Já assistir inúmeros vídeos sobre o assunto e nenhum vídeo mostra o real desconto desse fio B, com exemplo de uma conta antes de 07/01/2023 e posterior a essa data. Alguns falam de forma técnica e que o consumidor (maior interessado) não entende. Já outros falam, falam e não falam nada!
Bom dia!!! Sabe me informar se, o produtor rural que PROTOCOLOU, junto à CEMIG (no casa da Companhia Energética de MG), o pedido de instalação da usina fotovoltaica antes de 6 de janeiro de 2023, se isento??? Recebi a resposta da mesma dia 18/07/2023, cuja companhia menciona os custos da construção da obra, que será feita por ela, no valor de 31 mil reais, para eu poder instalar a usina. A minha dúvida é se vão cobrar a tributação aprovada pela lei 14.300/2022 ou não, haja vista que protocolei o pedido antes.
Fiquei na seguinte dúvida: se começar um novo processo de instalação de sistema de energia solar, antes do dia 07/07/2023 para entrar na regra até 2031 aumentar os 90%, eu preciso estar com o sistema de energia solar protocolado ou homologado na concessionária de energia elétrica?? São coisas distintas, homologar é já estar tudo liberado pra uso (que demora 90 dias), enquanto protocolar é algo rápido (algo de 20 dias, isto é, acredito que seria enviar o projeto ou protocolo pra concessionária). Alguém sabe responder com clareza? Parabenizo o autor do vídeo pela postagem, muito bem-vindo essa informação.
Barbara, para clientes de Abixa tensão de direito adquirido, existe normalmente a cobrança do CUSTO DE DISPONIBILIDADE (30, 50 ou 100kW) para remunerar a Distribuidora correto? Com a nova LEI, como a Distribuidora já será remunerada pela taxação do fio B no momento da compensação, entao nao vai haver mais esse CUSTO DE DISPONIBILIDADE (30, 50 ou 100kW) ??
Otimo incentivo ao uso de energia limpa ... Produza sua energia e ja ja vai pagar a mesma coisa de quem nao produz. Lembrando que esse valor de 15% vai ser em 2023 e ira aumentar ate 90%. Ja ja energia solar vai ser inviável
Louvável a Fala da Sra.Barbara, Uma Fundamentação Prática,Resumida, Com Tanto Texto no Google,Que Não Se Leva,a Lugar Algum.Porem Independente Disso, a Tal Taxação e a Fórmula, é Muito Complicada e Confusa!! Não Haverá Como Fundamentar na Prática,Um Cliente Interessado Num sistema FV Solar,Salvo Raras Excessões!! Um Balde de Água Fria,Com Certeza, No Contexto FV Solar, na Grandeza do Mesmo,Em Nosso Brasil,No Contexto Mundial.
Bárbara, você é fantástica! Gostaria de entender como ficará a cobrança do fio B correlacionado com TUSDg para o modelo de negócios de cooperativas. Desde já agradeço.
A unidade geradora tb paga o Fio B, quando consome da css energia a noite mesmo que sejam créditos gerados por ela no mês anterior. É bom lembrar que a placa só gera energia durante o dia, então durante a noite a casa geradora tb usa energia vinda da css, mesmo que sejam usando seus créditos de energia !!!
Como fica o desconto do fio B no seguinte caso: Uma Unidade Geradora do Gupo A, gerando em horário fora ponta, manda excedentes para uma Unidade Consumidora do Grupo B. A TUSD considerada será a HFP do Grupo A ou a TUSD do Grupo B?
Obrigada! Vai ser cobrado o maior valor entre eles! Então se o valor a ser pago pelo Fio B for maior que o custo de disponibilidade, vai pagar só Fio B, por exemplo.
Já mudou tudo depois do dia 10/02/2023 - Já não sei oque eu passo para meus clientes! Quanto mais confusa ou confuso uma situação, mais fácil é para as redes da distribuidora (as concessionárias) te roubar e desestimular o setor de energia fotovoltaico. NINGÉM SABE MAIS SE É OU NÃO É VIÁVEL SER VIÁVEL ENERGIA SOLAR. AGORA COM ESSE ARTIGO 292 RESULUÇÃO 1000 JÁ MATOU MUITOS ORÇAMENTOS FUTUROS .
Bárbara, boa tarde! Já vi diversos vídeos relacionados à lei 14300 e com isso diversas explicações relativas à cobrança da taxa de disponibilidade! Afinal de contas a taxa de disponibilidade continuará sendo cobrada ou não?
Sempre fica dúvidas no ar ... Se puder explicar como ficara a conta final , eu agradeço. Digamos que a pessoa tenha a usina que vai jogar 1000 kw na rede , e usar apenas 800 kw ? O que vai pagar ? Vai pagar a taxa de disponibilidade, com a iluminação pública? Precificando a 1 real o kw Quero aprender pra explicar pra alguns amigos , e indicar a empresa que adquiri uma usina
Veremos como fica no futuro. Acho melhor começar a usar velas, pelo menos já pago os impostos quando compro, por enquanto. Não sou contra taxas, tarifas ou impostos, desde que elas retornem á população. E a cada ano só vemos isso mão acontece.
Infelizmente estão acabando com a energia solar no Brasil com essa taxa do fio b. E, para piorar vem essa PL 4831 - que limita em 10% a conexão de usina na rede da concessionária. Brasil, onde o pagador de impostos só se ferra.
se ferra quem e mane e homologa nao vale a pena usa inversor grid tie limiter qe resolve problema ele vai ser a msm coisa so qe n vai gerar credito ou seja se homologado uso instantaneo grid tie limiter tbm e instantaneo so n gera credito racha a conta
Bom vídeo! Nesse caso no seu exemplo o cliente injetou 500kW e consumiu apenas 200kW, e por exemplo se o valor do kWh for 0,30 e o valor do fio B for 0,27, o cliente irá pagar 200 x 0,03? E nesse caso nesse ano seria 0,03 x 15%?
essa duvida que me surgiu, consultei aqui copel cobra para consumidor final em torno de 83 centavos kw, só kw sem tusd e sem impostos esta a 56 centavos. Estou montando pequena usina, no caso de locar parte da geração da usina para alguem pessoal fala em oferecer 10% desconto, mas seria desconto só no valor que copel cobra kw sem impostos e tusd? seria desconto em cima dos 56 centavos? consumidor final "comprando" energia de uma usina solar pagara pela tusd e impostos iguais:?
ola!!!!!minha duvida é a cada kw que eu consumir do que eu injetei eu pago uma unica taxa ou ex: eu consumi 5 kw dos 10kw que injetei eu pago só 4reais ou eu paga 4 reais por kw que eu consumi de volta ou seja eu pagaria 4x5 =20 reais?
