"a observação da humanidade é o que garante a arte ter alguma conexão com ela" Hayao Miyazaki Acho que essa frase se encaixa perfeitamente no vídeo, visto que a estética antes não era muito perto da estética da humanidade
George Lucas foi extremamente eficiente ao realizar Uma Nova Esperança, ele criou diversos conceitos diferentes justamente por suas limitações na época, um grande exemplo são os alienígenas presentes na cena da cantina, a maioria deles eram reciclagens de fantasias de monstros e outras criaturas que estavam nos armazéns da FOX.
CARA isso é exatamente a estética que quero pôr na minha história!! uma nave limpa,monocromática e nova,já o planeta desconhecido e até mesmo suas civilizações chegam a se assemelhar a impérios,reinos e tribos da antiguidade terráquea.
Max, quero fazer um agradecimento a você. Descobri o seu canal faz uns 10 dias, e graças a ele descobri uma paixão por cinema que nem eu sabia que tinha. Ver você analisar termos, de certo modo até complexos, de forma simples, sem usar termos difíceis de entender, me fez lembrar de diversos filmes que vi durante a minha vida inteira, e interpreta-los de maneira diferente, fazendo com que eu ficasse com muita vontade de revê-los e também de assistir filmes novos. Graças a você descobri o Paul Thomas Anderson, e ao assistir poucos filmes dele já se tornou um dos meus diretores preferidos. Continue sempre com esse excelente trabalho, todos os fãs da sétima arte agradecem.
Quando criança assisti "A princesa xuxa e os trapalhões" e se enquadra perfeitamente nesse tema. Com certeza quiseram aproveitar que o tema ainda estava em voga
O que dá para peeceber é que cada época tem a sua concepção de futuro,porém esse futuro reflete a estática e o desing dá época em que foi idealizado.Reparem como o futoro idealizado dos anos 20,30,40, 60 ,80 etc. possuem a estética ,cultura e desing da cada época. Peecebe-se que o futuro dos anos 40(ou qualquer outa época) tem a "cara" dos anos 40. O mesmo acontece com o filme Star Wars. Vejam como o futuro retratado por Star Wars se parece como um passado real ( e um pouco brega) dos anos 70 e 80. Ou seja,podemos idealizar um possível futuro e suas tecnologias, mas não podemos projetar uma imagem (formas,cores,cultura,disings formas visuais) de como esse futuro será.
Achei interessante essa perspectiva. Não tinha parado pra pensar nessa aplicação no cinema. Estou lendo os livros de Isaac Azimov (Fundação) que tratam justamente da decadência do futuro. Ao ler o livro, eu não entendia como isso poderia ser possivel: um futuro tão avançado e tão decadente. Mas com seu vídeo, o que Asimov fez lá atrás fez super sentido. E até altamente possível. Acredito que essas obras de literatura devem ter influência no desenvolvimento desse tipo de estética. Como sempre, parabéns pelas explicações! Estou aprendendo muito sobre o cinema nos seus vídeos!
O legal é que para os prequels de Star Wars (1999 - 2005) foi meio que contrario, um aspecto limpo e moderno na maior parte do tempo. Lucas disse que quis passar um ar romantizado da guerra, e de como a galaxia, apesar de uma grande guerra a se iniciar, era desenvolvida e prospera. Ele disse que foi uma mistura de epoca vitoriana (principalmente para Naboo) e locais de nobreza, elite. A maioria das naves com desenhos mais arredondados, como se os equipamentos ali fossem novos, recem fabricados, com tecnologia de ponta, para a grande guerra galatica que foi "as guerras clonicas", a republica contra o movimento separatista. Ele passou um ar romantizado no estilo segunda guerra, com grandes heróis em grandiosas batalhas
Nunca imaginei Star Wars como futuro, e sim como passado, porém numa galáxia muito distante, onde as coisas evoluíram de forma diferente. E eu amo a estética de Star Wars.
Não considero o universo de Laranja Mecânica futurista, pra mim ele soa como uma contemporaneidade distópica. Mas se eu estiver errado e a obra afirmar que se passa no futuro, me corrijam
Dentre os filmes,séries e desenhos citados,outros exemplos de ''Futuro Usado'' são os filmes do Mad Max, Robocop, O Vingador do Futuro, Akira e Duna também.
