A estética Cyberpunk é impressionante. Embora eu prefira o Steampunk, o Cyberpunk parece ser mais realista, parece um futuro possível.
15 ชั่วโมงที่ผ่านมา +2
Outra aula sobre ficção científica!! Tá incrível essa sua série, Bela! Tá na hora de negociar os direitos de exibição em algum streaming...😁 E a indicação do Henrique é certeira! Cara gente boa demais! Essa semana vou bater um papo com ele no Instagram... E a gente tem conversado sobre uns planos malucos pro futuro...
lembro-me dos cyberpunks de RPG da época de 90! Clássicos dos gêneros!! PARABÉNS BELA!! Conteudo sempre de qualidade, para os amantes de Sci-Fi! Seu Fã desde sempre! è noix!
Achei que faltou mencionar RoboCop. Esse filme é um ícone no gênero cyberpunk. Na história são abordadas questões como grandes corporações controlando a sociedade, a fusão homem máquina e a violência como uma constante que se torna banal
Esse vídeo é uma tese de doutorado! Que aula de cyberpunk! Absolutamente incrível! Meu primeiro Sci-Fi foi Neuromancer 😂 Eu nem sabia o que era cyberpunk na época. E até hoje, mesmo depois de reler 3x, ainda acho que Neuromancer é Sci-Fi... mas isso é segredo. E eu quase tive um treco de ver meu genro aqui! Que bacana o Henrique! Um cara super gente boa! Vc sabia q o Henrique é noivo da Esrer? 😁
@Futurices O Sanches é noivo da Ester 😂 Meu genro. 😁 Nem eu entendo essa coisa minha com o Neuromancer, mas como foi meu primeiro contato literário com a Sci-Fi, ainda penso nele como Sci-Fi. Demorei um tempo pra descobrir o cyber punk e que Neuromancer não é Sci-Fi... Mas eu não consigo desesquecer disso. 😂 Coisas do coração 😎
Bela, excelente conteúdo para conhecimento e reflexão. Eu particularmente vejo o mundo futuro dividido entre Cyberpunk e Cybercampo (nem sei se este último é um termo que já foi utilizado. Se não foi, estou utilizando-o agora como forma de explicar a realidade do amanhã). Para quem ainda não se deu conta, a sociedade será dividida entre os Cyberpunk e os Cybercampo, civilizações de ricos e magnatas que viverão no meio rural, em meio à natureza, onde poderão desfrutar de uma vida natural sem perder o conforto e os benefícios da ciência avançada e da alta tecnologia, que estarão disponíveis em suas fazendas e parques ambientais particulares, com seu ecossistema de biotecnologia e biodiversidade orgânica únicos no mundo. Aliás, de acordo com matérias publicadas em várias revistas de negócios e dinheiro, muitos ricos e magnatas da atualidade já construíram esse universo Cybercampo para si, em um espaço isolado do barulho, da poluição e da vida degenerada das cidades grandes. Em uma realidade futurista, como aquela que encontramos no filme Infinito, não é difícil imaginar um ambiente que tenha tudo. O que a burrice do povo urbano não garante, o capital do meio rural compra. Assim caminha a humanidade.
Cyberpunk é das melhores partes da FC. A animação de Akira também é ótima, colocando o ser humano como extensão do sistema opressivo megacorp e usando ele como arma. Estamos nos encaminhando pra uma ordem cyberpunk, aqui, no mundo real (será? Rs), com Musks da vida loucos pra ficarem acima de leis e de nações. Medo 😮 . Afora tudo isso, tenho conhecido o trabalho e esforço do Henrique. Recomendo a todos conhecerem o cara, hein. Apaixonado de verdade pelo gênero, que nem a Bela
Eu amo de paixão o gênero Cyberpunk, sou das antigas, fui muito influenciado por filmes antigos como Blade Runner. Tenho um caso de amor e ódio com o jogo Cyberpunk 2077, agora mais amor após a correção de todos os bugs, inclusive nesse momento estou jogando-o pela enésima vez 🥰
n´so no brasil vivemos em um agropunk... baixa tecnologia e baixa condição de vida. jpa vivemos em uma distopia, porém este é aquele momento que estamos cruzando a porta para não ter mais retorno - pro prior cenário possível do que é punk.
Estamos caminhando em direção sim... Mas acredito que ainda podemos mudar esse destino. Que alegria ver indicação do Henrique. Um verdadeiro divulgador do sci-fi nacional (além de um super amigo!)