Eu tenho uma micro usina 7.7 kwp pra 1000kwh/mes. Eu pretendo aumentar essa potência para 1300 kwh/mes. Nesse caso a taxação incidirá sobre o acréscimo ou sobre o total?
Sempre um ótimo conteúdo. Parabéns Bárbara!! Minha dúvida, que acredito que seja a de mais colegas, é em relação a taxa de disponibilidade. Ela permanece ou deixará de ser cobrada?
Olá Bárbara. Ótimo vídeo. Gostaria de saber se meus cálculos estão corretos. Imaginando que o consumo de minha cada seja em torno de 500KWh por mês e imaginando também que desse consumo eu usaria metade da energia diretamente das placas durante o dia e a outra metade eu "alugaria" a rede da concessionária. Desse forma, tomando como base o pior caso que é o valor cheio da taxa de utilização de infraestrutura minha conta seria a seguinte. 250KWh(o que eu injetei e peguei da concessionária) x 0,28(28% da taxa do fio B) = 70KWh No caso eu pagaria o valor em reais referente aos 70KWh. É isso mesmo? Obrigado.
Amigo muita gente está em dúvida sobre a lei 14300? Eu por exemplo tenho uma casa 🏠 Porto Seguro com energia fotovoltaica da Coelba Neoenergia e tenho apartamento em Brasília Neoenergia Brasília, eu posso transferir créditos pa Brasília?
nao pois e so pra msm companhia safadeza vc paga imposto por algo qe e seu e nao pode transferir pra outras companhia msm sendo seu cpf ou pj podia ne transferir seria justo
eu não entendi muito bem os 0,04 centavos, na minha região o fio b custa em media 0,25 centavos, quando chegar a cobrança do valor total de 90 % em cima do fio b, não seria um desconto de 0,20 centavos a cada kwh/$ gerado ?
Oi Barbara gostaria qua vc comentasse no aulão do dia 8 se os créditos da uc beneficiária cadastradas a partir de 07/01/2023 irão pagar este custo da componente de distribuição o fio B? Como funciona?
Parabéns por Mais um vídeo que nos ajuda a tirar muitas dúvidas !!! Mas gostaria de entender uma situação .... " Se caso uma usina gerar 1000 kw, mas usou apenas 700kw, sobrando 300kw que serão direcionado para uma segunda unidade consumidora automaticamente... esses 300kw entram na cobrança do fio B? Ou só se caso a essa segunda unidade consumidora não usar totalmente os 300 kw... vamos supor que usou somente 200 kw e sobraram 100kw ... esses 100kw que sobrar e viraram crédito , esse será cobrado a taxa do fio B quando a segunda unidade consumidora for usar o crédito que está parado na concessionária ? Desde já te agradeço a atenção Um feliz 2023!!!
Injetou na rede já era , será taxado . Só tem duas opções, ou vc é taxado fioB quando consumir os créditos no mês seguinte ou vc nunca consumir os créditos não irá ser abatido o fioB, mas TB irá perder os créditos , conclusão, pagar o fioB é menos prejudicial do que perder os créditos por não ter usado. Em poucas palavras, injetou nada rede já era, será taxado progressivamente ano após ano !!!
Barbara, pelo que entendi, ou pág fio B ou taxa de disponibilidade, se o valor compensado for menor que a taxa mínima paga taxa mínima , se for maior , paga apenas fio B , confirma?
Uma coisa que ninguém falou até agora e sobre a cobrança do fio B para a compensação de novos medidores instalados após o dia 7. Exemplo: tenho um sistema gerador instalado em 2022 que compensa parte de sua geração na minha casa, agora em fevereiro vou instalar um segundo medidor em uma casa que vou construir, este novo medidor terá ou não cobrança do fio B?
Olá Alexandre, tudo bem? Então, vc pode fazer alteração do rateio dos créditos a qual momento, e nova unidade que vai receber os benefícios ela estar sobre o “guarda chuva” da unidade geradora. Caso a unidade geradora esteja com o direito adquirido, a outra u.c irar receber os mesmo benefícios da geradora, caso a geradora entrei na nova lei a benefícios também irar entrar na nova legislação. Na prática a u.c que recebe os créditos terá os mesmo benefícios da geradora.
Parabéns pela iniciativa e informações passadas. Gostaria de saber se vai continuar sendo cobrado os 100kW do fio B para medidor trifásico com a nova lei? Obrigado
Oi Barbara! Tudo bem? Primeiramente quero agradecer por sempre trazer para nós essas explicações de uma forma mais fácil de entender. Mas gostaria de saber se o adiantamento dessa cobrança por mais 6 meses, vai acontecer ou não?
Não vai acontecer o adiamento da cobrança, foi votado e aprovado na Câmara dos deputados federal. Aí veio a falta de interesse dos senadores, dizendo que não deu tempo votar a matéria nesse final de ano.
É osso viu, a pessoa está dando energia pra ela gasta e depois quando precisa tem de pagar por usar a rede deles, ho Brasil viu, e se eu colocar só bateria estacionária vou pagar também?
O governo joga contra o povo , não querem que a gente seja independente, o sistema é foda parceiro. Os donos das css de luz molham as mãos dos políticos para terem aprovação dos projetos de lei e o povo se ferrar.
Uma dúvida: um cliente que homologa neste ano de 2023 tem 15% do Fio B na taxação do sol, este mesmo cliente em 2024 passa a ser taxado em 30% mesmo tendo homologado em 2023?