Acho que esse conceito de “futuro sujo” não se aplica a distopias, onde a ideia é ver coisas velhas e quebradas mesmo, pq a “sociedade deu errado” sabe. Então eu tiraria Mad Max da sua lista…
Isso é simplesmente uma das coisas que eu mais amo na franquia, que bom um vídeo desse e bem feito como vc sempre faz. Adoro essa estética apesar q eu não sabia o nome
Bem antes mesmo de me tornar uma "apaixonada" por cinema......essa trilogia já me encantava.......ficava fascinada com as naves....rsrs!! Pelo "conjuntos da obra" se assim posso dizer......Guerra nas Estrelas.....merece o status que tem!!!
Beleza de análise. O Futuro Usado tem uma dupla função: se por um lado são a oportunidade para reflectirmos, por outro também são a forma de nos aclimatizarmos a esse futuro.
O "futuro usado" é aquela coisa que dá um toque de realidade à fantasia, expande as possibilidades a serem exploradas, e retrata as imperfeições e a identidade. Ser humano reside principalmente nas imperfeições, são as características que praticamente nos definem, e o produto da humanidade é por sua natureza imperfeito. O arquiteto em matrix afirma isso sobre as realidades ilusórias imperfeitas que os seres humanos aceitaram. Sempre teremos tecnologias antiquadas convivendo com tecnologias avançadas, sempre haverão grupos de humanos que usarão as tecnologias abandonadas por outros grupos. Isto só reflete a forma como a nossa sociedade é estruturada.
amo identificar esses zaitgeitz do passado e as esteticas "punk" mas não tinha o conhecimento para fazer as peguntas certas, vlw pelo video realmente me ajudou
Sou muito fã de Star Wars. Achei muito boa a forma como você descreveu todos os elementos visuais. Sem dúvida esse "futuro usado" nos aproxima dos protagonistas. Nos faz pensar em como vivemos em uma situação meio parecida. Limitações, discriminação, segregação. Faz muito sentido.
O exemplo mais recente de faroeste espacial que lembro, é "Solo" do universo Star Wars. Rola até alguns clichês do faroeste, como uma briga em cima do trem! (trem futurista, claro), e um duelo de armas "homem à homem" no fim...
Sempre amei essa estética, não sei pq. Agora sei que se chama “futuro usado”. Nasci em 91 e a primeira recordação que tenho realmente é matrix, foi amor a primeira vista 😂. E Wall-E é um filme que amo tb! abs.
É muito doido como o ser humano é diverso! Eu pequeno tinha pavor de Wall-e (nasci em 97), e até hoje fico mto perturbado com Matrix kkkkk! Hoje gosto bastante de Wall-e, mas a estética acho bem perturbadora.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 eu tbm nao vejo problema, apenas estou usando o conceito como ele foi usado no brasil. O used future foi muito menos um conceito e muito mais uma epoca. Tanto q nao faz parte do cyberpunk e etc. Sao conceitos parecidos mas nao iguais.
Nunca tinha ouvido falar nessa estética mas já esperava o cyberpunk ser citado, é um dos meus gêneros favoritos. Parando pra pensar, praticamente hoje em dia todos os filmes com temática futurista apresentam essa estética de futuro usado e distópico. Se tem alguma obra hoje em dia que apresente a estética do futuro reluzente e limpo que foi citado no vídeo, eu gostaria de conhecer
Max, você citou Blade Runner como um marco pra estética Cyberpunk por trazer esse visual de futuro usado. Me lembrei de outro vídeo seu falando que Metrópolis contribuiu pra essa estética, fora os quadrinhos de Moebius.
Ninguém nesse youtube consegue fazer esse tipo de video com temas tão inesperados e admiráveis assim sobre o mundo do cinema! Muitos canais, até com milhões de inscritos fazem muitos temais iguais, fazem listas, erros, mas nenhum faz video igual a este canal! Parabéns Max!
Maravilhoso! E seria interessante tbm mencionar o filme “O Vingador do Futuro” de 2012 com o ator Colin Farrell. Nesse filme tem a combinação de futuro usado com moderno. Filme maravilhoso, que já ssisti várias vezes e dá sempre vontade e gosto de assistir inúmeras outras vezes.
Você cita animes com frequência e eu gostaria demais que você assistisse as duas temporadas de Mob Psycho 100. A série é uma descontrução de vários gêneros, de super heróis, dos heróis de battlhe shonen japoneses, é incrível como ele tenta desfazer toda essa narrativa de heróis, de escolhidos que permeiam tanto não só o cinema mas todas as mídias. Seria um bom assunto ainda mais nessa época de avalanche de histórias de super heróis.
Adoro a estética da série Tales From The Loop 😉 Que se passa numa versão dos anos 70/80 com equipamentos e dispositivos futuristas (pra nós) mas ultrapassados pra eles.
