Carburador e muito melhor, tem 3 fases : lenta, progressão, e rápida... na injeção não se senti isso, a única vantagem de injeção eletrônica e menos poluir , porque o resto carburador e bem superior... E o dia que isso estragar um sensor que seja o tonella ficará de a pé... mesmo com seus conhecimentos...
Concordo injeção tem muito sensor pra enxer o saco ,isso sem falar no custo das peças ,tenho um carro injeção monoponto 95 qdo comprei gastei 600 de peças ( troquei tds sensores atuadores,etc)eu fazendo imagina se fosse pagar .
Bacana Tonella. Esse choque de tecnologias e gerações foi conduzido com ótima maestria. Essas explicações comparativas entre o novo e o antigo nos traz uma nostalgia incrível e o quanto estamos sendo provocados a nos atualizar.
Legal... comentei um tempo atrás a respeito de usar a parte mecânica da injeção da Kombi e fiquei feliz em ver aplicado no Gurgel. Parabéns pelo projeto, pelo belo trabalho Tonella, Bianca, Liachi e todos os envolvidos!
Tonella, me desculpe a falta de conhecimento, vi todos os seus vídeos sobre a Injeção eletrônica, chicote, montagem. Mas para que serve esse aparelho parecido com um taximetro no Gurgel. Qual a função desse aparelho ?
Tonella, meu fusca apresenta o gas de escape dos cilindros 3 e 4 mais quentes que o 1 e 2 (uso escape de buggy). Valvulas e velas estão em prefeitas condições. Funciona tudo muito bem, mas notei esta diferença, mesmo frio.
Provavelmente vc tem diferença na taxa de compressão entre os cilindros de um lado é de outro, no caso de ser carburação simples a diferença no comprimento do coletor de um lado com relação ao outro pode estar interferindo nisso também.
Tonella, show de bola! Uma dica, aquele "assobio", logo no começo da progressão da borboleta fechada, é um furo triangular, que talvez fosse usado no Fusca mexicano, na Kombi nacional não. Tapei com Durepoxi e acabou esse assovio chato!
Cara, eu comecei a assistir o Tonella na série da mobilete selvagem. Que revejo até hoje, mas não parei de assistir seus vídeos e graça que é sua relação de pai e filha com a Bianca. Sei que parece impossível, mas espero que um dia haja um momento retrô da mobilete selvagem.👏🏻👏🏻😁🙋🏻♂️
não entendi o lance da bobina, eu tenho que inverter os cabos da velas ou posso ligar cada cilindro na respectiva saída numerada da bobina?! digo isso porque a bobina vem com os números das saídas para as velas, devo seguir a numeração que vem na bobina ou mudo a posição dos cabos?
Tonella, o dia que vc instalar uma dessas no Fuscatia vc vai ver o real potencial do seu carro. Adeus sujeira em giclê, adeus afogador, adeus cuba seca em estrada com pé no fundo, avanço perfeito pro motor sempre, mistura onde quer e sempre repetitivo, e com toda segurança do monitoramento de tudo. Parabéns. Ótimo vídeo! Agora é testar se não tem muito avanço 🤔 kkkkkk
Olá Tonella, este vídeo foi muito esperado, que aula!! Se você me permite dar uma dica, o filtro ficou alinhado a roda traseira, uma proteção, contra possíveis pedras que o pneu possa jogar contra o filtro, acredito que seja bem vindo!
Boa noite! Herdei de meu pai um Gol G2 100 Plus! Monoponto, e com distribuidor normal! Gostaria de saber se existe uma maneira de "eliminar" o "abençoado distribuidor"?