É 15% do Fio B, sendo que o fio B representa, em média, 28% da conta de luz, logo, 15% de 28% é o ~4% da conta dela. Isso depende muito da distribuidora - aquelas com mais unidades consumidoras na área de concessão terão um custo menor. Por exemplo: na CPFL Paulista a TUSD Fio B representa cerca de 18% da conta, e o custo do fio B no 1º ano seria de cerca de 2,7% do total gasto com energia. Já na Equatorial Pará a TUSD Fio B representa cerca de 50% da conta, e o custo do fio B no 1º ano seria de cerca de 7,5% do total gasto com energia.
E se o valor do fio b for menor que a taxa mínima?... paga-se somente a taxa mínima. Exemplo 200kwh pago...daria 6 reais....taxa mínima de um trifásico é 88 aqui em GO.... paga-se os dois ou somente a taxa maior?
Boa tarde, estou tendo dificuldades com a concessionária da minha cidade, dei entrada no inicio de dezembro, e vinheram protocolo a entrada do projeto dia 14, estavam demorando fora do normal, aí ontem eles reprovaram solicitando coisa que nunca foi pedido antes, ontem mesmo fizemos as alterações solicitadas e abrimos novamente o processo, minha dúvida é o seguinte, o direto adquirido começa a conta a parti da minha entrada da solicitação, ou quando eles aceitam meu protocolo? Eu já entro na nova lei solicitando ontem? Muito obrigado pelo conteúdo.
Se encerra dia 06/01/2023 o Perido de insenção, depois disso entra o período de transisção, e em 06/01/2024 novos projetos já pagarão a nova tarifa completa
Então, digamos que em 2030 a cobrança é de 100% do fio B. Sou do RS, concessionária RGE. Energia bifásica, Fio b está 0,25 centavos. Vou PAGAR para a rge, 25 centavos sobre cada KWh COMPENSADO, ou seja, que eu utilizei no mês, tendo créditos para usar. Por exemplo, tenho 1000kw de crédito (injetados no mês + últimos 60 meses).Usei 400kw naquele mês. Vou pagar 400 x 0.25 = 100 + impostos e iluminação pública. E ficarei com 600 de créditos.Os créditos somente são cobrados do tal fio B quando usados, é isso? Como o valor do fio b será de 100 reais, não será cobrada a taxa de disponibilidade de 50 reais para energia bifásica. Correto?
Tem um negócio desse aí , se a cobrança do fio B for maior do que o custo de disponibilidade será cobrado o fio B apenas e nunca os dois, se o custo de disponibilidade for maior que a taxa do fio B será cobrado o custo de disponibilidade.
Sim, o fio B é cobrado somente quando é utilizado o crédito, mas se vc não usar o crédito é pior ainda pra vc, pq vc trabalhou de graça pra css e ela papou tua energia, é menos pior ela te cobrar , pq nesse caso vc tá conseguindo consumir o que vc gerou, mas fique de olho pq as css são ladras .
@@igordeamorim6752 Sim, entendo. Comento sobre ter créditos a mais, pois sou do sul. aqui faz sentido, acumular um pouco no verão para utilizar no inverno, pois são muitos dias nublados ou de chuva no inverno.
Opa, o pagamento do fio B é progressivo ano a ano. Quem entrar em 2023 começa com 15%; em 2024 vai para 30% e assim por diante. Lembrando que esses percentuais são do Fio B.
@@abarbararubiminicialmente era pra quem instalasse a partir de 5 de janeiro de 2023, mas houve uma prorrogação do prazo , pode me confirmar qual foi esse novo prazo de isenção da taxação do fioB ?
Entao pra não paga essa taxa e só compra baterias armazena a eletricidade gerada nas baterias e usa essa energia quando precisar e conta o fil de energia da distribuidora. Pra mim vale tudo pra não paga imposto ao Estado
Não adianta fugir irmão , governo quer o seu dinheiro e o meu TB, a gente trabalha pra encher o bolso dos políticos. As css teem seus donos que molham as mãos dos senadores para aprovarem os projetos de lei . Qqr coisa que possa reduzir a entrada de imposto no governo eles dão um jeito de contornar e aumentar o imposto para o povo !!!
Bárbara, gostaria que falasse sobre a inserção de consumidores remotos depois do dia 07/01 em usinas com direito adquirido. Eles pagarão pelo o fio B? Parabéns pelo conteúdo sempre esclarecedor!
Boa tarde, Bárbara! Você disse que não adianta aumentar o sistema para que o cliente possa continuar sendo atendido quanto a sua necessidade de consumo após a aplicação da tarifa sobre a energia que produziu e está recebendo de volta. Isso significa que toda vez que utilizar seus créditos, o consumidor vai tê-lo integralmente, mas recebendo uma cobrança, em reais, na sua conta, referente a TUSD incidente sobre estes créditos consumidos?
O pagamento do FioB é automático quando o cliente sofre desconto dos créditos recebidos. Exemplo, se o cliente injetou na rede 10 , vai voltar 9 , e assim o cliente pagou o fioB , ou seja, sempre irá voltar menos do que foi !
Boa noite Barbara! Te pergunto: na transição, quem entra no primeiro ano paga 15% da taxação somente no primeiro ano e vai mudando ou mantém o mesmo percentual até 2045?
E no caso do cliente gerar 500 ( dia) e gastar 500 (noite) hipoteticamente? O medidor vai considerar o "vai e vem", vai ocorrer o "pedágio" ou nesse caso zerou a conta portanto não terá cobrança? Desculpe minha dúvida, mas acho muito pertinente.
@@thiagomeneghetti8878 tem algum material específico para eu ler sobre isso, ( não precisa enviar a lei, estou perguntando porque até na lei há brechas) por esse motivo fiz a pergunta quem realmente entende...
@@novembroyotpremium2647 tem material específico no TH-cam...mas pra simplificar lá vai...se o cliente está gerando 500 kw/h mês ao meio dia, mas está gastando instantaneamente 200, 300 serão injetados na rede...sobre esse 300 kw/h mês incidirá a taxa...
Olá Bárbara... você é maravilhosa... ! Se a GD foi protocolada como Geração local, é possível migrar para a classificação de Autoconsumo Remoto sem a perda do direito adquirido?