Ola Bela !! Olá Galera !! Véiiii isto não é um vídeo ... é uma aula... um documentário... eu gosto demais Bela, quando vc traz este mundo de informações (eu nem sabia que o capitão Kirk escrevia, olha só). Muitas obras, autores, artigos, este é um trabalho seu muito rico, a gente é muito grato ....show. Cara... se eu fosse comentar (e eu já escrevo demais rs rs) dava pra encher várias páginas tal o leque de reflexões e percepções que este seu vídeo traz, mas vou me conter rs rs. (hoje meu quiz pessoal foi sofrido, mas identifiquei quase todas as imagens).Eu acredito muito que JÁ vivemos um cyberpunk, dia destes vi um documentário sobre o “monster build” de hong kong e é impressionante como parece que foi tirado de um filme cyberpunk quando na verdade vários filmes se inspiraram no prédio para externar a distopia social e urbana. As grandes corporações, principalmente tecnológicas já ditam regras, conteúdos, verdades, conceitos e comércio manipulando muito seus usuários, sem que os mesmos o percebam. Algoritmos vão te fechando numa bolha confortável, humanoides cheios de implantes e procedimentos ditam as regras de beleza e moda, toda esta manipulação está diante de nossos olhos e exercem influência no dia-a-dia de milhões de pessoas. Mas o luxo e a tecnologia não são para todos com um abismo social cada vez maior com uma escalada de violência e degradação sem precedentes. O filme Elysium personifica bem isto. Entendo que o digital domina porque se adapta e transforma qualquer segmento da vida humana. É certo dizer que a tecnologia é um caminho sem volta e por este caminho vamos trilhando até que a singularidade tão falada acontece e, a partir da IA REAL não temos idéia hoje de como será o continuar deste caminho. Valeu Bela... extraorfabulantástico vídeo... beijão, e a gente se vê no futuro !!!!
Já disse que adoro seus comentários? Sim, o subgênero teve início entre os anos 60 e 80, mas ainda fico abismada como ele se afirmou e ainda afirma cada vez mais na realidade, mesmo em um tempo em que Internet ainda não era tão popular e imprescindível pra gente. Hoje não conseguimos viver mais sem. Sem a tecnologia estamos nus e ela ainda é um velho oeste digital sem lei. Fora que tem tudo o que gira em volta: mega corporações, controle de informações, manipulação midiática em prol do consumo etc. O cyberpunk é agora, só falta o meu olho biônicos. 😂 Valeu, amigo! Tmj! 👊
Viximaria, Bela, só vim aqui ceder ao impulso de elogiar teus textos. Tu é phoda até pra introduzir o jabá de modo bem humorado. Gosto demais dos teus vídeos. Ah, parabéns pra quem edita. Pena que esse meio aqui é efêmero, seria bacana se um arqueólogo encontrasse esse conteúdo daqui a milênios.
Ah Bela...cada dia vc nos surpreende ainda mais. Esse tema pode ser muito explorado, possui muitas variações e poderíamos divagar por muito tempo. Abs!
Essa realidade cyberpunk de um mundo moderno, tecnológico, cheio de neon, dominado por megacorporações, é o futuro da Coreia do Sul, pois hoje em dia já está quase nesse contexto.
Talvez o meu subgênero favorito - inclusive para escrever. O álbum conceitual do Queensryche, Operation: Mindcrime, ainda mais considerando a época de sua concepção, sendo lançado em 1988, sempre me soou como uma trilha sonora (sem sintetizadores) “cyberpunk”.
Depois de assistir a esse vídeo incrível, ficou nítido em minha mente que sim, já vivemos uma boa parte da distopia cyberpunk, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, ao menos daqui algumas décadas, estaremos sem dúvidas, totalmente dentro dessa realidade que hoje é tratada como só mais uma "distopia"da ficção, dentre tantas outras.
Sim. Já vivemos esta realidade, o disco da Banda Megadeth Dystopia ganhou o Grammy 2017 com a faixa "Dystopia." E além disso, desde 1989, como disco "Justice For All a banda Metallica fala sobre esta nossa realidade DISTÓPICA. This is Thrash Metal!
Excelente esse teu vídeo ! Sou não apenas um admirador do cyberpunk mas um leitor que acompanha a evolução do gênero desde sua origem, na dificuldade de importar livros e revistas nos anos 80 para ler as obras difíceis do Sterling e Gibson, até que o nosso "tradutor oficial" o Fábio Fernandes que após ser considerado o melhor tradutor dos livros do William Gibson do mundo, acabou por ser também um escritor excelente. Sem dúvida o Cyberpunk pra mim é o melhor sub gênero da ficção científica.
Eu tava aqui digitando que eu recomendo Deus Ex e na mesma hora vc comentou sobre a série. É uma série de jogos excelente, destacando o Human Revolution.