@FRØG OU SÓ FROG na verdade a historia se passaria há muito tempo numa galáxia muito distante. George Lucas nunca quis que Star Wars fosse uma ficção científica futurista, tanto que se passaria num "passado". Ele queria contar uma história que não caísse na mesma conversa "será assim no futuro?"
@@dr.joseantoniopinheirofilh5362 Star Wars de fato teria ocorrido no passado. É interessante notar que os acontecimentos desses filmes teriam ocorrido em um passado bem distante. Há teorias que tratam de civilizações alienígenas avancadas que já estariam extintas hoje. E George Lucas foi inteligente em colocar essa perspectiva de um futuro que ocorreu no passado.
@@dr.joseantoniopinheirofilh5362 Sim mas de qualquer forma, SW é entendido como futuro pelo fato da história se passar numa civilização bem mais avançada tecnologicamente do que a nossa. Meio que especula o que seria a nossa civilização daqui algum tempo!
@@AlexanderPR2 de fato no universo expandido a história volta a alguns milhares de anos antes do episodio 1 e mesmo assim a tecnologia lá é bem além da nossa, praticamente a mesma dos filmes seguintes. O que da entender que tecnologicamente eles alcançaram certo ápice em termos de viagem espacial e militar. Provavelmente a Galaxia de SW surgiu muito antes da Bia Lactea, dando tempo suficiente para que a vida surgisse por lá e prosperasse tecnologicamente antes de nós. Quem sabe todos lá já estejam mortos e não haja mais vida por lá enquanto a gente apenas começou. Kk
Boa, Max! Excelente como sempre! Rola nos próximos vídeos colocar uma listinha dos filmes citados nos vídeos na descrição? Sempre penso, "Nossa, vou assistir esse filme e esse também, e aquele" mas ai não pego o nome, ou esqueço e nunca vejo.
Há uma série da Amazon chamada de “Os Contos do Loop” que traz um estética semelhante; e eu digo mais: é como uma espécie de “nostalgia do futuro”... Confira, quando puder... No mais, PARABÉNS!!!
lembrando que o 'Futuro Usado' será mais uma vez evidenciado e contrastado com o Futuro Reluzente no game Cyberpunk 2077, que é uma mistura de todos esses aspectos de futuros já vistos.
Até pausei o vídeo pra comentar. Eu acompanho o canal e acho os vídeos excelentes, em nível de pesquisa e didática. Assistia a esse muito satisfeito, pelo tema e pela abordagem - bem como pela pesquisa e referências -, mas confesso que me surpreendi muito por vc trazer o fantástico (em muitoosss aspectos) "Branco sai e preto fica". Filme importante, que as pessoas precisam conhecer e entender como apreciar, pq é fantástico.
Como é que esse canal não tem ao menos 1 milhão de inscritos?! Excelente conteúdo. Uma outra dica de filme que creio eu caiba nesse estilo É Johnny Mnemonic com o Keanu Reeves.
Q aula. Muita gente gosta de menosprezar Star wars eqto filme, dizendo q eh apenas um sucesso comercial. Mas a trilogia original tem muita coisa louvavel, por mais q roteiros, dialogos e atuacoes nao sejam excepcionais. De quebra, vi algumas coisas ai que preciso assistir e nunca tinha ouvido falar. É mto bom qdo vem coisa de sci fi e western por aqui. Vlw
Já estou até chato e repetitivo ao dizer isto TODA SEMANA: Teus vídeos são mais que prazerosos: são AULAS sensacionais, como eu gostaria que fossem as aulas da universidade!
Sempre achei que Star Wars se passasse no passado, antes mesmo da humanidade e o planeta terra existir. Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…
Finalmente, alguém lembrou desse filmaço, Outland! Valeu, Max! Minha parte favorita foi quando você disse"um dos melhores animes já feitos". Cowboy Bebop é uma obra-prima, sem sombra de dúvidas. Creio que o episódio que mais revela essa estética é o da fita VHS. Um episódio perfeito! Quer futuro mais usado que isso?
uma coisa interessante que já notei em alguns filmes ( e que é totalmente aceitável pois o futuro e as novas tecnologias são realmente muito imprevisíveis) são as "involuções" ou as tecnologias avançadas na época mas que já superamos. É difícil entender o que escrevi mas dou um exemplo : No filme Vingador do Futuro (Total Recall) já estamos vivendo em Marte, mas os monitores de computadores e TVs são de tubo e grossos. É interessante de se notar essas coisas e o quanto já evoluímos.