FIQUEI NA DUVIDA AGORA! QUER DIZER, C MEU CLIENTE CONSOME 1000KW E VAI PAGAR LA NA FRENTE 28% NO FIO B, EU NÃO PRECISO FAZER UM SISTEMA MAIOR (28%) TENHO Q FAZER O SISTEMA COM OS 1000KW MESMO, POIS ELE VAI PAGAR ESSES 28% EM CIMA DOS CREDITOS QUE ELE USAR SENDO PAGO EM REAIS, OU SEJA ELE NÃO VAI PERDER NENHUM KW INJETADO NA REDE, SERIA ISSO?
Claro que vai perder , injetou na rede já era irmão. Único jeito é consumir imediatamente o que produziu . Se produzir mais do que consumiu vai injetar na rede, então por exemplo, se injetar 10 vão voltar 9 . A css vai papar um kw por exemplo e tá pago o uso do fio B. Resumindo, vai voltar menos do que vc injetou.
Mts n acreditam nesse investimento, o cara gasta 2000 mil por mês de conta, um projeto em torno de uns 75 mil parcelado em 60x... mas ele prefere dar 24 mil por ano pra concessionária, é complicado heim 😁😁😁
É porque o vídeo é sobre "como" vai ser a cobrança, e não sobre "quanto" vai ser cobrança. Até porque a cobrança varia ano a ano e de área de concessão para área de concessão. Eu ensino a metodologia, a sua parte do trabalho eu infelizmente não consigo fazer :)
Fiquei em dúvida. A tarifa será cobrada na unidade beneficiada e não na geradora remota a partir de 08/01/23? Então quando cadastrar novas beneficiárias após dia 07 irei pagar a taxa do fio B nesta nova unidade? Mesmo que minha usina já esteja funcionamento irei pagar a taxa de fio B para as novas beneficiárias que eu cadastrar? Parabéns pelo conteúdo!
Vai ser cobrado de qualquer local que tenha sido "gerado" credito, ou seja, se vc tem uma unidade geradora de 1000 kwh/mes, e na sua conta de luz, nesse mesmo local, vc usou 600 kwh/mes, vai ser "taxado" esses 600. Os 400 restantes, se vc enviar para outro local, e esse local utilizar esse 400, que foi o exemplo que ela deu, tb vai ser taxado, ou seja, o unico valor que nao vai ser taxado pra valer, é o "autoconsumo". O que aparecer na sua conta de luz como "geração", nao importa para onde vá, pode ser para o proprio local, ou poder ser para outro local, vai ser em algum momento taxado. triste
Tendi, quer dizer que o consumidor vai "pagar a menor" e a distribuidora vai receber uma remuneração... ah.... ta.. Tendi.... será que vamos passar os mesmos perrengues, falcatruas, sacanagens e enganações que população espanhola passou e que se enterrou fazendo essa mudança?????? Ta bom..... Estamos falando de almoço de graça???
Já assistir inúmeros vídeos sobre o assunto e nenhum vídeo mostra o real desconto desse fio B, com exemplo de uma conta antes de 07/01/2023 e posterior a essa data. Alguns falam de forma técnica e que o consumidor (maior interessado) não entende. Já outros falam, falam e não falam nada!
Isso que eu queria saber
Muito bom Bárbara, muito obrigado pela explicação!!
Bom dia!!!
Sabe me informar se, o produtor rural que PROTOCOLOU, junto à CEMIG (no casa da Companhia Energética de MG), o pedido de instalação da usina fotovoltaica antes de 6 de janeiro de 2023, se isento??? Recebi a resposta da mesma dia 18/07/2023, cuja companhia menciona os custos da construção da obra, que será feita por ela, no valor de 31 mil reais, para eu poder instalar a usina. A minha dúvida é se vão cobrar a tributação aprovada pela lei 14.300/2022 ou não, haja vista que protocolei o pedido antes.
Fiquei na seguinte dúvida: se começar um novo processo de instalação de sistema de energia solar, antes do dia 07/07/2023 para entrar na regra até 2031 aumentar os 90%, eu preciso estar com o sistema de energia solar protocolado ou homologado na concessionária de energia elétrica?? São coisas distintas, homologar é já estar tudo liberado pra uso (que demora 90 dias), enquanto protocolar é algo rápido (algo de 20 dias, isto é, acredito que seria enviar o projeto ou protocolo pra concessionária). Alguém sabe responder com clareza? Parabenizo o autor do vídeo pela postagem, muito bem-vindo essa informação.
Barbara, para clientes de Abixa tensão de direito adquirido, existe normalmente a cobrança do CUSTO DE DISPONIBILIDADE (30, 50 ou 100kW) para remunerar a Distribuidora correto?
Com a nova LEI, como a Distribuidora já será remunerada pela taxação do fio B no momento da compensação, entao nao vai haver mais esse CUSTO DE DISPONIBILIDADE (30, 50 ou 100kW) ??
Gostaria de saber quais os impostos que inside em geração de energia por uma usina de 75k
Feliz Ano Novo. Sucesso.
Otimo incentivo ao uso de energia limpa ... Produza sua energia e ja ja vai pagar a mesma coisa de quem nao produz. Lembrando que esse valor de 15% vai ser em 2023 e ira aumentar ate 90%. Ja ja energia solar vai ser inviável
Em resumo a CEMIG (MG) te vende a R$ 1,00 e "compra" seu crédito a R$ 0,96. (Exemplo)
O seu vale menos que o dela.
Top demais! Parabéns!
Muito obrigado pela explicação clara e direta.
Perfeito!
Estava preocupado com esse tempo de retorno. Obrigado.
Parabéns pelas explicações!se puder me responda se quem já tinha e quer ampliar como fica.Abraços
Obrigado Barbara. continue comentando , inclusive o aulão
Aula muito agradável e com ótimo conteudo! Parabéns!! 👏👏
Faltou deixar o link com lembrete do TH-cam p o dia 8!
Muito bom conteúdo!! Parabéns Bárbara!
Louvável a Fala da Sra.Barbara, Uma Fundamentação Prática,Resumida,
Com Tanto Texto no Google,Que Não Se Leva,a Lugar Algum.Porem Independente Disso, a Tal Taxação e a Fórmula, é Muito Complicada e Confusa!! Não Haverá Como Fundamentar na Prática,Um Cliente Interessado Num sistema FV Solar,Salvo Raras Excessões!!
