
    @susimorais5834 4 ปีที่แล้ว

    APENAS O MELHOR VÍDEO QUE EU JÁ VI!! completamente emocionada. Mandando p meu namorado agora mesmo. Esse vídeo é necessário, deveria passar em escolas e tudo mais... obg Leo

  • @malu16280
    @malu16280 4 ปีที่แล้ว +1

    eu tava apaixonada por um cara "babaca" aonde ele era abusivo(emocionalmente) fazia joguinhos até que eu tentei ficar longe já que estava muito mal com isso,eu venho observando ele por redes sociais e ele está "mal" praticamente por eu ter saído de sua vida por não ter mais com quem "brincar"

  • @givannesantos8947
    @givannesantos8947 4 ปีที่แล้ว +4

    Nunca pensei dessa maneira, muito obrigado por abrir meus olhos ❤️🙏

  • @MasterBait.
    @MasterBait. 4 ปีที่แล้ว

    assistindo esse vídeo senti um "calafrio" na alma, percebi que fui criado inconscientemente pra ser um homem toxico, estou evoluindo bastante e me tornando mais feliz com sou e quero ser, acredito que esteja no caminho certo, vlw pelos vídeos Leo realmente ajudam bastante.

  • @LM-nu9te
    @LM-nu9te 4 ปีที่แล้ว +2

    Leo, não sei se vc vai ler mas vamos lá...eu vi TOTALMENTE o meu irmão nesse vídeo. O meu pai faz com a minha mãe (violência e manipulação psicológica), logo meu irmão faz comigo. Isso me tornou extremamente distante romanticamente e MUITO insegura quanto a minha personalidade. Eu sempre me perguntava qual tinha sido o meu maior trauma, o que me fazia tão triste e distante. Por muito tempo culpei o bullying, mas só na terapia percebi que o problema dormia no quarto ao lado. Muito interessante o que disse sobre filmes de heróis, pois cresci assistindo animes e jogando com o meu irmão, mas engraçado que ELE era sempre o P1, ELE sempre era o personagem mais legal, ELE era o espião mais reconhecido (quando brincávamos de bonecos, ELE escolhia sempre o que fazíamos), e ai de mim se reclamasse kkkkkk agora com 18 anos eu finalmente percebi que não é ele quem dita a minha vida, mas também tem o lado da criação feminina com o propósito de submissão. Tudo encaixa muito bem, e completa uma sociedade disfuncional e doente. Enfim, amei o vídeo e adoraria mostra-lo pra ele, mas imagina a tempestade 🙄 e apesar de todo o abuso, ainda o amo... Espero que um dia ele aprenda com os seus erros e trabalhe todos esses sentimentos turbulosos e reprimidos.

    • @a377jtcndd
      @a377jtcndd 3 ปีที่แล้ว

      vai aprender como???? alguns vão morrer assim, vc apresentando o ''irmão'' dele ou não...

  • @fernandag0
    @fernandag0 4 ปีที่แล้ว

    Leo, muito obrigada por essa série.
    Todas as vezes me tocam muito.
    Essa série é absurdamente importante para mim.
    Agradeço mais uma vez!

  • @helenarodrigues8770
    @helenarodrigues8770 4 ปีที่แล้ว

    Nossa realidade é tão triste...queria tanto que todos os homens e mulheres se abrissem pra escutar tudo que você diz nesses vídeos, tudo neles é muito importante

  • @imperatortiago
    @imperatortiago 4 ปีที่แล้ว +7

    Ahhh e faz o emoções com os personagens de Star Trek, eu recomendo começar com o capitão Picard antes e pós a primeira invasão Borg, com o capitão Sisko, com a capitã Janeway e etc. São ótimos personagens de ótimas séries.

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Poderia fazer com o Spock, isso sim daria um belo quadro sobre emoções

    • @imperatortiago
      @imperatortiago 4 ปีที่แล้ว

      @@Cesar_Augusto2099 Sim, eu faria primeiro com o Sisko de Ds9, ele teve um desenvolvimento maravilhoso de um oficial que perdeu a esposa na batalha de Worlf 359 e ficou perturbado com isso ao herói de guerra.

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว +1

      Pensando nisso, e quanto ao Data, porque eu não me lembro se ele tem algum tipo de emoção

    • @imperatortiago
      @imperatortiago 4 ปีที่แล้ว

      @@Cesar_Augusto2099 Ele ganhou um chip do Dr. soong que deu emoções para ele, mas antes disso ele possuía as maiores virtudes humanas

  • @brunoe3554
    @brunoe3554 4 ปีที่แล้ว

    Cara minha família é uma toxina incrivelmente letal sendo "patriarcal". Em questão de relacionamentos, principalmente meus tios (meu pai disfarça um pouco porque depende um pouco de mim) ficam em cima que eu tenho que ter namorada para "Ser Homem" e são INCAPAZES de entender que eu simplesmente não amo ninguém e já ficam com piadinhas achando que sou gay. Vendo seus vídeos ajudou a compreender a cabeça deles, não vou ter um relacionamento só de aparência, eles é que já são casos perdidos, fico aliviado com isso.