Uma realidade do cyberpunk que com certeza irá acontecer no futuro é o conceito de drogas neurais, dispositivos eletrônicos que dão um "barato no miolo", algo menos letal que as drogas convencionais, mas que também causa dependência e prazer, um exemplo disso poderia ser visto em Estranhos Prazeres, e no filme o Dorminhoco de Woody Allen. Que sabe no futuro você não faz um vídeo sobre esse tema.
No início da década de 90, o cyber punk sobreviveu ali no interior de São Paulo através de RPGs, vejo tantas referências atualmente do manual Gurps do cyberpunk em tudo quanto eh game , filme, arte, etc.😃
@ São Paulo eh demais! a gente teve que pegar um busão pra ir numa lojinha em Pinheiros que vendia … fizemos vaquinha e compramos esse e o heroes, que também misturou legal com cyberpunk em grupos menos puristas 😆!! Bons tempos
Olá Linda Eichler! Tudo bem? Cyberpunk é o tema que mais me fascina. Eu tento consumir tudo que posso a respeito. Livros, filmes, séries, animações, jogos. Tudo mesmo.
Meu Deus eu amo mt Kavinsky!!!! Brasília podia ser bem mais cyberpunk né? É a cidade do futuro mas parece presa ao passado. Esse tombamento prejudicou mt a evolução da nossa cidade Bela. Abração!
Adorei o vídeo 👏, mas senti falta da mídia que mais contribuiu ao Sub gênero cyberpunk, os mangás e animes. Fica a sujestão para uma sequência desse ótimo vídeo.👍
A tecnologia ainda não está no nível da estórias Cyberpunk mas o mundo atual realmente já tem todos as características. O mundo atual já é cyberpunk sim. Eu acho que eu assisti o primeiro Matrix mais de 50 vezes. Na verdade eu perdi a conta depois de 40x então não sei mais o numero certo. O segundo e o terceiro filmes eu ví umas 6 vezes só. Vídeo muito legal!
Menina, Neuromancer realmente é truncado pra ler. Eu desisti da primeira vez, mas agora tô seguindo num bom ritmo. Parabéns pelo conteúdo e pelos vídeos, são arretados!
Que demais essa analogia que vc fez, mandou bem demais nesse texto, (I have a crush on you) vc tem uma técnica em escrever incrível, te acho muito linda! Boa sorte sempre!
Em tempo, sou muito sua fã, Bela! Acho que você podia marcar um encontrinho peesencial com a galera fã de ficção científica aqui em Brasília, o que acha?
É memorável o quanto este canal é rico em cultura! Parabéns por mais um ótimo vídeo! Gosto do gênero, muito antes de entender o que é cyberpunk. Não tenho dúvidas de que estamos vivendo esta época, mesmo que num início dessa realidade.
A Bela fica ainda mais bela com sua bela camisa Insider enquanto grava seu Belo(cantor) video sobre este belo universo de caos e destruição! Uma bela semana pra todos que amam a Bela! vai vai vai! kkkkk
A estética cyberpunk sempre teve um apelo muito grande para mim. Do gênero em si nunca fui tão fã. Mas como entusiasta de tech, ver os perigos e estar vivendo uma era de tanta evolução tecnólogica faz ser impossível ignorar completamente a corrente, que pode servir como um alerta.
Total! O cyberpunk é a tecnologia sendo usada como ferramenta de poder né? Bizarro como cada vez mais a gente se aproxima da realidade desse subgênero.
Parabéns, Bela! Baita análise deste subgênero, que acredito estar sob o guarda-chuva do gênero sci-fi assim como o filme noir está para o gênero policial. Já vivemos essa realidade distópica incapaz de curar a essência angustiante da humanidade já sinalizada por Kierkegaard. Gostaria de ouvir você comentar sobre O Vingador do Futuro e Robocop, ambos de Paul Verhoeven.
Nos games: Mullet Madjack, vai bem de encontro a essa idea de que as pessoas tem se tornado meros produtos. Ainda tem a questão de busca de mais seretonina em um curto espaço de tempo, que é o que fazemos hoje na internet. Nos mangás: Alitta Battle Angel e o paizão de todos, Akira
Eu tenho o book de arte do Josan Gonzalez (quem fez uma das capas de Neuromancer), é sensacional!!!! Vale muito a pena!!!! Eu me sinto no cyberpunk hoje mesmo, sou pilopto de drone fpv, algo totalmente cyberpunk.