Um Balde de Água Fria,Com Certeza, No Contexto FV Solar, na Grandeza do Mesmo,Em Nosso Brasil,No Contexto Mundial.
Bárbara, você é fantástica! Gostaria de entender como ficará a cobrança do fio B correlacionado com TUSDg para o modelo de negócios de cooperativas. Desde já agradeço.
A unidade geradora tb paga o Fio B, quando consome da css energia a noite mesmo que sejam créditos gerados por ela no mês anterior. É bom lembrar que a placa só gera energia durante o dia, então durante a noite a casa geradora tb usa energia vinda da css, mesmo que sejam usando seus créditos de energia !!!
aula bem rapida e boa
Como fica o desconto do fio B no seguinte caso: Uma Unidade Geradora do Gupo A, gerando em horário fora ponta, manda excedentes para uma Unidade Consumidora do Grupo B. A TUSD considerada será a HFP do Grupo A ou a TUSD do Grupo B?
Excelente explicação! DUVIDA: na nova lei será cobrado somente o fio B ou será cobrado tambem o custo de disponibilidade + o fio B?
Obrigada! Vai ser cobrado o maior valor entre eles! Então se o valor a ser pago pelo Fio B for maior que o custo de disponibilidade, vai pagar só Fio B, por exemplo.
Legal... mas vai ter um teto de cobrança do fio b ?
@@marcosprado1607o céu é o limite kkkk
Parabéns mais uma vez pelo vídeo!! E é isso mesmo, fazer conta e analisar sempre!!!
Muito obrigado pela transmissão de conhecimentos.
Parabéns, ganhou mais um escritório 👏
Já mudou tudo depois do dia 10/02/2023 - Já não sei oque eu passo para meus clientes! Quanto mais confusa ou confuso uma situação, mais fácil é para as redes da distribuidora (as concessionárias) te roubar e desestimular o setor de energia fotovoltaico.
NINGÉM SABE MAIS SE É OU NÃO É VIÁVEL SER VIÁVEL ENERGIA SOLAR.
AGORA COM ESSE ARTIGO 292 RESULUÇÃO 1000 JÁ MATOU MUITOS ORÇAMENTOS FUTUROS .
Vergonhoso o que está acontecendo com nós! Aneel é uma vergonha nossos políticos nem se diga.Abraços
Excelente explicação
Bárbara, boa tarde! Já vi diversos vídeos relacionados à lei 14300 e com isso diversas explicações relativas à cobrança da taxa de disponibilidade! Afinal de contas a taxa de disponibilidade continuará sendo cobrada ou não?
Pelo que eu entendi, será o maior valor, ou a taxa de disponibilidade ou a taxa do fio b
Tem alguma explicação da TAXA SCEE que está sendo cobrada pela EQUATRIAL MA?
Sempre fica dúvidas no ar ...
Se puder explicar como ficara a conta final , eu agradeço.
Digamos que a pessoa tenha a usina que vai jogar 1000 kw na rede , e usar apenas 800 kw ? O que vai pagar ?
Vai pagar a taxa de disponibilidade, com a iluminação pública?
Precificando a 1 real o kw
Quero aprender pra explicar pra alguns amigos , e indicar a empresa que adquiri uma usina
Ótimo conteúdo 👏👏 é sempre muito bom participar das suas aulas...
Gratidão, Davi!
Quando uma unidade consumidora esta usando créditos de uma usina com direito adquirido, e uma sem direito adquirido, como fica a cobrança do fio B ?
Boa 👍🏼
Aonde eu vejo o saldo de crédito acumulados, pq eu só consigo ver quanto injetei na rede e não o saldo total desde que a usina foi instalada !!!
Boa tarde Bárbara. a prorogação da lei 14.300 não foi votado no senado, como fica essa prorogação?
Ótima explicação.
Queria tirar uma dúvida pessoal sobre uma demanda contratada .teria um e-mail?
Veremos como fica no futuro. Acho melhor começar a usar velas, pelo menos já pago os impostos quando compro, por enquanto. Não sou contra taxas, tarifas ou impostos, desde que elas retornem á população. E a cada ano só vemos isso mão acontece.
Se antes eu recuperava o investimento com um ano , agora irei recuperar com um ano e meio ?
acho q a grande duvida em relação a isso é quanto ao não pagamento da taxa de disponibilidade
Opa, tem outro vídeo no canal sobre isso! Do começo do ano!
Infelizmente estão acabando com a energia solar no Brasil com essa taxa do fio b. E, para piorar vem essa PL 4831 - que limita em 10% a conexão de usina na rede da concessionária. Brasil, onde o pagador de impostos só se ferra.
se ferra quem e mane e homologa nao vale a pena usa inversor grid tie limiter qe resolve problema ele vai ser a msm coisa so qe n vai gerar credito ou seja se homologado uso instantaneo grid tie limiter tbm e instantaneo so n gera credito racha a conta
A energisa RO esta cobrando custo de disponibilidade + FIO B, isso esta certo?
Qual o link do Aulão que teve dia 08 ? Poderiam disponibilizar?
Bom vídeo! Nesse caso no seu exemplo o cliente injetou 500kW e consumiu apenas 200kW, e por exemplo se o valor do kWh for 0,30 e o valor do fio B for 0,27, o cliente irá pagar 200 x 0,03?
E nesse caso nesse ano seria 0,03 x 15%?
Ansioso pelo aulão do dia 08!!
essa duvida que me surgiu, consultei aqui copel cobra para consumidor final em torno de 83 centavos kw, só kw sem tusd e sem impostos esta a 56 centavos. Estou montando pequena usina, no caso de locar parte da geração da usina para alguem pessoal fala em oferecer 10% desconto, mas seria desconto só no valor que copel cobra kw sem impostos e tusd? seria desconto em cima dos 56 centavos? consumidor final "comprando" energia de uma usina solar pagara pela tusd e impostos iguais:?
ola!!!!!minha duvida é a cada kw que eu consumir do que eu injetei eu pago uma unica taxa ou ex: eu consumi 5 kw dos 10kw que injetei eu pago só 4reais ou eu paga 4 reais por kw que eu consumi de volta ou seja eu pagaria
4x5 =20 reais?
