Opa, interessante esse questionamento. A vantagem que eu vejo de usar um software como Matlab, Scilab, Python, R, etc etc, é que eu consigo passar dicas de programação para os alunos, entende? A programação é essencial para um aluno de engenharia e, ao usar softwares como o Matlab, sempre tenho em mente estar contribuindo duplamente para a formação do aluno (tanto em circuitos quanto em programação). Sacou a minha ideia ? Usar um aplicativo como o photomath pode resolver o problema de forma mais rápida, mas NÃO cria o bom hábito no aluno em usar a programação como uma aliada. Pelo menos é assim que eu penso. Abração.
@@EngenheiroCripto Muito Obrigado cara. Vou investir em programação porque estou a começar a cursar engenharia electrotechnical, e não sabia a que era tão importante assim. Obrigado 🙏 pelo seu esclarecimento. Abração.
A expressão sempre se mantém a mesma quando vc multiplica por -1, então tanto faz. Eu costumo multiplicar por -1 pra deixar o termo que multiplica a corrente da malha positivo (no caso da malha 2, é o termo que multiplica i2). Mas é só por uma questão de deixar o cálculo organizado, e isso não afeta o resultado final. Se quiser tirar a prova, basta resolver considerando os dois casos. O resultado será o mesmo. Valeuu
Não necessariamente. Os sentidos são arbitrários, então vc pode usar o sentido que quiser. No final do exercício, o que vai dizer se vc acertou o sentido ou não é o sinal da corrente que vc encontrou. Se for positivo, significa que vc acertou; se for negativo, vc errou. Mas Lembrem-se de que, mesmo que o sentido esteja errado, na hora de resolver o restante do problema, sempre mantenha o sentido considerado antes de modelar o problema matematicamente. Isto é, considere o valor de corrente encontrado, sendo positivo ou negativo. Nos exercícios, eu considero todos os sentidos iguais só por uma questão de didática, mas na realidade, vc pode chutar o sentido que quiser. E logicamente, uma vez decidido os sentidos, ajustem as convenções e sejam coerentes com o sentido adotado. Os resultados precisam bater.
vc é foda mano
Não Entendi porque o calculo -2.i2 + 3.i2-i3=0, deu esse resultado de -1+6 i2 - 3 i3. Pode me explicar?
Melhor que usar o MatLab, seria optar pelo photomath mais rápido e intuitivo
Opa, interessante esse questionamento.
A vantagem que eu vejo de usar um software como Matlab, Scilab, Python, R, etc etc, é que eu consigo passar dicas de programação para os alunos, entende?
A programação é essencial para um aluno de engenharia e, ao usar softwares como o Matlab, sempre tenho em mente estar contribuindo duplamente para a formação do aluno (tanto em circuitos quanto em programação). Sacou a minha ideia ?
Usar um aplicativo como o photomath pode resolver o problema de forma mais rápida, mas NÃO cria o bom hábito no aluno em usar a programação como uma aliada. Pelo menos é assim que eu penso.
Abração.
@@EngenheiroCripto Muito Obrigado cara. Vou investir em programação porque estou a começar a cursar engenharia electrotechnical, e não sabia a que era tão importante assim. Obrigado 🙏 pelo seu esclarecimento. Abração.
@@mizaelteixeira656
Ótimo!
Abração!
Na fórmula da malha 2 a equação nao seria i1 -6i2 +3i3=0? vc colocou invertido tipo: -i1+6i2-3i3=0
A expressão sempre se mantém a mesma quando vc multiplica por -1, então tanto faz.
Eu costumo multiplicar por -1 pra deixar o termo que multiplica a corrente da malha positivo (no caso da malha 2, é o termo que multiplica i2).
Mas é só por uma questão de deixar o cálculo organizado, e isso não afeta o resultado final.
Se quiser tirar a prova, basta resolver considerando os dois casos. O resultado será o mesmo.
Valeuu
@@EngenheiroCripto verdade! Muito obrigado . As vídeo aulas sobre circuitos são muito boas, tanto circuitos 1 como o 2 também.
tenho que usar o mesmo sentido de corrente para todas as malhas?
Sim, obrigatoriamente
@@sofBRV eu usei sentidos contrários e o resultado não tava batendo
Pse, não bate mesmo, tem que usar o mesmo sentido em todas as malhas
Não necessariamente.
Os sentidos são arbitrários, então vc pode usar o sentido que quiser.
No final do exercício, o que vai dizer se vc acertou o sentido ou não é o sinal da corrente que vc encontrou.
Se for positivo, significa que vc acertou; se for negativo, vc errou.
Mas Lembrem-se de que, mesmo que o sentido esteja errado, na hora de resolver o restante do problema, sempre mantenha o sentido considerado antes de modelar o problema matematicamente. Isto é, considere o valor de corrente encontrado, sendo positivo ou negativo.
Nos exercícios, eu considero todos os sentidos iguais só por uma questão de didática, mas na realidade, vc pode chutar o sentido que quiser.
E logicamente, uma vez decidido os sentidos, ajustem as convenções e sejam coerentes com o sentido adotado.
Os resultados precisam bater.
@@EngenheiroCripto mas deu muito diferente quando coloquei uma em sentido horário e uma em sentido anti-horário