O filme metrópoles, de 1932 (não lembro a data direito,) , já era ciberpunk. Tinha a vida alta , vida baixa . Carros voadores , megacidades , , alta tecnologia, tinha o robô Maria que foi colocado uma alma nele , megas empresas que dominam tudo Ademais . . X❤
Se partirmos do ponto de vista das megalópoles, como São Paulo, Tokyo, Hong Kong, e mais algumas grandes cidades pelo planeta, o cyberpunk já chegou !!! Poder hiper concentrado, tecnologia em alta, pobreza aumentando ainda mais a passos largos, crimes cibernéticos, etc.... Caminho sem volta !
Senti a falta de Mr. Robot na lista de referências. Uma série que bombou pra caralho na época mas que agora não vejo ninguém falar a respeito ou refereniar.
O que eu não imaginaria é que teríamos grande parte da população devotada aos bilionários que transformaram esse mundo em uma distopia cyberpunk,
Não me surpreender, temos até fã clube de políticos....parece que quanto pior está melhor para estas pesoas.
@@CarlosSchmidt101exatamente
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa
É um cyberpunk sem do design maneiro e o neon kkkkk, é foda
Sei não, isso é mais um aviso, pra quem é devoto de político, pois nada disso acontece, sem a anuência deles ...
A estética Cyberpunk é impressionante. Embora eu prefira o Steampunk, o Cyberpunk parece ser mais realista, parece um futuro possível.
Outra aula sobre ficção científica!! Tá incrível essa sua série, Bela! Tá na hora de negociar os direitos de exibição em algum streaming...😁
E a indicação do Henrique é certeira! Cara gente boa demais! Essa semana vou bater um papo com ele no Instagram... E a gente tem conversado sobre uns planos malucos pro futuro...
Valeu, amigo!! 🥰🥰
Muito legal ter citado músicas que tenham a estética cyberpunk!
Kavinsky é mt mt mt bom
@@fulviovicentinivdd, me indica músicas cyberpunk?
@ vou fazer um playlist e mando aqui
@@fulviovicentini ok, as primeiras do canal Dancing Dead tbm são boas. Pesquisa aí
@@fulviovicentini boa!
lembro-me dos cyberpunks de RPG da época de 90! Clássicos dos gêneros!! PARABÉNS BELA!! Conteudo sempre de qualidade, para os amantes de Sci-Fi! Seu Fã desde sempre! è noix!
O filme "Jogador número 1" acredito que se enquadra nessa categoria.
Achei que faltou mencionar RoboCop. Esse filme é um ícone no gênero cyberpunk. Na história são abordadas questões como grandes corporações controlando a sociedade, a fusão homem máquina e a violência como uma constante que se torna banal
Bem lembrado! Um clássico!
03:32 da manhã e eu estou como?? Olhando o vídeo dessa linda que nos enche de informação e conhecimento nesse mundo que amamos, obg Bela!!
É muito provável um futuro distópico, pois o ser humano é distópico.
Esse vídeo é uma tese de doutorado! Que aula de cyberpunk! Absolutamente incrível! Meu primeiro Sci-Fi foi Neuromancer 😂 Eu nem sabia o que era cyberpunk na época. E até hoje, mesmo depois de reler 3x, ainda acho que Neuromancer é Sci-Fi... mas isso é segredo. E eu quase tive um treco de ver meu genro aqui! Que bacana o Henrique! Um cara super gente boa! Vc sabia q o Henrique é noivo da Esrer? 😁
O Sanches é seu genro??? 😮😮😮🤯
Que isssooo! Não sabia. Kkkk. Adorei. 😁
"Ainda acho que neuromancer é sci-fi" comassim? Não entendi. 😅
@Futurices O Sanches é noivo da Ester 😂 Meu genro. 😁 Nem eu entendo essa coisa minha com o Neuromancer, mas como foi meu primeiro contato literário com a Sci-Fi, ainda penso nele como Sci-Fi. Demorei um tempo pra descobrir o cyber punk e que Neuromancer não é Sci-Fi... Mas eu não consigo desesquecer disso. 😂 Coisas do coração 😎
@fernandorombola marrapais. É nessa parte que eu tô bugada. O cyberpunk é uma vertente do sci-fi. 🤔
@@Futurices 😂😂😂😂😂 que confusão eu fiz, né?