Eu tenho uma micro usina 7.7 kwp pra 1000kwh/mes. Eu pretendo aumentar essa potência para 1300 kwh/mes. Nesse caso a taxação incidirá sobre o acréscimo ou sobre o total?
Se for ampliar após dia 7 será sobre o acréscimo e entrará como novo processo
Sempre um ótimo conteúdo.
Parabéns Bárbara!!
Minha dúvida, que acredito que seja a de mais colegas, é em relação a taxa de disponibilidade. Ela permanece ou deixará de ser cobrada?
Pelo que eu entendi, vc vai pagar pelo maior valor, ou a taxa de disponibilidade ou a taxa do fio b.
Gostaria de exemplos práticos desse "pedágio", numa concessionária tipo a Celesc por exemplo.
Olá Bárbara.
Ótimo vídeo.
Gostaria de saber se meus cálculos estão corretos.
Imaginando que o consumo de minha cada seja em torno de 500KWh por mês e imaginando também que desse consumo eu usaria metade da energia diretamente das placas durante o dia e a outra metade eu "alugaria" a rede da concessionária.
Desse forma, tomando como base o pior caso que é o valor cheio da taxa de utilização de infraestrutura minha conta seria a seguinte.
250KWh(o que eu injetei e peguei da concessionária) x 0,28(28% da taxa do fio B) = 70KWh
No caso eu pagaria o valor em reais referente aos 70KWh. É isso mesmo?
Obrigado.
Amigo muita gente está em dúvida sobre a lei 14300? Eu por exemplo tenho uma casa 🏠 Porto Seguro com energia fotovoltaica da Coelba Neoenergia e tenho apartamento em Brasília Neoenergia Brasília, eu posso transferir créditos pa Brasília?
nao pois e so pra msm companhia safadeza vc paga imposto por algo qe e seu e nao pode transferir pra outras companhia msm sendo seu cpf ou pj podia ne transferir seria justo
te recomendo a usar grid tie limiter melhor coisa pq e msm sistema homologado so n gera credito e pra uso instantaneroo
eu não entendi muito bem os 0,04 centavos, na minha região o fio b custa em media 0,25 centavos, quando chegar a cobrança do valor total de 90 % em cima do fio b, não seria um desconto de 0,20 centavos a cada kwh/$ gerado ?
É a recompensa para quem investe dinheiro para evitar apagões, quando as concessionárias não conseguem atender a demanda.
Oi Barbara gostaria qua vc comentasse no aulão do dia 8 se os créditos da uc beneficiária cadastradas a partir de 07/01/2023 irão pagar este custo da componente de distribuição o fio B? Como funciona?
Parabéns por Mais um vídeo que nos ajuda a tirar muitas dúvidas !!!
Mas gostaria de entender uma situação .... " Se caso uma usina gerar 1000 kw, mas usou apenas 700kw, sobrando 300kw que serão direcionado para uma segunda unidade consumidora automaticamente... esses 300kw entram na cobrança do fio B?
Ou só se caso a essa segunda unidade consumidora não usar totalmente os 300 kw... vamos supor que usou somente 200 kw e sobraram 100kw ... esses 100kw que sobrar e viraram crédito , esse será cobrado a taxa do fio B quando a segunda unidade consumidora for usar o crédito que está parado na concessionária ?
Desde já te agradeço a atenção Um feliz 2023!!!
Injetou na rede já era , será taxado . Só tem duas opções, ou vc é taxado fioB quando consumir os créditos no mês seguinte ou vc nunca consumir os créditos não irá ser abatido o fioB, mas TB irá perder os créditos , conclusão, pagar o fioB é menos prejudicial do que perder os créditos por não ter usado. Em poucas palavras, injetou nada rede já era, será taxado progressivamente ano após ano !!!
Barbara, pelo que entendi, ou pág fio B ou taxa de disponibilidade, se o valor compensado for menor que a taxa mínima paga taxa mínima , se for maior , paga apenas fio B , confirma?
Isso
Uma coisa que ninguém falou até agora e sobre a cobrança do fio B para a compensação de novos medidores instalados após o dia 7. Exemplo: tenho um sistema gerador instalado em 2022 que compensa parte de sua geração na minha casa, agora em fevereiro vou instalar um segundo medidor em uma casa que vou construir, este novo medidor terá ou não cobrança do fio B?
Olá Alexandre, tudo bem? Então, vc pode fazer alteração do rateio dos créditos a qual momento, e nova unidade que vai receber os benefícios ela estar sobre o “guarda chuva” da unidade geradora. Caso a unidade geradora esteja com o direito adquirido, a outra u.c irar receber os mesmo benefícios da geradora, caso a geradora entrei na nova lei a benefícios também irar entrar na nova legislação. Na prática a u.c que recebe os créditos terá os mesmo benefícios da geradora.
@@fredmorais1155 ok, muito obrigado
Ansioso pelo aulão do dia 8.
Olá, esta mesma regra valerá para os consumidores do grupo A? Como será a cobrança do fio B para o grupo A?
Parabéns pela iniciativa e informações passadas. Gostaria de saber se vai continuar sendo cobrado os 100kW do fio B para medidor trifásico com a nova lei? Obrigado
Não vai ter cobrança dupla, ou os 100 kwh do sistema trifásico ou o fio b, o valor que for maior.
Oi Barbara! Tudo bem? Primeiramente quero agradecer por sempre trazer para nós essas explicações de uma forma mais fácil de entender. Mas gostaria de saber se o adiantamento dessa cobrança por mais 6 meses, vai acontecer ou não?
Não vai acontecer o adiamento da cobrança, foi votado e aprovado na Câmara dos deputados federal. Aí veio a falta de interesse dos senadores, dizendo que não deu tempo votar a matéria nesse final de ano.
Se a homologação acontecer antes do dia 05/01 mas a instalação um mês depois por exemplo, Fico livre dessa taxa?
Fica sim!
Só vale apenas quem tem dinheiro........ Hoje pra instalar alguns painéis solar custa em média de 15mil a 50mil colocando em média de 10a 20 placas!
Difícil querer fazer algo.
É osso viu, a pessoa está dando energia pra ela gasta e depois quando precisa tem de pagar por usar a rede deles, ho Brasil viu, e se eu colocar só bateria estacionária vou pagar também?
