O Jiu-Jitsu pode se tornar Olimpíco?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 3 พ.ย. 2024
- No vídeo de hoje a entrevista é com Paulo Wanderlei, presidente da COB [Confederação Olímpica do Brasil]. Abordamos diversos assuntos sobre os benefícios de se tornar um esporte Olímpico, e quais os passos necessários para que isso aconteça no Jiu Jitsu. Além de conversarmos sobre as expectativas das Olímpiadas 2024 e sobre histórias da família Gracie e do Judô.
Deixe nos comentários a sua opinião sobre o Jiu Jitsu se tornar um esporte Olímpico.
Convidado: 🏆Paulo Wanderlei - Presidente COB
Host: 🎙 Kyra Gracie - @kyragracie
Produzido por: ➡Agência Alastro - @somosalastro
Links:
Livro Viver como uma Campeã - www.editoraagi...
Curso de Defesa Pessoal - graciekyra.kpa...
Comunidade Rede de Campeãs - kyragracie.com...
Excelente entrevista! Super esclarecedor. As entidades do BJJ precisam ser mais unidas, ao invés de cada uma se achar melhor e mais importante que a outra.
Imagina a visibilidade que nossos atletas teriam se fosse um esporte olímpico. Fora a remuneração e apoio não só para atletas, mas para todo o time técnico: treinadores, fisios, nutris… todo mundo sairia ganhando.
São pouquíssimos atletas de BJJ hoje em dia que ganham grana com o esporte.
Quanta gente boa que a gente já viu ficando de fora de competições importantes porque não tinham condições de ir.
Torcendo para que um dia isso se torne uma realidade para nosso esporte.
E pra quem acha que vai ficar cheio de regra, é só continuar a praticar BJJ não olímpico… ou nogi. Acho que tem espaço pra todo mundo.
Falou tudo! É exatamente isso
Existe um esforço do pessoal do Ju Jitsu em tornar este esporte olimpico. Tem Associações, Federações, Confedereção e no ultimo mês inclusive teve um ótimo destaque no PanAmericano n Colombia. Há conversas com eles?
Sou super a favor
Tbb
Seria muito ruim para o jiu-jitsu. Vai ficar igual ao judô, um esporte em que um bando de burocratas decide o que pode em uma luta. Por conta disso, o judô perdeu a marcialidade, perdeu vários golpes e não é mais uma luta tão efetiva quanto era.
Pelo contrário. Ser um esporte no programa olimpico é estratégico para a consolidação do esporte,dar a visibilidade e expande o esporte.
@@denilsonfeitosasanchoExato!
E hoje no Jiu-Jitsu quem decide as regras? Tem alg comissão? No caso, tendo o JJ Olimpíco vc pode decidir em qual organização lutar.
Acredito que o jiu-jitsu e outros esportes podem se adaptar e se organizar para entrar nas Olimpíadas sem perder sua missão como arte marcial. Todos os esportes mudam com o tempo, e ser um esporte olímpico traz mais benefícios do que malefícios. A organização, união, alinhamento e visibilidade que as Olimpíadas podem proporcionar são muito maiores do que qualquer mesquinharia ou clubismo.
Por exemplo, observe o caso do skate. Muitas pessoas da comunidade eram e ainda são contra sua entrada nas Olimpíadas, não por questões de regras, mas pelo risco do esporte perder sua essência filosófica e se tornar semelhante ao futebol, com rivalidades acirradas e uma mentalidade de "nós contra eles". No entanto, isso não ocorreu. O skate só se fortalece; inclusive, as Olimpíadas estão ajudando a tirar o esporte da marginalinação, estereótipo comum de malandragem e bandidagem associado a seus atletas.
Se fazer parte das olimpíadas, não vira uma enxurrada de regras que nada tem haver com o jiu-jitsu??
Nada disso! Tudo tem que passar por um comitê. No JJ competitivo de hoje já existem regras que não tem nada haver com o Jiu-Jitsu original 🥋
Existe a possibilidade de modificar a dinâmica da luta para ela se tornar mais atraente ao público leigo? Exemplo: tirar pontos de quem puxa pra guarda apenas por puxar sem visar uma finalização ou raspagem, ou tirar ponto do atleta que cai por cima e fica só na defensiva sem procurar finalizar ou progredir nas posições? 10 minutos de luta são show de bola, fora as quedas que são idênticas as do judô e muito plásticas, bonitas de se ver, mas sem o Ippon conhecido no judô.
Kyra, crie uma campanha com a hashtag "Jiu-jitsu nas Olimpíadas", você tem grande influência, foi assim que o baseball conseguiu entrar pras Olimpíadas de Los Angeles, fãs e atletas do esporte fizeram grande manifestação na internet!
Começa com a manifestação, assim as confederações vendo a grande repercussão e apelo da população vão deixando a burocracia de lado e passam a se organizam em prol de algo maior, de que o jiu-jitsu vire um esporte olímpico!😊
@@caetanoribeiro3096 concordo.
@@caetanoribeiro3096 Obrigada! Quero muito movimentar a comunidade nesse sentido! Uma hora vai acontecer!
@@graciekyra Bacana, eu torço para que vc tenha êxito nisso, e ainda não assisti todos os vídeos do seu canal, não sei se já tem vídeo sobre, mas qual a opinião dos seus tios Renzo e Ralph, ou do Royler, Royce e Roger sobre o Jiu-jitsu nas olimpíadas? A opinião favorável deles somadas a sua ganharia força e estimularia a mudar a opinião da comunidade do Jiu-jitsu, quem sabe aos poucos todos passem a se organizar para que aconteça.
Boa sorte!!