Bela, excelente conteúdo para conhecimento e reflexão. Eu particularmente vejo o mundo futuro dividido entre Cyberpunk e Cybercampo (nem sei se este último é um termo que já foi utilizado. Se não foi, estou utilizando-o agora como forma de explicar a realidade do amanhã). Para quem ainda não se deu conta, a sociedade será dividida entre os Cyberpunk e os Cybercampo, civilizações de ricos e magnatas que viverão no meio rural, em meio à natureza, onde poderão desfrutar de uma vida natural sem perder o conforto e os benefícios da ciência avançada e da alta tecnologia, que estarão disponíveis em suas fazendas e parques ambientais particulares, com seu ecossistema de biotecnologia e biodiversidade orgânica únicos no mundo. Aliás, de acordo com matérias publicadas em várias revistas de negócios e dinheiro, muitos ricos e magnatas da atualidade já construíram esse universo Cybercampo para si, em um espaço isolado do barulho, da poluição e da vida degenerada das cidades grandes. Em uma realidade futurista, como aquela que encontramos no filme Infinito, não é difícil imaginar um ambiente que tenha tudo. O que a burrice do povo urbano não garante, o capital do meio rural compra. Assim caminha a humanidade.
vc assiste mto filme
Até que estou numa média boa, 15 livros lidos para cada filme assistido. Esta semana começo Amit Goswami, Fritjof Capra, Deepak Chopra e Cixin Liu.
Cyberpunk é das melhores partes da FC. A animação de Akira também é ótima, colocando o ser humano como extensão do sistema opressivo megacorp e usando ele como arma. Estamos nos encaminhando pra uma ordem cyberpunk, aqui, no mundo real (será? Rs), com Musks da vida loucos pra ficarem acima de leis e de nações. Medo 😮 . Afora tudo isso, tenho conhecido o trabalho e esforço do Henrique. Recomendo a todos conhecerem o cara, hein. Apaixonado de verdade pelo gênero, que nem a Bela
Eu amo de paixão o gênero Cyberpunk, sou das antigas, fui muito influenciado por filmes antigos como Blade Runner. Tenho um caso de amor e ódio com o jogo Cyberpunk 2077, agora mais amor após a correção de todos os bugs, inclusive nesse momento estou jogando-o pela enésima vez 🥰
n´so no brasil vivemos em um agropunk...
baixa tecnologia e baixa condição de vida.
jpa vivemos em uma distopia, porém este é aquele momento que estamos cruzando a porta para não ter mais retorno - pro prior cenário possível do que é punk.
Estamos caminhando em direção sim... Mas acredito que ainda podemos mudar esse destino. Que alegria ver indicação do Henrique. Um verdadeiro divulgador do sci-fi nacional (além de um super amigo!)
Cyberpunk é a profecia mundial! Muito bom esse vídeo, parabéns!! Vou assistir novamente Blade Runner, é muito bom!
Ola Bela !! Olá Galera !! Véiiii isto não é um vídeo ... é uma aula... um documentário... eu gosto demais Bela, quando vc traz este mundo de informações (eu nem sabia que o capitão Kirk escrevia, olha só). Muitas obras, autores, artigos, este é um trabalho seu muito rico, a gente é muito grato ....show. Cara... se eu fosse comentar (e eu já escrevo demais rs rs) dava pra encher várias páginas tal o leque de reflexões e percepções que este seu vídeo traz, mas vou me conter rs rs. (hoje meu quiz pessoal foi sofrido, mas identifiquei quase todas as imagens).Eu acredito muito que JÁ vivemos um cyberpunk, dia destes vi um documentário sobre o “monster build” de hong kong e é impressionante como parece que foi tirado de um filme cyberpunk quando na verdade vários filmes se inspiraram no prédio para externar a distopia social e urbana. As grandes corporações, principalmente tecnológicas já ditam regras, conteúdos, verdades, conceitos e comércio manipulando muito seus usuários, sem que os mesmos o percebam. Algoritmos vão te fechando numa bolha confortável, humanoides cheios de implantes e procedimentos ditam as regras de beleza e moda, toda esta manipulação está diante de nossos olhos e exercem influência no dia-a-dia de milhões de pessoas. Mas o luxo e a tecnologia não são para todos com um abismo social cada vez maior com uma escalada de violência e degradação sem precedentes. O filme Elysium personifica bem isto. Entendo que o digital domina porque se adapta e transforma qualquer segmento da vida humana. É certo dizer que a tecnologia é um caminho sem volta e por este caminho vamos trilhando até que a singularidade tão falada acontece e, a partir da IA REAL não temos idéia hoje de como será o continuar deste caminho. Valeu Bela... extraorfabulantástico vídeo... beijão, e a gente se vê no futuro !!!!
Já disse que adoro seus comentários?
Sim, o subgênero teve início entre os anos 60 e 80, mas ainda fico abismada como ele se afirmou e ainda afirma cada vez mais na realidade, mesmo em um tempo em que Internet ainda não era tão popular e imprescindível pra gente. Hoje não conseguimos viver mais sem. Sem a tecnologia estamos nus e ela ainda é um velho oeste digital sem lei. Fora que tem tudo o que gira em volta: mega corporações, controle de informações, manipulação midiática em prol do consumo etc.