A princípio não. Mas, em breve inventarão uma PL para não usar o inversor hibrido no Brasil
O governo joga contra o povo , não querem que a gente seja independente, o sistema é foda parceiro. Os donos das css de luz molham as mãos dos políticos para terem aprovação dos projetos de lei e o povo se ferrar.
Uma dúvida: um cliente que homologa neste ano de 2023 tem 15% do Fio B na taxação do sol, este mesmo cliente em 2024 passa a ser taxado em 30% mesmo tendo homologado em 2023?
Sim, pois ela já entrou na nova regra casa ano vai aumentando
Não entendi porque na sua conta o valor do kw após a taxação ficou em R$ 0,96, a taxa para o primeiro ano não é de 15% ?
Parabéns pelo conteúdo !
É 15% do Fio B, sendo que o fio B representa, em média, 28% da conta de luz, logo, 15% de 28% é o ~4% da conta dela.
Isso depende muito da distribuidora - aquelas com mais unidades consumidoras na área de concessão terão um custo menor. Por exemplo: na CPFL Paulista a TUSD Fio B representa cerca de 18% da conta, e o custo do fio B no 1º ano seria de cerca de 2,7% do total gasto com energia. Já na Equatorial Pará a TUSD Fio B representa cerca de 50% da conta, e o custo do fio B no 1º ano seria de cerca de 7,5% do total gasto com energia.
E se o valor do fio b for menor que a taxa mínima?... paga-se somente a taxa mínima. Exemplo 200kwh pago...daria 6 reais....taxa mínima de um trifásico é 88 aqui em GO.... paga-se os dois ou somente a taxa maior?
Paga o maior , se o fio B ficar maior que a taxa mínima irá pagar o fioB, mas fique ligado pq tem casos em que a css cobra os dois .
Como que nao adianta, se eu receber 500 menos o imposto ,se eu tiver 600 pra receber menos o imposto ,vai ser maior que 500
Boa tarde, estou tendo dificuldades com a concessionária da minha cidade, dei entrada no inicio de dezembro, e vinheram protocolo a entrada do projeto dia 14, estavam demorando fora do normal, aí ontem eles reprovaram solicitando coisa que nunca foi pedido antes, ontem mesmo fizemos as alterações solicitadas e abrimos novamente o processo, minha dúvida é o seguinte, o direto adquirido começa a conta a parti da minha entrada da solicitação, ou quando eles aceitam meu protocolo? Eu já entro na nova lei solicitando ontem? Muito obrigado pelo conteúdo.
Olá Bárbara, bom dia!
Me tire uma dúvida. Essa lei que criou essa taxa, não foi peorroga por mais 6 meses?
Barbara, por favor fala do período de transição previsto na Lei 14.300 que assegura direito adquirido até 2031.
Se encerra dia 06/01/2023 o Perido de insenção, depois disso entra o período de transisção, e em 06/01/2024 novos projetos já pagarão a nova tarifa completa
Bárbara, parabéns pelo conteúdo! Como ficará essa "taxação" para quem tem um projeto que pagará a demanda?
Então, digamos que em 2030 a cobrança é de 100% do fio B. Sou do RS, concessionária RGE. Energia bifásica, Fio b está 0,25 centavos.
Vou PAGAR para a rge, 25 centavos sobre cada KWh COMPENSADO, ou seja, que eu utilizei no mês, tendo créditos para usar.
Por exemplo, tenho 1000kw de crédito (injetados no mês + últimos 60 meses).Usei 400kw naquele mês.
Vou pagar 400 x 0.25 = 100 + impostos e iluminação pública.
E ficarei com 600 de créditos.Os créditos somente são cobrados do tal fio B quando usados, é isso?
Como o valor do fio b será de 100 reais, não será cobrada a taxa de disponibilidade de 50 reais para energia bifásica. Correto?
Tem um negócio desse aí , se a cobrança do fio B for maior do que o custo de disponibilidade será cobrado o fio B apenas e nunca os dois, se o custo de disponibilidade for maior que a taxa do fio B será cobrado o custo de disponibilidade.
Sim, o fio B é cobrado somente quando é utilizado o crédito, mas se vc não usar o crédito é pior ainda pra vc, pq vc trabalhou de graça pra css e ela papou tua energia, é menos pior ela te cobrar , pq nesse caso vc tá conseguindo consumir o que vc gerou, mas fique de olho pq as css são ladras .
@@igordeamorim6752 Sim, entendo. Comento sobre ter créditos a mais, pois sou do sul. aqui faz sentido, acumular um pouco no verão para utilizar no inverno, pois são muitos dias nublados ou de chuva no inverno.
Entendi 👍
Não entendi sobre o direito adquirido para quem entrar em 2023? Será progressivo ou foxa em 15%?
Opa, o pagamento do fio B é progressivo ano a ano. Quem entrar em 2023 começa com 15%; em 2024 vai para 30% e assim por diante. Lembrando que esses percentuais são do Fio B.
@@abarbararubiminicialmente era pra quem instalasse a partir de 5 de janeiro de 2023, mas houve uma prorrogação do prazo , pode me confirmar qual foi esse novo prazo de isenção da taxação do fioB ?
Juntando o Icms mais esta nova taxa da energia injetada na grande maioria dos consumidores não terá mais vantagem aderir à Solar.
Entao pra não paga essa taxa e só compra baterias armazena a eletricidade gerada nas baterias e usa essa energia quando precisar e conta o fil de energia da distribuidora. Pra mim vale tudo pra não paga imposto ao Estado
Não adianta fugir irmão , governo quer o seu dinheiro e o meu TB, a gente trabalha pra encher o bolso dos políticos. As css teem seus donos que molham as mãos dos senadores para aprovarem os projetos de lei . Qqr coisa que possa reduzir a entrada de imposto no governo eles dão um jeito de contornar e aumentar o imposto para o povo !!!
Bárbara, gostaria que falasse sobre a inserção de consumidores remotos depois do dia 07/01 em usinas com direito adquirido. Eles pagarão pelo o fio B? Parabéns pelo conteúdo sempre esclarecedor!
Obrigada, Wesley! Se a usina tiver direito adquirido, a inserção de beneficiários não é causa para perder este direito!