  • @maybeitsnene
    @maybeitsnene 4 ปีที่แล้ว +6

    Esses dias meu amigo chorou na escola
    Primeiro eu demorei pra entender que ele tava chorando
    Depois eu fiz uma coisa que me envergonhou muito
    Eu olhei pra cara dele e RI
    Ri dele chorando, as meninas perto de mim começaram a rir baixinho e perguntar oq tava acontecendo
    Depois de uns segundos eu senti TANTA vergonha, que eu queria me enfiar em um buraco
    Eu assisto seus vídeos, acho a coisa mais linda, sempre tento trazer pra prática e me lembro de falar diversas vezes o quanto eu achava (e acho) idiota o quanto os meninos escondiam suas emoções e não falavam sobre.
    E meu amigo tava alí, na minha frente, na frente de um monte de gente, chorando emocionado pelo texto de aniversário que a mãe fez, SENTINDO E DEMONSTRANDO, e eu RI?
    Me senti a pior pessoa do universo. Segurei a risada e abracei ele, falei que tava tudo bem se emocionar, que ele podia chorar o quanto quisesse, enquanto me perguntava, PQ DIABOS EU TINHA DADO RISADA DAQUILO? Pq eu ainda sentia vontade de rir? Se fosse uma menina, uma amiga minha, com certeza, rir seria a última coisa que iria passar na minha cabeça, mas como era um menino (talvez?), a primeira coisa que eu fiz foi rir. Me envergonho profundamente disso. Mas me fez pensar, que, realmente é complicado, que por mais q eu seja contra essa ideia deq os meninos não podem demonstrar seus sentimentos etc, ainda somos todos parte disso e querendo ou não, ainda vou me pegar fazendo isso, que não é tão fácil assim mudar (pra ambos, meninos e meninas, mas acho q para meninos principalmente), pq se mesmo pessoas contra, como eu, riem disso, quê dirá de quem não é? Ou "nem tem esse conhecimento"?
    O importante é se perceber mesmo, tentar mudar e apoiar os outros tbm
    Ufa, q textão, perdão por erros de português...
    (DESCULPA AMIGO VOCÊ MERECE TODO O APOIO DO MUNDO
    E MENINOS SHOREM MEIXMO)

    • @pedrobezerra2108
      @pedrobezerra2108 4 ปีที่แล้ว +1

      Oiia, vlw miga

    • @maybeitsnene
      @maybeitsnene 4 ปีที่แล้ว

      @@pedrobezerra2108 💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕
      Gosto de+ de ti 💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕

  • @gaiaishun
    @gaiaishun 4 ปีที่แล้ว

    Cresci numa família assim. Meu pai sendo o cara escroto que abusava psicologicamente de mim e da minha mãe. Eu tive de me desconstruir muitas vezes para descobrir como processar que todo ódio jogado contra mim, não era realmente minha culpa. E mesmo sendo adulta sigo tão destroçada que não permito que nenhum homem me rodeie romanticamente. Eu, como mulher sinto pavor e asco de patriarcado. Obrigada por ajudar outros a se desconstruirem Leo.

  • @sasungd3449
    @sasungd3449 4 ปีที่แล้ว +12

    Por favor, analisa as emoções do protagonista de Red Dead Redemption II: Arthur Morgan.

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Mas no jogo, as escolhas dele não se misturam com as emoções do jogador?

    • @sasungd3449
      @sasungd3449 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Cesar_Augusto2099 Sim, mas eu tinha em mente especificamente a mudança de caráter que ele passa

    • @Cesar_Augusto2099
      @Cesar_Augusto2099 4 ปีที่แล้ว

      Kevinn Selbach como se o Arthur fosse um santo

    • @sasungd3449
      @sasungd3449 4 ปีที่แล้ว

      @@Gabriel-ot2lj Se bem que o posicionamento do Arthur apoiando a tribo do Chuva Caindo, a ajudas que eles faz para com os pobres, etc, são bem progressistas pra época, até pra nossa época também

    • @sasungd3449
      @sasungd3449 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Gabriel-ot2lj então o socialismo é empático já que prioriza o bem comum

  • @panno9764
    @panno9764 4 ปีที่แล้ว +1

    Nossa descreveu minha infância e adolescência com a minha mãe caralho faz mto sentido!!!!! Mto obrigado Leo por esses vídeos!!! Mto esclarecedor tô conseguindo me entender e entender mtas coisas ao meu redor!!!