O cyberpunk é agora, só falta o meu olho biônicos. 😂
Valeu, amigo! Tmj! 👊
Tem um game dos anos 90 chamado syndicate que é muito interessante também, pioneiro do cyberpunk nos games
@@Futuricesvaleu amiga bela....tamo junto
eu me derreto todo quando ela chega no final e diz ... "um beiijjoooo" 🤗
O Futuro.. esta cada vez mais sombrio,,,,!!!!!!! E como sempre.. VIDEO SENSACIONAL..!!! BEIJO!
Bem assim, o que muda é a tecnologia, o que se mantem é a exploração humana.
Viximaria, Bela, só vim aqui ceder ao impulso de elogiar teus textos. Tu é phoda até pra introduzir o jabá de modo bem humorado. Gosto demais dos teus vídeos. Ah, parabéns pra quem edita. Pena que esse meio aqui é efêmero, seria bacana se um arqueólogo encontrasse esse conteúdo daqui a milênios.
Ah Bela...cada dia vc nos surpreende ainda mais.
Esse tema pode ser muito explorado, possui muitas variações e poderíamos divagar por muito tempo.
Abs!
Henrique Sanches no Futurices! O chanceler do Scifi independente brasileiro. Gente finíssima! Grande vídeo e dica, Bela!
Essa realidade cyberpunk de um mundo moderno, tecnológico, cheio de neon, dominado por megacorporações, é o futuro da Coreia do Sul, pois hoje em dia já está quase nesse contexto.
Talvez o Japão um pouco mais
Talvez o meu subgênero favorito - inclusive para escrever.
O álbum conceitual do Queensryche, Operation: Mindcrime, ainda mais considerando a época de sua concepção, sendo lançado em 1988, sempre me soou como uma trilha sonora (sem sintetizadores) “cyberpunk”.
Adoro assistir filmes séries animes e ler livros com temática cyberpunk
Depois de assistir a esse vídeo incrível, ficou nítido em minha mente que sim, já vivemos uma boa parte da distopia cyberpunk, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, ao menos daqui algumas décadas, estaremos sem dúvidas, totalmente dentro dessa realidade que hoje é tratada como só mais uma "distopia"da ficção, dentre tantas outras.
Bela, @futurices e amigos aqui do canal. Recomendo a minissérie de 6 episódios na "vermelhinha", "Não Volte Para Casa"! O final é impactante!
Manooooo, que série massa! Que achado! Muito obrigada pela dica. Vou indicar pro pessoal! 👊👊👊
Sim. Já vivemos esta realidade, o disco da Banda Megadeth Dystopia ganhou o Grammy 2017 com a faixa "Dystopia." E além disso, desde 1989, como disco "Justice For All a banda Metallica fala sobre esta nossa realidade DISTÓPICA. This is Thrash Metal!
Sensacional! Akira e Blade Runner são meus prediletos.
Blade Runner é a gênese e Akira é a quintessência do Cyberpunk. Obras obrigatórias
É um dos meus subgêneros favoritos também... bora assistir o vídeo
E tem um plot no final do vídeo 🥰🥰🥰🥰🥰
Excelente esse teu vídeo ! Sou não apenas um admirador do cyberpunk mas um leitor que acompanha a evolução do gênero desde sua origem, na dificuldade de importar livros e revistas nos anos 80 para ler as obras difíceis do Sterling e Gibson, até que o nosso "tradutor oficial" o Fábio Fernandes que após ser considerado o melhor tradutor dos livros do William Gibson do mundo, acabou por ser também um escritor excelente. Sem dúvida o Cyberpunk pra mim é o melhor sub gênero da ficção científica.
Eu tava aqui digitando que eu recomendo Deus Ex e na mesma hora vc comentou sobre a série. É uma série de jogos excelente, destacando o Human Revolution.
Uma realidade do cyberpunk que com certeza irá acontecer no futuro é o conceito de drogas neurais, dispositivos eletrônicos que dão um "barato no miolo", algo menos letal que as drogas convencionais, mas que também causa dependência e prazer, um exemplo disso poderia ser visto em Estranhos Prazeres, e no filme o Dorminhoco de Woody Allen. Que sabe no futuro você não faz um vídeo sobre esse tema.
Tem um povo viciado em zolpidem já 💩
As neuro-danças em Cyberpunk 2077 são exatamente isso. Você consegue experimentar as memórias de outras pessoas, e sentindo absolutamente tudo.
Excelente! Um bom texto para nossa compreensão do gênero, acrescentando obras e autores pioneiros do estilo.