Tenho uma penca de dúvidas. Uma das coisas que achei mais interessante nesse sistema de ignição é que não tem alta tensão passando por contatos móveis como é o caso da maioria dos sistemas que usam rotor, tampa e carvãozinho. A solução mais óbvia seria usar uma bobina pra cada cilindro. Mas isso aumenta o custo e complexidade não só pelo fato de ter 2 bobinas a mais, mas também pelo fato de que assim o módulo teria que controlar 4 bobinas ao invés de 2. Imagino que é por isso que existe esse sistema de faísca perdida. Como é por dentro dessa bobina? Imagino que na verdade são duas bobinas. E que o módulo dá sinal pra cada uma alternadamente. Tonella, você sabe em que esta bobina que você usou é diferente da bobina do Vectra? Imagino que a bobina do Vectra seja mais barata (e talvez mais confiável) pois foi usada por muitos anos em muitos carros. Desde Kadett 97, Astra e muitos outros carros que compartilham o bloco do família 2 gm. Quanto a necessidade de sensor de fase: Isso não poderia ser substituído aproveitando o próprio sinal da roda fônica, eliminando, portanto, sensor de fase ali na região onde ficaria o distribuidor? O que tem ali dentro é um sensor hall? Mês retrasado comprei um Kadett 93 GSi, injeção multiponto. Ignição com hall porém ainda com tradicional rotor e tampa. Módulos de injeção e ignição separados. Acho que não tem nem roda fônica, nem sonda lambda. Não sei se injeção é sequencial. Mas tarde, em 97 e 98 os Kadett multiponto passaram a ter sistema de ignição e injeção mais moderno parecido com Vectra acho que tudo controlado por ECU. Mas este moderno perdeu potência em relação ao antigo, pelo menos oficialmente. Pelo documento, o 93 GSi faria 120cv enquanto o 98 GLS faria 110cv. Será que é tudo culpa do catalisador, ou os mapas também foram afetados? Ah Kadett tinha um fórum legal, o kadetteiros. Azar meu o site fechou um mês depois que comprei o meu kadett. Cheguei a considerar assumir o site. Tentei de tudo pra entrar em contato com o administrador mas não teve jeito. Não obtive resposta. Que pena. Usei uma linha de código no linux pra baixar o que deu do site antes de sair do ar. Mas não tenho nem conhecimento técnico pra tornar navegáveis os arquivos baixados, outro problema é que tinha muito conteúdo fechado que eu não tinha acesso, fora servidores de imagens que já não funcionavam.
Opa, vamos la: na verdade sao duas bobinas separadas com duas saidas cada, e são acionadas individualmente. Isso simplifica e muito o projeto, que é antigo, até as hondas 750 dos anos 70 usavam a faisca desperdiçada. Não sei em relação a bobina do vectra. O sensor de fase é para usarmos a injeção sequencial. a rodafonica indica 360 graus; se incorporar o sinal do sensor de fase, que nada mais é do que um Hall depenado, voce tem a indicação do pms do cilindro 01. em relação a potencia dos motores, sempre são limitadas pelo fabricante levando muitos fatores, que vão desde estrategias de mercado, custo, limitações tecnicas ou de emissões de poluentes. No caso do kadett, o fator que pode ter sido o mais resṕonsavel pela queda de rendimento pode ser mesmo o catalizador e o ajuste da injeção. Infelizmente os foruns estão sendo extintos. Na era da informação rapida do youtube, fica dificil competir. mesmo que seja informação superficial e errada. Sendo politicamente correto aqui, voce pode até falar que 2+2=5...
@@marcelotonella ah tem a ver com o fato de que o virabrequim dá duas voltas para o ciclo completo. Então para a injeção sequencial funcionar corretamente não basta saber em que lugar o motor está dentro dos 360 do virabrequim. Precisaria, no lugar disso, saber em que lugar está dentro dos 720 do ciclo completo. O sensor de fase montado no lugar do distribuidor resolve isso pois o pinhão já originalmente gira duas vezes a cada volta do virabrequim, uma vez que justamente já era uma peça feita para distribuir a faísca na ordem correta. Agora está servindo para injetar na ordem correta.