"a observação da humanidade é o que garante a arte ter alguma conexão com ela"
Hayao Miyazaki
Acho que essa frase se encaixa perfeitamente no vídeo, visto que a estética antes não era muito perto da estética da humanidade
Essa estética de futuro usado é muito legal. A impressão é que é um mundo "vivido" onde muita coisa aconteceu, e não um simples cenário
Verdade, é mesmo
George Lucas foi extremamente eficiente ao realizar Uma Nova Esperança, ele criou diversos conceitos diferentes justamente por suas limitações na época, um grande exemplo são os alienígenas presentes na cena da cantina, a maioria deles eram reciclagens de fantasias de monstros e outras criaturas que estavam nos armazéns da FOX.
Então originalmente nenhum deles foi criado pelo George Lucas?
Sempre reparei nesse detalhe em Star Wars, mas não sabia que tinha um nome específico.
Eu chamava de "Futuro Retrô" :V
@@jacsonpatric eu também
@@jacsonpatric eu chamava de quase isso, pra mim era retrofuturista kk
FAÇO DAS SUAS PALAVRAS, AS MINHAS
É pq é futuro retro e nao futuro usado.
Filhos da Esperança usa essa estética de uma maneira bem realista, podendo passar quase que imperceptível que se passa no futuro
O futuro é um presente estagnado, justamente por causa da premissa do filme. Genial
Esse filme é incrível! Pena que tão pouco conhecido.
Gosto do Missão Babilônia tbm.
A não passou por mim aquele carro tá muito avançado.
Tem tbem "O Mundo em 2020", com
Charlton Heston
CARA isso é exatamente a estética que quero pôr na minha história!! uma nave limpa,monocromática e nova,já o planeta desconhecido e até mesmo suas civilizações chegam a se assemelhar a impérios,reinos e tribos da antiguidade terráquea.
Você escreve?
Vai nessa, moça!
Você se esqueceu de falar da maior obra prima da sétima arte a usar o "Futuro sujo"... Super Mario Bros o filme...
Vacilou
Kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk pior q faz sentido
kkkkkk
Sujo não, podre.
O melhor Cyberpunk da teledramaturgia
Caracas, aumentou muito minha lista de filmes para ver.
Digo o mesmo, amo esta estética
Pois é, acabei de adicionar mais dois à minha lista interminável de filmes pra ver.
Max, quero fazer um agradecimento a você. Descobri o seu canal faz uns 10 dias, e graças a ele descobri uma paixão por cinema que nem eu sabia que tinha. Ver você analisar termos, de certo modo até complexos, de forma simples, sem usar termos difíceis de entender, me fez lembrar de diversos filmes que vi durante a minha vida inteira, e interpreta-los de maneira diferente, fazendo com que eu ficasse com muita vontade de revê-los e também de assistir filmes novos. Graças a você descobri o Paul Thomas Anderson, e ao assistir poucos filmes dele já se tornou um dos meus diretores preferidos.
Continue sempre com esse excelente trabalho, todos os fãs da sétima arte agradecem.
......vc vai amar......o canal do Max é TOP DEMAIS!!!
Que fofo 😍
Quando criança assisti "A princesa xuxa e os trapalhões" e se enquadra perfeitamente nesse tema. Com certeza quiseram aproveitar que o tema ainda estava em voga
2:56 Errata 2001 foi lançado no dia 3 de Abril de 1968 nos EUA, e a Apollo 11 chegou á Lua em 20 de Julho de 1969
Outros exemplos brasileiros são as séries da Netflix: "3%" e "Onisciente". Gostei bastante deste conteúdo!
Oniciente é muito bom
3% tinha uma estética muito boa no piloto.
ATÉ QUE ENFIM, VOCÊ FAZENDO UM VÍDEO SOBRE ESSA OBRA PRIMA DO CINEMA
Finalmente encontrei alguém como eu
É fã de senhor dos anéis ao mesmo tempo que também gosta de star wars
@@trahsposting SÃO MEUS FILMES FAVORITOS NÚMERO 1 CONSAGRADO
O Patolino é mais Implacável que você
@@kirbyfazendoummoonwalk9214 O PATOLINO DAQUELE DESENHO ANIMADO 🤭🤭🤭🤭🤭😂🤣😂🤣😂😂🤣 TÁ LEGAL NÉ
Excelente vídeo. Parabéns de novo!