No início da década de 90, o cyber punk sobreviveu ali no interior de São Paulo através de RPGs, vejo tantas referências atualmente do manual Gurps do cyberpunk em tudo quanto eh game , filme, arte, etc.😃
Sou de SP capital e joguei muito Gurps Cyberpunk na minha adolescência na década de 90. Saudades...
@ São Paulo eh demais! a gente teve que pegar um busão pra ir numa lojinha em Pinheiros que vendia … fizemos vaquinha e compramos esse e o heroes, que também misturou legal com cyberpunk em grupos menos puristas 😆!! Bons tempos
Olá Linda Eichler! Tudo bem?
Cyberpunk é o tema que mais me fascina. Eu tento consumir tudo que posso a respeito. Livros, filmes, séries, animações, jogos. Tudo mesmo.
É top né? Eu também sou obcecada desde sempre. Não sei porquê. 😂
Antes eu achava o estilo interessante hoje eu acho que tem cara do que vem por aí. 🫠
》Excelente trabalho de pesquisa, Bela, obrigado!
Ô Bella, cê é bão demais! Explica o cyberpunk de um jeito que a gente fica vidrado, uai. Tá de parabéns, viu 🤗
Já passou da hora de imaginar um cyberpunk mineiro...kkkkk
Meu Deus eu amo mt Kavinsky!!!! Brasília podia ser bem mais cyberpunk né? É a cidade do futuro mas parece presa ao passado. Esse tombamento prejudicou mt a evolução da nossa cidade Bela. Abração!
Adorei o vídeo 👏, mas senti falta da mídia que mais contribuiu ao Sub gênero cyberpunk, os mangás e animes. Fica a sujestão para uma sequência desse ótimo vídeo.👍
A tecnologia ainda não está no nível da estórias Cyberpunk mas o mundo atual realmente já tem todos as características. O mundo atual já é cyberpunk sim. Eu acho que eu assisti o primeiro Matrix mais de 50 vezes. Na verdade eu perdi a conta depois de 40x então não sei mais o numero certo. O segundo e o terceiro filmes eu ví umas 6 vezes só. Vídeo muito legal!
Menina, Neuromancer realmente é truncado pra ler. Eu desisti da primeira vez, mas agora tô seguindo num bom ritmo. Parabéns pelo conteúdo e pelos vídeos, são arretados!
Nossa, amei, faz um do Steampunk, por favor, por favorzinho, vai, diz que sim, diz que siiiiiiimmmmm!
Amei o vídeo ❤! E acho que já vivemos num mundo cyberpunk!
Obrigada pelo apoio e pelo elogio! 😊
Cyberpunk é agora!
Wow! Parabéns, Bella, belo video mesmo! Muito obrigado pelas informações 🎉❤
Uma pena Altered Carbon ter decaído tanto na qualidade depois de uma primeira temporada impecavel 😢
Bela acho que vivemos num mundo quem SEM SABER É PUNK...(LEIA RÁPIDO)
Poderíamos colocar Mr. Robbot como um ciberpunk reestilizado? Algo próximo ao que é questionado pela Bella no final?
Muito bom o vídeo. Esse quadro sobre as origens dos gêneros da ficção foi uma grande sacada.
Valeu! Qual você acha que poderia ser o próximo movimento pra gente debater?
@Futurices Eu gostaria de um video sobre Space Opera.
Que demais essa analogia que vc fez, mandou bem demais nesse texto, (I have a crush on you) vc tem uma técnica em escrever incrível, te acho muito linda!
Boa sorte sempre!
Vivemos uma realidade cyberpunk sem a parte divertida... neons e implantes cibernéticos...
Gostei deste formato! Parabéns pelo vídeo!
Em tempo, sou muito sua fã, Bela! Acho que você podia marcar um encontrinho peesencial com a galera fã de ficção científica aqui em Brasília, o que acha?
É memorável o quanto este canal é rico em cultura! Parabéns por mais um ótimo vídeo!
Gosto do gênero, muito antes de entender o que é cyberpunk.
Não tenho dúvidas de que estamos vivendo esta época, mesmo que num início dessa realidade.
Seus textos são maravilhosos! 🦾
Excelente vídeo, parabéns
Texto e roteiro impecáveis. Parabéns! E obrigado
Cara, como eu amo a edição desse canal. Sem contar o conteúdo incrível
Obrigado pelo ótimo vídeo, Bela! Cyberpunk é um dos meus temas favoritos!
Meu também! 🥰🥰
A Bela fica ainda mais bela com sua bela camisa Insider enquanto grava seu Belo(cantor) video sobre este belo universo de caos e destruição! Uma bela semana pra todos que amam a Bela! vai vai vai! kkkkk
Adorei saber mais sobre o Cyberpunk!!!! Obrigado!!