tonella essa chave de ignição e de trator correto ? eu não tive uma boa esperiencia com ela pq dps de um tempo ela falha e a partida fica prejudicada e se vc quer uma dica, troque por uma que tbm e de trator so que a chave e diferente, ela e lisa com so 2 cavas na ponta. mais ai fica a sua escolha
Boa noite Marcello sou Italo de Pernambuco capital um forte abraço. Sou reparador diesel más tecnicamente você dá show sou seu fã . Marcelo comprei uma dupla H32 da solex e gostaria de uma receita sua PR por na minha Kombi 1.600 ao qual tenho planos de transformar em 1.800 desde já agradeço por sua atenção e um forte abraço
vai ficar bom o gurgel quando estiver pronto por completo e rodar com ele. no dia do evento seu TONELLA, queremos ver vc dando voltas nele ali perto do local , rs
O tonela vc que é das antigas, um dia vi em um vídeo uma máquina que vc colocava o distribuidor nela e ela plotava na tela a curva de avanço do distribuidor, vc já viu ou sabe o nome dessa máquina(ou algo parecido)?
Injeção eletrônica no carro antigo é vida! É economia! É desempenho! É ligar de manhã e não precisar ficar acelerando e engasgando. Injeção eletrônica é top demais!
@@FagundesPinturas no caso do Fusca até fazer um motor completo fica mais caro que o carro. Se você começar a ver valores é melhor você não fazer nada! Valores, preços e gostos, cada um tem o seu.
Sou mais o sistema antigo mesmo carburador do Alan novo tudo e bom quero vê quando começa a da bronca para vc Tonella e bom e para um cliente que não tem a sua sabedoria vai ser FD eu colocaria a configuração do fuskatia
O pior amigo e que ele vai ficar na mão o dia que estragar alguma coisa, não vai saber arrumar.. deixou uma simples e eficaz, por uma técnica e complexa...
Enfim o tão esperado vídeo, eu to esperando a tempo, to terminando o meu carro e tenho uma Injepro T5000 no meu fusca, tem um pouco mais de entradas e saídas que a FT450, monitorando tudo, pressão, do óleo e comb., temp do óleo, tbi eletrônica e pedal acelerador eletrônico, estava esperando para ver o mapa de avanço, lenta e partida, pois de combustível eu tb tenho a sonda WB, e com a sonda vc se vira sozinho, mas parâmetros como esses de partida, ponto e tal não se acha, outra coisa @Tonella, esse motor não aceita muito bem 1 de lambda, nos refrigerados a água também não se usa muito, se usa geralmente 0,98 para refrigerados a água, nos a ar se usa 0,95 a 0,93 como um mínimo. No mais, foi impressão minha ou o MAF ficou mais silencioso injetado ?
Na verdade a velocidade do ar no coletor de um motor injetado multiponto é bem inferior ao carburado , e precisa ser, pois a atomização do combustivel se dá pelo atrito do combustivel em alta velocidade com o ar. É só observar que no mesmo motor a ar os dutos do coletor de admissão tem diâmetro maior que o duto do carburado e isso fica mais evidente quando temos um duto independente para cada cilindro.
E um ótimo mecânico, mas e uma pena que só pega projeto só pra fazer vídeo, Entrei em contato com ele pra fazer um serviço no meu fusca nem me deu atenção, viu que não daria nada pra ele, por isso deixei de seguir ele. 😏
Eu acho que isso aí é mto complexo, trabalhoso e caro, pra algo que depende de combustível líquido, não vale a pena. Por que vcs não abandonam esses sistemas de 100 anos e começam a fazer tudo com motores elétricos e baterias de litio, é bem mais divertido (inclusive a programação, que envolve tração, regeneração, controle de frenagem, tração enfim muitos mais parâmetros do veículo). Sempre que vejo pessoas mexendo nessas coisas imagino uns caras "tunando" um vídeo cassete que nunca será uma Netflix. Espero que ao menos pensem sobre isso que eu disse porque em alguns anos começarão as sanções (proibições) aos veículos à combustão (proibições de circulação).