O que dá para peeceber é que cada época tem a sua concepção de futuro,porém esse futuro reflete a estática e o desing dá época em que foi idealizado.Reparem como o futoro idealizado dos anos 20,30,40, 60 ,80 etc. possuem a estética ,cultura e desing da cada época. Peecebe-se que o futuro dos anos 40(ou qualquer outa época) tem a "cara" dos anos 40. O mesmo acontece com o filme Star Wars. Vejam como o futuro retratado por Star Wars se parece como um passado real ( e um pouco brega) dos anos 70 e 80. Ou seja,podemos idealizar um possível futuro e suas tecnologias, mas não podemos projetar uma imagem (formas,cores,cultura,disings formas visuais) de como esse futuro será.
Interessante, por isso eu sempre achei as estéticas de Star Wars e Star Trek diferentes, mas nunca entendi exatamente o por que
Há também os filmes de Neill Blomkamp (Distrito 9, Chappie, Elysium e Rakka) que mostram um futuro próximo sujo também.
Tambem lembrei deles
A qualidade deste canal é surpreendente!
No filme Mad Max de 1979 também vemos um "futuro desgastado"....
O Mad Max é uma ficção pós-apocaliptica
É bem diferente
Sensacional como sempre. Uma aula!
Esses vídeos me inspiraram a um dia cursar cinema e audiovisual, continue!
Amo esse canal. Parabéns pelos ótimos roteiros!
Continue o bom trabalho, meu amigo.
Achei interessante essa perspectiva. Não tinha parado pra pensar nessa aplicação no cinema. Estou lendo os livros de Isaac Azimov (Fundação) que tratam justamente da decadência do futuro. Ao ler o livro, eu não entendia como isso poderia ser possivel: um futuro tão avançado e tão decadente. Mas com seu vídeo, o que Asimov fez lá atrás fez super sentido. E até altamente possível. Acredito que essas obras de literatura devem ter influência no desenvolvimento desse tipo de estética. Como sempre, parabéns pelas explicações! Estou aprendendo muito sobre o cinema nos seus vídeos!
Asimov foi um gênio incontestável
Adoro essa estética! Mais um vídeo excelente desse canal! 👏👏👏👏
O legal é que para os prequels de Star Wars (1999 - 2005) foi meio que contrario, um aspecto limpo e moderno na maior parte do tempo.
Lucas disse que quis passar um ar romantizado da guerra, e de como a galaxia, apesar de uma grande guerra a se iniciar, era desenvolvida e prospera.
Ele disse que foi uma mistura de epoca vitoriana (principalmente para Naboo) e locais de nobreza, elite.
A maioria das naves com desenhos mais arredondados, como se os equipamentos ali fossem novos, recem fabricados, com tecnologia de ponta, para a grande guerra galatica que foi "as guerras clonicas", a republica contra o movimento separatista. Ele passou um ar romantizado no estilo segunda guerra, com grandes heróis em grandiosas batalhas
Eu fico encantada com o cuidado e a seletividade de sua edição, porque justifica perfeitamente o recorte temático escolhido. Parabéns!
4:44
Eu gostei que alguém lembrou de THX 1138 além de mim.
É bom?
@@lucas-prado Eu apenas assisti uma vez, mas me lembro de ter amado o filme.
@@lucas-prado é top mah
~além de mim~
Esse filme me faz querer o Jorge Lucas dirigindo um novo filme de ficção.
Com esse canal sempre aprendo uma coisa nova!!!😃
Nunca imaginei Star Wars como futuro, e sim como passado, porém numa galáxia muito distante, onde as coisas evoluíram de forma diferente. E eu amo a estética de Star Wars.
Que aula agradável, Max! Outro exemplo dessa estética de futuro usado é RoboCop.
Laranja Mecânica também não se enquadra nessa definição? Alguns cenários são bem decadentes como o conjunto habitacional onde Alex mora.
Imaginei o Max vendo esse comentário e dizendo "PUUUUUTS"
@@Artur123476 falando em Max, "MAD MAX !!!"
Não considero o universo de Laranja Mecânica futurista, pra mim ele soa como uma contemporaneidade distópica. Mas se eu estiver errado e a obra afirmar que se passa no futuro, me corrijam
@@fuzzyspickles Faz sentido, de fato, como uma realidade paralela no estilo de V de Vingança
Falando em cawboy bepop, faça um vídeo sobre a relação perfeita entre a trilha sonora maravilhosa do anime e seu enredo
Arte e conhecimento em um único vídeo, parabéns.
Seus vídeos são incríveis irmão
Dentre os filmes,séries e desenhos citados,outros exemplos de ''Futuro Usado'' são os filmes do Mad Max, Robocop, O Vingador do Futuro, Akira e Duna também.