Boa tarde, Bárbara! Você disse que não adianta aumentar o sistema para que o cliente possa continuar sendo atendido quanto a sua necessidade de consumo após a aplicação da tarifa sobre a energia que produziu e está recebendo de volta. Isso significa que toda vez que utilizar seus créditos, o consumidor vai tê-lo integralmente, mas recebendo uma cobrança, em reais, na sua conta, referente a TUSD incidente sobre estes créditos consumidos?
O pagamento do FioB é automático quando o cliente sofre desconto dos créditos recebidos. Exemplo, se o cliente injetou na rede 10 , vai voltar 9 , e assim o cliente pagou o fioB , ou seja, sempre irá voltar menos do que foi !
Boa noite, Bárbara! O aulão do dia 08 ficará gravado no TH-cam?
Boa noite Barbara! Te pergunto: na transição, quem entra no primeiro ano paga 15% da taxação somente no primeiro ano e vai mudando ou mantém o mesmo percentual até 2045?
É uma taxação escalonada, em 23 vai ser taxado em 15%, 24 taxado em 30% e assim vai...em 2045 todos serão taxados em 100% do Fio B
@@cristhianalvarenga213 sim, já tirei a dúvida! Valeu!
Se eu ao invés de usar a linha elétrica usar baterias eu terei que pagar pedágio?
Offgrid não paga nada !!!
E no caso do cliente gerar 500 ( dia) e gastar 500 (noite) hipoteticamente? O medidor vai considerar o "vai e vem", vai ocorrer o "pedágio" ou nesse caso zerou a conta portanto não terá cobrança? Desculpe minha dúvida, mas acho muito pertinente.
Vai pagar sobre os 500 kw/h mês que injetou...
@@thiagomeneghetti8878 tem algum material específico para eu ler sobre isso, ( não precisa enviar a lei, estou perguntando porque até na lei há brechas) por esse motivo fiz a pergunta quem realmente entende...
@@novembroyotpremium2647 tem material específico no TH-cam...mas pra simplificar lá vai...se o cliente está gerando 500 kw/h mês ao meio dia, mas está gastando instantaneamente 200, 300 serão injetados na rede...sobre esse 300 kw/h mês incidirá a taxa...
Olá Bárbara... você é maravilhosa... ! Se a GD foi protocolada como Geração local, é possível migrar para a classificação de Autoconsumo Remoto sem a perda do direito adquirido?
Obrigada e desculpa a demora para responder! Você pode migrar a modalidade de compensação, sim! Isso não leva à perda de direito adquirido!
@@abarbararubim Muito obrigado por sua atenção!
E no caso em que a geração é no mesmo lugar de consumo, o forma de cobrança é a mesma?
Sim
Eu acredito que não, isso só é o início. Infelizmente!!!
FIQUEI NA DUVIDA AGORA!
QUER DIZER, C MEU CLIENTE CONSOME 1000KW E VAI PAGAR LA NA FRENTE 28% NO FIO B, EU NÃO PRECISO FAZER UM SISTEMA MAIOR (28%) TENHO Q FAZER O SISTEMA COM OS 1000KW MESMO, POIS ELE VAI PAGAR ESSES 28% EM CIMA DOS CREDITOS QUE ELE USAR SENDO PAGO EM REAIS, OU SEJA ELE NÃO VAI PERDER NENHUM KW INJETADO NA REDE, SERIA ISSO?
Claro que vai perder , injetou na rede já era irmão. Único jeito é consumir imediatamente o que produziu . Se produzir mais do que consumiu vai injetar na rede, então por exemplo, se injetar 10 vão voltar 9 . A css vai papar um kw por exemplo e tá pago o uso do fio B. Resumindo, vai voltar menos do que vc injetou.
Daqui uns dias irão cobrar pela umidade do ar!
Mts n acreditam nesse investimento, o cara gasta 2000 mil por mês de conta, um projeto em torno de uns 75 mil parcelado em 60x... mas ele prefere dar 24 mil por ano pra concessionária, é complicado heim 😁😁😁
Não entendi foi nada
Ainda estou esperando saber o vlr da cobrança, falou, flou mas não disse nada.
É porque o vídeo é sobre "como" vai ser a cobrança, e não sobre "quanto" vai ser cobrança. Até porque a cobrança varia ano a ano e de área de concessão para área de concessão. Eu ensino a metodologia, a sua parte do trabalho eu infelizmente não consigo fazer :)
Explicação abstrata
Essa taxa não foi prorrogada para mais 6 meses?
Não
Oiiii eu qro
Fiquei em dúvida.
A tarifa será cobrada na unidade beneficiada e não na geradora remota a partir de 08/01/23?
Então quando cadastrar novas beneficiárias após dia 07 irei pagar a taxa do fio B nesta nova unidade?
Mesmo que minha usina já esteja funcionamento irei pagar a taxa de fio B para as novas beneficiárias que eu cadastrar?
Parabéns pelo conteúdo!
Vai ser cobrado de qualquer local que tenha sido "gerado" credito, ou seja, se vc tem uma unidade geradora de 1000 kwh/mes, e na sua conta de luz, nesse mesmo local, vc usou 600 kwh/mes, vai ser "taxado" esses 600. Os 400 restantes, se vc enviar para outro local, e esse local utilizar esse 400, que foi o exemplo que ela deu, tb vai ser taxado, ou seja, o unico valor que nao vai ser taxado pra valer, é o "autoconsumo". O que aparecer na sua conta de luz como "geração", nao importa para onde vá, pode ser para o proprio local, ou poder ser para outro local, vai ser em algum momento taxado. triste
Resumindo: NAO VALE A PENA INVESTIR NO BRASIL. A QUALQUER MOMENTO VAI SURGIR MAIS UM LEI PRA TAXAR QUALQUER PROJETO.
Meu Deus, cada um fala uma coisa. 🤦🏻♂️
Tendi, quer dizer que o consumidor vai "pagar a menor" e a distribuidora vai receber uma remuneração... ah.... ta..
Tendi.... será que vamos passar os mesmos perrengues, falcatruas, sacanagens e enganações que população espanhola passou e que se enterrou fazendo essa mudança?????? Ta bom.....
Estamos falando de almoço de graça???
pegadinha do malandro