Quando voce descobrir que a energia eletrica não vem da tomada, vai ficar triste. E voce escreve isso na mesma semana que foi anunciado que a Alemanha está retomando sua geração de eletricidade a base de carvão, devido as sanções ( proibições) impostas a Russia.
@@marcelotonella nanana, energia eletrica também vem do sol, de graça e é o que a grande maioria vai fazer nos próximos anos, portanto esqueça estes pensamentos anti-energia elétrica. Ah, aproveite e pesquise sobre um carro elétrico da GM , que custa 30 mil reais e está sendo produzido ao ritmo de 2 mil unidades/dia.. é meu velho, a era da pedra não acabou por falta de pedra e a do sujo ciclo do petróleo vai ser o mesmo!
Voce tem razão. a placa fotovoltaica e as baterias são baratas e sua produção 100% sustentavel, sem agressão ao meio ambiente. Nada toxico é usado em sua produção!
Mais ficou top esse motor hein
Tonela top o vídeo parabéns...qual o modelo de cabo de vela vc usou?
Que aula 👍👍👍👍
O trem é moderno
Boa sorte !!!
O motor acelera bonito hein. Que som gostoso. Pessoalmente deve ser uma delícia de ouvir.
Maravilhoso esta fórmula
Quanto eu mais aprendo sobre injeção, mais eu fico fascinado pelo carburador!
Carburador e muito melhor, tem 3 fases : lenta, progressão, e rápida... na injeção não se senti isso, a única vantagem de injeção eletrônica e menos poluir , porque o resto carburador e bem superior... E o dia que isso estragar um sensor que seja o tonella ficará de a pé... mesmo com seus conhecimentos...
Carburador é o componente mais tecnológico de todos os tempos, tão pequeno e com tanta tecnologia condensada na mecânica e cumpre sua função.
@@mecanyco Eu acho incrível um componente tão antigo e dito por muitos "arcaico" funcionar quase tão bem quanto a injeção eletrônica
Para quem gosta, não tem nada mais gostoso que ouvir o ruído da mistura sendo sugada pelo vácuo no coletor kkkkk
Concordo injeção tem muito sensor pra enxer o saco ,isso sem falar no custo das peças ,tenho um carro injeção monoponto 95 qdo comprei gastei 600 de peças ( troquei tds sensores atuadores,etc)eu fazendo imagina se fosse pagar .
Que projetasso hein Tonella muito top parabéns.
Muito legal o projeto. Eu aprendi mais sobre injeção vendo as explicações de vocês. Parabéns!
Boa noite
Bacana Tonella. Esse choque de tecnologias e gerações foi conduzido com ótima maestria. Essas explicações comparativas entre o novo e o antigo nos traz uma nostalgia incrível e o quanto estamos sendo provocados a nos atualizar.
05:37 Os 35 segundos mais longos do vídeo. Que angústia ficar esperando ele soltar a partida. O motor de partida deve ter esquentado pra caramba.
né kkkkk.
Na verdade sem velas não tem muito consumo de corrente.
@@rrodrigo1985 o próprio motor de partida em si já è uma carga muito grande para a bateria.
Até fora do carro, se ligar o motor de partida a uma bateria sobre uma bancada, pode ver que em poucos segundos ele já esquenta bastante.
Esse motor é uma obra de arte 🤌
Em 2:07 : Tinta não isola campo magnético.Pode ficar sem medo.
Sempre aprendendo uma coisa nova! Obrigado Tonella! Vc é um professor!
Boa Noite, tudo de bom
SHOW
Boa noite, Tonella, show suas aulas
Olá Tonella, sobre esse prolongador do respiro de óleo nesse cavalete, como colocar ?
Legal... comentei um tempo atrás a respeito de usar a parte mecânica da injeção da Kombi e fiquei feliz em ver aplicado no Gurgel. Parabéns pelo projeto, pelo belo trabalho Tonella, Bianca, Liachi e todos os envolvidos!