Acho que esse conceito de “futuro sujo” não se aplica a distopias, onde a ideia é ver coisas velhas e quebradas mesmo, pq a “sociedade deu errado” sabe. Então eu tiraria Mad Max da sua lista…
Parabéns pelo trabalho. Deu gosto de assistir e saber que existem muitos filmes de ficção do século XX, ainda desconhecidos por mim.
Isso é simplesmente uma das coisas que eu mais amo na franquia, que bom um vídeo desse e bem feito como vc sempre faz. Adoro essa estética apesar q eu não sabia o nome
Bem antes mesmo de me tornar uma "apaixonada" por cinema......essa trilogia já me encantava.......ficava fascinada com as naves....rsrs!! Pelo "conjuntos da obra" se assim posso dizer......Guerra nas Estrelas.....merece o status que tem!!!
A melhor coisa que representa a ideia de futuro usado é a luta de classes, principalmente em relação ao cyberpunk
Muito bom seus vídeos, cara. Parabéns, assisto todos!
Dá um confere no nosso futuro usado: em Gambiarra: o HD de Espadas. Tá disponível no TH-cam
Tô assistindo aqui tomando café
Beleza de análise. O Futuro Usado tem uma dupla função: se por um lado são a oportunidade para reflectirmos, por outro também são a forma de nos aclimatizarmos a esse futuro.
Você arrasa! Cada vídeo análise seu é uma obra prima. Vi vários desses filmes e nunca parei pra pensar nessas coisas...
O "futuro usado" é aquela coisa que dá um toque de realidade à fantasia, expande as possibilidades a serem exploradas, e retrata as imperfeições e a identidade. Ser humano reside principalmente nas imperfeições, são as características que praticamente nos definem, e o produto da humanidade é por sua natureza imperfeito. O arquiteto em matrix afirma isso sobre as realidades ilusórias imperfeitas que os seres humanos aceitaram. Sempre teremos tecnologias antiquadas convivendo com tecnologias avançadas, sempre haverão grupos de humanos que usarão as tecnologias abandonadas por outros grupos. Isto só reflete a forma como a nossa sociedade é estruturada.
Nossa chapei muito nesse video, vontade de matatonar todas indicações
amo identificar esses zaitgeitz do passado e as esteticas "punk" mas não tinha o conhecimento para fazer as peguntas certas, vlw pelo video realmente me ajudou
Vídeo muito bom e repleto de indicações excelentes. Parabéns!
Ninguém comentou sobre Wall-E, pelo amor essa animação é espetacular.
Ele falou sim
@@Jackmeira ele, mas e os inscritos?
Wall-e é meu filme favorito da infância
Se parar pra pensar é muito isso mesmo, vivemos em um futuro usado
Seus vídeos sempre são muito criativos e imprevisíveis.
Sou muito fã de Star Wars. Achei muito boa a forma como você descreveu todos os elementos visuais. Sem dúvida esse "futuro usado" nos aproxima dos protagonistas. Nos faz pensar em como vivemos em uma situação meio parecida. Limitações, discriminação, segregação. Faz muito sentido.
Suas abordagens são sempre geniais!!
O exemplo mais recente de faroeste espacial que lembro, é "Solo" do universo Star Wars. Rola até alguns clichês do faroeste, como uma briga em cima do trem! (trem futurista, claro), e um duelo de armas "homem à homem" no fim...
"conflitos de ckasse" pq nâo estou surpreso do filme ser brasileiro.
Sempre amei essa estética, não sei pq. Agora sei que se chama “futuro usado”. Nasci em 91 e a primeira recordação que tenho realmente é matrix, foi amor a primeira vista 😂. E Wall-E é um filme que amo tb! abs.
É muito doido como o ser humano é diverso! Eu pequeno tinha pavor de Wall-e (nasci em 97), e até hoje fico mto perturbado com Matrix kkkkk! Hoje gosto bastante de Wall-e, mas a estética acho bem perturbadora.
Wall-E é sensacional o robô pequeno mais carismático pra mim, foi mal R2 D2.
Na verdade se chama futuro retrô e nao futuro usado
@@RMarchiori eu acho que tanto faz mas tem uma diferença.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 eu tbm nao vejo problema, apenas estou usando o conceito como ele foi usado no brasil. O used future foi muito menos um conceito e muito mais uma epoca.
Tanto q nao faz parte do cyberpunk e etc. Sao conceitos parecidos mas nao iguais.
Nunca tinha ouvido falar nessa estética mas já esperava o cyberpunk ser citado, é um dos meus gêneros favoritos.