😁🤖❤️
Que vídeo sensacional, Bela! Estou adorando essa série de vídeos sobre os gêneros de Sci-fi!
A estética cyberpunk sempre teve um apelo muito grande para mim. Do gênero em si nunca fui tão fã. Mas como entusiasta de tech, ver os perigos e estar vivendo uma era de tanta evolução tecnólogica faz ser impossível ignorar completamente a corrente, que pode servir como um alerta.
Total! O cyberpunk é a tecnologia sendo usada como ferramenta de poder né? Bizarro como cada vez mais a gente se aproxima da realidade desse subgênero.
Parabéns! Videozãooo 🤌🏻
Tio Dick rende um belo vídeo. Ele tem uma penca de obras que foram adaptadas para a telona.
ja ta cyberpunk, e vai ficar mais ainda!
Parabéns, Bela! Baita análise deste subgênero, que acredito estar sob o guarda-chuva do gênero sci-fi assim como o filme noir está para o gênero policial.
Já vivemos essa realidade distópica incapaz de curar a essência angustiante da humanidade já sinalizada por Kierkegaard.
Gostaria de ouvir você comentar sobre O Vingador do Futuro e Robocop, ambos de Paul Verhoeven.
Ótimo vídeo, Bella! Resumo conciso e abrangente, envolvendo várias mídias. Parabéns!
Ótimo vídeo, parabéns 👏👏
Bela tu estas bela! como o Caco Antibis dizia: que cútis de pêssego maravilhosa!!!, ótimo conteúdo
Valeu!
Obrigada, querido!
Além de cyberpunk também no meta verso. Não com avatares 3d via VRs, mas com identidades digitais e em função delas, através das redes sociais
13:20 Mago Davy já nos avisava dessa tecnologia.
Top valeu pelo vídeo sou fissurado no tema!
Nos games: Mullet Madjack, vai bem de encontro a essa idea de que as pessoas tem se tornado meros produtos. Ainda tem a questão de busca de mais seretonina em um curto espaço de tempo, que é o que fazemos hoje na internet.
Nos mangás: Alitta Battle Angel e o paizão de todos, Akira
Que vídeo sensacional. Esse canal é extraordinário, parabéns
Mais um ótimo vídeo. Parabéns Bella 👏🏻
Vídeo espetacular, Bela. Parabéns!!
15:35 se já na estamos, é uma prequel.
É uma família muito legal...o Cyber, o Steam, o Diesel, o Atom, o Ray...
HAHAHAHHAHAHAH vei, adoro seus comentários 😂
Magnífico trabalho Bela 😊
Espetacular, que show!
Bela é a melhor "garota propaganda" da Insider no TH-cam. Pode aumentar o cache. 😅👍
Eu tenho o book de arte do Josan Gonzalez (quem fez uma das capas de Neuromancer), é sensacional!!!! Vale muito a pena!!!!
Eu me sinto no cyberpunk hoje mesmo, sou pilopto de drone fpv, algo totalmente cyberpunk.
Esse tema me fascina
O filme metrópoles, de 1932 (não lembro a data direito,) , já era ciberpunk.
Tinha a vida alta , vida baixa . Carros voadores , megacidades , , alta tecnologia, tinha o robô Maria que foi colocado uma alma nele , megas empresas que dominam tudo
Ademais .
.
X❤
Vou tentar ler esses livros que vc citou, Bela
Amo Cyberpunk. Excelente vídeo!
Amo esse gênero
Se partirmos do ponto de vista das megalópoles, como São Paulo, Tokyo, Hong Kong, e mais algumas grandes cidades pelo planeta, o cyberpunk já chegou !!!
Poder hiper concentrado, tecnologia em alta, pobreza aumentando ainda mais a passos largos, crimes cibernéticos, etc....
Caminho sem volta !
Excelente vídeo! Só senti falta de citar The Lawnmower Man de 1992 (tanto o filme quanto o jogo).
Ótimo vídeo 🤖🤍
Senti a falta de Mr. Robot na lista de referências. Uma série que bombou pra caralho na época mas que agora não vejo ninguém falar a respeito ou refereniar.
maravilhoso vídeo bela
Rapaz, essa I.A. aí é a mais f#%d@ que já vi, tão boa que parece humana. Me refiro a narradora
O video começa e eu já espero o "UM BÊÊIJO" :)
A Insider vai dominar o mundo, só acho...
Que video, senhoras e senhores, que video!
Comecei a escutar música industrial, syntpop por causa de filmes como exterminador do futuro, blade runner duna(David Lynch) e outros