Eu quero ver tava aguardando este momento
Boa noite Tonella estava ansioso por esse vídeo
Dia muito esperando
Tonella, me desculpe a falta de conhecimento, vi todos os seus vídeos sobre a Injeção eletrônica, chicote, montagem. Mas para que serve esse aparelho parecido com um taximetro no Gurgel. Qual a função desse aparelho ?
Show de bola esse motor.
Ótimo vídeo, obrigado
Eu particularmente, adoro o moderno no antigo, em breve vou por eletrônica no meu branquelo
Top, pedalinho racing 🏁🏁🏁
eu amo eletrônica, um dia faço isso no meu fusca rsrsrrs Eu que vou instalar e configurar gosto de grandes emoções.
Tonella, meu fusca apresenta o gas de escape dos cilindros 3 e 4 mais quentes que o 1 e 2 (uso escape de buggy). Valvulas e velas estão em prefeitas condições. Funciona tudo muito bem, mas notei esta diferença, mesmo frio.
Provavelmente vc tem diferença na taxa de compressão entre os cilindros de um lado é de outro, no caso de ser carburação simples a diferença no comprimento do coletor de um lado com relação ao outro pode estar interferindo nisso também.
Papel e caneta na mão! Bora para mais uma aula dos mestres!! Abraços
A injeção Bosch da Kombi é mono ou multiponto? No caso do Gurgel com a Fueltech, usa 4 bicos injetores?
Excelente serviço
Essa alavanca de pisca tem acionador de do motor de esguicho do parabrisa?
Grande professor Marcelo é isso aí Bianca grande canal
Tonella, show de bola! Uma dica, aquele "assobio", logo no começo da progressão da borboleta fechada, é um furo triangular, que talvez fosse usado no Fusca mexicano, na Kombi nacional não. Tapei com Durepoxi e acabou esse assovio chato!
obrigado pela dica!
Se o Doutor Gurgel estivesse vivo , ele ficaria muito orgulhoso do Tornella!!!
O oleo do motor zero saiu preto para encher o filtro?
molykote
Cara, eu comecei a assistir o Tonella na série da mobilete selvagem. Que revejo até hoje, mas não parei de assistir seus vídeos e graça que é sua relação de pai e filha com a Bianca. Sei que parece impossível, mas espero que um dia haja um momento retrô da mobilete selvagem.👏🏻👏🏻😁🙋🏻♂️
por enquanto meu projeto é só ignição, sem os injetores, vou ficar com o carburador ainda por um tempo até poder instalar os bicos
não entendi o lance da bobina, eu tenho que inverter os cabos da velas ou posso ligar cada cilindro na respectiva saída numerada da bobina?! digo isso porque a bobina vem com os números das saídas para as velas, devo seguir a numeração que vem na bobina ou mudo a posição dos cabos?
Nossa é muita informação.
Tonella, o dia que vc instalar uma dessas no Fuscatia vc vai ver o real potencial do seu carro. Adeus sujeira em giclê, adeus afogador, adeus cuba seca em estrada com pé no fundo, avanço perfeito pro motor sempre, mistura onde quer e sempre repetitivo, e com toda segurança do monitoramento de tudo. Parabéns. Ótimo vídeo! Agora é testar se não tem muito avanço 🤔 kkkkkk
Parabéns pelo projeto...Detalhe esse comando w 100,mas qual a marca empi,engle?
Oba meu Fuscão vai ter boa referência com um aulão desse, agradeço ao ETERNO por tua existência Tonella. 🙏🏻
Top de mais motor super redondo
Olá Tonella, este vídeo foi muito esperado, que aula!! Se você me permite dar uma dica, o filtro ficou alinhado a roda traseira, uma proteção, contra possíveis pedras que o pneu possa jogar contra o filtro, acredito que seja bem vindo!
Gostei ! Muito bom !