Parando pra pensar, praticamente hoje em dia todos os filmes com temática futurista apresentam essa estética de futuro usado e distópico. Se tem alguma obra hoje em dia que apresente a estética do futuro reluzente e limpo que foi citado no vídeo, eu gostaria de conhecer
É pq o nome correto é futuro retrô
Até hoje esse é meu vídeo favorito do canal. Ele e o do Edifício Master
Max, você citou Blade Runner como um marco pra estética Cyberpunk por trazer esse visual de futuro usado. Me lembrei de outro vídeo seu falando que Metrópolis contribuiu pra essa estética, fora os quadrinhos de Moebius.
Sempre fui fascinado por essa estética e nem sabia q tinha um nome, incrivel!
Chega no nosso canal pra conferir nosso filme que tem tudo a ver com "Futuro Usado", especialmente no Brasil. "Gambiarra: o Hd de Espadas".
Tô assistindo aqui
muito bom!!
Ninguém nesse youtube consegue fazer esse tipo de video com temas tão inesperados e admiráveis assim sobre o mundo do cinema! Muitos canais, até com milhões de inscritos fazem muitos temais iguais, fazem listas, erros, mas nenhum faz video igual a este canal! Parabéns Max!
Excelente vídeo. Battlestar Galactica também utiliza muito bem esse método.
Um exemplo brasileiro que trata tanto de futuro usado como distopia é a série 3%. Muito boa por sinal
No final do video quando falou das produções brasileiras só pensei em 3%, amo essa série
Maravilhoso!
E seria interessante tbm mencionar o filme “O Vingador do Futuro” de 2012 com o ator Colin Farrell. Nesse filme tem a combinação de futuro usado com moderno.
Filme maravilhoso, que já ssisti várias vezes e dá sempre vontade e gosto de assistir inúmeras outras vezes.
SHOW!! Nao é sobre um filme, mas sobre o decorrer de uma estética
Apesar de não ser a intenção: que ótima lista de filmes para assistir. Obrigado.
Você cita animes com frequência e eu gostaria demais que você assistisse as duas temporadas de Mob Psycho 100. A série é uma descontrução de vários gêneros, de super heróis, dos heróis de battlhe shonen japoneses, é incrível como ele tenta desfazer toda essa narrativa de heróis, de escolhidos que permeiam tanto não só o cinema mas todas as mídias. Seria um bom assunto ainda mais nessa época de avalanche de histórias de super heróis.
Adoro a estética da série Tales From The Loop 😉 Que se passa numa versão dos anos 70/80 com equipamentos e dispositivos futuristas (pra nós) mas ultrapassados pra eles.
Lembrei de um livro de História chamado Futuro Passado
Sempre interessante te escutar Max
Caramba, seu conteúdo é muito bom! Adoro o seu canal 💓
no caso de star wars não seria "passado usado"? ou que sabe um "futuro do pretérito usado"...
Não pq é o futuro em relação ao público não à narrativa.
@FRØG OU SÓ FROG na verdade a historia se passaria há muito tempo numa galáxia muito distante. George Lucas nunca quis que Star Wars fosse uma ficção científica futurista, tanto que se passaria num "passado". Ele queria contar uma história que não caísse na mesma conversa "será assim no futuro?"
@@dr.joseantoniopinheirofilh5362 Star Wars de fato teria ocorrido no passado. É interessante notar que os acontecimentos desses filmes teriam ocorrido em um passado bem distante.
Há teorias que tratam de civilizações alienígenas avancadas que já estariam extintas hoje. E George Lucas foi inteligente em colocar essa perspectiva de um futuro que ocorreu no passado.
@@dr.joseantoniopinheirofilh5362 Sim mas de qualquer forma, SW é entendido como futuro pelo fato da história se passar numa civilização bem mais avançada tecnologicamente do que a nossa. Meio que especula o que seria a nossa civilização daqui algum tempo!
@@AlexanderPR2 de fato no universo expandido a história volta a alguns milhares de anos antes do episodio 1 e mesmo assim a tecnologia lá é bem além da nossa, praticamente a mesma dos filmes seguintes. O que da entender que tecnologicamente eles alcançaram certo ápice em termos de viagem espacial e militar. Provavelmente a Galaxia de SW surgiu muito antes da Bia Lactea, dando tempo suficiente para que a vida surgisse por lá e prosperasse tecnologicamente antes de nós. Quem sabe todos lá já estejam mortos e não haja mais vida por lá enquanto a gente apenas começou. Kk
Tem a série brasileira 3% tb.