XXXXXXXX Mas...? E os carros elétricos...? Será que "FUNFA"...? Tem um chinês "JAC" bem baratim ...XXXXXXXX
Boa noite! Herdei de meu pai um Gol G2 100 Plus!
Monoponto, e com distribuidor normal!
Gostaria de saber se existe uma maneira de "eliminar" o "abençoado distribuidor"?
carburador traquilidade e eficiencia ainda nao lhe deixa na mao
Muito bom.
Depois que desativou a função na FT 450, a rotação subiu lisa. Coisa linda de se ver.
Quem assistiu seus vídeos sobre distribuidor e carburadores explicando as teorias não está perdido nesse vídeo, grande abraço
Fantástico 👏👏
Isso aí vai ser um belo dum Kartzinho, hein?
Tenho uma penca de dúvidas.
Uma das coisas que achei mais interessante nesse sistema de ignição é que não tem alta tensão passando por contatos móveis como é o caso da maioria dos sistemas que usam rotor, tampa e carvãozinho.
A solução mais óbvia seria usar uma bobina pra cada cilindro. Mas isso aumenta o custo e complexidade não só pelo fato de ter 2 bobinas a mais, mas também pelo fato de que assim o módulo teria que controlar 4 bobinas ao invés de 2. Imagino que é por isso que existe esse sistema de faísca perdida. Como é por dentro dessa bobina? Imagino que na verdade são duas bobinas. E que o módulo dá sinal pra cada uma alternadamente.
Tonella, você sabe em que esta bobina que você usou é diferente da bobina do Vectra? Imagino que a bobina do Vectra seja mais barata (e talvez mais confiável) pois foi usada por muitos anos em muitos carros. Desde Kadett 97, Astra e muitos outros carros que compartilham o bloco do família 2 gm.
Quanto a necessidade de sensor de fase: Isso não poderia ser substituído aproveitando o próprio sinal da roda fônica, eliminando, portanto, sensor de fase ali na região onde ficaria o distribuidor? O que tem ali dentro é um sensor hall?
Mês retrasado comprei um Kadett 93 GSi, injeção multiponto. Ignição com hall porém ainda com tradicional rotor e tampa. Módulos de injeção e ignição separados. Acho que não tem nem roda fônica, nem sonda lambda. Não sei se injeção é sequencial. Mas tarde, em 97 e 98 os Kadett multiponto passaram a ter sistema de ignição e injeção mais moderno parecido com Vectra acho que tudo controlado por ECU. Mas este moderno perdeu potência em relação ao antigo, pelo menos oficialmente. Pelo documento, o 93 GSi faria 120cv enquanto o 98 GLS faria 110cv. Será que é tudo culpa do catalisador, ou os mapas também foram afetados?
Ah Kadett tinha um fórum legal, o kadetteiros. Azar meu o site fechou um mês depois que comprei o meu kadett. Cheguei a considerar assumir o site. Tentei de tudo pra entrar em contato com o administrador mas não teve jeito. Não obtive resposta. Que pena. Usei uma linha de código no linux pra baixar o que deu do site antes de sair do ar. Mas não tenho nem conhecimento técnico pra tornar navegáveis os arquivos baixados, outro problema é que tinha muito conteúdo fechado que eu não tinha acesso, fora servidores de imagens que já não funcionavam.
Opa, vamos la:
na verdade sao duas bobinas separadas com duas saidas cada, e são acionadas individualmente. Isso simplifica e muito o projeto, que é antigo, até as hondas 750 dos anos 70 usavam a faisca desperdiçada. Não sei em relação a bobina do vectra.
O sensor de fase é para usarmos a injeção sequencial. a rodafonica indica 360 graus; se incorporar o sinal do sensor de fase, que nada mais é do que um Hall depenado, voce tem a indicação do pms do cilindro 01.
em relação a potencia dos motores, sempre são limitadas pelo fabricante levando muitos fatores, que vão desde estrategias de mercado, custo, limitações tecnicas ou de emissões de poluentes. No caso do kadett, o fator que pode ter sido o mais resṕonsavel pela queda de rendimento pode ser mesmo o catalizador e o ajuste da injeção.
Infelizmente os foruns estão sendo extintos. Na era da informação rapida do youtube, fica dificil competir. mesmo que seja informação superficial e errada. Sendo politicamente correto aqui, voce pode até falar que 2+2=5...
@@marcelotonella
ah tem a ver com o fato de que o virabrequim dá duas voltas para o ciclo completo.
Então para a injeção sequencial funcionar corretamente não basta saber em que lugar o motor está dentro dos 360 do virabrequim. Precisaria, no lugar disso, saber em que lugar está dentro dos 720 do ciclo completo.
O sensor de fase montado no lugar do distribuidor resolve isso pois o pinhão já originalmente gira duas vezes a cada volta do virabrequim, uma vez que justamente já era uma peça feita para distribuir a faísca na ordem correta. Agora está servindo para injetar na ordem correta.
gostei muito, quando for filmar a tela da ft coloquem ela em modo noturno pq a imagem fica melhor!
Todd, não desista! Acreditamos no Pedalinho! #VaiGurgel #PedalinhoEuAcredito 🤣😅
O filtro vai fica ali mesmo sem proteção
tonella essa chave de ignição e de trator correto ? eu não tive uma boa esperiencia com ela pq dps de um tempo ela falha e a partida fica prejudicada e se vc quer uma dica, troque por uma que tbm e de trator so que a chave e diferente, ela e lisa com so 2 cavas na ponta. mais ai fica a sua escolha
Boa noite Marcello sou Italo de Pernambuco capital um forte abraço. Sou reparador diesel más tecnicamente você dá show sou seu fã .
Marcelo comprei uma dupla H32 da solex e gostaria de uma receita sua PR por na minha Kombi 1.600 ao qual tenho planos de transformar em 1.800 desde já agradeço por sua atenção e um forte abraço
vai ficar bom o gurgel quando estiver pronto por completo e rodar com ele. no dia do evento seu TONELLA, queremos ver vc dando voltas nele ali perto do local , rs
Boa noite meus amigos.
me desculpe, mas acredito que não deveria colocar o filtro de óleo na direção da roda e sim dentro do cofre do motor
O tonela vc que é das antigas, um dia vi em um vídeo uma máquina que vc colocava o distribuidor nela e ela plotava na tela a curva de avanço do distribuidor, vc já viu ou sabe o nome dessa máquina(ou algo parecido)?
Ainda.....
Injeção eletrônica no carro antigo é vida! É economia! É desempenho! É ligar de manhã e não precisar ficar acelerando e engasgando. Injeção eletrônica é top demais!
Sim realmente melhora muito, mas infelizmente ainda é muito caro fazer a conversão, em alguns casos fica quase no valor do carro kk
@@FagundesPinturas no caso do Fusca até fazer um motor completo fica mais caro que o carro. Se você começar a ver valores é melhor você não fazer nada! Valores, preços e gostos, cada um tem o seu.
Acho tudo muito legal mas falta o Tonella dar uma idéia de custo de tudo para que as pessoas possam ver as possibilidades.
Sou mais o sistema antigo mesmo carburador do Alan novo tudo e bom quero vê quando começa a da bronca para vc Tonella e bom e para um cliente que não tem a sua sabedoria vai ser FD eu colocaria a configuração do fuskatia
O pior amigo e que ele vai ficar na mão o dia que estragar alguma coisa, não vai saber arrumar.. deixou uma simples e eficaz, por uma técnica e complexa...