O contraste do Continente com o Maralto é gritante e tem vários significados.
Boa, Max! Excelente como sempre! Rola nos próximos vídeos colocar uma listinha dos filmes citados nos vídeos na descrição? Sempre penso, "Nossa, vou assistir esse filme e esse também, e aquele" mas ai não pego o nome, ou esqueço e nunca vejo.
Eu amei seu canal, gostaria de fzr um pedido eu sou SUPER FÃ de STAR TREK e queria que vc falasse sua opinião sobre Star trek Discovery da Netflix obg
Adorei o vídeo. Muito bem feito. Parabéns e obrigado
Há uma série da Amazon chamada de “Os Contos do Loop” que traz um estética semelhante; e eu digo mais: é como uma espécie de “nostalgia do futuro”... Confira, quando puder... No mais, PARABÉNS!!!
lembrando que o 'Futuro Usado' será mais uma vez evidenciado e contrastado com o Futuro Reluzente no game Cyberpunk 2077, que é uma mistura de todos esses aspectos de futuros já vistos.
Showwwwww ótimo material para escrita criativa. Valeu, vou indicar👍
Até pausei o vídeo pra comentar. Eu acompanho o canal e acho os vídeos excelentes, em nível de pesquisa e didática. Assistia a esse muito satisfeito, pelo tema e pela abordagem - bem como pela pesquisa e referências -, mas confesso que me surpreendi muito por vc trazer o fantástico (em muitoosss aspectos) "Branco sai e preto fica". Filme importante, que as pessoas precisam conhecer e entender como apreciar, pq é fantástico.
Na realidade existe um exemplo de distopia com visual reluzente, só ver Pyongyang que é uma cidade linda e limpinha olhando na superfície
Ah, Firefly... Uma das melhores séries de ficção espacial já feitas, infelizmente desperdiçada pela Fox. Sou apaixonado por esse programa!
Como é que esse canal não tem ao menos 1 milhão de inscritos?! Excelente conteúdo.
Uma outra dica de filme que creio eu caiba nesse estilo É Johnny Mnemonic com o Keanu Reeves.
Tantos filmes que amo em um video só...
Nunca tinha ouvido falar em futuro usado ... bem interessante .
Excelente vídeo, Max! Impressionante como tá bonito seu cabelo!
Eu nunca tinha reparado nisso... que interessante
Vídeo espetacular! Adorei, Max!
Q aula. Muita gente gosta de menosprezar Star wars eqto filme, dizendo q eh apenas um sucesso comercial. Mas a trilogia original tem muita coisa louvavel, por mais q roteiros, dialogos e atuacoes nao sejam excepcionais.
De quebra, vi algumas coisas ai que preciso assistir e nunca tinha ouvido falar. É mto bom qdo vem coisa de sci fi e western por aqui. Vlw
Já estou até chato e repetitivo ao dizer isto TODA SEMANA: Teus vídeos são mais que prazerosos: são AULAS sensacionais, como eu gostaria que fossem as aulas da universidade!
O Demolidor, com Stallone e Snipes, também é um bom exemplo do dessa estética.
Sempre achei que Star Wars se passasse no passado, antes mesmo da humanidade e o planeta terra existir.
Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…
Finalmente, alguém lembrou desse filmaço, Outland! Valeu, Max! Minha parte favorita foi quando você disse"um dos melhores animes já feitos". Cowboy Bebop é uma obra-prima, sem sombra de dúvidas. Creio que o episódio que mais revela essa estética é o da fita VHS. Um episódio perfeito! Quer futuro mais usado que isso?
Bixo, tu se supera a cada vídeo...fiquei com vontade de ver cada filme q tu falou ai
Obrigado pelo vídeo Max.
Parabéns pelo vídeo! Muito bom mesmo.
Excelente, Alien, Brazil o Filme, Blade Runner, Akira, Outland. Só clássicos. Tem os filmes do Bloomkamp também: Chapie e outros
Nossa que análise maneira!!! Muito foda
uma coisa interessante que já notei em alguns filmes ( e que é totalmente aceitável pois o futuro e as novas tecnologias são realmente muito imprevisíveis) são as "involuções" ou as tecnologias avançadas na época mas que já superamos. É difícil entender o que escrevi mas dou um exemplo : No filme Vingador do Futuro (Total Recall) já estamos vivendo em Marte, mas os monitores de computadores e TVs são de tubo e grossos. É interessante de se notar essas coisas e o quanto já evoluímos.
Futuro usado e pós apocalíptico são temas que eu sempre admirei.