Enfim o tão esperado vídeo, eu to esperando a tempo, to terminando o meu carro e tenho uma Injepro T5000 no meu fusca, tem um pouco mais de entradas e saídas que a FT450, monitorando tudo, pressão, do óleo e comb., temp do óleo, tbi eletrônica e pedal acelerador eletrônico, estava esperando para ver o mapa de avanço, lenta e partida, pois de combustível eu tb tenho a sonda WB, e com a sonda vc se vira sozinho, mas parâmetros como esses de partida, ponto e tal não se acha, outra coisa @Tonella, esse motor não aceita muito bem 1 de lambda, nos refrigerados a água também não se usa muito, se usa geralmente 0,98 para refrigerados a água, nos a ar se usa 0,95 a 0,93 como um mínimo. No mais, foi impressão minha ou o MAF ficou mais silencioso injetado ?
Boa noite.
Qual é o valor pra vc esse MOTOR pra por na Kombi??????
Paulo Vilhena tá diferente...
Tem um cara vendendo um por 10 mil o que vcs acham
O assobio dessa tbi é muito chato... sofro com ela no meu motor....
bnt tolela
Faltou soh mostrar o GURGEL
Simplesmente um sonho para mim e para os meus crientes
Acho que os bicos ficaram com pouca vazão para o aumento da cilindrada. Mas que funcionará, claro que vai.
1.900? O que faz esse motor ser um 1.900 e não um 1.600 ?
Diâmetro dos pistões maiores
Na verdade a velocidade do ar no coletor de um motor injetado multiponto é bem inferior ao carburado , e precisa ser, pois a atomização do combustivel se dá pelo atrito do combustivel em alta velocidade com o ar.
É só observar que no mesmo motor a ar os dutos do coletor de admissão tem diâmetro maior que o duto do carburado e isso fica mais evidente quando temos um duto independente para cada cilindro.
nossa !!!!!!, me perdoem meus amigos, mas eu não entendi nada deste wideo, acho que estão falando em russo
comtodo respeito essa complicacao toda pra andar a 80 100 porque o carro nao oferece comfianca e melhor o bom e velho carburador kkkkkkk
Tira esse motor dai e coloca de santana e pronto
E um ótimo mecânico, mas e uma pena que só pega projeto só pra fazer vídeo,
Entrei em contato com ele pra fazer um serviço no meu fusca nem me deu atenção, viu que não daria nada pra ele, por isso deixei de seguir ele. 😏
Falta só deixar de assistir e comentar
Eu acho que isso aí é mto complexo, trabalhoso e caro, pra algo que depende de combustível líquido, não vale a pena. Por que vcs não abandonam esses sistemas de 100 anos e começam a fazer tudo com motores elétricos e baterias de litio, é bem mais divertido (inclusive a programação, que envolve tração, regeneração, controle de frenagem, tração enfim muitos mais parâmetros do veículo). Sempre que vejo pessoas mexendo nessas coisas imagino uns caras "tunando" um vídeo cassete que nunca será uma Netflix. Espero que ao menos pensem sobre isso que eu disse porque em alguns anos começarão as sanções (proibições) aos veículos à combustão (proibições de circulação).
Quando voce descobrir que a energia eletrica não vem da tomada, vai ficar triste. E voce escreve isso na mesma semana que foi anunciado que a Alemanha está retomando sua geração de eletricidade a base de carvão, devido as sanções ( proibições) impostas a Russia.
@@marcelotonella nanana, energia eletrica também vem do sol, de graça e é o que a grande maioria vai fazer nos próximos anos, portanto esqueça estes pensamentos anti-energia elétrica. Ah, aproveite e pesquise sobre um carro elétrico da GM , que custa 30 mil reais e está sendo produzido ao ritmo de 2 mil unidades/dia.. é meu velho, a era da pedra não acabou por falta de pedra e a do sujo ciclo do petróleo vai ser o mesmo!
Voce tem razão. a placa fotovoltaica e as baterias são baratas e sua produção 100% sustentavel, sem agressão ao meio ambiente. Nada toxico é usado em sua produção!
Muita frescura tecnológica
desculpe mas o canal perdeu o foco cuidando de carro de plastico ja era ::
Tonella essa regulagem de valvula 0 porem livre se aplica em outros motores no caso um cht ... motor nao sofreu reparo rodando normalmente